Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Geovana Mendonca Lunardi Mendes

Boslsita produtividade em pesquisa do CNPq. É atualmente presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação(Gestão: ANPED, presente!2019-2021). Realizou seu segundo pós-doutorado(2018/2019) na Arizona State University, Estados Unidos, sob a supervisão do Prof.Dr. Gustavo Fischmann, com licença da UDESC e bolsa de Pós-doutorado no Exterior do CNPq. Possui graduação em Pedagogia Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) com estágio de doutoramento no exterior em Currículo e Tecnologias na Universidade do Minho em Portugal. Realizou Pós-Doutorado na Argentina e nos Estados Unidos da América, na área de Currículo e Novas Tecnologias, na Universidad de San Andres em Buenos Aires e em Ashland University, em Ohio, com bolsa Capes durante 2010 e 2011. É Professora Titular do quadro permanente da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, atuando no Centro de Ciências da Educação, no curso de Pedagogia e no curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de pesquisa Política Educacionais, Ensino e Formação. É pesquisadora coordenadora de diferentes projetos de investigação e participa como pesquisadora convidada em projetos de pesquisa nacionais e internacionais. Suas pesquisas e produções têm sido voltadas para área de Políticas Educacionais e Currículo em especial, as questões relativas as políticas de Educação Inclusiva e as práticas curriculares voltadas a inclusão de sujeitos com deficiência. Em 2012, 2014, 2016 e 2018 atuou como professora convidada na Universidade de Boras, Suécia, no âmbito do Projeto de Intercâmbio Linnaues - Palm. Em 2015 esteve três meses como Pesquisador Visitante no College of Wooster, em Ohio, Estados Unidos. Coordenou de 2010 a 2014 o Consórcio "Educação e Diversidade" do programa CAPES/FIPSE de Cooperação Internacional, envolvendo a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Brasil e Georgetown College, Ashland University e Brighman Young University nos Estados Unidos. Coordenou também a parte brasileira de dois projetos da Organização dos Estados Iberoamericanos - OEI, sendo consultora do Projeto PASEM - projeto da União Européia. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Educação, Mestrado e Doutorado, da FAED, UDESC de 2012 a 2016. Foi Vice-coordenadora do Fórum Sul de Coordenadores de PPGE's, de 2013 a 2014. Foi Vice- Presidente da Anped Nacional, representando a região Sul, no período de 2015 a 2017 e re-eleita para o período de 2017-2019. Foi Diretora de Graduação do Centro de Ciências Humanas e da Educação, FAED, UDESC de 2016 a 2017. Fundadora do Grupo de Pesquisa do CNPq "Observatório de Práticas Escolares", é coordenadora do Laboratório Observatório de Práticas Escolares, na UDESC e líder do Grupo OPEN, no CNPq. Coordenou o Observatório da Educação: Tablets, Computadores e Laptops, e o Observatório em Rede "Escolarização de Sujeitos com Deficiência Intelectual" em parceria com a UNIVALI e UFRRJ, aprovado no Edital OBEDUC/ CAPES de 2013 a 2017. É a representante institucional da ANPED na WERA - World Education Research Association, fazendo parte do WERA Council. É membro individual e do Conselho Científico da INASED - Internacional Association of Educators. É membro do Conselho Científico do Centre for the Study of Resiliente in University of Pretoria, Africa do Sul.Foi editora associada e compõem a comissão editorial de diferentes periódicos nacionais. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/6078460594205572 (25/08/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Av. Madre Benvenuta Itacorubi 88000000 - Florianópolis, SC - Brasil Telefone: (48) 33218540 URL da Homepage: www.udesc.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (15)
    1. 2021-Atual. FOLLOWING THE IDEA: POLITICAS, DISCURSOS E PRODUCAO CIENTIFICA SOBRE EDUCACAO INCLUSIVA
      Descrição: Temos 30 anos de políticas educacionais de Educação Inclusiva no mundo, se tomarmos como marco a Conferência de Educação para todos, em Jontien, na Tailândia, em 1990. De lá para cá, inúmeros documentos internacionais pautaram propostas para uma Educação Inclusiva como princípio global que deveria ser assumida pelos diferentes países. Em linhas gerais, a proposta desse projeto é compreender as implicações da Educação Inclusiva como um conceito e como uma política global viajante (Verger, 2019). Conforme aponta Artiles e kozleski (2011, 2016), a transferência indiscriminada de políticas traz consequências únicas, especialmente quando as realidades educacionais são tão distintas. Além disso, do ponto de vista da produção científica, estamos diante de um conceito ?escorregadio? (ARTILES E KOZLESKI, 2016), que incorpora diferentes significados. Desse modo, várias são as questões que mobilizam essa investigação: 1. Que conceito de Educação Inclusiva tem ?viajado? nos documentos legais internacionais? Como ele é recontextualizado no contexto local? 2. Como os experts, pensam o conceito de educação inclusiva e que perspectivas teóricas e metodológicas os sustentam? 3. Que conceitos de Educação Inclusiva aparecem na produção científica no campo da Educação Especial e quais implicações decorrem dessas compreensões? Tomando como perspectiva metodológica os estudos de Stephen Ball (2014, 2016, 2017), que auxiliam na compreensão de networks e etnografias de rede, a presente pesquisa objetiva analisar a construção, movimento, e mobilidade das políticas, discursos e produção científica sobre Educação Inclusiva. Interessa entender como as políticas internacionais têm operado com esse conceito e provocado os contextos locais; como os experts internacionais compreendem a educação inclusiva e como o próprio campo da Educação Especial tem mobilizado essas concepções e discursos. Para tanto, no caso da produção científica serão analisados os artigos publicados na Revista Brasileira de Educação Especial de 2008 a 2020, identificando as temáticas de investigação, metodologias, autores e concepção de Educação Inclusiva. Do ponto de vista dos Expert, partindo de pesquisas que auxiliam a entender o papel do intelectual na produção dos discursos no campo científico e político, serão selecionados para entrevistas pesquisadores referências no campo da Educação Especial no contexto internacional. A proposta de pesquisa ancora-se numa trajetória de investigação já consolidada e que desde 2011 vem investigando, por diferentes ?entradas?, as políticas educacionais e a Educação Inclusiva. Especificamente esta proposta é decorrência do Projeto contemplado com Bolsa de Produtividade em 2017, interrompida para pós-doutorado no exterior, mas desenvolvido ao longo de 2019, com bolsa pós-doutoral no exterior do CNPq. Atualmente o projeto voltou a ser financiado com bolsa produtividade, retomada, após a volta da pesquisadora do exterior. A continuidade da pesquisa é fruto dos aprofundamentos e desdobramentos da estadia no exterior e espera-se entre os resultados do projeto, consolidar a parceria com pesquisadores americanos e nacionais e socializar os resultados em diferentes instâncias e formatos. Ademais destaca-se a aderência do projeto as áreas prioritárias definidas pela Portaria MCTIC n. 1122, de 19/03/20, considerando-se o caráter transversal da Educação Inclusiva, dentro dos diferentes aspectos que compõem a temática do desenvolvimento sustentável e qualidade de vida.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (8) . Integrantes: Geovana Mendonça Lunardi Mendes - Coordenador / Rose Clér Estivalete Beche - Integrante / Yasmin Ramos Pires - Integrante / Antonio Antonio - Integrante / Vanio Semann - Integrante / Stéfani Rafaela Pintos da Rocha - Integrante / Tanara Terezinha Fogaça Zatti - Integrante / Francislanny Pereira de Jesus - Integrante / Graziela Cristina Gonçalves - Integrante / Laura de Campos Pereira Durão - Integrante / Caio de Amorim Costa Martins - Integrante / Leonardo Padilha dos Santos - Integrante / Camila Rebellato - Integrante / Renata Soares Sampaio dos Santos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Geovana Mendonca Lunardi Mendes.
