Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Wagner Rodrigues Silva

Possui Licenciatura Plena em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestrado, doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e pós-doutorado em Linguística Aplicada pela The Hong Kong Polytechnic University (PolyU) e pela Aswan University (Egito). Durante o curso de graduação, foi bolsista de Iniciação Científica (CNPq/PIBIC) por três anos. É membro do Comitê de Assessoramento de Letras e Linguística - CA-LL/CNPq (2021-2024), professor Associado IV da Universidade Federal do Tocantins - UFT, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado Acadêmico, no Câmpus de Araguaína, e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), no Câmpus de Porto Nacional. Foi docente do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Leciona disciplinas na área de linguagem na Licenciatura em Pedagogia, no Câmpus de Palmas. É bolsista de produtividade do CNPq (PQ 1D). É representante regional (Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil) da comissão gestora da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina (2017-2020/2020-2023). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos Estudos do Letramento, compreendendo os seguintes conteúdos: ensino de gramática, gêneros textuais, alfabetização, material didático, currículo, práticas de escrita, práticas de leitura, formação de professores e educação científica. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado) durante quatro anos. Foi membro da Diretoria (2016-2017) e do Conselho Consultivo (2018-2019) da Associação de Linguística Aplicada do Brasil - ALAB. É membro da Associação Brasileira de Linguística Aplicada (ALAB), da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e do Grupo de Trabalho Formação de Educadores na Linguística Aplicada (ANPOLL). (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/6702374101936937 (16/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D - CA LL - Letras e Lingüística
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Tocantins, Câmpus Universitário de Palmas. Quadra 109, Norte Avenida NS 15 Plano Diretor Norte 77001090 - Palmas, TO - Brasil Telefone: (63) 32294520 Fax: (63) 32328037 URL da Homepage: www.uft.edu.br
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Lingüística
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2020-Atual. ConGraEduC - CONscientizacao GRAmatical Pela EDUcacao Cientifica (CNPq 441194/2019-2 e CNPq Bolsa PQ D1 304186/2019-8)
      Descrição: Este projeto se configura como uma proposta de intervenção pedagógica e de investigação científica. Objetiva-se produzir uma ferramenta digital para possibilitar o desenvolvimento de situações pedagógicas propícias à investigação sobre a gramática por alunos da escola básica, em aulas de Língua Portuguesa. Assim se objetiva ainda caracterizar a educação científica como uma abordagem pedagógica produtiva em aulas da referida disciplina escolar, enfatizando-se um trabalho produtivo com práticas de análise linguística, resultando na conscientização gramatical dos alunos. A partir desses objetivos, serão investigadas as funções assumidas por formadores, professores e alunos da escola básica, bem como as configurações assumidas pela abordagem da educação científica e pelas práticas de análise linguística, na intervenção a ser realizada. Trata-se de uma investigação-ação a ser desenvolvida de forma cooperativa com profissionais vinculados a universidades e escolas básicas. Está situada no campo indisciplinar da Linguística Aplicada, caracterizado pela mobilização de pressupostos teórico-metodológicos originários de diferentes disciplinas ou campos do conhecimento, e pelo compromisso em fortalecer as pessoas e instituições envolvidas na pesquisa. Este projeto se justifica pelo desafio do estudo produtivo da gramática, enfrentado por professores brasileiros, podendo contribuir para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita dos alunos. Finalmente, pretende-se contribuir para a popularização dos estudos linguísticos como atividade científica diante de concepções restritas às ciências naturais compartilhadas por cidadãos comuns.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (5) . Integrantes: Wagner Rodrigues Silva - Coordenador / Paulo da Silva Lima - Integrante / Dalve Oliveira Batista Santos - Integrante / Francieli Matzenbacher Pinton - Integrante / Talles Martins Moura - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 4
      Membro: Wagner Rodrigues Silva.
