Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Rosane Cardoso de Araujo

Ocupa o cargo de Professora Associada na Universidade Federal do Paraná, Departamento de Artes, onde ministra disciplinas nos cursos de Graduação em Música e Pós-Graduação em Música (Mestrado e Doutorado). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/ CNPQ, Nível 1D e membro do Comitê Assessor de Área -Linguística Letras e Artes da Fundação Araucária / PR gestão 2020-2024. Possui Pós-Doutorado em Música (Università di Bologna / Itália /2012) realizado com bolsa CNPq; Doutorado em Música (Universidade Federal do Rio Grande do Sul / 2005); Mestrado em Educação (Universidade Tuiuti do Paraná / 2001); Especialização em Piano (Escola de Música e Belas Artes do Paraná /1993); e Bacharelado em Música- piano (Escola de Música e Belas Artes do Paraná 1991). É líder do grupo de pesquisa Processos Formativos e Cognitivos em Educação Musical (CNPQ/UFPR) desde 2009; pesquisadora participante do projeto Il Sapere Musicale come rappresentazione sociale/ Dipartamento di Musica e Spetacollo dell?Università di Bologna /Itália; e pesquisadora participante do Miror Project Musical Interaction Relying On Reflexion / European Community - Information and Communication Technologies (ITC) 7th Framework Programme, atuando como membro do Advisory and Liaison Board. Foi professora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (UNESPAR) entre 1994 e 2005 onde trabalhou como professora do Departamento de Instrumentos Polifônicos. Entre os anos 2006 e 2009 exerceu o cargo de Diretora Regional / Região sul da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical); Foi presidente da Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais entre 2014 e 2017 e vice-presidente da mesma associação entre 2017 e 2020. É membro de Conselho Editorial da revista Epistemus (Argentina), Revista Per Musi, Revista Ictus, Revista Expressão (Santa Maria) e Revista Percepta e também participa como membro do Conselho Consultivo da Revista Vórtex. Foi editora da Revista Música em Perspectiva entre 2011 e 2014 e é avaliadora ad hoc da Revista da Abem. Como orientadora de trabalhos de pesquisa, concluiu, em 2020, 150 orientações de trabalhos acadêmicos nos níveis de Graduação e Pós-Graduação. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, cognição musical e formação de professores. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/6547336486805388 (02/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Paraná, Departamento de Artes. Rua Coronel Dulcídio Centro 80420170 - Curitiba, PR - Brasil Telefone: (041) 32226568 URL da Homepage: www.artes.ufpr.br
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Artes
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2020-Atual. Autorregulacao, metacognicao e motivacao nas praticas musicais: uma investigacao com estudantes de musica
      Descrição: Esta proposta de pesquisa tem como foco os estudos sobre autorregulação, metacognição e motivação nas práticas musicais. Considerando-se que a motivação impulsiona o estudante para ação, energizando o empenho despendido para a atividade musical; que a metacognição promove a autonomia dos estudantes para assumirem o controle sobre seus processos de aprendizagem; e que a autorregulação da aprendizagem é vista como um conjunto de mecanismos/estratégias utilizados pelos indivíduos para gerenciar o próprio estudo, o problema que norteia a presente pesquisa pode ser sintetizado por meio da seguinte questão: Existem associações (diretas ou indiretas) entre motivação (intrínseca e/ou extrínseca), desenvolvimento metacognitivo, e autorregulação nos processos de prática e aprendizagem musical de estudantes de música? O objetivo geral é investigar, por meio de abordagens quantitativas e qualitativas, elementos comuns presentes na prática e aprendizagem musical de diferentes estudantes, relativos à motivação (intrínseca e/ou extrínseca), autorregulação e metacognição, correlacionando-os. A autorregulação e a metacognição já são temas interligados na Teoria Social Cognitiva (TSC) de Albert Bandura, no entanto uma relação mais próxima entre a motivação, a autorregulação e a metacognição, considerando-se o contexto das práticas musicais, carecem de maior aprofundamento. A metodologia para esta investigação inclui delineamentos qualitativos, destacados por meio de Estudos de Caso, e quantitativos, por meio de Estudos de Levantamento, realizados com alunos de graduação em música (Licenciatura e Bacharelado). Com esta pesquisa espera-se contribuir, por meio do aprofundamento dos estudos sobre processos motivacionais, autorregulados e metacognitivos envolvidos na prática e aprendizagem musical, com outros estudos da área da cognição e psicologia da música, realizados no cenário nacional e internacional. Os resultados alcançados poderão auxiliar educadores a compreender o percurso da aprendizagem discente, considerando-se essencialmente os mecanismos psicológicos e cognitivos que, por sua vez, podem ser fundamentais para implementação de diferentes abordagens técnicas e metodológicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Rosane Cardoso de Araújo - Coordenador / Flávio Denis Dias Veloso - Integrante / Fabiane Nishimori Ferronato - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Rosane Cardoso de Araujo.
