Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Antonio Carlos Rodrigues de Amorim

Graduei-me em Biologia pela Universidade Federal de Viçosa realizando mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Livre Docência nesta mesma Universidade. Pós-Doutorado na Escola de Comunicação do Goldsmiths College da Universidade de Londres. Atualmente sou Professor Associado II (MS-5.2) da Universidade Estadual de Campinas, no Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte, pesquisador do Laboratório de Estudos Audiovisuais (Olho) e pesquisador associado no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor). Pesquisador Principal do Projeto Temático Fapesp - INCT para Mudanças Climáticas (INCT-MC) - Processo 14/50848-9. Sou vice-coordenador do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação (FORPRED) da ANPEd. Minha experiência de investigação é na área de Educação, com ênfase nas relações entre Currículos e Culturas Audiovisuais. Nas pesquisas, busco articulações principalmente entre os seguintes temas: educação, arte e cultura visual; educação e comunicação; currículo, imagens e pós-estruturalismo; divulgação científica e cultural. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/3988331743668197 (29/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1B - CA ED - Educação
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação/Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem Art. Avenida Bertrand Russell, s/n Cidade Universitária 13083865 - Campinas, SP - Brasil Telefone: (19) 35215647 Fax: (19) 32891463 URL da Homepage: http:www.fe.unicamp.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (15)
    1. 2020-Atual. Afetos e visibilidades comparados: imaginario e lugar das imagens em narrativa teatral e cinematografica (Chile-Brasil 1990-2010)
      Descrição: Este projeto de colaboração bilateral entre a Universidade Estadual de Campinas /Brasil e a Universidad Playa Ancha, Valparaíso/Chile parte de uma problemática de pesquisa que questiona de que maneiras produções artísticas da literatura, teatro e cinema, criadas em ambos os países no período entre 1990-2010, geram diferenciações e singularidades no imaginário sociocultural. O recorte histórico justifica-se pela nova paisagem representational que fundaram as artes, especialmente em sua correlação com as tecnologias. Para tanto, visa estabelecer um diálogo acerca da configuração de imaginários e produções de imagens em narrativa, teatro e cinema em ambos os países, resultando na organização de um inventário, sua sistematização e busca de respostas tendo como eixo de análise as diferenças e as diversidades. O trabalho em rede de intercâmbio e colaboração é fundamental e estruturador da pesquisa conjunta, com atividades de discussão, aprofundamento e produção de conhecimento coletivos, além de formação de equipe de pesquisa com caráter multidisciplinar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim - Coordenador / Alik Wunder - Integrante / Davina Marques - Integrante / Marcus Pereira Novaes - Integrante / Samuel Zanesco - Integrante / Sebastian Alexi Wiedemann Caballero - Integrante / David Henrique Correia de Codes - Integrante / Patricio Alfonson Landaeta Mardones - Integrante / Anderson Ricardo Trevisan - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Comisión Nacional de Investigacion Científica y Tecnológica - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1
      Membro: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim.
    2. 2020-Atual. Centro Brasileiro de Pesquisa em Agua (BWRC) - subprojeto Educacao e Divulgacao de Conhecimentos e Culturas
      Descrição: O acesso a água de excelente qualidade é uma necessidade em todo o mundo. O Brasil, embora rico em fontes de água doce, tem importantes preocupações quanto à segurança hídrica, particularmente nas áreas urbanas mais povoadas. A região metropolitana de Campinas, no estado de São Paulo, enfrenta dificuldades significativas relacionadas à escassez de água e poluição. A qualidade da água não é importante apenas para o abastecimento de água potável, mas também para os múltiplos usos da água, como a irrigação, pecuária, recreação, indústria e proteção da vida aquática. Para resolver esses problemas e desenvolver tecnologias aplicáveis a outras áreas do Brasil e da América Latina, a SANASA, a Companhia de Água e Saneamento de Campinas e a UNICAMP, da Universidade Estadual de Campinas, estão enviando uma proposta à FAPESP para apoiar a criação do Centro de Pesquisas de Água (BWRC). A Universidade Estadual de Campinas sediará este inovador centro de pesquisa de água, cujo objetivo é realizar pesquisas avançadas para lidar com as necessidades relacionadas ao tratamento de água e esgoto e à segurança hídrica. Disponibilidade de água, telemetria e controle de perdas também serão abordados. Os projetos de pesquisa a serem desenvolvidos no BWRC devem se desdobrar em conhecimento, produtos e políticas públicas. Portanto, nosso plano também inclui atividades relacionadas à transferência de tecnologia, educação, disseminação de conhecimento e regulamentação. A questão regulatória é um problema crítico de longo prazo que precisa ser enfrentado para permitir uma rápida transformação da realidade brasileira em relação às novas tecnologias de água e saneamento. Entre as metas do BWRC, podemos destacar: a) o desenvolvimento de estratégias de segurança hídrica para mitigar as mudanças climáticas e a falta de infraestrutura existente; b) o desenvolvimento de tecnologias de filtragem inovadoras e mais eficientes e tratamentos avançados tanto para água como para esgoto, visando oferecer água de baixo custo e qualidade superior para a região de Campinas; c) melhorar a distribuição de água, diminuir as perdas de água e implementar a telemetria em escala piloto para o consumo de água na região de Campinas; d) promover a inovação, a transferência de tecnologia, incluindo a disseminação de conhecimento para o pessoal técnico da SANASA e outras empresas de água do Brasil, bem como de outros países em desenvolvimento; e e) atuar pró-ativamente na formulação e implementação de políticas públicas regionais e nacionais relacionadas à implementação de tecnologias inovadoras de água e esgoto. O plano de criação do BWRC é apresentado como um programa de pesquisa de 10 anos e, para alcançar nossos objetivos, contamos com uma equipe de pesquisadores qualificados e especialistas em recursos hídricos trabalhando em rede com instituições nacionais e internacionais. (AU). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim - Integrante / Eduardo Galembeck - Integrante / Ana de Medeiros Arnt - Integrante / Cassiana Carolina Montagner Raimundo - Integrante / Gildo Girotto Junior - Integrante / Lauro Tatsuo Kubota - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim.
