Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Hernan Ramiro Ramirez

Hernán Ramiro Ramírez concluiu a Licenciatura (1989) e o Bacharelado em História (1992) e o Mestrado em Partidos Políticos (1998), todos pela Universidad Nacional de Córdoba (Argentina), tendo seus diplomas revalidados no Brasil. Doutorou-se em História, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Realizou pós-doutorado na área de Ciência Política no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, entre 2005 e 2006. Atua na área de História, com ênfase em História Latino-Americana, e de Ciência Política, com ênfase em Classes Sociais e Grupos de Interesse e na Análise Institucional. Atualmente é Bolsista Produtividade (nível 2) do CNPq, Professor Pesquisador da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, atuando na área de História da América, no ensino de graduação e pós-graduação stricto e latu senso, como criador da Especialização América Latina e o Sul Global, Professor Externo Permanente da Maestria em Partidos Políticos da Universidad Nacional de Córdoba e membro de Grupo de Trajo de CLACSO. Foi professor regular da Universidade Estadual de Londrina (Brasil), da Universidad Nacional de Córdoba e da Universidad Empresarial Siglo 21 (Argentina). Como professor visitante ministrou cursos de pós-graduação stricto sensu na Universidad Alberto Hurtado (Chile), na Universidade Nacional de Córdoba, na Universidad Nacional de Rosario e na Universidad Nacional de Mar del Plata (Argentina) e na Universidade Estadual de Maringá. É consultor do CONICET e FONCyT (Argentina), do FONDECyT (Chile), do Irish Research Council (Irlanda), da CAPES e do CNPq (Brasil), coordenador do projeto de pesquisas O Neoliberalismo além da teoria econômica: elementos paraeconômicos na sua constituição como ideologia a partir dos casos de Chile, Brasil e Argentina durante suas etapas de enraizamento e consolidação, com financiamento.da FAPERGS e do CNPq, vinculado à Bolsa Produtividade, atuando igualmente à frente do Open Lab, do Webinar Internacional e do Grupo de Pesquisas do Diretório do CNPq Elementos Paraeconômicos do Neoliberalismo. Coordenou e pertenceu a projetos de pesquisa que receberam auxílios do CNPq, da CAPES, da Fundação Araucária e da FAPERGS (Brasil), e do CONICOR (Argentina). Atua como editor da Revista Latino-Americana de História e no passado de Antíteses, da qual fora seu fundador, assim como integra os Conselhos Editoriais de outras publicações acadêmicas do Brasil, da Argentina e da Espanha. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/3958588915779963 (13/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Centro de Ciências Humanas. Avenida Unisinos Cristo Rei 93022750 - São Leopoldo, RS - Brasil - Caixa-postal: 275 Telefone: (51) 35908411 URL da Homepage: https://www.unisinos.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: História
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2021-Atual. Conformacao, crise e transformacao dos mercados: um projeto transversal
      Descrição: Diante do atual contexto de crise capitalista geral, que nos leva a pensar numa iminente reformulação, de acordo com diversos indicadores, a presente proposta aponta para estudar o que consideramos ser seu ponto neurálgico, os mercados, pois por eles ocorrem as trocas dentro do sistema. Mais do que um projeto, o que se presente é construir uma plataforma de pesquisa, com caráter transdisciplinar e global. Seu objetivo é de análise do fenômeno da conformação, crise e transformação dos mercados, mas também procura fazer intervenções a partir dos resultados alcançados, visando uma maior colaboração da Universidade com a sociedade. Trabalhará como ponto de encontro de pesquisadores da Unisinos, de outras universidades, nacionais e estrangeiras, e atores estatais e da sociedade civil, que gerem projetos específicos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hernán Ramiro Ramírez - Coordenador.
      Membro: Hernan Ramiro Ramirez.
