Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Ione Ribeiro Valle

Professora Titular do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales - Paris (2014), doutorado em Ciências da Educação pela Université René Descartes - Paris V Sorbonne (2001), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Planalto Catarinense (1976). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D. Na Universidade Federal de Santa Catarina atua na Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, orientando trabalhos de Iniciação Científica, dissertações de Mestrado e Teses de doutorado. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC (2014-2016). Coordena atualmente o Grupo de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina - GPEFESC/CNPq e o Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB/CNPq). Desenvolve estudos e pesquisas na área de Educação e nas subáreas Sociologia e História da Educação, com foco principalmente nos temas: desigualdades escolares, democratização da educação, meritocracia, justiça escolar, profissionalização do magistério, memória docente e socialização profissional. Possui vários trabalhos publicados em periódicos científicos e em livros nacionais e estrangeiros. Tem realizado traduções de artigos e de livros do francês para o português na área da sociologia da educação. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/4490226468776272 (26/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação/Depart. de Estudos Espec. em Educação. Campus Universitário Trindade 88040900 - Florianópolis, SC - Brasil Telefone: (48) 33319245 Fax: (48) 33319245 URL da Homepage: www.ced.ufsc.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2018-Atual. Educacao escolar e justica social: figuras das (in)justicas e das desigualdades escolares em Santa Catarina
      Descrição: Ao solicitar a renovação da Bolsa de Produtividade em Pesquisa nos propomos a dar continuidade a uma agenda de estudos que teve início em 2009, quando apresentamos ao CNPq o primeiro projeto de pesquisa. Neste momento, buscamos respostas para duas questões que foram ganhando relevância ao longo dos últimos anos, a saber: É possível vislumbrarmos uma escola e uma universidade justas no Brasil? É possível vislumbramos a construção de um sistema de ensino (da educação infantil à formação superior) o menos injusto possível? Nosso objetivo é construir, por meio do projeto-matriz e de seus subprojetos, figuras das (in)justiças e das desigualdades escolares, tendo como referência níveis micro, meso e macro, apreendidos numa perspectiva relacional. Para tanto, propomo-nos a ampliar as perspectivas teórico-metodológicas que permitam aprofundar as noções de (in)justiça social e escolar, os princípios que estão na base dessas noções (igualdade, mérito e autonomia), além de introduzir na reflexão a contribuição da sociologia histórica. A atualização permanente dos pesquisadores que compõem os grupos de pesquisa (GPEFESC e LAPSB) se faz necessária face ao caráter multidimensional do nosso problema de investigação e ao fato de que ele gravita em torno do entrelaçamento entre desigualdades escolares e desigualdades sociais, entre concepções/princípios de justiça e sentimentos de injustiça. Desse modo, pretendemos nos consagrar à análise dos paradoxos das políticas de democratização da educação, com consequências profundas sobre a igualdade distributiva das oportunidades de acesso à escola e à universidade. Nossa intenção é portanto fazer avançar a reflexão e promover a edificação de figuras das (in)justiças e das desigualdades escolares brasileiras, mas sobretudo catarinenses. Partimos do pressuposto que essas figuras ajudam na compreensão das lógicas que, apesar de todos os esforços, continuam fazendo da escola e da universidade instituições de reprodução de privilégios sociais, econômicos e culturais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (8) . Integrantes: Ione Ribeiro Valle - Coordenador / Maria das Dores Daros - Integrante / Vera Lúcia Gaspar da Silva - Integrante / Silvana Rodrigues de Souza Sato - Integrante / Marilândes Mol Ribeiro de Melo - Integrante / Solange Aparecida de Oliveira Hoeller - Integrante / MELINA KERBER KLITZKE - Integrante / Tiago Ribeiro Santos - Integrante / Elaine Aparecida Teixeira Pereira - Integrante / Santiago Pich - Integrante / Tatiana Pires Escobar - Integrante / Marcos Rohling - Integrante / Marcos Rogério dos Santos - Integrante / Schirlei Russi Von Dentz - Integrante / Júlia Larissa Borges Barcella - Integrante / Morgana Dreon - Integrante / Gabriela Albanás Couto - Integrante / Luíza Turnes - Integrante / Gildo Volpato - Integrante / Julia Siqueira da Rocha - Integrante / Amauri Carboni Bitencourt - Integrante / Lurdete Castelan Novicki - Integrante / João Nicodemos Martins Manfio - Integrante / Volmir von Dentz - Integrante / Eliana Cristina Bar - Integrante / Kamylla Raulino Vieira da Silva - Integrante / José Oto Konzen - Integrante / Francini Scheid Martins - Integrante / Yohana Taise Hoffmann - Integrante / Bruno Dalton Felisbino - Integrante / Fabiana Teixeira da Rosa - Integrante / Luciane Hinterholz - Integrante.
