Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Adriana da Rosa Amaral

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação e dos cursos de graduação da Escola da Indústria Criativa na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pesquisadora do CNPq (Nível 2). Realizou Estágio Sênior (Pós-Doutorado) em Youth Media Cultures na University of Surrey, Reino Unido com Bolsa CAPES (2016). Possui Doutorado em Comunicação Social pela PUCRS (2005) com Estágio de Doutorado em Sociologia da Comunicação no Boston College (EUA) com Bolsa CNPq (2004) e Mestrado em Comunicação pela mesma instituição. É líder do CULTPOP -Laboratório de Pesquisa em Cultura Pop, Comunicação e Tecnologias. Foi coordenadora do GT Comunicação e Cultura Digital da INTERCOM e do GT Estudos de Som e Música da COMPÓS. Atualmente é Coordenadora do GT Moda & Cultura Pop do 16o. Colóquio de Moda. Foi professora visitante na University of Salford (UK, 2012) e na Universität of Duisburg-Essen (Alemanha, 2016). É membro da Aoir - Association of Internet Researchers, da Fan Studies Network (Rede de Pesquisa em Estudos de Fãs), é Key Regional Leader for Brazil and South America. Tik Tok Cultures Research Network e da Rede Nacional de Pesquisa em Comunicação e Música, da IASPM-AL e da ABEPEM. É coordenadora da equipe Unisinos nos projetos RISE - Social Media Analytics financiado pela União Européia, do PROBRAL CAPES/DAAD Brasil- Alemanha "Misleading Imagens" e do SMAVAC, financiado pelo DFG da Alemanha. É parecerista de diversos periódicos nacionais e internacionais. Foi Editora da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos (2014 -2019) e da Interin (2006-2010). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Cultura Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura digital, cultura pop, métodos digitais, indústrias criativas, estudos de fãs, estudos de som e música, subculturas e gêneros fantásticos nas mídias digitais. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/8210260553342144 (29/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Centro de Ciências da Comunicação, Comissão de Coord. do PPG em Ciências da Comunicação. Av. Unisinos, 950 Santo Inácio 93022000 - São Leopoldo, RS - Brasil Telefone: (51) 35911100 Ramal: 1391 URL da Homepage: https://www.unisinos.br/ppg/comunicacao
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Comunicação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2021-Atual. Spreading the Antidote ? The Framing of COVID- 19 Vaccination Campaigns in the Brazilian Social Media Sphere (SMAVAC)
      Descrição: This joint project combines qualitative frame analyses with social media analytics (SMA) techniques to investigate collective action frames on social media about the COVID-19 vaccination in Brazil. The analysis aims at deriving strategies for health organizations to succeed at social mobilization via social media and at overcoming ?infodemic? counter-movements. At the same time, frame analysis methods are to be improved by deploying data collection and processing techniques from the field of SMA.A leading research question underpins this project: How do (mis-)information frames impact the prevalence of Brazilian COVID-19 vaccination campaigns on social media? By answering this research question, which is subject to the identification, analysis, and tracing of frames relevant to Brazilian COVID-19 vaccination campaigns on social media, we will address the following goals: 1) Theory-building on explaining infodemiological mechanisms, facilitators (e.g., influential actors, educational frames), and interfering factors (e.g., political polarization, misinformation frames) 2) Developing strategies to support health authorities to leverage social media and successfully disseminate educational information about COVID-19 vaccination while overcoming interfering factors. Essential to our approach is the collection of unique data to be able to empirically examine the research subject and phenomena revolving around COVID-19 vaccination in Brazil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Adriana da Rosa Amaral - Coordenador / Maria Clara Aquino - Integrante / Stefan Stieglitz - Integrante / Eloy Vieira - Integrante / Beatriz Blanco - Integrante / Cássia Schuch - Integrante / Anna Katharina Jung - Integrante / Julian Marx - Integrante. Financiador(es): Deutsche Forschungsgemeinschaft - Bolsa.
      Membro: Adriana da Rosa Amaral.
      Descrição: This joint project combines qualitative frame analyses with social media analytics (SMA) techniques to investigate collective action frames on social media about the COVID-19 vaccination in Brazil. The analysis aims at deriving strategies for health organizations to succeed at social mobilization via social media and at overcoming ?infodemic? counter-movements. At the same time, frame analysis methods are to be improved by deploying data collection and processing techniques from the field of SMA.A leading research question underpins this project: How do (mis-)information frames impact the prevalence of Brazilian COVID-19 vaccination campaigns on social media? By answering this research question, which is subject to the identification, analysis, and tracing of frames relevant to Brazilian COVID-19 vaccination campaigns on social media, we will address the following goals: 1) Theory-building on explaining infodemiological mechanisms, facilitators (e.g., influential actors, educational frames), and interfering factors (e.g., political polarization, misinformation frames) 2) Developing strategies to support health authorities to leverage social media and successfully disseminate educational information about COVID-19 vaccination while overcoming interfering factors. Essential to our approach is the collection of unique data to be able to empirically examine the research subject and phenomena revolving around COVID-19 vaccination in Brazil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Clara Jobst de Aquino - Integrante / Adriana Amaral - Coordenador / Eloy Vieira - Integrante / Cássia Schuch - Integrante / Beatriz Blanco - Integrante / Stefan Stieglitz - Integrante / Anna Katharina Jung - Integrante / Julian Marx - Integrante. Financiador(es): Deutsche Forschungsgemeinschaft - Bolsa.
      Membro: Maria Clara Jobst de Aquino.
    2. 2021-Atual. CLICK FARM PLATFORMS IN BRAZIL AND COLOMBIA: WORK CONDITIONS AND WORKER ORGANISING
      Descrição: The aim of this research is to analyse work conditions and worker organising in click farm platforms in Brazil and Colombia. Although there is much research on platform work in Latin America, very little is known about this subtype of microwork platform, the click farms. Through these platforms, influencers, politicians, celebrities, PR agencies, and other professionals buy packages of likes, comments, and shares on social media platforms. These purchased boosts are not completely automated. Just like other forms of microwork, automation is backed by human labour. Thus, such information flow is built/maintained by workers who spend the days liking, sharing, and commenting on content, earning up to US$ 0.0055 for each task. The methodology involves digital ethnographic research (WhatsApp and Facebook groups) and focus groups with workers from two platforms (GanharNoInsta, Brazil, and SEO sprint, Colombia). The analysis has two dimensions: a) conditions of work: everyday work, infrastructures of connection, relation to informal work and historical informality in the two countries, and class, gender and nationality issues; b) worker organising: tactics of resistance and algorithmic fissures of workers, regarding emerging solidarities, strikes, and use of fake accounts and bots as a way of survival. Thus, the research will do policy recommendations for click farm platforms in Latin America. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adriana da Rosa Amaral - Integrante / Maria Clara Aquino - Integrante / Evilin Matos - Integrante / Alison Rodrigues - Integrante / Rafael do Nascimento Grohmann - Coordenador / Caroline Govari - Integrante.
      Membro: Adriana da Rosa Amaral.
