Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Rosalia Maria Duarte

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), Mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1991); Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professora associada da PUC-Rio, onde coordena o Grupo de Pesquisa Educação e Mídia, vinculado ao PPGE. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Educomunicação, do Grupo de Trabalho Children, Youth and Media da European Communication Research and Education Association (ECREA) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Editora da Revista Educação Online (Educação PUC-Rio), membro do Conselho Editorial da Revista Educação & Realidade (UFRGS), do Conselho Editorial da Revista Education Review e do Conselho Editorial da Revista InterScientia. Membro fundador da Rede Kino - Rede Latino-Americana de Cinema, Educação e Audiovisual. Tem experiência em pesquisa na área de Educação, com ênfase em Educação e Mídia e Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema e educação; crianças, juventudes e mídias digitais; mídias e aprendizagem escolar. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/8252075995504939 (24/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise:
  • Endereço: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Centro de Teologia e Ciências Humanas, Departamento de Educação. Rua Marquês de São Vicente, 225 sala 1052 Gávea 22453-900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (21) 31141816 Fax: (21) 31141818 URL da Homepage: https://www.puc-rio.br/educacao
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2019-Atual. Pesquisas e acoes intersetoriais entre educacao e saude na promocao da escolarizacao e do desenvolvimento de criancas com sindrome congenita do zika virus na Baixada Fluminense
      Descrição: Segundo o Ministério da Saúde, em 2019 foram notificados 17.041 casos suspeitos de alterações no crescimento e desenvolvimento, possivelmente, relacionadas à infecção pelo vírus Zika e outras etiologias infecciosas registrados. Destes 3.332 (19,6%) foram confirmados e levavam em conta, principalmente, a existência da microcefalia. A região sudeste com 20% do total dos casos e destes 43,7% no Rio de Janeiro, em sua maioria, na Baixada Fluminense. Desde então, a saúde tem ampliado ações e pesquisas envolvendo, principalmente, os primeiros meses de vida das crianças. Em 2020, essas crianças iniciarão sua trajetória escolar na Educação Infantil e, com raras exceções, as redes de ensino, de forma intersetorial, tem propostas para atender às particularidades de desenvolvimento destes. Este projeto multidisciplinar articula pesquisadores de diferentes instituições (UFRRJ, UERJ, PUC-Rio e FIOCRUZ ? Ensp e Instituto Fernandes Figueira) para desenvolver estudos e ações intersetoriais entre educação, saúde e assistência social na promoção da escolarização e do desenvolvimento de crianças com a síndrome congênita do zika vírus (SCZV) na Baixada Fluminense. Propomos dois estudos articulados entre si. O primeiro visa acompanhar e analisar os processos de escolarização de crianças com a SCZV em turmas de Educação Infantil da rede pública, a fim de compreender como a política de educação inclusiva tem se estruturado, os tipos de suportes pedagógicos e recursos tecnológicos utilizados pelos professores, assim como o desenvolvimento cognitivo desses sujeitos. O segundo estudo tem como base a metodologia da pesquisa-ação e objetiva construir, implementar e avaliar um programa piloto na Baixada Fluminense que vise educação e cuidado integrais de crianças com SCZV, a partir da análise da proposta de ações intersetoriais colaborativas estabelecidas no cotidiano de atores sociais chave da educação, saúde e serviço social. O projeto se justifica pelo ineditismo da proposta, pela metodologia e pela articulação entre educação e saúde. Nesse sentido, terá impacto científico, assim como impacto social, na medida em que poderá contribuir com a elaboração de políticas públicas e embasar programas focalizados de formação inicial e continuada dos profissionais destas áreas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (8) . Integrantes: Rosalia Maria Duarte - Integrante / Zena Eisenberg - Integrante / Marcia Denise Pletsch - Coordenador / Lenir Nascimento da Silva - Integrante / Miriam Ribeiro Calheiros de Sá - Integrante / Flávia Faissal de Sousa - Integrante / Gustavo Corrêa Matta - Integrante / Maria Elisabeth Lopes Moreira - Integrante / Gabriela Rizo - Integrante / Rosana Glat - Integrante / Geovana Mendonça Lunardi Mendes - Integrante / Silvia Guimarães Brilhante - Integrante / Stephanie Reist - Integrante / Maíra Gomes de Souza da Rocha - Integrante / Márcia Gil - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
      Membro: Rosalia Maria Duarte.
