Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Rosangela Gabriel

Rosângela Gabriel é professora e pesquisadora do curso de graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), área de concentração "LEITURA: estudos linguísticos, literários e midiáticos", da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), RS, Brasil. Possui Graduação em Letras pela Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (1993), Mestrado em Letras, área de concentração em Lingüística, pela PUCRS (1996), Doutorado em Letras / Linguística, pela PUCRS (2001), tendo realizado doutorado-sanduíche no Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford / Inglaterra (1999-2000). Coordenadora de Pós-Graduação Stricto Sensu (2009-2012) e Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (2013) da Unisc. Coordenadora do GT Linguística e Cognição da ANPOLL nos biênios 2012-2014 e 2016-2018. Pesquisadora visitante no Centre de Recherche Cognition & Neuroscience (CRCN), da Université Libre de Bruxelles, Bélgica (BEX CAPES), no período de fev/2015 a jan/2016. Editora da revista Signo - ISSN 1982 2014, do CEPELL UNISC, desde 2006. Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição CNPq desde 2003. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq desde 2015. Coordenadora adjunta (2016-2017/2018-2019) e coordenadora (2020-2021) do Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado e Doutorado, da Unisc. Membro da Society for the Scientific Study of Reading - SSSR. Membro da ABRALIN - Associação Brasileira de Linguística. Pesquisadora Associada à Rede Nacional de Ciência para a Educação - RNCE. Tem experiência na área de Linguìstica, com ênfase em Ciências Cognitivas, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura (alfabetização, compreensão e avaliação em leitura), cognição, memória, aquisição e processamento da linguagem oral e escrita. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/5511040461102482 (25/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de Santa Cruz do Sul, Programa de Pós-Graduação em Letras. Av. Independência, 2293 Universitário 96815900 - Santa Cruz do Sul, RS - Brasil - Caixa-postal: 188 Telefone: (51) 37177322 Ramal: 7322 Fax: (51) 37171855 URL da Homepage: www.unisc.br
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Lingüística
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (13)
    1. 2021-Atual. INTEGRANDO A PESQUISA EM LEITURA AS PRATICAS EDUCACIONAIS EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO e/ou HIBRIDO
      Descrição: Concebido em resposta ao Edital FAPERGS SEBRAE/RS 03/2021, lançado em maio de 2021, após 14 meses de a Organização Mundial da Saúde ter anunciado a pandemia de COVID-19, o projeto de pesquisa INTEGRANDO A PESQUISA EM LEITURA ÀS PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO E/OU HÍBRIDO tem como objetivo geral integrar a pesquisa na área das neurociências da leitura às práticas educacionais em contexto de ensino remoto e/ou híbrido. A fim de alcançar esse objetivo, o projeto se desdobra nos seguintes objetivos específicos: 1. Planejar propostas metodológicas de educação para a leitura, adaptadas ao contexto de ensino remoto e /ou híbrido, voltadas à educação infantil (creche i [0 a 1a6m] e creche ii [1a7m a 3a11m], pré-escola [4 e 5 anos], ciclo de alfabetização(primeiro ao terceiro ano), ciclo do quarto ao sexto ano e ciclo do sétimo ao nono ano do ensino fundamental; 2. Produzir material didático (impresso, ebooks, podcast e videoaulas) objetivando a educação para a leitura, adaptado ao contexto de ensino remoto e /ou híbrido, voltado à educação infantil (creche i [0 a 1a6m] e creche ii [1a7m a 3a11m], pré-escola [4 e 5 anos], ciclo de alfabetização (primeiro ao terceiro ano), ciclo do quarto ao sexto ano e ciclo do sétimo ao nono ano do ensino fundamental; 3. Ofertar quatro cursos de formação continuada para professores da educação básica, em formato híbrido (presencial e online síncrono), voltados à educação para a leitura, direcionados a professores da educação infantil (creche i [0 a 1a6m] e creche ii [1a7m a 3a11m], pré-escola [4 e 5 anos]), ciclo de alfabetização (primeiro ao terceiro ano), ciclo do quarto ao sexto ano e ciclo do sétimo ao nono ano do ensino fundamental.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (10) . Integrantes: Rosângela Gabriel - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
      Membro: Rosangela Gabriel.
    2. 2020-Atual. Aprender a ler corretamente: uma terapia para criancas dislexicas ou com dificuldade em leitura baseada em movimentos oculares
      Descrição: Este projeto tem como objetivo geral validar uma terapia no Brasil para crianças disléxicas ou com dificuldade em leitura, a partir do software alemão ?richtig lesen lernen?, que é baseado em movimentos oculares. A terapia consiste em ler na tela de um computador palavras, sentenças e frases de diferentes níveis de dificuldade. A fim de melhorar o desempenho na leitura, o software conduz os olhos da criança para ela conseguir reconhecer, de forma rápida, grupos de letras e pronunciar imediatamente, além de impedir sacadas progressivas precoces e diminuir o número de sacadas regressivas desnecessárias. O projeto está estruturado das seguintes etapas: 1) Investigação dos tipos de terapia com crianças disléxicas no Brasil. 2) Estudo aprofundado do software alemão ?richtig lesen lernen?. 3) Adaptação do conteúdo do software para a população brasileira. 4)Coleta de dados com crianças brasileiras. 5) Avaliação da versão em português do software para terapia de crianças disléxicas e do manual de utilização do usuário. 6) Realização de melhoramentos na interface do software e no conteúdo em português.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rosângela Gabriel - Integrante / Ângela Inês Klein - Coordenador / André Krügel - Integrante / Bernardo Limberger - Integrante / Romeu Miqueias Szmorki - Integrante / Reinhard Werth - Integrante / Ralf Engbert - Integrante.
