Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Talita Vidal Pereira

Bolsista Produtividade 2 CNPq. Jovem Cientista do Nosso Estado FAPERJ desde 2018. Procientista UERJ desde 2015. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (ProPEd-UERJ) gestão 2021/2023. Secretária Geral da Associação Brasileira de Currículo (ABdC) 2021-2023. Líder do Grupo de Pesquisa Conhecimento, Currículo e Avaliação (CNPQ). Participa da Rede Latino-americana de Teoria do Discurso e do Grupo de Trabalho de Currículo (GT 12) da ANPED. Foi Coordenadora do PPGECC/FEBF/UERJ (2014-2017) onde atuou como docente do quadro permanente de 2014 a 2020. Integra o Conselho Consultivo da sub-Reitoria de Pesquisa da UERJ 2019-2021 e o Comitê PIBIC- Área de Ciências Humanas. Atuou como docente da Educação Básica de 1985 a 2012. Produção acadêmica orientada principalmente para os seguintes temas. Currículo; Políticas curriculares, Currículo e Avaliação da Aprendizagem, Cultura; Conhecimento, Formação Docente, ensino de Ciências nos anos iniciais de escolarização. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/0712774444037943 (30/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense. Rua General Manoel Rabelo, s/n Vila São Luís 25065970 - Duque de Caxias, RJ - Brasil Telefone: (21) 36518526 URL da Homepage: https://www.febf.uerj.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2020-Atual. Se o curriculo nao tem fundamentos fixos. Se aprender e acontecimento, como avaliar?
      Descrição: Em um contexto em que a avaliação tem sido sobrevalorizada como a solução para todos os problemas da aprendizagem, este estudo é proposto como possibilidade de contribuição alternativa para a reflexão sobre a avaliação baseada numa abordagem pós-estruturalista e pós-fundacionalista em que a articulação conhecimento-currículo-avaliação estruturada em bases realistas é interpelada de uma perspectiva discursiva em que o conhecimento é assumido como produção discursiva que se processa no campo de disputas pelo poder, uma compreensão de conhecimento que sustenta a concepção de currículo como espaçotempo de enunciação cultural que abala as formas pelas quais a relação ensino-aprendizagem tem sido concebida no campo da Didática e que tende a favorecer a ideia dessa relação como transmissão linear. No estudo, essa perspectiva de ensino como instrumentalização do conhecimento é abandonada para que seja possível pensar o aprender como processo singular de subjetivação que não pode ser definitivamente controlado ou submetido a regras definidas a priori; aprender entendido como o acontecimento derridiano, como aquilo que escapa às tentativas de calculabilidade. O desafio então é pensar a avaliação com base nesses pressupostos, avaliação como ação arbitrária necessária e impossível. Essas reflexões orientam a pesquisa empírica de natureza qualitativa que elege as narrativas de licenciandas em Pedagogia como material empírico a ser investigado com o objetivo de investigar sentidos de avaliação escolar articulados nas narrativas sobre a avaliação desses sujeitos em seus processos de formação. As narrativas são tomadas como processo de ressignificação da experiência vivida, implicadas nas relações com o outro e carregadas de significados. Ou seja, também são parte dos processos de subjetivação. Palavras-chave: teoria do discurso, pós-estruturalismo, currículo, avaliação da aprendizagem, avaliação em larga escala, responsabilização.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . Integrantes: Talita Vidal Pereira - Coordenador / Teresa Cristina Oliveira Araújpo - Integrante / Roberta Avoglio Alves Oliveira - Integrante / Gabriel Santos da Silva - Integrante / Pedro Ferreira de Lima Crespo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Talita Vidal Pereira.
