Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Selmo Geber

Graduou-se em medicina pela Faculdade de Medicina (1989). Fez residência médica em ginecologia e obstetrícia com obtenção de titulo de especialista. Obteve seu doutorado em Cirurgia pela Faculdade de Medicina com estudo realizado pela Universidade de Londres com diagnóstico genético preimplantação (1997). Pós doutorado com desenvolvimento de céluas tronco embrionárias. Tem experiência reprodução assistida, infertilidade e endocrinologia ginecológica. Possui linhas de pesquisa nas áreas Saúde reprodutiva e Efeitos vasculares dos hormonios femininos. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida e diretor regional da RED latinoamericana de Reprodução Assistida. Membro de corpo editorial de 3 periódicos e Revisor de 34 periódicos. Atualmente é Coordenador do programa de pós graduação em Saúde da Mulher da Faculdade de Medicina da UFMG. Livre Docente em Ginecologia e fisiopatologia da reprodução pela UNESP. Professor Titular do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFMG. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/4467699245484790 (20/07/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Medicina, Departamento de Ginecologia e Obstetrícia. Rua Professor Alfredo Balena 190/4 Santa Efigênia 30310100 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 34099763 Fax: (31) 34099763 URL da Homepage: https://www.medicina.ufmg.br/gob/
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Medicina
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (30)
    1. 2021-Atual. IMPACTO DO TRATAMENTO DO CANCER DE MAMA NA ATROFIA VAGINAL, FUNCAO SEXUAL E QUALIDADE DE VIDA
      Descrição: avaliar o impacto dos diferentes tipos de tratamento de câncer de mama na atrofia vulvovaginal, na função sexual e avaliar o impacto dos diferentes tipos de tratamento de câncer de mama na qualidade de vida das mulheres no menacme e na pós menopausa. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Selmo Geber - Coordenador / FABIENE BERNARDES CASTRO VALE - Integrante / Clécio Ênio Murta de Lucena - Integrante.
      Membro: Selmo Geber.
    2. 2021-Atual. Beneficios clinicos do teste de analise de receptividade endometrial (ERA) em pacientes inferteis que realizam tratamento de reproducao assistida com indicacao medica para o teste genetico pre-implantacional para aneuploidias (PGT-A): estudo clinico inter
      Descrição: avaliar os possíveis benefícios clínicos do teste de análise de receptividade endometrial (ERA) em pacientes inférteis que realizam tratamento de reprodução assistida com indicação médica para o teste genético pré-implantacional para aneuploidias (PGT-A).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Selmo Geber - Coordenador / VALLE, MARCELLO - Integrante.
      Membro: Selmo Geber.
    3. 2021-Atual. Impacto do uso de promestrieno na incidencia de complicacoes intra-operatorias em mulheres na pos-menopausa submetidas a histeroscopia cirurgica
      Descrição: Trata-se de um ensaio clínico, randomizado, duplo-cego com 318 pacientes na pós-menopausa com indicação de histeroscopia cirúrgica atendidas no Hospital da Baleia. As participantes serão randomizadasem dois grupos. O grupo intervenção receberá promestrieno e o grupo controle receberá um placebo. A histeroscopia é indicada para tratar patologias na cavidade uterina e aproximadamente 50% das complicações do procedimento estão relacionadas à dificuldade de ultrapassar o colo uterino. Vários estudos demonstram o uso de medicamentos como misoprostol e estrogênio tópico para redução da incidência de complicações intra -operatórias.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Selmo Geber - Coordenador / ISABELA MACIEL CAETANO - Integrante.
      Membro: Selmo Geber.
    4. 2020-Atual. EFEITOS DO GEL INTRAVAGINAL DE POLICARBOFILA NA QUALIDADE DOS ESPERMATOZOIDES.
      Descrição: O estresse causado a mulheres submetidas ao tratamento de infertilidade, pode levar a uma piora na lubrificação vaginal determinando uma piora na qualidade da vida sexual do casal. Além disso, pode interferir nas taxas de sucesso do tratamento, se o casal não conseguir fazer o coito programando, de forma adequada. Por isso, esses casais, muitas vezes, optam pela utilização de lubrificantes vaginais para viabilizar a relação sexual além de torná-la mais confortável e prazerosa. Uma das alternativas é o uso do gel de Policarbofila. Entretanto, os possíveis efeitos desse gel sobre a qualidade dos espermatozoides não estão bem estabelecidos. Assim, o presente projeto tem como objetivo avaliar os possíveis efeitos do gel intravaginal de policarbofila na qualidade espermática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Selmo Geber - Coordenador / Ana Carolina Xavier Goulart - Integrante.
      Membro: Selmo Geber.
    5. 2020-Atual. AVALIACAO ENDOMETRIAL EM MULHERES COM PASSADO DE CANCER DE MAMA E USUARIAS DE TAMOXIFENO. CORRELACAO ENTRE ESPESSURA ENDOMETRIAL ECOGRAFICA, MANIFESTACAO CLINICA E HISTOLOGIA APOS TESTE DE PROGESTERONA.
      Descrição: No tratamento sistêmico do câncer de mama, terapia medicamentosa pode ser definida como quimioterapia, hormonioterapia, ou bioterapia, cuja finalidade é atingirem a neoplasia independente da sua localização orgânica. O tamoxifeno (TAM) é um fármaco amplamente utilizado no tratamento do CM em pacientes Receptor Estrogênico positivo ou Receptor Progesterona positivo. Alguns autores referiram sua influência na gênese de lesões endometriais, possibilitando, desse modo, maior risco de neoplasia de endométrio. Tendo em vista esses achados, a monitorização do endométrio das pacientes tratadas de câncer de mama com tamoxifeno, com intuito de diagnosticar precocemente eventuais lesões, passou a ser recomendada, seja por histeroscopia, por ultra-sonografia, por curetagem uterina ou por biópsia endometrial dirigida. Esse estudo foi desenvolvido com objetivo de avaliar o endométrio de mulheres com passado de câncer de mama e usuárias de tamoxifeno, estabelecendo a correlação entre achados ecográficos e histeroscópicos do estudo endometrial, com as manifestações clínicas e o diagnóstico histológico. Trata-se de estudo prospectivo, randomizado, transversal, em que um grupo de pacientes com passado de diagnóstico de câncer de mama e usuárias de Tamoxifeno há pelo menos 1 ano, atendidas no Serviço de Mastologia do Hospital das Clínicas da UFMG em Belo Horizonte-MG serão recrutadas para participarem do presente estudo. Pacientes que preencham os critérios de eleição serão convidadas a participarem do presente estudo. Nas pacientes que aceitarem participar desse estudo, as mesmas serão encaminhadas para o Ambulatório de Ginecologia Jenny Faria. Inicialmente essas pacientes passarão por exame da ultrassonografia transvaginal (UST) na própria instituição. Nos casos com alteração endometrial, esses serão submetidos ao Teste da Progesterona (TP). Independente do resultado do TP as pacientes serão submetidas a histeroscopia diagnóstica e coleta de material para análise histológica. Os resultados serão comparados e analisados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Selmo Geber - Coordenador / Junia Franco - Integrante / Clécio Ênio Murta de Lucena - Integrante.
      Membro: Selmo Geber.
    6. 2020-Atual. O USO DA CINETICA MORFOLOGICA EMBRIONARIA COMO FATOR PREDITIVO DE IMPLANTACAO
      Descrição: Com o aumento do uso da transferência eletiva de um único embrião, em ciclos de reprodução assistida, para reduzir a taxa de gestação múltipla, a necessidade de selecionar o embrião mais competente torna-se crucial para a melhoria das taxas de implantação. A análise mais utilizada atualmente é baseada em observações morfológicas feitas em momentos específicos durante o desenvolvimento embrionário. O objetivo desse estudo é avaliar o impacto da avaliação morfocinetica de cultivo continuo (Inteligência Artificial) nas taxas de implantação, gravidez bioquímica e gravidez clínica de pacientes submetidas ao tratamento pela técnica de fertilização in vitro e transferência de embriões. Serão comparados os resultados dos casais submetidos à técnica de reprodução assistida que tiveram os embriões submetidos a uma avaliação morfocinética e cultivo contínuo com seleção embrionária feita pelo algoritmo (grupo de estudo) com aqueles que tiveram os embriões submetidos a uma avaliação morfológica padrão com seleção embrionária feita pelo embriologista. Todos os embriões serão cultivados em uma incubadora banch top incorporada com tecnologia Time-Lapse (Genea Embryo Review Incubator - GERI). Serão observados: tempo de formação e fusão dos pró-núcleos, tempo gasto para as primeiras divisões celulares, tempo para compactação, cavitação e formação de blasatocisto, presença e tempo de fragmentação embrionária. Os embriões mais indicados para transferência serão selecionados de acordo com cada técnica de seleção e a taxa de implantação e de gravidez será comparada entre os dois grupos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Selmo Geber - Coordenador / VALLE, MARCELLO - Integrante.