      Descrição: The aim of this research is to analyse work conditions and worker organising in click farm platforms in Brazil and Colombia. Although there is much research on platform work in Latin America, very little is known about this subtype of microwork platform, the click farms. Through these platforms, influencers, politicians, celebrities, PR agencies, and other professionals buy packages of likes, comments, and shares on social media platforms. These purchased boosts are not completely automated. Just like other forms of microwork, automation is backed by human labour. Thus, such information flow is built/maintained by workers who spend the days liking, sharing, and commenting on content, earning up to US$ 0.0055 for each task. The methodology involves digital ethnographic research (WhatsApp and Facebook groups) and focus groups with workers from two platforms (GanharNoInsta, Brazil, and SEO sprint, Colombia). The analysis has two dimensions: a) conditions of work: everyday work, infrastructures of connection, relation to informal work and historical informality in the two countries, and class, gender and nationality issues; b) worker organising: tactics of resistance and algorithmic fissures of workers, regarding emerging solidarities, strikes, and use of fake accounts and bots as a way of survival. Thus, the research will do policy recommendations for click farm platforms in Latin America. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Maria Clara Jobst de Aquino - Integrante / Adriana Amaral - Integrante / Rafael Grohmann - Coordenador / Evilin Matos - Integrante / Alisson Rodrigues - Integrante / Caroline Govari Nunes - Integrante. Financiador(es): University of the Witwatersrand - Bolsa.
      Membro: Maria Clara Jobst de Aquino.
    3. 2020-2021. The hidden labour of Brazilian women on AI platforms / Projeto Histories of AI: a Genealogy of Power
      Descrição: The aim of this research proposal is to analyse the labour of Brazilian women on AI platforms, considering intersections between gender, Global South and class composition perspectives. There are inequalities involving local workers and so-called global platforms. There is no 'digital labour universalism' or a homogeneous and unique notion of global workforce. There are, in fact, diverse work and AI scenarios around the world. The hidden labour in these AI platforms accelerate the platformisation of labour from the process of ?taskification of labour? and the data production for automation. Furthermore, platformisation, or, heteromation of labour has gender perspectives, from the materialities and infrastructures of the platforms to the working conditions. In a Global South perspective, informal work is not an exception, but historically the way of life of most workers, an ordinary state. The change is that informal work ? also with gender issues involved ? are now platformised. There are connections among human labour, data and planetary resources, considering data as a form of capital for AI companies, expropriating and colonising workers? resources. Is it possible to say that there is an AI colonialism involving hidden labour for AI platforms? Most research on labour and AI focuses on the Global North, highlighting countries such as United States and France, with a centrality of only one platform, Amazon Mechanical Turk. There is also research on the Global South written by researchers from the Global North. The Latin American scenario is less well known in academic research on labour and AI in the Global South in relation to countries like the Philippines and India. In Brazil, existing research to date focuses only on Amazon Mechanical Turk and has no gender perspectives. These researches argue that the majority of workers are men. Nevertheless, what about women? What is it like to be a Brazilian woman ? and thus, from the Global South - working for AI platforms? How are their working conditions? What are the AI imaginaries involved in their relationship with work? The methodology presents the workers' inquiry as a background (Englert, Woodcock & Cant 2020). This means focusing on the workers' perspective and, based on the research, elaborating forms of action together with the workers. From a larger sample, we will interview 15 Brazilian women who work for AI platforms, considering a variety of platforms and age groups. The interview guide will follow principles of oral histories and address topics such as: everyday life; working conditions; AI imaginaries; how gender, age and territory issues affect your life experiences. Then, we will produce media content co-written with workers to circulate workers' struggles. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Adriana da Rosa Amaral - Integrante / Maria Clara Aquino - Integrante / Caroline Govari Nunes - Integrante / Rafael Grohmann - Coordenador / Evilin Matos - Integrante / Alison Rodrigues - Integrante / Fabricio Barili - Integrante.
      Membro: Adriana da Rosa Amaral.
      Descrição: The aim of this research proposal is to analyse the labour of Brazilian women on AI platforms, considering intersections between gender, Global South and class composition perspectives. There are inequalities involving local workers and so-called global platforms. There is no 'digital labour universalism' or a homogeneous and unique notion of global workforce. There are, in fact, diverse work and AI scenarios around the world. The hidden labour in these AI platforms accelerate the platformisation of labour from the process of ?taskification of labour? and the data production for automation. Furthermore, platformisation, or, heteromation of labour has gender perspectives, from the materialities and infrastructures of the platforms to the working conditions. In a Global South perspective, informal work is not an exception, but historically the way of life of most workers, an ordinary state. The change is that informal work ? also with gender issues involved ? are now platformised. There are connections among human labour, data and planetary resources, considering data as a form of capital for AI companies, expropriating and colonising workers? resources. Is it possible to say that there is an AI colonialism involving hidden labour for AI platforms? Most research on labour and AI focuses on the Global North, highlighting countries such as United States and France, with a centrality of only one platform, Amazon Mechanical Turk. There is also research on the Global South written by researchers from the Global North. The Latin American scenario is less well known in academic research on labour and AI in the Global South in relation to countries like the Philippines and India. In Brazil, existing research to date focuses only on Amazon Mechanical Turk and has no gender perspectives. These researches argue that the majority of workers are men. Nevertheless, what about women? What is it like to be a Brazilian woman ? and thus, from the Global South - working for AI platforms? How are their working conditions? What are the AI imaginaries involved in their relationship with work? The methodology presents the workers' inquiry as a background (Englert, Woodcock & Cant 2020). This means focusing on the workers' perspective and, based on the research, elaborating forms of action together with the workers. From a larger sample, we will interview 15 Brazilian women who work for AI platforms, considering a variety of platforms and age groups. The interview guide will follow principles of oral histories and address topics such as: everyday life; working conditions; AI imaginaries; how gender, age and territory issues affect your life experiences. Then, we will produce media content co-written with workers to circulate workers' struggles... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Maria Clara Jobst de Aquino - Integrante / Adriana Amaral - Integrante / Rafael Nascimento Grohmann - Coordenador / Evilin Matos - Integrante / Alisson Rodrigues - Integrante / Fabrício Barili - Integrante / Caroline Govari Nunes - Integrante. Financiador(es): University of Cambridge - Bolsa.
      Membro: Maria Clara Jobst de Aquino.
    4. 2020-Atual. Misleading imagery. The influence of visualizations on fake news dissemination on social media
      Descrição: O projeto tem como objetivo explorar o papel das visualizações no contexto da disseminação de fake news nas mídias sociais. Planeja-se investigar como diferentes formas visuais ? como fotos, memes, GIFs e vídeos são utilizados para amparar e espalhar informação enganosa. Apesar de recentemente os pesquisadores desenvolverem abordagens qualitativas e automatizadas para detectar e combater fake news, o foco da pesquisa científica ainda tem sido exclusivamente nos textos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) . Integrantes: Adriana da Rosa Amaral - Coordenador / Gustavo Daudt Fischer - Integrante / Ronaldo César Henn - Integrante / Raquel da Cunha Recuero - Integrante / Stefan Stieglitz - Integrante / Carlos D´Andrea - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.
      Membro: Adriana da Rosa Amaral.
