Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Fernanda Coelho Liberali

Fernanda Coelho Liberali é formadora de formadores, pesquisadora e professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no Departamento de Ciências da Linguagem e Filosofia, no PEPG em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, no PEPG em Educação: Formação de Formadores e no PEPG Educação: Currículo. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pós-doutorado pela Universidade de Helsinki, pela Freie Universität Berlin e pela Rutger University. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq; líder do GP/CNPq/PUC-SP Linguagem em Atividade no Contexto Escolar e do Grupo de Estudos em Educação Bi/multilíngue (GEEB); parecerista do CNPq, da CAPES e da FAPESP; representante brasileira do comitê internacional do Simpósio Internacional de Bilinguismo e Educação Bilíngue na América Latina (BILINGLATAM); membro do Eastside Institute Associates e do Global Network da University of Leeds, coordenadora geral do projetos nacionais de extensão e pesquisa Programa Digitmed e Projeto Brincadas e co-fundadora da Global Play Brigade. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/0046483605366023 (18/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise:
  • Endereço: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC/SP, Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem. Rua Monte Alegre, 971 Perdizes 05014001 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 3670800 Fax: (11) 36708503 URL da Homepage: https://www.pucsp.br/pos/lael/
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Lingüística
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2020-Atual. Praticas discursivas na construcao de patrimonios vivenciais
      Descrição: Este projeto surge a partir de um anterior, cujos resultados apontaram o desenvolvimento de repertórios como elemento central na constituição de agências desencapsuladas, transformadoras e crítico-colaborativas, o tipo de agência que se produz em contextos que promovem engajamento real com a vida e a sua expansão intencional. Nessa direção, considera-se que seja possível desenvolver, em espaços escolares, um conjunto de recursos, por meio de discussões, projetos, brincadeiras/performances, grupos de trabalho, dentre outras atividades. Assim, partindo dos estudos sobre patrimônio de saberes, repertório, vivência (perejivanie) e mobilidade, propõe-se uma investigação para analisar práticas discursivas realizadas no projeto de extensão Programa Digitmed, organizado pelo Grupo de Pesquisa Linguagem em Atividades no Contexto Escolar, que envolve gestores, educadores, alunos e pesquisadores, em atividades de formação de formadores do Ensino Básico e Superior. Este estudo tem como objetivo compreender, por meio de análise multimodal, como essas práticas discursivas contribuem para os processos de ensino-aprendizagem a partir da correlação entre o que foi apropriado pelos participantes nas práticas discursivas ao longo de suas vidas e as propostas feitas pela escola para a criação de novas práticas discursivas potencializadoras de maior participação em diferentes esferas da vida humana. Em outras palavras, o foco recai sobre a compreensão da expansão dos recursos constituintes dos patrimônios vivenciais e da expansão da mobilidade para atuar em diferentes esferas da vida.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernanda Coelho Liberali - Coordenador / Francisco Estefogo - Integrante / Valdite Pereira Fuga - Integrante / Maria Cristina Meaney - Integrante / Maria Feliciana da Silva Amaral - Integrante / Penélope Alberto Rodrigues - Integrante / Everton Pessôa de Oliveira - Integrante / Carla Regina Sparano Tesser - Integrante / Viviane Leticia Silva Carrijo - Integrante / Sandra Santella Sousa - Integrante / Rafael da Silva Tosetti Pejão - Integrante / Luciana Kool Modesto-Sarra - Integrante / Bianca Sgai Franco Medeiros - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 3
      Membro: Fernanda Coelho Liberali.
    2. 2017-2021. Digitmed: a construcao de espacos vividos para o desenvolvimento de mobilidade
      Descrição: Este é um programa de intervenção crítico-colaborativa, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Linguagem em Atividades no Contexto Escolar (PUC-SP), que tem como foco o desenvolvimento da mobilidade dos participantes, por meio de projetos desencapsuladores. Os projetos, realizados com escolas públicas e privadas, serão os territórios para a vivência de experiências marcantes nas quais os participantes terão a oportunidade de se apropriar de recursos diversos, que se tornarão um repertório para a ação e a transformação de/em contextos múltiplos e superdiversos. São participantes do projeto: pesquisadores, gestores, intérpretes de libras, professores, estudantes e pais, aprendendo como expandirão suas ações em territórios amplos, com repertórios que possibilitem uma postura de ativista transformador (STETSENKO, 2017).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernanda Coelho Liberali - Coordenador / Maria cecília Camargo Magalhães - Integrante / Francisco Estefogo - Integrante / Valdite Pereira Fuga - Integrante / Maria Cristina Meaney - Integrante / Maria Feliciana da Silva Amaral - Integrante / Jéssica Aline Almeida Dos Santos - Integrante / márcia pereira de carvalho - Integrante / beatriz feliciana amaral - Integrante / Francisco Afrânio Teles - Integrante / Everton Pessôa de Oliveira - Integrante / Clarissa Coelho Liberali - Integrante / Tatiane Nunes Valente - Integrante / Elizabeth Tagliatella Orfão - Integrante / Erika de Oliveira Haydn - Integrante / Josafá Miranda dos Santos - Integrante / Luila Barrozo - Integrante / Paulo Henrique Rodrigues - Integrante / Tânia De Fátima Rocha - Integrante / Carla Regina Sparano Tesser - Integrante / Viviane Leticia Silva Carrijo - Integrante / Sandra Cavaletti Toquetão - Integrante / Euler Sandeville Junior - Integrante / Maria Nazareth Moreira Vasconcelos - Integrante / Renata Pereira Pardim - Integrante / Milena Maria Nunes de Matos Carmona - Integrante / Lizandra Quintal Nabôas - Integrante / Sarah Bento dos Santos Silva - Integrante / Iranara Saraiva Alves Feitoza - Integrante / Ederson Rodrigues Cordeiro - Integrante / Cristina Rosa David Pereira da Silva - Integrante / Sandra Santella de Sousa - Integrante / (Eric Rodrigues dos Santos - Integrante / Rita Cássia Lopes Capobianco - Integrante / Cintia Zatz - Integrante / Thiago Terres - Integrante / Nordeci de Lima Silva - Integrante / Maria Daiane Cavalcante da Silva - Integrante / Daniela Oliveira Silva - Integrante / Lucas Regis dos Santos - Integrante / Luciano França Marinho - Integrante. Financiador(es): Plano de Incentivo à Pesquisa (PIPeq) - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 140 / Número de orientações: 3
      Membro: Fernanda Coelho Liberali.
