Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Maria Teresa Santos Cunha

Graduada e Mestra em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora em Educação/História e Filosofia pela Universidade de São Paulo. Professora Titular do Departamento de História da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC e docente dos PPG/Educação e PPG/ História da UDESC. Bolsista Produtividade em Pesquisa/CNPq/ Nível 1-D .Associada da ANPEd (1989), ANPUH (1980), SBHE (2000), ALB (!999), ASPHE/RS (2004), Associação Brasileira de (Auto)Biografia/Biograph (2009). Sócia emérita do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHG/SC) e sócia fundadora da Sociedade Brasileira de História da Educação. Membro do corpo editorial das seguintes publicações: Cadernos de História da Educação (UFU/MG) Rev. Estudos Feministas/REF (UFSC), História da Educação (UFPel/ASPHE/RS), Revista Conjectura/ UCS/RS, Revista Educação e Contemporaneidade (UNEB/BA). Consultora ad hoc da FAPESC/SC. FAPERJ/UERJ-RJ, FAPERGS/RS, CAPES, CNPq. FAPESPA/PA, Fundação ARAUCÁRIA/PR. Autora de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e estrangeiros.Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Cultura Escrita e História do Tempo Presente, atuando nas seguintes áreas: História da Leitura e da Cultura Escrita, História da Educação, Arquivos Pessoais, Patrimônio Cultural. Foi Coordenadora Nacional do GT História da Educação/ANPEd/ Out. 2009 - 2011. Integrante Titular do Conselho Interdisciplinar de Pesquisa e Editoração (CIPE) da Fundação Biblioteca Nacional/Ministério da Cultura./2011 a 2013 Participante da RIDPHE (RED IBEROAMERICANA PARA LA INVESTIGACIÓN Y LA DIFUSIÓN DEL PATRIMONIO HISTÓRICO-EDUCATIVO (RIDPHE) sob coordenação da Profª Dra, Maria Cristina Menezes/UNICAMP. Vice=Líder do Grupo de Pesquisa Arquivos Pessoais, patrimônio e Educação (GARPE). Professora aposentada da UFSC onde atuou de 1973 a 1998/ CED/UFSC.. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/1895532605964830 (29/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Humanas e da Educação. Avenida Madre Benvenuta 2007Campus Universitário Itacorubi 88000900 - Florianópolis, SC - Brasil Telefone: (48) 33218544 Ramal: 8544 Fax: (48) 32229168 URL da Homepage: www.ppge.udesc.br e www.ppgh.udesc.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: História
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2018-Atual. NOTICIAS DE LA, OLHARES DAQUI. Um estudo sobre o jornal italiano La Tribuna que circulou em Florianopolis (SC) -1932-1940.
      Descrição: Este Projeto encontrar-se- ia vinculado à Rede TRANSFOPRESS - Réseau transnational pour l?étude de la presse en langues étrangères/Transnational network for the study of foreign language press ? coordenado internacionalmente pela Profª Dra. Diana Cooper-Richet (Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines (UVSQ/ França) e, no Brasil, coordenado pelas historiadoras Tania de Luca e Valéria Guimarães/ UNESP/SP.Teria por objetivo geral mapear e analisar a produção e a circulação da imprensa em língua estrangeira no Brasil desde o final do século XIX até os dias atuais e estaria em andamento nacional desde 2015 , conforme o site oficial. https://transfopressbrasil.franca.unesp.br.. A pesquisa ora proposta seria um subprojeto dessa pesquisa de abrangência nacional e internacional. Pretenderia trabalhar com imprensa estrangeira em Florianópolis e analisar critérios de produção e circulação do jornal em língua italiana - La Tribuna ? (1932-1940), a partir de pesquisas na Hemeroteca Digital Catarinense: https://hemeroteca.ciasc.sc.gov.br/ Este jornal, de periodicidade quinzenal, escrito parte em italiano e parte em língua nacional, circulou em Florianópolis (SC) durante as primeiras décadas do século XX e há cerca de 30 exemplares preservados, O objetivo seria inventariar e analisar os textos noticiosos e imagens veiculadas, refletir sobre o suporte material ? letras, ilustrações, formatos, títulos ? e as condições de produção e circulação. A análise privilegiaria os temas relativos às relações culturais ítalo-brasileiras e a construção de projetos de nacionalidade traduzidos pelo fortalecimento de um ideal cívico nesta comunidade binacional de leitores rastreando-se a presença de estratégias de persuasão (mensagens edificantes, propagandas elogiosas, modelos de comportamento, etc) com a finalidade de construir identificações culturais para o imigrante italiano no sul do Brasil. Além do diálogo com a História da Imprensa, da Cultura Escrita e da Leitura, a pesquisa partiria do pressuposto que trabalhar, no tempo presente, com um acervo desse porte significa preservação de uma memória sobre a importância da imigração na constituição da população brasileira e como reconhecimento de formas de produzir um discurso sobre o passado e de projetar perspectivas sobre o futuro. Aprovado pelo Departamento de História/UDESC/ Proc. nº20150002908 em 09/04/2018. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Teresa Santos Cunha - Coordenador / Cristiani Bereta da Silva - Integrante / Eduarda Rosso Scotti - Integrante / Ana Luiza Melo Santiago de Andrade - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Maria Teresa Santos Cunha.
