Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Isabel Cristina de Moura Carvalho

Isabel Cristina de Moura Carvalho tem graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984), especialização em psicanálise pela Universidade Santa Úrsula, RJ (1990), mestrado em Psicologia da Educação pela Fundação Getúlio Vargas, RJ (1989) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Pós-doutorado em antropologia na Universidade de San Diego, Califórnia (UCSD), de fevereiro/2006 à fevereiro/2007. Atualmente é professora permanente no PPG de Educação da UFMG. É bolsista produtividade do CNPq. Coordena a linha de pesquisa "Religião e ambiente: a sacralização da natureza e a naturalização do sagrado" no Laboratório de Estudos da Religião (LAR) na UNICAMP e Integra o Núcleo de Estudos em Espiritualidade e Saúde (NUES), neste laboratório. Tem suas pesquisas e publicações no eixo temático natureza, cultura, aprendizagem, ambiente e religião. Desde 2013, tem pesquisado e publicado sobre a regulação da ética na pesquisa em educação. Desde 2021 assumiu a presidência do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental FUNBEA. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/7164983612113282 (14/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1C
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Universidade Federal de Minas Gerais Pampulha 31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (51) 33086650
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2018-Atual. Aprendizagem como genese do sujeito e da cultura. (PQ/CNPq)
      Descrição: Este projeto integra um programa de pesquisa em andamento há 10 anos, onde temos nos dedicado ao estudo da ambientalização de práticas educativas e religiosas na formação de um habitus ambiental que articula tanto elementos da ordem da subjetividade quanto expressões culturais, éticas e políticas da ação e da educação ambiental. Mais recentemente propusemos a noção de epistemologias ecológicas para denominar um campo de convergência no pensamento contemporâneo que se pauta pelo reconhecimento da materialidade do mundo e da agência dos processos naturais, dos objetos e dos materiais como coprodutores da ação humana. No presente projeto, partimos desta noção para enfatizar, agora, a questão da aprendizagem como dispositivo central para uma ecologia da ação e da experiência. Para tanto, é necessário deslocar o sentido da educação como transmissão intencional de conhecimento, para posicioná-lo como aprendizagem. Isto é, compreender a educação como processo de constituição dos sujeitos e da cultura no qual não há um sujeito anterior à cultura, nem uma cultura como esfera distinta dos sujeitos. A partir desta concepção, a aprendizagem será tomada, ao mesmo tempo, como a gênese dos sujeitos e da cultura. Quanto ao seu universo empírico, este projeto estende seu olhar para processos de aprendizagem em contextos específicos onde a imaginação ecológica se encontra com os campos da saúde, da espiritualidade e da religião. Elegemos, nestas áreas, práticas que têm sido reconfiguradas pelas exigências éticas e estéticas acionadas pelo ideário ecológico, fazendo parte num movimento mais geral de ambientalização da vida social. Palavras-chave: aprendizagem; cultura; ambientalização; epistemologias ecológicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Isabel Cristina de Moura Carvalho - Coordenador / Steil, Carlos Alberto - Integrante / Carmen Roselaine de Oliveira Farias - Integrante / Marcelo Gules Borges - Integrante / Ana Maria Rabelo Gomes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Pesquisa Científica - Bolsa. Número de produções C, T & A: 11
      Membro: Isabel Cristina de Moura Carvalho.
    2. 2017-2021. Culturas, Praticas e Aprendizagens em um mundo mais que humano (Edital Universal/CNPq)
      Descrição: O projeto se situa na perspectiva do diálogo interdisciplinar com a antropologia ecológica de Tim Ingold, a chamada virada ontológica e os novos materialismos nas ciências humanas. Estas abordagens, associadas ao que temos chamado de epistemologias ecológicas Steil e Carvalho, 2014), têm destacado a agência da dimensão não humana e material do mundo em que vivemos, redimensionando as questões do vínculo societário em um mundo mais que humano. Desde a educação, nos desafia, sobretudo, compreender, neste horizonte pós-humanista, os processos que envolvem a relação cultura e aprendizagem ou, em outras palavras, os modos como se aprende uma cultura, considerando estas aprendizagens formais e/ou não formais; como práticas culturais. Interessa-nos, neste sentido, compreender os modos de engajamento e de ação que formam ao mesmo tempo pessoas, envolvendo elementos da ordem da subjetividade como atitudes, comportamentos e valores, quanto moralidades e posicionamentos ético-políticas ? ou cosmopolíticas ? ambientalmente orientadas. Palavras- Chaves: cultura, aprendizagens, ambiente, práticas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Isabel Cristina de Moura Carvalho - Coordenador / Carlos Alberto Steil - Integrante / Marta Maria Castanho Almeida Pernanbuco - Integrante / Carmen Roselaine de Oliveira Farias - Integrante / Frederico Machado Viana - Integrante / chantal Medaets - Integrante / Caê Rodrigues - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Pesquisa Científica - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 9
      Membro: Isabel Cristina de Moura Carvalho.