    5. 2019-Atual. Estudos de fas no Brasil: mapeamento da area de comunicacao e proposicoes metodologicas para a cultura pop nos ambientes digitais
      Descrição: O presente projeto de pesquisa pretende discutir e ampliar as relações entre estudos de fãs no campo da comunicação brasileiro e as metodologias de pesquisa utilizadas nessas pesquisas a fim de compreender as especifidades e a visibilidade que os objetos da cultura pop (PEREIRA DE SÁ, CARREIRO & FERRARAZ, 2015) ? entendida aqui como uma vasta gama de produtos, linguagens, práticas e experiências proporcionadas pela cultura e comunicação de massa em suas relações estéticas e sociais - ganharam na pesquisa em comunicação a partir de sua disseminação e popularização nos ambientes da cultura digital tais como sites de redes sociais nas duas últimas décadas. Pistas iniciais para um mapeamento do estado-da-arte desse campo no Brasil já apareceram em trabalhos como a de Amaral & Carlos (2016a) e Costa (2018), porém o aprofundamento das definições de temáticas e observações acerca dos métodos e formas de pensar a cultura dos fãs ainda carece de aprofundamento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Adriana da Rosa Amaral - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Adriana da Rosa Amaral.
    6. 2019-Atual. RISE SMA Social Media Analytics for Society and Crisis Communication
      Descrição: RISE_SMA creates an interdisciplinary, international network combining world-leading scholars and excellent practitioners to enable an outraging knowledge sharing and to develop solutions for the next level in social media analytics (SMA). Social media have become an ever-important part of daily life of millions and influences the way people get and share information [1?5]. Advanced theoretical approaches and methods of analysing social media data are especially relevant for the two areas, addressed in RISE_SMA: (1) society and (2) crisis communication. In the last years, the communication in social media gained massive impact on society and citizen?s decision-making, offering potential for new forms of public discourses, but also challenging societal cohesion by the upcoming of fake news and social bots. In addition to that, it became obvious that social media communication plays an increasing role for citizens and emergency service agencies during crisis situations in order to find or share information, for example during natural disasters or human-made crisis such as terror attacks.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adriana da Rosa Amaral - Coordenador / Raquel Recuero - Integrante / Ronaldo César Henn - Integrante / Stefan Stieglitz - Integrante / Michael Emmerich - Integrante / Tim Majchzark - Integrante / Axel Bruns - Integrante / Jean Burgess - Integrante / Atje Setiawan Abdullah - Integrante / Deborah Bunker - Integrante. Financiador(es): European Council - Council of the European Union - Cooperação.
      Membro: Adriana da Rosa Amaral.
      Descrição: RISE_SMA forms an interdisciplinary, international network combining excellent scholars and practitioners to enable vigorous knowledge sharing and to develop solutions for contemporary challenges for Social Media Analytics (SMA). Advanced theoretical approaches and methods of analysing social media data are especially relevant for two domains addressed in RISE_SMA: society and crisis communication. Recently, social media communication gained immense impact on society and decision-making at all levels. It offers potential for new forms of public discourses, but also challenges societal cohesion phenomena like fake news and vicious social bots. During uncertain events such as natural disasters or human-made crises, social media communication plays an increasingly important role for citizens and emergency service agencies. RISE_SMA attempts to uncover communication patterns and suggest best practices to seek and share information in precarious situations.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (10) . Integrantes: Raquel da Cunha Recuero - Integrante / Adriana Amaral - Integrante / Ronaldo Henn - Integrante / Stefan Stieglitz - Coordenador / Tim A. Majchrzak - Integrante / Jaziar Radianti - Integrante / Michael Emmerich - Integrante / Suzan Verberne - Integrante / Frank Takes - Integrante / Christoph Fuchß - Integrante / Sigurd Paulsen - Integrante / Axel Bruns - Integrante / Jean Burgess - Integrante / Deborah Bunker - Integrante / Budi Nurani Ruchjana - Integrante. Financiador(es): European Union Control Association - Cooperação.
      Membro: Raquel da Cunha Recuero.
    7. 2016-2019. Fandoms e subculturas transculturais e suas praticas culturais online: ativismo de fas e seus desdobramentos em questoes de genero, idade e classes sociais no ambito da cultura pop
      Descrição: A presente proposta tem como objetivo central ampliar conceitualmente as discussões sobre subculturas e fandoms e suas práticas culturais no âmbito brasileiro, tendo como objeto de pesquisa dois grupos sociais distintos e com presença intensa nos sites de redes sociais desde os primórdios da internet: fandoms de cultura geek/nerd (auto-intitulados) e grupos relacionados à subcultura gótica, que mais recentemente investiram no humor como forma de auto-apresentação (AMARAL, BARBOSA & POLIVANOV, 2015). Para tal empreendimento nos pautamos pelos resultados de investigações anteriores onde as temáticas relacionadas a gênero, envelhecimento e capital subcultural ? noções tratadas por diversos autores da área (THORNTON, 1996; JENSEN, 2014) mas não necessariamente na análise desses casos ? apareceram com força na coleta de dados e nos discursos dos participantes das cenas. Além do aprofundamento teórico dos conceitos combinaremos uma pesquisa de campo qualitativa multimetodológica com observação etnográfica e entrevistas de profundidade com informantes brasileiros, a fim de observamos comportamentos e práticas transnacionais na produção desses materiais midiáticos e das atividades tais como memes, fanfcitions, fanarts, etc. O estudo não visa estabelecer comparações entre os grupos, mas sim compreender cenários distintos, porém relevantes, para o desenvolvimento tanto da pesquisa sobre subculturas quanto da pesquisa sobre fãs, que começa despontar no Brasil ? onde a bibliografia em língua portuguesa ainda é escassa. Como resultados, esperamos um aumento de possibilidades teórico-metodológicas sobre esses temas e objetos e a possibilidade de construção de um modelo de análise de subculturas e fandoms que seja transcultural e considere os contextos de gênero, classe social, faixa etária ? a noção de envelhecimento - para além da ideia de ?cultura juvenil? atrelada a uma determinada idade e tipos de comportamento, que se apresentam muitas vezes através dos sites de redes sociais e do julgamento e manifestações do gosto, noção teórica atrelada a todos esses processos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Adriana da Rosa Amaral - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Adriana da Rosa Amaral.
