Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Maria Luiza Sussekind Verissimo Cinelli

Bolsista Pesquisador Produtividade 2 CNPq. Cientista do Nosso Estado/FAPERJ. Primeira Secretária Nacional da ANPEd/Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/2019-2021. Professora do Departamento de Didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO para Pedagogia e Licenciaturas e do Programa de Pós-graduação/PPGEdu. Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação/PPGEdu UNIRIO. Tem experiência em educação básica, superior e pesquisa, desde 1988, com livros e artigos publicados nas áreas de epistemologia, currículo e formação de professores, também em inglês. Possui Licenciatura Plena em História pela PUC-RJ (1990), Magister Scientiae pelo CPDA/UFRRJ (2002) e doutorado (2007) em Educação (Cotidiano) pelo PROPED/UERJ. Na Universidade da Columbia Britânica/UBC, Canadá, fez Estágio Pos-doutoral sobre Curriculum Studies in Brazil junto ao Professor Emérito William Pinar, com projeto aprovado pela CAPES (2011-2013). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas e Formação de Professores (GPPF/UNIRIO). Membro da ABdC/Associação Brasileira de Currículo, da AAACS/ Associação Americana/Canadense de Estudos Avançados em Currículo, da IAACS- Associação Internacional de Estudos Avançados em Currículo e da AERA/ Associação Americana de Pesquisa em Educação. E-mail: mluizasussekind@gmail.com (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/3054907039826552 (19/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Educação. Av Pasteur 458, sala 412 Urca 22290240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (021) 25422148 URL da Homepage: https://linklist.bio/gppfunirio
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2019-Atual. CURRICULOS, CONVERSAS, CRIACOES E RESISTENCIAS NOS COTIDIANOS DA DOCENCIA
      Descrição: O projeto de pesquisa advoga na defesa da educação pública e democrática e de seus atores, professores em formação nas escolas, na graduação e na pós-graduação e sustenta que ouvir a vida cotidiana se configura como ação políticaepistemológica necessária, pois incorpora ao campo do currículo (nas políticas, pesquisas, práticas e teorias) outras possibilidades de compreensão dos cotidianos nas universidades-escolas, do trabalho e da formação docente e dos currículos que neles são criados, como resistência e, do que é conhecimento. Num contexto de criminalização de conhecimentos e daqueles que têm sua criação por ofício, faz-se urgente problematizar as resistências no sentido de invenção curricular, de criação da própria existência ou da ontologia da pessoa ordinária. Por isso, recontar e enfrentar embates que vem se desenrolando no Brasil atual e pesquisar as implicações para as políticas educacionais reforça que os currículos se tecem nos cotidianos como conversas complicadas em permanente interlocução entre diferentes instâncias, conhecimentos, valores e possibilidades, espaçostempos de criação e reinvenção do mundo e não como receptáculo. A pesquisa objetiva avançar na reflexão com os currículos criados em espaçostempos de formação de professores teorizados como criação e resistência, sendo não-lugares curriculares da universidade-escola e em suas intersecções e deslocando seus muros. Reconhecendo a criação de conhecimentos a partir da valorização do dissenso, da copresença e das práticas orientadas para justiça cognitiva, pesquisamos as conversas complicadas e escritas livres com professores com a finalidade de compartilhar múltiplas invenções, burlas, usos e trocas de experiências com currículos, estimulando entre estudantes, pesquisadores e professores relações movimentadas pela solidariedade, pela inseparabilidade práticateoriaprática, valorizando autoria e autonomia, na direção do Sul epistemológico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (5) . Integrantes: Maria Luiza Süssekind Verissimo Cinelli - Coordenador / Alan Pimenta - Integrante / Eduardo Prestes Massena - Integrante / Matheus Saldanha do Amaral Reis - Integrante / Lorena Azevedo do Carmo - Integrante / Nilcélio Sacramento de Sousa - Integrante / Luiza Tulani Aguiar de Oliveira - Integrante / Graça Regina Franco da Silva Reis - Integrante / Stephanie Duarte Laú do Nascimento - Integrante / Ingrid da Cruz Silva - Integrante / Jeferson Maske de Oliveira - Integrante / Silvia Beatrix Tkotz - Integrante / Vinícius Lírio Hozana Ferreira - Integrante / Carmen Sanches Sampaio - Integrante / Lucas Pereira - Integrante / Mavi Rodrigues Liore Silva Marinho - Integrante / Ana Cristina da Costa Gomes - Integrante / Isabela Leal da Silva Cavalcante - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 13
      Membro: Maria Luiza Sussekind Verissimo Cinelli.
    2. 2019-Atual. Os materiais narrativos e a producao curricular: desafios e possibilidades
      Descrição: Este projeto se desenvolve como pesquisa acadêmica no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e busca pensar de que forma as produções cotidianas curriculares, quando compartilhadas, se tornam espaço e tempo de autoformação. Tem como objetivo produzir conhecimentos acerca do campo da Formação de Professores, especificamente do ensino fundamental inicial da rede pública de ensino, fundamentando-se na concepção de que a formação é um processo contínuo que se dá em diferentes espaços e tempos da vida cotidiana. No caso desta pesquisa, o foco central é o espaço de formação do trabalho docente realizado em sala de aula, pois compreende que nos embates e desafios cotidianos, professores e professoras criam alternativas curriculares, mesmo que provisórias, que devem ser narradas e partilhados legitimando dessa forma a produção autoral docente. Sendo assim, desenvolve-se a partir de uma metodologia/política que envolve as narrativas dos cotidianos das salas de aula, o compartilhamento destas experiências por meio das rodas de conversação e a produção do que vimos designando como materiais narrativos: memoriais de formação, materiais impressos com textos narrativos de experiências curriculares e vídeos de curta duração com narrativas docentes. Este estudo compreende tais narrativas como relatos de autoria e de produção curricular e parte do pressuposto que narrar as produções curriculares e as histórias de vida se torna um exercício de formação contínua. Complementarmente o uso das narrativas tem se mostrado importante como forma de desinvisibilização de experiências que têm sido desperdiçadas por uma lógica monocultural e hegemônica que está intrínseca à concepção moderna de escola. A pesquisa busca, então, sair do lugar das metanarrativas que são somente uma idealização porque narram o que é pensado e não o que existe, propiciando espaços e tempos de narrativização das experiências que intentam discutir e argumentar sobre os processos emancipatórios, criados e por criar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . Integrantes: Maria Luiza Süssekind Verissimo Cinelli - Integrante / REIS, Graça - Coordenador / Inês Barbosa de Oliveira - Integrante / Marina Santos Nunes de Campos - Integrante / Alexandra Garcia - Integrante / Simone de Alencastre Rodrigues - Integrante / Viviane Lontra Teixeira - Integrante / Isabela do Patrocínio Rodrigues dos Santos - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Luiza Sussekind Verissimo Cinelli.
