Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Jose Ripper Kos

Professor Titular do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina e coordenador do Laboratório de Ecologia Urbana (www.leur.ufsc.br), possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Arquitetura pela Tulane University, New Orleans, EUA (1991) e PhD em Tecnologia da Informação e História da Cidade - pelo Department of Architecture and Building Science da University of Strathclyde, Glasgow, Reino Unido (2003) e Pós-Doutorado no Sustainable Building Research Centre, University of Wollongong, Austrália (2014). Foi professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992-2007) e faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB-UFRJ), desde a sua criação, em 1994. Desde 2008, leciona na Universidade Federal de Santa Catarina, coordenando o Curso de Arquitetura e Urbanismo, entre 2014 e 2016 e é docente do Pós-ARQ, UFSC. De 2000 a 2003 foi Presidente da Sociedade Iberoamericana de Gráfica Digital (SIGraDi) e integrou a diretoria da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ). Participa com frequência de comitês científicos de reconhecidos congressos internacionais na área de Arquitetura, Urbanismo e Mídias Digitais e é consultor ad-hoc do CNPq, CAPES, FAPESP, FAPERJ, FONCyT (Argentina), CONICYT (Chile), FWO Research Foundation (Bélgica). Recebeu também relevantes premiações acadêmicas, destacando-se em 2018 o prêmio Arturo Montagú da SIGraDi pela sua trajetória acadêmica e Menção Honrosa como orientador do Prêmio CAPES de Tese na área de Arquitetura e Urbanismo. Foi coordenador na UFSC na equipe brasileira/colombiana vencedora do Solar Decathlon Latin America & Caribbean 2019 e em 2012 recebeu o prêmio de terceiro lugar em Sustentabilidade orientando a equipe brasileira no Solar Decathlon Europe, 2012). Foi premiado também por projetos arquitetônicos de sua autoria: o Prêmio Anual do IAB-RJ em 2004 com a Casa em Petrópolis e, em 2014 o Prêmio Habitat Sustentável da Saint Gobain, com a Casa das Guaracemas. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/6190451622079709 (30/05/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Trindade Trindade 88040970 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (48) 37214962 URL da Homepage: https://www.leur.ufsc.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Arquitetura e Urbanismo
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2020-Atual. Plataforma Ecossistemas das Cidades
      Descrição: As fragilidades das dinâmicas sociais e os impactos das atividades humanas no meio ambiente estão entre os temas mais relevantes da atualidade. Os grandes centros urbanos são polos dinâmicos de produção econômica e inovação tecnológica, mas não raro pautam seu desenvolvimento em processos que aceleram a reprodução de desigualdades e a degradação ambiental. A complexidade desse cenário exige uma revisão nas metodologias científicas e cabe às universidades se abrirem para que outros atores da sociedade participem e se envolvam na construção coletiva de conhecimentos com incidência na realidade. Este projeto se vale dessas premissas visando organizar uma ampla rede multidisciplinar de pesquisadores e outras entidades da sociedade civil através de uma plataforma que fomente a resiliência das cidades catarinenses e, no futuro, brasileiras. A plataforma colaborativa parte da fundamentação de uma abordagem sistêmica e transdisciplinar de regeneração ambiental associada à garantia da qualidade de vida e à redução das desigualdades e será constituída de trabalhos científicos e técnicos, sistematizados na interseção entre eixos temáticos pré-determinados e abrangentes, e conectada a outras redes, observatórios e plataformas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Jose Ripper Kos - Coordenador / James Miyamoto - Integrante / Mauricio Mello Petrucio - Integrante / Camila Poeta Mangrich - Integrante / Claudione Medeiros - Integrante / PAVAN, LUIS HENRIQUE - Integrante / Ricardo De Geroni - Integrante / Paolo Colosso - Integrante / Nei Kavaguichi Leite - Integrante / Sergio Torres Moraes - Integrante / Luca D'Acci - Integrante. Financiador(es): Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado de Santa Catarina - Bolsa.
      Membro: Jose Ripper Kos.
    2. 2020-Atual. Projeto regenerativo e a construcao de um impacto ambiental positivo
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Jose Ripper Kos - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Jose Ripper Kos.
