Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Marise Nogueira Ramos

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2001). Pós-doutorado em Etnossociologia do Conhecimento Profissional na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/Portugal (2012). É Especialista em Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz) e professora associada da Faculdade de Educação da UERJ. Docente credenciada no quadro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ) e de Educação Profissional em Saúde (EPSJV/Fiocruz), do qual foi coordenadora no período de 2008 a 2012. Foi Diretora de Ensino Médio do Ministério da Educação (2003-2004), coordenadora do GT Trabalho e Educação da Anped (2008-2010) e representante do mesmo GT no Comitê Científico dessa associação (2011-2012; 2019-2022). É uma das coordenadoras do Grupo THESE - Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde UFF/UERJ/FIOCRUZ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional em saúde, educação profissional integrada ao ensino médio, ensino médio, ensino técnico, reformas educacionais, saberes profissionais. É bolsista de produtividade do CNPq. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/3796863111902233 (08/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Av. Brasil, 4365, Sala 322 Manguinhos 20550013 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (21) 38659754 Fax: (21) 38659797 URL da Homepage: www.epsjv.fiocruz.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2019-Atual. Educacao Profissional Tecnica de Nivel Medio em Saude: quantidade e qualidade nas redes publicas de educacao
      Descrição: O objeto desta pesquisa é a oferta quantitativa e qualitativa de cursos técnicos de nível médio pela rede pública federal no país e estadual do Rio de Janeiro. As análises têm como referência a política de educação profissional e tecnológica no país no período de 2014 (ano de aprovação do Plano Nacional de Educação) a 2018 (ano anterior a implementação da reforma do ensino médio, em que a educação profissional passa a se constituir como o quinto itinerário de formação). Objetiva-se identificar as redes que contribuem para a expansão em termos quantitativos e qualitativos da oferta pública da educação profissional técnica de nível médio em saúde. A pesquisa tem como categorias do método totalidade, historicidade, mediação e contradição; e como categorias específicas do objeto, a práxis, o trabalho como princípio educativo e a determinação social da saúde. Os dados e informações serão levantados mediante consulta aos relatórios do Censo Educacional realizado pelo Inep/Mec, a documentos governamentais e das instituições pesquisadas, além da aplicação de questionários e entrevistas ao respectivos gestores e coordenadores de cursos. Proceder-se-á a análise quantitativa com dispositivos informacionais e estatísticos, enquanto apoiaremos a análise qualitativa na técnica de análise de conteúdo, cujos resultados serão discutidos com base nas categorias do método e do objeto construídas em coerência com o referencial teórico-metodológico. O resultado que se pretende é a compreensão de mediações/determinações da materialização da política e da oferta de educação profissional e tecnológica em saúde, a fim de identificar a possível contribuição para a construção de concepções ético-políticas, epistemológicas e pedagógicas para a formação de trabalhadores técnicos da saúde centradas na unidade da relação entre trabalho, educação e saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marise Nogueira Ramos - Coordenador / Julio Lima - Integrante / Márcia Valéria Morosini - Integrante / Filippina Chinelli - Integrante / Márcio Candeias - Integrante / Thayna Trindade da Silva - Integrante / Gianne Cristina dos Reis - Integrante / Márcia Valéria Alves - Integrante / Danúbiah da Silva Mendes Pereira - Integrante / Ednéia Leme - Integrante / Raquel Malaquias - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Marise Nogueira Ramos.
