Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Alexandre Filordi de Carvalho

Alexandre Filordi de Carvalho é Pós-doutor em Educação pela Universidad Complutense de Madrid (2017-2018) e Pós-doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2013) na área de Filosofia da Educação; doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP); doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na área de Psicologia da Educação; mestre em Educação também pela UNICAMP. É membro da Associação Brasileira de Psicanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo - ABPPAG. Bolsista Produtividade CNPq - Nível 2; Coordenador do GT-17 de Filosofia da Educação na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd/ 2019/2021; 2022/2023); ocupa a vice-presidência da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (SOFIE). Entre 2008 e 2020 atuou no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coorienta pesquisa em nível de doutorado na Universidade de Lisboa (Departamento de Estudos de Desenvolvimento do Instituto Superior de Economia e Gestão). Coordena o Grupo de Investigação e Invenção em Teorias Transversais para a Educação (GRIITTE/CNPq). Integra a Red Iberoamericana Foucault (RIF); a Red de Investigación en Educación y Pensamiento Contemporáneo (RIEPCO); Editor adjunto da Revista Pro-Posições (UNICAMP) e membro do Comitê Científico da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP/INEP). Pesquisador permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFESP, na linha de Educação: Desigualdade, Diferença e Inclusão, investigando diferenças, singularidades e processos de subjetividades na sociedade contemporânea, a partir de referenciais da filosofia contemporânea, da psicanálise e da esquizoanálise. Atualmente é Professor Associado 3 no Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA). (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/5589093016557658 (22/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Lavras, Departamento de Educação. Campus Universitário Campus Universitário 37200000 - Lavras, MG - Brasil - Caixa-postal: 3037 Telefone: (35) 38291445 URL da Homepage: https://www.ded.ufla.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2021-Atual. Pensar educacao com Felix Guattari
      Descrição: A partir da investigação do pensamento de Félix Guattari, a pesquisa visa a elaboração de subsídios teóricos e analítico-conceituais para os Fundamentos da Educação. A hipótese que norteia a pesquisa é dupla. De um lado, a análise da obra de Guattari permite desenvolver o complexo conceito de máquina para se compreender como ele incide na concepção de máquina escolar, por seu turno, forçosamente ligada à produção maquínica de subjetividade capitalista. De outro lado, o pensamento de Guattari favorece o desenvolvimento de problematizações teóricas a instigar e a convocar novas reflexões acerca do estado atual da máquina escolar e de seus desafios contemporâneos. Pensar a máquina escolar também coloca em questão novas perspectivas teóricas para os fundamentos da educação, auxiliando-os na compreensão e nas implicações dos processos de produção de subjetividades aí atinentes. Por se tratar de uma pesquisa de aspecto teórico, a metodologia apoia-se, sobretudo,na investigação bibliográfica da obra de Félix Guattari, seus intérpretes e comentadores. A relevância da pesquisa está em aportar para a Filosofia da Educação novos aspectos conceituais pouco explorados no campo e tão atuais ao seu compromisso com a crítica e a fundamentação teórica para a educação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) . Integrantes: Alexandre Filordi de Carvalho - Coordenador / GALLO, Silvio Donizetti de Oliveira - Integrante / André Campos de Camargo - Integrante / Danilo da Silva Gonçalves - Integrante / Rodrigo Conceição Ferreira de Moraes - Integrante / Débora de Ataíde Ferreira. - Integrante / João Augusto dos Reis Neto - Integrante / Beatriz Alves Vasconcelos - Integrante / Talita Alessandra Tristão - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 4
      Membro: Alexandre Filordi de Carvalho.
    2. 2020-Atual. Pensar educacao com Felix Guattari: da maquina escolar a microrrevolucao do desejo.
