Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Vander Casaqui

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP, 2005), com Pós-Doutorado pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL, 2013, financiado com bolsa CAPES). Fez Mestrado na ECA-USP (2000) e Graduação em Publicidade e Propaganda na Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (1994), tendo atuado profissionalmente como redator publicitário. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo - Umesp, desde 2018. Atuou como Coordenador do PósCom Umesp e Membro do Comitê Gestor de Pós-Graduação Stricto Sensu da instituição no período de 8/2019 a 8/2021. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 (desde 3/2020). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq CORTE - Comunicação e Retóricas do Trabalho, do Consumo e do Empreendedorismo (Umesp, desde 2019). Foi docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM por 11 anos (2007 a 2018); foi coeditor da Revista Comunicação, Mídia e Consumo entre os números 32 e 43 (2014 a 2018). Foi Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Inspiratio - Comunicação, Cultura Empreendedora e Consumo (ESPM, 2015-2018). Foi pesquisador associado ao Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT - ECA-USP) e ao GP 1 Dia, 7 Dias - Grupo de Pesquisa em Mídias (PUC-SP). Foi Coordenador do Encontro de Grupos de Trabalho do Congresso Comunicon - ESPM (2011-2013); Vice-Coordenador do GT Comunicação e Sociabilidade do Encontro da Compós (2015-2017); Vice-Coordenador do GT Discurso y Comunicación do ALAIC (2011 a 2016). Tem experiência de pesquisa, orientação e docência na área de Comunicação e Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Processos da Comunicação; Cultura Empreendedora; Cultura da Inspiração; Comunicação e Consumo; Análise Crítica do Empreendedorismo; Empreendedorismo Social; Comunicação e Trabalho; Publicidade e Propaganda; Estratégias de Publicização; Análise do Discurso; Ethos Publicitário; Estudos de Linguagem; Dialogismo. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2018-Atual. Narrativas no contexto da cultura empreendedora: estrategias discursivas e mercadologicas de institucionalidades, marcas e subjetividades
      Descrição: Este projeto trata das narrativas como objeto de estudo, no contexto da cultura empreendedora de nosso tempo (cf. DARDOT; LAVAL, 2016). Ao abordarmos criticamente o tema do empreendedorismo no campo da comunicação e na relação das institucionalidades com os sentidos atribuídos socialmente a esse tema - que ultrapassa os aspectos econômicos para se configurar num paradigma de nosso tempo -, buscamos analisar o papel fundamental das narrativas, que articulam contexto e materialidade discursiva, espírito do tempo e cultura corporativa, economia e trajetórias de vida. Discutimos, nesse espectro, a relação entre discurso e narrativa; as narrativas inspiracionais e sua relação com a comunicação organizacional e mercadológica; a autoajuda empreendedora; o paradigma narrativo dos TED Talks e as narrativas de futuro, como projetos de sociedade. Em síntese, este projeto tem como problema de pesquisa a questão: Como se caracterizam o papel e as funções das narrativas na publicização da cultura empreendedora (cf. DARDOT e LAVAL, 2016)? De que forma a cultura empreendedora se constitui em estratégias discursivo-mercadológicas de institucionalidades, marcas e também de subjetividades? Objetivo principal: analisar a publicização da cultura empreendedora no contexto contemporâneo, por meio do estudo das narrativas associadas a institucionalidades, marcas e subjetividades presentes na cena midiática. Objetivos secundários: Desenvolver a aplicação da noção de discurso social proposta por Marc Angenot (2010), no estudo do empreendedorismo como fenômeno comunicacional e como espírito do tempo; Compreender a função das narrativas inspiracionais na composição da retórica presente em discursos corporativos e mercadológicos; Estudar a produção narrativa dos agentes paradigmáticos da cena empreendedora, como é a organização não governamental TED, para compreender seus desdobramentos nas narrativas de institucionalidades e marcas contemporâneas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Vander Casaqui - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 92 / Número de orientações: 3
      Membro: Vander Casaqui.
