Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Marcia Denise Pletsch

É doutora em Educação, com mestrado em Educação e especialização em Altas Habilidades pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Educação Especial, com Habilitação em Deficiência Intelectual, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi professora visitante no Institut für Sonderpädagogik (Instituto de Educação Especial) da Goethe Universität (Frankfurt), com bolsa da Capes, e realizou estágio de pós-doutorado na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É Professora Associada do Departamento Educação e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e membro dos Programas de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) e em Humanidades Digitais (PPGIHD), ambos da UFRRJ. Coordena o Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE/UFRRJ) [https://obee.ufrrj.br/], que reúne pesquisadores de várias instituições, bem como estudantes de doutorado, mestrado e graduação, além de profissionais da educação básica. No âmbito da cooperação internacional, foi a coordenadora local do Consórcio "Educação e Diversidade" do programa CAPES/FIPSE (2010-14), que envolveu a UDESC e a UFRRJ no Brasil e o Georgetown College, a Ashland University e a Brigham Young University nos Estados Unidos. Atualmente, desenvolve diferentes projetos de pesquisa em parceria com a Goethe Universität (Frankfurt) e a Deutsche Gesellschaft für Erziehungswissenschaft (Associação Alemã de Pesquisa Educacional, GERA). Também participa de projeto em rede coordenado pela UFMS, com a Universidad de Alcalá (Espanha), UERJ, UEMS, UEPA e PUC-RJ. Participa do projeto Portal Pioneiros da Educação Especial, que envolve UFMG, UFRRJ, UENF, UFMS, UEMS e UFRR. Também atua em redes de colaboração com a UERJ, a Fiocruz (ENSP e IFF), a Udesc e a Univali. No âmbito da gestão científica, integra a diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) desde 2012. Foi Editora Adjunta da Revista Brasileira de Educação Especial de 2013 a 2017 e, desde 2018, é Editora Chefe. Foi editora gerente da Revista Espaço/INES (2015-21) e da Revista Interinstitucional Artes de Educar (2017-21). Também atuou como editora associada da Revista Brasileira de Educação (2018-19) e da Revista de Educação Especial da UFSM (2018-20). Desde 2016, integra a equipe editorial da seção em português da revista Education Policy Analysis Archives da Universidade do Arizona/EUA, da qual, desde 2019, é coordenadora. É consultora de mais de 20 revistas nacionais e internacionais, e de instituições de fomento como CNPq, CAPES, FAPERJ e FACEPE. No período de 2009-19, integrou o comitê de Ciências Humanas do PIBIC/CNPq/UFRRJ, e atuou como avaliadora do PIBIC da UERJ, UFCA, IFB, UDESC, PUC-RJ e UFSCar. É membro do Comitê de Educação em Direitos Humanos da UFRRJ. É fundadora do Fórum Permanente de Educação Especial da Baixada e Sul Fluminense, que envolve pesquisadores e gestores da área de Educação Especial da Baixada Fluminense/RJ. É fundadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFRRJ, do qual é coordenadora desde 2019. Foi vice-diretora (2013-16) e diretora (janeiro a maio de 2017) do Instituto Multidisciplinar/UFRRJ, campus Nova Iguaçu/RJ. Coordena e participa de diversos projetos de extensão sobre formação de professores e inovação tecnológica aplicada à educação especial na Baixada Fluminense. Atualmente, integra a comissão de Diversidade, Acessibilidade e Ações Afirmativas da ANPED. Desde 2015 é bolsista Jovem Cientista da FAPERJ e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Principais temas de pesquisa e orientação: educação especial, políticas de educação inclusiva na Educação Básica e no Ensino Superior, processos de ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, práticas curriculares, formação de professores e inovação tecnológica aplicada à educação especial, síndrome congênita do zika vírus. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/5622440291569151 (30/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto Multidisciplinar. Avenida Governador Roberto Silveira s/nº Centro 25915000 - Nova Iguaçu, RJ - Brasil Telefone: (21) 26690817 Ramal: 32 URL da Homepage: https://www.ufrrj.br/institutos/im/apresentacao.html
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (14)
    1. 2019-Atual. Pesquisas e acoes intersetoriais entre educacao e saude na promocao da escolarizacao e do desenvolvimento de criancas com sindrome congenita do zika virus na Baixada Fluminense
      Descrição: Segundo o Ministério da Saúde, em 2019 foram notificados 17.041 casos suspeitos de alterações no crescimento e desenvolvimento, possivelmente, relacionadas à infecção pelo vírus Zika e outras etiologias infecciosas registrados. Destes 3.332 (19,6%) foram confirmados e levavam em conta, principalmente, a existência da microcefalia. A região sudeste com 20% do total dos casos e destes 43,7% no Rio de Janeiro, em sua maioria, na Baixada Fluminense. Desde então, a saúde tem ampliado ações e pesquisas envolvendo, principalmente, os primeiros meses de vida das crianças. Em 2020, essas crianças iniciarão sua trajetória escolar na Educação Infantil e, com raras exceções, as redes de ensino, de forma intersetorial, tem propostas para atender às particularidades de desenvolvimento destes. Este projeto multidisciplinar articula pesquisadores de diferentes instituições (UFRRJ, UERJ, PUC-Rio e FIOCRUZ ? Ensp e Instituto Fernandes Figueira) para desenvolver estudos e ações intersetoriais entre educação, saúde e assistência social na promoção da escolarização e do desenvolvimento de crianças com a síndrome congênita do zika vírus (SCZV) na Baixada Fluminense. Propomos dois estudos articulados entre si. O primeiro visa acompanhar e analisar os processos de escolarização de crianças com a SCZV em turmas de Educação Infantil da rede pública, a fim de compreender como a política de educação inclusiva tem se estruturado, os tipos de suportes pedagógicos e recursos tecnológicos utilizados pelos professores, assim como o desenvolvimento cognitivo desses sujeitos. O segundo estudo tem como base a metodologia da pesquisa-ação e objetiva construir, implementar e avaliar um programa piloto na Baixada Fluminense que vise educação e cuidado integrais de crianças com SCZV, a partir da análise da proposta de ações intersetoriais colaborativas estabelecidas no cotidiano de atores sociais chave da educação, saúde e serviço social. O projeto se justifica pelo ineditismo da proposta, pela metodologia e pela articulação entre educação e saúde. Nesse sentido, terá impacto científico, assim como impacto social, na medida em que poderá contribuir com a elaboração de políticas públicas e embasar programas focalizados de formação inicial e continuada dos profissionais destas áreas. Processo E-26/010.002186/2019 faperj - Edital Grupos Emergentes. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (6) . Integrantes: Márcia Denise Pletsch - Coordenador / Gabriela Rizo - Integrante / Geovana Mendonça Lunardi Mendes - Integrante / Risoneide Alves - Integrante / Getsemane de Freitas Batista - Integrante / Maíra Gomes de Souza da Rocha - Integrante / Daniele Francisco Araújo - Integrante / Saionara Corina Pussente Coelho Moreira - Integrante / Carla de Paiva - Integrante / Flavia Faissal de Souza - Integrante / Izadora Martins da Silva de Souza - Integrante / Érica Costa Vliese Zichtl Campos - Integrante / Rosana Glat - Integrante / Julinete Vieira da Fonseca Santos - Integrante / kelly Maia - Integrante / Ellen Midiã Lima da Silva Gomes - Integrante / Magda Fernandes de Carvalho - Integrante / Stephanie Reist - Integrante / Lenir Nascimento da Silva - Integrante / Gustavo Corrêa Matta - Integrante / Miriam Ribeiro Calheiros de Sá - Integrante / Zena Eisenberg - Integrante / Maria Elisabeth Lopes Moreira - Integrante / Rosália Maria Duarte - Integrante / Márcia Gil - Integrante / Laís Silveita Costa - Integrante / Marcia de Freitas Lenzi - Integrante / Silvia Brilhante Guimarães - Integrante / Patricia Cardoso Macedo de Araújo - Integrante / Francine de Souza Dias - Integrante / Vânia Machado Vianna - Integrante / Leticia Alves de Oliveira - Integrante / Luciene Pereira de Araújo - Integrante / Roberta Pereira Vieira de Souza - Integrante / Giselle Coutinho Ferreira - Integrante / Bruna Vieira de Brito - Integrante / Beatriz de Andrade Avila - Integrante / Emmilly Araújo - Integrante / Raquel de Simone Cavalcanti - Integrante / Jully Ana Aguiar de Loyola - Integrante / Halison Ferreira de Andrade - Integrante / Julia Souta Torres - Integrante / Camilla Silva e Silva - Integrante / Leonardo Luiz Cordeiro Paracampo - Integrante / Shiela Venancio da Silva Vieira - Integrante / Leila Lopes Avila - Integrante / Moisés Pires Teixeira - Integrante / Anne Patricia Pimentel Nascimento da Silva - Integrante / Tereza Cristina Simões de Paiva - Integrante / Renata Souza Vogas - Integrante / Paulo Cesar Peiter - Integrante / Izabelle da Silva Costa - Integrante / Rafael Soares - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcia Denise Pletsch.
