Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Kamila Lockmann

Doutora (2013) e Mestre (2010) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Pedagogia com Habilitação em Supervisão e Administração Escolar (Licenciatura Plena) pela Universidade FEEVALE (2006). Professora Adjunta III do Instituto de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) da Universidade Federal do Rio Grande. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e In/exclusão (GEIX/FURG/CNPq) e é pesquisadora integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI/UNISINOS/CNPq) e do Grupo de Pesquisa sobre Educação e Disciplinamento (GPED/UFRGS/CNPq). Integra também a Red de Investigación en Educación y Pensamiento Contemporáneo (RIEPCO), uma rede que reúne pesquisadores latino-americanos do Brasil, Colômbia, México, Argentina e Uruguai. É editora associada da Revista Brasileira de Educação Especial - RBEE, desde 2019. Integra o GT 13 da ANPED como ad hoc e o Eixo 10 da ANPEDSUL, no qual é membro do comitê científico (2017-2021). Atuou como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/FURG) - Gestão 2017-2018. Foi professora na Educação Básica e Supervisora Escolar na Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo. Tem experiência na área de Educação trabalhando principalmente com os seguintes temas: inclusão escolar e social, currículo, avaliações em larga escala, docência e formação de professores. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/9797494669583165 (28/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Educação - IE. Avenida Itália, Km 8 Carreiros 96203900 - Rio Grande, RS - Brasil Telefone: (53) 32336500 URL da Homepage: https://www.furg.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2019-Atual. O que os professores estao fazendo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? Efeitos da BNCC no curriculo em um projeto de enfrentamento da distorcao idade- serie na rede estadual do Rio Grande do Sul (RS)
      Descrição: A pesquisa proposta tem como objetivo analisar os efeitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no currículo praticado pelos professores em um projeto de enfrentamento da distorção idade-série na rede estadual do Rio Grande do Sul. Considerando a recente homologação do documento pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), em dezembro de 2017, e o início dos estudos sobre a BNCC nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul que integram o referido projeto, justifica-se a presente investigação como forma de acompanhar as potencialidades, limites e tensões nos currículos escolares nos próximos três anos, período inicialmente proposto pelo CNE para implementação da BNCC para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Esta proposta deriva de investigações anteriores que apontaram a escassez de estudos nos Anos Finais do Ensino Fundamental e a necessidade de construir currículos específicos para estudantes de 15 a 17 anos que permanecem nesse nível de ensino, de modo que possam prosseguir no fluxo de escolarização. Diante disso, propõe-se como questão de pesquisa: que efeitos a BNCC está provocando no currículo praticado pelos professores em um projeto de enfrentamento da distorção idade-série na rede estadual de Ensino Fundamental do Rio Grande do Sul? A investigação inscreve-se na perspectiva teórico-metodológica pós-estruturalista e utilizará a governamentalidade como grade de inteligibilidade para analisar os efeitos da política curricular nacional atual no currículo praticado na escola. A noção de problematização, conforme estudada por Michel Foucault, que busca compreender como determinados objetos entram no jogo do verdadeiro (e do falso) em um tempo histórico, será a ferramenta conceitual para análise do material empírico. Este, coletado e produzido sob os cuidados da ética na pesquisa, compõe-se de: documentos escolares, registros em diários de campo, entrevistas e grupos de discussão. Como resultados principais desta investigação, pretende-se: a) qualificar os processos de produção de currículos pelos professores da Educação Básica, contemplando conhecimentos e saberes contextualizados e críticos para a constituição do sujeito-aluno contemporâneo; b) colocar à disposição da Universidade e da Secretaria Estadual de Educação formas de produzir políticas curriculares locais realizadas pelos professores para jovens de 15 a 17 anos, com o intuito de contribuir com políticas educacionais voltadas aos Anos Finais do Ensino Fundamental e com a formação docente nos cursos de Graduação; e c) visibilizar as potencialidades e as fragilidades da atual política curricular nacional normativa, apontando aspectos necessários para garantir o direito de aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes em suas heterogeneidades, sem desvalorizar o trabalho docente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Kamila Lockmann - Integrante / Clarice salete Traversini - Coordenador / Eli Teresinha Henn Fabris - Integrante / Darlize Mello - Integrante / Ligia Beatriz Goulart - Integrante / Esther Luna Gonzalez - Integrante / Rosane Nunes Garcia - Integrante / Eliezer Bernart - Integrante / Rodrigo Castro Orellana - Integrante / Bianca Thoilliez - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Kamila Lockmann.
