Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Alvaro Chrispino

Alvaro Chrispino é Doutor (16/03/2001) e Mestre em Educação (1992) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou Pós-doutorado em Administração Pública pela FGV/EBAPE. Professor de Química na Educação Básica desde 1981. Professor Titular Senior do CEFET/RJ, atuando no Ensino Médio desde 1992 e na pós-graduação desde 2003 até os dias atuais (Mestrados e Doutorados). Possui 14 livros e mais de 100 artigos em periódicos especializados na área de Educação (Políticas públicas educacionais, gestão de sistemas educacionais e mediação de conflitos educacionais) e Ensino de Ciências (CTS-ciência-tecnologia-sociedade e educação química). Ocupou diversas funções públicas, entre elas a de Coordenador do PPCTE-Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação - CAPES 5 (Doutorado e mestrado 2015/2018), Coordenador do PPECM-Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (2010/2011), "Pró-Reitor" de Gestão Estratégica do CEFET/RJ (2011/2013), Secretário Municipal de Planejamento (2019/2020) e de Educação (2020) de Teresópolis/RJ, Subsecretário Municipal de Educação do Rio de Janeiro (2009), Subsecretário de Estado de Educação do Distrito Federal (2007) e do Estado do Rio de Janeiro (1997/98) e Diretor Científico do CECIERJ (1995/1996). Foi membro do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro (1997/98), do Distrito Federal (2007) e da Cidade do Rio de Janeiro (2009). É Editor Associado da revista Educacion Química (UNAM-México) e membro de conselhos consultivos/editoriais de periódicos (nacionais e internacionais) na área da Educação e do Ensino. Membro da Comissão Diretora da AIA-CTS - Associação Ibero-americana de CTS no Ensino e Editor do Boletim da AIA-CTS. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/3442803584924686 (09/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Dppg. Av Maracanão, 229 - blc E - 5. andar Maracanã 20271110 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (21) 25663179 Ramal: 228 URL da Homepage: www.cefet-rj.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2019-Atual. O mapeamento da abordagem CTS na area de ensino usando softwares de redes sociais: dissertacoes de mestrados academicos e profissionais
      Descrição: Bolsa de produtividade em pesquisa/Educação. CNPq 305693/2018-2. Propõe (1) a catalogação da produção acadêmica brasileira sobre Ensino CTS reunindo as dissertações (por enquanto 400) produzidas em mestrados acadêmicos e profissionais, entre 1992 e 2017, utilizando título, autor, orientador, instituição, palavras-chaves e referências; (2) executar pesquisa, por meio de software de análise textual e/ou mineração de texto, nos 245 artigos selecionados sobre temas relevantes no Ensino CTS (interdisciplinaridade e correlatos, contextualização e correlatos, conceitos/definições CTS, dentre outros) e (3) propor catalogação e pesquisa, para um vocabulário controlado ? Tesauro ? a partir dos termos-chaves contidos no banco de dados de artigos, teses e dissertações. A equipe de trabalho é composta pelo Líder do Grupo de Pesquisa CTS e Educação (CNPq/2010), por pesquisador do PPCTE e por 4 doutorandos e 2 mestrandos do CEFET/RJ, todos em fase de execução de pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (4) . Integrantes: Alvaro Chrispino - Coordenador / Ana Paula de Carvalho Silveira - Integrante / Taís Conceição dos Santos - Integrante / Mylena Guedes Passeri - Integrante / Jonas da Conceição Ricardo - Integrante / Lívia da Fraga Lima - Integrante / Márcia A. Maroun - Integrante / Camila Cristina Gomes Ferreira de Oliveira - Integrante.
      Membro: Alvaro Chrispino.