      Descrição: O objetivo geral do projeto é investigar o pensamento de Félix Guattari na vertente de sua atualização e potência analítico-conceitual para a área da Educação. De modo específico, privilegia-se pesquisar como a máquina escolar tem sido montada e desmontada conforme os interesses produtivos da sociedade capitalista contemporânea. No cerne dessa questão encontra-se a produção de subjetivação otimizada por atitudes, comportamentos, ações e modos de se relacionar às expensas da lógica da própria máquina capitalista. A hipótese analítica é a de que as experiências de microrrevolucões de desejo podem instar os seus sujeitos a agir com o intuito de curto-circuitar o estado atual da máquina escolar. Nessa perspectiva, pensar a topografia da máquina escolar é ativar rupturas e atopias, produzir outros fios de agenciamentos com a experiência escolar e a educativa, criar outras derivações que potencializam a produção de subjetivação considerando os processos de singularização e de relações grupais ? grupos-sujeitos, resistindo, assim, o próprio modo de produção de desejo e de subjetivação da sociedade capitalista. Por se tratar de uma pesquisa de aspecto teórico, a metodologia apoia-se, sobretudo, na investigação bibliográfica da obra de Félix Guattari, seus intérpretes e comentadores. Palavras-chave: Félix Guattari; máquina escolar; sociedade capitalista; produção de subjetivação; microrrevolução de desejos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (3) . Integrantes: Alexandre Filordi de Carvalho - Coordenador / Silvio Donizetti de Oliveira Gallo - Integrante / Pedro Angelo Pagni - Integrante / Carlos Eduardo Ribeiro - Integrante / Rafael Limongelli - Integrante / Rodrigo Barbosa Lopes - Integrante / André Campos de Camargo - Integrante / Marco Antonio Sabatini Ribeiro - Integrante / João Augusto dos Reis Neto - Integrante / Beatriz Alves Vasconcelos - Integrante / Talita Alessandra Tristão - Integrante. Financiador(es): Fundação de Ampora à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 8
      Membro: Alexandre Filordi de Carvalho.
    3. 2016-2020. Filosofia das diferencas, transversao epistemologica e o devir-outro na educacao.
      Descrição: Este projeto centra-se na investigação de um conjunto de problemáticas em torno das diferenças e das constituições de subjetividades no tocante às experiências com o pensamento e com as ações educativas. Por intermédio da filosofia das diferenças, procura-se questionar a tradição epistemológica que estruturou e solidificou um tipo de relação específica do conhecimento e dos saberes com as experiências educacionais, reduzindo as suas perspectivas. O objetivo geral é a produção e difusão de conhecimento para a interlocução da dimensão analítico-conceitual da filosofia com o campo da educação, principalmente no sentido de contribuir com intercessores que sejam potências problematizadoras, criativas e experimentais do/no universo educacional. A hipótese geral que orienta a pesquisa é a de que a produção de conhecimento, eivada do estudo das diferenças e das constituições de subjetividades, pode instigar à transvaloração dos valores, das ações, dos discursos e das perspectivas homodidáticas, homotópicas, repetitivas e normalizadoras presentes no cenário da educação. Assim, busca-se dar lugar às relações e às experiências educativas de (com)posições mais abertas, fluidas, heteroplásticas, múltiplas e singulares, permitindo a emersão de espaços e de acontecimentos que não intencionem estancar o devir-outro na educação. Para tanto, será objeto de estudo a filosofia das diferenças cujo lastro mais significativo, para efeito de delimitação metodológica, circunscreve-se aos pensamentos de Deleuze, Guattari, Foucault e Nietzsche.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Alexandre Filordi de Carvalho - Coordenador / GALLO, Silvio Donizetti de Oliveira - Integrante / Pedro Angelo Pagni - Integrante / Cesar Donizetti Pereira Leite - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 49 / Número de orientações: 4
      Membro: Alexandre Filordi de Carvalho.
    4. 2015-2018. Diferenca, Pluralismo e Confianca em Educacao e Formacao
      Descrição: Por intermédio da matriz do pensamento filosófico contemporâneo, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo analisar, compreender e problematizar determinados focos de experiências circunscritos aos objetos, aos sujeitos e aos fenômenos da educação atual. Focos de experiências são entendidos conforme a acepção de Foucault (2011) em que a articulação tríplice das dimensões das formas de saber, das técnicas e procedimentos pelos quais se empreende conduzir a conduta dos outros (FOUCAULT, 2011, p.6) e da emersão dos modos de subjetividades dão condições para a existência de determinadas experiências. De modo específico, pretende-se demonstrar como o conjunto de noções e de conceitos, as dimensões analíticas e os seus instrumentos de valoração, o repertório epistemológico e a ordem discursiva da filosofia contemporânea questionam, tensionam e afetam a eficiência, o posicionamento e os propósitos da educação em nossos dias, ao mesmo tempo em que propõe novas temáticas analíticas, problematizadoras e constitutivas para o campo da educação. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alexandre Filordi de Carvalho - Integrante / Silvio Donizetti de Oliveira Gallo - Coordenador / Pedro Angelo Pagni - Integrante / Rodrigo Pelloso Gelamo - Integrante / Filipe Ceppas - Integrante / Wanderley Cardoso de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.