    2. 2017-2020. Letramento Cientifico do Professor no Mestrado Profissional em Letras (CNPq/Bolsa PQ-2 305094/2016-5/ Propesq/UFT 1145)
      Descrição: Esta proposta de pesquisa se insere na área de estudos de formação continuada de professores, situada no campo indisciplinar de investigações científicas da Linguística Aplicada (LA). Para caracterizar o desenvolvimento do letramento científico de professores da educação básica, matriculados no Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), (1) mapearemos percursos de investigação científica apresentados em dissertações do ProfLetras; e (2) descreveremos representações dos próprios professores da escola básica e de outros atores sociais vinculados ao espaço escolar e ao universitário envolvidos nas pesquisas apresentadas em dissertações do ProfLetras. Esta investigação é caracterizada como uma pesquisa documental, pois algumas dissertações produzidas no referido mestrado profissional serão selecionadas como documentos de pesquisa. Utilizaremos simultaneamente as abordagens qualitativa e quantitativa em duas principais etapas investigativas, correspondentes, respectivamente, ao mapeamento e à microanálise linguística mencionados. Considerando a atitude investigativa indisciplinar assumida, a fundamentação teórica abrangerá literaturas científicas sobre estudos do letramento, formação do professor, história da ciência, sustentabilidade, dentre outras. Com os resultados a serem produzidos, pretendemos apresentar encaminhamentos para o fortalecimento (1) do letramento científico na formação continuada de professores em cursos de mestrado profissional e, inclusive, (2) dos estudos sobre formação do professor desenvolvidos na LA.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Wagner Rodrigues Silva - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Wagner Rodrigues Silva.
    3. 2014-2018. Estudo gramatical-discursivo da escrita reflexiva profissional produzida por professores em formacao inicial (CNPq 446235/2014-8)
      Descrição: Dando continuidade a pesquisas previamente realizadas sobre o letramento do professor em formação inicial, este projeto de pesquisa é proposto para caracterizar a escrita reflexiva profissional, emergente no contexto de formação docente em licenciaturas brasileiras. Trabalharemos com a hipótese de que essa escrita renovada é utilizada em contraposição ao que, tradicionalmente, é denominado de escrita acadêmica nos estudos linguísticos. A escolha da escrita reflexiva profissional como atividade linguística de medição na formação dos professores, nas licenciaturas, pode ser justificada por supostos ganhos, trazidos a partir do uso de uma escrita mais espontânea, na qual o autor pode relacionar experiências pessoais, vivenciadas em escolas de ensino básico, a referenciais teóricos produzidos e estudados na universidade. Nesta pesquisa, essa escrita será caracterizada a partir da investigação das representações de diferentes atores sociais, em especial do professor e aluno da educação básica, construídas em diferentes gêneros discursivos onde o registro focalizado se realiza. Também objetivamos construir uma plataforma virtual com corpus especializado de escrita de professores em formação inicial, em língua portuguesa, para fins de compartilhamento de dados em função de atividades de pesquisa e de ensino de língua. Assumimos a perspectiva indisciplinar da Linguística Aplicada, portanto, mobilizamos pressupostos teórico-metodológicos de diferentes disciplinas do conhecimento conforme demandado pelo próprio objeto complexo de investigação. Esses pressupostos podem sofrer transformações no percurso investigativo construído, eximindo-nos da tarefa de confirmação ou fortalecimento dos pressupostos de referência. A Linguística Sistêmico-Funcional é o principal referencial teórico de base linguística a ser utilizado na análise textual-discursiva a ser realizada, a qual será facilitada por ferramentas eletrônicas de análise de dados, características da Linguística de Corpus. Com esta pesquisa, pretendemos contribuir com futuras ações concernentes ao empoderamento da relação entre escolas básicas e universidades nos estágios obrigatórios de diferentes licenciaturas, e com a formação inicial dos professores, mas precisamente nas disciplinas de estágio supervisionado, nas quais a linguagem vem sendo tomada como objeto de investigação em recentes pesquisas desenvolvidas na Linguística Aplicada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Wagner Rodrigues Silva - Coordenador / Selma Maria Abdalla Dias Barbosa - Integrante / Cristiane Carvalho de Paula Brito - Integrante / Ângela Francine Fuza - Integrante / Paulo da Silva Lima - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Wagner Rodrigues Silva.