    2. 2019-Atual. Pesquisas e acoes intersetoriais entre educacao e saude na promocao da escolarizacao e do desenvolvimento de criancas com sindrome congenita do zika virus na Baixada Fluminense
      Descrição: Segundo o Ministério da Saúde, em 2019 foram notificados 17.041 casos suspeitos de alterações no crescimento e desenvolvimento, possivelmente, relacionadas à infecção pelo vírus Zika e outras etiologias infecciosas registrados. Destes 3.332 (19,6%) foram confirmados e levavam em conta, principalmente, a existência da microcefalia. A região sudeste com 20% do total dos casos e destes 43,7% no Rio de Janeiro, em sua maioria, na Baixada Fluminense. Desde então, a saúde tem ampliado ações e pesquisas envolvendo, principalmente, os primeiros meses de vida das crianças. Em 2020, essas crianças iniciarão sua trajetória escolar na Educação Infantil e, com raras exceções, as redes de ensino, de forma intersetorial, tem propostas para atender às particularidades de desenvolvimento destes. Este projeto multidisciplinar articula pesquisadores de diferentes instituições (UFRRJ, UERJ, PUC-Rio e FIOCRUZ ? Ensp e Instituto Fernandes Figueira) para desenvolver estudos e ações intersetoriais entre educação, saúde e assistência social na promoção da escolarização e do desenvolvimento de crianças com a síndrome congênita do zika vírus (SCZV) na Baixada Fluminense. Propomos dois estudos articulados entre si. O primeiro visa acompanhar e analisar os processos de escolarização de crianças com a SCZV em turmas de Educação Infantil da rede pública, a fim de compreender como a política de educação inclusiva tem se estruturado, os tipos de suportes pedagógicos e recursos tecnológicos utilizados pelos professores, assim como o desenvolvimento cognitivo desses sujeitos. O segundo estudo tem como base a metodologia da pesquisa-ação e objetiva construir, implementar e avaliar um programa piloto na Baixada Fluminense que vise educação e cuidado integrais de crianças com SCZV, a partir da análise da proposta de ações intersetoriais colaborativas estabelecidas no cotidiano de atores sociais chave da educação, saúde e serviço social. O projeto se justifica pelo ineditismo da proposta, pela metodologia e pela articulação entre educação e saúde. Nesse sentido, terá impacto científico, assim como impacto social, na medida em que poderá contribuir com a elaboração de políticas públicas e embasar programas focalizados de formação inicial e continuada dos profissionais destas áreas. Processo E-26/010.002186/2019 faperj - Edital Grupos Emergentes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Geovana Mendonça Lunardi Mendes - Integrante / marcia denise Pletsch - Coordenador / Stéfani Rafaela Pintos da Rocha - Integrante / Tanara Terezinha Fogaça Zatti - Integrante / Francislanny Pereira de Jesus - Integrante / Graziela Cristina Gonçalves - Integrante / Laura de Campos Pereira Durão - Integrante / Caio de Amorim Costa Martins - Integrante / Leonardo Padilha dos Santos - Integrante / Renata Soares Sampaio dos Santos - Integrante / Camila Rebelatto - Integrante. Financiador(es): FAPERJ - Bolsa.
      Membro: Geovana Mendonca Lunardi Mendes.
      Descrição: Segundo o Ministério da Saúde, em 2019 foram notificados 17.041 casos suspeitos de alterações no crescimento e desenvolvimento, possivelmente, relacionadas à infecção pelo vírus Zika e outras etiologias infecciosas registrados. Destes 3.332 (19,6%) foram confirmados e levavam em conta, principalmente, a existência da microcefalia. A região sudeste com 20% do total dos casos e destes 43,7% no Rio de Janeiro, em sua maioria, na Baixada Fluminense. Desde então, a saúde tem ampliado ações e pesquisas envolvendo, principalmente, os primeiros meses de vida das crianças. Em 2020, essas crianças iniciarão sua trajetória escolar na Educação Infantil e, com raras exceções, as redes de ensino, de forma intersetorial, tem propostas para atender às particularidades de desenvolvimento destes. Este projeto multidisciplinar articula pesquisadores de diferentes instituições (UFRRJ, UERJ, PUC-Rio e FIOCRUZ ? Ensp e Instituto Fernandes Figueira) para desenvolver estudos e ações intersetoriais entre educação, saúde e assistência social na promoção da escolarização e do desenvolvimento de crianças com a síndrome congênita do zika vírus (SCZV) na Baixada Fluminense. Propomos dois estudos articulados entre si. O primeiro visa acompanhar e analisar os processos de escolarização de crianças com a SCZV em turmas de Educação Infantil da rede pública, a fim de compreender como a política de educação inclusiva tem se estruturado, os tipos de suportes pedagógicos e recursos tecnológicos utilizados pelos professores, assim como o desenvolvimento cognitivo desses sujeitos. O segundo estudo tem como base a metodologia da pesquisa-ação e objetiva construir, implementar e avaliar um programa piloto na Baixada Fluminense que vise educação e cuidado integrais de crianças com SCZV, a partir da análise da proposta de ações intersetoriais colaborativas estabelecidas no cotidiano de atores sociais chave da educação, saúde e serviço social. O projeto se justifica pelo ineditismo da proposta, pela metodologia e pela articulação entre educação e saúde. Nesse sentido, terá impacto científico, assim como impacto social, na medida em que poderá contribuir com a elaboração de políticas públicas e embasar programas focalizados de formação inicial e continuada dos profissionais destas áreas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (8) . Integrantes: Rosalia Maria Duarte - Integrante / Zena Eisenberg - Integrante / Marcia Denise Pletsch - Coordenador / Lenir Nascimento da Silva - Integrante / Miriam Ribeiro Calheiros de Sá - Integrante / Flávia Faissal de Sousa - Integrante / Gustavo Corrêa Matta - Integrante / Maria Elisabeth Lopes Moreira - Integrante / Gabriela Rizo - Integrante / Rosana Glat - Integrante / Geovana Mendonça Lunardi Mendes - Integrante / Silvia Guimarães Brilhante - Integrante / Stephanie Reist - Integrante / Maíra Gomes de Souza da Rocha - Integrante / Márcia Gil - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
      Membro: Rosalia Maria Duarte.