    3. 2019-2021. Vitalismo filosofico y critica a la axiomatica capitalista en el pensamiento de Deleuze
      Descrição: El presente proyecto de investigación, Vitalismo filosófico y crítica a la axiomática en el pensamiento de Deleuze tiene como objeto extraer y desarrollar los rendimientos éticos y políticos de la crítica deleuziana a la axiomática capitalista, a partir del análisis y elucidación de la perspectiva vitalista que es capital y otorga consistencia al conjunto de su propia reflexión filosófica. Es sabido por todo aquel que se ha acercado a la filosofía de Deleuze que toda vez que ésta encuentra en la crítica a la axiomática capitalista la clave de bóveda en la que convergen sus diferentes planteamientos ontológicos, ético y políticos, al mismo tiempo tiene su fundamento en una amplia lectura de la biblioteca filosófica que se ordena por el tratamiento de las tesis inmanentistas y materialistas que cultiva el vitalismo filosófico. Deleuze acuña una serie de conceptos como sentido, acontecimiento, diferencia, Cuerpo sin Órganos (CsO), plano de inmanencia, rizoma, ritornelo, afecto, etc., que vienen a dotar de un marco de inteligibilidad a la emergencia y la forma de movimientos menores o minoriatarios ?mujeres, indígenas, migrantes, homosexuales, por ejemplo? que desde su producción afectiva y su singularidad plantan cara y se constituyen como focos de resistencia o líneas de fuga frente a la axiomática capitalista (Nuñez García, 2010: 631). Estos conceptos a su vez, tienen su principio en la lectura de diversos autores entre los que destacan Spinoza, Nietzsche y Bergson que se enderezan como constelación filosófica que enfila el conjunto de la reflexión deleuziana en la senda del vitalismo filosófico (Hardt, 2004: 29): crítica a la axiomática capitalista y vitalismo filosófico establecen una correa de transmisión en la filosofía de Deleuze, en tanto la propia crítica a la axiomática capitalista tiene su pilar en una ontología inmanentista de corte materialista en la que la figura del cuerpo vivo aparece como criterio primero para pensar la libertad desde un enfoque diferencial, y el vitalismo filosófico en tanto perspectiva filosófica se renueva y hace patente su significación en los terrenos de la ética y la política, justo en la crítica a la propia axiomática capitalista. Así, el análisis de la rica trama conceptual de la filosofía de Deleuze a partir de la lectura de los autores vitalistas que la nutren, desemboca en la determinación de una crítica libertaria a una modernidad capitalista a la que nos es dado asistir. La filosofía de Deleuze aparece como espacio idóneo para interrogar la forma del individuo y las sociedades contemporáneas en el contexto de su ponderación como una tupida red de dispositivos o aparatos de captura que se resuelven en una arquitectura de fuerzas y relaciones de poder que tienen como resultante la satisfacción de una esclavitud maquínica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim - Integrante / José Ezcurdia - Coordenador / Patricio Alfonson Landaeta Mardones - Integrante. Financiador(es): Universidad Nacional Autónoma de Mexico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim.
    4. 2019-Atual. Curriculos, refugios e restos: imagens aprendentes e media-cao
      Descrição: Neste projeto de pesquisa em rede de colaboração internacional, buscam-se aproximações entre currículo e teorizações produção de Gilles Deleuze e demais filósofos pela via das visualidades, a fim de compreender os múltiplos sentidos derivados especialmente da relação entre o entendimento da educação como produção científica ou estético-artística e filosófica. A teorização é construída dentro do campo dos conceitos de Gilles Deleuze e demais filósofos, questionando o poder da representação, por sua vinculação com a verdade e a identidade, a partir de férteis, instigantes e potencialmente originais intercessões com o campo de estudos audiovisuais, especialmente as produções artísticas em vídeo e cinema experimentais. Com a metodologia de pesquisa deste projeto, o objeto de investigação é interpretado pelo conceito da superfície da linguagem, um convite a entrar pelo seu efeito de multiplicidade e expansão contínua de sentidos, fora dos preceitos do pensamento representacional. Escolhem-se as articulações entre os conceitos de mediação, extraído do campo dos estudos fílmicos e da relação entre intervalo e apreensão, propondo a elaboração conceitual das imagens aprendentes, cuja relação, a partir da experimentação com as imagens e sons do cinema e de propagandas televisivas, recoloca em foco algumas relações entre currículo e sujeitos espectadores, em condições de migrações, refúgios, esquecimentos e restos. Realizar-se-ão workshops e oficinas de experimentação audiovisual e literária com pesquisadores vinculados ao projeto e com o público em geral.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (6) . Integrantes: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim - Coordenador / Érica Speglich - Integrante / Rosana Horio Monteiro - Integrante / Susana Oliveira Dias - Integrante / David Martin-Jones - Integrante / Gregory Flaxman - Integrante / Ana Godinho - Integrante / Fabiana de Amorim Marcello - Integrante / Marcus Pereira Novaes - Integrante / Anne Sauvagnargues - Integrante / Pasi Väliaho - Integrante / Marta Luiza Strambi - Integrante / Antonio Almeida da Silva - Integrante / Samuel Zanesco - Integrante / Sebastian Alexi Wiedemann Caballero - Integrante / Sara Divina Melo de Salvi - Integrante / David Henrique Correia de Codes - Integrante / Glauco Roberto da Silva - Integrante / Thamires Ribeiro de Mattos - Integrante / Koichiro Kokubun - Integrante / Inès Dussel - Integrante / Patricio Alfonson Landaeta Mardones - Integrante / Maria dos Remédios Brito - Integrante / Juliana Bom-Tempo - Integrante / Juliana Johson Gonçalves - Integrante / Gustavo Torrezan - Integrante / Marek Tesar - Integrante / Chantelle Gray - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 26 / Número de orientações: 5
      Membro: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim.
    5. 2018-Atual. Praticas educativas, aprendizagens e formacao de professores em diferentes contextos e linguagens [CAPES Print]
      Descrição: O presente projeto de pesquisa articula-se em torno da interrogação sobre a formação de professores, as práticas educativas e os processos de aprendizagem, procurando ter presentes os distintos contextos em que se formulam e implementam as propostas de educação, tanto no âmbito escolar como em outros espaços de educação. Ao mesmo tempo, busca atentar para as várias linguagens de que se lança mão para expressar, representar, legitimar/deslegitimar e, enfim, produzir sentidos sobre os distintos projetos educacionais e seus resultados, as disputas em torno de determinadas posições, o lugar conferido aos sujeitos e o papel atribuído à educação na formação das novas gerações. Visando analisar, de forma aprofundada, as várias dimensões em que se desdobra essa investigação, elegeu-se como foco a problematização de processos educativos contemporâneos, examinados em sua historicidade, de modo a pôr em cena as possibilidades de resistências e de outros fluxos que, potencializando propostas críticas e comprometidas com práticas inclusivas e democráticas, permitam avançar no sentido do respeito aos direitos de cidadania e às diferenças entre os sujeitos envolvidos. Desse modo o projeto se desdobrará em torno de três eixos: i- políticas e práticas de formação docente; ii- práticas educativas escolares e não escolares; iii- processos de aprendizagem. O desenvolvimento do projeto prevê a colaboração com equipes de pesquisa sediadas em três países: México, França e Portugal. Por meio dessa cooperação acadêmica, pretende-se contemplar a mobilidade de estudantes de doutorado e de professores, além de publicações conjuntas dos resultados da investigação, em forma de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos com seletiva política editorial. O projeto visa também fortalecer parcerias já existentes, ampliar e consolidar as relações entre a Unicamp e instituições estrangeiras reconhecidas no campo da educação, com o propósito de ensaiar respostas para os desafios contemporâneos e contribuir, por essa via, para a construção de propostas inovadoras para a educação, bem como para o desafio da internacionalização da pós-graduação brasileira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim - Integrante / Heloísa Helena Pimenta Rocha - Coordenador / Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos Rosa - Integrante / Silvio Donizetti de Oliveira Gallo - Integrante / Alexandrina Monteiro - Integrante / Ana Godinho - Integrante / Inès Dussel - Integrante / André Luiz Paulilo - Integrante / Evely Boruchovitch - Integrante / Edvaldo Góis - Integrante / Soely Polydoro - Integrante / Didier Moreau - Integrante. Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim.
