Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Eliane Gouvea Lousada

Possui mestrado (1998) e doutorado (2006) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É líder do grupo de pesquisa ALTER-CNPq (Analise de Linguagem, Trabalho e suas Relações), e ALTER-AGE-CNPq. Atualmente é professora-doutora do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), área de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês, na Universidade de São Paulo. Foi professora da University of Guelph, Canadá, no departamento de Etudes Françaises, onde atuou na graduação e no mestrado (Masters) em Estudos Franceses (French Studies). Nesse contexto, ministrou a discilpina de pós-graduação em Didática do Francês como Língua Segunda/Estrangeira e orientou alunos de MA. Tem experiência nas áreas de desenvolvimento e formação de professores, análise de material didático baseado na noção de gênero textual e análise de textos e discursos produzidos em situação de trabalho educacional, com publicações científicas nessas áreas. Além disso, é coautora de livros didáticos em inglês e francês como língua estrangeira e português como língua materna. Suas pesquisas apoiam-se nos pressupostos teóricos do interacionismo sociodiscursivo, nas teorias de análise dos textos e discursos, na ergonomia da atividade e na clínica da atividade. As questões abordadas em suas pesquisas estão ligadas ao uso dos gêneros textuais na aprendizagem de língua materna e estrangeira (francês e inglês), à análise e elaboração de material didático baseado no conceito de gênero textual, ao desenvolvimento de professores dentro de uma visão coerente com as ciências do trabalho e à análise dos textos/discursos produzidos em situação de trabalho educacional. . (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/1408146861745409 (12/04/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas. Rua do Lago 717 Cidade Universitária 05508900 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 981930217 URL da Homepage: https://dlm.fflch.usp.br/frances/docentes
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2018-Atual. A formacao para a redacao de generos textuais academicos, um desafio para os estudos universitarios
      Descrição: Ter um bom desempenho na universidade requer domínio do letramento acadêmico, o que inclui não apenas o conhecimento da língua (L1 ou L2) dos estudos, mas também domínio das operações cognitivas complexas de leitura e escrita, tais como a produção de gêneros textuais específicos associados à esfera universitária/acadêmica (LOUSADA; DEZUTTER, 2016). Ao adentrarem a esfera universitária/acadêmica, os alunos têm que produzir textos pertencentes a gêneros que eles não conheciam e que apresentam características discursivas, enunciativas e linguísticas próprias, influenciadas pelo contexto em que são produzidos. Em L2, esse desafio é duplo, pois, além das dificuldades linguísticas específicas, os gêneros são permeados por características culturais próprias. Além disso, a produção textual se transforma na era digital. Nossos estudos têm mostrado que os alunos, mesmo já utilizando recursos tecnológicos, necessitam ser melhor formados para tanto. A preocupação com o bom desempenho dos alunos tem levado as universidades a proporem estudos e estruturas para ajudá-los a desenvolverem suas competências relacionadas ao letramento acadêmico. Isso é feito por meio da criação de cursos ou estruturas paralelas, como a dos centros de apoio à escrita acadêmica de nossas universidades. O Laboratório de letramento acadêmico, criado em 2011 na U. de São Paulo (USP), oferece serviços individualizados em inglês, francês e português (https://letramentoacademico.fflch.usp.br/). Criado em 2012 na U. de Sherbrooke, o CIRCE (Carrefour institutionnel de rédaction et de communication efficace) elaborou cursos voltados para o domínio da comunicação escrita ou oral adaptados aos contextos e finalidades de diferentes programas (https://www.usherbrooke.ca/centredelangues/espace-etudiant/circe/). Desde 2013, graças ao apoio financeiro do Governo do Quebec (cooperação bilateral entre o Québec e o estado de São Paulo, 2013-2015) e da Agence universitaire de la francophonie (2015-2017), os professores responsáveis por este pedido iniciaram uma colaboração científica entre pesquisadores da U. de Sherbrooke, USP e outras instituições brasileiras (U. São Francisco, UNESP). O programa de pesquisa, impulsionado graças a esse financiamento inicial, visa a desenvolver estruturas de apoio a estudantes de nossas instituições para a produção de gêneros textuais da esfera universitária/acadêmica. Visamos também a formar futuros professores que possam atuar de maneira mais efetiva para o desenvolvimento de alunos universitários na produção de gêneros acadêmicos. O projeto original que iniciamos e que esperamos finalizar no âmbito do Programa Colaborativo Canadá-Brasil, objetiva continuar o trabalho já iniciado, analisar criticamente o que já está em vigor em nossas universidades, prosseguir na coleta de dados junto a estudantes e professores de diferentes áreas da ciência, a fim de identificar ações possíveis e eficientes e preparar material de formação para ambos, disponibilizado em um site.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Eliane Gouvêa Lousada - Coordenador / Luzia Bueno - Integrante / Adriana ZAVAGLIA - Integrante / Olivier Dezutter - Integrante / Anise Abreu Goncalves Dorange Ferreira - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.Número de orientações: 6
      Membro: Eliane Gouvea Lousada.
    2. 2018-Atual. O desenvolvimento de alunos de frances por meio da linguagem: os textos de futuros professores e futuros pesquisadores em analise
      Descrição: Esta pesquisa é desenvolvida no PPG de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês, no departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Ela visa a estudar os textos que são produzidos em três instâncias em que atuo na Universidade: i) pelos alunos de Graduação, ao aprenderem a língua francesa, configurando-se como o que chamamos de letramento na esfera universitária (Lousada, Dezutter, 2016); ii) pelos orientandos de IC, mestrado e doutorado, ao aprenderem a realizar pesquisas, configurando-se como o que chamamos de letramento na esfera acadêmica (Lousada, Dezutter, 2016); iii) pelos bolsistas dos cursos extracurriculares de francês, ao aprenderem o métier/trabalho de professor. Dois grandes objetivos norteiam este estudo: em primeiro lugar, a análise das características contextuais, discursivas e linguístico-discursivas de alguns dos gêneros de textos que circulam nos contextos universitário, acadêmico e de trabalho docente; em segundo lugar, procuraremos estudar como se dá o desenvolvimento dos alunos, futuros professores e pesquisadores por meio dos textos, orais ou escritos, que produzem. O quadro teórico-metodológico desta pesquisa é o Interacionismo sociodiscursivo (ISD), tal como proposto por Bronckart (2006, 2007, 2008, 2017), complementado por vários autores e teorias da Análise dos discursos, tais como: Charaudeau (1992), Charaudeau & Maingueneau (2002), Maingueneau (1991, 1993, 1994, 1996, 2001), Kerbrat-Orecchioni (2002), Authier-Revuz (2001), entre outros. Além disso, serviremo-nos de alguns teóricos que estudam o trabalho (Clot, 1999; 2001; 2008) e, sobretudo, o trabalho docente (Faïta, 2004; 2011; Saujat, 2004; Amigues, 2004). Os procedimentos metodológicos que permitirão a realização da pesquisa compreendem: i) a coleta de textos, orais e/ou escritos produzidos por alunos, dos orientandos e futuros pesquisadores e dos monitores-bolsistas dos cursos extracurriculares de francês; ii) a análise desses textos por meio do modelo de análise textual do ISD; iii) a interpretação desses textos por meio das teorias que estudam o trabalho e, em específico, o trabalho docente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . Integrantes: Eliane Gouvêa Lousada - Coordenador. Número de orientações: 7
      Membro: Eliane Gouvea Lousada.