    2. 2016-2019. As contribuicoes do PIEARCTS e do Mapeamento da Area CTS para uma proposta de Formacao em Educacao CTS
      Descrição: Propõe uma sequência de Formação em Educação CTS, a partir da identificação de que há baixo informação sobre CT por meio do PIEARCTS (Projeto Ibero-americano de Avaliação de Atitudes Relacionadas com a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade), financiado por Editais Universais de 2007, 2010 e 2013, e das lacunas percebidas no mapeamento do Ensino CTS no Brasil utilizando software de Análise de Redes Sociais. A questão de pesquisa surge como resultado de Bolsa de Produtividade CNPq. A equipe de trabalho é composta pelo Líder do Grupo de Pesquisa CTS e Educação, credenciado em 2010, por 7 doutorandos e 3 mestrandos do CEFET/RJ.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (7) . Integrantes: Alvaro Chrispino - Coordenador / Márcia Bengio de Albuquerque - Integrante / Thiago Brañas de Melo - Integrante / Marco Aurelio Ferreira Brasil da Silva - Integrante / Bruno Stefoni Böck - Integrante / Carlos Eduardo Rosas de Toledo - Integrante / Brenda Sessa Paes - Integrante / Fernanda de Souza Rocha - Integrante / Bárbara de Azevedo Bittencourt - Integrante / Camila Cristina Gomes Ferreira de Oliveira - Integrante / Jonas da Conceição Ricardo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 21
      Membro: Alvaro Chrispino.
    3. 2016-2019. CYTPENCRI -Educacion de las competencias cientifica, tecnologica y pensamiento critico mediante la ensenanza de temas de naturaleza de ciencia y tecnologia
      Descrição: Proyecto EDU2015-64642-R (MINECO/FEDER) con financiación del Ministerio de Economía y Competitividad de España y el Fondo Europeo de Desarrollo Regional. . El pensamiento crítico (PC) es un constructo formado por un conjunto de habilidades cognitivas de alto nivel, donde se incluyen sus propios procesos de regulación y metacognición, cuyo dominio se considera clave para pensar bien y cuya transversalidad las hace valiosas en múltiples tareas. Las relaciones entre PC y competencias curriculares, tanto en educación secundaria como superior son casi auto-evidentes; por ejemplo, la descripción de la competencia científica es parecida a PC (usualmente se identifica con PC), la matemática está ligada a la resolución de problemas, la autonomía e iniciativa personal a la toma de decisiones (qué hacer o qué pensar), aprender a aprender está relacionada con autoregulación y metacognición y la competencia lingüística con la argumentación. Así pues, el primer fundamento del proyecto es la educación de las competencias claves. En la educación científica, las destrezas constitutivas del PC y las habilidades, valores y rasgos mencionados en los currículos escolares de ciencias de los diversos niveles educativos (razonar, argumentar, reconocer pruebas, validar conocimiento, etc.) como propios del pensamiento científico, muestran una evidente concomitancia entre sí. Además, las destrezas de PC son importantes porque su transversalidad facilita el aprendizaje de los conceptos, teorías, procesos, valores y rasgos epistémicos de la ciencia. Estos valores y rasgos de ciencia y tecnología (CyT) se denominan contenidos ?acerca? de CyT: como validan sus conocimientos y como impactan sobre el mundo actual, y se etiquetan en la literatura como naturaleza de la ciencia y tecnología (NdCyT), que engloba cuestiones de historia, epistemología y sociología de CyT y las relaciones de la sociedad con CyT (CTS), todas ellas cuestiones complejas e innovadoras, por su carácter abierto y dialéctico, que las hace apropiadas como contexto de formación del PC; a su vez, las destrezas de PC desarrolladas contribuyen a mejorar la comprensión de NdCyT (segundo fundamento). El tercer fundamento teórico es el conocimiento didáctico del contenido (CDC), concepto que aglutina y aplica las destrezas de PC del profesorado a sus propias creencias y su práctica educativa, como elemento de desarrollo profesional docente. El CDC es un indicador de la capacidad docente del profesorado para la apropiación de innovaciones en el aula (como son educar destrezas de PC y la comprensión de NdCyT). El objetivo del proyecto es analizar el desarrollo de destrezas de PC a partir de la enseñanza de temas de NdCyT. Para ello se desarrollan herramientas para enseñar a pensar bien a estudiantes y profesores de diversos niveles educativos desde un contexto de enseñanza de temas de NdCyT. Se desarrollan instrumentos de evaluación e intervención didáctica que contienen andamiajes didácticos para mejorar el desarrollo del PC. Todos los instrumentos se aplican mediante un diseño cuasi-experimental longitudinal pre-test /post-test con un grupo de control para evaluar las mejoras de las diferentes destrezas implicadas. El proyecto es aplicado por un equipo multidisciplinar internacional, formado por investigadores de varios países e instituciones, que desarrollan y aplican colaborativamente el plan de investigación. Para automatizar las comunicaciones, acceder a los instrumentos y obtener la cuantificación de los resultados de las evaluaciones se desarrollan plataformas informáticas, que, a la vez, sirven para la diseminación y explotación de resultados. PALABRAS CLAVE: pensamiento crítico y científico, naturaleza de CyT, alfabetización CyT, competencias, conocimiento didáctico del contenido Formado por 60 investigadores de 9 países.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Alvaro Chrispino - Integrante / Maria Delourdes Maciel - Integrante / Maria Antonia Manassero-Mas - Coordenador / Silvia Porro - Integrante / Ángel Vázquez Alonso - Integrante / Maria Mercedes Callejas - Integrante / Mayra Garcia-Ruiz - Integrante / Fátima Paixao - Integrante.
