Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Angela Maria Martins

Graduada em Ciências Sociais e Políticas. Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo - USP. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Realizou pós-doutorado com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes - no Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (2008), na área de políticas públicas educacionais. Em 2016 realizou estágio de pesquisa na Universidade Nova de Lisboa, com Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp. Foi diretora estadual em São Paulo da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) (2006-2007). Foi vice-presidente da ANPAE Sudeste (2011-2013). Desde 1996 é pesquisadora da Fundação Carlos Chagas na área de política e gestão da educação. Foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Católica de Santos, de 2001 a 2010. É professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Cidade de São Paulo e do Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais na mesma instituição, desde 2010. É bolsista produtividade do CNPq (PQ1). Tem estudado principalmente os seguintes temas: políticas educacionais e gestão da educação; metodologias de pesquisa; trajetórias, práticas e identidade profissional de diretores e professores. https://orcid.org/0000-0002-1267-8869 https://www.researchgate.net/profile/Angela_Martins6/research (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/9277575181795913 (19/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Cidade de São Paulo, PPGE. Rua Cesário Galeno, 448 Vila Carrão 05513900 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 21781310 Fax: (11) 21781355 URL da Homepage: www.unicid.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (15)
    1. 2021-Atual. ENSINO REMOTO: A IMPLEMENTACAO DE ORIENTACOES DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCACAO DE SAO PAULO POR DIRETORES ESCOLARES
      Descrição: A pesquisa analisa como diretores escolares - que atuam em escolas estaduais ? têm implementado as orientações legais e normativas preconizadas pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEDUC-SP), durante o período de ensino remoto, e o processo de retomada do ensino presencial.? O propósito do estudo é identificar possíveis intervenientes na consecução de diretrizes oficiais, em unidades escolares da rede estadual de ensino, em contexto pandêmico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Angela Maria Martins - Coordenador / SILVA, Vandré Gomes da - Integrante / Cláudia Oliveira Pimenta - Integrante / FERNANDES, Fabiana - Integrante / Eric Ferdinando Kanai Passone - Integrante / Eduardo Castilho - Integrante / Edmar Lucas Ferreira Sehnem - Integrante / ROSA, SANNY - Integrante / Vanessa Oster - Integrante.
      Membro: Angela Maria Martins.
    2. 2020-Atual. Intensificacao do trabalho de gestores escolares: campo de tensao no processo de implementacao do ensino remoto
      Descrição: O surgimento da SARs-Cov 2 e da pandemia dele decorrente, afetou todas as esferas da vida e exigiu o isolamento social como a principal estratégia para reduzir a expansão de uma doença que cresce em escala geométrica mundial. No Brasil, o Conselho Nacional de Educação, em 28 de abril de 2020, aprovou a reorganização dos calendários escolares e a realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia, manifestando-se favorável à realização de atividades não presenciais para fins de cumprimento de carga horária anual. Nesse contexto, o estudo procura analisar o campo de tensão constituído por orientações legais e normativas preconizadas pelas políticas públicas de educação em diferentes esferas de governo, e a intensificação do trabalho cotidiano de equipes de gestão de instituições educacionais, instados a responder a múltiplas demandas decorrentes do ensino remoto. Parte-se do pressuposto que atores escolares traduzem e/ou efetuam (re) leituras do escopo legal e normativo, dinâmica agravada pela ausência de articulação nas orientações oficiais entre diferentes esferas de governo, assim como de políticas sociais integradas. Trata-se de pesquisa qualitativa e exploratória realizada por meio da triangulação: análise de fontes documentais; realização de entrevistas; levantamento bibliográfico sobre o tema.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Angela Maria Martins - Coordenador / Carolina de Queiroz Silva Soares - Integrante / Eduardo Castilho - Integrante / Kalebe Monteiro Xavier - Integrante / Edmar Lucas Ferreira Sehnem - Integrante / Ana Paula Ferber - Integrante / Vanessa Oster - Integrante / Vaner Lima Silva - Integrante.
      Membro: Angela Maria Martins.
    3. 2020-Atual. Relacoes de convivencia e participacao em escolas publicas: respostas declaradas por diretores municipais ao Questionario Contextual da Prova Brasil
      Descrição: A pesquisa ora apresentada - financiada por Bolsa Produtividade do CNPq - dá prosseguimento a investigações anteriores financiadas pela Fundação Carlos Chagas-Projeto EPFC 0283 e Edital Universal do CNPQ-Processo 445406/2014-3. Em continuidade, este estudo analisa as respostas declaradas por diretores de escolas municipais ao Questionário Contextual da Prova Brasil, em 2017, com foco na seguinte questão central: Quais são as práticas declaradas sobre relações de convivência e de participação no espaço escolar, assim como sobre situações de indisciplina e conflito? Em outros termos, o estudo busca apreender suas percepções, com base nas respostas registradas no Questionário Contextual, acerca do envolvimento da escola com pais (ou responsáveis), e a comunidade do entorno, com vistas a identificar relações de convivência entre os professores, alunos, suas famílias e/ou responsáveis, diretores e funcionários, assim como entre as unidades de ensino e os atores sociais do contexto onde estão localizadas as escolas, com base nas respostas declaradas por diretores municipais ao Questionário Contextual da Prova Brasil ? 2017. Os itens serão, inicialmente, agrupados para tratamento estatístico nas seguintes dimensões: organização e funcionamento dos órgãos colegiados; participação de famílias e demais membros da comunidade no espaço escolar; projetos extracurriculares; ações de voluntariado; ações desenvolvidas para o enfrentamento de problemas do cotidiano escolar, especificamente as que podem incidir em situações de indisciplina, conflito e violência.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Angela Maria Martins - Coordenador / Sanny Silva da Rosa - Integrante / Carolina de Queiroz Silva Soares - Integrante / Eduardo Castilho - Integrante / Edmar Lucas Ferreira Sehnem - Integrante.