    6. 2017-2019. Red Estudios Latinoamericanos Deleuze y Guattari (REELDG) para el desarrollo interdisciplinario de conocimientos en filosofia, estetica y politica
      Descrição: Objetivo general: 1. Formación de una red latinoamericana e interdisciplinaria de investigadores en filosofía, estética y política. Objetivos Específicos: 1. Auspiciar la conformación de una red latinoamericana interdisciplinaria de análisis y crítica de filosofía, estética y política desde la óptica de Deleuze y Guattari. 2. Generar insumos teóricos comparados en América Latina, que revelen la incidencia de la filosofía de Deleuze y Guattari en la teorización en filosofía, política y estética en la región. 3. Analizar críticamente los aparatos conceptuales que circulan en la actualidad en los debates de la filosofía, estética y política en la región (Michel Foucault, Jacques Rancière, Walter Benjamin, Georges Didi-Huberman, etc.). De acuerdo a estos objetivos la Red Estudios Latinoamericanos Deleuze y Guattari (REELDG) se compone, en este su momento inaugural, del interés y compromiso de investigadores y profesores residentes en Latinoamérica, todos ellos especialistas en filosofía, estética y política, que utilizan como fuente principal de sus trabajos las ideas y conceptos de la obra de Gilles Deleuze y Félix Guattari, que han querido replicar en América Latina el trabajo desarrollado por la red anglosajona y asiática Deleuze Studies, pero a partir de la voluntad de formalizar una red interdisciplinaria de trabajo colectivo. En esta primera instancia los investigadores comprometidos en REELDG se hallan adscritos a importantes Universidades y Centros de Investigación de Latinoamérica, tales como CONICET-Universidad de Buenos Aires (Argentina), Universidad Nacional de San Juan (Argentina), Pontificia Universidad Católica de San Pablo (Brasil), Universidad Estatal de Campinas (Brasil), Universidad de las Artes de Guayaquil (Ecuador), Centro Regional de Investigaciones Multidisciplinares (CRIM) de la Universidad Nacional Autónoma de México (México), Universidad Autónoma de nuevo León, Universidad Academia de Humanismo Cristiano (Chile) y Centro de Estudios Avanzados (CEA) de la Universidad de Playa Ancha (Chile). La presente postulación, partiendo de la voluntad de trabajo de los investigadores e instituciones en que se desarrollan, tiene como principal finalidad la creación de una red internacional para el estudio de la influencia e incidencia actual del pensamiento de Gilles Deleuze y Félix Guattari en las áreas de filosofía, estética y política en América Latina. La red pretende vincular los trabajos de investigadores residentes en los países donde es posible notar mayor influencia de la obra de los franceses. El objetivo de esta vinculación viene a ser consolidar el intercambio de conocimientos y la generación de un núcleo de investigación interdisciplinario en las áreas señaladas, que a mediano tiempo pueda abrirse a otros investigadores en Chile y América Latina. Por todo lo dicho, la red se presenta como contraparte de la redes anglosajonas y asiáticas ya existentes, articuladas en torno al coloquio Deleuze Studies Conference, celebrado anualmente desde el año 2007 en distintos países alrededor del mundo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim - Integrante / Marcus Pereira Novaes - Integrante / Ian Buchanan - Integrante / Sebastian Caballero Wiedemann - Integrante / . Patricio Landaeta - Coordenador / . Claudio Celis Bueno - Integrante / Axel Cherniavsky - Integrante / Cristina Pósleman - Integrante / José Ezcurdia - Integrante / Jorge Ignacio Ibarra - Integrante / Paolo Vignola - Integrante / Peter Pál Pelbart - Integrante / Sara Baranzoni - Integrante. Financiador(es): Comisión Nacional de Investigacion Científica y Tecnológica - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim.
    7. 2017-Atual. INCT 2014: INCT para Mudancas Climaticas (INCT-MC) - Tema Tranversal
      Descrição: omo tornar a comunicação-divulgação científica das mudanças climáticas uma potente ferramenta de sensibilização e engajamento do público, bem como de constituição de políticas públicas efetivas? Pressupomos, neste Tema Integrador do INCT de Mudanças Climáticas (sob coordenação geral de José Marengo e Tércio Ambrizzi), que a resposta a esta pergunta passe por um movimento duplo, que investiremos neste projeto: 1º. Diagnosticar e avaliar os modos como a comunicação e divulgação científicas têm se configurado nas diversas mídias já disponíveis; 2º. Investigar novas formas de divulgar e experimentar suas possibilidades através da produção de artefatos culturais. Para tanto, será necessária a construção de uma potente rede conceitual que permita problematizar a comunicação-divulgação já existente, bem como gerar articulações inovadoras entre esses temas. Envolveremos investigadores de diversas instituições de pesquisa brasileiras : Unicamp, Unesp, Unifesp, UFSCar, UERJ, UFF, UFES, UEFS, UFPE, UFAM, UFSC, Ulbra, e estrangeiras : Universidad Nacional de Córdoba (UNC) e Universidad Nacional de Río Negro (UNRN) na Argentina, que têm se dedicado a problematizar as dimensões humanas das mudanças climáticas.Processo FAPESP 14/50848-9. Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Temático Vigência: 01 de julho de 2017 - 30 de junho de 2023 Área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra - Geociências Convênio/Acordo: CNPq - INCTs Pesquisador responsável: Jose Antonio Marengo Orsini. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim - Coordenador / Elenise Cristina Pires de Andrade - Integrante / Susana Oliveira Dias - Integrante / Alik Wunder - Integrante / Leandro Belinaso Guimarães - Integrante / Carolina Cantarino - Integrante / Renato Oliveira - Integrante / Isaltina Ma. de Azevedo Mello Gomes - Integrante / Marko Synésio Alves Monteiro - Integrante / Sebastian Caballero Wiedemann - Integrante / Edvan Lessa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 26 / Número de orientações: 1
      Membro: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim.