    2. 2019-Atual. A inclusao escolar e os processos de individualizacao: problematizacoes e reflexoes sobre as praticas pedagogicas
      Descrição: Nas últimas pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e In/exclusão (GEIX/CNPq), evidenciamos alguns movimentos importantes que vem sendo produzidos, no Brasil, por meio das políticas e práticas inclusivas. Um desses movimentos refere-se ao amplo e crescente processo de individualização contemporâneo que vem pautando as propostas inclusivas, em especial, por meio de discursos de respeito à diferença e de propostas que promovam a flexibilização e adaptação curricular às necessidade e particularidades dos indivíduos e aos seus diferentes ritmos de aprendizagem. Tais processos de diferenciação pedagógica são tomados como verdades inquestionáveis que sustentam a inclusão como imperativo de nosso tempo. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo analisar os efeitos que os processos de individualização, em especial aqueles advindos do campo da inclusão escolar, têm produzidos na escola contemporânea e identificar possíveis movimentos de contraconduta a essa lógica pautada por princípios neoliberais. Para isso, propõem-se analisar alguns documentos oficiais que legislam sobre a política inclusiva no Brasil e perceber as recorrências ou dispersões discursivas ali presentes. Num segundo momento, propõem-se ainda, realizar entrevistas com diretores e professores de algumas escolas municipais do Rio Grande do Sul com o intuito de perceber as estratégias pedagógicas que são desenvolvidas para atender aos alunos incluídos. Tem-se a intenção de perceber se tais processos de diferenciação pedagógica se fazem presentes nas escolas e que efeitos vem produzindo sobre os sujeitos alvo das políticas inclusivas. Tal problematização justifica-se pela necessidade de compreender tais processos para além de seus ares benevolentes ou reconhecedores da outridade dos sujeitos. Se por um lado os processos de individualização podem considerar as particularidades individuais dos sujeitos e afastarem-se dos mecanismos normalizadores que apagam a diferença, por outro lado, eles carregam a perversidade neoliberal da responsabilização do sujeito individual, da ênfase na concorrência e, sobretudo, da perda do princípio político do comum. Assim, os dados produzidos nessa investigação serão discutidos a partir de um quadro teórico pós-estruturalista que reúne alguns conceitos-ferramentas foucaultianos, tais como governamentalidade e contraconduta, além da contribuição de autores contemporâneos que discutem os processos de individualização e o princípio político do comum (DARDOT e LAVAL, 2017; SENNET, 2013; BIESTA, 2013). Diante desse quadro teórico-metodológico pretende-se produzir as seguintes contribuições para o campo da educação: a) construir conhecimento sobre as práticas pedagógicas inclusivas desenvolvidas nas escolas percebendo os efeitos produzidos pelos processos de individualização e/ou os movimentos de contracontuda ali presentes; b) refletir sobre o lugar que os alunos incluídos ocupam no interior das escolas e repensar as práticas de in/exclusão que podem estar sendo produzidas, em especial, pelos processos de individualização e diferenciação pedagógica promovidas pelas escolas; c) qualificar os processos de formação de professores na Graduação e Pós-Graduação, assim como nos espaços de formação continuada dos professores em exercício no que se refere à abordagem da temática da inclusão e das práticas pedagógicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Kamila Lockmann - Coordenador / Clarice salete Traversini - Integrante / Maura Corcini Lopes - Integrante / Letícia Farias Caetano - Integrante / Alfredo Veiga-Neto - Integrante / Rejane Ramos Klein - Integrante / Rochele Santaiana - Integrante / Camila Bottero Corrêa - Integrante / Priscila Oleto de Oliveira - Integrante / Guilherme Botelho Chagas - Integrante / Dora Lilia Marín-Díaz - Integrante / David Rubio Gavira - Integrante / Daniela Medeiros de Azevedo Prates - Integrante / Andréa Maria Matias - Integrante / Gabriela de Oliveira Santos - Integrante / Nadine Silva dos Santos - Integrante / Cilene de Oliveira Ortiz - Integrante / Carlos Ernesto Noguera-Ramirez - Integrante / Viviane de Castro da Silva Louro - Integrante / Any Caroliny de Abreu Ramos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 20
      Membro: Kamila Lockmann.
    3. 2019-Atual. Inclusao, Saberes e Ciclos Formativo Pedagogico Pro-Aprendizagem na Escola
      Descrição: Tendo como base as conclusões obtidas na pesquisa ?Saberes docentes e aprendizagem na matriz de experiência inclusiva?, o presente projeto de investigação propõe-se a avançar na compreensão das práticas pedagógicas voltadas para a promoção da aprendizagem dos escolares com deficiência matriculados na escola comum. Considerando-se que as políticas de inclusão estão em circulação nas escolas brasileiras desde 2002 e que, nos últimos 16 anos, no Brasil, houve grandes investimentos na educação continuada de docentes para que fossem capazes de incluir alunos com deficiência na escola comum, pergunta-se: como se forma o repertório pedagógico dos docentes que atuam nas escolas com alunos com deficiência incluídos na sala de aula comum e o que o constitui? Seria possível perceber ciclos formativos pedagógicos nos comportamentos dos docentes em relação às práticas metodológicas para o ensino e a aprendizagem de alunos com deficiência incluídos na sala de aula comum? Para buscar respostas aos questionamentos centrais, propõem-se dois procedimentos metodológicos: acompanhamento e registro sistemático (observações) de práticas pedagógicas docentes com alunos com deficiência incluídos na sala de aula comum e pesquisa em arquivos escolares de registros de práticas pedagógicas com alunos com deficiência integrados ou incluídos na sala de aula comum, no período de 1990 a 2017. O período justifica-se pela transição educacional das políticas educacionais de integração para as políticas de inclusão. A pesquisa parte de duas hipóteses: a de que as práticas voltadas para a aprendizagem de todos na escola já eram passíveis de serem observadas antes da entrada dos discursos da inclusão na escola e a de que é possível observar práticas pedagógicas recorrentes conformando um ciclo formativo para o desenvolvimento da aprendizagem de todos na escola. Com a pesquisa, busca-se atingir a meta de contribuir com o enriquecimento dos currículos dos cursos de formação de docentes para atuarem na escola inclusiva e, ao conhecerem-se ciclos de ações pedagógicas, construir um jogo digital que auxilie o desenvolvimento da aprendizagem dos escolares, com ou sem diagnóstico de deficiência... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Kamila Lockmann - Integrante / Maura Corcini Lopes - Coordenador / Morgana Domênica Hattge - Integrante / Alfredo Veiga-Neto - Integrante / Eliana da Costa Pereira de Menezes - Integrante / Pedro Henrique Witchs - Integrante / Dora Lilia Marín-Díaz - Integrante / Graciele Marjana Kraemer - Integrante / Patrícia Graff - Integrante.