    2. 2020-Atual. El desencanto democratico en America Latina: amenazas y oportunidades para el cambio
      Descrição: El objeto de estudio de esta investigación es la comprensión del desencanto con la democracia en América latina, centrándonos en sus manifestaciones más actuales, para determinar las amenazas y las oportunidades contenidas en estos procesos para el avance democrático en cuanto forma de gobierno y como modo de convivencia social. Dada la complejidad de esta investigación, su desarrollo será en dos etapas. La primera etapa está programada para desarrollarse en varias fases: 1) construcción de una visión exploratoria que intenta hacer una puesta al día de la literatura y los datos empíricos disponibles para toda la región, 2) habiendo determinado las variables más importantes para explicar el desencanto democrático, proceder a elaborar un informe individualizado para un grupo de países de la región, 3) formulación de hipótesis de comprensión y un primer listado de amenazas y oportunidades. La segunda etapa se prevé como un estudio político comparado en los países seleccionados de la región, cuya especificidad se diseñará de acuerdo con los resultados obtenidos en la primera etapa. Esta investigación pretende servir a las instituciones de educación superior de la Compañía de Jesús, a sus centros y redes socio-pastorales y a la ciudadanía en general, para contribuir a fortalecer la democracia como forma institucionalizada de manejo del conflictos y de resolver los retos de la convivencia y la acción colectiva, sin negar la pluralidad ni suprimir la diversidad existente entre individuos, partidos, grupos, clases y corrientes ideológicas. De esta manera, al decir del propio P. General, estaremos contribuyendo con la reconciliación, la paz y la justicia en la región.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hernán Ramiro Ramírez - Coordenador / Padre Francisco José Virtuoso - Integrante. Financiador(es): Konrad Adenauer Stiftung - Matriz Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.
      Membro: Hernan Ramiro Ramirez.
    3. 2019-Atual. O Neoliberalismo alem da teoria economica: elementos para-economicos na sua constituicao como ideologia a partir dos casos de Chile, Brasil e Argentina durante suas etapas de enraizamento e consolidacao.
      Descrição: Pesquisas recentes apontam para o nascimento do neoliberalismo como uma teoria econômica que amalgamou enunciados de diversas linhagens, europeias e americanas, que passaram por sucessivas cristalizações até se converter na ideologia que assumiria a etapa capitalista conhecida como de globalização, portanto excedendo os enunciados puramente econômicos para abarcar o social como um todo, tendo reflexos na esfera política de modo muito amplo, com impacto em todas as outras. Sendo bastante conhecidos seus enunciados de tipo econômico, este projeto se abocará a estudar parte dos elementos para-econômicos do neoliberalismo, tratando de compreender, através de uma análise transnacional, comparativa e inter/transdisciplinar, como são partes de um processo comum, mas com peculiaridades locais, no qual essa ideologia foi se amalgamando através de uma imbricação com outros discursos com o fim de abrir uma nova etapa de acumulação capitalista. De forma concreta, interessa conhecer os aportes que recebeu do pensamento católico e militar, segmentos que foram fundamentais para cristalizar as primeiras políticas de corte neoliberal nos países do Cone Sul da América Latina, após golpes de Estado, bem como a influência que o neoliberalismo exerceu em outros discursos, introduzindo sua lógica para assim se solidificar, particularmente no mundo do trabalho, da seguridade social, da educação e dos tramados jurídicos, do qual a Constituição chilena de 1980 é um claro exemplo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hernán Ramiro Ramírez - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
      Membro: Hernan Ramiro Ramirez.
    4. 2018-Atual. Religiao e politica em tempos de golpes e ditaduras: adesao, acomodacao, negociacao, resistencia e confronto da Igreja catolica no contexto latino-americano
      Descrição: O projeto procura compreender a relação entre Religião e Política na conjuntura que precede e segue aos golpes de Estado acontecidos nos países do Cone Sul da América Latina, mais especificamente Brasil, Chile e Argentina. Para isso, foca nas transmutações seguidas pelas trajetórias de diversos prelados da Igreja católica, que serão escolhidos por sua liderança e por representarem tipos particulares nas mudanças ocorridas durante o período. Parte-se da ideia de que os golpes de Estados são produto da decomposição do sistema democrático e uma resposta à radicalização que os países experimentavam, colocando em questão o próprio status quo. Diante disto, esses membros responderam inicialmente aderindo aos esforços de deslegitimação dos governos constituídos e até participando das ações golpistas. No entanto, por questões internas à própria Igreja católica e por terem assumido essas ditaduras rasgos repressivos, como condição prévia para implementar seus projetos refundacionais, muitos deles começaram a se distanciar, adotando um tom mais crítico. Nessa mudança de atitude, alguns se acomodaram à situação de modo mais passivo, já outros negociaram ou resistiram pacificamente, tendo casos em que passaram ao confronto direto. A importância da Igreja católica nesse processo é inquestionável, já que seu discurso era chave nas justificativas que antecederam aos golpes de Estado e que ajudaram a consolidar as ditaduras num primeiro momento. Do mesmo modo, o distanciamento experimentado posteriormente será fundamental para entender a decomposição das coalizões golpistas, que tinham interesses heterogêneos, assim como as diversas nuances internas às ditaduras, que não foram homogêneas e registraram diversos momentos, alguns com duros enfrentamentos ao seu interior, que não apenas colocou militares frente a frente, mas também aliados civis e religiosos. A proposta responderá a esses interrogantes na base de pesquisa documental e bibliográfica. Além de sistematizar a abundante bibliografia existente, a pesquisa estará distribuída por diversos repositórios nos que se encontra documentação primária e secundária referente à temática central.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hernán Ramiro Ramírez - Coordenador.
