Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Marcia Stengel

Possui doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). É graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). É Professora da Graduação e do Programa de Pós-graduação de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É membro do Conselho de Ética em Pesquisa da PUC Minas. Foi membro do Colegiado de Coordenação Didática do Programa de Pós-graduação de Psicologia da PUC Minas, cargo que ocupou entre 2008 e 2013, e de 202017 a 2019. Autora dos livros "Estado da Arte da Produção Discente de Pós-Graduação em Psicologia sobre Adolescência e Juventude" (2015) e "Obsceno é falar de amor? As relações afetivas dos adolescentes" (2003) e organizadora, dentre outros, do livro "Juventude e Cultura Digital: Diálogos Interdisciplinares" (2017) e "Corpo e Cultura Digital: Diálogos Interdisciplinares" (2018). Atuou como professora convidada na Universidad de La Sabana - Colômbia, lecionando na Facultad de Psicología em 2019. Sócia efetiva da REDEJUBRA e Diretora Regional Sudeste da Rede JUBRA (2021-2023). É Editora do periódico Psicologia em Revista, membro do Conselho Editorial da Editora PUC Minas e do periódico PISTA - PUC Minas. É líder do grupo do CNPq Família, juventude e cultura digital e pesquisadora do grupo Grupo de Pesquisa em estudos Geracionais da Universidade Estadual de Maringá. Bolsista Pesquisador Mineiro da Fapemig (2018-2020) e Pesquisador CNPq. Atua principalmente nos seguintes temas: adolescência, juventude, família, relações afetivas, virtualidade, redes sociais virtuais e gênero. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/0740456649727715 (21/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Faculdade de Psicologia da PUC Minas. Avenida Itaú 525 Dom Cabral 30535-012 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 33194568 URL da Homepage: https://
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2021-Atual. O uso do ambiente virtual e suas implicacoes para a vida afetivo-sexual de adolescentes
      Descrição: O projeto de pesquisa pretende conhecer como está se dando o acesso a conteúdos pornográficos por adolescentes nos ambientes virtuais e suas repercussões para a vida afetivo-sexual dos mesmos. Pretende-se explorar as configurações contemporâneas da sexualidade tais como a iniciação afetiva e sexual, as experimentações sexuais e a consolidação da construção de si e das identidades sexuais durante esse processo. Ainda, visa-se nesta pesquisa examinar o papel da pornografia na educação afetivo-sexual cotejando com os trabalhos de educação em gênero e sexualidade realizados pela família e pela escola. O tema da pornografia será pensado a partir do atravessamento que o acesso aos ambientes virtuais possui hoje na vida dos adolescentes, já que adolescentes se encontram hoje totalmente inseridos nesses ambientes. O estudo do acesso aos ambientes virtuais relacionado com o tema da sexualidade pode trazer contribuições relevantes para o campo de conhecimento sobre adolescentes, apontando novos elementos para análise da constituição destes sujeitos. A análise desse acesso é um elemento fundamental para a compreensão das mudanças vinculadas aos modos de interação dos adolescentes entre si e das mudanças relacionadas à sexualidade e à vida afetiva. A pesquisa será realizada através de três etapas: a primeira se volta para o levantamento sistemático da literatura sobre pornografia em geral e sobre pornografia e adolescência. Será feita uma revisão sistemática que preconiza os estudos primários sobre sexualidade e adolescência que estão disponíveis em diversas bases de dados, como por exemplo, Web of Science (WoS), Scopus, SciELO, portal Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC), MEDLINE / PubMed, PsycINFO. A segunda etapa prevê a realização de entrevistas retrospectivas com jovens, de ambos os sexos, com idades entre 18 a 24 anos, sobre iniciação amorosa e sexual, vida afetiva e sexual e sobre o tema da pornografia. A terceira etapa é a realização de um grupo com professores do ensino fundamental com o objetivo de debater o tema da sexualidade e do acesso dos adolescentes à internet/pornografia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Márcia Stengel - Coordenador / CHAVES, Jacqueline Cavalcanti - Integrante / Simone Ouvinha Peres - Integrante.
