Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Atilio Butturi Junior

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2004), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Realizou estágio pós-doutoral no IEL/UNICAMP (2014-2015), sob supervisão do Prof. Dr. Kanavilil Rajagopalan, e estágio pós-doutoral na Faculdade de Filosofia da Ciência da Universidade Nova de Lisboa (2017-2018), com bolsa da CAPES-Brasil, sob supervisão do Prof. Dr. José Luís Câmara Leme. É professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (da área de Linguística Aplicada), onde coordenou o Programa de Pós-Graduação em Linguística (2018-2019). É líder do Grupo de Estudos no Campo Discursivo (UFSC | CNPq) e membro do Grupo de Pesquisa A condição Corporal (PUC-SP | CNPq) e do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA | UFSC | CNPq), editor-chefe da revista Fórum Linguístico, docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC. Tem experiência na área de Linguística, tendo como ponto central de pesquisa os problemas da arqueogenealogia foucaultiana, notadamente referentes ao discurso e à biopolítica. É, atualmente, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ2), com pesquisa dedicada ao dispositivo (crônico) da aids. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/1901170463141361 (29/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Santa Catarina, Reitoria, Pró-Reitora de Pesquisa e Extensão. UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina Trindade 88040900 - Florianópolis, SC - Brasil Telefone: (48) 37219000 URL da Homepage: https://www.ufsc.br
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Lingüística
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2020-Atual. Discurso, biopolitica e excecao: o dispositivo cronico da aids no Brasil
      Descrição: Tendo em vista a complexidade e a amplitude dos debates acerca do conceito de biopolítica nos estudos foucaultianos e as diversas leituras que o conceito têm recebido de acordo com autores distintos, este Projeto de Pesquisa tem por objetivo analisar os discursos, a produção de formas de subjetividade e de resistências, bem como a a produção de uma memória discursiva que tem lugar na rede de enunciados e práticas do dispositivo crônico da aids no Brasil, tendo como recorte temporal o período que se inicia no início da década de oitenta do século XX e vai até os dias atuais. Metodologicamente, parte-se dos estudos foucaultianos sobre a governamentalidade e a biopolítica, além da rede conceitual da arqueogenealogia. Tal aporte teórico-metodológico é complementado, ainda, por outras leituras contemporâneas sobre a biopolítica e o biopoder e por estudos do campo da antropologia da saúde, do gênero e da teoria queer. A hipótese a ser discutida é a da permanência do discurso da abjeção e da precariedade para os corpos e os sujeitos que vivem com hiv, não obstante o acontecimento da cronicidade, da indectabilidade e das práticas e discursos da Terapia Antiretroviral (TARV). Para o estudo, estão previstas etapas de pesquisa e de organização do corpus ? um amplo arquivo a ser selecionado entre discursos jornalísticos, discursos médicos e discursos literários publicados, no Brasil, entre 1981 e 2019 ? bem como outras de publicização de resultados e de cooperação internacional. Em todos os casos, espera-se travar um diálogo interdisciplinar que tenha como ponto de partida os estudos biopolíticos sobre o dispositivo crônico da aids e que possa descrever um painel em que têm espaço a produção de linhas de fuga diante das complexas redes de governo da vida em que nos constituímos e nos quais a linguagem ocupa um papel axial.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Atilio Butturi Junior - Coordenador / Camila de Almeida Lara - Integrante / Arthur Vinicius Anorozo Nunes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Atilio Butturi Junior.