      Membro: Alvaro Chrispino.
    4. 2013-2016. O uso dos resultados do PIEARCTS para a consolidacao da disciplina Construcao Social da Ciencia e da Tecnologia, no enfoque CTS-Ciencia, Tecnologia e Sociedade, visando intervencao na educacao e no ensino.
      Descrição: CNPq Edital Universal 2013. processo 477727/2013-1. Objetivo Geral: Consolidar a disciplina Construção Social da Ciência e da Tecnologia, no Programa de Doutorado em Ciência, Tecnologia e Educação, do CEFET/RJ, utilizando os resultados das pesquisas realizadas pelo PIEARCTS, sob o enfoque CTS, visando intervenção na educação e no ensino. Objetivos específicos: 1.Mapear a evolução da área intitulada de Sociologia da Ciência, desde seus fundadores até autores contemporâneos, com seus principais fundamentos que contribuam para o melhor entendimento da Sociologia da Ciência e da Tecnologia; 2.Identificar autores da ainda incipiente área da Sociologia da Ciência e da Tecnologia e também da Tecnociência, com seus respectivos fundamentos; 3.Modelar como esses fundamentos da Sociologia da Ciência, Sociologia da Tecnologia e da Tecnociência podem contribuir para um melhor entendimento da Construção Social da Ciência e da Tecnologia. 4.Analisar as respostas obtidas na pesquisa do PIEARCTS nas perguntas (até 19 das 30 disponíveis) que tratam da Sociologia Interna da Ciência e da Sociologia Externa da Ciência, buscando contribuições para a Educação em Ciência e Tecnologia; 5.Organizar e aplicar a disciplina de Construção Social da Ciência e da Tecnologia a partir do mapeamento das áreas de conhecimento e seus autores e das respostas disponíveis na pesquisa do PIEARCTS; 6.Difundir os resultados desta disciplina por meio de artigos em periódicos especializados, apresentação em eventos científicos da área e projetos de pesquisa (dissertações e teses). 7.Prover o acervo bibliográfico do CEFET/RJ com obras de referencia dos principais autores da Sociologia da Ciência e da Tecnologia. Dentre os principais autores a serem indicados podemos citar: David Bloor, Barry Barnes, Steven Shappin, Wiebe E. Bijker, Trevor Pinch, Bruno Latour, Lagdon Winner, Carl Mitchan, Javier Echeverria, Ulrick Beck. Podemos também indicar outros nomes que poderão compor o acervo: David Edge, Harry Collins, Michael Callon, Thomas P. Hughes, Andrew Feenberg, William Quine, Norman Storer, Ludwik Fleck, Steve Woogar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . Integrantes: Alvaro Chrispino - Coordenador / Marco Aurelio Ferreira Brasil da Silva - Integrante / Thiago Brañas Melo - Integrante / Bruno Stefoni Böck - Integrante / Patrícia Borges Coutinho - Integrante / daratilde santana - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 20
      Membro: Alvaro Chrispino.