      Membro: Hernan Ramiro Ramirez.
    5. 2017-2020. Identificacao e mapeamento de linhagens neoliberais nos corpus eideticos de Institutos de Estudos Economicos da Argentina, do Brasil e do Chile
      Descrição: O projeto se propõe identificar e mapear as principais linhagens neoliberais que circularam e se enraizaram na Argentina, no Brasil e no Chile durante a segunda metade do século XX, em particular a ordoliberal, Escola Austríaca de Economia, Escola de Chicago e Escola da Escolha Pública ou de Virgínia, enfatizando a imbricação dessas ideias entre si e com a ação de um conjunto delimitado de instituições e atores que se tornaram opções de poder, em sentido amplo, seja esse econômico-social ou político-ideológico, e que foram determinantes na elaboração de políticas econômicas e na criação do ambiente necessário para firmá-las na região.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hernán Ramiro Ramírez - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Hernan Ramiro Ramirez.
    6. 2015-2018. Agenda e acoes do Banco Mundial para a reforma dos Estados latino-americanos (1980-2014)
      Descrição: Propõe-se investigar qual é a agenda de reforma dos Estados latino-americanos impulsionada pelo Banco Mundial entre 1980 e 2014, e quais linhas de ação o Banco adotou para viabilizá-la. Parte-se da hipótese mais geral de que o Banco opera na interseção entre os campos político, econômico e intelectual, devido à sua condição singular de emprestador, formulador de políticas, ator social e disseminador de idéias e prescrições sobre o que fazer em matéria de desenvolvimento capitalista, em clave anglo-saxônica. A pesquisa tem quatro objetivos centrais: a) analisar a fundamentação conceitual da agenda de reforma do Estado acionada pelo Banco, o que remete ao debate mais amplo sobre a relação entre Estado e mercado no desenvolvimento econômico; b) sistematizar e analisar as principais prescrições do Banco para a reforma dos Estados latino-americanos, identificando suas nuances conjunturais ao longo do período de 1980 a 2014; c) identificar e problematizar os nexos existentes entre a pauta da reforma do Estado e a agenda mais ampla de ajuste macroeconômico e institucional apregoada e financiada pelo Banco aos países da região; d) cartografar para quais países, em qual intensidade e para que linhas de ação específicas os empréstimos do Banco Mundial para a reforma dos Estados latino-americanos foram direcionados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hernán Ramiro Ramírez - Integrante / João Márcio Mendes Pereira - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
      Membro: Hernan Ramiro Ramirez.