    4. 2012-2015. Escrita reflexiva profissional nas licenciaturas: da gramatica ao discurso (CNPq no 407572/2013-9; PROPESQ/UFT no AG4#007/2014)
      Descrição: Dando continuidade a pesquisas previamente realizadas sobre o letramento do professor em formação inicial, este projeto de pesquisa é proposto para caracterizar a escrita reflexiva profissional, emergente no contexto de formação docente nas licenciaturas brasileiras. Trabalharemos com a hipótese de que essa escrita renovada é utilizada em contraposição ao que, tradicionalmente, é denominado de escrita acadêmica nos estudos linguísticos. A escolha da escrita reflexiva profissional como atividade linguística de medição na formação dos professores, nas licenciaturas, pode ser justificada por supostos ganhos, trazidos a partir do uso de uma escrita mais espontânea, na qual o autor pode relacionar experiências pessoais, vivenciadas em escolas de ensino básico, a referenciais teóricos estudados na universidade. Nesta pesquisa, essa escrita será caracterizada a partir da investigação das representações de diferentes atores sociais, em especial o professor da educação básica, construídas em diferentes gêneros discursivos onde o registro focalizado se realiza. Também objetivamos construir uma plataforma virtual com corpus especializado de escrita de professores em formação inicial, em língua portuguesa, para fins de compartilhamento de dados em função de atividades de pesquisa e de ensino de língua. Assumimos a perspectiva transdisciplinar da Linguística Aplicada, portanto, mobilizamos pressupostos teórico-metodológicos de diferentes disciplinas do conhecimento, os quais podem sofrer transformações no percurso investigativo construído. A Linguística Sistêmico-Funcional e a Análise Crítica do Discurso são os principais referenciais teóricos de base linguística a serem utilizados na análise textual-discursiva a ser realizada, a qual será facilitada por ferramentas eletrônicas de análise de dados, características da Linguística de Corpus. Com esta pesquisa, pretendemos contribuir com futuras ações concernentes ao empoderamento da relação entre escolas básicas e universidades, e com a formação inicial dos professores em diferentes licenciaturas, mas precisamente nas disciplinas de estágio supervisionado, nas quais a linguagem vem sendo tomada como objeto de investigação em recentes pesquisas desenvolvidas na Linguística Aplicada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) . Integrantes: Wagner Rodrigues Silva - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Wagner Rodrigues Silva.
    5. 2010-2012. Formacao Inicial de Professores Mediada pela Escrita (CNPq Processo n. 400458/2010-1/CAPES/PRODOC
      Descrição: Esta proposta de pesquisa focaliza as práticas de escrita instauradas na formação inicial do professor, mais precisamente em disciplinas de estágio supervisionado, componente curricular de cursos de licenciatura. A abrangência da pesquisa compreende quatro cursos presenciais de licenciatura ? Geografia, História, Letras e Matemática ?, e uma licenciatura semipresencial ? Biologia ?, todos oferecidos no Campus Universitário de Araguaína/UFT. Selecionamos como objeto de investigação os trabalhos escritos finais,produzidos pelos professores em formação inicial. Serão investigados prioritariamente os textos denominados de relatórios de estágio supervisionado, os quais, apesar de possuírem uma identificação única, podem apresentar diferenças significativas de configuração em função das noções possuídas de escrita e de prática do estágio supervisionado em cada curso de licenciatura. O principal objetivo desta proposta de pesquisa é descrever os relatórios de estágio supervisionado de forma situada nos diferentes cursos de licenciatura, destacando alguma contribuição da textualização descrita para a formação inicial do professor. O principal atributo esperado da prática de escrita dos relatórios é a formação de um profissional capaz de refletir criticamente sobre ação desempenhada no contexto de instrução, que é o espaço de atuação profissional do professor.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Wagner Rodrigues Silva - Coordenador / Selma Maria Abdalla Dias Barbosa - Integrante / Vilma Nunes da Silva - Integrante / Janete Santos - Integrante / Thomas Massao Fairchild - Integrante / Adair Vieira Gonçalves - Integrante / Cristiane Carvalho de Paula Brito - Integrante / Ana Emília Fajardo Turbin - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Wagner Rodrigues Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (7)
    1. Menção Honrosa Apresentação Oral na área de Letras, no XVI Seminário de Iniciação Científica da UFT: bolsista Roseane Ferreira (PIBIC/CNPq/UFT), Universidade Federal do Tocantins (UFT).. 2020.