      Membro: Marcia Stengel.
    2. 2019-Atual. Como mediar o uso das tecnologias da informacao e comunicacao? Desafios para pais contemporaneos
      Descrição: As tecnologias de informação e comunicação ? TIC desencadearam mudanças nas relações pessoais e familiares. Nesse contexto digital, podemos dividir seus participantes em nativos e imigrantes digitais, em que os filhos ocupam a primeira posição e os pais a segunda. Os nativos digitais têm um conhecimento maior no uso das TIC e o fazem de forma mais naturalizada em seu cotidiano, o que não acontece com os imigrantes digitais. Os pais sentem-se perdidos no novo mundo digital, no qual os filhos têm uma grande vantagem. Essas diferenças geracionais no que tange a virtualidade têm trazido diversos impasses e desafios na relação parento-filial. A nova condição de sociabilidade entre pais e filhos no interior das famílias e dentro dos grupos geracionais por eles integrados precisa considerar a mediação das TIC. Uma mediação que é cotidiana, que passa, portanto, a compor e recompor os padrões de interação desses grupos. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é compreender como os pais têm lidado com o uso das tecnologias de informação e comunicação, especialmente a internet, por parte dos seus filhos, considerando o tipo de mediação que fazem, como os orientam e que tipo de controle exercem sobre o uso. Realizaremos um estudo qualitativo no qual serão realizados grupos de conversas com 10 mães e pais de crianças e/ou adolescentes para investigar como tem sido feita a mediação com as TIC, suas dúvidas, dificuldades e os desafios encontrados. Utilizaremos a análise de conteúdo para analisarmos os dados da pesquisa. Fará parte da pesquisa um grupo de estudos para discussão dos aportes teóricos e metodológicos envolvidos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Márcia Stengel - Coordenador / Simone Pereira da Costa - Integrante / Vanina Costa Dias - Integrante / Samara Sousa Diniz Soares - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 19 / Número de orientações: 3
      Membro: Marcia Stengel.
    3. 2018-Atual. Educacao e Cultura: o cotidiano escolar na era tecnologica
      Descrição: No contexto educacional contemporâneo, compreender o fenômeno cultural, principalmente relacionado à cultura digital, não significa simplesmente conhecer fatos, técnicas e tecnologias. A cultura está sempre em movimento e transformação, não é algo estável. Por isso, é necessário compreender, descrever, analisar, interpretar e refletir criticamente sobre este fenômeno cotidiano, investigando as relações históricas entre os meios de comunicação social, suas características e linguagens, a educação escolar, a vida privada e os lapsos geracionais. Nesse sentido, o projeto visa problematizar os impactos da cultura digital na prática pedagógica de jovens, adultos e idosos da EJA, evidenciando as implicações da tecnologia digital nos modos de subjetivação contemporâneos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Márcia Stengel - Coordenador / Cláudio Eduardo de Resende Alves - Integrante / Magner Miranda de Souza - Integrante / Nilma Coelho - Integrante. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Marcia Stengel.
