Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Eduardo Victorio Morettin

Graduado e licenciado em História (1988), mestre em Artes (1994) e doutor em Artes (2001), títulos obtidos pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado pela Université Paris I (2012). Atualmente é professor de História do Audiovisual da Escola de Comunicações e Artes da USP. É autor de Humberto Mauro, Cinema, História (SP: Alameda Editorial, 2013) e um dos organizadores de O cinema e as ditaduras militares: contextos, memórias e representações audiovisuais (SP: Intermeios, 2018), Cinema e história: circularidades, arquivos e experiência estética (PA: Sulina, 2017), Ditaduras Revisitadas: Cartografias, Memórias e Representações Audiovisuais (Faro, Portugal: CIAC/Universidade do Algarve, 2016), Visualidades Hoje (Salvador: Edufba, 2013), História e Documentário (RJ: FGV, 2012) e História e Cinema: dimensões históricas do audiovisual (2ª ed., SP: Alameda Editorial, 2011). Organizou A recepc?a?o cri?tica de Glauber Rocha no exterior (1960 - 2005) (SP: ECA-USP, 2020). Coordenou dossiês temáticos sobre cinema e história nos periódicos Aniki (2021, com Andrea Cuarterolo e Georgina Torello), Fotocinema: revista científica de cine y fotografia (2020, com Ana Laura Lusnich), Ideas. Idées d'Amérique (com Ignacio Del Valle Dávila em 2016), Significação (2019, com Mônica Almeida Kornis, e 2013), ArtCultura (2009) e História: questões & debates (2003). Sobre o tema comunicação e historicidades coordenou edição para o periódico Galáxia (2019). É um dos líderes do Grupo de Pesquisa CNPq História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação (site https://historiaeaudiovisual.weebly.com/), que organiza, dentre outras atividades, o Colóquio Internacional de Cinema e História, atualmente em sua quarta edição. Professor visitante da Université Paris-Est Marne-la-Vallée (2010) e do Institut des Hautes Études de l'Amérique Latine da Université Sorbonne Nouvelle Paris 3 (2019). É bolsista produtividade em pesquisa CNPq, nível 2. Foi editor do periódico Significação - Revista de Cultura Audiovisual entre 2006 e 2020. É membro do Conselho Deliberativo do Centro Universitário Maria Antonia (CEUMA), Foi membro do Conselho Deliberativo das seguintes instituições culturais e associações científicas: Museu Paulista (2005 - 2007), Cinemateca Brasileira (2007 - 2018), Instituto de Estudos Brasileiros (2010 - 2014), Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (2008 - 2010 e 2013 - 2015), Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (2013 - 2014), Núcleo Regional São Paulo da Associação Nacional de História (ANPUH/SP) (1998 - 2000 e 2004 - 2008), Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) (2007 - 2011). Foi presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) no biênio 2013 - 2015 e integrou a diretoria da ANPUH/SP entre 2000 e 2004 e da ANPUH entre 2007 e 2009. Membro do Grupo Assessor Especial da Diretoria de Relações Internacionais da CAPES. Um dos membros fundadores da Asociacio?n de Estudios sobre Precine y Cine Silente Latinoamericano, criada em 2018. Links: https://usp-br.academia.edu/EduardoMorettin; https://repositorio.usp.br/result.php?search%5B%5D=eduardo+morettin (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/4673512503585529 (28/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes. Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, prédio 4 Cidade Universitária 05508900 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30914020 URL da Homepage: https://www.eca.usp.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Comunicação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2021-Atual. IRP Archives-Medias-Images-Societes [AMIS]
      Descrição: Desde os anos 1980 o valor patrimonial e o interesse pela pesquisa a partir dos arquivos audiovisuais foram reconhecidos internacionalmente, como atesta a recomendação da UNESCO « pela salvaguarda e conservação de imagens em movimento » (27 de outubro1980). O programa de cooperação PICS-PIMI-CNRS Patrimoines-Images-Me?dias-Identite?s explorou entre 2014 e 2017 a dimensão patrimonial do audiovisual na França e no Brasil, de?marche que conduziu seus membros à análise dos processos de patrimonialização e as diferentes aproximações entre o audiovisual de caráter público e o produzido pelas empresas privadas do setor. O projeto do IRP Archives-Me?dias-Images-Socie?te?s procura de uma parte dar continuidade a estes questionamentos e, de outra parte, centrando-se em arquivos audiovisuais e seu percurso midiático, contribuir para as reflexão sobre a identidade e natureza dos documentos, de sua produção à sua recepção social na França e no Brasil. A comparação de paisagens audiovisuais do Brasil e da França permitirá que seja mostrado, através da análise do universo mediático a princípio muito diferentes (arquivística institucionalizada na França / importância do You Tube, marginalidade conferida ao setor público no Brasil...), em qual medida e como, no momento da web, estas diferenças se perpetuam. A cooperação entre as áreas, História e Ciências da Informação e da Comunicação, sobre o plano metodológico e conceitual, tem por objetivo contribuir para a elaboração de instrumentos de análise operacional e originais sobre o futuro dos materiais de pesquisa na França e no Brasil. Este é o objeto do projeto AMIS. O projeto possui ao mesmo tempo uma dimensão de pesquisa conduzida em perspectiva transdisciplinar e uma dimensão de desenvolvimento de instrumentos de pesquisa. Pretende, por fim, o acompanhamento e conhecimento sobre as políticas patrimoniais dos países implicados, na medida em que se debruça sobre vastos corpus de arquivos audiovisuais franceses e brasileiros. O projeto do IRP Archives-Me?dias-Images-Socie?te? (AMIS), que conta com o apoio financeiro do CNRS, é coordenado na França por Isabelle Gaillard com a colaboração de Evelyne Cohen, do Laboratoire de recherches historiques Rho?ne-Alpes (LARHRA, UMR CNRS 5190), e Itania Gomes (UFBA). Ele reúne pesquisadores vindos de instituições francesas e brasileiras, especialista em história do audiovisual, história cultural e de das Ciências da Informação e Comunicação. Conta com a parceria de instituições culturais especializadas nestes campos, em particular, na França, com o Institut National de l?Audiovisuel (INA), e no Brasil, com a Cinemateca Brasileira. Ele se desenvolve em três eixos de pesquisa, cada qual contendo uma dimensão reflexiva e teórica e uma prática. No final do projeto que terá em seu decorrer uma série de encontros científicos, aliando teoria e prática, os instrumentos de pesquisa, cuja realização esta prevista para ser desenvolvida ao longo de quatro anos, será posta à disposição do público.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Victorio Morettin - Integrante / Isabelle Gaillard - Coordenador / Evelyne Cohen - Integrante / Itania Gomes - Integrante / Maria Lilia Dias de Castro - Integrante / Lucie Alexis - Integrante / Pascale Goetschel - Integrante / Catherine Gonnard - Integrante / Ge?raldine Poels - Integrante / Marie-France Chambat-Houillon - Integrante / Luciana Heyman - Integrante / Ana Paula Goulart Ribeiro - Integrante / Igor Sacramento - Integrante. Financiador(es): Centre National de la Recherche Scientifique - Auxílio financeiro.