    3. 2016-Atual. La recherche en langues, cultures et litteratures en Amerique du Sud: politiques linguistiques et production de connaissances
      Descrição: Pour mieux comprendre la place et le rôle du français dans la production des connaissances scientifiques, nous proposons d?organiser notre projet en deux grands axes, à savoir : A. Les rapports entre le capital linguistique des universités, le répertoire linguistique et culturel des acteurs (étudiants et professeurs) et la circulation des connaissances. B. Les discours sur l`enseignement-apprentissage du français et sur la recherche à l`université Dans l?axe A, on a pour but de : i) scruter les contextes institutionnels, de manière à identifier, décrire et analyser le capital linguistique des institutions, ainsi que les actions liées à la production et à la diffusion de connaissances dans les différentes langues et en français en particulier ; ii) mieux connaître les pratiques des chercheurs et des formateurs en termes de production scientifique et de recours aux travaux de recherche en français, de manière à décrire et analyser la circulation des connaissances, des cadres théoriques et méthodologiques et d? identifier la place des référents francophones ; iii) observer, décrire et analyser l?influence des répertoires linguistique et culturel des apprenants et des enseignants sur la circulation des connaissances. Dans l?axe B, on vise à identifier, décrire et analyser ce que disent les décideurs, les enseignants/chercheurs et les étudiants/futurs chercheurs sur l?enseignement apprentissage du français et sur la recherche en français, pour ensuite mettre en rapport les résultats obtenus.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . Integrantes: Eliane Gouvêa Lousada - Coordenador / Estela Klett - Integrante / Raquel Pastor - Integrante / José Carlos da Cunha - Integrante / Olivier Dezutter - Integrante / Laura Masello - Integrante / Sabrina Bevilacqua - Integrante. Financiador(es): Agência Universitària da Francofonia - Auxílio financeiro.
      Membro: Eliane Gouvea Lousada.
    4. 2015-2017. La redaction de genres universitaires : analyse de donnees et pistes d?action
      Descrição: Ce projet a pour enjeu de contribuer à une avancée des connaissances et des pratiques dans le domaine de la didactique de l?écriture en contexte universitaire. Il s?inscrit dans la perspective du développement des compétences en littératie académique et s?ancre dans les réalités vécues dans quatre institutions universitaires de deux pays des Amériques : le Canada (Université de Sherbrooke) et le Brésil (UNESP, USP, USF). Les étudiants qui suivent des études universitaires dans leur langue première ou en français langue étrangère, dans leur pays d?origine ou dans une institution francophone à l?étranger, doivent développer des compétences leur permettant de rédiger des travaux universitaires dans cette langue. Ces compétences incluent l'appropriation de genres spécifiques associés à ce qu?on appelle aujourd'hui la littératie académique (Blaser & Pollet, 2010; Swales, 1996). Les travaux de recherche réalisés dans ce domaine ont montré que les textes à écrire à l?université présentent certaines caractéristiques discursives, énonciatives, linguistiques et culturelles (Donahue, 2007). Les conditions de réalisation de ces travaux écrits se transforment à l?ère numérique avec un accès direct à de multiples ressources en ligne qui permettent de soutenir l?activité d?écriture (Serres, 2012 ; Dezutter et al., 2014).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Eliane Gouvêa Lousada - Integrante / Luzia Bueno - Integrante / Anise Abreu D'Orange Ferreira - Coordenador / Adriana ZAVAGLIA - Integrante / Olivier Dezutter - Integrante. Financiador(es): Agence Universitaire de la Francophonie - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 3
      Membro: Eliane Gouvea Lousada.
    5. 2014-2017. O desenvolvimento de alunos, professores e pesquisadores: um percurso atraves da analise de textos produzidos em situacao de aprendizagem: da lingua francesa, do metier de pesquisador e do metier de professor
      Descrição: Esta pesquisa será desenvolvida dentro da área de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês, no departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Com duração prevista de dois anos, ela visará a estudar os textos que são produzidos em três instâncias em que atuo na Universidade: i) pelos alunos de Graduação, ao aprenderem a língua francesa; ii) pelos orientandos de IC, ao se constituirem enquanto pesquisadores ; iii) pelos monitores-bolsistas dos cursos extracurriculares de francês, ao aprenderem o métier/trabalho de professor. Dois grandes objetivos norteiam este estudo: em primeiro lugar, a análise das características linguístico-discursivas de alguns dos gêneros de textos que circulam nessas situações de aprendizagem e de trabalho, com o intuito de melhor conhecer suas realizações empíricas; em segundo lugar, procuraremos estudar como se dá o desenvolvimento dos alunos, futuros professores e pesquisadores por meio dos textos, orais ou escritos, que produzem. O quadro teórico-metodológico desta pesquisa é o Interacionismo sociodiscursivo (ISD), tal como proposto por Bronckart (2006, 2007, 2008), complementado por vários autores e teorias da Análise dos discursos, tais como: Charaudeau (1992), Charaudeau & Maingueneau (2002), Maingueneau (1991, 1993, 1994, 1996, 2001), Kerbrat-Orecchioni (2002), Authier-Revuz (2001), entre outros. Além disso, serviremo-nos de alguns teóricos que estudam o trabalho (Clot, 1999; 2001) e, sobretudo, o trabalho docente (Saujat, 2004; Amigues, 2004). Os procedimentos metodológicos que permitirão a realização da pesquisa compreeendem: i) a coleta ou produção de textos, orais e/ou escritos, por parte dos alunos, dos orientandos e futuros pesquisadores e dos monitores-bolsistas dos cursos extracurriculares de francês; ii) a análise desses textos por meio do modelo de análise textual do ISD; iii) a interpretação desses textos por meio das teorias que estudam o trabalho e, em específico, o trabalho docente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (2) . Integrantes: Eliane Gouvêa Lousada - Coordenador. Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 8
      Membro: Eliane Gouvea Lousada.
