Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho

É docente do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, em cursos de graduação e pós-graduação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, UFBA. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - PQ nível 2. Jornalista graduado pela UFBA (2004), mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA (2006) e doutor em Comunicação pela UFMG (2010). Realizou estágio doutoral (sandwich) sob a supervisão de Martin Seel, na Goethe-Universität Frankfurt am Main (2009).Membro da IASPM - Rama América-Latina e da INTERCOM. Coordena o Grupo de Estudos em Experiência Estética: Comunicação e Artes (GEEECA), cadastrado no CNPq. Autor e organizador de livros, entre os quais se destacam: Práticas de Escuta do Rock (2013), Experiência Estética e Performance (2014) e Comunicação, Estética e Política (2020). Tem experiência na área de Teorias da Comunicação e das Linguagens, atuando principalmente nos seguintes temas: Música, Estética da Comunicação, História dos Meios e Crítica Cultural . (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/5699855342488237 (14/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Artes, Humanidades e Letras - CAHL. Rua Maestro Irineu Sacramento, S/N Centro 44300000 - CACHOEIRA, BA - Brasil Telefone: (75) 34252943 URL da Homepage: ufrb.edu.br/cahl
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Comunicação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2020-Atual. Diaspora e perspectivismo no Rock? Experiencias nas cenas musicais de Salvador e do Reconcavo, BA
      Descrição: Este projeto de pesquisa busca interpretar as cenas musicais Rock em Salvador e nas cidades do território de identidade conhecido com Recôncavo da Bahia a partir da presença, (des)valorização e distribuição de características diaspóricas e/ou perspectivistas nas sonoridades, letras e performance social dos agentes envolvidos na experiência cotidiana do Rock, compreendido como um gênero cultural. Nesse sentido, mapeia e sistematiza as cenas musicais Rock das cidades de Salvador, Cachoeira, São Félix, Maragojipe, Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus a partir daqueles gestos poéticos entendidos como anacronismos, quais sejam: movimentos que tomam o tempo de baixo para cima, reorganizando aquilo que há no tempo com aquilo que há fora dele (RANCIÈRE, 2011). Por fim, pretende-se apresentar os resultados desse projeto tanto em artigos acadêmicos, livros e revistas, quanto a partir de produções audiovisuais e exposições fotográficas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho - Coordenador / Kaio Pereira de Jesus - Integrante / Saulo Leal Ferreira - Integrante / Cláudio Carvalho Moreira - Integrante. Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2
      Membro: Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho.
    2. 2018-Atual. Fluxos midiaticos e sensibilidades no Brasil e Alemanha ? um programa de estudos das relacoes tecnicas, esteticas e politicas em expressoes culturais emergentes
      Descrição: O projeto Fluxos midiáticos e sensibilidades no Brasil e Alemanha é uma proposição articulada pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia, pelo Mestrado em Comunicação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, pela Fakultät für Sprach und Literaturwissenschaft e pelo Iwalewahaus da Universidade de Bayreuth. Busca promover estudos comparativos das relações entre política, estética e técnica em manifestações e fluxos midiáticos na internet relacionados às culturas periféricas no Brasil e na Alemanha, considerando as potências de continuidade e ruptura dessas expressões nas sensibilidades hegemônicas. Propõe-se investir na pesquisa comparativa das transformações da comunicação, na relação com a tecnologia e com novas sensibilidades e práticas sociais, o que pressupõe estudos dos contextos históricos e culturais de cada país e regiões abordadas e suas especificidades relativas às manifestações que constituem fluxos midiáticas na internet. O projeto assume a internet como espaço de análise e enfrentamento das questões que envolvem as migrações culturais midiáticas, elegendo as relações com as juventudes conectadas como dimensão de identificação de discursos sobre diferença e assimetrias sociais e simbólicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho - Coordenador / Itania Maria Mota Gomes - Integrante / Juliana Gutmann - Integrante / Daniela Matos - Integrante / Claudio Manoel Duarte de Souza - Integrante / Danillo Barata - Integrante / Nadine Siegert - Integrante / Ute Fendler - Integrante / Eberhard Rothfuss - Integrante.
      Membro: Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho.
