Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Helena Copetti Callai

Possui graduação em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí (1973), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1996). Pos doutorado na UAM- Universidade Autonoma de Madrid Espanha . Professor titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Orientadora de mestrado e de doutorado e supervisora de pós-doutorado no Programa de Pós graduação em Educação nas Ciências- UNIJUI. Professor colaborador na Universidade Federal da Fronteira Sul com orientação no mestrado de Geografia. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação geográfica, geografia, ensino de geografia, cidade e cidadania.Bolsista PQ/CNPq- Nivel 1D (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/7425467026617423 (29/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, DHE-Departamento de Humanidades e Educação. São Francisco,501 São Geraldo 98700-000 - Ijui, RS - Brasil Telefone: (55) 33320200 Ramal: 457 Fax: (55) 0200 URL da Homepage: https://www.unijui.tche.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Geografia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2019-Atual. A cidade e a crianca, um caminho para a educacao geografica e formacao cidada
      Descrição: A proposição atual, submetida ao Edital de Bolsa Produtividade em Pesquisa está centrada na linha de pesquisa que desenvolvo acerca da educação geográfica, tendo a cidade como lócus de estudo para a formação para a cidadania, com forte atenção aos aspectos teórico ? conceituais, pensada a partir da criança, considerando o seu olhar, e o seu fazer. Estudar a criança e a cidade se coloca num contexto de proposições atualmente apresentadas por educadores, geógrafos e arquitetos ? urbanistas, e mesmo de outros estudiosos que consideram a possibilidade de uma cidade mais humana e que atenda aos interesses da população para além do desenvolvimento circunscrito aos interesses do capital. O olhar da criança pode, nesse sentido, de acordo com estudos que estão sendo realizados, permitir o avanço em duas frentes: 1. a formação de cidadãos críticos, desde a escola básica em especial no Ensino Fundamental, pelas crianças que têm na cidade o seu lugar de vida; 2. a contribuição para o mundo adulto por meio de aportes que possam ser considerados nos planejamentos urbanos e que contribuam para tornar as cidades um lugar de vida digna. Tendo isso em consideração interessa estudar o que existe de produção acadêmico/cientifica, bem como de experiências a respeito de criança e cidade. Além do interesse social dessa pesquisa na perspectiva de vida humana digna há o aspecto que faz parte da linha de investigação que desenvolvo e que diz de como ensinar/estudar a cidade e a formação cidadã na escola por meio da disciplina de geografia. Para isso a proposição é realizar o estudo bibliográfico para clareza teórica dos conceitos de cidade e cidadania; de lugar; território; espaço (absoluto, relativo e relacional), e a escala de análise para operacionalização do estudo da cidade pela geografia. E do mesmo modo, buscar nos livros didáticos do Ensino Fundamental ? em especial dos Anos Iniciais como são feitas as proposições de estudo da cidade. Também é importante a análise dos documentos de políticas públicas para os Anos Iniciais, tendo como descritores os conceitos de lugar e de cidade; das orientações curriculares na formação inicial dos professores que atuam nesse nível de ensino por meio da verificação dos planos curriculares dos cursos de Pedagogia e de Geografia e da busca de disciplinas que abordam a temática nesses cursos; da busca das disciplinas nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de experiências propostas e /ou realizadas com crianças e cidade. Além disso, considero importante a verificação de experiências e proposições sobre cidade e criança, elaboradas por educadores e arquitetos, que tem sido apresentadas em nível nacional e internacional. Como campo empírico interessa a realização de roteiros na cidade, com crianças, como proposta de observação e analise de aspectos da cidade, do bairro, do lugar, da rua; aplicação de metodologias para o estudo da cidade e análise dos dados produzidos considerando como critérios: observação, descrição, interpretação, compreensão, representação. Está previsto a organização de grupos de discussão, envolvendo professores dos anos iniciais e docentes/pesquisadores dos cursos superiores que tem na cidade seu tema de estudo. Como resultados dessa investigação espera-se estabelecer os parâmetros do pensamento geográfico e o papel deste no aprendizado da cidade, como um exemplo de estudo de geografia com vistas a formação de sujeitos cidadãos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) . Integrantes: Helena Copetti Callai - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Helena Copetti Callai.