    6. 2014-2016. Le developpement des competences en litteracie academique, une cle de la reussite universitaire - O desenvolvimento de competencias em letramento academico
      Descrição: Trois objectifs complémentaires seront poursuivis en rapport avec ce projet : un objectif de recherche, un objectif de formation et un objectif de coopération. Du point de vue de la recherche, nous souhaitons faire avancer les connaissances relatives au développement des compétences en littératie académique en langue première, seconde ou étrangère et aux pratiques de formation les plus efficaces dans ce domaine. Ceci passera par une recension et une synthèse de la littérature sur cette question, un état des lieux des pratiques existantes dans chaque institution, en particulier dans le secteur des sciences humaines et sociales; une collecte de données auprès d?étudiants et de formateurs dans les deux institutions, la conception d'un module de formation pour les enseignants universitaires, fondé sur la synthèse des écrits et sur les résultats de la collecte de données, et adapté aux deux contextes de formation; ce module pourra être intégré à une plateforme d'autoformation en ligne. Du point de vue de la formation, le projet vise à améliorer les dispositifs et unités de formation destinés aux étudiants ainsi que la formation continue des enseignants universitaires. Par ailleurs, le projet devrait permettre la formation de jeunes chercheurs dans le champ de la didactique des langues puisqu'y seront associés deux étudiantes au doctorat (Roselyne Lampron, UdS et Milena Moretto, USF) et trois étudiants à la maîtrise (J. Brasil Tonelli, T. J. Ferreira Santos, A.P. Silva Dias, USP) dont les travaux portent sur les questions de littératie académique. Du point de vue de la coopération internationale, le projet vise la mise en place d?un partenariat entre les institutions concernées afin de faciliter les échanges scientifiques et la mobilité professorale et étudiante. Ceci passera par la constitution d?un réseau de chercheurs brésiliens et québécois intéressés par la question du développement des compétences en littératie académique. Coordenador no Québec: Olivier Dezutter Coordenador no Brasil: Eliane Lousada Este projeto está ligado ao Laboratório de Letramento Acadêmico, em funcionamento na FFLCH-USP.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Eliane Gouvêa Lousada - Coordenador / Luzia Bueno - Integrante / Adriana ZAVAGLIA - Integrante / Jaci Tonelli Brasil - Integrante / Thiago Jorge Ferreira Santos - Integrante / Ana Paula Silva Dias - Integrante / Olivier Dezutter - Integrante / Françoise Bleys - Integrante / Christiane Blaser - Integrante. Financiador(es): Ministerio da Educacao do Quebec - Cooperação. Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 3
      Membro: Eliane Gouvea Lousada.
    7. 2014-2016. Pluralite linguistique et culturelle en Amerique Latine : politiques linguistiques, representations et pratiques a l?universite
      Descrição: Ce projet a pour but d?identifier et de décrire les politiques linguistiques et culturelles en Amérique Latine, et de les mettre en regard des pratiques éducatives et linguistiques, dans le cadre universitaire. Dans cette description, nous nous attacherons particulièrement à définir la place du français, des langues autochtones et de leurs contacts avec les autres langues et cultures présentes dans les divers contextes latino-américains. Nous souhaitons entre autre mettre en lumière la diversité des pratiques linguistiques des locuteurs, interroger la prise en compte de cette diversité dans les textes officiels régissant la vie des langues, leur statut et leur évolution, et leur enseignement en particulier, et dans les pratiques des enseignants. Cette problématique générale se déclinera en deux volets parallèles dont nous mettrons les résultats en interaction et en synergie dans une phase de synthèse finale. Notre recherche souhaite couvrir le plus de situations possibles en Amérique Latine mais elle ne vise ni à l?exhaustivité ni à la contrastivité. Chaque situation observée est prise indépendamment sans a priori d'introduction de données comparables. Nos méthodes de recueil et d?analyse de données sont donc volontairement empiriques, qualitatives et les approches variables (cadres théoriques de référence).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) . Integrantes: Eliane Gouvêa Lousada - Coordenador / Simone Dantas - Integrante / Emily Caroline Silva - Integrante / Suelen Maria Rocha - Integrante / Flavia Fazion - Integrante / Marcos da Costa Menezes - Integrante / Estela Klett - Integrante / Raquel Pastor - Integrante / Ligia Saniz - Integrante / José Carlos da Cunha - Integrante / Katia Fraga - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Agence Universitaire de la Francophonie - Cooperação. Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 5
      Membro: Eliane Gouvea Lousada.
    8. 2013-2015. Projeto de Licenciatura Internacional - PLI-Franca (CAPES)
      Descrição: O programa PLI-França é um programa da CAPES que tem por objetivo a realização de graduação sanduiche na área de Letras Francês ou Letras Francês/Português. O PLI-França foi aprovado e se realizará entre Universidade de São Paulo e Universidade Paris-Sorbonne, para a Graduação sanduiche dos alunos do Curso de Letras Francês dupla licenciatura Francês/Português ingressantes em 2012. O programa prevê o estudo das grades curriculares das duas universidades para a equivalência das disciplinas na USP. Objetivos Ampliar no âmbito de formação acadêmica as possibilidades de atuação do futuro professor Consolidar ações desenvolvidas em ensino e pesquisa entre a Universidade Paris IV e a Universidade de São Paulo (USP) no Curso de Letras-Licenciatura Francês/Português Elaborar novos projetos relacionados ao ensino e à formação de professores de habilitação Francês/Português, reforçando assim, os três eixos centrais da atuação docente e discente, a saber, ensino, pesquisa e extensão. Ampliar a formação do futuro professor de francês em âmbitos linguísticos, socioculturais, literários e acadêmicos por meio de sua inserção em contexto universitário francês.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) . Integrantes: Eliane Gouvêa Lousada - Integrante / Heloisa Albuquerque Costa - Coordenador / Maria Ines Campos - Integrante.
      Membro: Eliane Gouvea Lousada.
    9. 2012-2014. O desenvolvimento do futuro professor-pesquisador: um percurso atraves da analise e producao de textos que circulam na situacao de trabalho do professor-pesquisador de frances lingua estrangeira
      Descrição: Esta pesquisa será desenvolvida dentro da área de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês, no departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Com duração prevista de dois anos, ela visará a estudar os textos que são produzidos em três instâncias em que atuo na Universidade: i) pelos alunos de Graduação, ao aprenderem a língua francesa; ii) pelos orientandos de IC e Pós-Graduação, ao se constituirem enquanto pesquisadores; iii) pelos monitores-bolsistas dos cursos extracurriculares de francês, ao aprenderem o métier/trabalho de professor. Dois grandes objetivos nortearão este estudo: em primeiro lugar, a análise das características linguístico-discursivas de alguns dos gêneros de textos que circulam nessas situações de aprendizagem e de trabalho, com o intuito de melhor conhecer suas realizações empíricas; em segundo lugar, procuraremos estudar como se dá o desenvolvimento dos alunos e futuros professores e pesquisadores por meio dos textos, orais ou escritos, que produzirão. O quadro teórico-metodológico desta pesquisa é o Interacionismo sociodiscursivo tal como proposto por Bronckart (2006, 2007, 2008), complementado por vários autores e teorias da Análise dos discursos, tais como: Charaudeau (1992), Charaudeau & Maingueneau (2002), Maingueneau (1991, 1993, 1994, 1996, 2001), Kerbrat-Orecchioni (2002), Authier-Revuz (2001), entre outros. Os procedimentos metodológicos que permitirão a realização da pesquisa compreeendem a produção de textos, orais e/ou escritos, por parte dos alunos, dos orientandos e futuros pesquisadores e dos mointores-bolsistas dos cursos extracurriculares de francês.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) . Integrantes: Eliane Gouvêa Lousada - Coordenador / Renata Anez de Oliveira - Integrante / Suelen Maria Rocha - Integrante / Jaci Tonelli Brasil - Integrante / Cinthia de Souza Bezerra - Integrante / Flavia Fazion - Integrante / Thiago Jorge Ferreira Santos - Integrante / Ana Paula Silva Dias - Integrante / Priscila Aguiar Melão - Integrante / Simone Maria Dantas-Longhi - Integrante. Número de produções C, T & A: 18 / Número de orientações: 14
      Membro: Eliane Gouvea Lousada.
    10. 2010-2013. Analyser l?activite de professeurs de francais au Bresil en prealable a l?elaboration d?une strategie et d?une ingenierie de formation professionnelle continue.
