Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Igor Pinto Sacramento

É doutor (2012) e mestre (2008) em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), tendo realizado estágio pós-doutoral na mesma instituição. É pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Laces/Icict/Fiocruz) e professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCOM/UFRJ). Na UFRJ, atua também como pesquisador do Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação (NEPCOM/ECO/UFRJ) e como coordenador da linha de pesquisa Mídia e Mediações Socioculturais do PPGCOM. Na Fiocruz, trabalha como editor científico da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde (RECIIS), como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) e como coordenador do curso de especialização em Comunicação e Saúde (CS), em parceria com Janine Miranda Cardoso. Exerce, ainda, a função de coordenador do PPGICS na Fiocruz, do qual foi coordenador adjunto de 2018 a 2020. Autor de livros como Dias Gomes: um intelectual comunista nas tramas comunicacionais (Pedro & João Editores, 2016), Depois da revolução, a televisão: cineastas de esquerda no jornalismo televisivo dos anos 1970 (Pedro & João Editores, 2011) e Televisão e memória: entre testemunhos e confissões (Mauad Editora, 2020), escrito com Ana Paula Goulart Ribeiro, organizou, entre outras, as seguintes coletâneas: História da comunicação: experiências e perspectivas (com Leticia Cantarela Matheus); Mikhail Bakhtin: linguagem, cultura e mídia (com Ana Paula Goulart Ribeiro); Saúde e jornalismo: interfaces contemporâneas (com Kátia Lerner) e História da Televisão no Brasil (com Ana Paula Goulart Ribeiro e Marco Roxo). Tem experiência de pesquisa nas áreas de comunicação, história e saúde, dedicando-se especialmente aos seguintes temas: história da comunicação; televisão; memória social; narrativas biográficas; representações culturais; regimes de verdade; processos de subjetivação e discursos sobre corpos, saúde e doenças. Atualmente, coordena os seguintes projetos de pesquisa: A televisualidade circulante e o discurso terapêutico: narrativas autobiográficas sobre doenças em canais do YouTube e O imperativo da saúde: corpo, estilo de vida e perfomances de gênero na cultura da mídia (décadas de 1980/2010), ambos financiados pelo CNPq. O primeiro foi contemplado com bolsa de produtividade em pesquisa e o segundo agraciado pelo Edital Universal. É diretor de relações internacionais da Alcar (Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia) e foi coordenador do GT de História do Jornalismo do Encontro Nacional de História da Mídia, promovido pela mesma associação, entre 2016 e 2019. Foi editor da E-Compós, revista da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), de 2017 a 2020. É vice-coordenador da equipe da UFRJ do Obitel Brasil (Rede Brasileira de Pesquisadores da Ficção Televisiva) e participa do programa de pesquisa PIMI (Patrimoine-Imagem-Médias-Identités), que é composto por pesquisadores de diversas instituições do Brasil e da França e tem como objetivo principal analisar as articulações das dinâmicas de patrimonialização, arquivamento, testemunho, identidade e memória com dispositivos, produtos e processos midiáticos. Para contato, o endereço eletrônico é o seguinte: igorsacramento@gmail.com. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/1758813567228605 (26/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Avenida Brasil, 4036 / Sala 504 Manguinhos 21040361 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (21) 38829250 URL da Homepage: https://www.icict.fiocruz.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Comunicação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2020-Atual. A televisualidade circulante e o ethos terapeutico: narrativas autobiograficas sobre doencas em canais do YouTube
      Descrição: Na sociedade contemporânea, marcada pelo ethos terapêutico, pela cultura de memória e pelos regimes midiáticos de visibilidade, as experiências pessoais de processos de saúde-doença têm sido frequentemente reconfiguradas como dinâmicas de sofrimentosuperação que dependem da ação do indivíduo sobre si mesmo para promover um autoaprimoramento. Desse modo, cada vez mais, são produzidas, circulam e são consumidas narrativas autobiográficas sobre tais experiências, o que leva os indivíduos a buscarem tornar mais visíveis suas experiências por meio de dispositivos, práticas e produtos de comunicação em rede do que esconderem no âmbito da intimidade e da privacidade experiências de adoecimento e sofrimento. O objetivo principal deste projeto de pesquisa é analisar, nas narrativas autobiográficas de superação de doenças bastante distintas em quatro canais do YouTube (CarecaTV, sobre câncer; Alexandrismos, sobre obesidade; EuVejo, sobre transtornos alimentares e de imagem corporal; e HDIÁRIO, sobre HIV/Aids), a circulação do ethos terapêutico e da televisualidade como esquema narrativo nas expressões e trabalhos de memória sobre tais experiências. Nos canais do YouTube, é possível identificar tanto a presença da linguagem e da lógica televisiva na configuração de suas formas de expressividade, organização e produção quanto a conformação dos relatos sobre formas diferentes de adoecimento e sofrimento como modos de, ao mesmo tempo, compartilhar aconselhamentos para uma vida melhor, com bem-estar e felicidade, de acordo com a governamentalidade neoliberal, da qual o ethos terapêutico faz parte. Na pesquisa, também serão analisadas as formas de reconhecimento dos relatos postados nos canais selecionados por meio dos comentários em resposta e a circulação do discurso terapêutico em outras narrativas autobiográficas dos youtubers considerados em programas de TV e outros canais do YouTube, em matérias de jornais, revistas, sites, biografias e autobiografias, decorrentes do sucesso de seus canais. A análise dos vídeos observa a circulação do discurso terapêutico e da televisualidade na produção dos vídeos, na proliferação de produtos associados a eles (como livros, aparições em programas de TV e perfis em outras redes sociais online) e no consumo dessas narrativas por meios de comentários dos seguidores nos canais selecionados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . Integrantes: Igor Pinto Sacramento - Coordenador / Roberto Abib - Integrante / José Antonio Cirino - Integrante / Allan dos Santos - Integrante / Bruno Chiarioni - Integrante / Laís Souza Jannuzzi - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Igor Pinto Sacramento.