    4. 2017-Atual. Pais, filhos e a virtualidade: Geracoes e os usos das tecnologias da informacao e comunicacao
      Descrição: As interrogações que motivam esse projeto partem da compreensão de que os recortes geracionais têm instituído às ciências humanas e sociais novas questões. As análises de Mannheim (1961) são importantes para a compreensão das relações entre grupos geracionais, particularmente os que dividem pais/filhos e que podem ser identificados por uma oposição jovens/velhos. Na nossa sociedade são os jovens que colocam aos velhos o problema de como fazer e de que forma fazer uso das TIC. Na medida em que os jovens ampliam seus círculos sociais trazem para a família novos discursos que promovem abalos no discurso familiar oficial, que não será mais o mesmo, assim como poderá haver alterações na dinâmica familiar. A introdução no mundo virtual e seu uso tem sido um dos novos discursos que os jovens têm trazido para a família. Isto tem provocado alteração nas relações entre pais e filhos. Essa pesquisa tem como objetivo geral gerar, sistematizar e analisar dados que explicitem como as relações entre pais velhos e filhos jovens passam a ser mediadas pelos usos que ambos os grupos fazem das TIC. Realizaremos um estudo qualitativo a partir da análise dos dados quantitativos do TIC Kids Online Brasil e de entrevistas semiestruturadas com pais e filhos jovens de Belo Horizonte ? MG e Maringá - PR. A pesquisa TIC Kids Online Brasil objetiva mapear possíveis riscos e oportunidades online, bem como delinear práticas de mediação de pais relativas ao uso da internet. Usaremos os dados referentes a adolescentes e pais, coletados a partir de 2012. Esses dados, já tratados estatisticamente, serão analisados qualitativamente. Serão realizadas 30 entrevistas com jovens entre 15 e 17 anos, e seus pais, divididas igualmente entre Belo Horizonte ? MG e Maringá ? PR. Buscaremos entrevistar tanto o pai quanto a mãe do jovem para que possamos avaliar melhor a relação intrafamiliar que se estabelece com o uso da internet. Utilizaremos a análise de conteúdo para analisarmos os dados da pesquisa. Fará parte da pesquisa um grupo de estudos para discussão dos aportes teóricos e metodológicos envolvidos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Márcia Stengel - Coordenador / Simone Pereira da Costa Dourado - Integrante / Vanina Costa Dias - Integrante / Samara Sousa Diniz - Integrante / Jéssica Buthers Lima Ferraz Fraga - Integrante / Laura Peixoto Barbosa - Integrante / Henrique de Paiva Bicalho - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 22
      Membro: Marcia Stengel.
    5. 2016-2017. Atuacao dos profissionais da Saude da Familia na UBS frente ao acolhimento as adolescentes gravidas
      Descrição: A estratégia de saúde da família como organizador da Atenção Primária é uma diretriz potente e em franco desenvolvimento com números crescentes de novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde se alocam as equipes de Saúde da Família e nas quais os profissionais da saúde da família trabalham junto à população. Dentre os encargos destes profissionais tem-se a atenção integral à saúde do adolescente e jovem. A pesquisa tem como objetivo principal buscar compreender a atuação dos profissionais da Saúde da Família na Unidade Básica de Saúde frente ao acolhimento às adolescentes grávidas. Faremos um estudo exploratório e qualitativo, utilizando a observação de campo e a entrevista semiestruturada como métodos de coleta dos dados. Observaremos as reuniões de equipe de saúde da família e entrevistaremos os profissionais que realizam acolhimento a jovens grávidas. Através de um movimento dialético entre observações, informações compartilhadas nas observações e entrevistas, com a fundamentação teórica espera-se como resultados: mapeamento das práticas de acolhimento à adolescente grávida e a concepção dos profissionais da saúde da família acerca desse evento na vida das mães jovens.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Márcia Stengel - Coordenador / Patrícia Pinto de Paula - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 11
      Membro: Marcia Stengel.
