Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Roselene Ricachenevsky Gurski

Psicóloga e Psicanalista. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS (1997) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS (2008). É Professora Associada do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS e Docente Permanente no Programa de Pós-graduação em Psicanálise: clínica e cultura/UFRGS. É orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo (USP). É bolsista de Produtividade 2 do CNPq. Coordenou PPG Psicanálise: clínica e cultura UFRGS (2018-2021). Fundadora e uma das Coordenadoras do NUPPEC ? Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura/UFRGS desde 2011. Coordenadora do Eixo 3 do NUPPEC ? Psicanálise, Educação, Intervenções Sociopolíticas e Teoria Crítica. Foi vice- coordenadora do PPG Psicanálise: clínica e cultura UFRGS (2014 ? 2018). Foi Coordenadora do Curso de Especialização Intervenção Psicanalítica na Clínica da Infância e Adolescência/UFRGS, Edição 2015-2017 e vice-coordenadora do mesmo Curso edição 2013-2015. Pesquisadora Membro do GT Psicanálise e Educação da ANPEPP, desde 2014. Foi Coordenadora do GT Psicanálise e Educação ANPPEP 2018-2020 e vice-coordenadora do GT Psicanálise e Educação da ANPEPP entre 2016-2018. Pesquisadora Membro da Red Interuniversitária Internacional de Estudos e Investigações Psicanalíticas e Interdisciplinares em Infância e Instituições - INFEIES, desde 2015. Pesquisadora membro e uma das fundadoras da Rede Internacional Coletivo Amarrações, desde 2018. Pesquisadora Membro da REDIPPOL - Rede Interamericana de Psicanálise e Política, desde 2018. Pesquisadora membro da RUEPSY - Rede Universitária Internacional de Estudos Psicanalíticos em Educação, desde 2019. Foi Membro da Comissão ENADE de Psicologia do INEP (2012- 2014). Pesquisadora associada do NIPIAC/UFRJ (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para Infância e Adolescência Contemporâneas). Pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa Além da Tela (UFMG). Membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA). Foi membro fundador e diretora da Clínica Maud Mannoni - tratamento, ensino e pesquisa dos problemas de desenvolvimento na infância e adolescência (1998- 2010), na cidade de Porto Alegre. Autora do livro Três Ensaios sobre Juventude e Violência (Escuta, 2012) e organizadora/autora dos livros: Sonhos Confinados: o que sonham os brasileiros em tempos de pandemia (Autêntica, 2020); Quando a Psicanálise escuta a socioeducação (Fino Traço, 2019); Debates sobre Adolescência Contemporânea (Juruá, 2012) Educação e Função Paterna (Ed. UFRGS, 2008), Cenas da Infância Atual: a família, a escola e a clínica (Unijuí, 2006), além de vários capítulos de livros e artigos publicados no campo da infância, adolescência, psicanálise e educação, cultura contemporânea. Desenvolve pesquisas e intervenções nas áreas de Psicologia; Psicanálise e Educação; Psicanálise e Socioeducação; Psicanálise e Teoria Crítica, tanto no âmbito clínico, quanto educacional, com ênfase nos seguintes segmentos: interface psicanálise e educação; clínica da infância, adolescência e juventude, socioeducação, mídia, cinema e cultura contemporânea com financiamento do CNPq (Universal, 2011, 2014) e como Bolsista de produtividade 2, desde 2021; Desde 2018, é pesquisadora colaboradora do Laboratório de Psicanálise, Sociedade e Política do Programa de Pós-graduação em Psicologia/USP e desde 2019, realiza pós-doutorado junto ao Laboratório de Psicanálise, Sociedade e Política no Departamento de Psicologia Clínica da USP, atualmente é Bolsista de Pós-doc sênior pelo CNPq. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/4276058366255199 (13/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2 (***
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do RS, Instituto de Psicologia da UFRGS. Rua Ramiro Barcelos, 2600 Santa Cecília 90035003 - Porto Alegre, RS - Brasil Telefone: (51) 33085066
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (15)
    1. 2021-Atual. Rodas de sonhos na socioeducacao: saude mental e oniropolitica em tempos de (pos) pandemia
      Descrição: Projeto vinculado à Bolsa de Pós-Doutorado Sênior/PDS 2021. Como questão central da presente proposta, temos: de que modo a temática dos sonhos, através da oniropolítica, poderia auxiliar na construção de melhores condições de saúde mental? Nos dedicaremos a construir um dispositivo de escuta nas Rodas de Sonhos como um modo de auxiliar na ampliação de melhores condições de saúde mental aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de privação de liberdade. Temos pensado que a difusão de dispositivos de escuta, tais como a proposta das Rodas de Sonhos, pode significar uma melhor racionalidade nos custos dirigidos a esta política pública. Ao invés de longos períodos de internação, ou mesmo das frequentes reincidências, precisamos investir as verbas na realização de ações que realmente ofereçam perspectivas de vida para estes jovens. Nesse sentido, precisamos pensar sobre os caminhos de otimização dos recursos destinados à política de Socioeducação, visto que investir na saúde mental dos adolescentes, assim como dos trabalhadores, pode repercutir de modo positivo, propiciando outros modos de representação de si no laço social que não a via da violência.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Roselene Ricachenevsky Gurski - Coordenador / Miriam Debieux Rosa - Integrante / Claudia Maria Perrone - Integrante / Stéphanie Strzykalski - Integrante / Bruna Bayer - Integrante / Bruna Conti - Integrante / Jordan Nunes - Integrante / BERNARDO LERSCH DA SILVEIRA - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Roselene Ricachenevsky Gurski.
