Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Lucia Pereira Leite

Livre-docente em Psicologia da Educação. Pós-doutorado junto ao Programa de Pós-graduação em educação Especial (PPGEEs - UFSCar). Graduada em Psicologia, pela- UNESP/Bauru. Mestrado e Doutorado em Educação pela UNESP/ Marília. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, da Faculdade de Ciências - UNESP/Bauru. Assessora científico de agências de fomento (CNPq, FAPESP, CAPES, Unesp, entre outras) e também de periódicos científicos. Tem experiência na área de Psicologia da Educação, Psicologia Social e Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: deficiência, educação especial, educação inclusiva, necessidades educacionais especiais, processos de ensino e aprendizagem, inclusão social e formação continuada. Coordena estudo de cooperação internacional (Unesp, UFSCar, Holguín - Cuba, Barcelona e Sevilha - Espanha e Faro - Portugal, financiado FAPESP) e participa da rede internacional de pesquisa ?Diferença, Inclusão e Educação? (CAPES-PRINT/Unesp). Foi vice-coordenadora do projeto em rede financiado pelo Observatório em Educação OBEDUC/CAPES - Acessibilidade no Ensino Superior. Líder do GEPDI - Grupo de Estudos e Pesquisa em Deficiência e Inclusão. Membro do GT Psicologia e Políticas Educacionais - ANPEPP. Integra a Comissão Assessora em Educação Especial e Atendimento Especializado em Exames e Avaliações da Educação Básica - INEP. My citations: https://scholar.google.com/citations?hl=enuser=FP7XFQkAAAAJ (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/3855053449114282 (06/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Psicologia. Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01 Geisel 17033360 - Bauru, SP - Brasil Telefone: (14) 31036087 URL da Homepage: https://www.fc.unesp.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2019-Atual. Diferenca, Inclusao e Educacao (CAPES-PRINT-UNESP)
      Descrição: Uma série de medidas são tomadas para viabilizar as políticas afirmativas e de ampliação das margens da população para abarcar o que se denominou de inclusão social e estabelecer formas particulares de governo dessas pessoas e de suas diferenças. No Brasil, ações na esfera pública por parte do Estado se acentuaram nas duas últimas décadas, graças as políticas públicas empreendidas em nível federal e estadual, particularmente, relacionadas ao estabelecimento de cotas para o ingresso no ensino superior, a adesão aos princípios internacionais de inclusão das pessoas com deficiência e a criação de políticas educacionais voltadas à inclusão de afrodescendentes, populações quilombolas e indígenas, assim como o estabelecimento de alguns parâmetros curriculares nacionais para discutir os direitos humanos, a sexualidade e a diversidade de gênero. A conquista de direitos jurídicos nesses campos e o atendimento de uma demanda importante de vários movimentos minoritários de acesso ao campo educacional e o seu reconhecimento à participação na esfera pública foram de extrema importância. Contudo, em grande medida não somente foram insuficientes para que esses movimentos se concretizassem de maneira efetiva, como também, os dispositivos de segurança e, podemos dizer os de inclusão, produziram uma contrapartida ética complexa e, contraditoriamente, muitas vezes, uma concepção política identitária, inscrevendo-os num jogo em que as regras não escapam da flexível rearticulação do capital no neoliberalismo. Essa contradição, por assim dizer, entre o que propagam as políticas estatais de inclusão e os dispositivos que implementam, tendo como objeto os documentos oficiais e um conjunto de práticas discursivas, de epistêmes e de mecanismos de subjugação consiste no problema central deste programa de pesquisa, com vistas a propor outros paradigmas de inclusão e de possíveis alianças transversas entre as várias diferenças que, eventualmente, podem potencializar a emergência de um comum, aglutinando as forças de multidões pouco visíveis, e de outros atores sociais na esfera pública, que exprimem sua resistência às atuais formas de controle. Essa proposta se justifica na submissão ao projeto Diversidade, movimentos sociais e inclusão em razão da temática proposta se alinhar a um debate em relação à diversidade, abranger os movimentos sociais e, como assinalado, propor paradigmas outros de inclusão. Para tanto, a proposta desse programa de pesquisa é estruturar 4 núcleos sobre a temática da Diferença, subjetivação e educação de tal forma a congregar os pesquisadores dos Programas de Pós-graduação em Educação da UNESP, com pesquisadores de PPGs de outras instituições brasileiras e internacionais. E, como a formação de uma rede (Unespiana) articulada às instituições nacionais e internacionais se desenha de forma mais ampla e abranger outras perspectivas teóricas, propomos que como título para sua consecução uma pequena alteração, passando a denominar-se neste programa Diferença, Inclusão e Educação. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lúcia Pereira Leite - Integrante / Pedro Ângelo Pain - Integrante / Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins - Integrante / JAIMA PINHEIRO DE OLIVEIRA - Integrante / Anabel Moriña Diez - Integrante / Rodrigo Pelloso Gelamo - Coordenador / Rodrigo Barbosa Lopes - Integrante / Maria Eugénia Morais Vilela - Integrante / Divino José da Silva - Integrante / Alonso Bezerra de Carvalho - Integrante / Fernando Bárcena - Integrante / Graziela Zambão Abdian - Integrante / Helio Rebello Cardoso Junior - Integrante / cesar donizeti pereira leite - Integrante / Tânia Suely Antonelli Brabo - Integrante / Julia del Carmen Chávez Carápia - Integrante / Eunice Macedo - Integrante / Fernando Marhuenda Fluixá - Integrante / Marília Flavinha - Integrante / Daniel Ríos Muños - Integrante / Ignácio Calderón Almendros - Integrante / Jordi Masso Castillas - Integrante / Carlos Bernardo Skliar - Integrante / Alexandra Schneider - Integrante / Leonardo Peluso - Integrante / Sandra Kaz - Integrante / Ronald Solís Zea - Integrante / Ana Mineiro - Integrante / Ivani Fusellier-Souza - Integrante / Diego Barríos - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Lucia Pereira Leite.
