Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Simone Maria Andrade Pereira de Sa

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professora Titular da Universidade Federal Fluminense, no curso de Estudos de Mídia e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, onde coordena o LabCult - Laboratório de Pesquisa em Culturas Urbanas e Tecnologias da Comunicação. Foi professora visitante no Departamento de Música do King's College, London,U.K. (bolsa CAPES estágio sênior, 2015/2016) e na McGill University, Montreal (2008), Canadá, também com bolsa de pós-doutorado CAPES. Tem experiência na área de Comunicação, Cultura e Tecnologias, com ênfase em pesquisas e publicações na sub-área temática de som, música, cultura pop, fãs e entretenimento na cibercultura. É pesquisadora do CNPq desde o ano de 2000 e sua pesquisa atual intitula-se "Música pop-periférica: política, ativismo e controvérsias nas plataformas digitais." Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense entre 2009-2013; e participou da Diretoria da Compós do biênio 2003/2005. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/6382966782640472 (14/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1C
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal Fluminense, PPGCOM Programa de Pós Graduação em Comunicação. Rua Tiradentes, 148 Ingá 24210510 - Niterói, RJ - Brasil Telefone: (21) 26299671 URL da Homepage: https://uff.br/ppgcom
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Comunicação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2021-Atual. Musica pop-periferica: politica, ativismo e controversias nas plataformas digitais
      Descrição: O objetivo do projeto é abordar as performances políticas e de ativismo de artistas da música pop-periférica brasileira (PEREIRA DE SÁ; 2019) nas plataformas digitais, entendendo por performances políticas o conjunto de estratégias de produção de presença e engajamento dos artistas com seus fãs em torno de modalidades da temática política e de ativismo. Desdobrando esta indagação geral, o projeto propõe investigar três conjuntos de problemas específicos e interligados: 1) identificação, análise e discussão das diferentes acepções de política, de ativismo e de mensagens de empoderamento acionados pela música pop-periférica; e de que maneiras estas ações e mensagens ganham concretude nas performances dos artistas ? nas forma de videoclipes, canções, lives, posts, tuítes, etc. 2) discussão e análise das tensões entre artistas e fãs no que diz respeito à articulação entre política e consumo, que se traduz nas acusações de partes de fãs de que os artistas querem se apropriar de pautas identitárias para lucro financeiro 3) Análise da eficácia destas performances no cenário da política institucional e das pautas de ativismo. As hipóteses são de que: 1) artistas de gêneros musicais periféricos têm crescentemente introduzido pautas e questões políticas e de ativismo em suas performances 2) estes posicionamentos politicos e ativistas em prol de causas sociais, identitárias, de gênero e raciais fazem parte da construção do ?capital solidário?(Campanella; 2014) dos artistas na busca pelo engajamento dos fãs no contexto de plataformizacão da música, contribuindo para a construção das personas midiáticas dos mesmos 3) estas performances se espraiam para além dos produtos ?estritamente? musicais tais como canções, álbuns e videoclipes. Desta maneira, metodologicamente, é preciso analisar os produtos musicais ? na forma de canções, videoclipes, álbuns musicais, lives, etc ? a partir de seus rastros, seus deslocamentos e suas conexões com outras formas de atuação política, que podem ser identificadas através de posts, tuítes, entrevistas, lives, etc, no interior de redes sócio-técnicas. Busca-se, desta maneira, contribuir de maneira mais ampla para a discussão sobre música e política na atualidade; e ao mesmo entender as formas de trabalho relacional dos artistas no contexto da plataformizacão da cultura da música.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) . Integrantes: Simone Maria Andrade Pereira de Sá - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Simone Maria Andrade Pereira de Sa.