      Membro: Ione Ribeiro Valle.
    2. 2017-Atual. Educacao nos Projetos de Brasil: espaco publico, modernizacao e pensamento historico e social brasileiro nos seculos XIX e XX
      Descrição: Pesquisadores de Santa Catarina integram um conjunto de pesquisadores de 11 universidades brasileiras que se propõem a somar esforços na consecução de um Programa de Pesquisa. As pesquisas procuram fazer avançar a elaboração de uma teoria sobre o lugar da intelectualidade brasileira na construção da esfera pública produzindo entendimentos sobre os processos de modernização presentes nos projetos de Brasil nos séculos XIX e XX e sistematizar e interrogar conceitos, argumentos e intencionalidades presentes em discursos e ações que atribuíram à educação escolar o lugar de instância mediadora dos processos de construção da cultura nacional e racionalização de manifestações culturais diversificadas. As ações investigativas se concentram em dois eixos principais: Intelectuais e pensamento educacional; Escola, seus objetos e as práticas de ensinar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (5) . Integrantes: Ione Ribeiro Valle - Integrante / Maria das Dores Daros - Coordenador / Vera Lúcia Gaspar da Silva - Integrante / Marilândes Mol Ribeiro de Melo - Integrante / Solange Aparecida de Oliveira Hoeller - Integrante / Tatiane Modesti - Integrante / Leziany Silveira Daniel - Integrante / Elaine Aparecida Teixeira Pereira - Integrante / Gabriela Albanás Couto - Integrante / Ilson Paulo Ramos Blogoslawski - Integrante / Rosana da Silva Cubas - Integrante.
      Membro: Ione Ribeiro Valle.
    3. 2015-2018. EDUCACAO ESCOLAR, JUSTICA SOCIAL E MEMORIA DOCENTE: AS MULTIPLAS FACES DAS DESIGUALDADES ESCOLARES EM SANTA CATARINA
      Descrição: Nosso objetivo, ao solicitar renovação da Bolsa de Produtividade em Pesquisa, é dar continuidade a uma agenda de estudos que vem sendo desenvolvida desde 2009 e que foi sendo redefinida à medida que os resultados da pesquisa foram aparecendo. Esta solicitação teve como referência uma questão geral que irá nortear a execução do projeto-matriz e dos subprojetos que o integram, a saber: como passar de uma política de democratização da educação, que tem se configurado fundamentalmente como ?demografização? (restrita à ampliação da oferta), a um projeto de justiça escolar? Esta questão levou-nos a eleger como alvo o estudo das múltiplas faces das desigualdades escolares em Santa Catarina ? um particular que representa o universal em termos de Brasil ?, ao longo das últimas décadas, procurando contemplar dimensões políticas, institucionais, profissionais e pedagógicas. A análise das desigualdades escolares e de suas formas de manifestação ao longo do século XX e início do novo milênio aproximou-nos de uma das teses centrais da modernidade: a diferenciação social. Partimos do pressuposto que a lógica da diferenciação sustenta a maioria dos projetos educacionais. Mas esta tese, amplamente legitimada durante a instalação dos sistemas de ensino, vai se revelar contraditória quando se trata de pôr em prática o princípio liberal da igualdade de oportunidades, o qual justifica a meritocracia escolar. Assim, para desenvolver e orientar os subprojetos de doutorado, mestrado, TCC e IC que integram o projeto-matriz, propomo-nos a mobilizar novos autores e novas abordagens teórico-metodológicas, inscritas em campos científicos que dialogam com a sociologia, e que nos permitem alargar as bases epistemológicas. Nosso compromisso, a partir desta pesquisa, é, além da produção de conhecimentos, a implementação de ações pedagógicas voltadas à melhoria da qualidade do ensino, pois, ao vivenciarmos a relação entre pesquisa e extensão, deparamo-nos com situações que exigem mais do que explicações, situações que requerem sugestões, recomendações, proposições.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (7) . Integrantes: Ione Ribeiro Valle - Coordenador / Maria das Dores Daros - Integrante / Vera Lúcia Gaspar da Silva - Integrante / Silvana Rodrigues de Souza Sato - Integrante / Marilândes Mol Ribeiro de Melo - Integrante / Solange Aparecida de Oliveira Hoeller - Integrante / Júlia Siqueira da Rocha - Integrante / Juliana Schumacker Lessa - Integrante / Tiago Ribeiro Santos - Integrante / Mariana Miceli - Integrante / Santiago Pich - Integrante / Tatiana Pires Escobar - Integrante / Marcos Rohling - Integrante / Jourdan Linder Silva - Integrante / Marcos Rogério dos Santos - Integrante / Schirlei Russi Von Dentz - Integrante. Número de produções C, T & A: 10
      Membro: Ione Ribeiro Valle.