      Descrição: Segundo o Ministério da Saúde, em 2019 foram notificados 17.041 casos suspeitos de alterações no crescimento e desenvolvimento, possivelmente, relacionadas à infecção pelo vírus Zika e outras etiologias infecciosas registrados. Destes 3.332 (19,6%) foram confirmados e levavam em conta, principalmente, a existência da microcefalia. A região sudeste com 20% do total dos casos e destes 43,7% no Rio de Janeiro, em sua maioria, na Baixada Fluminense. Desde então, a saúde tem ampliado ações e pesquisas envolvendo, principalmente, os primeiros meses de vida das crianças. Em 2020, essas crianças iniciarão sua trajetória escolar na Educação Infantil e, com raras exceções, as redes de ensino, de forma intersetorial, tem propostas para atender às particularidades de desenvolvimento destes. Este projeto multidisciplinar articula pesquisadores de diferentes instituições (UFRRJ, UERJ, PUC-Rio e FIOCRUZ ? Ensp e Instituto Fernandes Figueira) para desenvolver estudos e ações intersetoriais entre educação, saúde e assistência social na promoção da escolarização e do desenvolvimento de crianças com a síndrome congênita do zika vírus (SCZV) na Baixada Fluminense. Propomos dois estudos articulados entre si. O primeiro visa acompanhar e analisar os processos de escolarização de crianças com a SCZV em turmas de Educação Infantil da rede pública, a fim de compreender como a política de educação inclusiva tem se estruturado, os tipos de suportes pedagógicos e recursos tecnológicos utilizados pelos professores, assim como o desenvolvimento cognitivo desses sujeitos. O segundo estudo tem como base a metodologia da pesquisa-ação e objetiva construir, implementar e avaliar um programa piloto na Baixada Fluminense que vise educação e cuidado integrais de crianças com SCZV, a partir da análise da proposta de ações intersetoriais colaborativas estabelecidas no cotidiano de atores sociais chave da educação, saúde e serviço social. O projeto se justifica pelo ineditismo da proposta, pela metodologia e pela articulação entre educação e saúde. Nesse sentido, terá impacto científico, assim como impacto social, na medida em que poderá contribuir com a elaboração de políticas públicas e embasar programas focalizados de formação inicial e continuada dos profissionais destas áreas. Processo E-26/010.002186/2019 faperj - Edital Grupos Emergentes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Geovana Mendonça Lunardi Mendes - Integrante / marcia denise Pletsch - Coordenador / Stéfani Rafaela Pintos da Rocha - Integrante / Tanara Terezinha Fogaça Zatti - Integrante / Francislanny Pereira de Jesus - Integrante / Graziela Cristina Gonçalves - Integrante / Laura de Campos Pereira Durão - Integrante / Caio de Amorim Costa Martins - Integrante / Leonardo Padilha dos Santos - Integrante / Renata Soares Sampaio dos Santos - Integrante / Camila Rebelatto - Integrante. Financiador(es): FAPERJ - Bolsa.
      Membro: Geovana Mendonca Lunardi Mendes.
      Descrição: Segundo o Ministério da Saúde, em 2019 foram notificados 17.041 casos suspeitos de alterações no crescimento e desenvolvimento, possivelmente, relacionadas à infecção pelo vírus Zika e outras etiologias infecciosas registrados. Destes 3.332 (19,6%) foram confirmados e levavam em conta, principalmente, a existência da microcefalia. A região sudeste com 20% do total dos casos e destes 43,7% no Rio de Janeiro, em sua maioria, na Baixada Fluminense. Desde então, a saúde tem ampliado ações e pesquisas envolvendo, principalmente, os primeiros meses de vida das crianças. Em 2020, essas crianças iniciarão sua trajetória escolar na Educação Infantil e, com raras exceções, as redes de ensino, de forma intersetorial, tem propostas para atender às particularidades de desenvolvimento destes. Este projeto multidisciplinar articula pesquisadores de diferentes instituições (UFRRJ, UERJ, PUC-Rio e FIOCRUZ ? Ensp e Instituto Fernandes Figueira) para desenvolver estudos e ações intersetoriais entre educação, saúde e assistência social na promoção da escolarização e do desenvolvimento de crianças com a síndrome congênita do zika vírus (SCZV) na Baixada Fluminense. Propomos dois estudos articulados entre si. O primeiro visa acompanhar e analisar os processos de escolarização de crianças com a SCZV em turmas de Educação Infantil da rede pública, a fim de compreender como a política de educação inclusiva tem se estruturado, os tipos de suportes pedagógicos e recursos tecnológicos utilizados pelos professores, assim como o desenvolvimento cognitivo desses sujeitos. O segundo estudo tem como base a metodologia da pesquisa-ação e objetiva construir, implementar e avaliar um programa piloto na Baixada Fluminense que vise educação e cuidado integrais de crianças com SCZV, a partir da análise da proposta de ações intersetoriais colaborativas estabelecidas no cotidiano de atores sociais chave da educação, saúde e serviço social. O projeto se justifica pelo ineditismo da proposta, pela metodologia e pela articulação entre educação e saúde. Nesse sentido, terá impacto científico, assim como impacto social, na medida em que poderá contribuir com a elaboração de políticas públicas e embasar programas focalizados de formação inicial e continuada dos profissionais destas áreas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (8) . Integrantes: Rosalia Maria Duarte - Integrante / Zena Eisenberg - Integrante / Marcia Denise Pletsch - Coordenador / Lenir Nascimento da Silva - Integrante / Miriam Ribeiro Calheiros de Sá - Integrante / Flávia Faissal de Sousa - Integrante / Gustavo Corrêa Matta - Integrante / Maria Elisabeth Lopes Moreira - Integrante / Gabriela Rizo - Integrante / Rosana Glat - Integrante / Geovana Mendonça Lunardi Mendes - Integrante / Silvia Guimarães Brilhante - Integrante / Stephanie Reist - Integrante / Maíra Gomes de Souza da Rocha - Integrante / Márcia Gil - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
      Membro: Rosalia Maria Duarte.