    2. 2017-Atual. Critica e resistencia nos estudos foucaultianos
      Descrição: A proposta de pesquisa de pós-doutoramento, supervisionada pelo professor José Luis Toivola da Câmara Leme e realizada na Universidade Nova de Lisboau tem como objetivo explorar as relações entre os enunciados de resistência e os enunciados de crítica na arqueogenealogia e nos textos do chamado ?último Foucault?, entendendo a importância desse debate para o campo complexo e interdisciplinar dos estudos discursivos. Pretende-se realizar um trabalho de análise discursiva, segundo o viés arqueogenealógico, sobre o surgimento e os deslocamentos do conceito de resistência nos trabalhos de Michel Foucault. Interessa recolocar a problemática da resistência no discurso de Foucault, aproximando-a da leitura que o francês faz de Kant, na forma de uma ontologia crítica, e dos debates pós-estruturalistas acerca da subjetividade e do papel do intelectual (local) no regime de circulação do saber-poder. Os textos a serem analisados, dessa perspectiva, recobrem o período iniciado com a ?aparição? das resistências, na forma de contracondutas, revoltas e indisciplinas (o período que vai, portanto, de A Vontade de Saber até os cursos da ?analítica do poder? e da governamentalidade) até o momento em que Foucault se debruça sobre a epimeleia heautou e a parrêsia, fazendo notar as relações entre a produção da verdade e a produção do sujeito ? suprimidas pelo ?momento cartesiano? ? que se configuram como críticas, espécie de lutas a se travar contra as formas de sujeição à identidade. A partir desse novo binômio resistência-crítica, aponta-se para a hipótese de deslocamento da própria instância da resistência e de seu papel, questionando os limites que as formas aletúrgicas e espirtuais exigem tanto para a sua conceituação (papel da filosofia) quanto para a sua incorporação na forma de lutas (papel da política). Assim, assume-se que essa nova problematização foucaultiana da resistência e da liberdade sugere possibilidades de se pensar modelos de produção de si éticos (as ?estéticas de existência?) que possam oferecer alternativas de criação e de recriação de sujeitos no interior dos dispositivos codificados de saber-poder. Não obstante a importância da empresa de ?resistência crítica?, a pesquisa pretende questionar justamente este novo modelo de resistência e sua importância para os estudos discursivos, atentando para seus limites diante da implacabilidade dos dispositivos, conforme pensados ? em textos anteriores ? pelo filósofo francês.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Atilio Butturi Junior - Coordenador.
      Membro: Atilio Butturi Junior.
    3. 2014-2015. Foucault e Heidegger: uma analise arqueogenealogica
      Descrição: O projeto de pesquisa, desenvolvido em estágio de pós-doutoramento no IEL/UNICAMP, sob supervisão do professor Kanavilil Rajagopalan, tem por objetivo investigar a apropriação do discurso filosófico pelo campo discursivo, via Michel Foucault, e as aproximações e tensionamentos possíveis entre tal apropriação - da ordem de uma "linguística do discurso" - e a problematização da metafísica ocidental engendrada por Martin Heidegger. Destarte, o que se tem em vista é, ainda, um recrudescimento do imperativo de se inquirir tanto sobre a constituição de uma "linguística do discurso" quanto observar as estratégias de assimilação e transformação do discurso filosófico que ora é seu contemporâneo, ora surge entre as séries enunciativas e arquivos que, genealogicamente, a constituem.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Atilio Butturi Junior - Coordenador.
      Membro: Atilio Butturi Junior.
    4. 2014-Atual. Discurso, ontologia critica e resistencias
      Descrição: Considerando a perspectiva de um pensamento aletúrgico vinculado a uma ontologia crítica, solicitada por Foucault - e, afinal, compratilhada por autores tão distintos quanto Derrida, Heidegger e Agamben -, este projeto de pesquisa tem como objetivo geral,descrever e analisar discursos de resistências no interior das regulações, normatizações ou institucionalizações presentes na diversidade de diagramas e dispositivos da contemporaneidade, que se configuram tangenciados ou não por instituições do poder-saber. Nesse esforço, cabe indagar as formas pelas quais os sujeitos se produzem e produzem resistências e tensionamentos, ainda que microfísicas, no interior dos códigos do poder-saber.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) . Integrantes: Atilio Butturi Junior - Coordenador.
      Membro: Atilio Butturi Junior.