    2. 2017-Atual. Educacao Profissional Tecnica de Nivel Medio e Saude na rede federal brasileira face ao atual PNE
      Descrição: O objeto desta pesquisa são as redes públicas que atuam na educação profissional técnica de nível médio no que se refere à oferta quantitativa e qualitativa de cursos técnicos de nível médio nas formas integrada, concomitante e subsequente. Particularmente na área da saúde, focaliza-se a rede federal, em relação à qual, além do estudo quantitativo, buscar-se-á captar as concepções ético-políticas, epistemológicas e pedagógicas que têm orientado esta oferta. As análises têm como referência a política de educação profissional e tecnológica no país frente às metas do atual Plano Nacional de Educação (2014-2024), além das tendências da política nacional de saúde, no período de 2010 a 2018. Assim, objetiva-se identificar as redes que contribuem para a expansão em termos quantitativos e qualitativos da oferta pública da educação profissional técnica de nível médio e, particularmente, em saúde, aprofundando a análise sobre a participação da rede federal de educação profissional e tecnológica nesse processo. A pesquisa busca se aportar no materialismo histórico-dialético, tendo como categorias do método a totalidade, historicidade, mediação e contradição; e como categorias específicas do objeto, a práxis, o trabalho como princípio educativo e a determinação social da saúde. Os dados e informações serão levantados mediante consulta aos relatórios do Censo Educacional realizado pelo Inep/Mec, a documentos governamentais e das instituições pesquisadas, além da aplicação de questionários e entrevistas ao respectivos gestores e coordenadores de cursos. Proceder-se-á a análise quantitativa com dispositivos informacionais e estatísticos, enquanto apoiaremos a análise qualitativa na técnica de análise de conteúdo, cujos resultados serão discutidos com base nas categorias do método e do objeto construídas em coerência com o referencial teórico-metodológico. O resultado que se pretende é a compreensão de mediações/determinações da materialização da política de educação profissional e tecnológica nos termos previstos pelo atual PNE nas redes públicas de ensino. Particularmente, também se quer apreendê-las na oferta da educação profissional em saúde na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, a fim de identificar a possível contribuição para a construção de concepções ético-políticas, epistemológicas e pedagógicas para a formação de trabalhadores técnicos da saúde centradas na unidade da relação entre trabalho, educação e saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Marise Nogueira Ramos - Coordenador / Gaudêncio Frigotto - Integrante / Julio Lima - Integrante / Raquel Barbosa Moratori - Integrante / Márcia Valéria Morosini - Integrante / Mariana Nogueira - Integrante / Márcio Candeias - Integrante / Rosana Nunes da Natividade Marinho - Integrante / Thayna Trindade da Silva - Integrante / Gianne Cristina dos Reis - Integrante / Livaldo Teixeira da Silva - Integrante / Márcia Valéria Alves - Integrante / Danúbiah da Silva Mendes Pereira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 43 / Número de orientações: 6
      Membro: Marise Nogueira Ramos.
    3. 2016-2019. Educacao Profissional Tecnica de Nivel Medio e Saude na rede federal brasileira face ao atual PNE
      Descrição: O objeto desta pesquisa são as redes públicas que atuam na educação profissional técnica de nível médio no que se refere à oferta quantitativa e qualitativa de cursos técnicos de nível médio nas formas integrada, concomitante e subsequente. Particularmente na área da saúde, focaliza-se a rede federal, em relação à qual, além do estudo quantitativo, buscar-se-á captar as concepções ético-políticas, epistemológicas e pedagógicas que têm orientado esta oferta. As análises têm como referência a política de educação profissional e tecnológica no país frente às metas do atual Plano Nacional de Educação (2014-2024), além das tendências da política nacional de saúde, no período de 2010 a 2018. Assim, objetiva-se identificar as redes que contribuem para a expansão em termos quantitativos e qualitativos da oferta pública da educação profissional técnica de nível médio e, particularmente, em saúde, aprofundando a análise sobre a participação da rede federal de educação profissional e tecnológica nesse processo. A pesquisa busca se aportar no materialismo histórico-dialético, tendo como categorias do método a totalidade, historicidade, mediação e contradição; e como categorias específicas do objeto, a práxis, o trabalho como princípio educativo e a determinação social da saúde. Os dados e informações serão levantados mediante consulta aos relatórios do Censo Educacional realizado pelo Inep/Mec, a documentos governamentais e das instituições pesquisadas, além da aplicação de questionários e entrevistas ao respectivos gestores e coordenadores de cursos. Proceder-se-á a análise quantitativa com dispositivos informacionais e estatísticos, enquanto apoiaremos a análise qualitativa na técnica de análise de conteúdo, cujos resultados serão discutidos com base nas categorias do método e do objeto construídas em coerência com o referencial teórico-metodológico. O resultado que se pretende é a compreensão de mediações/determinações da materialização da política de educação profissional e tecnológica nos termos previstos pelo atual PNE nas redes públicas de ensino. Particularmente, também se quer apreendê-las na oferta da educação profissional em saúde na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, a fim de identificar a possível contribuição para a construção de concepções ético-políticas, epistemológicas e pedagógicas para a formação de trabalhadores técnicos da saúde centradas na unidade da relação entre trabalho, educação e saúde... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Marise Nogueira Ramos - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 10
      Membro: Marise Nogueira Ramos.