    2. 2017-Atual. Do manual ao digital: Arquivos pessoais de educadores catarinenses: Elpidio Barbosa e Walter Piazza/Seculo XX
      Descrição: Este Projeto de Pesquisa objetiva dar continuidade às ações de inventariar, catalogar, digitalizar e analisar documentos dos arquivos pessoais de dois educadores/professores catarinenses Elpídio Barbosa (1909-1966) e inserir o arquivo pessoal de Walter Fernando Piazza (1926-2016) nas mesmas ações já que ambos contêm documentos sobre a educação escolarizada e se constituem como patrimônios culturais (histórico-educativos) para a pesquisa em História da Educação catarinense e brasileira, entre as décadas de 1930 a 1990. Os materiais reunidos nestes arquivos permitirão mapear a configuração de projetos educacionais em Santa Catarina, neste período, tanto na proposição de políticas públicas para a educação primária, secundária e superior como nas ações efetivas para a gestão destas políticas, em nível nacional. Elpídio Barbosa foi professor, inspetor escolar, secretário da Educação e reitor da UDESC,/SC. Walter Fernando Piazza se notabilizou como historiador e autor de obras clássicas sobre História de Santa Catarina e sua educação, além de professor universitário e criador do primeiro curso de Pós-Graduação em História/SC, na UFSC. Os dois arquivos pessoais foram doados pelas famílias e estão depositados no Instituto de Documentação e Investigação de Ciências Humanas (IDCH - UDESC). São fundos documentais compostos por cerca de três mil peças entre manuscritos de obras, revistas pedagógicas, fotografias, cartas e documentos legislativos, planos de aula e cadernos relativos às suas atuações na história e na educação em Santa Catarina, entre 1935 e 1990. A partir desses vestígios documentais, busca-se dar sentido a estas experiências sob o prisma da História da Educação ? como produto de uma construção cultural em articulação com sua dimensão social assumida por noções como representações, práticas e materialidade destes objetos culturais ? (CARVALHO e PINTASSILGO, 2011 e CHARTIER,1989) e da História do Tempo Presente - que considera as experiências temporais da história e como ?em cada presente, as dimensões temporais do passado e do futuro são postas em relação? (HARTOG, 2006, p.263). Consideram-se, também, diálogos na clave dos estudos sobre o Patrimônio Cultural pela análise das instâncias que custodiam e caracterizam arquivos pessoais como patrimônios culturais e educativos. (TRAVANCAS, ROUCHOU E HEYMANN, 2013, CUNHA e SOUZA, 2014, e MENEZES, 2016). Aprovado pelo Departamento de História. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . Integrantes: Maria Teresa Santos Cunha - Coordenador / Karla Simone Willemann Schutz - Integrante / Tianey Weiss - Integrante / Susane Waschinesky Costa - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Maria Teresa Santos Cunha.
    3. 2015-2017. Do tracado manual ao registro digital: O acervo pessoal e profissional do professor catarinense Elpidio Barbosa (1909-1966): dimensoes e possibilidades
      Descrição: Este Projeto de Pesquisa teria por objetivo inventariar, catalogar, digitalizar e analisar o acervo pessoal do professor catarinense Elpídio Barbosa (1909-1966) que contêm documentos oficiais e ordinários que permitem mapear e construir aspectos da História da Educação catarinense entre as décadas de 1930 a 1960. Os materiais deste acervo permitirão mapear a configuração de projetos educacionais em Santa Catarina, seja na proposição de políticas públicas para a educação em SC (Escola Nova) seja nas ações efetivas para a gestão destas políticas. Elpídio Barbosa foi, entre 1935 e 1966, advogado, professor, inspetor escolar, reitor da UDESC, diretor da Faculdade de Educação(FAED- UDESC) e Secretário da Educação de Santa Catarina. Seu acervo está depositado no Instituto de Documentação e Investigação de Ciências Humanas (IDCH ? FAED/ UDESC) e é composto por um fundo documental de cerca de trezentas peças entre revistas pedagógicas, catálogos, uma hemeroteca com 96 volumes e 40 cadernos com anotações manuscritas, recortes contendo cópias de leis, atas de reunião e fotografias escolares que se encontram anexadas/ coladas em seus cadernos autonomeados como ?tomos? todos relativos à sua atuação na educação em Santa Catarina, entre 1935 e 1966. A partir desses vestígios documentais, busca-se- ia dar sentido a esta experiência sob o prisma combinado da História Cultural e da História da Educação ? como produto de uma construção cultural em articulação com sua dimensão social assumida por noções como representações, práticas e materialidade destes objetos culturais ? (CARVALHO e PINTASSILGO, 2011 e CHARTIER,1989) e da História do Tempo Presente - que considera as experiências temporais da história e como ?em cada presente, as dimensões temporais do passado e do futuro são postas em relação? (HARTOG, 2006, p.263). Considerar-se-ão também, diálogos com o Patrimônio Cultural pela análise das instâncias que custodiam e caracterizam um acervo pessoal como um bem cultural.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (7) . Integrantes: Maria Teresa Santos Cunha - Coordenador / Márcia Regina dos Santos - Integrante / Nelson Maurilio Coelho Júnior - Integrante / Maria Fernanda Batista Faraco Werneck de Paula - Integrante / Luciana Espíndola Santos - Integrante / Bibiana WErle - Integrante / karla Simone Wilemann Schutz - Integrante / Isadora Muniz Vieira - Integrante / Gabriel da Rosa Dalapria - Integrante / Julia Espíndola Paredes - Integrante / Eduarda Rosso Scotti - Integrante / João Paulo de Araújo dos Santos - Integrante / Elizabeth Farias da Silva - Integrante / Ana Luiza Mello Santiago de Andrade - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Maria Teresa Santos Cunha.