    5. 2014-Atual. Generos do discurso e discursos de genero
      Descrição: O projeto tem por objetivo refletir acerca do produção de gêneros, tomados como construção discursiva que permeia as relações entre corpo, desejo e dispositivos sexuais, e as práticas de leitura e escrita escolares que tomam por base o trabalho com gêneros do discurso. Para tanto, a pesquisa está dividida em duas etapas: a primeira, de revisão bibliográfica, análise e documentação, pretende descrever algumas teorias de gênero e sexualidade contemporâneas, notadamente as que se valem da concepção performática do corpo e da produção dos sujeitos. Tal pesquisa vem ancorada, ainda, numa discussão sobre os gêneros do discurso, segundo as concepções bakhtinianas. A segunda etapa consiste em pesquisa de campo, a ser realizada em escolas municipais de Florianópolis, observando práticas e eventos de letramento, em aulas de Língua Portuguesa das séries finais do Ensino Fundamental, que se utilizem de gêneros jornalísticos para: a) desennvolver a competência socio-discursiva dos educandos; b) entabular debates sobre gênero e sexualidadea partir de gêneros típicos da esfera jornalística, a saber: editorial, notícia e entrevista. Para ambas as etapas, o corpus será formado por textos que versem sobre os gêneros e a sexualidade, tomados em sua pluralidade, veiculados tanto pelo Diário Catarinense quanto pela Folha de São Paulo (online). O recorte temporal recobre os meses de junho de 2014 até dezembro de 2015, avaliando os debate recentes sobre os direitos das minorias, cujas condições de produção são constitutivas do processo eleitoral em curso no Brasil. O trabalho será desenvolvido em etapas de leituras orientadas, delimitação do objeto específico, análise do corpus e intervenção escolar. O fundamental é descrever os modos pelos quais as práticas de leitura e escrita escolares, da perspectiva de um diálogo situado com os dispositivos e diagramas genérico-sexuais, fazem notar os gêneros do discurso como processos político-linguísticos e que exigem, portanto, uma relação tensa entre linguagem, o poder e a produção de formas de sujeito e de resistência.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Atilio Butturi Junior - Coordenador.
      Membro: Atilio Butturi Junior.
    6. 2013-2015. Heidegger, Foucault e Derrida: discurso, pos-estruturalismo e pos-metafisica
      Descrição: A pesquisa tem por objetivo fazer um estudo arqueológico que relacione os textos do filósofo alemão Martin Heidegger e os textos dos pensadores franceses Michel Foucault e Jacques Derrida, a partir das retomadas e críticas que os dois últimos fazem tanto da chamada "destruição da metafísica" proposta por Heidegger no parágrafo sexto de Ser e Tempo, quanto da "diferença ontológica", que em Foucault se configura na modalidade da discussão do caráter "empírico-transcendental" das ciências humanas e que em Derrida se apresenta na forma das teoriasda différance e da suplementariedade no tratamento dos empreendimentos do saber. Para tanto, parte-se de uma pesquisa bibliográfica, pautada na leitura e análise de textos dos três autores, bem como de comentadores. Espera-se com a pesquisa contribuir para o entendimento das discussões de análise do discurso pelo viés pós-estruturalista, fazendo notar que há, nas discussões sobre o discurso dos filósofos franceses pós-estruturalistas, uma tomada de posição heideggeriana, crítica e semprre em processo. Portanto, o empreendimento de aprofundamento dos debates em questões como "discurso", "poder", "técnica" e "ciência humanas" requer que se retomes as tensas relações entre a ontologia fundamental heideggeriana e a virada imanentista supostamente liderada por Foucault e Derrida.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Atilio Butturi Junior - Coordenador / Andrei Pedro Vanin - Integrante.
      Membro: Atilio Butturi Junior.
    7. 2012-2014. Discurso de Genero, Homoerotismo e Formas de Subjetivacao.
      Descrição: O projeto tem por objetivo fazer análises de algumas discursividades contemporâneas ligadas ao gênero e à sexualidade, notadamentes aquelas rellacionadas ao homoerotismo, buscando averiguar as formas de objetivação e de subjetivação que cada uma dessas esferas promove. Parte-se de uma perspectiva foucaultiana, descrevendo séries arqueológicas e estratégias genealógicas, observando os agenciamentos institucionais, as táticas micropolíticas e as resistências possíveis. O corpus de análise, dessa perspectiva, contempla os discursos midiáticos (jornais e revistas), sendo o recorte temporal os primeiros anos do século XXI, analisando as relações deflagradas e permitidas pela linguagem. O trabalho será desenvolvido em etapas de leituras orientadas, delimitação do objeto específico e análise do corpus.O fundamental é trazer à tona o discurso das novas formas de sociabilidade e de criação de si, típicos do contemporâneo e de uma suposta ordem pós-moderna dos dizeres e dos saberes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Atilio Butturi Junior - Coordenador / Jéssica Sozo - Integrante.
      Membro: Atilio Butturi Junior.