    8. 2016-2017. Para alem da representacao: conexoes entre Educacao e estudos de cinema e video experimentais
      Descrição: Este projeto refere-se a estágio de pesquisa no exterior, a ser desenvolvido no Departamento de Mídia e Comunicação, do Goldsmiths College, Universidade de Londres, sob supervisão do Professor Pasi Väliaho. Nele, buscam-se aproximações entre educação e as teorizações de Gilles Deleuze e demais filósofos pela via das visualidades, a fim de compreender os múltiplos sentidos derivados especialmente da relação entre a classificação da educação como produção científica ou estético-artística e filosófica. A teorização é construída dentro do campo dos conceitos de Gilles Deleuze e demais filósofos, questionando o poder da representação, por sua vinculação com a verdade e a identidade, a partir de férteis, instigantes e potencialmente originais intercessões com o campo de estudos audiovisuais, especialmente as produções artísticas em vídeo e cinema experimentais, que configurarão um conjunto de materiais a serem analisados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim - Coordenador / Pasi Väliaho - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T & A: 10
      Membro: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim.
    9. 2014-2015. UNIBRAL - Parcerias Universitarias e cooperacao academica Brasil e Alemanha 2014-2015
      Descrição: Projeto de parceria e cooperação com a Universidade de Siegen, financiado pelo DAAD alemão e pela CAPES brasileira, com o objetivo de viabilizar missões acadêmicas de professores e pesquisadores, bem como intercâmbio de estudantes de graduação e licenciatura( até 07 estudantes brasileiros por ano), nos anos de 2014 e 2015. Inspirado pela ideia de uma diáspora da formação inicial de licenciandos brasileiros, que retornados da Alemanha podem fortalecer a sua formação acadêmica, o projeto prevê além das visitas e intercâmbio de pofessores, produção bibliográfica bilíngue( manual do programa, artigos e publicação on-line), uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem, fortalecimento de habilidades e competências no uso da língua estrangeira, e realização de um seminário de encerramento em 2015. O programa permite, por meio de acordo de cooperação, aditivo e equivalência curricular, que os estudantes realizem créditos na universidade anfitriã e os validem na universidade de origem, o que tem criado um ambiente profícuo de troca de experiência, enfrentamento de desafios e produção de conhecimento dentro do que acreditamos ser uma globosfera de luta e esperança; luta pela melhoria da qualidade da educação de professores em formação inicial nas pedagogias e nas licenciaturas; esperança de que a consolidação de uma educação mundial ou global no século XXI ocorra de forma a manter ideias e valores éticos e culturais mínimos que permitam a cooperação e a parceria entre sistemas nacionais de educação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Doutorado: (2) . Integrantes: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim - Integrante / Rogério Adolfo de Moura - Coordenador / Andre Albino de Almeida - Integrante / Eckart Diezemann - Integrante / Ana Cristina de Moraes - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim.
    10. 2013-2017. Intervalar o curriculo: potencias das audiovisualidades
      Descrição: Quando a palavra escrita convidou as imagens para a acompanharem nos deslizamentos de significados para/sobre/com o currículo? Essa questão aglutina este projeto em rede de colaboração com universidades brasileiras e estrangeiras, congregando sentidos propulsores de um movimento de ruptura e de atravessamentos potentes da produção científica e sensível do currículo, nomeado rede, linhas confluentes e/ou campo de estudos. E isso não se deve apenas à emergência da presença de imagens e textos escritos em artigos, teses, dissertações, ensaios e registros de experiências curriculares que circularam por entre nossos olhos, corpos e mentes. Neste projeto de pesquisa, buscam-se aproximações entre currículo e as teorizações de Gilles Deleuze pela via das visualidades, particularmente as marcas da era das produções artísticas midiáticas contemporâneas em que se salientam dois aspectos: a imersão no cotidiano, na qual as questões referentes às culturas de massa, de mercado e de homogeneização são um dos pontos tensionadores e as possibilidades de pensarmos as produções audiovisuais fora dos binômios: palavra e imagem; enunciável e visível; significado e sentido. Como um conceito, a audiovisualidade é um espaço inabitado do paradoxo. O paradoxo das diferenças e das disjunções entre o texto e a imagem, ou entre o enunciável e o visível. Pensar a educação (e o currículo) como signo no meio, num campo de forças e vetores da arte (em especial pelas audiovisualidades), gerando um plano de composição para o currículo, em diálogo com os conceitos da filosofia da diferença de Gilles Deleuze e com a imersão analítica em imagens de produções audiovisuais contemporâneas denominadas cinematográficas, videoinstalações ou de outras naturezas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . Integrantes: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim - Coordenador / Erica Speglich - Integrante / Elenise Cristina Pires de Andrade - Integrante / Carlos Eduardo Ferraço - Integrante / Janete Magalhães Carvalho - Integrante / Susana Oliveira Dias - Integrante / Alda Regina Tognini Romaguera - Integrante / Alik Wunder - Integrante / David Martin-Jones - Integrante / Leandro Belinaso Guimarães - Integrante / Pamela Zacharias Sanches - Integrante / Juliana Aparecida Jonson Gonçalves - Integrante / Davina Marques - Integrante / Ana Godinho - Integrante / Juliana Soares Bom Tempo - Integrante / Marcus Pereira Novaes - Integrante / Lilian Barbosa - Integrante / Bernadette Baker - Integrante / Ian Buchanan - Integrante / Pasi Väliaho - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundo de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão da Unicamp - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 78
      Membro: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim.