      Membro: Rosangela Gabriel.
    3. 2019-Atual. O trabalho dos olhos durante a aprendizagem da leitura em crianc?as e adultos iletrados: investigando linguagem e cognic?a?o por meio dos movimentos oculares
      Descrição: O objetivo do presente projeto é investigar os movimentos oculares realizados por crianças e adultos em fase de alfabetização, contribuindo para uma maior compreensão dos processos cognitivos subjacentes e decorrentes da aprendizagem da leitura. Em projeto desenvolvido no período de 2016 a 2019, reunimos um conjunto de dados junto a crianças e adultos iletrados e ex-iletrados, buscando investigar possíveis efeitos da aprendizagem da leitura sobre a linguagem e a cognição, em especial memória e funções executivas. No presente projeto, buscamos aprofundar a compreensão sobre esses efeitos a partir da metodologia de rastreamento ocular (eyetracking), em crianças e adultos iletrados em fase de aprendizagem inicial da leitura. Acreditamos que parte dos problemas apresentados por leitores iniciantes brasileiros decorrem de práticas pedagógicas equivocadas, que se baseiam em concepções equivocadas, talvez condizentes com o comportamento observado em leitores experientes (GABRIEL; KOLINSKY; MORAIS, 2016), mas que não se aplicam a leitores aprendizes. Qual o comportamento dos olhos durante as tentativas de leitura de crianças que ainda não aprenderam a ler ou que tem pouca experiência como leitoras? Qual o comportamento dos olhos de adultos que não aprenderam a ler ou que aprenderam a ler na idade adulta, não tendo tido a experiência de longos anos de escolarização que vão talhando nosso conhecimento sobre gêneros e tipos textuais, sobre a modalidade escrita da língua e automatizando os processos subjacentes à leitura fluente? Em que medida o comportamento observado nesses dois grupos pode nos ajudar a entender como a memória de longo prazo e os conhecimentos nela armazenados interagem com as informações explícitas no texto, e se e como a atenção é direcionada para os aspectos relevantes para a leitura e a compreensão leitora. Essas são algumas das perguntas que pretendemos responder, a fim de contribuir para a criação de leitores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Rosângela Gabriel - Coordenador / Régine Kolinsky - Integrante / José Junca de Morais - Integrante / Kadine Saraiva de Carvalho - Integrante / Diéssica Rocha de Carvalho - Integrante / Thayná Karoline dos Santos Schiefferdecker - Integrante / Gabriel Colbeich Lopes - Integrante / Sofia Willrich Bueno - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Rosangela Gabriel.
    4. 2019-Atual. INTEGRATING READING RESEARCH INTO EDUCATIONAL PRACTICES: A FOCUS ON EARLY CHILDHOOD
      Descrição: O projeto de cooperação estratégica ?INTEGRATING READING RESEARCH INTO EDUCATIONAL PRACTICES: A FOCUS ON EARLY CHILDHOOD? (Integrando a pesquisa em leitura nas práticas educacionais: um foco na infância) tem como objetivo geral ampliar o intercâmbio do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unisc, cuja área de concentração está voltada aos estudos sobre a leitura em seus aspectos linguísticos, literários e midiáticos, com instituições de pesquisa conceituadas no exterior, a fim de intensificar parcerias e qualificar a pesquisa em leitura no Brasil. Importante considerar que no âmbito do PPGL Unisc, a leitura pode ser entendida tanto em sentido amplo (como a maneira de compreender e de interpretar a multimodalidade presente nas várias linguagens), quanto em sentido estrito (habilidade de decodificar um código, como o alfabético, condição sine qua non para a compreensão leitora), já que se desdobra em aspectos internos (cognitivos) e externos (culturais), com repercussões sociais indiscutíveis. A proficiência em leitura engloba desde os níveis mais básicos (do reconhecimento de letras e da decodificação, por exemplo) até níveis que contemplam o estabelecimento de múltiplas inferências, comparações e contrastes com precisão e detalhamento, bem como avaliação crítica de textos complexos. As condições para transitar por esses níveis são construídas paulatinamente ao longo de anos de experiência com a linguagem oral e escrita. Nessa linha, o presente projeto busca contribuir para a qualificação de pesquisas com foco na leitura e nas habilidades necessárias para a aprendizagem da leitura, visando ao desenvolvimento científico e a sua integração às práticas educacionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Rosângela Gabriel - Coordenador / Aline Elisabete Pereira - Integrante / Rosane M. Cardoso - Integrante / Kadine Saraiva de Carvalho - Integrante / Laura Marie Justice - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Cooperação.
      Membro: Rosangela Gabriel.