    2. 2018-Atual. Midias na escola, letramento digital e aprendizagem escolar
      Descrição: A proposta de pesquisa-intervenção aqui apresentada, com vistas à renovação da Bolsa de Produtividade em Pesquisa, tem como objetivo geral criar, implantar, acompanhar e avaliar, em parceria com professores de escolas públicas do Rio de Janeiro, um programa de "intervenções pedagógicas com uso de tecnologias digitais de informação e comunicação", a serem desenvolvidas em sala de aula, com foco no desenvolvimento de habilidades cognitivas essenciais à aprendizagem escolar, tendo como base teórico-metodológica a Psicologia Sócio-Histórico-Cultural do Desenvolvimento Cognitivo e a Teoria Histórico-Cultural da Atividade. Entre seus objetivos específicos destacam-se: aprofundamento, compartilhamento e socialização de conhecimentos teóricos acerca dos processos cognitivos, na perspectiva da Psicologia Sócio-Histórico-Cultural e da Teoria Histórico-Cultural da Atividade; construção, utilização e avaliação, em parceria com professores, de procedimentos pedagógicos de análise de habilidades cognitivas e de intervenções pedagógicas voltadas para o desenvolvimento dessas habilidades. A pesquisa-intervenção objeto da presente solicitação, configura-se como um subprojeto do Projeto de Pesquisa Interinstitucional "Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e inovação nos processos de escolarização na educação inclusiva: diferentes contextos no Brasil e na Espanha", que articula pesquisadores da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, da Universidade Estadual do Pará, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e da Universidade de Alcalá de Henares, na Espanha, sob a coordenação da Professora Monica Kassar, da UFMS, Campus Pantanal (Corumbá). A primeira etapa de sua execução prevê a realização de estágio pós-doutoral na Universidade de Alcalá de Henares, na Espanha, e a participação, como pesquisadora colaboradora, na implantação da "pesquisa-mãe" em Corumbá. Planeja-se a execução da presente proposta em três etapas articuladas: 1) Estágio pós-doutoral na Universidade de Alcalá de Henares, sob a supervisão da professora Pilar Lacasa, em Madri; 2) Aplicação das intervenções, com professores e alunos de séries iniciais de duas escolas da rede pública municipal de ensino do Rio de Janeiro (2019) e uma escola de da rede pública municipal de Corumbá (2020, durante período de atuação como Pesquisadora Visitante); 3) Tratamento, consolidação e análise dos dados (2021). Esperamos, com essa proposta, contribuir para a incorporação de tecnologias digitais no âmbito das práticas pedagógicas escolares, tendo como foco o desenvolvimento de habilidades cognitivas necessárias à aquisição, autônoma e criativa, do conhecimento escolar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Rosalia Maria Duarte - Coordenador / Joana Milliet - Integrante / Jacqueline Sobral - Integrante / Lílian de Souza Cavalcante - Integrante / Mirna Juliana Santos Fonseca - Integrante / Elise Helene B de Moraes - Integrante / Andrea Toledo - Integrante / Catarina Matos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 1
      Membro: Rosalia Maria Duarte.