    2. 2016-2020. Motivacao e criatividade na pratica e aprendizagem musical: perspectivas e confluencias com base nos estudos de Mihaly Csikszentmihalyi e Albert Bandura
      Descrição: : Esta proposta de pesquisa tem como foco os estudos de motivação e criatividade em música por meio da abordagem dos estudos sobre Criatividade e Teoria do Fluxo de Csikszentmihalyi (2014, 1999) e as Crenças de Autoeficácia de Albert Bandura (2008, 1997). O objetivo geral é investigar, por meio de abordagens quantitativas e qualitativas, elementos comuns presentes na prática e aprendizagem musical de diferentes indivíduos, relacionados às crenças de autoeficácia, experiência de fluxo e comportamento criativo, como forma de contribuição inédita e aprofundamento para os estudos de motivação e criatividade realizados no Brasil. Os estudos sobre motivação e música têm sido desenvolvidos no Brasil sistematicamente, no entanto estudos que relacionem a teoria do fluxo com as crenças de autoeficácia ainda necessitam novas pesquisas. Da mesma forma estudos sobre criatividade e experiência de fluxo e música ainda podem ser mais explorados particularmente aqueles que relacionam o uso de novas tecnologias em processos de aprendizagem musical. Nesta pesquisa a aproximação com o uso das novas tecnologias se dará por meio da continuidade da parceria da pesquisadora com a equipe de pesquisadores da Universidade de Bolonha que trabalham com o MIROR Project (Musical Interaction Relying on Reflexion), projeto elaborado no âmbito do 7.º Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da União Européia (Commission´s Seventh Framework Programme). Com esta pesquisa espera-se contribuir, por meio do aprofundamento dos estudos sobre processos motivacionais e criativos na prática musical, especialmente no contexto educacional brasileiro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Rosane Cardoso de Araújo - Coordenador / Igor mendes Kruger - Integrante / Flávia de Andrade Campos - Integrante / Flávio Denis Dias Veloso - Integrante / Victor Bento - Integrante / Aglaê Frigeri - Integrante / Alexandre Gonçalvez - Integrante / Susan Wolkman - Integrante / Célia Regina Vieira de Albuquerque Banzoli - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 27
      Membro: Rosane Cardoso de Araujo.
    3. 2011-2015. Relacoes entre as abordagens da teoria do fluxo e crencas de autoeficacia no estudo da motivacao para pratica musical, com e sem o uso de novas tecnologias.
      Descrição: Esta proposta de pesquisa tem como foco os estudos de motivação e música por meio da abordagem de duas teorias: teoria do fluxo de Csikszentmihalyi (1999) e as crenças de autoeficácia de Albert Bandura (2008). O objetivo geral é investigar, por meio de abordagens quantitativas e qualitativas, elementos comuns sobre a teoria do fluxo e as crenças de autoeficácia presentes na prática e aprendizagem musical de diferentes indivíduos, com e sem o uso de novas tecnologias, como forma de contribuição inédita para os estudos de motivação realizados no Brasil. Os estudos sobre motivação e música têm sido desenvolvidos no Brasil sistematicamente, no entanto estudos que relacionem a teoria do fluxo com as crenças de autoeficácia são, até o momento, inexistentes no país. Também estudos que relacionem motivação e o uso de novas tecnologias em processos de aprendizagem musical ainda podem ser mais explorados. Nesta pesquisa a aproximação com o uso das novas tecnologias se dará por meio da parceria da pesquisadora com a equipe de pesquisadores da Universidade de Bolonha que trabalham com o MIROR Project (Musical Interaction Relying on Reflexion ? www.mirorproject.eu), que é um projeto elaborado no âmbito do 7.º Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da União Européia (Commission´s Seventh Framework Programme). Com esta pesquisa espera-se contribuir, por meio do aprofundamento dos estudos sobre processos motivacionais e prática musical, para a aplicabilidade direta dos resultados da pesquisa no contexto educacional brasileiro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Rosane Cardoso de Araújo - Coordenador / Anna Rita Addessi - Integrante / Marina Abrahao - Integrante / Marcelo Briski - Integrante / Flávia de Andrade Campos - Integrante / Flávio Denis Dias Veloso - Integrante / Dayane Battisti - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Rosane Cardoso de Araujo.