    3. 2017-2020. DO GLOBAL AO LOCAL: AS POLITICAS DE AVALIACAO EM LARGA ESCALA NO CONTEXTO CATARINENSE
      Descrição: O estudo tem como propósito um aprofundamento sobre os conceitos de empréstimo e tradução de políticas tomando, como exemplo, o caso das Avaliações em Larga Escala. Objetiva-se realizar uma análise contextual de como no âmbito dos princípios da Nova Gestão Pública, a ideia de avaliação em larga escala circulou pelo mundo. Os Estados Nação, e seus menores entes como no caso do Brasil, os municípios, criaram arranjos próprios para incorporar essa política em seus contextos locais. Desse modo, objetiva-se analisar e caracterizar como tais políticas foram apropriadas pelos contextos locais. Especificamente no Brasil, propõem-se analisar o contexto dos municípios catarinenses, identificando os diversos sujeitos que entram em cena, com diferentes tipos de contrato e formas de operacionalização desta avaliação. Objetiva-se também identificar como o aluno com deficiência tem sido inserido nestas propostas. Para tanto a pesquisa ancora-se metodologicamente numa etnografia em rede, com uma perspectiva de análise de política pautada nos estudos de Política de Atuação de Stephen Ball e seu grupo, além dos estudos de Empréstimo e Tradução de Políticas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Geovana Mendonça Lunardi Mendes - Coordenador / José Augusto Pacheco - Integrante / Marilia segabinazzi - Integrante / Nathalia Andregtoni - Integrante / Joana Sousa - Integrante / Michelin Schiessl - Integrante / Ana Paula Nunes Chaves - Integrante / Adriene Bolzan Duarte Antunes - Integrante / PRISCILA AGUIAR SOUZA PREUSS - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Geovana Mendonca Lunardi Mendes.
    4. 2017-2020. SOUTH-TO-SOUTH EDUCATION RESEARCH
      Descrição: O projeto pretende estudar os conceitos de Empréstimo e tradução de Políticas tomando como exemplo, as políticas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva no Brasil e na África do Sul. Objetiva-se investigar como em ambos os países se constitui o sistema de Educação Básica em termos legais e as dificuldades para sua implementação em ambos os países.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Geovana Mendonça Lunardi Mendes - Coordenador / Yasmin Ramos Pires - Integrante / Cléia Demétrio Pereira - Integrante / Caroline Septimio - Integrante / veronica kimura - Integrante / Liesel Ebersöhn - Integrante / Wiltiane Pereira - Integrante / Michelin Schiessl - Integrante / Ana Paula Nunes Chaves - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Santa Catarina - Bolsa.
      Membro: Geovana Mendonca Lunardi Mendes.
    5. 2017-Atual. ?SOMETHING BORROWED?: SOBRE EMPRESTIMOS DE POLITICAS, EDUCACAO INCLUSIVA E CONTEXTOS LOCAIS.
      Descrição: Os estudos de políticas educativas, nos últimos anos, trouxeram importantes contribuições para a análise da Mobilidade e Empréstimo de Políticas(Ball, 2017; Steiner-Khamsi, 2012). Tendo como base teórica e metodológica estes estudos, o projeto de pesquisa aqui proposto objetiva analisar como as políticas de educação inclusiva, articuladas a Educação Especial circulam no contexto global, tomando como foco países como Brasil, Portugal, Austrália, Espanha, EUA e África. Nos interessa perceber e identificar as redes de produção destes textos, seus atores e mecanismos de circulação. Utilizando-se de uma etnografia de redes, pretende-se mapear o trânsito destas políticas e sua apropriação em contextos locais. No contexto local, nosso estudo pretende identificar como circulam nos municípios políticas internacionais, e como acontece a apropriação local da Política Nacional de Educação Especial na Educação Inclusiva, identificando agentes e projetos em disputa, bem como as estratégias econômicas de recursos e contratações que aparecem em cena. A proposta de pesquisa ancora-se numa trajetória de investigação já consolidada e que desde 2011, vem investigando, por diferentes ?entradas? as políticas educacionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Geovana Mendonça Lunardi Mendes - Coordenador / Yasmin Ramos Pires - Integrante / veronica kimura - Integrante / Rose Cler Beche - Integrante / Antonio Antonio - Integrante / Vanio Semann - Integrante / Stéfani Rafaela Pintos da Rocha - Integrante / Tanara Terezinha Fogaça Zatti - Integrante / Francislanny Pereira de Jesus - Integrante / Graziela Cristina Gonçalves - Integrante / Laura de Campos Pereira Durão - Integrante / Caio de Amorim Costa Martins - Integrante / Leonardo Padilha dos Santos - Integrante / Renata Soares Sampaio dos Santos - Integrante / Camila Rebelatto - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Geovana Mendonca Lunardi Mendes.
    6. 2015-2015. Incorporacao com sentido pedagogico de TIC na formacao inicial docente no Mercosul
      Descrição: O projeto, desenvolvido no âmbito do Pasem(Programa de Apoyo al Sector Educativo Del Mercosur) teve como objetivo investigar como acontece a incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação na formação Inicial dos docentes, nos países do Mercosul, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Geovana Mendonça Lunardi Mendes - Coordenador / Fernando Cesar Sossai - Integrante / Inés Dussel - Integrante / Vânio Cesar Seemann - Integrante. Financiador(es): Pasem - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Geovana Mendonca Lunardi Mendes.
    7. 2014-2016. Estudio cualitativo para la caracterizacion de docentes resistentes al uso de TIC en aula: Argentina, Chile, Mexico, Colombia y Brasil
      Descrição: Los gobiernos de la región han invertido en las últimas dos décadas importantes recursos humanos y financieros para incorporar las tecnologías de la información y comunicación (TIC) en sus sistemas escolares. Estos esfuerzos nacionales han comprendido equipa-miento (computadores, Internet y software) y ?en mucho casos- capacitación de docentes en ejercicio. Estas inversiones han tenido diferentes fundamentos en cada uno de los paí-ses, siendo en la mayoría de los casos la búsqueda de mayor equidad en el acceso a recursos de información (disminuir brechas en la emergente Sociedad del Conocimiento), de mejoramiento de los aprendizajes formales, de lograr nuevos aprendizajes (habilidades para el Siglo XXI) o incluso de mejorar la gestión escolar. Diversos estudios nacionales e internacionales [referencias a estudios de Instituciones como BM, BID, UNESCO, SIMCE-TIC, CEPPE, RELPE, etc.] han dado cuenta de las difi-cultades o barreras que ha encontrado este esfuerzo en las diferentes comunidades esco-lares, dejando muchas veces la impresión de subutilización de los recursos TIC por parte de los docentes, en especial para el uso de ellas al interior de las aulas. Este escenario de grandes inversiones y de relativa baja utilización es un fenómeno mun-dial que ha dado pie a diversas investigaciones que han buscado comprender el fenó-meno de las barreras, resistencias o desafíos de los docentes para un uso más intensivo y de mayor calidad pedagógica de las TIC en las aulas, tanto de educación básica o pri-maria, como media o secundaria. Una primera conclusión de estos estudios es que el uso de las TIC por parte de los do-centes no es uniforme, pues depende de factores institucionales (liderazgo, incentivos), personales (experiencia, sentido de auto-eficacia) y pedagógicos (uso de TIC en una asignatura y materia específica). Estos resultados, mayoritariamente de investigaciones en países desarrollados, han comenzado a influir las políticas públicas así como las estra-tegias para fomentar un mayor y mejor uso de las TIC en los diferentes contextos escola-res y en la formación en TIC de los docentes. En esta investigación, interesa comprender los factores que intervienen en los desafíos y actitudes de los docentes latinoamericanos al uso de TIC en aula, en contextos específi-cos, de modo que puedan ofrecerse caminos de apoyo a los docentes de manera concre-ta y pertinente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . Integrantes: Geovana Mendonça Lunardi Mendes - Integrante / Inés Dussel - Coordenador / Alaim Souza Neto - Integrante / Vânio Cesar Seemann - Integrante / Vera Rex - Integrante / Diego Leal - Integrante / Ignacio Jara - Integrante / Roberta Fantin - Integrante / Raquel Valduga Shoninger - Integrante. Financiador(es): Organização dos Estados Ibero-americanos - Auxílio financeiro.
