Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Gilberto Ferreira da Silva

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Santa Maria (1989), mestrado (1997) e doutorado(2001) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou estágio de Pós-doutorado na Universidade de Barcelona (UB) (2009/2010). Atualmente faz parte do corpo de pareceristas: - Mouseion Revista Eletrônica, - Diálogo (Canoas) (1519-3640), Educação & Realidade (UFRGS). Foi editor-chefe da Revista Educação, Ciência e Cultura de 2007 a 2014. É Editor desde 2017 da Revista Educação, Ciência e Cultura (Unilasalle/Canoas). Faz Parte do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UNILASALLE) desde março de 2017. Foi Coordenador da Pesquisa de 1999 à 2001, responsável pela estruturação da Política Institucional de Pesquisa (Unilasalle). Atuou na Equipe de Avaliação Institucional do Unilasalle no período de 2002 a 2007, contribuindo na criação do Programa de Avaliação Institucional (PAIC). Atuou como responsável pela criação do Mestrado Acadêmico em Educação, coordenando o grupo de trabalho no período de 2003 a 2006. Membro do Comitê Assessor (Educação/Psicologia) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS - 2012-2016). Coordenador da Linha de Pesquisa Formação de Professores, teorias e práticas educativas de 2007 a 2021. Consultor de periódicos Nacionais e Internacionais. Consultor de Editoras na avaliação de obras. Pesquisador, Bolsista e Consultor Ad Hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Professor do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle/Canoas. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação intercultural (GPEI). Faz parte da Equipe Gestora da Sociedad Latinoamericana de Estudios Interculturales (SOLEI) com sede na Colômbia desde jul/2017, Asociación Multidisciplinar de Investigación Educativa (AMIE/ES) e da Red Iberoamericana de Docentes com sede em Cádiz, Espanha. Integra a Common Ground Research Networks. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Periferias Urbanas, atuando principalmente no campo da formação continuada de professores, onde explora temas desde a perspectiva da descolonialidade, educação intercultural, relações raciais, culturas urbanas e políticas educacionais. Aliado a estes campos dedica-se à exercitar diferentes metodologias qualitativas e participativas na pesquisa em educação, com especial ênfase para as metodologias horizontais. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/5057724567363394 (29/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade La Salle - Canoas, Pró Reitoria Acadêmica. Victo Barreto, 2288 CENTRO 92010000 - Canoas, RS - Brasil Telefone: (51) 4768500 Ramal: 8560 URL da Homepage: https://www.lasalle.edu.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2019-2021. Cartografias da implementacao do Referencial Curricular de Canoas: Anos Finais do Ensino Fundamental
      Descrição: Esta proposta de pesquisa tem por objetivo sistematizar o processo de implementação do Referencial Curricular na Rede Municipal de Ensino de Canoas/RS e investigar como um movimento de formação de professores, mediado pela pesquisa, contribui para promover transformações significativas na prática docente e a qualificação do ensino nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Insere-se em um movimento mais amplo na rede municipal de Canoas que vêm ocorrendo desde 2017 no campo da formação continuada de professores denominado ?Projeto Saberes em Diálogo?. Toma por referência teórica as contribuições oriundas do campo da descolonialidade e para a organização do desenho metodológico encontra aportes nos princípios da pesquisa-ação colaborativa, com especial atenção para as contribuições tomadas desde a ?Sistematização de Experiências? proposta por Oscar Jara e Fals Borda. Como resultado deste processo, almeja-se contribuir para a construção de uma política de formação na rede municipal de ensino, por meio da sistematização do processo de implementação do referencial curricular que evidencie a qualificação do trabalho pedagógico e as transformações percebidas na prática docente, como possibilidade de qualificação do trabalho pedagógico e do ensino por meio da pesquisa, num processo colaborativo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Gilberto Ferreira da Silva - Integrante / Gabriele Bonotto da Silva - Integrante / Carolina Monteiro - Integrante / Rejane Reckziegel Ledur - Coordenador / Natani Perotto Borges - Integrante / Juliana Aquino Machado - Integrante / Adriana Bayer - Integrante / Jonathan Zotti da Silva - Integrante / Cintia Fick - Integrante / Clarissa Pujol - Integrante / Clayton Gregis Moch - Integrante / Elaine Costa Capellari - Integrante / Fabiano Mota Luiz - Integrante / Gustavo Gularte - Integrante / Manoela de Barros Barbosa Ribeiro - Integrante / Roberto Facchinello - Integrante / Rômulo de Jesus Farias Brito - Integrante / Tatiana Selva Pereira - Integrante / Daniela Duarte Ilhesca - Integrante / Gabriela Zardo - Integrante / Juliano Gomes da Silva - Integrante / Tiago Goulart Prietto - Integrante / Adriano Follmann - Integrante / Fernanda Pacheco dos Reis - Integrante / Paula Tatiane Froehlich - Integrante / Fabio Rosa Faturi - Integrante / Rhenan Pereira Santos - Integrante / Rodrigo Fagundes - Integrante / Maria Aparecida Cirilo - Integrante / Vinício Luís Pierozan - Integrante / Mônica da Silva Gallon - Integrante / Daniel Roessler - Integrante / Elisãngela Krafchinski Trentin - Integrante / Fábio Rosa Fatturi - Integrante / Fernanda Cardoso da Luz - Integrante / Glaucia Silva da Rosa - Integrante / Janaína Mota Fidelis - Integrante / Katia Renato Quinteiro Juliano - Integrante / Katielle de Oliveira Félix - Integrante / Kelly da Silva Rebelo - Integrante / Leandro Melo Lemes - Integrante / Maite Maria Schons Santarém - Integrante / Michele Beltran Antunes - Integrante / Pamela Araujo Schaidhauer - Integrante / Roberta Oliveira dos Anjos - Integrante / Silmara Coelho Vianna - Integrante. Financiador(es): Fundacão Itau Social - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 9
      Membro: Gilberto Ferreira da Silva.