    5. 2011-2013. Projecto de Investigacion Ibero-americano: ENSENANZA Y APRENDIZAJE SOBRE LA NATURALEZA DE LA CIENCIA Y TECNOLOGIA (EANCYT): UNA INVESTIGACION EXPERIMENTAL Y LONGITUDINAL
      Descrição: Proyecto de Investigación EDU2010-16553 financiado por una ayuda del Plan Nacional de I+D+i del Ministerio de Ciencia e Innovación (España) Descrição: Esta investigación afronta el problema educativo de enseñar con calidad la naturaleza de la ciencia y la tecnología (NdCyT), es decir, las cuestiones acerca de como la ciencia y la tecnología (CyT) validan su conocimiento y como funcionan en el mundo actual. NdCyT engloba aspectos de epistemología y sociología de CyT y las relaciones entre la ciencia, la tecnología y la sociedad (CTS), unos contenidos complejos e innovadores, y poco populares en la educación científica. La perspectiva de este estudio es educativa: la comprensión de NdCyT es considerada por los especialistas un componente central de la alfabetización científica para todos y como tal se incorpora en los contenidos de los currículos escolares; además, la investigación sobre NdCyT constituye una línea innovadora en la investigación didáctica, en la enseñanza y en el aprendizaje de CyT. Sin embargo, la literatura especializada informa que estudiantes y profesores no logran comprender bien la NdCyT, de modo que algunas investigaciones recientes con profesores y estudiantes anglosajones se han dirigido a aclarar la efectividad de diversas metodologías para mejorar la enseñanza y el aprendizaje de la NdCyT, cuyos resultados revelan que la efectividad educativa tiene dos condiciones clave: el carácter explícito de la enseñanza y la realización de actividades reflexivas sobre NdCyT. El objetivo central de esta investigación es mejorar la comprensión sobre NdCyT de estudiantes y profesores de todos los niveles educativos por medio de los instrumentos de intervención didáctica y evaluación diseñados y aplicados desde diversos contextos. La investigación construye los instrumentos, verifica su efectividad, identifica los instrumentos más eficaces en cada nivel educativo y valida los instrumentos de evaluación asociados a cada instrumento de intervención didáctica. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alvaro Chrispino - Coordenador / Marco Antonio Barbosa Braga - Integrante / Ángel Vazquez-Alonso - Integrante / María Antonia Manassero - Integrante / Andréia Guerra de Moraes - Integrante / Caio Jordão Ferreira - Integrante / Rodrigo Trevisano - Integrante.
      Membro: Alvaro Chrispino.
    6. 2010-2012. Analise dos resultados do Projeto Ibero-americano de Avaliacao de Atitudes Relacionadas com a Ciencia, a Tecnologia e a Sociedade (PIEARCTS)
      Descrição: CNPq Edital Universal 2010, Processo: 475027/2010-8. O presente projeto apresenta, inicialmente, o cenário brasileiro atual do ensino médio e do ensino da ciência e da tecnologia a fim de situar a necessidade de se pesquisar sobre as crenças e as atitudes que professores e alunos possuem sobre ciência, tecnologia e suas relações com a sociedade (CTS). Após isso, apresenta o ?Projeto Ibero-americano de Avaliação de Atitudes Relacionadas com a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade? (PIEARCTS), projeto de pesquisa coo-perativa internacional envolvendo 6 países, que utilizou os questionários COCTS em alunos e professores do Rio de Janeiro e São Paulo, especialmente, e que foi desenvolvido no Brasil com apoio do CNPq (Edital Universal de 2007). Concluída a fase da pesquisa diagnóstica, apresenta a proposta de financiamento do CNPq para a análise dos resultados conforme solicita a coordena-ção internacional, sem esquecer da possibilidade de interação entre os núcleos brasileiros da pes-quisa e da divulgação dos resultados para a comunidade de ensino de ciências e tecnologia, como contribuição para a melhoria da qualidade da aprendizagem e do ensino em ciência e tecnologia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (8) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Alvaro Chrispino - Coordenador / Heleonora Belmino - Integrante / Cristian Costa da Silva - Integrante / Marco Aurelio Ferreira Brasil da Silva - Integrante / Patrick Antonioli - Integrante / Daniele Blanco Cavalcanti - Integrante / Danielle Paiva Ferreira - Integrante / Caio Jordão Ferreira - Integrante / Rodrigo Trevisano - Integrante / Hebert R. Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 31
      Membro: Alvaro Chrispino.