    7. 2014-2017. Institutos Economicos neoliberais: uma perspectiva transnacional e comparativa da imbricacao de ideias, instituicoes e poder na Argentina, no Brasil e no Chile durante a segunda metade do seculo XX
      Descrição: O objetivo principal do projeto é analisar de forma comparativa, transnacional e inter/transdisciplinar o papel dos institutos de pesquisa econômica (habitualmente chamados de think tanks) que enraizaram e consolidaram o neoliberalismo na Argentina, no Brasil e no Chile, tratando de compreender como são partes de um processo comum, mas com peculiaridades locais. Como ideologia, o neoliberalismo surgiu na década de 1940 da confluência de várias correntes ideológicas, não apenas vinculado com ideias econômicas, mas também de outros âmbitos, particularmente político-jurídicos, sociais, teleológicos e epistemológicos, que constituíram um novo paradigma do pensamento e da formulação de políticas públicas que tiveram profundo impacto ao introduzirem amplas reformas. Esse processo se deu através da imbricação em tais entidades de vários tipos de atores, particularmente de membros do meio empresarial, tecnocratas ou intelectuais, políticos e dos meios de comunicação, que muitas vezes operaram em redes, geralmente transnacionais. Destes institutos, centramos o nosso universo naqueles que tiveram maior protagonismo e significação, em particular, um instituto alocado na Pontifícia Universidad Católica Santiago de Chile, o Centro de Estudos Públicos (CEP) e Libertad y Desarrollo (LyD), para o Chile; a Fundación de Investigaciones Económicas Latinoamericana (FIEL), a Fundación Mediterránea (FM) e o Centro de Estudios Macroeconómicos de Argentina (CEMA), depois convertido em universidade (UCEMA), para a Argentina; e o Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPÊS) e os Institutos Liberais (Ils), para o Brasil. Devido às suas claras intencionalidades políticas, esses grupos inficionaram o poder de múltiplas maneiras, seja em períodos democráticos como em outros autoritários, com um amplo repertório de ações que pesquisaremos, tanto aquelas comuns como outras que representem nuances particulares, em especial sobre linhagens ideológicas, modos de estruturar-se e atuar diferentes. O projeto será desenvolvido na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) por uma equipe de sete membros (alguns de outras universidades e em diferentes estágios formativos) que dialoga com uma ampla rede de pesquisa multinacional e interdisciplinar com viés histórico. Além de continuar e aprofundar uma trajetória anterior, a temática a ser abordada está em sintonia com a linha de pesquisa ?Poder, ideias e instituições?, do PPGH da UNISINOS, que tem os ?Estudos Históricos Latino-americanos? como área de concentração. Embora sua amplitude, o projeto é um desprendimento de outro que desenvolvemos desde 2011, no qual abordamos o neoliberalismo de forma genérica nos países do Cone Sul da América Latina, que avançou significativamente nos casos brasileiro e argentino, incorporando o Chile em menor grau, e que nos forneceu um marco geral do processo no qual esses institutos estavam inseridos. Para atingir os objetivos propostos, desenvolveremos uma ampla pesquisa bibliográfica, em fontes secundárias, hemerográficas e primárias, principalmente, empregando métodos comparativos, transnacionais, prosopográficos, em alguns casos biográficos, relacionais e da história oral, entre outros. Procedimentos que estão imbricados com outros projetos desenvolvidos por pesquisadores de outros países.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hernán Ramiro Ramírez - Coordenador / Luciana da Luz Silva - Integrante / Karin Fischer - Integrante / Silvina Oviedo - Integrante / Ary César Minella - Integrante / Dieter Plehwe - Integrante / José Francisco Puello Socarras - Integrante / Tor Opsvik - Integrante / Thiago Aguiar de Moraes - Integrante / María Paula de Büren - Integrante / Sergio Daniel Morresi - Integrante / Ericson Flores - Integrante / Mateus da Fonseca Capssa Lima - Integrante / Diego Garcia Braga - Integrante / João Márcio Mendes Pereira - Integrante / Martina Spohr Gonçalves - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Hernan Ramiro Ramirez.
    8. 2012-2014. O neoliberalismo sul-americano: perspectiva comparativa de Argentina, Brasil e Chile na segunda metade do seculo XX
      Descrição: O presente projeto de pesquisa será desenvolvido na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e reúne uma equipe multinacional e interdisciplinar composta por 5 pesquisadores do Brasil, da Argentina, do Chile e da Áustria, com formação em nível de doutorado nas áreas de História, Ciência Política, Filosofia e Estudos Latino-americanos, e outros 3 colaboradores da Argentina e do Brasil, graduados e em processo formativo em nível de pós-graduação nas áreas de História e Estudos Latino-americanos, com a perspectiva de integrar novos integrantes. Além de continuar uma trajetória de pesquisas anteriores, a temática a ser abordada está em sintonia com a linha de pesquisa ?Poder, ideias e instituições?, do Programa de Pós-graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), que tem os ?Estudos Históricos Latino-americanos? como sua área de concentração, e se imbrica