    2. 2020-Atual. A Oniropolitica em construcao em tempos de pandemia
      Descrição: Trata-se de um trabalho conjunto de três universidades públicas brasileiras: UFRGS, UFMG e USP. No RS, a pesquisa é coordenada pelas professoras Rose Gurski e Cláudia Maria Perrone, ambas docentes do Instituto de Psicologia da UFRGS e do PPG Psicanálise: clínica e cultura; em São Paulo, a coordenação é dos professores Christian Dunker e Miriam Debieux, do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da USP; em Minas Gerais, a coordenação é do Prof. Gilson Iannini, do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia, ambos da UFMG. Em meio aos estudos sobre o campo dos sonhos, da política e da psicanálise, através dos projetos sobre a oniropolítica em construção e as rodas de sonhos com adolescentes da FASE, vimos acontecer, no ano de 2020, a pandemia do Covid-19. Nesse contexto, percebemos uma intensificação do que já vínhamos problematizando: a demanda atual reprimida por produções criativas que repercutam nos modos de lidar com o achatamento da dimensão política e na via do livre pensar ? questões que, entre outras, compõem a dimensão do sofrimento sociopolítico atual. O trabalho que queremos construir com a oniropolítica (Dunker, 2019; Gurski e Perrone, 2019) não é relativo à dimensão terapêutica do sonho, nem tampouco à proposta de construir noções específicas de uma biografia ou mesmo da psicopatologia do sujeito. Trata-se de pensar na função coletiva do sonho e do sonhar desde questões que se estendem às formas políticas e sociais nas quais os sujeitos estão inseridos. Também acreditamos que a oniropolítica configura-se como um modo de tensionar as atuais políticas de morte, pela via de ferramentas de trabalho que dispomos - a articulação entre psicanálise, sonhos e política. Frente ao novo contexto trazido pela pandemia, áreas vinculadas à saúde, à educação e à ciência em geral parecem ter sido ainda mais atingidas. Por um lado, profissionais da saúde trabalhando na linha de frente, expondo-se ao risco de vida e, por outro, educadores, em função do isolamento social, vendo-se no desafio de criar novas maneiras de transmitir e ensinar à distância sem qualquer tipo de respaldo metodológico. Portanto, além do clima atual de incertezas e angústias que toca a todos, temos visto uma especial fragilização da saúde mental dos educadores e profissionais da saúde. A pesquisa considera a possibilidade de que as narrativas oníricas, quando compartilhadas e endereçadas a outro, possam decantar na produção de novos sentidos sobre os efeitos do mal-estar atual, além de abrir a possibilidade de fazer furo no discurso totalitário e hermético da atualidade. Assim, desde março de 2020, quando se instalou a situação do Covid-19 no Brasil, passamos a construir esta nova nuance nas pesquisas que articulam sonhos, psicanálise e política: trata-se de colher os sonhos da população em geral, mas, em especial e em grupos separados, de profissionais da saúde e educação em tempos de pandemia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roselene Ricachenevsky Gurski - Coordenador / Miriam Debieux Rosa - Integrante / Christian Dunker - Integrante / Claudia Maria Perrone - Integrante / Gilson Iannini - Integrante. Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 4
      Membro: Roselene Ricachenevsky Gurski.
    3. 2020-Atual. Atencao a sujeitos com problematicas sociais: acao educativa, intervencao clinica e trabalho social
      Descrição: A proposta de investigação internacional reúne parte dos membros da RUEPSY (Réseau Universitaire International d Études d Éducation et Psychanalyse) de universidades do Brasil (UFMG, UFOP, UFPI e UFRGS), França (Rouen-Normandie), Espanha (UOC) e Argentina (Flacso e UNR), para intercambiarem ações e intervenções no âmbito social de ordem educativa, clínica e de cuidado. Como tal, visa-se: (1) 'problematizar o real' com base nos aportes da psicanálise, da educação social e da educação inclusiva, sendo as principais disciplinas que orientam os trabalhos dos membros; (2) sistematizar saberes, práticas e modos de ação e de intervenção nos mais diversos âmbitos sociais, colhendo seus efeitos nos meios onde são praticados; e também (3) construir uma 'epistemologia clínica e educativa no trabalho social' de cunho internacional a partir da convergência de subprojetos das universidades proponentes voltados à atenção a sujeitos com problemáticas sociais. A proposta prevê o desenvolvimento do trabalho investigativo comum, cruzando dados, ações, intervenções e resultados de diferentes países euro-latinos; e a realização de publicações, traduções, intercâmbio de professores e estudantes, eventos científicos, conferências, cursos, bancas examinadoras de trabalhos acadêmicos, co-orientações, cotutelas e supervisões de pós-doutorado, para o claro fortalecimento de parcerias de profissionais desses continentes a fim de contribuir para reverter os mais diversos problemas sociais que afetam seus sujeitos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roselene Ricachenevsky Gurski - Integrante / Marcelo Ricardo Pereira - Coordenador / margareth diniz - Integrante / Nadia Laguardia - Integrante / Perla Zelmanovich - Integrante / cristiane de freitas cunha grilo - Integrante / Mônica Rahme - Integrante / Maralice de Souza Neves - Integrante / Sébastien Ponnou Delaffon - Integrante / Cristina Ronchese - Integrante / Susana Brignoni - Integrante. Financiador(es): Université de Rouen - Auxílio financeiro.
      Membro: Roselene Ricachenevsky Gurski.