    3. 2019-Atual. Exploracao de dados digitais para a promocao de projetos regenerativos em campus universitario
      Descrição: A fragmentação dos espaços de pesquisa e aprendizagem do câmpus universitário e seu impacto ambiental são os principais fatores responsáveis pelas intervenções recentes mais significativas em câmpus universitários que buscam a inovação através da integração entre as diferentes áreas do conhecimento e da criação de novas oportunidades de relações com a cidade e o meio ambiente. Esta pesquisa busca avaliar oportunidades de associação das dinâmicas da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Santa Catarina e dos bairros vizinhos com as dinâmicas naturais, especialmente das áreas próximas aos córregos dentro do câmpus, através de projetos regenerativos. Estes projetos visam a recuperação de áreas naturais degradadas, criando novas possibilidades para a regeneração dos ecossistemas associada à criação de oportunidades para a renovação do câmpus e da própria universidade. Enquanto a avaliação das dinâmicas naturais possui instrumentos que vêm sendo implementados no câmpus, como por exemplo, para monitorar a qualidade dos cursos d?água, não contamos com instrumentos confiáveis para identificar as dinâmicas humanas no câmpus. A pesquisa por instrumentos para esta avaliação, especialmente através das conexões de wi-fi realizadas em centenas de roteadores espalhados pelo câmpus, com registros de mais de dez anos, é o principal objetivo deste projeto de pesquisa. Estes dados brutos possuem grande complexidade e envolvem riscos que devem ser avaliados com cuidado, como por exemplo, a qualidade destes dados, a privacidade e segurança dos usuários que realizam estas conexões, vazamento de dados, etc. Para avaliar a qualidade dos dados, propomos realizar monitoramentos alternativos através de câmeras digitais e drones e uma colaboração com o Laboratório de Segurança em Computação (LABSEC/UFSC) permitirá buscar algoritmos de pesquisa para garantir o anonimato dos dados coletados. Estratégias para o futuro da universidade serão propostas a partir da análise deste conjunto de dados, informações e pesquisas. O projeto possui financiamento do CNPq/Edital Universal, duas bolsas PIBIC e uma bolsa PIBIT.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . Integrantes: Jose Ripper Kos - Coordenador / James Miyamoto - Integrante / Marila Filartiga Gebara - Integrante / Luís Henrique Pavan - Integrante / Camila Poeta Mangrich - Integrante / Claudione Medeiros - Integrante / Lucas Fernandes de Oliveira - Integrante / GOMES, FERNANDA - Integrante / MARTINA, JEAN EVERSON - Integrante / Ricardo De Geroni - Integrante / Gabriel Machado da Rosa - Integrante / Clara e Om Spricigo Siqueira - Integrante / Renato Luiz Martins de Almeida - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Jose Ripper Kos.
    4. 2016-2019. Projeto CITYLABS
      Descrição: O projeto CITYLABS possui financiamento do Programa Erasmus da Comunidade Européia para o desenvolvimento de capacitação de instituições de educação superior. Além da UFSC, participam do projeto outras 11 universidades latino-americanas, de seis países diferentes e 5 universidades, de 5 diferentes países europeus. O objetivo do projeto é desenvolver metodologias de aprendizagem baseada em problemas (PBL- Problem Based Learning) visando a qualidade de propostas transdisciplinares para projetos de urbanismo sustentável. Cada uma das 12 universidades latino-americanas. Na Universidade Federal de Santa Catarina, adotaremos projetos de pesquisa e extensão e disciplinas para explorar a proposta e elaborar análises de Aprendizagem Baseada em Problemas. A proposta abordará rios urbanos e está diretamente relacionada ao Projeto da Coordenadoria de Gestão Ambiental ?Recuperação da Qualidade da Água dos Córregos do Campus Reitor João David Ferreira Lima?.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Jose Ripper Kos - Coordenador / Ludmila Souza Rodrigues - Integrante / Themis Fagundes - Integrante / Felipe Finger - Integrante / Marila Filártiga - Integrante / Karine Daufenbach - Integrante / VAZ, CARLOS EDUARDO VERZOLA - Integrante / Cesar Augusto Pompêo - Integrante / Mauricio Mello Petrucio - Integrante / Vinicius Mariot - Integrante. Financiador(es): Comissão Européia - Cooperação.Número de orientações: 2
      Membro: Jose Ripper Kos.
    5. 2015-2019. O projeto integral atraves de colaboracoes transdisciplinares
      Descrição: O Projeto possui como principal objetivo a investigação de processos colaborativos de projeto partindo da compreensão do contexto de forma ampla e integrada nas diferentes áreas do conhecimento. O projeto pretende ainda fomentar novos projetos de pesquisa em inovação, relacionados à propostas do Solar Decathlon e com possibilidades de impacto no mercado brasileiro e em programas do governo, como o Minha Casa Minha Vida; investigar modelos de decisão para escolhas mais sustentáveis e seu impacto em sistemas de automação e informação residencial como instrumento de conscientização dos usuários, focando mudanças de hábitos; investigar redes colaborativas e precedentes de projetos integradores como modelos para revisão das práticas estabelecidas de processos projetuais; analisar experiências inovadoras para a incorporação da tecnologia nos processos de projeto, focando também a revisão das práticas estabelecidas de processos projetuais; avaliar ferramentas paramétricas como forma de apoio para decisões de projetos urbanos e de análise de impactos relacionados á sustentabilidade da cidade e de suas edificações.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . Integrantes: Jose Ripper Kos - Coordenador / James Miyamoto - Integrante / Rodrigo Cury Paraízo - Integrante / Ludmila Souza Rodrigues - Integrante / Themis Fagundes - Integrante / Felipe Finger - Integrante / Fernando Lima - Integrante / NISENBAUM, MARCIO - Integrante / Marila Filártiga - Integrante / Thiago Stefen Vieira - Integrante / Luise da Silva Mesquita - Integrante / Marcelo Contatto dos Santos - Integrante / Fabiana Mabel Azevedo de Oliveira - Integrante / Cesar Augusto Pompêo - Integrante / Vinicius Mariot - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 4
      Membro: Jose Ripper Kos.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (11)
    1. 1º lugar geral do Solar Decathlon Latin America & Caribbean 2019 - Team Minga (Colombia/Brasil), U.S. Department of Energy / Gobernación del Valle del Cauca.. 2019.