    2. 2019-Atual. Interculturalidade na formacao de professores desde America Latina: perspectivas descoloniais
      Descrição: Esta pesquisa se propõe a investigar as contribuições, tanto teóricas quanto práticas de processos de formação continuada com educadores no contexto da regiao latino-americana. Busca-se compreender os fenômenos da diversidade cultural, inerentes á realidade social das nações latinas no contexto da formação docente. Nesta pesquisa aposta-se em processos participativos e colaborativos no trabalho formativo, enfatizando a busca de informações sobre práticas que privilegiam o protagonismo e a autonomia docente. A formação continuada representa hoje, além de uma necessidade, uma possibilidade de construir ações pedagógicas coerentes e viáveis nos contextos da ação profissional docente. É neste sentido que formação continuada e práticas pedagógicas não podem mais ser compreendidas de forma descolada, em que uma atua como pré-requisito da outra e sim em um processo contínuo de interdependência. Esta proposta de investigação assenta-se nas contribuições teóricas adivindas do grupo Mordernidade/Colonialidade (G M/C), nos resultados de pesquisa realizados pelos membros do Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural (GPEI/Unilasalle/Canoas) em diálogo com vozes outras na educação, tais como os movimentos sociais, as comunidades originárias indígenas e comunidades quilombolas. Procura também estreitar os laços com os educadores das redes públicas de educação básica, em sintonia com os propósitos de uma formação que responda aos anseios dos docentes que vivem o cotidiando do chão da escola. A pesquisa esta dividida em etapas, sendo que uma delas refere-se ao estudo de revisão de literatura e refinamento teórico, uma outra etapa envolve o mapeamento e análise de experiências formação docente continuada e, uma outra diz respeito ao processo que projeta a criação, aplicação e avaliação de um programa de formação a ser experimentada com um grupo de educadores na Rede Municipal de Educação de Canoas. Os resultados, tanto da revisão de literatura quanto dos dados produzidos durante a realização do programa de formação docente serão analisados a partir das contribuições teóricas da interculturalidade e descolonialidade, aportes tomados como referência para a produção desta pesquisa. Ao final espera-se poder, de forma sistematizada, para além da produção de artigos e papers, produzir e disponibilizar às redes públicas municipais e estaduais um Programa de Formação Docente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (8) . Integrantes: Gilberto Ferreira da Silva - Coordenador / Rejane Penna - Integrante / Jaume Del Campo Sorribas - Integrante / JULIANA AQUINO MACHADO - Integrante / ANDRÉ LUCIANO ALVES - Integrante / PABLO EUGÊNIO MENDES - Integrante / João Alberto Steffen Munsberg - Integrante / Alicia Liliana Merodo - Integrante / Jorge Luiz Ayres Gonzaga - Integrante / Otávio Nogueira Balzano - Integrante / Henri Fucks - Integrante / Ana Paula da Silva - Integrante / Adriana Vidaletti - Integrante / Natani Perotto Borges - Integrante / LARISSA MARCOS - Integrante / Esther Luna Gonzalez - Integrante / Silvânia Lucia Chaves Assis - Integrante / Igor Camara Araújo - Integrante / Marlova Gross da Silva - Integrante / Claiton Oliveira da Costa - Integrante / Vanessa Silva da Rosa - Integrante / Silas de Andrade Fonseca - Integrante / Natacha Scheffer - Integrante / Masaaki Alves Funakura - Integrante / Andrea Avanze - Integrante / Leticia Pegoraro Alves - Integrante / Andressa Pereira Araujo - Integrante / Amanda Kayser Costa - Integrante / Marcos Evaldt Barros - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 50 / Número de orientações: 1
      Membro: Gilberto Ferreira da Silva.