    2. 2017-2018. Analise da inspiracao como narrativa do empreendedorismo, como cultura e como mercado
      Descrição: Este projeto tem como objetivo tratar da inspiração, como noção associada aos processos comunicacionais que difundem a cultura empreendedora, em perspectiva crítica. Em meio à profusão de narrativas que se autodenominam inspiradoras, ou seja, que produzem seus consumidores simbólicos como sujeitos a serem inspirados, elegemos aquelas que guardam relação com o ideário da sociedade empreendedora (DRUCKER, 2011), incluindo discursos de empreendedores e empreendedores sociais, palestras ditas inspiracionais, narrativas de transformação que mobilizam o espírito empreendedor. O objeto principal dessa pesquisa são as palestras denominadas TED Talks, cujo formato serve de paradigma global para as narrativas inspiracionais, no cenário da sociedade neoliberal (DARDOT; LAVAL, 2016). Problema da pesquisa: De que forma a noção de inspiração se relaciona com a cultura empreendedora de nosso tempo, e qual o seu papel nos processos comunicacionais e de consumo que publicizam o ideário da sociedade neoliberal? Objetivo geral: Analisar como os agentes associados à cultura empreendedora, no cenário contemporâneo, mobilizam a noção de inspiração como processo comunicacional, a fim de publicizar valores, visão de mundo e convocações biopolíticas, visando o engajamento dos indivíduos no projeto da sociedade neoliberal. Objetivos específicos: (a) Compreender como a noção de inspiração é constituída em termos históricos, sociais e culturais, e como é atualizada no contexto da cultura empreendedora de nosso tempo, por meio dos discursos e narrativas difundidos pelos dispositivos midiáticos. (b) Analisar a narrativa inspiracional como estrutura e como estratégia, por meio do mapeamento das palestras paradigmáticas intituladas TED Talks, a fim de perceber as recorrências desse modelo nos demais discursos e narrativas estudados no âmbito desta pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) . Integrantes: Vander Casaqui - Coordenador. Número de produções C, T & A: 34
      Membro: Vander Casaqui.
    3. 2013-2016. Narrativas para transformar o mundo: sentidos do empreendedorismo social nos contextos portugues e brasileiro (2013-2016)
      Descrição: Este projeto tem como tema o empreendedorismo social, conceito que combina o espírito do novo capitalismo, derivado do neoliberalismo, em que os sujeitos são instados à ?gestão de si?, à adequação à cultura da performance em todos os aspectos de sua vida; com o sentido de ativismo social, de engajamento em causas sociais com vistas à transformação do mundo. Por ser um estudo do campo da comunicação, analisamos os discursos produzidos pelos empreendedores sociais ao refletirem sobre suas próprias práticas laborais, sobre suas razões e motivações, sobre seu passado, sobre seu papel na sociedade presente e sobre o futuro de seu país. Dessa forma, compreendemos a vida como narração (ARFUCH, 2010), na maneira como os sujeitos constroem o sentido de si em relação à esfera do trabalho, atividade humana em sentido amplo, como define Schwartz (2011). A fim de compreender os significados do empreendedorismo social em realidades distintas, propomos o estudo comparativo das narrativas de agentes portugueses e brasileiros.Objetivo principal: analisar o conceito (difuso e impreciso) de empreendedorismo social, através do estudo de narrativas de sujeitos engajados em projetos sociais, nos contextos português e brasileiro tomados de forma comparativa.Objetivos secundários:(a) Desenvolver levantamento bibliográfico das teses sobre o espírito do capitalismo e suas transformações em perspectiva histórica, a fim de situar o empreendedorismo social como expressão do capitalismo contemporâneo e de possíveis mutações em curso; (b) Compreender o momento de mutações do mundo do trabalho e os sentidos do empreendedorismo social nesse contexto, em que os vínculos laborais se transformam e a cultura empreendedora se estabelece como perspectiva e como sintoma da crise do sistema capitalista (cf. HARVEY, 2011), e da crise das identidades laborais (DUBAR, 2009).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) . Integrantes: Vander Casaqui - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 93
      Membro: Vander Casaqui.