    2. 2019-Atual. A Crianca e a Cidade: Conhecendo, Interpretando e Preservando o Patrimonio Arquitetonico
      Descrição: O projeto aborda a questão central de patrimônio tendo a criança como o foco para olhar a cidade, considerando que o patrimônio pode nos indicar elementos sobre o passado, oferecendo assim ?uma sensação de pertencimento e segurança para as sociedades modernas, sendo uma âncora em um mundo que se transforma rapidamente? (UNESCO BRASIL, 2016, p. 15). O patrimônio histórico cultural e arquitetônico é forma materializada de se contar a história do povo, de uma sociedade que viveu em determinado lugar, podendo evidenciar um pouco sobre o tempo, costumes e estilo de vida desses indivíduos. Contudo, tanto o reconhecimento desta arquitetura, quanto sua preservação, necessitam que os indivíduos da cidade se sintam pertencentes ao local onde nasceram ou vivem e tenham clareza da importância do patrimônio arquitetônico como um bem cultural da humanidade. Diante do exposto, a proposta intenta apresentar e ensinar de forma lúdica, o patrimônio arquitetônico da cidade de Ijuí para as crianças dos primeiros anos do ensino fundamental, a fim de fomentar o interesse delas pela historicidade local contribuindo com a construção do sentimento de pertencimento e com ações de cidadania.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) . Integrantes: Helena Copetti Callai - Coordenador / Claudia Ilgenfritz Toso - Integrante / Gabriel Wildner - Integrante / Tarcísio Dorn de Oliveira - Integrante / Jandha Telles Muller - Integrante.
      Membro: Helena Copetti Callai.
    3. 2017-Atual. Escala de analise como ferramenta intelectual para educacao cidada: O estudo da cidade como o locus de vida da populacao
      Descrição: A investigação tem como objetivo compreender e analisar a escala de análise como pressuposto básico no sentido de fazer uma educação para a formação cidadã. Para isso, é considerado o estudo da cidade, a fim de verificar a possibilidade de aprendizagem e compreensão da espacialidade dos sujeitos. Considera-se para tal que a utilização da escala de análise no estudo de geografia escolar capacita (facilita) o sujeito a construir a sua identidade e pertencimento para a compreensão dos conceitos, o que leva à educação para a formação cidadã. Neste contexto considero que o estudo da cidade- lugar onde vivem os estudantes e onde estão as suas escolas - permite estabelecer as diretrizes para a compreensão da realidade em que vivem e da dimensão de contexto maior como base para as determinações da vida no lugar, sejam elas decorrentes das relações e empreendimentos dos que ali vivem e, do contexto global em que todos estamos vivendo.? . Palavras chave: escala de análise, espacialidade; cidade, patrimônio arquitetônico, cidadania, livro didático.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Helena Copetti Callai - Coordenador / Maristela Maria de Moraes - Integrante / Alana Rigo Deon - Integrante / Tarcisio Dorn - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 1
      Membro: Helena Copetti Callai.
    4. 2015-2019. A EDUCACAO GEOGRAFICA: Escala de analise como ferramenta intelectual para educacao cidada.
      Descrição: Esta pesquisa esta centrada na educação geográfica, considerada como a possibilidade de ensinar geografia para compreender a espacialidade que os sujeitos vivem oportunizando assim que os mesmos se reconheçam no mundo em que vivem. O estudo do lugar no contexto dos processos de globalização terá efetividade se abordado tendo como ferramenta intelectual a escala de análise que leva à compreensão dos fenômenos em sua complexidade. O conteúdo da geografia é considerado a partir do que os livros didáticos apresentam como temas. Teoricamente interessa a reflexão a partir dos princípios da geografia clássica e o modo como eles podem ser operacionalizados no ensino da geografia escolar. Do mesmo modo são abordados os conceitos básicos da geografia a partir das formulações pelos teóricos destes conceitos e sua aplicabilidade e uso pela geografia e a partir dessa pela geografia escolar curricular. Empiricamente o estudo busca compreender no trabalho com os professores da escola básica, as ações desenvolvidas, e o aprendizado pelos alunos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (4) . Integrantes: Helena Copetti Callai - Coordenador. Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 1
      Membro: Helena Copetti Callai.