      Membro: Kamila Lockmann.
    4. 2017-Atual. Educacao Integral, Tempo Integral e Praticas Intersetoriais: novos dispositivos na escola contemporanea
      Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar os discursos produzidos nas escolas sobre Educação Integral e Tempo Integral. A pesquisa justifica-se pela necessidade de discutir sobre a expansão da jornada ampliada que foi fomentada por meio do programa federal Mais Educação, que por sua vez evidenciou os usos do tempo dos alunos nas escolas e as práticas que podem ser desenvolvidas em uma perspectiva de formação integral. Ressalta-se que o Programa Mais Educação criado por meio de uma Portaria Interministerial em 2007 funcionou como um dispositivo potencializador do debate deste tema no cenário educacional brasileiro e que pode ter gerado efeitos na constituição de um discurso pedagógico sobre o que é Educação Integral. Atualmente face a introdução da nomenclatura Tempo Integral face a nova estruturação do Ensino Médio, adiciona novas discussões e debates sobre a temática. A partir do referencial pós-estruturalista e das teorizações de Michel Foucault, pretende-se refinar e aproveitar as conceituações de governamentalidade e dispositivo, dando sustentação teórica a pesquisa. A investigação irá se orientar a partir da seguinte questão: Quais discursos estão sendo sancionados e dinamizados pelos professores e gestores quanto a Educação e Tempo Integral, e que práticas intersetoriais são balizadas neste discursos? Para tentar responder tal questionamento à pesquisa irá se desdobrar em três objetivos específicos: a) analisar quais entendimentos sobre Educação Integral, Tempo Integral e Jornada Ampliada estão sendo subjetivados pelos docentes e gestores; b) reconhecer nos discursos docentes e de gestores, como a Educação Integral pode gerar efeitos na educação dos alunos; e c) reconhecer se práticas intersetoriais de áreas como saúde, esporte, cultura, assistência social entre outras são compreendidas como sustentação de um trabalho com Educação Integral. Metodologicamente o trabalho irá se organizar da seguinte forma: Primeira etapa: uma análise documental, das principais legislações e documentos sobre o tema, segunda etapa construção dos questionários e entrevistas e terceira etapa analise dos dados recolhidos utilizando como ferramentas analíticas e conceituais a governamentalidade e o dispositivo tal qual forma cunhadas por Michel Foucault. Com os resultados da pesquisa pretende-se desenvolver: a) elementos para refletir sobre como os discursos subjetivados pelos docentes e gestores podem gerar efeitos na constituição de um discurso sobre Educação Integral, tempo e jornada e como eles podem produzir efeitos na educação contemporânea; b) qualificação nos processos de formação de professores no que se refere a abordagem das temáticas elencadas; c) possibilitar pensar sobre que outras práticas, do campo intersetorial podem contribuir na constituição de uma Educação Integral; d) continuar com uma parceria intersetorial e regional entre universidades de cidades diferentes, com instituições públicas e privadas. Palavras Chave: Educação Integral. Tempo Integral. Práticas Intersetoriais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Kamila Lockmann - Integrante / Rochele Santaiana - Coordenador / Daniela Medeiros de Azevedo Prates - Integrante / viviane Camozzato - Integrante.
      Membro: Kamila Lockmann.
    5. 2016-2019. CURRICULO PRATICADO NA ESCOLA CONTEMPORANEA: IMPACTOS DAS AVALIACOES EM LARGA ESCALA E DOS PROCESSOS DE IN/EXCLUSAO ESCOLAR
      Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a relação entre as políticas curriculares oficiais e o currículo praticado nas escolas públicas de Educação Básica no Rio Grande do Sul, problematizando os impactos das avaliações em larga escala e dos processos de in/exclusão escolar. A investigação justifica-se pela expansão das avaliações em larga escala, adotadas por estados e municípios (BAUER, et al, 2015) nas últimas décadas, e por estarmos vivendo um período de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com perspectiva de implementação nas escolas. O estudo está inscrito no campo de Estudos de Currículo e opera com a noção de currículo praticado (OLIVEIRA, 2003), em articulação com os estudos de Michel Foucault, com as noções de governamentalidade e de biopolítica. Vinculada ao Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO-FACED-UFRGS), a pesquisa é orientada pela seguinte questão: de que modo as políticas curriculares oficiais estão sendo operacionalizadas no currículo praticado das escolas públicas de Educação Básica no Rio Grande do Sul e quais os impactos das avaliações em larga escala e dos processos de in/exclusão escolar nesses currículos? Para desenvolver a questão, propõem-se os seguintes objetivos específicos: a) aprofundar o conceito de governamentalidade, de biopolítica e de currículo praticado, dentre outros, como operadores analíticos para compreender as políticas curriculares e as avaliações em larga escala nestes tempos de in/exclusão escolar; b) compreender como as escolas de Educação Básica da rede municipal e estadual de Porto Alegre e Rio Grande (RS) discutem as informações divulgadas sobre avaliações em larga escala com a comunidade escolar, identificando necessidades de formação docente para discutir as tensões e os impactos dos índices; c) desenvolver estratégias teórico-metodológicas, junto com professores das escolas participantes da pesquisa, para análise dos currículos oficiais (Base Nacional Comum Curricular, neste momento ainda em elaboração; descritores das avaliações em larga escala, documentos contendo os currículos oficiais das redes estadual e municipais), a fim de discutir e selecionar conhecimentos para compor o currículo praticado nas escolas. A metodologia envolverá ações investigativas, tais como: estudos dos documentos oficiais das políticas curriculares e de outros registros escolares de currículo, reuniões com professores, entrevistas e/ou grupos focais com professores e alunos, aulas-conversas (MELO, 2016) e observações nas escolas. Com os resultados da pesquisa, pretende-se obter: a) qualificação da formação continuada de professores e inicial na Graduação e na Pós-Graduação; b) instrumentos para análise de políticas curriculares oficiais elaborados pelos professores das escolas em conjunto com os professores da universidade participantes do grupo de pesquisa; c) produção de artigos científicos sobre o tema da pesquisa, no formato de popularização da ciência para a comunidade escolar; e d) qualificação dos processos de produção de currículos pelos professores da Educação Básica, contemplando conhecimentos e saberes contextualizados e críticos para a constituição do sujeito-aluno contemporâneo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Kamila Lockmann - Integrante / Clarice salete Traversini - Coordenador / Eli Teresinha Henn Fabris - Integrante / Darlize Mello - Integrante / Renata Sperrhake - Integrante / Delci Heinle Klein - Integrante / Maria Luiza Merino de Freitas Xavier - Integrante. Número de produções C, T & A: 25
      Membro: Kamila Lockmann.