    2. 2018-Atual. CONCEPCOES DE DEFICIENCIA EM UNIVERSITARIOS: estudos em contextos internacionais distintos
      Descrição: A universidade pública enquanto instituição social deve propagar ações inclusivas, dentre elas as destinadas às pessoas com deficiência. Entretanto, as sociedades atuais têm privilegiado modelos que valorizam a produtividade e a perfeição em detrimento do respeito à diferença. Em diferentes realidades ainda é bastante comum constatar inúmeras conquistas em termos normativos, porém preceitos e ações excludentes são igualmente presentes nas relações e nos discursos sociais, localizando a deficiência estritamente no organismo que a apresenta. Nesse sentido, esta pesquisa em rede objetiva: (a) retratar como a deficiência é descrita e compreendida em quatro contextos educacionais distintos; (b) identificar como estudantes universitários do Brasil, de Portugal de Cuba e de Espanha se posicionam diante de enunciados que retratam concepções diferenciadas de deficiência, a partir da aplicação da Escala Concepções de Deficiência (ECD); (c) comparar os resultados obtidos entre os estudantes das diferentes universidades participantes (Unesp, UFSCar, Universidade de Alagarve/Portugal, Universidade de Holguín/Cuba, Universidade de Sevilha/Espanha e Universidade de Barcelona/Espanha); (d) analisar relações entre escolha de posicionamentos em função de algumas variáveis, como: área de atuação e/ou de formação acadêmica; curso frequentado; por períodos de matrícula ? ingressantes e/ou concluintes; faixa etária e gênero entre os grupos amostrais de estudantes, considerando semelhanças e contrastes entre os diferentes países participantes. Posto que esta pesquisa fornecerá indicadores perceptuais em relação a um segmento populacional expressivo numericamente, principalmente em tempos de políticas públicas afirmativas que adotam medidas protetivas em respeito à diversidade humana.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lúcia Pereira Leite - Coordenador / Cristina Broglia Feitosa de Lacerda - Integrante / Hugo Ferrari Cardoso - Integrante / Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins - Integrante / Elsie Pérez Serrano - Integrante / Leonardo Santos Amâncio Cabral - Integrante / Anabel Moriña Diez - Integrante / António Guerreiro - Integrante / Beatriz Morgado Camacho - Integrante / Cláudia Luisa - Integrante / Maria Helena Martins - Integrante / Maria Leonor Borges - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Lucia Pereira Leite.
    3. 2018-Atual. CONCEPCOES DE DEFICIENCIA EM UNIVERSITARIOS: estudos em contextos internacionais distintos - Proc 305575/2017-1 CNPq e Proc. 2017/12721-5 Fapesp
      Descrição: A universidade pública enquanto instituição social deve propagar ações inclusivas, dentre elas as destinadas às pessoas com deficiência. Entretanto, as sociedades atuais têm privilegiado modelos que valorizam a produtividade e a perfeição em detrimento do respeito à diferença. Em diferentes realidades ainda é bastante comum constatar inúmeras conquistas em termos normativos, porém preceitos e ações excludentes são igualmente presentes nas relações e nos discursos sociais, localizando a deficiência estritamente no organismo que a apresenta. Nesse sentido, esta pesquisa em rede objetiva: (a) retratar como a deficiência é descrita e compreendida em quatro contextos educacionais distintos; (b) identificar como estudantes universitários do Brasil, de Portugal de Cuba e de Espanha se posicionam diante de enunciados que retratam concepções diferenciadas de deficiência, a partir da aplicação da Escala Concepções de Deficiência (ECD); (c) comparar os resultados obtidos entre os estudantes das diferentes universidades participantes (Unesp, UFSCar, Universidade de Alagarve/Portugal, Universidade de Holguín/Cuba, Universidade de Sevilha/Espanha e Universidade de Barcelona/Espanha); (d) analisar relações entre escolha de posicionamentos em função de algumas variáveis, como: área de atuação e/ou de formação acadêmica; curso frequentado; por períodos de matrícula ? ingressantes e/ou concluintes; faixa etária e gênero entre os grupos amostrais de estudantes, considerando semelhanças e contrastes entre os diferentes países participantes. Posto que esta pesquisa fornecerá indicadores perceptuais em relação a um segmento populacional expressivo numericamente, principalmente em tempos de políticas públicas afirmativas que adotam medidas protetivas em respeito à diversidade humana.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Lúcia Pereira Leite - Coordenador / Cristina Broglia Feitosa de Lacerda - Integrante / Hugo Ferrari Cardoso - Integrante / Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins - Integrante / Elsie Pérez Serrano - Integrante / Taize de Oliveira - Integrante / Leonardo Santos Amâncio Cabral - Integrante / Anabel Moriña Diez - Integrante / António Guerreiro - Integrante / Beatriz Morgado Camacho - Integrante / Cláudia Luisa - Integrante / Maria Helena Martins - Integrante / Maria Leonor Borges - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Lucia Pereira Leite.