    4. 2011-2013. Abordagens da relacao comunicacao e consumo na teleficcao brasileira (2011-2013)
      Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo desenvolver ampla investigação acerca das conexões entre comunicação e consumo, assumindo como principal problemática o mapeamento e a análise do modo como tais interfaces se fazem notar especificamente no campo da ficção televisiva contemporânea. A teleficção, para os objetivos deste trabalho, é apreendida em sua produção narrativa e simbólica, mas também em sua circulação social e em termos de seus usos e apropriações. O método adotado para a apreensão do objeto de estudo contempla a utilização de ferramentas multi-metodológicas [a saber: pesquisa bibliográfica; pesquisa documental; análise de imagem; estudos de recepção; antropologia do consumo; netnografia] e a demarcação de três focos de investimento analítico [a saber: (1) Comunicação, educação e consumo; (2) Consumo e estruturas narrativas em plataformas midiáticas; (3) Estética das narrativas midiáticas: lógicas de produção e de consumo]. Como principais resultados esperados para o período completo da investigação estão: a realização de dois simpósios internacionais; a publicação de três coletâneas; a divulgação de resultados parciais em congressos científicos da área e o desenvolvimento de quatro dissertações de Mestrado articuladas à temática central e aos focos de investimento analítico assumidos. De caráter coletivo, trata-se de projeto que ora agrega o Grupo de Pesquisa Cnpq Comunicação e Práticas de Consumo e, em termos de suas parcerias internacionais, vincula-se às instâncias investigativas do Obitel (Observatório Ibero-Americano de Ficção Televisiva). Possui financiamento CAPES/Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP)/Cursos Novos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Vander Casaqui - Integrante / Maria Aparecida Baccega - Coordenador / João Luis Anzanello Carrascoza - Integrante / Rose de Melo Rocha - Integrante / Gisela Castro - Integrante / Marcia Perencin Tondato - Integrante / Tania Marcia Cezar Hoff - Integrante / Rosilene M. Alves Marcelino - Integrante / Maria Isabel Orofino - Integrante / Andrea Celeste Montini Antonacci - Integrante / Walfredo Ribeiro de Campos Junior - Integrante / Dayse Maciel Araujo - Integrante. Financiador(es): CAPES / PROSUP / novos cursos - Bolsa. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Vander Casaqui.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Amanda Cainelli Gebara (trabalho de conclusão de curso - orientação Vander Casaqui). Prêmio Francisco Gracioso de Comunicação, Categoria: Monográfico - Sistema Teórico de Análise, Escola Superior de Propaganda e Marketing.. 2011.
      Membro: Vander Casaqui.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (87)
    1. FELAFACS 2021 - XVIII Encuentro de la Federación Latinoamericana de Facultades de Comunicación Social.Narrativas de vida dos empreendedores de palco em análise crítica: modelos de self, modelos de mundo e convocações biopolíticas. 2021. (Encontro).
    2. Religiocom - 1º Congresso Internacional de Comunicação e Religiões. FORÇA, FOCO E FÉ: aspectos motivacionais, racionalidade econômica e teologia nas narrativas de empreendedores de palco nas mídias digitais. 2021. (Congresso).
    3. ALAIC 2020 - XV Congreso de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación. A produção da juventude empreendedora na mídia de negócios brasileira: discurso, cultura empreendedora e inspiração. 2020. (Congresso).
    4. Congresso Metodista 2020 - XXII Congresso de Iniciação e Produção Científica. O que inspirar quer dizer? Narrativas de vida e do empreendedorismo de si na cultura da inspiração. 2020. (Congresso).