com alguns projetos desenvolvidos pelos pesquisadores nas suas instituições de origem. A intenção é analisar comparativamente o surgimento do neoliberalismo nos casos da Argentina, do Brasil e do Chile, tratando de compreender como são parte de um processo comum, mas com peculiaridades locais. Essa ideologia teve seu auge nas décadas de oitenta e noventa, mas sua emergência se deu muito antes, na década de cinqüenta, como resposta internacional às crises de que padecia o capitalismo na sua variante fordista, em nível geral, e o modelo substitutivo latino-americano, em particular. Crises estas que provocavam uma radicalização crescentemente questionadora da ordem de dominação, que ganhava sofisticação ao contar com o auxílio de doutrinas econômicas, que os grupos contrários deviam contestar mediante a elaboração de um corpus eidético que lhes fizera oposição. Notadamente pertencente ao âmbito econômico, o ideário neoliberal também permeou os campos social, político e cultural, em sentido amplo, passando a constituir um novo paradigma. Projeto aprovado no mérito pelo CNPq (2011). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Hernán Ramiro Ramírez - Coordenador / Marcelo Norberto Rougier - Integrante / Pedro Fonseca - Integrante / Eduardo Devés Valdés - Integrante / Karin Fischer - Integrante / Silvina Oviedo - Integrante / Ary César Minella - Integrante / Dieter Plehwe - Integrante / José Francisco Puello Socarras - Integrante / Tor Opsvik - Integrante / Cássio Felipe de Oliveira Pires - Integrante / Thiago Aguiar de Moraes - Integrante / Caroline Rippe de Mello Klein - Integrante / Fabricio Mengue Nunes - Integrante / Bárbara Beatriz Silveira Darski - Integrante / Ana Maria Umgelter - Integrante / Mariana Alliatti Joaquim - Integrante / Janine Oliveira da Cruz Schwartz - Integrante / Geise Bernardo - Integrante / Kellen Fraga de Andrade - Integrante / María Paula de Büren - Integrante / Sergio Daniel Morresi - Integrante / Ericson Flores - Integrante / Martina Spohr - Integrante / Fabricio Safadi Cardoso - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro / (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Hernan Ramiro Ramirez.
    9. 2011-2012. Imbricando interesses: a relacao entre sociedade civil e governos autoritarios no Brasil e na Argentina. Uma perspectiva comparada
      Descrição: O projeto foi inicialmente desenvolvido na Universidade Estadual de Londrina e a partir de agosto de 2011 na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Além de continuar uma trajetória de trabalhos anterioresa intenção é analisar como setores da sociedade civil se engajaram na deflagração dos golpes de Estado e, posteriormente, na consolidação das ditaduras que se instalaram no Brasil e na Argentina, procurando conhecer como esses grupos atuaram aportando diversos tipos de recursos, especialmente materiais, quadros humanos e expertisse, e outorgaram legitimidade, uma vez instalados esses regimes, ajudando-os a se estender por um amplo período. Para atingir esse objetivo, os membros da equipe desenvolverão pesquisas delimitadas através de uma distribuição de tarefas que respeitará seus graus de formação e interesses particulares, as quais focarão a análise em grupos econômicos, sindicais, tecnocráticos ou intelectuais e da Igreja católica, assim como em alguns meios de comunicação. A hipótese norteadora sustenta que na década de 1960 Brasil e Argentina experimentaram uma crise de hegemonia, especialmente com o aumento dos conflitos sociais urbanos e rurais, e, por tal motivo, grupos da sociedade civil, conjuntamente com outros atores estatais e políticos, deveram participar mais ativamente para retomar o controle da situação econômica, social e política, propiciando a desestabilização dos regimes democráticos então vigentes, deflagrando golpes de Estado e ajudando a instaurar e consolidar as ditaduras deles decorrentes, para restabelecer seu domínio, permitindo, em fase posterior, o retorno democrático.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Hernán Ramiro Ramírez - Coordenador / Isabel Bilhão - Integrante / Emilio Alapanian Colman - Integrante / Ivan Brambilla Teixeira - Integrante / Marcelo Norberto Rougier - Integrante / Simone Miranda de Souza - Integrante / Talita Vidigal Terciotti - Integrante / Anderson Carlos de Oliveira - Integrante / Gustavo Wada Ferreira - Integrante / Vanessa Caroline da Cruz - Integrante / Dayane Cristina Guarnieri - Integrante / Silvina Oviedo - Integrante / Cintia Cristiane Pereira de Souza - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 66
      Membro: Hernan Ramiro Ramirez.
    10. 2010-2011. Laboratorio de Estudos sobre America Latina (LEAL)
      Descrição: O Laboratório desenvolverá diversas atividades de pesquisa, estudo e extensão que promovam o intercâmbio entre pesquisadores formados e em formação, dedicados às análises sobre América Latina. Devido a trajetórias prévias, o Laboratório assumirá, de início, alguns destes objetos de estudos: mudança no pensamento e nas políticas latino-americanas na metade final do século XX; democracia e autoritarismo; e a constituição e atuação de grupos dirigentes regionais no século XX.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hernán Ramiro Ramírez - Coordenador.
