Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Elisangela Alves da Silva Scaff

Professora associada do Departamento de Planejamento e Administração Escolar da Universidade Federal do Paraná (DEPLAE/UFPR). Possui Doutorado em Educação (2007) e Pós-Doutorado (2013) pela Universidade de São Paulo - USP. Cursou Pedagogia (1994) e Mestrado em Educação (1999) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Foi pró-reitora de ensino na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2008-2010), coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (2011-2013), coordenadora do GT 5 da ANPED Centro-Oeste (2014-2016) e coordenadora da Seção MS da ANPAE (2013-2016). Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR - 2020-2022) e do Doutorado Interinstitucional (DINTER UFAC/UFPR 2018-2022). Bolsista Produtividade Nível 2 do CNPq. É editora chefe do Jornal de Políticas Educacionais (1019-2021) e integrante do Comitê Editorial das Revistas Educação e Fronteiras on line, Laplage em Revista e Interfaces da Educação. Membro de Comitê Avaliador de PIBIC da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2017-2020) e PIBIC-Master da PUC_PR (2020), membro do Banco de Avaliadores (BASIS/INEP-2018-2020) e da comissão de avaliação de recursos de APCN (CAPES-2019). É integrante da Rede de Estudos e Pesquisas e Planejamento e Gestão Educacional - REPLAG e do Núcleo de Políticas Educacionais - NUPE/UFPR. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/5361997694984880 (27/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Paraná, Departamento de Planejamento e Administração Educacional. Rua General Carneiro Centro 80060150 - Curitiba, PR - Brasil Telefone: (41) 33605148
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2021-Atual. Planejamento educacional em municipios brasileiros: a participacao social na elaboracao, monitoramento e avaliacao dos planos municipais de educacao (2014-2020)
      Descrição: Trata-se de um projeto em rede que objetiva investigar os mecanismos de elaboração, monitoramento e avaliação dos planos municipais de educação em trinta municípios de dez estados brasileiros, das cinco regiões do Brasil, após a aprovação do PNE (2014-2024). Elege-se como lócus da pesquisa três municípios em cada um dos estados selecionados, quais sejam: Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Acre, São Paulo, Espirito Santo, Maranhão, Pernambuco. O período contemplado pela pesquisa será os anos de 2014 a 2020, por demarcar a aprovação do PNE, e o prazo para o comprimento da maior parte das metas, bem como o prazo para encerramento deste projeto. A metodologia que orienta a presente proposta é de cunho qualitativo, desenvolvida por meio de pesquisa documental em sítios oficiais das Secretarias de Educação, dos Conselhos e dos Fóruns Estaduais e Municipais de Educação, Diários Oficiais, sítios de notícias dos referidos estados e municípios, bem como teses, dissertações e artigos produzidos sobre a temática. A pesquisa pretende contribuir para estimular e fortalecer o debate sobre os processos democráticos necessários à efetivação das metas e estratégias definidas no Plano Nacional de Educação (2014-2024), promovendo esse debate em nível local junto aos entes responsáveis pela elaboração e acompanhamento dos planos em nível municipal, por meio das publicações decorrentes do projeto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Elisângela Alves da Silva Scaff - Coordenador / Regina Tereza Cestari de Oliveira - Integrante / Eliza Bartolozzi Ferreira - Integrante / Fabio Perboni - Integrante / Daniela de Oliveira Pires - Integrante / NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA - Integrante / Janete Maria Lins de Azevedo - Integrante / Luciana Rosa Marques - Integrante / Alice Happ Botler - Integrante / Luiz Gustavo Alexandre da Silva - Integrante / Angela Maria Martins - Integrante / Severino Villar Albuquerque - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 2
      Membro: Elisangela Alves da Silva Scaff.