    4. 2015-2017. Processo de Trabalho dos Tecnicos em Saude na perspectiva dos saberes, praticas e competencias
      Descrição: O projeto se insere no contexto de discussão de um novo sistema de regulação educacional e profissional em saúde, com o olhar voltado especialmente para os trabalhadores técnicos de saúde. Configura-se como um estudo qualitativo com foco na Estratégia Saúde da Família abrangendo diferentes trabalhadores: auxiliares/técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e técnicos em saúde bucal. Incorporamos também os técnicos de vigilância em saúde por entender a importância da sua participação no processo de territorialização da atenção e do cuidado em saúde. Do ponto de vista conceitual, trabalha-se com as noções de ?trabalho em equipe? e de "saberes profissionais" para buscar apreender a dinâmica do trabalho, as relações e interações entre saberes e práticas desses diversos profissionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Marise Nogueira Ramos - Coordenador / André Malhão - Integrante / Julio Lima - Integrante / Raquel Barbosa Moratori - Integrante / Márcia Valéria Morosini - Integrante / Anna Violeta Durão - Integrante / André Feitosa - Integrante / Lívia Fraga - Integrante / Mariana Nogueira - Integrante / Angélia Fonseca - Integrante / Filippina Chinelli - Integrante / Carla Carneiro - Integrante / Flavia Medeiros - Integrante. Financiador(es): Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Remuneração / Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Remuneração / Organização Panamericana de Saúde - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 10
      Membro: Marise Nogueira Ramos.
    5. 2013-2015. Ofertas Formativas e Caracteristicas Regionais: a Educacao Basica de Nivel Medio no Estado do Rio de Janeiro
      Descrição: Este Projeto visa investigar a oferta de educação básica de nível médio, no estado do Rio de Janeiro, considerando-se as diferentes redes de ensino e as possibilidades de itinerário formativo nas 8 regiões político-administrativas do estado. Trata-se de projeto desenvolvido por grupo de pesquisa multi-institucional e interdisciplinar, constituído por pesquisadores de cinco programas de pós-graduação sediados no estado (áreas Interdisciplinar, Educação, Saúde e Serviço Social), envolvendo a formação de alunos de graduação, mestrado e doutorado. Partindo da identificação de formas históricas de organização da oferta de educação média no Brasil e dos impasses em torno das relações entre formação geral, formação profissional e escolarização de jovens e adultos, o projeto tem foco no levantamento, sistematização e análise de dados estatísticos e de informações normativas e institucionais relativos à configuração da oferta educacional de nível médio no estado do Rio de Janeiro, a partir da década de 1990, considerando-se: as relações entre os quadros regionais de oferta e as características econômico-sociais das diferentes regiões político-administrativas do estado; as variadas ênfases formativas das redes, programas e cursos que compõem a oferta; bem como os padrões de escolarização e de formação a eles vinculados, envolvendo informações sobre o público-alvo a que se destinam, o seu efetivo alcance populacional e finalidades, as condições institucionais para sua realização e os principais parâmetros de realização do processo formativo. Referenciado no pensamento histórico crítico, o projeto envolve: revisão de literatura sobre o tema; levantamento e análise de documentos normativos incidentes na configuração da oferta educacional no estado; levantamento e análise de dados estatísticos demográficos, econômicos e educacionais; e realização de pesquisas qualitativas junto a instituições com diferentes itinerários formativos na oferta de educação básica de nível médio.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (9) . Integrantes: Marise Nogueira Ramos - Integrante / Gaudêncio Frigotto - Coordenador / Sonia Maria Rummert - Integrante / Maria Ciavatta - Integrante / Eveline Algebaile - Integrante / Zacarias Jaegger Gama - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 52
      Membro: Marise Nogueira Ramos.