      Descrição: O projeto tem por objetivo elaborar uma estratégia de formação profissional de professores de francês a partir do quadro teórico e metodológico proposto pelo grupo ERGAPE, colaborador do projeto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . Integrantes: Eliane Gouvêa Lousada - Coordenador / Luzia Bueno - Integrante / Ermelinda Barricelli - Integrante / Faïta, Daniel - Integrante / René Amigues - Integrante / Mariana Casemiro Barioni - Integrante / Simone Dantas - Integrante / Christine Felix - Integrante / Laurence Espinassy - Integrante / Emily Caroline Silva - Integrante / Suelen Maria Rocha - Integrante / Flavia Fazion - Integrante / Jean-Claude Mouton - Integrante / Fernanda Soares - Integrante / Marcos da Costa Menezes - Integrante. Financiador(es): Agence Universitaire de la Francophonie - Cooperação. Número de produções C, T & A: 20 / Número de orientações: 8
      Membro: Eliane Gouvea Lousada.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Bolsa de pesquisa: Mobilité des chercheurs, Centre de la Francophonie des Amériques.. 2016.
      Membro: Eliane Gouvêa Lousada.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (100)
    1. I ENALET.Letramento acadêmico: uma ?alfabetização? necessária em contexto universitário. 2016. (Encontro).
    2. V FLAEL (Forum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas). Ensino e aprendizagem em situação de formação de professor na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo. 2016. (Congresso).
    3. V Jornadas Internacionales de Investigación y Prácticas en Didáctica de las Lenguas y las Literaturas.La enseñanza de las lenguas segundas y el papel de la lengua primera. 2016. (Encontro).
    4. XIV SEPELLA ? Seminário de Pesquisa em Linguística e Linguística Aplicada.Debate sobre pesquisas em andamento com base no Interacionismo Sociodiscursivo. 2016. (Seminário).
    5. II Encontro dos Centros de Línguas da UNESP.Aprender e ensinar línguas: uma abordagem a serviço da formação à profissão de professor. 2015. (Encontro).
    6. InPLA: Intercâmbio de pesquisas em Linguística Aplicada. Linguagem, agir e desenvolvimento humano: a trajetória do Interacionismo sociodiscursivo no Brasil. 2015. (Congresso).
    7. Selin 2015.A reconcepção do trabalho do Professor Coordenador de escolas estaduais do interior de São Paulo: uma análise contínua da representação da ação no trabalho educacional. 2015. (Simpósio).
    8. V Congrès des professeurs de français de l'Uruguay. Perspective actionnelle et approche par les genres: convergences et rapprochements. 2015. (Congresso).
    9. 62o GEL.Produção de textos na universidade: uma experiência de escrita em autonomia e a partir de ferramentas digitais. 2014. (Seminário).
    10. Congrès de l'APFUCC. Intervention, recherche et formation : trois volets complémentaires et interdépendants. 2014. (Congresso).
    11. Congrès Mondial de LInguistique Française. La construction du raisonnement dans le texte scientifique. 2014. (Congresso).
    12. Cuartas Jornadas Internacionales de Investigación y Prácticas en Didáctica de las lenguas y las literaturas. Produção escrita e desenvolvimento de capacidades discursivas: uma experiência a partir da plataforma Moodle. 2014. (Congresso).
    13. Encontros do Curso de Letras-Francês- Bacharelado e Licenciatura.Formação de professores no curso de letras francês- licenciatura: desafios. 2014. (Encontro).
    14. Sedifrale: XVIe Congrès de l'Amérique Latine et de la Caraïbe de la FIPF. La situation de la formation au français écrit àl?USP ? enjeux et défis. 2014. (Congresso).
    15. Sedifrale: XVIe Congrès de l'Amérique Latine et de la Caraïbe de la FIPF. Formation de professeurs de FLE et recherche: deux volets complémentaires. 2014. (Congresso).
    16. SELIN - VI Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP.Sessão I. 2014. (Seminário).
    17. Semana Acadêmica de Letras.De aluno a professor: uma trajetória de aprendizagem do trabalho educacional. 2014. (Encontro).
    18. Third International Conference on Second Language Pedagogies. Techniques de classe: l'interaction en action. 2014. (Congresso).
    19. V CLAFPL. Pesquisas aplicadas sobre o trabalho de ensinarem contextos presenciais e híbridos 2. 2014. (Congresso).
    20. VI EPED - Encontro de Pós-Graduação em Estudos Discursivos.Sessão de Comunicação M. 2014. (Encontro).
    21. XVe Colloque de l'Alliance Française.Novos usos da língua, novas formas de ensino. 2014. (Outra).
    22. XVII Congrès National de l'AMIFRAM. Pluralité linguistique et culturelle en Amérique Latine. 2014. (Congresso).
    23. 4e Rencontres Internationales de l'Interactionnisme socio-discursif. Réflexions sur les textes produits en situation de formation au travail d?enseigner: les contributions méthodologiques du manuel d?annotation. 2013. (Congresso).
    24. 4e Rencontres Internationales de l'Interactionnisme socio-discursif. Formation de professeurs comme des acteurs de leur propre travail. 2013. (Congresso).
    25. 4es Rencontres Internationales de l'Interactionnisme socio-discursif. Le travail enseignant et l?enseignement-apprentissage des genres textuels: les textes dans le développement humain. 2013. (Congresso).
    26. CIELLA - Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da Amazônia. Contribuições da noção de gênero textual para as pesquisas aplicadas em ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. 2013. (Congresso).
    27. Colloque de l'APFUCC - Association des Professeurs de Français des Universités et Colllèges Canadiens. Normes et variations dans la perspective des genres textuels. 2013. (Congresso).
    28. InPLA-SIL 2013 (19 Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada). A ?correção de exercícios?: o que dizem os professores sobre um dilema do trabalho. 2013. (Congresso).
    29. Pratiques et représentations concernant le français en Amérique du Sud: défis pour la recherche. Recherche et intervention sur le terrain: Deux volets complémentaires et interdépendants dans le domaine de la Didactique des Langues-Cultures. 2013. (Congresso).
    30. Second-Language Pedagogies, New Technologies, and Learning Outcomes. Production écrite et développement des capacités langagières : une expérience à partir de la plate-forme Moodle. 2013. (Congresso).
    31. Second-Language Pedagogies, New Technologies, and Learning Outcomes. Écrire pour s'entendre ou s'entendre pour écrire?. 2013. (Congresso).
    32. V EPED - Encontro de pós-graduandos em estudos discursivos da USP.Sessão de Comunicação oral. 2013. (Encontro).
    33. VII SIGET. Produção escrita, desenvolvimento de capacidades de linguagem e formação profissional: uma experiência a partir da plataforma Moodle. 2013. (Congresso).
    34. VII SIGET.Gêneros de textos e formação de professores. 2013. (Simpósio).
    35. XIVe Colóquio da Aliança Francesa de São Paulo.A interculturalidade no ensino de línguas: Desafios, abordagens e práticas. 2013. (Encontro).
    36. XIX Congrès Brésilien des Professeurs de Français. Recherche et intervention : deux volets complémentaires et interdépendants. 2013. (Congresso).
    37. CIFLE: Colóquio Internacional de Professores de Línguas Estrangeiras. A formação inicial de professores de francês do ponto de vista da formação: recolocar o professor no centro do dispositivo de ensino. 2012. (Congresso).