    4. 2011-2013. Creative and reflexive process from the perspective of flow theory: a study about the interaction of children with interactive/refective music systems
      Descrição: O objetivo para este projeto de pesquisa, portanto, é realizar um estudo sobre processos criativos e motivacionais de crianças na interação com sistemas interativos/reflexivos, sob a perspectiva da teoria do fluxo (ou Flow Theory) de Csikszentmihalyi (2003, 1999, 1996, 1992, 1990), junto ao projeto colaborativo MIROR (Musical Interaction Relying on Reflexion), realizado no âmbito do 7.º Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da União Européia (Commission´s Seventh Framework Programme). A pesquisa será desenvolvida junto à Universidade de Bolonha, sob a supervisão da professora Dra. Anna Rita Addessi e inclui um delineamento metodológico híbrido por meio da utilização de Estudos de Caso e de Protocolos Experimentais aplicados em laboratório especialmente montado para o estudo de atividades interativas entre crianças e a plataforma MIROR - um protótipo computacional que envolve atividades de prática musical. Como resultados buscam-se, com este estudo: a) o aprofundamento dos estudos sobre motivação e aprendizagem musical, com base na teoria do fluxo de Csikszentmihalyi, avaliando aspectos pedagógicos e aspectos cognitivos envolvidos nas experiências de interação entre crianças e sistemas interativos/reflexivos de prática musical; b) um maior aprofundamento nas questões que envolvem a utilização de novas tecnologias aplicadas à educação musical, como forma de contribuir para estudos posteriores no Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rosane Cardoso de Araújo - Coordenador / Anna Rita Addessi - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Rosane Cardoso de Araujo.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (23)
    1. Professora Homenageada - Formandos 2019 / Curso de Música UFPR, Departamento de Artes UFPR - Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Música.. 2020.
      Membro: Rosane Cardoso de Araújo.
    2. Bolsista de Produtividade CNPq 2020 - 2024 Nível 1D, CNPq.. 2020.
      Membro: Rosane Cardoso de Araújo.
    3. Membro do Comitê de Assessores da Fundação Araucária 2020-2024 - Área Linguística, Letras e Artes, Fundação Araucária - Estado do Paraná.. 2020.
      Membro: Rosane Cardoso de Araújo.
    4. Professora Paraninfa - Formandos 2018 / Curso de Música UFPR, Departamento de Artes da UFPR / Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Música.. 2019.
      Membro: Rosane Cardoso de Araújo.
    5. Professora Paraninfa - Formandos 2017 / Curso de Música UFPR, Departamento de Artes da UFPR / Cursos de Licencitura e Bacharelado em Música.. 2018.
      Membro: Rosane Cardoso de Araújo.
    6. Professora Paraninfa - Formandos 2016 / Curso de Música UFPR, Curso de Música (licenciatura e bacharelado) DEARTES/Universidade Federal do Paraná.. 2017.
      Membro: Rosane Cardoso de Araújo.
    7. Coordenadora Adjunta 2017/2019 do CAA/Fundação Araucária/PR, área da Linguística, Letras e Artes, Fundação Araucária/PR.. 2017.
      Membro: Rosane Cardoso de Araújo.
    8. Professora Paraninfa - Formandos 2015 / Curso de Música UFPR, Departamento de Artes - UFPR.. 2016.
      Membro: Rosane Cardoso de Araújo.
    9. Bolsista de Produtividade CNPq 2016 - 2019 Nível 1D, CNPq.. 2016.
      Membro: Rosane Cardoso de Araújo.
    10. Professora Paraninfa - Formandos 2014 / Curso de Música UFPR, Departamento de Artes - UFPR.. 2015.
      Membro: Rosane Cardoso de Araújo.
    11. Profa. Homenageada - Formandos 2013 / Curso de Música UFPR, Departamento de Artes - UFPR.. 2014.
      Membro: Rosane Cardoso de Araújo.
    12. Presidente da Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais, ABCM - Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais.. 2014.
      Membro: Rosane Cardoso de Araújo.