    4. 2020-Atual. Os novos fascismos e a oniropolitica
      Descrição: A análise do fascismo aparece como um dos temas mais importantes da Teoria Crítica, expressa principalmente na obra de Theodor Adorno, Walter Benjamin e Hannah Arendt. Nessas reflexões a psicanálise ocupou um lugar fundamental ao problematizar a estigmatização da diferença, impulsionada pela incapacidade de compreensão e aceitação dos próprios conteúdos pulsionais do sujeito, acarretando o desenvolvimento de fortes tendências de segregação, sustentadas pela identificação com um líder. Esse projeto tem como objetivo retomar a relação da Teoria Crítica com a psicanálise e analisar os novos fascismos. O neoliberalismo tem pretensões totalizantes que pretendem anular a heterogeneidade subjetiva operando um processo de homogeneização no qual todo aquele que não o aceite é excluído. A razão neoliberal inscreve sua lógica nos sujeitos e constrói um fascismo anônimo que demanda segurança e proteção de modo hiperindividualizado, colocando em risco o laço social, pois o outro é uma ameaça que deve ser destruída, é apenas animal laborans. A democracia está em risco se for entendida como sede da soberania popular. O soberano, o amo, o mestre são anônimos, são vozes que circulam nas redes sociais. Os sujeitos se veem como completos nas suas identificações como empresários de si, e não desejam enfrentar a falta que os constitui, entre eles a política. Investigar o que temos chamado de oniropolítica é a aposta de um novo desejo de vontade política, emancipadora a partir do reconhecimento da heterogeneidade, do sujeito e não do indivíduo, redefinindo o laço social a partir da interpelação do social a partir do político.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roselene Ricachenevsky Gurski - Integrante / Claudia Maria Perrone - Coordenador / Stéphanie Strzykalski - Integrante / Dieine Oliveira - Integrante / Bruna Bayer - Integrante. Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
      Membro: Roselene Ricachenevsky Gurski.
    5. 2020-Atual. Rodas de Sonhos com adolescentes em situacao de vulnerabilidade social
      Descrição: Projeto vinculado à Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) ? categoria pesquisador 2. Desde 2014, através de diferentes pesquisas e intervenções, o NUPPEC-Eixo 3, grupo que coordeno, vem consolidando uma parceria com a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (FASE-RS), instituição responsável pela execução de medidas socioeducativas de privação de liberdade no Rio Grande do Sul. De lá para cá, fomos experimentando e consolidando diferentes dispositivos de escuta ofertados aos jovens em cumprimento de medida socioeducativa a partir do uso uma mesma tecnologia social: a circulação da palavra. Nos últimos anos, notamos um incremento da circulação do tema do sonho em suas falas, o que nos levou a pensar na relevância de construir um outro espaço, com uma metodologia específica referente ao campo da pesquisa psicanalítica, para que tal temática pudesse ser escutada de modo mais incisivo e com a possibilidade de produzir efeitos para os sujeitos e para a construção metodológica-conceitual no campo. Nesse contexto, surgiu, em 2019, o desejo de construir e consolidar uma metodologia que sustente o que temos chamado de Rodas de Sonhos, um dispositivo que nasce do encontro entre o tema do sonho ? desde a psicanálise e da teoria benjaminiana ? e as problematizações da adolescência em situação de violência e vulnerabilidade. Por se tratar de uma pesquisa-intervenção, as Rodas nutrem o campo da pesquisa com novas questões e, simultaneamente, produzem efeitos no âmbito da saúde mental aos seus participantes. Objetivos: (a) no âmbito da pesquisa: consolidar as bases teórico-metodológicas de um dispositivo de pesquisa-intervenção inovador que pode ser facilmente replicado em diferentes contextos institucionais, sobretudo aqueles que tenham como público alvo adolescentes em situação de violência e vulnerabilidade; (b) no âmbito da intervenção: promover melhores condições de saúde mental aos jovens que cumprem medida socioeducativa, aspecto fundamental no processo de responsabilização desses frente ao ato infracional praticado; entendemos que uma responsabilização mais efetiva pode propiciar uma diminuição considerável das taxas de reincidência infracional, o que, por sua vez, promoveria importantes impactos econômicos aos cofres públicos ? menos recursos sendo gastos e mais eficiência na ressocialização dos jovens.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Roselene Ricachenevsky Gurski - Coordenador / Miriam Debieux Rosa - Integrante / Claudia Maria Perrone - Integrante / Stéphanie Strzykalski - Integrante / Bruna Bayer - Integrante / Bruna Conti - Integrante / Jordan Nunes - Integrante / BERNARDO LERSCH DA SILVEIRA - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Roselene Ricachenevsky Gurski.
    6. 2019-Atual. Rodas de sonhos com adolescentes em situacao de vulnerabilidade social
      Descrição: Com a presente pesquisa-extensão, nosso objetivo é explorar com mais ênfase os efeitos que advém de uma intervenção cuja metodologia é baseada no sonho, temática cara à psicanálise e à teoria benjaminiana. Através de Rodas de Sonhos, objetivamos analisar a relação entre os discursos sociais hegemônicos e a vida onírica dos adolescentes em situação de privação/restrição de liberdade da FASE-RS (Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul). Há alguns anos, no campo da construção de dispositivos clínicos para adolescentes em situação de violência e vulnerabilidade, temos apostado na potência da escuta psicanalítica conjugada aos aspectos ético-metodológicos do tema da experiência e da flânerie em Walter Benjamin. Propor um espaço para que seja possível investigar, de modo mais apropriado, a vida onírica dos adolescentes importa, pois apostamos que, através desta pesquisa-intervenção, possa vir a se revelar não apenas o que é da ordem do singular de cada um desses sujeitos, mas também algo da ordem da cultura, dos discursos/sintomas compartilhados no laço social contemporâneo. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Roselene Ricachenevsky Gurski - Coordenador / Miriam Debieux Rosa - Integrante / Claudia Maria Perrone - Integrante / Stéphanie Strzykalski - Integrante / Fernanda da Silva Von Porster - Integrante / Dieine Oliveira - Integrante / Bárbara Magnani Rodrigues - Integrante / Rafaela Brodacz De Vasconcellos - Integrante / Vanessa Zaro - Integrante / Bruna Bayer - Integrante. Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 4
      Membro: Roselene Ricachenevsky Gurski.