    8. 2011-2013. Discursividades contemporaneas e formas de subjetivacao
      Descrição: O projeto tem por objetivo fazer análises de algumas discursividades contemporâneas, como aquelas ligadas ao gênero e à sexualidade, à etnia e às identidades urbanas, buscando averiguar as formas de objetivação e de subjetivação que cada uma dessas esferas promove. Parte-se de uma perspectiva foucaultiana, descrevendo séries arqueológicas e estratégias genealógicas, observando os agenciamentos institucionais, as táticas micropolíticas e as resistências possíveis. O corpus de análise, dessa perspectiva, contempla os discursos midiáticos (jornais e revistas), sendo o recorte temporal os primeiros anos do século XXI, analisando as relações deflagradas e permitidas pela linguagem. O trabalho será desenvolvido em etapas de leituras orientadas, delimitação do objeto específico e análise do corpus.O fundamental é trazer à tona o discurso das novas formas de sociabilidade e de criação de si, típicos do contemporâneo e de uma suposta ordem pós-moderna dos dizeres e dos saberes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Atilio Butturi Junior - Coordenador.
      Membro: Atilio Butturi Junior.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (80)
      1. Diversifica Letras.Feminismos e gêneros nas Letras. 2021. (Outra).
      2. II (Re)gressos.Palestrante na Mesa "O PPGL e trajetória: docentes egressos". 2021. (Outra).
      3. II Colóquio Internacional do campo discursivo: pandemias discursivas.Pandemia e resistências. 2021. (Simpósio).
      4. II Colóquio Internacional do campo discursivo: pandemias discursivas.Corpos interseccionais e pandemias discursivas. 2021. (Simpósio).
      5. II Colóquio Internacional do campo discursivo: pandemias discursivas.Corpos interseccionais e pandemias discursivas. 2021. (Simpósio).
      6. Seminário Internacional Fazendo Gênero 12.As políticas públicas de enfrentamento e o desaparecimento da aids. 2021. (Seminário).
      7. Simpósio Internacional Vidas Precárias, Vidas Inventadas.Raw sex, bareback, PREP: precariedade, tecnologias e práticas de desobediência em torno do hiv. 2021. (Simpósio).
      8. Xs prepeirxs e o tecnobiogoverno de si.Xs prepreirxs e o tecnobiogoverno de si. 2021. (Outra).
      9. Abralin ao Vivo.Discurso, corpo, biopolítica. 2020. (Outra).
      10. Discurso em tempos de pandemia.Corpo, regra e contra-conduta na pandemia. 2020. (Outra).
      11. III Seminário (Des)Fazendo Saberes na Fronteira, como a temática ?Lutas e (RE)Existências?.Corpos dissidentes, soropositividade e representações: a ficção de Adelaide Carraro e Herbert Daniel. 2020. (Seminário).
      12. Linguística Live.Poder, Língua, Resistência. 2020. (Outra).
      13. Preenchendo o lattes sem sofrimento.Preenchendo o lattes sem sofrimento. 2020. (Outra).
      14. XII Sinpel.Simpósio Temático Estudos em Linguística Aplicada II: Estudos do Campo Discursivo,. 2020. (Seminário).
      15. XXXV Enanpoll.Os discursos sobre a PREP no dispositivo crônico da aids brasileiro. 2020. (Seminário).
      16. 34º Encontro Nacional da ANPOLL ? ENANPOLL ? Políticas e práticas de viabilização do trabalho da Pós-Graduação em Linguística e Literatura. 2019. (Encontro).
      17. Aula Aberta.O pensamento de Michel Foucault e a Análise do Discurso. 2019. (Outra).
      18. Aula Inaugural do Mestrado em História - PUCSP.A aids e uma história da masculinidade. 2019. (Outra).
      19. II Colóquio Internacional Antropocénico, Biopolítica e Pós-Humanos.Bombadeiras do antropocénico. 2019. (Outra).
      20. II Congresso da Associação de Brasilianistas da Europa. "Bicha é uma raça desgraçada": a produção da promiscuidade no dispositivo brasileiro da aids do século XX. 2019. (Congresso).
      21. IV Instituto de Estudos Linguísticos - Desafios na Formação Docente: Reflexões Acadêmicas no Entremeio Letrado.Sobre o tecnobiodiscursivo. 2019. (Outra).