    3. 2017-2019. Concepcoes de lingua e literatura: acao de pesquisa colaborativa e interinstitucional
      Descrição: O Projeto Concepções de língua e literatura: ação de pesquisa colaborativa e interinstitucional, organizado pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da Universidade Federal de Sergipe, campus São Cristóvão, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (FLP/USP) e o Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (LAEL/PUC-SP), núcleos de excelência em pesquisa na área de Letras e Literatura, visa prioritariamente a produção conjunta de um programa de formação de professores em relação ao ensino de leitura e literatura, tendo em vista os resultados obtidos na Prova Brasil, realizada em 2013, que indicaram apenas 17% dos estudantes do 5° ano do ensino fundamental e 13% dos estudantes do 9º ano com aprendizado adequado na competência de leitura e interpretação de textos no estado de Sergipe. Os pesquisadores envolvidos neste projeto possuem trajetórias acadêmico-cientificas que permitirão orientar os professores de educação básica na análise de textos escritos e orais, identificados na esfera cotidiana e literária, compreender os processos de persuasão depreendidos de textos em circulação na sociedade, investigar, em perspectiva cognitivo-funciona, as relações entre o léxico-gramatical e o semântico pragmático no sentido de preparar o estudante para a produção e para a interpretação critica de textos, realizar um trabalho linguístico com o texto literário e promover a reconstrução da identidade profissional dos docentes durante a elaboração do planejamento de projetos de leitura, por meio da metodologia critico-colaborativa, que estimula as de docentes e discentes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernanda Coelho Liberali - Integrante / Maria cecília Camargo Magalhães - Integrante / Isabel Cristina Michelan de Azevedo - Coordenador / Taysa Mércia dos Santos Souza Damaceno - Integrante / Alberto Rolphe Bruno - Integrante / Raquel Meister Ko Freitag - Integrante / Paulo Roberto Gonçalves Segundo - Integrante / Zilda Gaspar Oliveira de Aquino - Integrante / Elis de Almeida Cardoso Caretta - Integrante / Angela BrambiIla Cavenaghi Themudo Lessa - Integrante. Financiador(es): (CAPES) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Fernanda Coelho Liberali.
    4. 2016-2019. Mobilidade na formacao de agentes: desencapsulacao na construcao de propostas curriculares
      Descrição: Os resultados do projeto, em desenvolvimento de 2016 a 2019, apontaram importantes conquistas com relação à expansão de mobilidade dos sujeitos em contextos de desencapsulação curricular. Esses resultados contribuíram no alcance das seguintes metas: organização e apresentação em simpósios, fóruns e demais eventos científicos nacionais e internacionais qualificados, publicação de artigos e capítulos, integração de extensão e pesquisa, fortalecimento da rede de contatos nacionais e internacionais, oferta de disciplinas e de seminários de pesquisa, inclusão de pesquisadores e estudantes de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado na produção e na divulgação de conhecimentos sobre formação de educadores e de formadores, desencapsulação curricular, mobilidade e agência.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernanda Coelho Liberali - Coordenador / Maria Cristina Damianovic - Integrante / Monica Lemos - Integrante / Francisco Estefogo - Integrante / Daniela Aparecida Vendramini Zanella - Integrante / NIlton Eduardo Mendes Pinto - Integrante / márcia pereira de carvalho - Integrante / Everton Pessôa de Oliveira - Integrante / Angelica Miyuki Farias - Integrante / Maria Regina dos Passos Pereira - Integrante / Fernanda Cristina Lombardi Guidi - Integrante / Francisco Afranio Rodrigues Teles - Integrante / Daniela Andreza Rodrigues Bartholo - Integrante / Lígia Gomes Salgueiro Kemmer - Integrante / Karina Cristina de Azevedo Cardoso - Integrante / Mariza Aparecida Santos da Silva - Integrante / Natália Peixoto Trevisan - Integrante / Tatiane Nunes Valente - Integrante / Maria Antonieta Giovedi - Integrante / Elizabeth Tagliatella Orfão - Integrante / Erika de Oliveira Haydn - Integrante / Josafá Miranda dos Santos - Integrante / Luila Barrozo - Integrante / Paulo Henrique Rodrigues - Integrante / Susan Ann Rangel Clemesha - Integrante / Tânia De Fátima Rocha - Integrante / Brenda Padre Treco - Integrante / Carla Regina Sparano Tesser - Integrante / Marisol Patricia Saucedo Revollo Lage - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 295 / Número de orientações: 1
      Membro: Fernanda Coelho Liberali.
    5. 2016-2018. Performando por uma agencia critico-colaborativa
      Descrição: The project focused on data collected in the workshops of the Digit-m-ed/ hipperconnecting- Brazil Extramural Project from 2013 to 2018. Data from videorecordings of workshops, interviews and surveys were part of the material analyzed for the articles, chapters, presentations and lectures given (see below). The results point out the essential role of play and performance in creating dramatic events. Vygotsky (1934/1987) emphasized the need to understand human beings in goal oriented activities, but he focused on perezhivanie as a central concept to understand the complexity of the individual?s developmental process. For Vygotsky (1934/1994), drama, or social emotional collision experienced by contradictions among individuals (interpersonal), is the basis for intrapersonal development. According to the author, experiences lived with others, which refers to a dramatic event, are refracted and may be also individually experienced. Vygotsky calls perezhivanie this complex nexus of psychological processes, including emotions, cognitive processes, memory and even volition, that is a particular prism, through which the individual internalizes the collective experience. Based on this, Veresov (2016) associates perezhivanie to the psychological development since he understands internalization as ?a process of becoming intra-psychological as a unique combination of higher mental functions (psychological systems) of an individual within social contexts? (p.140). We could say that the dramatic lived experiences with the other, through play and performance, become lived experiences with oneself. According to Stanislavsky (1938/2007), art creates the life of the human spirit, so it does not imitate the audience, but brings them life from within. In order to do so, the playwright emphasized the importance of the lived experience (perezhivanie). He suggests that it would be necessary to feel and understand with our internal and external lives in order to open and bring up the life of the actor. Stanislavsky used perezhivanie as a tool to enable actors to create characters from their own lived-through experiences. Zaltron (2012) explains that, for Stanislavsky, perezhivanie should cross the actor on the scene in order to create a real connection with the audience. In a way, it could be connected to the idea of the construction of agency by the subjects in plays and performances. Our results show that, in the Digit-M-Ed Project, play and performance created opportunities for participants to go through dramatic events and, in this process, experience perezhivanie as a movement that led them beyond who they were.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernanda Coelho Liberali - Coordenador / Maria cecília Camargo Magalhães - Integrante / Francisco Estefogo - Integrante / Maria Cristina Meaney - Integrante / Camila Santiago - Integrante / Maria Feliciana da Silva Amaral - Integrante / Maria Regina dos Passos Pereira - Integrante / Maurício Canuto - Integrante / Jéssica Aline Almeida Dos Santos - Integrante / Guilherme Rittner - Integrante / Carrie Lobman - Integrante / Lois Holzman - Integrante / Gwen Lowenheim - Integrante / Angela BrambiIla Cavenaghi Themudo Lessa - Integrante. Financiador(es): Plano de Incentivo à Pesquisa (PIPeq) - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 78
      Membro: Fernanda Coelho Liberali.
