Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Debora Dalbosco Dell'Aglio

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é professora pesquisadora do PPG Educação Unilasalle e Profa. Aposentada do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS, orientadora de mestrado e doutorado e Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Adolescência (NEPA/UFRGS). Professora visitante na Universidade de Coimbra, Portugal, no período de setembro/2019 a janeiro/2020. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia UFRGS no período 2008-2010, editora associada na área de desenvolvimento na Revista Psicologia Reflexão e Crítica/Psychology no período 2011-2013 e Editora Geral no período 2013-2015. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: adolescentes, institucionalização, abuso sexual, rede de apoio, resiliência, violência, desenvolvimento em situação de risco pessoal e social, bullying, politicas públicas de proteção à infância e adolescência. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/6343989319484265 (28/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1A
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade. Rua Ramiro Barcelos, 2600/ sala 115 Santana 90035003 - Porto Alegre, RS - Brasil Telefone: (51) 33165253 Fax: (51) 33165473 URL da Homepage: https://www.psicologia.ufrgs.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2018-Atual. Desenvolvimento, implementacao e avaliacao do Programa Cuida: Programa em praticas educativas positivas para educadores sociais de instituicoes de acolhimento
      Descrição: Este projeto tem por objetivo desenvolver, implementar e avaliar o Programa Cuida, programa em práticas educativas positivas para educadores sociais de instituições de acolhimento municipais e estaduais de Porto Alegre-RS. O primeiro estudo tem o objetivo de traduzir, adaptar e validar uma escala para a avaliação de competências educativas, emocionais e sociais do educador social. O estudo 2 avaliará a viabilidade, o impacto e o processo de implementação do Programa Cuida. O Programa divide-se em oito encontros, sendo seis com abordagem multicomponente e dois para a aplicação dos instrumentos. Os encontros são semanais, de duas horas cada sessão, totalizando 16 horas de programa. No estudo III o Programa será avaliado a partir de sua eficácia (pré-intervenção-T1, pós-intervenção-T2 e seguimento-T3) e de sua efetividade (processo de implementação avaliado pelos participantes, observadores e moderador). Os temas a serem trabalhados são: 1) Regulação Emocional; 2) Comunicação Assertiva; 3) Disciplina Positiva; 4) Estratégias de Resolução de Conflitos; 5) Autocuidado. O Programa apoia-se teoricamente nos Programas de Parentalidade Positiva e na Metodologia Experencial. Os programas de parentalidade positiva são extremamente difundidos na Europa, direcionados a pais e cuidadores com vistas a proporcionar mecanismos de apoio parental, a fim de melhorar suas capacidades e habilidades enquanto cuidadores. Entende-se que no contexto no acolhimento institucional são os educadores sociais que implementam as práticas educativas, sendo importante capacitá-los para que desempenhem um cuidado de qualidade, com vistas ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes acolhidos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Débora Dalbosco Dell'Aglio - Coordenador / Bruna Wendt - Integrante / Jessica Luz - Integrante / Letícia Souza Tavares - Integrante. Número de produções C, T & A: 9
      Membro: Debora Dalbosco Dell'Aglio.