      Membro: Selmo Geber.
    7. 2020-Atual. A Randomized Double-blind Placebo Controlled Phase 3 Trial to evaluate the Efficacy and Safety of Estetrol for the Treatment of Moderate to Severe Vasomotor Symptoms in Postmenopausal Women (E4Comfort Study I)
      Descrição: Avaliar a eficácia e segurança do Estetrol no tratamento de sintomas vasomotores em mulheres na pos menopausa. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Selmo Geber - Coordenador / Meredith castro - Integrante.
      Membro: Selmo Geber.
    8. 2019-Atual. METODO DE IDENTIFICACAO DAS VITIMAS APOS O DESASTRE DA BARRAGEM DE BRUMADINHO. AVALIACAO DOS RESULTADOS FORENSES RELACIONADOS AO SEXO FEMININO.
      Descrição: Desastres em massa é um termo relacionado a quaisquer eventos catastróficos e repentinos que exigem ações rápidas baseadas em protocolos já estabelecidos. A utilização deste protocolo de condutas, mundialmente padronizadas, se faz importante para que haja uma ação coordenada, organizada, segura, confiável e que facilite a comunicação entre órgãos de diferentes países, mesmo em condições extremamente adversas. Nesse contexto, o presente trabalho teve o objetivo de apresentar a aplicação do protocolo preconizado pela INTERPOL (desastre de massa), por uma equipe de profissionais da área de clínica médico-legal, da antropologia forense, além de outros profissionais relacionados à polícia técnico-científica. O trabalho tem como objetivo apresentar as técnicas utilizadas por estes profissionais na identificação dos indivíduos, em especial aos do sexo feminino, em meio aos casos oriundos de Brumadinho.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Selmo Geber - Coordenador / Marcelo Mari de Castro - Integrante.
      Membro: Selmo Geber.
    9. 2019-Atual. O IMPACTO DA MEDITACAO E REIKI NAS TAXAS DE GRAVIDEZ EM CICLOS DE TRATAMENTO PELA TECNICA DE REPRODUCAO ASSISTIDA: UM ENSAIO CLINICO, RANDOMIZADO, DUPLO-CEGO E PLACEBO CONTROLADO
      Descrição: Estima-se que a infertilidade afete entre 15% dos casais em idade reprodutiva no mundo (OMS). A infertilidade é definida como a incapacidade de conceber após 12 meses de relações sexuais desprotegidas para mulheres com menos de 35 anos ou 6 meses para mulheres mais de 35 anos (ASRM) e está associada ao estresse, especialmente devido aos fatores psicológicas como, ansiedade, frustração e depressão (Lynch et al. 2014; Paiva et al. 2015; Nery et al. 2018). Além disso, as mulheres que procuram tratamento para engravidar sofrem estressores adicionais - significativa carga emocional e alterações físicas que podem ampliar os níveis de estresse e ansiedade (Paiva et al. 2015). A possibilidade da associação entre estresse emocional e desfecho de gravidez em mulheres submetidas a tratamento de reprodução assistida torna importante terapêuticos que abordam o estado psicológico dessas mulheres. A meditação e o Reiki tem sido utilizados na redução de estresse e ansiedade em vários contextos do campo da saúde com sucesso (18-20). O Reiki é uma abordagem de saúde complementar no qual os praticantes colocam levemente as mãos sobre ou apenas acima de uma pessoa, com o objetivo de facilitar a própria resposta de cura da pessoa (Thrane 2015). O Reiki tem sido utilizado como uma terapia coadjuvante para o tratamento dos sintomas comuns as mulheres inférteis em busca de tratamento, incluindo ansiedade, estresse, depressão, raiva, desespero e depressão (Collinge et al. 2015; Wynn et al. 2015; Armstrong et al. 2018). Revisões de ensaios clínicos randomizados concluíram que a implementação da intervenção do Reiki em centros de saúde resultou em benefícios a saúde mental, incluindo redução na tensão, confusão mental, ansiedade e dor como também melhoria na qualidade de vida dos indivíduos (Singer et al. 2011; Singer et al. 2014; Thrane 2015). A meditação pode ser definida como uma forma de treinamento mental que visa melhorar as capacidades psicológicas de um indivíduo, como autorregulação atencional e emocional (Tang et al. 2015). Meditação engloba uma família de práticas que incluem meditação mindfulness, mantra meditação, yoga, tai chi e chi gong (Ospina et al. 2007). A meditação espeficiamente tem sido utilizada em mulheres submetidas ao tratamento de fertilizacao em vitro (FIV) para redução dos sintomas relacionados ao sofrimento psicologico com sucesso (Psaros et all 2015, Paiva et al. 2015; Nery et al. 2018). Os estudos medem o desenvolvimento da autocompaixão, mecanismos de regulação das emoções e estratégias de enfrentamento relacionadas à infertilidade e qualidade de vida na infertilidade. No entanto, somente um estudo apresenta a relação entre meditação e taxa de gravidez que, por sua vez, apresentam taxas de gravidez do grupo experimental significativamente superior em comparação às do controle (Li et al. 2016; Ying et al. 2017). Infelizmente, os autores incorporaram a yoga e abordagens psicológicas à meditação. Nesse contexto, o presente estudo prospectivo randomizado controlado cego visa avaliar e comparar o impacto das intervenções Meditação e Reiki nas taxas de gestação clínica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Selmo Geber - Coordenador / Gelza Matos Nunes - Integrante / Sara de Pinho Cunha Paiva - Integrante.
      Membro: Selmo Geber.
    10. 2018-Atual. IMPACTO DO USO DO TRIBULUS TERRESTRIS NA FUNCAO HORMONAL E NA VASCULARIZACAO CLITORIANA DE MULHERES COM DISFUNCAO SEXUAL
      Descrição: A disfunção sexual feminina (DSF) é atualmente classificada em três categoria: transtorno sexual de interesse/excitação; transtorno do orgasmo feminino e transtorno de dor/penetração genito-pélvica, conforme o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM V). A DSF é causada por um desequilíbrio de uma complexa interação de fatores anatômicos, endócrinos, neuronais, vasculares, psicológicos e sociais que podem levar a um efeito negativo significativo na saúde sexual e na qualidade de vida da mulher. A DSF é prevalente, pesquisas epidemiológicas dos Estados Unidos e da Europa relataram que cerca de 19% a 50% das mulheres em algum momento da vida manifestam uma disfunção sexual. Desta forma, vários tratamentos tem sido proposto para as mulheres com DSF. Nosso grupo demostrou que a utilização de Tribulus terrestris aumenta os níveis corporais de testosterona natural e, assim, melhora os parâmetros específicos da função sexual, da libido e da frequência da atividade sexual (Souza et al, 2016). O Tribulus terrestris é uma planta originária da Índia, recomendada no tratamento da infertilidade, da baixa libido e da impotência sexual. Seu principio ativo principal é a protodioscina, que tem sido atribuída a um aumento nos níveis de testosterona e melhoria da vascularização clitoriana com melhoria da função sexual. O objetivo do presente estudo é avaliar os efeitos do Tribulus terrestris, a eficácia e a segurança de duas diferentes concentrações de Tribulus terrestris (280 mg e 94 mg) no perfil hormonal e na vascularização da artéria clitoriana de mulheres no menacme e no climatério com diagnóstico de disfunção sexual feminina. Serão estudadas pacientes hígidas, sem uso de medicação, atendidas no ambulatório de sexologia ginecológica do Hospital das Clínicas da UFMG, com DSF.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Selmo Geber - Coordenador / FABIENE BERNARDES CASTRO VALE - Integrante / Myrian Celani - Integrante.
      Membro: Selmo Geber.
    11. 2018-Atual. IMPACTO DAS ALTERACOES ENDOCRINAS NAS DISFUNCOES SEXUAIS EM MULHERES IDOSAS
      Descrição: A disfunção sexual feminina é problema prevalente na sociedade e impacta fortemente a qualidade de vida da mulher, independente de faixa etária. As disfunções sexuais femininas precisam ser compreendidas e tratadas efetivamente, também entre as idosas. As disfunções tireoidianas são frequentes entre mulheres e ainda pouco estudada a inter-relação com disfunções sexuais, assim como as alterações de prolactina e androgênios séricos. O objetivo deste estudo é avaliar a prevalência de disfunções sexuais em idosas e o impacto de disfunções endócrinas nessas mulheres. Serão incluídas pacientes com idade maior que 65 anos , sem uso de medicamentos com ação sobre função sexual, atendidas no ambulatório de ginecologia do Hospital das Clínicas da UFMG. Serão avaliadas as características clínicas das pacientes e queixas relacionadas à sexualidade, e as dosagens hormonais (prolactina, TSH, T4 livre, testosterona total), anticorpos anti-TPO e de globulinas ligadoras dos hormônios sexuais. O índice de testosterona livre será calculado através da fórmula: Testosterona total nM/SHBG nM x 10. A freqüência das alterações hormonais detectadas será descrita, assim como as características clínicas das pacientes relacionadas à disfunção sexual.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Selmo Geber - Coordenador / Myrian Celani - Integrante / Mariza Miranda Abi-Ackel - Integrante.