    6. 2012-2015. Saberes, Competencias e Cultura Profissionais dos Trabalhadores do Sistema Unico de Saude (SUS): o processo de reconstrucao do conhecimento na relacao Trabalho e Educacao
      Descrição: O projeto tem como objetivo confrontar a concepção epistemológica que orienta as práticas das Escolas Técnicas do SUS (ET-SUS) com os processos de reconstrução dos conhecimentos científicos em saberes profissionais que ocorrem na práxis social/profissional Nesse sentido, a pesquisa propõe-se a responder as seguintes questões: 1) Apesar de se ter concluído acerca da hegemonia da concepção pragmatista nas ET-SUS e, frente às contradições preliminarmente identificadas, com que sentido o conhecimento é efetivamente trabalhado nessas instituições e qual o seu significado para os estudantes-trabalhadores da saúde nas situações concretas de trabalho? 2) Como os estudantes-trabalhadores combinam seus saberes da experiência com os conhecimentos científicos, inclusive reconstruindo-os como saberes profissionais, no enfrentamento das situações concretas de trabalho? 3) Poder-se-ia depreender uma vinculação entre a mobilização dos saberes dos trabalhadores no seu processo de trabalho e as experiências educacionais?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Marise Nogueira Ramos - Coordenador / Leandro da Fonseca Ramos - Integrante / Jonas Emanuel Magalhães - Integrante / Flavia de Lamare - Integrante / Rafael Bastos Oliveira - Integrante / Suzana Marques - Integrante / Raquel Barbosa Moratori - Integrante / Joana D'Arc Lopes da Costa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Cooperação / Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Remuneração. Número de produções C, T & A: 39
      Membro: Marise Nogueira Ramos.
    7. 2010-2012. Saberes, Competencias e Cultura Profissionais dos Trabalhadores do Sistema Unico de Saude (SUS): o processo de reconstrucao do conhecimento na Escola e no Trabalho
      Descrição: O projeto tem como objetivo captar mediações sobre a história, as contradições, os desafios e as possibilidades da educação de trabalhadores da saúde em nosso país, mediante o confronto das concepções e práticas das Escolas Técnicas do SUS (ET-SUS) com os processos de mobilização e reconstrução dos saberes que os formandos dessas instituições colocam em jogo no efetivo exercício do trabalho em saúde, considerando-se a cultura profissional das escolas e dos ambientes de trabalho. Nesse sentido, a pesquisa propõe-se a responder as seguintes questões: 1) as ET-SUS reconstroem as orientações oficiais, afirmando sua própria identidade? 2) Que confrontos, conflitos e contradições impulsionam e/ou resultam desse processo? 3) Até que ponto uma possível diversidade se unifica sob uma concepção hegemônica político-pedagógica e ético-política? 3) Com que sentido o conhecimento é efetivamente trabalhado nessas instituições e qual o seu significado para os estudantes-trabalhadores da saúde nas situações concretas de trabalho? 4) Como os estudantes-trabalhadores combinam seus saberes tácitos com os saberes formais, reconstruindo-os no enfrentamento das situações concretas de trabalho? 5) Poder-se-ia depreender uma vinculação entre a mobilização dos saberes dos trabalhadores no seu processo de trabalho e as experiências educacionais? Como uma investigação que busca compreender as mediações históricas e sociais da relação trabalho e educação, este projeto parte de uma problemática da educação, mas busca também na economia, na sociologia do trabalho e, em menor grau, na psicologia, alguns aportes para uma compreensão do problema da educação profissional como política pública e dos saberes, competências e cultura profissionais como mediações da formação humana. Trata-se, portanto, de uma investigação guiada pela unidade entre teoria e prática, de modo que a apreensão das contradições manifestadas no plano do empírico desafie a teoria já elaborada e, ao mesmo tempo, p. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Marise Nogueira Ramos - Coordenador / Ana Paula Blengini - Integrante / Aline Buy - Integrante / Janete Gonçalves Evangelista - Integrante / Maria Élida Machado - Integrante / Carlos Soares Barbosa - Integrante / Cristina Maria Massadar Toledo Morel - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 12
      Membro: Marise Nogueira Ramos.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (37)
      1. IV Intercrítica - Intercâmbio Nacional dos Núcleos de Pesquisa em Trabalho e Educação.Apresentação de Livros - Coordenação do Grupo These - Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde. 2018. (Encontro).
      2. IV Intercrítica - Intercâmbio Nacional dos Núcleos de Pesquisa em Trabalho e Educação.IV Intercrítica - Intercâmbio Nacional dos Núcleos de Pesquisa em Trabalho e Educação. 2018. (Encontro).