    2. 2018-Atual. Pesquisa, Intervencao e Ensino sobre Bullying relacionado as populacoes vulneraveis
      Descrição: Projeto contemplado no Programa Geral de Cooperação Internacional (PGCI) da Capes, que integra uma equipe da UFRGS, coordenada pela Profa. Cleonice Bosa, e a equipe da Goldsmith College, da University of London, coordenada pelo Prof. Peter Smith; além de parcerias com grupos regionais e nacionais (Unilasalle, Canoas/RS, UNIVERSO, RJ e UFSM, Santa Maria/RS). A reunião desses vários núcleos de pesquisa e intervenção e seus componentes tem por objetivo: Formar pesquisadores de excelência em nível de iniciação científica (graduação), mestrado e doutorado (pós-graduação) e pós-doutorado; Oportunizar a atualização do conhecimento na área proposta por meio do acesso a novas metodologia de pesquisa e troca de experiências com a instituição estrangeira; Auxiliar a instituição estrangeira na coleta de dados e adaptação de instrumentos para a realidade brasileira; Oportunizar missões de estudo para discentes, tanto das instituições brasileiras quanto da estrangeira, por meio do intercâmbio; Contribuir com projetos alinhados com as políticas públicas nacionais, na área da inclusão social e combate à discriminação; Contribuir para a formação de novos grupos de pesquisa de excelência e a realização de projetos em rede; Contribuir para a internacionalização dos programas de pós-graduação envolvidos no projeto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Débora Dalbosco Dell'Aglio - Integrante / Carlo Schmidt - Integrante / Cleonice Alves Bosa - Coordenador / Maria Angela Mattar Yunes - Integrante / Grazielli Fernandes - Integrante / Katia Carvalho Amaral Faro - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Debora Dalbosco Dell'Aglio.
    3. 2018-Atual. Desenvolvimento, implementacao e avaliacao de intervencoes positivas em contextos de educacao
      Descrição: Intervenções positivas em ambientes educativos podem contribuir para a identificação, conscientização e prevenção a situações de violência ou de risco ao desenvolvimento, além de atender a políticas públicas de proteção a crianças e adolescentes. A atenção à prevenção e ao desenvol¬vimento positivo pode levar à promoção de forças individuais como a resiliência, a competência acadêmica e o engajamento com a escola. Desta forma, este projeto tem por objetivo desenvolver, implementar e avaliar intervenções positivas em ambientes educativos, e está vinculado à Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas ? do Programa de Pós-Graduação em Educação UniLasalle. Essa proposta se faz necessária, primeiramente, porque há poucos estudos publicados referentes a programas deste tipo no contexto escolar no Brasil. Segundo, por que é necessário avaliar os resultados e o impacto de intervenções de acordo com parâmetros científicos, considerando as políticas públicas direcionadas à população escolar, especialmente em situações de vulnerabilidade. O projeto apresenta a proposta metodológica para o desenvolvimento, implementação e avaliação de programa de intervenção no contexto escolar, abarcando projetos de doutorandos, pós-doutorandos e mestrandos, que promovam aspectos positivos e de prevenção, como por exemplo prevenção ao bullying e violência escolar, formação de tutores de resiliência, promoção de fatores de proteção no ambiente educativo, entre outros. Espera-se que os resultados possam subsidiar programas e políticas de intervenção positiva direcionadas à comunidade escolar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Débora Dalbosco Dell'Aglio - Coordenador / Maria Angela Mattar Yunes - Integrante / Grazielli Fernandes - Integrante / GELSON VANDERLEI WESCHENFELDER - Integrante / Edgar Abrahão Pereira - Integrante / Cláudia Santos da Rocha - Integrante. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Debora Dalbosco Dell'Aglio.