    3. 2016-2019. CURRICULOS EM FORM-ACAO NA UNIVERSIDADE-ESCOLA: curriculos, cotidianos, formacao de professorxs, diferenca e justica cognitiva
      Descrição: Conjugando e ampliando dois projetos em andamento na UniRio [?Práticas curriculares e artes de formação nos entregares da universidade-escola? e ?PIBID/CAPES-Interdisciplinar?] este projeto guarda-chuva compreende atividades de pesquisa, ensino e extensão orientadas para a justiça cognitiva e inseridas na formação de quadros na graduação e pós-graduação stricto sensu, consideradas em sua fluidez e multi-situacionalidade. A pesquisa assume que os currículos são pensadospraticados (OLIVEIRA, 2012) nas salas de aula como conversas complicadas (PINAR, 2012) cujos vestígios (GINZBURG, 1989), ruinas (BENJAMIN, 1994) e detritos (CERTEAU, 1994), capturados (CERTEAU, 1994) em registros de relatos, conversas (SÜSSEKIND, 2012), narrativas (BENJAMIN, 1994), fofocas (ELIAS, 2001) e escritas livres (SCHNEIDER, 1993) são indícios, pistas, tramas e alegorias (GINZBURG, 1989) para compreender e pensar o social, cifrando, decifrando-o (PAIS, 2003) e experimentando o indecifrável (DERRIDÁ, 2014). Ainda, sustenta-se na argumentação de que estes relatos beneficiam-se de contextos de produção que se caracterizam pela copresença (SANTOS, 2004) e pela luta processual, radical e cotidiana pela justiça cognitiva (SANTOS, 2010) como superação dos epistemicídios, sobretudo, os acadêmicos, por meio das conversas complicadas, rizomáticas, historicizadas, socráticas que temos buscado praticar na formação. Apostar nos currículos pensadospraticados como possíveis entrelugares curriculares de formação em que a valorização do pensamento que aposta na diferença (DERRIDÁ, 2014) pudesse potencializar e multiplicar as vozes e os aprenderes na busca por uma formação dos professores mais historicizada, cosmopolita (PINAR, 2012) e enredada, tem sido nosso compromisso como formadorxs de professorxs, inspirados por ?reconstruções cambiantes? (DERRIDÁ, 2014) e ?heranças? que considerem menos a universidade moderna (DERRIDÁ, 2003) e mais a amorosidade e a justiça (DERRIDÁ, 1994).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) . Integrantes: Maria Luiza Süssekind Verissimo Cinelli - Coordenador / SAMPAIO, Carmen Sanches - Integrante / REIS, Graça - Integrante / Wilza Lima dos Santos - Integrante / Alan Pimenta - Integrante / Eduardo Prestes Massena - Integrante / Daniel Hugo Suárez - Integrante / Matheus Saldanha do Amaral Reis - Integrante / Lorena Azevedo do Carmo - Integrante / Nilcélio Sacramento de Sousa - Integrante / Luiza Tulani Aguiar de Oliveira - Integrante / Stephanie Duarte Laú do Nascimento - Integrante / Ingrid da Cruz Silva - Integrante / André Luiz da Silva Coube - Integrante / Bianca Navarro Marinho Meireles - Integrante / Clarissa Teixeira Lopes - Integrante / Fernanda de Araújo D'ias - Integrante / Jeferson Maske de Oliveira - Integrante / Lucia Teresa Romanholi - Integrante / Manuela Moreira da Silva Porto - Integrante / Rossana Noelle Martins Moreira - Integrante / Silvia Beatrix Tkotz - Integrante / Tatiana Pinto da Silva - Integrante / Vinícius Lírio Hozana Ferreira - Integrante / Luiz Carlos de Souza - Integrante / Lucas Pereira - Integrante / Mavi Rodrigues Liore Silva Marinho - Integrante / Ana Cristina da Costa Gomes - Integrante / Isabela Leal da Silva Cavalcante - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa. Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1
      Membro: Maria Luiza Sussekind Verissimo Cinelli.
    4. 2015-2019. Educacao Cidada, Justica Cognitiva, Emancipacao Social: Politicaspraticas educacionais e seus praticantes pensantes fase II
      Descrição: Este projeto se inscreve no trabalho do grupo de pesquisa Redes de conhecimentos e práticas emancipatórias no cotidiano escolar, que desenvolve, desde 1999, projetos de investigação voltados para o cotidiano escolar, as práticas neles desenvolvidas e o sentido emancipatório que podem possuir, nas diferentes circunstâncias em que são desenvolvidas. O grupo busca compreender aquilo que se passa na vida cotidiana, em diferentes espaços educativos, as possibilidades emancipatórias e as especificidades que expressam essas práticas, seus fundamentos e possibilidades. Com base em resultados de pesquisas anteriores, no comprometimento pessoal, epistemológico e político, com a formação cidadã e a democratização social e na noção de ?epistemologias do Sul? (SANTOS; MENEZES, 2010) é que proponho o desenvolvimento deste novo Projeto, a partir das ideias de ?cidadania horizontal? e ?justiça cognitiva?, hoje centrais para a reflexão em torno da construção da emancipação social por meio da tessitura de uma Ecologia de Saberes, com o objetivo principal de constituir conhecimento sobre a possível contribuição da educação à tessitura da emancipação social, conforme formulado por Boaventura de Sousa Santos. O trabalho de pesquisa será desenvolvido em frentes complementares e articuladas, de modo a permitir o estabelecimento de diálogos entre diferentes modos de ação e compreensão das ações educativas cotidianas. No contexto escolar, a partir de narrativas de educadores e educandos, buscamos a compreensão das relações entre esses conhecimentos e valores docentes e a construção de relações mais ecológicas entre diferentes conhecimentos. Estudaremos, em uma segunda frente, práticas educativas e sociais desenvolvidas em espaços educativos não escolares, buscando nelas a ampliação da compreensão de ações educativas fundamentadas em diferentes racionalidades, fundamental para a ampliação da compreensão das redes de conhecimentos presentes na sociedade e da formação cidadã dos sujeitos so. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (5) . Integrantes: Maria Luiza Süssekind Verissimo Cinelli - Integrante / REIS, Graça - Integrante / Inês Barbosa de Oliveira - Coordenador / Allan C. Rodrigues - Integrante / Marina Santos Nunes de Campos - Integrante / Alexandra Garcia - Integrante.
      Membro: Maria Luiza Sussekind Verissimo Cinelli.
    5. 2014-2018. PIBID-CAPES atuando junto ao Colegio Municipal Georg Pfisterer de Ensino Fundamental. Orientacao de 10 bolsistas e 2 professores-supervisores.
      Descrição: 12 bolsistas de Pedagogia e Licenciaturas 1 mestranda 2 professores supervisores na escola. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Maria Luiza Süssekind Verissimo Cinelli - Coordenador / LIMA, Aline - Integrante.
      Membro: Maria Luiza Sussekind Verissimo Cinelli.
    6. 2013-2016. Praticas curriculares e artes de formacao: escrivinhar fofocar, conversar e fazer com no cotidiano de uma Escola Publica no Rio de Janeiro 2013-2016
      Descrição: Projeto de pesquisa, estudos dos cotidianos, práticas curriculares, metodologia, formação de professores na graduação e na escola, escola pública, emancipação, justiça cognitiva, embichamento do currículo, conversas complicadas, experiência. Situação: solicitando financiamento. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Maria Luiza Süssekind Verissimo Cinelli - Coordenador.
      Membro: Maria Luiza Sussekind Verissimo Cinelli.
    7. 2010-2011. PIBID-CAPES atuando junto ao Colegio Estadual Julia Kubitschek de Ensino Medio Normal. Orientacao de 12 bolsistas e 2 voluntarios.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Luiza Süssekind Verissimo Cinelli - Coordenador.
      Membro: Maria Luiza Sussekind Verissimo Cinelli.
    8. 2010-2011. INICIACAO A DOCENCIA: qualidade e valorizacao das praticas escolares - Ensino Medio
      Descrição: O subprojeto insere-se no Projeto Institucional da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO denominado INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: qualidade e valorização das práticas escolares e tem como foco a área de formação de professores para atuarem nos cursos de Ensino Médio Normal. Visa a potencializar, por meio da prática pedagógica durante o Estágio Supervisionado e da análise dos relatórios produzidos nessa disciplina, o espaçotempo de formação para docência e a interface escola-universidade. Considera as possibilidades de atuar na valorização do magistério e no aperfeiçoamento da formação do Licenciado em Pedagogia a partir da análise dos relatos sobre a observação na escola e sobre as práticas desenvolvidas no Estágio Supervisionado. Nesse sentido, investiga concepções a respeito da formação de professores considerando, por um lado, os desafios a serem enfrentados por esses profissionais em formação nas escolas, cuja organização interna precisam conhecer e compreender, nas situações de estágio, com suas simulações e efetividades a serem discutidas, e, por outro - por constituírem-se como foco dos questionamentos dos alunos nas turmas de estágio - os debates sobre as noções de currículo, didática e gestão escolar como constructos sócio-históricos. Assim, a partir da elaboração, discussão e análise dos relatos sobre as experiências dos estagiários será possível consolidar resultados que contribuam para a melhoria da qualidade da escola pública, para o aperfeiçoamento dos programas de formação de professores na universidade e para a continuidade aprimorada da prática pedagógica de todos os envolvidos no projeto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) . Integrantes: Maria Luiza Süssekind Verissimo Cinelli - Coordenador / FETZNER, A. - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Maria Luiza Sussekind Verissimo Cinelli.