    3. 2017-2020. Formacao continuada na Educacao Basica no Municipio de Canoas: pesquisa em Rede, com a Rede e na Rede
      Descrição: O objetivo desta pesquisa visa constituir um espaço privilegiado de trabalho com os professores da Rede Municipal de Ensino de Canoas, enfatizando o protagonismo docente como elemento fundante da ação investigativa. A pesquisa, amparada em metodologias ativas, participativas e essencialmente colaborativas mobiliza um coletivo de educadores para, a partir de preocupações próprias que perfazem o cotidiano do chão da escola, construir conhecimentos e desencadear estratégias para a produção de saberes e conhecimentos dirigidos a ultrapassar a prática clássica da pesquisa ?diagnóstica? em educação, característica marcante nestas últimas décadas da produção do conhecimento no campo da formação de professores e da educação de forma em geral. Obstina-se ultrapassar a fase diagnóstica, já em sua acepção inicial, pois a pesquisa que se estrutura emerge de dentro da rede, por aqueles que a compõe. A aposta é pela assunção do lugar epistêmico ao docente, como produtor de conhecimento. Tal premissa de trabalho ampara-se no fato de que se o docente pode pesquisar e refletir sobre o que faz na educação básica, também pode assumir o lugar de intelectual e produtor de conhecimento no espaço da própria escola, criando com isso um deslocamento de lugar epistemológico de produção privilegiada de conhecimento, comumente encontrada na universidade a concentração desta atividade. Em síntese a pesquisa coloca em movimento um conjunto de educadores da rede Municipal de Ensino de Canoas via práticas de pesquisa e estratégias de criação de grupos de estudos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Gilberto Ferreira da Silva - Coordenador / JULIANA AQUINO MACHADO - Integrante / Carolina Monteiro - Integrante / Flávio César Oliveira da Rosa - Integrante / Ana Paula da Silva - Integrante / Cidia Silveira - Integrante / Cristiane De Boite - Integrante / Gisele Bervig - Integrante / Rejane Reckziegel Ledur - Integrante / Natani Perotto Borges - Integrante / Masaaki Alves Funakura - Integrante. Financiador(es): Prefeitura Municipal de Canoas - Outra. Número de produções C, T & A: 21
      Membro: Gilberto Ferreira da Silva.
    4. 2017-2018. Investigating Micro-aggression and Ostracism in Brazil
      Descrição: The aim of this research is to carry out five different studies on microaggression and ostracism in different universities in the Brazilian national reality, including the University of La Salle (UNILASALLE) in Canoas, Rio Grande do Sul, Brazil. Although micro-aggression and ostracism focus on race/ethnicity, this study will also consider micro-aggression based on sexual orientation, religion, gender, socioeconomic status and mental/physical disability. These phenomena are subtle but harmful to the receiver (DeSouza, Wesselmann, & Ispas, in press; Wesselmann, Grzybowski, Steakley-Freeman, DeSouza, Nezlek, and Williams, 2016). Physiologically, Eisenberger, Liberman, and Williams (2003) produced data demonstrating that experiences with ostracism similarly activate brain areas (dACC) connected with physical pain. Thus, ostracism is experienced as a social pain. Psychologically, ostracism threatens four basic human needs: belonging, self-esteem, control, and meaningful existence (Williams, 2009). As it is an exploratory study, there are no formal hypotheses. Two focus groups with about 8 to 12 black university students from a university in southern Brazil. The objective is to examine experiences of racial micro-aggression, which can reveal new themes (emic approach) that go beyond those already identified in the USA. The study will be able to allow the comparison between the two national realities, as other universities become accessible for the realization of focus groups.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Gilberto Ferreira da Silva - Integrante / Maria Angela Mattar Yunes - Integrante / Leonidas RobertoTaschetto - Integrante / Gabriel C. Rosa - Integrante / Eros DeSouza - Coordenador. Financiador(es): Illinois State University/USA - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Gilberto Ferreira da Silva.
    5. 2016-2018. Descolonialidade e formacao de professores na America Latina: programas, avancos e perspectivas interculturais desde Brasil, Chile, Argentina e Colombia
      Descrição: As aspirações por compreender como é possível realizar processos formativos que contemplem a multiculturalidade sob a perspectiva da interculturalidade impulsionam a busca por referenciais teóricos e práticos capazes de oferecer subsídios para o tratamento da diversidade cultural. Nesta pesquisa se contempla o debate instaurado no contexto latino-americano, considerando a rica e complexa reflexão acumulada nos diferentes países da região. Uma imersão na literatura que viemos realizando nestes últimos anos permitiu vislumbrar a complexidade teórica da produção existente e a diversidade de experiências formativas desencadeadas nas diferentes nações da região. Tal movimento permitiu, ao mesmo tempo, entrar em contato com uma produção inspiradora que acabou por dinamizar epistemologicamente o trabalho de investigação aqui proposto. Trata-se das contribuições de intelectuais latino-americanos, vinculados à diferentes universidades das américas, integrantes do chamado Grupo Modernidade/Colonialidade (Grupo M/C). Este grupo é constituído por Aníbal Quijano (Perú), Walter Mignolo (Argentina), Enrique Dussel (Argentina), a norte-americana Catherine Walsh (radicada no Equador), Nelson Maldonado?Torres (Porto Rico), Fernando Coronil (Venezuela), Edgardo Lander (Venezuela), Arturo