    4. 2017-Atual. Desenvolvimento, implementacao e avaliacao do Programa Vem Ser: Programa de Psicologia Positiva para a promocao de saude em aposentados
      Descrição: Este projeto está relacionado ao desenvolvimento, a implementação e a avaliação de um programa de promoção de saúde para aposentados, com base em abordagens científicas da Psicologia Positiva e Terapia Cognitivo Comportamental, e perspectivas recentes para a promoção de saúde nesta faixa etária, como envelhecimento ativo e qualidade de vida de aposentados. Os objetivos específicos são: a) Avaliar critérios de eficácia do programa através da avaliação de resultados (se o programa atingiu seus objetivos) e impacto (efeitos do programa a longo prazo - três meses); b) Avaliar critérios de efetividade, através da avaliação de processo de implementação do programa nas seguintes categorias: habilidades do(a) moderador(a), integridade/fidelidade, adesão e dose (avaliados a partir dos observadores), e aspectos relacionados com a transmissão da informação, generalização dos conteúdos e satisfação com o programa (avaliados a partir dos participantes). A avaliação de critérios de eficácia e efetividade do programa terá como delineamento um estudo misto quase-experimental de grupos, e avaliação pré-teste (T1), pós-teste (T2, imediato) e seguimento (T3 - três meses), nos grupos experimental-GE (Programa Vem Ser) e controle não-equivalente-GC (lista de espera). A variável independente (VI) é o ?Programa Vem Ser? e as variáveis dependentes (VDs) são: empatia, otimismo, estresse percebido, saúde geral, satisfação com a vida e resiliência.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Débora Dalbosco Dell'Aglio - Coordenador / helen bedinoto durgante - Integrante / Liriel Weinert Mezejewski - Integrante / Mariana Fonseca Sparremberger - Integrante / Flavia Camila Bernardes - Integrante. Financiador(es): (FAPERGS) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 13
      Membro: Debora Dalbosco Dell'Aglio.
    5. 2015-2021. Violencia nas relacoes afetivo-sexuais na adolescencia
      Descrição: Este projeto tem como objetivo investigar a presença de violência nas relações afetivo-sexuais vivenciadas por adolescentes. Para tanto, foram revisados os conceitos de violência no namoro (teen dating violence, adolescent dating violence, courtship violence e violencia en el noviazgo ) e violência perpetrada pelo companheiro íntimo (intimate partner violence), bem como estudos nacionais e internacionais sobre prevalência, fatores preditores e consequências psicológicas referentes a tal tipo de violência. Busca-se ainda embasar este estudo a partir do modelo teórico da Teoria dos Esquemas, compreendendo que esquemas iniciais desadaptativos na infância precoce podem influenciar a escolha por relações afetivo-sexuais violentas na adolescência e adultez. O projeto inclui a realização de três estudos: 1) Estudo I, estudo transversal e quantitativo com adolescentes de escolas públicas de Porto Alegre, com o objetivo de verificar a presença e a associação entre violência nas relações afetivo-sexuais na adolescência e variáveis independentes associadas; 2) Estudo II, estudo transversal e quantitativo, com o objetivo de investigar a presença de stalking no período de pós-rompimento de uma relação afetivo-sexual ao longo da adolescência e relações com variáveis preditoras; e 3) Estudo de Casos Múltiplos, de caráter longitudinal, com adolescentes mulheres que vivenciaram situações de violência perpetrada pelo companheiro íntimo, com o objetivo de investigar fatores individuais e familiares da violência e a dinâmica do relacionamento amoroso entre a díade de adolescentes. Tal projeto busca dar uma maior visibilidade ao fenômeno da violência nas relações afetivo-sexuais na adolescência na realidade brasileira, sendo que os resultados poderão contribuir para políticas públicas de prevenção.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Débora Dalbosco Dell'Aglio - Coordenador / Jeane Lessinger Borges - Integrante / Daniele Kindlein Penno - Integrante / Juan Sebastián Bohórquez Pacheco - Integrante / JÚLIA ASSUMPÇÃO HEINE - Integrante / JULIANA RODRIGUEZ MIRANDA - Integrante / BIANCA SCHERER - Integrante / Bruna Wendt - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 23
      Membro: Debora Dalbosco Dell'Aglio.