    2. 2019-Atual. ATUALIZACAO DA REDE DE INFORMATICA E ADEQUACAO DE SALAS MULTIMIDIA DA FACULDADE DE EDUCACAO DA BAIXADA FLUMINENSE
      Descrição: O projeto tem como objetivo atualizar a rede de informática e a adequar as salas multimídias utilizadas por pesquisadores, mestrandos e graduandos dos três Cursos de Licenciatura da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense. Unidade que conta com um quadro significativo de docentes coordenadores de grupos de pesquisa, o que contribuí para uma maior articulação entre ensino, pesquisa e extensão. O que se revela, dentre outras coisas, pelo aumento da participação dos graduandos nos grupos de pesquisa, como bolsistas de Iniciação Científica ou como voluntários. Por outro lado, para enfrentar a crise que implicou em esvaziamento da UERJ, Direção da Unidade, corpo docente e a equipe de técnicos têm se mobilizado para afirmar a FEBF como polo de formação de professores na Região. Neste sentido, esforços foram envidados para realizar convênios com as redes municipais de ensino da Baixada, tendo em vista a qualificação dos docentes com ações voltadas para o ensino, pesquisa e extensão. Esta estratégia implica, também, em garantir condições estruturais que permitam oferecer aos sujeitos dessas redes os melhores serviços possíveis. É nesse contexto que esta proposta é construída e tem como pressuposto a convicção de que pesquisa, ensino e extensão são os pilares que sustentam a razão de ser da Universidade, o que motiva o grupo de docentes permanentes do Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas apresentarem essa proposta que reafirma lugar de vanguarda da FEBF, primeira Instituição de Ensino Superior Pública da região, e do PPGECC, primeiro programa de Mestrado na região com um curso que se destaca pelos estudos em e nas periferias atravessados pelas questões relacionadas à educação, cultura e comunicação. A compra de equipamentos se soma a outros movimentos de intervenção necessária para que possamos avançar na pesquisa, ampliando assim, as ações extensionistas e qualificando o ensino desenvolvidos na Unidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Talita Vidal Pereira - Coordenador / KELLY Russo - Integrante / Ivanildo Amaro de Araújo - Integrante / Rosemary dos Santos de Oliveira - Integrante / Amalia Cristina Dias da Rocha Bezerra - Integrante / Flavia Faissal de Souza - Integrante / Gilcilene Damasceno de Oliveira Barão - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Talita Vidal Pereira.
    3. 2018-2020. AVALIACAO DA APRENDIZAGEM SEM COMPROMISSO COM ACCOUNTABILITY: como a formacao inicial tem enfrentado esse desafio?
      Descrição: Esse projeto se insere em um conjunto de reflexões desenvolvidas no campo do currículo, a partir de uma perspectiva discursiva e pós-estruturalista para pensar os fenômenos educacionais. O objetivo é investigar se, e como, as propostas curriculares dos cursos de Licenciatura têm incorporado o desafio de formar docentes capazes de refletir sobre a avaliação a partir de uma lógica menos comprometida com a accountability. O estudo se justifica em um contexto em que as políticas de avaliação em larga escala, associadas com políticas de responsabilização, têm favorecido a proliferação de sentidos excludentes de avaliação com forte impacto no funcionamento da escola e no trabalho docente. Formas de pensar a avaliação e consequentemente, o currículo, identificadas com a lógica do controle, da padronização e, nesse movimento, contribuindo para o bloqueio das diferenças culturais na escola. Práticas de avaliação excludentes que foram muito questionadas pelo campo educacional, principalmente a partir da década de 1970 e que produziram reflexões que apontavam para a necessidade de uma proposta de avaliação mais formativa e processual. O estudo se organiza como um investimento teórico para, operando de uma perspectiva desconstrucionista, possibilitar a reativação de sentidos de avaliação que têm sido bloqueados na medida em que as políticas de avaliação articuladas as políticas curriculares, têm intensificado as práticas avaliativas excludentes, na direção oposta daquela acumulada por pesquisadores reconhecidos por suas reflexões acerca da complexidade implicada na avaliação da aprendizagem. O estudo toma como material empírico as ementas dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Matemática e Letras (Língua Portuguesa) de Universidades Públicas localizadas na região metropolitana do Rio de Janeiro (UERJ, UFRJ, UFF e UFRRJ) buscando analisar como e se as propostas dos cursos incorporam a avaliação da aprendizagem como componente curricular frente aos desafios que se colocam para a escola. Palavras-chave: teoria do discurso, pós-estruturalismo, currículo, avaliação da aprendizagem, avaliação em larga escala, responsabilização. Projeto Financiado Pela FAPERJ; Jovem Cientista do Nosso Estado (2018-2020) Projeto Financiado pelo Programa Prociência UERJ/FAPERJ (2018-2020) Projeto Financiado pelo Edital Universal CNPq faixa A (2019-2021). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . Integrantes: Talita Vidal Pereira - Coordenador / Maria Carolina Neves Lopes - Integrante / Monique Agnes Rodrigues de Moraes - Integrante / Samuel Barreto dos Santos - Integrante / Edilson Barroso Gomes - Integrante / Hermínio Ernesto Nhantumbo - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 25 / Número de orientações: 1
      Membro: Talita Vidal Pereira.