    2. 2018-Atual. O imperativo da saude: corpo, estilo de vida e perfomances de genero na cultura da midia (decadas de 1980/2010)
      Descrição: Nas últimas cinco décadas, a corrida, a musculação, o fitness e diversas outras modalidades de exercício físico conquistaram inúmeros adeptos no Brasil, estabelecendo-se dentro do que se comumente entende como estilo de vida saudável. No processo continuado de produção de discursos que articulam estilo de vida, boa forma, bem-estar e saúde, os indivíduos são instados a buscar deter (e a conquistar ainda mais) uma saúde espetacularizada na superfície do corpo e na exposição midiática de condutas, formas físicas, escolhas consideradas saudáveis e de advertências sobre práticas consideradas arriscadas à saúde e que podem promover ou já promoveram frustrações, adoecimentos e sofrimentos. Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar como os discursivos midiáticos articulam as relações entre corpo, performances de gênero e estilo de vida saudável em duas décadas: nos anos 1980, quando surgiram no mercado editorial brasileiro revistas especializadas em veicular informações sobre saúde e boa forma, e nos anos 2010, quando a partir do lançamento do Instagram, diversos perfis se especializar em publicar postagens sobre estilo de vida saudável, particularmente associado à promoção de hábitos considerados fitness. A pesquisa se interessa por observar as continuidades e descontinuidades dos processos representacionais das performances de gênero e do corpo em relação às redes discursivas sobre saúde, beleza e bem-estar, bem como acerca dos ideias de feminilidade e de masculinidade, implicados nos enunciados das revistas e dos perfis do Instagram. Trataremos, também, do fato de que desde a década de 1980 há um processo de consolidação da configuração do corpo como capital, algo que diversos autores denominam como a cultura do corpo, fazendo com que o próprio corpo seja insígnia de cuidado de si, da capacidade de autoaprimoramento, o que vem garantido aos sujeitos dos corpos em consonância com a moral da boa forma (sarados, secos, torneados) se legitimem como peritos no estilo de vida. Nesse processo, há diferentes construções discursivas de ideais de corporeidade masculina e feminina. É, ainda, objetivo da pesquisa analisar as estratégias discursivas que posicionam os sujeitos da prática e do desejo de uma saúde-espetáculo, baseada nas imagens de boa forma e bem-estar. Em contextos e modos distintos, tornou-se necessária a autovigilância, de modo a evitar sofrimentos ocasionados pelo descumprimento tanto dos parâmetros de otimização de si quanto daqueles de performance de gênero.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (1) . Integrantes: Igor Pinto Sacramento - Coordenador / Ana Paula Goulart Ribeiro - Integrante / Danielle Ramos Brasiliense - Integrante / Wilson Couto Borges - Integrante / Maria Eduarda Ledo Martins de Abreu - Integrante / Roberto Abib - Integrante / Gáudio Uchôa Ney - Integrante / Luisa Lopes - Integrante / Glauber Queiroz Tabosa Tiburtino - Integrante / Julio César Alcântara dos Santos Sanches de Sousa - Integrante / Xuewu Chen - Integrante / Karla Menezes Cravoo Alves - Integrante / Deivson Mendes Santos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Igor Pinto Sacramento.