      Membro: Wagner Rodrigues Silva.
    2. Professor Homenageado (Paraninfo) - Licenciatura em Pedagogia 2020.2, Universidade Federal do Tocantins (UFT) - Câmpus de Palmas.. 2020.
      Membro: Wagner Rodrigues Silva.
    3. Professor Homenageado (Paraninfo) - Licenciatura em Pedagogia 2017.2, Universidade Federal do Tocantins (UFT) - Câmpus Palmas.. 2017.
      Membro: Wagner Rodrigues Silva.
    4. Professor Homenageado (Paraninfo) - Licenciatura em Letras 2014.2, Universidade Federal do Tocantins (UFT) - Câmpus Araguaína.. 2014.
      Membro: Wagner Rodrigues Silva.
    5. 1º Lugar (Apresentação Oral) Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Letras - VIII Seminário de Iniciação Científica da UFT: Bolsista Aliny Sousa Mendes., Universidade Federal do Tocantins - UFT.. 2012.
      Membro: Wagner Rodrigues Silva.
    6. Menção Honrosa (Apresentação Oral) Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Letras - VIII Seminário de Iniciação Científica da UFT: Bolsista Bárbara de Freitas Farah., Universidade Federal do Tocantins - UFT.. 2012.
      Membro: Wagner Rodrigues Silva.
    7. Professor Homenageado - Licenciatura em Letras 2010.2, Universidade Federal do Tocantins (UFT) - Câmpus Araguaína.. 2010.
      Membro: Wagner Rodrigues Silva.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (48)
    1. VIII Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas. 2021. (Congresso).
    2. Seminário de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do IEL - UNICAMP.Seminário de Autoavaliação. 2020. (Seminário).
    3. XVI Seminário de Iniciação Científica da UFT. 2020. (Seminário).
    4. XXXV Encontro Nacional da ANPOLL - ENANPOLL. 2020. (Encontro).
    5. 13th International Free Linguistics Conference. Educação científica na agenda da Linguística Aplicada (UFPB). 2019. (Congresso).
    6. Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Construção de práticas de pesquisa no Mestrado Profissional em Letras. 2019. (Congresso).
    7. Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Letramento científico no ensino de língua materna: (re)descobrindo a feira de ciências na escola. 2019. (Congresso).
    8. Abralin em Cena no Piauí. Perspectivas do trabalho pedagógico com textos na abordagem do letramento científico. 2018. (Congresso).
    9. VII Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas (CLAFPL). Prática Científica na Escrita de Professora. 2018. (Congresso).
    10. VII Semana de Letras da UFPI.Práticas escolares de linguagem na BNCC:contribuições daLinguística Aplicada. 2018. (Seminário).
    11. XIV Congreso de la Asociación de Lingüística Sistémico-Funcional. Construção da escrita científica pelo professor da escola básica brasileira (ALSFAL/BUAP). 2018. (Congresso).
    12. II Congresso Nacional do ProfLetras. Construção de objetos de conhecimento para aulas de Língua Portuguesa no Mestrado Profissional em Letras. 2017. (Congresso).
    13. I Semana de Letras do IFTO / I Colóquio Regional de Estudos Linguísticos e Literários. Contribuições do Letramento Científico para o Ensino de Línguas (IFTO). 2017. (Congresso).