    2. 2018-Atual. Empreendedorismo Afinado: As estrategias das cooperativas Musicais Brasileiras
      Descrição: A pesquisa pretende analisar os impactos econômicos e sociais do cooperativismo a partir de um estudo de caso envolvendo cooperativas brasileiras voltadas para a música. Ao final, pretende-se, a partir da observação desses dados, levantar informações relevantes sobre o funcionamento dessas articulações coletivas formais e informais sob a perspectiva dos estudos relacionados ao conceito de empreendedorismo (Schumpeter, 1982; Timmons, 1985; Dornelas, 2007; Weber, 1930; McClelland, 1961 e Lant; Mezias, 1990) e o seu impacto na geração de trabalho e renda de seus cooperados, bem como nas comunidades em que estão inseridas, a partir dos conceitos de cenas (Straw, 1991, 1997, 2006) e de cidades musicais (Herschmann e Fernandes, 2016). O projeto foi contemplado na chamada CNPq/SESCOOP n.07/2018). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Simone Maria Andrade Pereira de Sá - Coordenador / Luiza Bittencourt - Integrante / Simone Evangelista Cunha - Integrante.
      Membro: Simone Maria Andrade Pereira de Sa.
    3. 2017-2021. Estrategias de visibilidade da musica pop-periferica do Brasil contemporaneo: entre o local, o transnacional e o periferico.
      Descrição: O objetivo do projeto é abordar as estratégias de circulação e visibilidade do gênero musical funk carioca, tendo como foco as tensões e disputas simbólicas dentro do sub-gênero Funk Pop. Sub-gênero que, por um lado, conquistou ampla visibilidade midiática no Brasil atual. Mas, que, simultaneamente, tem sido criticado por se distanciar de suas origens territoriais, ligada às periferias e favelas cariocas na mesma medida em que se aproxima do mainstream musical. Assim, a questão que nos move pode ser assim resumida: o que há de pop no funk pop; e como o conjunto de elementos do pop é atravessado, tensionado e problematizado pelas marcas territoriais da favela/periferia de onde o funk se origina? Nesta direção, propõe-se a investigação de quatro conjuntos de problemas interligados. O primeiro diz respeito à discussão sobre as diferentes acepções de ?cosmopolitismo periférico? (Regev; 2013) acionados por esse sub-gênero e nos sentidos atribuídos à noção territorial e simbólica de ?favela/comunidade? por diferentes atores e segmentos da cena funk, tendo como premissa a observação de que a noção de ?favela? ainda é um mediador fundamental para a atribuição de valor do funk. Assim, gostaria de indagar se e de que maneiras as marcas territoriais da favela/comunidade/periferia se materializam nas obras ? em termos líricos e de sonoridade - e performances das cantoras identificadas com o funk pop; e em que momentos há um deliberado esforço de apagamento dessas mesmas marcas, com vistas a um mercado pop global. Como segundo objetivo, articulado ao primeiro, propõe-se acionar debates em torno da construção de ?diva pop?, dialogando com as teorias que abordam as políticas de idemtidade de gênero e etnia na cultura pop. E, simultaneamente, buscarse- á investigar as estratégias de apropriação e os pontos de diálogo (ou ruptura) entre esse imaginário global do pop e o contexto de construção das falas, sonoridades e performances femininas do/no funk ao longo do século XXI. Como terceiro conjunto, também articulado aos anteriores, propõe-se a discussão das estratégias de circulação dessa vertente sonora nas redes sociais e os embates entre fãs e haters. Nesse eixo, duas indagações se articulam para dar conta do problema. A primeira dedicará especial atenção ao papel mediador do videoclipe ?pós MTV? ? produzido para circular nas redes sociais. E a segunda, complementar à primeira, diz respeito à materialidade dos embates entre fãs e haters desse gênero ? seus comentários, paródias, memes e gifs sobre essa vertente do funk; e as disputa com outros gêneros musicais e sub-gêneros do próprio funk. Finalmente, como quarto conjunto, propõe-se a discussão em torno das estratégias de circulação mainstream nacionais e internacionais desse gênero, tais como a associação a produtores internacionais, a assinatura de contratos das cantoras com majors e a circulação em espaços de alta visibilidade ? tais como programas de auditório, reality shows e trilhas de novelas - da mídia audio-visual brasileira e internacional, dentre outros exemplos, analisando de que maneiras essas estratégias têm impactos estéticos sobre o gêneros e como se articulam a aquelas estratégias de circulação nas redes sociais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (6) . Integrantes: Simone Maria Andrade Pereira de Sá - Coordenador.