    3. 2017-2019. A legitimidade das vacinas: as redes de comunicacao sobre saude no cotidiano de usuarios do SUS
      Descrição: Este projeto, a partir de uma perspectiva etnográfica, busca analisar como determinados usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) consomem e fazem circular informações sobre vacinação por meio de dispositivos conectados a internet e de interações pessoais outras (conversas, compartilhamento de informações, consultas médicas). Nesse sentido, verificaremos como se configuram redes de comunicação que hibridizam formas de socialização da mídia com outros processos de socialização existentes (SODRÉ, 2002). As plataformas, programas, aplicativos, sites e redes sociais acessados pela internet têm participado crescentemente dos processos de sociabilidade. Chamamos de mídias sociais plataformas que ocupam o espaço para interação existente entre a comunicação midiática e a interpessoal, garantindo às pessoas a possibilidade dimensionar grupos de interação e graus de privacidade (MILLER et al., 2016). Por conta disso, este projeto de pesquisa considerará a análise: 1) das práticas de circulação de informações nas mídias sociais e o engendramento de dinâmicas de socialização; 2) das formas de confiança e de desconfiança envolvidas e 3) do material posto em circulação entre os usuários entrevistados por meio de dispositivos conectados a internet, especialmente smartphones. A perspectiva etnográfica nos permitirá compreender como se dão em diferentes espaços de socialização a produção de sentidos e a circulação de informações sobre vacinação. Buscaremos, assim, estudar os usos sociais das mídias que se constroem em dinâmicas complexas entre as ambiências digitais online e outras práticas e espaços sociais, as razões pelas quais as pessoas entrevistadas se vacinam ou não, as cosmologias culturais implicadas nos processos de produção de sentido no consumo e na circulação de informações sobre vacinação e, finalmente, em quem/em que confiam quando procuram informações para basearem suas tomadas de decisão sobre a vacinação e o porquê no contexto de uma observação participante multissituada, que será realizada em dois postos de saúde do Rio de Janeiro e dois do Distrito Federal. A ideia é trabalhar com postos localizados em áreas diferentes em termos socioculturais para observar a classe social como parte das mediações que participam do processo de circulação e consumo de informações sobre saúde. No Distrito Federal foram esses: Centro de Saúde de Brasília n.01 Hospital Dia, na Asa Sul, e Centro de Saúde n° 01 (Área Especial n° 01), em Ceilândia. Já no Rio de Janeiro os escolhidos foram esses: Centro Municipal de Saúde Ernani Agrícola, no Catete, e o Centro Municipal de Saúde Albert Sabin, na Rocinha.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Igor Pinto Sacramento - Coordenador / Izamara Bastos - Integrante / Wilson Couto Borges - Integrante / Raquel Paiva de Araujo Soares - Integrante / Mariella Silva de Oliveira-Costa - Integrante.
      Membro: Igor Pinto Sacramento.
    4. 2015-2019. As celebridades e a espetacularizacao do estilo de vida saudavel: experiencia, biografia e aconselhamento na midia contemporanea
      Descrição: Com certa regularidade, os discursos de promoção da saúde enfatizam a responsabilização individual, importando mais a autovigilância, a produtividade, a competividade e a performance no território das escolhas consideradas saudáveis (um tipo de empresariamento da própria vida) do que as determinantes sociais envolvidas nas configurações da saúde e da doença. Num processo continuado de produção de discursos que articulam estilo de vida, boa forma, bem-estar e saúde, as celebridades buscam deter e são submetidas a conquistar ainda mais uma espécie de capital da saúde-espetáculo, uma saúde espetacularizada na superfície do corpo e na exposição midiática de condutas, formas físicas, escolhas consideradas saudáveis e advertências sobre práticas consideradas fatores de risco à saúde e que podem promover ou já promoveram nelas sofrimentos. O objetivo principal desta pesquisa é analisar as narrativas e gestos biográficos de celebridades sobre o estilo de vida saudável em diversos produtos e suportes da cultura da mídia contemporânea no Brasil, interrogando até que ponto a experiência corporal da vida saudável lhes autoriza a aconselhar sobre escolhas e condutas dentro de um contexto marcado pela governamentalidade neoliberal, pelo discurso terapêutico e pela moral do espetáculo. Para tanto, o projeto conta com os seguintes objetivos específicos: 