    7. 2017-2021. Curso de vida e trajetoria delinquencial: Um estudo exploratorio dos eventos e narrativas de jovens em situacao de vulnerabilidade
      Descrição: A presente pesquisa é realizada em âmbito nacional, tendo como articulador a Rede Internacional Coletivo Amarrações e sendo liderada pelo Núcleo Psicanálise e Laço Social (PSILACS) em parceria com o Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP). Esta pesquisa já está sendo feita na cidade de Belo Horizonte, e se estenderá para Porto Alegre através do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura - Eixo 3 (Psicanálise, educação, adolescência e socioeducação). A pesquisa tem como público alvo os adolescentes reincidentes do sistema socioeducativo de Porto Alegre durante o ano de 2015. Busca-se, através desse trabalho, coletar informações sobre a trajetória desses jovens, o que auxilia na construção de política públicas voltadas a esta população. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa que acontecerá em duas etapas: a primeira etapa, exclusivamente quantitativa, se constitui pela análise dos dados coletados nos Planos Individuais de Atendimento (PIA) dos adolescentes reincidentes no sistema socioeducativo no ano de 2015, na cidade de Porto Alegre; a segunda etapa, quantitativa e qualitativa será realizada através de entrevistas memorialística com mais ou menos 10% dos adolescentes que tiveram seus PIAs analisados na etapa anterior ? importa dizer que ainda não temos uma data para iniciar a segunda etapa que será programada em função dos dados da primeira etapa. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Roselene Ricachenevsky Gurski - Coordenador / Claudia Maria Perrone - Integrante / Stéphanie Strzykalski - Integrante / Andréa Máris Campos Guerra - Integrante / Jacqueline de Oliveira Moreira - Integrante / Marcelo Pereira - Integrante / Bráulio Figueiredo Alves - Integrante / Sofia Lopes Piccinini - Integrante / Fernanda da Silva Von Porster - Integrante / Dieine Oliveira - Integrante / Maria Gabriela Sulzbach Adams - Integrante / Jaime Carlos Vidarte Gaspary - Integrante / Jader Levi da Silva de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Roselene Ricachenevsky Gurski.
    8. 2017-Atual. A psicanalise na socioeducacao: a escuta-flanerie com agentes socioeducativos
      Descrição: A presente pesquisa-extensão tem como objetivo explorar os efeitos da potência da palavra compartilhada no trabalho com agentes socioeducativos da FASE-RS (Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul), tendo em vista a criação de melhores condições de saúde mental no cotidiano da Instituição. Nesse sentido, pretendemos ampliar a noção metodológica do que temos chamado de escuta-flânerie para um espaço mais coletivo, no qual os agentes possam efetuar o compartilhamento de suas experiências de trabalho em pequenos grupos. Os aspectos metodológicos que sustentarão esse trabalho com os agentes assentam-se, especialmente, na ética psicanalítica em conjugação com os efeitos ético-metodológicos extraídos do tema da experiência em Walter Benjamin. Trabalharemos com a análise dos diários de experiência, um compilado escrito acerca das vivências, experiências e questionamentos dos pesquisadores vinculados ao Projeto que participarão dos referidos encontros juntamente com os agentes socioeducativos. A leitura que decantará dos estudos teóricos e das discussões do Grupo de Pesquisa irá compor, juntamente com os diários de experiência, o corpus desta investigação. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Roselene Ricachenevsky Gurski - Coordenador / Marcelo Ricardo Pereira - Integrante / Claudia Maria Perrone - Integrante / Stéphanie Strzykalski - Integrante / Dieine Oliveira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 44 / Número de orientações: 1
      Membro: Roselene Ricachenevsky Gurski.
    9. 2016-2017. Retratos da Producao Academica de Psicanalise e Educacao na Regiao Sul do Brasil
      Descrição: O presente projeto de pesquisa, origina-se do trabalho desenvolvido no Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura (NUPPEC/UFRGS) e tem como principal proposta circunscrever a produção acadêmica no campo da Psicanálise e Educação da Região Sul do Brasil ? Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina ? a partir da metodologia de survey bibliográfico. As principais fontes do survey serão os bancos eletrônicos de trabalhos da Capes, do Google Acadêmico, do Scielo, do BVS-Psi e de várias universidades e editoras brasileiras. Importa ressaltar que este estudo surge do trabalho que vem sendo desenvolvido pelos docentes pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura, Profª. Dra. Rose Gurski e Profª. Dra. Simone Moschen, em parceria com os professores pesquisadores do Grupo de Trabalho de Psicanálise e Educação da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia). A partir desta investigação, cujo recorte e o campo da Psicanálise e Educação, buscaremos identificar e problematizar os principais eixos teóricos que estão sendo trabalhados atualmente pelos pesquisadores dentro das IE?s na região sul do pais. A identificação destes pesquisadores visa sobretudo a organização e o incremento das parcerias, reflexões e articulações entre os diferentes pesquisadores no campo supracitado. Esta Pesquisa está inserida em um projeto maior do GT citado que pretende, em longo prazo, construir um survey nacional da produção acadêmica no campo da Psicanálise e Educação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roselene Ricachenevsky Gurski - Coordenador / Simone Moschen Rickes - Integrante / Carla Vasques - Integrante / Stéphanie Strzykalski - Integrante / Paula Gus Gomes - Integrante / Eugênio Stumm - Integrante / Aline Disconsi - Integrante / Marcela Graef do Couto - Integrante. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: Roselene Ricachenevsky Gurski.