    4. 2015-2017. POLITICAS DE CURRICULO COMO ENUNCIACOES CULTURAIS: curriculo, formacao e avaliacao em negociacoes com e na diferenca
      Descrição: Políticas de currículo como enunciações culturais: currículo, formação e avaliação em negociações com e na diferença: O estudo ora proposto, trata-se da articulação em rede das diferentes pesquisas produzidas no âmbito do GRPesq Currículo, formação e Educação em Direitos Humanos (GCEDH) e o GRPesq Observatório de Periferias Urbanas , grupos de pesquisa interinstitucional que agregam professores que atuam no Programa de Pós-Graduação em Educação Proped/UERJ e do programa em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas da FEBF/UERJ. O estudo delineado nesse projeto objetiva discutir, a partir políticas curriculares, que se apresenta como eixo articulador dos diferentes trabalhos realizados, como enunciações culturais, ou seja, compreensão do currículo como articulação/produção de significados, destacando sua dimensão discursiva. Assentamo-nos na compreensão do currículo como articulação/produção de significados, destacando sua dimensão discursiva. Nesse sentido, analisar as forças que engendram as disputas de sentidos e as estratégias criadas para manutenção de um dado sentido se configura como questão para pesquisa. Assumimos como premissa para análise da política curricular a não polarização entre política e prática, e em diálogo com Laclau (1998), quando esse defende que as políticas são produções político-discursivas, cuja matriz é a contingência, argumentamos que a produção curricular é constituída a partir de negociações e disputas cujo sentidos e interesses se hibridizam na sua formulação, evidenciando sua condição de processo político inacabado. Assim, a questão que nos permite articular uma rede de estudos a análise das políticas curriculares tal como enunciamos se dá no partilhamento dessas concepções com as quais operamos na análise de políticas curriculares, de formação e avaliação como enunciações culturais em processos de negociação. Financiado pelo Edital Grupos Emergente da FAPERJ/ 2014.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Talita Vidal Pereira - Integrante / AURA Helena Ramos - Integrante / Maria Isabel ramalho Ortigão - Integrante / Rita de Cássia Prazeres Frangella - Coordenador / Débora Raquel Alves Barreiro - Integrante. Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 14
      Membro: Talita Vidal Pereira.
    5. 2015-2017. POLITICAS DE CURRICULO COMO ENUNCIACAO CULTURAL
      Descrição: O estudo utiliza aportes pós-estruturalistas (Teoria do Discurso de Ernesto Laclau) e pós-coloniais (Homi Bhabha) para problematizar sentidos de currículo articulados na proposta curricular para o Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ/FEBF), analisando em que medida esses sentidos podem contribuir para a manutenção de representações idealizadas de escola, de professor/a e de aluno/a que são muitos frequentes no campo da educação em geral. Representações que, como sugere Laclau (1998), são construções discursivas incompletas e carregadas de ambiguidades. O estudo se justifica pela necessidade de compreender que sentidos de currículo podem estar ou não contribuindo no processo de desenvolvimento de práticas pedagógicas que incorporem, de fato e de direito, a multiplicidade de culturas que circulam no interior das escolas, apontando para a necessidade de superar concepções que se sustentam em dualidades identitárias fixas: saberes acadêmicos/ saberes populares; global/ local, universal/ particular; bom ensino/ mau ensino que se contribuem para silenciar as diferenças ou, no limite, permitindo o seu reconhecimento, desde que subordinadas à particularidade definida como ideal. Sem a pretensão de elaborar novas generalizações totalizantes e, em consequência novas dualidades, o estudo pretende analisar sentidos atribuídos ao conhecimento escolar e ao currículo ao longo do processo de formação dos pedagogos e pedagogas, assumindo que eles são permanentemente negociados e traduzidos (BHABHA, 2007). Um processo incessante que favorece múltiplos e diferenciados processos de subjetivação profissional. Processos que não podem ser previamente fixados e que também não podem ser plenamente acessados dando conta de explicar todas as decisões dos sujeitos a priori. Projeto financiado pelo Prociência UERJ/2015/ Bolsa IC-FAPERJ 2016. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) . Integrantes: Talita Vidal Pereira - Coordenador / Marize Peixoto da Silva Figueiredo - Integrante / Rafaela Bravo - Integrante / Anna Clara Rodrigues Sondahl Bibiani - Integrante / Alexsandra Lima dos Santos - Integrante / Aloana de Oliveira Pereira - Integrante / Lhays Marinho da Conceição Ferreira - Integrante / Roberta Avoglio Alves Oliveira - Integrante / Paola Carla da Silva Santos - Integrante / Maria Carolina Neves Lopes - Integrante / Monique Agnes Rodrigues de Moraes - Integrante / Samuel Barreto dos Santos - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa. Número de produções C, T & A: 14
      Membro: Talita Vidal Pereira.