Escobar (Colômbia), entre outros. Para além do propósito de enfrentar a discussão e o estudo sobre a descolonialidade do conhecimento e do poder, este grupo apresenta uma forte característica interdisciplinar em sua composição o que gera uma produção com estas características. Deste grupo, em especial, destacamos os estudos de Catherine Walsh, uma vez que se voltam ao campo da educação e, portanto, ganham importância no desenvolvimento e execução desta proposta. Autores como Boaventura de Sousa Santos, Immanuel Wallerstein e Albert Memmi, dentre outros, são parceiros para além das fronteiras latino-americanas. Metodologicamente a pesquisa se inscreve na tendência contemporânea das pesquisas do tipo estado da arte por um lado e, de outro, alia-se aos estudos do tipo pesquisa intervenção ao tomar como aporte as contribuições advindas da pesquisa-ação. Assim se fará um investimento para conhecer e analisar experiências de formação nos países de referência da pesquisa e nas duas regiões brasileiras indicadas. Esta proposta carrega uma intencionalidade de caráter epistemológico, ao propor o aprofundamento do ?giro decolonial?, preconizado pelo Grupo M/C de um lado e por outro a efetivação de uma prática, traduzida na criação, execução e avaliação de um programa de formação de professores de educação básica na perspectiva da interculturalidade, contemplando a diversidade cultural, característica tão própria dos contextos escolares. Evidenciamos a continuidade da postura teórica e metodológica na pesquisa em educação que viemos apostando e exercitando nestes últimos anos (SILVA, SCHLEMER, SCHEFFER, 2016; SILVA, NORNBERG, SCHEFFER, 2016; SILVA, NORNBERG, 2014, 2013). E por último, cabe assinalar que esta proposta de pesquisa traduz um esforço coletivo que encontra no Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural e no PPGEDU/Unilasalle/Canoas o espaço para sua efetivação e maturação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (6) . Integrantes: Gilberto Ferreira da Silva - Coordenador / JULIANA AQUINO MACHADO - Integrante / RAQUEL SCHLEMER - Integrante / ANDRÉ LUCIANO ALVES - Integrante / AMANDA SELLE BORTOLETTI - Integrante / PABLO EUGÊNIO MENDES - Integrante / João Alberto Steffen Munsberg - Integrante / Francisco Adelmo Asprilla Mosquera - Integrante / Luis Eduardo Castro Castro - Integrante / Josiane Lima de Andrade - Integrante / Alicia Liliana Merodo - Integrante / Adriana Del Pilar Quiroga - Integrante / Jorge Luiz Ayres Gonzaga - Integrante / Otávio Nogueira Balzano - Integrante / Henri Fucks - Integrante / Moana Meinhardt - Integrante / Tatiane Peres Zawaski - Integrante / María Luisa Jalil - Integrante / Natacha Scheffer - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 40
      Membro: Gilberto Ferreira da Silva.
    6. 2013-2016. Formacao continuada de professores: a pesquisa-acao colaborativa em contextos de praticas educativas inclusivas no municipio de Canoas-RS (2a. Fase)
      Descrição: Esta pesquisa dá continuidade ao trabalho realizado no período de 2010-2012 onde focalizou o campo da educação inclusiva, potencializando as práticas educativas desenvolvidas pelos profissionais da educação no contexto do Centro de Capacitação em Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA) da rede pública de ensino do município de Canoas. Para a segunda fase da pesquisa coloca-se como ênfase a preocupação demandada pelos professores no tratamento cotidiano das práticas inclusivas em sua ação docente, procurando aprofundar a compreensão sobre o lugar ocupado pelo CEIA no conjunto do trabalho de educação inclusiva na rede Municipal, assim como aprofundar a construção e consolidação de políticas educativa inclusivas. Busca-se desta maneira, contribuir para o aperfeiçoamento de propostas que valorizem as ações inclusivas colocadas em prática no trabalho do CEIA. Metodologicamente situa-se no âmbito das pesquisas que se ancoram na abordagem da pesquisa-ação colaborativa (Pimenta, Franco, Brandão, Kemmis e McTaggart, Lewin), com vistas à formação e transformação das práticas cotidianas, desencadeadas através de um processo de inserção em médio e longo prazo no ambiente de trabalho. Os pressupostos teóricos encontram na noção de professor reflexivo (Nóvoa, Zeichner) e de educação inclusiva (Mantoan) suporte para a realização da pesquisa-ação colaborativa. A proposta de continuidade do trabalho segue as etapas em movimento espiralado sugeridas na metodologia da pesquisa-ação preconizada por Kurt Lewin. Na primeira fase da pesquisa observa-se os seguintes aspectos: protagonismo do grupo de profissionais ao idealizarem a proposta de criação do centro de atendimento especializado; processos internos de discussão das práticas realizadas junto às crianças e adolescentes ganham maior dinamicidade no cotidiano dos processos de planejamento no centro e, finalmente, o CEIA parece reafirmar que, de fato, são os processos que apostam na relação e na construção do vínculo pedagógico,. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Gilberto Ferreira da Silva - Coordenador / Marta Nörnberg - Integrante / Natacha Scheffer - Integrante / Rejane Penna - Integrante / JULIANA AQUINO MACHADO - Integrante / LUCIANA ROBINSON - Integrante / RAQUEL SCHLEMER - Integrante / João Steffens - Integrante / Fabiula Campos Falcão - Integrante / Daiane Ribeiro Pedroso - Integrante / ANDRÉ LUCIANO ALVES - Integrante / AMANDA SELLE BORTOLETTI - Integrante / PABLO EUGÊNIO MENDES - Integrante / CÉLIA DE FÁTIMA ROSA DA VEIGA - Integrante. Financiador(es): Universidade La Salle - Canoas - Remuneração / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 18
      Membro: Gilberto Ferreira da Silva.