    10. 2015-2017. Rodas de Conversa como dispositivo para Inclusao Escolar: dialogos entre Psicanalise, Saude Mental e Educacao Especial
      Descrição: O presente projeto de pesquisa teve como ponto de partida a experiência com a infância de crianças da educação especial ? e seus respectivos docentes ? em escolas públicas de um município do interior do Rio Grande do Sul. Nesta experiência, constatamos que as escolas, cada vez mais, tem encaminhado uma demanda significativa de alunos considerados da educação especial aos profissionais da área da saúde, demanda que é principalmente dirigida à psicologia. Essa experiência, situada no enlace entre saúde mental e educação especial, levou-nos ao desejo de ampliar as reflexões acerca dos impasses que ocorrem nesses encontros no âmbito da escola. Partimos dos seguintes interrogantes: como as educadoras se sentem ao receber sujeitos tão diferentes e, por vezes, tão comprometidos? Quais as condições do acolhimento à educação especial na escola? Os docentes tem encontrado espaços nos quais possam falar sobre suas experiências com essas crianças? Essas questões iniciais foram colhidas a partir de um espaço de escuta dirigido a educadoras de quatro escolas da rede municipal de ensino de Bento Gonçalves, no ano de 2014 e que intitulamos Rodas de Conversas. Esse dispositivo, criado através de uma escuta livre, inspirada na psicanálise, tem norteado o caminho de nossa construção, nossas perguntas e o modo de realizar a investigação. Quando a palavra iniciou a girar nas Rodas de Conversas, algumas repetições nas falas das educadoras relativas ao aluno dito diferente nos chamou atenção. Algumas delas: o receio com a falta de preparo deles, o medo por não saber o que fazer com esses alunos, a importância em terem um diagnóstico, a ausência de alguém que as escute e diga ?como? fazer! Um dos efeitos das Rodas de Conversas foi as educadoras descobrirem que não havia receitas; que encaminhar o aluno para fora da escola não isenta sua responsabilidade diante dele; que a construção do saber pode se dar no compartilhamento de experiências. Diante dessa experiência, que teve como eixo teórico o referencial psicanalítico (a escuta), conjugado com os efeitos ético-metodológicos do tema da experiência em Walter Benjamin e a figura do Flanêur, de Baudelaire, emergiu o desejo de ampliar as reflexões com uma nova proposta relativa à formação continuada de educadores nessa área: pensar as Rodas de Conversas como um espaço possível de transformação pela via da palavra que, ao sublinhar a experiência do sujeito, pode contribuir com um outro olhar e, quiçá, outro fazer no dia-a-dia com os alunos da educação especial. Pensamos em uma espécie de terceiro tempo nesta experiência, porém esta questão ainda está em aberto; algo talvez relativo a presença da circulação da palavra também na forma da escrita. Enfim, talvez a escrita pudesse funcionar como um outro tempo da circulação da palavra, no qual poderíamos pensar em um momento de deslocamentos de sentidos e reflexões, um tempo em que as educadoras pudessem fazer alguma elaboração, a fim de que a palavra pudesse operar no seu fazer. Pensando nas crianças da educação especial e nos impasses que acontecem no encontro das mesmas com as educadoras, acreditamos que esse estudo configura-se como um modo de consolidar um dispositivo de escuta/intervenção de docentes, a partir do encontro entre psicanálise, saúde mental e educação especial.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Roselene Ricachenevsky Gurski - Coordenador / Liege Fasolo - Integrante / Silvana Purificacao - Integrante. Número de produções C, T & A: 9
      Membro: Roselene Ricachenevsky Gurski.
    11. 2015-Atual. Ritmos, adolescencia e poesia (R.A.P.): dos muros a musicalidade na socioeducacao
      Descrição: Nesta pesquisa-extensão, propomos alargar os modos de sofrimento juvenil contemporâneo através da escuta de adolescentes em conflito com a lei a partir de um trabalho com Rodas de R.A.P (Ritmos, Adolescência e Poesia) na FASE-RS (Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul). As Rodas, sustentadas metodologicamente na psicanálise e no tema da experiência em Walter Benjamin, são um espaço de escuta que acontece em conjugação com as narrativas musicais demandadas pelos próprios adolescentes. Trabalharemos com a análise dos diários de experiência dos bolsistas vinculados ao Grupo de Pesquisa que participarão da oficina de R.A.P. com os adolescentes da FASE-RS. Os bolsistas farão registros escritos após a finalização de cada atividade. Sublinhamos que a leitura que decantará dos estudos teóricos e das discussões do grupo de pesquisa irá compor, juntamente com os diários de experiência, o corpus desta investigação. A oferta de uma oficina de RAP pretende configurar um espaço de circulação da palavra e de construção/transmissão da experiência para este grupo de jovens. Buscamos, com esse movimento, fazer com que seu(s) sofrimento(s) possa(m) ser nomeado(s) e simbolizado(s) através de outras representações que não os atos violentos e os diferentes modos de expressão da conflitiva com a lei. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Roselene Ricachenevsky Gurski - Coordenador / Claudia Maria Perrone - Integrante / Stéphanie Strzykalski - Integrante / Aline Disconsi - Integrante / karina sassi - Integrante / Luíza Michelini Vilanova - Integrante / Marcela Graef do Couto - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Pesquisa - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 13
      Membro: Roselene Ricachenevsky Gurski.