    9. 2010-Atual. Conversas entre Professorxs: alteridades e singularidades - ConPAS
      Descrição: Este projeto se desenvolve como pesquisa e extensão acadêmicas no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro sobre a Formação Continuada de professores do ensino fundamental inicial da rede pública de ensino a partir dos relatos elaborados por esses professores em situação de roda de conversa. Tem como objetivo produzir conhecimentos acerca do campo de Formação Continuada fundamentada no trabalho em sala de aula, na troca de experiênciaspráticas (REIS, 2014) nas histórias de vida e nos saberes experienciais enredados na vida cotidiana apontando e desinvisibilizando a complexidade que faz parte da vida e do processo de formação que é contínuo assim como os usos e a importância das narrativas nesse processo. Desenvolve-se a partir de uma metodologia/política que envolve os cotidianos das salas de aula, as rodas de conversa com narrativas de experiênciaspráticas e de histórias de vida. Parte do princípio que a formação se dá continuamente, ou seja, é um processo que começa com o nascimento e se tece por toda a vida dos sujeitos. Para isso, discute tanto a importância das memórias de vida como dispositivo de autoformação, pensando por que o exercício de autoconhecimento é tão importante nessa trajetória quanto a importância que o compartilhamento de experiênciaspráticas, por meio das narrativas, tem na formação contínua. Considera a ideia de que as políticas de educação se tecem a partir dos embates cotidianos, o que significa que todas as ações desenvolvidas pelos praticantes das escolas são também fruto de decisões e convicções políticas e expressam valores e objetivos também políticos. Pretende se apresentar como uma políticaprática contra-hegemônica, que desinvisibliza os cotidianos escolares mostrando que o que parece posto como política de Formação Continuada é um processo de embates que se tece coletivamente e cotidianamente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (6) . Integrantes: Maria Luiza Süssekind Verissimo Cinelli - Integrante / REIS, Graça - Coordenador / Inês Barbosa de Oliveira - Integrante / LONTRA, VIVIANE - Integrante / Marina Santos Nunes de Campos - Integrante / Alexandra Garcia - Integrante / Allan Rodrigues - Integrante / Simone de Alencastre Rodrigues - Integrante / Renata Baptista Flores - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Luiza Sussekind Verissimo Cinelli.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (162)
    1. 10 anos de ABdC.Mesa de abertura 10 anos de ABdC. 2021. (Encontro).
    2. 2º Seminário Internacional de Gêneros, Sexualidades e Educação na Ordem do Dia - Interseccionalidades em (Re)Existências & 1º Encontro Internacional dos Grupos de Pesquisas em Educação, Gêneros e Sexualidades...Democracia, Laicidade, Gêneros e Sexualidades. 2021. (Seminário).
    3. Aula inaugural do PPGE.Interseccionalidade: deslocamento epistêmico-teórico-metodológico nas/das pesquisas com currículos?. 2021. (Outra).
    4. Conferência Popular Livre.EIXO III: EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL E INCLUSÃO. 2021. (Outra).
    5. I Encontro formativo Online de 2021 Educação & transformação: O Ensino remoto em tempos de pandemia.Currículos na Pandemia: Um museu de grandes novidades. 2021. (Seminário).
    6. III Congresso Internacional e V Congresso Nacional Movimentos Sociais e Educação. Currículos, Formação e Ecologia de saberes: educação em diálogo com os Movimentos Sociais. 2021. (Congresso).
    7. IV Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica: Profissão docente em questão.Ensino Médio: reformas, propostas e práticas educativas. 2021. (Outra).
    8. JORNADA PEDAGÓGICA 2021 - PECONTE - MOC.AS PERSPECTIVAS, DESAFIOS, O DIREITO E O FAZER EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA. 2021. (Seminário).
    9. XIII ANPEd-Sul.Sessão Pública da Universidade Popular dos Movimentos Sociais na ANPEd Sul. 2021. (Encontro).
    10. X Semana de Educação Tânia Mara Tavares da Silva da UNIRIO..OFICINA | Currículo como conversa na formação em ERE. 2021. (Oficina).
    11. 14ª Reunião da ANPEd Sudeste: Direito à vida, direito à educação em tempos de pandemia. R.Mesa redonda: Ataques conservadores à democracia, à ciência, à educação e à escola. 2020. (Outra).
    12. 74ª Reunião Anual da SBPC.ANPEd - Mesa Redonda: Docência e Formação:retrocessos legais, avanços conservadores. 2020. (Outra).
    13. I Seminário PROVIFOR-UFU: Educação, Tecnologias e Metodologias para o Ensino Remoto Emergencial.Didática, Avaliação e Currículo no Ensino Remoto Emergencial. 2020. (Seminário).
    14. XX ENDIPE | RIO - 2020 Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Conta pra gente..." conversas entre currículos e formação a partir das narrativas. 2020. (Encontro).
    15. 39ª Reunião Nacional da Associação Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa. Conversas na/da/com a Formação: uma instalação curricular. 2019. (Exposição).
    16. Annual Meeting of American Educational Research Association.Convidada. 2019. (Seminário).
    17. Audiência Pública do Conselho Nacional de Educação. Análise e debate sobre o Texto Referência ? Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Comum para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica.Representante. 2019. (Outra).
    18. Aula Inaugural na Escola de Formação Paulo Freire. Educação e a Política Nefasta da Militarização. SEPE/RJ.Palestra. 2019. (Outra).
    19. BNCC e o "novo" Ensino Médio: as reformas educacionais no contexto do tsunami.BNCC e o "novo" Ensino Médio: as reformas educacionais no contexto do tsunami. 2019. (Encontro).
    20. Conferência Anual American Association for the Advancement of Curriculum Studies - AAACS.Convidada. 2019. (Simpósio).
    21. Conversatório A BNCC entre rupturas e práticas: impactos e desafios para a educação democrática.Palestra. 2019. (Outra).
    22. ENCONTRO DE LANÇAMENTO OFICIAL DO XX ENDIPE ? RIO 2020,. 2019. (Encontro).
    23. Encontro para Formação de Professores.BNCC: conhecimentos nas/das/com as escolas. 2019. (Encontro).
    24. Fórum/Seminário de Debate do Documento Curricular/SEEDUC: contribuições críticas de especialistas em parceria com o Fórum Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro ? FEERJ.Palestra. 2019. (Seminário).
    25. I Congresso Nacional de Editores de Periódicos em Educação | FEPAE/ANPEd. Representante ANPEd. 2019. (Congresso).
    26. I Encontro Internacional de Grupos de Pesquisa: Educação Democrática e a escuta nasdascom as diferenças..Abertura de Mesa. 2019. (Encontro).
    27. I Fórum de Pesquisa em Educação Musical. Pesquisa e conhecimento: Defender, democratizar e decoloniza.Palestra. 2019. (Simpósio).
    28. II JORNADA PEDAGÓGICA - "Compartilhando olhares" A BNCC na luta cotidiana da escola da E. M. Inoã.Reflexões sobre a BNCC. 2019. (Outra).
    29. IX Semana de Educação da UNIRIO. Conversa na/da/com a formação: uma instalação curricular. 2019. (Exposição).
    30. Para quem pesquisamos? Para quem escrevemos? Conhecimento universitário. Decolonialidade. Educação democrática.Representante ANPEd. 2019. (Outra).
    31. Reunião dos Núcleos Docentes Estruturantes.Reunião dos Núcleos Docentes Estruturantes. 2019. (Outra).
    32. Sala de Aula Itinerante: ação educação democrática.Palestra. 2019. (Simpósio).
    33. Seminário de meio termo da área de Educação.SEMINÁRIO DE MEIO TERMO DA ÁREA DE EDUCAÇÃO. 2019. (Seminário).
    34. Seminário Internacional Gestão, Políticas Públicas e Campos de Investigação..Representante. 2019. (Seminário).
    35. Sindicato Estadual dos Profissionais do Estado do Rio de Janeiro- SEPE/RJ.Palestra: Educação e a Política Nefasta da Militarização. 2019. (Outra).