    4. 2014-2018. AS CONCEPCOES DE DEFICIENCIA NUMA UNIVERSIDADE PUBLICA: as implicacoes para a inclusao social - Proc. 2014/03811-2 - FAPESP e CNPq
      Descrição: A universidade pública enquanto instituição social deve propagar ações inclusivas, dentre elas às destinadas as pessoas com deficiência. Entretanto, ao fazer parte de um modelo econômico que privilegia a produtividade e a perfeição, pode corroborar com a ideia de deficiência como incapacidade atrelada a uma situação de desvantagem. Atualmente, se constatam inúmeras conquistas em termos normativos, porém preceitos e ações excludentes são comuns nas relações e nos discursos da sociedade, de sorte na compaixão, na benevolência ou ainda embasados no assistencialismo, localizando a deficiência estritamente no organismo que a apresenta, desconsiderando a necessidade de ajustes e alterações no contexto sociocultural no atendimento às diferenças. Neste sentido, objetiva-se: refinar metodologicamente o instrumento de pesquisa ? Escala de concepções de deficiência; analisar como professores, alunos e funcionários técnico-administrativos de uma universidade pública estadual significam temáticas relacionadas ao fenômeno da deficiência. Os dados serão coletados por meio da aplicação de um formulário eletrônico, de preenchimento voluntário, que será disponibilizado via sistema de informação em rede da própria universidade. Conhecer como a uma comunidade acadêmica se manifesta, diante de um conjunto de enunciados que apresentam concepções diferenciadas de deficiência, figura-se como uma proposta de investigação meritória, na medida em que irá fornecer indicadores perceptuais em relação a um segmento populacional expressivo numericamente, porém que ainda se encontra no entorno das esferas sociais, como no caso, das universidades públicas, principalmente em tempos políticas públicas afirmativas que adotam de medidas protetivas em respeito à diversidade humana. Parte da ações são desenvolvidas na vigência da bolsa Produtividade CNPq. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Lúcia Pereira Leite - Coordenador / Beatriz Marques de Mattos - Integrante / taize de oliveira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Lucia Pereira Leite.
    5. 2013-2017. Os conceitos relacionados a deficiencia: uma analise investigatoria na Unesp. Proc. 405787/2012-0 / CNPq
      Descrição: Ao falar do conceito de deficiência, primeiramente há que relacioná-lo ao contexto cultural e ao período histórico da sua ocorrência. Na análise da realidade brasileira percebe-se, na atualidade, uma propagação de ações que se dizem inclusivas, por parte do Estado, destinadas às pessoas com deficiência. Entretanto, em paralelo, ao adotar um modelo econômico que privilegia a produtividade e perfeição, a ideia de deficiência se distancia da condição de igualdade de participação desse segmento populacional na sociedade em geral, e o perigo recai a associá-la a uma situação de desvantagem, diante aos demais sujeitos. No entanto, apesar de se constatar inúmeras conquistas em termos normativos, preceitos e ações excludentes ainda estão presentes nas relações e nos discursos da sociedade, de sorte na compaixão, na benevolência ou ainda embasados no assistencialismo. Neste sentido, esta pesquisa pretende verificar como professores, alunos e funcionários técnico-administrativos de uma universidade pública concebem temáticas relacionadas ao fenômeno da deficiência. Os dados serão coletados por meio do desenvolvimento e aplicação de um formulário eletrônico ? que abrigará os dois questionários, de preenchimento voluntário, em que não será necessária a identificação do respondente. Tal instrumento, será disponibilizado on-line via sistema de informação em rede da própria universidade, destinado aos três segmentos mencionados das 32 unidades universitárias da Unesp. Este procedimento será viabilizado em uma base de dados, pelo desenvolvimento e utilização de software livre. Conhecer então como a comunidade acadêmica se manifesta, diante de dois conjuntos de afirmativas, figura-se como uma proposta de investigação meritória, na medida em que irá fornecer para área educacional indicadores de como esses personagens percebem um segmento populacional expressivo, em termos numéricos, porém que ainda se encontra no entorno das esferas sociais.Auxílio financeiro - Edital Ciências Humana. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Lúcia Pereira Leite - Coordenador / Sandra Eli S de O Martins - Integrante / Cristina Broglia Feitosa de Lacerda - Integrante / Hugo Ferrari Cardoso - Integrante / Beatriz Marques de Mattos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Lucia Pereira Leite.
    6. 2013-2016. A Psicologia historico-cultural na compreensao dos conceitos relacionados a deficiencia: uma analise investigatoria com futuros profissionais. Proc. 158556/2012-7 / CNPq
      Descrição: Ao falar do conceito de deficiência, primeiramente há que relacioná-lo ao contexto cultural e ao período histórico da sua ocorrência. ao adotar um modelo econômico que privilegia a produtividade e perfeição, a ideia de deficiência se distancia da condição de igualdade de participação desse segmento populacional na sociedade em geral, e o perigo recai a associá-la a uma situação de desvantagem, diante aos demais sujeitos. Neste sentido, esta pesquisa pretende verificar como graduandos de áreas diversificadas do conhecimento concebem o fenômeno da deficiência e temáticas relacionadas. Conhecer como os futuros profissionais de áreas distintas do conhecimento se manifestam diante de afirmativas, que retratem posicionamentos diferenciados em relação às pessoas com deficiência, figura-se como uma proposta de investigação meritória, na medida em que irá fornecer para área educacional indicadores de como os acadêmicos percebem um segmento populacional expressivo, em termos numéricos, porém que ainda se encontra no entorno das esferas sociais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lúcia Pereira Leite - Coordenador / Cristina Broglia Feitosa de Lacerda - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Lucia Pereira Leite.