    4. 2011-2015. Perfil de uma biblioteca, tracos de um leitor: Estudos sobre o acervo de um professor - Victor Marcio Konder (1925-2005).
      Descrição: Este Projeto de Pesquisa tem por objetivo inventariar, higienizar, catalogar, para dar forma a uma análise, um acervo pessoal composto por um fundo documental de cerca de mil peças entre livros, revistas, catálogos além de 45 (quarenta e cinco) cadernos com manuscritos pessoais escritos entre 1962 a 1992, que pertenceram ao professor, intelectual de esquerda e político catarinense Victor Márcio Konder (1925-2005), um revolucionário letrado, segundo suas próprias palavras (2006). Este material se encontra depositado, por doação da família, na Biblioteca Universitária da Universidade do Estado de Santa Catarina/ UDESC e no Laboratório de Patrimônio Cultural do Departamento de História /FAED/UDESC, em Florianópolis/SC. Sob o prisma combinado da História Cultural (em seu âmbito se situa a História da Educação que aborda a história do livro e da leitura tanto na transmissão de conhecimentos como rastreamento de marcas de leitura presentes em sua biblioteca pessoal), da História do Tempo Presente (pelo testemunho deixado nos cadernos estudados pela via da cultura escrita) e do Patrimônio Cultural (pela análise das instâncias que o custodiam e o caracterizam como um acervo pessoal) este projeto pretende proceder uma análise do legado documental de Victor Márcio Konder como um homem de letras - tal como propõe CHARTIER (1996) por suas vinculações ao mundo da escrita e da leitura - e como intelectual tal como propõe SAID (2005) - um pensador da cultura - que, pela posse de livro e pelas anotações pessoais em cadernos escolares deixou registros sobre cenários de sua época. A investigação seria desenvolvida tendo por ponto de partida os estudos sobre sua biblioteca e de seus cadernos pessoais, que, ainda que tenham sofrido inúmeras triagens, alterações e re-alocações, anunciam marcas de seletividade e de intenção de perpetuidade. A pesquisa parte do pressuposto que salvaguardar um acervo desse porte é preservar uma memória (de leitor e de professo. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . Integrantes: Maria Teresa Santos Cunha - Coordenador / Márcia Regina dos Santos - Integrante / Nelson Maurilio Coelho Júnior - Integrante / Carolina Cechella Philippi - Integrante / Mariane Martins - Integrante / Isadora Muniz Vieira - Integrante / Eduarda Rosso Scotti - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC - Bolsa. Número de produções C, T & A: 26
      Membro: Maria Teresa Santos Cunha.
    5. 2010-2014. ?Historia da Escola Primaria no Brasil: investigacao em perspectiva comparada em ambito nacional (1930 ? 1961)?
      Descrição: Este projeto integrado de pesquisa consiste em um estudo na perspectiva comparada sobre a história da escola primária no Brasil, no período de 1930 a 1961. A pesquisa objetiva produzir uma interpretação sistemática, aprofundada e integradora sobre a educação pública primária utilizando a comparação como estratégia de análise e concepção interpretativa de modo a explicitar as relações, as semelhanças, as diferenças e as singularidades presentes nas formas de produção, apropriação e difusão da escola nas várias regiões do país. Processo n° 480387/2010-9. A investigação pretende dar continuidade ao projeto temático ?Por uma teoria e uma história da escola primária no Brasil: investigações comparadas sobre a escola graduada? financiado pelo CNPq (Processo n. 480462/2007-0), devendo incidir, nesta segunda etapa, sobre a educação elementar de 15 estados brasileiros: Acre, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina e. A equipe de pesquisadores é composta por 40 pesquisadores doutores pertencentes a Programas de Pós-Graduação em Educação de várias instituições universitárias do país (UNESP/Araraquara ? unidade sede; UFAC, UFAM, UFPB, UFPI, UFMA, UFRN, UFS, UNIT-SE, UFBA, UFMG, UFU, UNICAMP, UFMT, UFG, UFGD, UFPR, UEM, PUC-PR, UDESC.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Teresa Santos Cunha - Integrante / Luciano Mendes de Faria Filho - Integrante / Vera Lúcia Gaspar da Silva - Integrante / Gladys Mary Ghizoni Teive - Integrante / Anamaria Gonçalves Bueno de Freitas - Integrante / Vera Teresa Valdemarin - Integrante / Rosa Lydia TEixeira Corrêa - Integrante / Rosa Fátima de Souza Chaloba - Coordenador / Gisele de Souza - Integrante / Heloisa Helena Pimenta Rocha - Integrante / César Augusto Castro - Integrante / José Carlos Araújo - Integrante / Alessandra Cristina Furtado - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 17
      Membro: Maria Teresa Santos Cunha.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (6)
    1. Prêmio de Orientação da Tese de Doutorado de Karla Simone Willemann Schütz, indicada pelo PPGH/UDESC para representar o Programa no Prêmio Teses da Capes., PPGH/UDESC e CAPES.. 2021.