    6. 2014-2016. Relacionamentos amorosos de adolescentes e a internet
      Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo analisar como se estabelecem as relações amorosas dos adolescentes com o advento da internet. Também pretende investigar se a internet introduz novas formas de relacionamento afetivo entre adolescentes; compreender os motivos que os levam a buscarem parceiros amorosos na internet; e, analisar se a internet introduz uma nova forma de amar ou reproduz as já existentes. A adolescência pode ser definida como um tempo (psíquico e sociocultural da puberdade) e um trabalho (essencialmente psíquico de integração dos novos dados da puberdade na história do sujeito), em que o indivíduo vive suas primeiras experiências afetivo-sexuais, que participam na organização de sua vida e construção subjetiva. Atualmente, a liquefação dos laços sociais determina fluidez e superficialidade que afeta os relacionamentos humanos, desvalorizando os sentimentos e incentivando a experimentação sexual livre e descompromissada. Os adolescentes estão nesta lógica e usam a internet como base de experimentação de suas identidades, vivenciando novas formas de sociabilidade, incluindo a busca por relacionamentos afetivos. A presença da virtualidade introduz uma nova forma de presença, que tem efeitos sobre a subjetividade. A complexidade das relações entre o virtual e o real nos leva a interrogar a natureza dos relacionamentos que se constituem na realidade virtual, suas motivações, especificidades e efeitos sobre os sujeitos. Essa pesquisa se pautará pela metodologia qualitativa, organizando-se em quatro momentos de coleta de dados: pesquisa bibliográfica, análise de quatro páginas do Facebook sobre amor, questionário com 40 jovens de 18 anos que acessam estas páginas, entrevistas semiestruturadas presenciais com jovens de 14 a 18 anos de escolas particulares de Belo Horizonte. Acreditamos que estes sujeitos são mais permeáveis à busca de alternativas de relações amorosas. A análise dos dados será realizada a partir da análise de conteúdo e da análise de discurso.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Márcia Stengel - Coordenador / Jacqueline de Oliveira Moreira - Integrante / Nádia Laguárdia de Lima - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 20
      Membro: Marcia Stengel.
    7. 2013-2014. Processos de subjetivacao nos jogos virtuais: Um estudo sobre corpo e estrategia no jogo League of Legends
      Descrição: A pesquisa tem por objetivo desvendar os processos de subjetivação utilizados pelo sujeito na escolha do personagem no jogo online League of Legends. A proposta é entender qual a relação e a identificação que ele assume enquanto joga frente às características do outro ?eu? assumido no ambiente da batalha, enquanto interage com personagens de outras pessoas. Selecionamos o League of Legends por ser gratuito e pelo crescimento de adeptos que vem somando no Brasil e no mundo. O jogo online competitivo mistura a velocidade e a intensidade de um RTS (Real Time Strategy ou estratégia em tempo real), o que nos remete ao jogo de regras, com elementos de RPG (Role-playing game ou jogo de interpretação de personagens). De acordo com Lévy (1996), o virtual seria um dos vetores fundamentais para a concepção de realidade e não algo fora dela. O virtual, então, é não presencial, mas é presente, no sentido de existente, pois ele produz efeitos. Ele não é uma não realidade; destarte, ele não é falso, não se define em oposição àquilo que é real. O jogo é fato mais antigo que a cultura, pois esta, mesmo em suas definições mais rigorosas, pressupõe sempre a sociedade humana (HUIZINGA, 2000). A rede contribui para que os jogos ou games tornem-se espaços nos quais os jogadores possam interagir, mesmo à distância, em meio a mundos e lugares peculiares, em geral, figurados pela arte, construindo e constituindo verdadeiras comunidades virtuais. Aplicamos um questionário online em jogadores do League of Legends, através da divulgação em sites, blogues e redes sociais virtuais em que os jogadores se encontram e discutem a respeito do jogo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Márcia Stengel - Coordenador / Valéria Silva Freire de Andrade - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Marcia Stengel.