      Membro: Simone Maria Andrade Pereira de Sa.
    4. 2015-2016. Materialities, ties and performances of Brazilian musical scenes on digital platforms
      Descrição: Projeto de pesquisa como professor visitante, bolsa "estágio sênior" CAPES, desenvolvida no King's College, University of London (UK).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Simone Maria Andrade Pereira de Sá - Coordenador / Frederick Moehn - Integrante.
      Membro: Simone Maria Andrade Pereira de Sa.
    5. 2014-2020. Cartografias do Urbano na Cultura Musical e Audiovisual: Som, Imagem, Lugares e Territorialidades em perspectiva comparada
      Descrição: Projeto PROCAD?/CAPES Qual o papel da cultura musical e audiovisual na construção de um imaginário urbano, suburbano, cosmopolita, periférico, translocal e/ ou virtual? De que maneira o espaço urbano se reconfigura a partir de um imaginário produzido por canções, filmes, videoclipes, trilhas sonoras e demais produtos sonoros e/ou audiovisuais? Nos debates sobre música e cultura audiovisual, noções ligadas a lugar, espaço e territorialidades são constantemente acionadas. Seja para atrelar determinada prática musical a um sentimento de identidade local ou regional; seja para delimitar espaços simbólicos de circulação de gêneros; seja ainda para referir-se a ambientes virtuais tais como redes sociais e plataformas musicais, a noção de que canções, filmes, novelas, videoclipes, circulam (ou se reconfiguram) em lugares ou espaços definidos ? físicos, simbólicos, afetivos, virtuais ? é recorrente.Além disto, estes produtos midiáticos estabelecem com o espaço urbano uma via de mão dupla: por um lado, bairros e/ou cidades inspiram compositores, diretores, e criadores do campo musical e audiovisual; por outro lado, letras de músicas, filmes ou mesmo um gênero podem ressignificar o imaginário sobre uma cidade ou país . Desta maneira, a articulação entre a produção e consumo sonoro e imagético e as metáforas espaciais abrange uma ampla gama de ideias que cercam as práticas culturais e sua distribuição midiática.Tal como apontado por Steven Connor (2000) este projeto parte da premissa de que as paisagens midiáticas construídas através da música e do audiovisual constroem novos mapas urbanos e que com grande recorrência os espaços fragmentários das cidades contemporâneas são reconfigurados por estes produtos culturais. Esta pesquisa tem como objetivo problematizar, tensionar e avançar na reflexão entre as diversas articulações entre música, audiovisual, espaço e territorialidades, acionando debates que caminham basicamente por quatro eixos: (1) a relação hierárquica dos símbolos e referências espaciais que circulam nas práticas culturais em torno das categorias de centro/ periferia, e de local/trasnlocal/global , absorvendo as diferenciadas experiências espaciais que circulam em torno das territorialidades sônico-musicais e audiovisuais; (2) a formação e conceituação das ideias de espaços e cenas culturais, pensadas tanto como referências a uma cidade quanto como metáforas de articulação de gostos que se conectam de modo virtual; (3) as relações do espaço com a performance, com destaque para os debates sobre corpo e sexualidade e para a questão do valor - seja entre fãs ou através da crítica cultural; e (4) a circulação de música e audiovisual pelo ciberespaço, com foco no papel das tecnologias que mediam estas apropriações. Delineada de maneira coletiva, a partir de equipes de pesquisadores das Universidades Federal Fluminense (UFF); Federal de Pernambuco (UFPE) e Vale dos Sinos (Unisinos), nosso objetivo é contribuir para o refinamento do debate a partir da construção de problemas comuns suscitados pela temática proposta e produzir uma cartografia do urbano em suas múltiplas entonações nos produtos musicais e audio-visuais. Duração: 2014-2018. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (18) / Doutorado: (12) . Integrantes: Simone Maria Andrade Pereira de Sá - Coordenador / Angela Prysthon - Integrante / Jeder Janotti Jr - Integrante / Fernando Resende - Integrante / Gustavo Daudt Fischer - Integrante / Adriana Rosa Amaral - Integrante / Felipe Trotta - Integrante / Ronaldo Cesar Henn - Integrante / Thiago Soares - Integrante / Rodrigo Carreiro - Integrante / Marco Antonio Roxo - Integrante / Fabricio Silveira - Integrante / Giovanna Bozza - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.