    2. 2020-Atual. Analise comparada das politicas educacionais nacionais nas Americas: contextos, movimentos e direito a educacao
      Descrição: Este projeto de pesquisa se propõe a investigar comparativamente os movimentos da macropolítica e suas decorrências no alcance e efetivação do direito à educação básica e superior no Brasil, Argentina, Chile, EUA e Uruguai, considerando as consequências das continuidades e descontinuidades das políticas educacionais elaboradas em contextos democráticos após trocas nas orientações políticas e ideológicas nos governos desses países... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Elisângela Alves da Silva Scaff - Integrante / Adriana Aparecida Dragone Silveira - Integrante / Andréa Barbosa Gouveia - Integrante / Marcos Alexandre dos Santos Ferraz - Integrante / Angelo Ricardo de Souza - Coordenador / gustavo fischman - Integrante / Monica Pini - Integrante. Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1
      Membro: Elisangela Alves da Silva Scaff.
    3. 2017-2021. Planejamento educacional: sujeitos, processos e arranjos na esfera local
      Descrição: Este projeto de pesquisa integra a Rede de Estudos e Pesquisas em Planejamento e Gestão Educacional - REPLAG. Tem como objetivo Analisar o planejamento da educação em dois estados e dois municípios brasileiros após a aprovação do PNE (2014-2024), com vistas a identificar os mecanismos de participação atinentes a esse processo na esfera local. Vincula-se à Rede de Estudos e Pesquisas sobre Planejamento e Gestão Educacional e agrega pesquisadores e bolsistas de mestrado e doutorado da Universidade Federal da Grande Dourados e da Universidade Federal do Paraná.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (6) . Integrantes: Elisângela Alves da Silva Scaff - Coordenador / Elis Regina dos Santos Viegas - Integrante / Adriana Valadão - Integrante / Simone Estigarribia de Lima - Integrante / Mara Lucineia Marques Correa Bueno - Integrante / Rosangela dos Santos - Integrante / Ana Lucia Rodrigues - Integrante / Fernanda Vanzelli - Integrante / Camila Maria Bortot - Integrante / Francisca do Nascimento Pereira Filha - Integrante / CAMILLE APARECIDA DE MIRANDA CORDEIRO BIZZON - Integrante / FERNANDA POST DE CARVALHO LUIZ - Integrante / NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA - Integrante / kelly Sakata - Integrante / Simone Fritsch - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 31 / Número de orientações: 4
      Membro: Elisangela Alves da Silva Scaff.
    4. 2017-2020. CNTE, FENPROF e as disputas da politica educacional: a luta de professores brasileiros e portugueses no periodo democratico recente.
      Descrição: O projeto parte do pressuposto de que existe um vínculo estrutural e irredutível entre a ação sindical docente e a política educacional, tanto no caso de Estados Unitários, como o português, quanto no caso do Estado Federativo brasileiro. Neste contexto, se a ação sindical docente influencia a política educacional e esta, por sua parte, ao se institucionalizar condiciona a ação sindical posterior; faz-se necessário perguntar sobre como se comportam estes atores políticos ? os sindicatos docentes ? frente a conjunturas de expansão e/ou redução da ação do Estado. Ao fixar a análise sobre dois países com sistemas de ensino diferentes (um federativo e outro unitário) e com conjunturas político-econômicas diferentes, por hipótese, espera-se a possibilidade de flagrar relações causais entre a capacidade de os professores influenciarem a política educacional e a amplitude e a maturidade do Estado de Bem-Estar de cada país. Assim como, esta relação nos momentos de ampliação e/ou retração do Estado. Para responder esta questão a pesquisa tomará os casos da Confederação Nacional de Trabalhadores da Educação (CNTE), no Brasil, e da Federação Nacional de Professores (FENPROF), em Portugal, no período democrático recente dos dois países. A proposta é produzir uma leitura da ação sindical na relação com a política educacional, o que implicará duas fases do trabalho: uma fase documental e uma fase de entrevistas com dirigentes sindicais... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Elisângela Alves da Silva Scaff - Integrante / Ana Claudia dos Santos Rocha - Integrante / Wander Medeiros Arena da Costa - Integrante / Andréa Barbosa Gouveia - Coordenador / Rosa Maria da Silva Serradas Duarte - Integrante / Marcos Alexandre dos Santos Ferraz - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 13
      Membro: Elisangela Alves da Silva Scaff.