      Membro: Eduardo Victorio Morettin.
    2. 2021-Atual. De espacios de perpetracio?n a lugares de memoria. Formas de representacio?n
      Descrição: Partindo da recente linha de estudos em torno de perpetradores de violências de massas e a representação cultural de atrocidades, o objeto desta pesquisa consiste em analisar as representações narrativas e iconográficas de lugares em que se cometeu a violência de massas (tortura, execuções, violações múltiplas), assim como as mutações experimentadas pelos ditos espaços através de políticas memorialísticas, pedagogia histórica, processos criminais e cultura dos Direitos Humanos. Entendendo que estes cenários de crime, de larga duração e de importância sinalizada pelos criminosos, conseguem cristalizar uma ideologia, a relação com o outro-inimigo, formas de cumplicidade, emoções e afetos e relações de gênero, o projeto de pesquisa abordará sete lugares concretos correspondentes a quatro âmbitos muito distintos que encarnam os modelos de convergência no estudo de crimes de massa e genocídio: o campo de concentração de Buchenwald, o centro de detenção e tortura S-21/Tuol Sleng em Camboja, Villa Grimaldi (Chile), a ESMA (Argentina), Memorial da Resistência (Brasil), Valle de los Cai?dos y fosas de Camun?as (Espanha). A perspectiva que rege a pesquisa é comparativa tomando em consideração a genealogia de modelos para representar violências de massas e a globalização de estudos de lugares e perpetradores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Victorio Morettin - Integrante / Vicente Sanchez-Biosca - Coordenador / Marcos Napolitano - Integrante / Mariana Villaça - Integrante / Carolina Amaral de Aguiar - Integrante.
      Membro: Eduardo Victorio Morettin.
    3. 2019-Atual. Historias do cinema: questoes de metodo, percursos e potencialidades
      Descrição: O objetivo principal do projeto é o de identificar as questões de método implicadas nos textos de caráter histórico sobre o cinema brasileiro. Para tanto, procuraremos sistematizar a construção desse fazer histórico no país a partir de Paulo Emilio Salles Gomes nos anos 1950, incorporando a reflexão aqui desenvolvida sobre as relações entre cinema e história a partir dos anos 1990 e seus desdobramentos contemporâneos. Os esforços iniciais no sentido de elaborar um sistema que relacionasse os dados da produção cinematográfica às questões de contexto formavam o que se chamou nos anos 1990 de ?historiografia clássica? (BERNARDET, 1995). A sua identificação, eixo da primeira parte desse projeto, pressupõe o exame de suas categorias de análise: métodos, conceitos, núcleos temáticos, periodizações, seleção de filmes e autores. Tais categorias são tomadas como representativas de sua época ou de momentos de clivagem que norteiam a reflexão sobre o objeto do projeto. A partir dessa perspectiva, a segunda parte se debruça sobre as potencialidades abertas pela incorporação da reflexão histórica à pesquisa cinematográfica. Retomando livro paradigmático lançado por Pierre Nora e Jacques Le Goff (1976a, 1976b, 1976c) nos anos 1970, a pergunta a ser feita aos pesquisadores é se estaríamos hoje, de fato, diante de novas abordagens, novos objetos e novos problemas?. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Eduardo Victorio Morettin - Coordenador / Erika Amaral - Integrante / Débora Lúcia Vieira Butruce - Integrante / Marcella Furtado Rodrigues - Integrante / Bárbara Felice - Integrante / Nayla Tavares Guerra - Integrante / Catarina Silva Bijott - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 10
      Membro: Eduardo Victorio Morettin.
    4. 2019-Atual. A criacao artistica de hoje, patrimonio do amanha na Ibero-America: museu e arquivo, memoria e identidade
      Descrição: Esta pesquisa se fundamenta na hipótese que a produção artística e cultural contemporânea possui a indefectível condição de ser o futuro patrimônio e centro de configuração da memória e identidade de nossas sociedades passadas, presentes e futuras. O projeto tem por objetivo a análise o debate e reflexão sobre a criação artística contemporânea iberoamericana e o patrimônio artístico abrigado em arquivos públicos e privados, museos, coleções e espaços de memória; abordando especialmente sua dimensão transmedial e transdisciplinar. Da mesma forma, sob uma orientação de pesquisa multidisciplinar com base na prática artística, procura questionar até que ponto se pode considerar a existência de uma estética do arquivo de arte contemporânea. Por outro lado, este projeto pretende constituir bases sólidas do que representa a pesquisa no domínio da arte no que se refere ao uso rigoroso da prática artística na produção de conhecimento quanto à sua contribuição para o conhecimento. Dentre os resultados previstos, pretende-se aumentar o conhecimento e a compreensão das tendências da arte contemporânea, tendências da museografia, princípios de arquivo e políticas de memória como benefícios importantes para a sociedade. Para obter mais informações sobre o projeto, consultar https://univartesiberoamer.wixsite.com/univartiberoamerica. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . Integrantes: Eduardo Victorio Morettin - Integrante / Ana Laura Lusnich - Integrante / Marcella Furtado Rodrigues - Integrante / Catalina Ruiz Mollá - Integrante / Alfredo Rivera Sandoval - Integrante / David Gonza?lez-Carpio - Integrante / Javier Cossalter - Integrante / Iva?n Morales - Integrante / Carmen Razo Rodri?guez - Integrante / Bibiana Crespo-Marti?n - Coordenador. Financiador(es): Unión Iberoamericana de Universidades - Auxílio financeiro.
      Membro: Eduardo Victorio Morettin.