    6. 2015-2019. Satisfacao com a escola e variaveis relacionadas
      Descrição: A escola é compreendida como um importante ambiente em que ocorrem trocas dinâmicas que podem promover o bem-estar e oportunizar um curso de desenvolvimento saudável, quando oferece recursos e apoio para tal. Como os jovens passam a maior parte do seu tempo, ou boa parte dele, na escola, ela deve ser considerada um cenário chave para intervenções destinadas a promover o bem-estar dos alunos. Dessa forma, para além das questões de rendimento acadêmico, é importante que a saúde e o bem-estar geral dos adolescentes sejam uma preocupação das instituições escolares. Este estudo de caráter quantitativo, correlacional e transversal terá como objetivo analisar a associação de diferentes variáveis (clima escolar, suporte social, engajamento com a escola, expectativa de futuro, sexo, configuração familiar, situação escolar) com os níveis de satisfação com a escola. A amostra será composta por adolescentes, de ambos os sexos, regularmente matriculados no Ensino Médio de escolas públicas da cidade de Porto Alegre/RS. Os instrumentos utilizados serão: Questionário Sociodemográfico, Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Adolescentes, Social Support Appraisals, Delaware School Climate Survey ? Versão Estudante, Brazilian Delaware Student Engagement Scale e Escala de Expectativas de Futuro. Este trabalho tem por objetivo conhecer a percepção de adolescentes sobre as relações com a escola (satisfação e clima escolar), percepção de suporte social, engajamento com a escola e suas expectativas quanto ao futuro, assim como investigar a correlação destes construtos entre si. Dessa forma, busca-se compreender quais fatores contribuem para a otimização da experiência escolar, além de discutir as implicações da satisfação com a escola para os jovens escolares, a partir de estudos na área da Psicologia Positiva.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Débora Dalbosco Dell'Aglio - Coordenador / JÚLIA ASSUMPÇÃO HEINE - Integrante / JULIANA RODRIGUEZ MIRANDA - Integrante / BIANCA SCHERER - Integrante / Clara Cela Coelho - Integrante. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Debora Dalbosco Dell'Aglio.
    7. 2013-2019. Exposicao a violencia na adolescencia: Relacoes com bem-estar e saude mental
      Descrição: Este estudo tem por objetivo investigar as relações entre exposição à violência intra e extrafamiliar, de forma direta ou indireta, eventos estressores e aspectos de bem-estar e saúde mental na adolescência. Espera-se que os resultados possam trazer subsídios para às políticas públicas de atendimento a esta população e a projetos de prevenção e intervenção junto a adolescentes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Débora Dalbosco Dell'Aglio - Coordenador / Doralúcia Gil da Silva - Integrante / Daniele Kindlein Penno - Integrante / Naiana Dapieve Patias - Integrante / Maria Danielle Figueira Tavares - Integrante / Tábata Isis Tomazi da Silva - Integrante / Jessica Suzana Tag - Integrante. Número de produções C, T & A: 15
      Membro: Debora Dalbosco Dell'Aglio.
    8. 2013-2018. As imagens sociais de criancas e jovens institucionalizados