    3. 2013-2017. Epistemologias Ecologicas (PQ/CNPq)
      Descrição: Este projeto de pesquisa integra um programa de pesquisa em andamento há alguns anos, onde temos nos dedicado ao estudo da ambientalização de práticas educativas e religiosas na formação de um habitus ambiental que articula tanto elementos da ordem da subjetividade quanto expressões culturais, éticas e políticas da ação ambiental e da educação ambiental. No atual ciclo de pesquisa, onde se situa esta proposta, a ênfase está na discussão epistemológica e na fundamentação da pesquisa em educação ambiental. Para isso pretendemos demarcar conceito de epistemologias ecológicas e explorar suas potencialidades para uma educação pensada no contínuo humano e não humanos. O conceito de epistemologias ecológicas é aqui postulado num horizonte compreensivo que se pauta pelo reconhecimento da alteridade e da agência dos processos naturais, dos objetos e dos materiais. Autores contemporâneos de diferentes trajetórias disciplinares têm empreendido reflexões nesta direção que sugerem a emergência de um novo materialismo. É neste movimento que buscamos situar o conceito de epistemologias ecológicas. O adjetivo ecológico nos parece plausível na medida em que ele remete ao reposicionamento do humano numa rede de relações simétricas e reciprocamente determinadas. Neste sentido, as epistemologias ecológicas dão voz ao mundo, considerando a autonomia das coisas e da natureza em sua relação com o humano, sem recair nos determinismos sejam eles culturalistas ou biológicos. Este projeto pretende contextualizar as interfaces dos novos materialismos, que emergem na antropologia e na filosofia com o campo ambiental. Este nos parece uma postura produtiva para compreender nosso lugar no mundo e o lugar do mundo em nós, desde uma perspectiva ecológica, no sentido de uma ecologia do pensamento, da ação e do conhecimento. Bolsa Produtividade Processo: 308393/2013-9 Demanda/Chamada: Produtividade em Pesquisa - PQ - 2013 Modalidade: PQ Categoria/Nível: 1D. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Isabel Cristina de Moura Carvalho - Coordenador / Carlos Alberto Steil - Integrante / Carmen Roselaine de Oliveira Farias - Integrante / Marcelo Gules Borges - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Pesquisa Científica - Bolsa. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: Isabel Cristina de Moura Carvalho.
    4. 2012-2014. Ambientalizacao e educacao (Edital Universal/CNPq)
      Descrição: Este projeto investiga a ambientalização de práticas educativas e religiosas na formação de um habitus ambiental que articula tanto elementos da ordem da subjetividade (atitudes, comportamentos e valores) quanto expressões ético-políticas da ação ambiental. Temos observado que há um conjunto importante de práticas de diversas orientações religiosas que vem internalizando a questão ambiental como parte de sua mística e empreendido uma ação pedagógica junto de seus praticantes. Do mesmo modo buscamos compreender os processos de incorporação deste habitus ambiental nas práticas educativas do ensino formal e de espaços educadores não formais. A problemática conceitual gira em torno das epistemologias ecológicas e suas potencialidades para uma educação pensada no contínuo humanos e não humanos. O conceito de epistemologias ecológicas é aqui acionado para delimitar uma região do debate teórico-filosófico contemporâneo que compreende autores de diversas origens disciplinares e opções teóricas diferentes, cujo ponto em comum tem sido oferecer conceitos e pistas consistentes para romper com algumas das dualidades modernas ? tais como natureza e cultura, sujeito e sociedade, corpo e mente, artifício e natureza, sujeito e objeto ? oferecendo pistas conceituais eficazes para uma compreensão das relações com o ambiente desde outro ponto de partida. Entre os autores que nos inspiram nesta direção estão Merleau Ponty, Tim Ingold, Thomas Csordas, Hans Jonas, Bruno Latour.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Isabel Cristina de Moura Carvalho - Coordenador / Carlos Alberto Steil - Integrante / Carmen Roselaine de Oliveira Farias - Integrante / João Frederico Rickli - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 10
      Membro: Isabel Cristina de Moura Carvalho.