    8. 2015-2020. Cartografias do Urbano na Cultura Musical e Audiovisual: Som, Imagem, Lugares e Territorialidades em perspectiva comparada
      Descrição: Projeto PROCAD?/CAPES Qual o papel da cultura musical e audiovisual na construção de um imaginário urbano, suburbano, cosmopolita, periférico, translocal e/ ou virtual? De que maneira o espaço urbano se reconfigura a partir de um imaginário produzido por canções, filmes, videoclipes, trilhas sonoras e demais produtos sonoros e/ou audiovisuais? Nos debates sobre música e cultura audiovisual, noções ligadas a lugar, espaço e territorialidades são constantemente acionadas. Seja para atrelar determinada prática musical a um sentimento de identidade local ou regional; seja para delimitar espaços simbólicos de circulação de gêneros; seja ainda para referir-se a ambientes virtuais tais como redes sociais e plataformas musicais, a noção de que canções, filmes, novelas, videoclipes, circulam (ou se reconfiguram) em lugares ou espaços definidos físicos, simbólicos, afetivos, virtuais é recorrente.Além disto, estes produtos midiáticos estabelecem com o espaço urbano uma via de mão dupla: por um lado, bairros e/ou cidades inspiram compositores, diretores, e criadores do campo musical e audiovisual; por outro lado, letras de músicas, filmes ou mesmo um gênero podem ressignificar o imaginário sobre uma cidade ou país . Desta maneira, a articulação entre a produção e consumo sonoro e imagético e as metáforas espaciais abrange uma ampla gama de ideias que cercam as práticas culturais e sua distribuição midiática.Tal como apontado por Steven Connor (2000) este projeto parte da premissa de que as paisagens midiáticas construídas através da música e do audiovisual constroem novos mapas urbanos e que com grande recorrência os espaços fragmentários das cidades contemporâneas são reconfigurados por estes produtos culturais. Esta pesquisa tem como objetivo problematizar, tensionar e avançar na reflexão entre as diversas articulações entre música, audiovisual, espaço e territorialidades, acionando debates que caminham basicamente por quatro eixos: (1) a relação hierárquica dos símbolos e referências espaciais que circulam nas práticas culturais em torno das categorias de centro/ periferia, e de local/trasnlocal/global , absorvendo as diferenciadas experiências espaciais que circulam em torno das territorialidades sônico-musicais e audiovisuais; (2) a formação e conceituação das ideias de espaços e cenas culturais, pensadas tanto como referências a uma cidade quanto como metáforas de articulação de gostos que se conectam de modo virtual; (3) as relações do espaço com a performance, com destaque para os debates sobre corpo e sexualidade e para a questão do valor - seja entre fãs ou através da crítica cultural; e (4) a circulação de música e audiovisual pelo ciberespaço, com foco no papel das tecnologias que mediam estas apropriações. Delineada de maneira coletiva, a partir de equipes de pesquisadores das Universidades Federal Fluminense (UFF); Federal de Pernambuco (UFPE) e Vale dos Sinos (Unisinos), nosso objetivo é contribuir para o refinamento do debate a partir da construção de problemas comuns suscitados pela temática proposta e produzir uma cartografia do urbano em suas múltiplas entonações nos produtos musicais e audio-visuais. Duração: 2014-2018.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (18) / Doutorado: (12) . Integrantes: Adriana da Rosa Amaral - Integrante / Simone Maria Andrade Pereira de Sá - Coordenador / Gustavo Daudt Fischer - Integrante / Ronaldo César Henn - Integrante / Thiago Soares - Integrante / Jeder Janotti Jr. - Integrante / Angela Prysthon - Integrante / Fernando Resende - Integrante / Rodrigo Carreiro - Integrante / Marco Antonio Roxo - Integrante / Felipe Trotta - Integrante / ana paula da rosa - Integrante.
      Membro: Adriana da Rosa Amaral.
    9. 2015-2016. Genero e envelhecimento nas subculturas e fandoms. Repensando as praticas e o capital subcultural relacionado ao gosto de goticos e de fas de cultura pop no Reino Unido e no Brasil
      Descrição: A presente proposta de Estágio Sênior tem como objetivo central ampliar conceitualmente as discussões sobre subculturas e fandoms e suas práticas culturais no âmbito brasileiro, tendo como cenário o contexto teórico e empírico do Reino Unido, local onde tais estudos surgiram. Para tal empreendimento nos pautamos pelos resultados de investigações anteriores onde as temáticas relacionadas a gênero, envelhecimento e capital subcultural ? noções tratadas por diversos autores da área (THORNTON, 1996; JENSEN, 2014) mas não necessariamente na análise desses casos ? apareceram com força na coleta de dados e nos discursos dos participantes das cenas. Além do aprofundamento teórico combinaremos uma pesquisa de campo exploratória em eventos na Inglaterra e entrevistas de profundidade via Skype com informantes brasileiros a fim de observamos comportamentos e práticas transnacionais. O estudo não visa estabelecer comparações, mas sim compreender cenários distintos, porém relevantes, para o desenvolvimento tanto da pesquisa sobre subculturas quanto da pesquisa sobre fãs, que começa despontar no Brasil ? onde a bibliografia em língua portuguesa ainda é escassa. Como resultados, esperamos um aumento de possibilidades teórico-metodológicas sobre esses temas e objetos e a possibilidade de construção de um modelo de análise de subculturas e fandoms que seja transcultural e considere os contextos de gênero e faixa etária ? a noção de envelhecimento - para além da ideia de ?cultura juvenil? atrelada a uma determinada idade e tipos de comportamento, que se apresentam muitas vezes através dos sites de redes sociais e do julgamento e manifestações do gosto, noção teórica atrelada a todos esses processos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Adriana da Rosa Amaral - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Adriana da Rosa Amaral.
    10. 2014-2017. Creative Industries, Cities and Popular Music Scenes: The Social Media Mapping of Urban Music Scenes
      Descrição: O presente projeto consiste na síntese de abordagens comparativas entre os contextos das indústrias criativas através da pesquisa sobre a distribuição espacial das cenas musicais em Manchester e em Porto Alegre, arquivando e gerando materiais audiovisuais, textuais e hipertextuais acessíveis e com conteúdo produzido pelos usuários através de uma plataforma e um aplicativo móvel que fornece dados que poderão ser aplicados a outros centros urbanos. A pesquisa centra-se na análise dos processos mediáticos e nas apropriações da memória afetiva pelos sites de mídias sociais, na articulação entre espaço urbano, cenas, territórios, mídias e indústrias criativas, além de proposições de modelos de arquivamento das mesmas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Adriana da Rosa Amaral - Coordenador / Fabricio Lopes da Silveira - Integrante / Gustavo Daudt Fischer - Integrante / Marcelo Conter - Integrante / Rosana Vieira de Souza - Integrante / Michael N Goddard - Integrante / Paola Sartori - Integrante / Carolina Govari - Integrante / Roberto Caloni - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.
      Membro: Adriana da Rosa Amaral.
    11. 2013-2016. Performatizacao do gosto e as modulacoes de identidades nas praticas comunicacionais de fas e antifas de musica nas plataformas de redes sociais
      Descrição: O presente projeto explora o debate sobre o gosto e suas manifestações nos sites de redes sociais a partir da discussão teórica sobre a noção de performance de gosto (Hennion, 2007, 2010) como uma relação experiencial entre sujeitos, música e as materialidades da tecnologias. A partir da contextualização dos debates conceituais sobre o gosto e os fãs de musica, temos como objetivo proceder a um estudo de cunho etnográfico multi-métodos que descreva e caracterize algumas práticas de performatização do gosto nas plataformas de redes sociais como Facebook, Twitter, Tumblr, Instagram e You Tube, partindo de manifestações dos fãs e antifãs brasileiros de música alternativa (rock e eletrônica) que circulam e são compartilhados nesses ambientes. Dentre as observações iniciais destacamos o amálgama entre as disputas simbólicas e distinções sociais (Bourdieu, 2008) no embate entre os gêneros musicais; os elementos de capital subcultural (Thornton, 1996) e a sociabilidade ora lúdica ora combativa de tipos diferentes de fãs como anti-fãs, haters e trolls (Amaral & Monteiro, 2012). Tais aspectos constituem modos de performatização do gosto musical atuando nas mediações entre a escuta e os gêneros musicais no contexto da cultura contemporânea, bem como curadores de informações musicais na web (Amaral, 2012; Saad & Bertocchi, 2012). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Adriana da Rosa Amaral - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Adriana da Rosa Amaral.