    36. X Seminário Internacional REDES.Para quem pesquisamos, para quem escrevemos?. 2019. (Seminário).
    37. XV Encontro Nacional do PROIFES-Federação..Participante. 2019. (Encontro).
    38. 13ª Reunião Científica Regional Sudeste da Associação Nacional e Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPED). 2.Mesa Redonda: Escola Pública e Cotidiano Escolar. 2018. (Outra).
    39. 13º Fórum Social Mundial.Reunião do Pleno do Fórum Nacional Popular de Educação - FNPE. 2018. (Outra).
    40. 18th Annual Meeting The American Association for the Advancement of Curriculum Studies- AAACS.Speaking from the South: What knowledge is of most worth?. 2018. (Simpósio).
    41. 21º Congresso de Leitura do Brasil. Quem tem medo do(a) professor(a): as reformas curriculares contemporâneas no Brasil. 2018. (Congresso).
    42. AERA -Educational Research Association: The Dreams, Possibilities, and Necessity of Public Education.Neoliberal Normativity and Curriculum Policies in America: Brazil, Chile, Mexico and the United States. 2018. (Encontro).
    43. BNCC e a educação Básica.BNCC e o conhecimento escolar. 2018. (Outra).
    44. BNCC e o conhecimento na/da/com as escolas.Mesa. 2018. (Outra).
    45. Colegiado de professores de Educação Musical do Colégio Pedro II - Rj.Os desafios do currículo na atualidade. 2018. (Outra).
    46. Comissão de Educação - 55ª Legislativa - 4ª Sessão Legislativa Ordinária.Representante da ANPED no Seminário Nacional 4 anos do Plano Nacional de Educação - PNE. 2018. (Seminário).
    47. Conferência Estadual Popular de Educação - CONEPE.Mesa de Abertura. 2018. (Outra).
    48. Conferência Nacional Popular de Educação - CONAPE.Coordenadora da sessão de trabalhos acadêmicos. 2018. (Outra).
    49. Encontros com o Currículo.Golpe, BNCC e ESP: Currículos, Docência e Resistência. 2018. (Outra).
    50. Fórum Estadual de Alfabetização do Rio de Janeiro - FEARJ.Impactos das Políticas Públicas na Alfabetização e seus Desdobramentos. 2018. (Outra).
    51. Fórum Popular de Educação.Plenária. 2018. (Outra).
    52. I Encontro Pedagógico da Escola de Nutrição UNIRIO.Currículo, Formação e os Desafios da Universidade Hoje. 2018. (Encontro).
    53. III Formação em Rede.A formação de professores no contexto dos desafios do tempo presente. 2018. (Outra).
    54. II Seminário "O Sistema de Avaliação da Pós-Graduação Brasileira: desafios para articular expansão e qualidade.2ª Secretária ANPEd. 2018. (Seminário).
    55. Jornada Pedagógica 2018.Conferência de abertura: Currículo com Experiência VIvida e (Re)construção em Redes. 2018. (Outra).
    56. Reunião da Diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.2ª Secretária ANPEd. 2018. (Outra).
    57. Reunião de Diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.Participação como 2ª Secretária Nacional. 2018. (Outra).
    58. Reunião dos Coordenadores de Grupos de Trabalho (GT), Coordenação do Forpred, Coordenação do Fepae, Coordenação do Comitê Científico e Diretoria da ANPEd.2ª Secretária ANPEd. 2018. (Outra).
    59. Seminário Gênero, Diversidade e Educação.Em tempos de BNCC e emenda 98. 2018. (Seminário).
    60. Seminário Internacional sobre os Retrocessos e Consequências da Reforma do Ensino Médio e BNCC (Base Nacional Comum Curricular) - A Educação Básica no Brasil.Mesa Reforma do Ensino Médio e BNCC: Impactos na Carreira e Formação dos Profissionais da Educação e dos Estudantes. 2018. (Seminário).
    61. SEMINÁRIO KACIONAL 4 ANOS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO- PNE.Representante ANPEd. 2018. (Seminário).
    62. Seminário Nacional 4 anos do Plano Nacional de Educação - PNE.Mesa de Abertura. 2018. (Outra).
    63. VIII Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares (FLUEX EV123-2018), III Seminário Nacional do Grupo de Pesquisa Currículo e Práticas Educativas, I Simpósio da Região Nordeste sobre Currículo.Mesa-redonda - Curricular ao Sul no contexto do tsunami conservador global. 2018. (Seminário).
    64. VIII Semana de Educação Tania Mara Tavares da Silva.Oficina de escrita acadêmica: reflexões, truques, práticas e caminhos. 2018. (Oficina).
    65. XI Encontro Regional da ABEM Sudeste.MESA REDONDA 2: A decolonização dos currículos como perspectiva de enfrentamento. 2018. (Encontro).
    66. XXIV EPEN- Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste- Reunião Científica da Regional Nordeste da ANPEd.2ª Secretária ANPEd. 2018. (Encontro).
    67. 38ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa - ANPEd..Democracia em risco: a Pesquisa e a Pós-Graduação em contexto de resistência.. 2017. (Encontro).
    68. 38ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.Coordenadora: Maria Luiza Süssekind Verissimo Cinelli ? UNIRIO. 2017. (Outra).
    69. IV Encontro do Ciclo de Debates em Educação: Reflexões sobre reformas educacionais, currículo e base comum.Reflexões sobre reformas educacionais, currículo e Base Nacional Comum Curricular. 2017. (Outra).
    70. IV Fórum nacional sobre currículos de matemática: Interlocuções com outras áreas de conhecimento Mo.Mesa-redonda: A Base Nacional Comum Curricular e Matemática Escolar. 2017. (Outra).
    71. IX Jornada Estadual sobre Filosofia e o Ensino.A filosofia do currículo na nova "reforma" do Ensino Médio. 2017. (Outra).
    72. IX Semana de Ensino do Teatro: Cultura Popular Afro-Ameríndio-Brasileira.Mesa de Abertura- Cultura Popular Brasileira: história e resistência. 2017. (Outra).
    73. IX SEMINÁRIO DISCENTE Programa de Pós Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFRRJ.Mesa de Abertura- As implicações da Base Nacional Comum Curricular: desigualdades no sistema educacional brasileiro. 2017. (Seminário).
    74. IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Educação e democracia - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário. 2017. Conferência de Abertura. 2017. (Congresso).
    75. Jornada de Educação de 2017.A Reforma do Ensino Médio e a Nova Base Comum Curricular. 2017. (Outra).
    76. Processos Formativos e Desigualdades Sociais.DOCÊNCIA: DESAFIOS, LUTAS E RESISTÊNCIAS. 2017. (Simpósio).
    77. Reunião Conjunta com os Membros do Comitê Científico, Diretoria ANPEd e Coordenadores de GTs (38ª Reunião Nacional ANPEd).Coordenadora GT 12. 2017. (Outra).
    78. Reunião dos Coordenadores de GTs (38ª Reunião Nacional ANPEd).Coordenadora GT 12. 2017. (Outra).
    79. SEMANA DE EDUCAÇÃO SEPE REGIONAL V.BNCC: como a Base se articula com a Reforma do Ensino Médio e a Educação Infantil. 2017. (Outra).
    80. X Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação e X Simpósio de Pedagogia ..Pensando currículos num contexto de democracia em risco. 2017. (Simpósio).
    81. 12 Reunião Nacional ANPEd Sudeste/Mesa.Currículo e Base Nacional Comum. 2016. (Outra).
    82. 12ª Reunião Científica Regional Sudeste da Associação Nacional e Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPED). 2.Currículo e Base Nacional Comum. 2016. (Outra).
    83. 15th Annual Meeting of the American Association for the Advancement of Curriculum Studies.Reconceptualization of Curriculum Studies. 2016. (Encontro).
    84. 68ª Reunião Anual da SBPC/Mesa.Currículo, juventude e cotidiano escolar: entre conceitos e experiências. 2016. (Outra).