    3. 2018-Atual. PROGRAMA CAPES PRINT PUC-Rio Subprojeto Formacao humana, culturas e aprendizagem
      Descrição: Em um mundo crescentemente marcado pela diversidade ? étnica, religiosa, de gênero, de classe ? arte e cultura vêm adquirindo relevância progressiva em processos sociais contemporâneos. Nossas pesquisas acompanham esse movimento, entendendo a cultura como padrões de comportamento, artes, crenças e instituições; como mediada e constituída por linguagens, incluindo mídias e tecnologias digitais e expressa em línguas e outras formas de expressão estética. Nessa acepção, instituições e processos educativos, formais e não formais, são centrais à transmissão e constituição de culturas, individual e coletivamente e, portanto, da subjetividade humana além de estruturas socioculturais. Seguindo essa acepção o objetivo é articular nossas investigação com outros programas, junto com instituições no exterior. Projetos em andamento estão vinculados a Columbia University; University College London; Universidad de Alcalá; Universidad de Valencia; Universidade de Coimbra, Arizona State University. Outras instituições poderão constar, como University of St. Andrews e Pontifícia Universidad Católica de Chile. Os eixos principais do projeto são: linguagens; identidades; aprendizagens; cognição; criatividade; materialidades; sonoridades; estética, memória. Os objetivos centrais são: compreender como crianças, jovens e adultos se formam como sujeitos em contextos formais e informais; o papel de línguas, arte e culturas na formação identitária e na cognição humana; o papel do corpo e do ambiente no pensamento humano; o papel das tecnologias e da mídia na cognição e na aprendizagem humana; as dimensões ética e estética do pensamento e da aprendizagem humana; processos educativos como formas de inclusão e resistência. Nossa intenção é adensar a discussão em torno de arte e cultura e contribuir para desenvolvimentos no campo da educação, em uma conjuntura marcada pela aproximação de diferenças. Arte e cultura serão porta de entrada para pesquisas auxiliares na implementação de políticas públicas; para processos de subjetivação e produção de identidades individuais e coletivas; para reconceituação de noções tais como mente, corpo e aprendizagem, resultando em novas políticas do conhecimento relativas ao conhecimento transmitido, aos sujeitos de pesquisa e àqueles a que formamos, os futuros profissionais da educação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (5) . Integrantes: Rosalia Maria Duarte - Coordenador / Cristina Carvalho - Integrante / Zena Eisenberg - Integrante / Magda Pischetola - Integrante / Maria Ines Marcondes - Integrante / Ralph Bannell - Integrante / Giselle Ferreira - Integrante / Pedro Teixeira - Integrante / Patrícia Coelho - Integrante / Mylene Mizrahi - Integrante / jefferson Soares - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Rosalia Maria Duarte.
    4. 2015-2017. Midia-educacao nas escolas da rede publica municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro
      Descrição: Este projeto está sendo desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Educação e Mídia por solicitação do Instituto Desiderata em parceria com a Gerência de Mídia-Educação da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro. Visa realizar um levantamento, descrição e análise de projetos e iniciativas voltados para a mídia-educação que estejam sendo desenvolvidos nas escolas vinculadas à SME/RJ. Tem como campo empírico as 1060 escolas de Ensino Fundamental da rede. Pretende-se obter informações junto a diretores/as e coordenadores/as pedagógicos das escolas acerca dos projetos que envolvem educação para, com e através das mídias, incluindo aqueles integrantes do Projeto Cineclube nas Escolas (desenvolvido pela Gerência de Mídia-Educação da SME, a partir de 2009, tendo como foco principal a formação estética em cinema e audiovisual). O presente projeto busca identificar objetivos, natureza e estratégias de organização de iniciativas em mídia-educação, origem dessas (direção, estudantes, professores), coordenadores e protagonistas, modos de funcionamento, participação da comunidade escolar e possíveis impactos na aprendizagem escolar dos estudantes. Espera-se oferecer à SME informações e análises que subsidiem a ampliação de sua política de apoio a essas iniciativas e a avaliação das relações entre mídia e aprendizagem escolar. A metodologia inclui duas etapas, uma a ser realizada me 2015 e outra em 2016. A primeira, prevê a distribuição de questionário autoaplicável junto a diretores/as e/ou coordenadores/as das escolas da rede, visando obter informações detalhadas sobre a existência de projetos e iniciativas de mídia-educação nas escolas e sobre a natureza, organização e estruturação dessas iniciativas; tabulação de dados; análise estatística complexa das respostas (descrição de frequências simples, análises bi e multivariadas); análise qualitativa dos resultados; apresentação dos resultados à Secretaria Municipal e aos gestores. Na segunda etapa, serão selecionados dez projetos mídia-educativos para observação e acompanhamento, visando analisar e compreender melhor sua organização e identificar possíveis relações entre a participação dos estudantes no projeto e a qualificação de sua aprendizagem escolar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Rosalia Maria Duarte - Coordenador / Rita Migliora - Integrante / Winston Sacramento - Integrante / Marcus Tadeu Tavares - Integrante / GRAZIELLE DIAS FROTA - Integrante / Carla Machado - Integrante / Joana Milliet - Integrante / Beatriz Azevedo Porto Gonçalves - Integrante / Simone Monteiro - Integrante / Carolina Jordão - Integrante. Financiador(es): Instituto Desiderata - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 12
      Membro: Rosalia Maria Duarte.