      Membro: Simone Maria Andrade Pereira de Sa.
    6. 2013-2017. Materialidades, vinculos e performances das cenas musicais no ambiente das plataformas digitais
      Descrição: De que maneira a articulação entre mídias móveis e plataformas tais como YouTube têm reconfigurado os gêneros e cenas musicais na atualidade? Qual o papel dos meios, suportes, formatos, instrumentos e tecnologias no processo de produção, circulação e consumo da música? Como entender os processos de mediação sonora a partir da materialidade dos meios? Como responder a estas questões de maneira complexa, ultrapassando o argumento de matriz determinista; sem cair, por outro lado, no vago culturalismo que afirma que ?tudo é cultura?? A indagação mais geral do projeto gira em torno da compreensão do papel dos artefatos que mediam a experiência musical na cultura digital. Partindo da aposta de que as cenas musicais podem ser entendidas como redes associativas híbridas e heterogêneas, formadas por atores humanos e não-humanos, interessa-nos investigar aspectos estéticos e identitários das redes constituída por celulares, YouTube e cenas musicais brasileiras ?de periferia? ? tais como o funk carioca e seus desdobramentos - em diálogo com aspectos da Teoria das Materialidades, da Teoria Ator- Rede, da Teoria da Mídia Alemã, dos Estudos de Som (Sound Studies) e da Sociologia da Música, tendo em vista as suas implicações para a revisão e proposição de teorias e metodologias no campo de Estudos de Som e Música. Partindo destas matrizes e questões, busca-se: 1) contribuir para a construção de uma metodologia que permita a análise dos meios e das mediações sonoras numa perspectiva que privilegie a sua dimensão material 2) contribuir para a problematização das narrativas lineares sobre a história dos artefatos, dispositivos e formatos de escuta sonora e musical a partir de uma abordagem que privilegie a arqueologia das mídias e a remediação entre meios 3) Consolidar as categorias de: a) cena musical; e b) de gosto e valor ? à luz do diálogo com as perpectivas acima mencionadas 4) Propor um modelo para a análise das mediações de cenas musicais ?de periferia? no YouTube considerando sua articulação a mídias móveis e locativas Palavras-chave: Cenas musicais ? YouTube ? Performance de Gosto - Materialidades da Comunicação ? Teoria Ator-Rede. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Simone Maria Andrade Pereira de Sá - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Simone Maria Andrade Pereira de Sa.
    7. 2013-2016. Musica, midia, espacos urbanos e terrritorios virtuais
      Descrição: Ao lado da noção de gênero musical, a ideia de que a música está vinculada a uma dimensão espacial tem sido um dos vetores em torno dos quais os proponentes desta pesquisa têm direcionado seus interesses, tanto discutindo aspectos constitutivos das cenas musicais, como seus espaços de circulação simbólica e de trocas físicas (as sonoridades locais) e virtuais, tais como os territórios informacionais. Territorialidades sônicas, circuitos, paisagens sonoras, aspectos locais, translocais e virtuais da cenas musicais, reconfigurações das fronteiras entre música de centro e de periferias são alguns dos elementos das pesquisas em andamento dos proponentes, apontando para o produtivo diálogo, que entrecruza questões em múltiplas direções. A escolha de objetos tais como o funk carioca, a música de rua do Rio de Janeiro, a cena do brega e do metal no Recife e a cena indie em Porto Alegre levanta questões sobre a articulação entre música, mídia, espaços urbanos e territórios virtuais.Todo esse conjunto de músicas que se distribui por várias regiões do país está vinculado a um universo jovem, que tem se articulado através da Internet , sobretudo nas plataformas musicais e redes sociais, ampliando sua visibilidade e circulação. Refinar o diálogo e contribuir para o avanço da discussão teórico metodológica a partir de quatro conjuntos de problemas, evocados respectivamente pelas noções de: 1)centro/ periferia; 2) cenas musicais locais/ cenas virtuais; 3) performance, corpo e sexualidade; e 4) valor e crítica musical são nossos objetivos centrais. Objetivos que se desdobram no interesse por entender de que forma as cenas musicais locais, underground e/ou periféricas, sobretudo as cenas jovens - têm se apropriado de tecnologias e mídias para reconfigurar espaços da cidade e territórios virtuais; e concomitantemente, quais os valores em disputa. A hipótese norteadora dessa pesquisa é a de que há uma centralidade das mídias e tecnologias digitais na circulação de valores e pensamentos sobre música e territorialidade, que tem