    4. 2012-2016. Moderno, modernidade, modernizacao; a educacao nos projetos de Brasil - seculo XIX e XX
      Descrição: Pesquisadores de Santa Catarina integram um conjunto de pesquisadores de 11 Universidades brasileiras que se propõem a somar esforços na consecução de um Programa de Pesquisa. As pesquisas procuram fazer avançar a elaboração de uma teoria sobre o lugar da intelectualidade brasileira na construção da esfera pública e produzir entendimentos sobre as noções de moderno, modernidade e modernização presentes nos projetos de Brasil-século XIX e XX. Acompanhando tais noções em recorte de longa duração, empreender ainda um esforço de produzir conhecimentos sobre as articulações e desdobramentos das relações intelectuais e educação. São dois subprojetos de investigação de Santa Catarina. Subprojeto 8 " Educação, modernização e desenvolvimento para intelectuais catarinenses": ocupar-se-á do estudo dos intelectuais João Roberto Moreira e Silvio Coelho dos Santos.Subprojeto 12 'Educação e modernização nos discursos e teses da primeira Conferência Estadual do ensino primário realizada em Santa Catarina": ocupar-se-á do estudo dos discursos registrados nos Anais da Conferência Estadual do Ensino Primário.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . Integrantes: Ione Ribeiro Valle - Integrante / Maria das Dores Daros - Coordenador / Vera Lúcia Gaspar da Silva - Integrante / Raquel de Abreu - Integrante / Marilândes Mol Ribeiro de Melo - Integrante / Solange Aparecida de Oliveira Hoeller - Integrante / Leziany Silveira Daniel - Integrante / Elaine Aparecida Teixeira Pereira - Integrante.
      Membro: Ione Ribeiro Valle.
    5. 2012-2015. Memoria Docente e Justica Escolar: Os movimentos de escolarizacao e de profissionalizacao do magisterio em Santa Catarina
      Descrição: Neste projeto nos propomos a dar continuidade aos estudos de dois eixos que parecem centrais à compreensão do campo educacional brasileiro: os movimentos de escolarização e de profissionalização do magistério. Nosso estudo volta-se principalmente ao sistema de ensino de Santa Catarina, dos anos de 1950 aos dias atuais. Partindo do pressuposto que esses dois movimentos são interdependentes, procuraremos nos aproximar dos aspectos mais gerais da educação escolar, como a ideologia meritocrática, a ampliação das oportunidades educacionais, a constituição das redes de ensino, as relações de força entre escolas públicas e privadas, a obrigatoriedade, a laicização, a centralização e descentralização das políticas de gestão educacional, a constituição das carreiras docentes, as mudanças pedagógicas e tecnológicas, a educação geral e profissionalizante. Também serão objeto do nosso interesse aspectos mais específicos relacionados à ação, à autoridade e ao trabalho pedagógicos; à relação pedagógica, com a administração, com as famílias e com a comunidade; à relação com o saber. Por tratar-se de um projeto inscrito numa longa caminhada de pesquisa, dispomos de fontes bastante diversificadas, diferentemente distribuídas (campo, cidade, capital, interior, centro, periferia), que abrangem vários períodos históricos e atores sociais diversos, o que possibilita compor uma multiplicidade de amostras e elaborar uma gama de subprojetos (de iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doutorado), envolvendo um grande número de pesquisadores. Do ponto de vista teórico apoiar-nos-emos na noção de ?justiça escolar?, construída a partir de diferentes perspectivas epistemológicas que supõem uma diversidade de recursos metodológicos, por considerar que esta noção pode contribuir com os estudos dos movimentos de escolarização e de profissionalização do magistério, uma vez que permite estabelecer relações entre o geral e o específico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (6) . Integrantes: Ione Ribeiro Valle - Coordenador / Maria das Dores Daros - Integrante / Leda Scheibe - Integrante / Vera Lúcia Gaspar da Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 8
      Membro: Ione Ribeiro Valle.
    6. 2011-2012. Representacoes de Alunos da Universidade Federal de Santa Catarina sobre o Concurso Vestibular (1995 a 2010) como um dispositivo meritocratico
      Descrição: Este projeto se propõe a analisar as representações dos alunos, de ambos os sexos, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sobre o exame/concurso vestibular, visando compreender a legitimidade da ideologia meritocrática no período compreendido entre 1995 e 2010. Pautar-nos-emos nos estudos sobre o princípio de igualdade de oportunidades, princípio constitucional que implica colocar todos os indivíduos numa situação escolar idêntica, e nas concepções de justiça escolar desenvolvidas por François Dubet. Interessa-nos investigar, primeiramente, as questões da meritocracia e da justiça escolar a partir das escolhas dos alunos da UFSC, as quais figuram como mais adequadas a uns que a outros. Em seguida, examinaremos as representações de uma amostra de estudantes sobre a noção de Justo ou de Injusto, apresentadas nos questionários, no que concerne ao modelo de acesso ao ensino superior empregado pelas universidades públicas brasileiras. Nosso trabalho levará em conta aspectos quantitativos e qualitativos, com ênfase para a análise de algumas trajetórias escolares, o que se tornará possível por meio da realização de algumas entrevistas. Para tanto, desenvolveremos nosso estudo a partir de diferentes dispositivos metodológicos, a saber: o estudo bibliográfico, a análise documental, a escolha de categorias de análise, a definição de amostras e seleção de variáveis, a sistematização e análise dos dados e a aplicação de questionários e realização de entrevistas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ione Ribeiro Valle - Coordenador / Mariele Martins - Integrante.