    6. 2015-2017. Digit-M-Ed hiperconectando: Formacao critico-colaborativa para a desencapsulacao curricular
      Descrição: Este projeto coletivo de pesquisa e de extensão teve como objetivo investigar uma proposta de intervenção para reformulação curricular, DIGIT-M-ED/Brasil, realizado com escolas públicas e privadas, para o trabalho com saberes múltiplos, a partir de formação crítico-colaborativa. Nessa proposta, pesquisadores atuaram junto a um grupo de educadores e alunos (surdos e ouvintes) na discussão, idealização, construção, implementação e reelaboração de propostas de transformação curricular. Realizada em instituições de ensino superior e de educação básica de São Paulo, Ceará e Piauí, a proposta teve como sujeitos: pesquisadores, gestores, professores e estudantes, aprendendo como se tornarem formadores. Os dados para análise foram produzidos e coletados por meio de gravações, em áudio e vídeo, notas de campo das várias atividades conduzidas e de cópias de materiais construídos pelos participantes. O material multimodal foi descrito, analisado e interpretado com base em uma perspectiva dialógico-enunciativa. Resultados apontam para formas agentivas de participação dos alunos, para a necessidade de desenvolvimento da argumentação colaborativa como forma de participação e para a desencapsulacão como central para a vida das escolas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Fernanda Coelho Liberali - Coordenador / Maria Cristina Damianovic - Integrante / Maria Cecília C Magalhães - Integrante / Maria Cristina Meaney - Integrante / Camila Santiago - Integrante / Maria Regina dos Passos Pereira - Integrante / Henrique Bovo Lopes - Integrante / Clarissa Liberali - Integrante / Jéssica Aline Almeida Dos Santos - Integrante / Samanta Malta Pereira da Silva - Integrante / Guilherme Rittner - Integrante / andré Zappalenti - Integrante / Francisco Afrânio Teles - Integrante / Everton Pessôa de Oliveira - Integrante / viviane carrijo - Integrante / Francisco Amancio Cardoso Mendes - Integrante / Maria Feliciana da Silva Amaral - Integrante / Shirley Adriana de Sousa Silva - Integrante / Beatriz Feliciana do Amaral - Integrante. Financiador(es): Plano de Incentivo à Pesquisa (PIPeq) - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 70
      Membro: Fernanda Coelho Liberali.
    7. 2012-2014. Global Perspectives on Learning and Development with Digital Video-Editing Media: A Qualitative Inquiry in Everyday Lives of Marginalized Young People
      Descrição: Este projeto de dois anos de colaboração intensa entre a Universidade de Creta, o Instituto de Educação de Londres, a Universidade de Londres, a Universidade Estadual de Psicologia e Educação de Moscou, a Universidade Gratuita de Berlin, a Universidade Jawaharlal Nehru e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo teve como tema o estudo das perspectivas globais sobre aprendizagem e desenvolvimento com mídia de edição de vídeos digitais (Digital Video-Editing Media). Investigou, de forma qualitativa, como jovens marginalizados usavam as mídias digitais e de que forma esses usos atuavam na constituição de suas identidades. O intercâmbio entre os pesquisadores teve como foco o trabalho das dimensões sociais, culturais, educacionais, e multimídiaticas que envolvem a práticas cotidianas com ênfase no uso de aparelhos utilizados para capturar, editar e divulgar dados em forma de vídeos. Os objetivos do projeto envolveram o desenvolvimento de uma metodologia inovadora para os estudos interculturais, interdisciplinares e comparativos, de mídias digitais emergentes e práticas tecnológicas, com atenção especial às vozes e perspectivas dos jovens envolvidos nesta pesquisa. O projeto possibilitou uma construção mais completa e criativa de uma sinergia de pesquisa sólida entre as tradições alemã e indiana acerca de pesquisas antropológicas e sociológicas sobre a juventude; conhecimentos britânicos sobre análise de mídia; pesquisas brasileiras e gregas sobre a juventude; e teorias de aprendizagem russas. Os instrumentos teóricos e metodológicos se basearam na psicologia pós-vygotskiana e teoria da aprendizagem, na análise multimodal e na pesquisa antropológica. Os resultados de pesquisa foram sintetizados em livro internacional e os resultados prático-teóricos se materializam em propostas didáticas ainda em desenvolvimento nas escolas participantes do projeto no Brasil e da Grécia. O projeto foi financiado pela Fundação Marie Curie Actions - International Research Staff Exchange Scheme (IRSES) ? França.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Fernanda Coelho Liberali - Integrante / Maria cecília Camargo Magalhães - Integrante / Angela Brambilla Cavenaghi Themudo Lessa - Integrante / Maria Cristina Meaney - Integrante / Camila Santiago - Integrante / Michalis Kontopodis - Coordenador / Anil Kumar Patel - Integrante / Arcady Margolis - Integrante / Carey Jewitt - Integrante / Christoph Wulf - Integrante / Gunther Kress - Integrante / Gurram Srinivas - Integrante / Iris Clemens - Integrante / Jeff Bezemer - Integrante / Maitrayee Chaudhuri - Integrante / Manolis Dafermakis - Integrante / Martin Bittner - Integrante / Natalya Ulanova - Integrante / Norval Baitello - Integrante / Sara Price - Integrante / Sofia Triliva - Integrante / Vitaly Rubtsov - Integrante / Maurício Canuto - Integrante / Jéssica Aline Almeida Dos Santos - Integrante / Bruna Soares Cababe - Integrante / Guilherme Rittner - Integrante. Financiador(es): Marie Curie Actions? International Research Staff Exchange Scheme (IRSES) - Outra. Número de produções C, T & A: 24
      Membro: Fernanda Coelho Liberali.
    8. 2012-2014. Collective intentionality in the production of objects in the Creative Chains
      Descrição: This post-doctoral study, a part of the Project Gestão em Cadeia Criativas, aimed to answer the question of how objects interweave different activities of a large creative network of activities in a project in the City Secretariat of Education of São Paulo. It emphasized a discussion of the role of the object of activities and the way these objects, though elusive (Engestrom, 2008: 204), give purpose and directionality to the activities. Besides, it connected the development of the object to the interplay between personal senses and collective meanings for understanding collective intentionality as an essential aspect of the transformation of totality. The research debated the role of objects in the chain of activities of a large scale management project with the elementary and middle school levels of the Secretary of Education of São Paulo/ Brazil. It had as its main concept and emphasis the formation of the concept of management in education. The project was organized in a Critical Collaborative Perspective of intervention (Magalhães and Fidalgo, 2010) which involved the position of the researchers and practitioners as apprentices throughout the research process and the role of collaboration as an essential issue for the development of all of those involved.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Fernanda Coelho Liberali - Coordenador / Monica Ferreira Lemos - Integrante / Yrjö Engeström - Integrante. Número de produções C, T & A: 29
      Membro: Fernanda Coelho Liberali.