    11. 2013-Atual. Mudancas climaticas em experimentacoes interativas : comunicacao e Cultura Cientifica
      Descrição: (Coordenadores: Prof. Dr. Carlos Vogt, Profa. Dra. Susana Dias e Profa. Dra. Carolina Cantarino) Buscando ampliar a produção de experimentos interativos e potencializar a participação do público nas ciências, propomos, neste projeto, ações em ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao fortalecimento do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), enquanto espaço científico-cultural, a partir de sua inovadora atuação junto à Rede Brasileira de Pesquisa e Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima) - coordenada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A Rede Clima envolve dezenas de grupos, universidades e instituições de ensino, pesquisa e extensão de diversas regiões do país, distribuindo-se em 13 Sub-redes temáticas. O presente projeto pretende consolidar a Sub-Rede temática Comunicação e Cultura Científica , que foi recentemente criada, sob coordenação do Labjor-Unicamp. Seu intuito será o de explorar a necessária conexão entre ações de comunicação e divulgação científicas e a pesquisa, a partir de um conjunto de experimentos interativos que resultarão na elaboração de diferentes materiais, formatos e mídias: Revista Eletrônica, Media Lab, Oficinas Colaborativas, Instalações Artísticas e um Curso de Pós-Graduação. Ao propor trabalhar com a noção de experimento interativo, consideramos, como eixo principal desta proposta, que a comunicação e divulgação científicas sejam exploradas não na lógica de transmissão linear de conteúdos das ciências para a população, mas como possibilidade de constituição de uma cultura científica (VOGT, 2012, 2003), que gere uma efetiva democratização de conhecimentos e um potente engajamento do público. Foram convidados a integrar a Sub-Rede de Comunicação e Cultura Científica da Rede Clima, pesquisadores de diversas instituições de pesquisa brasileiras: UNICAMP, UNESP, INPE, PUC, UNIFESP, UFRGS, UFBA, UFMG, UFRN, UFPE, UFSC, UFAM, UFSCar. Em relação a essas instituições, a partir deste projeto pretendemos envolver seus respectivos museus, centros de CT e outros espaços voltados à divulgação científica e cultural, promovendo a interação entre eles. Esperamos, ainda, alcançar instituições de educação como escolas públicas da cidade de Campinas, um dos principais públicos alvo de nossas atividades. A partir da formação acadêmico-profissional de pesquisadores e professores - a ser propiciada pelo curso de pós-graduação e experiências conjuntas de pesquisa; do prosseguimento da circulação-distribuição dos artefatos de divulgação científica, a serem criados enquanto seus produtos finais; da continuidade das interações e possíveis colaborações entre pesquisadores das diversas áreas que compõem a Sub-Rede Comunicação e Cultura Científica, esperamos que o projeto se sustente, futuramente, e siga promovendo a inclusão social através do acesso à informação de qualidade... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim - Integrante / Susana Oliveira Dias - Integrante / CARLOS VOGT - Coordenador / Carolina Cantarino - Integrante / Thiago la Torre de Carvalho - Integrante / Fernanda Pestana - Integrante / Simone Pallone - Integrante / Rafael Evangelista - Integrante / Waldirene de Jesus - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim.
    12. 2012-2014. A abordagem CTS na producao dos conhecimentos presentes em materiais didaticos voltados para a educacao cientifico-tecnologica no ambito escolar
      Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa de cooperação internacional entre Brasil e Argentina apoiado pelo CAPES/MINCYT REDE 007-12. A meta global do projeto é o desenvolvimento de um modelo teórico-metodológico para analisar perspectivas CTS na produção de conhecimentos presentes em materiais didáticos voltados para uma Educação Científica e Tecnológica crítica no âmbito escolar brasileiro e argentino. Mais especificamente os objetivos são: i) Desenvolver um aprofundamento teórico-metodológico sobre as concepções CTS voltados para a Educação Científico-Tecnológica crítica, a partir do estudo e análise do movimento CTS, tendências curriculares, perspectivas e literatura corrente nos dois países; ii) Construir um quadro de referências para a análise da inserção CTS em materiais didáticos considerando as novas questões socioambientais emergentes na atualidade e as reconcepções sobre o papel da Ciência e da Matemática no desenvolvimento socioeconômico; iii) Analisar materiais didáticos buscando identificar os pressupostos CTS presentes em seus discursos textuais e imagéticos a partir de critérios analíticos elaborados pela equipe segundo referenciais defendidos, considerando as especificidades das realidades brasileira e argentina; iv) Sistematizar indicadores que possam orientar a elaboração de materiais didáticos numa perspectiva CTS considerando os aportes teóricos dos estudos culturais tais como aspectos relacionados à problematização das relações ciência e cultura.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . Integrantes: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim - Integrante / Denise de Freitas - Coordenador / Alik Wunder - Integrante / Elisabeth Barolli - Integrante / Alice Helena de Campos Pierson - Integrante / Susana Oliveira Dias - Integrante / Alda Regina Tognini Romaguera - Integrante / Ana Regina Lanner de Moura - Integrante / Isabela Custódio T. Bozzini - Integrante / Ademir Donizeti Caldeira - Integrante / Carlos Passera - Integrante / Ofelia Agoglia - Integrante / Joana Brás Varanda Marques - Integrante / Rodrigo Emanoel Fernandes - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 24
      Membro: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim.
    13. 2010-2014. Curriculo (des)figura, plano da sensacao e fabulacao
      Descrição: Esta pesquisa deseja para o currículo um plano de sensação, um movimento estético não-representacional, um deslocamento de seu estilo discursivo. Associa-se ao projeto ?A quem será que se destina? Imagens e palavras pós-estruturam a escola...?, aprovado no Edital Ciências Humanas e Sociais de 2009 (401180/2009-3) e é uma extensão, em linhas heterogêneas, do projeto ?Escritascurrículo, diferenças em acontecimento? (309228/2006-9) referente à bolsa de Produtividade 2 que se encerrará em fevereiro de 2010. Pretende compor um plano para o currículo que articule o acontecimento com os conceitos de sensação, fabulação e vida estudando as obras de Gilles Deleuze sobre arte e literatura, assim como seus interlocutores-traidores-expansores contemporâneos. Escolhe as imagens como um conjunto significativo de intercessores e, em certa medida, contraditório para se pensar com Gilles Deleuze, buscando suas potências, velocidades e singularidades com estudiosos deleuzeanos do campo da produção cinematográfica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 49
      Membro: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim.