      22. Seminário de Avaliação de Meio Termo - Letras / LInguística da CAPES. 2019. (Seminário).
      23. V Ciclo de Debates do NELA/UFSC: Linguística Aplicada e Resistência.O tecnobiodiscursivo, as resistências, os limites: racialização e nova direita no Brasil. 2019. (Outra).
      24. VII SIMELP.As micro-narrativas do hiv e as vidas precárias. 2019. (Simpósio).
      25. XIII Semana de Letras da UFSC - as humanidades em tempos neoliberais.As linguagens, os dispositivos e a razão neoliberal. 2019. (Outra).
      26. 4 Colóquio Internacional Queering Luso-Afro-Brazilian Studies. ?As resistências e a biopolítica menor no ativismo da Loka Do Efavirenz. 2018. (Congresso).
      27. Atilio Butturi.Língua, ato e dispositivo. 2018. (Seminário).
      28. Colloque International Foucault, les pères et le sexe. 2018. (Congresso).
      29. Fazendo Pessoas em Tempos Sombrios: Racialização, Necropolítica e Resistências.Inventando a Homossexualidade: Foucault, Hacking e o Racismo Indireto. 2018. (Seminário).
      30. I Colóquio Internacional Antropocénico, Biopolítica e Pós-Humano.Os ciborgues, a TARV, a biopolítica. 2018. (Simpósio).
      31. III Seminário Interdisciplinar em Ciências Humanas: desafios contemporâneos.A coragem revolucionária e a biopolítica menor no dispositivo crônico da aids. 2018. (Seminário).
      32. V Colóquio Internacional de Análise do Discurso - V CIAD.Os limites da resistência: os discursos do HIV e a biopolítica. 2018. (Encontro).
      33. VI Encontro Municipal de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas Medicalização da Vida: entre possibilidades de tratamento e condições de resistência na contemporaneidade.O dispositivo crônico da aids: phármakon, iatroginia e governo. 2018. (Encontro).
      34. XI Colóquio Internacional Michel Foucault. Biopolítica e políticas públicas de saúde para a população LGBT de Florianópolis-SC. 2018. (Congresso).
      35. XI Colóquio Internacional Michel Foucault. Michel Foucaul e a biopolítica. 2018. (Congresso).
      36. XI Colóquio Internacional Michel Foucault.Junkie-Foucault. 2018. (Simpósio).
      37. X Sinpel.Um esboço de narrativa na Linguística. 2018. (Seminário).
      38. 11º Congresso Internacional Fazendo Gênero.Patricia...RomaGaga e os limbos da resistência. 2017. (Seminário).
      39. Género na Arte de Países Lusófonos: Corpo, Sexualidade, Identidade, Resistência.A necropolítica e as resistências no discurso pictórico de Adriana Varejão. 2017. (Outra).
      40. III Seminário Discurso, Cultura e Mídia.Campo discursivo: subjetividade, política e dialogismo. 2017. (Seminário).
      41. Mesa de debate: Natureza ou história: revisitando o debate Chomsky X Foucault.Arqueogenealogia, epistemologia e crítica. 2017. (Outra).
      42. VI Simpósio Mundias de Estudos de Língua Portuguesa.O dispositivo crônico da AIDS e as homossexualidades masculinas no Brasil: medicalização, resistência e codificação. 2017. (Simpósio).
      43. XI Semana Acadêmica de Letras da UFSC.Simpósio Temático LInguagem, poder e resistência nos estudos foucaultianos. 2017. (Outra).
      44. XI Semana Acadêmica de Letras da UFSC.Aplicativos de fast foda, dispositivo crônico da AIDS e biopolítica. 2017. (Outra).
      45. IV Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso.O phármakon e o discurso sobre a terapia antireetroviral. 2016. (Simpósio).
      46. V Ciclo de Debates do NELA.O poder ubuesco e os discursos de maio de 2016. 2016. (Outra).
      47. VII Semana Acadêmica de História: "Pensar a História: Interdisciplinaridade, Temporalidades e Novos Sujeitos".Minicurso: "Foucault e o problema do autor". 2016. (Outra).
      48. X Semana Acadêmica de Letras da UFSC.Autoria, hibirdismo e transgeneridade: Antony Hegarty, Antony e Anohni. 2016. (Outra).