    5. Maratona DigiLabour de Trabalho Digital.Narrativas e Disputas de Sentido sobre Empreendedorismo. 2020. (Outra).
    6. XIV Congresso Abrapcorp 2020 - Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas. Mesa Sessão 1: Comunicação, Inovação e Empreendedorismo: tensões e alinhamentos. 2020. (Congresso).
    7. XXIX Encontro Anual da Compós.As múltiplas faces de Greta: adolescência, ativismo, consumo e inspiração. 2020. (Encontro).
    8. Aula Inaugural - Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi.Cultura da inspiração na produção audiovisual e na mídia digital - teoria e análise crítica. 2019. (Outra).
    9. IV Seminário Brasil-Colômbia de Estudos e Práticas de Compreensão: literatura, jornalismo e compreensão.O futebol e o espírito do tempo: narrativas midiáticas sobre a seleção brasileira e a cultura empreendedora. 2019. (Seminário).
    10. Qual seu Futuro com a Propaganda?.Futuro do ensino da propaganda. 2019. (Encontro).
    11. X Pró-Pesq PP: Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.Tecidos oníricos do capitalismo em tempos sombrios: a comunicação mercadológica face ao neoliberalismo, à sociedade de risco, aos neofascismos. 2019. (Encontro).
    12. XXXII Congreso Internacional ALAS Perú 2019 - Asociación Latinoamericana de Sociología. Coworking, espaços de inovação e a produção do sujeito neoliberal: análise crítica dos discursos sobre a chamada Nova Economia. 2019. (Congresso).
    13. XXXII Congreso Internacional ALAS Perú 2019 - Asociación Latinoamericana de Sociología. O futuro do trabalho como construção discursiva e imaginário social: análise crítica dos discursos de white papers, relatórios e documentos prospectivos. 2019. (Congresso).
    14. 27°. Encontro Anual da Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação.Os futuristas estão chegando: o futurismo como fenômeno midiático, cultura empreendedora e inspiração. 2018. (Encontro).
    15. 2º Simpósio de Crítica de Mídia: como fazer para criticar?.O futebol e a construção narrativa da Seleção Empresa: crítica da presença midiática da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2018. 2018. (Simpósio).
    16. Comunicação, Trabalho e Discursos: diálogos e reflexões.Mesa: Materialidade do trabalho e mídias digitais. 2018. (Seminário).
    17. IX Pró-Pesq PP: Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda / IV Colóquio de Graduação.Mesa: Educação para o consumo e ensino em publicidade / Trabalho: Dimensão pedagógica da cultura empreendedora: intersecções entre educação, autoajuda e consumo no mercado da inspiração. 2018. (Encontro).
    18. O mantra é o negócio: prescrições comunicacionais no mundo do trabalho.Abertura - A comunicação e as prescrições no mundo do trabalho. 2018. (Encontro).
    19. IX ENPECOM - Encontro de Pesquisa em Comunicação.Um mundo de inovadores, makers e inspiradores: crítica da publicização da cultura empreendedora. 2017. (Encontro).
    20. Jornada das Utopias / PUC Minas.Utopias do empreendedorismo: narrativas midiáticas e relações com o mundo do trabalho. 2017. (Outra).
    21. Seminário FESPSP: Incertezas do Trabalho.Empreendedorismo, infância e celebridades: análise crítica dos discursos de convocação das crianças ao empreendedorismo e suas relações com o consumo. 2017. (Seminário).
    22. VIII Pró-Pesq PP: Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.Consumo da utopia empreendedora: a autoajuda como inspiração no âmbito da sociedade neoliberal. 2017. (Encontro).
    23. VIII Pró-Pesq PP: Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.MESA 3 - Narrativas do Consumo e da Publicidade. 2017. (Encontro).
    24. VI Seminário Mídia e Narrativa / Emergências: novas realidades e as mídias.A dimensão política do relato de si: análise das vidas narrativizadas articuladas à cena empreendedora. 2017. (Seminário).
    25. Workshop franco-brasileiro FGV-EAESP: pensar a alternativa na teoria das organizações.Mesa-redonda - O empreendedorismo social: uma alternativa?. 2017. (Outra).