    5. 2011-2014. A Pesquisa em Educacao Ambiental
      Descrição: Considerando que a formação do campo ambiental passa, entre outras coisas, pela produção e validação de um conhecimento legítimo em EA, bem como a formação de especialistas que possam falar pelo campo, a pesquisa desenvolvida desde 2000 dedica-se ao levantamento e análise da produção de pesquisa em educacao ambiental (EA), notadamente no âmbito dos GTs de educação ambiental nas Associações de Pesquisa e Pós-Graduação; em eventos científicos exclusivamente voltados a pesquisa em EA; e iniciou o levantamento em eventos científicos da região Sul. Os recursos metodológicos utilizados são o levantamento e analise quantitativa do perfil dos trabalhos apresentados nos dois principais eventos científicos de educação ambiental em nível nacional, quais sejam, o Grupo de trabalho (GT) Meio ambiente, educação e sociedade pertencente a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa Ambiente e Sociedade - ANPPAS; e o Grupo de Estudos (GE) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação ? ANPED, e as edições do Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA). Os resultados parciais apontam para algumas tendências convergentes nos espaços pesquisados: predominância de doutores e doutorandos sobre mestres e mestrandos; do gênero feminino sobre o masculino entre os autores. Em termos da proveniência da produção de pesquisa em nível nacional, ha expressiva presença das regiões SE e Sul sobre outras do pais. O vínculo dos autores de trabalhos com instituições públicas de ensino superior predomina sobre os autores vinculados a IES privadas. A pesquisa segue incorporando anualmente os resultados da produçao de pesquisa nos eventos mencionados. Sao produtos da pesquisa trabalhos apresentados em seminários (ANPED Sul, 2008) e artigos publicados em periódicos científicos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Isabel Cristina de Moura Carvalho - Coordenador / Carmen Roselaine de Oliveira Farias - Integrante / Marcelo Gules Borges - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Isabel Cristina de Moura Carvalho.
    6. 2010-2013. A Educacao Ambiental como Educacao Moral do Seculo XXI (PQ/ CNPq)
      Descrição: Este projeto visa analisar e compreender os processos de ambientalização da sociedade brasileira na área da educação, focalizando particularmente a educação ambiental. Entendemos por ambientalização o processo de internalização da questão ambiental nas esferas sociais e na formação moral e dos indivíduos. Este processo será identificado tanto na emergência de questões e práticas ambientais como um fenômeno novo quanto na reconfiguração de práticas e lutas tradicionais que se transformam ao incorporar aspectos ambientais. Ainda, como objeto desta pesquisa, destacamos a hipótese do deslocamento de uma ?cidadania política?, que foi a base para a emergência da democracia e da educação para a democracia (Dewey) na passagem do século XIX para o século XX, em direção a uma ?cidadania socioambiental?, globalizada e inclusiva do ambiente como ?sujeito? de direitos, como um traço histórico da passagem do século XX para o século XXI. A metodologia de pesquisa utilizará a observação participante e a etnografia de práticas educativas como recursos para compreender a instituição de um habitus ou de um idioma ecológico na sociedade. Ao mesmo tempo, procurará apontar para o caminho inverso, das transformações que vem ocorrendo na própria noção e no significado do que seja ambiental a partir da sua incorporação no âmbito das instituições educacionais. Por fim, o projeto buscara estabelecer um diálogo interdisciplinar entre educação e antropologia, contribuindo para a formação de uma antropologia da educação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Isabel Cristina de Moura Carvalho - Coordenador / Steil, Carlos Alberto - Integrante / João Frederico Rickli - Integrante / Frederico Machado Viana - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Pesquisa Científica - Bolsa. Número de produções C, T & A: 15
      Membro: Isabel Cristina de Moura Carvalho.