1) explicar as diferenças e semelhanças entre as narrativas biográficas envolvendo o prazer e o sofrimento com a busca pelo estilo de vida saudável nas múltiplas materialidades consideradas (o impresso, o televisivo, o online); 2) observar articulações de expressões como qualidade de vida, bem-estar, boa forma e felicidade à ideia de saúde como marcas de diferenciação pessoal; 3) abordar as implicações dos processos de espetacularização na associação da saúde ao domínio da estética; e 4) compreender os sistemas de reconhecimento e as disputas discursivas por parte do público envolvidas nos processos de consagração, desconfiança ou repúdio em relação à busca pelo estilo de vida saudável experimentada e narrada por celebridades. Sendo assim, o que se busca nessa pesquisa é investigar quais as estratégias discursivas e as performances da memória envolvidas nos modos como as celebridades narram, em relatos e entrevistas em jornais, revistas, sites e programas de televisão, mas também em publicações em redes sociais, suas práticas de aperfeiçoamento corporal e de condução de um estilo de vida saudável, bem como os transtornos e infortúnios relacionados à busca pela saúde-espetáculo. O corpus da análise é composto por matérias publicadas em jornais, revistas e sites, programas de televisão e postagens nas redes sociais, especialmente no Instagram. A análise será realizada a partir de casos de celebridades que: 1) realizaram procedimentos cirúrgicos para reduzir o peso; 2) participaram de reality shows para mudarem o corpo e o estilo de vida; 3) alteraram seus hábitos alimentares e a rotina de atividade física; 4) são reconhecidos pelo aprimoramento contínuo do estilo de vida saudável a ponto de serem convocados como especialistas em saúde, corpo e beleza; 5) tiveram experiências consideradas fracassadas e se frustraram no processo de busca pela saúde-espetáculo, seja pela manutenção de hábitos que não contribuíram para o emagrecimento e a conquista do peso ideal, seja pelo adoecimento por conta de complicações provocadas por cirurgias estéticas, uso de medicamentos e anabolizantes ou dietas mal sucedidas; 6) foram alçadas ao status de celebridades ou revigoraram-se como tais por conta do sucesso de suas postagens com dicas de alimentação, beleza e fitness publicadas no Instagram.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Igor Pinto Sacramento - Coordenador / Maria Eduarda Ledo Martins de Abreu - Integrante / Jaqueline Esteves Ruiz - Integrante. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Igor Pinto Sacramento.
    5. 2014-2019. O drama epidemico midiatico no Brasil: um estudo da construcao da dengue e H1N1 (2008-2010)
      Descrição: A proposta deste projeto é compreender como o jornalismo participa da experiência epidêmica contemporânea no Brasil. Para tanto, coloca sob análise duas importantes doenças, a dengue e a Influenza A-H1N1, a partir da produção do principal telejornal brasileiro, o Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, dois jornais de relevância nacional, O Globo e Folha de São Paulo, dois diários importantes nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, respectivamente, o Estado de Minas e A Tribuna. Esta pesquisa se propõe a responder como diferentes discursos jornalísticos constituem as epidemias no Brasil. Para tanto, analisa a produção noticiosa sobre dengue e H1N1, levando em consideração as concepções de saúde, doença, risco e notícia; as estratégias narrativas acionadas pelo jornalismo impresso e televisivo, assim como as relações intra e entre os campos da saúde e do jornalismo, dimensões centrais para estimar suas repercussões sobre as expectativas sociais e as políticas públicas de enfrentamento dessas epidemias.Para melhor delimitar nossa abordagem e questão de pesquisa ? como jornalismo participa da experiência epidêmica contemporânea, no Brasil ? optamos por apresenta-los em três eixos de problematização que, simultaneamente, nos permitem expor sua relevância científica e social. São eles: a) as relações entre jornalismo e epidemias em sociedades como a brasileira, marcada por processos de midiatização; b) as articulações entre os campos da mídia e o da saúde na produção social de riscos; c) as estratégias narrativas acionadas pelo jornalismo na construção do drama epidêmico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Igor Pinto Sacramento - Integrante / Wedencley Alves Santana - Integrante / Kátia Lerner - Integrante / Janine Miranda Cardoso - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Igor Pinto Sacramento.