    85. Ciclo de Palestras que antecedem o IV Seminário de Formação Continuada Vozes da Escola.Por que afirmamos que a BNCC desvaloriza o trabalho do Professor?. 2016. (Outra).
    86. Colóquio Nacional A Base em Questão: desafios para a Educação e Ensino no Brasil.A Base Nacional Comum Curricular e seus Desdobramentos na Formação do Professor. 2016. (Outra).
    87. Colóquio Nacional ANPED.A base em questão. 2016. (Outra).
    88. Congresso Nacional de Avaliação e Educação; Avaliação e currículo: relações e especificidades. Avaliação e Currículo: relações e especificidades. 2016. (Congresso).
    89. Currículos, BNCC e o perigo da história única no C.E. Ignácio de Azevedo do Amaral.Currículos, BNCC e o Perigo da História Única. 2016. (Outra).
    90. Debate: Em defesa da liberdade, contra o Escola sem Partido.O que a ?pedagogia da mordaça? quer silenciar?. 2016. (Outra).
    91. Fórum Social da Educação Popular. 2016. (Outra).
    92. I Conferência de Educação do SEPE-Niterói: Educação e formação humana para a emancipação: por um projeto do/as trabalhadores/as para a Educação de Niterói.Currículos: as teoriaspráticas abissais e emancipatórias. 2016. (Outra).
    93. III Fórum de Licenciaturas da UFRB / IV Seminário do Pibid UFRB / III Seminário do Pibid Diversidade da UFRB.A Base Nacional Comum Curricular e a Formação de Professores no Brasil. 2016. (Seminário).
    94. I Seminário Base Nacional Comum Curricular.Base Nacional Comum Curricular. 2016. (Seminário).
    95. I Seminário do Curso de Especialização em Ensino de Arte.Políticas Públicas para a Educação: a base curricular nacional. 2016. (Seminário).
    96. IV (IN)FORMACCE.Cotidianistas, reconceptualistas, culturalistas e a luta anti-standardização do currículo: Movimentos - Em articulação com ABdC. 2016. (Outra).
    97. IV Congresso Nacional de Avaliação e Educação (CONAVE). Avaliação e Currículo: relações e especificidades. 2016. (Congresso).
    98. IV Seminário de Educação Integral do Rio de Janeiro.As perspectivas da Base Nacional Comum Curricular para a implementação da Educação Integral. 2016. (Seminário).
    99. IX Ciclo de Debates do Grupo de Estudos GEPPC.Políticas de currículo: cotidianos, desafios, resistências e invenções. 2016. (Outra).
    100. Outra escola é possível.Currículos: disputas e desafios na contemporaneidade. 2016. (Encontro).
    101. Reunião da ABdC/ANPEd.Encaminhamentos sobre a BNCC. 2016. (Outra).
    102. Reunião dos Coordenadores de Grupos de Trabalho.Reunião dos Coordenadores de Grupos de Trabalho. 2016. (Outra).
    103. Seminário Estadual Base Nacional Comum Curricular e os Desafios da Aprendizagem.As (Im)possibilidades de uma BNCC apresentadas ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia. 2016. (Seminário).
    104. Seminário Ética e Pesquisa em Educação. 2016. (Seminário).
    105. VII encontro de educadores: pesquisas e experiências.A Base Nacional Comum Curricular e seus desdobramentos na formação do professor. 2016. (Outra).
    106. VIII SEMANA DE ENSINO DO TEATRO- gêneros e sexualidades: em cena, em sala.Esclarecendo e questionando o tema: gêneros e sexualidades. 2016. (Outra).
    107. 37ª Reunião Nacional da ANPED.Currículo e tentativas de Controle/regulação de identidades. 2015. (Encontro).
    108. 37ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.Currículo e tentativas de Controle/regulação de identidades. 2015. (Encontro).
    109. AAACS.Complicating conversations: the writing of the Book Who is William F. Pinar?. 2015. (Encontro).
    110. A Educação em Tempos de Crise.As (Im)possibilidades de uma BNCC. 2015. (Outra).
    111. Atividade Final do PINAIC/2015.Currículo, Trabalho e Formação Docente. 2015. (Outra).
    112. Café com Pesquisa.Pátria Educadora - conversa com pesquisadores sobre Inclusão e Exclusão em Educação. 2015. (Outra).
    113. Currículo e Escola - Vamos Conversar Sobre Isso?.As (Im)possibilidades de uma BNCC. 2015. (Encontro).
    114. I Conversa Interna do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas e Formação de Professores.Conversa Interna do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas e Formação de Professores. 2015. (Outra).
    115. II Seminário Estadual do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.Interdisciplinaridade e currículo. 2015. (Seminário).
    116. IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão.Pátria Educadora. 2015. (Outra).
    117. IX Ciclo de Mesas Redondas - Rumos e Desafios para uma Educação em Ciências no Ensino Médio do Século XXI.Ensino de Ciências e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2015. (Outra).
    118. Seminário Estadual Base Nacional Comum Curricular e os Desafios da Aprendizagem.As (Im)possibilidades de uma BNCC. 2015. (Seminário).
    119. Seminário Nacional Sobre a Base Nacional Comum Curricular. 2015. (Seminário).
    120. Seminário Regional - Construindo Saberes e Conhecimentos do Professor no Cotidiano da Sala de Aula.O que acontece na sala de aula? Currículos, cotidianos e trabalho docente. 2015. (Seminário).
    121. VIII Seminário Internacional As Redes Educativas e suas Tecnologias.Ecos da reconceptualização dos estudos curriculares: diálogos com William Pinar. 2015. (Seminário).
    122. VIII Seminário Internacional As Redes Educativas e suas Tecnologias: Movimentos sociais e educação.Sessão de Comunicação: Movimentos Sociais Docentes e Educação. 2015. (Seminário).
    123. VIII Seminário Internacional As Redes Educativas e suas Tecnologias: Movimentos sociais e educação.Sessão de comunicação do eixo Redes Educativas, Cotidianos e Práticas Culturais e os Movimentos Sociais. 2015. (Seminário).
    124. VIII Seminário Internacional As Redes Educativas e suas Tecnologias: Movimentos sociais e educação.Escritas curriculares ou sobre três experiências para se pensar os entrelugares culturais da formação. 2015. (Seminário).
    125. VII Seminário Discente do Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ) -.Formação docente: Perspectivas e Desafios. 2015. (Seminário).
    126. V Seminário de Educação Infantil.Conversando sobre as (Im)possibilidades da Base Nacional Comum. 2015. (Seminário).
    127. 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.GT12/ABdC: debatendo a BCN. 2014. (Encontro).
    128. AAACS. CURRICULA AS EVERYDAY LIFE CREATION: UNDERSTANDING TEACHERS? WORK THROUGH THEIR OWN NARRATIVES AS A NEW EPISTEMOLOGICAL APPROACH. 2014. (Congresso).
    129. Colóquio Conversando e complicando num mundo de incertezas: as (im)possibilidades curriculares.Conversando e complicando num mundo de incertezas: as (im)possibilidades curriculares. 2014. (Outra).
    130. Coloquio FORMAR SER-UEFS/FORMACCE-FACED-UFBA.Colóquio "conversando complicado num mundo de (in)certezas: as (im)possibilidades de curriculares. 2014. (Outra).
    131. III (IN)FORMACCE.Cotidiano, diferenca e curriculos: conversando sobre as (im)possibilidades de uma BCN. 2014. (Encontro).
    132. Reunião de Diretoria ANPED.Participação como Vice-Coordenadora do GT 12 de Currículo. 2014. (Outra).
    133. Reunião do Conselho Nacional de Representantes/UNIDIME.As (im)possibilidades de uma BCN. 2014. (Seminário).
    134. VI Congresso de Iniciação Científica do CESTB/UEA. Conversas sobre PIBID, o cotidiano escolar e a formação de professores. 2014. (Congresso).
    135. XI Colóquio sobre Questões curriculares.Comite cientifico. 2014. (Seminário).
    136. XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Bordando com sombras e redes: narrativas do cotidiano da formação de professores. 2014. (Encontro).