    26. 6o. COMUNICON - Congresso Internacional em Comunicação e Consumo5. Estudos da cultura empreendedora no campo da comunicação: macroproposições, narrativas, inspiração. 2016. (Congresso).
    27. CONEC 2016 - 1º. Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais da PUC Minas em Poços de Caldas. Ser contemporâneo a partir do campo da comunicação: o olhar dissociado para os discursos sociais de nosso tempo. 2016. (Congresso).
    28. Fórum Comunicação e Trabalho - XXXIX Congresso Intercom.Mesa 3: Discursividades do/sobre trabalho em circulação. 2016. (Outra).
    29. IV SIAD - Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: Discursos e Desigualdades Sociais.Heresias dirigidas à Teologia do Empreendedorismo: considerações sobre a análise crítica da cultura da inspiração. 2016. (Simpósio).
    30. Seminário 50 anos ECA - O campo acadêmico e profissional de Relações Públicas e Publicidade no Brasil: conquistas e perspectivas.O protagonismo da ECA-USP na constituição do campo acadêmico e na formação de profissionais e pesquisadores em Publicidade e Relações Públicas. 2016. (Seminário).
    31. VII Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.III Colóquio de Graduação em Publicidade - Mesa: Empreendedorismo e Criatividade em Publicidade. 2016. (Outra).
    32. XIII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC). Emprendedurismo como fenómeno comunicativo, como discurso social y como inspiración. 2016. (Congresso).
    33. XXXIX INTERCOM - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 10 Proposições (ou 10 Provocações?) para pensar a publicidade do amanhã - (Mesa de Abertura do GP Publicidade e Propaganda: Publicidade para o amanhã). 2016. (Congresso).
    34. XXXIX INTERCOM - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A Inspiração como Forma Comunicacional do Capitalismo ?Cool?. 2016. (Congresso).
    35. 24°. Encontro Anual da Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação.Esboços e projetos da sociedade empreendedora: mundo conexionista, sociabilidade e consumo. 2015. (Encontro).
    36. 5o. COMUNICON - Congresso Internacional em Comunicação e Consumo. Apontamentos para o estudo da cultura da inspiração: produção de narrativas e o ideário da sociedade empreendedora. 2015. (Congresso).
    37. 5th International Research Conference on Social Economy.An economy for the common good? Overlays of social entrepreneurship and entrepreneurship in the Brazilian scenario. 2015. (Outra).
    38. 5th International Research Conference on Social Economy.The concept of social entrepreneurship constructed in life narratives of Brazilian and Portuguese social entrepreneurs. 2015. (Outra).
    39. Media Engagement International Conference.Media engagement and social entrepreneurship: transformation projects, social mobilization and youth cultures in contemporary Brazil. 2015. (Outra).
    40. VI Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.O espírito empreendedor social incorporado em estratégias de publicização. 2015. (Encontro).
    41. XIV Congresso Ibero-americano de Comunicação - IBERCOM 2015. Discursos das pesquisas sobre empreendedorismo e empreendedorismo social: ideologia, política e biopolítica. 2015. (Congresso).
    42. 23º Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - COMPÓS.A invenção de um país de empreendedores sociais: Imagina na Copa e seu projeto de Brasil. 2014. (Encontro).
    43. 2º ciclo ESPM de Comunicação e Marketing - Brasil: Múltiplas Identidades.O Brasil visto de fora - Um país de empreendedores sociais?. 2014. (Encontro).
    44. 4o. COMUNICON - Congresso Internacional em Comunicação e Consumo. A juventude e o sonho brasileiro: espírito do capitalismo, empreendedorismo social, trabalho e consumo nas pesquisas de tendências. 2014. (Congresso).
    45. II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana - Confibercom. Narrativas de empreendedores sociais portugueses e brasileiros: percursos de vida e projetos de transformação. 2014. (Congresso).