    5. 2018-2021. A desambiguacao lexical durante a compreensao leitora em ingles como lingua estrangeira
      Descrição: Este projeto tem o objetivo de contribuir para a a?rea de leitura em ingle?s como li?ngua estrangeira. Mais especificamente, trata da desambiguac?a?o lexical durante a compreensa?o leitora e dos processos envolvidos durante essa desambiguac?a?o. De um modo geral, o leitor lanc?a ma?o do contexto para fazer a escolha entre um sentido ou outro da palavra em questa?o. No entanto, ha? va?rios tipos de contexto que nem sempre auxiliam na melhor escolha. A partir dai?, investiga-se a relac?a?o entre o tipo de contexto e o que a literatura da a?rea chama de qualidade lexical. Para Perfetti (2007), as palavras possuem caracteri?sticas intri?nsecas, por exemplo, palavras mais raras em uma li?ngua ou aquelas de pouco conteu?do sema?ntico. Portanto, e? preciso entender em que medida tais atributos lexicais esta?o associados aos tipos de contexto. Nesta investigac?a?o, sera? utilizado o eyetracking, equipamento que rastreia o movimento ocular indicando momento a momento o comportamento dos olhos, por exemplo, suas fixac?o?es (milissegundos em que o olhar para em determinadas palavras ou letras) ou sacadas (pequenos saltos do olhar ao longo do texto). Ao analisar o movimento ocular do leitor, busca-se investigar os processos cognitivos subjacentes a? compreensa?o leitora. Sera? possi?vel analisar se, de fato, as palavras polisse?micas sa?o um alvo de dificuldade para o leitor, e se o contexto ajuda ou na?o na desambiguac?a?o. Espera-se que os resultados indiquem quais contextos esta?o mais voltados para determinadas caracteri?sticas lexicais, sugerindo que o leitor possa se tornar mais consciente de como resolver a ambiguidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rosângela Gabriel - Coordenador / Kadine Saraiva de Carvalho - Integrante / Adriana Riess Karnal - Integrante / Júlia Roberta Quoos Alves - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Rosangela Gabriel.
    6. 2016-2021. A aprendizagem da leitura e seus efeitos sobre a linguagem e a cognicao
      Descrição: Os sistemas de leitura e escrita constituem-se em um tipo de memória externa, possibilitando que grande parte do conhecimento acumulado pela humanidade esteja disponível em dispositivos, como livros e computadores, àqueles que aprenderam a ler. À evidente transformação cultural decorrente dos sistemas de leitura / escritura, podem-se somar também transformações cognitivas? É possível imaginar que o sistema cognitivo humano, que criou os sistemas de leitura/escrita, seja transformado por esses sistemas, numa relação recíproca entre criador e criatura? As pesquisas na área de neurociências da leitura têm trazido evidências nesse sentido, sugerindo que a aprendizagem da leitura altera a forma como armazenamos e processamos informação, tanto em nível comportamental quanto em nível neuroanatômico e funcional (MORAIS et al., 1979; DEHAENE et al., 2010, KOLINSKY, 2015). O projeto de pesquisa "A aprendizagem da leitura e seus efeitos sobre a linguagem e a cognição? tem como objetivo geral investigar se e como a aprendizagem de um sistema de leitura alfabético modifica a linguagem e a cognição humana (em especial na relação à memória e às funções executivas) contribuindo para uma maior compreensão dos processos cognitivos envolvidos na leitura. A fim de alcançar o objetivo proposto, serão desenvolvidos três estudos (dois transversais e um longitudinal), com crianças antes e após a alfabetização, e com adultos analfabetos, ex-analfabetos e alfabetizados na infância. Os instrumentos a serem utilizados buscarão avaliar em que medida as memórias (de trabalho, curto e longo prazo) e as funções executivas são alteradas pela aprendizagem e proficiência em leitura. A partir do conjunto de evidências a serem obtidos, aliado ao referencial teórico existente na área, espera-se contribuir para que uma compreensão mais acurada sobre os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem e prática da leitura possa iluminar práticas pedagógicas e políticas públicas voltadas à educação para a leitura, visando à criação e implantação de estratégias de intervenção mais eficazes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Rosângela Gabriel - Coordenador / Régine Kolinsky - Integrante / José Junca de Morais - Integrante / Marilane Maria Gregory - Integrante / Kadine Saraiva de Carvalho - Integrante / Lucilene Bender de Sousa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade de Santa Cruz do Sul - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa. Número de produções C, T & A: 8
      Membro: Rosangela Gabriel.
    7. 2015-2019. Consciencia linguistica e dificuldades em leitura
      Descrição: Este projeto propõe-se a abordar as dificuldades de leitura apresentadas por estudantes universitários. Esse tipo de problema de aprendizagem prejudica não só a vida acadêmica de muitos alunos, mas interfere em toda a sua vida. Em outras palavras, não só o desempenho nos estudos traz a marca da mencionada dificuldade, mas também a vida social, afetiva e emocional. O objetivo deste estudo é, então, conhecer e analisar quais são essas dificuldades, em especial, entre os alunos do curso de Letras da UNISC. O estudo será exploratório e qualitativo. Nele, serão utilizados três instrumentos especialmente concebidos para a investigação, os quais buscam detectar quais sejam as dificuldades percebidas/apontadas pelos inquiridos e também aquelas não referidas, mas evidenciadas através dos instrumentos de coleta. Os instrumentos são: 1) um questionário sobre a vida escolar dos estudantes; 2) um teste sobre leitura e interpretação textual de uma crônica (gênero jornalístico) e 3) uma produção de texto, cujo título será Minha História da Leitura. Os dados obtidos serão pareados, comparando-se as respostas ao teste de leitura e interpretação de texto, às respostas ao questionário sobre a vida escolar, bem como à produção escrita da história de leitura. O ponto de partida do estudo será estabelecer um paralelo entre os respondentes que assumirem ter tido problemas com leitura e escrita durante sua vida de estudos anterior e/ou atual e os que se sentirem confortáveis, considerando-se leitores e redatores de razoáveis a bons. Relativamente, ao percurso escolar anterior, vai-se considerar, sobretudo, o número de reprovações dos sujeitos, ao longo da trajetória de estudos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rosângela Gabriel - Integrante / Onici Claro Flôres - Coordenador / PELOSI, ANA CRISTINA - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Rosangela Gabriel.