    5. 2014-2017. Habilidades de uso de midias entre criancas de 4 a 6 anos
      Descrição: A pesquisa se constitui como desdobramento complementar a uma pesquisa coletiva, interinstitucional ? TIC, crianças, jovens, mediação parental e escola (Anexo 1) ?, que articula 10 pesquisadores em torno de análises estatísticas multivariadas dos dados produzidos pelas pesquisas realizadas pelo CETIC.br/CGI (Comitê Gestor da Internet no Brasil), buscando formular hipóteses acerca do impacto dos fatores sociais e escolares nas habilidades de uso de mídias e na navegação segura. O projeto estende o estudo sobre o uso de mídias digitais a crianças de 4 a 6 anos de idade, não alfabetizadas, a partir de uma análise multivariada dos dados da pesquisa TIC Criança e de uma investigação, de base qualitativa, a ser realizada junto a crianças dessa faixa etária. Seu principal objetivo é compreender os usos que essas crianças fazem das mídias a que têm acesso, a percepção que têm das atividades que realizam e das habilidades de que dispõem para isso e as soluções que encontram face a possíveis obstáculos impostos pela ausência de domínio da língua escrita.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Rosalia Maria Duarte - Coordenador / GRAZIELLE DIAS FROTA - Integrante / Thais Gomes Ferreira - Integrante / Jacqueline Sobral - Integrante / Carolina Morales - Integrante / Lilian Cavalcante - Integrante / Rogério Zaim de Melo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Rosalia Maria Duarte.
    6. 2013-2015. TIC, criancas, jovens, mediacao parental e escola: analise de usos e habilidades com TIC, a partir dos dados do CETIC.Br
      Descrição: Ao longo dos últimos anos os órgãos brasileiros de fomento e de pesquisa vêm investindo na realização de pesquisas de largo espectro sobre o acesso às tecnologias da comunicação e da informação e sobre os usos e apropriações destas na vida cotidiana, nas escolas e nas empresas do país. Essa iniciativa integra esforços, que já vêm sendo realizados em outros países, de produzir evidências empíricas que possam subsidiar a formulação de políticas públicas, especialmente aquelas que visam a inserção de tecnologias na escola e na prática pedagógica. Desde 2005, o Comitê Gestor da Internet no Brasil desenvolve pesquisas sobre perfil de usuários, os modos de uso e apropriações das TIC, gerando dados de abrangência nacional, com alto grau de detalhamento. A presente proposta tem como foco a análise desses dados, visando a formulação de hipóteses acerca das relações que crianças, jovens, professores e escolas estabelecem com a Internet. O estudo terá como fonte bases consolidadas das pesquisas TIC Criança, TIC Educação e TIC Kids Online Brasil 2012 e será estruturado em cinco eixos temáticos: 1) fatores que interferem na aprendizagem de uso seguro da Internet por crianças de 5 a 9 (base TIC Criança); 2) riscos e oportunidades na relação de crianças com a Internet, comparando diferentes faixas etárias (base TIC Criança e TIC Kids Online); 3) perfis de uso do computador e da Internet pelo professor em atividades com os alunos do 5º e do 9º ano do ensino fundamental, em escolas públicas brasileiras, e sua correlação com a aprendizagem dos alunos em Leitura e Matemática, em 2011 e 2013 (bases TIC Educação; Censo Escolar; Prova Brasil e avaliações estaduais de sistemas de ensino); 4) percepção de professores sobre os objetivos pedagógicos do uso de tecnologia na escola e relações entre apoio institucional, formação dos professores e uso de TIC na sala de aula; 5) fatores que impactam o desenvolvimento de habilidades de uso de internet pelos estudantes, em especial, as habilidades educacionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Rosalia Maria Duarte - Coordenador / Alícia Bonamino - Integrante / Rita Migliora - Integrante / Maria Cristina Carvalho - Integrante / Zena Eisenberg - Integrante / Magada Pischetola - Integrante / Collete Daiute - Integrante / Cristina Ponte - Integrante / Márcia Correia e Castro - Integrante / GRAZIELLE DIAS FROTA - Integrante / Ricardo Valadão Siqueira Matos - Integrante. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Rosalia Maria Duarte.