    9. 2012-2014. Project Multimedia use and the classroom - bringing students realities into classroom and vice-versa
      Descrição: The Post- Doctoral Project Multimedia use and the classroom - bringing students realities into classroom and vice-versa is the first moment of the Transforming teaching and learning through Multimedia Extramural Project, a Brazilian collaborative intervention project, developed as part of the interinstitutional project Global Perspectives on Learning and Development with Digital Video-Editing Media: A Qualitative Inquiry in Everyday Lives of Marginalized Young People (DIGIT-MED), coordinated by Michalis Kontopodis. The overarching aim of the Brazilian Project was the development of forms of organizing school curriculum and practices in order to connect and transform students? reality with the support of schools. It answers a demand from impoverished communities in São Paulo to increase the potential of schools in transforming the usual ways in which kids and teens from these communities live by. The first moment involved understanding how young people from marginalized urban spaces with little access to or poor performances in official schooling employ new media to self-initiate and organize learning activities as well as to achieve identity formation or other developmental psychological task that could be of importance to them given their everyday life context. This aim was in line with the interinstitutional project and was mainly developed through 2012 and 2013. During this phase, the Brazilian research group was involved in developing the necessary expertise in the new area of study demanded for the project. It was an important moment for theoretical development and for contextual evaluation of the schools which would become members of the project.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . Integrantes: Fernanda Coelho Liberali - Coordenador / Michalis Kontopodis - Integrante / Christoph Wulf - Integrante. Financiador(es): Marie Currie Actions International Research Staff Exchange Scheme - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: Fernanda Coelho Liberali.
    10. 2011-2016. Gestao Escolar em Cadeias Criativas
      Descrição: Este projeto teve como objetivo a investigação crítica do conceito bem como da ação de gestão no quadro da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural, em sua interface com a organização argumentativa das atividades de Cadeias Criativas. Este estudo se fundamentou na Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural, que compreende que os sujeitos, historicamente, constituem-se e aos demais por meio de relações mediadas com mundo. Para a realização deste trabalho na perspectiva da Pesquisa Crítica de Colaboração, dois movimentos foram realizados. Primeiro, o estudo se desenvolveu por meio de pesquisa bibliográfica sobre o conceito de gestão em contextos empresariais e escolares e estabeleceu relação com discussões no quadro da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural. Segundo, para a pesquisa sobre a prática, o corpus foi construído a partir de dados do Programa Ação Cidadã, do Projeto DIGIT-M-ED e de assessorias junto à Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Esses dados foram recuperados na forma de gravações em áudio e vídeo, notas de campo e cópias de materiais impressos e de tarefas realizadas em meio digital. O corpus foi analisado conforme a perspectiva dialógico-enunciativa, cujas categorias enunciativo-discursivo-linguísticas são construídas a partir dos contextos das atividades enfocadas. Os resultados indicam que diferentes atividades, trabalhadas intencionalmente por meio da argumentação, promovem maior participação de diferentes agentes da escola na produção dos objetos percebidos como necessários ao seu desenvolvimento. O compartilhamento desses objetos e a organização de atividades encadeadas para seu alcance mostraram-se como centrais na transformação das realidades escolares estudadas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (4) . Integrantes: Fernanda Coelho Liberali - Coordenador / Monica Lemos - Integrante / Rosemary Hohlenwerger Schettini - Integrante / Daniela Aparecida Vendramini Zanella - Integrante / NIlton Eduardo Mendes Pinto - Integrante / Renata Philippov - Integrante / Camila Santiago - Integrante / Daniela Miranda da Costa Macambira - Integrante / Giselle Maria Magnossão Vilar de Carvalho - Integrante / Maria do Socorro Ferreira Gomes - Integrante / Maria Regina dos Passos Pereira - Integrante / Penélope Alberto Rodrigues - Integrante / Henrique Bovo Lopes - Integrante / Silvia Beraldo - Integrante / Bruna Soares Cababe - Integrante / Samanta Malta Pereira da Silva - Integrante / Camila Teixeira Dias - Integrante / Marcela Moura Motta - Integrante / Marta de Las Mercedes Contardo Jaramillo - Integrante / MARGARETH GUIDARA GATTO - Integrante / Francisco Afrânio Teles - Integrante / Adriano Borba Correa - Integrante / Eliana Maciel Cacero - Integrante / Fernando Mansano Cruz - Integrante. Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Auxílio financeiro / (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 199
      Membro: Fernanda Coelho Liberali.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Aprovação do MEC para o livro "Atividade Social nas Aulas de Língua Inglesa" - 40891 cópias vendidas, MEC.. 2011.
      Membro: Fernanda Coelho Liberali.
    2. Melhor Trabalho de Iniciação Científica (Linguistíca) - Educação Bilíngue: para a formação do cidadão (Larissa Correa Martins), PUC-SP e PIBIC-CEPE.. 2010.
      Membro: Fernanda Coelho Liberali.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (99)
    1. 1º Ciclo de Formação e Desenvolvimento Docente. 2021. (Oficina).
    2. 2021 Global Conference on Hip Hop Education. Brincada Jovem (Youth Play Brigade): voices of resistance in Hip Hop. 2021. (Congresso).
    3. Applied Improvisation Network Conference.AIN: The power of "viable unheard of" in the Brincadas Project (workshop). 2021. (Outra).
    4. Café com a ALAB.Mediadora na palestra ?Educação multilíngue: o ensino de línguas adicionais em diferentes contextos?. 2021. (Outra).
    5. Café com ALAB - Associação de Linguística Aplicada do Brasil.Educação multilingue: o ensino de línguas adicionais em diferentes contextos. 2021. (Outra).
    6. IV Colóquio Raça e Interseccionalidades.Multiletramento Engajado para um educação antirracista (no IV Colóquio de Raça e Interseccionalidade. 2021. (Outra).
    7. IV Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores do Brasil.GP LACE NA FORMAÇÃO ENGAJADA. 2021. (Simpósio).
    8. Play Perform Learn Grow (PPLG) 2021: Creating Belonging in Times of Pandemic. Brincadas Project : Playing the viable unheard of. 2021. (Congresso).
    9. Play Perform Learn Grow (PPLG) 2021: Creating Belonging in Times of Pandemic.Brincada project for antiracist education. 2021. (Oficina).
    10. Semana Acadêmica Integrada ? Educação para a Ciência.Paulo Freire, Ciência e Pensamento Crítico.. 2021. (Outra).
    11. Seminário Internacional de Pesquisa: Vygotsky e Mudança Social.SIP: Vygotsky e Mudança Social com Luciane Schlindwein. 2021. (Seminário).