      Descrição: Este projeto, a ser realizado conjuntamente por pesquisadores do Brasil e Portugal, tem por objetivo investigar questões ainda pouco exploradas na literatura sobre jovens em acolhimento institucional de longa duração: 1) a sua imagem social; 2) as fontes de variabilidade das imagens sociais e 3) a forma como estas são socialmente e culturalmente construídas. A literatura indica que estes jovens são rotulados socialmente e crescem em circunstâncias mais adversas que outras. No entanto, as imagens sociais a eles associadas não foram estudadas de forma sistemática, seja no Brasil ou em Portugal. Assim, através dos estudos propostos, pretende-se analisar o conteúdo das imagens que leigos e profissionais têm sobre estes jovens em Portugal e no Brasil, verificando se estas incluem traços/atributos mais negativos quando comparadas com as imagens de jovens que vivem em contexto familiar. As implicações teóricas deste projeto são relevantes para uma melhor compreensão dos processos subjacentes às imagens sociais destes jovens. Serão realizados três estudos consecutivos, sendo o primeiro um estudo qualitativo para investigar as imagens que leigos e trabalhadores sociais têm acerca das crianças e adolescentes institucionalizados, suas famílias e as instituições que os acolhem. No segundo estudo será construído um instrumento, a partir dos dados coletados no estudo 1, para avaliar as imagens dos jovens institucionalizados. Finalmente no terceiro estudo, o instrumento será aplicado a grupos de leigos e profissionais, nos dois países, buscando investigar as imagens sociais dos jovens institucionalizados e buscando testar um modelo explicativo dos estereótipos associados a estas crianças e jovens em acolhimento institucional. Os resultados deste projeto poderão ser relevantes para a definição de estratégias para melhorar os contextos de desenvolvimento de jovens em acolhimento institucional e para informar sobre que imagens existem nos contextos de socialização destes jovens.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Débora Dalbosco Dell'Aglio - Coordenador / Samara Silva dos Santos - Integrante / Aline Cardoso Siqueira - Integrante / Maria Angela Mattar Yunes - Integrante / Luciana Fernandes Marques - Integrante / Doralúcia Gil da Silva - Integrante / Jana Gonçalves Zappe - Integrante / Cássia Ferrazza Alves - Integrante / Raquel Schwartz Henkin - Integrante / Daniele Kindlein Penno - Integrante / Narjara Mendes Garcia - Integrante / Luana Dullius - Integrante / Naiana Dapieve Patias - Integrante / Maria Danielle Figueira Tavares - Integrante / Juliana Prytula Greco-Soares - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 21
      Membro: Debora Dalbosco Dell'Aglio.
    9. 2012-2015. Adolescentes em enfrentamento de Diabetes Mellitus tipo I: Resiliencia,
      Descrição: Este projeto está composto de dois estudos, um qualitativo e outro quantitativo, ambos permeando as questões do enfrentamento do Diabetes Mellitus tipo I na adolescência. O primeiro estudo é transversal e qualitativo, com delineamento de estudos de caso múltiplos e terá como participantes de três a cinco adolescentes, entre 12 e 17 anos, de ambos os sexos, atendidos pelo Instituto da Criança com Diabetes (ICD) do Rio Grande do Sul. O segundo estudo, transversal quantitativo correlacional, contará com 100 adolescentes participantes, com idades entre 12 e 17 anos, de ambos os sexos, em tratamento no ICD há pelo menos seis meses, e investigará a qualidade de vida e o suporte social percebido pelos adolescentes. Os dados deste estudo deverão possibilitar um maior conhecimento dos processos psicológicos de adolescentes que enfrentam a Diabetes Mellitus Tipo I, podendo trazer contribuições para futuras intervenções junto a esta população.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Débora Dalbosco Dell'Aglio - Coordenador / Guilherme Machado Jahn - Integrante / Jana Gonçalves Zappe - Integrante / Daniele Kindlein Penno - Integrante / Luciana Cassarino Perez - Integrante / Ana Maria Ferreira - Integrante / Juliana Prytula Greco-Soares - Integrante / Marcia Khaled Puñales Coutinho - Integrante / Tábata Isis Tomazi da Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 10
      Membro: Debora Dalbosco Dell'Aglio.