impactado nas percepções sobre as fronteiras estabelecidas entre centro e periferia e entre gêneros musicais. Através desse intercâmbio processado por plataformas e ferramentas digitais, as músicas contribuem para a elaboração de ideias, disputas, tensões e novas articulações entre sujeitos, grupos sociais e suas relações com os territórios urbanos e virtuais. Cabe ressaltar que o projeto envolve sete pesquisadores de cinco diferentes instituições; e pretende consolidar uma rede que tem dialogado de maneira consistente e produtiva através de diversas formas de colaboração conjunta, buscando contribuir para a construção conjunta de metodologias e conceitos em torno do sub-campo da música e mídia no Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (10) . Integrantes: Simone Maria Andrade Pereira de Sá - Coordenador / Jeder Janotti Jr - Integrante / Adriana Rosa Amaral - Integrante / Cintia SanMartin - Integrante / Felipe Trotta - Integrante / Micael Herschmann - Integrante / Thiago Soares - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Simone Maria Andrade Pereira de Sa.
    8. 2013-2015. Cartografia musical do Estado do Rio de Janeiro
      Descrição: O projeto "Cartografia Musical do Estado do Rio de Janeiro" pretende identificar territórios criativos na área musical no estado do Rio de Janeiro através de um mapeamento dos integrantes da cadeia produtiva da música da região (tais como estúdios, casas de shows, lojas de instrumentos musicais, coletivos culturais, festivais, etc.) e analisar detalhadamente como encontra-se estruturado esse setor no âmbito econômico e organizacional; e tem como objetivo central o desenvolvimento de uma plataforma multimídia interativa e online que apresenta um mapeamento dos atores da cultura da música do Estado do Rio de Janeiro com o apoio de mídias locativas. O trabalho se propõe a estabelecer uma continuidade da pesquisa desenvolvida no projeto ?Paisagens sonoras do Estado do Rio de Janeiro?, financiado pelo CNPq (bolsa PIBIT) durante o período de 2010 a 2011 e premiado com o Prêmio Vasconcelos Torres (UFF), buscando nesta etapa identificar territórios criativos no Estado do Rio de Janeiro. Todos os dados obtidos durante a pesquisa serão incluídos em um mapa online, que será disponibilizado gratuitamente para todos os interessados, de modo a ampliar a contribuição desse estudo ao público em geral, principalmente aos atores do segmento musical a fim de aumentar a circulação de artistas e gerar novos negócios na região.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Simone Maria Andrade Pereira de Sá - Coordenador / Luiza Bittencourt - Integrante / Daniel Domingues - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Simone Maria Andrade Pereira de Sa.
    9. 2013-2014. Cultures of The Urban Night: Problems of Security and Inclusion
      Descrição: What does it mean for cities in Canada and Brazil when the cultural activities of youth take place to a significant degree at night? The night has long been the object of police activity, municipal regulation and moral judgement through which night-time cultural activity is stigmatized and controlled. These forms of control and stigmatization have been particularly intense for women, sexual communities and populations marked in racial or ethnic terms, for whom night reveals ? more starkly than the day -- the unevenness of urban citizenship across the 24-hour cycle. In Canadian cities, night-time cultural activity increasingly clashes with the desires of gentrifying populations for nocturnal order and tranquility. In Brazil, the night is both a period of intense cultural expression and the time most associated with insecurity and violence. This sense of insecurity restricts movement through the urban night and so discourages forms of mobility and encounter on which cultural collaboration is normally seen to rest. The activity proposed here will bring together key scholars of popular culture from Brazil and Canada so as to develop a common framework for analyzing the urban night. In each case, scholars will gather up existing resources (studies, regulations, fieldwork) on the urban night in their respective cities, then bring these together to compare results and frameworks. In meeting to be held in Recife, Brazil and Montreal, Canada, scholars will meet with local officials, cultural producers and non-governmental organizations to consider the ways in which, officially or unofficially, the night is viewed and regulated.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Simone Maria Andrade Pereira de Sá - Integrante / Jeder Janotti Jr - Integrante / Will Straw - Coordenador.