      Membro: Hernan Ramiro Ramirez.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (43)
      1. ADLAF: Grupo de Trabajo Relaciones Internacionales. Simposio online: Latinoamérica en el nuevo contexto internacional.La influencia alemana en el pensamiento y las políticas económicas brasileñas: desde mediados de los cincuenta a los setenta. 2020. (Simpósio).
      2. Webinar Internacional Open Lab "Elementos Paraeconômicos do Neoliberalismo".Direitas Neoliberais no Brasil e na Argentina. 2020. (Seminário).
      3. X Jornadas de Estudios de las Ideas y del Pensamiento Latinoamericano Profesor Javier Pinedo, 2020. El neoliberalismo y su mestizaje latinoamericano: de la periferia al centro. 2020. (Congresso).
      4. CIHIS Congresso Internacional de História da UFSM. Neoliberalismo e autoritarismo: desvelando sua relação sistémica a partir de casos do Cone Sul da América Latina. 2019. (Congresso).
      5. Las relaciones corporaciones-Estado en Brasil y Argentina y el giro conservador.Las relaciones corporaciones-Estado en Brasil y Argentina y el giro conservador. 2019. (Seminário).
      6. 56 th International Congresso of Americanists (ICA). Neoliberalismo y discurso nacional: una cara de la Paradoja Expositor Ortodoxa en el Cono Sur de América Latina. 2018. (Congresso).
      7. Seminário Nacional Empresariado e Ditadura no Brasil.Mesa redonda "Empresariado e repressão a trabalhadores nas ditaduras brasileira e argentina". 2018. (Seminário).
      8. Tercer Coloquio ?Pensar las derechas en América Latina en el siglo XX?. T. 2018. (Congresso).
      9. 9º Congreso Latinoamericano de Ciencia Política, organizado por la Asociación Latinoamericana de Ciencia Política (ALACIP). Formatos de la represión en los engranajes dictatoriales: Brasil y el Cono Sur. 2017. (Congresso).
      10. II Congresso Internacional de Estudos Históricos Latino-americanos (II CI EHILA). O paradoxo ortodoxo: o neoliberalismo entre o autoritarismo e a democracia. 2017. (Congresso).
      11. II Colóquio Discente de Estudos Históricos Latino-americanos - Conexões Brasil e América Latina.II Colóquio Discente de Estudos Históricos Latino-americanos - Conexões Brasil e América Latina. 2016. (Outra).
      12. I Workshop do GIEID-ALACIP.O neoliberalismo além do pensamento único. 2016. (Outra).
      13. V Congreso Latinoamericano de Historia Económica. Trayectoria intelectual y política de Roberto Campos. 2016. (Congresso).
      14. I Congresso Internacional de Estudos Históricos Latino-americanos (I. Debates sobre o conceito da natureza das ditaduras do Cone Sul na literatura acadêmica. 2015. (Congresso).
      15. IV Congreso Ciencias, Tecnologías y Culturas. Diálogo entre las Disciplinas del Conocimiento. Mirando al Futuro de América Latina y el Caribe. Hacia una Internacional del ConocimientoT. Think tanks y privatización del espacio político: un examen desde el cono sur en el último tercio del siglo pasado. 2015. (Congresso).
      16. XXII Mostra UNISINOS de Iniciação Científica e Tecnolótica. Avaliador. 2015. (Congresso).
      17. Congresso Internacional ?1964-2014 ? o cinquentenário do golpe que ceifou o processo democrático: história & memórias?. Além do golpe e da repressão: a ditadura brasileira e suas peculiaridades como projeto refundacional no contexto global. 2014. (Congresso).
      18. Conversações Interculturais no Sul Global. Lutas em torno das ideias econômicas: do enraizamento da dependência à quebra do pensamento único. 2014. (Congresso).
      19. III Congreso Internacional de Pós-graduações e Pesquisas Latinos em Administração e Estudos Organizacionais. A Administração e os Estudos Organizacionais no Contexto Latino-americano. Panel - Intregación Latinoamericana: multiples dimensiones. 2014. (Congresso).
      20. IV Congreso Latinoamericano de Historia Económica. La polémica entre liberalismo y desarrollismo: un continuum entre dos polos. 2014. (Congresso).