    8. 2012-2013. As categorias adolescencia e juventude na Psicologia: um estudo a partir da producao discente de Pos-graduacao em Psicologia
      Descrição: A distinção entre as categorias adolescência e juventude não é tão simples quanto pode parecer à primeira vista. Tradicionalmente, tem sido atribuído à Psicologia o estudo da adolescência, enquanto às Ciências Sociais e Humanas, como Antropologia, Sociologia, História, Educação, a análise da juventude. Entretanto, muitas vezes, os conceitos de adolescência e juventude são usados como sinônimos, sem uma diferenciação entre eles. Na Psicologia observamos, em princípio, uma maior prevalência do uso da categoria adolescência, mas a categoria juventude vem ganhando terreno, especialmente naqueles trabalhos situados numa perspectiva mais contextualizada socialmente. Entretanto, isto tem se dado aparentemente sem uma discussão mais aprofundada sobre as especificidades e similaridades intercategorias. A dificuldade de definição clara entre essas categorias também traz impasses no âmbito das políticas e ações dirigidas à adolescência e à juventude. Esta pesquisa pretende realizar um estado da arte sobre adolescência e juventude na Pós-graduação em Psicologia. Levantaremos as teses e dissertações produzidas nos Programas de Pós-graduação stricto sensu de Psicologia entre os anos de 2005-2010, que trabalharam com temáticas sobre adolescência e/ou juventude. A partir desse levantamento, pretende-se sistematizar a abordagem das categorias adolescência e/ou juventude, considerando-se a base teórica trabalhada, o recorte de análise realizado, o universo da pesquisa contemplado, a metodologia utilizada, e se os adolescentes e/ou jovens foram sujeitos diretos da pesquisa ou não.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Márcia Stengel - Coordenador / Juarez Tarcísio Dayrell - Integrante. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Marcia Stengel.
    9. 2010-2012. Adolescentes e redes virtuais de relacionamento: Um estudo comparativo entre as camadas medias e populares de Belo Horizonte
      Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo identificar e analisar as diferenças e semelhanças do uso das redes sociais de relacionamento na internet em adolescentes de camadas populares e de camadas médias. Falar de adolescência, de relacionamentos virtuais, (questionando se ela é um espaço democrático e plural), e de classes sociais. A pesquisa terá como base teórica as concepções sócio-históricas sobre a adolescência, bem como as análises mais recentes sobre a construção da rede mundial de computadores e seus efeitos sobre relacionamentos e subjetividades, bem como a noção de Bourdieu sobre espaço social. Os dados serão coletados através de grupos focais, bem como através de contatos virtuais na própria rede de relacionamentos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Márcia Stengel - Coordenador / Valéria Silva Freire de Andrade - Integrante. Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: Marcia Stengel.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Menção honrosa no 28º Seminário de Iniciação Científica da PUC Minas para os orientandos Laura Peixoto Barbosa e Henrique de Paiva Bicalho, PUC Minas e CNPq.. 2020.
      Membro: Márcia Stengel.
    2. Menção honrosa no 27º Seminário de Iniciação Científica da PUC Minas para os orientandos Igor Teuri Batista de Souza e Gisele Colares Vilela, PUC Minas e CNPq.. 2019.
      Membro: Márcia Stengel.
    3. Menção honrosa no 25º Seminário de Iniciação Científica da PUC Minas para as orientandas Natália Katielle Oliveira Ferreira e Luiza de Abreu França, PUC Minas e CNPq.. 2017.
      Membro: Márcia Stengel.
    4. Menção honrosa no 22º Seminário de Iniciação Científica da PUC Minas para a orientanda Cínthia DeMaria, PUC Minas e CNPq.. 2014.
      Membro: Márcia Stengel.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (72)
    1. 18º Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPPP.GT Família e Comunidade. 2020. (Simpósio).
    2. 5º Simpósio Crianças e Adolescentes na Internet. 2020. (Simpósio).
    3. Congreso Virtual de la Sociedad Interamericana de Psicología - SIP. Mediação parental para uso das TIC no contexto da pandemia da COVID-19. 2020. (Congresso).
    4. ENCEP - Encontro Nacional dos Comitês de Ética em Pesquisa. 2020. (Encontro).
    5. Encontro Virtual da ABCiber - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura.Pais, filhos e a pandemia da COVID-19: novos desafios mediados pelas TIC. 2020. (Encontro).
    6. Encontro Virtual da ABCiber - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura.A interdisciplinaridade como saída para os desafios emergentes. 2020. (Encontro).
    7. VIII JUBRA - Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.Mediação parental para uso das TIC Deem tempos de pandemia e isolamento social. 2020. (Simpósio).
    8. VIII JUBRA - Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.Mediação parental para uso das TIC em tempos de pandemia e isolamento social. 2020. (Simpósio).