      Membro: Jose Ripper Kos.
    2. Citylab Student Competition - Sustainable Development Goals - Menção / Professor Orientador, University of Antwerp / Universidad del Rosario.. 2018.
      Membro: Jose Ripper Kos.
    3. Prêmio CAPES de Tese - Edição 2018 - Menção Honrosa / Orientador, CAPES.. 2018.
      Membro: Jose Ripper Kos.
    4. Prêmio Trajetória Acadêmica Arturo Montagú, Sociedad Ibero-Americana de Gráfica Digital.. 2018.
      Membro: Jose Ripper Kos.
    5. Prêmio Jabuti 2014. Livro "Ministe?rio da Educac?a?o e Sau?de, i?cone urbano da modernidade". Autor: Roberto Segre (1o lugar,In Memorian). Colaborador, Câmara Brasileira do Livro.. 2014.
      Membro: Jose Ripper Kos.
    6. Prêmio Anparq 2014. Livro "Ministe?rio da Educac?a?o e Sau?de, i?cone urbano da modernidade". Autor: Roberto Segre. Colaborador, Associação Nacional de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo.. 2014.
      Membro: Jose Ripper Kos.
    7. CICA Special Prize of the Jury. Livro "Ministe?rio da Educac?a?o e Sau?de, i?cone urbano da modernidade". Autor: Roberto Segre. Colaborador, Comité International de Critiques d'Architecture (CICA).. 2014.
      Membro: Jose Ripper Kos.
    8. 1o lugar no Prêmio Habitat Sustentável - Categoria Edificações (projeto Casa das Guaracemas), Saint-Gobain.. 2014.
      Membro: Jose Ripper Kos.
    9. 51a Premiação Anual do IAB-RJ. Categoria: Produção Teórica. Livro "Ministe?rio da Educac?a?o e Sau?de, i?cone urbano da modernidade". Autor: Roberto Segre. Colaborador, Instituto dos Arquitetos do Brasil / Rio de Janeiro.. 2013.
      Membro: Jose Ripper Kos.
    10. 3º lugar - Sustentabilidade - Solar Decathlon Europe 2012, como orientador da equipe Team Brasil / Ekó House, Solar Decathlon Europe / Universidad Politecnica de Madrid.. 2012.
      Membro: Jose Ripper Kos.
    11. VII Bienal José Miguel Aroztegui: Concurso Estudantil Ibero-Americano de Arquitetura Bioclimática - Orientador 3o. lugar, ENCAC / ELACAC.. 2011.
      Membro: Jose Ripper Kos.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (8)
    1. Fórum Megatendências - Minascon 2016. Automação residencial e sustentabilidade. 2016. (Feira).
    2. I Encontro de Tecnologias Digitais em Arquitetura.Informação, sustentabilidade e sistemas de automação residencial. 2016. (Encontro).
    3. Expo Arquitetura Sustentável. Estudo de Caso: Prêmio Casa Saint Gobain. 2015. (Feira).
    4. Te2: TRANSelement.Brazil's Eko House: Social and Cultural Aspects of Sustainability. 2012. (Seminário).
    5. FAU 65 anos: [re]conexão e futuro.Ensino de Arquitetura e Urbanismo e Agenda da Arquitetura do século XXI. 2010. (Seminário).
    6. II Simpósio Internacional de Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo.Casa Solar Flex: integração de projetos para uma residência de alto desempenho. 2010. (Simpósio).
    7. Seminário Mineiro: a Inovação e seus Impactos sobre a pesquisa e a extensão.Ciência, tecnologia e inovação: arquitetura e urbanismo. 2010. (Seminário).
    8. VI Seminário de Propriedade Intelectual como Fator de Inteligência Competitiva (PIFIC): Ambiente e Sustentabilidade na Construção Civil - Inovações que fazem a diferença.A Casa Solar. 2010. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. KOS, J. R.. The Fourth International Conference on Design Computing and Cognition (DCC'10) (vice-chair). 2009. (Congresso).. . 0.
    2. KOS, J. R.. Third International Conference on Design Computing and Cognition (DCC'08) (vice-chair). 2008. (Congresso).. . 0.
    3. KOS, J. R.. Centrality and Sustainability in the City: issues on Architecture and Urbanism. 2008. (Outro).. . 0.
    4. KOS, J. R.. Design Computing and Cognition. 2004. (Congresso).. . 0.
    5. KOS, J. R.. IV Congresso Ibero-Americano de Gráfica Digital. 2000. (Congresso).. . 0.
    6. KOS, J. R.. Laboratório 1:1. 1998. (Exposição).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:32