    5. 2016-2018. O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL EM MUNICIPIOS SUL-MATO-GROSSENSES: DO PLANO DE ACOES ARTICULADAS AO PLANO MUNICIPAL DE EDUCACAO
      Descrição: A proposta de pesquisa aqui apresentada propõe uma análise do processo de elaboração dos Planos Municipais de Educação em 5 municípios sul-mato-grossenses, com vistas a identificar sua articulação com o Plano de Ações Articuladas (PAR). A aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), pela Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, coloca em pauta a elaboração de Planos Estaduais e Municipais de Educação, que já se encontram em andamento em inúmeras unidades da federação. Tais Planos, no entanto, não devem deixar de considerar a existência de uma experiência de pelo menos 7 anos de colaboração federativa na direção do fortalecimento do planejamento como instrumento de gestão educacional no município, realizada por meio do PAR, cujas fragilidades e avanços podem contribuir para o processo de elaboração dos atos normativos a partir de um patamar mais avançado. Entendendo o planejamento como o referido autor considera-se indispensável a articulação entre o PAR e os Planos de Educação, de forma a garantir, via o primeiro, a realização das metas e estratégias estabelecidas no segundo, com vistas à efetivação da qualidade educacional em nível local. O estado do Mato Grosso do Sul foi uma das primeiras unidades da federação a aprovar o Plano Estadual de Educação e vários municípios do estado encontram-se em processo de elaboração de seus Planos Municipais de Educação, motivo pelo qual o acompanhamento da relação entre PME e PAR nos municípios sul-mato-grossenses se reveste de fundamental importância. Para tanto, elege-se como objetivo geral da pesquisa: Analisar o processo de elaboração dos Planos Municipais de Educação em cinco municípios sul-mato-grossenses, de forma a identificar sua articulação com o Plano de Ações Articuladas (PAR) e as contribuições desse processo para a qualidade da educação municipal. São objetivos específicos: Identificar, no processo de elaboração do PME dos municípios selecionados, como se efetivou a articulação com o PAR; Analisar, no texto dos PMEs aprovados pelos municípios, como se expressa a relação com o PAR; Examinar o conteúdo da Meta 7 dos PMEs de forma a identificar as aproximações e distanciamentos em relação à meta estabelecida no PNE; Identificar as estratégias previstas no PME para atingir a meta 7 do PNE; Examinar o papel atribuído ao PAR para a efetivação dessas estratégias; Apontar e discutir as contribuições da articulação entre PME e PAR para o fortalecimento do planejamento e da avaliação educacional em nível local. O percurso metodológico adotado considera o Plano Nacional de Educação como uma política pública educacional que se efetiva no âmbito de condições objetivas que se processam em âmbito local. Dessa forma, a efetivação de planos e a relação que se estabelece entre eles, em nível local, se constitui em objeto de estudo do presente projeto. O projeto conta com financiamento da FUNDECT e integra a Rede de Estudos e Pesquisas em Planejamento e Gestão Educacional (REPLAG). Palavras-chave: Planejamento educacional, Plano de Ações Articuladas, Plano Nacional de Educação. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Elisângela Alves da Silva Scaff - Coordenador / Marilia Fonseca - Integrante / Maria Alice Miranda Aranda - Integrante / Flavia Paula Nogueira Aranda - Integrante / Regina Tereza Cestari de Oliveira - Integrante / Adriana Valadão - Integrante / Celeida Maria Costa de Souza e Silva - Integrante / Simone Estigarribia de Lima - Integrante / Marli dos Santos Oliveira - Integrante / Ana Paula Oliveira - Integrante / Carmem Ligia Caldas - Integrante / Fabio Perboni - Integrante / Andréia Nunes Militão - Integrante. Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Elisangela Alves da Silva Scaff.