    13. Bolsista de Produtividade CNPq 2013 - 2015, CNPq.. 2013.
      Membro: Rosane Cardoso de Araújo.
    14. Coordenadora Adjunta 2013/2016 do CAA/Fundação Araucária/PR, área da Linguística, Letras e Artes, Fundação Araucária / Paraná/ Brasil.. 2013.
      Membro: Rosane Cardoso de Araújo.
    15. Member of the Advisory and Liaison Board (ALB)/ Miror Project /European Community, Miror Project /European Community/ Information and CommunicationTechnologies (ICT).. 2013.
      Membro: Rosane Cardoso de Araújo.
    16. Profa. Homenageada - Formandos 2011 / Curso de Música UFPR, Departamento de Artes - UFPR.. 2012.
      Membro: Rosane Cardoso de Araújo.
    17. Bolsa de estudos de pós-doutorado Fundação Araucária, Fundação Araucária / Estado do Paraná.. 2011.
      Membro: Rosane Cardoso de Araújo.
    18. Bolsa de estudos de pós-doutorado CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.. 2011.
      Membro: Rosane Cardoso de Araújo.
    19. Bolsa de Estudos Pós-doutorado CNPQ, Conselho Nacional de Pesquisa - CNPQ.. 2011.
      Membro: Rosane Cardoso de Araújo.
    20. Assegno di Ricerca Universitá di Bologa per "Miror Project" - Primeiro Lugar, Università di Bologna - UNIBO.. 2011.
      Membro: Rosane Cardoso de Araújo.
    21. Member of the Research Alliance of Institutes for Music Education, Research Alliance of Institutes for Music Education.. 2011.
      Membro: Rosane Cardoso de Araújo.
    22. Professora Homenageada - Formandos 2010 / Curso de Música UFPR, Departamento de Artes - UFPR.. 2011.
      Membro: Rosane Cardoso de Araújo.
    23. Professora Homenageada - Formandos 2009 / Curso de Música UFPR, Departamento de Artes - UFPR.. 2010.
      Membro: Rosane Cardoso de Araújo.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (54)
    1. 15º SIMCAM - Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais.Debatedora da palestra Music, childhood and youth during and after the pandemic - Beatriz Ilari. 2021. (Simpósio).
    2. CIPEM - Universidade do Porto (Portugal). Chair das sessões - Musical Performance, Improvisation, and Composition; Music Education and Children?s Development. 2021. (Congresso).
    3. Encontros Regionais Unificados da ABEM 2020 - Abem Sul.Mesa redonda: Inclusão, estudos decoloniais e relações étnico-raciais na perspectiva da educação musical. 2020. (Encontro).
    4. 14º SIMCAM - Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais.A inserção da cognição musical nas graduações em música - Mesa Ibero-americana. 2019. (Simpósio).
    5. Encontro de Coordenadores de Cursos da Pós-graduação em Artes/CAPES. 2019. (Encontro).
    6. Seminário de Meio Termo da Área de Artes / CAPES. 2019. (Seminário).
    7. 28.º Congresso da ANPPOM. Um estudo sobre iniciação ao violino de alunos de graduação, à luz da Teoria da Autodeterminação. 2018. (Congresso).
    8. 4.º Semana Acadêmica Interativa de Música.A interdisciplinaridade na música. 2018. (Encontro).
    9. Encontro de Coordenadores de Cursos da Pós-graduação em Música no 28.º Congresso da ANPPOMOM.Encontro de Coordenadores de Cursos da Pós-graduação em Música. 2018. (Encontro).
    10. I SEMINÁRIO DE CULTURA ORGANÍSTICA.A realização do I Seminário de Cultura Organística em Curitiba: perspectivas e considerações. 2018. (Seminário).
    11. V NEPIM e II ENCAM.Estudos de Cognição Musical no Brasil. 2018. (Encontro).
    12. V Simpósio de Música Ibero-americana.Estudos de cognição na educação musical: um panorama sobre referenciais para os estudos sobre criatividade. 2018. (Simpósio).
    13. 13º Simpósio de Cognição e Artes Musicais - SIMCAM 13.Apresentação e Encerramento do 13º Simpósio de Cognição e Artes Musicais - SIMCAM 13, enquanto Presidente da ABCM. 2017. (Simpósio).
    14. 3.º Semana Acadêmica Interativa de Música.A educação Musical em diferentes contextos. 2017. (Encontro).