      Descrição: Esta pesquisa dá continuidade ao trabalho realizado no período de 2010-2012 onde focalizou o campo da educação inclusiva, potencializando as práticas educativas desenvolvidas pelos profissionais da educação no contexto do Centro de Capacitação em Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA) da rede pública de ensino do município de Canoas. Para a segunda fase da pesquisa coloca-se como ênfase a preocupação demandada pelos professores no tratamento cotidiano das práticas inclusivas em sua ação docente, procurando aprofundar a compreensão sobre o lugar ocupado pelo CEIA no conjunto do trabalho de educação inclusiva na rede Municipal, assim como aprofundar a construção e consolidação de políticas educativa inclusivas. Busca-se desta maneira, contribuir para o aperfeiçoamento de propostas que valorizem as ações inclusivas colocadas em prática no trabalho do CEIA. Metodologicamente situa-se no âmbito das pesquisas que se ancoram na abordagem da pesquisa-ação colaborativa (Pimenta, Franco, Brandão, Kemmis e McTaggart, Lewin), com vistas à formação e transformação das práticas cotidianas, desencadeadas através de um processo de inserção em médio e longo prazo no ambiente de trabalho. Os pressupostos teóricos encontram na noção de professor reflexivo (Nóvoa, Zeichner) e de educação inclusiva (Mantoan) suporte para a realização da pesquisa-ação colaborativa. A proposta de continuidade do trabalho segue as etapas em movimento espiralado sugeridas na metodologia da pesquisa-ação preconizada por Kurt Lewin. Na primeira fase da pesquisa observa-se os seguintes aspectos: protagonismo do grupo de profissionais ao idealizarem a proposta de criação do centro de atendimento especializado; processos internos de discussão das práticas realizadas junto às crianças e adolescentes ganham maior dinamicidade no cotidiano dos processos de planejamento no centro e, finalmente, o CEIA parece reafirmar que, de fato, são os processos que apostam na relação e na construção do vínculo pedagógico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marta Nörnberg - Integrante / Gilberto Ferreira da Silva - Coordenador / Rejane Penna - Integrante / Natacha Scheffer - Integrante / Juliana Aquino Machado - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Marta Nornberg.
    7. 2012-2012. Pesquisa-acao colaborativa: praticas formativas na Congregacao Pobres Servos da Divina Providencia (Calabrianos - Provincia Nossa Senhora Aparecida)
      Descrição: O objetivo deste trabalho é desencadear um processo de pesquisa-ação colaborativa com vistas à transformação, aperfeiçoamento e qualificação das práticas formativas que são postas em práticas nos diferentes níveis de formação (aspirantado, postulantado, noviciado, juniorato e formação continuada). Para tanto se recorre às contribuições metodológicas de Kurt Lewin, onde são preconizadas as etapas: diagnóstico e reconhecimento grupal, planejamento de ações; aplicação de estratégias de ação, processo de observação-registro e avaliação, e reflexão e reorganização. A pesquisa volta-se para dois públicos: o formador, responsável pela elaboração e aplicação da ação formadora e o formando. O primeiro grupo é composto por cerca de 10 educadores e o segundo por cerca de 40 formandos. A dinâmica do trabalho é estruturada a partir de uma equipe de pesquisa composta pelo pesquisador universitário e pela equipe de formação da delegação. Espera-se que na vivência das etapas se possam revisitar e aperfeiçoar as práticas formativas colocadas em ação na delegação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gilberto Ferreira da Silva - Coordenador. Financiador(es): Congregação Pobres Servos da Divina Providência - Remuneração.
      Membro: Gilberto Ferreira da Silva.
    8. 2011-2012. Pesquisa-acao colaborativa na formacao continuada de professores da Educacao de Jovens e Adultos (FASE I)
      Descrição: Esta pesquisa focaliza o campo da educação intercultural, potencializando a diversidade cultural no contexto do Centro de Capacitação em Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA) da rede pública de ensino do município de Canoas. Coloca como ênfase a preocupação demandada pelos professores no tratamento cotidiano da diversidade cultural em sua ação docente, procurando aprofundar a compreensão sobre os sentidos e significados atribuídos à diversidade cultural e como se processam as construções de alternativas para o trabalho pedagógico, com ênfase para as práticas realizadas na educação de jovens e Adultos. Busca-se desta maneira, contribuir para a construção de propostas que valorizem a diversidade cultural presente no contexto de atuação escolar. Metodologicamente situa-se no âmbito das pesquisas que se ancoram na abordagem da pesquisa-ação colaborativa (Pimenta, Franco, Brandão, Kemmis e McTaggart), com vistas à formação e transformação das práticas cotidianas, desencadeadas através de um processo de inserção em médio prazo no espaço escolar. Para tanto, toma como pressupostos teóricos preliminares a noção de professor reflexivo (Nóvoa, Zeichner) e de educação intercultural (Bartolomé Pina, Cabrera e Candau).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Gilberto Ferreira da Silva - Coordenador / Rejane Silva Penna - Integrante / Maria Rosa Fontebasso - Integrante / Marta Nörnberg - Integrante / Natacha Scheffer - Integrante / Ana Margô Mantovani - Integrante / Luzia Oliveira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade La Salle - Canoas - Remuneração. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Gilberto Ferreira da Silva.