    137. 36ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa - ANPEd.As pesquisas nos/dos/com os cotidianos e os curriculos pensadospraticados. 2013. (Encontro).
    138. 36ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa - ANPEd.Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as políticas educacionais.. 2013. (Encontro).
    139. 36ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa - ANPEd.Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as políticas educacionais.. 2013. (Encontro).
    140. ALAS XI Annual Education Across the Americas Conference.Everuday life studies within curriculum in Brazil. 2013. (Seminário).
    141. ECCS - I European Conference for Curriculum Studies (outubro).Student teachers need more than evidence: arguments for the Place of Theory in the teacher education curriculum. 2013. (Simpósio).
    142. I Colóquio sobre Ensino da Arte e Formação Docente.Interação Universidade-escola: vivenciando a formação docente. 2013. (Outra).
    143. II Seminário Currículos, Culturas e Cotidianos - NUPEC3.Currículo: contribuições de Boaventura e Certeau. 2013. (Seminário).
    144. International LSU Curriculum Symposium: Bill Pinar and Bill Doll.internationalization and curriculum theory. 2013. (Simpósio).
    145. VII Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias: transformacoes e subversoes na atualidade - UERJ.Pensando Currículo na atualidade. 2013. (Seminário).
    146. VII Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias: transformacoes e subversoes na atualidade - UERJ.Lá fora ele pode ter a opção sexual que quiser: narrativas e subversões em gênero e currículo. 2013. (Seminário).
    147. AAACS 11th Anual Meeting The American Association for the Advancement of Curriculum Studies AAACS. Curriculum and teacher training: Everyday Life Studies among undergraduate students at a public elementary school in Brazil. 2012. (Congresso).
    148. IV IAACS Meeting of The International Association for the Advancement of Curriculum Studies. CURRICULUM STUDIES IN BRAZIL: THE UNIQUENESS OF EVERYDAY LIFE STUDIES AND THE DIALOGUE BETWEEN THEORIES, POLICIES AND THE THINKINGPRACTICING ON CURRICULA. 2012. (Congresso).
    149. VI Coloquio Luso-Brasileiro de Currículo.UM RELATO DOS RELATOS DE (AUTO)FORMAÇÃO: PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS CURRICULARES NOSDOSCOM OS COTIDIANOS DE PESQUISA EM UMA ESCOLA PÚBLICA. 2012. (Outra).
    150. XVI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino ENDIPE. DIÁLOGOS EM FORMAÇÃO: SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NA UNIVERSIDADE. 2012. (Congresso).
    151. Entre os muros do CAp: Desafios à formação.Debate sobre o filme "Entre os muros da escola". 2011. (Encontro).
    152. XXVI FALE - Forum de Alfabetização, leitura e escrita - UNIRIO.Diferenças e construção do outro: cotidiano e conhecimento. 2011. (Encontro).
    153. 1ª Roda de Conversas PIBID/UNIRIO.Relatos de formação e autoformação: pensando o PIBID no CEJK. 2010. (Encontro).
    154. 33ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa - ANPEd..Educação no Brasil: O Balanço de uma Década.. 2010. (Encontro).
    155. 33ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Práticas de currículos-composição: desinvisibilizando currículos e políticas nos cotidianos da formação docente. 2010. (Congresso).
    156. I Encontro com Pesquisadores. 2010. (Encontro).
    157. III Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre diálogos. 2010. (Congresso).
    158. IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA AUTO-BIOGRÁFICA. TECENDO (CON)VERSAS: INVESTIGAÇÕES NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2010. (Congresso).
    159. V Colóquio LusoBrasileiro de Questões Curriculares. CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INVESTIGAÇÕES NARRATIVAS NA UNIRIO. 2010. (Congresso).
    160. Workshop: Curriculum studies: Reconceptualization and Internationalization. 2010. (Outra).
    161. XV Encontro Nacional de Didática e prática de Ensino.Diálogos sobre a formação de professores: seguindo as pistas das práticas, das políticas e das narrativas. 2010. (Encontro).
    162. XV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino E.NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IDENTIDADES, SABERES E PRÁTICAS EMANCIPATÓRIAS. 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (49)
    1. SÜSSEKIND, M. L.. Seminário Interno GPPF: Pesquisas-vida em Educação: conversações e ressonâncias a partir da experiência investigativa. 2020. (Outro).. . 0.
    2. SÜSSEKIND, M. L.. I Encontro Internacional de Grupos de Pesquisa e Banca de Doutorado de Tiago Ribeiro da Silva. 2019. (Outro).. . 0.
    3. PIMENTA, A. ; CARMO, L. A. ; OLIVEIRA, L. T. A. ; NASCIMENTO, S. D. L. ; SOUZA, L. C. ; RODRIGUES, M. L. ; PEREIRA, L. ; SÜSSEKIND, M. L.. Conversas na/da/com a Formação: uma instalação curricular - UNIRIO. 2019. Exposição
    4. SÜSSEKIND, M. L.; NASCIMENTO, S. D. L. ; SOUZA, L. C.. Conversas na/da/com a Formação: uma instalação curricular - UNIRIO. 2019. Exposição
    5. SÜSSEKIND, M. L.; MARINHO, M. R. L. S. ; NASCIMENTO, S. D. L. ; PEREIRA, L. ; SOUZA, L. C.. Conversas na/da/com a Formação: uma instalação curricular no Colégio Estadual Central do Brasil. 2019. Exposição
    6. SÜSSEKIND, M. L.. Preparanem Rio 2019. 2019. (Outro).. . 0.
    7. SÜSSEKIND, M. L.. Conversas na/da/com a Formação: uma instalação curricular na UEA. 2019. (Exposição).. . 0.
    8. SÜSSEKIND, M. L.. Conversas na/da/com a Formação: uma instalação curricular no Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral. 2019. (Exposição).. . 0.
    9. SÜSSEKIND, M. L.. Sessão Pública da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS). 2019. (Outro).. . 0.
    10. SÜSSEKIND, M. L.. 39ª Reunião Nacional da ANPEd. Educação Pública e Pesquisa: ataques, lutas e resistências.. 2019. (Outro).. . 0.
    11. SÜSSEKIND, M. L.; CARMO, L. A. ; NASCIMENTO, S. D. L.. Conversas na/da/com a Formação: uma instalação curricular - 39ª ANPEd. 2019. Exposição
    12. SÜSSEKIND, M. L.. III Curta ANPEd, X Mostra de videodocumentário Trabalho e Educação e I Mostra de vídeos voltados à formação de professoras/es de crianças de 0 a 6 anos em creches e pré escolas. 2019. (Outro).. . 0.
    13. SÜSSEKIND, M. L.; FERREIRA, D. A.. CONVERSAS Na/Da/Com a FORMAÇÃO: Aventuras de uma Professora BrasicanaNordestóca. 2018. Outro
    14. SÜSSEKIND, M. L.. Oficina "Marielle Vive! Os movimentos sociais e as lutas pela construção de alternativas democráticas frente às múltiplas faces da violência". 2018. (Outro).. . 0.
    15. SÜSSEKIND, M. L.; PORTO, Manuela Moreira ; MASQUE, J.. CONVERSAS Na/Da/Com a FORMAÇÃO: currículo no exílio. 2018. Outro
    16. SÜSSEKIND, M. L.; CASTRO, L. V.. A BNCC e o ensino de ciênciais. 2018. Outro
    17. SÜSSEKIND, M. L.. VIII Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares ? Políticas Curriculares no PNE (2014-2024) e Desdobramentos Neo(conservadores) III Seminário Nacional do Grupo de Pesquisa Currículo e Práticas Educativas I Simpósio da Região Nordeste sobre Currículo. 2018. (Outro).. . 0.