    15. I Congreso Internacional de Psicologia de la Musica y la Interpretación Musical. Mesa Redonda. 2017. (Congresso).
    16. XXVII Congresso da ANPPOM - Encontro de Coordenadores de Pós-Graduação. 2017. (Congresso).
    17. 12.º Simpósio de Cognição e Artes Musicais.Mesa de abertura do SIMCAM 12. 2016. (Simpósio).
    18. 32st ISME World Conference on Music Education. Music instrumental teachers' social representations. 2016. (Congresso).
    19. I Encuentro Internacional PSICMUSE: psicología de la musica y educación musical en Colombia y América Latina. Motivación para practicar y aprender música. 2016. (Congresso).
    20. Seminário "Elementos para uma política de revalidação e reconhecimento de diplomas estrangeiros". 2016. (Seminário).
    21. SENAPEM - I Seminário Nacional de Psicologia da Música e Educação Musical.?Motivação para Prática e Aprendizagem Musical?. 2016. (Seminário).
    22. XV Encontro de Musicoterapia e III Encontro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Musicoterapia.Criatividade e música. 2016. (Encontro).
    23. 1.º SAIM/ Semana Acadêmica Interativa de Múisca/ UFPR.Mediação da mesa sobre Educação Musical. 2015. (Encontro).
    24. IV EPPECOM Encontro de práticas pedagógicas e Estágio Curricular em Música.Motivação e Educação Musical. 2015. (Encontro).
    25. Seminário de Acompanhamento da área de Artes - meio termo. 2015. (Seminário).
    26. XII Encuentro de Ciencias Cognitivas de la Musica.A motivação do adolescente para iniciar a aprendizagem e a prática do violão na cidade de Curitiba (Brasil). 2015. (Encontro).
    27. XI SIMCAM - Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais.Mediação da Mesa sobre Música e Teorias da Cognição. 2015. (Simpósio).
    28. XXII Congresso da ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical. Um estudo sobre o estágio curricular obrigatório no curso de Licenciatura em Música da UFPR sob o enfoque da motivação. 2015. (Congresso).
    29. 13 International Conference on Music Perception and Cognition and 5 Conference for the Asia-Pacific Society for Cognitive Sciences of Music ICMPC-APSCOM 2014. A STUDY ABOUT FLOW THEORY AND TEENAGER'S MUSICAL PRACTICE. 2014. (Congresso).
    30. 31st ISME World Conference on Music Education. A Study on the Self-efficacy Beliefs of the Participants at the Musical Education Project El Sistema/ A Study from the Motivation Perspective on the Musical Learning of Participants in a Carnival Block through O Passo. 2014. (Congresso).
    31. MISTEC / ISME Music In the Schools and Teachers Education Seminar.Agradecimentos pela Organização Geral do Evento MISTEC/ISME. 2014. (Seminário).
    32. X Simpósio de Cognição e Artes Musicais.Neurociências cognitivas e aprendizagem musical. 2014. (Simpósio).
    33. II EPPECOM- Encontro de Prática Pedagógica e Estágio Curricular Obrigatório em Música.Cognição e aprendizagem musical. 2013. (Encontro).
    34. Meeting de estudos para análises do MIROR Body Gesture - Team Università di Bologna - MIROR PROJECT.Estudos poara análises do MIROR Body Gesture. 2013. (Encontro).
    35. Tui Tuituia - 2013 Music and Movement Education Conference/Nova Zelândia/ University of Waikato. A study about musical practice and Flow Theory. 2013. (Congresso).
    36. XIX Simpósio de Cognição e Artes Musicais.Children's musical improvisation in an interactive/reflexive musical context: a study. 2013. (Simpósio).
    37. XXIII Congresso da Anppom. Um estudo sobre motivação para a prática musical de adolescentes com base na teoria do fluxo. 2013. (Congresso).
    38. 30th ISME World Conference on Music Education/Grécia. A study about Children's Musical Improvisation in an Interactive Reflexive Musical Context. 2012. (Congresso).
    39. II Simpósio Bienal de Educação Musical: Música, Educação, Tecnologia e Novos Paradigmas."Reflexões sobre o uso de novas tecnologias na Ed. musical". 2012. (Simpósio).
    40. VIII Simpósio de Música: Práticas de Ensino de Música.?Motivação para Prática e Aprendizagem Musical?.. 2012. (Simpósio).