    12. 2014-2018. Os jovens em conflito com a lei, a violencia e o laco social
      Descrição: Atualmente, percebe-se uma crescente preocupação com a população juvenil, especialmente pelo aumento das situações de angústias e sofrimentos ligados a ela. Dentre os sintomas que revelam uma dose desse mal-estar, estão os atos violentos e/ou criminosos protagonizados por jovens - que acabam revelando diferentes nuances de suas conflitivas com a lei. Neste âmbito, inquieta-nos a via da criminalização como, muitas vezes, única forma de leitura desses atos. Não se abrem espaços para a escuta do que pode estar cifrado acerca da posição do sujeito e do laço social, nos atos de transgressão ensejados. Diante desse cenário, este projeto objetiva investigar os efeitos que a construção e abertura de um espaço de circulação da palavra e de narrativas de si podem produzir nos adolescentes denominados socialmente de infratores ou em conflito com a lei. Partimos da noção de que os atos transgressivos, com uso ou não da violência, podem estar funcionando como modos dos sujeitos obterem um reconhecimento que não é possível por outras vias. O trabalho de escuta-intervenção proposto partirá do referencial psicanalítico, acrescido do tema da experiência em Walter Benjamin. Trabalharemos com a análise dos diários de experiência de estagiárias de psicologia inseridas em ações interdisciplinares protagonizadas pelo Serviço Social e pela Seção de Psicologia da Justiça Federal do RS (JF/RS). As estagiárias exercem suas atividades dentro do Programa Trabalho Educativo e Cidadania ofertado pela JF/RS, onde é oportunizada a realização de uma intervenção educativa com adolescentes em situação de vulnerabilidade social e em cumprimento de medida sócio-educativa na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul (FASE/RS). As estagiárias participam de intervenções em grupo com os adolescentes e farão registros escritos após a finalização de cada atividade, propiciando, assim, que se possam analisar, nos registros sequenciais das narrativas, as temáticas trazidas pelos jovens, a movimentação de suas falas, bem como as possíveis mudanças de posição dos sujeitos em relação, por exemplo, aos efeitos de seus atos. Partiremos do relato da primeira sessão de reunião do grupo e acompanharemos as atividades através do material escrito no período de 6 meses; ao total serão registrados uma média de 24 encontros. Para análise dos materiais dos diários de experiência, bem como de sua articulação com as discussões dos textos teóricos, utilizaremos o conceito de leitura-escuta (Souza, 1988).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Roselene Ricachenevsky Gurski - Coordenador / Marcelo Ricardo Pereira - Integrante / Simone Zanon Moschen - Integrante / Simone Heissler - Integrante / Stéphanie Strzykalski - Integrante / Larissa Pedroso Moraes - Integrante / Luísa Puricelli Pires - Integrante / Paula Gus Gomes - Integrante / Marcela Graef do Couto - Integrante / Cristina Gattino Estima - Integrante / Sofia Lopes Piccinini - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Pesquisa - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 56
      Membro: Roselene Ricachenevsky Gurski.
    13. 2012-2016. A construcao do caso como dispositivo de inclusao escolar de alunos de 0 a 5 anos com TGD
      Descrição: O presente projeto tem como objetivo montar uma rede de pesquisa interinstitucional a fim de produzir questões acerca da escolarização de alunos de 0-5 anos com transtornos globais do desenvolvimento. O trabalho se dará com um grupo de professores do estado e do município que tem em suas classes sujeitos com diagnóstico de TGD.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roselene Ricachenevsky Gurski - Integrante / Simone Moschen Rickes - Integrante / Carla Vasques - Coordenador. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Roselene Ricachenevsky Gurski.
    14. 2012-2015. Cine na Escola: entre as bordas das educacao e saude mental
      Descrição: Este projeto está inserido no contexto das investigações sobre adolescência psicanálise, educação e cinema. Neste recorte, especificamente, além de procuramos alargar a compreensão da psicopatologia da adolescência contemporânea, buscamos a construção de dispositivos de intervenção no trabalho com adolescentes através do desdobramento e da articulação de conceitos da Psicanálise com os escritos de Walter Benjamin. Desenvolvido em parceria com a Estratégia de Saúde da Família da Ilha da Pintada (AHMV/RS), o Cine na Escola, como ficou "batizado" o trabalho, propõe sessões de cinema e debates com os adolescentes e jovens, a fim de discutir os possíveis enlaces do cinema com o tema da experiência e com a construção de narrativas por parte deles. Através de filmes que falam da diversidade da vida ? com seus impasses e possibilidades ? e que apresentam múltiplos discursos, entendemos que se torna possível provocar a imaginação, o devaneio, as reflexões, entre outros. Pretendemos trabalhar, através das narrativas fílmicas, temas caros aos jovens, utilizando a interessante dimensão que o cinema pode ter enquanto transmissor de experiência, difusor de múltiplas possibilidades narrativas e construtor de utopias. O projeto está inscrito no NEPEIA e NUPPEC.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Roselene Ricachenevsky Gurski - Coordenador / Simone Moschen Rickes - Integrante / Mariana Lages - Integrante / Carla Vasques - Integrante / Alice Silva Umpierre - Integrante / Isadora Machado - Integrante / Jane Fischer Barros - Integrante / Stéphanie Strzykalski - Integrante. Número de produções C, T & A: 22
      Membro: Roselene Ricachenevsky Gurski.