    6. 2014-2017. Parcerias publico privadas em municipios sul-mato-grossenses: uma analise a partir do Plano de Acoes Articuladas - PAR
      Descrição: A proposta de pesquisa aqui apresentada propõe uma análise do Plano de Ações Articuladas (PAR) em 5 municípios sul-mato-grossenses, no que se refere à indução de parcerias publico-privadas para a efetivação de melhoria dos resultado do IDEB. Tem como objetivo geral analisar os impactos do Plano de Ações Articuladas (PAR) para a realização de parcerias público-privadas, em municípios do estado de Mato Grosso do Sul, buscando identificar os efeitos dessas parcerias sobre os resultados do IDEB. Para tanto, será desenvolvida pesquisa quantitativa e qualitativa, com vistas a identificar os municípios que realizam parcerias com o setor privado para o setor da educação, selecionar os 5 municípios a serem pesquisados, levantar os dados empíricos por meio de pesquisa nos sites do PAR, do IDEB/INEP, do Diário Oficial desses municípios, em jornais eletrônicos e nas próprias secretarias de educação. A organização e análise dos dados visa a relacionar o estabelecimento de tais parcerias a melhoria dos resultados educacionais das escolas desses municípios no IDEB.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Elisângela Alves da Silva Scaff - Coordenador / Vilma Miranda de Brito - Integrante / Marilia Fonseca - Integrante / Maria Alice Miranda Aranda - Integrante / Elis Regina dos Santos Viegas - Integrante / Regina Tereza Cestari de Oliveira - Integrante / Adriana Valadão - Integrante / Carolina Stefanello Pires - Integrante / Fabiana Rodrigues Santos - Integrante / Celeida Maria Costa de Souza e Silva - Integrante / Espedito Saraiva Monteiro - Integrante / Simone Estigarribia de Lima - Integrante. Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 13
      Membro: Elisangela Alves da Silva Scaff.
    7. 2013-2017. Valorizacao docente no Plano de Acoes Articuladas (PAR): analise de municipios sul-mato-grossenses
      Descrição: Este projeto tem como objetivo identificar os impactos do Plano de Ações Articuladas (PAR) para a valorização dos profissionais da educação, em quatro municípios do estado de Mato Grosso do Sul. A metodologia de pesquisa utilizará de procedimentos qualitativos e quantitativos, constituídos por levantamento de dados gerais de caracterização dos municípios, pesquisa documental realizada no site do PAR/MEC, nos diários oficiais dos municípios em análise, nos jornais locais, entre outros documentos identificados no decorrer da pesquisa, dados estes que serão complementados por entrevistas com os gestores municipais. Busca-se identificar em que medida o PAR, enquanto programa estratégico do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), tem influenciado no desenvolvimento de políticas de valorização docente nos municípios, embora tenha-se o cuidado de observar a conjugação de outras políticas nacionais também voltadas para esse fim.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Elisângela Alves da Silva Scaff - Coordenador / Ester Senna - Integrante / Vilma Miranda de Brito - Integrante / Marilia Fonseca - Integrante / Bartolina Ramalho Catanante - Integrante / Maria Alice Miranda Aranda - Integrante / Kellcia Rezende Souza - Integrante / Regina Tereza Cestari de Oliveira - Integrante / Adriana Valadão - Integrante / Fabiana Rodrigues Santos - Integrante / Celeida Maria Costa de Souza e Silva - Integrante / Espedito Saraiva Mnteiro - Integrante / Marli dos Santos Oliveira - Integrante / Ana Claudia dos Santos Rocha - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 22
      Membro: Elisangela Alves da Silva Scaff.
    8. 2012-2014. A producao academica em politicas educacionais no Brasil: caracteristicas e tendencias (2000-2010)
      Descrição: Este projeto problematiza a produção acadêmica em políticas educacionais no Brasil no período de 2000 a 2010. A pesquisa tem como objetivo central identificar e analisar as possíveis mudanças nas características da produção em políticas educacionais no período em tela, confrontando-a ao debate mais amplo sobre a produção em políticas públicas. Estas são compreendidas como movimentos complexos que arregimentam esforços de diferentes agentes para dar corpo a séries de ações e comportamentos que produzem repercussões na vida social. Tal compreensão busca, simultaneamente, destacar o Estado além do aparelho de governo e as políticas públicas como movimentos que disputam as agendas de Estado e sua hegemonia. A metodologia da pesquisa, de natureza qualitativa, será pautada pela análise de conteúdo baseada em categorias temáticas, procurando explorar o repertório dos textos selecionados, suas características argumentativas, opções teórico-metodológicas e o contexto que circunstanciou as produções. O corpus será constituído por teses e dissertações produzidas no âmbito de programas de pós-graduação em educação e que alcançaram no período do estudo nota igual ou superior a cinco. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Elisângela Alves da Silva Scaff - Integrante / Dirce Nei Teixeira de Freitas - Integrante / Antonia Almeida Silva - Coordenador / Kellcia Rezende Souza - Integrante / Marcia Aparecida Jacomini - Integrante / Adriana Valadão - Integrante / Carolina Stefanello Pires - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Elisangela Alves da Silva Scaff.