      Membro: Angela Maria Martins.
    4. 2020-Atual. Politicas e Estrategias dos Sistemas Municipais de Ensino do ABC Paulista durante a pandemia de Covid-19.
      Descrição: A pesquisa caracteriza cenários das políticas e estratégias implementadas pelos Sistemas Municipais de Educação da Região do Grande ABC Paulista durante a pandemia de Covid-19. O estudo analisa as respostas declaradas por professores e gestores de Educação Infantil (creches e pré-escolas) e das duas etapas do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais), incluindo as modalidades Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial, a um questionário que abrangeu os seguintes eixos de análise: a) perfil profissional; b) estratégias adotadas pelas Secretarias de Educação para o ensino remoto durante o período de isolamento social; c) processos de gestão administrativa e pedagógica da escola; e) desafios e preocupações com relação aos alunos, ao trabalho de professores e gestores e atendimento e apoio às famílias dos alunos. A pesquisa está estruturada em duas etapas distintas e complementares: i) a primeira, de caráter exploratório e enfoque quantitativo, visa identificar as percepções dos profissionais de educação sobre os problemas e desafios relacionados aos processos de ensino e gestão durante o período de isolamento social imposto pela pandemia, com base em tratamento estatístico; ii) a segunda etapa prevê o aprofundamento qualitativo das dimensões analisadas no estudo, tendo como preocupação central as possíveis consequências dos problemas identificados na primeira etapa no que diz respeito ao aprofundamento das desigualdades sociais, à qualidade social da educação e à gestão democrática das escolas. O projeto envolve pesquisadores de três Programas de Pós-Graduação em Educação (Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Universidade Cidade de São Paulo e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e tem como finalidade oferecer subsídios que possam contribuir para a avaliação das políticas implementadas, durante o período da pandemia, pelos seguintes municípios: São Caetano do Sul, Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Angela Maria Martins - Integrante / Sanny Silva da Rosa - Coordenador / Carolina de Queiroz Silva Soares - Integrante / Eduardo Castilho - Integrante / Edmar Lucas Ferreira Sehnem - Integrante / Rodnei Pereira - Integrante / Ana Paula Ferber - Integrante / Branca Jurema Ponce - Integrante / Ana Silvia Moço Aparicio - Integrante.
      Membro: Angela Maria Martins.
    5. 2019-2021. Praticas de diretores escolares no contexto das politicas educacionais: normas vigentes e desafios do cotidiano
      Descrição: Esta pesquisa integra investigação maior que apresenta como propósito caracterizar cenários de gestão vigentes em escolas municipais no Brasil, analisando sua potencialidade de contribuir para a democratização da educação, tomando como fonte as respostas declaradas pelos diretores municipais ao questionário contextual da Prova Brasil de 2015. Trata-se, nesta etapa, de compreender práticas de gestores no que se refere a ações por eles encetadas na organização pedagógica de escolas públicas, em torno dos seguintes questionamentos: Quais são os princípios e dinâmicas instaurados para elaboração do Projeto Político Pedagógico, e seus desdobramentos nas pautas que orientam reuniões dos conselhos de escola e de classe? Quais são os critérios para oferta de vagas e admissão de alunos? O Projeto Político Pedagógico indica iniciativas para enfrentar abandono, reprovação escolar, assim como ações de reforço para melhoria da aprendizagem dos alunos? Quais são as ações de acolhimento da comunidade escolar? Parte-se do pressuposto que práticas constatadas configuram potente subsídio para as políticas públicas de educação, e podem ser compreendidas por meio de métodos e procedimentos que privilegiem interações. Nesse sentido, o estudo se ancora na concepção do interacionismo simbólico, considerando que ao se colocar no lugar do Outro (role-taking), o indivíduo compartilha sentidos de experiências e situações vivenciadas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Angela Maria Martins - Coordenador / SOUSA, Sandra Zakia Lian - Integrante / Maria Helena Bravo - Integrante / Miriam Castro Marques - Integrante / Livia Pereira de Paula - Integrante / Sanny Silva da Rosa - Integrante / Kamila Lima de Santana - Integrante / Eric Ferdinando Kanai Passone - Integrante.
      Membro: Angela Maria Martins.