    5. 2012-2015. O estudo do lugar e a cidade no Livro Didatico
      Descrição: Projeto de pesquisa como bolsista do CNPq- PQ que busca desenvolver a reflexão sobre os processos de avaliação do livro didatico, do uso do mesmo pelos professores, considerando como base a tematica das pesquisas sobre lugar e cidade\urbano e os desafios para uso no (do LD) nos processos de ensino e de aprendizagem.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Helena Copetti Callai - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Helena Copetti Callai.
    6. 2012-2015. O estudo do lugar e a cidade na formacao docente para a educacao cidada
      Descrição: o projeto se inscreve na confluência de dois processos de investigação que tem metas similares: "O estudo do lugar e a cidade no Livro Didático" (PQ - CNPq) e Estrategias de formación del profesorado para educar en la particiapción ciudadana"(financiado pela Espanha e envolvendo instituições de vários países). A pesquisa analise documentos oficiais das politicas publicas, currículos da escola básica e dos cursos de formação de geografia, historia e outras ciências sociais, para a nalisar a formação docente para a formação cidadã, e a discussão que fundamenta a pesquisa está no conceito de cidadania.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Helena Copetti Callai - Coordenador / Martin Kuhn - Integrante / Elisabete Andrade - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Helena Copetti Callai.
    7. 2012-2015. Estrategias de formacion del profesorado para educar en la participacion ciudadana
      Descrição: O projeto aborda as questões de educação para a formação para a cidadania considerando experiencias de universidade brasileiras, espanholas, italianas portuguesas, colombianas-coordenadas e com financiamento espanhol- sobre a formação docente e educação para a cidadania desde o âmbito da geografia e de outras ciencias sociais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) . Integrantes: Helena Copetti Callai - Integrante / Lana de Souza Cavalcanti - Integrante / Andreia Lastoria - Integrante / Francisco Garcia Pérez - Coordenador / Vanilton Camilo de Souza - Integrante / Sergio Claudino Loureiro Nunes - Integrante / Beatrice Borghi - Integrante / Jesús Romero Morante - Integrante / Xosé Manuel Souto González - Integrante / Olga Maria Moreno Fernández - Integrante / Fátima Rodriguez Marín - Integrante / José Antonio Pineda Alfonso - Integrante / DEALBA - Integrante / Jose Francisco Gpnzález Puentes - Integrante. Financiador(es): Ministerio de Ciencia y Tecnologia del Gobierno de España y Fondos FEDER - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 10
      Membro: Helena Copetti Callai.
      Descrição: La educación para la participación ciudadana se ha convertido en un componente fundamental de la educación para la ciudadanía y en una exigencia para la formación de los alumnos, que han de enfrentarse a los graves problemas sociales y ambientales de un mundo globalizado. Estos planteamientos educativos están presentes en las declaraciones de las instituciones internacionales, en la legislación educativa y en muchas iniciativas de intervención educativa, pero las dificultades para llevarlos a la práctica en el contexto escolar son evidentes. Algunas de estas dificultades guardan relación con el papel educativo que juega el profesorado en los centros y con la concepción de su profesionalidad que tienen los profesores. De hecho los profesores y profesoras encuentran importantes dificultades a la hora de integrar en su actividad docente contenidos como los de participación ciudadana, que son de carácter transversal y tienen un componente sustancial de intervención en la realidad social. Los resultados del anterior proyecto de investigación de nuestro equipo (SEJ2006-08714,?Educación para la Ciudadanía y Formación del Profesorado. Dificultades y posibilidades para educar en la participación ciudadana?, desarrollado desde el 1-10-2006 hasta el 30-9-2009) nos confirmaron tanto el interés de los programas de educación para la participación como las dificultades del profesorado para implicarse de forma plena y consecuente en los mismos. En efecto, el profesorado suele considerar los programas de educación para la