    18. SÜSSEKIND, M. L.; SAMPAIO, C. S. ; NASCIMENTO, S. D. L.. III Seminário Interno do Grupo de Pesquisa Prática Educativas e Formação de Professores. 2018. Outro
    19. SÜSSEKIND, M. L.; OLIVEIRA, L. T. A. ; SILVA, I. C.. CONVERSAS Na/Da/Com a FORMAÇÃO: Pesquisa e Cartas do Cárcere. 2018. Outro
    20. SÜSSEKIND, M. L.; OLIVEIRA, L. T. A. ; SILVA, I. C.. Conversas Na Da Com a formação: Circulação Científica. 2018. Outro
    21. SÜSSEKIND, M. L.. Coordenadora da Roda de Conversas BNCC: Democracia ameaçada e diferenças apagadas na VIII Semana de Educação Tania Mara Tavares da Silva. 2018. (Outro).. . 0.
    22. SÜSSEKIND, M. L.. Conversas Trans Doc. Na/Da/ Com a Formação.. 2017. (Outro).. . 0.
    23. SÜSSEKIND, M. L.. Conversas Trans Doc. Na/Da/ Com a Formação.. 2017. (Outro).. . 0.
    24. SÜSSEKIND, M. L.. Conversas Trans Doc. Na/Da/ Com a Formação.. 2017. (Outro).. . 0.
    25. SÜSSEKIND, M. L.. Conversas Na/Da/ Com a Formação 2017.2. 2017. (Outro).. . 0.
    26. SÜSSEKIND, M. L.. I Encontro Interno de 2017 do GPPF.. 2017. (Outro).. . 0.
    27. SÜSSEKIND, M. L.. IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Educação e democracia ? aprenderensiar para um mundo plural e igualitário.. 2017. (Congresso).. . 0.
    28. SÜSSEKIND, M. L.. Conversas Na/Da/Com a Formação 2017.2. 2017. (Outro).. . 0.
    29. SÜSSEKIND, M. L.. Conversas Na/Da/Com a Formação 2017.2. 2017. (Outro).. . 0.
    30. SÜSSEKIND, M. L.; PASTANA, F. ; PORTO, Manuela Moreira ; OLIVEIRA, L. T. A. ; MASSENA, E. P.. Conversas Na/Da/Com a Formação: Currículo Feminino e Luto Étnico. 2017. Outro
    31. SÜSSEKIND, M. L.. Os movimentos sociais e as lutas pela construção de alternativas democráticas frente às múltiplas faces da violência. 2017. (Outro).. . 0.
    32. SÜSSEKIND, M. L.; OLIVEIRA, L. T. A. ; PORTO, Manuela Moreira. Conversas Na/Da/Com a Formação: Universidade e Movimentos Sociais. 2017. Outro
    33. SÜSSEKIND, M. L.. Conceição Evaristo: Luta e literatura ? a voz dos que não voz. 2017. (Outro).. . 0.
    34. SÜSSEKIND, M. L.. Conversas Na/Da/Com a Formação. 2017. (Outro).. . 0.
    35. SÜSSEKIND, M. L.. Conversas Na/Da/Com a Formação. 2017. (Outro).. . 0.
    36. SÜSSEKIND, M. L.. Conversas Na/Da/Com a Formação 2017.1. 2017. (Outro).. . 0.
    37. SÜSSEKIND, M. L.. I Encontro dos Cursos de Formação de Professores. 2016. (Outro).. . 0.
    38. SAMPAIO, Carmen Sanches ; SÜSSEKIND, M. L.. II Seminário Interno do GPPF. 2016. Outro
    39. SÜSSEKIND, M. L.. Colóquio Nacional A Base em Questão: desafios para a educação e o ensino no Brasil. 2016. (Outro).. . 0.
    40. SÜSSEKIND, M. L.. Conversas Na/Da/Com a Formação 2016 II.. 2016. (Outro).. . 0.
    41. SÜSSEKIND, M. L.. Seminário Ética e Pesquisa em Educação. 2016. (Outro).. . 0.
    42. SÜSSEKIND, M. L.. I Conversa Interna do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas e Formação de Professores. 2015. (Outro).. . 0.
    43. SÜSSEKIND, M. L.. Consultoria Ad Hoc. 2012. (Outro).. . 0.
    44. SÜSSEKIND, M. L.. I Seminario Curriculos, Culturas, Cotidianos e Formacao de Educadores. 2011. (Outro).. . 0.
    45. SÜSSEKIND, M. L.. Semana do Normalista: UNIRIO no CEJK II. 2010. (Outro).. . 0.
    46. SÜSSEKIND, M. L.. Consultora Ad Hoc. 2010. (Outro).. . 0.
    47. SÜSSEKIND, M. L.. Semana de Valorização do Profissional de Educação. 2009. (Outro).. . 0.
    48. SÜSSEKIND, M. L.. Oficinas de Formação: UNIRIO no Julia Kubitschek - CEJK. 2009. (Outro).. . 0.
    49. SÜSSEKIND, M. L.. IV Seminário Internacional: As Redes de Conhecimento e a Tecnologia: práticas educativas, cotidiano e cultura. 2007. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (21)
    • Maria Luiza Süssekind Verissimo Cinelli ⇔ Angela Maria Martins (4.0)
      1. SÜSSEKIND, M. L. Parecerista Ad-hoc da Revista Educação e Cultura Contemporânea. 2019.
        [ busca Google | busca Bing ]
      2. SÜSSEKIND, M. L. Parecerista Ad hoc: Revista Currículo sem Fronteiras. 2019.
        [ busca Google | busca Bing ]
      3. SÜSSEKIND, M. L. Parecerista Ad Hoc:Revista Brasileira de Educação. 2019.
        [ busca Google | busca Bing ]
      4. SÜSSEKIND, M. L. Parecerista AD HOC da Revista Brasileira de Educação. 2017.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Maria Luiza Süssekind Verissimo Cinelli ⇔ Márcia Denise Pletsch (2.0)
      1. SÜSSEKIND, M. L. Formação Docente: Perspectivas e Desafios. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
      2. SÜSSEKIND, M. L. Parecerista AD HOC da Revista Brasileira de Educação. 2017.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Maria Luiza Süssekind Verissimo Cinelli ⇔ Stephen Grant Baines (1.0)
      1. SANTOS, J. V. T. ; Fachinetto, R. F. ; TEIXEIRA, A. N. ; MADEIRA, L. M. ; CELMER, E. ; Schabbach, L. M. ; PASSIANI, E. ; Pimenta, M. M.. Introduction. Em: J. V. Tavares dos Santos, R. F. Fachinetto, A. N. Teixeira, L. M. Madeira, E. Celmer, L. Schabbach, E. Passiani, M. M. Pimenta. (Org.). violências e mundialização: políticas, polícias e penas. 1ed.Porto Alegre. : EdUERJ - Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2016.v. Cap. 1, p. 15-20.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Maria Luiza Süssekind Verissimo Cinelli ⇔ Maria Ozanira da Silva e Silva (1.0)
      1. SANTOS, J. V. T. ; Fachinetto, R. F. ; TEIXEIRA, A. N. ; MADEIRA, L. M. ; CELMER, E. ; Schabbach, L. M. ; PASSIANI, E. ; Pimenta, M. M.. Introduction. Em: J. V. Tavares dos Santos, R. F. Fachinetto, A. N. Teixeira, L. M. Madeira, E. Celmer, L. Schabbach, E. Passiani, M. M. Pimenta. (Org.). violências e mundialização: políticas, polícias e penas. 1ed.Porto Alegre. : EdUERJ - Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2016.v. Cap. 1, p. 15-20.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Maria Luiza Süssekind Verissimo Cinelli ⇔ Antônio José da Silva Neto (1.0)
      1. SANTOS, J. V. T. ; Fachinetto, R. F. ; TEIXEIRA, A. N. ; MADEIRA, L. M. ; CELMER, E. ; Schabbach, L. M. ; PASSIANI, E. ; Pimenta, M. M.. Introduction. Em: J. V. Tavares dos Santos, R. F. Fachinetto, A. N. Teixeira, L. M. Madeira, E. Celmer, L. Schabbach, E. Passiani, M. M. Pimenta. (Org.). violências e mundialização: políticas, polícias e penas. 1ed.Porto Alegre. : EdUERJ - Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2016.v. Cap. 1, p. 15-20.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Maria Luiza Süssekind Verissimo Cinelli ⇔ Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro (1.0)