    6. 2019-Atual. Planejamento educacional em municipios brasileiros: a participacao social na elaboracao, monitoramento e avaliacao dos Planos Municipais de Educacao (2014-2020)
      Descrição: Trata-se de pesquisa implementada em rede que objetiva investigar o processo de elaboração, monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação em trinta municípios de dez estados brasileiros, das cinco regiões do Brasil, após a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024). Elege-se como lócus da pesquisa três municípios em cada um dos estados selecionados, quais sejam: Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Acre, São Paulo, Espírito Santo, Maranhão, Pernambuco. O período contemplado pela pesquisa será os anos de 2014 a 2020, por demarcar a aprovação do PNE, o intervalo definido em lei para a elaboração dos Planos Municipais de Educação e o prazo para o cumprimento de parte significativa das metas do Plano Nacional em articulação com os municípios. A metodologia de pesquisa que orienta a presente proposta é de cunho qualitativo, desenvolvida por meio de análise documental dos PMEs e dos respectivos relatórios de monitoramento e avaliação elaborados pelas Secretarias Municipais de Educação. A pesquisa também pretende investigar a existência de outros documentos referentes à participação social no processo de elaboração, monitoramento e avaliação dos PMEs produzidos pelas Secretarias Municipais, Conselhos Municipais e Fóruns Municipais de Educação disponíveis nos sítios oficiais. A análise das fontes documentais será realizada em interlocução com a literatura concernente à temática. A pesquisa tem por objetivo contribuir para estimular e fortalecer o debate sobre os processos democráticos necessários à efetivação das metas e estratégias relativas aos municípios definidas no Plano Nacional de Educação (2014-2024), ampliando a discussão em nível local junto aos entes responsáveis pela elaboração e acompanhamento dos planos em nível municipal, por meio das publicações decorrentes do projeto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Angela Maria Martins - Integrante / Elisangela Scaff - Coordenador / Janete Lins Azevedo - Integrante / Fabio Perboni - Integrante / Luciana Rosa Marques - Integrante / Kamila Lima de Santana - Integrante / Carolina de Queiroz Silva Soares - Integrante / Alice Botler - Integrante / Daniela Oliveira Pires - Integrante / Eliza Bartolozzi Ferreira - Integrante / Luiz Gustavo Alexandre da Silva - Integrante / Mark Clark Assen Carvalho - Integrante / Ney Monteiro de Oliveira - Integrante / Regina Tereza Cestari de Oliveira - Integrante / Severino Villar Albuquerque - Integrante / Eduardo Castilho - Integrante.
      Membro: Angela Maria Martins.
    7. 2017-2019. CENARIOS DE GESTAO DE ESCOLAS MUNICIPAIS NO BRASIL
      Descrição: A pesquisa caracteriza cenários de gestão vigentes em escolas de redes municipais, analisando respostas declaradas pelos diretores municipais ao questionário contextual da Prova Brasil de 2015. O estudo está estruturado em três etapas distintas e complementares: i) sistematizar e analisar as respostas declaradas pelos diretores de escolas municipais no questionário contextual da Prova Brasil (PB) de 2015, delineando um cenário descritivo-interpretativo em âmbito nacional; ii) explorar respostas declaradas por diretores de regiões brasileiras , por meio de tratamento estatístico, cotejando-as com estudos da área que examinam práticas consideradas desejáveis para a ampliação da democratização da educação; iii) realizar estudos de aprofundamento em municípios brasileiros, orientados por questões suscitadas a partir das etapas anteriores. Os objetivos norteadores da pesquisa são: mapear respostas declaradas pelos diretores municipais, com o intuito de apreender cenários de gestão escolar e analisar seu potencial de contribuição para a democratização da educação. Nas três regiões, a análise emergente dos dados processados na segunda etapa e a realização dos estudos da terceira etapa serão realizados pelas seguintes equipes: Região Sul ? Flávia Obino Werle; Alenis Andrade e Cristiane Welter, da Unisinos; na Região Centro Oeste ? Giselle Real e José Santos Silva Júnior, da UFGD; na Região Sudeste, Angela Maria Martins (FCC), Cristiane Machado (Unicamp), Maria Helena Bravo (FCC) e Sandra Zákia Sousa (FEUSP).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Angela Maria Martins - Coordenador / SOUSA, Sandra Zakia Lian - Integrante / WERLE, Flávia Obino Correa - Integrante / Miriam Bizzocchi - Integrante / Cristiane Machado - Integrante / Maria Helena Bravo - Integrante / Adriana Reis - Integrante / Dulcilene Batista - Integrante / Giselle Cristina Martins Real - Integrante / José da Silva Santos Júnior - Integrante / Rubens Alves Ferreira - Integrante / Miriam Castro Marques - Integrante / Livia Pereira de Paula - Integrante / Adriana Rieger - Integrante.
      Membro: Angela Maria Martins.