    8. 2014-2018. A plasticidade cerebral e os efeitos da alfabetizacao nos sistemas de memorias
      Descrição: O presente projeto tem por objetivo investigar a plasticidade cerebral cognitiva e os efeitos da alfabetização no sistema cognitivo, com especial atenção para as questões de memória, em especial memória de trabalho, memória de curto e de longo prazo. Serão coletados dados com quatro grupos de participantes: adultos analfabetos, adultos ex-analfabetos (ou seja, alfabetizados tardiamente), crianças analfabetas (pré-escolares) e crianças recentemente alfabetizadas, a fim de investigar as seguintes questões de trabalho: a plasticidade cerebral, no que diz respeito aos substratos necessários à aprendizagem e ao processamento da leitura, está presente apenas na infância ou se mantém presente na idade adulta? Se a plasticidade cerebral se mantém presente, é possível identificar redução significativa em relação à infância? Em que aspectos? Para responder a essas questões serão utilizados testes desenvolvidos em colaboração com os pesquisadores da UNESCOG, Régine Kolinsky e José Morais, da Universidade Livre de Bruxelas, dentre eles: verbal STM WM (digit span forward & backward), visual selective attention (NEPSY), inhibition, flexibility & distractibility (KITAP), reading abilities (BELEC), non?verbal QI (Raven?s CPM), vocabulário (EVIP), ambiente de leitura familiar (HLE, questionário aos pais), e método usado para ensino da leitura (questionário com professores). Esses dados contribuirão na busca de maior compreensão sobre a relação da memória de trabalho com a leitura: A aprendizagem da leitura contribui para o desenvolvimento e expansão da capacidade da memória de trabalho? Ou a memória de trabalho possui uma capacidade fixa, que independe do processo de aprendizagem e de alfabetização? Dizendo de outra forma: a memória de trabalho é plástica e se expande em decorrência do processo de alfabetização? A comparação dos resultados de crianças pré e pós-alfabetização vs. adultos (analfabetos e alfabetizados na idade adulta) constitui uma estratégia na investigação mais ampla das funções cognitivas afetadas pela alfabetização. A contribuição científica decorrente dos estudos sobre os mecanismos subjacentes à cognição humana, em especial em seus aspectos linguísticos tem potencial de gerar aplicações na esfera educacional, terapêutica e comunicacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Rosângela Gabriel - Coordenador / Lucilene Bender de Souza - Integrante / Régine Kolinsky - Integrante / José Junca de Morais - Integrante / Lilian Cristine Hubner - Integrante / Onici Claro Flôres - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 13
      Membro: Rosangela Gabriel.
    9. 2014-2016. Os efeitos da aprendizagem da leitura nos sistemas de memoria e demais funcoes cognitivas
      Descrição: Os estudos a serem desenvolvidos durante o estágio sênior buscarão investigar como a aprendizagem da leitura influencia os sistemas de memória, em especial a memória de trabalho, e demais funções cognitivas, dentre elas a atenção, inibição, flexibilidade mental, processamento visual e auditivo. Os estudos sobre o processamento da leitura a partir de um viés cognitivo (DEHAENE; COHEN, 2007; DEHAENE et al., 2010; DEHAENE, 2012; KOLINSKY; PATTAMADILOK; MORAIS, 2012; MORAIS, 1996; MORAIS, 2012; MORAIS; LEITE; KOLINSKY, 2013) vem modificando profundamente a forma como concebemos o processamento da leitura, tanto no que tange ao leitor proficiente, quanto ao leitor aprendiz infantil e ao adulto alfabetizado tardiamente. Assim, dentre os temas a serem investigados durante o estágio sênior, merecem destaque os possíveis efeitos da alfabetização na expansão da memória de trabalho (WT, working memory span) e memória de curto prazo (STM, short term memory), a interação da memória de trabalho com a memória de longo prazo (LTM) durante a leitura, e ainda os efeitos mais abrangentes da alfabetização em aspectos cognitivos tais como atenção, tempo de resposta e acurácia. A realização do estágio sênior junto à Unidade de Pesquisa em Neurociências Cognitivas da Universidade Livre de Bruxelas, dirigida pela professora Doutora Régine Kolinsky, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2016 visa ainda contribuir com os desafios priorizados pela CAPES no presente triênio: a interdisciplinaridade, ao buscar a interlocução entre neurociências, linguística, educação; a internacionalização, uma vez que se pretende que a cooperação entre os pesquisadores brasileiros e europeus se fortaleça e se consolide em uma cooperação de longo prazo; a educação básica, pois um dos horizontes de aplicação dos estudos desenvolvidos ao longo do estágio no exterior será contribuir para que o ensino da leitura no Brasil de fato possibilite o desenvolvimento de cidadãos mais autônomos e melhor preparados para a atuação em uma sociedade letrada e democrática (MORAIS, 2013 a; 2013b).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rosângela Gabriel - Coordenador / Régine Kolinsky - Integrante / José Junca de Morais - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Rosangela Gabriel.