      3. Seminário Internacional "Estatísticas Educacionais e Avaliação da Educação". 2018. (Seminário).
      4. XIII Seminário do Grupo THESE - Projetos Integrados de Pesquisas em Trabalho, História, Educação e Saúde - UFF-UERJ-EPSJV/FIOCRUZ.Ensino Médio e Currículo Integrado. 2018. (Seminário).
      5. Colóquio "O uso da imagem na educação".Colóquio "O uso da imagem na educação". 2016. (Outra).
      6. Trabalho e nova ofensiva neoliberal no Brasil: Perspectivas e desafios.Trabalho e nova ofensiva neoliberal no Brasil: Perspectivas e desafios. 2016. (Outra).
      7. Seminário PPFH 10 anos - A universidade e os Movimentos Sociais.Trabalho, trabalhadores e pesquisa em políticas públicas. 2015. (Seminário).
      8. I FORUM DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR..Ensino Médio Integrado. 2013. (Encontro).
      9. Jornada Pedagógica do Instituto Federal do Norte de Minas.Currículo Integrado: história, concepções e práticas. 2013. (Encontro).
      10. 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Coordenação de sessão de Comunicação no eixo "Pesquisa em Pós-Graduação em Educação e Políticas Públicas". 2011. (Encontro).
      11. 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Pesquisa em Pós-Graduação em Educação e Políticas Públicas. 2011. (Encontro).
      12. A produção de conhecimento em educação profisional.Trabalho e Educação: Implicações para a produção do conhecimento em educação profissional. 2011. (Outra).
      13. A produção do conhecimento em educação profissional.Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio (regular e EJA). 2011. (Outra).
      14. Curso de Extensão em Introdução a Etnossociologia do Conhecimento Profissional. 2011. (Outra).
      15. Formação Continuada dos Professores da EJA do Município de Campinas/ SP.Conferência: Concepção de Educação Integrada. 2011. (Outra).
      16. Formação Continuada dos Professores da EJA do Município de São Bernardo/ SP.Conferência: Trabalho, Ciência e Cultura na Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional. 2011. (Outra).
      17. III Seminário de Educação Brasileira."Ensino Médio e Educação Profissional: Prioridades, Metas, Estratégias e Ações". 2011. (Seminário).
      18. Reunião do Comitê Científico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).Representante do GT09 - Trabalho e Educação da ANPEd. 2011. (Outra).
      19. Universidade e Escola Pública: Desafios e Perspectivas da Educação Pública no Estado de São Paulo.Ensino Médio Integrado em suas diferentes modalidades. 2011. (Seminário).
      20. VII Seminário sobre trabalho e educação - Uma década de estudos e pesquisas sobre trabalho e educação na amazônia.Filosofia da Práxis e Práticas Pedagógicas de formação dos trabalhadores. 2011. (Seminário).
      21. VII Seminário sobre trabalho e educação - Uma década de estudos e pesquisas sobre trabalho e educação na amazônia. 2011. (Seminário).
      22. VI Seminário dos Projetos Integrados UFF/UERJ/EPSJV-Fiocruz.Conhecimento e experiência na relação trabalho, educação e saúde. 2011. (Seminário).
      23. VI Simpósio Internacioinal sobre Trabalho e Educação.Desafios e tendências da formação profissional: em defesa do público. 2011. (Simpósio).
      24. XXIII Encontro de Docentes do UniFOA.Educação como Práxis: sujeitos e relações no processo pedagógico. 2011. (Encontro).
      25. 33ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-GRaduação e Pesquisa em Educação. Coordenador do Grupo de Trabalho: Trabalho e Educação. 2010. (Congresso).
      26. 4ª Reunião Nacional de Coordenadores de Programs de Pós-Graduação Interdisciplinares - ReCoPi. 2010. (Encontro).
      27. Conferência Nacional de Educação (CONAE).Conferência Nacional de Educação. 2010. (Outra).
      28. II Colóquio - A Pesquisa em Trabalho, Educação e Políticas Educacionais.A Educação TEcnológica como Programa do Estado. 2010. (Simpósio).