    12. Seminário Internacional de Pesquisa: Vygotsky e Mudança Social.Vygotsky e Mudança Social com Michael Cole. 2021. (Seminário).
    13. Seminário Internacional de Pesquisa: Vygotsky e Mudança Social.Vygotsky e Mudança Social com Beth Ferholt (CUNY). 2021. (Seminário).
    14. Sphere International Seminar 2021.SPHERE: Educação Bilíngue Pública: uma proposta para equidade. 2021. (Seminário).
    15. Sphere International Seminar 2021.Multiletramento Engajado para um educação antirracista. 2021. (Seminário).
    16. XII Encontro de Pós- Graduandos em Estudos Discursivos (EPED-USP).Multiletramento Engajado como Pedagogia Insurgente (minicurso). 2021. (Encontro).
    17. XVII Encontro de Formação de Professoras/es de Línguas (ENFOPLE) e XX Encontro de Professores de Língua Estrangeira (EPLE),.Construindo o inédito viável para superar a necroeducação (conferência). 2021. (Encontro).
    18. Ciclo de Debates Conexão Letras -Espanhol e Português como LínguasEstrangeiras (LEPLE).Formação docentena educação bi/multilíngue. 2020. (Outra).
    19. ECV2020 - Early Childhood Voices 2020 Conference Proceedings. The multimodal analyses to children?s voices. 2020. (Congresso).
    20. I CIESD ? Congresso Internacional de Estudos Sociodiscursivos & VI SENAL ? Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento.. Alfabetização versus letramento: o que há por trás dessa falaciosa dicotomia?. 2020. (Congresso).
    21. II En_LETRA - Encontro de Pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução.A construção de justiça e de participação social: o papel da linguagem. 2020. (Outra).
    22. International ISCAR Summer Seminar for PhD Students.Critically Collaborating to create the viable unheard of - connecting Vygotsky and Freire to deal with a devastating reality. 2020. (Outra).
    23. LAEL Webinar - Para que ensinar gênero? Questões pedagógicas e didáticas, by Carlos Gouveia on August 14th 2020. 2020. (Outra).
    24. LAEL Webinar series - Black Lives Matter Letramento Racial Crítico no contexto brasileiro, by Aparecida de Jesus Ferreira. 2020. (Outra).
    25. LAEL Webinar series - Correlation, collocation and cohesion: A corpus-based critical analysis of violent jihadist discourse, by Tony McEnery. 2020. (Outra).
    26. LAEL Webinar series - Critical communication studies in the time of pandemic, by Peter Jones on June 30th 2020. 2020. (Outra).
    27. LAEL Webinar series - Para que ensinar gênero? Questões pedagógicas e didáticas, by Carlos Gouveia on August 14th 2020, lasting 1h30, which was streamed via Zoom.. 2020. (Outra).
    28. LAEL Webinar series - Teorias queer, performatividades e ideologia linguística, by Luis Paulo Moita Lopes on June 25th 2020. 2020. (Outra).
    29. LAEL Webinar series - World English; my all-time hobby horse, by Kanavillil Rajagopalan on June 16th 2020. 2020. (Outra).
    30. Webinar Bilingual Voices. O desenvolvimento de agência e Educação Bilíngue. 2020. (Exposição).
    31. Webinar Singularidades.Formação de professores: qual a perspectiva da proposta das diretrizes nacionais?. 2020. (Outra).
    32. XI Simpósio Ação Cidadã - Construindo o inédito-viável em tempos de pandemia.A potência afetiva na transgressão de discursos opressores. 2020. (Simpósio).
    33. XI Simpósio Ação Cidadã - Construindo o inédito-viável em tempos de pandemia.Análise multimodal das narrativas digitais produzidas pelas crianças e suas famílias antes e durante a pandemia. 2020. (Simpósio).
    34. XIX Jornadas Andinas de Literatura Latinoamericana de Estudantes.Interculturalidade crítica e patrimônio vivencial. 2020. (Outra).
    35. 2019 Asia-Pacific Cultural-Historical Activity Research Summer School.Performing the viable unheard of in Brazil. 2019. (Outra).
    36. 8th Nordic ISCAR: Nordic Conference on Cultural and Activity Research. Daring to resist in a context of oppression: A Brazilian project for de-encapsulation. 2019. (Congresso).
    37. EDUCATION FOR THE FUTURE: LOCAL AND GLOBAL PERSPECTIVES.Multiliteracies, resistance and critical transformative education in Brazil. 2019. (Seminário).
    38. International Society for cultural-historical and Activity Research. Digit-M-ed/Brazil: critical collaborative interventions in schools (resisting expanding in unsettled times. 2019. (Congresso).
    39. JILAC - II Jornada Internacional de Linguística Aplicada Crítica.A importância do evento dramático na formação de formadores. 2019. (Outra).
    40. Sphere International Seminar.Construindo a mobilidade para desenvolver agências transformadoras. 2019. (Seminário).
    41. X Colóquio de Reflexão e Formação de Gestores da Educação Infantil e Anos Iniciais.A gestão da Escola no século XXI e os desafios das Metodologias Ativas da Aprendizagem. 2019. (Outra).
    42. X Colóquio Nacional da Afirse: pesquisa e formação: diálogos possíveis.Resistência e transformação na pesquisa de intervenção formativa no Brasil. 2019. (Outra).
    43. XI Congresso Internacional da ABRALIN 50 ? Linguística na Contemporaneidade: Desafi os, Debates e Propostas. Educação Multicultural e o conceito de patrimônio vivencial. 2019. (Congresso).
    44. X SIAC e o V Fórum ISCAR BRASIL: resistir-expandir.Programa Digitmed: a construção de espaços vividos para desenvolvimento da mobilidade. 2019. (Outra).
    45. X SIAC e V Fórum Iscar Brasil: resistir-expandir.GP LACE - Resistir-expandir: a práxis em tempos de crise. 2019. (Outra).
    46. 39th Annual Applied Linguistics Winter Conference of the New York State Teachers of English to Speakers of Other Languages. Culture-Creators: a fun, philosophical approach to creating communities of language-learners. 2018. (Congresso).
    47. 39th Annual Applied Linguistics Winter Conference of the New York State Teachers of English to Speakers of Other Languages. Developing Possibilities in a Superdiverse World - Plenary Speaker1. 2018. (Congresso).
    48. Annual Meeting of the American Educational Research Association.What is a 21st Century Activist Scholar to Do?. 2018. (Encontro).
    49. CIELIN - II Conferência Internacional de Estudos da Linguagem. Formação de formadores na educação multilíngue: as virtudes da resistência. 2018. (Congresso).
    50. I Congresso de Educação, Tecnologia e Conhecimento - CETEC. A gestão escolar na perspectiva de uma escola implicada com a aprendizagem. 2018. (Congresso).