    14. 2010-2014. Por entre ciencias, divulgacoes e comunicacoes: as configuracoes politicas de cultura e de publico
      Descrição: Com a inserção cada vez maior das ciências e tecnologias (CT) nos mais diferentes espaços-tempos da vida contemporânea, ganham intensidade e centralidade as discussões sobre a cultura e o público. Visto que em diversos campos de atuação, divulgação e pesquisa, a produção científica e tecnológica foi sendo atravessada, das mais diversas maneiras, por questionamentos referentes ao lugar da cultura e o papel do público. Compartilhamos da postura de que à divulgação e comunicação científicas são atribuídos os papéis de propiciar o acesso e constituição de uma cultura científica e uma efetiva participação pública. No entanto, as configurações que a cultura e o público assumem indicam potencialidades, limitações e problemas que precisam ser mais explorados e aprofundados. Este projeto propôs-se a examinar como os conceitos de cultura e público têm sido movimentados pelos Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), pelos Estudos Culturais, pelos Estudos Sociais das Ciências, pelos Estudos de Comunicação e Jornalismo e pelos Estudos Pós-Estruturalistas, visando analisar criticamente essas diferentes correntes interpretativas e estabelecer ampliações do conceito de cultura científica. Além disso, propôs fazer conexões entre os artefatos, dados, resultados e análises produzidos nos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelos pesquisadores do Labjor nos últimos dez anos - nas áreas de: percepção pública da ciência e tecnologia; ciências, mídias e culturas; relação entre tecnologia e sociedade; tecnologias de informação e comunicação (TICs); artes, ciências e comunicação. Tendo em vista a necessidade, apontada por estudos recentes, de desenvolvimento de novas abordagens metodológicas, interdisciplinares, que tornem mais eficazes as políticas públicas voltadas à democratização dos conhecimentos, produtos e processos de CT, objetivamos fornecer novos subsídios teóricos para a divulgação e comunicação científicas e políticas de inclusão social, principalmente no qu. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim - Integrante / Marcelo Knobel - Integrante / CARLOS VOGT - Coordenador / Susana Oliveira Dias - Integrante / Maria Teresa Citeli - Integrante / Germana Barata - Integrante / Carolina Cantarino - Integrante / Vera Regina Toledo Camargo - Integrante / Simone Pallone - Integrante / Rafael Evangelista - Integrante / Marta Kanashiro - Integrante / Rodrigo Cunha - Integrante / Wanda Jorge - Integrante / Maria das Graças Conde Caldas - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 12
      Membro: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim.
    15. 2010-2012. Escritas, imagens e ciencias em ritmos de fabul-acao: o que pode a divulg-acao cientifica?
      Descrição: Descrição: Pulsa neste projeto de pesquisa o desejo de investigar: o que podem as imagens, textos, sons da divulgação científica? O que pode a divulgação científica, especialmente quando as imagens e textos não se restringem a explicar as coisas? Mobilizada por essas questões, esta equipe de pesquisadores propõe investigar um conjunto de imagens e escritos veiculados nos mais diversos espaços-tempos de divulgação científica. Desviando, entretanto, das questões: o que essa imagem-escrita-som quer dizer, qual representa o conceito corretamente, qual deve ser utilizada em divulgação em ciências. Buscas de outros fluxos e movimentos produtores e ressonadores de outros mundos outras ciências, outras escritas, outras imagens. Possibilidades geradas pelos estudos que o grupo tem feito de filósofos pós-estruturalistas e que encontra um campo muito potente nos conceitos de acontecimento de Gilles Deleuze (2003) e de fabulação de Gilles Deleuze (2005) e Michel Foucault (2006). Como nos mostram pesquisas no campo da percepção pública, a maior parte das pessoas retratam as ciências como boas, más ou neutras, ou ainda, ambíguas (VOGT et al, 2005), por isso a aposta em pensar na fabulação como forma de experimentar possibilidades das pessoas saírem do jogo das imagens representacionais, fixadoras de conhecimentos e pensamentos. Desejamos estender nossas pesquisas para pensar a fabulação pelas imagens e escritas com outros autores como Bruno Latour e Isabele Stengers, e investir numa pesquisa que acontece, também, pelo estudo e análise de obras artísticas, bem como experimentação na criação de imagens e textos numa articulação entre artistas e o público em oficinas e na criação de artefatos culturais... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim - Integrante / Erica Speglich - Integrante / Elenise Cristina Pires de Andrade - Integrante / Alik Wunder - Integrante / CARLOS VOGT - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 24
      Membro: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (46)
      1. Curso Estética e Ecologia no Antropoceno. 2021. (Outra).
      2. I Fórum Social Europeu das Migrações (FSEMLISBOA 2021). 2021. (Outra).
      3. Latin American Seminar on Open Science and Open Access. 2021. (Seminário).
      4. The Latin American Community in London: An intergenerational Conversation Conversatorio intergeneracional e interseccional sobre la comunidad latina en Londres. 2021. (Encontro).
      5. Conferência Internacional SciELO 20 anos. 2018. (Seminário).
      6. VII Reunião Anual SciELO. 2017. (Outra).
      7. 2016 AAACS Conference 'An Ethics of Historical Engagement'. Audiovisual Compositions and Curriculum Studies : lines of freedom.. 2016. (Congresso).
      8. 2016 AERA Annual Conference 'Public Scholarship to Educate Diverse Democracies'. 2016. (Congresso).
      9. 2016 European Conference of Educational Research - Leading Education: The Distinct Contributions of Educational Research and Researchers. Brazilian National Common Curricular Base as an Enunciation: Reinforcing Scientific Discourses for the Education Field?. 2016. (Congresso).
      10. Arts & Humanities Festival 2016: Play. 2016. (Outra).
      11. Between Philosophy and Psychoanalysis - A Masterclass with Slavoj Zizek. 2016. (Simpósio).
      12. Experimenta: LFMC 50: Sensuous Film. 2016. (Exposição).
      13. Experimenta: LFMC 50 Cinema of the Body. 2016. (Exposição).
      14. Experimenta: The artists' moving image programme of the @BFI London Film Festival 2016. 2016. (Feira).
      15. Forum for International Thought 'Object of Art, Object of Capital'. 2016. (Seminário).
      16. From Reel to Real Women, Feminism and the London Film-makers? Co-operative. 2016. (Outra).
      17. III Colóquio de Pesquisa Educação e História Cultural: Leituras da história e da cultura. 2016. (Encontro).
      18. November Film Festival at Goldsmiths College. 2016. (Exposição).
      19. The Infinite Mix: Contemporary Sound and Image. 2016. (Exposição).
      20. XXIV Curso de Editoração Científica & IX Seminário Satélite para Editores Plenos. 2016. (Seminário).
      21. 37a Reunião Nacional da ANPEd. Ética e Pesquisa em Educação. 2015. (Congresso).
      22. 8th International Deleuze Studies Conference 'Daughters of Chaos: Practice, Discipline, A Life....... Fabulografias (photography and vide exhibition with experimentation). 2015. (Congresso).
      23. I Encontro da I Encontro da Sub-rede Divulgação Científica e Mudanças Climáticas e da exposição Aparições.?O que pode a escrita diante do fim do mundo??. 2015. (Encontro).
      24. VI Seminário Conexões Deleuze e Máquinas e Devires e....Our Machines, Our Selves.. 2015. (Seminário).
      25. V Reunião Anual SciELO. 2015. (Outra).
      26. Annual Conference of American Educational Research Association. Beyond Representation and Realism: New Theoretical Approaches to Visual Images in the Curriculum. 2014. (Congresso).