    6. 2014-2017. SIGNIFICADOS ATRIBUIDOS AO CONHECIMENTO ESCOLAR QUE ORIENTAM OS PROCESSOS DE SUBJETIVACAO DOS(AS) FUTUROS(AS) PEDAGOGOS.
      Descrição: A pesquisa se insere no âmbito dos estudos que vem sendo realizados no campo do currículo e que tem como pano de fundo a problematização das formas de conceber os processos de organização e funcionamento das práticas escolares e suas implicações com os processos formativos em geral e da formação docente em especial. Processos que também orientam propostas e políticas curriculares em curso. São reflexões produzidas a partir das contribuições de aportes pós-estruturalistas com destaque para a Teoria do Discurso de Ernesto Laclau. No estudo currículo é assumido como processo de enunciação de sentidos, como espaço/tempo de fronteira cultural tal qual formulado por Elizabeth Macedo a partir das contribuições de Homi Bhabha. Dessa forma, o objetivo da pesquisa é a desnaturalização/problematização dos sentidos de currículo, de conhecimento e de cultura articulados nos processos de subjetivação de estudantes do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ/FEBF), analisando em que medida esses sentidos podem contribuir para a manutenção de representações idealizadas de escola, de professor/a e de aluno/a que são muitos frequentes no campo da educação em geral. Representações que, como sugere Laclau (1998), são construções discursivas incompletas e carregadas de ambiguidades. O estudo se justifica pela necessidade de compreender que sentidos de currículo podem estar ou não contribuindo no processo de desenvolvimento de práticas pedagógicas que incorporem, de fato e de direito, a multiplicidade de culturas que circulam no interior das escolas, apontando para a necessidade de superar concepções que se sustentam em dualidades identitárias fixas: saberes acadêmicos/ saberes populares; global/ local, universal/ particular; bom ensino/ mau ensino que se contribuem para silenciar as diferenças ou, no limite, permitindo o seu reconhecimento, desde que subordinadas à particularidade definida como ideal. Sem a pretensão de elaborar novas generalizações totalizantes e, em consequência novas dualidades, o estudo pretende analisar sentidos atribuídos ao conhecimento escolar e ao currículo ao longo do processo de formação dos pedagogos e pedagogas, assumindo que eles são permanentemente negociados e traduzidos (BHABHA, 2007). Um processo incessante que favorece múltiplos e diferenciados processos de subjetivação profissional. Processos que não podem ser previamente fixados e que também não podem ser plenamente acessados dando conta de explicar todas as decisões dos sujeitos a priori. Projeto financiado pelo Edital Universal do CNPq/2014. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Talita Vidal Pereira - Coordenador / Teresa Cristina Oliveira Araújpo - Integrante / Diana dos Santos Carmo da Silva - Integrante / Jefferson Antonio Nunes de Santana - Integrante / Renata Leite de Oliveira - Integrante / Rafaela Bravo - Integrante / Anna Clara Rodrigues Sondahl Bibiani - Integrante / Alexsandra Lima dos Santos - Integrante / Aloana de Oliveira Pereira - Integrante / Paola Carla da Silva Santos - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 28
      Membro: Talita Vidal Pereira.
    7. 2013-2015. SENTIDOS DE CULTURA E CONHECIMENTO ARTICULADOS NAS DISSERTACOES PRODUZIDAS NO PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM EDUCACAO, CULTURA E COMUNICACAO EM PERIFERIAS URBANAS.