    15. 2010-2014. Psicopatologia da Adolescencia contemporanea: a experiencia, o tempo e os impasses da inscricao adolescente na atualidade
      Descrição: Esta pesquisa busca alargar a compreensão da psicopatologia contemporânea através do desdobramento e da articulação dos conceitos da Psicanálise e dos escritos de Walter Benjamim. A idéia é de que, por meio deste estudo, se potencialize a escuta e o tratamento de adolescentes cujo mal-estarestá atrelado as condições do tempo atual. A pesquisa será dividida em duas partes, em um primeiro momento, buscaremos interrogar e explorar o modo pelo qual os conceitos de experiência e de tempo, presentes na teorização de Walter Benjamim, podem auxiliar na discussão sobre os impasses do adolescer na atualidade, especialmente no que se refere ao tema de inscrição do sujeito adolescente. Em um segundo momento,pretendemos verificar como a melhor compreensão destes elementos pode ajudar na escuta de adolescentes em situação de sofrimento psíquico por parte das equipes de saúde da Rede.Entendemos que,ao articular conceitos passiveis de ajudar na melhor compreensão das condições do discurso social que recepcionam os atos juvenis na atualidade pode constituir um modo de qualificar os diagnósticos,bem como os atendimentos de adolescentes em situação de sofrimento psíquico.Para a segunda parte da pesquisa,estamos buscando um espaço de ambulatório de adolescentes na Rede publica a fim de articular os elementos teóricos com a clinica de adolescente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Roselene Ricachenevsky Gurski - Coordenador / Marcelo Ricardo Pereira - Integrante / thayane chaves - Integrante / Luis Henrique Graff - Integrante / Alice Silva Umpierre - Integrante / Isadora Machado - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Pesquisa - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 30
      Membro: Roselene Ricachenevsky Gurski.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (31)
      1. 13º COLÓQUIO INTERNACIONAL DO LEPSI. Por que a psicanálise na universidade e na educação hoje? Políticas com juventudes.. 2019. (Congresso).
      2. 3nd Istambul-Oldenburg Critical Theory Conference. Psychoanalysis and Walter Benjamin: the critical threshold of dreaming and awakening. 2019. (Congresso).
      3. Congresso Internacional APPOA e Instituto APPOA. Psicanálise, sonhos e política - a oniropolítica em construção. 2019. (Congresso).
      4. II Seminário Psicanálise e Educação PPG Educação UFF.O despertar da adolescência e os atuais ?maníacos de morte?: questões para a educação. 2019. (Seminário).
      5. I Jornada dos Egressos do PPG Psicanálise: clínica e cultura (UFRGS). 2019. (Outra).
      6. I Reunião da Comissão de Prevenção a Violência Escolar.Prevenção a Violência na Escola: a experiência do NUPPEC. 2019. (Encontro).
      7. Palestra na Escola Liberato.De qual adolescência falamos, afinal?. 2019. (Encontro).
      8. Seminário de meio-termo da área de psicologia. 2019. (Seminário).
      9. Ciclo de Palestras - Modalidades de Pesquisa em Psicanálise, Política e Cultura - PSOPOL-USP.Quando a Psicanálise encontra a socioeducação. 2018. (Encontro).
      10. Colóquio: a psicanálise nos espaços públicos. 2018. (Outra).
      11. Conferência do Curso de Especialização do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Santa Catarina.Educa-me ou te mato: sobre o lugar da escola na passagem adolescente. 2018. (Encontro).
      12. I Encontro Preparatório da Rede Interamericana de Psicanálsiise e Política.A construção da Rede Psicanálise e Política como um lampejo: ato e resistência. 2018. (Encontro).
      13. Repercussões de maio de 68 e a (na) psicanálise. 2018. (Encontro).
      14. XII Colóquio Internacional do LEPSI-VII Congresso da RUEPSY/ III Congresso da Red INFEIES - A escola consumida ou consumada?. Educa-me ou te mato!. 2017. (Congresso).
      15. II Colóquio de Psicanálise e Sociedade da UNISINOS.Quando a psicanálise escuta a socioeducação. 2016. (Simpósio).
      16. XI Colóquio Internacional do LEPSI, II Congresso da RUEPSY e II Congresso Brasileiro da Rede INFEIES.Os sintomas na educação de hoje: que fazemos com isso?. 2016. (Outra).
      17. XVI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico: Pesquisa em psicologia, dimensões éticas e produção científica. 2016. (Simpósio).
      18. IV Seminario Novos Horizontes da Pos-graduacao em Psicologia.Representante do PPG Psicanalise:clinica e cultura UFRGS. 2015. (Seminário).
      19. VI Simpósio Internacional da Rede Infeies - Tratamiento multidimensional de los problemas de la ninez y adolescencia contemporânea.Intervenciones institucionales y praticas subjetivantes. 2015. (Simpósio).
      20. VI Simpósio Internacional sobre juventude brasileira - os jovens e seus Outros.Coordenador do GT Sofrimento Psíquico e Processos de Subjetivação. 2015. (Simpósio).
      21. III Seminário Novos Horizontes da Pós-Graduação em Psicologia. 2014. (Seminário).
      22. Ciclo de psicanálise e cinema sonhos no cinema: debate sobre Cria Cuervos.Debate sobre o filme Cria Cuervos. 2013. (Encontro).
      23. IX Simpósio de Formação docente.Cinema Comentado: Mr. Lazhar. 2013. (Simpósio).
      24. XV Comparative Education Congress. O mal-estar na educação. 2013. (Congresso).
      25. 9° Colóquio do LEPSI - USP.Três Tópicos para pensar (a contrapelo) o mal-estar na educação atual. 2012. (Simpósio).
      26. Ciclo de psicanálise e cinema: a infância e a adolescência no cinema.Laranja Mecânica e o Mal-estar na Cultura. 2012. (Encontro).
      27. 1° Congresso Latino-americano de psicanálise na universidade. As dobras do tempo e a passagem adolescente na atualidade. 2011. (Congresso).