    10. 2014-2016. LEITURA E COGNICAO: EMERGENCIA E NEGOCIACAO DE SENTIDOS PELA INTERPRETACAO DE METAFORAS E METONIMIAS EM DIFERENTES GENEROS TEXTUAIS
      Descrição: O projeto de pesquisa ?Leitura e cognição: emergência e negociação de sentidos pela interpretação de metáforas e metonímias em diferentes gêneros textuais?, a ser desenvolvido com apoio do Edital FAPERGS 05/2014 - PROGRAMA PESQUISADOR VISITANTE SÊNIOR NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, tem como objetivo investigar como a linguagem figurada, especificamente a metafórica e a metonímia, presente em variados gêneros textuais tais como o acadêmico, o literário, o jornalístico, o político, o poético, o publicitário, contribui para a emergência e negociação de sentidos em tais gêneros e viabiliza a compreensão leitora. A participação do professor visitante sênior, com sua notável experiência em programa já consolidado e sua experiência de pesquisa internacional contribuirá ainda para fortalecer e consolidar as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL, área de concentração Leitura e Cognição, da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, por meio da implantação de parcerias com universidades estrangeiras tais como a Universidade Aberta de Lisboa e a Universidade Estadual de Portland, em Oregon, E.U.A. Atualmente, o PPGL da Unisc conta com o curso de Mestrado; no entanto, o conceito 4 atribuído na última trienal CAPES fomenta a busca pela concretização de um desejo acalentado desde o início das atividades do Programa, qual seja a elaboração de projeto para a implantação do Curso de Doutorado. O projeto de pesquisa ora apresentado prevê a realização de oficinas com grupos de informantes, alunos e professores da educação básica, seguindo os seguintes procedimentos metodológicos: oficinas de leitura com condução de dinâmicas de grupo, técnicas de leitura e produção textual; aplicação da técnica de pensar em voz alta (Cf. Zanotto, 1995), de grupos focais e de entrevistas semi-estruturadas para possibilitar a reunião de dados sobre a percepção de linguagem metafórica presente nos gêneros textuais pelos alunos e a observação dos modos como tal linguagem favorece a compreensão dos gêneros investigados; aplicação de entrevistas semi-estruturadas e condução de grupos focais com o objetivo de colher dados sobre como a linguagem metafórica influencia a compreensão dos gêneros estudados; comparação entre os resultados das análises dos dados obtidos a partir da atuação dos alunos participantes da pesquisa, conforme as etapas descritas acima, com as análises já realizadas dos gêneros textuais investigados pela pesquisadora visitante e a equipe de pesquisa vinculada ao projeto, formada por professores, alunos do curso de mestrado em Letras e alunos de iniciação científica da UNISC. Através dessas e de outras ações o presente projeto visa ainda contribuir para a formação de mestres e professores educadores preparados para formar leitores competentes, que possam utilizar a leitura como instrumento de busca e construção de conhecimento nas mais diversas áreas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rosângela Gabriel - Coordenador / Ana Cristina Pelosi - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Rosangela Gabriel.
    11. 2013-2017. LEITURA: o papel heuristico da parafrase
      Descrição: Um dos testes mais utilizados para comprovar se houve ou não compreensão leitora é solicitar que o leitor repita com suas palavras o conteúdo do texto lido. Nesses termos é interessante enfatizar que a base para a construção de novos conhecimentos depende de repetir, ou seja, de apoiar-se no já sabido para avançar o conhecimento, pois do nada, nada se cria. Assim, esta comunicação destaca o papel heurístico da paráfrase, já que ela representa o ponto de articulação entre o novo e o velho, ponto a partir do qual o processo de afastamento do já sabido ocorre. A paráfrase de modo usual desencadeia alterações no que foi lido, afastando gradualmente a materialidade do texto de seu significado. Antes disso, o leitor não se propõe a interpretar ou refletir sobre o que leu. Basta-lhe repetir. Sua pretensão esgota-se em manter-se fiel ao já conhecido. É, portanto, o processo de parafrasagem que propicia o estabelecimento de nuanças interpretativas e a própria evolução do conhecimento. Assim se justifica por que, para os estudos da leitura, a paráfrase pode se constituir na chave para a investigação sobre a construção intersubjetiva do conhecimento, sendo uma candidata potencial a explicar de modo congruente a intersecção entre linguagem, cognição e cultura, enquanto elementos solidários do modo de construção do entendimento da realidade e do discurso. Palavras-chave: leitura, interpretação/compreensão, paráfrase.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rosângela Gabriel - Integrante / Carlos Renê Ayres - Integrante / Onici Claro Flôres - Coordenador.
      Membro: Rosangela Gabriel.
    12. 2012-2014. EDUCACAO PARA A LEITURA: Aspectos cognitivos, linguisticos e culturais (1a etapa - alfabetizacao)
      Descrição: Morais, Kolinsky e Grimm-Cabral (2004, p. 59) afirmam que ?ensinar a leitura é antes de mais nada ensinar aqueles que ensinam a ler?. Assim, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral contribuir para a educação para a leitura dos estudantes brasileiros através da formação daqueles que ensinam a leitura, buscando discutir e sistematizar as grandes questões pertinentes ao ensino da leitura na atualidade. Na primeira etapa, a discussão estará concentrada no processo inicial de aprendizagem da leitura, que compreende alfabetização e letramento. Buscar-se-á conhecer como as escolas têm incluído as crianças de seis anos no ensino fundamental, que competências e habilidades têm sido buscadas na primeira, segunda e terceira série do ensino fundamental e em que medida as pesquisas em neupsicolinguística podem contribuir para que essa inclusão de fato contribua para a formação de leitores autônomos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Rosângela Gabriel - Coordenador / Onici Claro Flôres - Integrante / Dercy Akele - Integrante. Financiador(es): Universidade de Santa Cruz do Sul - Remuneração. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Rosangela Gabriel.