    2. 2019-Atual. O custo da oportunidade de acesso e permanencia ao ensino superior na Baixada Fluminense/RJ quando se tem uma deficiencia
      Descrição: No Brasil, desde os anos noventa, os direitos de pessoas com deficiência têm figurado nos debates nacionais e internacionais. Nesse contexto, os princípios da educação inclusiva têm sido incorporados nas diretrizes educacionais brasileiras, mas a sua extensão desde a Educação Infantil até o Ensino Superior foi reconhecida com maior destaque a partir de 2008 mediante a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Abordando a inclusão no ensino superior, este projeto pretende analisar a trajetória de discentes com deficiências no Ensino Superior das universidades públicas localizada na Baixada Fluminense, a saber: UFRRJ e UERJ- Duque De Caxias. A coleta de dados deverá ser realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, as quais serão analisadas a partir da perspectiva qualitativa de pesquisa. Também serão analisados documentos institucionais sobre o tema da inclusão no ensino superior.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Márcia Denise Pletsch - Coordenador / Tamara França de Almeida - Integrante / Ana Paula da Silva da Costa - Integrante. Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
      Membro: Marcia Denise Pletsch.
    3. 2019-Atual. Portal Pioneiros da Educacao Especial no Brasil: instituicoes, personagens e praticas
      Descrição: A Educação Especial no Brasil tem uma trajetória marcada por nomes importantes: Helena Antipoff, em Minas Gerais; Ulisses Pernambucano, em Pernambuco; Ana Maria Poppovic, em São Paulo; Olívia Pereira, no Rio de Janeiro, para citar alguns. No entanto, quantos outros personagens permanecem desconhecidos dos pesquisadores do campo. Quantas iniciativas ainda se escondem nos outros estados da federação. O objetivo deste projeto é mapear pessoas, iniciativas, instituições, práticas da educação especial, estabelecidas em diferentes regiões do Brasil. A retomada desta história neste momento específico, em que o Ministério da Educação propõe mudanças na Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008, é ainda mais pertinente. Compreender o papel dessas pessoas em cada época e em cada local, é resgatar a influência destes atores na constituição das políticas públicas, o que contribui para a compreensão do processo de estabelecimento da educação inclusiva no Brasil. Para além das determinações internacionais, é necessário interpretar como estes agentes constituíram práticas e se organizaram em torno da questão da deficiência. Embora seja mais óbvio considerar que o desenvolvimento da ciência no Brasil emana de regiões econômicas mais avançadas, faz-se necessário retomar as experiências locais, suas singularidades e suas inovações. Reunindo pesquisadores de diferentes regiões, a pesquisa pretende, num segundo momento, construir um portal com o material coletado que possa se constituir como acervo para o desenvolvimento de outras pesquisas. A socialização do banco de dados que será constituído com documentos oficiais, cartas, fotos, vídeos, tabelas estatísticas, jornais, revistas, relatórios, dentre outros, será uma referência para os pesquisadores do campo da educação especial. O projeto pretende ainda, reunir pesquisas já em execução dentro de diferentes grupos de pesquisa, criando uma rede de pesquisadores interessados na história da educação especial. Futuramente, a constituição dessa rede permitirá a mobilidade estudantil de alunos da pós-graduação, aumentando a interlocução e a parceria entre os envolvidos. A pesquisa é fruto de uma parceria interinstitucional entre diferentes Universidades Brasileiras (UFMG, UFMS, UFRRJ, UEMS e a UENF-RJ), com financiamento do CNPQ - Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 - Universal. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcia Denise Pletsch - Integrante / Getsemane de Freitas Batista - Integrante / Leila Lopes de Avila - Integrante / Sheila Venancio da Silva Vieira - Integrante / Silvia Alicia Martinéz - Integrante / Monica Carvalho Magalhães Kassar - Integrante / Adriana Araújo Pereira Borges - Coordenador / Celi Corrêa Neres - Integrante / Fernando Gouveia - Integrante / Nesdete Mesquita Corrêa - Integrante / Regina Helena de Freitas Campos - Integrante. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Marcia Denise Pletsch.
    4. 2018-2019. Processos de escolarizacao de alunos com deficiencia intelectual na Alemanha
      Descrição: Pesquisa desenvolvida sobre a escolarização de crianças com deficiência intelectual no período de atuação como Professora Vistitante na Goethe Universität, Frankfurt, Alemanha com financiamento do Programa de Professor Visitante no Exterior da CAPES - processo 88881.172859/2018-01.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcia Denise Pletsch - Coordenador / Dieter Katzenbach - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Marcia Denise Pletsch.
    5. 2018-Atual. ?Os filhos do Zika Virus chegaram na escola?: Analise dos programas educacionais desenvolvidos nas redes de ensino da Baixada Fluminense
      Descrição: Desde 2009 por meio do Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE) pesquisamos como ocorre a escolarização de alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas redes de ensino da Baixada Fluminense/RJ. Entre 2009 e 2012, com financiamento do CNPq, analisamos a implementação das políticas federais de inclusão escolar, bem como a forma pela qual o Atendimento Educacional Especializado (AEE) foi oferecido em diferentes municípios da região. Os resultados evidenciaram a adoção de diversas estratégias usadas por essas redes de ensino para enfrentar contradições e dificuldades na implementação de tais políticas, particularmente no que diz respeito a ações voltadas para alunos com deficiência intelectual e múltipla. A partir destes resultados, em 2015, iniciamos um projeto com financiamento da FAPERJ e do CNPq para analisar a escolarização e desenvolvimento de alunos com deficiência intelectual e múltipla no ensino fundamental em sete redes de ensino da Baixada Fluminense. Os resultados mostraram, entre outros aspectos, problemas de acessibilidade física, fragilidades na escolarização e falta de conhecimentos dos profissionais da educação para atuar com esses sujeitos, sobretudo, aqueles com múltiplas deficiências severas. Considerando a chegada nas redes municipais de educação da Baixada Fluminense de aproximadamente 300 crianças com múltiplas deficiências em decorrência da microcefalia causada pelo vírus zika, entendemos ser urgente analisar a dimensão educacional desse processo. Neste sentido, este projeto de pesquisa qualitativa tem dois objetivos principais: a) analisar os programas educacionais oferecidos pelas redes de ensino para receber as crianças com múltiplas deficiências em decorrência da microcefalia causada pelo vírus zika; b) acompanhar longitudinalmente o desenvolvimento dos sujeitos com múltiplas deficiências atendidos pelas redes municipais da Baixada Fluminense a fim de mapear e avaliar o impacto do vírus da zika na vida dessas pessoas. Ressaltamos que estudos em educação sobre este tema são urgentes, considerando a falta de pesquisas que possam fomentar programas de intervenção educativa e a elaboração de políticas públicas nessa área. Projeto financiado pela Faperj pelo Programas Jovem Cientista do Nosso Estado e pelo Programa Doutorado Nota 10 (processos e-26/202.734/2018 e e-26/202.336/2018, respectivamente) e com bolsa de produtividade do CNPQ (processo 307.492/2018-4).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (7) . Integrantes: Márcia Denise Pletsch - Coordenador / Patricia Braun - Integrante / Márcia Marin Vianna - Integrante / Flavia Faissal de Souza - Integrante / Rosana Glat - Integrante / Maíra Gomes de Souza da Rocha - Integrante / Cátia Crivelenti de Figueiredo Walter - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2
      Membro: Marcia Denise Pletsch.