    38. CIFLE: I Colóquio internacional de formação inicial de professores de línguas. Transformar para compreender: uma nova perspectiva nas pesquisas sobre formação de professores. 2012. (Congresso).
    39. CIFLE: I Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras. Aprendendo o métier de professor: os relatórios de experiência vivida como instrumentos da formação inicial. 2012. (Congresso).
    40. Colloque de l?Association des Professeurs de Français des Universités et Collèges Canadiens. La place des genres textuels dans l?enseignement-apprentissage du français langue seconde. 2012. (Congresso).
    41. Coloquio Internacional em homenagem a Jean-Peytard: um precursor no campo da linguística discursiva. Quelle est la place des genres textuels dans l'enseignement apprentissage du FLE?. 2012. (Congresso).
    42. Congresso Nacional Mackenzie Letras em Rede: Linguagens e Saberes. Das prescrições oficiais ao livro didático: uma reflexão sobre o processo de elaboração de material para o ensino de francês. 2012. (Congresso).
    43. Congresso Nacional Mackenzie Letras em Rede: Linguagens e Saberes. Gêneros Textuais e ensino de Língua Portuguesa: da teoria à prática. 2012. (Congresso).
    44. GEL.Das prescrições oficiais ao livro didático: um percurso através de um livro didático elaborado a partir dos gêneros textuais. 2012. (Seminário).
    45. Genre 2012: rethinking genre twenty years later. Text Genres in Focus: Instruments for Students' and Teachers' Development. 2012. (Congresso).
    46. I encontro nacional de ensino-aprendizagem de línguas e a teoria sócio-histórico-cultural e da atividade: o resgate do diálogo.A noção de instrumento e seus desdobramentos para o ensino e aprendizagem de línguas por meio de gêneros textuais. 2012. (Encontro).
    47. I Encontro sobre ensino-aprendizagem do Centro de Línguas da FFLCH/USP: Plurilinguismo em contexto universitáritário.Gêneros textuais e ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: contribuições e perspectivas. 2012. (Encontro).
    48. IIe Rencontre Internationale du Forum Mondial des centres universitaires de langues HERACLES.De l'évaluation des apprenants à l'évaluation des enseignants: l'activité et les outils évaluatifs en question. 2012. (Outra).
    49. I Jornada de Estudos em Letras Modernas: A Intercompreensão em línguas românicascas.?Pesquisas sobre plurilinguismo e plurilinguismo nas pesquisas: reflexões sobre metodologia e sobre o guia de pesquisas em Didática das Línguas e Cul-turas. 2012. (Outra).
    50. Linguagem e Trabalho Docente. Gêneros textuais e trabalho educacional: a linguagem revelando práticas de ensino. 2012. (Congresso).
    51. Rencontre des Départements Universitaires de Français d'Amérique du Sud..Les séminaires de formation à la recherche en didactique des langues en Amérique Latine : une stratégie, des contenus. 2012. (Seminário).
    52. Second-Language Pedagogies, New Technologies, and Learning Outcomes. Inter-action: un concept « clé » pour l?enseignement-apprentissage des langues étrangères et secondes. 2012. (Congresso).
    53. Seminario de Investigación en didáctica das lenguas y culturas.La Recherche en FLE. 2012. (Seminário).
    54. Seminário de pesquisa: LIvros Didáticos de Língua Portuguesa.Projeto Didático: diálogos entre autores. 2012. (Seminário).
    55. XVII ENANPOLL.O processo de elaboração de um livro didático de língua estrangeira: das prescrições oficiais ao material didático. 2012. (Encontro).
    56. 18 InPLA: Intercambio de pesquisas em Linguística Aplicada. Os gêneros textuais na formação de professores: instrumentos para o desenvolvimento. 2011. (Congresso).
    57. 18o InPLA. Gêneros textuais como instrumentos para a aprendizagem de alunos e professores. 2011. (Congresso).
    58. 18o InPLA: Intercâmbio Nacional de Pesquisas em Linguística Aplicada. O gênero notícia como intrumento para a formação de professores. 2011. (Congresso).
    59. 19o SIICUSP.Produção de Textos. 2011. (Simpósio).
    60. 59 Seminário do GEL.Gêneros textuais e ensino do francês como língua estrangeira. 2011. (Seminário).
    61. A linguagem no trabalho do professor.Análise de textos e discursos em situação de trabalho educacional. 2011. (Outra).
    62. CELEM 25 anos: desafios de uma educação plurilíngue.Gêneros Textuais e formação de professores. 2011. (Encontro).
    63. Ciclo de palestras: A linguagem no trabalho do professor.Gêneros textuais, desenvolvimento pessoal e evolução do métier. 2011. (Outra).
    64. Ciclo de palestras no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa.Análise de textos e discursos em situação de trabalho educacional. 2011. (Outra).
    65. Curso: Processos de Ensino-Aprendizagem - Disciplina: Gêneros do discurso e o ensino de leitura e produção textual.Gêneros textuais: análise e reflexões. 2011. (Outra).
    66. Dialogues des Cultures in Dialogue.Quelle culture dans les manuels de FLE?. 2011. (Encontro).
    67. Elaboração de material didático para o CELEM.Elaboração de material didático de francês baseado em gêneros textuais. 2011. (Oficina).
    68. Estágio de Formação Pedagógica.Das prescrições do CECR à prática em sala de aula: como por em prática a perspectiva acional. 2011. (Encontro).
    69. Forum Mondial Heracles. Formation initiale et apprentissage du métier d?enseignant. 2011. (Congresso).
    70. IV SIL.O gênero textual notícia: des(encontros) do verbal e do não verbal. 2011. (Seminário).
    71. IX CBLA - Congresso Brasileiro de LInguística Aplicada. Formando professores para o trabalho com gêneros textuais: o anúncio publicitário como gênero catalisador. 2011. (Congresso).
    72. Public Lecture Series.Current Debates on Interaction-Centred Learning and Second Language Pedagogies. 2011. (Outra).
    73. Séminaire de formation à la recherche en didactique des langues et des cultures.Intervention spécialisée: recherche en didactique. 2011. (Seminário).
    74. VI Siget: Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros textuais. Gêneros textuais escritos e seu papel no desenvolvimento pessoal e profissional de futuros professores. 2011. (Congresso).
    75. XVIII Congresso Brasileiro de Professores de Francês. Le métier de professeur de (F)LE: les pratiques d'enseignement aujourd'hui. 2011. (Congresso).
    76. XVIII Congresso Brasileiro de Professores de Francês. Formation initiale et apprentissage du métier d'enseignant. 2011. (Congresso).
    77. XVIII Congresso Brasileiro de Professores de Francês. Le dispositif de formation des cours extra-universitaires de l'USP vu par ses différents acteurs. 2011. (Congresso).
    78. XVIII Congresso Brasileiro de Professores de Francês. L'évaluation du travail de l'enseignant comme des prescriptions pour son action future. 2011. (Congresso).
    79. XVIII Congresso Brasileiro de Professores de Francês. De professeur à auteur de matériel pédagogique: une expérience de formation basée sur les genres textuels. 2011. (Congresso).
    80. XVIII Congresso Brasileiro de Professores de Francês. Au coeur de l'évaluation: de l'évaluation de l'apprenant à l'évaluation de l'enseignant. 2011. (Congresso).