    46. II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana - Confibercom. Ideias portuguesas para mudar o mundo: projetos de empreendimentos sociais, cultura e espírito do tempo. 2014. (Congresso).
    47. II Seminário Integrado de Pesquisa ESPM (Pensamento ESPM).Narrativas para transformar o mundo: sentidos do empreendedorismo social no contexto brasileiro. 2014. (Seminário).
    48. Muvuca na Cumbuca 2014 - Semana de Comunicação UFPA.Por onde vamos? Trabalho juvenil, empreendedorismo e empreendedorismo social. 2014. (Outra).
    49. VII Encontro Nacional de Estudos do Consumo - ENEC.Empreendedorismo Social em perspectiva Global: (Des)politização, Consumo e Mercado de Ideias em torno do Bem Comum. 2014. (Encontro).
    50. V Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.Metapublicização de um novo (mesmo) mundo: empreendedorismo social, entre a utopia e a forma mercadoria. 2014. (Encontro).
    51. XI Congresso da Lusocom (Federação das Associações Lusófonas de Ciências da Comunicação). Mundos possíveis e projetos de futuro na construção do papel do empreendedor social. 2014. (Congresso).
    52. XII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación - ALAIC. Construção da utopia empreendedora social: análise multidimensional do filme Quem se Importa. 2014. (Congresso).
    53. XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste - Intercom Sudes. Publicidade e Propaganda: trajetória e desafios atuais. 2014. (Congresso).
    54. 2nd Advertising in Communication & Media Research: Branding in a digital world, ECREA Symposium.Building brands and publicizing the spirit of time: organizations on social entrepreneurship in digital media. 2013. (Simpósio).
    55. Ciclo de Conferências 50 anos das Ciências da Comunicação no Brasil: a contribuição de São Paulo.Atualizadores das Ciências da Comunicação: livro Culturas e artes do pós-humano, de Lucia Santaella. 2013. (Outra).
    56. Comunicon 2013 - 3o. Congresso Internacional em Comunicação e Consumo. Empreendedorismo social: narrativas de vida, presença midiática e projetos de transformação - notas de pesquisa. 2013. (Congresso).
    57. I Encontro Internacional da Secção Sociologia do Consumo da APS - Associação Portuguesa de Sociologia.Incorporações e sentidos do consumo em projetos de empreendimentos sociais portugueses. 2013. (Encontro).
    58. II Fórum de Empreendedorismo e Inovação Social. 2013. (Outra).
    59. Trabalho e trabalhadores: realidades, identidades e processos.Ideologia do empreendedorismo social: representações do trabalho em tempos de crise do Estado Social português. 2013. (Seminário).
    60. XIII Congresso Internacional IBERCOM - Comunicación, Cultura e Esferas de Poder. Questões metodológicas para o estudo das vidas narrativizadas: aplicação às narrativas de empreendedores sociais. 2013. (Congresso).
    61. XV Encontro Nacional de SIOT - Relações sociais em tempo de crise: trabalho, emprego e justiça social.Concepções e significados do empreendedorismo social no Brasil e em Portugal: crise, performance e bem comum. 2013. (Encontro).
    62. COMUNICON 2012 - II Congresso Internacional em Comunicação e Práticas de Consumo. O espetáculo da recuperação e do trabalho: histórias de vida exemplares na cultura midiática. 2012. (Congresso).
    63. III Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.Estética da crise do trabalho publicitário: um olhar diacrônico para os discursos autorreferenciais dos Anuários do Clube de Criação de São Paulo. 2012. (Encontro).
    64. International Seminar Narratives and Social Memory: Theoretical and Methodological Approaches.Conflicts and overcoming of unemployment: narratives and memories of Brazilian fighters in digital culture. 2012. (Seminário).
    65. SIDIS - III Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade.Imagens cinematográficas e o imaginário do trabalho em tempos de cultura digital: uma análise do filme "A rede social". 2012. (Simpósio).