    12. 2010-2013. Plataformas de Musica On-line. Fandom, consumo, classificacao e distribuicao de musica nos sites de redes sociais
      Descrição: análise das práticas sociais e comunicacionais que acontecem na construção/mediação das identidades online (Turkle, 1995, Donath, 2005, Boyd, 2007) através da criação dos perfis como performance de gosto (Liu, 2007) dentro das cenas musicais no contexto da web, a partir de plataformas sociais de distribuição de música online e suas apropriações pelos diferentes fandoms. A análise é pautada por uma abordagem etnográfica (Hine, 2000, 2005; Kozinets, 2002) compreendendo tais plataformas enquanto culturas e artefatos culturais, a fim de identificar as estratégias midiáticas de apresentação e promoção em performances para a visibilidade das subculturas que, através dos múltiplos usos desses sites de redes sociais por seus participantes, conferem ao online mais um espaço social no qual se observa diferentes tipos de elementos constitutivos tais como disputas simbólicas e hierárquicas na formação de gosto (Bordieu, 1989); laços de amizade fracos (Baym & Ledbetter, 2008) que são complementados em interações multiplataformas, práticas de social tagging para a categorização de gêneros musicais (Amaral, 2007; Amaral & Aquino, 2009) e processos de fansourcing (busca, recuperação e distribuição de informações de forma colaborativa pelos fãs). A partir de uma discussão comparativa sobre a construção identitária dos perfis e do consumo musical em quatro diferentes plataformas que compõem o corpus da pesquisa ? MySpace, Last.fm, Soundcloud e Blip,fm ? pretendemos observar os fluxos comunicacionais característicos desse tipo de mídia que incorpora tanto aspectos do jornalismo e da crítica musical tradicional quanto apresenta uma multiplexidade midiática (Haythorntwaite, 2005) e novos formatos como sistemas de recomendação além de mudanças na hierarquia da relação fã-artista.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Adriana da Rosa Amaral - Coordenador / Augusto Parada - Integrante / camila monteiro - Integrante / Camila Kehl - Integrante / Camila Armange Scheneider - Integrante / William Mansque - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Bolsa / Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Remuneração / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 25
      Membro: Adriana da Rosa Amaral.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (10)
    1. Orientação de Menção Honrosa de Bolsista de Iniciação Científica (Manuela Massochin) na XXVIII Mostra UNISINOS de Iniciação Científica e Tecnológica, UNISINOS.. 2021.
      Membro: Adriana da Rosa Amaral.
    2. Orientação de Menção Honrosa de Bolsista de Iniciação Tecnológica (Bianca Nunes) na XXVIII Mostra UNISINOS de Iniciação Científica e Tecnológica, UNISINOS.. 2021.
      Membro: Adriana da Rosa Amaral.
    3. Orientação de Menção Honrosa de Bolsista de Iniciação Científica (Bruna Mombach) na XXVIII Mostra UNISINOS de Iniciação Científica e Tecnológica, UNISINOS.. 2021.
      Membro: Adriana da Rosa Amaral.
    4. Prêmio Gilda de Mello e Souza como melhor apresentação no I Encontro de Moda e Estilos de Vida / Encontro dos GTs do Colóquio de Moda em co-autoria com Kassieli Mello, Associação Brasileira dos Estudos e Pesquisas em Moda - ABEPEM.. 2020.
      Membro: Adriana da Rosa Amaral.
    5. Orientação de Menção Honrosa de Bolsista de Iniciação Científica (Paola Sartori) na XXIII Mostra UNISINOS de Iniciação Científica e Tecnológica, UNISINOS.. 2016.
      Membro: Adriana da Rosa Amaral.
    6. Orientação de Menção Honrosa de Bolsista de Iniciação Científica (Paola Sartori) na XXII Mostra UNISINOS de Iniciação Científica e Tecnológica, UNISINOS.. 2015.
      Membro: Adriana da Rosa Amaral.
    7. Orientação de Menção Honrosa de Bolsista de Iniciação Científica (Camila de Jesus Kehl) na XXII Mostra UNISINOS de Iniciação Científica e Tecnológica, UNISINOS.. 2012.
      Membro: Adriana da Rosa Amaral.
    8. Audiovisual Experimental do 24o SET UNIVERSITÁRIO (Supervisão), FAMECOS/PUCRS.. 2011.
      Membro: Adriana da Rosa Amaral.
    9. Aprovada no Concurso Público para professor da UFRGS - Pesquisa em Comunicação (3o. Lugar), UFRGS.. 2010.
      Membro: Adriana da Rosa Amaral.
    10. Aprovada em 1o. lugar no Processo Seletivo para Professor do PPGCC da Unisinos, UNISINOS.. 2010.
      Membro: Adriana da Rosa Amaral.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (105)
    1. 16o Coloquio de Moda.SUBCULTURAS MASCULINAS DE EXTREMA-DIREITA: VINCULAÇÕES ENTRE MODA, POLÍTICA E CULTURA POP. 2021. (Outra).
    2. Ciclo de Debates Metodológicos.Abordagens multimétodos para pensar objetos digitais. 2021. (Outra).
    3. Fan Studies Network North America 2021. Fan Studies in Brazil: digital media and music centered scholarship. 2021. (Congresso).
    4. Histories of AI: Materialities and Imaginaries.Music & AI in Brazilian Scholarship: initial notes. 2021. (Seminário).
    5. Histories of Artificial Intelligence: 2021 Summer School.Music & AI in Brazilian Scholarship: first observations. 2021. (Outra).
    6. JIG21 - IV Jornada Internacional GEMInIS (JIG 2021).Apresentação sobre o Laboratório CULTPOP. 2021. (Outra).
    7. MISDOOM 2021 - The 3rd Multidisciplinary International Symposium on Disinformation in Open Online Media.Bum bum tam tam?: how a peripheral pop music video has become a vaccination anthem against the anti-science and negationist brazilian government. 2021. (Simpósio).
    8. SBPJOR em Redes - Estudos e Tendências em Cibercultura.Apontamentos e provocações sobre o estado da pesquisa em cultura digital. 2021. (Outra).
    9. Simpósio Internacional Mucho Mucho Amor: as complexidades midiáticas de Walter Mercado.Memória e apagamento nos estudos de fãs: Incluindo a latinidade na pesquisa em cultura pop a partir do caso Walter Mercado. 2021. (Simpósio).
    10. Tik Tok Methodologies.Conceptualising a TikTok Project. 2021. (Seminário).
    11. Conexão Pós.Os desafios contemporâneos da pesquisa em comunicação. 2020. (Seminário).
    12. MISDOOM 2020 2nd Multidisciplinary International Symposium on Disinformation in Open Online Media.Deepfakes in Brazil and the role of digital culture. 2020. (Simpósio).
    13. Music Business - 11ª Semana Sigmund.lives como forma de propagação de conteúdo e interação com a sociedade; angulações sobre o rock gaúcho. 2020. (Outra).
    14. Seminário Online Som e Música em Tempos de Pandemia.As lives de música como sintoma da plataformização: gêneros musicais e materialidades. 2020. (Seminário).
    15. Summer School. Developing Innovation Ecosystems to the Industry 4.0.Social Impact of Fake News: Technological Innovation in Communication Research. 2020. (Outra).