    14. I Colóquio Internacional de Letras.Diversidade e Ensino de Língua Portuguesa e Literatura. 2016. (Outra).
    15. I Congresso Nacional ProfLetras. Proposta didática com alunos paraenses em processo de alfabetização a partir de um circuito curricular mediado por gêneros. 2015. (Congresso).
    16. I Congresso Nacional ProfLetras (Navegar e ensinar: materiais didáticos para o ensino da Língua Portuguesa em repositórios educacionais ). 2015. (Oficina).
    17. International Congress of Critical Applied Linguistics - ICCAL. 2015. (Congresso).
    18. International Congress of Critical Applied Linguistics - ICCAL (Migrações, trajetórias e experiências vividas de linguagem: o papel da pesquisa biográfica para a reflexão sociolinguística crítica, ministrado por Clara Keating). 2015. (Congresso).
    19. International Congress of Critical Applied Linguistics - ICCAL (Multimodality in Education: Theory and Practice, by Bill Cope and Mary Kalantzis). 2015. (Congresso).
    20. IV Seminário de Pesquisa - Grupo de Pesquisa CNPq: Práticas de Escrita e de Reflexão sobre a Escrita em Diferentes Mídias.Debatedor de Trabalhos. 2015. (Seminário).
    21. V Seminário dos Programas de Pós-Graduação em Letras e Linguística: Políticas e Agendas no Campo de Estudos de Linguagem. 2015. (Seminário).
    22. 29ª ENANPOLL - Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística. 2014. (Encontro).
    23. 41º Congresso Internacional de Linguística Sistêmico-Funcional / X Congresso Latinoamericano de Lingüística Sistémico-Funcional. Linguística Sistêmico-Funcional como uma teoria de análise de dados em Linguística Aplicada. 2014. (Congresso).
    24. III Jornada de (Multi)Letramentos - V Jornada de Popularização da Ciência - II Encontro de Produção Textual (UFSM).Mutações de Gêneros Textuais em Práticas Escolares de Escrita. 2014. (Seminário).
    25. III Jornada PET - Letras da UFPE - Currículo, Cultura e Formação de Professores.Gêneros em práticas escolares de linguagens: currículo e formação do professor. 2014. (Encontro).
    26. XVII Congresso Internacional da Associação de Linguística e Filologia da América Latina - ALFAL. Considerações sobre contexto de cultura na Linguística Sistêmico-Funcional. 2014. (Congresso).
    27. 7th International Free Linguistics Conference. Representations of Brazilian Basic School Teachers in the Internship Reports. 2013. (Congresso).
    28. ISFC40 - International Systemic Functional Congress. Brazilian basic school teachers represented in the writing of pre-service teachers. 2013. (Congresso).
    29. 2º Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI.A difícil caracterização de um gênero textual: relatório ou portfólio de estágio supervisionado?. 2012. (Outra).
    30. III Semana Acadêmica PARFOR.Perspectivas e caminhos para a humanidade: o papel da universidade na formação de Educação. 2012. (Outra).
    31. Reunião de Coordenadores de PPG - Mestrado Profissionalizante da Área de Letras e Linguística.Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES). 2012. (Outra).
    32. VI EnMEL - Encontro Linguístico e Literário do Mestrado Acadêmico em Letras.Construção do diálogo entre escola e universidade na pesquisa científica. 2012. (Encontro).
    33. VI EnMEL - Encontro Linguístico e Literário do Mestrado Acadêmico em Letras.Construção do diálogo entre escola e universidade na pesquisa científica. 2012. (Encontro).
    34. VIII Congresso de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina - ALSFAL. Escrita do gênero relatório de estágio supervisionado na formação inicial do professor brasileiro. 2012. (Congresso).
    35. VIII Seminário de Iniciação Científica da UFT.Membro do comitê interno - Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Letras. 2012. (Seminário).