    10. 2010-2015. Adolescencia em Diferentes Contextos: Familia e Institucionalizacao
      Descrição: Este projeto faz parte da principal linha de pesquisa da pesquisadora, coordenadora do NEPA/UFRGS (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Adolescência), e dá continuidade aos estudos que vêm sendo desenvolvidos, sobre o desenvolvimento de adolescentes em situação de vulnerabilidade pessoal e social. O grupo de pesquisa é formado alunos de graduação e pós-graduação, e diversos projetos têm sido desenvolvidos em cooperação com outros professores pesquisadores. O objetivo do estudo é investigar variáveis individuais e familiares de adolescentes que vivem com suas famílias, adolescentes que vivem em instituições de proteção e adolescentes que se encontram em instituições para cumprimento de medidas sócio-educativas, observando a presença de fatores de risco e proteção. Participarão deste estudo adolescentes com idades entre 14 e 18 anos, de ambos os sexos, que vivem nos contextos selecionados, e que responderão a instrumentos padronizados (Escala de Clima Familiar, adaptada no Brasil por Teodoro, Land e Allgayer (2009); e Questionário da Juventude Brasileira, Versão Fase II, Dell?Aglio, Koller, Cerqueira-Santos, & Colaço, 2009) para investigar as variáveis de interesse. Serão compostas amostras representativas de cada um dos três grupos e os dados serão coletados em dois momentos (T1 e T2), com um intervalo de um ano, com o objetivo de avaliar as variáveis estudadas longitudinalmente. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Psicologia da UFRGS. Serão realizadas análises descritivas e inferenciais, assim como análises de consistência das escalas utilizadas. Espera-se que a investigação possa trazer informações sobre a presença de fatores de risco e de proteção no desenvolvimento de adolescentes, nos diferentes contextos, contribuindo para trabalhos de prevenção e intervenção com esta população.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (4) . Integrantes: Débora Dalbosco Dell'Aglio - Coordenador / Luciana Fernandes Marques - Integrante / Josiane Lieberknecht Wathier Abaid - Integrante / Fernanda Ludke Nardi - Integrante / Cristina Benites Tronco - Integrante / Juliana Burges Sbicigo - Integrante / Guilherme Machado Jahn - Integrante / Luiza Lima Braga - Integrante / Jana Gonçalves Zappe - Integrante / Bibiana Ramos dos Santos - Integrante / Cássia Ferrazza Alves - Integrante / Raquel Fortini Paixão - Integrante / Raquel Schwartz Henkin - Integrante / Daniele Kindlein Penno - Integrante / Naiana Dapieve Patias - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 47
      Membro: Debora Dalbosco Dell'Aglio.
    11. 2010-2014. Praticas profissionais de psicologos no enfrentamento da violencia sexual
      Descrição: Este projeto esta sendo desenvolvido através de dois estudos que investigam práticas profissionais de psicólogos na avaliação e atendimento a vítimas de violência sexual, especialmente meninas durante a infância e adolescência. Esta proposta se relaciona diretamente com o II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, o qual propõe, dentre outros objetivos, o enfrentamento de todas as formas de violência contra mulheres, incluindo aí crianças e adolescentes do sexo feminino. O principal objetivo é apresentar dados que contribuam para o aperfeiçoamento e qualificação das estratégias de atendimento dos profissionais da Psicologia a meninas vítimas e sua família, tanto no âmbito clínico quanto no jurídico. Dentre os objetivos específicos, visa a investigar a formação do profissional psicólogo que atua com esta população; verificar os instrumentos e técnicas utilizados por estes profissionais e a familiaridade com a literatura específica; investigar a percepção dos psicólogos, em geral, em relação às necessidades de qualificação neste âmbito e, por fim, explorar especificamente a percepção de peritos psicólogos acerca da prática pericial nos casos de suspeita de abuso sexual cometido contra crianças e adolescentes, identificando as necessidades desta área. Este projeto esta sendo desenvolvido em parceria com o Prof. Steve Herman, University of Hawaii at Hilo, compartilhando instrumentos de pesquisa que foram adaptados para a realidade brasileira.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Débora Dalbosco Dell'Aglio - Coordenador / Samara Silva dos Santos - Integrante / Jeane Lessinger Borges - Integrante / Cátula da Luz Pelisoli - Integrante / Guilherme Machado Jahn - Integrante / Lara Lages Gava - Integrante / Doralúcia Gil da Silva - Integrante / STELLEN GIACOMELLI RODRIGUES - Integrante / ÁLVARO CAMARGO SANT'ANA - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 23
      Membro: Debora Dalbosco Dell'Aglio.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (10)
    1. Prêmio Destaque Trabalho de Iniciação Científica (Jéssica Vargas da Luz) - Orientadora, UFRGS.. 2019.
      Membro: Débora Dalbosco Dell'Aglio.
    2. Menção Honrosa da XV Semana Científica do Unilasalle Canoas - Mestrando Edgar Abrahão Pereira, Unilasalle Canoas.. 2019.