    16. Webinar Academic Mobility and Cooperation in the digital age.Brazil-Germany Cooperation in the field of Social Media Research. 2020. (Oficina).
    17. Webseminário Territórios afetivos da Imagem e do Som.Invisible Sun: o apagamento das materialidades e plataformas digitais nas críticas dos "grandes intelectuais" brasileiros a fenômenos da cultura pop na mídia mainstream.. 2020. (Seminário).
    18. 15o Colóquio de Moda.Vestindo A Camisa. A Construção Da Identidade Do Fã De Super Herói Através Do Consumo E Estilo De Vida. 2019. (Outra).
    19. Aula Magna do PPG Comunicação da UERJ.Transformações na pesquisa em comunicação e cultura digital no Brasil: do ciberespaço aos algoritmos.. 2019. (Outra).
    20. Colóquio Poderes do Som.Uma arqueologia das coletâneas pós-punk/góticas brasileiras dos anos 2000. 2019. (Outra).
    21. I Encontro Nacional dos Grupos de Pesquisa em Cultura Pop.Cases de Projeto POA Music Scenes. 2019. (Encontro).
    22. II Ciclo Cinedebates IHU.Por trás das lentes escuras de Matrix. 2019. (Outra).
    23. III Seminário de Estudos do Gótico.CHILDREN OF THE DARK IN A TROPICAL COUNTRY: MEDIA ARCHEOLOGY OF BRAZILIAN GOTH SUBCULTURE AND ITS TRANSFORMATIONS. 2019. (Seminário).
    24. I SEMINAR BRAZIL AND GERMANY OF SOCIAL INNOVATION - Challenges in Europe and Latin America. 2019. (Seminário).
    25. Kick Off Meeting RISE SMA 2020.Presentation of UNISINOS Team. 2019. (Encontro).
    26. V Colóquio Regional Sul de Arte Sequencial.The Zueira Never Ends! Como estamos estudando memes no Brasil?. 2019. (Outra).
    27. VI Colóquio Fantástico Brasileiro Fantasia em Tempos de Resistência.Caçando o boitata: caminhos para um mapeamento de leitores de Fantasismo. 2019. (Outra).
    28. XII Simpósio Nacional da ABCiber. Devires da Cibercultura políticas e práticas.Cultura Pop ou Cultura Digital? Provocações acerca do contexto cultural contemporâneo no Brasil. 2019. (Simpósio).
    29. XXVIII Encontro Nacional da COMPÓS. Coordenação do GT Estudos de Som e Música. 2019. (Congresso).
    30. 10o. Seminário Teorias da Comunicação. Memes, Política e Cultura.Não esta sendo facil. Por onde começar a pesquisa em cultura pop sem fazer a Katia Cega. Dimensões Metodológicas. 2018. (Seminário).
    31. 1a Jornada de Estudos sobre Cultura Pop."Não está sendo fácil?: dimensões do pensamento comunicacional brasileiro sobre cultura pop. 2018. (Simpósio).
    32. 27o Encontro Nacional da COMPOS.Vice-Coordenação do GT Estudos de Som e Música. 2018. (Encontro).
    33. Conexão Pesquisa 2018.Mediação do Painel Múltiplos Olhares sobre as Redes Sociais. 2018. (Outra).
    34. KISMIF Conference 2018.. Children of the dark in a tropical country. Rediscussing the brazilian goth subculture in the 2010s.. 2018. (Congresso).
    35. Zoom China. 2018. (Outra).
    36. 26o Encontro Nacional da COMPOS.GT Estudos de Som e Música. 2017. (Encontro).
    37. 40o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM. 15 anos do GP Cibercultura. 2017. (Congresso).
    38. Fantástico Brasileiro: Produção Literária e Mercado Editorial.Literatura Fantástica e Cultura Brasileira. 2017. (Encontro).
    39. FSN 2017 Fan Studies Network Conference. Fans, objects and book identities: understanding romance novel fans in the South of Brazil. 2017. (Congresso).
    40. III Colóquio Fantástico Brasileiro.Estudos de Fãs na Cultura Pop: Conexões entre estudos de mídias e franquias literárias fantásticas no contexto das indústrias criativas. 2017. (Outra).
    41. CELL Research Seminar Series.Subcultures, Representation and Humour in Social Network Sites: How goth subculture is reinventing itself. 2016. (Seminário).
    42. City to City: Urban Crossroads in the Music of Africa, Brazil and Portugal.Rock and electronic music scenes in Porto Alegre. 2016. (Simpósio).
    43. Fan Studies Network Conference 2016. Fan activism: concepts, resistances and practices in Brazilian Digital Culture. 2016. (Congresso).
    44. I CIDI -Congresso Internacional de Diálogos Interdisciplinares: Cultura, Comunicação e Diversidade no Contexto Contemporâneo. Porto Alegre Pós-Industrial: Vila Flores, Galeria Hipotética e a Revitalização do 4o Distrito. 2016. (Congresso).
    45. KISMIF DYI Cultures, Spaces and Places.Riot Grrrl movement in Brazil: differences and continuities of the original subculture. 2016. (Simpósio).
    46. POPFILIA: Fan Studies Edition 2016.Tendências e panorama dos estudos de fãs. 2016. (Outra).
    47. Simpósio Afetos, Emoções e Sentimentos.Afetos na era digital. 2016. (Simpósio).
    48. XXV Encontro Nacional da Compós.O Queen, A Queen: Controvérsias sobre gêneros e performances. 2016. (Encontro).
    49. Ada Lovelace Symposium. 2015. (Simpósio).
    50. Doing Social Research in the Real World.Digital Practices and Formats as cultural resistance in Brazilian Youth fandoms and subcultures in Social Network Sites. 2015. (Simpósio).
    51. IV COMÚSICA - IV Congresso de Comunicação e Música. Dissenso, modismos e bairrismos na cena eletrônica de Porto Alegre: primeiras investigações a partir de um grupo focal. 2015. (Congresso).
    52. Salford International Media Festival.?No clubbing anymore?: The Revival of the Alternative Electronic Scene in Porto Alegre. 2015. (Seminário).
    53. Simposio Internacional A Vida Secreta dos Objetos II: Ecologias da Mídia.Mesa 3 ? Corpos, Imagens e Subjetividades na Ecologia Midiática. 2015. (Simpósio).
    54. Sociology Department Research Afternoon: Innovating Methods. 2015. (Seminário).
    55. Texts and Contexts: The Cultural Legacies of Ada Lovelace. 2015. (Oficina).
    56. XXIV Congresso da COMPOS. 'What's Going On' é o 'Sgt. Pepper's' da soul music?: Autonomia, Cânone e Valor numa Lista de Melhores Álbuns da Música Pop. 2015. (Congresso).
    57. XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Subculturas, re(a)presentação e autoironia em sites de rede social: o caso da fanpage ?Gótica Desanimada? no Facebook. 2015. (Congresso).
    58. VII ENEC - Encontro Nacional de Estudos do Consumo.Performances mediadas dos consumidores-personagens-fãs-webcelebridades: Romagaga e as estratégias de visibilidade no YouTube. 2014. (Encontro).