    6. 2014-2016. Diante da dor dos celebres: o ethos terapeutico em testemunhos televisivos de sofrimentos intimos
      Descrição: Este projeto de pesquisa busca analisar as encenações de sofrimentos íntimos experimentados por celebridades em diferentes programas televisivos brasileiros contemporâneos, interrogando até que ponto tais narrativas são revestidas pelo credo terapêutico para constituir vínculos de intimidade com o público e ideais de saúde baseados em princípios como autoestima, autorrealização, autoaprimoramento e autocontrole. Parte do pressuposto de que as reconfigurações do público e do privado e a variedade de formas de tornar a intimidade midiaticamente visível na sociedade contemporânea se associam à crença de que as relações sociais são mais autênticas se forem baseadas na pessoalidade, no mútuo reconhecimento e no convívio afetivo. Para mostrar como e explicar por que os sofrimentos íntimos de celebridades vêm sendo frequentemente expostos na televisão, a pesquisa se concentra nos seguintes eixos de observação: 1) nas construções discursivas das trajetórias de vida de célebres em programas de televisão a partir de um acontecimento tido como desafortunado (perda, fracasso, doença, vício em drogas, catástrofes, acidentes, violência sexual, assédio moral, preconceito); 2) nas montagens de cena, nas performances corporais e nos trabalhos da memória envolvidos nos testemunhos televisivos de experiências dolorosas pelas celebridades; e 3) nos sistemas de reconhecimento e nas disputas discursivas em torno da legitimação de determinados testemunhos de celebridades na televisão por parte do público em comentários presentes em sites noticiosos e redes sociais. O projeto interrogará até que ponto as articulações entre essas narrativas autobiográficas, o ethos terapêutico e os processos de midiatização das dores e males vividos, num contexto de governamentalidade neoliberal e de hipervisibilidade espetacular, contribuem para a produção de sujeitos que buscam a autocompreensão, a racionalização da experiência e a transformação da vida em imagem, gerenciando os elementos humanos, sobretudo emocionais, de modo que possam alcançar o bem-estar, o prazer e a felicidade pelo écran do espetáculo de uma "vida saudável".. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Igor Pinto Sacramento - Coordenador / Ana Paula Goulart Ribeiro - Integrante / Kátia Lerner - Integrante / Janine Miranda Cardoso - Integrante / Douglas Natalício Ramos - Integrante / Eduardo Frumento - Integrante / Maria Eduarda Ledo Martins de Abreu - Integrante / Jaqueline Esteves Ruiz - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 15
      Membro: Igor Pinto Sacramento.
    7. 2012-2016. Historia da Midia e a Itinerancia das Imagens
      Descrição: As vertentes propostas neste subprojeto remetem às linhas de pesquisa atualmente existentes no PPGCOM da UFRJ, incidindo em campos estratégicos, vitais para a consolidação e aprimoramento da UFRJ como centro de excelência de pesquisa em comunicação, favorecendo o estreitamento de laços de cooperação internacional, bem como permitindo elevar ainda mais os padrões e competências atualmente existentes. Uma delas prioriza a pesquisa de natureza histórica a respeito da imprensa brasileira, ainda hoje muito marcada pelo memorialismo e carente de investigação empírica consistente. Valorizam-se aqui os estudos de natureza comparada entre o caso brasileiro e as trajetórias latino-americanas e de outros contextos internacionais. Por sua vez, o novo estatuto da imagem na cultura contemporânea é hoje uma questão que mobiliza pesquisadores não apenas do campo da comunicação e dos estudos de mídia, mas também dos estudos literários e culturais, da história e da antropologia visuais. Esta questão tem sido um dos mais profícuos campos de diálogo entre os pesquisadores da ECO/UFRJ e seus colegas em instituições internacionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . Integrantes: Igor Pinto Sacramento - Integrante / Ana Paula Goulart Ribeiro - Coordenador / Mauricio Lissovsky - Integrante / Ana Ligia Leite e Aguiar - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Igor Pinto Sacramento.
    8. 2012-2014. Imagens da modernizacao: a cidade, os artistas comunistas e a televisao brasileira da decada de 1970
      Descrição: O objetivo principal deste projeto de pesquisa é analisar as articulações dos modos de representação da cidade em programas roteirizados ou dirigidos por artistas identificados com o comunismo para a TV Globo nos anos 1970 com a emergência de uma estrutura de sentimento romântico-ecológica, a sua repulsa a determinados aspectos da modernização conservadora e a sua aproximação à alternativa de modernização pecebista. Para tanto, o estudo se deterá nos seguintes aspectos: 1) na dinâmica das estratégicas discursivas e do dialogismo através dos quais os programas apreenderam e retrabalharam a cidade moderno-industrial brasileira; 2) nos processos de estruturação (normalizações, posições, disputas e habitus) do campo televisivo e das mediações realizadas por cada um dos artistas considerados com o campo da produção cultural engajada na década de 1970; 3) nas aproximações e diferenciações com outros programas televisivos e produtos culturais que tematizaram a modernização urbana naquele contexto; e 4) nas práticas de reconhecimento e de valoração atribuídos aos programas pelos pares (agentes do campo televisivo e do da produção cultural engajada) e pela crítica jornalística especializada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Igor Pinto Sacramento - Coordenador / Marcielle Nunes Mota - Integrante / Karina Branco Uchoa - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Universidade Salgado de Oliveira - Cooperação.
      Membro: Igor Pinto Sacramento.
    9. 2012-2014. Imagens televisivas de 1968 e processos historicos da televisao no Brasil e na Argentina: Imagens de massa e imagens para a massa.