    13. 2010-2014. Textualidade e compreensao de parafrases
      Descrição: Este estudo focaliza a evolução conceptual da crianaça a respeito do texto escrito, en-quanto objeto de conhecimento. Nele, busca-se captar o momento em que ela consegue entender que o significado textual não se confunde com a materialidade do texto, observando a sua aceitação de paráfrases textuais diversas, válidas e inválidas. O Objetivo do trabalho é abordar , em especial, a passagem da etapa do decifrado à apreensão da intencionalidade, ancorando-se teoricamente no modelo pragmático integrado de interpretação e compreensão leitora proposto por Dascal (2006).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rosângela Gabriel - Integrante / Onici Claro Flôres - Coordenador / Rosane M. Cardoso - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Rosangela Gabriel.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (87)
      1. 12th ISAPL International Congress. Do formal schooling and literacy carve verbal serial order memory?. 2021. (Congresso).
      2. 36a Assembleia Geral da ANPOLL.Fórum de Editores ANPOLL. 2021. (Outra).
      3. 3o. SimLER. Perspectiva cognitiva para o estudo e reflexões sobre funcionamento do cérebro leitor e processamento da leitura. 2021. (Congresso).
      4. X Colóquio Leitura e Cognição. Reading Science: progress, problems, prospects. 2021. (Congresso).
      5. 17a. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT2020. Vamos conversar sobre leitura no PISA/OCDE?. 2020. (Congresso).
      6. Escola de Verão da Abralin. Educação para a leitura em uma perspectiva linguístico-cognitiva. 2020. (Congresso).
      7. Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação Norte e Sul. Políticas e ações de integração e de solidariedade. 2020. (Congresso).
      8. I CICELP: Ciclo Internacional de Palestras sobre Linguística Cognitiva: pesquisas e tendências.Educação para a leitura em uma perspectiva linguístico-cognitiva. 2020. (Simpósio).
      9. III Congreso Virtual Argentino e Iberoamericano de Tecnología y Educación. Tecendo intercâmbios e partilhas pelas margens transfronteiriças entre o Norte e o Sul do Brasil. 2020. (Congresso).
      10. III Encontro da Rede Nacional Ciência para a Educação. 2020. (Encontro).
      11. VI Jornada Internacional de Alfabetização. Processos evolutivos e emergentes no desenvolvimento da literacia. 2020. (Congresso).
      12. XXXV Enanpoll. LINGUAGEM & COGNIÇÃO: leitura e inclusão social. 2020. (Congresso).
      13. ABRALIN50. Os efeitos da aprendizagem da leitura sobre a memória e as funções executivas em crianças e adultos iletrados. 2019. (Congresso).
      14. Fórum de Coordenadores dos Cursos de Pós-Graduação da Área de Letras. 2019. (Seminário).
      15. INTERCEPT: JORNALISMO INVESTIGATIVO E INDEPENDENTE NO BRASIL. 2019. (Encontro).
      16. IX Colóquio Internacional Leitura e Cognição. Leitura e cognição. 2019. (Congresso).
      17. IX Conferência Internacjonal Linguística e Cognição. PANORAMA DE ESTUDOS DA LINGUI?STICA E COGNIC?A?O NO BRASIL: desafios e perspectivas. 2019. (Congresso).
      18. Twenty Sixth Annual Meeting of the Society for Scientific Study of Reading. THE DISADVANTAGES OF ADULT ILLITERACY IN VERBAL MEMORY TASKS. 2019. (Congresso).
      19. VII Sul Letras e VII Enalli. A ciência da leitura e a educação para a leitura. 2019. (Congresso).
      20. V Jornada Internacional de Alfabetização. Desenvolvimento cognitivo por meio da leitura compartilhada. 2019. (Congresso).
      21. 21º InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. Leitura e Cognição: Diálogo (Im)possível entre a LA e a Linguística Cognitiva?. 2018. (Congresso).
      22. Colóquio Linguagem e Cognição: desafios e perspectivas contemporâneas.Roda de conversa: Linguagem, cognição e leitura. 2018. (Seminário).
      23. Twenty-Fifth Annual Conference of the Society for the Scientific Study of Reading M. Comparing reading acquisition and working memory capacity in children and adults learning to read. 2018. (Congresso).
      24. VI Sul Letras.O papel da interação e da instrução na leitura compartilhada. 2018. (Encontro).
      25. XVI Seminário Internacional de Educação Tempos e espaços de ensinar e aprender na educação básica.Ensinar e aprender a ler e escrever na perspectiva das ciências cognitivas. 2018. (Seminário).
      26. XXXIII Encontro Nacional da ANPOLL.Educação para a leitura: redimensionando os conceitos de alfabetização, letramento e literacia. 2018. (Encontro).
      27. 32a. Jornada Acadêmica Integrada.Memória e emoções: construindo a identidade em Divertida Mente. 2017. (Encontro).
      28. Associação Internacional de Linguística Aplicada - AILA 2017. THE LITERACY TEACHING IN A PERSPECTIVE INTEGRATING THE LINGUISTIC, PSYCHOLOGY AND EDUCATIONAL FIELDS. 2017. (Congresso).