      Membro: Selmo Geber.
    12. 2017-Atual. INFLUENCIA DO INTERVALO TEMPO DE CULTIVO EMBRIONARIO POS-DESCONGELAMENTO, DE EMBRIOES NO ESTAGIO DE CLIVAGEM, NAS TAXAS DE GRAVIDEZ, EM CICLOS DE REPRODUCAO ASSISTIDA
      Descrição: A transferência de embriões congelados/descongelados (TEC) vem sendo realizada rotineiramente nos últimos trinta anos como parte do tratamento de Reprodução Assistida (RA). Atualmente, mais de cinquenta por cento dos casais submetidos à RA fazem parte dos programas de congelamento de embriões para transferência em ciclos subsequentes e, portanto, os critérios de seleção dos embriões descongelados que serão transferidos devem ser rigorosos para se obter boas taxas de gestação e de nascidos vivos. A avaliação dos embriões para TEC normalmente é feita com base na sobrevivência dos blastômeros após o descongelamento por um curto período de cultivo antes da transferência (2h a 5h) ou no desenvolvimento dos embriões por um período de cultivo prolongado (18h a 24h). O cultivo embrionário pós-descongelamento tem grande impacto na retomada da mitose dos embriões e na retomada das funções normais das células, no entanto, até o momento não há um consenso na literatura sobre qual intervalo de cultivo pós-descongelamento possui melhor impacto nas taxas de gestação e de nascidos vivos. Além disso, a formação de blastocistos a partir de embriões congelados em clivagem pode trazer informações relevantes sobre o cultivo pós-descongelamento e essa estratégia pode ser utilizada como mais uma alternativa do tratamento. Nesse contexto, o presente estudo prospectivo randomizado e duplo-cego visa avaliar o impacto do cultivo embrionário pós-descongelamento nas taxas de gestação clínica, em curso e de nascidos vivos em ciclos de TEC.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Selmo Geber - Coordenador / Patricia Pinho de França - Integrante.
      Membro: Selmo Geber.
    13. 2017-Atual. INFLUENCIA DO INTERVALO TEMPO DE CULTIVO EMBRIONARIO POS-DESCONGELAMENTO, DE EMBRIOES NO ESTAGIO DE CLIVAGEM, NAS TAXAS DE GRAVIDEZ, EM CICLOS DE REPRODUCAO ASSISTIDA
      Descrição: A transferência de embriões congelados/descongelados (TEC) vem sendo realizada rotineiramente nos últimos trinta anos como parte do tratamento de Reprodução Assistida (RA). Atualmente, mais de cinquenta por cento dos casais submetidos à RA fazem parte dos programas de congelamento de embriões para transferência em ciclos subsequentes e, portanto, os critérios de seleção dos embriões descongelados que serão transferidos devem ser rigorosos para se obter boas taxas de gestação e de nascidos vivos. A avaliação dos embriões para TEC normalmente é feita com base na sobrevivência dos blastômeros após o descongelamento por um curto período de cultivo antes da transferência (2h a 5h) ou no desenvolvimento dos embriões por um período de cultivo prolongado (18h a 24h). O cultivo embrionário pós-descongelamento tem grande impacto na retomada da mitose dos embriões e na retomada das funções normais das células, no entanto, até o momento não há um consenso na literatura sobre qual intervalo de cultivo pós-descongelamento possui melhor impacto nas taxas de gestação e de nascidos vivos. Além disso, a formação de blastocistos a partir de embriões congelados em clivagem pode trazer informações relevantes sobre o cultivo pós-descongelamento e essa estratégia pode ser utilizada como mais uma alternativa do tratamento. Nesse contexto, o presente estudo prospectivo randomizado e duplo-cego visa avaliar o impacto do cultivo embrionário pós-descongelamento nas taxas de gestação clínica, em curso e de nascidos vivos em ciclos de TEC.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Selmo Geber - Coordenador / Patricia Pinho de França - Integrante.
      Membro: Selmo Geber.
    14. 2017-Atual. RELEVANCIA DA HISTEROSCOPIA AMBULATORIAL EM COMPARACAO COM A ULTRASSONOGRAFIA TRANSVAGINAL PARA AVALIACAO DE LESOES INTRA UTERINAS
      Descrição: Introdução: Com a evolução da qualidade dos métodos de imagem, cada vez mais nos deparamos com achados de lesões intrauterinas que muitas vezes necessitam de prosseguimento propedêutico. Desse modo, é importante a definição do melhor método de avaliação intracavitário, para que haja, primeiramente, rapidez de diagnóstico com menor risco físico e psíquico para a paciente, e concomitantemente diminuição do impacto econômico, visto que serão poupados internações e cirurgias em casos de resolução ambulatorial. No nosso serviço, complexo HC-UFMG, já existem os setores de ultrassonografia e de histeroscopia ambulatorial onde profissionais em formação são supervisionados por profissionais experientes, que avaliam pacientes encaminhadas de postos de Belo Horizonte e de várias cidades de Minas Gerais através do SUS. Objetivos: Avaliar, no complexo HC-UFMG, a importância da histeroscopia ambulatorial na propedêutica, no que diz respeito à precisão diagnóstica, resolutividade de pequenas lesões e precisão da indicação de casos cirúrgicos, comparando os achados e a precisão diagnóstica do ultrassom transvaginal. Material e métodos: Consiste em estudo prospectivo observacional envolvendo pacientes que foram encaminhadas ao ambulatório de histeroscopia devido alterações na cavidade uterina em exames ultrassonográficos, devido a sintomas ou por protocolos de propedêutica de avaliação da cavidade uterina. Atualmente, os exames de histeroscopia ambulatorial são realizados no 9º andar do HC Reprodução Humana) e no 4º andar do Ambulatório Jenny Faria. Dessa forma, será possível avaliar lesões que afetam pacientes, do menacme a senilidade, e a compatibilidade entre os achados ultrassonográficos e histeroscópicos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Selmo Geber - Coordenador / Myrian Celani - Integrante / Adriana Elisa de Miranda Murta Pereira - Integrante.
      Membro: Selmo Geber.
    15. 2017-Atual. AVALIACAO DA PRESENCA DE HPV EM SEMEN DE PACIENTES SUBMETIDOS A REPRODUCAO ASSISTIDA ATRAVES DE REACAO EM CADEIA DA POLIMERASE.
      Descrição: Um casal é considerado infértil quando, num período de um ano com relações sexuais regulares e sem métodos contraceptivos, não consegue engravidar. A Reprodução Assistida (RA) visa o tratamento dos casais inférteis utilizando técnicas de alta e baixa complexidade. Exames para a investigação da infertilidade são realizados e, dentre eles, são realizados testes laboratoriais para detecção de algumas doenças sexualmente transmissíveis (DST). Para a detecção do HPV não é realizado exame laboratorial apenas o clínico na mulher. O vírus do HPV pode causar lesões no colo do útero, sendo alguns tipos do HPV precursores de neoplasias. Frequentemente, o homem infectado com HPV é assintomático. Estudos demonstram a capacidade do vírus de diminuir a qualidade seminal e a concentração dos espermatozoides, sendo um agrave e uma causa de infertilidade masculina. No sêmen HPV positivo foi observada a capacidade do espermatozoide de penetração e entrega do DNA do vírus para o oócito, onde o DNA demonstrou ser transcrito pelo oócito fertilizado e foi notado um aumento na perda gestacional em casais submetidos a Fertilização in Vitro (FIV). A detecção do vírus no sêmen será estudada juntamente com técnicas de lavagem seminal. Essa detecção será realizada através da extração do DNA viral do sêmen e a realização da reação em cadeia da polimerase (PCR). Os pacientes do Centro de Medicina Reprodutiva ? ORIGEN em tratamentos de RA serão convidados a participarem do estudo. Os objetivos da pesquisa são analisar a incidência do HPV nas amostras seminais dos pacientes em tratamento, verificar o melhor método de lavagem seminal para a diminuição ou isenção viral e genotipar o HPV.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Selmo Geber - Coordenador / Renata Bossi - Integrante.