    7. 2010-2012. Catedra Anisio Teixeira. Sustentabilidade e Educacao (IPEA/CAPES)
      Descrição: O objetivo geral desta Cátedra é fortalecer a articulação de pesquisadores e educadores preocupados em discutir em nível pedagógico e em nível das políticas públicas, a responsabilidade social e ambiental da universidade para o desenvolvimento brasileiro. Os objetivos específicos são: 1) fortalecer o diálogo em torno da ambientalização da universidade, entendida como um espaço educador ambiental, na PUCRS; 2) contribuir para a ambientalização curricular na graduação de pedagogia e na Pós Graduação em Educação da PUCRS; 3) Dialogar com outras redes de pesquisadores e professores do ensino superior sobre sustentabilidade na universidade. A Cátedra foi aprovada em 2010, teve início em março de 2011 e teve seu término emjulho de 2012.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Isabel Cristina de Moura Carvalho - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 10
      Membro: Isabel Cristina de Moura Carvalho.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (95)
    1. 10/06 Educação Ambiental na Região Sul: desafios históricos e atuais.Educação Ambiental: utopias e distopias. 2021. (Seminário).
    2. 10 anos FunBEA (09/04).Mesa: Natureza e educação. 2021. (Seminário).
    3. 18/06 II Ciclo de Debates MEIO AMBIENTE E PANDEMIA: LUTAS, APRENDIZADOS E DESAFIOS.E por falar em aprendizazem, o que aprendemos com a pandemia?. 2021. (Encontro).
    4. 3/9 Curso ?Cosmovisões de natureza: perspectivas para a construção de outros mundos?(03/09).Descolonizando a Natureza. 2021. (Outra).
    5. 40 RA ANPED (Minicurso) 07 e 09/09. Mini Curso. 2021. (Congresso).
    6. Cineclube Socioambiental Campos (19/05).Debatedora do filme. 2021. (Outra).
    7. Curso Extensão PRODEMA (16/09).Epistemologias ecológicas e novos materialismos: desafios para a educação ambiental. 2021. (Outra).
    8. Diálogos Transversais: Christina Toren (05/04).Formação Humana Cultura e Aprendizagem. 2021. (Seminário).
    9. I Reunião Latino-americana de Estudos da Espiritualidade. I Reunión Latinoamericana de Estudios de Espiritualidad.Espiritualdades laicas: o caso do Mindfulness no Brasil. 2021. (Encontro).
    10. No corpo do mundo: natureza, educação e arte (22/07).No corpo do mundo: natureza, educação e arte. 2021. (Simpósio).
    11. Seminários de Licenciatura USP Ribeirão Preto (16/05).E POR FALAR EM APRENDIZAGEM, O QUE APRENDEMOS COM OS DESASTRES? O QUE APRENDEMOS COM A PANDEMIA. 2021. (Outra).
    12. 2º Simpósio de EA Transição Sociedades Sustentáveis (Live 16/05).Ambientalismo e Espiritualidade. 2020. (Simpósio).
    13. 32a.RBA - ABA (30 e 31/10; 01 e 03/11). Mindfulness: entre saúde, ciência e religião. 2020. (Congresso).
    14. 3a. Mostra Observa Campos (04/12/2020).Educação Ambiental: imaginações para um mundo pós-pandêmico. 2020. (Encontro).
    15. 3a. Mostra Observa Campos (05/12/2020).Políticas públicas de EA e emergência climática. 2020. (Encontro).
    16. 4 Simpósio sobre Espiritualidade Benefiência Portuguesa (17 10).Reações Religiosas à Pandemia. 2020. (Simpósio).
    17. ANPEd: Presente na Quarentena (Live 29/07).A Ética na Pesquisa e os desafios da produção científica e dos periódicos em Educação. 2020. (Simpósio).
    18. Conversas no LAR (24/09).Cultura, Religião e Aprendizagem. 2020. (Encontro).
    19. Curso: A natureza que somos.Ecologia e Espiritualidade. 2020. (Outra).
    20. Diálogos sobre EA para sociedades sustentáveis.Educação ambiental e cosmopolítica: aprender com desastres, pessoas e cogumelos.. 2020. (Seminário).
    21. Encontro do Núcleo Educação Ambiental - 29/07-SEMA/UERGS (Live).Natureza e imaginação: o deus da ecologia no horizonte moral do ambientalismo. 2020. (Oficina).
    22. Escritoras Para o Novo Mundo (Live SESC FortalezaUFC 11/08).Escritoras pra o Novo Mundo - Educação e Psicologia Ambiental. 2020. (Encontro).