    7. 2013-Atual. ?ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR: da analise das politicas publicas educacionais ao desenvolvimento de midias instrumentais sobre deficiencia e inclusao? ? no 8224/12
      Descrição: O ensino superior público atravessa um momento histórico-social desafiador. Tornar a educação superior igualmente acessível a todos que desejam cursá-la tem se constituído uma das principais metas dos que legislam sobre o direito básico do acesso à Educação. Trata-se de projeto de pesquisa em rede aprovado pela CAPES, no Edital Observatório em Educação (OBEDUC), que tem como foco discutir as políticas públicas e as condições de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida no Ensino Superior. O projeto está sendo desenvolvido pela FFC/Unesp-Marília - proponente e sede, em colaboração a UFSC-SC e UFJF-MG, constituídas como Núcleos de desenvolvimento de pesquisa. Conta com a participação de pesquisadores vinculados aos Programas de Pós-Graduação relacionados às áreas da Educação, Psicologia, Comunicação, Linguística e Educação Física, das seguintes universidades: UEM-PR, UEL-PR, UFJF-MG, UFSC-SC, UTP-PR, UNESP-SP (Araraquara, Bauru e Marília), USP/Ribeirão Preto e UFSCar-SP. Constituirão como objetivos centrais desta pesquisa: a) levantar e analisar as políticas públicas de Educação Superior; b) analisar a evolução da matrícula de pessoas com deficiência no ensino superior; c) investigar o exame vestibular nas universidades públicas; d) averiguar os projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura e pedagogia; e) examinar as condições de acessibilidade; f) produzir mídias instrumentais que viabilizem o processo de inclusão no ensino superior. Espera-se, por meio da informação qualificada, favorecer a concretização dos direitos sociais relacionados às pessoas com deficiência no acesso ao ensino superior, de forma a desfazer interpretações equivocadas capazes de prejudicar a efetivação de políticas públicas que contribuam para a consolidação da Educação Inclusiva. O projeto conta com 32 subprojetos envolvendo a participação de alunos da graduação, pós-graduação e professores da rede vinculados aos programas e universidades mencionados (28 bolsas de iniciação científica, 10 bolsas de professores da rede pública, 9 bolsas de mestrado e 2 bolsas de doutorado). Atualmente a minha participação no projeto compreende 3 orientações de mestrado, duas coorientações - 1 mestrado e 1 doutorado e uma de iniciação científica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lúcia Pereira Leite - Integrante / Sandra Eli S de O Martins - Coordenador / Claudia Regina Mosca Giroto - Integrante / Rosimar Bortolini Poker - Integrante / Cristina Broglia Feitosa de Lacerda - Integrante / Ana Paula de Oliveira Santana - Integrante / Carlo José Napolitano - Integrante / Danilo Rothberg - Integrante / Ana Claudia Balieiro Lodi - Integrante / Eliana Lúcia Ferreira - Integrante / Nilza Sanches Tessaro Leonardo - Integrante / Sandra Patrícia de Faria do Nascimento - Integrante / Silmara Sartoreto de Oliveira - Integrante / Willians Cerozzi Balan - Integrante / Elsie Pérez Serrano - Integrante / José Luis Bizelli - Integrante / Rosimeire Maria Orlando - Integrante / Gerusa Ferreira Lourenço - Integrante / Ana Paula Berberian Vieira da Silva - Integrante / Ana Cristina Guarinello - Integrante / Lucineia Marcelino Vilela - Integrante / Andrea Vieira - Integrante / Adriano Henrique Nuernberg - Integrante. Financiador(es): Observatório em Educação - CAPES - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Lucia Pereira Leite.
    8. 2012-2015. Analises dos discursos da comunidade da unesp sobre as tematicas deficiencia e acessibilidade
      Descrição: O presente estudo tem por objetivo investigar as concepções da comunidade acadêmica de acessibilidade na Unesp delineando suas expectativas sobre aplicabilidade das normativas legais que regem esta temática na Universidade. Com base na método de investigação qualitativo, se constituíram como amostra nesse estudo 641 participantes, envolvendo os três segmentos da comunidade da Unesp, a saber: professores, servidores técnico-administrativos e alunos (pós-graduação e graduação) nos campus mencionados, abrangendo sete unidades. Os dados corresponderão a tabulação e análise de 4000 assertivas das respostas dos participantes coletados na aplicação de um Formulário Eletrônico de identificação das condições de inclusão social e de acessibilidade na Universidade, aplicado nos campus da UNESP de Araraquara, Bauru e Marília. Essas respostas serão analisadas com base no método de analise de conteúdo com auxilio o software Atlas TI. Espera-se que este estudo possa contribuir para a eliminação de barreiras de acessibilidade e consequentemente, para o desenvolvimento de ações que favoreçam a inclusão de pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida na Universidade. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Lúcia Pereira Leite - Coordenador / Rafaela Faure Belini - Integrante / Paula Leticia Campos Siqueira - Integrante. Financiador(es): Cnpq - Bolsa. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Lucia Pereira Leite.
    9. 2011-2012. Um panorama da acessibilidade de pessoas com deficiencia na UNESP: um estudo de tres campi
      Descrição: Esta pesquisa teve como propósito traçar um panorama do índice de pessoas com deficiência na Unesp (FCLAR, FC e FFC) e avaliar os recursos de acessibilidade física, atitudinal, comunicacional e metodológica com vistas a atender as necessidades especiais dos usuários que circulam nos diferentes espaços da Universidade. Suas atividades derivam do projeto de Extensão/Pesquisa, intitulado Acessibilidade de pessoas com deficiência na Unesp: a formação em foco , realizado numa parceria da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com o Ministério da Educação, Secretaria de Educação Superior e Secretaria de Educação Especial (Edital nº 05/Incluir 2009), com vigência no período de abril/2011 a abril/2012. - Financiamento: Projeto Acessibilidade de pessoas com deficiência na UNESP: a formação em foco , aprovado no edital 05/2009 do programa INCLUIR_ MEC/SESu (convênio 749537/2010-SINCONV), com financiamento de R$ 120.000,00 e 24.000,00 provenientes da Pró_reitoria de Extensão da Unesp. Beneficiários: alunos da graduação e pós-graduação, professores e profissionais técnico-administrativo da Unesp.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Lúcia Pereira Leite - Integrante / Sandra Eli S de O Martins - Coordenador / Simone Ghedini Costa Milanez - Integrante / Alessandra Turini Bolsoni-Silva - Integrante / Rosimar Bortolini Poker - Integrante / Laiza Oliveira Vilela - Integrante / Claudio Gomide - Integrante / Jose Luiz Bizelli - Integrante / Claudia Mosca Girotto - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro / Pró-reitoria de extensão -Unesp - Auxílio financeiro.
      Membro: Lucia Pereira Leite.