      Membro: Selmo Geber.
    16. 2016-2017. ESTUDO DE FASE IV, LONGITUDINAL, PROSPECTIVO, ABERTO E NAO COMPARATIVO, PARA AVALIAR A EFICACIA, SEGURANCA E TOLERABILIDADE DA HIDRATACAO VAGINAL DO GEL DE POLICARBOFILA EM MULHERES POS-MENOPAUSADAS COM SINTOMAS DE SECURA VAGINAL
      Descrição: Devido ao aumento da expectativa de vida, as mulheres irão conviver praticamente um terço de suas vidas em pós-menopausa, período no qual o hipoestrogenismo acarreta sintomas como ondas de calor, falta de sono , fadiga, distúrbios de humor, perda óssea, secura vaginal, desconforto vaginal, ardor e dispareunia, além de sintomas urinários como desconforto uretral, disúria e incontinência urinária. Embora a terapia hormonal à base de estrogênio sistêmico e local seja eficaz no tratamento de sintomas de atrofia vaginal em mulheres pós-menopáusicas, estes medicamentos são contra-indicados em algumas situações. Dessa forma, a busca por uma alternativa trouxe o gel de policarbofila como forma de hidratação vaginal. Desejamos com esse estudo avaliar a eficácia, segurança e tolerabilidade desse método na atrofia genital e dispareunia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Selmo Geber - Coordenador / FABIENE BERNARDES CASTRO VALE - Integrante.
      Membro: Selmo Geber.
    17. 2016-Atual. SEGMENTACAO DOS CICLOS DE FERTILIZACAO IN VITRO (FIV) NAS PACIENTES COM MA RESPOSTA OVARIANA: FIV EM 2 ETAPAS
      Descrição: O processo de implantação embrionária é um dos passos mais importantes para o sucesso de um ciclo de fertilização in vitro (FIV). Sua efetividade depende da qualidade embrionária, da interação embrião-endométrio e da receptividade endometrial (RE). Atualmente, a transferência embrionária à fresco é a rotina durante os tratamentos de reprodução assistida. Porém, existem cada vez mais questionamentos a respeito dos possíveis efeitos deletérios do estímulo ovariano controlado (EOC) sobre o endométrio e o ambiente uterino. O EOC, apesar de ser uma etapa fundamental nos ciclos de FIV, pode levar a modificações endometriais e afetar a RE através dos níveis hormonais supra-fisiológicos observados durante o período de estímulo ovariano. Estas modificações estariam relacionadas a pioras nas taxas de implantação embrionária e consequentemente piores resultados nos tratamentos de FIV. No entanto, evidencia-se que o desenvolvimento endometrial pode ser mais precisamente controlado durante os preparos para os ciclos de transferência de embriões descongelados quando comparados aos ciclos de transferência embrionária à fresco. Além disso, com os avanços ocorridos nas técnicas de criopreservação, a qualidade do embrião congelado e seu potencial de implantação tornaram-se similares às observadas nos embriões frescos. Assim, passou-se a discutir a estratégia da segmentação dos ciclos de FIV, realizando-se a FIV em 2 etapas: na primeira etapa é realizada a EOC, punção ovariana, fertilização e criopreservação de todos os embriões viáveis; na segunda etapa, a paciente passa por um período de preparo endometrial para posterior descongelamento e transferência embrionária. O objetivo desta estratégia é realizar a transferência dos melhores embriões em um ambiente uterino mais fisiológico, evitando-se os possíveis efeitos deletérios dos níveis hormonais supra-fisiológicos (observados nos ciclos a fresco) sobre a receptividade endometrial. Controvérsias existem a respeito da seleção dos pacientes que poderiam beneficiar-se desta estratégia. Atualmente não existem ferramentas não invasivas para avaliação da RE que possam ser utilizadas em um ciclo a fresco e avaliar a paciente que deveria submeter-se à transferência embrionária a fresco ou então à segmentação do ciclo com a criopreservação de todos os embriões. Até a presente data, existem apenas três estudos clínicos randomizados avaliando a efetividade da FIV em 2 etapas. Porém, estes trabalhos foram realizados em pacientes apresentando uma normo ou hiper-resposta ao EOC. Ainda não existe estudo publicado avaliando esta estratégia nas pacientes más-respondedoras e este grupo de pacientes representa parcela importante (aproximadamente 20%) dos tratamentos de reprodução assistida. Assim, o objetivo do presente estudo será avaliar (de maneira inédita) os resultados da segmentação dos ciclos de FIV em pacientes com má resposta ovariana.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Selmo Geber - Coordenador / Matheus Roque - Integrante.
      Membro: Selmo Geber.
    18. 2014-2017. LAVAGEM FOLICULAR DURANTE COLETA OVULAR EM PACIENTES COM RESPOSTA OVARIANA POBRE SUBMETIDAS AS TECNICAS DE REPRODUCAO ASSISTIDA.
      Descrição: A coleta ovular realizada em pacientes que se submetem às Técnicas de Reprodução Assistida se constitui na obtenção dos óocitos captados por uma agulha, introduzida nos folículos ovarianos destas pacientes. A lavagem folicular se constitui na punção com aspiração do líquido folicular seguida da lavagem intra-folicular com meio de cultivo e sua reaspiração (por uma ou mais vezes). Ela tem por objetivo captar os oócitos que podem estar retidos na parede folicular ou mesmo no sistema de coleta ovular e que não foram recuperados durante a aspiração folicular direta. Estudos foram elaborados com o intuito de se comprovar o benefício da lavagem folicular no número de oócitos captados, taxas de gravidez clínica e de nascidos vivos. Em 2012 foram publicadas duas Revisões Sistemáticas e Metanálises sobre lavagem folicular durante a coleta ovular nas TRA contendo somente Estudos Controlados Randomizados. Os autores concluíram que não há evidências a favor da lavagem folicular de rotina em pacientes com resposta ovariana normal, além de haver evidências de que há um aumento importante no tempo cirúrgico. Provavelmente, as melhorias conseguidas com o uso da lavagem folicular ocorrem especificamente num subgrupo de pacientes má-respondedoras. No entanto foi encontrado apenas um ECR comparando a lavagem folicular com a aspiração folicular direta em pacientes má-respondedoras.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Selmo Geber - Coordenador / Anna Luiza Moraes Souza - Integrante.
      Membro: Selmo Geber.
    19. 2014-Atual. IMPACTO DA TECNICA DE LIOFILIZACAO NA PRESERVACAO DE ESPERMATOZOIDES HUMANOS
      Descrição: A criopreservação é uma técnica de fundamental importância para a medicina reprodutiva, pois permite o armazenamento de embriões, oócitos e espermatozoides para futuro tratamento. Permite ainda a existência de bancos de oócitos e espermatozoides com a finalidade de doação de gametas para pessoas inférteis. Várias técnicas para congelamento de gametas e embriões foram desenvolvidas ao longo dos anos. A técnica de congelamento lento consiste na queda gradual da temperatura para alcançar a temperatura final de armazenamento da amostra (-80 ou - 196 graus centígrados). Diversos tipos e combinações de crioprotetores podem ser utilizados com essa técnica. A vitrificação é uma outra técnica de criopreservação na qual não existe a formação de cristais de gelo intracelular. Uma mudança de estado líquido para um estado vítreo ocorre, proporcionada por altas concentrações de crioprotetores e /ou uma rápida queda da temperatura. Em ambos os casos, a amostra é armazenada em nitrogênio liquido, por período indeterminado. A liofilização é uma técnica amplamente utilizada para desidratação de produtos alimentícios, farmacêuticos, produtos biotecnológicos, vacinas, materiais biológicos e diagnósticos. Consiste na passagem do material do estado sólido diretamente para o estado gasoso ? sublimação - mantendo-se a temperatura suficientemente baixa sob uma baixa pressão. A técnica começou a ser utilizada com sucesso para armazenamento de sêmen de animais, em 1998. Em humanos, o primeiro artigo foi descrito em 2008, e até o momento poucos estudos foram publicados. O desenvolvimento dessa técnica permitirá o armazenamento de espermatozoides sem a necessidade de nitrogênio liquido, reduzindo os potenciais riscos, os custos e principalmente os problemas com espaço para armazenamento. Assim, o objetivo do estudo é padronizar uma técnica de liofilização para preservar espermatozoides humanos. Serão avaliadas as diferentes temperatura, pressão do vácuo, período de desidratação, meio das amostras no momento da liofilização e temperatura de estocagem das amostras. Serão analisados motilidade, concentração, vitalidade e morfologia seminal, com sêmen fresco, congelado pelo método tradicional em nitrogênio líquido e liofilizado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Selmo Geber - Coordenador.
      Membro: Selmo Geber.