      27. Simpósio Ciências Humanas e Sociais nas Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação. 2014. (Simpósio).
      28. XI Colóquio/ VII Colóquio Luso-Brasileiro/ I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares. Currículo, Transições e Territórios. 2014. (Congresso).
      29. 36a Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd. Três crianças a compor um plano para o currículo. 2013. (Congresso).
      30. Annual Meeting of American Educational Research Association. The Politics of Difference in Histories and Current Meanings of Curriculum in Schools, Colleges, Media, and Public Institutions. 2013. (Congresso).
      31. Film Philosophy Conference 2013. Mutum, individuation and creation of affects. 2013. (Congresso).
      32. Sixth International Deleuze Studies Conference. Images and the intensive: a diagrammatic human. 2013. (Congresso).
      33. Twelfth Annual Meeting of American Association for the Advancement of Curriculum StudiesUL. Visual culture and curriculum studies: Lines of liberty. 2013. (Congresso).
      34. 2012 Conference of the American Association for the Advancement of the Curriculum Studies. Curriculum disfiguration. 2012. (Congresso).
      35. 35a Reunião Anual da ANPEd. Apresentação dos resultados da Comissão de Avaliação dos Periódicos da Área de Educação. 2012. (Congresso).
      36. Pre Conference of American Educational Research Association (AERA), Division B (Curriculum Studies): Visual Culture Theory Meets Digital Media and Gaming - Curriculum Studies in the 21st Century.Observer of dinamic of discussion. 2012. (Encontro).
      37. X Jornadas Nacionales y V Congreso Internacional de Enseñanza de la Biolgía. Divulgación, arte y ciencia. 2012. (Congresso).
      38. Intenational Conference & International Summer University Borders, Displacement and Creation. Questioning the Contemporary.. Lines between images and the intensive. 2011. (Congresso).
      39. Fórum Permanente e Interdisciplinar de Desafios do Magistério evento: A Quem Será que se Destinam? Imagens e Palavras na Escola.Palestrante. 2010. (Simpósio).
      40. II MultiTÃO: imagens, palavras, sons e ventos. Mesa Redonda tocAR pensamentos.Gritos sem voz. 2010. (Seminário).
      41. I Seminário Nacional: Currículo em Movimento. Perspectivas Atuais.Diversidades culturais escolar, por linhas de combate. 2010. (Seminário).
      42. IX Colóquio sobre Questões Curriculares/ V Colóquio Luso-Brasileiro. Currículo, palavras sem estrutura, imagens a-significantes. 2010. (Congresso).
      43. Minicurso Imagem-Deleuze.Amor e efemeridade. 2010. (Outra).
      44. Minicurso Imagem-Deleuze, ministrada pelo Prof. Dr. David Martins-Jones e Susana Oliveira Dias. 2010. (Outra).
      45. Seminário Especial 'Pensamento da diferença: filosofia, educação, literatura'.Currículo (des)figura. 2010. (Seminário).
      46. XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Currículo e Diferença. 2010. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (50)
      1. LUNARDI, G. M. ; AMORIM, A. C. R.. I Congresso Nacional de Editores de Periódicos em Educação - CONEPED. 2019. Congresso
      2. MONTEIRO, A. ; AMORIM, A. C. R. ; GALLO, Silvio Donizetti de Oliveira ; MIGUEL, A. ; LEITE, C.D.P. VIII Seminário Conexões: Deleuze e Corpo e Cena e Máquina e. 2019. Congresso
      3. AMORIM, A. C. R.; GALLO, Silvio Donizetti de Oliveira ; OLIVEIRA JÚNIOR, Wenceslao Machado de ; DIAS, S. O. ; WUNDER, A. ; MARQUES, D. ; LEITE, C.D.P ; MONTEIRO, A. ; TEBET, G.. 11th Deleuze and Guattari Studies International Conference. 2018. Congresso
      4. WUNDER, A. ; AMORIM, A. C. R. ; OMETTO, C. ; MARQUES, D. ; NOVAES, M. P. ; MAGIOLINO, L.. 21o Congresso de Leitura do Brasil - Cole. 2018. Congresso
      5. FERREIRA, Marcia Serra ; CHAVES, S.N. ; GASTAL, M.L.G. ; AMORIM, A. C. R.. VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO)/ I Encontro Regional de Ensino de Biologia da Região Norte (EREBIO/NORTE). 2018. Congresso
      6. BRITO, M. R. ; AMORIM, A. C. R. ; NOVAES, M. P. ; GALLO, Silvio Donizetti de Oliveira ; ROMAGUERA, A. R. T.. II Colóquio Variações Deleuzianas: educação e pensamento e política e fabulação e.... 2018. Congresso
      7. DIAS, S. O. ; WIEDEMANN, S. C. ; de Amorim, Antonio Carlos Rodrigues. VII Seminário Conexões Deleuze e Cosmopolíticas e Ecologias Radicais e Nova Terra e . 2017. Congresso
      8. NOGUEIRA, A.L.H. ; WUNDER, A. ; MARQUES, D. ; NOVAES, M. P. ; AMORIM, A. C. R.. 20o Congresso de Leitura do Brasil: nas dobras do (im)possível. 2016. Congresso
      9. BRITO, M.R. ; AMORIM, A. C. R. ; VASCONCELLOS, J. L R. ; ALMEIDA, R. P. ; COSTA, L. B. ; ROMAGUERA, A. R. T. ; NOVAES, M. P.. I Colóquio Variações Deleuzianas: educação, ciência, artes e. 2016. Congresso
      10. AMORIM, A. C. R.; WUNDER, A. ; ROMAGUERA, A. R. T. ; MARQUES, D. ; DIAS, S. O. ; OLIVEIRA JÚNIOR, Wenceslao Machado de ; GALLO, Silvio Donizetti de Oliveira. VI Seminário Conexões Deleuze e Máquinas e Devires e. 2015. Congresso
      11. MACHADO, M. M. ; SOUZA, E. C. ; CARRANO, P. ; AMORIM, A. C. R. ; KASSAR, M. ; CHAVES, V. J. ; GOUVEIA, A. ; GOMES, A. M. ; BUENO, J. G.. 37a Reunião Nacional da ANPEd - Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira. 2015. Congresso
      12. AMORIM, A. C. R.; ORMANEZE, F. ; PAVANI, C.. 7o Seminário O professor e a Leitura do Jornal - Comunicação, Educação e a Sociedade do Espetáculo. 2014. Congresso