      21. I Encontro de História Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul "Espaços de Saber e Poder: instituições e seus agentes na Perspectiva da História Social".A prosopografia além do método: usos no estudo do Neoliberalismo. 2013. (Encontro).
      22. III Congreso ?Ciencias, Tecnologías y Culturas. Diálogo entre las disciplinas del conocimiento. Mirando al futuro de América Latina y el Caribe?. Confluencias y matices en los programas económicos de las dictaduras brasileña y chilena. 2013. (Congresso).
      23. III Jornadas de estudios sobre las ideas. La naturaleza del neoliberalismo: una interpretación más allá de lo nacional, disciplinar y paradigmático. 2013. (Congresso).
      24. IV Jornadas de Historia Política. El Pasado Reciente en el Cono Sur: Miradas Interdisciplinarias. 2013. (Congresso).
      25. IX Congresso Internacional de Estudos Ibero-Americanos. Dimensões do Poder: História, Política e Relações Internacionais. T. 2013. (Congresso).
      26. Pensamiento Latinoamericano: las maneras de pensarse y estructurarse de nuestras intelectualidades.As ideias econômicas na AL: a luta pela hegemonia. 2013. (Seminário).
      27. XIV Jornadas Interescuelas/Departamentos de Historia. Confluencias y matices en los programas económicos de las dictaduras brasileña, chilena y argentina. 2013. (Congresso).
      28. 54th International Congress of Americanists. El neoliberalismo sudamericano en su fragua: algunas ideas, muchos intereses. 2012. (Congresso).
      29. III Congreso Latinoamericano de Historia Económica (CLADHE) e XXIII Jornadas de Historia Económica (JHE). Simposio Redes, Corporaciones y Asociaciones Empresariales. Latinoamerica en el Largo Plazo. 2012. (Congresso).
      30. III Congreso Latinoamericano de Historia Económica (CLADHE) e XXIII Jornadas de Historia Económica (JHE). Receitas de bolo, Reformas de Base e Ladrillos: confluências e atores nos programas econômicos das ditaduras brasileira e chilena. 2012. (Congresso).
      31. II International Sociological Association (ISA) Forum of Sociology. La imbricación estado, grupos dominantes y think tanks en los orígenes del neoliberalismo del Cono Sur. 2012. (Congresso).
      32. X Econtro Internacional da ANHPLAC.Informes Rettig e Valech (1 e 2): reflexões sobre História, Memória, Verdade e Justiça no Chile recente. 2012. (Encontro).
      33. X Entontro Internacional da ANPHLAC. Debates contemporâneos: As revistase e a valiação CAPES. 2012. (Congresso).
      34. Colóquio Interdisciplinar ?Elites: história e método?. Por dentro das publicações empresariais. 2011. (Congresso).
      35. Estados e Sociedade Civil - Ditaduras na América Latina do Século XX.Debatedor da comunicação: El Derrocamiento de Illia (1966). Consenso de Terminación y Liderazgo Alternativo. 2011. (Seminário).
      36. I Seminário Internacional do Tempo Presente.Culturas Políticase Tempo Presente. 2011. (Seminário).
      37. I Seminário Internacional do Tempo Presente.Las dictaduras de Brasil y Argentina: su carácter cívico militar, de contrarrevolución y refundacional. 2011. (Seminário).
      38. Terceras Jornadas de Historia de la Industria y los Servicios. El comportamiento del empresariado industrial frente a las políticas de desindustralización: un análisis comparativo a partir de los casos de Argentina, Brasil y Chile. 2011. (Congresso).
      39. XII Corredor das Ideias do Cone Sul. Nosso rosto Latinoamericano. As ideias. As experiências. As culturas. La emergencia de la tecnocracia y la privatización del saber económico: estudio a partir de los casos argentino, brasileño y chileno. 2011. (Congresso).
      40. Corporaciones y Grupos de Poder en la Argentina del Bicentenario: pasaso y presente. Fundación Mediterránea, Burguesia Industrial y Asociaciones Corporativas. 2010. (Congresso).
      41. II Segundo Congreso Internacional ?Ciencias, tecnologías y culturas. Diálogo entre las disciplinas del conocimiento. Del. 2010. (Congresso).
      42. IX Encontro Internacional da Anphlac.Ascenso e ocaso dos guardiões da ortodoxia argentina: 45 anos de história da Fundación de Investigaciones Económicas Latinoamericanas (FIEL). 2010. (Encontro).