    20. 2013-2017. ESTUDO DOS EFEITOS DO TRIBULUS TERRESTRIS EM MULHERES NO MENACME E NO CLIMATERIO COM DISTURBIO DO DESEJO SEXUAL HIPOATIVO.
      Descrição: O Distúrbio do Desejo Sexual Hipoativo (HSDD) é a disfunção sexual feminina mais prevalente na sociedade e está fortemente ligado à qualidade de vida da mulher. Os hormônios androgênios declinam no decorrer da idade, no período da menacme, o que ocorre por volta dos 20 anos, acentuando a sua queda na menopausa. No entanto, grande partes das mulheres que apresentam HSDD na fase da menacme, observa-se níveis circulantes baixos de androgênios. A testosterona livre circulante se encontra no limite inferior da normalidade nas mulheres com HSDD quando compradas a outras disfunções sexuais. No geral, as mulheres que apresentam HSDD na menacme com deficiência de testosterona, são potenciais candidatas para a terapia androgênica, assim como as mulheres na menopausa. Estudos demostram que a utilização de Tribulus terrestris aumenta os níveis corporais de testosterona natural e, assim, melhora os parâmetros específicos da função sexual, da libido e da freqüência da atividade sexual. O Tribulus terrestris é uma planta originária da Índia, recomendada no tratamento da infertilidade, da baixa libido e da impotência sexual. Seu principio ativo principal é a protodioscina, que tem sido atribuída a um aumento nos níveis de testosterona e melhoria da função sexual. O objetivo do presente estudo é avaliar os efeitos do Tribulus Terrestris nas mulheres no menacme e no climatério com HSDD. Serão estudadas pacientes hígidas no menacme e no climatério, sem uso de medicação, atendidas no ambulatório de sexologia ginecológica do Hospital das Clínicas da UFMG, com diagnóstico de desejo sexual hipoativo. Serão avaliadas as características clínicas das pacientes e do parceiro, queixas relacionadas à sexualidade do casal e dosagens hormonais (prolactina, TSH, testosterona total, SHBG e testosterona livre).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Selmo Geber - Coordenador / FABIENE BERNARDES CASTRO VALE - Integrante / karla Zanola - Integrante.
      Membro: Selmo Geber.
    21. 2013-2017. AVALIACAO DA DENSIDADE MINERAL OSSEA EM MULHERES NO CLIMATERIO E SUAS CORRELACOES CLINCAS E EPIDEMIOLOGICAS
      Descrição: Um aumento na expectativa de vida vem sendo observado em todo o mundo. No final do último século, a média de vida da mulher era de 49 anos, sendo que as principais causas de mortalidade eram as doenças infecciosas. Nesta época as mulheres desconheciam a maioria das doenças crônicas,. Dentre as doenças crônicas que afligem a mulher climatérica, a osteoporose aparece como uma das patologias de maior incidência e consequências mais desastrosas, podendo ser definida como a redução do tecido ósseo que determina uma acentuada fragilidade óssea e consequente aumento do risco de fraturas. Estima-se que 1 em cada 3 mulheres acima da idade dos 50 no mundo tem osteoporose. A densidade mineral de cálcio é diminuída de 50,1% em um indivíduo normal para 1,3% quando a pessoa possui osteoporose. A Densitometria Óssea consegue avaliar o grau de osteoporose, a probabilidade de fraturas e o seguimento do tratamento médico. Os objetivos desta pesquisa são avaliar a Densidade Mineral Óssea (DMO) em mulheres pós menopausadas e suas correlações com a idade cronológica, grupo étnico, o tempo decorrido à partir da menopausa, paridade, índice de massa corpórea, e tabagismo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Selmo Geber - Coordenador / Adriana Kakehasi - Integrante.
      Membro: Selmo Geber.
    22. 2012-2014. ESTIMULACAO OVARIANA EM QUALQUER FASE DO CICLO (INDUCAO DE URGENCIA) COM CAPTACAO DE OOCITOS MADUROS PARA PRESERVACAO DA FERTILIDADE EM MULHERES COM CANCER E QUE NAO PODEM RETARDAR O INICIO DO TRATAMENTO ONCOLOGICO
      Descrição: O aumento das taxas de sobrevivência de mulheres com câncer, o crescente interesse em qualidade de vida e as novas técnicas de reprodução assistida propiciam a realização do desejo de mulheres sobreviventes do câncer procriar. Muitas destas mulheres se tornarão infertéis devido aos tratamentos oncológicos que causam dano gonadal. Recentes progressos na Medicina Reprodutiva permitiram o desenvolvimeno e aprimoramento de técnicas de preservação da fertilidade. Dentre as técnicas existentes, a estimulação ovariana para criopreservação de embriões e oócitos é a que apresenta melhores resultados. Entretanto, o tempo de estimulação ovariana convencional é prolongado para aquelas mulheres que urgem em iniciar o tratamento oncológico. O objetivo do presente estudo é avaliar a possibilidade de captação de oócitos maduros após estimulação ovariana em qualquer fase do ciclo menstrual (indução de urgência) para preservação da fertilidade feminina.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Selmo Geber - Coordenador / Marcos Sampaio - Integrante / Ana Paula Caldeira Brant Campos - Integrante. Financiador(es): Clínica Origen - Cooperação. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Selmo Geber.
    23. 2012-2014. Uso de diferentes meios de cultivo para estabelecimento de linhagens de celulas-tronco embrionarias de blastocistos humanos, provenientes de tecnica de reproducao assistida
      Descrição: O objetivo do estudo é estabelecer e caracterizar linhagens de células tronco embrionárias humanas in vitro, através do desenvolvimento de sistemas adequados de cultivo, fenotipagem e armazenamento, a partir de embriões humanos inviáveis (fertilizados anormalmente e/ou geneticamente anormais) e/ou criopreservados a mais de três anos provenientes de técnicas de tratamentos de fertilização in vitro. Vamos utilizar o método de imunocirurgia, plaqueamento total ou laser para isolamento da massa celular interna de blastocistos; avaliar as condições de cultivo para manutenção de CTEh a partir da massa celular interna de blastocistos humanos utilizando meio de cultura produzido através de tecnologia brasileira, MaSeR 2 e comparando com meio comercial mTsER, visando o desenvolvimento de um sistema de cultivo eficaz, com boa reprodutibilidade, onde as células teriam seu crescimento e estágio de indiferenciação controlados; Estabelecer linhagens de CTEh caracterizando-as fenotipicamente através de marcadores moleculares de superfície e internos específicos ; Avaliar a capacidade de auto renovação das CTEh em cultivo; Identificar, analisar marcadores específicos e outros fatores que determinam a manutenção do estado de pluripotência in vivo, através da formação de teratomas em camundongos imunossuprimidos, e in vitro, através da formação de corpos embrionários; e criopreservar as linhagens de CTEh obtidas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Selmo Geber - Coordenador / Renata Bossi - Integrante / Alfredo Miranda de Goes - Integrante. Financiador(es): Clínica Origen - Cooperação. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Selmo Geber.
    24. 2012-2014. Utilizacao de espermatozoides congelados/descongelados obtidos de biopsia testicular, em tecnicas de reproducao assistida
      Descrição: O objetivo do estdudo é avaliar os resultados da técnica de ICSI utilizando-se espermatozóides de origem testicular depois de ongelamento/descongelamento em pacientes com azoospermia não-obstrutiva. Essa alternativa permite se captar os espermatozóides antes da aspiração de oócitos podendo evitar a situação de não recuperação de espermatozóides no dia da colheita de oócitos. Existem poucos estudos disponíveis na literatura sobre o uso de espermatozóides congelados/descongelados obtidos da aspiração testicular (TESA). Para avaliar os efeitos e os resultados da injeção intracitoplasmática de espermatozóides (ICSI), vamos analisar os ciclos de ICSI utilizando o descongelamento TESA, com relação à taxa de captação, fertilização, implantação e gravidez.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Selmo Geber - Coordenador / Marcello Pereira Valle - Integrante / Fernando Guimarães - Integrante / Sampaio, Marcos - Integrante / Matheus Roque - Integrante. Financiador(es): Centro de Medicina Reprodutiva - Outra.
      Membro: Selmo Geber.
    25. 2012-2012. Follicular flushing during oocyte retrieval: a systematic review and meta-analysis
      Descrição: Avaliar a eficácia de se "lavar" os folículos durante a punção ovariana em ciclos de fertilização in vitro, a partir dos estudos publicados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Selmo Geber - Integrante / Marcos Sampaio - Integrante / Matheus Roque - Coordenador. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Selmo Geber.