    5. 2016-2019. Imagem-documento, imagem-monumento e cinema de arquivo: cruzamentos historicos em tempos de formacao, engajamento e propaganda
      Descrição: O projeto pretende analisar as relações entre cinema e história a partir do exame dos compilation films nas décadas de 1920 e 1940. A intenção é a de examinar as estratégias discursivas empregadas pelos filmes que recorrem ao material de arquivo a partir de duas chaves: a da valorização de sua dimensão de documento, entendida a imagem cinematográfica como registro de uma época e testemunho para o futuro; e a de monumento, tratada na perspectiva tanto de valorização simbólica de determinado evento e/ou personagem quanto da crítica ao documento, dentro da concepção trabalhada por Jacques Le Goff (1984). Nestas vertentes, o discurso fílmico é pautado por certa concepção de História, que sintetiza os problemas principais de cada contexto, situando a forma como o cinema apropria o discurso da modernidade e, ao mesmo tempo, o seu emprego como arma de combate em um contexto político fortemente polarizado ideologicamente. Neste período, consolidando-se como meio de comunicação de massa, o cinema passou a ser utilizado cada vez mais como ?vitrine? em que a nação projeta as virtudes nacionais a serem celebradas em um cenário marcado pela corrida imperialista. O objetivo mais específico é o de se debruçar sobre as obras que expressam e constroem as referidas estratégias discursivas, ligadas à afirmação do estatuto documental, à valorização do monumento cinematográfico ou à releitura e à desconstrução deste discurso, ou seja, daquilo que se afirma como imagens-documentos ou imagens-monumentos. Os filmes que serão examinados para entender tais perspectivas são os seguintes: A queda da dinastia Romanov (1927), de Esther Schub; In the shadow of the machine (Im Schatten der Maschine, 1928), de Albrecht Viktor Blum e Leo Lania; España (1939), de Esther Schub; Madrid 36 o España Leal en Armas (1937), de Luis Buñuel e Jean-Paul Le Chanois; Yellow Caesar (1941), Alberto Cavalcanti; Três Canções para Lênin (1934), de Dziga Vertov; Le Cinéma au service de l?Histoire (1935), de Germaine Dulac; Land of Liberty (1939), de Cecil B. DeMille.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . Integrantes: Eduardo Victorio Morettin - Coordenador / Danielle Crepaldi Carvalho - Integrante / Lúcia Ramos Monteiro - Integrante / Daniela Giovana Siqueira - Integrante / Sávio Luís Stoco - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 23
      Membro: Eduardo Victorio Morettin.
    6. 2015-Atual. Transatlantic cultures, Cultural Histories of the Atlantic World 18th?21st Centuries, secs. XVIII-XXI
      Descrição: O projeto de pesquisa de cooperação internacional, financiado pela FAPESP e Agence Nationale de Recherche e desenvolvido por uma equipe franco-brasileira de especialistas em Ciências Humanas e Sociais para a publicação da Digital Platform for Transatlantic Cultural History, ou seja, uma enciclopédia digital online em quatro línguas (inglês, francês, espanhol e português), em parceria com a Université Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines (UVSQ), Université Sorbonne Nouvelle Paris 3 e Institut des Hautes Etudes de l?Amérique Latine (IHEAL). O projeto é coordenado na França pela Profa. Dra. Anaïs Fléchet (UVSQ) e Olivier Campagnon (Paris 3), e no Brasil, pela Profa. Dra. Gabriela Pellegrino (Universidade de São Paulo. Pretende compreender as dinâmicas do espaço atlântico e seu papel nos processos contemporâneos de globalização. Por meio de uma série de informações sobre as complexas relações culturais entre a Europa, a África e as Américas, esta enciclopédia digital visa realizar uma história conectada do espaço atlântico contemporâneo, em uma perspectiva interdisciplinar que integra historiadores, antropólogos, sociólogos, cientistas políticos, musicólogos, críticos de literatura, arte, teatro ou cinema. Concebido em interseção com a pesquisa, este dicionário propõe uma reflexão sobre as circulações transatlânticas e a globalização cultural, assim como sobre os processos identitários e de definição das fronteiras que contribuíram para a formação e renovação das grandes áreas culturais desde o século XVIII. Com suporte da plataforma TGIR Huma-Num, Transatlantic Cultures fomentará usos das Humanidades Digitais para mensurar, cartografar e analisar as circulações culturais no espaço atlântico. Será desenvolvida por três instituições principais: Universidade de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines, Universidade Sorbonne Nouvelle Paris 3 e Universidade de São Paulo. Maiores informações disponíveis em https://www.transatlantic-cultures.org/pt/home. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Victorio Morettin - Integrante / Marcos Napolitano - Integrante / Henri Gervaiseau - Integrante / Tânia Regina de Luca - Integrante / Nelson Schapochnik - Integrante / Anaïs Fléchet - Integrante / Luiz Felipe de Alencastro - Integrante / Olivier Compagnon - Integrante / Jacques Pothier - Integrante / He?le?ne Veillard - Integrante / Richard Candida-Smith - Integrante / Gabriela Pellegrino Soares - Coordenador / Jim Cohen - Integrante / Jean- Claude Yon - Integrante. Financiador(es): (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Agence Nationale de la Recherche - Cooperação. Número de produções C, T & A: 18
      Membro: Eduardo Victorio Morettin.
    7. 2013-2016. O cinema e as exposic?o?es universais: espeta?culo, monumento e modernidade
      Descrição: O projeto pretende analisar a presenc?a do cinema nas exposic?o?es internacionais ocorridas na Franc?a entre 1925 e 1937, a saber, a Exposition Internationale des Arts De?coratifs et Industriels Modernes (1925), a Centenaire de l?Alge?rie Franc?aise. 1830 ? 1930, a Exposition Coloniale Internationale (1931) e a Exposition Internationale des Arts et Techniques dans la vie moderne (1937). A intenc?a?o e? a de examinar os filmes que sintetizam os problemas principais de cada contexto, situando a forma como o cinema e? apropriado pelo discurso da modernidade expresso em diferentes pavilho?es. Nas de?cadas de 1920 e 1930, consolidando-se como meio de comunicac?a?o de massa, ele passou a ser utilizado cada vez mais como ?vitrine? em que a nac?a?o projeta as virtudes nacionais a serem celebradas em um cena?rio marcado pela corrida imperialista. O objetivo mais especi?fico e? o de se debruc?ar sobre algumas obras que podem ser identificadas a?s questo?es mobilizadas por cada uma das exposic?o?es, a saber, L?Inhumaine (1924) e Forfaiture (1937), ambos de Marcel L?Herbier, Voyage au Congo (1927), de Marc Alle?gret, Le Bled (1929), La Grande Illusion (1937) e La Marseillaise (1938), os tre?s de Jean Renoir, e Las Hurdes (1933), de Lui?s Bun?uel. Tais obras, ate? o momento, na?o foram analisadas sobre esta perspectiva.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Victorio Morettin - Coordenador. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 18
      Membro: Eduardo Victorio Morettin.