    7. 2010-Atual. CTS e Educacao
      Descrição: O Grupo de Pesquisa, credenciado no CNPq em 2010, busca aprofundar estudos na Abordagem CTS nos seus mais variados aspectos (Educacional, político, social, econômico, de valores etc) e suas conseqências no campo da educação e do ensino. Neste sentido, vem abrigando pesquisas aplicadas a Educação Básica e ao mapeamento por meio de redes sociais de artigos, teses e dissertações sobre CTS, bem como a comparação dos resultados nacionais com seus congêneres norte-americano e ibero-americano. Reúne doutorandos e mestrandos da linha de pesquisa CTS especialmente do PPCTE-Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, do CEFET/RJ.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (9) . Integrantes: Alvaro Chrispino - Coordenador / Marco Antonio Barbosa Braga - Integrante / Andréia Guerra de Moraes - Integrante / Santos, Tais Conceição dos - Integrante / marcelo borges rocha - Integrante.
      Membro: Alvaro Chrispino.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (9)
    1. Membro da Comissão do Prêmio CTS de Teses 2018, AIA-CTS - Associação Iberoamericana de CTS no Ensino.. 2018.
      Membro: Alvaro Chrispino.
    2. Membro da Comissão do Prêmio CAPES de Teses 2018 - Ensino, CAPES.. 2018.
      Membro: Alvaro Chrispino.
    3. Membro titular do Conselho Superior da FEB-Federação Espírita Brasileira, Federação Espírita Brasileira.. 2016.
      Membro: Alvaro Chrispino.
    4. Diretor Tecnico-Científico da ABQ (2015/2017), ABQ Associação Brasileira de Química.. 2015.
      Membro: Alvaro Chrispino.
    5. Presidente Nacional da ABQ-Associação Brasileira de Quimica (2013/2015), Associação Brasileira de Química.. 2013.
      Membro: Alvaro Chrispino.
    6. Diretor (Pró-reitor) de Gestão Estratégica do CEFET/RJ, CEFET/RJ.. 2012.
      Membro: Alvaro Chrispino.
    7. Diretor da ANPAE/RJ Assoc. Nac. de Política e Administração da Educação, ANPAE.. 2011.
      Membro: Alvaro Chrispino.
    8. Fellow da IUPAC International Union of Pure and Applied Chemistry, IUPAC.. 2010.
      Membro: Alvaro Chrispino.
    9. Editor Associado da revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, CESGRANRIO.. 2010.
      Membro: Alvaro Chrispino.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (34)
    1. VII Seminário Iberoamericano de CTS.La investigación en la educación científica en las áreas CTS y HFC: una revisión sobre las publicaciones de la revista Enseñanza de Ciencias entre los años 2004 y 2015.. 2020. (Seminário).
    2. V Seminario Iberoamericano CTS.Uma análise da percepção de professores e alunos sobre as relações CTS a partir do PIEARCTS (e outros). 2016. (Seminário).
    3. 54o Congresso Brasileiro de Química. Integridade na pesquisa e sua prática: o exemplo dos trabalhos do CBQ. 2014. (Congresso).
    4. 11o Simpósio Brasileiro de Educação Química.Quimica Verde no universo educacional. 2013. (Simpósio).
    5. 11o Simpósio Brasileiro de Educação Química.O que pensam professores e alunos sobre tecnologia e sustentabilidade: uma visão CTS. 2013. (Simpósio).
    6. 10. Simpósio Brasileiro de Educação química.Crenças e percepções CTS de professores e alunos: resultados comparados de pesquisa. 2012. (Simpósio).
    7. 2º Encontro da Escola Brasileira de Química Verde. 2012. (Encontro).
    8. 52o Congresso Brasileiro de Química. Educação química: Para onde vamos?. 2012. (Congresso).
    9. 64a Reunião Anual da SBPC. Abordagem socioambiental da dengue: um estudo de caso aplicadoa uma escola estadual em São João de Meriti. 2012. (Congresso).
    10. II Seminário Hispano-Brasileiro de Avaliação de Atividades Relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade.Tecnologia, Ensino e Pesquisa em Ciências e Matemática. 2012. (Seminário).