      Descrição: O projeto tem por objetivo estudar os processos históricos da televisão brasileira no Brasil e na Argentina nos anos 1960/1970, período em que o meio de comunicação atingiu sua popularização, no bojo de transformações estruturais que incluíram sua renovação estética. Nesse sentido, faz parte do projeto a análise de um conjunto de imagens que estamos denominando ?imagens de massa?: são fundamentalmente imagens do final dos anos 1960, mais especificamente as que retratam as manifestações contra as ditaduras militares no Brasil e na Argentina e que eclodiram nas vias públicas dos dois países em 1968 e 1969. A pesquisa tem, portanto, dois eixos reflexivos: no primeiro mostraremos os processos de transformação da televisão nos dois países no sentido de construir a sua massificação (imagens para a massa); no segundo, nos ocuparemos dessas imagens particulares que representam as multidões (imagens de massa), no caso específico, vozes que se espalharam pelas ruas das grandes cidades no turbilhão das revoltas estudantis de 1968. De que forma essas imagens massa foram representadas pela televisão e como foram usadas? São imagens construídas não apenas para o presente, mas para o futuro, transformando as emissoras de televisão que captam esses momentos extraordinários em participantes de uma história que passa a se desenrolar frente às suas câmeras.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Igor Pinto Sacramento - Integrante / Ana Paula Goulart Ribeiro - Coordenador / Marialva Carlos Barbosa - Integrante / Mirta Varela - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas - Auxílio financeiro.
      Membro: Igor Pinto Sacramento.
    10. 2011-2012. Dias Gomes e os modos de reconhecimento da critica cultural: teatro e televisao
      Descrição: O objetivo geral da pesquisa é escrever a trajetória de Dias Gomes como autor de teledramaturgia da TV Globo, iniciada em 1969 e interrompida por sua morte em 1999, lembrando a sua formação e seus projetos quando era um dramaturgo celebrado nos 1960 e outros envolvimentos dele com a indústria cultural, e analisando as condições que permitiram refluxos e rupturas em relação às suas obras de outrora. Para conseguir realizá-lo, mais três objetivos específicos são propostos. São eles: 1) Analisar o processo de construção social do teledramaturgo Dias Gomes, a partir do que é posto em jogo pela imprensa de grande circulação (O Globo, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Veja), pela imprensa de pequena circulação (Opinião, Movimento e Revista Civilização Brasileira), pela imprensa especializada em televisão (Amiga TV, Intervalo e Mercado Global) e pelas memórias dele, de outros artistas de esquerda e de profissionais de televisão registradas em formato escrito, como biografias publicadas em livros ou artigos e entrevistas em periódicos, em formato oral, em entrevistas para outras pesquisas e para esta que estou propondo, e em formato audiovisual, em participações do escritor em programas de TV. 2) Estudar o reconhecimento, a consagração e a execração do realismo como gênero narrativo distintivo da obra de Dias Gomes em diferentes contextos. 3) Discutir os limites e as possibilidades de atuação desse autor no período em que trabalhou na TV Globo, pensando, a partir disso, as novas formas de realismo propostas pelo teledramaturgo e as antigas formas, propostas pelo dramaturgo, como construções de época, enfocando as mutações da convivência entre o nacional e o popular no Brasil, assim como o aparecimento de novas questões na contemporaneidade. Para tanto, será analisada a produção teledramatúrgica que teve maior repercussão em cada uma daquelas décadas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Igor Pinto Sacramento - Coordenador / Clariana Pereira - Integrante. Financiador(es): Universidade Salgado de Oliveira - Outra.
      Membro: Igor Pinto Sacramento.
    11. 2010-2011. Observatorio Saude na Midia
      Descrição: O Observatório Saúde na Mídia integra, desde 2008, as atividades de pesquisa do Laboratório de Comunicação e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde Laces/ICICT da Fundação Oswaldo Cruz. O Observatório tem como objetivo propiciar uma análise crítica sobre os modos pelos quais os meios de comunicação produzem sentidos sobre o SUS e os temas específicos da saúde e contribuir para a luta pela democratização da comunicação na sociedade em geral e na saúde em particular. Para tanto, prevê o monitoramento diário de alguns dos principais periódicos impressos de grande circulação do Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Igor Pinto Sacramento - Integrante / Kátia Lerner - Coordenador / Izamara Bastos - Integrante / Janine Miranda Cardoso - Integrante / Adriana Kelly-Santos - Integrante / Wilson Couto Borges - Integrante / Inesita Soares de Araújo - Integrante / Pedro Gradella - Integrante / Eliana Martins Marcolino - Integrante. Financiador(es): Fundação para o Desenvolvimento Científicio e Tecnológico em Saúde - Cooperação / Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro.
      Membro: Igor Pinto Sacramento.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (6)
    1. Paraninfo da turma de formandos da Escola de Comunicação da UFRJ, ECO/UFRJ.. 2017.
      Membro: Igor Pinto Sacramento.
    2. Patrono da turma de formandos da Escola de Comunicação da UFRJ, ECO/UFRJ.. 2016.
      Membro: Igor Pinto Sacramento.