    6. 2018-Atual. Tecnologia de Informacao e Comunicacao (TIC) e inovacao nos processos de escolarizacao na educacao inclusiva: diferentes contextos no Brasil e na Espanha
      Descrição: O projeto tem o objetivo de analisar propostas de modificações na relação de ensino-aprendizagem, implantadas em diferentes espaços de escolarização para fomento de ações criativas e inovadoras na escolarização de crianças em situações de diversidade, a partir do uso cotidiano de tecnologias de informação e comunicação (TIC). A pesquisa é fruto de uma parceria interinstitucional entre diferentes Universidades Brasileiras (UFMS, UFRRJ, PUC-RJ, UERJ, UFGD, UEPA e a USDB), com a Universidad de Alcalá, da Espanha. A pesquisa é coordenada pela Profa. Dra. Mônica de Carvalho Magalhães Kassar e tem na coordenação adjunta a profa. Dra. Rosália Maria Duarte (PUC-Rio). Financiamento: Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 - Universal/Faixa C - De R$ 0,00 a R$ 120.000,00.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcia Denise Pletsch - Coordenador / Flavia Faissal de Souza - Integrante / Andressa Santos Rebelo - Integrante / Zena Eisenberg - Integrante / Rosália Maria Duarte - Integrante / Mônica de Carvalho Magalhães Kassar - Integrante / Ivanilde Apoluceno de Oliveira - Integrante / Carlos Monge López - Integrante / Patricia Gómez Hernández - Integrante / Morgana de Fátima Agostini Martins - Integrante / Regina Tereza Cestari de Oliveira - Integrante / Ana Belén García Varela - Integrante / Isabel Pascual Gómez - Integrante / Héctor del Castillo Fernández - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcia Denise Pletsch.
    7. 2017-2018. Computacao para todos
      Descrição: Este projeto de pesquisa e extensão é fruto das ações envolvendo as áreas de Ciência da Computação e Educação desenvolvidas pelo Centro de Inovação Tecnológica e Educação Inclusiva (CITEI), criado em janeiro de 2017 no Instituto Multidisciplinar (IM) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro ? Campus de Nova Iguaçu, com o objetivo de criar recursos e técnicas computacionais para o desenvolvimento econômico, educacional e social da Baixada Fluminense, assim como produzir e validar artefatos tecnológicos aplicados ao desenvolvimento e à educação para beneficiar o processo de escolarização e a qualidade de vida de pessoas com deficiências e servir de Laboratório de apoio à Pesquisa, ao Ensino, à Extensão, à Capacitação e à Prestação de Serviços em sua área de atuação. O projeto é financiado pela FAPERJ e pelo Edital Inclusão Digital da UFRRJ. Suas ações foram aprovadas no comitê de ética da UFRRJ Protocolo nº 466/12 referente ao processo 23267.001090/2017-87.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (1) . Integrantes: Márcia Denise Pletsch - Integrante / Mariana Corrêa Pitanga de Oliveira - Integrante / Julinete Vieira da Fonseca Santos - Integrante / Luis Fernando Orleans - Coordenador. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Marcia Denise Pletsch.
    8. 2017-2018. Desenho Universal para a Aprendizagem: Implementacao e avaliacao do protocolo do livro digital acessivel
      Descrição: O projeto objetiva implementar e avaliar o protocolo de desenho universal da aprendizagem para livros didáticos acessíveis na escolarização de alunos público alvo da Educação Especial incluídos em diferentes realidades educacionais. A pesquisa tem sido realizada a partir da parceria entre o Centro de Inovação Tecnológica e Educação Inclusiva (UFRRJ), Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (UFRRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto Rodrigo Mendes e Movimento Down. UNICEF-Brasil. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (6) . Integrantes: Márcia Denise Pletsch - Coordenador / Patricia Braun - Integrante / Annie Gomes Redig - Integrante / Mara Cruz - Integrante / Carla de Paiva - Integrante / Flavia Faissal de Souza - Integrante / Izadora Martins da Silva de Souza - Integrante / Érica Costa Vliese Zichtl Campos - Integrante / Rosana Glat - Integrante / Mirna Cristina Silva Pacheco - Integrante / Maíra Gomes de Souza da Rocha - Integrante / Julinete Vieira da Fonseca Santos - Integrante / Marcia Marim - Integrante / Luis Fernando Orleans - Integrante / Fernando Henrique Bessa Marinho - Integrante / Gustavo Henrique Lima Silva - Integrante / Igor Brito dos Santos - Integrante / Natália Francisco da Silva - Integrante / João Lucas Iduino Oliveira dos Santos - Integrante / Sonia Vale - Integrante / Marcela Atala Coutinho - Integrante / Ellen Midiã Lima da Silva Gomes - Integrante / Getsemane de Freitas Batista - Integrante / Hector Renan da Silveira Calixto - Integrante / Luciana Perpétuo de Oliveira - Integrante / Alexandre Rodrigues de Assis - Integrante / Daniela de Carvalho Marçal - Integrante / George Willian Bravo de Oliveira - Integrante / Carla Cordeiro Marçal y Guthierrez - Integrante / Janaina da Silva Nogueira - Integrante / Kelly Maia Cordeiro - Integrante / Luciana de Barros Oliveira - Integrante / Magda Fernandes de Carvalho - Integrante / Sheila Venancia da Silva Vieira - Integrante / Ana Carolina do Carmo Barboza - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Marcia Denise Pletsch.
    9. 2016-2018. The Cost of Opportunity: higher Education ans Social Mobility in the Baixada Fluminense
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcia Denise Pletsch - Integrante / Alexandre Fortes - Coordenador / John D. French - Integrante / Renan Arjona de Souza - Integrante / Claudia de Paula - Integrante.
      Membro: Marcia Denise Pletsch.
    10. 2015-2019. Escolarizacao e desenvolvimento de alunos com deficiencia intelectual e multipla na Baixada Fluminense
      Descrição: Neste projeto o objetivo foi de acompanhar longitudinalmente a escolarização de alunos com deficiência intelectual e múltipla, a fim de analisar o desenvolvimento desses sujeitos e o papel desempenhado pelo AEE em sete municípios da Baixada Fluminense/RJ. Objetivamos, também, realizar um mapeamento/cartografia dos suportes e práticas educativas oferecidas para esses sujeitos e sua participação nas avaliações oficiais. Metodologicamente, empregaremos os referenciais qualitativos, com a aplicação de diferentes procedimentos de coleta de dados, e analisaremos os dados do INEP e do IBGE, utilizando oprograma ELAN (EUDICO Linguistic Annotator). Ressaltamos que pesquisas longitudinais sobre os processos de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual e múltipla ainda são escassas no Brasil. Assim, acreditamos que este projeto poderá contribuir significativamente na produção do conhecimento sobre o tema na área, mas, também, instrumentalizar gestores educacionais na elaboração e no planejamento de políticas públicas no setor. Projeto financiado com bolsa de produtividade nível 2 do CNPQ (processo 305489/2015-1), bolsa de jovem pesquisador da FAPERJ ( processo E-26/201.535/2014) e auxílio de pesquisa do CNPQ (processo 442864/2015-9). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Márcia Denise Pletsch - Coordenador / Patricia Braun - Integrante / Flavia Faissal de Souza - Integrante / Rosana Glat - Integrante / Marcia Marim - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Marcia Denise Pletsch.