    51. II Simpósio Nacional Psicologia e Compromisso Social. 2018. (Simpósio).
    52. IV Seminário Internacional de Estudios sobre Discurso y Argumentación. 2018. (Seminário).
    53. LAEMOS Conference: Organizing for Resilience, Scholarship in Unsettled Ttimes. 2018. (Outra).
    54. Performing the World 2018: Let?s develop!. Performative Interventions in Schools: resisting-expanding in unsettled times. 2018. (Congresso).
    55. Innovations and epistemological challenges in applied linguistices. 2017. (Congresso).
    56. IV Fórum ISCAR- Brasil Cenários da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural nos Contextos dos Grupos de Pesquisa do Brasil. Apresentação de trabalhos, mesa-redonda: um panorama geral da TASCH em diferentes contextos. 2017. (Congresso).
    57. IV Fórum ISCAR- Brasil Cenários da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural nos Contextos dos Grupos de Pesquisa do Brasil. 2017. (Congresso).
    58. Fórum EntreLACEs Escola-Mundo.Projeto Digit-M-ed: Uma Proposta de Desencapsulação Curricular. 2016. (Outra).
    59. Fórum EntreLACEs Escola-Mundo.Argumentação e Gestão Crítico-Colaborativa. 2016. (Outra).
    60. Fórum EntreLACEs Escola-Mundo.Colaboração multicultural em discussões bilíngues LIBRAS-Português no projeto Digit-M-ed Brasil. 2016. (Outra).
    61. 6 Seminário Internacional de Linguística (SIL). O projeto Digit-M-ed/ Brasil e a reestruturação curricular trandisciplinar por meio dos multiletramentos. 2015. (Congresso).
    62. VIII SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. 2015. (Simpósio).
    63. VIII SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Gêneros do discurso e multiletramentos: uma proposta de reestruturação curricular transdisciplinar para aprendizagem e desenvolvimento na construção de agência transformadora. 2015. (Simpósio).
    64. Digit-Med- Global Perpesctives on Learning and Development with Digital Vídeo- Editing Media. A. Using Multimedia at school: the view of Brazilian students from under priviledge communities. 2014. (Congresso).
    65. ISCAR- Sidney for Cultural and Activities Research. 2014. (Outra).
    66. Bilinglatam.Bilinglatam- Creativity and Collaboration in a bilingual education- like context: the Multicultural education. 2013. (Simpósio).
    67. Creative Chain of School Activities to transform Brazilian realities.Creadle- Creative Chain of School Activities to transform Brazilian realities. 2013. (Seminário).
    68. Currículo e Avaliação de Práticas Educativas rumo à construção de uma Cidade Educadora.Gestão Escolar e agência interdependente. 2013. (Outra).
    69. Digit-Med. The Reasrch Group Language in Activities in School Contexts-LACE- and the world transformation trough research. 2013. (Congresso).
    70. DIGIT-M-ED Global perspectives on learning and development with digital video-editng media: a qualitative inquiry in everyday lives of marginalized young people.Using multimdeia at school: the view of Brazilian students form underprivileged communities. 2013. (Simpósio).
    71. INPLA-SIL. 2013. (Congresso).
    72. IV Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. V Congresso Latino-Americano de Formação: Gestão Crítico-Colaborativa. 2013. (Congresso).
    73. Prosa Centro de Estudos- Colégio Santo Américo.Gestão Escolar em Cadeias Criativas: Diretor, Coordenador, Professor e Alunos como Gestores de Transformação. 2013. (Seminário).
    74. Semana Digit Med.Global Perspectives on Learning and Development with Digit@l Video-Editing Media. 2013. (Seminário).
    75. Semana Digit- M- ed. Generating and Exploring Creative Chains of Activities: Sense, Meaning and Argumentation in School Transformation. 2013. (Congresso).
    76. EGOS Colloquium. School Management in Creative Chains: A Process for Schools Transformations. 2012. (Congresso).
    77. II Fórum ISCAR Brasil. Grupo de Pesquisa Linguagem em Atividades no Contexto Escola (LACE): A linguagem na formação de educadores e alunos colaborativos, críticos e criativos. 2012. (Congresso).
    78. III Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade.Pesquisa e transformação em comunidades escolares. 2012. (Simpósio).
    79. II Simpósio Nacional LAELI e I Simpósio Nacional LIGUE.LAELI: Argumentação e Produção de Conhecimento em Contextos Escolares. 2012. (Simpósio).
    80. Minicurso Language Democracy and Hegemony. 2012. (Outra).
    81. Performing the World. Perfoming Management in Creative Chains. 2012. (Congresso).
    82. Performing the World. The Research Group Language in Activites in School Contexts (LACE), and the World Transformation trough Research. 2012. (Congresso).
    83. 18º INPLA.Workshop - Colaboração Crítica em atividades do contexto escolar: discussão teórico-metodológicas. 2011. (Outra).
    84. 20º Encontro de Iniciação Científica (orientadora)."Argumentos na produção criativa de significados em contextos escolares de formação de educadores". 2011. (Encontro).
    85. 4º Simposio Internacional sobre Bilinguismo y Educación Bilingue de Latinoamerica.Pre-Service Bilinguals Teacheres Education in a Socio-Historical-Cultural Perspective. 2011. (Simpósio).
    86. 4º Simposio Internacional sobre Bilinguismo y Educación Bilingue de Latinoamerica.Social Activities In Multiligual Contexts. 2011. (Simpósio).
    87. 63ª Reunião Anual da SBPC.Educação Bilíngue: para a formação do cidadão (orientadora). 2011. (Outra).
    88. III ISCAR. Performing Transformation at PAC. 2011. (Congresso).
    89. III ISCAR. Discussant in the Symposium: " The contributions of sociocultural historical theory to the field of second/foreign language learning-teaching". 2011. (Congresso).
    90. II Semana de Letras.A Formação de Professores de Línguas. 2011. (Simpósio).
    91. Seminários Metodológicos: pensando a ciência: um debate sobre epistemologia e metodologia na investigação em psicologia. 2011. (Seminário).
    92. 19º Encontro de Iniciação Cinetífica.Formação de Professores. 2010. (Encontro).
    93. Gêneros Textuais e Desenvolvimento - Jean-Paul Bronckart. 2010. (Outra).
    94. III CLAFPL. Atividade Social como Modo de Ultrapassar os muros da Escola. 2010. (Congresso).
    95. I Seminário do Ensino Fundamental - Conviver e Aprender: Olhares, Recursos e Possibilidades.Conviver e Aprender (provisório). 2010. (Seminário).
    96. I Seminário Ensino Fundamental - Conviver e aprender olhares percursos possibilidades.Ação Cidadã. 2010. (Seminário).