    26. 2011-2014. AVALIACAO DA DILATACAO FLUXO-MEDIADA DA ARTERIA BRAQUIAL EM MULHERES NO CLIMATERIO, COM TERAPIA DE REPOSICAO ESTROGENICA
      Descrição: A interrupção da secreção dos esteróides ovarianos ocorrida no climatério, determina uma mudança no padrão vascular em diversos níveis. Com isso, diversos órgãos apresentam efeitos secundários que interferem com a saúde feminina. O uso de terapia de reposição hormonal tem contribuído para a melhora nestes efeitos. Em estudos anteriores observamos os efeitos dos esteróides ovarianos de mulheres no menacme, dos estrogênios eqüinos conjugados, do acetato de medroxiprogesterona e da tibolona em mulheres climatéricas, sobre as artérias retinianas centrais. O objetivo do presente estudo é avaliar os efeitos do estrogênio eqüino conjugado na Dilatação Fluxo-Mediada da artéria braquial.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Selmo Geber - Coordenador / Rodrigo Hurtado - Integrante / Paula Januzzi - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Selmo Geber.
    27. 2011-2014. AVALIACAO DA DILATACAO FLUXO-MEDIADA DA ARTERIA BRAQUIAL EM MULHERES NO CLIMATERIO, EM TERAPIA COM TIBOLONA
      Descrição: A interrupção da secreção dos esteróides ovarianos ocorrida no climatério, determina uma mudança no padrão vascular em diversos níveis. Com isso, diversos órgãos apresentam efeitos secundários que interferem com a saúde feminina. O uso de terapia de reposição hormonal tem contribuído para a melhora nestes efeitos. Em estudos anteriores observamos os efeitos dos esteróides ovarianos de mulheres no menacme, dos estrogênios eqüinos conjugados, do acetato de medroxiprogesterona e da tibolona em mulheres climatéricas, sobre as artérias retinianas centrais. O objetivo do presente estudo é avaliar os efeitos da Tibolona na Dilatação Fluxo-Mediada da artéria braquial.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Selmo Geber - Coordenador / Bruno Martins de Souza - Integrante / Myrian Celani - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Selmo Geber.
    28. 2011-2013. AVALIACAO DA FREQUENCIA DE ALTERACOES HORMONAIS, EM MULHERES NO MENACNE COM DISFUNCAO SEXUAL.
      Descrição: A disfunção sexual feminina é um problema prevalente na sociedade e está fortemente ligado à qualidade de vida da mulher. A resposta sexual feminina precisa ser mais bem compreendida para uma abordagem efetiva nas disfunções sexuais. A avaliação hormonal é recomendada para melhor avaliação da disfunção sexual. O objetivo do presente estudo é avaliar a frequência de alterações hormonais nas pacientes com disfunção sexual. Serão incluídas pacientes hígidas no menacme, sem uso de medicação, atendidas no ambulatório de ginecologia do Hospital das Clínicas da UFMG, com diagnóstico de disfunção sexual. Serão avaliadas as características clínicas das pacientes e do parceiro e queixas relacionadas à sexualidade do casal serão avaliadas, e as dosagens hormonais (prolactina, TSH, testosterona total) e de globulinas ligadoras dos hormônios sexuais. O índice de testosterona livre será calculado através da fórmula: Testosterona total nM/ SHBG nM x 10. A freqüência das alterações hormonais detectadas será descrita, assim como as características clínicas das pacientes relacionadas à disfunção sexual.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Selmo Geber - Coordenador / FABIENE BERNARDES CASTRO VALE - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Selmo Geber.
    29. 2011-2012. Fresh embryo transfer versus frozen-thawed embryo transfer in in vitro fertilization cycles: a systematic review and meta-analysis
      Descrição: Introdução: A receptividade endometrial é um passo essencial para a concepção de ciclos de tratamento naturais e infertilidade. Não se sabe se a estimulação ovariana afetar negativamente a receptividade endometrial em técnica de reprodução assistida (ART) ciclos. Seus efeitos podem determinar sincronia subótima entre endométrio e os embriões transferidos e, portanto, pode ser responsável por falhas do ciclo de muitos de FIV. Em transferências congeladas-descongeladas embrião (FET) a receptividade do endométrio pode ser controlada com maior precisão do que em ciclos de COH com gonadotropinas. O objetivo desta revisão e meta-análise foi examinar sistematicamente a produção bibliográfica e de ensaios clínicos aleatórios para responder à seguinte pergunta: É a criopreservação de todos os embriões viáveis e transferência de embrião congelado-descongelado posterior associada com melhores resultados de ART, quando comparado com a transferência de embriões frescos ? A nossa meta-análise demonstra que a probabilidade de uma gravidez em curso é significativamente aumentada em um ciclo de transferência congelado-descongelado embrião em comparação com a transferência do embrião fresco (RR: 1,32; CI: 1,10-1,59, p = 0,003), a taxa de gravidez clínica é significativamente aumentou em congelado-descongelado a transferência do embrião em comparação com a transferência do embrião fresco (RR: 1,31; CI: 1,10-1,56, p = 0,002), e ou a taxa de implantação é significativamente aumentada em congelados a transferência de embriões descongelados (RR: 1,42; CI: 1,22- 1,66, p 0,00001). As taxas de aborto não mostrou diferenças significativamente entre os dois grupos (RR: 0,83; CI: 0,43-1,60, p = 0,57). Esta é a primeira meta-análise abordando a questão sobre as conseqüências de COH na receptividade endometrial em transferências de embriões frescos, quando comparado com as transferências de embriões congelados e descongelados, em resultados de TRA. Os dados reunidos demonstra que a criopreserva. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Selmo Geber - Coordenador / Matheus Roque - Integrante / Miguel Checa - Integrante. Financiador(es): Universitat Autònoma de Barcelona - UAB - Cooperação. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Selmo Geber.
    30. 2010-2011. Variacao da Funcao Endotelial durante o Ciclo menstrual avaliada pela Dilatacao fluxo-mediada da arteria braquial
      Descrição: O objetivo do estudo foi avaliar as diferenças ocorridas na dilatação da arteria braquial durante as diferentes fases do ciclo menstrual de mulheres no menacme, normo ovulatórias, medido pela Dilatação fluxo-mediada. Devido à facilidade de aplicação da dilatação fluxo mediada, seu uso foi difundido naturalmente, mas devem-se avaliar criteriosamente os passos para o correto resultado e reprodutibilidade dos estudos até que seu uso seja liberado com segurança para a prática clínica. Estudos demonstram que gestantes portadoras de pré-eclâmpsia apresentam menor valor de FMD em relação àquelas normotensas, podendo essa medida ser usada, inclusive, como preditor da doença. Da mesma forma, as que possuem Diabetes Mellitus Gestacional (DMG) apresentam valores de FMD menores que gestantes normoglicêmicas; porém, um rígido controle glicêmico por insulinoterapia ou dieta, melhora significativamente esses valores. Além disso, a terapia de reposição hormonal está relacionada à melhora nos níveis de FMD. A dilatação fluxo-mediada da artéria braquial é um exame de grande valor para a propedêutica e acompanhamento de terapias com influência no sistema cardiovascular. Apesar de dificuldades técnicas e da falta de padronização ainda existentes, não há motivo para que esse método não seja bem aceito na prática clínica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Selmo Geber - Coordenador / Antônio Carlos Vieira Cabral - Integrante / Henrique Victor Leite - Integrante / Augusto Henriques Fulgencio Brandao - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Selmo Geber.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (8)
    1. Premo Clovis Salgado de melhor artigo publicado no ano de 2020, SOGIMIG.. 2021.
      Membro: Selmo Geber.
    2. Participação em um dos 5 artigos mais citados no periódico, JBRA Assisted Reproduction.. 2020.
      Membro: Selmo Geber.
    3. Clóvis Salgado - Melhor artigo publicado em 2016, SOGIMIG.. 2017.
      Membro: Selmo Geber.
    4. Grant for Fertility Innovation, merck serono.. 2017.
      Membro: Selmo Geber.
    5. Participação em um dos 5 artigos mais citados no periódico, Fertility and Sterility.. 2016.
      Membro: Selmo Geber.
    6. Médicos indicados por médicos, Revista Encontro.. 2015.
      Membro: Selmo Geber.
    7. Jubileu de Prata, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.. 2014.
      Membro: Selmo Geber.
    8. Homenagem da SBRA (sócio benemérito), Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida.. 2011.
      Membro: Selmo Geber.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (90)
    1. 24o Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida. Falha de implantação embrionária. 2020. (Congresso).
    2. 35 congresso europeu de reproduçao humana e embriologia (ESHRE). Consecutive minimal controlled ovarian stimulation (COMCOS) to increase the number of oocytes in patients with poor ovarian response or poor ovarian reserve.. 2019. (Congresso).