    11. 2015-2017. Acessibilidade e inclusao no Instituto Multidisciplinar/UFRRJ: em foco a implementacao do Nucleo de inclusao no Ensino Superior
      Descrição: O projeto integra a pesquisa em rede "ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR: da análise das políticas públicas educacionais ao desenvolvimento de mídias instrumentais sobre deficiência e inclusão", aprovado pela CAPES, no Edital Observatório em Educação OBEDUC/CAPES/ONEP ? edital 49/2010). A pesquisa tem como foco discutir as políticas públicas e as condições de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida no Ensino Superior. O projeto está sendo desenvolvido pela FFC/Unesp-Marília - proponente e sede, em colaboração a UFSC-SC e UFJF-MG, constituídas como Núcleos de desenvolvimento de pesquisa. Além dessas instituições conta com a colaboração de outras Universidades como a UFRRJ-RJ, UEM-PR, UEL-PR, UFJF-MG, UFSC-SC, UTP-PR, UNESP-SP (Araraquara, Bauru e Marília), USP/Ribeirão Preto e UFSCar-SP.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Márcia Denise Pletsch - Integrante / Saionara Corina Pussente Coelho Moreira - Integrante / Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins - Coordenador / Lúcia Pereira Leite - Integrante / Araceli Lenho Molino de Aguiar - Integrante / Ana Paula Santos - Integrante. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Marcia Denise Pletsch.
    12. 2013-2017. Observatorio da Educacao - A escolarizacao de alunos com deficiencia intelectual: politicas publicas, processos cognitivos e avaliacao da aprendizagem
      Descrição: Em face das políticas educacionais implantadas a partir de década de 2000, as quais, em sua essência buscam a garantia do acesso, permanência e sucesso de todos os alunos na escola, notadamente na Educação Básica, busca-se no presente projeto direcionar o olhar investigativo para o processo de escolarização de alunos com deficiência intelectual neste nível de ensino. Dados do Ministério da Educação (BRASIL, 2008) indicam que dos 700.824 alunos matriculados em modalidades de Educação Especial 330.794 (aproximadamente 47%) apresentam deficiência intelectual. Esta população apesar de ter garantido o acesso ao ensino regular sofre ainda restrições em relação aos seus processos de escolarização, restrições estas fundamentadas, na maioria das vezes, em uma crença na sua incapacidade de pensamento abstrato e no desconhecimento de suas características de aprendizagem. Em face dessa problemática o presente projeto tem como objetivo analisar as dimensões que envolvem a escolarização de alunos com deficiência intelectual, notadamente as que se referem ao ensino e aprendizagem destes nas classes regulares (educação infantil e ensino fundamental), no atendimento educacional especializado e ao seu consequente desempenho nas avaliações nacionais de rendimento escolar. Trata-se de pesquisa a ser desenvolvida em rede, abrangendo pesquisadores de diversos Programas de Pós-Graduação em Educação. Busca-se não somente investigar processos de ensino e aprendizagem desses sujeitos nas redes municipais de ensino (dos Estados do Rio de Janeiro e de Santa Catarina), como também utilizar as bases de dados disponíveis no INEP, as quais possibilitem analisar a participação e o aproveitamento dos alunos com deficiência intelectual matriculados na rede comum de ensino nas avaliações do SAEB e Prova Brasil. O projeto contou também entre os anos de 2012 a 2013 com apoio financeiro da FAPERJ por meio do Edital Apoio a projetos de pesquisa na área de humanidades/ 2011 (Proc. n.º 110.061/2012).. Processo OBEDUC/CAPES 0823/2013 / 23038.002590/2013-14. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (3) . Integrantes: Márcia Denise Pletsch - Coordenador / Patricia Braun - Integrante / Rosana Glat - Integrante / Geovana Mendonça Lunardi Mendes - Integrante / Regina Célia Linhares Hostins - Integrante / Maíra Gomes de Souza da Rocha - Integrante / Leila Lopes de Avila - Integrante / Danielle Francisco de Araújo - Integrante / Aldarlei Aderbal da Rosa - Integrante / Ana Lucia da Conceição Silva - Integrante / Carine Marques Franco - Integrante / Cristiane da Sailva - Integrante / Daniele Francisco Araújo - Integrante / Debora Martins Silva - Integrante / Fernanda Pazini Cavalheiro Linassi - Integrante / Bagriella Goularte Rosa - Integrante / Isaias Rosa da Silva - Integrante / Marilene Faria Buttenbender Nunes - Integrante / Regina da Silva Mendes - Integrante / Rosangela Kinttel - Integrante / Sandy Varela de Christo - Integrante / Simone Hermes dos Santos Barbosa - Integrante / Vera Lucia Gaspar da Silva - Integrante / Suelen Garay Figueiredo Jordão - Integrante / Idorlene da Silva Hoepers - Integrante / Saionara Corina Pussente Coelho Moreira - Integrante / Carla de Paiva - Integrante / Flavia Faissal de Souza - Integrante / Alana da Rocha Ramos - Integrante / Lucas Higino de Morais - Integrante / Rosana Glat - Integrante / Ana Lucia Morais - Integrante / Simone de Ferreira Mamann - Integrante / José Carlos de Oliveira Junior - Integrante / Mirna Cristina Silva Pacheco - Integrante / Vanessa Cabral da Silva Pinheiro - Integrante / Marcela Francis Costa Lima - Integrante / Sheila Venancio da Silva Vieira - Integrante / Dora Maria Couto Marques Cardozo - Integrante / Mariana Pitanga Correia - Integrante / Maíra Gomes de Souza da Rocha - Integrante. Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 101
      Membro: Marcia Denise Pletsch.
      Descrição: Em face das políticas educacionais implantadas a partir de década de 2000, as quais, em sua essência buscam a garantia do acesso, permanência e sucesso de todos os alunos na escola, notadamente na Educação Básica, busca-se no presente projeto direcionar o olhar investigativo para o processo de escolarização de alunos com deficiência intelectual neste nível de ensino. Dados do Ministério da Educação (BRASIL, 2008) indicam que dos 700.824 alunos matriculados em modalidades de Educação Especial 330.794 (aproximadamente 47%) apresentam deficiência intelectual. Esta população apesar de ter garantido o acesso ao ensino regular sofre ainda restrições em relação aos seus processos de escolarização, restrições estas fundamentadas, na maioria das vezes, em uma crença na sua incapacidade de pensamento abstrato e no desconhecimento de suas características de aprendizagem. Em face dessa problemática o presente projeto tem como objetivo analisar as dimensões que envolvem a escolarização de alunos com deficiência intelectual, notadamente as que se referem ao ensino e aprendizagem destes nas classes regulares (educação infantil e ensino fundamental), no atendimento educacional especializado e ao seu consequente desempenho nas avaliações nacionais de rendimento escolar. Trata-se de pesquisa a ser desenvolvida em rede, abrangendo pesquisadores de três Programas de Pós-Graduação em Educação - PPGEs das Universidades: Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Estadual de Santa Catarina (UDESC) e Universidade do Vale do Itajaí, também de SC. Busca-se não somente investigar processos de ensino e aprendizagem desses sujeitos nas redes municipais de ensino (dos Estados do Rio de Janeiro e de Santa Catarina), como também utilizar as bases de dados disponíveis no INEP, as quais possibilitem analisar a participação e o aproveitamento dos alunos com deficiência intelectual matriculados na rede comum de ensino nas avaliações do SAEB e Prova Brasil. Os três PPGEs apresentam pesquisas consolidada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) . Integrantes: Geovana Mendonça Lunardi Mendes - Integrante / Celso João Carminatti - Integrante / Regina Celia Linhares Hostins - Integrante / Marcia Pletsch - Coordenador / Carla Cristiane Loureiro - Integrante / Gabriela Goulart - Integrante / Andrea Perelmutr Gonçalves - Integrante / Marilia segabinazzi - Integrante / Rosângela Kittel - Integrante / Aldarlei da Rosa - Integrante / Simone de Mammann Ferreira - Integrante / Sandy Varela de Christo - Integrante / Yasmin Ramos Pires - Integrante / Nathalia Andregtoni - Integrante / Marilene Faria Buttenbender - Integrante / Viviane Grimm - Integrante / Cléia Demétrio Pereira - Integrante / veronica kimura - Integrante / Schaiane martins - Integrante / Leticia Bernardes Ignacio - Integrante / Wiltiane Pereira - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Geovana Mendonca Lunardi Mendes.