      Membro: Simone Maria Andrade Pereira de Sa.
    10. 2010-2013. Sistemas de recomendacao musical: materialidades, formas de escuta e de classificacao musical no ambiente digital
      Descrição: Objetivo central: discutir os novos lugares e novos atores o circuito de produção-circulação-consumo musical no contexto da cibercultura, com foco nas plataformas musicais da Internet.Dando continuidade ao trabalho já realizado durante os anos de 2007 e 2008 ? e em especial, durante o período de estágio pós-doutoral realizado no segundo semestre de 2008 junto ao departamento de Art History and Communications Studies - McGilL University ? Montreal, Canadá ? busca-se, nesta etapa, aprofundar a discussão em torno de novas formas de distribuição e consumo musical, tendo como foco a experiência dos usuários dos sistemas de recomendação musical, plataformas musicais e redes sociais de circulação e consumo musical. Esta categoria de objetos é entendida como artefatos culturais ? leia-se, constructos que produzem um conjunto de relações sociais e materiais específicas que nos ajudam a discutir e compreender aspectos da cultura áudio-digital, inserida, por sua vez, dentro da história da reprodutibilidade técnica. Busca-se, pois, de maneira geral, responder às indagações sobre as práticas sociais de consumo musical que as plataformas proporcionam aos usuários ? desdobrando esta indagação em três conjuntos de questões articuladas: 1)Discussão das lógicas de classificação de música pelos usuários da plataforma no âmbito da folksonomia e dos processos colaborativos propiciados pela web 2.0 e como elas se articulam e/ou tensionam a noção de gênero e de cena musical ? no contexto da discussão que desenvolvemos anteriormente sobre as cenas de musica eletrônica no Brasil 2) IIdentificação e análise do processo de constituição de redes sociais a partir desta plataforma; e como as noções de gosto, distinção e capital simbólico (Bourdieu) se atualizam, a partir do sistema de recomendações de música. 3) Inserção desta prática na história da reprodutibilidade técnica discutindo a especificidade desta forma de estocagem, circulação e consumo musical.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Simone Maria Andrade Pereira de Sá - Coordenador.
      Membro: Simone Maria Andrade Pereira de Sa.
    11. 2010-2012. Paisagens sonoras do Estado do Rio de Janeiro
      Descrição: O projeto tem por objetivo desenvolver plataforma multimídia interativa, para disponibilização online, construída na forma de um mapa das paisagens sonoras das cidades do Rio de Janeiro e Niterói. Partindo da noção de paisagem sonora (soundscape), de Murray Schafer e privilegiando a reflexão sobre tecnologias da comunicação, identidades e memória coletiva, o projeto aborda as etapas de concepção e desenvolvimento de plataforma com recursos da web 2.0, que registre, arquive e analise as sonoridades ligadas a espaços da cidade ? não só em termos de gêneros musicais mas também das sonoridades compartilhadas coletivamente e que se tornaram marcas sonoras de bairros e comunidades fluminenses. Trata-se de projeto colaborativo que permite a construção de memórias urbanas a partir do som, da música e dos atores em seus espaços urbanos. Entendemos este mapa como uma plataforma social, com recursos de web 2.0, a ser explorada interativamente pelos usuários. Inspirado no rastreamento popularizado pelo conjunto de mapas do google (www.googlemaps.com), o objetivo central é desenvolver um mapa com arquivos sonoros, sensível ao toque por mouse, privilegiando a atividade colaborativa, bottom-up do processo de estabelecimento de memória social. Desta maneira, a proposta articula pesquisa bibliográfica e trabalho de campo sobre a história da escuta, da música e a memória musical urbana, além da discussão mais ampla sobre a audibilidade carioca e fluminense; com a discussão envolvida nas etapas de desenvolvimento da plataforma multimídia e utilização de mídia locativa para disponibilização pública dos resultados da pesquisa. O projeto conta com uma bolsista de Iniciação Científica, financiado pela bolsa PIBIT/CNPq.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Simone Maria Andrade Pereira de Sá - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Simone Maria Andrade Pereira de Sa.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (16)