    7. 2011-2013. Desenvolvimento de habilidades de uso e producao
      Descrição: O projeto teve como objetivo atuar no desenvolvimento e transposição de habilidades de uso de mídias digitais para atender as demandas educacionais do século XXI, e foi desenvolvido junto a estudantes do magistério de séries iniciais do Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral. Resultados de pesquisa desenvolvida por nós, entre 2009 e 2011, com apoio da FAPERJ, junto a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, da rede pública municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro, indicavam que estes jovens desenvolvem habilidades sofisticadas no uso de equipamentos digitais, em interação com seus pares, em relação direta com a tecnologia. No entanto, nossos resultados também indicam que estas habilidades não são aplicadas na aquisição de novos conhecimentos e na ampliação de repertório cultural ? essencial para o trânsito bem sucedido nos diferentes espaços sociais e para a ocupação de posições de prestígio no mercado de trabalho ?, ainda que sejam, eventualmente, utilizadas para a realização de tarefas escolares. Para que a autodidaxia tecnológica se traduza em autodidaxia cognitiva é necessária e essencial a mediação do adulto e/ou de pares mais experientes. Esse foi o foco das atividades realizadas no âmbito desse projeto. Pretendemos, com esta pesquisa aplicada, criar e testar, em parceria com futuros professores de séries iniciais, estratégias de ensino que contribuam para a transposição de habilidades tecnológicas e sociais, que, de um modo geral, as novas gerações jovens já possuem, em habilidades educacionais (não restritas a atividades escolares) ? definidas por nós, nesse contexto, como requisito necessário ao desenvolvimento de autonomia intelectual na relação com tecnologias digitais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . Integrantes: Rosalia Maria Duarte - Coordenador / Beatriz Rezende - Integrante / Rita Migliora - Integrante / Winston Sacramento - Integrante / Cristina Carvalho - Integrante / Luciana Silva dos Santos - Integrante / Adriana Hoffmann - Integrante / Marcus Tadeu Tavares - Integrante / Adriana Gomes - Integrante / Andrea Garcez - Integrante / Luciene Coelho - Integrante / Zenaide Mariano Ribeiro - Integrante / Ricardo Ferreira - Integrante / Victor Solis - Integrante / Rubi Merino - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Rosalia Maria Duarte.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. lista tríplice Cátedra Anísio Teixeira/Instituto de Educação da Universidade de Londres, CAPES.. 2015.
      Membro: Rosalia Maria Duarte.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (26)
    1. ENDIPE.Didática Online na Pedagogia Universitária: saberes didáticos em mobilidade. 2021. (Encontro).
    2. ENDIPE.PEQUISAS E EXPERIÊNCIAS DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NA ESCOLA. 2021. (Encontro).
    3. Seminário Nacional de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias.PANDEMIA E ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: PERCEPÇÕES DE CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS. 2021. (Seminário).
    4. I Seminário de Educação, Cinema e Audiovisual da Paraíba.Qual eeducação? Qual cinema? Quais aproximações?. 2020. (Seminário).
    5. ECREA Annual Meeting. Factors associated with safe internet use among Brazilian children. 2019. (Congresso).
    6. EducaRio.Habilidades cognitivas para a aprendizagem no século XXI. 2019. (Encontro).
    7. Simpósio Internacional de Sociologia da Educação.Sociabilidades e aprendizagens entre jovens jogadores de League of Legend.. 2018. (Simpósio).
    8. Ciclo de Estudos em Educomunicação do XXXIX Congresso da Intercom.Comunicação e educação: Caminhos integrados para um mundo em transformação. 2016. (Seminário).
    9. ECREA Annual Meeting Temporary Working Group Children-Youth-Media.Mediaeducation projects in Rio de Janeiro public schools. 2016. (Seminário).