    8. 2013-2016. Cinema e historia no Brasil: estrategias discursivas do documentario na construcao de uma memoria sobre o regime militar
      Descrição: O projeto pretende discutir as relações entre cinema e história a partir dos documentários brasileiros que se ocuparam do período do regime militar, analisando as estratégias de autenticação de seu discurso, como o uso de material de arquivo, do testemunho e da voz over, dentre outros procedimentos. Ao mesmo tempo, pretende mapear a discussão teórica sobre o campo, realizando, dentre outras ações, o levantamento da produção de dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas no Brasil sobre história e cinema.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (4) . Integrantes: Eduardo Victorio Morettin - Coordenador / Marcos Napolitano - Integrante / Mônica Almeida Kornis - Integrante / Cristiane Freitas Gutfreind - Integrante / Rosane Kaminski - Integrante / Margarida Adamatti - Integrante / Reinaldo Cardenuto Filho - Integrante / Ana Laura Lusnich - Integrante / Helena Stigger - Integrante / Ignacio Del Valle Dávila - Integrante / Carolina Amaral de Aguiar - Integrante / Fernando Seliprandy Fernandes - Integrante / Lila Foster - Integrante / Mariana Rodrigues Rosell - Integrante / Rafael Dornellas Feltrin - Integrante / Francisco Mendes Miguez - Integrante / Julia Porchat Knudsen - Integrante / Marcus Vinicius Correia Biaggi - Integrante / Alexandre Queiroz de Oliveira - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 37
      Membro: Eduardo Victorio Morettin.
    9. 2011-2014. Exercicios de historia cultural conectada: caminhos cruzados entre Brasil, America Latina e Franca.
      Descrição: Este projeto se concentrará em áreas menos pesquisadas da história cultural conectada entre América Latina, Brasil e França, notadamente nos seguintes temas: a) Eventos culturais; b) Produções culturais; c) Agentes culturais. O estudo do ?sistema de representações?, entendido como constructo histórico e dinâmico, também se constitui em outro eixo importante deste projeto, até porque se alimenta e é alimentado pelas manifestações culturais citadas. No primeiro item, poderíamos enquadrar as exposições internacionais, que tanto marcaram o imaginário do século XIX no plano sócio-cultural. Além disso, há uma profusão de festivais de música e, principalmente, de cinema, que são exemplos de intercâmbios entre a arte latino-americana e a cena cultural francesa. No cinema, os festivais de Biarritz e Cannes, na música, o Midem, foram espaços importantes de difusão do cinema e da música latino-americana (particularmente brasileira), em solo francês. No campo das produções culturais, nosso objetivo é mapear a circulação de filmes, obras pictóricas, obras musicais e impressos entre França e América Latina. Finalmente, no campo dos agentes sociais e instituições, o projeto tentará dar conta de personalidades (artistas, intelectuais, produtores, gestores) que funcionam como verdadeiros mediadores ou passeurs entre as formações culturais originárias, desenhando redes e mapas pelos quais as produções e os eventos se conectam uns aos outros. Meu projeto dentro deste quadro complementa a pesquisa financiada pelo CNPq intitulada O cinema e as comemorações do centenário da Independência do Brasil: história, memória e monumento, que tem por objetivo principal discutir a presença do cinema nas comemorações do centenário da Independência do Brasil, principalmente na Exposição Internacional do Centenário, ocorrida entre 1922 e 1923 na cidade do Rio de Janeiro. A perspectiva é a de traçar um histórico referente a esta participação nas exposições universais entre 1893 (World?s Columbi. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Eduardo Victorio Morettin - Integrante / Marcos Napolitano - Coordenador / Maurício Cardoso - Integrante / Gabriela Pellegrino - Integrante / Anaïs Fléchet - Integrante / Luiz Felipe de Alencastro - Integrante / Olivier Compagnon - Integrante / Henri Pierre Arraes de Alencar Gervaiseau - Integrante / Reinaldo Cardenuto Filho - Integrante. Financiador(es): COFECUB - Auxílio financeiro / Universidade de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 18
      Membro: Eduardo Victorio Morettin.
    10. 2010-2013. O cinema e as comemoracoes do centenario da Independencia do Brasil: historia, memoria e monumento
      Descrição: Pretendemos examinar a produção documental brasileira do período silencioso vinculada tematicamente à representação de eventos cívicos e espaços monumentais típicos de uma metrópole no Brasil nas primeiras décadas do século XX. O objetivo principal é a presença da cinematografia do país nas comemorações do centenário da Independência do Brasil, principalmente na Exposição Internacional do Centenário, ocorrida entre 1922 e 1923 na cidade do Rio de Janeiro. Serão abordados os documentários produzidos para esse momento, analisando a imagem construída do país por meio de filmes como No paiz das Amazonas (1922), de Silvino Santos, dentre outros, bem como examinar a relação das obras com os projetos ideológicos que lhe deram origem. Além desse aspecto, pretendemos discutir a propósito desse tema as relações entre Estado e cinema, pensando o lugar ocupado pelo novo meio de comunicação dentro das ações idealizadas para construir uma imagem do país diante da comunidade internacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Eduardo Victorio Morettin - Coordenador / Daniel Mosca - Integrante / Julia Alves Oliveira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 27
      Membro: Eduardo Victorio Morettin.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (126)
      1. 1922: Modernismos em debate.Fotografia e cinema. 2021. (Seminário).
      2. Aula Inaugural do PPGCOM/PUC-RJ.A importância da memória: Cinema, Arquivos e História. 2021. (Outra).
      3. Congreso Internacional FOTOCINEMA. Comissão Científica. 2021. (Congresso).
      4. Historia del cine I Facultad de Artes de la Universidad Nacional de La Plata.Clase cine latinoamericano silente. 2021. (Outra).