    10. 2011-2012. A politica de formacao docente na perspectiva da educacao inclusiva: revisitando os projetos pedagogicos dos cursos licenciatura da UNESP
      Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo analisar os projetos políticos pedagógicos dos cursos de licenciaturas os fundamentos da educação na perspectiva da educação inclusiva. Serão analisados 46 projetos pedagógicos dos cursos de licenciaturas e pedagogia da UNESP. Coordenadora: Lucia Pereira Leite Benificiário: alunos da graduação Unesp Financiamento: FNDE/MEC-SESU - Esta pesquisa deriva das atividades desenvolvidas no projeto de extensão Acessibilidade de pessoas com deficiência na UNESP: a formação em foco , foi aprovado no edital 05/2009 do programa INCLUIR_ MEC/SESu - convênio no 749537/2010/ Sinvonv.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Lúcia Pereira Leite - Coordenador / Sandra Eli S de O Martins - Integrante / Alessandra Turini Bolsoni-Silva - Integrante / Laiza Oliveira Vilela - Integrante.
      Membro: Lucia Pereira Leite.
    11. 2010-2012. A FORMACAO EM MOVIMENTO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA E PSICOLOGIA NO AMBITO DA DEFICIENCIA
      Descrição: A formação acadêmica e alteração curricular de profissionais, cujas atividades estão diretamente relacionadas ao trabalho desenvolvido junto às pessoas com deficiência, têm sido temas de debates ocorridos em encontros científicos. Houve, por parte dos órgãos governamentais (BRASIL, 1994; BRASIL, 2002), ações a partir da década de 90 que culminaram em recomendações no sentido de implementar a grade curricular de cursos que formam profissionais que atuam com a pessoa com deficiência. A Portaria nº. 1793 de 27/12/1994 do Ministério da Educação e Cultura, enquanto uma dessas ações pode configurar-se como uma das metas adotadas, pelo Brasil, no decênio 1990-2000, para atender ao compromisso firmado juntamente com outros países, em Jomtien - Tailândia (1990) - a Educação Inclusiva. É nosso objetivo analisar, no âmbito da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp) e Universidade de São Paulo (USP), a formação do Pedagogo e do Psicólogo para trabalhar com a pessoa com deficiência a partir da Publicação da Portaria n. 1.793 de 27/12/1994 e das legislações que alteram as grades curriculares dos respectivos cursos até então. O recorte se deve ao fato de somente estas duas oferecerem concomitantemente os cursos de Pedagogia e Psicologia. Parte da pesquisa é documental, pois tem por objeto de estudo a grade curricular dos referidos cursos, outra parte envolve os formandos de 2009 e 2010, período de realização da pesquisa, que serão convidados a responder um questionário. Os dados documentais serão analisados em seu conteúdo, utilizando-se da técnica de juízes, enquanto que os questionários receberão tratamento estatístico e deverão ser analisados de maneira quantitativa e qualitativa... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Lúcia Pereira Leite - Integrante / Helena Ferreira Vander Velden - Integrante / Miguel C. Moriel Chacon - Coordenador / Carlos Eduardo Paulino - Integrante / Dafne Rosane Oliveira - Integrante / Estefania Manholer - Integrante. Financiador(es): Pro-reitoria de pesquisa - Unesp - Bolsa / CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa / Pro-reitoria de pesquisa - Unesp - Auxílio financeiro.
      Membro: Lucia Pereira Leite.
    12. 2010-2012. Praticas de mediacao da leitura na educacao infantil - Projeto trienal - 2010 - 2012
      Descrição: Esta pesquisa derivou de um projeto que contou com apoio do Núcleo de Ensino Prograd/Unesp, realizado com auxílio de alunos estagiários e bolsistas, do curso de graduação em psicologia, e teve como objetivo mediar práticas de leitura para alunos do Centro de Convivência Infantil (CCI) da Unesp do campus de Bauru. A proposta se caracterizou pelo planejamento e desenvolvimento de oito práticas de leitura compreendendo a descrição dos objetivos, metodologia, recursos e formas de avaliação de cada prática realizada. De modo geral, a partir do uso de diferentes técnicas de narrativas (caixas e painéis de histórias, teatro de sombra, cineminha, fantoches) os alunos foram incentivados a refletirem sobre as histórias narradas e a compartilharem suas experiências a respeito dos gêneros linguísticos apresentados. Também foram encorajados a sugerir e/ou indicar as histórias lidas para alguém, produzir textos e recursos sobre os gêneros partilhados. A pesquisa teve por finalidade elaborar, executar e avaliar um programa de práticas de leitura para crianças de 3 a 5 anos, que estavam matriculadas na educação infantil e seus respectivos professores. Para isso seus objetivos foram: a) avaliar a concepção dos familiares e professores sobre a importância da leitura nesta faixa etária; b) analisar as práticas e recursos empregados no processo de mediação da leitura para crianças da educação infantil; c) identificar os comportamentos de leitura da criança em casa e nas situações de mediação de leitura propostas; d) analisar o papel do adulto e as manifestações interacionais adulto-criança e criança-criança, em situações de leitura. Por fim, as estratégias de intervenção de mediação de leitura foram planejadas, de forma a destacar as interações da criança com o texto e o narrador, como sujeitos ativos nesse processo, em busca da constituição de sentidos. Como o conjunto de dados foi possível constatar três grandes eixos de análise dos dados obtidos para avaliação das práticas de le. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Lúcia Pereira Leite - Coordenador / Sandra Eli S de O Martins - Integrante / Claudia Regina Mosca Giroto - Integrante.
      Membro: Lucia Pereira Leite.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Prêmio Melhores artigos produzidos a partir de teses e dissertações na área de Educação Especial,, Comitês Editoriais Revista Brasileira de Educação Especial e Revista Educação Especial UFSM.. 2019.
      Membro: Lúcia Pereira Leite.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (113)
    1. 50ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia,. Suporte à trajetória acadêmica do estudante com Transtorno do Espectro Autista: um guia em elaboração,. 2020. (Congresso).
    2. III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola inclusiva: Construir a Equidade em Tempos de Mudança. Membro da comissão científica. 2020. (Congresso).