    6. 2015-2019. Saberes docentes e aprendizagem na matriz de experiencia inclusiva
      Descrição: O presente projeto de pesquisa é um desdobramento da investigação desenvolvida pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI/CNPq). A partir de narrativas produzidas por docentes que possibilitam perceber processos de subjetivação que naturalizam práticas de inclusão escolares, percebeu-se que pouco se sabe sobre os saberes escolares que permitem aos docentes criarem e inovarem nas formas de trabalhar com todos na escola. Muitos são os investimentos sobre os conhecimentos legitimados pela academia e pouco são os investimentos e os registros dos saberes que circulam nas escolas, constituintes do cotidiano das práticas escolares. Também poucos são os registros no campo da educação escolar sobre as práticas de aprendizagem mobilizadas nas relações de uns com os outros. Diante de tal constatação e diante da necessidade de conhecermos, desde o campo da educação, os entendimentos que circulam sobre aprendizagem, propomos a presente pesquisa que tem como problema central de investigação: de que modo os saberes docentes, engendrados no cotidiano escolar e no trabalho com as diferenças na escola, constituem o conceito de aprendizagem? Além desse, quais são as condições de emergência e de procedência para os conceitos de aprendizagem que circulam nas escolas? Como objetivo geral propõe-se: conhecer e problematizar os saberes docentes mobilizados nas práticas escolares sobre, bem como conhecer as condições de possibilidade para os contornos atuais do conceito de aprendizagem no campo da educação e da pedagogia. Para tanto, a partir de uma perspectiva metodológica arquegenealógica e tomando as ferramentas do discurso e da subjetivação, analisar-se-á mais de uma centena de narrativas docentes, bem como se analisará a literatura sobre aprendizagem desde a perspectiva da educação, sistematizada principalmente no século XX, a partir das contribuições de John Dewey. Como meta a ser atingida com a pesquisa, pensa-se em produzir dados capazes de permitir uma conceituação sobre aprendizagem desde a perspectiva da educação, mas principalmente se pensa, ao destacar saberes docentes gerados nas práticas pedagógicas com distintos sujeitos, em contribuir para a qualificação dos processos de condução pedagógica e de aprendizagem gerados na escola para todos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Kamila Lockmann - Integrante / Maura Corcini Lopes - Coordenador / Morgana Domênica Hattge - Integrante / Eli Teresinha Henn Fabris - Integrante / Alfredo Veiga-Neto - Integrante / Eliana da Costa Pereira de Menezes - Integrante / Pedro Henrique Witchs - Integrante / Carine Loureiro - Integrante / Dora Lilia Marín-Díaz - Integrante.
      Membro: Kamila Lockmann.
    7. 2014-2018. A inclusao escolar e as avaliacoes em larga escala: tensoes e desafios no Ciclo de Alfabetizacao
      Descrição: A pesquisa analisa as articulações entre as avaliações em larga escala, especialmente por meio da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e a inclusão escolar de alunos inseridos no Ciclo de Alfabetização de algumas escolas públicas municipais do Rio Grande do Sul. A partir dos aportes teóricos de Michel Foucault, sobretudo os conceitos de governamentalidade e biopolítica, a investigação se orienta pela seguinte questão: Como os resultados estatísticos apresentados pela ANA vêm produzindo efeitos sobre o trabalho docente e sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas públicas do Rio Grande do Sul, em especial aquelas que atendem a alunos incluídos? A questão desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: a) aprofundar os conceitos de governamentalidade e biopolítica articulados aos usos da estatística na contemporaneidade para compreender o funcionamento das políticas de inclusão e avaliação desenvolvidas no Brasil nos últimos anos; b) compreender como são desenvolvidas as avaliações em Larga escala como a ANA desde a elaboração das provas, passando por sua aplicação e pela produção dos resultados estatísticos; c) investigar quais as práticas que orientam a aplicação dessas provas nas escolas públicas do Rio Grande do Sul e perceber como se dá a participação dos alunos incluídos nesses processos; d) analisar os efeitos que as avaliações em larga escala produzem sobre o trabalho docente e sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas para atender os alunos incluídos no Ciclo de Alfabetização. A metodologia será dividida da seguinte forma: Na primeira etapa será realizada uma análise documental sobre as leis e documentos que regulamentam a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), principalmente o documento básico publicado em julho de 2013. Além disso, compõem ainda esta primeira etapa a realização de um levantamento sobre os dados estatísticos produzidos a partir dos resultados da ANA (2014) que expressam o desempenho das escolas públicas municipais das sete diferentes cidades do Rio Grande do Sul participantes da pesquisa (Rio Grande, Pelotas, São Leopoldo, Porto Alegre, Lajeado, Alegrete e Bento Gonçalves). Em cada um desses municípios há uma Universidade que participa da investigação, assim como um pesquisador responsável. A segunda etapa definirá as escolas selecionadas em cada