    8. 2017-Atual. A gestao de instituicoes escolares (2008/2019): estado do conhecimento
      Descrição: Este estudo ? desdobramento de investigação maior financiada pelo CNPq e pela Fundação Carlos Chagas - tem como propósito inventariar e analisar produções científicas sobre gestão escolar buscando responder à seguinte questão: quais aspectos e dimensões são privilegiados, com vistas a propiciar uma noção abrangente do nível de interesse acadêmico sobre o tema? O caminho metodológico de caráter bibliográfico denominado Estado do Conhecimento, busca identificar quais são as abordagens teórico-metodológicas adotadas nos estudos e seus resultados. Esse desenho de pesquisa proporciona, também, que outros pesquisadores examinem aspectos a serem ainda explorados, ao mostrar o que vem sendo produzido para que novos ângulos emerjam em investigações sobre o tema. O levantamento está sendo realizado exclusivamente em meio eletrônico (internet), cobrindo o período entre os anos de 2008 a 2019, em periódicos da área de educação classificados exclusivamente pelo Qualis/Capes, com base nas seguintes expressões booleanas: gestão escolar and participação; gestão escolar and conselhos escolares; gestão escolar and clima escolar; gestão escolar and perfil de diretores; gestão escolar and desempenho de alunos; gestão escolar and acesso ao cargo; gestão escolar and noções de administração; gestão escolar and estilos de direção.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Angela Maria Martins - Coordenador / Cláudia de Oliveira Pimenta - Integrante / Maria Helena Bravo - Integrante / Miriam Castro Marques - Integrante / Livia P. de Paula - Integrante / Kamila Lima de Santana - Integrante / Juliana Norberto Alvim - Integrante / Kalebe Monteiro Xavier - Integrante / Marcelle Christiane Gomes do Nascimento Barros - Integrante / Marli Ginoza - Integrante / Nancy Rigato Melo - Integrante.
      Membro: Angela Maria Martins.
    9. 2016-2018. Conflitos e convivencia no espaco escolar: possiveis aproximacoes entre Brasil e Portugal
      Descrição: Este estudo comparado - financiado pela Fapesp com Bolsa de Pesquisa no Exterior (BEPE/Processo 2016/07220-4) ? analisou elementos que se aproximam (e/ou que se distanciam) no escopo de dois programas de governo: Sistema de Proteção Escolar (SPE) - implementado desde 2010 no estado de São Paulo; e Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), implementado desde 1996 em Portugal. Propôs os seguintes questionamentos: quais são as estratégias que escolas públicas - localizadas em regiões consideradas vulneráveis pelos respectivos programas ? utilizam em situações de conflito? Quais são os significados atribuídos por equipes de gestão às situações de indisciplina, conflito e violência? O estudo foi estruturado em duas etapas: a) sistematização e análise do escopo legal e normativo dos programas em pauta; b) realização de estudos de campo em ambos os países com atores escolares responsáveis por sua implementação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (3) . Integrantes: Angela Maria Martins - Coordenador / Mariana Gaio Alves - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Angela Maria Martins.
    10. 2014-2019. Conflitos no espaco escolar: a gestao de escolas publicas em contextos vulneraveis
      Descrição: O estudo busca compreender os significados atribuídos por diretores de escolas públicas, professores mediadores comunitários e alunos do ensino fundamental 2 e ensino médio, sobre situações de conflito e violência no espaço escolar, no escopo do Programa implementado desde 2011 no estado de São Paulo, intitulado Sistema de Proteção Escolar (SPE). Na primeira fase, a pesquisa sistematizou e analisou o escopo legal e normativo que orienta ações no campo das políticas públicas de educação no Brasil no que se refere a situações de violência e conflito, sobretudo no que tange ao Sistema de Proteção Escolar. Na segunda fase, buscou compreender os significados atribuídos por atores escolares acerca das situações em tela. Partiu-se do pressuposto que nos processos interativos entre diferentes atores escolares no cotidiano, instituem-se processos de (re) leitura ou de (re) interpretação do conjunto normativo e legal, configurando situações imprevisíveis de trabalho que afetam a gestão pedagógica e administrativa de unidades escolares. Trata-se de estudo exploratório desenvolvido em colaboração com Diretorias de Ensino Regionais da rede estadual paulista, com o propósito de contribuir para a construção de caminhos mais democráticos na gestão escolar. É financiado pelo Edital Universal do CNPQ (445406/2014-3) e pela Fundação Carlos Chagas, com implementação de missões e seminários em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade Federal de São Carlos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Angela Maria Martins - Coordenador / Sandra Faria Fernandes - Integrante / TAVARES, Marialva Rossi - Integrante / Ecleide Cunico Furlanetto - Integrante / Roberto Alves Gomes - Integrante / Anderson Souza - Integrante / Cristiane Machado - Integrante / Maria Helena Bravo - Integrante / Adriana Riegler - Integrante / Rosimeire Oliveira - Integrante / Adriana Cristina Reis de Assis - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 19
      Membro: Angela Maria Martins.
    11. 2014-2017. Percepcoes de professores da educacao basica sobre conflitos no espaco escolar
      Descrição: Este estudo ? desdobramento de investigação maior intitulada Conflitos no espaço escolar: a gestão de escolas públicas em contextos vulneráveis, financiada pelo Edital Universal do CNPQ (Processo 445406) ? buscou identificar a percepção de professores da educação básica sobre situações de conflito em escolas públicas. A pesquisa colaborativa - realizada em parceria com órgãos centrais de educação no estado de São Paulo -, procurou desvendar elementos que tencionam o trabalho cotidiano de professores e sistematizar subsídios que pudessem contribuir para a reorganização de práticas pedagógicas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Angela Maria Martins - Coordenador / TAVARES, Marialva Rossi - Integrante / Cristiane Machado - Integrante / Gabriela Nery da Silva - Integrante / Anderson Soares de Souza - Integrante / Rosimeire Souza de Oliveira - Integrante / Adriana Reis - Integrante / Dulcilene Batista - Integrante / Adriana Rieger - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 13
      Membro: Angela Maria Martins.