    66. Third International Conference on Sport and Society. Play football to change the nation: brazilian identity, financial capital discourse, and dialogism dynamics. 2012. (Congresso).
    67. XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación - ALAIC. Contratos comunicativos da comunicação publicitária contemporânea: sentidos da produção e do consumo nas estratégias de publicização. 2012. (Congresso).
    68. XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. Publicização da felicidade, entre a produção e o consumo: estratégias comunicacionais da marca Coca-Cola. 2012. (Congresso).
    69. 1o. Seminário de Pesquisa Avançada em Interações Midiatizadas - A promoção do capital humano: mídia, subjetividade e o novo espírito do capitalismo.Trabalho, consumo e a produção da felicidade: análise das narrativas dos trabalhadores do Pão de Açúcar na campanha "Ingredientes". 2011. (Seminário).
    70. 36a. Semana Acadêmica da Comunicação Social - SECOM - UFSM.Trabalho e linguagem na publicidade contemporânea. 2011. (Outra).
    71. 7o. Seminário Internacional Imagens da Cultura / Cultura das Imagens.Imagens e imaginários da marca Adidas: consumo, trabalho e entretenimento nas campanhas 'Celebrate originality' e 'Adidas is all in'. 2011. (Seminário).
    72. Café Intercom UFPE.Trabalho em Publicidade e Propaganda - palestra e lançamento do livro. 2011. (Encontro).
    73. Comunicon 2011 - 1º. Encontro de Grupos de Trabalho em Comunicação e Consumo. Estudos em Comunicação, Consumo e Trabalho: Significados do Trabalho em Processos de Mediação, Midiatização e Publicização. 2011. (Congresso).
    74. Confibercom - 1o. Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana. Sentidos da convergência entre corporações e sujeitos: encontros imaginados de produtores e consumidores na comunicação publicitária do capital financeiro. 2011. (Congresso).
    75. E-COM - I Encontro de Comunicadores - curso de Publicidade e Propaganda da PUC Minas em Poços de Caldas.Publicidade em transformação: linguagem, trabalho e imaginário de futuro. 2011. (Encontro).
    76. II Jornada Acadêmica Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo.Mediação e comentários sobre os trabalhos da Área de concentração: Estudos dos meios e da produção mediática; Linha de Pesquisa: Consumo e usos midiáticos nas práticas. 2011. (Outra).
    77. II Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.Antropologia, Publicidade e Consumo. 2011. (Encontro).
    78. II Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.O capital financeiro e o Jogo do Mundo: publicizações do Banco HSBC na Copa do Mundo 2010. 2011. (Encontro).
    79. McLuhan Galaxy Conference.Media images of the automotive industry for consumption: the world of work through the glance of advertising communication. 2011. (Outra).
    80. O Século McLuhan.McLuhan e a comunicação de empresas e instituições. 2011. (Simpósio).
    81. XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Por uma teoria da publicização: transformações no processo publicitário. 2011. (Congresso).
    82. XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Consumo, jogos e identidade em redes sociais virtuais: representações e apropriações do dinheiro e do e-commerce no aplicativo Farmville. 2011. (Congresso).
    83. 19o. Encontro Anual Compós.Elos invisíveis do discurso midiático: estratégias da campanha "Brasil Presença" do Banco Bradesco. 2010. (Encontro).
    84. ECOM 2010 - I Conferência Brasileira de Estudos de Comunicação e Mercado.O lugar do trabalho publicitário e do consumo na cultura contemporânea, entre apocalípticos e integrados. 2010. (Outra).
    85. VII Seminário do Trabalho.A dimensão humana do trabalho e do desemprego no cinema francês contemporâneo: uma análise dos filmes "A questão humana" e "O adversário". 2010. (Seminário).
    86. X Congreso ALAIC - Comunicación en tiempos de crisis: diálogos entre lo global y lo local. A seleção brasileira de futebol vai à guerra: comunicação, consumo, trabalho e nação nos discursos publicitários da Copa de 2010. 2010. (Congresso).