      Membro: Ione Ribeiro Valle.
    7. 2010-2011. Avancos e limites na democratizacao do acesso a Universidade Federal de Santa Catarina: Desempenho no vestibular segundo o sexo (1995 ? 2010)
      Descrição: Este projeto se propõe a analisar o acesso ao ensino superior público em Santa Catarina, particularmente no que concerne à Universidade Federal de Santa Catarina, no período compreendido entre 1995 e 2010, tendo por fundamento os princípios de igualdade de oportunidades, princípio constitucional que implica colocar todos os indivíduos numa situação idêntica, e no princípio meritocrático, que atribui ao concurso/exame vestibular a responsabilidade pela seleção dos estudantes que cursarão a UFSC. Interessa-nos analisar, principalmente, a distribuição entre homens e mulheres no que concerne ao número de inscritos e classificados e aos cursos escolhidos e que, nesse sentido, figuram como mais adequados a uns que a outros. Nosso trabalho levará em conta aspectos quantitativos e qualitativos dessa distribuição, com ênfase para a análise de algumas trajetórias escolares, o que se tornará possível por meio da realização de algumas entevistas. Para tanto, desenvolvemos nosso estudo a partir de diferentes dispositivos metodológicos, a saber: o estudo bibliográfico, a análise documental, a escolha de categorias de análise, a definição de amostras e seleção de variáveis, a sistematização e análise dos dados e a aplicação de questionários e realização de entrevistas. Esses instrumentos serão efetivados a partir de uma amostra de alunos que frequenta os diferentes cursos da UFSC.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ione Ribeiro Valle - Coordenador / Silvana Rodrigues de Souza Sato - Integrante / Mariele Martins - Integrante / Melina Klitzke - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Ione Ribeiro Valle.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (92)
      1. 1822/2022: 200 anos de escolarização no Brasil. 2021. (Encontro).
      2. 20º Congresso Brasileiro de Sociologia. Sociedade, Estado e Natureza. 2021. (Congresso).
      3. Educação e Nação no Bicentenário da Independência. 2021. (Encontro).
      4. Educação e Projetos de Brasil [PENSAR AO VIVO]. 2021. (Seminário).
      5. IV Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: desafios contemporâneos das sociedades Ibero-Americanas. Vidas em entrelugares: trajetórias de migrantes dominicanos/haitianos trabalhadores da reciclagem em Florianópolis. 2021. (Congresso).
      6. IV Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: desafios contemporâneos das sociedades Ibero-Americanas. 2021. (Congresso).
      7. Seminário Final do Programa de Pesquisa "A educação nos projetos de Brasil: espaço público, modernização e pensamento histórico e social brasileiro nos séculos XIX e XX". 2021. (Seminário).
      8. Aspectos que circundam entrevistas em estúdio de TV, rádio e gravações caseiras em vídeo. 2020. (Oficina).
      9. IX Seminário Internacional Fronteiras Étnico-Culturais e Fronteiras da Exclusão.Democratização do acesso ao Ensino Superior no curso de medicina da Universidade Federal de Santa Catarina:Uma análise dos efeitos das cotas raciaisna composição do alunado. 2020. (Seminário).
      10. Atelier: Análise de dados textuais com software IRaMuTeQ. 2019. (Oficina).
      11. Colóquio de Inverno ?História e Imprensa: percursos, linguagens e possibilidades de pesquisa?. 2019. (Encontro).
      12. Extensão Universitária: A teoria das práticas sociais de Pierre Bourdieu. 2019. (Encontro).
      13. I SEMANA Programa de Pós-Graduação em Educação /UFSC: dos (per)cursos. 2019. (Seminário).
      14. XIV Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VII Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO.Dominação e reprodução social: La noblesse d?État de Pierre Bourdieu. 2019. (Encontro).
      15. 17ª SEPEX/UFSC - Estande Os 50 anos de Maio de 68 (1).1968 e os 50 anos da ?Pedagogia do oprimido?, de Paulo Freire. 2018. (Simpósio).