      5. I Colóquio História, Cinema e Audiovisual do Centro-Oeste. O cinema em perspectiva histórica: questões de método. 2021. (Congresso).
      6. Lançamento da nova galeria "Rio Cinético" no Museu Virtual Rio Memória.Comentário sobre os filmes 'Ressaca' e 'Vermelho Guanabara', de Andrea França. 2021. (Outra).
      7. Lançamento do livro Por um cinema popular.Comentário sobre o livro "Por um cinema popular", de Reinaldo Cardenuto. 2021. (Outra).
      8. Seminário Cinema, Diversidade e Escola!.Cinema, história e escolarização. 2021. (Seminário).
      9. VI Seminario Itinerante de cine silente latino-americano.Formas de itinerância no cinema brasileiro silencioso: Silvino Santos e a região amazônica. 2021. (Seminário).
      10. XXXI Simpósio Nacional de História.O cinema em perspectiva histórica: questões de método. 2021. (Simpósio).
      11. Atelier d'études transnationales (ADET).Le cinéma latino-américain dans l?Exposition Internationale du Centenaire de l?Indépendance du Brésil (1922 ? 1923). 2020. (Seminário).
      12. ECA Debate.Cinemateca Brasileira: memória e produção audiovisual em risco. 2020. (Outra).
      13. Encontro com alunos de cinema da PUC-RJ.Cenários possíveis para preservação, acesso e difusão do audiovisual no Brasil. 2020. (Outra).
      14. IX Encontro Estadual de História da ANPUH-DF.História e cinema - caminhos possíveis. 2020. (Encontro).
      15. Jornada de Estudos Cinema e Revisionismo - História e narrativas.O documentário brasileiro contemporâneo e as memórias sobre o regime militar. 2020. (Seminário).
      16. Lançamento | Paradoxos ? 30 Anos de Direitos Humanos e Democracia no Brasil.Comentários sobre o documentário Paradoxos. 2020. (Outra).
      17. MAC USP Processos Curatoriais - Rede São Paulo.Pesquisa e curadoria de arte na USP. 2020. (Seminário).
      18. V Seminário Comcime: Memórias, nostalgias e imaginários.Os usos do cinema na construção da História. 2020. (Seminário).
      19. 30º Simpósio Nacional de História.As versões de A revolução de maio (1937), de Antonio Lopes Ribeiro e sua recepção no Brasil: um estudo de caso. 2019. (Simpósio).
      20. 30º Simpósio Nacional de História.Coordenação de Seminário Temático. 2019. (Simpósio).
      21. Atlas de Imagens: Cenas de um Cinema Viajante.O cinema nas Exposições Universais, da World's Columbian Exposition de 1893 à New York World's Fair de 1939. 2019. (Outra).
      22. Media of History and Uses of Past. Options for Joint Projects in Research and Teaching.Documentaries and the Audio-visual History of Brazil. 2019. (Oficina).
      23. O PAE na prática: interfaces entre ensino e pesquisa na ECA/USP.O PAE na prática: interfaces entre ensino e pesquisa na ECA/USP. 2019. (Outra).
      24. Séminaire Transatlantic Cultures.Le cinéma dans les expositions universelles : une perspective transatlantique. 2019. (Seminário).
      25. Transmettre le cinéma.Transmettre le cinéma aux expositions universelles : l?Exposition Internationale du Centenaire du Brésil, 1922-1923. 2019. (Seminário).
      26. XII Encontro Nacional de História da Mídia.A imagem e o tempo. 2019. (Encontro).
      27. XXVIII Encontro da Compós.Vice-coordenador do GT Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual. 2019. (Encontro).
      28. Afriques Transatlantiques: circulations culturelles, frontières et dispersion XVIIIe - XXIe siècles.Agoudas. Reliquats de la culture afro-brésilienne au Bénin. 2018. (Seminário).
      29. Encontros no ANIM.Comissão Científica. 2018. (Encontro).
      30. Historicidades dos Processos Comunicacionais - VIII Encontro de Grupos de Pesquisa Brasileiros.Histórias do cinema: questões de método, percursos e potencialidades. 2018. (Encontro).
      31. III Coloquio de Estudios de Cine y Audiovisual Latinoamericano de Montevideo.Genero y montaje en Los lentes del abuelo (Francisco Santos, 1913): anotaciones de un historiador. 2018. (Encontro).
      32. III Colóquio Internacional de Cinema e História. nstituições cinematográficas: arquivos, memória e preservação. 2018. (Congresso).
      33. LASA 2018. Latin American Studies in a Globalized World. Da fotografia ao cinema: intertextualidade no documentário silencioso brasileiro. 2018. (Congresso).
      34. O Cinema Brasileiro sob uma Perspectiva Histórica.Humberto Mauro: da Produção Regional aos Filmes de Caráter Educativo. 2018. (Outra).
      35. O Cinema Brasileiro sob uma Perspectiva Histórica.O Documentário Brasileiro nos Anos 1920 e 1940: dos Naturais ao Cinema Educativo. 2018. (Outra).
      36. TRACS Editorial Committee Programme.Cinema. 2018. (Outra).
      37. XXVII Encontro Anual da Compós.Vice-Coordenador do GT Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual. 2018. (Encontro).
      38. 24th. Visible Evidence Conference. Exposiciones Internacionales, colonialismo y etnografía: el documental de Silvino Santos en los años 1920. 2017. (Congresso).
      39. A Imprensa na Belle Époque.O cinema brasileiro silencioso como cronista da Belle Époque: temas imagens e consumo. 2017. (Seminário).
      40. Ciclo de debates M LS 50 anos.Cinema e teatro no acervo da Biblioteca Jenny Klabin Segall. 2017. (Seminário).
      41. I Seminário Interdisciplinar de Cinema.Cinema, história e democracia. 2017. (Seminário).
      42. LASA 2017 Diálogos de Saberes. O cinema brasileiro nos anos 1910 e 1920: propaganda e história. 2017. (Congresso).
      43. Topografias Imaginárias. Lisboa, cidade do sul.Visionamento comentado de O Descobrimento do Brasil. 2017. (Outra).
      44. XXIX Simpósio Nacional de História.O cinema a serviço da história: Germaine Dulac, found footage e engajamento. 2017. (Simpósio).