      Descrição: O estudo toma como foco as dissertações de mestrado produzidas no Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (PPGECC/FEBF) para investigar sentidos de cultura e de conhecimento negociados e traduzidos (BHABHA, 2007) nos processos de apropriação teórica dos mestrandos. Financiado pelo Auxílio Instalação da FAPERJ/2014. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Talita Vidal Pereira - Coordenador / Rayane Pedroso Motta - Integrante / Diana dos Santos Carmo da Silva - Integrante / Jefferson Antonio Nunes de Santana - Integrante / Renata Leite de Oliveira - Integrante / Crizan Sasson Correa de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Outra / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 13
      Membro: Talita Vidal Pereira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Moção de Louvor e Reconhecimento, Câmara Municipal do Rio de Janeiro.. 2017.
      Membro: Talita Vidal Pereira.
    2. Auxílio Editoração (APQ3), Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.. 2012.
      Membro: Talita Vidal Pereira.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (44)
    1. Ciclo de conversas com professores da Maré.Repensar o pedagógico em tempos de pandemia. 2020. (Encontro).
    2. XIV Reunião Regional Sudeste da Anped.VIDAS NEGADAS NA/PELA ESCOLA. 2020. (Outra).
    3. XIV Reunião Regional Sudeste da Anped.Avaliação e excelência na educação. 2020. (Outra).
    4. XX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Educação, diferença e insurgências: práticas educativas emancipatórias. 2020. (Encontro).
    5. XX Encontro Nacional de Didática e Prática d eEnsino.UMA AVALIAÇÃO JUSTA É POSSÍVEL?. 2020. (Encontro).
    6. Aula Inaugural na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense 2019.2.Centralidade curricular, regulação e prescrição curricular. 2019. (Outra).
    7. Rodas de Conversa sobre Produção Curricular.Afinal, o que é para quê avaliar?. 2019. (Outra).
    8. Seminário de Abertura: proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias.A produção do campo curricular e os desafios para o século XXI. 2019. (Seminário).
    9. 13a Reunião Científica Regional da ANPEd-Sudeste.Limites do Currículo prescritivo. 2018. (Outra).
    10. IV Colóquio Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares.A avalição da aprendizagem para além das metas estabelecidas pelas avaliações em larga escala. 2018. (Outra).
    11. IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões curriculares.Currículo prescritivo: controle e normatividade como fetiche. 2018. (Simpósio).
    12. XXI FÓRUM DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA.Base Nacional Comum Curricular: um tema que deve se ampliar. 2018. (Outra).
    13. 38º Reunião Nacional da ANPEd.Coordenação de Mesa de Comunicação de Trabalho GT 12 Currículo. 2017. (Outra).
    14. 38º Reunião Nacional da ANPEd.Currículo e docência: tentativas de regulação e processos de escape. 2017. (Outra).
    15. 38º Reunião Nacional da ANPEd.Discurso, hegemonia e performatividade: enfoques para a pesquisa em política de currículo a partir de Laclau e Butler. 2017. (Outra).
    16. 38º Reunião Nacional da ANPEd.GT 12. 2017. (Outra).
    17. I Feira de Ciências da Educação de Jovens e Adultos de Niterói. A Experimentação em Ciências nos anos iniciais da EJA. 2017. (Feira).
    18. IV Congresso Nacional de Educação. GT 02 Didática, Currículo e Polítca Educacional. 2017. (Congresso).
    19. IV Congresso Nacional de Educação. Base Nacional Curricular Comum. 2017. (Congresso).
    20. IV Congresso Nacional de Educação. Sessão de comunicação GT 02/Didática, Currículo e Política Educacional. 2017. (Congresso).
    21. IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Educação e democracia - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário.Leituras periféricas: Educação, Cultura e diferença. 2017. (Seminário).
    22. IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Educação e democracia - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário."BNCC: QUALIDADE DA EDUCAÇÃO OU DO ENSINO?". 2017. (Seminário).
    23. IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Educação e democracia - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário.EIXO: Currículo, Política e Cultura Sessão XIX. 2017. (Seminário).
    24. O Sistema de Avaliação da Pós-Graduação brasileira: desafios para a qualidade na área de Educação no novo milênio. 2017. (Seminário).
    25. XXII Encontro de Extensão e Cultura/ XV Semana de Integração Acadêmica da UNIRIO.Encontro de Extensão e cultura. 2017. (Encontro).
    26. III Congresso Nacional de Educação. Currículo e Educação. 2016. (Congresso).
    27. VIII Seminário Acadêmico Memória e Resistência: caminhos e desafios da Formação nas Periferias.Os desafios da formação na periferia. 2016. (Seminário).