      Membro: Maria Teresa Santos Cunha.
    2. Premio de Orientação de Tese de Doutorado de Susane da Costa Waschineaki indicada pelo PPGE/UDESC a representar o PPGE no Prêmio Teses da Capes, PPGE/UDESC e CAPES.. 2021.
      Membro: Maria Teresa Santos Cunha.
    3. Integrante de Banca de Avaliação para Concessão de NOTÓRIO SABER - UFSC, UFSC /Universidade Federal de Santa Catarina.. 2015.
      Membro: Maria Teresa Santos Cunha.
    4. Menção honrosa ao Trabalho de Iniciação Científica sob minha orientação a Flávia Souza, 24ª Semana de Iiniciação Científica /FAED/UDESC.. 2014.
      Membro: Maria Teresa Santos Cunha.
    5. Prêmio Melhor Trabalho de Iniciação Científica/CNPq -Orientação de Mª Fernanda B.F Werneck de Paula, 23ª Semana de Iniciação Científica/FAED/UDESC -.. 2013.
      Membro: Maria Teresa Santos Cunha.
    6. Prêmio Jabuti -Melhor livro: Coletãnea IMPRESSOS NO BRASIL (Org.Aníbal Bragança e Márcia Abreu), Cãmara Brasileira do Livro/.. 2011.
      Membro: Maria Teresa Santos Cunha.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (95)
    1. 31º Simpósio Nacional da ANPUH. Simpósio Temático 64 História da Educação: sujeitos, instituições ,politicas educativas e culturas escolares. 2021. (Congresso).
    2. III Congresso Internacional e Interdisciplinar em Patrimônio Cultural. Do local ao Nacional.Um estudo sobre gestão e preservação de arquivos pessoais no Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas (IDCH0 UDESC/SC. 2021. (Congresso).
    3. IV Congresso Ibero-Americano de Humanidades,CIêncas e Educação. Experiências e expectativas entrelaçadas: Arquivos Pessoais de Professores/as no Tempo Presente. 2021. (Congresso).
    4. IV Simpósio Internacional de História do Tempo Presente.A força do verbo: Arquivos Pessoais na prática historiográfica do Tempo Presente. 2021. (Simpósio).
    5. IX CIPA (Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biografica. Memórias Miúdas em cadernos discentes: Um currículo praticado (1970/1972). 2021. (Congresso).
    6. XIV Congresso Iberoamericano de História da Educação. Perto da devoção, longe do pecado: Conselhos para a educação feminina no final do XIX. 2021. (Congresso).
    7. WEBINÁRIO : Teoria e Práxis (Auto)Biográficas. Arquivos Pessoais:Dimensões sobre a pesquisa (auto)biográfica. 2020. (Congresso).
    8. XII Jornada Nacional de Educação de Naviraí(MS): Diálogo sobre formação docente, práticas e pesquisa.Arquivos Pessoais de Professoras/as: reflexões sobre práticas de memória, trajetórias e o ato de ensinar. 2020. (Encontro).
    9. II Colóquio Internacional sobre imaginário, educação e (Auto)Biografias.Narrativas de vida em SC/Região Sul. 2019. (Encontro).
    10. IV Jornada Sandra Jathay Pesavento:Arquivos Pessoais,trajetórias intelectuais e estudos de Gênero.Arquivos Pessoais no Tempo Presente: Entre o prestígio e o esquecimento. 2019. (Encontro).
    11. VI Seminário Internacional A Arte da Bibliografia.O tempo das linhas no espaço das páginas: A arte das dedicatórias em bibliotecas pessoais de educadores catarinenses (Século XX). 2019. (Seminário).
    12. X Congresso Brasileiro de História da Educação. Cerimônias do Guardar: Estratégias de salvaguarda, memórias e histórias em arquivos pessoais de educadores catarinenses no Tempo Presente.. 2019. (Congresso).
    13. XVIII Congresso de História da Educação do Ceará. Artes de guardar: Arquivo Pessoal de um professor catarinense (Decadas de 1960-2000). 2019. (Congresso).
    14. XX Congreso Internacional de Hist. de la Educación Española. Jornais Escolares:Arautos de ensinamentos patrióticos e pacifistas (santa Catarina/Brasil/ Decadas de 1940-1950). 2019. (Congresso).
    15. 17º Simpósio Internacional Processos Civilizatórios.Formar corpos e mentes: manuais de civilidade como leituras escolares (Brasil 1920=1970). 2018. (Simpósio).
    16. 24º Congresso da ASPHE )Associação dos Pesquisadores Sul-rio-grandenses de História da Educação."Eu te dedico". História, Educação e Sensibilidades nas dedicatórias de livros de educadores catarinenses (1940-1980). 2018. (Encontro).