      45. XXIX Simpósio Nacional de História.Coordenação do Seminário Temático "História, cinema e televisão: espaços de construção da memória". 2017. (Simpósio).
      46. Ciclo de Filmes da Semana da Independência.Apresentação do filme Ipiranga (1922), de Armando Pamplona. 2016. (Outra).
      47. III Simposio Iberoamericano de estudios comparados: prácticas y relaciones transnacionales en el cine latinoamericano silente y clássico.Manifestac?o?es cinematogra?ficas latino-americanas na Exposic?a?o Internacional do Centena?rio da Independe?ncia do Brasil (1922 ? 1923). 2016. (Simpósio).
      48. Mostra 100 Paulo Emilio - 2016.Debate sobre a série Brasilianas, de Humberto Mauro. 2016. (Outra).
      49. Semina?rio Internacional de Documenta?rio de Arquivo - Arquivos em Movimento.Novos olhares sobre os arquivos. 2016. (Seminário).
      50. Seminário 100 Paulo Emílio.Formação Intelectual e Trajetória do Militante. 2016. (Seminário).
      51. Transcultur@.Editorial Board Meeting. 2016. (Encontro).
      52. XX Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - SOCINE.Cinema, história e compilation films. 2016. (Encontro).
      53. XXXIV International Congress of the Latin American Studies Association. Cinema, Estado e Intelectuais no Brasil dos anos 1930 e 1940. 2016. (Congresso).
      54. Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo.O cinema e as exposições universais: espetáculo, monumento e modernidade. 2015. (Outra).
      55. Comment e?crire une histoire culturelle transatlantique ? Regards croise?s autour du Dictionnaire d?histoire culturelle transatlantique.Le cinéma et les expositions universelles : perspectives transatlantiques. 2015. (Seminário).
      56. Imagens e discursos sobre a cidade. Construção e mobilização das representações urbanas em dois exemplos: São Paulo e Lyon.Discursos cinematográficos sobre São Paulo: entre o passado e o presente. 2015. (Seminário).
      57. Memórias audiovisuais da ditadura: imagens em disputa.Montagem, temporalidade e versões da memória no cinema. 2015. (Seminário).
      58. Mostra Rumos - Seminário Memória. Memória em tempos de repressão. 2015. (Exposição).
      59. Rio de Janeiro: 450 anos de cinema.O Rio de Janeiro no cinema silencioso. 2015. (Outra).
      60. Semana da Independência no Museu Paulista.Ciclo de Filmes: Ipiranga, Independência e Monumento. 2015. (Outra).
      61. Seminário do Grupo de Pesquisa CNPq NAVIS.O cinema e as exposições universais: espetáculo, monumento e modernidade. 2015. (Seminário).
      62. XII Jornada Cultural - História, cultura e imagem.A cultura cinematográfica nas exposições universais: modernidade e tradição na Paris de 1925. 2015. (Outra).
      63. XIV Congresso Internacional Ibercom 2015. O cinema e as exposições universais: espetáculo, monumento e modernidade. 2015. (Congresso).
      64. XIX Encontro da Socine.Renoir, Buñuel e a Exposição Universal de 1937: cinema e política. 2015. (Encontro).
      65. XXVIII Simpósio Nacional de História.Coordenação do Simpósio Temático "Lugares do cinema e da televisão na história, lugares da história no cinema e na televisão". 2015. (Simpósio).
      66. XXVIII Simpósio Nacional de História.Jean Renoir e Luís Buñuel: engajamento e resistência na Paris de 1937. 2015. (Simpósio).
      67. 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação - UNISINOS.Produção de conhecimento em comunicação: relevância científica e social. 2014. (Seminário).
      68. 2º Simpósio Internacional de História Pública: perspectivas da História Pública no Brasil.Coordenação do grupo de trabalho História Pública e Cinema. 2014. (Simpósio).
      69. 2º Simpósio Internacional de História Pública: perspectivas da História Pública no Brasil.História Pública e as mídias. 2014. (Simpósio).
      70. A cultura e as artes no regime militar.A representação da história no cinema brasileiro dos anos 1970: alegorias da Nação. 2014. (Simpósio).
      71. Contextos - Série de Palestras do Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP.Cinema e história: perspectivas teóricas e estudos de caso. 2014. (Outra).
      72. II Seminário de História e Cultura: imagens na escrita da História.O desenvolvimento de uma cultura cinematográfica nas Exposições Universais: modernidade e tradição. 2014. (Seminário).
      73. O golpe de 1964 e a onda autoritária na América Latina.Música, cinema e teatro sob a ditadura. 2014. (Simpósio).
      74. Photography and Race in the Americas: Beyond Fixity.Race in the Silent Brazilian Cinema: Idealization and Prejudice. 2014. (Seminário).
      75. XIII Festival Internacional de Cinema de Arquivo - Recine.Cinema educativo e literatura: Humberto Mauro no INCE. 2014. (Outra).
      76. 3er Encuentro de Investigación sobre cine chileno y latinoamericano. Historia y documental en el cine silente brasileño. 2013. (Congresso).
      77. 50 anos das Ciências da Comunicação no Brasil: a contribuição de São Paulo ?Inovadores das Ciências da Comunicação?. Sétima Arte: um culto moderno - Ismail Xavier. 2013. (Congresso).
      78. IV Encontro Nacional de Estudos da Imagem / I Encontro Internacional de Estudos da Imagem.Análise de Imagens. 2013. (Encontro).
      79. Picturing Latin America: rethinking film and photographic archives.The Native in the Brazilian Cinema in the 1920s an 1930s: Ethnography and Idealization. 2013. (Simpósio).
      80. Seminários de Pesquisa do Laboratório de Estudos de História das Américas (LEHA).História e cinema: questões de método. 2013. (Seminário).
      81. XVII Encontro Socine.Coordenação do Seminário Temático 'História, Televisão e História'. 2013. (Simpósio).
      82. XVII Encontro Socine.Cinema e modernismo na Exposição Internacional de Paris (1925). 2013. (Encontro).
      83. XXII Encontro Anual da Compós.Coordenação do GT Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual. 2013. (Encontro).
      84. XXVII Simpósio Nacional de História.Cinema e colonialismo: a Exposição Colonial Internacional (Vincennes, 1931). 2013. (Simpósio).