      Membro: Geovana Mendonca Lunardi Mendes.
    8. 2013-2018. TABLETS, COMPUTADORES E LAPTOPS: ANALISE SOBRE POLITICAS, INFRAESTRUTURA E ASPECTOS PEDAGOGICOS DA INSERCAO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
      Descrição: O projeto ora apresentado tem por objetivo investigar formas de apropriação pedagógica de computadores/laptops e tablets em escolas públicas do estado de Santa Catarina, atentando, sobretudo, para elementos didático-pedagógicos que revelam sua relação com possíveis inovações curriculares durante os processos de ensino e de aprendizagem. Pretende-se realizar um mapeamento das políticas que propõem a inserção de Tecnologias da Informação e Comunicação em sala de aula juntamente com um mapeamento da situação das escolas catarinenses no que diz respeito a infraestrutura tecnológica. Com base neste diagnóstico almeja-se realizar um estudo qualitativo em sala de aula objetivando investigar em que medida possíveis inovações curriculares, especialmente vinculadas aos processos de seleção, organização, difusão e socialização do conhecimento escolar, podem ser identificadas no cotidiano das escolas selecionadas a partir da inserção destas tecnologias e que relações são possíveis de se estabelecer com o desempenho destas escolas nas avaliações nacionais. Como base de dados pretende-se trabalhar com as informações disponibilizadas nos resultados do Censo Escolar, bem como nas avaliações como Saeb e Prova Brasil. Almeja-se solidificar as redes de pesquisa já constituídas e estabelecer interlocução com a rede pública de educação básica, contribuindo com a formação de pesquisadores e professores interessados na temática investigada. Pretende-se contribuir com a implantação do Programa de pós-graduação a que este projeto vincula-se assim como estimular e consolidar parcerias nacionais e internacionais já iniciadas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) . Integrantes: Geovana Mendonça Lunardi Mendes - Coordenador / Vera Lucia Gaspar - Integrante / Bruna Carolina Siementkowski - Integrante / Silvana Leonora Lehmkuhl Teres - Integrante / Juliete Schneider - Integrante / Silvia Maria Martins - Integrante / Carla Cristiane Loureiro - Integrante / Valdeci Reis - Integrante / Alaim Souza Neto - Integrante / Rosângela Kittel - Integrante / Thiago Rafael Marques - Integrante / Eliana Scremin Menegaz - Integrante / Vânio Cesar Seemann - Integrante / Juliane Di Paula Queiroz Odinino - Integrante / Roberta Fantin - Integrante / Gustavo Rugoni de Souza - Integrante / Adriana Costa - Integrante / Elisangela Melnik Trombetta - Integrante / Lisley Canola Treis Teixeira - Integrante / Mariza Konradt de Campos - Integrante / Dariane Jovelina Gonçalves - Integrante / Isabela Santos da Silva - Integrante / Alessandro Ribeiro - Integrante / Agda Regina Machado Cordeiro Magalhães - Integrante / Dinara Castilhos - Integrante / André Luis Ferreira Marques - Integrante / Matheus Lopes de Freitas - Integrante / Alessandro Gonçalves Ribeiro - Integrante / Verena Maria Buss - Integrante / Bruna Nau - Integrante / Viviane Grimm - Integrante / nicole baron - Integrante / manoela salvador frederico - Integrante / alessandra luise nienkotter - Integrante / Adriene Duarte Bolzan - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 14
      Membro: Geovana Mendonca Lunardi Mendes.
    9. 2013-2018. A ESCOLARIZACAO DE ALUNOS COM DEFICIENCIA INTELECTUAL: politicas publicas, processos cognitivos e avaliacao da aprendizagem
      Descrição: Em face das políticas educacionais implantadas a partir de década de 2000, as quais, em sua essência buscam a garantia do acesso, permanência e sucesso de todos os alunos na escola, notadamente na Educação Básica, busca-se no presente projeto direcionar o olhar investigativo para o processo de escolarização de alunos com deficiência intelectual neste nível de ensino. Dados do Ministério da Educação (BRASIL, 2008) indicam que dos 700.824 alunos matriculados em modalidades de Educação Especial 330.794 (aproximadamente 47%) apresentam deficiência intelectual. Esta população apesar de ter garantido o acesso ao ensino regular sofre ainda restrições em relação aos seus processos de escolarização, restrições estas fundamentadas, na maioria das vezes, em uma crença na sua incapacidade de pensamento abstrato e no desconhecimento de suas características de aprendizagem. Em face dessa problemática o presente projeto tem como objetivo analisar as dimensões que envolvem a escolarização de alunos com deficiência intelectual, notadamente as que se referem ao ensino e aprendizagem destes nas classes regulares (educação infantil e ensino fundamental), no atendimento educacional especializado e ao seu consequente desempenho nas avaliações nacionais de rendimento escolar. Trata-se de pesquisa a ser desenvolvida em rede, abrangendo pesquisadores de três Programas de Pós-Graduação em Educação - PPGEs das Universidades: Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Estadual de Santa Catarina (UDESC) e Universidade do Vale do Itajaí, também de SC. Busca-se não somente investigar processos de ensino e aprendizagem desses sujeitos nas redes municipais de ensino (dos Estados do Rio de Janeiro e de Santa Catarina), como também utilizar as bases de dados disponíveis no INEP, as quais possibilitem analisar a participação e o aproveitamento dos alunos com deficiência intelectual matriculados na rede comum de ensino nas avaliações do SAEB e Prova Brasil. Os três PPGEs apresentam pesquisas consolidada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) . Integrantes: Geovana Mendonça Lunardi Mendes - Integrante / Celso João Carminatti - Integrante / Regina Celia Linhares Hostins - Integrante / Marcia Pletsch - Coordenador / Carla Cristiane Loureiro - Integrante / Gabriela Goulart - Integrante / Andrea Perelmutr Gonçalves - Integrante / Marilia segabinazzi - Integrante / Rosângela Kittel - Integrante / Aldarlei da Rosa - Integrante / Simone de Mammann Ferreira - Integrante / Sandy Varela de Christo - Integrante / Yasmin Ramos Pires - Integrante / Nathalia Andregtoni - Integrante / Marilene Faria Buttenbender - Integrante / Viviane Grimm - Integrante / Cléia Demétrio Pereira - Integrante / veronica kimura - Integrante / Schaiane martins - Integrante / Leticia Bernardes Ignacio - Integrante / Wiltiane Pereira - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Geovana Mendonca Lunardi Mendes.