    3. 2015-2020. Cartografias do valor na musica popular massiva: um programa para o estudo das disputas valorativas na cultura contemporanea
      Descrição: Este projeto de pesquisa busca construir um modelo teórico-metodológico de estudo dos processos de disputas valorativas que ocorrem no campo da música popular massiva, compreendidos enquanto articulações das dimensões políticas e estéticas da experiência. Mais do que disposições afetivas que se manifestam a partir de juízos, as diversas práticas valorativas são entendidas enquanto formações discursivas que estabilizam um determinado padrão de experiência. Para elaborar tal modelo, compara o processo de disputa que ocorre em torno de um gênero específico da música popular massiva, o Rock, considerando-o em sua inserção no tecido urbano, características socioculturais dos ouvintes e os valores ético estéticos associados. A comparação é feita a partir de três grandes formatos da expressão dos juízos na cultura contemporânea: os discursos veiculados em grandes jornais (considerada como crítica especializada), os discursos veiculados em redes sociais digitais, produzidos pelos fãs ou detratores do gênero musical e os discursos que circulam cotidianamente na dimensão de socialidade dos ouvintes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . Integrantes: Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho - Coordenador / Itania Maria Mota Gomes - Integrante / jeder janotti junior - Integrante / thiago soares - Integrante / Juliana Gutmann - Integrante / Celina Adriana Brandão Pereira - Integrante / roseleide ribeiro cerqueira - Integrante / Márcio Ricardo da Silva Barbosa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 8
      Membro: Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho.
    4. 2011-2015. Retoricas da escuta musical: da experiencia estetica as audibilidades na cultura midiatica contemporanea
      Descrição: O objeto desta pesquisa é a elaboração de uma metodologia com vistas a articular; a) singularidades dos encontros estéticos em suas dimensões sensoriais, b) organização plástica da obra com a qual pode ser estabelecido o encontro estético, c) mediações sociais e simbólicas que regem os processos de recepção, a fim de promover estudos comparativos das práticas de escuta musicais que se desenvolvem na interação entre ouvintes e gravações/álbuns (produzidos, distribuídos e consumidos no âmbito de um modelo musical popular-massivo) e identificar as retóricas de escuta operantes na cultura contemporânea. Um estudo comparativo é realizado a partir dos seguintes álbuns/gravações, de bandas da música brasileira e inglesa, em contextos sócio-históricos diversos: a) The Beatles, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, (EMI). Lançado em suporte LP, em 1967. b) Novos Baianos, Acabou Chorare (SomLivre). Lançado em suportes LP e fita cassete, em 1972. c) Paralamas do Sucesso, Selvagem (EMI). Lançado em suportes LP e fita cassete, em 1986. d) Radiohead, Ok Computer (EMI). Lançado em suportes LP e CD, em 1997. e) Arctic Monkeys, Whatever People Say I Am That's What I'm Not, (EMI). Lançado em suportes LP, CD e arquivos MP3, em 2006.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho - Coordenador / Celina Adriana Brandão Pereira - Integrante / Barbara da Rocha Novais - Integrante / Laís Sousa Araújo - Integrante / Paloma Teixeira - Integrante / Leonardo Moreira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho.
    5. 2010-2011. Praticas de escuta musical e materialidades da comunicacao
      Descrição: Mapeamento das práticas de escuta operantes na cultura contemporânea a partir do exame das diferentes técnicas e tecnologias disponíveis para a distribuição e reprodução musical. Parte-se da hipótese conceitual da teoria das materialidades, segundo a qual as variadas formas de interação com objetos do cotidiano são decorrentes das especificidades materiais da situação. Dessa maneira, busca-se identificar quais formas de experiência e de uso do corpo estão em jogo na escuta musical contemporânea, bem como entender o papel que dispositivos como o LP, o CD e o MP3 possuem no cultivo de certos hábitos de escuta. Para tanto, a pesquisa se debruçará sobre um corpus de três gravações/álbuns lançados em diferentes mídias: o Long Play, o Compact Disc e o MP3, respectivamente Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band (The Beatles), OK Computer (Radiohead) e Whatever People Say I Am, That´s What I'm Not (Arctic Monkeys).. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho - Coordenador.
      Membro: Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Menção Honrosa: Grande Prêmio UFMG de Teses 2011, Universdade Federal de Minas Gerais.. 2011.
      Membro: Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (40)
    1. II PesquisaCom: Seminário Interprogramas das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.Comunicação, Estética, Narrativas e Audiovisual. 2021. (Seminário).
    2. XXX Encontro Anual da Compós.ÁGUAS DA BAÍA E DO PARAGUAÇU: paixões e política na obra da Rosza Filmes. 2021. (Encontro).
    3. INTERCOM 2020, Virtual. Nachleben, Pathosformel e além: experiência (com alteridade e identidade) no Rock em Maragojipe-BA. 2020. (Congresso).
    4. Reconcitec - Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahi. Etapas e percursos de formação do pesquisador: IC, pós-graduação e pesquisador PQ. 2020. (Congresso).