    13. 2013-2016. Politicas e praticas de inclusao escolar no Colegio de Aplicacao da UERJ: impactos sobre a cultura escolar
      Descrição: O presente projeto de pesquisa propõe investigar a inclusão e escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais em instituições de ensino consideradas ?de excelência?. Estas, historicamente, em função do processo competitivo de seleção para o ingresso e das concepções socialmente estabelecidas em relação ao perfil desejado do alunado, recebiam em seu corpo discente grupos academicamente mais homogêneos. Atualmente, em consonância com as demandas trazidas pelas atuais políticas de Educação Inclusiva, que, entre outras ações, transformou o ingresso nos níveis iniciais em sorteio, essas escolas vivem o desafio da inserção de alunos com diferenças significativas de desenvolvimento e aprendizagem, demandando uma reestruturação do seu projeto político pedagógico, suas práticas e organização interna, de modo geral. Nesta perspectiva, o objetivo geral do presente estudo é analisar o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no Colégio de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/CAp-UERJ), com foco nas práticas pedagógicas e cultura institucional. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como abordagem metodológica o estudo de caso do tipo etnográfico. CO projeto é desenvolvido sob a coordenação da Professora Rosana Glat do PROPED/UERJ com a colaboração de pesquisadores do CAP/UERJ e do PPEduc/UFRRJ.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Márcia Denise Pletsch - Integrante / Patricia Braun - Integrante / Rosana Glat - Coordenador / Márcia Marin Vianna - Integrante / Suzanli Estef da Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Marcia Denise Pletsch.
    14. 2012-2014. A escolarizacao de alunos com multiplas deficiencias em uma escola da Baixada Fluminense:formacao de professores e processos de ensino e aprendizagem
      Descrição: O objetivo do projeto é contribuir com o processo de formação de professores no que diz respeito ao trabalho com alunos com múltiplas deficiências matriculados no atendimento educacional especializado oferecido na sala de recursos multifuncionais. De forma colaborativa com esses profissionais propomos construir estratégias pedagógicas que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem desses alunos. A base teórica do estudo será tomará como base a matriz histórico-cultural inspirada na obra de Vigotski. Ressaltamos que pesquisas envolvendo alunos com múltiplas deficiências são escassas em nosso país. Nessa direção, esse projeto além de contribuir com a formação de professores que atuam no atendimento educacional especializado de uma escola pública da Baixada Fluminense, poderá contribuir com a produção de conhecimento na área de Educação e Educação Especial, particularmente sobre o processo de ensino e aprendizagem de alunos com múltiplas deficiências e as práticas pedagógicas a eles dirigidas. O projeto é financiado pela FAPERJ - edital " Apoio à Melhoria do Ensino em Escolas da Rede Pública Sediadas no Estado do RJ" processo nº. E-26/112.261/2012.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Márcia Denise Pletsch - Coordenador / Anna Augusta de Oliveira - Integrante / Maíra Gomes de Souza da Rocha - Integrante / Fabiane Adela Tonetto Costas - Integrante / SEVERINO, Jéssica de Assunção - Integrante / MAGALHÃES, Del Prete Shamila - Integrante / Raquel Nery Mendes Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 22
      Membro: Marcia Denise Pletsch.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (15)
    1. Prêmio de Melhor Trabalho na Grande Área: Ciências Humanas na VIII Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2020), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro- UFRRJ.. 2021.
      Membro: Márcia Denise Pletsch.
    2. Homenagem em comemoração ao dia internacional da mulher, Conselho Regional de Psicologia do Estado do Rio de Janeiro/Subsede Baixada Fluminense.. 2017.
      Membro: Márcia Denise Pletsch.
    3. Professora Homenageada da Turma de Formandos de Pedagogia do PARFOR - 2017-2, Instituto Multidisciplinar - UFRRJ.. 2017.
      Membro: Márcia Denise Pletsch.
    4. Professora Homenageada da Turma de Formandos de Pedagogia 2016-2, Instituto Multidisciplinar - UFRRJ.. 2016.
      Membro: Márcia Denise Pletsch.
    5. Menção honrosa de Iniciação Científica da UFRRJ da orientanda Alana da Rocha Ramos, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRRJ.. 2016.
      Membro: Márcia Denise Pletsch.
    6. Menção honrosa no XI Fórum da Pós-Graduação da UFRRJ da doutoranda Maíra Gomes de Souza da Rocha, Pró-Reitoria de Pós-Graduação.. 2016.
      Membro: Márcia Denise Pletsch.
    7. Jovem Cientista do Nosso Estado (2015-2017), FAPERJ.. 2015.
      Membro: Márcia Denise Pletsch.
    8. Paraninfa das Turmas de Pedagogia 2010-2 (noite); 2010-2 (tarde; 2010-1 (noite), Instituto Multidisciplinar - UFRRJ.. 2015.
      Membro: Márcia Denise Pletsch.
    9. Menção honrosa e destaque da pesquisa da mestranda Mariana Corrêa Pitanga de Oliveira, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRRJ.. 2015.
      Membro: Márcia Denise Pletsch.
    10. Menção honrosa e destaque da pesquisa da orientanda Érica Costa Vliese Zichtl Campos, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRRJ.. 2015.
      Membro: Márcia Denise Pletsch.
    11. Menção honrosa e destaque da pesquisa da mestranda Daniele Francisco de Araújo, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRRJ.. 2015.
      Membro: Márcia Denise Pletsch.
    12. Paraninfa da Turma 2012-1 de Pedagogia IM/UFRRJ, Instituto Multidisciplinar - UFRRJ.. 2013.
      Membro: Márcia Denise Pletsch.
    13. Patrona da Turma 2012-2 de Pedagogia IM/UFRRJ, Instituto Multidisciplinar - UFRRJ.. 2013.
      Membro: Márcia Denise Pletsch.
    14. Paraninfa da Turma 2010-2 do Curso de Pedagogia IM/UFRRJ, Instituto Multidisciplinar/UFRRJ.. 2011.
      Membro: Márcia Denise Pletsch.
    15. Medalha 30 anos de FAPERJ pela tese de doutorado na área de Ciências Humanas, FAPERJ.. 2010.
      Membro: Márcia Denise Pletsch.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (59)
    1. Congresso Nacional de Editores de Periódicos em Educação. 2021. (Congresso).
    2. VIII Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2020) e II Reunião Anual de Iniciação em Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (RAIDTec 2020) - UFRRJ.Análise de programas educacionais para alunos com deficiência múltipla em decorrência da Síndrome Congênita do Zika Vírus. 2021. (Seminário).