    9. 2010-2013. Gestao das politicas educacionais: o impacto do plano de acoes articuladas (PAR) em municipios sul-mato-grossenses
      Descrição: Trata-se de um projeto em rede, que apresenta como objeto de pesquisa o Plano de Ações Articuladas (PAR) implantado em 2007, como instrumento de apoio técnico e financeiro articulado ao Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), para promover a melhoria da qualidade da educação básica, tendo como indicador o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos entes federativos. O projeto está integrado à pesquisa nacional Gestão das políticas educacionais no Brasil e seus mecanismos de centralização e descentralização: o desafio do plano de ações articuladas (PAR), coordendo pela professora Marilia Fonseca (UNB). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . Integrantes: Elisângela Alves da Silva Scaff - Integrante / Ester Senna - Integrante / Vilma Miranda de Brito - Integrante / Bartolina Ramalho Catanante - Integrante / Milene Dias Amorim - Integrante / Regina Tereza Cestari de Oliveira - Coordenador / Adriana Valadão - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 9
      Membro: Elisangela Alves da Silva Scaff.
    10. 2010-2013. Politica, gestao e monitoramento do processo de alfabetizacao em contextos escolares adversos
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo examinar políticas e práticas de gestão e monitoramento do processo de alfabetização de crianças em contextos escolares adversos, para delinear perspectivas de encaminhamentos colaborativos entre escola, órgãos dos sistemas e Universidade, com vistas à superação do fracasso escolar mediante ganhos em qualidade e equidade. Será desenvolvida junto a seis escolas de educação básica da rede municipal de ensino de Dourados, selecionadas de acordo com critérios previamente estabelecidos, quais sejam: atendimento a mais de 100 alunos nos três primeiros anos do ensino fundamental; número de docentes responsáveis pelo atendimento referido no item anterior igual ou superior a quatro; localização urbana da escola; baixo nível sócio-econômico da população dos bairros atendidos pela escola; baixa variação positiva ou variação negativa no Ideb 2007-2009. Pretendemos que a pesquisa concorra para maior interação entre escolas públicas municipais e a FAED/UFGD, assim como para acentuar a sua ação pedagógica e para que se dê orientada pela lógica da indissociação da pesquisa do ensino e da extensão.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Elisângela Alves da Silva Scaff - Coordenador / Dirce Nei Teixeira de Freitas - Integrante / Ana Paula Gomes Mancini - Integrante / Maria Alice Miranda Aranda - Integrante / Paulo Gomes Lima - Integrante / Emiliana Rodrigues Nunes - Integrante / Ana Paula Moreira de Souza - Integrante / Francielle Priscyla Pott - Integrante / Giovanna de Matos Moraes Carneiro - Integrante / Hanay Rodrigues Pinheiro Fernandes - Integrante / Márcia Michele Borghart de Vargas - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 33
      Membro: Elisangela Alves da Silva Scaff.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (53)
      1. 40a Reunião Nacional da ANPED. Monitoramento e Avaliação do Plano Estadual de Educação do Paraná. 2021. (Congresso).
      2. XXX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação.Monitoramento e avaliação dos planos decenais de educação: desafios à consolidação do planejamento da educação nacional. 2021. (Simpósio).
      3. 39 Reunião da ANPED. Planejamento educacional em contextos locais: do plano nacional aos planos municipais de educação. 2019. (Congresso).
      4. V Seminário Nacional de Educação Básica.A gestão educacional, O acesso ao fundo público e a avaliação em larga escala como estratégias de imposição da lógica gerencial privatista na educação básica. 2019. (Seminário).