      Membro: Débora Dalbosco Dell'Aglio.
    3. Menção honrosa - Categoria Poster, Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento - Mestranda Manoela Santo, Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento e UFSC.. 2019.
      Membro: Débora Dalbosco Dell'Aglio.
    4. Premio Jovem pesquisador - doutoranda Helen Bedinoto Durgante (orientanda), Congress on Brain, Behavior and Emotions.. 2018.
      Membro: Débora Dalbosco Dell'Aglio.
    5. Prêmio Destaque Trabalho de Iniciação Científica (Liriel Mezejewski) - Orientadora, UFRGS.. 2018.
      Membro: Débora Dalbosco Dell'Aglio.
    6. Menções honrosas categoria Mestrado - Poster - Caracterização da iniciação sexual de adolescentes e comportamentos de risco - Orientadora, Sociedade Brasileira de Psicologia.. 2016.
      Membro: Débora Dalbosco Dell'Aglio.
    7. Prêmio Rangel de Souza Lopes ? Poster premiado (segundo lugar), IX Congresso Latino-Americano Interdisciplinar do Adolescente.. 2015.
      Membro: Débora Dalbosco Dell'Aglio.
    8. Prêmio Destaque Trabalho de Iniciação Científica (Maria Danielle Figueira) - Orientadora, UFRGS.. 2014.
      Membro: Débora Dalbosco Dell'Aglio.
    9. Prêmio Destaque Trabalho de Iniciação Científica (Maria Danielle Figueira) - Orientadora, UFRGS.. 2013.
      Membro: Débora Dalbosco Dell'Aglio.
    10. Prêmio Destaque Trabalho de Iniciação Científica (Raquel Henkin) - Orientadora, UFRGS.. 2011.
      Membro: Débora Dalbosco Dell'Aglio.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (34)
    1. Terceiro encontro do programa Um novo olhar sobre a aposentadoria: Celebrando a maioridade: ações e interlocuções sobre envelhecimento e aposentadoria.A experiência de Grupos Online - Roda de Conversa e PPA (pros e contras). 2021. (Encontro).
    2. 10º Interfaces no Fazer Psicológico: Educação em tempos de pandemia.30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): o que temos aprendido?. 2020. (Simpósio).
    3. 6º Congresso (Inter)Nacional Conversas de Psicologia. Intervenção Psicológica Positiva para a promoção de saúde de aposentados: Resultados de uma amostra brasileira. 2019. (Congresso).
    4. 9th European Society on Family Relations (ESFR) Congress: ?Families through the lens of diversity?. Association between exposure to family violence in childhood and teen dating violence. 2018. (Congresso).
    5. II Simpósio Práticas na Adoção.A família provisória: O acolhimento. 2018. (Simpósio).
    6. I Jornada de Psicologia Forense.Vulnerabilidade social e desenvolvimento de risco. 2018. (Outra).
    7. 3rd International Congress of Clinical and Health Psychology on Children and Adolescents. STALKING FOLLOWING THE BREAKUP OF ROMANTIC RELATIONSHIPS AMONG ADOLESCENTS FROM SOUTH BRAZIL. 2017. (Congresso).
    8. XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Estudos sobre Acolhimento Institucional: Praticas Educativas e Interações Positivas. 2017. (Congresso).
    9. 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Violência nas relações afetivo-sexuais na adolescência e o fenômeno do Stalking. 2016. (Congresso).
    10. II International Congress of Clinical and Health Psychology on Children and Adolescentcte. Dating Violence in Adolescents from South of Brazil. 2016. (Congresso).
    11. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2015).Metodologias Quantitativas para a Pesquisa em Ciências Humanas. 2015. (Encontro).
    12. Pathways to Resilience III: Beyond nature vs. nurture. Resilience in Adolescents with Type 1 Diabetes. 2015. (Congresso).