      49. XXXI Encontro Nacional da Anpoll.O dispositivo autoral, a ética e a transgeneridade: um olhar sobre Anohni. 2016. (Encontro).
      50. XXXI Encontro Nacional da Anpoll.Os híbridos e as resistências: uma leitura de Tangerine e Paris is Burning. 2016. (Encontro).
      51. 14ª SEPEX - Semana de Ensino pesquisa e Extensão.Estante - NELA. 2015. (Outra).
      52. 3ª Jornada Internacional de Estudos do Discurso. Discurso, sujeito e sexualidade. 2015. (Congresso).
      53. IX Semana de Letras da UFSC.Ética e resistência no discurso foucaultiano. 2015. (Outra).
      54. XI Encontro do Celsul.Discurso e Sujeito: debates interdisciplinares. 2014. (Seminário).
      55. 10º Seminário Fazendo Gênero: Desafios Atuais do Feminismo.O discurso homossexual no Brasil da afirmação: entre a norma e a resistência. 2013. (Seminário).
      56. 61º Seminário do GEL.O discurso gay na imprensa e a produção da homossexualidade no Brasil na década de setenta. 2013. (Seminário).
      57. 61º Seminário do GEL.O discurso gay na imprensa e a produção da homossexualidade no Brasil na década de setenta. 2013. (Seminário).
      58. II Seminário Internacional de Língua e Literatura da Fronteira Sul.O discurso queer e o dispositivo sexual: apontamentos para uma polêmica. 2013. (Seminário).
      59. II Simpósio Discurso e Fronteiras: língua, sujeito e escola.O discurso homossexual na imprensa do Brasil: análises iniciais. 2013. (Outra).
      60. VII Ciclo de Estudos em Linguagem.O discurso da antropologia brasileira do século XX. 2013. (Outra).
      61. VI SEAD.A homocorporalidade no discurso virtual: entre a virilidade e a efeminização. 2013. (Seminário).
      62. 30º SEURS.Programa de Extensão Sinestésicos 2012: arte, cultura & comportamentos altissonantes. 2012. (Seminário).
      63. 4º Seminário Nacional de Língua e Literatura: Teorias e Ensino - Diálogos entre Discursos.O discurso monossexual na Literatura Brasileira. 2012. (Seminário).
      64. Circuito Erechinense de Artes.A Arte Visual no Cotidiano da Sociedade. 2012. (Outra).
      65. III Colóquio Internacional de Análise do Discurso.A produção da homossexualidade e a codificação moral. 2012. (Outra).
      66. II Semana de Letras: Linguagens em Paralaxe.A(s0 Linguistica(s) e seu(s) objeto(s). 2012. (Outra).
      67. II Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS.Cinema & saberes: socializar e discutir longas-metragens. 2012. (Seminário).
      68. IV Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.A produção da homossexualidade masculina no Brasil e o fantasma da passividade. 2012. (Outra).
      69. XV Feira do Livro de Erechim.Partilhando Leituras: A Espécie Fabuladora. 2012. (Outra).
      70. 29 Seminário de Extensão Universitária da Região Sul.O Programa Sinestésicos. 2011. (Seminário).
      71. 5° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. PROGRAMA DE EXTENSÃO SINESTÉSICOS: ARTE, CULTURA & COMPORTAMENTOS ALTISSONANTES. 2011. (Congresso).