    3. III CONGRESSO NACIONAL DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA E III FÓRUM NACIONAL DE COORDENADORES DE NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E PROFISSIONAL TECNOLÓGICA (IPESPTEC),. Formação de Professores e Redes de Suporte na Educação Superior em Tempos de Pandemia. 2020. (Congresso).
    4. Seminário de debates Universidade e Diversidades: Acessibilidade e Inclusão.Seminário de debates Universidade e Diversidades: Acessibilidade e Inclusão. 2020. (Seminário).
    5. VI Seminário Nacional de Educação Especial e o XVII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva?,. ?A TRAJETÓRIA ACADÊMICA DE UMA ESTUDANTE COM BAIXA VISÃO NUMA UNIVERSIDADE PÚBLICA PORTUGUESA?. 2020. (Congresso).
    6. XXXII Congresso de Iniciação Científica da Unesp. Avaliador(a) dos trabalhos apresentados.. 2020. (Congresso).
    7. I ENFOCO? - Encontro de Formação Continuada: Elaboração Coletiva da Matriz Curricular do Município de Presidente Prudente.?O enfoque histórico crítico sobre a educação especial: contribuições para uma escola inclusiva?. 2019. (Encontro).
    8. II Seminário Internacional da Ulapsi.Dilemas atuais da psicologia educacional no atendimento às politicas inclusivas com enfoque na PHC. 2019. (Seminário).
    9. II Seminário Internacional da Ulapsi. 2019. (Seminário).
    10. II Seminário Internacional da Ulapsi.Posicionamentos de universitários diante à escala concepções de deficiência. 2019. (Seminário).
    11. VII CBE - Congresso Brasileiro de Educação. Condições de acessibilidade no ensino superior: a voz dos estudantes com deficiência. 2019. (Congresso).
    12. VII Congresso Brasileiro de Educação. Comissão científica VII edição do Congresso Brasileiro de Educação. 2019. (Congresso).
    13. XIV Congresso Brasileiro de Psicologia Escolar e Educacional. Comissão Científica do XIV CONPE. 2019. (Congresso).
    14. ?A trajetória acadêmica de estudantes com deficiência no ensino superior?. ?A trajetória acadêmica de estudantes com deficiência no ensino superior?. 2018. (Congresso).
    15. 17o Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP,- Psicologia e Politicas Educacionais.Políticas públicas para Educação Inclusiva. 2018. (Simpósio).
    16. 17ª Jornada do Núcleo de Ensino e 4º Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural - Significado e sentido na educação para a humanização. 2018. (Congresso).
    17. 17ª Jornada do Núcleo de Ensino e 4º Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural - Significado e sentido na educação para a humanização. CONCEPÇÃO DE DEFICIÊNCIA NA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. 2018. (Congresso).
    18. Encontro "Ouvidoria e os desafios éticos na educação para a diversidade".Diversidades em pauta na convivência universitária: relações étnicos raciais, gênero, sexualidades e deficiências. 2018. (Encontro).
    19. I COLÓQUIO DE LEITURA E ESCRITA. 2018. (Simpósio).
    20. I Congreso Internacional de Psicología, titulado "Producción de conocimientos: desafíos emergentes y perspectivas de futuro", a. Comitê avilador científico do I Congreso Internacional de Psicología. 2018. (Congresso).
    21. II FÓRUM NACIONAL DE COORDENADORES DE NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E PROFISSIONAL TECNOLÓGICA (IPESPTec),. 2018. (Encontro).
    22. III Fórum de Pós-Graduação da UNESP. 2018. (Encontro).
    23. no 2º Congresso Nacional de Pesquisa em Linguistica de Línguas de Sinais. ?Surdos na apropriação da língua de sinais?. 2018. (Congresso).
    24. VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial - VIII CBEE e XI Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial - XI ENPEE. CONCEPÇÃO DE DEFICIÊNCIA EM DEBATE, CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DA ABORDAGEM SOCIOLÓGICA. 2018. (Congresso).
    25. VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial - VIII CBEE e XI Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial - XI ENPEE. Escala Concepções de Deficiência: procedimentos metodológicos para a revisão de um instrumento de pesquisa. 2018. (Congresso).
    26. XIV Jornada de Educação Especial. ?Concepções de deficiência em universitários?. 2018. (Congresso).
    27. XIV Jornada de Educação Especial e II Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva. 2018. (Congresso).
    28. XVII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP."GT EM AÇÃO - As Políticas Educacionais na Pós Graduação Brasileira em Psicologia relato de pesquisa",. 2018. (Simpósio).
    29. XXX Congresso de Iniciação Cientifica da UNESP. Concepções de deficiência em universitários. 2018. (Congresso).
    30. XXX Congresso de Iniciação Cientifica da UNESP. Comparação entre os conceitos e a concepção de deficiência em universitário do Brasil e de Cuba. 2018. (Congresso).
    31. 47 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Coordenadora da mesa: Desafios da educação inclusiva na universidade: concepções, atitudes e intervenções na área da Psicologia. 2017. (Congresso).
    32. 47 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Estudantes com deficiência no ensino superior: quem são e quais suas demandas. 2017. (Congresso).
    33. 47 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Concepções de deficiência: análise micro e macrogenêtica. 2017. (Congresso).
    34. 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2017. (Congresso).
    35. 47 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Desafios da educação inclusiva na universidade: concepções, atitudes e intervenções na área da Psicologia. 2017. (Congresso).
    36. 47 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Debatendo os resultados da aplicação da Escala Concepção de Deficiência (ECD). 2017. (Congresso).
    37. II Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica. 2017. (Congresso).
    38. II Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica. Concepções de deficiência: implicações no contexto universitário. 2017. (Congresso).
    39. V Encontro Técnico-Científico: Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior. 2017. (Encontro).
    40. XI Congresso de Psicologia da UNESP. ?Psicologia da educação e intervenção precoce no tea?. 2017. (Congresso).
    41. XXIX Congresso de Iniciação Cientifica da UNESP. "CONCEPÇÕES DE DEFICIÊNCIA EM ESTUDANTES DE UMA UNIVERSIDADE DE CUBA". 2017. (Congresso).