    17. I Incontro de Studio Internazionale.Attuali incontri di un passato: ego-documenti come patrimonio storico-educativo in archivi personali degli insegnanti (XX secolo). 2018. (Encontro).
    18. I Seminário Internacional Ítalo-Brasileiro.Com virtude e devoção: Um ideal cívico-educativo para os imigrantes italianos nas páginas do Jornal La Tribuna(Florianópolis/SC, 1932. 2018. (Seminário).
    19. Seminário Memórias, Patrimônio,Acervos: Os passados que habitam os nossos presentes.Maneiras de guarda, modos de arquivar: Um percurso em arquivos pessoais de educadores catarinenses no Tempo Presente. 2018. (Seminário).
    20. VIII CIPA (Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. De Netuno a Clio. Primeiras Aproximações às cartas ao Almirante Henrique Boiteux/Santa Catarina/Século XX. 2018. (Congresso).
    21. VIII Jornads de La SEPHE ( Sociedade Espanhola do Patrimônio Histórico Educativo.GUARDAR E PRESERVAR EGO-DOCUMENTOS COMO TESTEMUNHOS DA PRÁTICA EDUCATIVA.. 2018. (Simpósio).
    22. XIII CIELA Congresso Iberoamericando de História da Educação Latinoamericanonosa. O imperativo de testemunhar: Um estudo sobre acervos pessoais de educadores (Santa Catarina- Brasil - 1ª metade do século XX). 2018. (Congresso).
    23. X Seminário do Grupo de Pesquisa Educação e Processo Ciiviliador/Norbert Eliass.Manuais de civilidade e manuais escolares no século XX; Um percurso com Norbert Elias. 2018. (Seminário).
    24. 39 ISCHE - International Standing Conference for the History of Educationf Ed. About children's manuscripts: The Platoon of health in. 2017. (Congresso).
    25. Encontro Sobre Acervos Escolares: Da costura da memória oa esquecimento.Acervos Escolares no Tempo Presente: Um lembrar (nem sempre) adiado. 2017. (Encontro).
    26. I Congresso Nacional de Práticas Educativas. Manuais pedagógicos e Práticas Educativas: Um estudo sobre a Série de Leitura Graduada Pedrinho/Lourenço Filho. 2017. (Congresso).
    27. III Encontro TRANSFOPRESS / Imprensa em Língua Estrangeira : Entre Identidade e Alteridade.Notícias de lá, olhares daqui: Um estudo sobre jornais italianos que circularam em Florianópolis (SC) nas três primeiras décadas do século XX. 2017. (Encontro).
    28. IX Congresso Brasileiro de História da Educação/CBHE. Dia a dia, letra a letra: Tempos de Escola em diários íntimos (Décadas de 60/70 século XX). 2017. (Congresso).
    29. IX Congresso Brasileiro de História da Educação/CBHE. De achados locais a indícios nacionais: Arquivos pessoais de educadores na história da Educação do Tempo Presente. 2017. (Congresso).
    30. VI Jornada de Patrimônio Cultural.O imperativo de testemunhar: Fotografias ecolares nos ecervoe de educadores catarinenses (1939-1960). 2017. (Encontro).
    31. VI Simpósio Iberoamericano: Históriam Educação, Patrimônio-Educativo.Acervos Pessoais: Documentos ordinários. 2017. (Simpósio).
    32. 3º Seminário de Políticas de Acervos.Privados que se exibem: a arte do trabalho em acervos pessoais. 2016. (Seminário).
    33. CIHELA Congresso Iberoamericano deHhistória da Educação Latinoamericana. Em primeira pessoa: Trajetória de formação e leitura de uma porfessora brasileira (1967-1970). 2016. (Congresso).
    34. II Colóquio Vão-se os dedos, com quem ficam os anéis?.Arquivar e (Des)Conviver: O acervo pessoal do professor Elpídio Barbosa (1935-1966). 2016. (Seminário).
    35. Iv Colóquio de História da Educação.Acervos pessoais de educadores: Do traçado manual ao registro digital. 2016. (Encontro).
    36. V Congresso Internacional de História. Narrativas (Auto)Biográficas em múltiplas temporalidades: Diários,Cartas, Àlbuns e Cadernos. 2016. (Congresso).
    37. VII CIPA (Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfic CIPA. Testemunhos de outros tempos;. 2016. (Congresso).
    38. VII Semana Acadêmica de História - FAED - UDESC.Pensar a História:Interdisciplinaridade, Temporalidades e Novos Sujeitos. 2016. (Encontro).
    39. XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. A civilidade em vários tons:Prescrições para a família e para a Escola em Manuais de ivilidade (Décadas de 1920-1960). 2016. (Congresso).
    40. XI Reunião da ANPEDSUL. Acervos pessoais de educadores: Do traçado manual ao registro digital. 2016. (Congresso).
    41. 37 ISCHE International Standing Conference for the History of Education. A Literal Life: Narratives of reading and formation of a Brazilian teacher (1964-1967). 2015. (Congresso).