      29. Feira do Livro de Porto Alegre. Lançamento da obra "O que precisamos saber sobre a aprendizagem da leitura". 2017. (Feira).
      30. Feira do Livro Santa Maria RS. Lançamento e sessão de autógrafos: O QUE PRECISAMOS SABER SOBRE A APRENDIZAGEM DA LEITURA. 2017. (Feira).
      31. III Jornadas Internacionais de Alfabetização. 2017. (Congresso).
      32. Missão de Pesquisa Brasil em Portugal. Síntese do projeto: Aprendizagem da leitura e seus efeitos sobre a linguagem e a cognição. 2017. (Congresso).
      33. V Encontro Rede Sul Letras.Como a leitura partilhada é contemplada na Base Nacional Comum Curricular na etapa da Educação Infantil?. 2017. (Encontro).
      34. VI ENALLI - Encontro Nacional de Língua e Literatura.Letramento, alfabetização e literacia: um olhar a partir da ciência da leitura. 2017. (Encontro).
      35. VIII Conferência Linguística e Cognição. Práticas leitoras e Educação Básica:uma abordagem linguística. 2017. (Congresso).
      36. X Congresso Internacional da ABRALIN. Como adultos analfabetos podem contribuir para a neurociência da leitura. 2017. (Congresso).
      37. XXXII ENANPOLL.Coordenação GT Linguística e Cognição. 2017. (Encontro).
      38. 4 Encontro Rede Sul Letras.A aprendizagem da leitura e seus efeitos nos sistemas de memória e funções cognitivas. 2016. (Encontro).
      39. The University in Crisis - Michael Burawoy - UCLA. 2016. (Outra).
      40. XXXI Encontro Nacional da ANPOLL.Representações e processos cognitivos engendrados pela aprendizagem da leitura. 2016. (Encontro).
      41. Connex Seminar. 2015. (Seminário).
      42. Consciousness and the Mind's I: Loops & systems between perception and action. 2015. (Simpósio).
      43. Des écrits aux écrans: lecture, écriture en Europe dans un contexte de mutation numérique. 2015. (Congresso).
      44. Eye Tracking Day. 2015. (Seminário).
      45. The Second UNI General Meeting. 2015. (Encontro).
      46. V SIMELP Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.Como o milagre da leitura é possível: investigando processos biológicos e culturais da produção de sentidos em leitura. 2015. (Simpósio).
      47. 29º Encontro Nacional da ANPOLL 2014.Plasticidade cerebral, memória e alfabetização. 2014. (Encontro).
      48. Colóquio Comunicação Pública sobre CTI e Criatividade.Popularizando a discussão sobre leitura, aprendizagem e cognição social. 2014. (Simpósio).
      49. Edição e qualificação das revistas científicas no Qualis CAPES. 2014. (Encontro).
      50. I Encontro das Editoras do COMUNG: Perspectivas de gestão integrada para implementação das publicações e periódicos científicos. 2014. (Encontro).
      51. II World Dyslexia Forum. Reading as an ecological niche for lexicon development. 2014. (Congresso).
      52. XI Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul.Linguística Cognitiva e Significação: A produção de sentido em leitura em uma perspectiva cognitiva. 2014. (Encontro).
      53. 19º INPLA - Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada. Reflexões sobre a avaliação da leitura no Brasil. 2013. (Congresso).
      54. FOPROP Sul - Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da Região Sul. 2013. (Encontro).
      55. FOPROP Sul - Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da Região Sul. 2013. (Encontro).
      56. Fórum de Pró-Reitores de Graduação da Região Sul. 2013. (Encontro).
      57. I Seminário de Programas de Pós-Graduação da Área de Letras e Linguística: ide identidades, convergências e perspectivas. 2013. (Seminário).
      58. VI Conferência Linguística e Cognição. Indicadores da leitura no Brasil: uma análise dos dados da região do Vale do Rio Pardo. 2013. (Congresso).
      59. XXIX ENPROP - Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação. 2013. (Congresso).
      60. XXVIII Encontro Nacional da ANPOLL.Coordenadora do GT Linguística e Cognição da ANPOLL. 2013. (Encontro).
      61. Conferência Linguagem e Neurociências. Does the mental lexicon exist?. 2012. (Congresso).
      62. Editores de revistas científicas: em busca da excelência na área de Letras e Linguística.Editores de revistas científicas. 2012. (Encontro).
      63. Encontro do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da Regional Sul.Internacionalização, investimentos e políticas nacionais. 2012. (Encontro).
      64. I Encontro Sul Letras.Reflexões sobre o PISA e a educação para a leitura. 2012. (Encontro).
      65. II Encontro de avaliação do Comitê de Área do Direito da CAPES com os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito. 2012. (Encontro).
      66. III Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil. Poesia: emoção e razão na escola. 2012. (Congresso).
      67. III CONGRESSO INTERNACIONAL DE LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL E IIS FORUM LATINO-AMERICANO DE PESQUIASDORES EM LEITURA. Poesia: emoção e razão na escola. 2012. (Congresso).
      68. VIII SEMINÁRIO DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (SELES) & IV SEMINÁRIO DE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA (SELM).A aquisição do particípio dos verbos em português brasileiro. 2012. (Seminário).
      69. VII SENALE - Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino - Ensino e linguagem: novos desafios.Linguagem, cognição e ensino. 2012. (Seminário).
      70. XXVII Encontro Nacional da Anpoll - Enanpoll 2012.Alfabetização: aspectos cognitivos, linguísticos e culturais. 2012. (Encontro).