município para realização de entrevistas e aplicação de questionários com professores e diretores dessas instituições de ensino. Serão escolhidas duas escolas em cada município considerando os seguintes critérios: a) escolas que tenham maior número de alunos incluídos considerando os laudos médicos e o critério de vulnerabilidade social; b) dentre estas escolas, escolheremos as duas que apresentaram o melhor desempenho nos resultados da ANA-2014. Selecionadas as escolas, realizaremos entrevistas semiestruturadas com as diretoras de cada unidade de ensino e após aplicaremos questionários com os professores que trabalham no Ciclo de Alfabetização.. Com os resultados da pesquisa pretende-se desenvolver: a) elementos para refletir sobre a forma de expressão dos resultados nas avaliações em larga escala e suas relações com os sujeitos incluídos na escola; b) contribuição para as escolas de Educação Básica no que tange a utilização dos resultados dessas avaliações para o fazer docente; c) qualificação nos processos de formação de professores no que se refere a abordagem das temáticas avaliação e inclusão.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Kamila Lockmann - Coordenador / Madalena Klein - Integrante / Maura Corcini Lopes - Integrante / Morgana Domênica Hattge - Integrante / Eli Teresinha Henn Fabris - Integrante / Letícia Farias Caetano - Integrante / Alfredo Veiga-Neto - Integrante / Andrea Matias - Integrante / Gabriela Medeiros Nogueira - Integrante / Roséli Belmonte - Integrante / Rochele Santaiana - Integrante / Camila Bottero Corrêa - Integrante / Carine Loureiro - Integrante / Priscila Oleto de Oliveira - Integrante / Débora Duarte Freitas - Integrante / Emiliane Rodrigues Dominguez - Integrante / Rosimar Isidoro Machado - Integrante / Guilherme Botelho Chagas - Integrante / Gabriela Oliveira Santos - Integrante / Flávia Vanere Pedone e Silva Poersch - Integrante / Roberta Torres - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 94
      Membro: Kamila Lockmann.
    8. 2013-2016. A inclusao escolar e as avaliacoes em larga escala: efeitos sobre o curriculo e o trabalho docente na Educacao Basica
      Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar as relações estabelecidas entre as avaliações em larga escala, em especial a Prova Brasil, e os processos de inclusão em escolas de Educação Básica no Rio Grande do Sul, problematizando os efeitos sobre o currículo e o trabalho docente. Inscreve-se no campo de Estudos de Currículo utilizando alguns conceitos desenvolvidos por Michel Foucault, tais como governamentalidade e discurso. A pesquisa vincula-se ao Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade ? NECCSO-FACED-UFRGS. A investigação é orientada pela seguinte questão: Como as avaliações em larga escala visibilizam o desempenho dos alunos incluídos nas escolas de Educação Básica, no Rio Grande do Sul, e quais efeitos as referidas avaliações estão provocando no currículo e no trabalho docente? A questão desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: a) aprofundar o conceito de biopolítica e de saber estatístico e seus usos na contemporaneidade como operadores analíticos para estudos sobre políticas inclusivas, curriculares e de avaliação; b) compreender a forma técnica de execução das avaliações em larga escala, identificando as práticas que entram em jogo para a elaboração das provas, sua correção e a divulgação dos resultados; c) conhecer como as escolas realizam as provas com alunos incluídos e como os resultados são visibilizados nas avaliações em larga escala; d) analisar os efeitos das avaliações em larga escala sobre o currículo e trabalho docente nas escolas que estão implementando políticas inclusivas. A metodologia será dividida em duas etapas, na primeira haverá pesquisa documental dos dados estatísticos referentes ao desempenho das escolas inclusivas com melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica em três municípios gaúchos. (Porto Alegre, Rio Grande e Nova Prata). A segunda etapa será a seleção das escolas para a pesquisa de campo, com previsão de ações investigativas tais como: estudos dos documentos das escolas, entrevistas e/ ou grupos focais com professores e alunos e observações nas escolas. Com os resultados da pesquisa pretende-se obter: a) conhecimento técnico sobre a produção e execução das avaliações em larga escala para os grupos de pesquisa participantes deste projeto poderem realizar estudos e análises com competência e profundidade; b) elementos para refletir sobre a pertinência e adequação das avaliações em larga escola, em especial da Prova Brasil, para visibilizar o desempenho dos alunos incluídos, e; c) qualificação do processo de formação de professores na Graduação e Pós-Graduação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Kamila Lockmann - Integrante / Clarice salete Traversini - Coordenador / Eli Teresinha Henn Fabris - Integrante / Maria Luisa Merino de Freitas Xavier - Integrante / Simone Anadon - Integrante / Sandra Andrade - Integrante / Darlize Mello - Integrante / Renata Sperrhake - Integrante / Marcos Vinicius Goulart - Integrante / Delci Heinle Klein - Integrante / Rochele Santaiana - Integrante / Danise Vivian - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 23
      Membro: Kamila Lockmann.