    97. Mini-curso: SIAC - Performance: colaboração e criticidade. 2010. (Outra).
    98. Performing the World 2010: Can Performance Change the World?. 2010. (Congresso).
    99. Vygotskij and Education: from Practice to Research and back. 2010. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (62)
    1. LIBERALI, F. C.; MAZUCHELLI, L. ; ZANELLA, D. A. V. ; LEMOS, M. F. ; FUGA, V. P.. Seminário Internacional de Pesquisa Vygotsky e Mudança Social. 2021. Outro
    2. LIBERALI, FERNANDA; MAGALHAES, M. C. C. ; CARRIJO, V. L. S. ; DIEGUES, U. C. C. ; SARRA, L. K. M. ; TISO, M. ; MEANEY, M. C. ; AMARAL, M.F.S. ; RODRIGUES, P.A. ; SANTELLA, S. S.. XI Simpósio Ação Cidadã - Construindo o inédito viável em tempos de pandemia. 2020. Outro
    3. LIBERALI, FERNANDA COELHO; TANZI NETO, A. ; ESTEFOGO, F. ; MEANEY, M. C. ; AMARAL, M.F.S.. X SIAC e V Fórum ISCAR BRASIL: resistir-expandir. 2019. Outro
    4. LIBERALI, F. C.; HOLZMAN, L. ; LOBMAN, C.. Comitê Científico do Performing the World (PTW). 2018. Outro
    5. LIBERALI, F. C.; MAGALHÃES, M. C. C. ; MATHEUS, E.. Comitê Cientifico do ISCAR - Brasil: Seção Brasileira da International Society for cultural-historical activity research (ISCAR). 2017. Congresso
    6. LIBERALI, F. C.; MAGALHÃES, M. C. C. ; MATHEUS, E.. Comissão Organizadora do ISCAR - Brasil: Seção Brasileira da International Society for cultural-historical activity research (ISCAR). 2017. Congresso
    7. LIBERALI, F. C.; MAGALHÃES, M. C. C. ; PEREIRA, M.R.P. ; SANTOS, J. A. A. ; SANTIAGO, C. ; MEANEY, M. C. ; AMARAL, F.. Comissão Organizadora do 9º Simpósio Ação Cidadã (SIAC). 2017. Outro
    8. LIBERALI, F. C.; MAGALHÃES, Maria Cecília C ; ESTEFOGO, F. ; PEREIRA, M.R.P. ; SANTIAGO, C.. Comitê Cientifico do 9º Simpósio Ação Cidadã (SIAC). 2017. Outro
    9. LIBERALI, F. C.; SILVA, K. A.. Comitê Cientifico do Conferência Internacional de Estudos da Linguagem (CIELIN). 2017. Outro
    10. LIBERALI, F. C.; SILVA, K. A.. Comitê Cientifico do Jornada Internacional de Linguística Aplicada Crítica (JILAC). 2017. Outro
    11. MAGALHÃES, Maria Cecília C ; LIBERALI, F. C. ; SANTOS, J. A. A. ; PEREIRA, M.R.P. ; AMARAL, M.F.S. ; DAMIANOVIC, M. C. ; MEANEY, M. C. ; CANUTO, M. ; VALENTE, T.. Comitê Científico do Fórum LACE: EntreLACEs Escola-Mundo. 2016. Outro
    12. MAGALHÃES, M. C. C. ; LIBERALI, F. C. ; SANTOS, J. A. A. ; PEREIRA, M.R.P. ; DAMIANOVIC, M. C. ; MEANEY, M. C. ; CANUTO, M. ; PRETINI JR, A. ; AMARAL, M.F.S.. Organização Fórum LACE: EntreLACEs Escola-Mundo. 2016. Outro
    13. LIBERALI, F. C.. Coordenadoria do Simpósio: Argumentação Colaborativa na Formação de Educadores e Educandos. 2016. (Outro).. . 0.
    14. LOBMAN, C. ; HOLZMAN, L. ; LIBERALI, F. C.. Comissão Organizadora/ Performing the world 2016: can we perform our way to power?. 2016. Congresso
    15. LIBERALI, F. C.. Mediadora da Mesa Redonda : Atuação Profissional em Contextos de Vulnerabilidade - VI CLAFPL. 2016. (Congresso).. . 0.
    16. LIBERALI, F. C.. Comissão Cinetífica do VI Congresso LAtino-Americano de Formação de Professores de Línguas. 2016. (Congresso).. . 0.
    17. LIBERALI, F. C.. Comissão Científica: 5º Colóquio Internacional de Didática das Línguas Estrangeiras e Segundas: Integrar a língua, a literatura e a cultura. 2016. (Outro).. . 0.
    18. LIBERALI, F. C.; MAGALHÃES, M. C. C. ; SANTOS, J. A. A. ; SANTIAGO, C. ; MEANEY, M. C. ; DAMIANOVIC, M. C. ; PEREIRA, M.R.P.. Comissão Organizadora do 8º Simpósio Ação Cidadã. 2016. Outro
    19. LIBERALI, FERNANDA COELHO; MAGALHÃES, M. C. C. ; SANTOS, J. A. A. ; DAMIANOVIC, M. C. ; MEANEY, M. C. ; SANTIAGO, C. ; PEREIRA, M.R.P. ; FUGA, V.. Comitê Cientifico do 8º Simpósio Ação Cidadã. 2016. Outro
    20. LIBERALI, F. C.; MAGALHÃES, Maria Cecília C ; SANTOS, J. A. A. ; CANUTO, M. ; MEANEY, M. C. ; SANTIAGO, C. ; PEREIRA, M.R.P. ; CARRIJO, V. ; MAGALHAES, S. A. ; GAZZOTTI, D. ; SCHETTINI, R. H. ; DAMIANOVIC, M. C. C. C. L.. 20º Intercâmbio de Pesquisa e Linguística aplicada (20º InPLA). 2015. Congresso
    21. LIBERALI, F. C.; MAGALHÃES, Maria Cecília. Comitê Executivo: 20º Intercâmbio de Pesquisa e Linguística aplicada (20º INPLA). 2015. Congresso
    22. LIBERALI, F. C.; MAGALHÃES, Maria Cecília C. Simpósio: Reestruturação curricular colaborativa por meio dos multiletramentos (6º SIL). 2015. Congresso
    23. SILVA, K. A. ; LIBERALI, F. C. ; MAGALHÃES, Maria Cecília C. Comissão Científica da edição inaugural do Congresso Internacional da Linguística Aplicada Crítica. 2015. Congresso
    24. LIBERALI, F. C.; MAGALHÃES, Maria Cecília C ; ALMEIDA, J. A. ; SANTIAGO, C. ; MEANEY, M. C. ; CABABE, B. S. ; CANUTO, M. ; RITTNER, G. ; KONTOPODIS, M. ; FERRIN, N.. Fórum LACE: Hiperconectando escolas ao redor do mundo: Multiletramentos e Multimodalidade na escola. 2014. Outro
    25. LIBERALI, F. C.. Comitê Científico 19º Intercâmbio de Pesquisa e Linguística aplicada (19º INPLA) e 5º Seminário Internacional de Linguística (5ºSIL). 2014. (Congresso).. . 0.