      28. Relendo Freud e Conversando sobre a APPOA. 2011. (Encontro).
      29. Salão de Extensão 2011.Núcleo de Adolescência PSI e Saúde Pública. 2011. (Outra).
      30. Seminário de Educação em Direitos Humanos: desafios da contemporaneidade.A Infância Roubada: notas sobre a experiência da criança e do jovem no laço social atual. 2011. (Seminário).
      31. 8ª Coloquio Internacional do LEPSI. 2010. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (26)
      1. Gurski, Rose; PERRONE, C. M. ; CHAVES, E. P.. Infamiliar: ontem e hoje. 2019. Outro
      2. Gurski, Rose; PERRONE, C. M. ; CHAVES, E. P.. A escuta-flanerie,Benjamin e a Psicanálise. 2019. Outro
      3. Gurski, Rose; ROSA, M. S. ; SAFATLE, V.. A psicanalise como modelo de crítica à sujeição social. 2019. Outro
      4. Gurski, Rose; PERRONE, C. M. ; ROSA, M.. O sonho e o despertar em Freud e Benjamin: a oniricopolítica em construção. 2019. Outro
      5. Gurski, Rose; PERRONE, C. M. ; ROSA, M.. Roda de Conversa Agir em Tempos Sombrios - Prof. Zeynep Gambetti. 2019. Outro
      6. Gurski, Rose; PERRONE, C. M.. Universidade Pública, normatividades e necropolítica em tempos sombrios - Conferência de abertura com Prof. Zeynep Gambetti na I Jornada dos Egressos do PPG Psicanálise: clínica e cultura UFRGS. 2019. Outro
      7. Gurski, Rose; ROSA, M. S.. I Jornada de Egressos do PPG Psicanálise: Clínica e Cultura - Psicanálise, Política e Normatividades. 2019. Outro
      8. Gurski, Rose; LAGUARDIA, N. ; Maria Celina Peixoto Lima. I Jornada do GT psicanálise e educação da ANPEPP: Psicanálise, Educação, Pesquisa e Transmissão na Universidade. 2019. Outro
      9. Gurski, Rose; TOROSSIAN, S. ; PERRONE, C. M. ; STRZYKALSKI, S. ; CONTI, L. ; OLIVEIRA, D.. I Encontro da Rede Internacional Coletivo Amarrações. 2018. Outro
      10. Gurski, Rose; PERRONE, C. M. ; OLIVEIRA, D. ; STRZYKALSKI, S.. NUPPEC Eixo 3 em Debate: os desafios envolvidos na temática da adolescência em conflito com a lei e as insuficiências da proteção integral. 2018. Outro
      11. Gurski, Rose; PERRONE, C. M. ; CHAVES, E. P.. Conferência com o Prof. Ernani Pinheiro Chaves do PPG Filosofia da UFPA intitulada Psicanálise e Walter Benjamin ? diálogos: ?A construção do tema da experiência na obra de Walter Benjamin e suas articulações com a psicanálise. 2018. Outro
      12. VORCARO, A. ; Gurski, Rose ; MOSCHEN, S. Z.. A Construção do Caso e a pesquisa em psicanálise e educação. Evento preparatório para a II JORNADA DO NUPPEC. 2017. Outro
      13. Gurski, Rose; ROSA, M. S.. II Jornada do Curso de Especialização em Intervenção Psicanalítica na Clinica com Crianças e Adolescentes. 2017. Outro
      14. Marcelo Ricardo Pereira ; Gurski, Rose. O nome atual do mal-estar docente. 2016. Outro
      15. Gurski, Rose; D'AGORD, M. R. L.. II Jornada do PPG Psicanálise: clínica e cultura. 2016. Outro
      16. Gurski, Rose; Marcelo Ricardo Pereira ; MINNICELLI, M.. V SIMPINFA - Tratamiento multidimensional de los problemas da la ninez y adolescencia contemporanea. 2015. Congresso
      17. Gurski, Rose; Marcelo Ricardo Pereira ; COUTINHO, L. G.. VI Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira. 2015. Congresso
      18. Gurski, Rose; MOSCHEN, S. Z.. Eixos, Rotas e caminhos das pesquisas em psicanálise e educação. 2015. Outro
      19. Gurski, Rose; DAGORD, M.. I JORNADA DO PPG PSICANALISE: CLINICA E CULTURA. 2015. Outro
      20. Gurski, Rose; milena da silva rosa ; BERNARDINO, L. ; KAMERS, M.. I Jornada do Curso de Especialização em Intervenção Psicanalítica na Clínica com Crianças e Adolescentes. 2015. Outro
      21. Marcelo Ricardo Pereira ; Gurski, Rose ; RICKES,Simone. Acabou a autoridade? A maestria como sintoma. 2012. Outro
      22. Gurski, Rose; LAZAROTTO, G. ; TSCHIEDEL, R. ; FISCHER, J. B.. A adolescência contemporânea na clínica e na cultura. 2012. Outro
      23. Gurski, Rose; WEINMAN, A ; SOUSA, E. L. A. ; FROEMMING,Liliane. Comissão Organizadora do Evento "Por que ver os clássicos? Sobre Psicanálise e Cinema". 2011. Outro
      24. Gurski, Rose. Organizadora de sessão XXIII Salão de Iniciação Cientifica da UFRGS. 2011. (Outro).. . 0.
      25. Gurski, Rose. Avaliador de Trabalhos no XXIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS. 2011. (Outro).. . 0.
      26. Gurski, Rose. Comissão Organizadora do Congresso " Cenas da Infância Atual: a família, a escola e a clínica". 2003. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:30