    9. 2010-2012. Alfabetizacao nos anos iniciais do ensino fundamental e formacao de professores na rede Municipal de Ensino de CAnoas: a pesquisa-acao colaborativa como elemento de qualificacao das praticas educativas.
      Descrição: A pesquisa-ação focaliza a alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a formação de professores na rede municipal de ensino de Canoas. Objetiva propor espaços formativos e subsídios teórico-metodológicos que viabilizem a reflexão, a avaliação e a projeção de estratégias de caráter intervencionista para qualificar as práticas educativas dos professores e incidir na melhora dos indicadores de desempenho dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na área da alfabetização. O campo de investigação são dezessete escolas de Ensino Fundamental pertencentes à Rede Municipal de Ensino da Cidade de Canoas. A escolha das escolas se fundamentou nos indicadores de desempenho obtidos pelos alunos em termos de alfabetização. Dessa forma, a pesquisa contempla este conjunto de escolas tendo como sujeitos participantes 122 professoras que atuam nos três primeiros anos do Ensino Fundamental (sendo 17 do primeiro ano , 74 do segundo ano e 31 do terceiro ano). Na realização da pesquisa serão utilizados e cruzados, principalmente, os microdados do IBGE referentes ao Censo 2010 para quantificar o índice de alfabetização de Canoas, cotejando-os com os dados do Censo Escolar do INEP; os dados do índice de desempenho obtidos na Provinha Brasil e os dados do índice de desempenho obtidos no Canoas Avalia. Finalmente, a pesquisa aspira consolidar a parceria existente entre o Centro Universitário La Salle e o Sistema Municipal de Ensino de Canoas no que se refere ao compromisso com a formação continuada dos professores e gestores municipais e estimular investigações no âmbito da pós-graduação stricto sensu, tanto por parte dos docentes quando dos discentes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Gilberto Ferreira da Silva - Integrante / Evaldo Luis Pauly - Integrante / Dirléia Fanfa Sarmento - Coordenador / Claudia Acosta Alves - Integrante / Lúcia Regina Lucas da Rosa - Integrante / Sônia Maria Oliveira da Rosa - Integrante / Patrícia Kayser Vargas Mangan - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Gilberto Ferreira da Silva.
    10. 2010-2011. Pesquisa-acao colaborativa na formacao de professores em acao. Um estudo sobre a escrita e a autoria do professor sobre a sua atividade docente
      Descrição: Esta pesquisa focaliza o campo da formação continuada de professores, potencializando os processos formativos e de docência que são desenvolvidos no contexto do Centro de Capacitação em Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA) da rede pública de ensino do município de Canoas. Analisa significados e sentidos atribuídos por professores ao processo de autoria e escrita sobre sua ação docente. Metodologicamente situa-se no âmbito das pesquisas que se ancoram na abordagem da pesquisa-ação colaborativa (Pimenta, Franco, Brandão, Kemmis e McTaggart), com vistas à formação e transformação das práticas cotidianas, desencadeadas através de um processo de inserção em médio prazo no espaço escolar. Embora penoso, o processo de autoria e escrita sobre a atividade docente é entendida como estratégia eficaz para o processo de formação continuada e como potência para a aprendizagem da docência. Este projeto está vinculado ao projeto de pesquisa intitulado Pesquisa-ação colaborativa na formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos, coordenado pelo professor Gilberto Ferreira da Silva, do Centro Universitário La Salle (UNILASALLE).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Gilberto Ferreira da Silva - Integrante / Marta Nörnberg - Coordenador / Igor Daniel Martins Pereira - Integrante / Monica Coswig Fischer - Integrante.
      Membro: Gilberto Ferreira da Silva.
      Descrição: Esta pesquisa focaliza o campo da formação continuada de professores, potencializando os processos formativos e de docência que são desenvolvidos no contexto do Centro de Capacitação em Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA) da rede pública de ensino do município de Canoas. Coloca como ênfase a preocupação demandada pelos professores no tratamento cotidiano da diversidade cultural em sua ação docente, procurando aprofundar a compreensão sobre os sentidos e significados atribuídos à diversidade cultural e como se processam as construções de alternativas para o trabalho pedagógico, com ênfase para as práticas de formação continuada ali realizadas. Busca-se desta maneira, contribuir para a construção de propostas que valorizem a diversidade cultural presente no contexto de atuação escolar. Metodologicamente situa-se no âmbito das pesquisas que se ancoram na abordagem da pesquisa-ação colaborativa (Pimenta, Franco, Brandão, Kemmis e McTaggart), com vistas à formação e transformação das práticas cotidianas, desencadeadas através de um processo de inserção em médio prazo no espaço escolar. Para tanto, toma como pressupostos teóricos preliminares a noção de professor reflexivo (Pimenta, Nóvoa, Zeichner) e de aprendizagem da docência (Mizukami, Warschauer). Este projeto está vinculado ao projeto de pesquisa intitulado Pesquisa-ação colaborativa na formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos, coordenado pelo professor Gilberto Ferreira da Silva, do Centro Universitário La Salle (UNILASALLE), que recebe financiamento do CNPQ, no valor de R$ 14.700,00.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Marta Nörnberg - Coordenador / Gilberto Ferreira da Silva - Integrante / Igor Daniel Martins Pereira - Integrante / Monica Coswig Fischer - Integrante. Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2
      Membro: Marta Nornberg.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (5)
    1. Professor Homenageado Turma de Formandos de Pedagogia 2015, Unilasalle.. 2015.
      Membro: Gilberto Ferreira da Silva.