    42. 3° Congresso Internacional sobre a teoria Histórico-cultural e 15ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília. 1. ANÁLISE CRÍTICA DOS ENUNCIADOS DA ESCALA CONCEPÇÃO DE DEFICIÊNCIA (ECD) 2. O DESENHO DAS MATRÍCULAS DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL e. 2016. (Congresso).
    43. 3º Conefam - Congresso Nacional de Educação Familiar. Conversando sobre o autismo: implicações para a educação escolar e familiar. 2016. (Congresso).
    44. 3º CONEFAM - Congresso Nacional de Educação Familiar. Conversando sobre o autismo: implicações para educação escolar e familiar. 2016. (Congresso).
    45. 8° Congresso de Extensão Universitária da UNESP - Diálogos da Extensão: do saber acadêmico à prática social. 2016. (Congresso).
    46. Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP-06 Subsede Ribeirão Preto. Psicologia, deficiência e pessoas com deficiência - Desafios para a atuação profissional. 2016. (Congresso).
    47. I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e XIII Jornada de Educação Especial. Roda de Conversa: Compensação como estatuto teórico no Enfoque Histórico Cultural: sim ou não?. 2016. (Congresso).
    48. II Colóquio ?Educação Infantil: Pesquisa e prática pedagógica?. 2016. (Outra).
    49. II Congresso Internacional Sobre Culturas. O conceito de deficiência em evolução no Brasil e em Portugal. 2016. (Congresso).
    50. IV Encontro técnico científico: Acessiblidade e inclusão no ensino superior.Acessiblidade e inclusão no ensino superior. 2016. (Encontro).
    51. IV JORNADA DE DIREITOS HUMANOS DE BAURU: DIREITO CONQUISTADO, DIREITO PRESERVADO.Sessão de Trabalhos - Deficiência / Idoso / Inclusão,. 2016. (Encontro).
    52. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Posicionamentos de professores universitários diante da escala de concepções de deficiência (ECD). 2016. (Congresso).
    53. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Desenho universal e adaptações curriculares. 2016. (Congresso).
    54. XXIII Semana e X Congresso de Psicologia da Unesp-Bauru. As dificuldades na construção de uma sociedade inclusiva. 2016. (Congresso).
    55. 8th Inclusive and Supportive Education Congress. Aplicação da Escala Concepções de Deficiência - ECD. 2015. (Congresso).
    56. V Congresso de Psicologia. Desafios atuais para a efetivação da Educação Inclusiva. 2015. (Congresso).
    57. XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional - 37th Annual Conference of the International School Psychology Association. Debatendo sobre a acessibilidade no ensino. 2015. (Congresso).
    58. XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional - 37th Annual Conference of the International School Psychology Association - -. Escola para todos: Políticas Públicas e Práticas dos Psicólogos. 2015. (Congresso).
    59. XXII Semana de Psicologia e do IX Congresso de Psicologia Unesp - Bauru. Membro da Comissão Científica. 2015. (Congresso).
    60. 2º. CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. Comissão científica. 2014. (Congresso).
    61. 44ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. A contribuição da Psicologia Históricocultural para a promoção da educação inclusiva: da educação básica ao ensino superior. 2014. (Congresso).
    62. II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana. "INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: A COMUNICAÇÃO SOCIAL PARA A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. 2014. (Congresso).
    63. SEMB - 14ª Semana da Educação Municipal de Bauru..A Prática Pedagógica na Educação Inclusiva ? as contribuições da Psicologia Histórico-cultural. 2014. (Seminário).
    64. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial - VI CBEE e VIII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial -. ABORDAGENS TEÓRICAS NO ESTUDO DA DEFICIÊNCIA. 2014. (Congresso).
    65. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial - VI CBEE e VIII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial -. O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO COLABORATIVO DOS OBSERVATÓRIOS DE EDUCAÇÃO. 2014. (Congresso).
    66. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial - VI CBEE e VIII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial -. Avaliadora de trabalhos. 2014. (Congresso).
    67. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial - VI CBEE e VIII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial -. Práticas de inclusão escolar no ensino superior. 2014. (Congresso).
    68. VIII Congresso de Psicologia da UNESP Bauru. Comissão científica. 2014. (Congresso).
    69. XXVI Congresso de Iniciação Científica da UNESP. Avaliadora de trabalho. 2014. (Congresso).
    70. XXVI Congresso de Iniciação Científica da UNESP. Avaliadora de trabalho - ciências humanas. 2014. (Congresso).
    71. I Encontro Técnico-Científico do Projeto em Rede (OBEDUC/CAPES).Acessibilidade no Ensino Superior. 2013. (Encontro).
    72. IV Congresso Brasileiro de Educação - Ensino e Aprendizagem na Educação Básica. ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR. 2013. (Congresso).
    73. IV Congresso Brasileiro de Educação - Ensino e Aprendizagem na Educação Básica. parecerista Ad Hoc - comissão científica. 2013. (Congresso).
    74. IX CBPD - Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. A deficiência adquirida por um policial militar: a visão do cônjuge. 2013. (Congresso).
    75. SEMINÁRIO NACIONAL PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: BALANÇO E PERSPECTIVAS. 2013. (Seminário).
    76. VII CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL e VIII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. Práticas inclusivas no ensino superior. 2013. (Congresso).
    77. VII Encontro de Direitos Humanos da Unesp.PANORAMA DA ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO BRASIL. 2013. (Encontro).
    78. VIII EIDE - Encontro Ibero-americano de Educação.Acessibilidade no Ensino Superior: perspectivas e barreiras na educação inclusiva.. 2013. (Encontro).
    79. I Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 11ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília. Diversos. 2012. (Congresso).
    80. I Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 11ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília. Coordenador de sessão de pôster. 2012. (Congresso).