      72. I Conferência de Extensão e Cultura. 2011. (Outra).
      73. II Seminário de Extensão e Cultura.Cultura: experiências e perspectivas. 2011. (Seminário).
      74. I Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão.A UFFS e o discurso jornalístico. 2011. (Seminário).
      75. XII Fórum Nacional de Educação.O projeto Comunica: gêneros discursovos e letramento. 2011. (Outra).
      76. XIV Feira do Livro de Erechim.Partilhando Leituras. 2011. (Outra).
      77. I Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão - UFFS. 2010. (Outra).
      78. IV Seminário Integrado de Pesquisa em Linguistica.Sobre parrêsia e sexualidade pop. 2010. (Seminário).
      79. IX Encontro do CELSUL. O discurso da metafísica na arqueologia foucauldiana. 2010. (Congresso).
      80. SITED. Sobre o dispositivo sexual e as trnagressões. 2010. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (20)
      1. BUTTURI JUNIOR, A.; SOUZA, P. ; LEME, J. L. C. ; SCARSO, D. ; SABOT, P.. Simpósio Vidas Precárias, Vidas Inventadas. 2021. Outro
      2. BUTTURI JUNIOR, A.; SEVERO, C. G. ; PEREIRA, R. A. ; BRAGA, S.. II Colóquio Internacional do Campo Discursivo: pandemias discursivas. 2021. Congresso
      3. BUTTURI JUNIOR, A.; LEME, J. L. C. ; SCARSO, D.. II Colóquio Internacional Antropocénico, Biopolítica e Pós-Humano. 2019. Congresso
      4. BUTTURI JUNIOR, A.; PEREIRA, R. A. ; SEVERO, C. G. ; SOUZA, P. ; BRAGA, S. ; SILVA, F. L. L.. I Congresso Internacional do Campo Discursivo. 2019. Congresso
      5. BUTTURI JUNIOR, A.; PEREIRA, R. A.. (R)egressos. 2019. Congresso
      6. SCARSO, D. ; BUTTURI JUNIOR, A. ; LEME, J. L. C.. I Colóquio Internacional Antropocénico, Biopolítica e Pós-Humano. 2018. Congresso
      7. SOUZA, P. ; BUTTURI JUNIOR, A. ; CAPONI, S. ; CANDIOTTO, C.. XI Colóquio Internacional Michel Foucault: Foucault e as práticas de liberdade. 2018. Congresso
      8. BUTTURI JR., A.; GASPARI, S. ; GUIMARAES, N. S. ; OLIVEIRA, L. C. ; VARGAS, J. E. ; XHAFAJ, D. ; ZANDONA, J. ; MORITZ, M. E. ; GOMES, J. E.. XI Semana Acadêmica de Letras da UFSC - o intelectual ausente: Umberto Eco, semiótica e literatura. 2017. Congresso
      9. BUTTURI JUNIOR, A.; GASPARI, S. ; PEDRALLI, R. ; GUIMARAES, N. S. ; VARGAS, J. E. ; OLIVEIRA, L. C. ; ZANDONA, J.. X Semana Acadêmica de Letras da UFSC. 2016. Congresso
      10. BUTTURI JUNIOR, A.; GASPARI, S. ; PEDRALLI, R. ; ZANDONA, J. ; VARGAS, J. E.. IX Semana Acadêmica de Letras da UFSC. 2015. Congresso
      11. CERUTTI-RIZZATTI, M. E. ; PEDRALLI, R. ; BRAGA, S. ; BUTTURI JUNIOR, A.. III Ciclo de Debates do NELA. 2015. Congresso
      12. CERUTTI-RIZZATTI, M. E. ; RODRIGUES, R. H. ; BUTTURI JUNIOR, A. ; PEDRALLI, R. ; BRAGA, S.. Ciclo de Debates do NELA - II Edição: Ensino e aprendizagem de línguas: olhares com a escola. 2014. Congresso
      13. BUTTURI JUNIOR, A.. Aula Inaugural da Especialização em Teorias Linguísticas Contemporâneas. 2013. (Outro).. . 0.
      14. BUTTURI JUNIOR, A.. Comitê Acadêmico no III Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - III SEPE, fase local - Campus Erechim. 2013. (Outro).. . 0.
      15. SOARES, M. ; FABIAN, E. P. ; BUTTURI JUNIOR, A.. II Colóquio de Filosofia da UFFS - Temas de Epistemologia e Metafísica. 2012. Outro
      16. BUTTURI JUNIOR, A.. II Festival Intermitente de Bandas Sinestésicos. 2012. (Festival).. . 0.
      17. BUTTURI JUNIOR, A.. III Festival Intermitente de Bandas Sinestésicos. 2012. (Festival).. . 0.
      18. BUTTURI JUNIOR, A.. I Simpósio Discurso & Fronteiras. 2012. (Outro).. . 0.
      19. BUTTURI JUNIOR, A.; MARCHESAN, A. C.. Sinestésicos: arte, cultura e comportamentos altissonantes. 2011. Outro
      20. BUTTURI JUNIOR, A.. I Festival Intermitente de Bandas Sinestésicos. 2010. (Festival).. . 0.

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:35