    12. 2012-2013. A capacidade institucional de municipios no estado de Sao Paulo: uma analise de politicas educacionais em regioes metropolitanas
      Descrição: O estudo teve como propósito analisar a capacidade institucional de Secretarias Municipais de Educação e/ou Divisões de Ensino no que diz respeito à estruturação normativa/legal, física, administrativa e de recursos humanos da política educacional, após o processo de transferência de professores, alunos e prédios escolares, promovido pelo convênio de municipalização no Estado de São Paulo. Na primeira etapa, realizou-se: levantamento documental, com foco em leis, decretos, planos, resoluções, atas, programas e projetos; identificação do organograma das secretarias/diretorias de educação; levantamento de dados secundários (populacionais, de condições de vida e moradia); sistematização de dados educacionais. Na segunda etapa, foram realizadas entrevistas com os (as) dirigentes responsáveis pelas Secretarias Municipais de Educação (SMEs), apoiadas em questionário semi-estruturado. A investigação foi realizada em parceria institucional com a Universidade estadual de Campinas (Unicamp), sob coordenação do prof. Pedro Ganzeli e a Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), sob coordenação do prof. Cleiton de Oliveira.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Angela Maria Martins - Coordenador / Cleiton de Oliveira - Integrante / Gláucia Torres Franco - Integrante / GANZELLI, Pedro - Integrante / Cláudia Oliveira Pimenta - Integrante / ARAÚJO, Jessica - Integrante / FERNANDES, Fabiana - Integrante / Anderson Souza - Integrante / Cristina de Cássia MAbelini Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 8
      Membro: Angela Maria Martins.
    13. 2011-2014. A producao cientifica no campo da politica e gestao da educacao basica (2009-2014)
      Descrição: Este estudo deu continuidade a Estado da Arte realizado pela Fundação Carlos Chagas, que levantou e categorizou a produção científica na área de política e gestão da educação básica, entre 2000-2008. O levantamento estruturou-se em torno dos seguintes eixos: políticas educacionais implementadas na esfera federal, estadual e municipal (programas e projetos); conselhos estaduais e municipais de educação; financiamento; instrumentos de planejamento da educação em âmbito federal, estadual e municipal (Planos de Educação); parcerias, contratos e convênios. O levantamento foi realizado com base em artigos de periódicos da área de ciências humanas e sociais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Angela Maria Martins - Coordenador / ARAÚJO, Jessica - Integrante / Jacqueline Nunes Araújo - Integrante.
      Membro: Angela Maria Martins.
    14. 2011-2012. Planos Municipais de Educacao de regioes metropolitanas no estado de Sao Paulo: analise de fontes oficiais
      Descrição: Esta pesquisa continuou estudos anteriores realizados sob financiamento da FAPESP e que analisaram questões relacionadas à descentralização e municipalização do ensino no estado de São Paulo. Analisou princípios e diretrizes políticas de Planos Municipais de Educação (PME?s) de 29 municípios localizados em Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo. O estudo teve como propósito identificar os pressupostos que orientam as fontes oficiais em pauta, considerando que são fontes oficiais relevantes para o exame da potencialidade de municípios brasileiros na elaboração de diretrizes de políticas públicas educacionais A pesquisa buscou identificar as características textuais e as noções implícitas e/ou explícitas nas diferentes partes que compõem os documentos, para, em seguida, organizá-las em cinco dimensões de análise. Foi realizada em conjunto com o estudo A gestão dos sistemas municipais no estado do Rio de Janeiro: uma análise da descentralização a partir dos Planos Municipais de Educação, desenvolvido na UERJ.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Angela Maria Martins - Coordenador / Gláucia Torres Franco - Integrante / Cláudia Oliveira Pimenta - Integrante / Jessica Munhoz Araujo - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 10
      Membro: Angela Maria Martins.
    15. 2010-2012. Experiencias inovadoras em educacao: avaliacao de programas educacionais incentivados pelo Governo Federal?
      Descrição: Esta pesquisa ? implementada em rede com a Unicamp e a Unesp de São José do Rio Preto ? discutiu possíveis relações entre gestão e resultados da avaliação da Educação Básica, a partir da análise de experiências municipais premiadas e registradas no Banco de Dados do INEP, denominado ?Laboratório de Experiências Inovadoras?. Apresentou como objetivo central a análise do potencial de programas governamentais, caracterizados como inovadores no contexto de municípios paulistas, promoverem a melhoria de desempenho dos alunos, tendo como ponto de partida os resultados obtidos na Prova Brasil e no IDEB.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Angela Maria Martins - Integrante / SOUSA, Sandra Zakia Lian - Coordenador / LIMA, Cláudia Maria - Integrante / Roberto Gomes Alves - Integrante / Roselene Menezes Aleluia - Integrante / Flordenice Longui Silva - Integrante. Financiador(es): (CAPES) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Angela Maria Martins.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (48)
      1. XV Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, o VI Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e o VIII Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO. POLÍTICA DE ENFRENTAMENTO À EVASÃO ESCOLAR NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO: análise de fontes oficiais.. 2021. (Congresso).
      2. XV Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, o VI Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e o VIII Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO. FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PEDAGOGIA NA MODALIDADE EAD: Análise do escopo legal para a oferta da licenciatura.. 2021. (Congresso).