    36. XVI - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Letramento do professor em formação inicial: interdisciplinaridade no estágio supervisionado. 2012. (Encontro).
    37. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.O que revelam os relatórios de estágio supervisionado sobre o letramento do professor em formação inicial?. 2012. (Encontro).
    38. XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. Recontextualização de gêneros textuais em exercícios didáticos para aulas de língua materna na educação básica. 2012. (Congresso).
    39. XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE. Recontextualização de gêneros textuais em exercícios didáticos para aulas de língua materna na educação básica. 2012. (Congresso).
    40. III CIELLA - Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia. Proposta de análise textual-discursiva para o estudo do gênero relatório de estágio supervisionado. 2011. (Congresso).
    41. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (UFMT).Proposta de análise textual-discursiva do gênero relatório de estágio supervisionado. 2011. (Outra).
    42. Seminário de Pesquisa "Práticas hipermidiáticas na escola/práticas escolares na hipermídia".Painel 1: O estudo de práticas letradas na hipermídia. 2011. (Seminário).
    43. VII Congresso Internacional da ABRALIN. Interdisciplinaridade na pós-graduação em Letras: um estudo do mestrado em ensino de língua e literatura/UFT. 2011. (Congresso).
    44. XXVI Encontro Nacional da ANPOLL. 2011. (Encontro).
    45. 5° Encontro Nacional do Grupo de Estudos da Linguagem do Centro-Oeste - GELCO.Dado e o método nas ciências da linguagem. 2010. (Encontro).
    46. XV - ENDIPE: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Conflitos e tensões em pesquisa científica no espaço escolar. 2010. (Encontro).
    47. XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Interdisciplinaridade em docomentos oficiais e em falas de professores. 2010. (Encontro).
    48. XXIII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE. Práticas escolares de leitura em estágio supervisionado: por uma formação crítica do professor. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (12)
    1. SILVA, W. R.. Simpósio: Formação de Professores de Língua na Pós-graduação (Congresso da ABRALIN 50 anos). 2019. (Congresso).. . 0.
    2. SILVA, W. R.. Sessão Coordenada: Escrita reflexiva profissional na formação inicial do professor (X Congresso da ALSFAL). 2014. (Outro).. . 0.
    3. SILVA, W. R.. ABRALIN em Cena no Tocantins. 2014. (Congresso).. . 0.
    4. GONÇALVES, Adair V. ; SILVA, W. R.. Simpósio: Letramentos e Gêneros Discursivos (ABRALIN em Cena no Tocantins). 2014. Outro
    5. SILVA, W. R.; BRITO, Cristiane C. de P.. Simpósio: Práticas de Linguagens em Estágios Supervisionados (2º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários). 2012. Outro
    6. SILVA, W. R.. Painel: Letramento do professor em formação inicial: interdisciplinaridade no estágio supervisionado (XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2012. (Outro).. . 0.
    7. GONÇALVES, Adair V. ; SILVA, W. R.. Simpósio Temático: Teorias Linguísticas em Contextos de Formação (XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE). 2012. Congresso
    8. FAIRCHILD, Thomas M. ; SILVA, W. R.. Sessão temática no III CIELLA - Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia. 2011. Congresso
    9. SILVA, W. R.; GONÇALVES, Adair V.. GT Estágio Supervisionado como Espaço de Formação de Professor de Língua e Literatura. 2010. Congresso
    10. ALMEIDDA, Vasni ; NASCIMENTO, Elzimar P. ; PINHO, Francisco A. A. ; DAVILA, Liliana Y. A. ; SILVA, N. L. ; SILVA, W. R.. II Encontro de Formação de Professores: Diálogos entre a Educação Superior e Básica. 2010. Congresso
    11. SILVA, W. R.. Seminários Temáticos de Pesquisas Científicas - SETEPEC. 2010. (Outro).. . 0.
    12. SILVA, W. R.. Simpósio: "Metodologia de pesquisa no ensino e na formação de professores de língua materna". 2009. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:22:56