    10. 2013-2014. Proyecto PASEM Incorporacion de las TIC en la Formacion Docente de los paises del Mercosur
      Descrição: En primer lugar resulta necesario aludir a la pertinencia de realizar un estudio comparativo a la luz del progresivo proceso de integración de los sistemas educativos del MERCOSUR. En el ámbito político-institucional del MERCOSUR la relevancia del tratamiento de la formación docente se ha materializado en la conformación del Grupo de Trabajo sobre Formación Docente (GTFD), con miras a atender y resolver problemáticas regionales sobre la materia. En el marco de los objetivos, líneas de acción y metas fijadas en el Plan Estratégico 2006-2010, el GTFD se propone acumular conocimientos y favorecer el intercambio de información sobre diferentes aspectos del sistema de formación docente de cada país miembro, así como identificar necesidades comunes y posibilidades de cooperación horizontal. Cabe considerar asimismo que en la primera década de este siglo se han generado revisiones críticas y cambios de rumbo respecto de las reformas encaradas en los años noventa. El tipo de régimen político de los países del MERCOSUR constituye un aspecto que corresponde contemplar en el diseño del estudio. Las diferencias existentes entre países federales (Argentina y Brasil) y unitarios (Paraguay y Uruguay) tienen implicancias en el gobierno y la gestión del sistema educativo y, por ende, en el grado de autonomía de las instancias subnacionales para definir la estructura de la formación docente, las prácticas propuestas y las prioridades en la formación inicial y continua, conforme los cambios producidos en los últimos años, muchos de los cuales tensionan los esquemas conceptuales y tecnológicos para las trasmisión del conocimiento. En el caso de los regímenes unitarios, los planes de estudio son comunes para el conjunto de instituciones formadoras, mientras que en los federales, los gobiernos estaduales o provinciales son responsables de la elaboración de sus propios diseños curriculares a partir de una normativa nacional que los regula. En los temas que son objeto de este estudio, tanto las políticas de ampliación del acceso a las TIC como del mejoramiento de los usos pedagógicos estarán mediadas por esta característica... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Geovana Mendonça Lunardi Mendes - Integrante / Fernando Cesar Sossai - Integrante / Inés Dussel - Coordenador / Cecilia Ros - Integrante / Monica Baez - Integrante / Lilia Toranzos - Integrante / Valdeci Reis - Integrante / Alaim Souza Neto - Integrante. Financiador(es): Organização dos Estados Iberoamericanos - Remuneração.
      Membro: Geovana Mendonca Lunardi Mendes.
    11. 2012-2014. Observatorio de Praticas Escolares: analisando o PROUCA em SC - Edital Fapesc 04/2011 - Chamada Apoio a infraestrutura de CTI para jovens pesquisadores
      Descrição: O projeto ora apresentado tem por objetivo investigar formas de apropriação pedagógica do PROUCA em escolas públicas do estado de Santa Catarina, atentando, sobretudo, para elementos didático-pedagógicos que revelam sua relação com possíveis inovações curriculares durante os processos de ensino e de aprendizagem e, com base neste diagnóstico fomentar e gerar mudanças curriculares e aprendizagens colaborativas entre as escolas envolvidas no estudo. Além disso, o projeto pretende consolidar o Observatório de Práticas Escolares como espaço para amparar a produção e pesquisas do grupo de pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Geovana Mendonça Lunardi Mendes - Coordenador / Vera Lucia Gaspar - Integrante / Martha Kaschny Borges - Integrante / Celso João Carminatti - Integrante / Maria da Conceição Coppete - Integrante / Fernando Cesar Sossai - Integrante / Valdec Reis - Integrante / Alaim Souza Neto - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.
      Membro: Geovana Mendonca Lunardi Mendes.
    12. 2011-2014. Aulas Conectadas? Mudancas curriculares e Aprendizagem colaborativa entre as escolas do PROUCA em Santa Catarina - Edital MCT/CNPq/CAPES/MEC-SEB n. 76/2010
      Descrição: O projeto objetiva investigar as formas de apropriação do PROUCA em escolas públicas do estado de Santa Catarina, atentando, sobretudo, para elementos didático-pedagógicos que revelam sua relação com possíveis inovações curriculares durante os processos de ensino e de aprendizagem e, com base neste diagnóstico fomentar e gerar mudanças curriculares e aprendizagens colaborativas entre as escolas envolvidas no estudo. O desenvolvimento dos trabalhos será organizado em duas fases: a primeira destina-se ao levantamento e análise das práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula decorrentes da implantação do PROUCA nas escolas públicas, de ensino básico, no estado de Santa Catarina. Nesta etapa, objetivamos investigar em que medida possíveis inovações curriculares, especialmente vinculadas aos processos de seleção, organização, difusão e socialização do conhecimento escolar, podem ser identificadas no cotidiano das salas de aula das doze escolas em que o PROUCA foi implantado. Em seguida, a partir de critérios definidos no corpo do projeto, selecionaremos quatro escolas para a constituição de uma rede colaborativa de boas práticas docentes, a qual servirá para a troca de experiências entre os pesquisadores, educadores e alunos das escolas selecionadas. Dentre os resultados esperados, destacamos o fomento a inovações curriculares no ensino básico, a proposição de metodologias alternativas para melhor aproveitamento do PROUCA, a construção de uma comunidade online de aprendizagem colaborativa entre as escolas investigadas, a produção de seminários temáticos, bem como, a disseminação de resultados parciais e finais através de produções em diferentes formatos e apresentação em eventos científicos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Geovana Mendonça Lunardi Mendes - Coordenador / Vera Lucia Gaspar - Integrante / Martha Kaschny Borges - Integrante / james motta esteves - Integrante / Bruna Carolina Siementkowski - Integrante / Rafaella Theis - Integrante / Raquel Andrade Sasso - Integrante / Vilson Gruber - Integrante / Roderval Marcelino - Integrante / Juarez Bento da Silva - Integrante / Ilanil Coelho - Integrante / Stela Mary Machado Götz - Integrante / Fernando Cesar Sossai - Integrante / Gabriele Mendes da Silva - Integrante / Valdec Reis - Integrante / Alaim Souza Neto - Integrante / Eliana Scremin Menegaz - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 9
      Membro: Geovana Mendonca Lunardi Mendes.