    9. II Mostra de Formação da Faculdade de Psicologia da PUC.Experiências de extensão na Pós-graduação em psicologia. 2019. (Outra).
    10. II Mostra de Formação da Faculdade de Psicologia da PUC.A relação dos adolescentes com os youtubers. 2019. (Outra).
    11. II Mostra de Formação da Faculdade de Psicologia da PUC.Geração, família e juventude na era virtual: um relato de pesquisa. 2019. (Outra).
    12. II Mostra de Formação da Faculdade de Psicologia da PUC.Discussões epistemológicas e pesquisa em Psicologia. 2019. (Outra).
    13. II Simpósio Internacional Subjetividade e Cultura Digital: Saber, criação e virtualidade.Socialização sexual, subjetivação e ambientes digitais. 2019. (Simpósio).
    14. 17º Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPPP.GT Família e Comunidade. 2018. (Simpósio).
    15. Curso de Extensão Juventude, Crise e Participação Política.Juventude e Virtualidades. 2018. (Outra).
    16. II Simpósio Nacional Aproximações com o Mundo Juvenil - Juventudes e Ações Coletivas Contemporâneas.O que faço na internet? Percepção dos adolescentes e seus pais sobre o uso das TIC's. 2018. (Simpósio).
    17. VIII Semana da Diversidade em Psicologia, 24º Jornada da Clínica de Psicologia-Coração Eucarístico, 9º Jornada da Ênfase Psicologia, Organizações e Sociedade e 3ª Jornada da Rede-Psi.Mesa Redonda Psicologia, Tecnologia e Subjetividades. 2018. (Outra).
    18. X Encontro Integrado de Psicologia da PUC Minas São Gabriel: Novos horizontes para a Psicologia.Mesa Redonda Dinâmicas Familiares. 2018. (Encontro).
    19. X Encontro Integrado de Psicologia da PUC Minas São Gabriel: Novos horizontes para a Psicologia.Atuação dos profissionais da Saúde da Família na Unidade Básica de Saúde frente ao acolhimento às adolescentes grávidas. 2018. (Encontro).
    20. X Encontro Integrado de Psicologia da PUC Minas São Gabriel: Novos horizontes para a Psicologia.O uso das TIC's por pais e adolescentes. 2018. (Encontro).
    21. X Encontro Integrado de Psicologia da PUC Minas São Gabriel: Novos horizontes para a Psicologia.A adolescência, seus relacionamentos e a virtualidade. 2018. (Encontro).
    22. 1º Congresso Vertentes da Psicologia. Política e subjetividade na era da informação. 2017. (Congresso).
    23. 1º Simpósio Internacional Subjetividade e Cultura Digital: Corpo e e Virtualidade.Entre smartphones e quatro paredes: os espaços dos adolescentes em suas casas. 2017. (Simpósio).
    24. 1º Simpósio Internacional Subjetividade e Cultura Digital: Corpo e Virtualidade.Amizade virtual: uma relação entre hipercorpos. 2017. (Simpósio).
    25. 1º Simpósio Internacional Subjetividade e Cultura Digital: Corpo e Virtualidade.Profissionais da saúde da família e o acolhimento às adolescentes grávidas: desafios na cibercultura. 2017. (Simpósio).
    26. 25º Seminário de Iniciação Científica da PUC Minas.Atuação dos profissionais da Saúde da Família na Unidade Básica de Saúde frente ao acolhimento às adolescentes grávidas. 2017. (Seminário).
    27. Educación Sexual en el sistema educativo formal: su vigencia y perspectivas.Adolescência, sexualidade e redes sociais. 2017. (Encontro).
    28. IX Encontro Integrado de Psicologia - A psicologia e o compromisso com a política: Discursos e fazeres.Amizade e corporeidade na virtualidade. 2017. (Encontro).
    29. IX Encontro Integrado de Psicologia - A psicologia e o compromisso com a política: Discursos e fazeres.Saúde mental infantil: intervenções a partir da comunidade escolar. 2017. (Encontro).