    23. Ética e Pesquisa em Educação (LIVE 23/06) UEPG.Ética e Pesquisa em Educação (LIVE). 2020. (Simpósio).
    24. Reações Religiosas à COVID 19 na América latina (01, 02, 03/07). 2020. (Seminário).
    25. Semináro de Pesquisa Reações Religiosas à COVID19 (11/06).Capturas do sofrimento em tempos de crise respiratória. 2020. (Seminário).
    26. VI Congreso ALA 2020 - VI Congreso Asociación Latinoamericana de Antropología. Educação Ambiental: aprendizagens em uma horta urbana no Sul do Brasil. 2020. (Congresso).
    27. XII EDEA - 17/11 Encontros Diálogos com a Educação Ambiental.Formac?a?o de educadores ambientais e juventudes em dia?logo com movimentos emergentes". 2020. (Encontro).
    28. 4o. Simpósio de Gestão Ambiental - SIGA/UERGS.Educação num mundo mais que humano. 2019. (Simpósio).
    29. Ciclo de Palestras PPG Ensino de Ciências UFRPE.Aprender o que não se ensina. Perspectivas da aprendizagem desde a antropologia. 2019. (Encontro).
    30. CONUPES 2019 ? 2º Congresso Internacional de Saúde e Espiritualidade. 2019. (Congresso).
    31. Seminário de Estudos de Religião e Espiritualidade (UERJ). 2019. (Seminário).
    32. X EPEA - Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental.A pesquisa em educação ambiental em 10 anos de EPEA. 2019. (Encontro).
    33. XIII RAM ? Reunia?o de Antropologia do Mercosul. Antropologia e aprendizagem: aprender o que na?o se ensina. 2019. (Congresso).
    34. XIV EDUCERE - Congresso Nacional de Educação. Aprendizagem em um mundo mais que humano. 2019. (Congresso).
    35. 18th International Union of Anthropological and Ethnological Sciences .. Culture, Learning and Education. 2018. (Congresso).
    36. Environmental Education Research Invitational Seminar 2018.Ecological Epistemologies. 2018. (Seminário).
    37. Seminário Aprendizagens, Culturas e Ambientes: 10 anos de pesquisa e formação do Grupo SobreNaturezas.10 anos de sobrenaturezas. 2018. (Seminário).
    38. X Encontros e Diálogos com a Educação Ambiental EDEA.Políticas públicas atuais no Brasil: o silêncio da educação ambiental.. 2018. (Encontro).
    39. Epistemologias ecolo?gicas, aprendizagem e etnografia (UFRPE).Epistemologias ecológicas e comunidades de prática. 2017. (Encontro).
    40. Ética e pesquisa educacional UNESP Presidente Prudente.Ética e pesquisa em educação. 2017. (Simpósio).
    41. I Encontro da Rede Seiva: educação ambiental em unidades de conservação.Epistemologias ecológicas e educação ambiental para conservação da natureza. 2017. (Encontro).
    42. I Mostra Observa Campus - Hortas Urbanas Comunitárias.Hortas Urbanas Comunitárias. 2017. (Outra).
    43. Semana de Pesquisa, Ensino e Extensão (SEPE/UFPR). Ética e Educação: ensino, pesquisa e extensão. 2017. (Congresso).
    44. Seminários Avançados II UFRPE PPGE.Epistemologias ecológicas. 2017. (Outra).
    45. Virada Sustentável.Sustentabilidade e Educação Ambiental. 2017. (Outra).
    46. V Simpósio de Pós-graduação em Educação UERN ?Ética nas Pesquisas em Educação?.Ética e pesquisa em educação. 2017. (Simpósio).
    47. XVI EPEA UFPR.Decolonizar o pensamento: outras aproximações epistêmicas para a EA. 2017. (Encontro).
    48. 13o. Encontro Cultivando Agua Boa.Educação Ambiental e a perspectiva das pedras: dando voz à natureza. 2016. (Simpósio).
    49. I Encontro de Educadores Ambientais de Zoos e Aquários do Brasil,."Sujeito ecológico e a educação para conservação". 2016. (Encontro).
    50. II Seminário de educação Ambiental: do sujeito ecológico às epistemologias ecológicas.Epistemologias Ecológicas. 2016. (Seminário).
    51. Seminário Ética e Pesquisa em Educação: entre a norma e o compromisso.A norma em debate: cenários e desafios. 2016. (Seminário).