    3. Wera- German Educational Research Association (GERA-Germany) Invited Symposium.Special Education Policies in an Inclusive Perspective in Brazil. 2021. (Simpósio).
    4. Wera- National Association of Research and Graduate Studies on Education / Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED) Invited Symposium.25 YEARS OF SALAMANCA DECLARATION ON SPECIAL EDUCATION POLICIES IN BRAZIL. 2021. (Simpósio).
    5. Colóquio Rede Grupos de Pesquisa sobre Políticas Educacionais. 2020. (Outra).
    6. EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS.Desenho universal e aprendizagem na nova sala de aula. 2020. (Seminário).
    7. II Congresso Nacional de Práticas Inclusivas. Atendimento Educacional Especializado. 2020. (Congresso).
    8. III Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica e III Fórum Nacional de Coordenadores de Núcleos de Acessibilidade da. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E REDES DE SUPORTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA. 2020. (Congresso).
    9. 39º ANPED. A agenda educacional do Banco Mundial e do Sistema Onu para pessoas com deficiência. 2019. (Congresso).
    10. Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar.Narrativas de mulheres/mães sobre maternidade de filhos com deficiências. 2019. (Outra).
    11. Cost of Opportunity: Educate to Liberate.The Challenges Facing K-12 Education in the Baixada Fluminense 9Rio Lowlands). 2018. (Encontro).
    12. IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de questões curriculares, IX Colóquio Luso -Brasileiro de Currículo e XIII Colóquio sobre questões curriculares. Educação Especial numa perspectiva inclusiva: políticas, conceitos e mudanças epistemológicas. 2018. (Congresso).
    13. Latin American Studiens. O custo da oportunidade de acesso e permanência ao ensino superior na Baixada Fluminense/RJ. 2018. (Congresso).
    14. XIV Jornada de Educação Especial e II Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva. Deficiência intelectual. 2018. (Congresso).
    15. XXXVI Encontro Anual Helena Antipoff e II Colóquio Pesquisa e Intervenção em Transtornos do Espectro do Autismo.Educação Especial e educação inclusiva: história e atualidade. 2018. (Encontro).
    16. Anped.WERA Symposium Education research in challenging contexts: global experiences. 2017. (Simpósio).
    17. II Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional e Tecnológica e I Fórum de Coordenadores de Núcleos de Acessibilidade das IFES e I Encontro de Pesquisadores de Educação Especial da região nordeste rum. Contribuições da produção científica para a atuação inclusiva no ensino superior. 2017. (Congresso).
    18. IV Congresso Paraense de Educação Especial. https://cpee.unifesspa.edu.br/. 2017. (Congresso).
    19. IX Seminário Internacional "As Redes Educativas e as Tecnologias.Educação e Democracia: um balanço de políticas de inclusão e diversidade em diferentes espaços educativos. 2017. (Seminário).
    20. IX Seminário Internacional - as redes educativas e as tecnologias.Educação e Democracia: um balanço de políticas de inclusão e diversidade em diferentes espaços educativos. 2017. (Seminário).
    21. The Cost of Opportunuty: Higher Education and Socoal Mobility in the Baixada Flumiennse.Políticas de educação inclusiva na Baixada Fluminense. 2017. (Outra).
    22. V Encontro técnico-científico: acessibilidade e inclusão no ensino superior.Inclusão no ensino superior. 2017. (Encontro).
    23. XI Seminário de Educação Especial e II Seminário Latino-Americano de Educação Especial.Produção do conhecimento em Educação Especial. 2017. (Seminário).
    24. XVIII Congresso Internacional ALFAL. O letramento como possibilidade para a inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual. 2017. (Congresso).
    25. I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e XIII Jornada de Educação Especial. Plano de ensino individualizado (PEI): avaliação e planejamento. 2016. (Congresso).
    26. III Congresso Nacional de Educação - CONEDU. Educação inclusiva: políticas e perspectivas. 2016. (Congresso).
    27. III Seminário Internacional Aulas Conectadas.Desafios Curriculares para a inclusão na Educação Básica. 2016. (Seminário).
    28. I Seminário de Currículo, Inclusão e Educação Escolar.Inclusão na educação básica: pesquisas, desafios e perspectivas. 2016. (Seminário).
    29. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial. Escolarização de jovens e adultos com deficiência intelectual. 2016. (Congresso).
    30. VI Seminário Internacional América Platina e I Colóquio Unbral de Estudos Fronteiriços.As agências multilaterais na construção das políticas e de inclusão nas reformas educacionais na América Platina. 2016. (Seminário).
    31. XII Colóquio Sobre Questões Curriculares, VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares.Currículo e inclusão. 2016. (Outra).
    32. Zero Project Conference 2016 - Education and ICT: innovative polipolicies and innovative practices for persons wuth disabilities. Participação no recebimento do prêmio do Brasil pelo Programa Viver sem LImites. 2016. (Congresso).
    33. 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Diálogos entre a Psicologia e a Educação Especial na Formação de Professores para o atendimento educacional especializado de pessoas com deficiência múltipla. 2015. (Congresso).
    34. VIII Seminário internacional - as redes educativas e as tecnologias: movimentos sociais e educação.O cotidiano das lutas pela inclusão de pessoas com deficiência. 2015. (Seminário).
    35. III Seminário Nacional de Educação Especial e XIV Seminário Capixaba de Educação Inclusiva.Formação de professores na perspectiva da educação inclusiva: desafios atuais. 2014. (Seminário).
    36. II WCI - II Workshop de competências internas do INT.O papel da escola para promover a inclusão social. 2014. (Outra).
    37. I Seminário Integrado dos Observatórios da Educação da UFRRJ, UDESC e UNIVALI: um diálogo entre ensino superior e educação básica.Políticas contemporâneas de inclusão escolar. 2014. (Seminário).
    38. I Seminário Internacional de Inclusão Escolar: práticas em diálogo.Práticas escolares inclusivas no cenário Fluminense: o que revelam as pesquisas?. 2014. (Seminário).
    39. VI Jornada Nacional de Educação de Naviraí: Educação Especial, diversidade e inclusão - itinerários da pesquisa em Educação.Itinerários da pesquisa em Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. 2014. (Outra).
    40. XV Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro dos Pesquisadores em Educação Especial. O desenvolvimento da pesquisa em Educação Especial no contexto dos Observatórios da Educação. 2014. (Congresso).
    41. XXV Congresso Nacional das APAES e VI Fórum de Autogestão e Autodefensoria. Práticas Pedagógicas para Educação Especial: estratégias e foco na aprendizagem do aluno com deficiência intelectual. 2014. (Congresso).
    42. Abuso e exploração de crianças e adolescentes: o uso de uma tecnologia social na formação profissional e na promoção de uma cultura de direitos humanos. 2013. (Outra).
    43. IV Seminário Observatório da Educação.A ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: políticas públicas, processos cognitivos e avaliação da aprendizagem. 2013. (Seminário).
    44. V Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa: Comunicar par aIncluir - ISAAC 2013. Comunicação alternativa e ampliada no atendimento educacional especializado como recurso mediador no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência múltipla. 2013. (Congresso).