      85. XXVII Simpósio Nacional de História.Coordenação do Simpósio Temático 'História, Cinema e Televisão: dimensões históricas do audiovisual'. 2013. (Simpósio).
      86. Autour des zoos humains - Colloque International. 2012. (Congresso).
      87. Centre for Iberian and Latin American Visual Studies: CILAVS Seminar Series 2011/2012.The representation of Brazil in the 1920s cinema: World Fair and scientific expeditions. 2012. (Seminário).
      88. Conferences du Conservatoire à la Cinémathèque Française (Thierry Lefebvre, 'Filmer la vie: le cinéma de Jean Comandon'). 2012. (Encontro).
      89. Des cabinets de curiosités à la passion du ?sauvage?, com Patricia Falguières e Gilles Boëtsch. Mesa redonda dentro da série « L?Autre, de la science à la fiction. Zoom autour de l?exposition Exhibitions, l?invention du sauvage »,. 2012. (Outra).
      90. Histoire des médias, de l'image et de la communication à l'époque contemporaine.Le cinéma dans les expositions universelles américaines. 2012. (Seminário).
      91. III Seminário de Pesquisa da Escola de Comunicações e Artes da USP.As exposições universais e o cinema: história e cultura. 2012. (Seminário).
      92. Journées d?Études « Qu?est-ce qu?être un « Indien » d?Amérique, hier, aujourd?hui ? ? Perspectivismes ».« La place de l?Amérindien dans un récit de fondation nationale : analyse de ?O descobrimento do Brasil, de Humberto Mauro ».. 2012. (Outra).
      93. La guerre d?Algérie, images et représentations ("Méditerranées" d'Olivier Py suivi d'un dialogue autour des images de la guerre d'Algérie en présence d'Olivier Py, Benjamin Stora et Abdelmadjid Merdaci). 2012. (Encontro).
      94. La Guerre d'Algérie et les Médias - Journée d'étude. 2012. (Seminário).
      95. Les expositions coloniales, com Pascal Blanchard e Catherine Coquery-Vidrovitch. Mesa redonda dentro da série « L?Autre, de la science à la fiction. Zoom autour de l?exposition Exhibitions, l?invention du sauvage »,. 2012. (Outra).
      96. Mostra Cinema Conquista ano 8 Um olhar para o novo cinema.História e documentário no cinema brasileiro silencioso. 2012. (Outra).
      97. Perspectivas de História Cultural Conectada: Brasil, França e América Lantia.O cinema e as exposições universais: história e cultura no Brasil e na França. 2012. (Outra).
      98. Seminaire ?Histoire Culturelle du Cinéma? 2011 ? 2012, « Culture cinématographiques : historie et mythologie »,. 2012. (Seminário).
      99. Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense.As exposições universais e o cinema. 2012. (Encontro).
      100. Tableaux filmés, peintures projetées : le tableau vivant au cinéma. 2012. (Seminário).
      101. TheMemory ofJustice, un film de Marcel Ophuls, 1976, suivi d'une table ronde avec Marcel Ophuls, Jean-Michel Frodon, François Niney e Annete Wieviorka. 2012. (Encontro).
      102. VI Jornada Brasileira de Cinema Silencioso.Cinema Brasileiro nos anos 1920. 2012. (Outra).
      103. XVI Encontro Socine. Coordenação do Seminário Temático 'Cinema, Televisão e História'. 2012. (Congresso).
      104. XVI Encontro Socine. Cinema e História em Marc Ferro: uma análise de seus filmes. 2012. (Congresso).
      105. XXI Encontro Anual da Compós. Um apóstolo do modernismo na Exposição Internacional do Centenário: Armando Pamplona e a Independência Film. 2012. (Congresso).
      106. Zoos humains et exhibitions coloniales : 150 ans d?invention de l?Autre, com Nicolas Bancel, Pascal Blanchard, Eric Deroo e Sandrine Lemaire. 2012. (Outra).
      107. 20º Compós: Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação. O 'ver como aconteceu': cinema e história em Griffith e Spielberg. 2011. (Congresso).
      108. Biblioteca (In)Série.Biblioteca (In)Série. 2011. (Outra).
      109. Cinéma et modernité culturelle, 1910 - 1939.Le cinéma et les expositions universelles: histoire et culture. 2011. (Seminário).
      110. Lançamento da publicação Curta o Acervo - Pesquisa e Memória do Audiovisual Mineiro de Curtas e documentários I e II Edição.Preservação e Memória Audiovisual. 2011. (Outra).
      111. Mardi des histoires. 2011. (Seminário).
      112. Paysages Mémoriels - cinéma, photographie, installation. 2011. (Simpósio).
      113. Pour? une? histoire? des ?festivals ?(XIXe ? XXIe? sie?cles)?. 2011. (Seminário).
      114. Séminaire ?Lire le Brésil?, promovido pela Association pour la Recherche sur le Brésil en Europe (ARBRE). 2011. (Seminário).
      115. Théâtres de la Mémoire (Sylvie Rollet, Des théories du paysage aux ?paysages-mémoire?). 2011. (Seminário).
      116. VII Congresso do Forcine. Preservação de Acervos nas/das Escolas. 2011. (Congresso).
      117. XXVI Simpósio Nacional de História.Coordenação do Simpósio Temático 'História, Cinema e Televisão: a experiência do real na narrativa fílmica e televisiva'. 2011. (Seminário).
      118. XXVI Simpósio Nacional de História.Estratégias de autenticação no cinema e na televisão: documentário e ficção. 2011. (Simpósio).
      119. 10ª Conferência Internacional do Documentário.O documentário de arquivo na América Latina. 2010. (Outra).
      120. Conhecimento, compreensão e memória: experiências em história oral e cine-documentário.Utopia e Barbárie. 2010. (Seminário).
      121. Os estrangeiros e as cidades.Modos de ver e produzir as cidades. 2010. (Seminário).
      122. Palestra no Programa de Pós-Graduação do Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciencias Biomedicas da Universidade de Sao Paulo.Cinema e historia: dimensoes historicas do audiovisual. 2010. (Outra).
      123. Palestra no Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/UFRGS.História e Cinema: perspectivas teóricas. 2010. (Outra).
      124. The Silver Atlantic. Photographic circulations in the 19th and 20th centuries ? International Symposium.Comissão Científica. 2010. (Encontro).
      125. XIX Encontro Anual da Compós.Relator do trabalho 'Frenesi da máxima visibilidade', de Mariana Baltar. 2010. (Encontro).