      16. 17ª SEPEX/UFSC - Estande Os 50 anos de Maio de 68 (2).A obra Homo academicus e o Maio de 1968: aproximações necessárias. 2018. (Simpósio).
      17. 17ª SEPEX/UFSC - Estande Os 50 anos de Maio de 68 (3).A Reprodução de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron: sua trajetória internacional e sua inserção no Brasil dos anos 1970. 2018. (Simpósio).
      18. 17ª SEPEX/UFSC - Estande Os 50 anos de Maio de 68 (4).As teses sociológicas d?Os herdeiros na pauta das manifestações estudantis de maio de 68. 2018. (Simpósio).
      19. 17ª SEPEX/UFSC - Estande Os 50 anos de Maio de 68 (5).Maio de 68. 2018. (Simpósio).
      20. 17ª SEPEX/UFSC - Estande Os 50 anos de Maio de 68 (6).Ruptura epistemológica nas ciências sociais: a publicação da obra Ofício de Sociólogo em 1968. 2018. (Simpósio).
      21. Colóquio Internacional. Um projeto para as ciências sociais: o ofício de sociólogo e o trabalho sociológico de Pierre Bourdieu.eu. 2018. (Simpósio).
      22. III Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: produção,democratização do conhecimento na Ibero-América. 2018. (Congresso).
      23. II Jornada Pierre Bourdieu e o Ensino de Ciências. 2018. (Congresso).
      24. II Jornada Pierre Bourdieu e o Ensino de Ciências. Contributos de Maio de 68 à sociologia de Pierre Bourdieu. 2018. (Congresso).
      25. IV Colóquio de Tradução. Tradutora de obras de sociologia da educação. 2018. (Congresso).
      26. Reunião Científica da Regional Sul da ANPEd ? XII ANPEd Sul - 2018. Eixo temático 20 - Sociologia da Educação. 2018. (Congresso).
      27. VIII Seminário Educação dos corpos, culturas, história: sociologias críticas da educação.Sociologia da educação no Brasil: diálogo entre sociologia e história da educação. 2018. (Seminário).
      28. 69ª Reunião Anual da SBPC. (In)justiça escolar no Brasil. 2017. (Congresso).
      29. 69ª Reunião Anual da SBPC. 2017. (Congresso).
      30. Educação e Modernização no Pós-Guerra.Modernização pela via da burocratização: a aliança entre Conselho e Secretaria de Educação de Santa Catarina. 2017. (Encontro).
      31. Educação e Modernização no Pós-Guerra.O debate sobre educação no espaço público. 2017. (Encontro).
      32. IX Congresso Brasileiro de História da Educação. História da Educação: global, nacional e regional. Do intelectual individualista de Durkheim ao intelectual coletivo de Bourdieu: em perspectiva o poder político e simbólico do intelectual. 2017. (Congresso).
      33. IX Congresso Brasileiro de História da Educação. História da Educação: global, nacional e regional. 2017. (Congresso).
      34. Justiça social, educação e as lutas por reconhecimento a partir de Axel Honneth e Nancy Fraser. 2017. (Outra).
      35. Seminário Técnico de Encerramento do PROMOB.Jupira entre dois mundos: os limites do projeto civilizador e a construção da masculinidade. 2017. (Seminário).
      36. V Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação. 2016. (Congresso).
      37. V Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação.Diferenciação social e justiça escolar: a escola e a universidade sob tensão. 2016. (Simpósio).
      38. XI Reunião Científica Regional da ANPED. 2016. (Congresso).
      39. XI Reunião Científica Regional da ANPED. Eixo 20 - Sociologia da Educação. 2016. (Congresso).
      40. CAPES - Seminário de Acompanhamento da Área de Educação. 2015. (Seminário).
      41. Programa de Pós-Graduação em Educação - PUCPR.Igualdade de oportunidades x meritocracia escolar: a crítica de Pierre Bourdieu ao projeto de democratização da educação francesa. 2015. (Encontro).
      42. Reunião do FORPREd na 37ª Reunião Nacional da ANPEd. 2015. (Encontro).
      43. VIII Congresso Brasileiro de História da Educação - Matrizes interpretativas e internacionalização. Competência docente no ensino público de Santa Catarina: representações de professores aposentados da rede estadual de ensino. 2015. (Congresso).
      44. Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação. 2014. (Encontro).
      45. Fórum Sul de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educaçãoo. 2014. (Encontro).
      46. V Seminário Nacional Sociologia & Política.As representações dos professores aposentados sobre a massificação da educação pública de Santa Catarina. 2014. (Seminário).
      47. V Seminário Nacional Sociologia & Política.O acesso à Universidade Federal de Santa Catarina: O que pensam os estudantes sobre o dispositivo que os selecionou?. 2014. (Seminário).