    9. 2013-2015. Demanda por Educacao Infantil no municipio do Rio Grande - RS
      Descrição: A Educação Infantil, atualmente, vem ganhando uma crescente importância e visibilidade que tem provocado uma maior demanda por atendimento. No caso específico do município do Rio Grande RS, cabe salientar que o atendimento público em creches e pré-escolas ainda é um grande desafio. O relatório do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul aponta a necessidade de criação de 5.959 novas vagas na Educação Infantil no município do Rio Grande, sendo 4.563 em creche e 1.396 em pré-escola. Tendo em vista a realidade da Educação Infantil deste município, as pesquisadoras do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância NEPE, por meio de uma solicitação do Ministério Público, propõem um estudo com o objetivo de levantar dados acerca da demanda por Educação Infantil no município do Rio Grande RS. Para a coleta de dados, tomando como referência a demanda latente, serão realizados questionários a ser respondidos nos próprios domicílios situados em bairros da zona urbana do município em questão com o intuito de buscar conhecer o perfil socioeconômico e educativo das crianças e suas famílias e os motivos de frequência ou não, em creches e pré-escolas. Os resultados obtidos na pesquisa poderão contribuir para qualificar a discussão acerca do tema e subsidiar a gestão de políticas públicas para esta etapa da Educação Básica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (8) . Integrantes: Kamila Lockmann - Integrante / Gabriela Medeiros Nogueira - Integrante / Eliane da Silva Meirelles Leite - Integrante / Narjara Mendes - Integrante / Suzane da Rocha Vieira - Integrante / Ana do Carmo Goulart Gonçalves - Integrante / Maria Renata Alonso Mota - Coordenador. Número de produções C, T & A: 21
      Membro: Kamila Lockmann.
    10. 2012-2014. A educacao inclusiva e a constituicao da docencia na contemporaneidade
      Descrição: O presente estudo intitulado ?A educação inclusiva e a constituição da docência na Contemporaneidade? visa analisar os discursos acerca da inclusão escolar que circulam em alguns artefatos midiáticos e perceber a forma como tais discursos produzem efeitos na constituição de determinados modos de ser professor e de exercer a docência na Contemporaneidade. Para isso, a investigação visa analisar propagandas do Ministério da Educação (MEC) divulgadas, recentemente, na televisão, assim como discursos materializados em revistas de grande circulação entre os professores. Pretende-se ainda realizar questionários com os alunos concluintes dos Cursos de Licenciatura da FURG, assim como com professores em exercício na Rede Municipal de Ensino do Rio Grande/RS a fim de perceber como eles vêm sendo subjetivados e constituídos por meio dos discursos acerca da inclusão escolar que se apresentam como grandes verdades do nosso tempo. Como embasamento teórico para o desenvolvimento da pesquisa, utiliza-se o referencial pós-estruturalista, principalmente, as contribuições tributárias do pensamento de Michel Foucault.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Kamila Lockmann - Coordenador / Letícia Farias Caetano - Integrante / Elisangela Nascimento - Integrante / Andrea Matias - Integrante / Roséli Belmonte - Integrante / Camila Bottero Corrêa - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande - Bolsa / Universidade Federal do Rio Grande - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 24
      Membro: Kamila Lockmann.
    11. 2010-2013. As politicas de assistencia social na educacao escolarizada: estrategias da governamentalidade neoliberal
      Descrição: Esta pesquisa encontra-se vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Pós-Modernidade ? UFRGS e tem como objetivo investigar a proveniência e as condições de emergência das políticas de assistência social no Brasil analisando a forma como tais políticas operam sobre a população na atualidade e utilizam a escola como um lócus privilegiado de efetivação. A pesquisa foi organizada em duas etapas metodologias. A primeira delas trabalha com dois conjuntos de materiais: 1) analisa documentos oficiais que materializam e regulamentam as políticas de assistência social na atualidade, tais como a Constituição 1988, a Lei Orgânica de Assistência Social/1993, o Plano Nacional de Assistência Social/2004 e a Norma Operacional Básica - SUAS / 2005 e o Plano Brasil sem Miséria/2011; 2) apóia-se em produções acadêmicas de autores que abordam a história do Brasil, a história da educação brasileira e a história da assistência social, trazendo contribuições importantes para compreender as ações desenvolvidas em cada época histórica. Além disso, considera-se interessante observar a inserção de tais políticas no campo da educação, para isso escolheu-se analisar, na segunda etapa metodológica da investigação, os documentos que regulamentam um dos programas assistenciais brasileiros de maior abrangência na atualidade: o Programa Bolsa Família. Assim, é possível destacar o papel que a escola vem assumindo como um mecanismo de controle, não só da própria política de assistência social, como também da população que é por ela assistida. Dessa forma, a presente investigação compreende que as políticas de assistência social constituem-se numa estratégia da governamentalidade neoliberal que encontra na escola um instrumento eficaz para operar sobre a conduta dos sujeitos, gerenciando dessa forma os riscos produzidos pela miséria, pela fome, pela deficiência, pela exclusão social e garantindo a seguridade da população.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kamila Lockmann - Coordenador. Número de produções C, T & A: 16
      Membro: Kamila Lockmann.