    13. X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. I Colóquio sobre Acolhimento Institucional e Desenvolvimento Humano. 2015. (Congresso).
    14. 5ª Conferencia Internacional de Psicología Comunitaria (CIPC). Múltiplos olhares acerca da Reinserção Familiar: O marco legal e a perspectiva dos adolescentes, familiares e educadores. 2014. (Congresso).
    15. I Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva. Aspectos metodológicos na pesquisa sobre processos de resiliência em adolescentes com diabete melito. 2014. (Congresso).
    16. IX Congresso Iberoamericano de Psicologia. A reinserção familiar de crianças e adolescentes em acolhimento institucional. 2014. (Congresso).
    17. XV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da Anpepp.GT Juventude, Vulnerabilidade e Resiliência. 2014. (Simpósio).
    18. VIII Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Escrita Científica: Preparação e publicação de artigos. 2013. (Congresso).
    19. 4th Conferencia Internacional de Psicología Comunitaria. Evaluation of a social project for homeless adolescents and their families in Brazil. 2012. (Congresso).
    20. SRA Biennial Meeting. Contextual Variables associated with psychosocial adjustment of adolescents. 2012. (Congresso).
    21. XIV Simpósio ANPEPP.GT Juventude, Resiliência e Vulnerabilidade. 2012. (Simpósio).
    22. 41ª Reunião Anual da Sociedade Brasiliera de Psicologia. Relações com a escola e autoestima em adolescentes em situação de acolhimento institucional. 2011. (Congresso).
    23. I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento. Relações entre apoio e coesão familiar e desenvolvimento positivo na adolescência. 2011. (Congresso).
    24. III Simpósio de Pesquisas do Projeto CAVAS/UFMG - O papel das Universidades no enfrentamento à violência sexual infantojuvenil.A percepção de adolescentes vítimas de abuso sexual e de suas mães sobre a revelação do abuso. 2011. (Simpósio).
    25. II SEMINÁRIO NOVOS HORIZONTES DA PSICOLOGIA.II SEMINÁRIO NOVOS HORIZONTES DA PSICOLOGIA. 2011. (Seminário).
    26. I Simposio Nacional Juventude, Resiliência e Vulnerabilidade.Contextos de Desenvolvimento na Adolescência: Fatores de Risco e Proteção. 2011. (Simpósio).
    27. Jornada Comemorativa pelo Dia do Psicólogo: Práticas, Pesquisa e Reflexões - HMIPV.A pesquisa dialogando com a prática na saúde pública. 2011. (Outra).
    28. SRCD Biennial Meeting. Self-Esteem, Self-Efficacy and Family Climate in Adolescents From Intact and Non-Intact Families. 2011. (Congresso).
    29. VII Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Acolhimento institucional e desenvolvimento de crianças e adolescentes. 2011. (Congresso).
    30. X CONPE ? Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. A Escola e Fatores de Proteção na Adolescência. 2011. (Congresso).
    31. IV Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.Adolescentes em conflito com a lei: Percepções sobre família, ato infracional e medida socioeducativa. 2010. (Simpósio).
    32. VI Encontro Regional da ABRAPSO: Infância e Juventude: promovendo diálogos e construindo ações.Risco e Vulnerabilidade. 2010. (Encontro).
    33. VII Congreso Iberoamericano de Psicología. Religiosidad e identidad positiva en la adolescencia. 2010. (Congresso).
    34. XIII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico em Psicologia.Juventude, Resiliência e Vulnerabilidade. 2010. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. Dell'Aglio, D. D.. X Jornada de Estudos sobre Abuso Sexual: A exploração sexual de crianças e adolescentes. 2014. (Outro).. . 0.
    2. Dell'Aglio, D. D.; PELISOLI, Cátula da Luz. IX Jornada de Estudos sobre Abuso Sexual. 2013. Outro
    3. Dell'Aglio, D. D.. IV Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. 2003. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:22:21