    5. Mídias Negras: Disputas de narrativas e imaginários pelo enfrentamento ao racismo. 2019. (Outra).
    6. Popkongress 2019. Between Salvador and Recôncavo Baiano: cultural critiques in two musical scenes. 2019. (Congresso).
    7. Racismo e Anti-racismo no Brasil: o caso dos povos indigenas. 2019. (Seminário).
    8. XXVIII Encontro Anual da Compós.Playing (with) the music: jogo e apropriação na cena musical chiptune. 2019. (Encontro).
    9. 1ª Jornada de Estudos Sobre Cultura Pop: Estesias, Narrativas e Mediações.Os algoritmos de uma sensibilidade contemporânea: experiência, natureza e objetos. 2018. (Encontro).
    10. Conferência Imaginário, Cultura e Sensibilidade. 2018. (Outra).
    11. ENCONTRO DE ARTES VISUAIS - Bacharelado e Licenciatura. 2018. (Encontro).
    12. IV Congresso Internacional sobre Culturas - Memória e Sensibilidade: Cenários da experiência cultural contemporânea.Pitty, roqueira? Baiana? Bonita? Relações preliminares entre gender e genre studies a partir de críticas culturais. 2018. (Encontro).
    13. Seminário Juventude, Periferia e Resistência.Disputas de território pelos fãs do BaianaSystem - Salvador. 2018. (Seminário).
    14. VII Historicidades dos processos comunicacionais.Anacronias na Mídia Literatura. 2018. (Encontro).
    15. I Enicecult ? Encontro de Cultura, Linguagens e Tecnologias do Recôncavo.Avaliador(a) na Comissão Científica. 2017. (Encontro).
    16. III RECOM - Comunicação e Processos Sociais e VI Encontro Historicidades dos Processos Comunicacionais.Entre Salvador e o recôncavo baiano - disputas valorativas a partir das bandas de rock Cascadura e Escola Pública. 2017. (Encontro).
    17. I Seminário Educação e Escola do Campo do Colégio Estadual Padre Alexandre Gusmão.Educação do Campo e Escola do Campo: desafios institucionais e diálogos com a comunidade escolar. 2017. (Seminário).
    18. Seminário sobre Internacionalização com foco na Pesquisa e Pós-Graduação. 2017. (Seminário).
    19. V COMÚSICA. Entre Salvador e o Recôncavo baiano: disputas valorativas a partir das bandas de Rock Cascadura e Escola Pública. 2017. (Congresso).
    20. Debate do Projeto de Lei 867/15 ? Escola sem Partido. 2016. (Outra).
    21. III Ciclo de Debates Sobre Acesso e Permanência No Ensino Superior.Acolhimento e emancipação intelectual - trajetórias pelo PET Comunicação, UFBA. 2016. (Outra).
    22. Recom 2016 - Seminário Comunicação, Memória e Política.Comunicação, sensibilidades e performance. 2016. (Seminário).
    23. Reenconcavo - Semana de Integração Acadêmica - 2016.1 - O CAHL/UFRB para Cachoeira e São Félix: conquistas e futuro. 2016. (Outra).
    24. VI SEMACOM.Cartografando controvérsias: a questão do valor na música popular massiva. 2016. (Oficina).
    25. VI SEMACOM.Experiência estética e visibilidades de gênero e étnico-raciais. 2016. (Encontro).
    26. 24º. Encontro Anual da Compó5. 2016. (Encontro).
    27. Seminário Comunicação e Processos Históricos - ReCOM 2015.A revista afirmativa: uma experiência nos campos do jornalismo, cidadania e ações afirmativas. 2015. (Seminário).
    28. 23 Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação.O cultivo retórico da escuta. 2014. (Encontro).
    29. A concepção moderna de universidade: história e desafios contemporâneos. 2013. (Seminário).
    30. Fórum de discussão sobre Bacharelado Interdisciplinar no CAHL. 2013. (Outra).
    31. II Seminário da Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRB. 2013. (Seminário).
    32. Digitália: Festival/Congresso Internacional de Música e Cultura Digital. Materialidades Sonoras e Cultura Midiática. 2012. (Congresso).
    33. IV MUSICOM - Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Música Popular.As retóricas da escuta. 2012. (Encontro).
    34. IV MUSICOM - Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Música Popular.Metodologias de Análise em Midia e Música. 2012. (Encontro).
    35. VIII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Marcas da Antropofagia em Acabou Chorare (1972) dos Novos Baianos. 2012. (Congresso).
    36. II COMÚSICA.Gêneros musiais e suas retóricas de escuta. 2011. (Encontro).
    37. VII Semana da Comunicação da UESB.Práticas de escuta, crítica cultural e novas tecnologias de comunicação. 2011. (Outra).
    38. 6 Encontro de Música e Mídia: Música de/para.Das mediações às materialidades: reconfigurações das práticas de escuta musical. 2010. (Encontro).