      Membro: Alexandre Filordi de Carvalho.
    5. 2014-2019. Filosofia Contemporanea e Educacao
      Descrição: Trata-se de articular os temos das diferenças e das singularidade, das subjetividade e dos sujeitos, das relações de poder e de saberes a partir das reflexões filosóficas contemporâneas. A pesquisa consiste na problematização dos campos históricos, discursivos, políticos, institucionais e sociais cujos agenciamentos e dispositivos são responsáveis, direta ou indiretamente, pela constituição do que somos, fazemos e pensamos a partir da e com a Educação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Alexandre Filordi de Carvalho - Coordenador / Talitha de Medeiros Moreira - Integrante / Flávia Paiva - Integrante / Alexandre Marques Freitas - Integrante / Frederico Reis Pacheco - Integrante / Robson Damasceno - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 13
      Membro: Alexandre Filordi de Carvalho.
    6. 2013-2016. Transversao epistemologica e o devir-outro na Educacao: diferencas e constituicoes de subjetividades ao redor das experiencias com o pensamento e com as acoes educativas
      Descrição: O objetivo geral do projeto consiste em investigar como o campo da filosofia das diferenças pode permitir uma transversão epistemológica acerca da concepção e do lugar que o outro, na imanência de sua singularidade, passa a ocupar nas experiências com o pensamento e com as ações educativas. Entende-se por transversão epistemológica o conjunto de possibilidades nocionais e conceituais capazes de abrir novas perspectivas naquelas que a filosofia vem contribuindo para fundamentar a educação enquanto processo de formação humana. Pressupondo nos indivíduos uma qualidade eminentemente singular e múltipla, cada qual será suposto um constituinte outro, um devir-outro em relação ao seu próprio modo de vida que já foi fundamentado. A hipótese que norteia este projeto é dupla. De um lado, é fundamental o entendimento acerca das condições histórico-conceituais que situam os sujeitos implicados nos gestos, nas experiências, nos saberes-poderes e nos discursos educacionais presentes no interior de certa cultura educacional: como chegamos até aqui e a que preço? Quais as condições históricas dos conceitos e dos modos de pensamento que arregimentaram forças estruturalizantes para se fundamentar uma verdade ao redor do que é educar, formar, teoleologizar um indivíduos? De outro lado, por levar em consideração a presença das diferenças nos processos de constituição de subjetividades, além de pretender emergir uma permanente ativação da crítica, torna-se necessário nos confrontarmos com um pensamento que nos desloque das representações e ações pedagógicas circulares, homodidáticas, homogêneas e normativas. O que estamos fazendo de nós mesmos? Para tanto, será objeto de estudo a ?filosofia das diferenças? cujo lastro mais significativo, para efeito de delimitação metodológica, circunscreve-se ao pensamento de DELEUZE, FOUCAULT, GUATTARI, VIRILLIO.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (8) . Integrantes: Alexandre Filordi de Carvalho - Coordenador / GALLO, Silvio Donizetti de Oliveira - Integrante / Pedro Angelo Pagni - Integrante / Rodrigo Pelloso Gelamo - Integrante / Tatlitha de Medeiros Moreira - Integrante / Alexandre Marques Freitas - Integrante / Frederico Reis Pacheco - Integrante / Lilian dos Santos Silva - Integrante / Valéria Maria da Silva - Integrante / Gláucia Maria Figueiredo Silva - Integrante / Carlos Eduardo Ribeiro - Integrante / Andrea Marta Dias Genez - Integrante / Vânia Dutra de Azeredo - Integrante / Robson Damasceno - Integrante / Rafael Limongelli - Integrante / Camila Soares de Barros - Integrante / Rubens Silva - Integrante / Alex Silva Nogueira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 122
      Membro: Alexandre Filordi de Carvalho.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (10)
    1. Financiamento de Projeto de Pesquisa - FAPESP - Processo 20/04174-7, FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DE SÃO PAULO - FAPESP.. 2020.