    3. 75 meeting of the ASRM. INFLUENCE OF POST-THAW EMBRYO CULTURE INTERVAL ON ASSISTED REPRODUCTION TECHNIQUES PREGNANCY RATES. 2019. (Congresso).
    4. Congresso Regional Red Lationamerica da Reprodução Assistida. Métodos alternativos para preservação de fertilidade na mulher. 2019. (Congresso).
    5. Fórum de Judicialização e Direito Médico. 2019. (Outra).
    6. II simposio Hospital Felicio Rocho.Qual o papel do congelamento de oócitos na endometriose?. 2019. (Simpósio).
    7. XXIII Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida. Resultados vitrificação de Óvulos. 2019. (Congresso).
    8. XXIII Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida.. TESTE PRÉ IMPLANTACIONAL - MITO OU REALIDADE. 2019. (Congresso).
    9. 1 simposio de endometriose do Hospital Felicio Rocho.Uso de técnicas de reprodução assistida para tratamento da endometriose. 2018. (Simpósio).
    10. 22 congresso brasileiro de reprodução assistida. uso de PGT-A para melhora da implantação. 2018. (Congresso).
    11. 28 ASRM scientific meeting. CLINICAL, OBSTETRICAL AND PERINATAL OUTCOMES OF FREEZE-ALL CYCLES: SYSTEMATIC REVIEW AND META-ANALYSIS OF RANDOMIZED CONTROLLED TRIALS.. 2018. (Congresso).
    12. 7º CONGRESSO SOGIMIG DE GINECOLOGIA E OBSTETÍCIA/Região Sudeste de Minas e Centro Sul. Preservação da Fertilidade na paciente com câncer ginecológico. 2018. (Congresso).
    13. VII Congresso da Sociedade de Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais. Criopreservação de oócitos e tecido ovariano: uma opção para preservar a fertilidade. 2018. (Congresso).
    14. 21 Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida. Desafios das TRA: tratamento de casos difíceis. 2017. (Congresso).
    15. 21 Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida. Preservação da Fertilidade. 2017. (Congresso).
    16. 21 Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida. Coordenador de mesa redonda sobre desafios da TRA. 2017. (Congresso).
    17. congresso mineiro de ginecologia e obstetrícia. como avaliar o casal infértil. 2017. (Congresso).
    18. From poor response to low prognosis concept: The new POSEIDON criteria. 2017. (Seminário).
    19. Simpósio LASM: A mulher em foco.Inovações em reprodução humana. 2017. (Simpósio).
    20. VI congresso SAMMG. Reprodução Assistida: um campo em constante evolução. 2017. (Congresso).
    21. 20o CONGRESSO BRASILEIRO DE REPRODUÇAO ASSISTIDADA. PGS SEMPRE? - NAO. 2016. (Congresso).
    22. 20o CONGRESSO BRASILEIRO DE REPRODUÇAO ASSISTIDADA. Hatching after vitrification of oocytes and embryos. 2016. (Congresso).
    23. 20o CONGRESSO BRASILEIRO DE REPRODUÇAO ASSISTIDADA. NUMBER OF OOCYTES AND IVF OUTCOMES. 2016. (Congresso).
    24. 20o CONGRESSO BRASILEIRO DE REPRODUÇAO ASSISTIDADA. Preservação da Fertilidade. 2016. (Congresso).
    25. 32 annual meeting ESHRE. 2016. (Congresso).
    26. 32 annual meeting ESHRE. Fresh versus frozen-thawed embryo transfers: a systematic review and meta-analysis of obstetric outcomes. 2016. (Congresso).
    27. Academia Mineira de Medicina.Evolução da sexualidade e a nova família Contemporânea. 2016. (Encontro).
    28. Congresso mineiro de ginecologia e obstetrícia. Miomectomia na mulher infértil. 2016. (Congresso).
    29. V Congresso da Sociedade de Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais. Reprodução Assistida. 2016. (Congresso).
    30. 19º SBRA - CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE REPRODUÇÃO ASSISTIDA. Otimização da estimulação ovariana: em busca de um protocolo ideal. 2015. (Congresso).
    31. 19º SBRA - CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE REPRODUÇÃO ASSISTIDA. Influência da meta-análise na decisão clínica. 2015. (Congresso).
    32. 1º Congresso Internacional Huntington de Reprodução Humana. Avanços em Reprodução Humana. 2015. (Congresso).
    33. 24º Congresso Minas Brasil de Cirurgia Geral. Técnicas de Transplante de Ovário. 2015. (Congresso).
    34. 56o Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia. Indução da ovulação em ciclos de inseminação instra uterina. 2015. (Congresso).
    35. 56o Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia. Há espaço para cirurgia no fator tubarão?. 2015. (Congresso).
    36. ESHRE meeting 2015. short Term Estrogen Therapy Improves Endothelial Function in Postmenopausal Women: A Double Blinded Randomized Controlled Trial of Flow Mediated Dilation. 2015. (Congresso).
    37. ESHRE meeting 2015. female fertility preservation using oocyte vitrification: 7 years experience. 2015. (Congresso).
    38. Up to date SOGIMIG.Endometriose e Infertilidade. 2015. (Simpósio).
    39. VIII Congresso Mineiro de Ginecologia e Obstetrícia. Avanços endometriose Tema: Implicações na infertilidade. 2015. (Congresso).
    40. XVIII CONGRESSO GAÚCHO DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA. Eficácia real das técnicas de fertilização e quantos embriões devem ser implantados?. 2015. (Congresso).
    41. XVIII CONGRESSO GAÚCHO DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA. ENDOMETRIOSE E INFERTILIDADE ? ALTERNATIVAS TERAPÊUTICAS 9h. 2015. (Congresso).
    42. 18o Congresso Braasileiro de Reprodução Assistida. Uso do CGH para falha de implantação. 2014. (Congresso).
    43. 38º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro. Preservação da capacidade reprodutiva feminina. 2014. (Congresso).
    44. 38º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro. Quando e com que exames encaminhar ao especialista. 2014. (Congresso).
    45. 7o Congresso Mineiro de Ginecologia e Obstetrícia. Abordagem dos endometriomas ovarianos em pacientes inférteis. 2014. (Congresso).
    46. ESHRE meeting - congresso da sociedade europeia de reprodução. 2014. (Congresso).
    47. JAGOCIR.O transplante de ovario na infertilidade feminina. 2014. (Outra).
    48. JAGOCIR.Desejo sexual e disturbio da libido. 2014. (Outra).
    49. 11o congresso geral da Rede latinoamericana de Reprodução Assistida. Preservation of the female fertility in patients with cancer: ovarian tissue and oocyte banking.. 2013. (Congresso).
    50. 11o congresso geral da Rede latinoamericana de Reprodução Assistida. Trouble Shooting: Laboratorio. 2013. (Congresso).
    51. 11o congresso geral da Rede latinoamericana de Reprodução Assistida. Fresh embryo versus frozen-thawed embryo transfer in assisted reproduction technique cycles: a systematic review and meta-analysis. 2013. (Congresso).
    52. 17o congresso Brasileiro de Reprodução Assistida. Existe diferença nas crianças nascidas por embrião fresco ou descongelado?. 2013. (Congresso).
    53. 17o congresso Brasileiro de Reprodução Assistida. PGS: Reavaliando o Passado e Olhando para o Futuro. 2013. (Congresso).
    54. 1o Congresso de Ginecologia Endócrina e Reprodução Humana do Rio de de Janeiro. Do Ovo ao Ovo - Uma Odisséia Estrogênica. 2013. (Congresso).
    55. 1o Congresso de Ginecologia Endócrina e Reprodução Humana do Rio de de Janeiro. Do Ovo ao Ovo - Uma Odisséia Estrogênica. 2013. (Congresso).
    56. 55o Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia. Novas resoluções do conselho federal de medicina para Reprodução Assistida. 2013. (Congresso).
    57. 55o Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia. Monitorização dos ciclos estimulados em FIV. 2013. (Congresso).
    58. Annual meeting ESHRE. 2013. (Congresso).
    59. Congresso Regional da rede latinoamericana de reprodução Assistida. Crio de tecido ovariano - não apenas para fertilidade, talvez para rejuvenescimento?. 2013. (Congresso).
    60. IX Jornada Sudeste de Psiquiatria. Infertilidade e Psiquiatria. 2013. (Congresso).
    61. V Congreso de la Asociación Venezolana de Medicina Reproductiva y Embriología. ESQUEMA IDEAL PARA ESTIMULACIÓN MONOFOLICULAR. 2013. (Congresso).
    62. V Congreso de la Asociación Venezolana de Medicina Reproductiva y Embriología. TRANSFERENCIA DE EMBRIONES DIFERIDA. 2013. (Congresso).