    39. Diálogo entre as Humanidades e as Ciências.Diálogo entre Ciências e Humanidades. 2010. (Seminário).
    40. Novas Tecnologias da Comunicação em Debate.Cultura Juvenil, novas tecnologias e consumo musical. 2010. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (22)
    1. ALMEIDA, G. M. R. ; CARDOSO FILHO, Jorge.. II Jornada Entre Estética e Política - Corpos, performances e fabulações. 2021. Outro
    2. ALMEIDA, G. M. R. ; CARDOSO FILHO, Jorge.. Jornada Entre Estética e Política. 2020. Outro
    3. CARDOSO FILHO, Jorge.; GUMES, N. V. C. ; FERREIRA, S. L.. VI COMÚSICA: Congresso de Comunicação e Música. 2019. Congresso
    4. CIDREIRA, R. P. ; MATOS, D. ; CARDOSO FILHO, Jorge. ; MAIA, J.. IV Congresso Internacional sobre Culturas - Memória e Sensibilidade: Cenários da experiência cultural contemporânea. 2018. Congresso
    5. CARDOSO FILHO, Jorge.; MAIA, J. ; MATOS, D. ; PEREIRA, K. ; CARNEIRO, L. ; MURICY, C. B. ; QUEIROZ, L.. RECOM 2017 - Comunicação e Processos Sociais. 2017. Congresso
    6. CARDOSO FILHO, Jorge.; MAIA, J. ; MATOS, D.. VI HISTORICIDADES DOS PROCESSOS COMUNICACIONAIS. 2017. Outro
    7. MAIA, J. ; LENE, H. ; MATOS, D. ; CARDOSO FILHO, Jorge.. ReCOM 2016 - Comunicação, Memória e Política. 2016. Outro
    8. CARDOSO FILHO, Jorge.; MAIA, J. ; LENE, H. ; MATOS, D. ; LINS, A. ; ROCHA, M. ; CIDREIRA, R. P. ; MATTOS, S.. Seminário Comunicação e Processos Históricos - ReCOM 2015. 2015. Outro
    9. DURAES, B. R. ; CARDOSO FILHO, Jorge.. Encontro Internacional em homenagem aos 150 anos da AIT. 2014. Outro
    10. DURAES, B. R. ; CARDOSO FILHO, Jorge.. Encontro Internacional em homenagem aos 150 anos da AIT. 2014. Outro
    11. DALMONTE, E. ; SOUZA, M. C. J. ; FERREIRA, F. ; FERRERIRA, G. M. ; SEIXAS, L. ; FONTES, M. ; BARBOSA, S. ; CARDOSO FILHO, Jorge.. 22 Encontro Anual da COMPÓS - Associação NAcional de Programas de Pós-graduação em Comunicação. 2013. Congresso
    12. CARDOSO FILHO, Jorge.; SILVA, M. F. ; NEUBERGER, R. ; CARRERO, R. ; SILVA, V. A.. IV Ciclo de Ética: Participação, Mobilização e Redes Sociais. 2013. Outro
    13. CARDOSO FILHO, Jorge.; TEIXEIRA, P.. Encontro Mídia e Música, MiMu - UFRB. 2013. Outro
    14. DURAES, B. R. ; BALIZA, M. D. ; ARANTES, S. C. ; CARDOSO FILHO, Jorge. ; NOVA, L. H. S.. A concepção moderna de universidade: história e desafios contemporâneos. 2013. Outro
    15. CARDOSO FILHO, Jorge.; AZEVEDO, C. ; MORENO, L. G.. Simpósio de Estudos Interdisciplinares sobre Rock e Metal na América Latina. 2012. Outro
    16. CARDOSO FILHO, Jorge.. Seminário Internacional de Performance e Experiência Estética. 2012. (Outro).. . 0.
    17. CARDOSO FILHO, Jorge.; NOVA, L. H. S. ; KALIL, L. M. N. ; PINHEIRO, L. H. ; DAMASIO, M. M.. III Ciclo de Ética: Comunicação e Universidade. 2012. Outro
    18. CARDOSO FILHO, Jorge.; CAMARGO, A. ; OLIVEIRA, D. D.. VI Semana de Comunicação da UESB. 2010. Outro
    19. CARDOSO FILHO, Jorge.. A política sob quatro pontos de vista. 2004. (Outro).. . 0.
    20. CARDOSO FILHO, Jorge.. II ANIMAPET - Mostra de filmes e palestras. 2003. (Outro).. . 0.
    21. CARDOSO FILHO, Jorge.. Painel de Animação - I Anima PET. 2002. (Outro).. . 0.
    22. CARDOSO FILHO, Jorge.. Três vozes baianas: uma cidade, um povo, uma crença. 2001. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:32