    42. II Seminário História dos Sentimentos; II Seminário Encontros com História.Acervos Pessoais: O ato de guardar entre sensibilidades e percepções. 2015. (Seminário).
    43. IV Simpósio Iberoamericano: Hist.,Educação,Patrimônio.Viver e escrever: História e Educação no acervo de cadernos de um professor catarinense (Século XX). 2015. (Simpósio).
    44. Otros lectores, otras lecturas. La aventura de leer desde Gutemberg hasta web 3,0.Das mãos do editor ao olhos da leitora: Estudo sobre as leitoras de Corin Tellado (1960-70). 2015. (Seminário).
    45. XXVIII Simpósio Nacional de História da ANPUH.Diários Pessoais como objetos memoriais.Acervos privados no mundo público. 2015. (Simpósio).
    46. 12ª Semana Nacional dos Museus.Com vontades de guardar: Acervos Pessoais e Coleções Didáticas no Museu da Escola Catarinense (Séculos XIX e XX). 2014. (Encontro).
    47. 2ª Semana de Interatividade em Biblioteconomia.Informação para a História e a Memória. 2014. (Encontro).
    48. III Colóquio Paulo Freire - diálogos Freirianos.História da Educação e o tempo presente. 2014. (Outra).
    49. IV Congresso Internacional de História. Linguagens, ressonâncias, encantamentos. Ume studo sobre os livros de bolso de Corin tellado (Décadas de 1960-70). 2014. (Congresso).
    50. IV Jornada Catarinense de Estudos sobre o Patrimônio Cultural.Participação com bolsistas de IC e como ouvinte. 2014. (Outra).
    51. O Modelo Genealógico de análise: N.Elias, M,Foucault e R.Castel. 2014. (Oficina).
    52. VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. No ritmo das mãos: Exercícios (auto)biográficos nas escritas infantis. 2014. (Congresso).
    53. X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. O guardador de ontem e as guardadoras de hoje: Um estudo no acervo de cadernos de um porfesor catarinense (Década de 1980). 2014. (Congresso).
    54. X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Lições em Sépia: A organização da escola entre os anos de 1920-1960. Discursos sobre a circulação de saberes pedagógicos, curriculo e formação de professores. 2014. (Congresso).
    55. XI CIHELA - Congresso Iberoamericano de História da Educação Latinoamericanao. Uma vida ao pé da letra:Cadernos e escritas ordinárias de um professor de Hist[oria (Século XX). 2014. (Congresso).
    56. XI Seminário Temático: A constituição dos Saberes elementares: A Aritmética.A produção de História da Educação em Santa Catarina; Estado da Arte. 2014. (Seminário).
    57. 23º Seminário de Iniciação Científica da UDESC.Perfil de uma biblioteca, traços de uma coleção: O acervo do Prof.Victor Márcio Konder (1920-2005). 2013. (Seminário).
    58. 36ª Reunião Anual da ANPED. Histpria do Tempo Presente e História da Educação:Questões Conceituais e Perspectivas de Pesquisa. 2013. (Congresso).
    59. III Jornada Catarinense de Patrimônio Cultural.Atividades realizadas pelo Laboratório de Patrimônio Cultural da UDESC. 2013. (Encontro).
    60. II Seminário de Pesquisa A institucionalização da escola primária no Brasil:Investigações Comparadas.Estudos Comparados sobre a produção e a circulação da Escola Nova no Brasil. 2013. (Seminário).
    61. II SIHELE -Seminário Internacional sobre História do ensino de Leitura e Escrita.Modelos para Leitura: estudo sobre o manual de ensino. 2013. (Seminário).
    62. I Seminário De História da Educação Brasileira e Catarinense.História da Educação em Santa Catarina: Métodos e Abordagens. 2013. (Seminário).
    63. VI Encontro Maranhense de História da Educação. Circulação e Consumo do Livro Escolar. 2013. (Congresso).
    64. VII Congresso Brasileiro de História da Educação. Oferecido à decifração: Um estudo sobre o acervo de livros e cadernos de um porfessor catarinense/Século XX. 2013. (Congresso).
    65. XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Viver e escrever: cadernos e escritas ordinárias de um professor catarinense (século XX). 2013. (Congresso).
    66. XXVII Simpósio Nacional de História.Cadernos Escolares como projeções de si: O acervo do Porf. catarinense Victor Márcio Konder (1920-2005). 2013. (Simpósio).
    67. 18º Encontro da ASPHE Ássociação dos pesquisadores Sul-Riograndense de História da Educação.Cadernos Escolares como documentos para a História da Educação: O acervo do Porfessor Catarinense Victor Márcio Konder (1920-2005). 2012. (Encontro).
    68. Conversando sobre Museus - Mauseu e Escola: por uma integração necessária.Museu da Escola: Um patrimônio documental. 2012. (Encontro).
    69. II CICPG Congresso de Inic.Científica e Pós-Graduação. Cadernos, folhetos, rabiscos - Refúgio pessoal de um "Revolucionário Letrado". 2012. (Congresso).
    70. II CICPG Congresso de Inic.Científica e Pós-Graduação. Professor Victor Márcio Konder: passagens e Histórias em seus Impressos Turísticos. 2012. (Congresso).