    45. V Seminário de Educação do PPGEduc - o caminho se conhece andando. 2013. (Seminário).
    46. XXXIII Encontro do Fórum Nacional de Diretores de Faculdades/centros de Educação ou equivalentes das Universidades públicas brasileiras - FORUMDIR. 2013. (Outra).
    47. 35ª Reunião Anual da ANPED.Entre o velho e o novo? a implementação do atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual em nove redes Municipais de ensino do Estado do Rio de Janeiro (2009-2012). 2012. (Outra).
    48. II Fórum ISCAR Brasil.A escolarização de alunos com deficiência mental/intelectual na perspectiva histórico-cultural: políticas públicas, processos cognitivos e aspectos pedagógicos. 2012. (Outra).
    49. Project Directoe's Meeting - Educação e Diversidade - CAPES/FIPSE.Educação e Diversidade - CAPES/FIPSE. 2012. (Outra).
    50. V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. Avaliação Escolar e a perspectiva da educação inclusiva. 2012. (Congresso).
    51. 10ª Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Anpedinha Sudeste.As práticas pedagógicas dirigidas para alunos com deficiência mental/intelectual: a traje´toria escolar de Andréa.... 2011. (Encontro).
    52. 34ª Reunião Anaul da ANPED - Educação e Justiça Social.A escolarização de alunos com deficiência intelectual em diferentes contextos educacionais. 2011. (Encontro).
    53. IV Seminário Internacional - As redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade.Atendimento Educacional Especializado: reflexões sobre as políticas púbçlicas atuais de inclusão na Baixada Fluminense. 2011. (Seminário).
    54. VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Especial: prática pedagógica na Educação Especial: multiplicidade do atendimento educacional especializado.Atendimento educacional especializado: por entre políticas, práticas e cur´riculo, um espaçotempo de inclusão?. 2011. (Seminário).
    55. IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação Especial. Repensando a inclusão escolar de pessoas com deficiência mental\intelectual: diretrizes políticas, currículo e práticas pedagógicas. 2010. (Congresso).
    56. IV Seminário Nacional sobre educação e inclusão social de pessoas com necessidades especiais.Repensando a escolarização de pessoas com deficiência mental/intelectual em tempos de políticas de inclusão: práticas pedagógicas, alfabetização e letramento. 2010. (Seminário).
    57. Seminário Internacional - a escola aprendendo com as diferenças e IV Seminário do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade. 2010. (Seminário).
    58. Simpósio Emprego Customizado: abordagens inovadoras para a inclusão laboral de pessoas com deficiência. 2010. (Simpósio).
    59. XV - Encontro Nacional de Didática e Prática de Enisno - ENDIPE.O que mudou para as pessoas com necessidades educacionais especiais com a. 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (25)
    1. HOSTINS, R. C. L. ; MENDES, G. M. L. ; PLETSCH, M. D. ; SOUZA, F. F. ; ALVES, A.. II Seminário Integrado de Observatórios da Educação. 2020. Outro
    2. MELO, F. R. L. V. ; PLETSCH, M. D. ; RABELO, L. C. C. ; MOREIRA, L. C. ; SANTANA, V.. Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica. 2020. Congresso
    3. PLETSCH, M. D.; MENDES, G. M. L. ; LUNARDI, G.. Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar. 2019. Outro
    4. MELO, F. R. L. V. ; MOREIRA, L. C. ; CABRAL, L. ; SANTANA, V. ; RABELO, L. C. C. ; PLETSCH, M. D.. II Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional e Tecnológica e I Fórum de Coordenadores de Núcleos de Acessibilidade das IFES e I Encontro de Pesquisadores de Educação Especial da Região Nordeste. 2017. Congresso
    5. PLETSCH, M. D.. III Seminário Processos de Ensino e PArendizagem de Pessoas com deficiências: inclusão, currículo e tecnologias e III Mostra de Objetos Pedagógicos Inclusivos. 2017. (Outro).. . 0.
    6. PLETSCH, M. D.. Encontro de Educação Inclusiva na Baixada Fluminense e Desenvolvimento Educacional. 2017. (Outro).. . 0.
    7. Márcia Denise Pletsch. Comissão Organizadora do XI Fórum da Pós-Graduação da UFRRJ. 2016. (Outro).. . 0.
    8. OLIVEIRA, A. A. ; CHACON, M. ; PLETSCH, M. D.. I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e XIII Jornada de Educação Especial. 2016. Congresso
    9. PLETSCH, M. D.. I Seminário Processos de Ensino e Aprendizagem de Pessoas com Deficiência Intelectual e I Mostra de Recursos e Material Pedagógico. 2015. (Outro).. . 0.
    10. PLETSCH, M. D.; BAIRRAL, M. A.. I Seminário Integrado dos Observatórios da Educação da UFRRJ, UDESC e UNIVALI: um diálogo entre ensino superior e educação báscia. 2014. Outro
    11. ROS, C. A. ; OLIVEIRA, V. M. ; ZINER, A. ; PLETSCH, M. D.. Seminário de lançamento do Núcleo de inclusão no Ensino Superior - Acessibilidade e inclusão no ensino superior. 2014. Outro
    12. PLETSCH, M. D.; RIBEIRO, L. M. A.. Comissão organizadora do evento Abuso e exploração de crianças e adolescentes: o uso de uma tecnologia social na formação profissional e na promoção de uma cultura de direitos humanos. 2013. Outro
    13. RIBEIRO, L. M. A. ; PLETSCH, M. D.. Comissão organizadora do II Workshop abuso e exploração de crianças e adolescentes: o uso de uma tecnologia social na formação profissional e na promoção de uma cultura de direitos humanos. 2013. Outro
    14. PLETSCH, M. D.. Comissão organizadora da XVII Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ. 2012. (Outro).. . 0.
    15. PLETSCH, M. D.. Comissão organizadora da XXI Jornada de Iniciação Científica. 2011. (Outro).. . 0.
    16. PLETSCH, M. D.; KINDEL, D. S.. Projeto Incluir - O uso da calculadora colorida e sonora para o trabalho pedagógico com alunso surdos e cegos. 2010. Outro
    17. MACHADO, L. ; FONSECA, L. ; GUIMARÃES, M. ; CAMPOS, M. ; PLETSCH, M. D. ; RIZO, G.. Formação de Professores: ambiente, ciência e diversidade. 2010. Outro
    18. PLETSCH, M. D.. I Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência de Nova Iguaçu - Acessibilidade e inclusão. 2010. (Outro).. . 0.
    19. PLETSCH, M. D.. XX Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ - a diversidade na pesquisa. 2010. (Outro).. . 0.
    20. RIZO, G. ; PLETSCH, M. D.. Formação de professores em debate: articulando nosso programas. 2010. Outro
    21. PLETSCH, M. D.. I Seminário de Pesquisa em Educação Especial e inclusão escolar. 2009. (Outro).. . 0.
    22. PLETSCH, M. D.. I Seminário de Educação Inclusiva UERJ/UNIRIO e VII Jornada de Educação Especial Unirio. 2003. (Outro).. . 0.
    23. PLETSCH, M. D.. IV Jornada de Educação Especial - Comunicação Altenativa, Educação Hospitalar, Família e inclusão. 2003. (Outro).. . 0.
    24. PLETSCH, M. D.. V Jornada de Talentos - criatividade: solução para um mundo complexo. 2002. (Congresso).. . 0.
    25. PLETSCH, M. D.. Forúm Institucional de Educação Espeical da Universidade Federal de Santa Maria. 1999. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:35