    41. XIX Consortium Meeting and Workshop of Miror Project/Grécia.Miror body-gesture - Results of pilot studie. 2012. (Encontro).
    42. 7.º Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais.Pesquisas em Cognição e Educação Musical. 2011. (Simpósio).
    43. Ciclo di lezioni del Prof. Michel Imberty "INFANZIA E MUSICA" Professore Emerito all?Università di Paris Ouest Nanterre. France. 2011. (Seminário).
    44. RAIME 2011 Conference - Boston/USA -Research Alliance for Institutions of Music Education.Two Possibilities of Discursive Approaches about Motivation for the Practice of Music in Higher Education. 2011. (Simpósio).
    45. VII Congresso Nazionalle della Società Italiana di e-Learning. 2011. (Congresso).
    46. Workshop 3 of the MIROR project/ Itália.Presentation of results from experiments on MIROR. 2011. (Encontro).
    47. Workshop abot body gesture - Itália - 3 faise of the MIROR project. 2011. (Encontro).
    48. 29.º World Conference of the International Society for Music Education.China. Unity, IdentiY and World Harmony through Brazilian Music - Musical Parctice with Barzilian Sounds and Rhythms: A proposal for Teachers´Instruction from Cacilda Barbosa´s Ear Training Program. 2010. (Congresso).
    49. Encontro de alunos do programa de pós-graduação em Música e Contexto.Pesquisas em Cognição e música: objetos de estudos e possibilidades discursivas. 2010. (Encontro).
    50. I Simpósio de educação musical nas escolas: o papel das instituições na formação inicial e contínua.Cursos de formação incial e continuada para professores de música da UFPR. 2010. (Simpósio).
    51. Reunião Anual dos Coordendores de Programas de Pós-graduação em Múisca da ANPPOM. 2010. (Encontro).
    52. Reunião de Coordenadores de Programas de pós-graduação em Artes/Música na CAPES.Relatório trienal do Program de pós-graduação em música da UFPR. 2010. (Outra).
    53. XIII Encontro Regional da Abem Sul.Políticas Públicas e Educação. 2010. (Encontro).
    54. XX Congresso da ANPPOM. Dois estudos no contexto do ensino superior sobre motivação e prática musical. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (13)
    1. ARAÚJO, R. C.. XIV Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais - Coordenadora da Subárea Cognição musical e educação - do comitê científico. 2021. (Congresso).. . 0.
    2. ARAÚJO, R. C.; WOLFFENBUTTEL, C. ; BELLOCHIO, Claudia ; MATEIRO, TEREZA. XIX Encontro Regional Sul da ABEM - Organização/Comitê Científico. 2020. Congresso
    3. ARAUJO, R. C.; NOGUEIRA, Marcos. XIV Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. 2019. Congresso
    4. ARAUJO, R. C.; SCHMID, A. L. ; PRONESTI, S.. I Seminário de Cultura Organística de Curitiba. 2018. Outro
    5. ARAÚJO, R. C.. XIII Simpósio de Cognição e Artes Musicais. 2017. (Congresso).. . 0.
    6. ARAÚJO, R. C.; SANTOS, R. A. T. ; NOGUEIRA, Marcos. XII SIMPÓSIO DE COGNIÇÃO E ARTES MUSICAIS. 2016. Congresso
    7. ARAÚJO, R. C.; RAY, S.. XI SIMPÓSIO DE COGNIÇÃO E ARTES MUSICAIS. 2015. Congresso
    8. CHUEKE, Z. ; ARAÚJO, R. C.. 1.º Colóquio do Programa de Pós-graduação em Música da UFPR. 2015. Outro
    9. ARAÚJO, R. C.; ANDRADE, Margaret A.. Conference MISTEC - Music in Schools and Teacher Education Commission / ISME International Society for Music Education. 2014. Congresso
    10. SCARINICI, S. ; ARAÚJO, R. C. ; CARPENA, L.. Ópera Ariadne. 2014. Concerto
    11. DUDEQUE, N. ; ARAÚJO, R. C.. SIMPEMUS 2013 - VI Simpósio de Pesquisa em Música. 2013. Congresso
    12. ARAÚJO, R. C.; ANDRADE, Margaret A. ; GOMES, S. M.. I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO MUSICAL NAS ESCOLAS: O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES NA. 2010. Congresso
    13. ARAÚJO, R. C.. XII Simpósio Paranaense de Educação Musical e IX Encontro Regional - Abem Sul. 2006. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:18