      Membro: Alexandre Filordi de Carvalho.
    2. BOLSA PRODUTIVIDADE - PQ 2 - Processo 310429/2020-0, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.. 2020.
      Membro: Alexandre Filordi de Carvalho.
    3. Bolsa de Estudo Pós-Doutoral Internacional - CAPES - Processo 88881.119467/2016-01, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.. 2017.
      Membro: Alexandre Filordi de Carvalho.
    4. Financiamento projeto de pesquisa FAPESP - Processo 16/05440-7, FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DE SÃO PAULO - FAPESP.. 2016.
      Membro: Alexandre Filordi de Carvalho.
    5. Obtenção de financiamento para publicação de livro - FAPESP/EDITORA HUMANITAS Processo - 2015/01970-9, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP.. 2015.
      Membro: Alexandre Filordi de Carvalho.
    6. Edital Universal CNPq 2014 - Processo 447157/2014-4, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.. 2014.
      Membro: Alexandre Filordi de Carvalho.
    7. 1º Lugar no Concurso Público para Docente - DEFHE - Faculdade de Educação - UNICAMP, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.. 2014.
      Membro: Alexandre Filordi de Carvalho.
    8. Financiamento Visita Técnica Campus France - FRANÇA, CAMPUS FRANCE.. 2014.
      Membro: Alexandre Filordi de Carvalho.
    9. 1º lugar no concurso público para Professor Adjunto de Filosofia da Educação do CED - UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.. 2012.
      Membro: Alexandre Filordi de Carvalho.
    10. 4º lugar no Processo Seletivo Nacional para Elaboração e Revisão de Itens do BNI-Docente na área de Políticas Educacionais, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Ministério da Educação.. 2011.
      Membro: Alexandre Filordi de Carvalho.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (48)
    1. AULA MAGNA do XIV Seminário de Pesquisa UNESP - FCT/Presidente Prudente.Foucault e a tecnologia política neoliberal: precarização, capitalismo racial, neocolonialismo no racismo de Estado contemporâneo e suas implicações para as políticas educacionais brasileiras.. 2021. (Seminário).
    2. Políticas, afectos e identidades en América Latina.Moverse, conmoverse y verse en tiempos de cleptoafectividad: cuestiones para la educación. 2021. (Simpósio).
    3. Do Caos ao Cais: Insubmissões em Pandemia.Outros Mundos e Pandemia. 2020. (Encontro).
    4. X CIFE - Colóquio Internacional de Filosofia da Educação. Inventar uma política dos afetos na escola: comover como ver com a filosofia?. 2020. (Congresso).
    5. 39a. Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Ensinar e Pesquisar Filosofia da Educação em Tempos de Barbárie. 2019. (Congresso).
    6. I Seminário do Núcleo de Estudo Corpo, Cultura, Expressão e Linguagens.Corpo, diferença e práticas escolares. 2019. (Seminário).
    7. Seminário Conexões: Deleuze e Corpo e Cena e Máquina e... I Encontro Deleuze e Educação e Matemáticas e...,.Matematização da natureza e o aprender em "pedagogias corporificadas". 2019. (Seminário).
    8. VI Colóquio Nacional Michel Foucault: da produção de verdades ao governo da vida.Tecnologia política neoliberal: precarização, capitalismo racial e neocolonialismo no racismo de estado contemporâneo.. 2019. (Outra).
    9. VIII Congresso Paulista de Educação Infantil. ?Educação, Infância e Arte: atravessamentos acerca de uma educação da primeira infância?. 2019. (Congresso).
    10. VIII Seminário Conexões: Deleuze e corpo e cena e máquina e....Maquinejos na mecanosfera: escarros, escárnios e escândalos como cenas políticas na política dos corpos. 2019. (Seminário).
    11. VIII Simpósio Internacional em Educação e Filosofia.A emersão do Homo friabilis: subjetivação em tempo de cleptoafetividade. 2019. (Seminário).
    12. VIII Simpósio Internacional em Educação e Filosofia.Economia dos afetos, psiquismo e processos contemporâneos de subjetivação. 2019. (Simpósio).