      13. AMORIM, A. C. R.; NOGUEIRA, A.L.H. ; WUNDER, A. ; MARQUES, D. ; ROMAGUERA, A. R. T. ; RODRIGUES, U.. 19o Congresso de Leitura do Brasil (Cole). 2014. Congresso
      14. OLIVEIRA JUNIOR, Wencesláo Machado de ; AMORIM, A. C. R. ; LINS, D. S.. V Seminário Conexões Deleuze e Território e Fugas e? XII Simpósio Internacional de Filosofia ? Nietzsche/Deleuze. 2013. Congresso
      15. AMORIM, A. C. R.; JEFFREY, D. C.. Diálogos com a Pesquisa - As contribuições de Stephen Ball para a pesquisa educacional brasileira. 2013. Outro
      16. GALLO, Silvio Donizetti de Oliveira ; ASPIS, R. ; AMORIM, A. C. R.. IV Seminário Conexões Deleuze e Política e Resistência e . 2012. Congresso
      17. SILVA, L. M. ; AMORIM, A. C. R.. Fóruns Desafios do Magistério. 2012. Outro
      18. AMORIM, A. C. R.; ORMANEZE, F. ; PAVANI, C.. 6o Seminário O professor e a Leitura de Jornal. Redes Sociais e Interatividade. 2012. Congresso
      19. AMORIM, A. C. R.; MARQUES, D. ; RIGOTTI, G. F. ; WUNDER, A. ; NOGUEIRA, A.L.H. ; RODRIGUES, U.. 18o Congresso de Leitura do Brasil. 2012. Congresso
      20. PISTER, P. ; AMORIM, A. C. R. ; MARQUES, D. ; DIAS, S. O.. Conferência Deleuze and contemporary cinema: temporality of the neuro-image. 2012. Outro
      21. AMORIM, A. C. R.; ORMANEZE, F.. Evento "Sentidos da Educação que se comunica: olhares da mídia". 2012. Outro
      22. SILVA, L. M. ; AMORIM, A. C. R. ; ORMANEZE, F. ; BANKS, L.. Educação e Cultura: formas de interlocução. 2012. Outro
      23. PINO, I. ; ADRIÃO, T. ; MAZZA, D. ; AMORIM, A. C. R. ; ALMEIDA, A.M.F.. III Seminário de Educação Brasileira: Plano Nacional da Educação - Questões Desafiadoras e Emblemáticas. 2011. Congresso
      24. AMORIM, A. C. R.; RIGOTTI, G. F. ; WUNDER, A. ; NOGUEIRA, A.L.H. ; MARQUES, D. ; RODRIGUES, U.. Encontros com a ALB. 2011. Outro
      25. DIAS, S. O. ; MARQUES, D. ; AMORIM, A. C. R.. III Seminário Conexoes Deleuze e Arte e Ciência e Acontecimento e. 2011. Congresso
      26. AMORIM, A. C. R.. Organizaçao da 34a Reuniao Anual da ANPEd. 2011. (Congresso).. . 0.
      27. MARTINS, I. ; MARANDINO, Martha ; MEGID NETO, J. ; PINTO NETO, P. C. ; AMORIM, A. C. R. ; ROSA, Maria Inês Petrucci dos Santos. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educaçao em Ciências. 2011. Congresso
      28. SILVA, L. M. ; AMORIM, A. C. R.. Fóruns Desafios do Magistério. 2011. Outro
      29. AMORIM, A. C. R.; GALLO, Silvio Donizetti de Oliveira ; OLIVEIRA JÚNIOR, Wenceslao Machado de ; MARQUES, D.. II Seminário Conexões: Deleuze e Imagem e Pensamento e. 2010. Congresso
      30. MARTIN-JONES, D. ; DIAS, S. O. ; AMORIM, A. C. R.. Minicurso Imagem-Deleuze. 2010. Outro
      31. AMORIM, A. C. R.; SANCHES, J.M. ; SELLES, Sandra Lúcia Escovedo. V Congreso Iberoamericano de Educación en Ciencias Experimentales. 2010. Congresso
      32. AMORIM, A. C. R.. 33ª Reunião Anual da ANPEd. 2010. (Congresso).. . 0.
      33. AMORIM, A. C. R.. Coordenação de Sessão de Comunicação Oral no 3 Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação. 2008. (Congresso).. . 0.
      34. AMORIM, A. C. R.. Encontros : Imagens e educação, percepção e afectos. 2007. (Outro).. . 0.
      35. AMORIM, A. C. R.. 30ª Reunião Anual da ANPEd. 2007. (Congresso).. . 0.
      36. AMORIM, A. C. R.. Educação para as diferenças: O Estudante Surdo e a Formação de Professores. 2007. (Outro).. . 0.
      37. AMORIM, A. C. R.. III Mostra de Ciência no Cinema em Campinas. 2007. (Outro).. . 0.
      38. AMORIM, A. C. R.. VI Encontro de Estudantes de Graduação dos Cursos de Formação de Professores da Unicamp. 2006. (Outro).. . 0.
      39. AMORIM, A. C. R.. Seminário "Socializando as Investigações do Grupo FORMAR Ciências". 2002. (Outro).. . 0.
      40. AMORIM, A. C. R.. Coordenação da mesa redonda "A produção e o ensino de Biologia entre a Razão, a Ética e a Estética" - VIII Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia. 2002. (Outro).. . 0.
      41. AMORIM, A. C. R.. Mesa-redonda "Investigação, reflexão e autoria no ofício do(a) Professor(a)" no Evento de Integração dos cursos de Pedagogia e Licenciaturas. 2002. (Outro).. . 0.
      42. AMORIM, A. C. R.. III Encontro de Formação Continada de Professores de Ciências. 2001. (Congresso).. . 0.
      43. AMORIM, A. C. R.. História da Ciência e Ensino - possibilidades de entrelaces. 2001. (Outro).. . 0.
      44. AMORIM, A. C. R.. II Encontro de Estudantes de Graduação dos Cursos de Formação de Professores da Unicamp. 2001. (Congresso).. . 0.
      45. AMORIM, A. C. R.. Coordenação da Sessão de Comunicação do II Encontro de Estudantes de Graduação dos Cursos de Formação de Professores da Unicamp. 2001. (Outro).. . 0.
      46. AMORIM, A. C. R.. A prática de ensino e os discursos residuais das reformas educacionais na área de ciências. 2001. (Outro).. . 0.
      47. AMORIM, A. C. R.. Coordenação da Sessão de Comunicação do II Encontro de Estudantes de Graduação dos Cursos de Formação de Professores da Unicamp. 2001. (Outro).. . 0.
      48. AMORIM, A. C. R.. Conhecimentos em Metamorfose: ciência, cultura e educação. 2000. (Outro).. . 0.
      49. AMORIM, A. C. R.. II Encontro de Formação Continuada de Professores de Ciências. 1998. (Congresso).. . 0.
      50. AMORIM, A. C. R.. I Encontro de Formação Continuada de Professores de Ciências. 1997. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:21:47