      48. X Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL.Sessão Especial "Os Herdeiros 50 anos depois". 2014. (Seminário).
      49. Colloque International L?éducation inclusive: une formation à inventer. 2013. (Congresso).
      50. Journée d?étude Questions de théorie: quels usages des classiques dans les études sur la contrainte?. 2013. (Congresso).
      51. Journée de réflexion: La nouvelle professionnalité enseignante. 2013. (Seminário).
      52. Journées d?études internationales: Enjeux et débats autour de la reconnaissance de l?islamophobie en Europe et aux Etats-Unis. 2013. (Congresso).
      53. L?atelier de Recherche du CERLIS. L?égalité dans la réalité latino-américaine: Est-t-il possible de penser l?égalité aujourd?hui en Amérique latine?. 2013. (Encontro).
      54. Séminaire annuel du CERLIS. Ce que la religion fait aux gens: lien social et religion. Anne GOTMAN. 2013. (Encontro).
      55. Séminaire Anthropologie Politique du Brésil. Avant-gardes en marche arrière. Sérgio Miceli. 2013. (Encontro).
      56. Séminaire Anthropologie Politique du Brésil. Images du Brésil à l?heure de la globalisation. Renato Ortiz. 2013. (Encontro).
      57. Séminaire de recherche du CADIS: La fin des sociétés. Alain Touraine. 2013. (Seminário).
      58. Séminaire de recherche du CADIS. Pourquoi payer pour les autres? Le choix de l'inégalité. François DUBET. 2013. (Encontro).
      59. Séminaire de recherche du CADIS. Pourquoi payer pour les autres? Le choix de l'inégalité. François DUBET. 2013. (Encontro).
      60. Séminaire de recherche du Collège d?études mondiales. Stéphane Dufoix. 2013. (Encontro).
      61. Séminaire inter-laboratoires. 50 ans après Les heritiers.. 2013. (Seminário).
      62. Seminário Justiça como Equidade: Princípios e Práticas Escolares. 2013. (Seminário).
      63. V Fórum Internacional de Pedagogia. Notas de síntese: Uma cartografia do Exame Nacional do Ensino Médio a partir de dissertações e teses. 2013. (Congresso).
      64. VII Congresso Brasileiro de História da Educação. Representações do bom professor primário nas memórias de professores aposentados da rede estadual de ensino de Santa Catarina (década de 1970). 2013. (Congresso).
      65. 22º Seminário de Iniciação Científica.Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): Nota de Síntese. 2012. (Seminário).
      66. Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação - UNIPLAC.Educação Escolar e Justiça Social. 2012. (Encontro).
      67. Encontro do Projeto Moderno, Modernidade, Modernização.Educação e diferenciação social: O lugar da escola nos projetos de modernidade. 2012. (Encontro).
      68. IX Colóquio Luso-Brasileiro Problemáticas da Educação na Sociedade Contemporânea, Coimbra. 2012. (Congresso).
      69. IX Encontro de pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL.Sessão de apresentação dos trabalhos do GT Sociologia da Educação. 2012. (Seminário).
      70. IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL.Sessão Especial do GT Sociologia da Educação. 2012. (Seminário).
      71. Projeto Moderno, Modernidade e Modernização: a educação nos projetos de Brasil séculos XIX e XX,. 2012. (Encontro).
      72. XIX Congrès de l'Association Internationale des Sociologues de Langue Française - AISLF. 2012. (Congresso).
      73. 10ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC.Justiça escolar: Um conceito em construção. 2011. (Seminário).
      74. 21º Seminário de Iniciação Científica.PIBIC/UFSC/CNPq. 2011. (Seminário).
      75. 34ª Reuniao Anual da ANPEd. Justiça escolar: Um avatar das políticas para a educação?. 2011. (Congresso).
      76. Congrès 2011 de l´Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education. 2011. (Congresso).
      77. Congrès 2011 de l´Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education. L?accès à l´enseignement supérieur au Brésil: L?épuisement du vestibular comme modèle de sélection. 2011. (Congresso).
      78. Extensão Universitária: Intelectuais e Educação: Anísio Teixeira. 2011. (Seminário).
      79. I Circuito de Debates Acadêmicos e II Conferência do Desenvolvimento CODE 2011. Uma escola justa contra o sistema de multiplicação das desigualdades sociais. 2011. (Congresso).
      80. Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC: História da profissão docente: memórias de professores.A era da profissionalização: Formação e socialização profissional do corpo docente de 1ª a 4ª série. 2011. (Encontro).
      81. Seminário de Discussão de Pesquisas.A escola moderna e seus princípios legitimadores no quadro das sociologias da modernidade. 2011. (Seminário).
      82. VI Congresso Brasileiro de História da Educação. O ingresso no magistério catarinense (1950-1980): Os concursos e a profissionalização docente. 2011. (Congresso).