    13. 2011-2013. Observatorio Nacional de Educacao Especial: estudo em rede nacional sobre salas de recursos multifuncionais nas escolas comuns
      Descrição: a) Estudos que contemplam o enfrentamento das dificuldades de aprendizagem, de estudantes com necessidades educacionais especiais; b) Avaliação institucional das salas de recursos multifuncionais tomando como base: indicadores de qualidade do ensino-aprendizagem, do trabalho didático e da carreira docente; indicadores de desempenho do atendimento educacional especializado e da qualidade de ensino em salas de recursos multifuncionais. c) Educação e desenvolvimento: análise do fluxo escolar de alunos com necessidades educacionais especiais; d) Temáticas relacionadas aos desafios contemporâneos da educação especial brasileira... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Geovana Mendonça Lunardi Mendes - Integrante / Regina Celia Linhares Hostins - Integrante / ENICÉIA GONÇALVES MENDES - Coordenador / Gabriela Goulart - Integrante / Andrea Perelmutr Gonçalves - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Geovana Mendonca Lunardi Mendes.
    14. 2010-2011. Investigacion orientada al fomento de una educacion inclusiva
      Descrição: O projeto objetiva identificar e descrever os tipos de práticas de atenção a diversidade mediadas pelas TICs e implementados nos Centros de Educação Obrigatória do Brasil, Espanha e Colombia. O projeto foi aprovado com recursos do Iberoamérica e tem a coordenação geral da Universidade de Cádiz. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Geovana Mendonça Lunardi Mendes - Coordenador / maria cristina da rosa - Integrante / Edna Araújo - Integrante / Raquel Sasso - Integrante / Daiana da Rosa - Integrante / giane oliveira - Integrante / juan casanova correa - Integrante / Francisco Pavón - Integrante. Financiador(es): União Européia - Auxílio financeiro.
      Membro: Geovana Mendonca Lunardi Mendes.
    15. 2010-2011. POLITICAS E PRATICAS CURRICULARES NA INSERCAO DAS TICs NO ENSINO
      Descrição: Esta investigação foi realizada durante o estágio pós-doutoral na Universidade de San Andrés, na Argentina, sob a supervisão da Profa. Dra. Silvina Gvirtz, e na Universidade de Ashland, Estados Unidos da América, sob a supervisão do Prof. Dr. Jason Brent Ellis. O objetivo principal consistiu em investigar as políticas e práticas curriculares com relação à inserção das TICs no cotidiano escolar dos referidos países. Valendo-se das experiências construídas pela interlocução com grupos de pesquisas do Brasil e do exterior, pretendeu-se, ampliar este intercâmbio na tentativa de adensar bases teóricas já desenvolvidas, ampliar competências metodológicas e perscrutar sentidos e significados sobre a inserção das tecnologias da informação e comunicação no Ensino Fundamental e suas implicações curriculares. Para tanto, contou-se com o apoio de equipe de investigação também no Brasil. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Geovana Mendonça Lunardi Mendes - Coordenador / Silvina Gvirtz - Integrante / Jason Brent Ellis - Integrante / gabriele mendes da silva - Integrante / eliana scremin - Integrante / james motta esteves - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Geovana Mendonca Lunardi Mendes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Menção Honrosa da Bolsista de IC Sandy Varela de Christo sob minha orientação, UDESC.. 2015.
      Membro: Geovana Mendonça Lunardi Mendes.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (62)
    1. Conferencia Internacional ?Desafíos para la investigación educativa a partir de la pandemia?. Investigar en el marco de la pandemia. Discusiones políticas y metodológicas. 2020. (Congresso).
    2. Wera Council Meeting.Reunião do Conselho Científico da Wera. 2020. (Encontro).
    3. 31st Annual Aero Conference. 2019. (Seminário).
    4. Global Launch - Fulbrigth fellows.'10 years of Special Education Policy in the Perspective of Inclusive Education in Brazil: achievements at risk?. 2019. (Outra).
    5. Meeting da American Education Research Network.Reunião da Network de associações americanas de Educação. 2019. (Encontro).
    6. Urban Colaborative Inclusion.Participação nas sessões temáticas. 2019. (Seminário).
    7. Visiting Scholar Lecture Series.Something Borrowed?: about policy borrowing, inclusive education and local contexts.?. 2019. (Encontro).
    8. Wera Concil Meeting.Reunião do Conselho Científico da WERA. 2019. (Outra).
    9. XIV Seminário Nacional de Políticas de Curriculo/II Seminário internacional de poltiticas públicas educacinais, cultura e formação de professores.Políticas de Internacionalização na pós-graduação em educação num contexto de crise.. 2019. (Seminário).
    10. 2 Seminário Temático: Educação Básica deasfios e responsabilidades. 2018. (Seminário).
    11. WERA Congress. Critical appraisal of research methods in education: An Americas Perspective. 2018. (Congresso).
    12. Wera Councill Meeting.Reunião da Diretoria. 2018. (Outra).
    13. Wera Council Meeting.Reunião da Diretoria. 2018. (Outra).
    14. XI International Congress of Educational Research. Politics of educational Borrowing and policies of technology insertion in schools in latin american.. 2018. (Congresso).
    15. 38 Reunião Nacional da ANPED.Coordenação de diferentes simpósios. 2017. (Outra).
    16. A internacionalização das CHSSA: Dimensões Conceituais.Representante institucional da ANPED na reunião. 2017. (Seminário).
    17. Audiência Publica Sobre a Base Nacional Comum Curricular.Representante institucional da ANPED na reunião. 2017. (Outra).
    18. III Colbeduca. Coordenação da Conferência de Abertura. 2017. (Congresso).
    19. Meeting of Education Research Assications In the Americans.Representante institucional da ANPED na reunião. 2017. (Outra).
    20. Reunião do Fórum Sul De Coordenadores de PPGE's.representante institucional da ANPED na reunião. 2017. (Outra).
    21. Seminário Nacional Privatizaçnao e mercantilização da Educação no Brasil.Representante institucional da ANPED na reunião. 2017. (Seminário).
    22. Wera Council Meeting.Representante institucional da ANPED na reunião. 2017. (Outra).
    23. Wera Focal Meeting. Simpósio WERA South to South. 2017. (Congresso).
    24. ?CICLO DE BEBATE: PIBID Santa Catarina ? Formação de Professores?,.Mesa Redonda: o PIBID em Santa Catarina. 2016. (Encontro).
    25. 37° Encontro Nacional do FORUMDIR e Encontro ANFOPE-SUL.A base Nacional Comum Curricular e as implicações para a formação dos profissionais de educação. 2016. (Encontro).
    26. Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-graduação Sul Sul. 2016. (Outra).
    27. Forum Estadudal de Educação de Santa Catarina. 2016. (Encontro).
    28. II Seminário Processos de Ensino e aprendizagem de pessoas com deficiencia intelenctual.Processos de Escolarização, formação de Professores, tecnologias e currículo. 2016. (Seminário).
    29. I Seminário do Observatório de Políticas Educacionais.Redes Colaborativas de Pesquisa Interinsitucional. 2016. (Seminário).