      29. II Conferência dos Trabalhadores em Educação da Regional I do SEPE/RJ.Educação no Século XXI: Desafios, Perspectivas e Potencialidades do TRabalho no Processo de (Des)Humanização do Homem. 2010. (Encontro).
      30. II Encontro de Memórias e História da Educação Profissional.A noção de competências na relação trabalho e educação: superando mitos e traçando horizontes. 2010. (Encontro).
      31. I Seminário de pesquisa das Escolas de Educação Profissional da UFRN.A Inserção da Pesquisa na Educação Profissional. 2010. (Seminário).
      32. IV Encontro de Educadores do Maranhão.Políticas de educação básica: os desafios da formação integrada e a educação de jovens e adultos. 2010. (Encontro).
      33. Palestra sobre: "Americanismo e Fordismo em Gramsci".Americanismo e Fordismo em Gramsci - Curso de Pós-Graduação em Serviço Social da UERJ. 2010. (Outra).
      34. Seminário Educação Profissional Técnica de Nível Médio: Concepções e Possibilidades.Educação Profissional Técnica de Nível Médio: Concepções e Possibilidades. 2010. (Seminário).
      35. Seminário Educação Profissional Técnica de Nível Médio: Concepções e Possibilidades.Princípios e Possibilidades da Organização Curricular do Ensino Médio Integrado. 2010. (Seminário).
      36. Seminário Educação Profissional Técnica de Nível Médio: Concepções e Possibilidades.Príncipios e Possibilidades da Organização Curricular do Ensino Médio Integrado. 2010. (Seminário).
      37. Seminário Trabalho, Educação e Saúde - 25 anos de Formação Politécnica no SUS.Produção e Difusão do Conhecimento: Ampliando a Educação Politécnica. 2010. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (25)
      1. RAMOS, M. N.; FRIGOTTO, Gaudêncio ; CIAVATTA, Maria ; ALGEBAILE, Eveline ; TIRIBA, L.. XV Seminário de Produção Científica do Grupo THESE - Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde UFF/UERJ/EPSJV-Fiocruz. 2020. Outro
      2. RAMOS, M. N.. Seminário de Pesquisa Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Saúde na rede federal de educação profissional e tecnológica brasileira face ao atual Plano Nacional de Educação. 2020. (Outro).. . 0.
      3. RAMOS, M. N.; FRIGOTTO, Gaudêncio ; CIAVATTA, Maria ; TIRIBA, L.. XIV Seminário de Produção Científica do Grupo THESE Projetos Integrados de Pesquisas em Trabalho, História, Educação e Saúde (UFF-UERJ-EPSJV/Fiocruz). 2019. Outro
      4. RAMOS, M. N.; FRIGOTTO, Gaudêncio ; CIAVATTA, Maria ; ALGEBAILE, Eveline ; LIMA, J. ; TIRIBA, L.. XIII Seminário de Produção Científica do Grupo THESE - Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde UFF/UERJ/EPSJV-Fiocruz. 2018. Outro
      5. BRAGA, R. ; RAMOS, M. N.. Trabalho e neoliberalismo no Sul Global. 2017. Outro
      6. Nakatani, P. ; RAMOS, M. N.. A PEC 55 e seus fundamentos: qual o tamanho do rombo e quem o produziu?. 2017. Outro
      7. RAMOS, M. N.; FRIGOTTO, Gaudêncio ; CIAVATTA, Maria ; ALGEBAILE, Eveline ; LIMA, Júlio César França ; TIRIBA, L.. XII Seminário de Produção Científica do Grupo THESE - Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde UFF/UERJ/EPSJV-Fiocruz. 2017. Outro
      8. RAMOS, M. N.; FRAGA, L. ; LIMA, J. ; CARNEIRO, C. ; MOROSINI, M. V. ; NOGUEIRA, M. ; MORATORI, R. B. ; MONKEN, M. ; Fonseca, A. ; CHINELLI, F. ; FEITOSA, A. ; MALHÃO, André. II Oficina de pesquisa do projeto de pesquisa Processo de Trabalho dos Técnicos em Saúde na perspectiva dos saberes, práticas e competências. 2016. Outro