    10. V SILID/ IV SIMAR.Multiletramentos e impactos sociais. 2015. (Simpósio).
    11. IX seminário linguagem, políticas de subjetivação e educação - III seminário imago.Políticas Públicas de Cinema e Educação. 2014. (Seminário).
    12. XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Didática, tecnologias e inovações peda´gogicas na escola básica. 2014. (Congresso).
    13. X Coloquio Internacional do Museu Pedagogico UESB. Tema 12 ? Cinema e audiovisual: memória, formação e processos criativos. 2013. (Congresso).
    14. 7ª Mostra de Cinema de Ouro Preto.Cinema e audiovisual como prática social. 2012. (Outra).
    15. Aula Inaugiral do Projeto Cineclube nas Escolas da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.Cada um com seu cinema: o ensino do cinema na escola. 2012. (Encontro).
    16. Quartas na pós (PPGE/FAE/UFMG).Juventude e mídia digitais: apresentação de resultados de pesquisa. 2012. (Encontro).
    17. Seminário Mediação tecnológica e interação social na escola (IPPUR/UFRJ).Juventude e mídia digitais: o que dizem as pesquisas. 2012. (Seminário).
    18. 6ª Mostra de Cinema de Ouro Preto.Educação como estratégia de preservação do cinema. 2011. (Outra).
    19. Centro di Ricerca sull'Educazione ai Media all'informazione e alla tecnologia.Percurso teórico e metodológico do Grupo de Pesquisa em Educação e Mìdia. 2011. (Seminário).
    20. Ciclo de Debates O Olhar das Pesquisas sobre os Jovens (Observatório Jovem/UFF).Os jovens e as mídias: subjetividades contemporâneas. 2011. (Seminário).
    21. IX Coloqui Nacional e II Internacional do Museu Pedagógico. Colóquio Tematico Processos de Formação em Cinema e Audiovisual. 2011. (Congresso).
    22. XX Jornada Escolas Rio.Juventude, mídias digitais e habilidades cognitivas. 2011. (Encontro).
    23. 33a Reunião Anual da ANPEd. Imagens e pesquisa: questões éticas, estéticas e metodológicas. 2010. (Congresso).
    24. I Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia da UFPI.O cinema na formação de crianças e jovens. 2010. (Encontro).
    25. Video-debate Janela Indiscreta.A dimensão político-educativa da estética cinematográfica nos manifestos fundadores do cinema como arte. 2010. (Oficina).
    26. XV ENDIPE. Cinema e Educação. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (8)
    1. MACHADO, M. A. ; DUARTE, R. M. ; BRUNO, A. ; FONSECA, M. J. S.. 3ª Escola de Primavera Guaracira Gouvea. 2021. Outro
    2. DUARTE, R. M.. I Seminário Internacional Formação Humana, Cultura e Aprendizagens Capes Print PPGE PUC-Rio. 2021. (Congresso).. . 0.
    3. MACHADO, M. A. ; DUARTE, ROSÁLIA ; BRUNO, A. ; FONSECA, M. J. S.. 7º Coloquio de Pesquisas em Educação e Mídia. 2021. Congresso
    4. SOUZA, G. G. ; MIGLIORA, R. ; PRALON, L. ; DUARTE, R. M.. 5º Colóquio de Pesquisa em Educação e Mídia. 2016. Congresso
    5. GOUVEA, G. ; MIGLIORA, R. ; PRALON, L. ; DUARTE, R. M.. 1ª Escola de Primavera em Educação e Mídia. 2016. Outro
    6. HOFFMANN, A. ; GOUVEA, Guaracira ; PEREIRA, Rita Ribes ; MIGLIORA, R. ; BERINO, A. ; DUARTE, R. M. ; PONTE, C. ; ELEA, I. ; LIMA, C. M.. 4º Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia. 2014. Congresso
    7. HOFFMANN, A. ; GOUVEA, Guaracira ; DUARTE, R. M.. 3º Coloquio de Pesquisas em Educação e Mídia. 2012. Congresso
    8. HOFFMANN, A. ; DUARTE, R. M. ; PEREIRA, Rita Ribes. 2º Coloquio de Pesquisas em Educação e Midia. 2010. Congresso

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:22:44