    30. Meeting Education Researh Association in Americas.Representante institucional da ANPED na reunião. 2016. (Outra).
    31. Reunião da Comissão Editorial da Revista Brasileira de Educação.Reunião da Diretoria da ANPED. 2016. (Encontro).
    32. Reunião do FORPRED SUL. 2016. (Encontro).
    33. Roda de Conversa: Formação de Professores, Currículo e Inclusão.Currículo e Inclusão nas pesquisas do OBEDUC. 2016. (Seminário).
    34. Seminário ética e pesquisa em educação.Etica e Pesquisa em educação: os sujeitos da pesquisa. 2016. (Seminário).
    35. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial,. A base curricular nacional e o sujeito com deficiência. 2016. (Congresso).
    36. Wera Meeting Council.representante institucional da ANPED na reuniãos. 2016. (Outra).
    37. XI Reunião Científica Regional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - ANPED sul e P. Eixo 9 - Área Currículo. 2016. (Congresso).
    38. Zero Project Conference.Avaliador ad hoc. 2016. (Seminário).
    39. Reunião do Forpred - ANPED.Reunião dos Coordenadores dos Programas de Pós-graduação. 2015. (Encontro).
    40. Seminário Documentação, Memória e História da Educação No Brasil.Educação Especial: história, políticas públicas e questões pedagógicas. 2015. (Seminário).
    41. Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tencologia, Innovaicion y Educacion. Las TIC y la Educacíon. 2014. (Congresso).
    42. Reunião Científica do Projeto Pasem.Informe do Projeto Pasem. 2014. (Encontro).
    43. VI CBEE. O desafio de construir currículos inclusivos. 2014. (Congresso).
    44. XI Colóquio/VII Colóquio Luso-Brasileiro/I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre questões curriculares. Currículo e Tecnologias. 2014. (Congresso).
    45. XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE.TABLETS, COMPUTADORES E LAPTOPS: Análise sobre políticas, infraestrutura e aspectos pedagógicos da inserção de novas tecnologias na escola.. 2014. (Encontro).
    46. I Encontro de Observatórios da Educação de Santa Catarina.Tablets, computaores e laptops. 2013. (Encontro).
    47. IV Seminário do Observatório da Educação. 2013. (Seminário).
    48. Reunião do FORPRED. 2013. (Encontro).
    49. Reunião do Forpred e Diretoria da ANPED.Reunião para discussão da Regulamentação das reuniões regionais da ANPED. 2013. (Encontro).
    50. Reunião do Forpred e Diretoria da ANPED. 2013. (Encontro).
    51. VIII Encontro Nacional dos Mestrados Profissionais. 2013. (Encontro).
    52. 35 Reunião da ANPED. Amo a escola, mas odeio estudar: as representações da escola sobre o orkut. 2012. (Congresso).
    53. Encontro Acadêmico Internacional Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridaridade no. 2012. (Encontro).
    54. II EONEESP Encontro do Observatorio Nacional de Educacao Especial. 2012. (Encontro).
    55. Reunião da Área da Educação na CAPES. 2012. (Encontro).
    56. Reuniao do FORPRED. 2012. (Outra).
    57. X Colóquio sobre questões Curriculares. Curriculo e Ensino Fundamental: Questões e perspectivas. 2012. (Congresso).
    58. XIII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva / II Seminário Nacional de E.E.Práticas Curriculares e a Educação Inclusiva. 2012. (Seminário).
    59. 34 Reuniao Anual da ANPED. 2011. (Congresso).
    60. IV Seminario Internacional A escola como objeto de estudo: escola, desigualdades, diversidades. 2011. (Seminário).
    61. Prodocencia - Unisul Tubarao.Processo de inclusao: desafios e perspectivas. 2011. (Seminário).
    62. XV Endipe. Currículo, globalização e novas tecnologias: entre políticas e práticas. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (28)
    1. LUNARDI-MENDES, GEOVANA MENDONÇA; PLETSCH, M. D. ; Lunardi, Giovani. Coordenação do I CINTEDES. 2019. Congresso
    2. LUNARDI-MENDES, Geovana M.. Comissão Organizadora do Colóquio Luso Brasileiro de Questões Curriculares. 2018. (Congresso).. . 0.
    3. Mulazani, Luciane ; PACHECO, J. A. ; MORGADO, J. C. ; LUNARDI-MENDES, Geovana M.. Comissão Organizadora COLBEDUCA. 2018. Congresso
    4. LUNARDI-MENDES, Geovana M.. I Jornadas Científicas de Educação Especial. 2018. (Outro).. . 0.
    5. LUNARDI-MENDES, Geovana M.; PACHECO, José Augusto. Seminário Internacional de Currículo e Desenvolvimento Profissional Docente. 2017. Outro
    6. Gouveia, Andrea B. ; Azevedo, Mario ; LUNARDI-MENDES, Geovana M.. 38 ªReunião Nacional da ANPED. 2017. Congresso
    7. LUNARDI-MENDES, Geovana M.; Mulazani, Luciane ; Pires, Yasmin ; Silvia, Cleia. III Colbeduca. 2017. Congresso
    8. LUNARDI-MENDES, Geovana M.. Congresso da SPCE - Fronteiras, Diálogos e Transições na Educação. 2016. (Congresso).. . 0.
    9. LUNARDI-MENDES, Geovana M.. I Semana das Licenciaturas - Desafios. dilemas e perspectivas da licenciatura da UDESC. 2016. (Congresso).. . 0.
    10. LUNARDI-MENDES, Geovana M.. A natureza e especificidades da pesquisa em Educação e a dimensão ética da relação com os sujeitos da pesquisa.. 2016. (Congresso).. . 0.
    11. LUNARDI-MENDES, Geovana M.. III SEMINÁRIO INTERNACIONAL AULAS CONECTADAS. 2016. (Congresso).. . 0.
    12. MENDONÇA LUNARDI MENDES, GEOVANA. Seminário Elogios da Escola. 2016. (Outro).. . 0.
    13. MENDES, GEOVANA MENDONÇA LUNARDI. Seminário Especial - A escola: Formas, gestos e materialidades. 2016. (Outro).. . 0.
    14. LUNARDI-MENDES, Geovana M.. XII Colóquio Luso-brasileiro sobre Questões Curriculares. 2016. (Congresso).. . 0.
    15. LUNARDI-MENDES, Geovana M.. CIEE - I Seminário Currículo, Inclusão e Educação Escolar. 2016. (Congresso).. . 0.
    16. Sancho, Juana Maria ; LUNARDI MENDES, GEOVANA MENDONÇA ; Hernandez, F. ; B. Martha Kaschny. Encontro entre grupo de pesquisas OPE/UDESC e Esbrina/UB. 2016. Outro
    17. LUNARDI-MENDES, Geovana M.. I Colóquio Luso-brasileiro de Educação - Colbeduca. 2015. (Congresso).. . 0.
    18. LUNARDI-MENDES, Geovana M.. II Seminário do Grupo de Pesquisa Observatório de Práticas Escolares. 2015. (Outro).. . 0.