      83. XXV Simpósio Brasileiro de política da Educação e II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação.Produtivismo acadêmico e decorrências às condições de vida/trabalho de pesquisadores brasileiros e europeus. 2011. (Simpósio).
      84. Formação de professores e pesquisadores no uso de novos recursos audiovisuais. 2010. (Oficina).
      85. Formação Teórico-Metodológica: análise e compreensão do cotidiano escolar. 2010. (Seminário).
      86. Formação Teórico-Metodológica: Modernidade, Modernização e Política Educacional. 2010. (Seminário).
      87. Programa de Pós-Graduação em Educação/UDESC.Bourdieu e a meritocracia republicana. 2010. (Encontro).
      88. VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. A constituição de uma identidade docente: estudo dos estatutos do magistério público do Estado de Santa Catarina. 2010. (Congresso).
      89. VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. 2010. (Congresso).
      90. VIII Encontro de pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL.O olhar de Pierre Bourdieu sobre os princípios (meritocráticos) que fundam a escola republicana. 2010. (Encontro).
      91. VIII Encontro de pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL.Quem obtém os melhores índices de classificação nos vestibulares da UFSC (1981-2009): Homens ou mulheres?. 2010. (Encontro).
      92. VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL. 2010. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (38)
      1. ROCHA, J. S. ; DREON, M. ; BARCELLA, J. L. B. ; HOFFMANN, Y. T. ; VALLE, I. R.. CICLO DE DEBATES | SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO - Violências da, na e com a escola. 2021. Outro
      2. SATO, S. R. S. ; SANTOS, M. R. ; KLITZKE, M. K. ; DENTZ, S. R. V. ; HOFFMANN, Y. T. ; VALLE, I. R.. CICLO DE DEBATES | SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO - Da expansão das oportunidades reais aos limites do acesso e permanência na Educação Superior. 2021. Outro
      3. GUTBERLET, J. ; COUTO, G. A. ; MACHADO, M. P. ; SATO, S. R. S. ; HOFFMANN, Y. T. ; VALLE, I. R.. CICLO DE DEBATES | SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO - Caminhos e desafios da pesquisa participante: organizações de catadores de materiais recicláveis como campo de objetivação. 2021. Outro
      4. MELO, M. M. R. ; BARCELOS, A. R. F. ; BAR, E. C. ; HOELLER, S. A. O. ; HOFFMANN, Y. T. ; VALLE, I. R.. CICLO DE DEBATES | SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO - Socialização profissional: especificidades na docência. 2021. Outro
      5. HOFFMANN, Y. T. ; VOLPATO, G. ; TURNES, L. ; BIANCHETTI, L. ; DENTZ, S. R. V. ; VALLE, I. R.. CICLO DE DEBATES | SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO - Pesquisa e Pós-Graduação: o campo científico e as formas de distinção. 2021. Outro
      6. DENTZ, V. V. ; MEZZAROBA, C. ; KUPSKI, L. ; HOFFMANN, Y. T. ; DENTZ, S. R. V. ; VALLE, I. R.. II CICLO DE DEBATES | SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO - A illusio em Pierre Bourdieu: ativações da ferramenta conceitual para a análise do campo científico. 2021. Outro
      7. VALLE, I. R.; VOLPATO, G. ; MELO, M. M. R.. GT 21: Educação e Campo Educacional em Pierre Bourdieu. 2021. Outro
      8. MACHADO, E. R. ; MODESTI, T. ; ROHLING, M. ; COUTO, G. A. ; HOFFMANN, Y. T. ; VALLE, I. R.. II CICLO DE DEBATES | SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO - Contribuições do pensamento de Paulo Freire para uma sociologia da educação brasileira: diálogos possíveis. 2021. Outro
      9. THIESEN, J. S. ; NOVICKI, L. C. ; MIGUEL, J. D. R. ; BARCELLA, J. L. B. ; HOFFMANN, Y. T. ; VALLE, I. R.. II CICLO DE DEBATES | SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO - Políticas de Currículo: Práticas Pedagógicas e Integração Curricular na Educação Básica. 2021. Outro
      10. VALLE, I. R.; ROCHA, J. S. ; BARCELLA, J. L. B.. Oficina: Aspectos que circundam entrevistas em estúdio de TV, rádio e gravações caseiras em vídeo. 2020. Outro