      1. SANTOS, J. V. T. ; Fachinetto, R. F. ; TEIXEIRA, A. N. ; MADEIRA, L. M. ; CELMER, E. ; Schabbach, L. M. ; PASSIANI, E. ; Pimenta, M. M.. Introduction. Em: J. V. Tavares dos Santos, R. F. Fachinetto, A. N. Teixeira, L. M. Madeira, E. Celmer, L. Schabbach, E. Passiani, M. M. Pimenta. (Org.). violências e mundialização: políticas, polícias e penas. 1ed.Porto Alegre. : EdUERJ - Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2016.v. Cap. 1, p. 15-20.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Maria Luiza Süssekind Verissimo Cinelli ⇔ Marcelo Amorim Savi (1.0)
      1. SANTOS, J. V. T. ; Fachinetto, R. F. ; TEIXEIRA, A. N. ; MADEIRA, L. M. ; CELMER, E. ; Schabbach, L. M. ; PASSIANI, E. ; Pimenta, M. M.. Introduction. Em: J. V. Tavares dos Santos, R. F. Fachinetto, A. N. Teixeira, L. M. Madeira, E. Celmer, L. Schabbach, E. Passiani, M. M. Pimenta. (Org.). violências e mundialização: políticas, polícias e penas. 1ed.Porto Alegre. : EdUERJ - Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2016.v. Cap. 1, p. 15-20.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Maria Luiza Süssekind Verissimo Cinelli ⇔ Rosalia Maria Duarte (1.0)
      1. SÜSSEKIND, M. L. Parecerista AD HOC da Revista Brasileira de Educação. 2017.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Maria Luiza Süssekind Verissimo Cinelli ⇔ Deborah Moraes Zouain (1.0)
      1. SÜSSEKIND, M. L.. 35a anped. 2012.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Maria Luiza Süssekind Verissimo Cinelli ⇔ Claudio Andre Barbosa de Lira (1.0)
      1. SANTOS, J. V. T. ; Fachinetto, R. F. ; TEIXEIRA, A. N. ; MADEIRA, L. M. ; CELMER, E. ; Schabbach, L. M. ; PASSIANI, E. ; Pimenta, M. M.. Introduction. Em: J. V. Tavares dos Santos, R. F. Fachinetto, A. N. Teixeira, L. M. Madeira, E. Celmer, L. Schabbach, E. Passiani, M. M. Pimenta. (Org.). violências e mundialização: políticas, polícias e penas. 1ed.Porto Alegre. : EdUERJ - Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2016.v. Cap. 1, p. 15-20.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Maria Luiza Süssekind Verissimo Cinelli ⇔ Ana Lúcia Bezerra Candeias (1.0)
      1. SANTOS, J. V. T. ; Fachinetto, R. F. ; TEIXEIRA, A. N. ; MADEIRA, L. M. ; CELMER, E. ; Schabbach, L. M. ; PASSIANI, E. ; Pimenta, M. M.. Introduction. Em: J. V. Tavares dos Santos, R. F. Fachinetto, A. N. Teixeira, L. M. Madeira, E. Celmer, L. Schabbach, E. Passiani, M. M. Pimenta. (Org.). violências e mundialização: políticas, polícias e penas. 1ed.Porto Alegre. : EdUERJ - Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2016.v. Cap. 1, p. 15-20.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Maria Luiza Süssekind Verissimo Cinelli ⇔ Lobelia da Silva Faceira (1.0)
      1. SÜSSEKIND, M. L. Parecerista Ad-hoc da Revista Educação e Cultura Contemporânea. 2019.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Maria Luiza Süssekind Verissimo Cinelli ⇔ Ligia Mori Madeira (1.0)
      1. SANTOS, J. V. T. ; Fachinetto, R. F. ; TEIXEIRA, A. N. ; MADEIRA, L. M. ; CELMER, E. ; Schabbach, L. M. ; PASSIANI, E. ; Pimenta, M. M.. Introduction. Em: J. V. Tavares dos Santos, R. F. Fachinetto, A. N. Teixeira, L. M. Madeira, E. Celmer, L. Schabbach, E. Passiani, M. M. Pimenta. (Org.). violências e mundialização: políticas, polícias e penas. 1ed.Porto Alegre. : EdUERJ - Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2016.v. Cap. 1, p. 15-20.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Maria Luiza Süssekind Verissimo Cinelli ⇔ Geovana Mendonça Lunardi Mendes (1.0)
      1. LUNARDI-MENDES, GEOVANA MENDONÇA; Sussekind, M. L ; Nunes, Claudio ; Fabia, Miriam ; Lopes, Maura. Live sobre a live: experiências comunicativas da ANPED em tempos de Pandemia.. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2020.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Maria Luiza Süssekind Verissimo Cinelli ⇔ Joaquim Shiraishi Neto (1.0)
      1. SANTOS, J. V. T. ; Fachinetto, R. F. ; TEIXEIRA, A. N. ; MADEIRA, L. M. ; CELMER, E. ; Schabbach, L. M. ; PASSIANI, E. ; Pimenta, M. M.. Introduction. Em: J. V. Tavares dos Santos, R. F. Fachinetto, A. N. Teixeira, L. M. Madeira, E. Celmer, L. Schabbach, E. Passiani, M. M. Pimenta. (Org.). violências e mundialização: políticas, polícias e penas. 1ed.Porto Alegre. : EdUERJ - Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2016.v. Cap. 1, p. 15-20.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Maria Luiza Süssekind Verissimo Cinelli ⇔ Ricardo Alexandre Paiva (1.0)
      1. SANTOS, J. V. T. ; Fachinetto, R. F. ; TEIXEIRA, A. N. ; MADEIRA, L. M. ; CELMER, E. ; Schabbach, L. M. ; PASSIANI, E. ; Pimenta, M. M.. Introduction. Em: J. V. Tavares dos Santos, R. F. Fachinetto, A. N. Teixeira, L. M. Madeira, E. Celmer, L. Schabbach, E. Passiani, M. M. Pimenta. (Org.). violências e mundialização: políticas, polícias e penas. 1ed.Porto Alegre. : EdUERJ - Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2016.v. Cap. 1, p. 15-20.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Maria Luiza Süssekind Verissimo Cinelli ⇔ José Antonio Puppim de Oliveira (1.0)
      1. SANTOS, J. V. T. ; Fachinetto, R. F. ; TEIXEIRA, A. N. ; MADEIRA, L. M. ; CELMER, E. ; Schabbach, L. M. ; PASSIANI, E. ; Pimenta, M. M.. Introduction. Em: J. V. Tavares dos Santos, R. F. Fachinetto, A. N. Teixeira, L. M. Madeira, E. Celmer, L. Schabbach, E. Passiani, M. M. Pimenta. (Org.). violências e mundialização: políticas, polícias e penas. 1ed.Porto Alegre. : EdUERJ - Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2016.v. Cap. 1, p. 15-20.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Maria Luiza Süssekind Verissimo Cinelli ⇔ Ludgleydson Fernandes de Araújo (1.0)
      1. Vanz, Samile Andrea de Souza. Parecerista AD HOC da Revista TEIAS. 2017.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Maria Luiza Süssekind Verissimo Cinelli ⇔ Talita Vidal Pereira (1.0)
      1. DIAS, R. E. ; PEREIRA, T. V. ; OLIVEIRA, R. A. A. ; FERREIRA, L. M. C.. Currículo e docência: tentativas de regulação e processos de escape na 38ª Reunião Nacional da ANPEd- UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (São Luis/MA). 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação

    • Maria Luiza Süssekind Verissimo Cinelli ⇔ Samile Andréa de Souza Vanz (1.0)
      1. Vanz, Samile Andrea de Souza. Parecerista AD HOC da Revista TEIAS. 2017.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Maria Luiza Süssekind Verissimo Cinelli ⇔ Júlio Emílio Diniz-Pereira (1.0)
      1. DINIZ-PEREIRA, J. E. Palestra no III Fórum de Licenciaturas da UFRB / IV Seminário do Pibid UFRB / III Seminário do Pibid Diversidade da UFRB- Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (BA): A Base Nacional Comum Curricular e a Formação de Professores no Brasil. 2016. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:44