    19. MOREIRA, A. F. ; PACHECO, José Augusto ; MENDES, GEOVANA MENDONÇA LUNARDI. XI Colóquio sobre questões curriculares/VII Colóquio Luso-brasileiro de Currículo/I Colóquio Luso afro-brasileiro de questões curriculares. 2014. Congresso
    20. LUNARDI-MENDES, Geovana M.; GASPAR, V. L.. I Semana Acadêmica do PPGE. 2014. Outro
    21. LUNARDI-MENDES, Geovana M.. X AnpedSul - Reunião Científica da ANPED. 2014. (Congresso).. . 0.
    22. LUNARDI-MENDES, Geovana M.. II Seminário Aulas Conectadas. 2013. (Outro).. . 0.
    23. SANTOS, L. L. ; Paraíso, Marlucy ; LUNARDI-MENDES, Geovana M.. X Colóquio sobre questões curriculares/ VI Colóquio Luso-brasileiro de Currículo. 2012. Congresso
    24. LUNARDI-MENDES, Geovana M.; Gomes, R. World Café - converses sobre intercâmbio. 2012. Outro
    25. LUNARDI-MENDES, Geovana M.. I Seminário Aulas Conectadas. 2012. (Outro).. . 0.
    26. MOREIRA, A. F. ; PACHECO, J. A. ; LUNARDI-MENDES, Geovana M.. V Colóquio Luso-brasileiro sobre questões curriculares. 2010. Congresso
    27. LUNARDI-MENDES, Geovana M.. IV Congresso Luso-brasileiro de questões curriculares. 2008. (Congresso).. . 0.
    28. LUNARDI-MENDES, Geovana M.. Curso de extensão - Ciclo de Estudos curriculares. 2006. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (13)
    • Geovana Mendonça Lunardi Mendes ⇔ Márcia Denise Pletsch (19.0)
      1. PLETSCH, MARCIA DENISE ; CALHEIROS DE SÁ, MIRIAM RIBEIRO ; LUNARDI MENDES, GEOVANA MENDONÇA. A FAVOR DA ESCOLA PÚBLICA: a intersetorialidade como premissa para a educação inclusiva. Teias (Rio de Janeiro). v. 22, p. 11-26, issn: 1982-0305, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. PLETSCH, M. D. ; LUNARDI-MENDES, Geovana M.. (English Version) Between waiting and urgency: remote educational proposals for children with Congenital Zika Virus Syndrome during the COVID-19 pandemic. PRÁXIS EDUCATIVA (IMPRESSO). v. 15, p. 1-16, issn: 1809-4031, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. PLETSCH, MÁRCIA DENISE ; MENDES, GEOVANA MENDONÇA LUNARDI. Entre a espera e a urgência: propostas educacionais remotas para crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus durante a pandemia da COVID-19. PRÁXIS EDUCATIVA (IMPRESSO). v. 15, p. 1-16, issn: 1809-4031, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. LUNARDI-MENDES, Geovana M.; LOCKMANN, K. ; PLETSCH, M. D. ; SCHMIDT, C. ; MENEZES, E. P. ; BERNI, C. P.. Avaliar, diagnosticar, medir: das práticas avaliativas a avaliações em larga escala na Educação Especial. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL. v. 31, p. 777-784, issn: 1984-686X, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. PLETSCH, M. D. ; NUNES, D. R. P. ; CABRAL, L. S. A. ; FIORINI, M. L. S. ; MESQUITA, A. M. A. ; NOZU, W. C. S. ; LUNARDI-MENDES, Geovana M.. Revista Brasileira de Educação Especial: 25 anos de história1. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. v. 24, p. 1-8, issn: 1980-5470, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. PLETSCH, M. D. ; LUNARDI-MENDES, Geovana M.. (English Version) Between policies and practices: the challenges of Inclusive Education in Brazil. ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES. v. 23, p. 1-12, issn: 1068-2341, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. PLETSCH, MARCIA DENISE ; MENDES, GEOVANA MENDONÇA LUNARDI. Entre Políticas E Práticas: Os Desafios da Educação Inclusiva No Brasil. Archivos Analíticos de Políticas Educativas / Education Policy Analysis Archives. v. 23, p. 1-12, issn: 1068-2341, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. Segabinazzi, M ; LUNARDI-MENDES, Geovana M. ; PLETSCH, M. D.. O estudo dos campos de tradução de uma mesma política: análise das tecnologias digitais no AEE. Intermeio (UFMS). v. 21, p. 103-126, issn: 1413-0963, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. LUNARDI-MENDES, Geovana M.; Silva, Fabiany de Cássia T. ; Pletsch, M.. Atendimento educacional especializado: por entre políticas, práticas e currículo ? um espaçotempo de inclusão?. Contrapontos (UNIVALI) (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-7114 Contrapontos (Online)). v. 11, p. 27-44, issn: 1519-8227, 2011.
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      10. MENDES, G. M. L. (Org.) ; LOCKMANN, K. (Org.) ; PLETSCH, M. D. (Org.) ; SCHMIDT, C. (Org.) ; MENEZES, E. P. (Org.) ; BERNI, C. P. (Org.). Dossiê Avaliar, diagnosticar, medir: das práticas avaliativas a avaliações em larga escala na Educação Especial. 63 ed. Santa Maria: UFSM, 2018. v. 31, p. 300.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
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      1. LUNARDI-MENDES, GEOVANA MENDONÇA; CIGale, marcelo ; Santos, Gilberto. Educação em Tempos de Pandemia. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

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      1. LUNARDI-MENDES, GEOVANA MENDONÇA; CIGale, marcelo ; Santos, Gilberto. Educação em Tempos de Pandemia. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

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      1. LUNARDI-MENDES, Geovana M. Parecerista ad hoc revista Curriculo sem fronteiras. 2012.
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    • Geovana Mendonça Lunardi Mendes ⇔ Ronaldo Marcos de Lima Araujo (1.0)
      1. LUNARDI-MENDES, GEOVANA MENDONÇA; CIGale, marcelo ; Santos, Gilberto. Educação em Tempos de Pandemia. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Geovana Mendonça Lunardi Mendes ⇔ Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo (1.0)
      1. MENDES, GEOVANA MENDONÇA LUNARDI. Reunião do Comitê Científico da ANPED. 2017.
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    • Geovana Mendonça Lunardi Mendes ⇔ Angela Maria Martins (1.0)
      1. LUNARDI-MENDES, Geovana M. Parecerista ad hoc Revista Brasileira de Educação. 2014.
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    • Geovana Mendonça Lunardi Mendes ⇔ Maria Luiza Süssekind Verissimo Cinelli (1.0)
      1. LUNARDI-MENDES, GEOVANA MENDONÇA; Sussekind, M. L ; Nunes, Claudio ; Fabia, Miriam ; Lopes, Maura. Live sobre a live: experiências comunicativas da ANPED em tempos de Pandemia.. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2020.
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    • Geovana Mendonça Lunardi Mendes ⇔ Elisângela Alves da Silva Scaff (1.0)
      1. LUNARDI-MENDES, Geovana M. Parecerista Ad hoc de Projetos de Pesquisa da UNESC. 2012.
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(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:33