      9. RAMOS, M. N.; SOZA, G. ; CIAVATTA, Maria ; ALVES, N. ; CARRANO, P. C. R.. Colóquio "O uso da imagem na educação". 2016. Outro
      10. RAMOS, M. N.; ALVES, G.. Trabalho e nova ofensiva neoliberal no Brasil: Perspectivas e desafios. 2016. Outro
      11. RAMOS, M. N.; LIMA, J. ; FEITOSA, A. ; MALHÃO, André ; FONSECA, A. ; CARNEIRO, C. ; CHINELLI, F. ; FRAGA, L. ; NOGUEIRA, M. ; MOROSINI, M. V. ; VELASQUEZ, M. ; MORATORI, R. B. ; TRINDADE, R. ; VALERIO, R.. Oficina de Pesquisa do Projeto Processo de Trabalho dos Técnicos em Saúde na perspectiva dos saberes, práticas e competências. 2015. Outro
      12. RAMOS, M. N.; FRIGOTTO, Gaudêncio ; CIAVATTA, Maria ; LIMA, J. ; ALGEBAILE, Eveline ; SILVEIRA, Z.. X Seminário de Produção Científica do Grupo THESE - Projetos Integrados de Pesquisas em Trabalho, História, Educação e Saúde. 2015. Outro
      13. RAMOS, M. N.; FRAGA, L. ; LIMA, J. ; CARNEIRO, C. ; MOROSINI, M. V. ; NOGUEIRA, M. ; MORATORI, R. B. ; Fonseca, A. ; MONKEN, M. ; CHINELLI, F. ; VELASQUEZ, M. ; FEITOSA, A. ; MALHÃO, André. I Oficina de pesquisa do projeto de pesquisa Processo de Trabalho dos Técnicos em Saúde na perspectiva dos saberes, práticas e competências. 2015. Outro
      14. BARATA-MOURA, J. ; FRIGOTTO, Gaudêncio ; CIAVATTA, Maria ; RAMOS, M. N. ; LIMA, J. ; ALGEBAILE, Eveline ; SILVEIRA, Z.. Curso "Revisitando as Categorias do Materialismo Histórico-Dialético", por José Barata-Moura. 2015. Outro
      15. RAMOS, M. N.; FRIGOTTO, Gaudêncio ; CIAVATTA, Maria ; ALGEBAILE, Eveline ; LIMA, Júlio César França ; SILVEIRA, Z.. IX Seminário de Produção Científica do Grupo These: Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde. 2014. Outro
      16. RAMOS, M. N.; Caria, T.. Curso de extensão em "Introdução à etnossociologia do conhecimento profissional". 2013. Outro
      17. RAMOS, M. N.; FRIGOTTO, Gaudêncio ; CIAVATTA, Maria. Seminário de Produção Científica do Grupo de Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde. 2013. Outro
      18. RAMOS, M. N.; CIAVATTA, Maria ; FRIGOTTO, Gaudêncio ; ALGEBAILE, Eveline ; LIMA, J. ; SILVEIRA, Z.. A HISTORICIDADE DO DESENVOLVIMENTO E DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: desafios políticos e epistemológicos. 2012. Congresso
      19. RAMOS, M. N.. 34ª Reunião Anual -. 2011. (Outro).. . 0.
      20. RAMOS, M. N.; Souza, A. P. V.. VII Seminário sobre trabalho e educação - Uma década de estudos e pesquisas sobre trabalho e educação na amazônia. 2011. Outro
      21. RAMOS, M. N.; FRANCO, Maria Ciavatta ; FRIGOTTO, Gaudêncio ; RIBEIRO, C. G. ; ABREU, M. S. F.. Colóquio Produção do Conhecimento sobre Ensino Médio Integrado: Dimensões epistemológicas e político-pedagógicas. 2010. Congresso
      22. RAMOS, M. N.. III Mostra de vídeos-documentários sobre Trabalho e Educação; I Mostra de vídeos-documentários sobre Trabalho e Educação e temáticas afins. 2009. (Exposição).. . 0.
      23. RAMOS, M. N.. Conferência ?Trabalhadores e política no Brasil: declínio e ressurgimento da tradição populista?. 2007. (Outro).. . 0.
      24. RAMOS, M. N.. Aula inaugural do curso de pós-graduação lato sensu em educação profissional em saúde. 2006. (Outro).. . 0.
      25. RAMOS, M. N.. Seminário de encerramento do curso de pós-graduação em educação profissional em saúde. 2006. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:33