    13. 11th Deleuze and Guattari Conference. Coordenador de mesa. 2018. (Congresso).
    14. Educação e Esquizoarte: fora das telas, fora das linhas, fora das margens, fora....Apontamentos para uma esquizoarte na colônia do currículo: em busca de surtos criativos. 2018. (Seminário).
    15. III Congresso da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação. A escola contemporânea e o seu esvaziamento institucional: o problema do demérito da res publica. 2018. (Congresso).
    16. IV Seminario Internacional Pensar de Otro Modo.Hacia una educación de concesiones imposibles: reflexiones a partir de las Confesiones de la Carne de Michel Foucault. 2018. (Seminário).
    17. IX Colóquio Internacional de Filosofia e Educação. Inventividade nas imagens errantes: micropolítica estética e devir-infância. 2018. (Congresso).
    18. Seminário Interncional Poéticas e Políticas da Pesquisa em Educação.Poéticas e esquizopolíticas para as pesquisas em educação. 2018. (Seminário).
    19. 3 Seminario Internacional Pensar de otro modo: Herramientas filosóficas para investigar en educación.Transversión epistemológica y devenir-otro en la Educación: la problematización de la inconstancia de la verdad. 2016. (Seminário).
    20. II Congresso Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação.Formação para a traição: questões contemporâneas. 2016. (Seminário).
    21. VIII Colóquio Internacional de Filosofia e Educação. Governar pela dívida e subjetividade funcional na educação: qual o lugar da deficiência?. 2016. (Congresso).
    22. X Colóquio Internacional Michel Foucault. Creio na insurreição dos corpos: Foucault e a anarqueologia dos vivos de outros governos. 2016. (Congresso).
    23. X Seminário Linguagem, Políticas de Subjetivação e Educação; IV Seminário do I-MAGO, I Seminário do Laboratório ESCRIARTE e I Seminário do GREEFA.Infância na escola: para além do currículo. 2016. (Seminário).
    24. 3º Congreso Latinoamericano de Filosofía de la Educación. Félix Guattari e a produção de subjetividade na sociedade de consumo: questões atuais desde a filosofia da educação. 2015. (Congresso).
    25. Emacipation, aliénation, reconnnaissance.Le devenir-autre en éducation: sur les différences et la constitution des subjectivités. 2015. (Seminário).
    26. I Colóquio Língua, Discurso e Poder: as línguas de sinais nos estudos da linguagem.Poder e microrresistência pela filosofia da diferença: o caso das línguas de sinais. 2015. (Outra).
    27. IV Encontro Nacional Michel Foucault: o ronco surdo da batalha - 40 anos de Vigiar e Punir. Sociedade de controle e atualidade: dissolução ou rarefação disciplinar?. 2015. (Congresso).
    28. Semana de Orientação Filosófica e Acadêmica.Ensino de filosofia e discernimento no mundo contemporâneo: questões atuais.. 2015. (Encontro).
    29. V Colóquio Latino-Americano de Biopolítica; III Colóquio Internacional de Biopolítica e Educação; XVII Simpósio Internacional IHU - Saberes e Práticas na Constituição dos Sujeitos na Contemporaneidade.A função-educador na perspectiva da biopolítica e da governamentalidade neoliberal. 2015. (Simpósio).
    30. VIII Seminário de Educação UNIR.De que falamos quando falamos em educação?. 2015. (Seminário).
    31. VI Seminário Conexões Deleuze e Máquinas e Devires e....Bocoió. 2015. (Seminário).
    32. VI Simpósio Internacional em Educação e Filosofia.O lugar da experiência na formação de professores. 2015. (Simpósio).
    33. 19º Congresso de Leitura do Brasil (COLE). Da finitude sensível à rostidade infinita: o amor pelo desconhecido como guerra à semiótica racista.. 2014. (Congresso).
    34. 7 Seminário O professor e a leitura do jornal: Comunicação, Educação e Liberdade na Sociedade do Espetáculo.Produzindo subjetividade na sociedade de consumo. 2014. (Seminário).
    35. IX Seminário Linguagem, Políticas de Subjetivação e Educação.Imagens e Políticas de Subjetivação em Educação. 2014. (Seminário).