    28. XIV Jornada Regional de Educação - Base Nacional Curricular: desafios à construção da escola democrática.BNCC: CONCEITO, PROCESSOS E IMPLICAÇÕES. 2016. (Outra).
    29. 5th Triennial International Association for the Advancement of Curriculum Studies Conference.Challenges to Curricular Theory in the 21st Century: Thinking School Beyond the Basic. 2015. (Outra).
    30. VIII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Movimentos Sociais e a Educação.Comunicação nas periferias: rádios e TVs comunitárias. 2015. (Seminário).
    31. VI Semana da Pedagogia FEBF-UERJ. O currículo da Febf e a formação do pedagog@: Qual curríiculo queremos?.Formação ou degustação: um currículo que tenta dar conta de TUDO. 2015. (Seminário).
    32. XXVI ENCONTRO DE PEDAGOGIA: ? O professor e as práticas pedagógicas.ANALISANDO ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS:UMA ABORDAGEM PÓS-ESTRUTURALISTA. 2015. (Encontro).
    33. 25ª UERJ Sem Muros/14ª Semana de Graduação. O CURRÍCULO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO ESPAÇO-TEMPO DE ARTICULAÇÃO DISCIPLINAR. 2014. (Feira).
    34. XVII Encontro Nacional de didática e Prática de Ensino.Significados atribuídos ao escolar e suas implicações para a Didática. 2014. (Encontro).
    35. XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Abordagens Pós-estruturais sobre as articulações entre Currículo e Didática. 2014. (Encontro).
    36. 36ª Reunião da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação.CONHECIMENTO X CULTURA. DESCONSTRUINDO ESSE ANTAGONISMO. 2013. (Outra).
    37. VII Seminário Internacional As Redes educativas e as Tecnologias: Transformações e Subversões na Atualidade.Um computador por aluno: um currículo para todos os alunos. 2013. (Seminário).
    38. 35ª Reunião Anual da ANPEd.OS MÚLTIPLOS SENTIDOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO E DAS NOVAS PROPOSTAS CURRICULARES. 2012. (Outra).
    39. Organização curricular e currículo básico: a Educação Física precisa disso?.Iniciando uma conversa sobre o currículo.. 2012. (Encontro).
    40. 34ª Reunião Anual da ANPEd.Os significados de currículo que circulam nas pesquisas emm educação em Ciências.. 2011. (Outra).
    41. VI Seminário Internacional: as redes educativas e as tecnologias.SESSÃO DE COMUNICAÇÃO Nº 56. 2011. (Seminário).
    42. XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Discursos sobre o ensino de Ciências: convergências e tensões entre saber acadêmico e saber ensinado. 2010. (Encontro).
    43. XVI Encontro Nacional de Didática e prática de Ensino.EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NO CONTEXTO DAS ATUAIS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.. 2010. (Encontro).
    44. XV Semana da Educação.Sessão de Pôster. 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. FERNANDES, C. O. ; CRUZ, G. B. ; CANDAU, V. M. ; PEREIRA, T. V.. Encontro Nacional de Didática e Prática de ensino. 2020. Outro
    2. PEREIRA, T. V.; FRANGELLA, R. C. P. ; BARREIROS, D. R. A. ; COSTA, H. C. ; CRAVEIROS, C. B. ; CUNHA, E. V. R. ; DIAS, R. E. ; RANNIERY, T.. X Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias. 2019. Outro
    3. PEREIRA, T. V.. V COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO, CIDADANIA E EXCLUSÃO. 2018. (Outro).. . 0.
    4. PEREIRA, T. V.; ARAUJO, I. A. ; FERREIRA, L. M. C. ; PEREIRA, A. O. ; OLIVEIRA, R. A. A.. IX Seminário Acadêmico do PPG em educação, Cultura e Comunicação (X Anos de Pesquisa eRresistência na Baixada Fluminense). 2017. Outro
    5. PEREIRA, T. V.; OLIVEIRA, I. B. ; PASSOS, M. C. P. ; GARCIA, A. ; SORES, M. C. S. ; BARRETO, R. G. ; RIBES, R. ; CAMARA, S. R.. AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO. 2015. Outro
    6. PEREIRA, T. V.. Circulando saberes: Diálogos entre a Graduação & a Pós-Graduação. 2010. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:42