    26. LIBERALI, F. C.. I Seminário Internacional de Inclusão Escolar: Práticas em diálogo. 2014. (Outro).. . 0.
    27. LIBERALI, F. C.; MAGALHÃES, M. C. C. ; ALMEIDA, J. A. ; SANTIAGO, C. ; MEANEY, M. C. ; CABABE, B. S. ; GAZZOTTI, D. ; JARAMILLO, M. C. ; CANUTO, M. ; GUERRA, M. G. ; SCHETTINI, R. H.. III ISCAR BRASIL. 2014. Congresso
    28. LIBERALI, F. C.; MAGALHÃES, Maria Cecília C ; ALMEIDA, J. A. ; MEANEY, M. C. ; SANTIAGO, C. ; CABABE, B. S. ; CANUTO, M. ; RITTNER, G. ; JARAMILLO, M. C. ; GAZZOTTI, D. ; GUERRA, M. G. ; SCHETTINI, R. H.. 7º Simpósio Ação Cidadã (SIAC). 2014. Outro
    29. LIBERALI, F. C.. ISCAR Austrália. 2014. (Congresso).. . 0.
    30. LIBERALI, F. C.; MAGALHÃES, Maria Cecília C. Peforming the World. 2014. Congresso
    31. LIBERALI, F. C.; MAGALHÃES, M. C. C. ; CANUTO, M. ; SANTOS, J. A. A.. 7° All Stars Múltiplos Mundos. 2014. Outro
    32. LIBERALI, F. C.. Grupo de Pesquisa Linguagem em atividades no contexto escolar-19º inpla/ 5º sil. 2014. (Congresso).. . 0.
    33. LIBERALI, F. C.. Educação, Investigação e Diversisadade. 2013. (Outro).. . 0.
    34. LIBERALI, F. C.. V Simposio Inernacional de bilinguismo y Educación Blilingua en América Latina. 2013. (Congresso).. . 0.
    35. LIBERALI, F. C.; MAGALHÃES, Maria Cecília C ; ALMEIDA, J. A.. SYMPOSIUM DIGIT MED-Brazil. 2013. Congresso
    36. LIBERALI, F. C.; MAGALHÃES, Maria Cecília C. Grupo de Pesquisa Linguagem em atividades no contexto escolar. 2013. Outro
    37. LIBERALI, F. C.; MAGALHÃES, M. C. C. ; ALMEIDA, J. A. ; SANTIAGO, C. ; MEANEY, M. C. ; CABABE, B. S. ; RITTNER, G. ; CANUTO, M.. 1º Fórum Ação Cidadã - Transformando pela agência interdependente. 2013. Outro
    38. LIBERALI, F. C.; MAGALHÃES, M. C. C. ; CANUTO, M.. 6° All Stars Múltiplos Mundos. 2013. Outro
    39. LIBERALI, F. C.. II Fórum ISCAR Brasil. 2012. (Congresso).. . 0.
    40. LIBERALI, F. C.; MAGALHÃES, Maria Cecília C ; SANTIAGO, C. ; MAGALHAES, S. A. ; AMARAL, M.F.S.. 6º SImpósio Ação CIdadã: Fazer escolhas, torna decisões. 2012. Congresso
    41. LIBERALI, F. C.; CANUTO, M.. 5º. All Stars Múltiplos Mundos Show. 2012. Festival
    42. LIBERALI, F. C.; MAGALHÃES, Maria Cecília C ; MARTINS, L. C. ; CANUTO, M. ; DANIELE, G.. 5º Simpósioa Ação Cidadã. 2011. Congresso
    43. LIBERALI, F. C.; MAGALHÃES, Maria Cecília C ; CANUTO, M.. 4° All Stars Múltiplos Mundos. 2011. Outro
    44. LIBERALI, F. C.. PTW - Performing the World - Comitê de Organização. 2010. (Congresso).. . 0.
    45. LIBERALI, F. C.; LESSA, Angela Brambilla C Themudo. 1º Seminário Education, Well Being and Emergent Economies of Brazil, Russia and South Africa. 2010. Congresso
    46. LIBERALI, F. C.; MAGALHÃES, M. C. C. ; MEANEY, M. C.. 4º SIAC - Perfrormance, Colaboração e Criativdade. 2010. Congresso
    47. LIBERALI, F. C.. 4º SIAC - Performance, Colaboração e Critividade - Comitê Científico. 2010. (Congresso).. . 0.
    48. LIBERALI, F. C.; CANUTO, M.. 3º All Stars Múltiplos Mundos Show. 2010. Festival
    49. LIBERALI, F. C.. ISCAR - International Society for Cultural and Activity Research. 2009. (Congresso).. . 0.
    50. LIBERALI, F. C.. A Atividade de Formação de Educadores. 2005. (Congresso).. . 0.
    51. LIBERALI, F. C.. Reflexão sobre a ação: conhecimentos partilhados e pesquisas multiplicadas. 2005. (Outro).. . 0.
    52. LIBERALI, F. C.. 1º Fórum de Linguagem em Atividades do Contexto Escolar (LACE). 2005. (Outro).. . 0.
    53. LIBERALI, F. C.. 2º Fórum de Inclusão Lingüística em Cenários Educacionais (ILCAE). 2005. (Outro).. . 0.
    54. LIBERALI, F. C.. Workshop: Esse material didático está de acordo com os PCN?. 2004. (Outro).. . 0.
    55. LIBERALI, F. C.. Ensino-aprendizagem no quadro sócio-cultural: a perspectiva do educador e/ou aluno. 2001. (Congresso).. . 0.
    56. LIBERALI, F. C.. Workshop: Trabalhando a língua inglesa através de histórias em quadrinhos.. 2001. (Exposição).. . 0.
    57. LIBERALI, F. C.. V Seminário Anual para Professores de Ensino Fundamental e Médio. 2000. (Outro).. . 0.
    58. LIBERALI, F. C.. Receitas de sucesso: trabalhando receitas e currículos. A prática da teoria. 2000. (Outro).. . 0.
    59. LIBERALI, F. C.. Desvendando propósitos de compreensão oral e escrita. 2000. (Outro).. . 0.
    60. LIBERALI, F. C.. A integração dos temas transversais aos conteúdos específicos. 1999. (Outro).. . 0.
    61. LIBERALI, F. C.. O desenvolvimento da compreensão através da música. 1999. (Outro).. . 0.
    62. LIBERALI, F. C.. Coordenação de Sessão de Comunicação. 1993. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:22:51