    87. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Imaginar a produção, o consumo e a nação: estratégias sensíveis da comunicação publicitária do Banco Bradesco. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (16)
    1. CASAQUI, Vander; SOARES, Rosana de Lima ; CÁNEPA, L. L. ; PAGANOTTI, I.. Organização do webinar - Visibilidades em tempos pandêmicos: narrativas midiáticas na ficção e no documentário - PósCom Umesp. 2020. Outro
    2. CASAQUI, Vander. Coordenação do 2o. Encontro Binacional Brasil-Portugal em Comunicação e Consumo - COMUNICON. 2015. (Outro).. . 0.
    3. CASAQUI, Vander; PERES-NETO, L.. Coordenação do 3o. Encontro de GTs em Comunicação e Consumo - Comunicon 2013. 2013. Congresso
    4. CASAQUI, Vander. Coordenador do 2o. Encontro de GTs em Comunicação e Consumo - Comunicon 2012. 2012. (Congresso).. . 0.
    5. CASAQUI, Vander. Coordenador do 1o. Encontro de GTs em Comunicação e Consumo - Comunicon 2011. 2011. (Congresso).. . 0.
    6. CASAQUI, Vander; CASTRO, Gisela ; ROCHA, R.L.M. ; BACCEGA, Maria Aparecida ; CARRASCOZA, J. L. A. ; HOFF, T. M. C. ; OROFINO, Maria Isabel ; TONDATO, Marcia Perencin. Participação no Comitê Científico do 8o. Simpósio Comunicação e Práticas de Consumo. 2010. Outro
    7. CASAQUI, Vander; CASTRO, Gisela ; ROCHA, R.L.M. ; BACCEGA, Maria Aparecida ; CARRASCOZA, J. L. A. ; HOFF, Tânia ; OROFINO, Maria Isabel ; TONDATO, Marcia Perencin. Conversações com Kathia Castilho: "Corpo, moda e consumo na publicidade". 2010. Outro
    8. CASAQUI, Vander; CASTRO, Gisela ; ROCHA, R.L.M. ; BACCEGA, Maria Aparecida ; HOFF, T. M. C. ; OROFINO, Maria Isabel ; CARRASCOZA, J. L. A. ; TONDATO, Marcia Perencin. Conversações com José Eugênio Menezes: "Paisagens sonoras, cultura e consumo". 2010. Outro
    9. CASAQUI, Vander; CASTRO, Gisela ; ROCHA, R.L.M. ; BACCEGA, Maria Aparecida ; CARRASCOZA, J. L. A. ; HOFF, T. M. C. ; OROFINO, Maria Isabel ; TONDATO, Marcia Perencin. Conversações com Adriana Lima de Oliveira: "Publicidade: muito além da mídia e das classes A e B". 2010. Outro
    10. CASAQUI, Vander. III Seminário Intermestrandos em Comunicação. 2008. (Outro).. . 0.
    11. CASAQUI, Vander. Conversações com Gisela G. S. Castro: "Direitos autorais e novas tecnologias - Programa observatório da imprensa". 2008. (Outro).. . 0.
    12. CASAQUI, Vander. Conversações com Valério Cruz Brittos: "Comunicação, economia política e sociedade".. 2008. (Outro).. . 0.
    13. CASAQUI, Vander. Conversações com Gianni Vattimo: "Para onde? História, práxis, emancipação".. 2008. (Outro).. . 0.
    14. CASAQUI, Vander. Conversações com Leandro Karnal: "Transformações no mundo da produção: uma história social do trabalho".. 2008. (Outro).. . 0.
    15. CASAQUI, Vander. Conversações com Vander Casaqui: "Publicidade, consumo e estética da mercadoria sob a luz de Fellini".. 2008. (Outro).. . 0.
    16. CASAQUI, Vander. Conversações com Maria Aparecida Baccega: "Campo comunicação / educação: mediador do processo de recepção".. 2008. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:47