    2. MENÇÃO HONROSA - XI SEMANA CIENTIFICA UNILASALLE, UNILASALLE.. 2015.
      Membro: Gilberto Ferreira da Silva.
    3. Professor Homenageado Turma de Fomandos Curso de Pedagogia, Unilasalle.. 2014.
      Membro: Gilberto Ferreira da Silva.
    4. Prêmio Especial Açorianos de Literatura 2012. Colaboração na Obra: O Tempo e o Rio Grande nas Imagens do Arquivo Histórico do RS, organização de Rejane Penna., Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre.. 2012.
      Membro: Gilberto Ferreira da Silva.
    5. Paraninfo Turma de fomandas Curso de Pedagogia, Unilasalle.. 2011.
      Membro: Gilberto Ferreira da Silva.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (34)
    1. 3º Simpósio de Ensino e Pesquisa em Saúde (SEPS) - Edição INTERNACIONAL. 2021. (Simpósio).
    2. CIDI - Congresso Internacional de Diálogos Interdisciplinares. UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DA DECOLONIALIDADE. 2021. (Congresso).
    3. Congresso Internacional Movimentos Docentes. 2021. (Congresso).
    4. Encontros do Axé.Pesquisa Sabedorias Ancestrais. 2021. (Encontro).
    5. II Colóquio Latino-americano sobre insurgências decoloniais, psicologia e os povos tradicionais. Perspectivando a decolonização da educação. 2021. (Congresso).
    6. SEMINÁRIO INTERNACIONAL ? CENTENÁRIO PAULO FREIRE (1921 ? 2021) - ATUALIDADE E URGÊNCIA DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO. 2021. (Seminário).
    7. V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DIVERSIDADE CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL. UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DA DECOLONIALIDADE. 2021. (Congresso).
    8. IV Semana da Africa na Bahia. 2020. (Seminário).
    9. V FEBIC - Feira Brasileira de Iniciação Científica. Avaliador de Trabalhos. 2020. (Feira).
    10. VI JORNADAS MERCOSUL.SEPÉ TIARAJU E O GIRO DECOLONIAL. 2020. (Seminário).
    11. V Seminário Internacional de Novos Estudos Africanos. 2020. (Seminário).
    12. XII Seminário Nacional de Formação de Profissionais da Educação da ANFOPE.O Currículo de formação de professores desde a decolonialidade na Abya Yala. 2019. (Seminário).
    13. XL Encontro Nacional do FORUMDIR. 2019. (Seminário).
    14. 8º Conferencia Latinoamericana y Caribeña de Ciencias Sociale. FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DESCOLONIALIDADE E INTERCULTURALIDADE: PROSPECTANDO CAMINHOS DESDE ?ABYA YALA?. 2018. (Congresso).
    15. II Congreso Internacional Diálogo Intercultural En El Abya Yala. América Latina y El Caribe.. Interculturalidade e DEscolonialidade: programas, Métodos e Avanços na Formação de Professores no Contexto Brasileiro. 2018. (Congresso).
    16. II Seminário Municipal Saberes em Diálogo..Saberes em Diálogo: a construção de um Programa de Formação Docente Em rede, na rede, com a rede.. 2018. (Seminário).
    17. IV Seminário Internacional Constitucionalismo no Século XXI: Direitos Humanos, Justiça Social e Democracia (América Latina e África).Epistemologias Outras: Insurgências da Educação Intercultural Descolonizadora na América Latina. 2018. (Seminário).
    18. Primer Foro Mundial del Pensamiento Crítico Latinoamericano. FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DESCOLONIALIDADE E INTERCULTURALIDADE: PROSPECTANDO CAMINHOS DESDE ?ABYA YALA?. 2018. (Congresso).
    19. II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PÓS-COLONIALISMO, PENSAMENTO DESCOLONIAL E DIREITOS HUMANOS NA AMÉRICA LATINALA.Mesa: Educação na América Latina: pensamento decolonial e interculturalidade. 2017. (Seminário).
    20. Latin American Studies Association 2017 - Diálogo de Saberes - Lima/Peru. Mesa: Descolonização do saber e educação: perspectivas em movimento. 2017. (Congresso).
    21. Mostra de Iniciação Científica NEAB/UFRGS. Comentarista de Sessão de Trabalhos de Conclusão. 2017. (Feira).
    22. Painel Experiências Pedagógicas: narrativas da docência cotidiana.Narrativas da Docência Cotidiana. 2017. (Outra).
    23. Seminário Municipal Saberes em Diálogo. Educação Básica, Universidade e Pesquisa.Descolonizar a universidade para formar professores no diálogo de saberes: a pesquisa para quem, desde onde e com que objetivos?. 2017. (Seminário).
    24. XXXI Congresso Internacional da Associação Latino-americana de Sociologia. Formação de professores na América Latina: perspectivas desde o ?Giro Decolonial?. 2017. (Congresso).