    30. IX Encontro Integrado de Psicologia - A psicologia e o compromisso com a política: Discursos e fazeres.Bullying: Implicações das relações familiares entre escolares. 2017. (Encontro).
    31. VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.Amizade virtual e a (i)materialidade corporal. 2017. (Simpósio).
    32. VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.Virtualidade e o acolhimento de jovens grávidas realizado pela equipe de saúde da família. 2017. (Simpósio).
    33. VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.Fazer-se um corpo no Funk. 2017. (Simpósio).
    34. VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.Atuação dos profissionais da saúde da família na Unidade Básica de Saúde frente ao acolhimento às adolescentes grávidas. 2017. (Simpósio).
    35. VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.As relações amorosas: adolescentes e a virtualidade. 2017. (Simpósio).
    36. XXVIII Congrès Alass. Estudo qualitativo sobre o uso da Profilaxia pré-exposição (PrEP) por homens que fazem sexo com homens participantes de ensaio clínico fase I: Implicações para implementação. 2017. (Congresso).
    37. XXVIII Congrès Alass. Atuação dos profissionais da saúde da família na Unidade Básica de Saúde frente ao acolhimento às adolescentes grávidas. 2017. (Congresso).
    38. II WORKSHOP INTERINSTITUCIONAL EMPODER@.Tecnologias digitais em saúde no âmbito da juventude. 2016. (Outra).
    39. I Simpósio Nacional ?Aproximações com o mundo juvenil?: Transição para a vida adulta na contemporaneidade.Os adolescentes, suas relações amorosas e a internet. 2016. (Simpósio).
    40. Juventude e Virtualidade: Encontro preparatório para o I Simpósio Internacional Subjetividade e Cultura Digital: Diálogos Interdisciplinares.O amor na era da internet: escutando adolescentes. 2016. (Outra).
    41. Projeto Fala Pesquisador.Como os adolescentes pensam as relações amorosas e a internet. 2016. (Outra).
    42. Seminário ?Ética na pesquisa em educação?.Protocolos na pesquisa em Educação, a Plataforma Brasil e a Resolução CNS 510/2016. 2016. (Seminário).
    43. VII Semana da Diversidade em Psicologia.Coordenação da Mesa Redonda Dinâmicas relacionais de família. 2016. (Outra).
    44. XVI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP.GT Família e Comunidade. 2016. (Simpósio).
    45. 23º Seminário de Iniciação Científica.RELACIONAMENTOS AMOROSOS DE ADOLESCENTES E A INTERNET. 2015. (Seminário).
    46. Curso Políticas Públicas para a Juventude.Políticas públicas para a juventude. 2015. (Outra).
    47. I Seminário de Pesquisa da PUC Minas no Barreiro.Oficinas de Projeto. 2015. (Seminário).
    48. VII Encontro Integrado de Psicologia da PUC Minas São Gabrie.Os jogos virtuais e a Psicologia. 2015. (Encontro).
    49. VI Simpósio International sobre a Juventude Brasileira.Processos de subjetivação em jogos virtuais: um estudo sobre corpo e estratégia no jogo League of Legends. 2015. (Simpósio).
    50. VI Simpósio International sobre a Juventude Brasileira.RELACIONAMENTOS AMOROSOS DE ADOLESCENTES E A INTERNET. 2015. (Simpósio).
    51. VI Simpósio International sobre a Juventude Brasileira.Coordenadora do Grupo de Trabalho 1 - Relações afetivas, gênero e sexualidade. 2015. (Simpósio).
    52. Encontro Extraordinário de Comitês de Ética em Pesquisa.Representante do CEP da PUC Minas. 2014. (Encontro).
    53. IX Seminário de Extensão Universitária - Universidade e Sociedade: desafios e perspectivas contemporâneos.Fórum Comunicação e Informação. 2014. (Seminário).