    71. II Jornada Catarinense de Patrimônio Cultural.Exposição de Livros e Impressos do Acervo de Vicor Márcio Konder (1920-2005). 2012. (Encontro).
    72. IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. A mão. o cérebro e o coração. Prescrições para aleitura e escrita em manuais escolares para o Curso Normal (S[eculo XX- Brasil e Portugal). 2012. (Congresso).
    73. Simpósio Iberoamericano História, Educação, Patrimônio Educativo.Perfil de um leitor: O acervo de livros de um porfessor catarinense/ Século XX. 2012. (Simpósio).
    74. V CIPA -Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. Na insegurança das palavras: Livros e cadernos pessoais na biografia de um professor cararinense - Século XX. 2012. (Congresso).
    75. VI Simpósio Nacional de História Cultural.Entre o risco e o sonho: Um estudo no acervo de livros de um intelectual catarinense do Século XX. 2012. (Simpósio).
    76. XIV Encontro Estadual de História.Uma coleção de cadernos de aula entre 1957 e 1971 como objetos da cultura material escolar. 2012. (Encontro).
    77. 17º Encontro da ASPHE Ássociação dos pesquisadores Sul-Riograndense de História da Educação.No manejo das palavras: um estudo no acervo de livros de um professor do século XX. 2011. (Encontro).
    78. 17º Encontro da ASPHE Ássociação dos pesquisadores Sul-Riograndense de História da Educação.Ensino de História e História da Educação: Memórias, narrativas e práticas. 2011. (Encontro).
    79. 34ª Reunião Anual da ANPEd. Patrimônio e Memória: Artes de Guardar. 2011. (Congresso).
    80. Encontro Desafios do Magistério - UNICAMP.Patrimônio Cultural Escolar na interface da História da Leitura e do Livros.Uma experiência no Museu da Escola Catarinense/. 2011. (Encontro).
    81. I Jornada Catarinense de Estudos sobre Patrimônio Cultural.Lidar com os acervos: descobertas e desafios. 2011. (Encontro).
    82. I Seminário Internacional de História do Tempo Presente.Sob o estouro do Flash: A Florianópolis de José Boiteux (1890-1930).. 2011. (Seminário).
    83. IX ENPEH -Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História.Lições de História para a Escola Primária: A Séie de Leitura Graduada Pedrinho de Lourenço Filho (Décadas de 50/70 do século XX). 2011. (Encontro).
    84. VI Congresso Brasileiro de História da Educação. A Série de Leitura Graduada Pedrinho de Lourenço Filho. 2011. (Congresso).
    85. XVi Congresso Nacional de Historia de la Educación. A Série de Leitura Graduada. 2011. (Congresso).
    86. 16º Encontro da ASPHE Associação Sul-rio-grandense de Pesquisadores em História da Educação.Um patrimônio documenatl. Livros no Museu da escola Catarinense/Século XX. 2010. (Encontro).
    87. 33ª Reunião Anual da ANPEd. Coordenação Geral do GT História da Educação. 2010. (Congresso).
    88. ANPED SUL/VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul.Ler, anotar, guardar. A presença de leitores no acervo de livros do Museu da Escola Catarinense(Décadas de 20 a 60 do Século XX). 2010. (Encontro).
    89. Grupo de pesquisa História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil.História Cultural e História da Educação: Fontes e possibilidades de pesquisa. 2010. (Encontro).
    90. III Encontro Norte/Nordeste de História da Educação.Uma biblioteca anotada. Caminhos do leitor no acervo de livros escolares no Museu da Escola Catarinense (décadas de 20 a 60/século XX ). 2010. (Encontro).
    91. II Jornadas Internacionales de Enseñanza de la Historia y XI Jornadas de Investigación y Docencia de la Escuela de Historia. Por una Historia Regional Viril: El Catarinerismo y la producción de las masculinidades en el código disciplinar de la Enseñanza de historia. 2010. (Congresso).
    92. I SEMINÁRIO DE PESQUISA DA LINHA EDUCAÇÃO, MEMÓRIA E LINGUAGEM.DIÁLOGOS (IM)PERTINENTES. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: FONTES E POSSIBILIDADES. 2010. (Seminário).
    93. IV CIPA (Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. Dias ao leme, noites na proa.Gênero e geração nas memórias de um Almirante. 2010. (Congresso).
    94. VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Civilidade em textos: estudo sobre um jornal manuscrito infantil (1945-1952). 2010. (Congresso).