      126. XIX Encontro Anual da Compós.As relações entre cinema e Estado no Brasil: as comemorações do centenário da Independência em 1922 e 1923. 2010. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (29)
      1. MORETTIN, E. V.; FLECHET, A. ; ACKERMAN, A. ; AUBERT, D. ; BOUVERESSE, C. ; PILATOWSKY, P.. Atlantique Argentique. Circulations photographiques ? XIXème et XXème siècles. 2021. Outro
      2. MORETTIN, E. V.. I Congreso Internacional Fotocinema. Cultura, memoria y recuerdos visuales. 2021. (Congresso).. . 0.
      3. MORETTIN, E. V.; VILLACA, M. ; CARVALHO, D. C. ; ADAMATTI, M. ; AGUIAR, C. A. ; MONTEIRO, L. ; LEANDRO, A. M. S. ; MUNIZ, S.. Debate: Dimensões da memória no presente. 2020. Outro
      4. MORETTIN, E. V.; NAPOLITANO, M.. Seminário do Grupo de Pesquisa CNPq "História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação". 2019. Outro
      5. MORETTIN, E. V.; KAMINSKI, R. ; NAPOLITANO, M. ; VILLACA, M. ; PINTO, P. P. ; DAVILA, I. V. ; AGUIAR, C. A. ; BAGGIO, E. ; UCHOA, F. R. ; SELIPRANDY, F. ; SEREZA, L. C. ; PEREIRA, S. V.. IV Colóquio Internacional de Cinema e História. 2019. Congresso
      6. MORETTIN, E. V.; DAVILA, I. V. ; AGUIAR, C. A. ; FONSECA, E. D. ; XAVIER, T. ; FLORES, V. ; CARVALHO, D. C. ; MONTEIRO, L. R. ; VILLACA, M. ; RAMALHO, F. A. M.. III Colóquio Internacional de Cinema e História. 2018. Congresso
      7. MORETTIN, E. V.; NAPOLITANO, M.. Seminário do Grupo de Pesquisa CNPq "História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação". 2018. Outro
      8. MORETTIN, E. V.; SILVA, M. A. ; MACHADO JUNIOR, R. L. R.. Colóquio O Cinema Pensado: homenagem a Ismail Xavier. 2017. Outro
      9. MORETTIN, E. V.; VILLACA, M. ; AGUIAR, C. A. ; MONTEIRO, L. R. ; ADAMATTI, M. ; CARVALHO, D. C.. II Colóquio Internacional de Cinema e História. 2017. Congresso
      10. MORETTIN, E. V.; NAPOLITANO, M.. Seminário do Grupo de Pesquisa CNPq 'História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação'. 2017. Outro
      11. MORETTIN, E. V.; AGUIAR, C. A. ; MONTEIRO, L. ; CARVALHO, D. C. ; ADAMATTI, M.. I Colóquio Internacional de Cinema e História. 2016. Congresso
      12. MORETTIN, E. V.. Responsável pela visita da prof. Dra. Darlene Sadlier, da Indiana University, projeto financiado pela Fulbright em Mass Communications/Media Studies. 2016. (Outro).. . 0.
      13. MORETTIN, E. V.; NAPOLITANO, M.. Seminários do Grupo de Pesquisa CNPq 'História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação'. 2016. Outro
      14. MORETTIN, E. V.; NAPOLITANO, M.. Seminários do Grupo de Pesquisa CNPq 'História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação'. 2015. Outro
      15. MORETTIN, E. V.; SAMPAIO, I. S. V. ; SILVA, G. ; DRAVET, F. ; JORGE, T. M. ; FAUSTO NETO, T. Q.. 24º Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). 2015. Congresso
      16. MORETTIN, E. V.. Documentário e Regime Militar: o Confronto com a Memória. 2015. (Outro).. . 0.
      17. FLECHET, A. ; SOARES, G. P. ; NAPOLITANO, M. ; COMPAGNON, O. ; YON, J. C. ; MORETTIN, E. V.. Comment e?crire une histoire culturelle transatlantique ? Regards croise?s autour du Dictionnaire d?histoire culturelle transatlantiqu. 2015. Outro
      18. MORETTIN, E. V.. Moda e Política no Cinema Brasileiro. 2014. (Outro).. . 0.
      19. MORETTIN, E. V.; NAPOLITANO, M.. Seminários do Grupo de Pesquisa CNPq 'História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação'. 2014. Outro
      20. Morettin, Eduardo Victorio; SAMPAIO, I. S. V. ; SILVA, G. ; MALCHER, M. A. ; SEIXAS, N. S. A.. 23º Encontro Anual da Associação dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). 2014. Congresso
      21. MORETTIN, E. V.; NAPOLITANO, M.. Imagens da Ditadura. 2014. Outro
      22. MORETTIN, E. V.; NAPOLITANO, M.. Seminários do Grupo de Pesquisa CNPq 'História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação'. 2013. Outro
      23. MORETTIN, E. V.; VICENTE, E. ; SOARES, R. L. ; MACHADO JUNIOR, R. L. R. ; MACHADO, I.. III Jornada Discente PPGMPA - USP. 2012. Outro
      24. MORETTIN, E. V.; NAPOLITANO, M.. Seminários do Grupo de Pesquisa CNPq 'História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação'. 2012. Outro
      25. MORETTIN, E. V.; NAPOLITANO, M.. Seminários do Grupo de Pesquisa CNPq 'História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação'. 2011. Outro
      26. MORETTIN, E. V.; SOARES, R. L. ; VICENTE, E. ; GOULART, I. ; PELEGRINI, C. ; PRIOSTE, M. ; ADAMATTI, M. ; MURAKAMI, M. ; KATZENSTEIN, T.. II Jornada Discente. 2011. Outro
      27. MORETTIN, E. V.; NAPOLITANO, M.. Seminários do Grupo de Pesquisa CNPq 'História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação'. 2010. Outro
      28. MORETTIN, E. V.; SOARES, R. L. ; GROSS, D. ; GOULART, I. ; PRIOSTE, M. ; GUTIERREZ, M. A. ; MURAKAMI, M.. I Jornada Discente. 2010. Outro
      29. MORETTIN, E. V.. Em ritmo de aventura: o cinema da Jovem Guarda. 2009. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:47