      3. XV Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, o VI Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e o VIII Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO. VALORIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO MUNICÍPIO DE PALMAS/TO: desigualdades entre efetivos e temporários. 2021. (Congresso).
      4. XV Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, o VI Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e o VIII Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO. VALORIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO MUNICÍPIO DE PALMAS/TO: desigualdades entre efetivos e temporários. 2021. (Congresso).
      5. XV Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, o VI Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e o VIII Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO. RODAS DE CONVERSA: a instituição de espaços de diálogo em processos formativos.. 2021. (Congresso).
      6. XV Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, o VI Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e o VIII Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO. O CURSO DE PEDAGOGIA E A EVASÃO EM INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL.. 2021. (Congresso).
      7. XXX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação ? ANPAE..PLANEJAMENTO EDUCACIONAL EM CONTEXTOS MUNICIPAIS: o processo de monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação de Taubaté.. 2021. (Simpósio).
      8. XXX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação ? ANPAE..Diretrizes oficiais para o ensino remoto: o teletrabalho de profissionais da educação em debate. 2021. (Simpósio).
      9. XXX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação ? ANPAE..O ensino remoto emergencial na perspectiva de diretores(as) de escolas municipais de Mongaguá-SP. 2021. (Simpósio).
      10. XXX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação ? ANPAE..DESAFIOS PARA A GESTÃO ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA: diretrizes oficiais e ações implementadas.. 2021. (Simpósio).
      11. Ética, valores, educação e cidadania na sociedade brasileira: uma avaliação para além do do desempenho. 2019. (Seminário).
      12. Dinâmica de Grupo.Formação e Pesquisa com Diretores da rede pública municipal de ensino de São Caetano do Sul. 2018. (Oficina).
      13. Reunião da Rede SciELO, organizada pelo Programa SciELO/FAPESP,.Reunião da Rede SciELO, organizada pelo Programa SciELO/FAPESP,. 2018. (Encontro).
      14. Seminário Cenários de Gestão de Escolas Municipais no Brasil.Diretores de escolas municipais: práticas de gestão declaradas no questionário contextual da Prova Brasil. 2018. (Seminário).
      15. Seminário Mestrado Profissional em Educação: aportes e especificidades de estudo.Desafios na implementação de pesquisas em Mestrados Profissionais em Educação: contribuições para as práticas profissionais. 2018. (Seminário).
      16. Seminário Mestrado Profissional em Educação: aportes e especificidades de estudos.Mediadora das Rodas de Conversas: Mestrados Profissionais em Debate. 2018. (Seminário).
      17. Seminários de Pós-Graduação.Conflitos no espaço escolar: a gestão de escolas públicas em contextos vulneráveis. 2018. (Seminário).
      18. II Conferencia Ibérica de Sociología de la Educación, na Universidade de Córdoba/Espanha.. Conflitos e convivência em escolas localizadas em contextos vulneráveis: possíveis aproximações entre Brasil e Portugal.. 2017. (Congresso).
      19. XIII SIMPOSIO BRASILEIRO / V CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO/ I COLÓQUIO IBERO-AMERICANO DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO. ,.Esforços e estímulos para o aprendizado de alunos: diferentes visões de atores escolares. 2017. (Simpósio).
      20. XXIII SIMPOSIO BRASILEIRO / V CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO/ I COLÓQUIO IBERO-AMERICANO DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO..Gestão escolar e participação.. 2017. (Simpósio).
      21. Colóquio de Pesquisa: questões sobre justiças, violência e indisciplina na gestão de escolas públicas.Situações de violência e indisciplina na gestão de escolas públicas. 2016. (Outra).
      22. III FOMPE.Projetos de Pesquisa em Mestrados Profissionais. 2016. (Outra).
      23. Intercâmbio Científico do Grupo de Trabalho Estado e Política Educacionais.Desafios no Desenvolvimento de Pesquisas Interinstitucionais no GT5. 2016. (Seminário).
      24. Pesquisa comparada - a educação de adultos e ao longo da vida.Questões de pesquisa sobre educação comparada. 2016. (Seminário).
      25. X SEMINÁRIO ANPAE-REGIONAL SUDESTE.Formação, carreira e valorização dos profissionais da educação. 2016. (Seminário).
      26. AÇÃO DOCENTE E PROFISSIONALIZAÇÃO: REFERENTES E CRITÉRIOS PARA FORMAÇÃO. 2015. (Seminário).
      27. A GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA: DESAFIOS EM SITUAÇÕES DE CONFLITO.O SISTEMA DE PROTEÇÃO ESCOLAR: PRESSUPOSTOS E DILEMAS. 2015. (Seminário).
      28. Avaliando valores em crianças, adolescentes e seus professores: a construção de uma escala. 2015. (Seminário).
      29. Elaboração e uso de indicadores sociais para pesquisas e políticas públicas. 2015. (Seminário).
      30. SEMINÁRIO PRODUTIVISMO ACADÊMICO E QUALIDADE DA PESQUISA. 2015. (Seminário).
      31. XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação.Planejamento da Educação e cooperação e autonomia dos entes federados. 2015. (Simpósio).
      32. Seminário de Políticas Públicas de Educação.Políticas Públicas Educacionais e Gestão da Educação: burocracia, gerencialismo e elementos de hiperburocratização. 2013. (Seminário).