    25. Congreso Internacional Multidiscplinar de Investigación Educativa. Percursos De Pesquisa-Ação: Aprendizagens No Processo De Formação Continuada Em Serviço. 2016. (Congresso).
    26. 3 Congresso Ibero-americano Sobre Governança Universitária. Interação entre universidade e educação pré-universitária. 2015. (Congresso).
    27. Congresso Internacional Multidisciplinar de Investigación Educativa (CIMIE). Processos De Autoria E Escrita De Professores: A Pesquisa Como Estratégia Metodológica De Formação Continuada. 2015. (Congresso).
    28. III Seminário Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/CAPES/IPA.Formação de Professores: das tensões contemporâneas às transições atuais. 2015. (Seminário).
    29. III Seminário de Avaliação e Planejamento do CEIA.Avaliação e Planejamento. 2013. (Seminário).
    30. Seminário Internacional em Educação do Rs: Concepções e sentidos da educação.Reestruturação Curricular, trabalho pedagógico e mudanças educacionais: vínculos e desafios necessários. 2013. (Seminário).
    31. XI Semana Cientifica do Unilasalle.Educação Inclusiva. 2013. (Seminário).
    32. IV Seminário Nacional de Educação Integral - Brasília. 2012. (Seminário).
    33. Formação de Inverno 27ª CRE Canoas - Sapucaia.Educação e Diversidade. 2011. (Encontro).
    34. Formação de Inverno 27ª CRE Canoas - Ulbra.Educação e Diversidade. 2011. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (17)
    1. MACHADO, J. A. ; SILVA, G. F. ; SILVA, J. ; Silva, A. P. ; LEDUR, R. R ; Monteiro, C.. I Ciclo de Formações em Tempos de Pandemia - Canoas. 2020. Outro
    2. MACHADO, J. A. ; SILVA, J. ; Silva, A. P. ; SILVA, G. F. ; LEDUR, R. R ; Monteiro, C.. II Ciclo de Formação em Temos de Pandemia BNCC/RCC. 2020. Outro
    3. SILVA, G. F.. VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DIREITO ? SEMIDI - UNISAL LORENA SP. 2020. (Congresso).. . 0.
    4. SILVA, G. F.; MACHADO, J. A. ; Silva, J. C. ; LEDUR, R. R ; Silva, A. P. ; SILVA, G. B. ; De Boite, C. ; Albuquerque, R. A. ; BENTLIN, A. ; Monteiro, C. ; PEREIRA, T. S. ; BAYER, A.. IV Seminário Municipal Saberes em Dialogos - Rede Municipal de educação de Canoas. 2020. Congresso
    5. MACHADO, J. A. ; SILVA, J. ; LEDUR, R. R ; SILVA, G. F. ; Monteiro, C. ; Silva, G. B.. III Seminário Municipal Saberes em Diálogos. 2019. Congresso
    6. SILVA, G. F.; MACHADO, J. A. ; Ledur, R. ; De Boite, C. ; Silva, J. C. ; Rosa, F. C. O. ; Monteiro, C. ; FELICETTI, V. L. ; Silva, G. B. ; Silva, A. P.. II Seminário Saberes em Diálogo. docência, Pesquisa e Práticas Pedagógicas. 2018. Congresso
    7. MACHADO, J. A. ; SILVA, G. F. ; FELICETTI, V. L.. I Seminário Municipal Saberes em diálogo. Educação Básica, Universidade e Pesquisa. 2017. Congresso
    8. SILVA, G. F.; Rosa, C. S. ; PAULY, E. L. ; SCHEFFER, Natacha ; Kobolt, E. P.. XI Jornada de Estudos Pedagógicos. 2017. Exposição
    9. SILVA, G. F.. Congresso Ibero-Americano sobre Governança Universitária. 2015. (Congresso).. . 0.
    10. SILVA, G. F.; Steffens, J. ; SCHLEMER, R.. 1º Fórum de Pesquisa sobre Formação de Professores (PPGEDU/ Unilasalle). 2014. Outro
    11. SILVA, G. F.; SILVA, Jacira Reis da ; NUNES, Georgina Helena Lima. I Congresso de Pesquisadores Negros da Região Sul - COPENE- SUL. 2013. Congresso
    12. SILVA, G. F.; Sarmento, D. F. ; PAULY, E. L.. VI Encontro Estadual de Educação Básica - ENEB. 2010. Congresso
    13. SILVA, G. F.; CADERMATORI, Cristina Vargas ; Neujhar, R. ; GRAEBIN, C. ; Cunha, Ana. Semana Cientifica Unilasalle. 2010. Outro
    14. SILVA, G. F.. I JORNADA PEDAGÓGICA Apresentação e exposição de trabalhos acadêmicos. 2004. (Exposição).. . 0.
    15. SILVA, G. F.. Reunião de pesquisadores gaúchos sobre negro e educação. 2000. (Outro).. . 0.
    16. SILVA, G. F.. II Salão de Iniciação Científica e II Feira de Iniciação Científica. 1999. (Congresso).. . 0.
    17. SILVA, G. F.. I Simpósio sobre Cultura Negra. 1988. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:44