    11. II seminário Internacioanl de Direitro e II seminário de educação, violência e saúde.Politicas integradas, interdisciplinares e contextualizadas para o enfrentamento das violências. 2012. (Seminário).
    12. VII Seminário Ibérico/III Seminário Iberoamericano CTS en la enseñanza de las ciencia.Atitudes de professores e alunos de uma instituição tecnológica brasileira sobre tecnologia. 2012. (Seminário).
    13. VII Seminário Ibérico/III Seminário Iberoamericano CTS en la enseñanza de las ciencias.\A utilização de filmes de ficção científica como motivadores de discussão sobre tomada de decisões em assuntos relacionados aos impactos do desenvolvimento científico-tecnológico na sociedade.. 2012. (Seminário).
    14. VII Seminário Ibérico/III Seminário Iberoamericano CTS en la enseñanza de las ciencias.Abordagem CTSA sobre dengue: uma unidade didática de biologia destinada ao ensino médio. 2012. (Seminário).
    15. XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. A evolução do pensamento sobre ciclo de vida: ume xemplo de interação da engenharia com a educação de nível médio para difusão de conceitos. 2012. (Congresso).
    16. 1o Encontro de Legislação Educacional de Arraial do CAbo.A visão do Educador sobre a judicialização das realções escolares. 2011. (Encontro).
    17. 51 Congresso Brasileiro de Quimica. Educação Quimica: O profissional e o laboratorio. 2011. (Congresso).
    18. 9o Simpósio Brasileiro de Educação Química.Os cenaérios futuros do ensino médio e o professor da área de ciências. 2011. (Simpósio).
    19. II Congresso Nacional de Educação Ambiental. Matemática, Educação Ambiental e Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente: caminhos que se cruzam. 2011. (Congresso).
    20. VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Atitudes em relação à Ciência e a Tecnologia de alunos de uma instituição tecnológica brasileira. 2011. (Encontro).
    21. XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Crenças e valores de professores e estudantes de engenharia sobre decisões morais com enfoque CTS. 2011. (Congresso).
    22. 3o Encontro Nacional de Tecnologia Química.O Conceito de Tecnologia sob a Ótica CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). 2010. (Encontro).
    23. 7o Congresso Rio de Educação. A visão do educador sobre a judicialização das relações escolares. 2010. (Congresso).
    24. III Seminário PIEARCTS (Palma de Mallorca).O resultado da pesquisa PIEARCTS no Rio de Janeiro. 2010. (Seminário).
    25. Ii Seminário Ibero-americano de Ciência-Tecnologia-sociedade no Ensino das Ciências.Educacion para un nuevo orden socio-ambiental: reflexiones acerca del futuro del seminário Ibero-americano CTS-EC. 2010. (Seminário).
    26. II seminário Ibero-americano de Ciência-tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências.O uso do enfoque CTS por professores do ensino médio da rede oficial do estado do Espírito Santo: primeiros resultados. 2010. (Seminário).
    27. II seminário Ibero-americano de Ciência-tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências.Projeto Iberoamericano de Avaliação de Atitudes Relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (PIEARCTS) no Rio de Janeiro: análise sobre a tecnologia. 2010. (Seminário).
    28. II seminário Ibero-americano de Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino de Ciências.Avaliador Ad hoc. 2010. (Seminário).
    29. II Seminário Ibero-americano de Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino de Ciências.Projeto Ibero-americano de Avalliação de atitudes Relacionadas com CTS no Rio de Janeiro: análise sobre a tecnologia. 2010. (Seminário).
    30. II SINECT simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia.Alfabetização científico-tecnológica: elementos para um protagonismo político em CT. 2010. (Simpósio).
    31. XV ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Quimica. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EM FOCO. 2010. (Congresso).
    32. XV ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química. Avaliação de trabalhos (posteres e apresentação oral). 2010. (Congresso).
    33. XV ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química. QUÍMICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE JOVENS E ADULTOS. 2010. (Congresso).