      43. Mesa Redonda: Ditadura Militar: modernização ou modernidade.Ditadura Militar: modernização ou modernidade. 2010. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (20)
      1. RAMÍREZ, Hernán. Webinar Internacional Open Lab Elementos Paraeconômicos do Neoliberalismo 1o. Ciclo 2020. 2020. (Outro).. . 0.
      2. CALDEIRA, Odilón Neto ; RAMÍREZ, Hernán. Simpósio Direitas, História e Memória. CIHIS Congresso Internacional de História da UFSM. 2019. Congresso
      3. RAMÍREZ, Hernán. II Congresso Internacional de Estudos Históricos Latino-americanos (II CI EHILA). 2017. (Congresso).. . 0.
      4. JAUREGUI, Anibal ; RAMÍREZ, Hernán ; PERISINOTTO, Renato Monseff. Simpósio Temático 38. Liberalismo y desarrollismo en América Latina. 1950-2000. 2016. Congresso
      5. RAMÍREZ, Hernán. Simpósio 1: Ditaduras, exílio e literatura testemunhal na América Latina / CI-EHILA. 2015. (Congresso).. . 0.
      6. RAMÍREZ, Hernán; JAUREGUI, Anibal. Simposio 9: Liberalismos e Desarrollismos en América Latina. 1950-2000. IV Congreso Latinoamericano de Historia Económica. 2014. Congresso
      7. RAMÍREZ, Hernán; FONSECA, Pedro ; FISCHER, Karin ; ROUGIER, Marcelo. Simposio nº 7: América Latina se mira a sí misma: trayectorias de su pensamiento económico en el siglo XX. 2013. Congresso
      8. RAMÍREZ, Hernán. Comentarista Simpósio 54 "Itinerarios del pensamiento económico latinoamericano durante el siglo XX: debates y prácticas" das XIV Jornadas Interescuelas de Historia. 2013. (Congresso).. . 0.
      9. RAMÍREZ, Hernán. Moderador Mesa ntelectualidades, propuestas y contextos culturales III Jornada de Estudios de las Ideas. 2013. (Congresso).. . 0.
      10. RAMÍREZ, Hernán; FISCHER, Karin. Simpósio ?Neoliberalism, political entrepreneurs and think tank networks in Latin America?, 54th International Congress of Americanists. 2012. Congresso
      11. RAMÍREZ, Hernán; JOFFILY, Marina. Mesa Redonda "Dictaduras Militares no Cone Sul: Passado e Presente. 2012. Congresso
      12. RAMÍREZ, Hernán. Terceras Jornadas de Historia de la Industria y los Servicios. 2011. (Congresso).. . 0.
      13. RAMÍREZ, Hernán. Simposio ?Itinerários del pensamiento económico en América Latina: del desarrollismo al Neoliberalismo? , II Segundo Congreso Internacional ?Ciencias, tecnologías y culturas. Diálogo entre las disciplinas del conocimiento. Mirando al futuro de América Latina y el Caribe?. 2010. (Congresso).. . 0.
      14. RAMÍREZ, Hernán. XXV Simpósio Nacional de História ?História e Ética?. 2009. (Congresso).. . 0.
      15. RAMÍREZ, Hernán. III Encontro Nacional Associação Brasileira de Estudos da Defesa (ABED) "A Estratégia Nacional de Defesa". 2009. (Congresso).. . 0.
      16. RAMÍREZ, Hernán. XII Jornadas Interescuelas Departamentos de Historia. 2009. (Congresso).. . 0.
      17. RAMÍREZ, Hernán. I SPHS - Simpósio Perspectivas em História Social - II Seminário de Pesquisa do Programa de Mestrado em História Social. 2008. (Congresso).. . 0.
      18. RAMÍREZ, Hernán. Coordenador de Sessão de Comunicações do III Seminário Internacional de História: ?Instituições, Fronteiras e Política na História Sul-Americana? ? XIII Seminário do Departamento de História ? III Fórum do Programa de Pós-graduação em História. 2007. (Congresso).. . 0.
      19. RAMÍREZ, Hernán. Mesa 6 Empresários e Relações de Trabalho na América Latina da AT 14 Trabalhadores e Empresários: Reestruturação Econômica e Políticas Neoliberais do 3o. Congresso Latinoamericano de Ciência Política "Democracia & Desigualdades". 2006. (Congresso).. . 0.
      20. RAMÍREZ, Hernán. Comentarista nas XX Jornadas de Historia Económica. 2006. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:48