    95. VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Uma História da Educação na perspectiva de Gênero. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (28)
    1. CUNHA; ALMEIDA, D,B.. Simpósio Temático Traços que dixam traços:Arquivos Pessoais no Tempo Presente. 2021. Congresso
    2. CUNHA; Vasconcellos, M.C.C. ; ALMEIDA, D,B. ; THIES, V.G.. Organização de Simpósio: X I CIPA Em folhas gastas: percursos teórico-metodológicos sobre Arquivos Pessoais na pesquisa (auto)biográfica. 2021. Outro
    3. ALMEIDA, D,B. ; CUNHA. Organização de Simpósio Temático sobre Arquivos Pessoais de Educadores. 2021. Congresso
    4. BOTO, C. J. C. R. ; CUNHA, W.D. dos S. ; CUNHA ; MACHADO JÚNIOR, C.. Organização Simpósio Temático História da Educação, sujeitos, instituições, políticas educativas e culturas escolares. 2021. Congresso
    5. CUNHA, MARIA TERESA SANTOS; Grazziotin, L.S. ; ALMEIDA, D,B. ; BASTOS, M. H. C.. História da Educação ao Vivo: Percursos e Discursos Investigativos. 2020. Outro
    6. CUNHA, M. T. S.; ALMEIDA, D,B.. 1º Encontro Nacional do Grupo de Pesquisa Arquivos Pessoais,Patrimônio r Educação. 2019. Outro
    7. CUNHA, M. T. S.; OTEro, E.. 20º Coloquio de historia de la Educación de la Sociedad Española de la Historia de la Educación. 2018. Congresso
    8. CUNHA, M. T. S.. VIII CIPA/SP Organizador de Símpósio: Relatos em papel e tinta: cartas pessoais na pesquisa (auto)biográfica/Séculos XIX e XX. 2018. (Congresso).. . 0.
    9. NEDEL, L.B. ; CUNHA, MARIA TERESA SANTOS. Simpósio Temático Arquivos Pessoais no tempo Presente. 2017. Outro
    10. CUNHA, MARIA TERESA SANTOS; PAULA, M. F. B. F. W.. II Seminário do Grupo de Pesquisa Culturas Escolares,Tempo Presente e História. 2016. Outro
    11. CUNHA, MARIA TERESA SANTOS. Organização de ¨6 Encontros -Sarau Literário /Acervos pessoais de intelectuais catarinenses. 2016. (Outro).. . 0.
    12. MENEZES, M.A. ; SERPA, Élio Cantalício ; FLORES, M. B. R. ; MATOS, M..I.S. ; PUGA, V.L. ; CUNHA, M. T. S.. IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. 2014. Congresso
    13. CUNHA, M. T. S.; SANTOS, Márcia Regina dos ; PAULA, M. F. B. F. W.. A Coleção Bilbioteca das Moças: fabricação da sensibilidade romântica por meio da leitura (Décadas de 1920-1960). 2014. Exposição
    14. CUNHA, M. T. S.; PAIM, E.A.. Coordenação do Simpósio Temático Cultura Escrita e leitura:Abordagens do Tempo Presente. 2014. Congresso
    15. CUNHA, M. T. S.. Coordenadora de Mesa - IV Jornada Catarinense de Patrimônio Cultural. 2014. (Outro).. . 0.
    16. CUNHA, M. T. S.; BENCOSTTA, M. L. A. ; MIGUEL, M.E.B. ; TEIXEIRA, R.L.. X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. 2013. Congresso
    17. CUNHA, M. T. S.; Silva, V.L.G da ; STEPHANOU, Maria ; GATTI JÚNIOR, D. ; VAGO, T. M. ; MOGARRO, M. J.. IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. 2012. Congresso
    18. CUNHA, M. T. S.; GONÇALVES, Janice ; BORGES, V. T.. II Jornada Catarinense de Patrimônio Cultural/. 2012. Congresso
    19. ABRAMOWICZ, Anete ; MORAIS, Maria Arisnete Câmara de ; CAMARGO, Maria Rosa M. ; Amorim,A.C. ; CUNHA, M. T. S.. 18º Congresso de Leitura - COLE. 2012. Congresso
    20. ABRAHAO, M. H. M. B. ; Souza, Elizeu Clementino ; PASSEGGI. M.C ; CUNHA, M. T. S. ; MIGNOT, Ana Chrystina Venancio ; FISCHER, B. T. D.. V CIPA(Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica. 2012. Congresso
    21. LOHN, Reinaldo Lindolfo ; GONÇALVES, Janice ; ASSIS, Gláucia de Oliveira ; CUNHA, M. T. S. ; Rossato, Luciana. I Seminário Internacional História do Tempo Presente. 2011. Congresso
    22. Souza, Elizeu Clementino ; OLIVEIRA, D. A. ; SCHEIBE, L. ; CUNHA, M. T. S.. 34ª Reunião Anual da ANPEd. 2011. Congresso
    23. CUNHA, M. T. S.. ANPED SUL 2012. 2011. (Congresso).. . 0.
    24. CUNHA, M. T. S.. A fabricação da sensibilidade romântica pela leitura: os romances de M.Delly. 2011. (Exposição).. . 0.
    25. CUNHA, M. T. S.; UNGLAUB, T. R. R.. ANPUH-SC Simpósio História da Cultura Escrita,Fontes e Possibilidades de Pesquisa. 2010. Congresso
    26. PIAZZA, M. F. F. ; CUNHA, M. T. S.. Fazendo Gênero9/Simpósio As correspondências femininas:Das escritas ordinárias às escritas profissionais. 2010. Congresso
    27. CUNHA, M. T. S.; VAGO, T. M.. ANPED - 33ª Reunião Anual - GT História da Educação. 2010. Congresso
    28. CUNHA, M. T. S.. Biblioteca das Moças. França, Portugal e Brasil. A fabricação da sensibilidade romãntica. 2009. (Exposição).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:19