    54. O jovem hoje: Redes sociais, discriminação e educação.Os adolescentes e as redes sociais. 2014. (Outra).
    55. Subjetividade e redes sociais virtuais.Subjetividade e redes sociais virtuais. 2014. (Outra).
    56. VI Encontro Integrado de Psicologia - Psicologia e sociedade: práticas e desafios.O que toca à/a Psicologia na Educação?. 2014. (Encontro).
    57. VII Seminário do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.Gênero e Educação. 2014. (Seminário).
    58. VI Semana da Diversidade em Psicologia/XVII Jornada da Clínica de Psicologia/VIII Jornada da Ênfase Psicologia, Organizações e Sociedade/I Jornada da Rede Psi.Novas e velhas formas de amor: considerações psicossociológicas e psicanalíticas. 2014. (Outra).
    59. XV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP.GT Família e Comunidade. 2014. (Simpósio).
    60. II Seminário de Pesquisa e Extensão do curso de Psicologia do CES/JF: Ressonâncias contemporâneas - exercitando escutas.Reverberações da contemporaneidade na juventude brasileira. 2013. (Seminário).
    61. XII Jornada de Práticas em Psicologia da PUC Minas em Betim.Projeto Vidas em Rede. 2013. (Outra).
    62. XXXI Internacional Congress of the Latin American Studies Association. Virtual socability among youngs: a quantitative study. 2013. (Congresso).
    63. I Fórum da PUC Minas sobre violência doméstica: estudos atuais e perspectivec.xxxx. 2012. (Outra).
    64. IV Semana da Diversidade em Psicologia / VI Jornada da Ênfase Psicologia, Organizações e Sociedade e XX Jornada da Clínica de Psicologia.Como fazer um mestrado?. 2012. (Outra).
    65. Reunião de formação do Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas de Prestação de Serviços à Comunidade e Liberdade Assistida.As Configurações da Família na Contemporaneidade. 2012. (Outra).
    66. Reunião Regional de Formação de Educadores de Referência de Medida Socioeducativa de Prestação de Serviços à Comunidadee.As Configurações da Família na Contemporaneidade. 2012. (Outra).
    67. Seminário de Psicologia e Extensão.Juventudes plurais ou pluralidade da juventude?. 2012. (Seminário).
    68. V Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira.Vidas interrompidas: experiências de adolescentes vítimas de incesto e em situação de abrigamento. 2012. (Simpósio).
    69. Seminário de Educadores do Espaço Criança Esperança-BH: o Núcleo de Atenção Psicossocial em diálogo com a teoria.A família contemporânea. 2011. (Seminário).
    70. VII Jornada de Psicologia.O papel de pesquisador do psicólogo. 2011. (Outra).
    71. II Semana de Ciência, Arte e Política.Família ou Famílias? Mudanças e Permanências. 2010. (Outra).
    72. IV Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira - IV JUBRA.Coordenação da mesa redonda Juventude e Família. 2010. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. STENGEL, M.; LIMA, N. L. ; DIAS, V. C.. II Simpósio Internacional Subjetividade e Cultura Digital: Saber, criação e virtualidade. 2019. Congresso
    2. STENGEL, MÁRCIA; LIMA, N. L. ; DIAS, V. C.. I Simpósio Internacional Subjetividade e Cultura Digital: Corpo e Virtualidade. 2017. Outro
    3. STENGEL, M.; LIMA, N. L. ; DIAS, V. C.. Juventude e Virtualidade: Encontro preparatório para o I Simpósio Internacional Subjetividade e Cultura Digital: Diálogos Interdisciplinares. 2016. Outro
    4. STENGEL, M.. Comissão Nacional do VI Simpósio International sobre a Juventude Brasileira. 2015. (Congresso).. . 0.
    5. PRADO, M. A. M. ; CIRINO, S. D. ; STENGEL, M.. XIV Simpósio Anpepp. 2012. Outro
    6. STENGEL, M.. IV Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira - IV JUBRA. 2010. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:31