      1. Digitália.Nas ruas e nas redes: apropriações low tech no funk carioca. 2012. (Encontro).
      2. Expoidea.Do I-Phone à periferia. 2012. (Outra).
      3. Ciclo de debates: "o olhar das pesquisas sobre os jovens"."Os jovens e as mídias: subjetividades contemporâneas". 2011. (Encontro).
      4. Festival Internacional: CulturaDigitalBr.MapaSonoro RJ. 2011. (Seminário).
      5. IAMCR2011 Conference - International Association for Media ad Communication Research. Mobile Technologies, Urban Space and Brazilian Soudscape. 2011. (Congresso).
      6. Negócios da Música em tempos de interatividade. Cultura da Música 2.0: novos lugares, novos atores. 2011. (Congresso).
      7. Semana Acadêmica: Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBIT.Plataforma Paisagens Sonoras Fluminenses. 2011. (Encontro).
      8. Semana de Monitoria da Universidade Federal Fluminense.Tecnologia, Apropriação e Cidadania. 2011. (Encontro).
      9. Seminário Internacional Música Independente no contexto pós-crise.Aspectos da economia musical popular no Brasil: o circuito do funk carioca. 2011. (Seminário).
      10. SIMSOCIAL - Simpósio em tecnologias digitais e sociabilidade.Entretenimento e Redes Sociais. 2011. (Simpósio).
      11. Som da UFF 5.Musica 2.0:perspectivas. 2011. (Encontro).
      12. V Simpósio da ABCiber - Associação Brasileira dos Pesquisadores em Cibercultura.Estudos de Som e estéticas dos ruídos tecnológicos. 2011. (Simpósio).
      13. XX Compós. Ando meio (des)ligado? Mobilidade e mediação sonora no espaço urbano. 2011. (Congresso).
      14. XXI Seminário de Iniciação Científica - Prémio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia.Sistemas de recomendação musical. 2011. (Seminário).
      15. XXXIV Congresso Bras. de Ciências da Comunicação - Intercom. Aspectos da economia musical popular no Brasil: o circuito do funk carioca. 2011. (Congresso).
      16. XIX Encontro Anuak da Compós. #u2youtube e a performance mediada por computador. 2010. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (8)
      1. FELINTO, E. ; MULLER, A. ; BRUNO, F. G. ; PEREIRA DE SÁ, S. ; SANTAELLA, L.. A Vida Secreta dos Objetos - Ecologia das Mídias. 2015. Congresso
      2. PEREIRA DE SÁ, S.; SanMartin, C. ; TROTTA, F. ; HERSCHMANN, M.. IV COMUSICA - Músicas, Redes e Cenas Translocais. 2015. Congresso
      3. PEREIRA DE SÁ, S.. Coordenação do Gt Som e Música - Compós. 2015. (Congresso).. . 0.
      4. PEREIRA DE SÁ, S.; AMARAL, A. R.. Coordenacão do GT Música, tecnologia e materialidades no IV Comusica. 2015. Congresso
      5. FELINTO, E. ; SÁ, S. M. A. P. ; PEREIRA, V. A. ; BRUNO, F. G. ; LISSOVSKY, M. ; MULLER, A.. A VIda Secreta dos Objetos. 2012. Congresso
      6. SÁ, S. M. A. P.; Morais, FC. A cultura da Música: Som+Imagem. 2011. Congresso
      7. SÁ, S. M. A. P.. Seminário Internacional Rumos da Cultura da Música. 2010. (Congresso).. . 0.
      8. SÁ, S. M. A. P.. I Encontro Nacional de Cultura do Entretenimento. 2007. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:22:11