      5. Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) - Etapa PR.PLANOS DECENAIS, SNE E QUALIDADE, SISTEMA DE AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: CONCEPÇÕES E PROPOSIÇÕES. 2018. (Encontro).
      6. IV Congresso de Educação da Grande Dourados. As reformas educacionais no contexto do século XXI: impactos e desafios para a formação de professores. 2018. (Congresso).
      7. Scielo 20 anos. 2018. (Encontro).
      8. XI Coloquios sobre Avaliação e Qualidade do Ensino.Planejamento, gestão e privatização da educação no Brasil: Tensões e disputas. 2018. (Outra).
      9. X Seminario da ANPAE Centro-Oeste.Políticas e Direitos Sociais: formação e valorização dos profissionais da educação básica. 2018. (Seminário).
      10. Conferencia Nacional Popular de Educação (CONAPE)- Etapa Intermunicipal Curitiba.PLANOS DECENAIS, SNE E POLÍTICAS INTERSETORIAIS DE DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO: CULTURA, DESPORTO, CIÊNCIA, TRABALHO, MEIO AMBIENTE, SAÚDE, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO. 2017. (Encontro).
      11. X Colóquios sobre Avaliação e Qualidade do Ensino e III Encontro Nacional sobre os Conselhos Municipais de Educação.A concepção de participação necessária à qualidade social e política do ensino. 2017. (Encontro).
      12. XXVIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação.Plano Nacional de Educação e suas interfaces com os planos estaduais e municipais: a região Centro Oeste em perspectiva. 2017. (Simpósio).
      13. Intercâmbio do GT5/ANPED.Rede de Estudos e Pesquisas em Planejamento e Gestão Educacional (REPLAG). 2016. (Encontro).
      14. IV Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação - FINEDUCA.Valorização docente em municípios sul-matogrossenses: Contribuições do Plano de Ações Articuladas (PAR). 2016. (Encontro).
      15. IX Colóquios sobre Avaliação e Qualidade do Ensino.PEE 2014: a qualidade do ensino e a valorização dos profissionais do magistério. 2016. (Simpósio).
      16. IX Seminário de Política e Administração da Educação da ANP.Avaliadora. 2016. (Seminário).
      17. IX Seminário de Política e Administração da Educação da ANPAE Centro Oeste.Convênios e parcerias na gestão da educação básica e a qualidade de ensino. 2016. (Seminário).
      18. V Cong Ibero-Americano e VIII Congresso Luso-Bras ANPAE. Plano Nacional de Educação e suas interfaces com os planos estaduais e municipais. 2016. (Congresso).
      19. 9o Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEMS e UFGD - ENEPEX.Educação, sociedade e o PIBID na formação de professores no Brasil. 2015. (Encontro).
      20. II Colóquio Internacional de Ciencias Sociais da Educação.A qualidade de ensino no Plano Nacional de Educação (2014-2024): desafios à gestão educacional local no Brasil. 2015. (Seminário).
      21. VI Encontro de Políticas e Praticas de Formação de Professores e II Seminário ANPAE-MS.Plano Nacional de Educação: desafios e perspectivas para a gestão e o financiamento. 2015. (Encontro).
      22. VIII Colóquios sobre Avaliação Qualidade do Ensino.Política e Planejamento Educacional no Brasil do Século XXI. 2015. (Outra).
      23. VIII Seminário da ANPAE Centro-Oeste.Avaliador de apresentações orais. 2015. (Seminário).
      24. XXVII Simposio Brasileiro de Política e Administração da Educação.O PNE e a gestão da educação básica: desafios para a qualidade de ensino. 2015. (Simpósio).
      25. ENEPE.Avaliador de apresentações orais. 2014. (Encontro).
      26. IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação. A qualidade da educação básica nos planos do governo Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010). 2014. (Congresso).
      27. VII Colóquios sobre Avaliação e Qualidade do Ensino.Avaliação da pós-graduação em questão. 2014. (Outra).
      28. 36 Reunião Anual da ANPED.O direito à educação básica nos países do Mercosul. 2013. (Outra).