    34. XXXVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia COBENGE2010. O CONCEITO DE TECNOLOGIA E O ENSINO DE ENGENHARIA. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (28)
    1. CHRISPINO, ÁLVARO; MARTINS, I. ; VILCHES, A. ; CAAMAÑO, A.. VII Seminário Iberoamericano de CTS. 2020. Congresso
    2. CHRISPINO, Alvaro. V Seminário Ibero-Americano CTS. 2016. (Congresso).. . 0.
    3. CHRISPINO, Alvaro; MACIEL, M. D.. II Seminário Hispano-Brasileiro de Avaliação das Atividades Relacionadas com Ciência, tecnologia e Sociedade. 2013. Outro
    4. CHRISPINO, Alvaro; MACIEL, M. D.. III Jornada Internacional de Ciências e Matemática. 2013. Outro
    5. Santos, Wildson L.P. dos ; BRAGA, Marco Antonio Barbosa ; MACIEL, M. D. ; MUNIZ, C. A. ; AULER, Décio ; CHRISPINO, Alvaro. II Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências. 2010. Congresso
    6. CHRISPINO, Alvaro. 12a Olimpíada Ibero-americana de Química. 2007. (Outro).. . 0.
    7. CHRISPINO, Alvaro. 4o. Simpósio Brasileiro de Educação Química. 2006. (Outro).. . 0.
    8. CHRISPINO, Alvaro. 3o. Simpósio Brasileiro de Educação Química. 2005. (Outro).. . 0.
    9. CHRISPINO, Alvaro. O CONPET na Escola. 2004. (Outro).. . 0.
    10. CHRISPINO, Alvaro. 2o. Simpósio Brasileiro de Educação Química. 2004. (Outro).. . 0.
    11. CHRISPINO, Alvaro. 1o Simpósio Brasileiro de Educação Química. 2003. (Outro).. . 0.
    12. CHRISPINO, Alvaro. II Congresso Médico acadêmico de Teresópolis. 2002. (Congresso).. . 0.
    13. CHRISPINO, Alvaro. VI Olimpíada Iberoamericana de Química. 2000. (Concurso).. . 0.
    14. CHRISPINO, Alvaro. V Olimpíada Iberoamericana de química - Espanha. 1999. (Concurso).. . 0.
    15. CHRISPINO, Alvaro. III Olimpiada Iberoamericana de química. 1997. (Concurso).. . 0.
    16. CHRISPINO, Alvaro. programa estadual de ensino de química - PROCIENCIA-CAPES/FAPERJ. 1997. (Outro).. . 0.
    17. CHRISPINO, Alvaro. II olimpíada iberoamericana de química. 1996. (Concurso).. . 0.
    18. CHRISPINO, Alvaro. I Olimpíada Iberoamericana de Química. 1995. (Concurso).. . 0.
    19. CHRISPINO, Alvaro. Visita da Profa Silvia Ware - diretora da ACS - ao Brasil. 1994. (Outro).. . 0.
    20. CHRISPINO, Alvaro. Visita do prof. roald Hoffmann - Nobel deQuímica - ao Brasil/1993. 1993. (Outro).. . 0.
    21. CHRISPINO, Alvaro. Programa de Visita de Roald Hoffmann - Nobel de Química - ao Brasil/1992. 1992. (Outro).. . 0.
    22. CHRISPINO, Alvaro. O Mundo das Moléculas - programa de divulgação científica na 43a. Reunião anual da SBPC. 1991. (Exposição).. . 0.
    23. CHRISPINO, Alvaro. Avaliador do Vestibular Integrado UFRJ/UERJ/CEFET-RJ/ENCE. 1991. (Concurso).. . 0.
    24. CHRISPINO, Alvaro. Melhoria da qualidade do ensino de ciências da rede estadual/RJ. 1990. (Outro).. . 0.
    25. CHRISPINO, Alvaro. O Mundo das Moléculas - programa de divulgação científica. 1990. (Exposição).. . 0.
    26. CHRISPINO, Alvaro. XXX Congresso Brasileiro de Química. 1990. (Congresso).. . 0.
    27. CHRISPINO, Alvaro. I Olimpiada Braileira de Química - Regional RJ. 1989. (Concurso).. . 0.
    28. CHRISPINO, Alvaro. Cursos de Atualização para professores da rede estadual. 1985. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:46