    3. Finalista do Prêmio Jabuti na Categoria Comunicação pelo livro Saúde e Jornalismo - Interfaces contemporâneas, Câmara Brasileira do Livro.. 2015.
      Membro: Igor Pinto Sacramento.
    4. Menção Honrosa do Prêmio Compós de Teses, Compós.. 2013.
      Membro: Igor Pinto Sacramento.
    5. Menção Honrosa do Prêmio de Teses da Capes, Capes.. 2013.
      Membro: Igor Pinto Sacramento.
    6. 2º lugar no Prêmio Freitas Nobre, Intercom.. 2011.
      Membro: Igor Pinto Sacramento.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (44)
    1. Marcha Virtual pela Ciência.Fake news e saúde no contexto da Covid-19. 2020. (Seminário).
    2. XXIX Encontro Anual da Compós. Entre câncer e Hiv/Aids: o armário.e as mobilizações da estigmatização da homossexualidade masculina em entrevistas de Reynaldo Gianechini. 2020. (Congresso).
    3. XII Encontro Nacional de História da Mídia. Marialva Barbosa: 40 anos de docência. 2019. (Congresso).
    4. XXVIII Encontro Anual da Compós. A Fábrica de Monstros: corpo, identidade e performances da masculinidade em entrevistas com Léo Stronda. 2019. (Congresso).
    5. 41o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O ethos de um guerreiro: saúde e masculinidade no testemunho de Reynaldo Gianecchini sobre o câncer. 2018. (Congresso).
    6. Seminário do Centro de Estudos do Medicamento (Cemed) da UFMG.As fake news na saúde: questões para entender o contemporâneo. 2018. (Seminário).
    7. VII Historicidades dos Processos Comunicacionais ? Encontro de Grupos de Pesquisa Brasileiros em Comunicação.As diferentes temporalidades da tradição. 2018. (Encontro).
    8. VIII Historicidades dos Processos Comunicacionais ? Encontro de Grupos de Pesquisa Brasileiros em Comunicação.A noção de tradição em Williams e Ricoeur: diálogos possíveis. 2018. (Seminário).
    9. VI Simpósio Acadêmico de Biomedicina da UFMG.Fake News e saúde: questões para entender o contemporâneo. 2018. (Simpósio).
    10. XXVII Encontro Nacional da Compós. O câncer na trajetória de Ana Maria Braga: uma experiência midiatizada. 2018. (Congresso).
    11. International Association of Media and Communication Research (IAMCR-2017). Yellow Fever in Brazil: an outbreak in the press and in the daily life. 2017. (Congresso).
    12. VI Encontro PIMI (Patrimoines-Images-Médias-Identités).O YouTube como arquivo na pesquisa histórica em televisão no Brasil. 2017. (Seminário).
    13. VI Seminário Historicidades dos Processos Comunicacionais.Morte de famosos: uma análise dos obituários do Jornal Nacional. 2017. (Seminário).
    14. V Seminário Historicidades dos Processos Comunicacionais.Biografia, tempo e valor: reconfigurações da imagem de si e do outro. 2017. (Seminário).
    15. V Seminário Internacional PIMI ((Patrimoines-Images-Médias-Identités).Le Youtube, les collectionneurs et la recherche dans l'histoire de la télévision au Brésil. 2017. (Seminário).
    16. XI Encontro Nacional de Pesquisadores de História da Mídia.Historicidades dos Processos Comunicacionais. 2017. (Encontro).
    17. XXVI Encontro Nacional da Compós.A televisualidade midiatizada do testemunho: a dismorfia corporal num canal do YouTube. 2017. (Encontro).
    18. III Seminário Historicidade dos Processos Comunicacionais.Televisão e narrativas pessoais de sofrimentos: proposta de análise. 2016. (Seminário).
    19. III Seminário Internacional PIMI ((Patrimoines-Images-Médias-Identités).Le reporter et le reportage télévisé : l?attentat contre Charlie Hebdo dans le Jornal Nacional et le 20 heures. 2016. (Seminário).
    20. IV Seminário Historicidade dos Processos Comunicacionais. O controle do corpo feminino no Encontro com Fátima Bernardes: subjetividade e narrativa. 2016. (Congresso).
    21. IV Seminário Internacional PIMI (Patrimoines-Images-Médias-Identités).Telejornalismo e histórias de vida. 2016. (Seminário).
    22. XXV Encontro Anual da Compós. A formatação televisiva de experiências traumáticas: uma análise do programa Encontro com Fátima Bernardes. 2016. (Congresso).
    23. 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. As celebridades e as narrativas de superação do vício em drogas. 2015. (Congresso).
    24. 24º Encontro Nacional da Compós. Televisão, memória e narrativas biográficas de celebridades. 2015. (Congresso).