      33. VI MOSTRA DE PESQUISA DA UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO.Políticas e práticas de profissionais da educação: aportes de pesquisa. 2013. (Seminário).
      34. III Colóquio Luso-Brasileiro sobre saúde, educação e representações sociais.Políticas educacionais e representações sociais. 2012. (Simpósio).
      35. Palestra Algumas variações sobre a 'escola' como categoria de pesquisa. 2012. (Outra).
      36. Seminário Nacional PROJOVEM URBANO.Participação, mobilização e controle social. 2012. (Seminário).
      37. VIII Encontro Regional da ANPAE SUDESTE e XII Encontro Estadual da ANPAE/SP.O PAPEL DO CONHECIMENTO NA FORMULAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO: IMPASSES E DESAFIOS PARA GESTORES E PESQUISADORES. 2012. (Simpósio).
      38. VIII Encontro Regional da ANPAE Sudeste e XII Encontro Estadual da ANPAE-SP. 2012. (Encontro).
      39. Vinte e Cinco Anos de Avaliação de Sistemas Educacionais. 2012. (Seminário).
      40. ?Introdução ao Geoprocessamento com o Programa TerraView Política Social?,. 2011. (Outra).
      41. Avaliação de Valores: construção de uma escala.. 2011. (Seminário).
      42. Currículo, Planejamento Pedagógico e Atividades na Pré-Escola: do prescrito-planejado ao experenciado-vivido;. 2011. (Seminário).
      43. Experiências de Ação Afirmativa na Pós-Graduação;. 2011. (Seminário).
      44. II Seminário ?Observatório da Educação? e do I Seminário do ?Observatório de Educação Indígena?, realizado pela CAPES/INEP, Brasília, novembro de 2011..Experiências inovadoras em educação: avaliação de programas educacionais incentivados pelo Governo Federal?. 2011. (Seminário).
      45. I Seminário Internacional dos Grupos de Pesquisa da Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente, da Fundação Carlos Chagas.. 2011. (Seminário).
      46. 7ª Reunião Técnica dos Grupos de Pesquisa Associados ao CIERS-ed. 2010. (Outra).
      47. Palestra Estado da arte: gestão, autonomia escolar e órgãos colegiados (2000 - 2008).Palestra Estado da arte: gestão, autonomia escolar e órgãos colegiados (2000 - 2008). 2010. (Outra).
      48. Seminário de Estudos Avançados L'éducation et formation: apports de la recherche en formation des adultes, liens avec la thématique des représentation sociales. 2010. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (45)
      1. MARTINS, A. M.; MACHADO, C.. RODA DE CONVERSA - Desafios da gestão educacional no contexto da pandemia. 2021. Outro
      2. MARTINS, A. M.; SCAFF, E. ; OLIVEIRA, R. T. C.. A implementação dos Planos Municipais de Educação: tensões e desafios. 2021. Outro
      3. MARTINS, A. M.; ALVES, MARIANA GAIO. (Re)inventar a profissão docente em tempos incertos. 2021. Outro
      4. MARTINS, A. M.; MACHADO, C. ; ROSA, SANNY. . DESAFIOS PARA A GESTÃO ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA: diretrizes oficiais e ações implementadas. 2021. Outro
      5. MARTINS, A. M.; SEHNEM, E. L. F.. Ensino remoto: ações e estratégias de redes municpais de ensino da região metropolitana do grande ABC. 2020. Outro
      6. MARTINS, A. M.; SEHNEM, E. L. F.. Pesquisas no campo das políticas educacionais: a microssociologia em foco. 2020. Outro
      7. MARTINS, A. M.. Civilidade e educação: um estudo do Compêndio de Civilidade em forma de diálogo para o uso dos meninos de ler, escrever e contar. 2019. (Outro).. . 0.
      8. MARTINS, A. M.. A educação em debate: políticas e construção do conhecimento na área. 2019. (Outro).. . 0.
      9. MARTINS, A. M.; FERREIRA, S. L. ; TINTI, D. S.. Mestrado Profissional em Educação: aportes e especificidades de estudos. 2018. Outro
      10. MARTINS, A. M.; REAL, G. C. M. ; BRAVO, M. H. ; SOUSA, Sandra Zakia. Cenários de gestão de escolas municipais no brasil. 2018. Outro
      11. MARTINS, A. M.; MACHADO, C. ; REAL, G. C. M. ; BIZZOCCHI, M. ; BRAVO, M. H. ; SOUSA, Sandra Zakia ; WERLE, Flávia. Oficina Técnica de Estudo I. 2017. Outro
      12. MARTINS, A. M.; MACHADO, C. ; BRAVO, M. H. ; REAL, G. C. M. ; SOUSA, Sandra Zakia ; WERLE, Flávia. Oficina Técnica de Estudo II. 2017. Outro
      13. MARTINS, A. M.; ALAVARSE, O. M. ; MACHADO, C. ; BRAVO, M. H. ; BIZZOCCHI, M. ; SOUSA, Sandra Zakia ; SILVA, Vandré Gomes ; REAL, G. C. M. ; ARTES, A.. PAINEL DE PESQUISA CENÁRIOS DE GESTÃO DE ESCOLAS MUNICIPAIS NO BRASIL. 2017. Outro
      14. MARTINS, A. M.; ALVES, M. G.. A inserção profissional na contemporaneidade: da emergência do tema à sua problematização. 2017. Outro
      15. MARTINS, A. M.; BOTTLER, A. M. H. ; MACHADO, C. ; LUIZ, M. C.. Questões de autoridade, diferenças, preconceitos e conflitos: interfaces com o currículo escolar. 2016. Outro
      16. MARTINS, A. M.; MACHADO, C. ; FURLANETTO, E. C. ; LUIZ, M. C. ; BOTTLER, A. M. H.. Colóquio de Pesquisa: questões sobre justiças, violência e indisciplina na gestão de escolas públicas. 2016. Outro