    63. V Congreso de la Asociación Venezolana de Medicina Reproductiva y Embriología. ESTIMULACIÓN EN BAJAS RESPONDEDORAS: UN VALOR ENTRE DOSIS ALTAS Y BAJAS. 2013. (Congresso).
    64. 16o Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida. Como eu faço indução da ovulação - Existe espaço para agonista?. 2012. (Congresso).
    65. 16o Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida. Como eu manuseio o endométrio na falha de implantação. 2012. (Congresso).
    66. 16o Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida. Coordenador da sessão de temas livres. 2012. (Congresso).
    67. 28th annual meeting of the european society human reproduction and embriology. Fresh embryo transfer versus frozen-thawed embryo transfer in assisted reproduction technique cycles: a systematic review and meta-analysis. 2012. (Congresso).
    68. Congresso regional da rede Latinoamericana de reprodução Assistida. Indução de urgência. 2012. (Congresso).
    69. Taller Regional (Peru) de la Red Latinoamericana de Reproduccion Asistida. ESTIMULACION EN PACIENTES CON CANCER. 2012. (Congresso).
    70. Taller Regional de la Red Latinoamericana de Reproduccion Asistida. Estimulacion Ovarica en pacientes con Cancer. 2012. (Congresso).
    71. V Congresso Mineiro de Ginecologia e Obstetrícia / XVII Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Região Sudeste. Epidemiologia e Investigação Feminina em reprodução humana. 2012. (Congresso).
    72. XVII Simposio Paulista da Infertilidade Conjugal.The use of androgens or androgen modulating agents in poor responders undergoing ovarian. 2012. (Simpósio).
    73. 10o congresso geral da Rede latinoamericana de Reprodução Assistida. vitrificação de oócitos e embriões. 2011. (Congresso).
    74. 10o congresso geral da Rede latinoamericana de Reprodução Assistida. Diagnóstico genético preimplantacional para todos. 2011. (Congresso).
    75. 10o congresso geral da Rede latinoamericana de Reprodução Assistida. Metabolismo Embrionário. 2011. (Congresso).
    76. 15 Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida. PGD/PGS evidências, limites, aplicabilidade clínica. 2011. (Congresso).
    77. 15 Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida. Endometriose e infertiildade: onde estamos?. 2011. (Congresso).
    78. 15 Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida. COMPARAÇÃO ENTRE AS TAXAS DE GRAVIDEZ OBTIDAS APÓS USO DE DIFERENTES PROTOCOLOS DE PREPARO ENDOMETRIAL PARA TRANSFERÊNCIA DE EMBRIOES DESVITRIFICADOS. 2011. (Congresso).
    79. 17o Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da região sudeste da febrasgo. Roteiro diagnósitico da Infertilidade. 2011. (Congresso).
    80. 27nd Annual Meeting of the European Society of Human Reproduction and Embriology. 2011. (Congresso).
    81. 49° Congresso Brasileiro de Educação Médica. AVALIAÇÃO DA DILATAÇÃO FLUXO-MEDIADA DA ARTÉRIA BRAQUIAL EM MULHERES NO CLIMATÉRIO, COM DIFERENTES TIPOS DE TERAPIA DE REPOSIÇÃO HORMONAL. 2011. (Congresso).
    82. 54o Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia. Quando e como realizar o tratamento cirurgico de endometriose na adolescência. 2011. (Congresso).
    83. 54o Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia. Bases da estimulação farmacológica dos ovários. 2011. (Congresso).
    84. 54o Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia. O Racional no diagnóstico e tratamento da síndrome dos ovários policísticos. 2011. (Congresso).
    85. Curso de autoria de artigo científico - Human Reproduction. 2011. (Congresso).
    86. 24o Congresso Brasileiro de Reprodução Humana. Em busca a indução ideal. 2010. (Congresso).
    87. 24o Congresso Brasileiro de Reprodução Humana. Pacientes em programa de FIV, como conduzir na presença de mioma e pólipo. 2010. (Congresso).
    88. 24o Congresso Brasileiro de Reprodução Humana. As técnicas de fertilização: FIV clássico/ICSI/IMSI. 2010. (Congresso).
    89. 31 Medgames (jeux mondiaux de la medicine e la sante). Medalha de Bronze no revezamento 4X50 livre. 2010. (Olimpíada).
    90. 66th annual meeting American Society for Reproductive Medicine. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (30)
    1. Nakagawa, H ; Amaral, A ; SOUZA, M. C. B. ; Geber, Selmo ; Roque, Matheus ; Antunes, R. 24o Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida. 2020. Congresso
    2. Nakagawa, H ; Amaral, A ; Borges Jr E ; Almodin, CG ; Geber, Selmo. 23 congresso Brasileiro de Reprodução Assistida. 2019. Congresso
    3. Geber, Selmo. 10a Jornada Acadêmica do Departamento de Ginecologia e Obtetrícia da FM UFMG. 2019. (Outro).. . 0.
    4. Nakagawa, H ; Borges Jr E ; Geber, Selmo. 22 congresso brasileiro de reprodução assistida. 2018. Congresso
    5. Borges Jr E ; SOUZA, M. C. B. ; FRANCO JR, J. G. ; Geber, Selmo. 21 Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida. 2017. Congresso
    6. Geber, Selmo. 9a Jornada acadêmica do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da UFMG. 2017. (Congresso).. . 0.
    7. Geber, Selmo. 20o CONGRESSO BRASILEIRO DE REPRODUÇAO ASSISTIDA. 2016. (Congresso).. . 0.
    8. SOUZA, M. C. B. ; Coco, R ; Urbina, M T ; Vizcarra, F ; Fiszbajn, G ; Geber, Selmo. 11o congresso geral da Rede Latinoamericana de Reprodução Assistida. 2013. Congresso
    9. Borges Jr E ; FRANCO JR, J. G. ; Geber, Selmo. 17o congresso Brasileiro de Reprodução Assistida. 2013. Congresso
    10. Geber, Selmo. 8a Jornada Acadêmica do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFMG. 2012. (Congresso).. . 0.
    11. Geber, Selmo; Amaral, A ; SOUZA, M. C. B.. 16o Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida. 2012. Congresso
    12. Geber, Selmo. Congresso regional da rede latinoamerica de Reprodução Assistida. 2012. (Congresso).. . 0.
    13. SOUZA, M. C. B. ; Urbina, M T ; Vizcarra, F ; Fiszbajn, G ; Geber, Selmo. 10o Congresso geral da rede latinoamericana de reprodução assistida. 2011. Congresso
    14. Geber, Selmo. Congresso Regional da Rede latinoamericana de reprodução Assistida (Coordenador). 2011. (Congresso).. . 0.
    15. GEBER, S.. 15 Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida. 2011. (Congresso).. . 0.
    16. GEBER, S.. Congresso Regional da Red latinoamericana de Reprodução Assisitida (Coordenador). 2010. (Congresso).. . 0.
    17. Geber, Selmo. 13 congresso brasileiro de reprodução assistida. 2009. (Congresso).. . 0.
    18. Geber, Selmo. 7a Jornada Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFMG (Coordenador). 2008. (Congresso).. . 0.
    19. Geber, Selmo. 12o congresso Brasileiro de Reprodução Assistida (comissão científica). 2008. (Congresso).. . 0.
    20. Geber, Selmo. 6a Jornada Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFMG (coordenador). 2007. (Congresso).. . 0.
    21. GEBER, S.. 5a Jornada Acadêmica de ginecologia e obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFMG (coordenador). 2006. (Congresso).. . 0.
    22. GEBER, S.. 4a Jornada Acadêmica de ginecologia e obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFMG (coordenador). 2005. (Congresso).. . 0.
    23. GEBER, S.. 8o congresso Brasileiro de Reprodução Assistida (Presidente). 2004. (Congresso).. . 0.
    24. GEBER, S.. 3a Jornada Acadêmica de ginecologia e obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFMG (coordenador). 2004. (Congresso).. . 0.
    25. GEBER, S.. 2a Jornada Acadêmica de ginecologia e obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFMG (coordenador). 2003. (Congresso).. . 0.
    26. GEBER, S.. 1a Jornada Acadêmica do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFMG (coordenador). 2002. (Congresso).. . 0.
    27. Geber, Selmo. XI Simpósio do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFMG (presidente). 1999. (Congresso).. . 0.
    28. GEBER, S.. 2o congresso Brasileiro de Reprodução Assistida (Presidente). 1998. (Congresso).. . 0.
    29. Geber, Selmo. VII Simpósio Internacional de Infertilidade (Presidente). 1995. (Congresso).. . 0.
    30. Geber, Selmo. Coordenador do Curso de Infertilidade Conjugal durante o XX Encontro Mineiro de Ginecologistas e Obstetras. 1995. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:40