    81. 4ème Colloque International « L?Europe des Langues et des Cultures ». La plateforme OJS : outil de gestion de la revue Synergies Canada. 2010. (Congresso).
    82. 4ème Colloque International « L?Europe des Langues et des Cultures ». La salle de classe: espace d?interaction / espace pour l?imprévu. 2010. (Congresso).
    83. 58o Seminário do GEL.Gêneros textuais: instrumentos para o desenvolvimento dos professores. 2010. (Seminário).
    84. CLAPFL: III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. O trabalho do professor com gêneros textuais na abordagem do interacionismo sociodiscursivo. 2010. (Congresso).
    85. CLAPFL: III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. Uma experiência de formação com o gênero textual notícia. 2010. (Congresso).
    86. Colloque de l'Apfucc. La plate-forme OJS : outil de gestion de la revue Synergies Canada. 2010. (Congresso).
    87. Estabelecendo Interlocuções: a pesquisa qualitativa sob múltiplos olhares.O interacionismo sociodiscursivo e a abordagem Hermenêutico-fenomenológica em debate. 2010. (Encontro).
    88. Evento de Formação continuada para professores do CEP.Gêneros textuais no ensino de línguas: teorias e práticas. 2010. (Oficina).
    89. I Colóquio Internacional de Clínica da Atividade.Sínteses de aula : a criação de instrumentos como busca de soluções para as dificuldades do trabalho. 2010. (Outra).
    90. II Congresso Linguagem e Interação. Aprendendo o métier de professor: o que a análise de relatórios de experiência vivida revela sobre o desenvolvimento profissional. 2010. (Congresso).
    91. II Encontro de Pesquisadores da Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica.As pesquisas do grupo ALTER- CNPq. 2010. (Encontro).
    92. II Encontro de Pós-graduandos em Estudos Discursivos da USP.A abordagem do Interacionismo Sociodiscursivo para a análise de textos/discursos. 2010. (Encontro).
    93. II FLAEL: Forum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas.Relatórios de experiência vivida e relatórios de estágio: uma reflexão sobre os gêneros textuais presentes em contexos de formação e seu papel no desenvolvimento do professor. 2010. (Encontro).
    94. Journées CLE Formation Rio de Janeiro.Interactions écrites. 2010. (Encontro).
    95. Linguagem e Interação II. Interação e Trabalho Educacional. 2010. (Congresso).
    96. O currículo e as atividades docentes nas aulas de Língua Portuguesa.Perpectivas no ensino de gêneros textuais. 2010. (Encontro).
    97. Orientações para produção de Materiais Didáticos do CELEM: Língua Espanhola, Língua Francesa e Língua Inglesa.Elaboração de material didático de francês baseado em gêneros. 2010. (Encontro).
    98. SITED: Simpósio de Texto, Enunciação e Discurso.Relatórios de experiência vivida e aprendizagem do métier de professor. 2010. (Simpósio).
    99. VII Stage de Perfectionnement de l'APFESP.Apprendre à argumenter à l?oral en français : parcours à travers des stratégies, des expressions et des activités ludiques. 2010. (Outra).
    100. XV Sedifrale. Le français à plusieurs mains: une façon de faire évoluer l´activité professionnelle. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (96)
    1. LOUSADA, E. G.; BARBOSA, S.. XXe Journée de Formation - Pratiques pédagogiques numériques: rôle, atouts et défis dans l'enseignement-apprentissage du FLE à l'heure actuelle. 2020. Outro
    2. LOUSADA, E. G.; BARBOSA, S.. XXIe Journée de Formation: Interactions et collaboration en ligne : les potentialités des outils numériques pour l?enseignement-apprentissage du FLE/FLS. 2020. Outro
    3. LOUSADA, E. G.; ZAVAGLIA, Adriana ; FALEIROS, A. ; HAWI, M. ; JUBRAN, S. A. A. C. ; CHWARTZ, S.. II En_LETRA. 2020. Outro
    4. LOUSADA, E. G.; BUENO, Luzia ; DOLZ. J. ; BRONCKART-BULEA, E.. IX Encontro do Grupo ALTER-AGE-CNPq. 2020. Outro
    5. LOUSADA, E. G.; BUENO, Luzia. X Encontro do Grupo ALTER-AGE-CNPq. 2020. Outro
    6. LAMOUREUX, K. ; LOUSADA, ELIANE GOUVÊA. La prosodie en FLE. 2019. Outro
    7. LAMOUREUX, K. ; LOUSADA, E. G.. Quelques outils numériques d'aide à la rédaction. 2019. Outro
    8. MIRANDA, F. ; LOUSADA, E. G.. Gêneros Textuais/Discursivos e sua Contribuição para a Escrita Acadêmica. 2019. Outro
    9. MIRANDA, F. ; LOUSADA, E. G.. Análise comparativa de textos e gêneros textuais. 2019. Outro
    10. MIRANDA, F. ; LOUSADA, E. G.. Gêneros textuais, atividade acadêmica e desenvolvimento humano na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo. 2019. Outro
    11. LOUSADA, E. G.; BARBOSA, S.. XVIIIe Journée de Formation « Form-action : réfléchir sur les pratiques de classe et sur l?action enseignante pour se former et se développer en tant qu?enseignant-e. 2019. Outro
    12. LOUSADA, E. G.; SAUSSEZ, F.. Apprentissage et développement en situation de coanalyse de l'activité : Problématiser la question du rapport à l'activité. 2019. Outro
    13. LOUSADA, E. G.; SAUSSEZ, F.. Problématiser le processus de construction de sens à propos de l?expérience à partir de Pensée et Langage. 2019. Outro
    14. BOU-SERDANE, I. ; LOUSADA, E. G.. Quel enseignement à l?école pour le développement de la compétence scripturale?. 2019. Outro
    15. LOUSADA, E. G.; BARBOSA, S.. XIXe Journée de Formation: Matériel didactique : contributions et enjeux dans les pratiques enseignantes. 2019. Outro
    16. LOUSADA, ELIANE GOUVÊA; MATIAS, R. B. ; CRISTOVAO, V. L. L.. X SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. 2019. Congresso
    17. GUIMARAES, A. M. M. ; CARNIN, A. ; LOUSADA, E. G.. VI Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). 2019. Congresso
    18. DEZUTTER, O. ; HONG, R. ; LIAKINA, N. ; LOUSADA, E. G.. 8 SLPC - Second Language Pedagogies Conference. 2019. Congresso
    19. LOUSADA, E. G.; BARBOSA, S. ; ZAVAGLIA, Adriana ; FALEIROS, A.. Encontro do Francês. 2019. Outro
    20. LOUSADA, E. G.; FALEIROS, A. ; ZAVAGLIA, Adriana ; BARBOSA, S.. I EN_LETRA. 2019. Outro
    21. SCHNEUWLY, B. ; LOUSADA, E. G.. La place de l'imagination dans l'oeuvre de Vygotskij: recherches récentes. 2019. Outro
    22. FERREIRA, M. M. ; LOUSADA, E. G.. I Jornada do Laboratório de Letramento Acadêmico. 2019. Outro
    23. DEZUTTER, O. ; LOUSADA, E. G.. La circulation des savoirs à l?ère numérique, une dimension de la littératie académique. 2019. Outro