      17. MARTINS, A. M.. A Gestão da Escola Pública: Desafios em Situações de Conflito. 2015. (Outro).. . 0.
      18. MARTINS, A. M.. Oficinas Técnicas DER-GUARULHOS/SUL. 2015. (Outro).. . 0.
      19. MARTINS, A. M.. Oficinas Técnicas DER-BAIXADA SANTISTA. 2015. (Outro).. . 0.
      20. MARTINS, A. M.. XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação. 2015. (Congresso).. . 0.
      21. AL, A. M. M. E. ; MARTINS, A. M.. VI Encontro de Políticas Públicas de Educação e Formação de Professores: Implementação do Plano Nacional de Educação: limites e perspectivas. 2015. Congresso
      22. MARTINS, A. M.; CALDERÓN, I. Adolfo ; GARCIA, Teise ; GANZELLI, Pedro ; MOSCON, E. ; SILVA, M. S. ; CARNEIRO, W.. IX ENCONTRO REGIONAL DA ANPAE SUDESTE E XIII ENCONTRO ESTADUAL DA ANPAE - SP. 2014. Congresso
      23. MARTINS, A. M.; NOVAES, Gláucia ; SILVA, Vandré Gomes. Problemas de pesquisa no campo das políticas públicas de educação. 2014. Outro
      24. MARTINS, A. M.. Políticas Públicas Educacionais e Gestão da Educação: burocracia, gerencialismo e elementos de hiperburocratização. 2013. (Outro).. . 0.
      25. MARTINS, A. M.; AGUIAR, M. A.. XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação. 2013. Congresso
      26. MARTINS, A. M.. VI MOSTRA DE PESQUISA DA UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO. 2013. (Congresso).. . 0.
      27. MARTINS, A. M.; CALDERÓN, I. Adolfo ; GANZELI, P. ; GARCIA, T. O. G.. VIII Encontro Regional da ANPAE Sudeste e XII Encontro EStadual da ANPAE-SP. 2012. Congresso
      28. MARTINS, A. M.. ORGANIZAÇÃO NACIONAL DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E O REGIME DE COLABORAÇÃO. 2011. (Outro).. . 0.
      29. MARTINS, A. M.. Contribuições de pesquisas sobre gestão escolar e avaliação no campo das políticas educacionais. 2011. (Congresso).. . 0.
      30. MARTINS, A. M.. Reformas educacionais inglesas e pesquisa: paralelos com a realidade brasileira. 2011. (Outro).. . 0.
      31. MARTINS, A. M.. III MOSTRA DE PESQUISA E I SEMINÁRIO EDUCAÇÃO E CIDADANIA: políticas e processos formativos. 2008. (Outro).. . 0.
      32. MARTINS, A. M.. IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL E V REUNIÃO TÉCNICA DOS GRUPOS DE PESQUISA DO CIERS. 2008. (Outro).. . 0.
      33. MARTINS, A. M.. VI Encontro Regional da Anpae/Sudeste. 2007. (Congresso).. . 0.
      34. MARTINS, A. M.. Membro da comissão organizadora da II MOstra de Pesquisa Unisantos/procad. 2007. (Outro).. . 0.
      35. MARTINS, A. M.. Membro da Comissão Organizadora do III Seminário Internacional de Representações Sociais. 2007. (Congresso).. . 0.
      36. MARTINS, A. M.. Organização da conferência A Anpae e a teoria da administração escolar: a contribuição de José Querino Ribeiro. 2007. (Outro).. . 0.
      37. MARTINS, A. M.. X Seminário Estadual da Anpae. 2006. (Congresso).. . 0.
      38. MARTINS, A. M.. 1ª Reunião Técnica do projeto "Representações Sociais do Trabalho Docente". 2006. (Outro).. . 0.
      39. MARTINS, A. M.. 2ª Reunião Técnica do projeto "Representações Socoais do Trabalho Docente". 2006. (Outro).. . 0.
      40. MARTINS, A. M.. II Seminário Internacional de Representações Sociais e Formação de Porfessores. 2006. (Outro).. . 0.
      41. MARTINS, A. M.. Educação e trabalho: representações e construção social de subjetividades. 2005. (Outro).. . 0.
      42. MARTINS, A. M.. V Simpósio da Anpae/Sudeste e IX Seminário da Anpae/São Paulo. 2005. (Congresso).. . 0.
      43. MARTINS, A. M.. Avaliação em larga escala e pesquisa em educação. 2005. (Outro).. . 0.
      44. MARTINS, A. M.. A agenda recente nas políticas de educação. 2005. (Outro).. . 0.
      45. MARTINS, A. M.. Novas e velhas crises:desafios das ciências sociais. 1993. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:39