      29. Conferêcia Intermunicipal de Educação de Amambai.Avaliação e qualidade da educaçao básica: uma relação em construção. 2013. (Outra).
      30. Conferência Intermunicipal de Educação de Dourados.O papel da CONAE no planejamento da educação nacional e local. 2013. (Outra).
      31. Conferência Municipal de Educação de Dourados.A CONAE como espaço para construção de uma educação democrática e de qualidade. 2013. (Outra).
      32. V Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores e I Seminário ANPAE MS.Formação Continuada de Professores. 2013. (Seminário).
      33. VII Encontro Brasileiro da Rede Estrado.Grupo de Pesquisa Política e planejamento educacional: trabalho e formação docente. 2013. (Encontro).
      34. VII Simpósio Internacional O Estado e as políticas educacionais no tempo presente.Direito à educação e responsabilização docente. 2013. (Simpósio).
      35. 35a. Reunião Anual da ANPEd. 2012. (Congresso).
      36. III EPEX - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEMS.Avaliação dos trabalhos apresentados. 2012. (Encontro).
      37. IV Jornada Internacional de Educação. Pesquisa no Ensino Fundamental: possibilidades de fortalecimento da relação entre Universidade e Educação Básica. 2012. (Congresso).
      38. V Coloquios sobre avalação e qualidade do ensino e II Seminario de gestão e monitoramento da educação.O processo de alfabetização das crianças nas discussões atuais e a questão da alfabetização. 2012. (Seminário).
      39. VII Seminário da ANPAE Centro-Oeste e IX Seminario da ANPAE GO.As não relaçoes entre pobreza e exclusão no contexto das políticas educacionais. 2012. (Seminário).
      40. XI Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste.Alfabetização, leitura e escrita: memórias e práticas. 2012. (Encontro).
      41. XX Semana Pedagógica da UNIGRAN.O papel do pedagogo frente a ampliação da escolaridade obrigatória no Brasil. 2012. (Outra).
      42. 108 Colóquio em Educação.Os planos nacionais de educação dos anos 2000: trajetórias e perspectivas. 2011. (Outra).
      43. 25o Simposio Brasileiro de Política e Administração da Educação e 2o Congresso Ibero-americano de Política e Administração da Educação.Ensino Fundamental de Nove anos: da garantia a efetivação do direito à educação. 2011. (Simpósio).
      44. 25o Simpósio Brasileiro e II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educacao.Política educacional e gestão escolar XII. 2011. (Simpósio).
      45. 34a Reuniao Anual da ANPED. Planos Nacionais de Educação no Brasil: construções e desconstruções. 2011. (Congresso).
      46. II Conferencia de Desenvolvimento. Educação, democracia e desenvolvimento nos planos do governo Lula. 2011. (Congresso).
      47. IV Coloquios sobre avaliação e Qualidade do Ensino e I Seminário de Gestão e Monitoramento da Educação.A pós-graduação em educação no estado de Mato Grosso do Sul: em busca da qualidade. 2011. (Seminário).
      48. IV Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores.Formação de Professores e Ensino Superior. 2011. (Encontro).
      49. Seminários em Políticas Públicas Educacionais.Financiamento Educacional e Remuneração Docente. 2011. (Seminário).
      50. V Semana de Educação e V Seminário de Pesquisa da FAED/UFGD.A Relação Universidade e Educação Básica. 2011. (Seminário).
      51. V Semana de Educação e V Seminário de Pesquisa da FAED/UFGD.Reflexões acerca do bloco inicial de alfabetização (BIA) na reorganização do Ensino Fundamental no município de Dourados/MS. 2011. (Seminário).
      52. 33a Reuniao Anual da ANPED.Políticas Públicas e educação: o legado da ANPED para a construção da área no período 2000 - 2009. 2010. (Encontro).