    12. 2010-2013. Dispositivos de governamento em educacao
      Descrição: O presente projeto constitui-se num levar adiante os resultados da pesquisa Dispositivos disciplinares e de controle em Educação. Isso significa que, incorporando o conceito de governamento (de si mesmo e dos outros), amplia-se o escopo das investigações antes realizadas no âmbito das instituições disciplinares, valendo-me principalmente dos conceitos de governo, governamento, biopoder, biopolítica e neoliberalismo, conforme os desenvolvimentos que lhes deu Michel Foucault nos cursos que ministrou no Collège de France, a partir de meados da década de 1970. Objetiva-se olhar para as transformações que hoje acontecem na passagem do moderno para o pós-moderno, mais especificamente olhar para as práticas políticas e educacionais tentando capturar as emergências de algumas práticas e correlatas teorizações que sirvam de indícios, bem pontuais e específicos, dos deslocamentos que estão ou podem estar ocorrendo no que concerne ao governamento de si e dos outros, com especial destaque às práticas de disciplinamento, controle e vigilância contemporâneos. Para tanto, serão analisados no grupo de pesquisa os seguintes materiais: políticas educacionais, de inclusão e de assistência social; entrevistas com professores e alunos de escolas, bem como serão analisados materias que são produzidos com a finalidade de capacitar professores para trabalharem com as novas demandas sociais e de aprendizagem dos alunos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) . Integrantes: Kamila Lockmann - Integrante / Tatiana Luiza Rech - Integrante / Gustavo da Silva Kern - Integrante / Antônio Luiz Moraes - Integrante / Alfredo Veiga-Neto - Coordenador / Dora Marín-Diaz - Integrante / José Luiz Straub - Integrante / Jairo Antonio da Cruz - Integrante / Roséli Belmonte - Integrante / Débora Duarte Freitas - Integrante / Rodrigo de Oliveira Azevedo - Integrante / Carlos Ernesto Noguera - Integrante / Isabela Dutra Correa da Silva - Integrante / Maria Isabel Edelweiss Bujes - Integrante. Número de produções C, T & A: 12
      Membro: Kamila Lockmann.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Destaque Iniciação Científica - orientando Camila Bottero Corrêa - 2014. Trabalho: O diagnóstico e seus efeitos nas práticas pedagógicas contemporâneas. XXIII Congresso de Iniciação Científica UFPEL, Universidade Federal de Pelotas.. 2014.
      Membro: Kamila Lockmann.
    2. Distinção Honrosa (voto de louvor) pela defesa da Tese de Doutorado intitulada: As políticas de Assistência Social na Educação Escolarizada: estratégias da governamentalidade neoliberal, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.. 2013.
      Membro: Kamila Lockmann.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (34)
    1. II Seminário Internacional de Políticas Públicas em Educação: determinantes e configurações da regulação da política educacional na América Latina.Políticas de Inclusão Escolar: Deslocamentos nos processos de normalização.. 2020. (Seminário).
    2. II Seminário Internacional e III Seminário Nacional Formação Pedagógica & Pensamento Nômade: Ensino, Docência e Criação.A GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL NA EDUCAÇÃO: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS. 2020. (Seminário).
    3. Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar. In: Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar (CINTEDES). BNCC e as políticas de inclusão na Educação Básica no Brasil.. 2019. (Congresso).
    4. 7º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação / 4º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação..Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Ciclo de Alfabetização - Avaliação Nacional da Alfabetização: uma Engrenagem Biopolítica Circular a serviço do neoliberalismo. 2017. (Seminário).
    5. ?IX Simpósio Nacional de Educação e III Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores.AS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA: UMA ESTRATÉGIA CIRCULAR BIOPOLÍTICA CONDUZINDO AS ATUAIS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO. 2016. (Simpósio).
    6. II Seminário Luso-Brasileiro de Educação da Infância: investigação, formação docente e culturas da infância.Políticas Públicas para a Educação Infantil no Brasil e seus efeitos na construção das propostas pedagógicas das escolas. 2016. (Seminário).
    7. I Seminário Currículo, Inclusão e Educação Escolar.Inclusão e avaliação em larga escala: efeitos no currículo escolar e a produção de processos de in/exclusão escolar. 2016. (Seminário).
    8. IV Seminário Interfaces Pedagógicas: licenciaturas em diálogo.A ALFABETIZAÇÃO COMO FOCO PRINCIPAL DOS DISCURSOS PELA UNIVERSALIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE. 2016. (Seminário).
    9. XI Reunião Científica Regional da ANPED: educação, movimentos sociais e políticas governamentais. OS DISCURSOS PRÓ-INCLUSIVOS COMO ESTRATÉGIAS DE GOVERNAMENTO QUE OPERAM SOBRE DOCENTES E DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. (Congresso).
    10. XI Seminário de Educação Infantil em Debate: políticas e pedagogias para a educação da primeira infância.Inclusão escolar e as avaliações em larga escala: um olhar sobre as narrativas dos gestores. 2016. (Seminário).
    11. 6º Seminário Brasileiro / 3º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. 2015. (Seminário).
    12. I Encontro de Pós-Graduação em Educação: a formação docente e a pesquisa. 2015. (Encontro).
    13. I Seminário Nacional Formação Pedagógica e Pensamento Nômade: experimentações curriculares. 2015. (Seminário).
    14. V Colóquio Latino-Americano de Biopolítica; III Colóquio Internacional de Biopolítica ea e Educação e XVIII Simpósio Internacional IHU.O imperativo da Inclusão por Habitabilidade. 2015. (Simpósio).
    15. II Jornadas Latinoamericanas de Estudios Epistemológicos en Politica Educativa. A genealogia foucaultiana e a análise de políticas educacionais. 2014. (Congresso).
    16. II Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança: desafios éticos e metodológicos. 2014. (Simpósio).
    17. I Seminário Internacional Filosofia e Educação: a atualidade do pensamento de Michel Foucault. 2014. (Seminário).
    18. X Anped Sul.Educar, trabalhar e assistir: práticas de investimento em capital humano que encenam a produção do homem endividado. 2014. (Seminário).
    19. XVII ENDIPE: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Reconfigurações na noção de aprendizagem: tensionamentos entre inclusão e avaliação escolar. 2014. (Encontro).
    20. 5ª Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e 2º Seminário Internacional de Estudos Culturais.O fortalecimento dos discursos psi: saberes e técnicas que operam para o governo de si mesmo. 2013. (Seminário).
    21. III Seminário Internacional de Educação Medicalizada: 'reconhecer e acolher as diferenças.Medicalização da anormalidade: formas de conduzir a conduta dos sujeitos na Contemporaneidade. 2013. (Seminário).