    52. XI Seminário Internacional Universidade, Inovação e Sustentabilidade Ambiental. 2016. (Seminário).
    53. XVIII Jornada Nacional de Educação e V Seminário Interdisciplinar PIBID. Epistemologias ecológicas: por um mundo mais que humano. 2016. (Congresso).
    54. 13th INVITATIONAL SEMINAR ON ENVIRONMENTAL EDUCATION RESEARCH 2015 ? BRAZIL..Estética, Ética e Política. 2015. (Seminário).
    55. 37 RA ANPED. O Comitê Cientifico em 2015 e o GT 22. 2015. (Congresso).
    56. II Semináriodo Comitê de Ética em Pesquisa da FCLAr - UNESP.Ética na Pesquisa em educação. 2015. (Seminário).
    57. V ESEA - Encontro Sergipano de EA.Epistemologias Ecológicas se Educação Ambiental. 2015. (Encontro).
    58. XIII Congresso de Psicologia Ambiental. Experiência estética e espaços naturais: um estudo no centro de pesquisas e conservação da natureza ProMata. 2015. (Congresso).
    59. I ciclo de debates SobreNaturezas: antropologia, ambiente e educação.Antropologia e educação. 2014. (Encontro).
    60. II Congresso Sul-Riograndense de Bioética: Bioética e Meio Ambiente. Bioética e Meio Ambiente. 2014. (Congresso).
    61. III Encontro acadêmico Internacional Interdisciplinaridade nas universidades brasilerias - Resultados e desafios.. 2014. (Encontro).
    62. Reunião do FORPRED.A regulação da ética na Pesquisa em educação. 2014. (Outra).
    63. Simpósio Politicas Públicas de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis.A ambientalização na Universidade: a experiência da PUCRS. 2014. (Simpósio).
    64. Ética em Pesquisa nas Ciências Humanas - Educação.A regulação da ética em pesquisa nas ciências humanas. 2013. (Seminário).
    65. 1er Encuentro Latinomericano de Investigadores sobre Cuerpos y Corporalidades en las Culturas.NATUREZA, PAISAGEM E CORPOREIDADE: NO CAMINHO DE UMA ASCESE ECOLÓGICO-RELIGIOSA. 2012. (Encontro).
    66. 35a. Reunião Anual da ANPED.Avaliador do Comitê Cientifico GT 22. 2012. (Encontro).
    67. Encontro Acad~emico Internacional Interdisciplinaridade e transdiciplinaridade no Ensino, Pesquisa e extensão em Educação, Ambiente e Saúdenns. 2012. (Encontro).
    68. II Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication E Ethi. 2012. (Encontro).
    69. III Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente. Educação para o ambiente. 2012. (Congresso).
    70. II Jornada Ibero-Americana da ARIUSA - Compromisso das universidades com a ambientalização e a sustentabildiade. A Plataforma da informação, sensibilização e avaliação da sustentabilidade nas universidades. 2012. (Congresso).
    71. II Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica.As cartilhas pela natureza e a ambientalização da umbanda (Orientadora). 2012. (Seminário).
    72. V CEPASUL.Epistemologias ecológicas. 2012. (Simpósio).
    73. VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL INOVAÇÃO, UNIVERSIDADE E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. 2012. (Seminário).
    74. XIII Salão de Iniciação Científica.As Cartilhas pela Natureza e a ambientalização da umbanda (orientadora). 2012. (Seminário).
    75. 34a. RA da ANPED GT 22.Debatedora do trabalho encomendado "O significado das politicas de EA nas políticas educacionais". 2011. (Outra).
    76. Ciclo de Palestras Humanismo e Cultura Religiosa.Somos o Corpo do Mundo. 2011. (Outra).
    77. III Seminário Internacional Pessoas Adulta, Saúde e Educação - Espeços Psicopedagógicos em Diferentes Cenários.-. 2011. (Seminário).
    78. III Seminário Internacional Sustentabilidade na Universidade. 2011. (Seminário).
    79. III Seminário Internacional Sustentabilidade na Universidade.Redes Locais e Ambientalização da escola: Etnografia do circuito da educação ambiental em contextos escolares.. 2011. (Seminário).
    80. III Seminário Internacional Sustentabilidade na Universidade.Cátedra Anísio Teixeira Educação e Sustentabilidade: Novas perspectivas para a educação democrática. 2011. (Seminário).