    24. DEZUTTER, O. ; LOUSADA, ELIANE GOUVÊA. La littératie: une vision élargie du savoir lire-écrire. 2018. Outro
    25. DEZUTTER, O. ; LOUSADA, E. G.. La littérature francophone en classe de FLE: quoi? pourquoi? comment. 2018. Outro
    26. LOUSADA, E. G.; ZAVAGLIA, Adriana ; DAHLET, V. B.. X Encontro de Pesquisas do Francês. 2018. Outro
    27. LOUSADA, E. G.. Apprentissage de la langue et réflexion langagière/linguistique. 2018. (Outro).. . 0.
    28. LOUSADA, E. G.; ZANOTTO, F.. Enseignement-apprentissage du FLE et enjeux du plurilinguisme. 2018. Outro
    29. LOUSADA, E. G.; SUMIYA, A. ; LUCCA, G. ; CASSEMIRO, J. ; GUERZONI, G. ; DIAS, M.. XIVe Journée de Formation: l'évaluation formative au coeur des pratiques. 2017. Outro
    30. LOUSADA, E. G.; ZAVAGLIA, Adriana ; JORGE, V. G.. IX Encontro de Pesquisas do Francês. 2017. Outro
    31. LOUSADA, E. G.; BUENO, Luzia. VI Encontro do Grupo ALTER-AGE. 2017. Outro
    32. LOUSADA, E. G.. L'enseignant en action: l'agir professoral sous différentes perspectives. 2017. (Outro).. . 0.
    33. LOUSADA, E. G.; DEZUTTER, O.. Palestra: Pourquoi et comment faire lire des textes littéraires dans la clase de langue étrangère?. 2017. Outro
    34. BIONDO, F. ; GONÇALVES, A. V. ; LOUSADA, ELIANE GOUVÊA ; ROJO, R.. IX SIGET. 2017. Congresso
    35. LOUSADA, ELIANE GOUVÊA; CAMARA, D.. L'enseignant en action: l'agir professoral sous différentes perspectives. 2017. Congresso
    36. LOUSADA, E. G.; MOHAN, D. ; HONG, R.. V SLPC - Second Language Pedagogies Conference. 2016. Congresso
    37. LOUSADA, E. G.; BARRICELLI, E. ; BUENO, Luzia ; ANJOS, D.. III CICA (Colóquio Internacional de Clínica da Atividade). 2016. Congresso
    38. KOSTULSKI, K. ; LOUSADA, E. G.. Palestra: Psychologie concrète des activités symboliques : une perspective vygotskienne. 2016. Outro
    39. DEZUTTER, O. ; LOUSADA, E. G.. Palestra: Des approches mixtes de recherche pour mieux comprendre le développement des compétences au sein des classes de langue. 2016. Outro
    40. LOUSADA, E. G.; DANTAS-LONGHI, S. M. ; FAZION, F. ; LUCCA, G.. XIIIe Journée de Formation: Emotions et affects dans l?enseignement apprentissage du FLE : regards croisés d?enseignants et apprenants. 2016. Outro
    41. LOUSADA, E. G.; BUENO, Luzia. V Encontro do Grupo ALTER-AGE. 2016. Outro
    42. ZAVAGLIA, Adriana ; LOUSADA, E. G. ; PINO, C. A.. VIII Encontro de Pesquisas do Francês. 2016. Outro
    43. FAITA, D. ; LOUSADA, E. G.. Minicurso: Choisir les méthodes indirectes pour analyser le travail enseignant en situation réelle. 2016. Outro
    44. MOHAN, D. ; HONG, R. ; ROWINSKY, M. ; LOUSADA, E. G.. IV Second-Language Pedagogies - Navigating Language Teaching and Learning Landscapes: Challenges and Opportunities. 2015. Congresso
    45. LOUSADA, E. G.; BRASIL, J. T. ; DIAS, A. P. S. ; SUMIYA, A.. XIe Journée de Formation: La classe de FLE: espace de fiction ou de réalité?. 2015. Outro
    46. LOUSADA, E. G.; BRASIL, J. T. ; JANCZUR, C. ; DIAS, A. P. S. ; BARIONI, M. C.. XIIe Journée de Formation: Créativité et Enseignement du FLE. 2015. Outro
    47. LOUSADA, E. G.; ROJO, R. ; BUENO, Luzia ; FERREIRA, A. A. D. ; Abreu-Tardelli, L.S. ; ARANHA, S.. VIII SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. 2015. Congresso
    48. FRIEDRICH, J. ; LOUSADA, E. G.. Palestra: Le langage comme instrument psychologique dans la théorie de Vygotski. 2015. Outro
    49. DEZUTTER, O. ; LOUSADA, E. G.. Palestra: Écrire à l?université : défis à l?ère du numérique. 2015. Outro
    50. LOUSADA, E. G.; BUENO, Luzia. IV Encontro do Grupo ALTER-AGE. 2015. Outro
    51. LOUSADA, E. G.; BUENO, Luzia. Palestra: Developping Creativity: lessons from cultural-historical theory. 2015. Outro
    52. ZAVAGLIA, Adriana ; LOUSADA, E. G. ; PINO, C. A. ; COSTA, H. B. A.. VII Encontro de Pesquisas do Francês. 2015. Outro
    53. HONG, R. ; MOHAN, D. ; Thomson, C. ; IRVINE, M. ; LOUSADA, E. G.. Third International Second Language Pedagogies Conference. 2014. Congresso
    54. LOUSADA, E. G.; DANTAS, Simone ; BARIONI, M. C. ; ROCHA, S.M. ; SILVA, E. C. ; TORELLI, L. R. ; BRASIL, J. T. ; MENEZES, M. C. ; MELAO, P. A.. IV Rendez-vous avec le français - Journée des apprenants - Cursos extracurriculares de francês. 2014. Outro
    55. LOUSADA, E. G.; SILVA, E. C. ; BRASIL, J. T. ; BARIONI, M. C. ; MENEZES, M. C. ; JANCZUR, C.. IXe Journée de Formation: Technologies et apprentissage des langues : pratiques et réflexions sur le web 2.0 en salle de classe. 2014. Outro
    56. LOUSADA, E. G.; DANTAS-LONGHI, S. M. ; ROCHA, S.M. ; BRASIL, J. T. ; TORELLI, L. R. ; BARIONI, M. C. ; MENEZES, M. C. ; JANCZUR, C. ; MORIZONO, V. Y. M.. Xe Journée de Formation - Écrire, parler, produire: nouveaux supports, nouveaux défis. 2014. Outro
    57. DAHLET, V. B. ; JORGE, V. G. ; LOUSADA, E. G. ; MORIZONO, V. Y. M.. VI Encontro de Pesquisas do Francês. 2014. Outro
    58. LOUSADA, E. G.; BOSCO, J. ; JANCZUR, C. ; BARIONI, M. C. ; SUMIYA, A. ; DIAS, A. P. S. ; SCANHOLA, M. ; RENARD, C. ; TORELLI, L. R.. I Journée no CEL. 2014. Outro
    59. DEZUTTER, O. ; BLASER, C. ; LOUSADA, ELIANE. Palestra: Soutenir le développement de la compétence d?écriture en langue seconde ou étrangère à l?heure du web 2.0. 2014. Outro
    60. CAWS, C. ; LOUSADA, ELIANE. Palestra: Blogs et micro-blogs pour le développement langagier. 2014. Outro
    61. DEZUTTER, O. ; LOUSADA, E. G.. Palestra: Un programme de recherche sur le développement de la compétence d?écriture en langue seconde ou étrangère : orientations conceptuelles, méthodologiques et principaux résultats. 2014. Outro
    62. TORRES, V. ; BILBAW, S. ; MASELLO, L. ; LOUSADA, ELIANE. Francophonie et langue française : problématiques de recherche et d?enseignement en Amérique du Sud (didactiques, littératures, cultures et sociétés). 2014. Congresso
    63. CAWS, C. ; LOUSADA, E. G.. Curso de pós-graduação - Aprendizagem e Ensino de Línguas Assistidos por Computador: Teorias e Práticas. 2014. Outro
    64. LOUSADA, E. G.; Thomson, C. ; MOHAN, D. ; MUELLER, R. ; IRVINE, M. ; INGLIS, J.. Second-Language Pedagogies, New Technologies, and Learning Outcomes. 2013. Congresso
    65. LOUSADA, E. G.; BRASIL, J. T. ; SAGE, V. M. L.. II Rendez-vous avec le français. 2013. Outro
    66. LOUSADA, E. G.; Cristovão, V. L.. Palestra: Para uma expansão do conceito de capacidades de linguagem. 2013. Outro
    67. LOUSADA, E. G.; SILVA, E. C. ; BRASIL, J. T. ; JANCZUR, C. ; DANTAS, Simone. VII Journée de Formation: Agir pour apprendre ou apprendre pour agir. 2013. Outro
    68. LOUSADA, E. G.; GAJO, L.. Palestra: Régimes linguistiques et modes de participation dans l'interaction plurilingue. 2013. Outro
    69. LOUSADA, E. G.; FAZION, F. ; SANTOS, T. J. F.. Encontro do Interacionismo Sociodiscursivo no Brasil: Pesquisas do Grupo ALTER em debate. 2013. Outro