    22. VIII Congresso Internacional de Educação da Unisinos e III Congresso internacional de Avaliação. As práticas de in/exclusão na escola e a produção de uma redefinição do conhecimento escolar. 2013. (Congresso).
    23. Seminário da ANPAE Região Sul: Gestão e Políticas Públicas de Educação: desafios atuaisSeminário da ANPAE Região Sul: Gestão e Políticas Públicas de Educação: desafios atuais.Vontade de nomear, vontade de normalizar: a articulação entre medicina e educação como estratégias biopolíticas. 2012. (Seminário).
    24. X Colóquio sobre questões curriculares e VI Colóquio Luso Brasileiros de Currículo. A pulverização das intervenções educativas: formas de normalização dos alunos incluídos nas escolas regulares.. 2012. (Congresso).
    25. 4º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e educação e 1º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação.A moralização dos infantis: produzindo valores, interesses e comportamentos desejáveis. 2011. (Seminário).
    26. III Coloquio Latinoamericano de biopolítica y I Coloquio Internacional de Biopolítica y Educación. As políticas de Assistência Social e a Biopolítica. 2011. (Congresso).
    27. IV Simpósio internacional de Educação e Filosofia.As políticas de assistência social como estratégias biopolíticas da governamentalidade neoliberal. 2011. (Simpósio).
    28. VII Congresso Internacional de Educação- Profissão docente: há futuro para esse ofício?. As políticas de assistência social e a governamentalidade neoliberal. 2011. (Congresso).
    29. 33ª Reunião Anual da ANPED: Educação no Brasil: o balanço de uma década.A relação entre saberes morais, psicológicos, médicos e pedagógicos na produção da inclusão escolar. 2010. (Outra).
    30. ANPED.A relação entre os saberes morais, psicológicos, médicos e pedagógicos na produção da inclusão escolar. 2010. (Encontro).
    31. ANPED SUL. As políticas de assistência social: estratégias biopolíticas da goverrnamentalidade contemporânea. 2010. (Congresso).
    32. Conversando sobre Saúde mental na Assintência Social em tempos de implantação do SUAS. 2010. (Seminário).
    33. IX Colóquio sobre questões curriculares e V Colóquio Luso-Brasileiro.A centralização do aluno no processo educativo e a descentralização do professor: eis alguns discursos que regulam as práticas doscentes na contemporaneidade.. 2010. (Outra).
    34. XI Simpósio Internacional IHU: o (des)governo biopolítico da espácie humana.Inclusão e Biopolítica. 2010. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. LOCKMANN, Kamila.; NOGUEIRA, G. M. ; PEREIRA, C. M. M. ; CRIVELLARO, C. V. L.. II Encontro de Pós-Graduação em Educação: Pesquisa e avaliação: desafios e perspectivas atuais. 2017. Congresso
    2. LOCKMANN, Kamila.. XI Seminário de Educação Infantil em Debate: políticas e pedagogias para a educação da primeira infância. 2016. (Congresso).. . 0.
    3. LOCKMANN, Kamila.; NOGUEIRA, G. M. ; MOTTA, M. R. A. ; CAETANO, M.. I Encontro de Pós-Graduação em Educação: a formação docente e a pesquisa. 2015. Outro
    4. LOCKMANN, Kamila.. I Seminário Internacional de Filosofia e Educação: a atualidade do pensamento de Michel Foucault. 2014. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (6)
    • Kamila Lockmann ⇔ Geovana Mendonça Lunardi Mendes (2.0)
      1. MENDES, G. M. L. (Org.) ; LOCKMANN, K. (Org.) ; PLETSCH, M. D. (Org.) ; SCHMIDT, C. (Org.) ; MENEZES, E. P. (Org.) ; BERNI, C. P. (Org.). Dossiê Avaliar, diagnosticar, medir: das práticas avaliativas a avaliações em larga escala na Educação Especial. 63 ed. Santa Maria: UFSM, 2018. v. 31, p. 300.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. LUNARDI-MENDES, GEOVANA MENDONÇA; CIGale, marcelo ; Santos, Gilberto. Educação em Tempos de Pandemia. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Kamila Lockmann ⇔ Juremir Machado da Silva (1.0)
      1. LUNARDI-MENDES, GEOVANA MENDONÇA; CIGale, marcelo ; Santos, Gilberto. Educação em Tempos de Pandemia. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Kamila Lockmann ⇔ Antonio Carlos Rodrigues de Amorim (1.0)
      1. LOCKMANN, Kamila. Comitê Científico do 7º Seminário Brasileiro / 4º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. 2017.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Kamila Lockmann ⇔ Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira (1.0)
      1. LUNARDI-MENDES, GEOVANA MENDONÇA; CIGale, marcelo ; Santos, Gilberto. Educação em Tempos de Pandemia. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Kamila Lockmann ⇔ Ronaldo Marcos de Lima Araujo (1.0)
      1. LUNARDI-MENDES, GEOVANA MENDONÇA; CIGale, marcelo ; Santos, Gilberto. Educação em Tempos de Pandemia. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Kamila Lockmann ⇔ Márcia Denise Pletsch (1.0)
      1. MENDES, G. M. L. (Org.) ; LOCKMANN, K. (Org.) ; PLETSCH, M. D. (Org.) ; SCHMIDT, C. (Org.) ; MENEZES, E. P. (Org.) ; BERNI, C. P. (Org.). Dossiê Avaliar, diagnosticar, medir: das práticas avaliativas a avaliações em larga escala na Educação Especial. 63 ed. Santa Maria: UFSM, 2018. v. 31, p. 300.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:36