      11. VALLE, I. R.. Extensão Universitária: ?A teoria das práticas sociais de Pierre Bourdieu?. 2019. (Outro).. . 0.
      12. VALLE, I. R.; COUTO, G. A. ; VARALLA, G.. Extensão Universitária: ?Reciclando Conceitos Audiovisuais?. 2019. Outro
      13. BORDIGNON, R. R. ; VALLE, I. R.. Colóquio Internacional. Um projeto para as ciências sociais: o ofício de sociólogo e o trabalho sociológico de Pierre Bourdieu. 2018. Congresso
      14. VALLE, I. R.; BIANCHETTI, L. ; VOLPATO, G.. GT 15 - Educação e Produção de Conhecimento em Pierre Bourdieu. 2018. Outro
      15. PLAISANCE, E. A. ; VALLE, I. R.. A educação inclusiva, debates e controvérsias. 2018. Outro
      16. VALLE, I. R.; DREON, M. ; PINHEIRO, L. S.. Extensão Universitária: "Pensar com e a partir de Pierre Bourdieu". 2018. Outro
      17. MANFIO, J. N. M. ; VALLE, I. R.. Seminário Especial: A sociologia de Zygmunt Bauman e possíveis diálogos com a educação. 2018. Outro
      18. VALLE, I. R.; TURNES, L. ; NOVICKI, L. C.. Extensão Universitária: ?Pierre Bourdieu e suas meditações pascalianas?. 2018. Outro
      19. VALLE, I. R.. XVII Semana da pesquisa, ensino e extensão da UFSC. 2018. (Exposição).. . 0.
      20. DAROS, M. D. ; VALLE, I. R.. Educação e Modernização no Pós-Guerra. 2017. Outro
      21. VALLE, I. R.; DENTZ, S. R. V. ; BARCELLA, J. L. B.. Extensão Universitária: "Justiça social, educação e as lutas por reconhecimento a partir de Axel Honneth e Nancy Fraser". 2017. Outro
      22. VALLE, I. R.; COUTO, G. A. ; SANTOS, M. R.. Extensão Universitária: "Justiça social, educação e as lutas por reconhecimento a partir de Nancy Fraser. 2017. Outro
      23. SOUZA, L. G. C. ; VALLE, I. R.. Conferência - A teoria do reconhecimento em Nancy Fraser. 2017. Outro
      24. SOUZA, L. G. C. ; VALLE, I. R.. Conferência - A teoria do reconhecimento em Axel Honneth. 2017. Outro
      25. VOLPATO, G. ; VALLE, I. R.. Seminário Especial: Formação de Professores: conceitos e perspectivas contemporâneas. 2017. Outro
      26. VALLE, I. R.. Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB). 2016. (Exposição).. . 0.
      27. VALLE, I. R.. Por que ler Os Herdeiros meio século depois?. 2015. (Exposição).. . 0.
      28. SCHLINDWEIN, L. M. ; VALLE, I. R. ; BIANCHETTI, L. ; THIESEN, J. S.. 37ª Reunião Nacional da ANPEd. 2015. Congresso
      29. VALLE, I. R.; PEREIRA, E. A. T. ; SANTOS, T. R.. Diálogos entre Universidade e Escola Básica: pensando a docência e a formação da infância a partir da História e da Sociologia da Educação. 2014. Outro
      30. VALLE, I. R.; SATO, S. R. S. ; SANTOS, T. R. ; MELO, M. M. R.. Memória Docente e Justiça Escolar: Os movimentos de escolarização e de profissionalização do magistério em Santa Catarina. 2012. Exposição
      31. VALLE, I. R.; SILVA, V. L. G. ; DAROS, M. D. ; MELO, M. M. R. ; BARCELOS, A. R. F.. Extensão Universitária: Intelectuais e Educação: Anísio Teixeira. 2011. Outro
      32. GOMEZ, C. G. ; VALLE, I. R.. Séminário Especial: Novas perspectivas teórico-metodológicas da pesquisa em sociologia da educação. 2011. Outro
      33. VALLE, I. R.; DAROS, M. D.. Extensão Universitária: Modernidade, Modernização e Política Educacional. 2010. Outro
      34. VALLE, I. R.; BESEN, D. S. ; SATO, S. R. S. ; MARTINS, M. ; KLITZKE, M. ; SILVA, J. S.. "Todo ponto de vista é a vista de um ponto": O lugar da educação na sociologia de Pierre Bourdieu. 2010. Exposição
      35. VALLE, I. R.. Formação de professores e pesquisadores no uso de novos recursos audiovisuais. 2010. (Outro).. . 0.
      36. VALLE, I. R.; MELO, M. M. R. ; BARCELOS, A. R. F.. Extensão Universitária: Análise e compreensão do cotidiano (escolar). Edição 2010.2. 2010. Outro
      37. VALLE, I. R.. Seminários de Formação Teórica e Metodológica: Movimento de escolarização em Santa Catarina e carreira docente - Edição 2009.1. 2009. (Outro).. . 0.
      38. VALLE, I. R.. Centenário da sociologia da educação: um tributo à Pierre Bourdieu. 2002. (Exposição).. . 0.

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:22:56