    70. LOUSADA, E. G.. III Rendez-vous avec le français. 2013. (Outro).. . 0.
    71. LOUSADA, E. G.; DANTAS, Simone ; FAZION, F. ; SILVA, E. C. ; ROCHA, S.M.. Colóquio Analisar o trabalho educacional. 2013. Outro
    72. LOUSADA, E. G.; DANTAS, Simone ; FAZION, F. ; SILVA, E. C. ; ROCHA, S.M.. Formation par la recherche et à la recherche en Didactique des Langues et des Cultures. 2013. Outro
    73. LOUSADA, E. G.; DANTAS, Simone ; ROCHA, S.M.. VIII Journée de Formation: De l'écrit à l'oral: pratiques, réflexions et regards croisés pour une approche des textes en salle de classe. 2013. Outro
    74. PINO, C. A. ; PEREZ, J. P. ; BARNI, R. ; LOUSADA, E. G. ; FERREIRA, A. A. D.. II Encontro de Editores de Revistas Acadêmicas: desafios dos periódicos de Letras e Linguística. 2013. Outro
    75. LOUSADA, E. G.; CORDEIRO, G. S.. Palestra: Transposição e Modelização didáticas no ensino de gêneros textuais. 2013. Outro
    76. DAHLET, V. B. ; JORGE, V. G. ; LOUSADA, ELIANE ; MORIZONO, V. Y. M.. V Encontro de Pesquisas do Francês. 2013. Outro
    77. Thomson, C. ; MOHAN, D. ; MUELLER, R. ; LOUSADA, E. G. ; HERNANDES, R. R. ; OLIVEIRA, R. A.. Second-Language Pedagogies, New Technologies, and Learning Outcomes. 2012. Congresso
    78. LOUSADA, E. G.; DANTAS, Simone ; SILVA, E. C. ; ROCHA, S.M. ; JANCZUR, C. ; BULLA, T. C. ; CRUZ, A. C.. Ve Journée de Formation: pratiques et réflexions sur l'enseignement d'une langue-culture. 2012. Outro
    79. LOUSADA, E. G.; PIETRAROIA, C. M. C. ; CHARDENET, Patrick. Semaine de la Francophonie: table ronde et conférences. 2012. Outro
    80. LOUSADA, E. G.; FRIEDRICH, J.. O conceito de mediação no pensamento de Vigotski e seu papel para a análise das atividades psíquicas, físicas e formativas. 2012. Outro
    81. LOUSADA, E. G.; DANTAS, Simone ; ROCHA, S.M. ; BRASIL, J. T. ; RUBIM, C. ; JANCZUR, C.. VIe Journée de Formation: L'é'valuation dans les processus d'apprentissage. 2012. Outro
    82. KOSTULSKI, K. ; LOUSADA, E. G.. La diversité fonctionnelle du langage et les développements de la pensée. 2012. Outro
    83. LOUSADA, E. G.; DANTAS, Simone ; ROCHA, S.M. ; JANCZUR, C.. Des courts métrages pour travailler la CO et l'EO; Des jeux pour faire parler. 2012. Outro
    84. LOUSADA, E. G.. IIIe Journée du Curso Extracurricular de français: pratiques et réflexions - les arts dans l´enseignement du FLE. 2011. (Outro).. . 0.
    85. LOUSADA, E. G.; BARIONI, M. C. ; DANTAS, Simone. IVe Journée de Formation: pratiques et réflexions - Les technologies dans l'enseignement du FLE: La multimodalité en question. 2011. Outro
    86. FAITA, Daniel ; CAMPOS, M. R. ; LOUSADA, E. G.. Palestra: O trabalho de ensinar. 2011. Outro
    87. Thomson, C. ; LOUSADA, E. G. ; CAMPOS, M. R.. Palestra: Foucault et la Psychanalyse. 2011. Outro
    88. FELIX, C. ; ESPINASSY, L. ; MACHADO, Anna Rachel ; LOUSADA, E. G.. Transformação de resultados de pesquisas em recursos para formação. 2011. Outro
    89. LOUSADA, E. G.. Palestra: O Conselho Pedagógico como meio de formação pela análise do trabalho. 2011. (Outro).. . 0.
    90. LOUSADA, E. G.. Ière Journée de formation - Curso extracurricular de francês. 2010. (Outro).. . 0.
    91. LOUSADA, E. G.. Curso da professora visitante Frédérique Arroyas: Intermédialité: théories et pratiques. 2010. (Outro).. . 0.
    92. LOUSADA, E. G.. Curso de formação: Formation continue des professeurs du Curso Extracurricular de francês. 2010. (Outro).. . 0.
    93. LOUSADA, E. G.. Curso de Formação: Christian Puren: Les implications didactiques de la nouvelle « perspective actionnelle ». 2010. (Outro).. . 0.
    94. LOUSADA, E. G.. IIe Journée du Curso Extracurricular de Français: les habiletés orales: pratiques et réflexions. 2010. (Outro).. . 0.
    95. WOGINSKI, G. R. ; LOUSADA, E. G.. Gêneros textuais no ensino de línguas: teorias e práticas. 2010. Outro
    96. LOUSADA, E. G.. Palestra da professora Katia Kostulski: L?interlocution, son organisation et ses fonctions : analyses en situation de travail. 2010. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:44