      71. Academy of Aphasia 49th Annual Meeting. Argumentative text comprehension and its relation with cognitive abilities: the impact of age and education levels. 2011. (Congresso).
      72. I Seminário Internacional de Aquisição da Linguagem.Aquisição lexical através da leitura. 2011. (Seminário).
      73. IV Congresso Internacional sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento. Metáfora e competência metafórica. 2011. (Congresso).
      74. Minicurso Scielo em Perspectiva. 2011. (Outra).
      75. V Colóquio Nacional Leitura e Cognição. Pesquisas em aquisição lexical através da leitura. 2011. (Congresso).
      76. XIII ENEC - Encontro Nacional de Editores Científicos. 2011. (Encontro).
      77. XVII Seminário de Iniciação Científica.Leibniz: a arte de controvérsias. 2011. (Seminário).
      78. 1ª Conferência Regional Sul de Ciência, Tecnologia e Inovação. 2010. (Outra).
      79. FOPROP - Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da Região Sul. 2010. (Outra).
      80. II Conferência Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil. Leitura Literária e Aquisição Lexical. 2010. (Congresso).
      81. IX Encontro do CELSUL. Léxico mental: abordagens psico e neurolinguíticas. 2010. (Congresso).
      82. IX INTERNATIONAL CONGRESS OF ISAPL - International Society of Applied Psycholinguistcs. Reading comprehension performance according to age and education level. 2010. (Congresso).
      83. Semana da Mulher de Arvorezinha.A mulher na educação. 2010. (Encontro).
      84. V Conferência Linguística e Cognição. How education levels affect comprehension in elderly readers. 2010. (Congresso).
      85. XVIII Seminário Estadual de Língua Portuguesa e Literatura Rio-Grandense.Intenção, atenção e frequência: como as neurociências podem contribuir para a educação. 2010. (Seminário).
      86. XVI Seminário de Iniciação Científica UNISC.As controvérsias na filosofia racionalista de Leibniz. 2010. (Seminário).
      87. XXV Encontro Nacional da ANPOLL.Compreensão leitora e aquisição lexical. 2010. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (16)
      1. SCLIAR-CABRAL, Leonor ; MAIA, M. ; PINHEIRO, A. M. V. ; GABRIEL, R.. 12th ISAPL International Congress. 2021. Congresso
      2. DOMINGOS, A. C. M. ; TOWNSEND, S. A. M. ; GABRIEL, R.. X Colóquio Leitura e Cognição. 2021. Congresso
      3. GABRIEL, ROSANGELA; TOWNSEND, S. A. M. ; PEREIRA, V. W. ; GUIMARAES, R. E.. VI Jornada Internacional de Alfabetização (evento online). 2020. Congresso
      4. KAILER, D. A. ; GABRIEL, R. ; GUERINI, A. ; SARAIVA, J.. Fórum de Editores Científicos da Área de Linguística e LIteratura - ANPOLL. 2020. Congresso
      5. GABRIEL, R.; GUIMARAES, R. E. ; CARDOSO, R. M. ; SOSTER, D. A. ; FRONCKOWIAK, A. C. ; LEBLER, C. D. C. ; SANTORUM, K. ; RIESS, A. B.. IX Colóquio Internacional Leitura e Cognição. 2019. Congresso
      6. SOUSA, L. B. ; GABRIEL, ROSANGELA. Simpósio Temático: Desenvolvimento da proficiência leitora. 2019. Outro
      7. CARDOSO, R. M. ; GABRIEL, R. ; SOSTER, D. A.. VI Encontro da Rede Sul Letras. 2018. Congresso
      8. GABRIEL, R.; CARDOSO, R. ; FRONCKOWIAK, A. C.. VIII CONFERÊNCIA LINGUÍSTICA E COGNIÇÃO; VIII COLÓQUIO NACIONAL LEITURA E COGNIÇÃO; II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LEITURA, LITERATURA E MÍDIA; XVIII SEMANA ACADÊMICA DE LETRAS. 2017. Congresso
      9. GABRIEL, R.. VI Conferência Linguística e Cognição. 2013. (Congresso).. . 0.
      10. GABRIEL, R.. III CICLO DE CONFERÊNCIAS UNISC. 2013. (Outro).. . 0.
      11. GABRIEL, R.; MOLINA, J. A. ; PICCININ, F.. Conversas sobre leituras. 2012. Outro
      12. SIQUEIRA, Maity S. G. ; SARMENTO, S. ; FERREIRA, L. ; OTHERO, G. ; FELTES, H. P. M. ; GABRIEL, R. ; LAMPRECHT, R.. IV Congresso sobre a Metáfora na Linguagem e no Pensamento. 2011. Congresso
      13. PERNA, C. L. ; SCHERER, L. C. ; FRONZA, C. ; CAMPOS, J. ; MOLSING, K. ; SIMÕES, L. ; FLORES, O. C. ; GABRIEL, R. ; SARMENTO, S.. I Seminário Internacional de Aquisição da Linguagem. 2011. Congresso
      14. GABRIEL, R.. Concurso Público para Docentes de Língua Espanhola e Literatura de Língua Espanhola e Latino-Americana. 2007. (Concurso).. . 0.
      15. GABRIEL, R.. Oficinas de leitura de diferentes tipologias/gêneros textuais. 2006. (Outro).. . 0.
      16. GABRIEL, R.. I Colóquio Leitura e Cognição. 2003. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:43