    36. IX Seminário Linguagem, Políticas de Subjetivação e Educação.Políticas de subjetivação e imagens. 2014. (Seminário).
    37. VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação. O que pode a escola hoje em nossa América?. 2014. (Congresso).
    38. XIII Workshop da Pós-Graduação.Função-educador e atualidade: problematizações filosóficas. 2014. (Oficina).
    39. 2° Congreso Latinoamericano de Filosofia de la Educación. Desafio para la Filosofia de la Educacación Contemporánea. 2013. (Congresso).
    40. 36 Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd. Hermenêutica e transversão epistemológica: a questão da impermanência da verdade e do devir-outro na educação. 2013. (Congresso).
    41. III Colóquio Internacional A educação pelas imagens e suas geografias..Avaliação do Colóquio da Rede de Pesquisa Imagens, Geografias e Educação. 2013. (Encontro).
    42. V Seminário Conexões: Deleuze e Territórios e fugas e.../ XII Simpósio Internacional de Filosofia Nietzsche/Deleuze.A figura genealógica do monstruoso: corpos deformados, desmedidos e repugnantes. 2013. (Seminário).
    43. IV Seminário Conexões: Deleuze e Política e Resistência e.... 2012. (Seminário).
    44. Colóquio Educação e Biopolítica - desafios contemporâneos.A escola como maquinaria biopolítica de produção de rostidade.. 2011. (Outra).
    45. Horreur à la brésilienne: corps, discours et cinéma..Autour du zombie: les corps déformés, exagérés et dégueulasses comme figures généalogiques du monstrueux. 2011. (Encontro).
    46. IV Seminário Internacional sobre Filosofia e Educação: Racionalidade, Reconhecimento e Experiência Formativa.Racionalidade e formação: cuidado de si. 2011. (Seminário).
    47. O Ensino de Filosofia no Currículo do Ensino Médio - para Além da Imposição Legal: Elementos para Pensar a Atuação do Professor.Possíveis caminhos e ações para o ensino da filosofia no Ensino Médio.. 2010. (Encontro).
    48. Saber y terror de la ensenanza. 2010. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (11)
    1. CARVALHO, Alexandre Filordi de; MENDONCA, S. ; CARBONARA, V. ; GOMES, L. R.. VI Diáogos SOFIE: Discursos de ódio e vingança nas fronteiras da democracia. 2021. Outro
    2. CARVALHO, Alexandre Filordi de; GOMES, L. R. ; MENDONCA, S. ; CARBONARA, V.. V Diálogos de Sofie: A Filosofia da Educação na América Latina. 2021. Outro
    3. CARVALHO, Alexandre Filordi de; GOMES, L. R. ; MENDONCA, S. ; CARBONARA, V.. IV Diálogos de Sofie: O humano (inumano) que habita em nós. 2021. Outro
    4. CARVALHO, Alexandre Filordi de; MENDONCA, S. ; GOMES, L. R. ; CARBONARA, V.. I Diálogos SOFIE - Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação. 2020. Congresso
    5. CARVALHO, Alexandre Filordi de; MENDONCA, S. ; CARBONARA, V. ; GOMES, L. R.. II Diálogos SOFIE - Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação. 2020. Congresso
    6. CARVALHO, ALEXANDRE FILORDI DE; SOUZA, E. G.. Micurso: Educação, Infância e Devir-negro. 2020. Outro
    7. CARVALHO, Alexandre Filordi de; GOMES, L. R. ; MENDONCA, S. ; CARBONARA, V.. Diálogos de Sofie III: Direitos Humanos, Racismo e Pensamento Decolonial. 2020. Outro
    8. CARVALHO, Alexandre Filordi de. 14a Reunião da ANPED - Sudeste. 2020. (Congresso).. . 0.
    9. FILORDI, Alexandre. Cordenador de Mesa de Abertura 5 Congresso Sociedade de Filosofia da Educação da Língua Portuguesa - SOFELP. 2015. (Congresso).. . 0.
    10. MENDONCA, S. ; CARVALHO, Alexandre Filordi de. Encontro Internacional: Didáticas para as diferenças. 2013. Outro
    11. CARVALHO, Alexandre Filordi de. O Ensino de Filosofia no Currículo do Ensino Médio para Além da Imposição Legal: Elementos para Pensar a Atuação do Professor. 2010. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:33