    81. III Encontro Núcleos de Ensino & II Encontro PIBID da Unesp.O Autismo na Educação Inclusiva: Escola Comum ou Escola Especial?. 2012. (Encontro).
    82. Reunião do Grupo de Pesquisa: Surtez e Abordagem Bilíngue. 2012. (Outra).
    83. V Congresso Brasileiro de Educação Especial (V CBEE) / VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (VII ENPEE). comissão científica. 2012. (Congresso).
    84. V Congresso Brasileiro de Educação Especial (V CBEE) / VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (VII ENPEE). INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: DAS POLÍTICAS PÚBLICAS AOS DESAFIOS INSTITUCIONAIS. 2012. (Congresso).
    85. V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. Diversos. 2012. (Congresso).
    86. VI Congresso de Psicologia e XIX Semana de Psicologia da UNESP/Bauru?,. parecerista na comissão científica. 2012. (Congresso).
    87. VII Encuentro Iberoamericano de Educación.Diversos. 2012. (Encontro).
    88. Workshop de Ciências Humanas "Desafios Contemporâneos" (PROPe/Unesp). 2012. (Outra).
    89. XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación. 2012. (Congresso).
    90. 10ª. Jornada do Núcleo de Ensino de Marília.Diversas. 2011. (Outra).
    91. Encontro do Programa Núcleo de Ensino.Fundamentos e estratégias inclusivas. 2011. (Encontro).
    92. Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação da Faculdade de Ciências.?A Política da Unesp para a pesquisa e a pós-graduação- reunião com os docentes e grupos de pesquisa?,. 2011. (Outra).
    93. III Congreso Brasileiro de Educação. Diversas. 2011. (Congresso).
    94. III Simpósio da Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem.Diversos. 2011. (Simpósio).
    95. I Jornada de Educação Inclusiva SORRI-BAURU.Dilemas da inclusão educacional: processos de ensino. 2011. (Outra).
    96. VI Encontro iberoamericano de Educación.Diversas. 2011. (Encontro).
    97. XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores e I Congresso Nacional de Formação de Professores. Diversas. 2011. (Congresso).
    98. XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores e I Congresso Nacional de Formação de Professores. 2011. (Congresso).
    99. 10a. Semana da Educação Municipal.Educação e Currículo. 2010. (Encontro).
    100. 10ª Jornada de Educação Especial - Educação Especial e o uso das tecnologias da informação e comunicações em práticas pedagógicas inclusivas.Várias. 2010. (Outra).
    101. 10ª Jornada de Educação Especial - Educação Especial e o uso das tecnologias da informação e comunicações em práticas pedagógicas inclusivas.Concepção e Formação de Professores. 2010. (Outra).
    102. 10ª Semana de Educação.Perspectivas sobre o currículo. 2010. (Encontro).
    103. 1º Seminário em Educação e Saúde.Vários. 2010. (Seminário).
    104. 9ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília.FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O DETALHAMENTO DA PRODUÇÃO DE UM VÍDEO EDUCATIVO SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2010. (Outra).
    105. II Encontro dos Núcleos de Ensino da UNESP e I Encontro PIBID.Vários. 2010. (Encontro).
    106. I Mostra de Pesquisas do Grupo de Pesquisa Inclusão da Pessoa com Deficiência e os Contextos de Aprendizagem e Desenvolvimento (FC/UNESP).O QUE ADULTOS SURDOS FLUENTES EM LÍNGUA DE SINAIS DIZEM A RESPEITO DE SUA CONDIÇÃO. 2010. (Encontro).
    107. IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Vários. 2010. (Congresso).
    108. Novas estratégias para o trabalho na escola inclusiva: o uso das TIC (10º Jornada de Educação Especial). 2010. (Oficina).
    109. O ensino de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no Ensino Superior. 2010. (Oficina).
    110. SESFRAN.São Francisco no processo de construção de valores éticos e cidadania no mundo contemporâneo. 2010. (Outra).
    111. Simpósio de Cooperação Binacional: Intervenção Familiar e Desenvolvimento Infantil. Concepção de professores de arquitetura sobre o desenvolvimento humano. 2010. (Congresso).
    112. Simpósio de Cooperação Binacional: Intervenção Familiar e Desenvolvimento Infantil.A importância da rede de apoio para a inclusão social. 2010. (Simpósio).
    113. V ENCUENTRO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN (EIDE).ANÁLISE COMPARATIVA DE UM DOCUMENTO DE ADEQUAÇÃO CURRICULAR. 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. LEITE, LÚCIA PEREIRA; MARTINS, Sandra Eli S de O. V Encontro técnico científico: acessiblidade e inclusão no ensino superior. 2017. Outro
    2. LEITE, Lúcia Pereira; MARTINS, S. E. S. O.. IV Encontro técnico científico: Acessiblidade e inclusão no ensino superior. 2016. Outro
    3. LEITE, LÚCIA PEREIRA; ANACHE, A. A.. Conversando sobre a deficiência: contribuições da Psicologia histórico-cultural. 2016. Outro
    4. MARTINS, S. E. S. O. ; LEITE, Lúcia Pereira. II ENCONTRO ?ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR?. 2014. Outro
    5. SERRANO, E. P. ; MARTINS, S. E. S. O. ; LEITE, Lúcia Pereira ; LACERDA, C. B. F.. Educação Inclusiva em CUBA: relato de experiência no contexto universitário. 2014. Outro
    6. LEITE, Lúcia Pereira. I Seminário INCLUIR na UNESP. 2012. (Congresso).. . 0.
    7. BOLSONI-SILVA, A. T. ; MAIA, A. C. B. ; LOPES JUNIOR, J. ; MELCHIORI, L.E. ; LEITE, Lúcia Pereira ; RODRIGUES, Olga Maria P R ; CALAIS, Sandra ; VALLE, T. G. M.. III Simpósio da Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. 2011. Congresso

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:38