    59. VIII Simpósio Nacional da ABCiber.Visibilidade e reputação nos sites de redes sociais. A influência dos dados quantitativos na construção da popularidade a partir da percepção dos usuários. 2014. (Simpósio).
    60. V Seminário de Inovação em Governo Eletrônico.Jovens e cultura digital. 2014. (Seminário).
    61. XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. GP Cibercultura. 2014. (Congresso).
    62. 14th Annual Conference of the Association of Internet Researchers IR14. User resistance and repurposing: a look at the iOS ?jailbreaking? scene in Brazil. 2013. (Congresso).
    63. III Co Música - Encontro Nacional dos Pesquisadores de Comunicação e Música.50 Tons de Synth: Devoções, temporalidades e performance nas vinculações ao subgênero Synthpop. 2013. (Encontro).
    64. III SIMSOCIALSimpósio em Tecnologias Digitais e Sociabilidade.Reflexões sobre o determinismo tecnológico, performances interacionais e expressões midiáticas atuais. 2013. (Simpósio).
    65. II Seminário Internacional Gênero, Sexualidade e Mídia: Desafios Éticos e Metodológicos do Presente.Colorindo os sites de redes sociais. Por uma abordagem queer na cibercultura. 2013. (Seminário).
    66. I Jornada de Estudos de Adaptação.Adaptações transmidiáticas e multiplataforma. 2013. (Outra).
    67. SIMC Seminário de Interação Mediada por Computador.Interações no entretenimento digital. 2013. (Seminário).
    68. XIII Reunião do CCD e Diretoria da ABCIBER.Reuniao. 2013. (Outra).
    69. XII Semana Acadêmica do Curso de Comunicação Social.Colaboração, ativismo e participação: alternativas para comunicação. 2013. (Outra).
    70. XII Seminário Internacional de Comunicação.Marli: A noite é uma vaca preta no surrealismo trash. 2013. (Seminário).
    71. XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. ?I´m Watching!?: Consumo cultural e experiências de vinculações audiovisuais a partir do aplicativo Get Glu. 2013. (Congresso).
    72. 2o. Encontro de Ubiquidade Tecnológica.Performance de gosto nos sites de redes sociais. 2012. (Encontro).
    73. A nova cultura da música.Reconfiguração das práticas de consumo e fruição da música. 2012. (Outra).
    74. Aula aberta PPGCOM USP.Cultura dos Fãs. 2012. (Outra).
    75. Aula aberta PPGCOM USP.Sociabilidade em Rede. 2012. (Outra).
    76. Aula Inaugural da Especialização em Cultura Digital e Redes Sociais UNISINOS.Reconfigurações no consumo musical no contexto das redes sociais. 2012. (Outra).
    77. Digitalia - Congresso e Festival Internacional de Música e Cultura Digital. O estatuto da performance musical nos dispositivos e plataformas tecnológicas. 2012. (Congresso).
    78. II SIMSOCIAL - Simpósio em Tecnologias Digitais e Sociabilidade.Metodologias de Pesquisa para Internet. 2012. (Simpósio).
    79. Internet Research 13 Technologies. Fandoms, Trending Topics and Social Capital in Twitter. 2012. (Congresso).
    80. IV MUSICOM - Encontro dos Pesquisadores de Música e Comunicação.?Desfrute do abuso? Imaginário e gêneros na cena industrial. 2012. (Encontro).
    81. VI Simposio Nacional da ABCiber - Associação Brasileira dos Pesquisadores em Cibercultura.Performance e estética steampunk: retrofuturismo, nostalgia e lowtech. 2012. (Simpósio).
    82. XXI Encontro Nacional da Compós.?ESSES ROQUERO NÃO CURTE?: performance de gosto e fãs de música no Unidos Contra o Rock do Facebook. 2012. (Encontro).
    83. XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Mapeamento Temático da História da Cibercultura no Brasil. 2012. (Congresso).
    84. You Pix Festival.Memes como micronarrativas da cultura pop. 2012. (Outra).
    85. Aula Aberta do PPG em Comunicação da UFPB.Métodos de Pesquisa para Internet. 2011. (Outra).
    86. Aula Inaugural do Curso de Pós-Graduação em Gestão da Comunicação Digital em Ambientes Corporativos.Práticas culturais de engajamento dos fãs através das mídias sociais: mobilização, curadoria e memória. 2011. (Outra).
    87. I Congresso Internacional em Comunicação e Consumo. Customização, Viralização e disputas nas performances e práticas de consumo subcultural nos Sites de Redes Sociais. 2011. (Congresso).
    88. I Encontro Regional de Jornalismo Digital.Complexidade, Transdisciplinariedade e Perfil do Jornalista Digital. 2011. (Encontro).
    89. II Co Música - Encontro Nacional dos Pesquisadores em Comunicação e Música.Atualização da crítica musical em tempos de Internet e o revival dos anos 90. 2011. (Encontro).
    90. III MUSICOM - Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Música Popular.S2, S2 Happy Rock Gaúcho: Performances afetivas nas estratégias de engajamento dos fãs e artistas através das mídias sociais. 2011. (Encontro).
    91. III Seminário de Ciberjornalismo.Curadoria de informações na web. Contribuições para o ciberjornalismo. 2011. (Seminário).
    92. IV Gamepad - Seminário de Games, Comunicação e Tecnologia.Grupo de Trabalho Cultura Pop. 2011. (Seminário).
    93. V Simposio ABCiber 2011.?Não creio em bruxas, mas que elas escutam house, ah escutam...?. Ruídos, magia negra e tecnologia digital no subgênero eletrônico witch house. 2011. (Simpósio).
    94. XX Encontro Anual da Compos. 2011. (Encontro).
    95. XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Pesquisa em Cibercultura: análise da produção científica brasileira na Intercom. 2011. (Congresso).
    96. XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Mesa Redonda Perspectivas para o desenvolvimento dos Estudos de Música e de Som no campo da Comunicação. 2011. (Congresso).
    97. 2a. Semana Acadêmica da Comunicação FABICO.Práticas de Fansourcing: Estratégias de mobilização e curadoria musical. 2010. (Outra).
    98. 9o. CIPCOM - Ciclo de Palestras da Comunicação.Fansourcing: Estratégias de mobilização e curadoria musical. 2010. (Outra).
    99. Aula Aberta 2010 do Curso de Comunicação Digital.Ecologia da Convergência. 2010. (Outra).
    100. III Libercom - Mesa 5 - Games, Entretenimento e Ciberespac?o. ?Qualquer um pode tocar guitarra? ou ?Ataque de DJ?: A performance nas representações do rock e da música eletrônica nos games musicais Guitar Hero e DJ Hero. 2010. (Congresso).
    101. II MUSICOM.Práticas de fansourcing: estratégias de mobilização e curadoria. 2010. (Encontro).
    102. Invisibilidades III.Performance e estética steampunk. 2010. (Encontro).
    103. Seminário Internacional Rumos da Cultura da Música: Negócios, estéticas, linguagens, audibilidades.Práticas de fansourcing: estratégias de curadora e mobilização. 2010. (Seminário).