    25. II Seminário Historicidade dos Processos Comunicacionais.A secularização midiática do testemunho: o caso Andressa Urach. 2015. (Seminário).
    26. II Seminário Internacional PIMI (Patrimoines-Images-Médias-Identités).O espetáculo do trauma: narrativas testemunhais de celebridades sobre o bullying num programa de TV. 2015. (Seminário).
    27. International Association of Media and Communication Research (IAMCR-2015). The Forms of Silence: Media Coverage on Neglected Diseases in Brazil. 2015. (Congresso).
    28. I Seminário Historicidade dos Processos Comunicacionais.O câncer como uma experiência de sucesso: o ethos heroico de celebridades em entrevistas e biografias. 2015. (Seminário).
    29. I Seminário Internacional PIMI (Patrimoines-Images-Médias-Identités).Témoignages de la répression et de la résistance: les images de télévision du Brésil en 1968. 2015. (Seminário).
    30. RECom 2015: Seminário Comunicação e Processos Históricos.Jornalismo e História: diálogos e fronteiras na escritura do acontecimento. 2015. (Seminário).
    31. I Encontro Nacional de Pesquisa em Comunicação e Imagem.A participação dos meios de comunicação nos processos de produção social de sentidos. 2014. (Encontro).
    32. Seminario REHIME - Medios, Historia y Sociedad.El imaginario de la juventud en las imágenes televisivas de 1968 en Brasil. 2014. (Seminário).
    33. XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Os célebres diante da dor: o ethos terapêutico e os modos de subjetivação na cultura contemporânea. 2014. (Congresso).
    34. VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Viva Mais Leve: a interpelação lipofóbica de um quadro do programa Bem-Estar. 2013. (Congresso).
    35. XXII Encontro Anual da Compós. O populismo e o neopopulismo no jornalismo televisivo brasileiro. 2013. (Congresso).
    36. XI Congreso Latinoamaricano de Investigadores de la Comunicación. Com outro nome: a Stela Calderón de Dias Gomes. 2012. (Congresso).
    37. XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A carnavalização na teledramaturgia de Dias Gomes: a presença do realismo grotesco na modernização da telenovela. 2012. (Congresso).
    38. Comunistas brasileiros: cultura política e produção cultural.Por uma teledramaturgia épica: a experiência de dramaturgos comunistas na televisão. 2011. (Outra).
    39. XIV Bakhtin Conference. Mikhail Bakhtin and the Brazilian Communication Studies. 2011. (Congresso).
    40. XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia. A vacina, os médicos e as denúncias anônimas: os jornais e os discursos sobre a Influenza H1N1. 2011. (Congresso).
    41. XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O Espaço Autobiográfico Na Enunciação Jornalística: Uma Análise Dos Relatos Pessoais da Experiência Com a Influenza H1N. 2011. (Congresso).
    42. I Encontro de História da Mídia do Estado do Rio de Janeiro.Antes de "O Pagador de Promessas": Dias Gomes e a crítica teatral dos anos 1940-50. 2010. (Encontro).
    43. X Congresso Internacional da Associação de Estudos Brasileiros (Brazilian Studies Association - BRASA). Construindo a brasilidade pré-1960: incursões pela trajetória artístico-intelectual de Dias Gomes. 2010. (Congresso).
    44. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O senso comum e o conhecimento científico nos discursos midiáticos: análise do primeiro mês da campanha de vacinação contra a Influenza H1N1. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. SACRAMENTO, Igor; BARBOSA, M. C. ; CARVALHO, V.. I Conversações ECO-Pós. 2020. Congresso
    2. RIBEIRO, A. P. G. ; SACRAMENTO, Igor. VI Seminário Internacional PIMI - Tempo e temporalidades das mídias: gêneros, testemunhos e patrimônios audiovisuais. 2017. Congresso
    3. RIBEIRO, A. P. G. ; LOPES, F. L. ; DABREU, P. C. ; SACRAMENTO, Igor. Historicidade dos Processos Comunicacionais: III Encontro de Grupos de Pesquisa Brasileiros. 2016. Congresso
    4. RIBEIRO, A. P. G. ; SACRAMENTO, Igor ; LOPES, F. L.. III Encontro Regional Sudeste de História da Mídia. 2014. Congresso
    5. SACRAMENTO, Igor; RIBEIRO, A. P. G. ; BARBOSA, M. C.. II Colóquio Brasil-Argentina: Processos Históricos e Narrativas Audiovisuais. 2014. Congresso
    6. SACRAMENTO, Igor; RIBEIRO, A. P. G. ; BARBOSA, M. C.. Colóquio Brasil - Argentina: Processos Históricos e Narrativas Audiovisuais. 2013. Congresso

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:27