      53. I Congresso Ibero-luso-brasileiro de Politica e Administracao da Educacao. Ampliacao dos anos de escolaridade no BrasilÇ uma analise das politicas educacionais vigentes. 2010. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (25)
      1. SCAFF, E. A. S.. Diálogos em rede: política e gestão educacional II. 2021. (Outro).. . 0.
      2. SCAFF, E. A. S.; BORTOT, C. M.. ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA INCERTEZA À RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS. 2021. Congresso
      3. SCAFF, ELISÂNGELA ALVES DA SILVA. Diálogos em rede: Política e Gestão Educacional II. 2021. (Congresso).. . 0.
      4. SCAFF, E. A. S.. Ciclo de Debates: Diálogos teórico-metodológicos em política educacional. 2020. (Outro).. . 0.
      5. SCAFF, E. A. S.. Diálogos em rede: política e gestão educacional. 2020. (Outro).. . 0.
      6. SCAFF, ELISÂNGELA ALVES DA SILVA. Diálogos em rede: Política e Gestão Educacional. 2020. (Congresso).. . 0.
      7. SOUZA, A. R. ; SCAFF, E. A. S. ; SCHNEIDER, G. ; PIRES, D. O. XXIX Simpósio de Política e Administração da Educação. 2019. Congresso
      8. SCAFF, E. A. S.. XXXI SEPE - Semana e Ensino, Pesquisa e Extensão do Setor de Educação da UFPR. 2019. (Congresso).. . 0.
      9. SCAFF, E. A. S.. XXX SEPE - Semana e Ensino, Pesquisa e Extensão do Setor de Educação da UFPR. 2018. (Congresso).. . 0.
      10. ALVES, A. V. V. ; ARANDA, M. A. M. ; SCAFF, E. A. S.. IX Colóquios sobre avaliação e qualidade do ensino. 2016. Outro
      11. SILVA, T. ; SCAFF, E. A. S.. II Congresso de Educação da Grande Dourados. 2016. Congresso
      12. OLIVEIRA, R. T. C. de ; SCAFF, E. A. S.. IX Seminário de Política e Administração da Educação da ANPAE Centro-Oeste. 2016. Congresso
      13. SILVA, A. M. ; SCAFF, E. A. S. ; ARANDA, M. A. M. ; SILVA, T. ; NOGUEIRA, R. M. de S.. I Congresso de Educação da Grande Dourados. 2015. Congresso
      14. ARANDA, M. A. M. ; SCAFF, E. A. S.. VIII Colóquios sobre Avaliação e Qualidade de Ensino. 2015. Congresso
      15. SCAFF, E. A. S.. XII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste - ANPED - CO. 2014. (Congresso).. . 0.
      16. REAL, G. C. M. ; SCAFF, E. A. S.. VII Colóquios sobre Avaliação e Qualidade de Ensino. 2014. Congresso
      17. CARMO, J. C. ; SCAFF, E. A. S. ; NERES, C. C. ; ARAUJO, DAC. V Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores I Seminário da ANPAE/MS. 2013. Congresso
      18. ARANDA, M. A. M. ; SCAFF, E. A. S.. V Colóquios sobre Avaliação e Qualidade do Ensino e II Seminário de Gestão e Monitoramento da Educação Básica. 2012. Congresso
      19. SCAFF, E. A. S.; FREITAS, D. N. T. ; BARUFFI, A. ; ARANDA, M. A. M.. IV Coloquios sobre Avaliação e Qualidade do Ensino e I Seminário de Gestão e Monitoramento da Educação. 2011. Congresso
      20. SCAFF, E. A. S.; FREITAS, D. N. T. ; SOUZA, K. R.. Seminários em Políticas Públicas Educacionais. 2011. Congresso
      21. SCAFF, E. A. S.. Semana Pedagógica: Os PCNs em discussão. 2002. (Outro).. . 0.
      22. SCAFF, E. A. S.. Ciclo de Palestras. Pedagogia: questões atuais. 2002. (Outro).. . 0.
      23. SCAFF, E. A. S.. II Semana Acadêmica do Curso Normal Superior. 2001. (Outro).. . 0.
      24. SCAFF, E. A. S.. I Semana Acadêmica do Curso Normal Superior. 2000. (Outro).. . 0.
      25. SCAFF, E. A. S.. Coordenação do painel Educação Básica: equidade e qualidade. 2000. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:47