    104. VI Reunião do Conselho Consultivo Deliberativo da Abciber.Reunião CCD. 2010. (Outra).
    105. XI Intercom Sul. comunicação, cultura e juventude. DT Comunicação Multimídia. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (39)
    1. GROHMANN, R. ; AMARAL, A. R. ; AQUINO, M.C. ; GOVARI, C. ; RODRIGUES, A. ; MATOS, E. ; MACHADO, T. ; SILVESTRIN, A. ; FERRI, G. ; LIMA, C. ; FRANKENBERGER, S.. Histories of AI: Imaginaries and Materialities. 2021. Congresso
    2. AMARAL, A. R.. Live Empreendedorismo e marcas alternativas no Brasil. 2021. (Outro).. . 0.
    3. AMARAL, A. R.. Curadoria do eixo Pensamento Criativo e Redes de Cocriação Festival POA 2020. 2020. (Festival).. . 0.
    4. CONTER, M. ; SA, S. M. A. P. ; QUEIROZ, T. ; HERSCHMANN, M. ; AMARAL, A. R. ; FERNANDES, C. S. M. ; SOARES, T. ; MARRA, P. ; TROTTA, F.. Seminário Online Som e Música em Tempos de Pandemia. 2020. Outro
    5. AMARAL, A. R.; RECUERO, Raquel ; FRAGOSO, S. ; HENN, R.. 2nd AoIR Flashpoint Symposium. Digital Transformations: Polarization, media manipulation and resistance. 2020. Congresso
    6. SOARES, T. ; JANOTTI JR., J. ; SA, S. M. A. P. ; AMARAL, A. R.. Territórios Afetivos da Imagem e do Som. 2020. Congresso
    7. AMARAL, A. R.. Aula Aberta Moda e Cultura Plus Size com Flavia Durante. 2020. (Outro).. . 0.
    8. GROHMANN, R. ; AMARAL, A. R.. Live The Promise and Precarity of Visibility in Social Media Work com Brooke Erin Duffy. 2020. Outro
    9. AMARAL, A. R.; BECKO, L. ; MIRANDA, T. ; NUNES, B. S.. II Simpósio CULTPOP - Cultura Pop, Comunicação e Tecnologias. 2020. Congresso
    10. AMARAL, A. R.; ZUIN, L. ; MENDES, A.. Live Design Fiction um caminho para a exponencialidade. 2020. Outro
    11. AMARAL, A. R.; PINTO, E. ; IUCHNO, R. ; BITTENCOURT, L. ; SCHUCK, G.. SDDS 2000 Nostalgia e tendências de consumo da música na última década. 2019. Outro
    12. AMARAL, A. R.; CARLOS, G. ; GROHMANN, R. ; VIEIRA, E. ; NUNES, C.G. ; BECKO, L. ; PAZ, H. ; ESTIVALET, F. V. ; MELLO, K.. I Simpósio Cultpop - Cultura Pop, Comunicação e Tecnologias. 2019. Congresso
    13. AMARAL, A. R.; CASTANHEIRA, J.C. ; CONTER, M.. Colóquio Poderes do Som. 2019. Outro
    14. AMARAL, A. R.; MARTINO, L.. Palestra "Pesquisar Memes: Challenge Accepted para evitar uma poker face" com Luis Mauro Sá Martino. 2018. Outro
    15. AMARAL, A. R.; NUNES, C.G. ; CONTER, M. ; SARTORI, P. ; HENN, R. ; SOUZA, R. ; GELAIN, G.. V CoMúsica - Congresso Nacional de Comunicação e Música. 2017. Congresso
    16. VIEIRA, E. ; CARLOS, G. ; BECKO, L. ; AMARAL, A. R.. Encontro 15 Anos de Estudos de Fãs no Brasil. 2017. Outro
    17. AMARAL, A. R.; GODDARD, M. ; FISCHER, G. D. ; SILVEIRA, F. L. ; CONTER, M. ; BONFIM, I. ; SARTORI, P. ; NUNES, C.G. ; GELAIN, G. ; DIAS, H. ; BORGMANN, J.. Simpósio Mapeando Cenas da Música Pop: Cidades, Mediações, Arquivos. 2016. Congresso
    18. AMARAL, A. R.; HENN, R. ; MONTARDO, S.P ; SARTORI, P. ; TASSINARI, L.. I Encontro Regional de Grupos de Pesquisa em Comunicação e Tecnologias. 2015. Outro
    19. AMARAL, A. R.. XXII Mostra UNISINOS de Iniciação Científica e Tecnológica. 2015. (Outro).. . 0.
    20. PEREIRA, V. ; REGIS, F. ; AMARAL, A. R. ; MONTARDO, S.P ; FELINTO, Erick ; CASTRO, Gisela. VIII Simpósio Nacional da ABCiber. 2014. Congresso
    21. AMARAL, A. R.; HENN, R.. Aula Inaugural Pós em Cultura Digital e Redes Sociais. 2013. Outro
    22. AMARAL, A. R.. Aula Aberta so PPG: (An)arqueologia da mídia como método crítico. 2013. (Outro).. . 0.
    23. AMARAL, A. R.; FISCHER, G. D.. Palestra The dark side of digital media com Richard Grusin. 2013. Outro
    24. AMARAL, A. R.; SILVEIRA, S.. Mesa "TCCs sobre Twitter e Redes Sociais". 2012. Outro
    25. AMARAL, A. R.. Palestra Jornalismo Online no Brasil e na Alemanha. 2012. (Outro).. . 0.
    26. AMARAL, A. R.; BANDEIRA, A. P.. Painel Consumo de Seriados na Cultura Digital. 2012. Outro
    27. AMARAL, A. R.; HENN, R.. Palestra Conversação em Rede com Raquel Recuero. 2012. Outro
    28. AMARAL, A. R.. I Encontro Regional de Jornalismo Digital. 2011. (Outro).. . 0.
    29. AMARAL, A. R.. Palestra Jornalismo em Redes Sociais com Gabriela Zago. 2011. (Outro).. . 0.
    30. AMARAL, A. R.. Palestra Fandom de Lost e Experiência Transmídia com Ana Paula Bandeira. 2011. (Outro).. . 0.
    31. AMARAL, A. R.; SILVEIRA, F. L.. Mesa Música, performance e cultura pop: versões e inversões. 2011. Outro
    32. AMARAL, A. R.. II Encontro Regional de Jornalismo Digital. 2011. (Outro).. . 0.
    33. AMARAL, A. R.. Palestra ?Rotinas Produtivas no Jornalismo Online? com a jornalista Bruna Riboldi. 2011. (Outro).. . 0.
    34. AMARAL, A. R.; PARADA, A.. Palestra Monitoramento de Marcas e Conversações em Mídias Sociais de Danila Dourado. 2011. Outro
    35. AMARAL, A. R.. Palestra ?História da Internet e das Mídias Digitais? com Rebeca Rebs. 2011. (Outro).. . 0.
    36. AMARAL, A. R.; SILVEIRA, F. L.. Aula Aberta do PPG ?Cultura Pop? com Thiago Soares. 2011. Outro
    37. AMARAL, A. R.; COGO, D. ; HENN, R.. Painel ?Experiências em Mídias e estudos de gênero?. 2011. Outro
    38. AMARAL, A. R.. Palestra com Maria Clara Aquino sobre Planejamento Web em tempos de convergência. 2009. (Outro).. . 0.
    39. AMARAL, A. R.. Festa de Encerramento do XVI Encontro Anual da Compós 2007 16/06/2007. 2007. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:47