    81. IV Seminário Internacional Inovação, Universidade e Integridade na Pesquisa. 2011. (Seminário).
    82. Seminário Internacional Cultura Percepção e Ambiente: a contribuição de Tim Ingold.NATURE, LANDSCAPE, AND EMBODIMENT: ON THE PATH OF A RELIGIOUS-ECOLOGICAL ASCESIS. 2011. (Seminário).
    83. Sociedad e medio ambiente en America Latina.Sociedad e medio ambiente en America Latina. 2011. (Outra).
    84. VI Seminário do Programa de Pós-Graduação da UEPA.Pesquisa na Pós-Graduação: caminhos e estratégias. 2011. (Seminário).
    85. VI Seminário do Programa de Pós-Graduação da UEPA.Interfaces da pesquisa: cultura, arte, ciências.. 2011. (Seminário).
    86. XVII Semana da Solidariedade.Educação, Democracia e Sustentabilidade. 2011. (Encontro).
    87. 30th Annual Seminar da International Society for Teacher Education.Ecological Habitus and Education of Perception: The Anthropological Basis for Environmental Education. 2010. (Seminário).
    88. 33a. Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação.Um balanço da produção científica em educação ambiental de 2001 a 2009 (ANPED, ANPPAS e EPEA). 2010. (Encontro).
    89. ANPED SUL. A pesquisa em Educação Ambiental. 2010. (Congresso).
    90. Capacitação Docente- Desafios Emergentes da Educação Superior: Responsabilidade Social e Apropriação de Tecnologias de Informação e Comunicação. 2010. (Outra).
    91. Educação ambiental e territórios Urbanos: 10 seminario de educaçào ambiental da SMED Porto Alegre.Educação Ambiental: conexões. 2010. (Seminário).
    92. MMA. A contribuição das mulheres no ambientalismo brasileiro.A participação da mulheres na educação e na educação ambiental. 2010. (Seminário).
    93. Seminário Perspectivas de Investigação em Educação Ambiental e no Ensino de Ciências.Pesquisa em Educação Ambiental desde uma perspectiva antropológica. 2010. (Seminário).
    94. V Encontro Nacional da ANPPAS.Os descontentes com a civilização e a missão ecocivilizatória: a educação ambiental entre a norma e a antinormatividade. 2010. (Encontro).
    95. VI Colóquio de Pesquisa em Educação Ambiental/Rede Sul Brasileira de EA.Fundamentos epistemológicos e filosóficos da educação ambiental. 2010. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (11)
    1. CARVALHO, I. C. M.. Reações religiosas à COVID 19 na América Latina. 2020. (Congresso).. . 0.
    2. CARVALHO, I. C. M.; Steil, Carlos Alberto ; TONIOL, R. F.. Conferência Thomas Csordas na UNICAMP & UNIFESP. 2019. Outro
    3. CARVALHO, I. C. M.; Steil, Carlos Alberto. 10 anos do Grupo de Pesquisa SobreNaturezas. 2018. Outro
    4. CARVALHO, I. C. M.; FARIAS, C. R. O. ; VIANA, F. M. ; Steil, Carlos Alberto. II Seminário Sobrenaturezas Ambientalização e práticas escolares : construindo pontes sustentáveis entre a universidade e a educação básica. 2014. Congresso
    5. CARVALHO, I. C. M.; AMARO, J. ; BORGES, M. G.. Sustentabilidade e Universidade. 2013. Outro
    6. CARVALHO, I. C. M.. Forum de Interdisciplinaridade: Psicanálise e educação, antinomia ou complementariedade?. 2013. (Outro).. . 0.
    7. CARVALHO, I. C. M.; STEIL, C. A. ; ECKERT, C.. Cultura Percepção e Ambiente: a contribuição de Tim Ingold para uma mudança de paradigma. 2011. Outro
    8. CARVALHO, I. C. M.. III Seminário Internacional Sustentabilidade e Universidade. 2011. (Congresso).. . 0.
    9. CARVALHO, I. C. M.. 30th Annual Seminar for Teacher Education. 2010. (Congresso).. . 0.
    10. CARVALHO, I. C. M.. III Colóquio de pesquisadores em educação ambiental da rede sul. 2008. (Outro).. . 0.
    11. CARVALHO, I. C. M.. I Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação. 2004. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:22:11