participación como pedagógicamente interesantes, pero ajenos a la cultura escolar y poco relacionados con su identidad profesional. De ahí la necesidad de desarrollar investigaciones específicas sobre estrategias ormativas que puedan paliar estos déficits y reorientar el sentido de la formación del profesorado hacia una nueva profesionalidad docente, más acorde con los requerimientos sociales. Y ello puede realizarse investigando determinadas estrategias formativas, como el diseño y experimentación por parte de los propios profesores implicados de proyectos de trabajo de educación para la articipación ciudadana, con un asesoramiento adecuado, a través de sesiones de grupos de discusión formados por los docentes participantes. El objetivo central del proyecto es, pues, obtener conclusiones de la experimentación de algunas estrategias de formación de los docentes de la muestra, como es el iseño y experimentación por parte de dichos docentes de propuestas de trabajo (y recursos compañantes) adecuadas para formar en la educación para la participación. Pretendemos, asimismo, conocer las posibilidades que ofrecen los currículos de formación inicial del profesorado de las diversas universidades participantes para formar al futuro profesorado en la educación para la participación ciudadana, así como favorecer el intercambio de propuestas formativas ?también para la formación permanente- entre las universidades participantes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lana de Souza Cavalcanti - Coordenador / Helena C Callai - Integrante / Vanilton Camilo de Souza - Integrante / Francisco F. García Pérez - Integrante / Nicolás Martínez Valcárcel - Integrante / Rafael Porlán Ariza - Integrante / Pedro Miralles Martínez - Integrante / FLORENCIO FRIERA - Integrante / ANDREA COELHO LASTORIA - Integrante.
      Membro: Lana de Souza Cavalcanti.
    8. 2010-2012. Educacao:intergenese dos campos epistemico, etico-politico e pedagogico na aprendizagem dasciencias
      Descrição: A presente pesquisa se coloca no âmbito dos objetivos do próprio Curso de Doutorado em Educação nas Ciências. Visa ele à competência para a pesquisa em educação nas diferentes áreas do saber e na referência quer ao contexto social amplo, quer às práticas pedagógicas da constituição e da aprendizagem das ciências no âmbito da escola e dos sistemas de ensino e no espaço dos movimentos e organizações sociais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: Helena Copetti Callai - Integrante / Paulo Evaldo Fensterseifer - Integrante / Adriana Andreis - Integrante / Jose Pedro Boufler - Coordenador / Tiago Anderson Brutti - Integrante / Adair Adams - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Helena Copetti Callai.
    9. 2010-2011. O estado da arte da pesquisa em ensino de geografia no RS
      Descrição: O estudo proposto refere-se a identificação, arrolamento e classificação da produção científico-acadêmica no âmbito dos programas de pós-graduação em geografia e em educação; bem como das publicações resultantes de anais científicos e assemelhados, periódicos especializados e livros e tem como temática o ensino de geografia, no âmbito do Rio Grande do Sul.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Helena Copetti Callai - Coordenador / Adriana Andreis - Integrante / Camila Benso - Integrante / Paulina Lozano Mesias - Integrante / Maristela Moraes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Helena Copetti Callai.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (5)
    1. Mérito FIDENE - 25+ Anos- Edição 2019, FIDENE - Fundação de Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.. 2019.
      Membro: Helena Copetti Callai.
    2. Prêmio Professor Mario Rosa de Mérito Acadêmico em Geografia- Categoria HOMENAGEM ESPACIAL, Laboratorio de Estudos Urbanos e Regionais - UFPEL.. 2018.
      Membro: Helena Copetti Callai.
    3. Dodicesima edizione Festa Internazionale della Storia- Il lungo cammino delle libertà e dei diritti, Alam Mater Studiorum - Universitá di Bologna.. 2015.
      Membro: Helena Copetti Callai.
    4. Trabalho destaque na XVI Jornada de Extensão, UNIJUI.. 2015.
      Membro: Helena Copetti Callai.
    5. Madrinha do Taller -1º TALLER VERTICAL INTERNACIONAL- URI-BRASIL, URI- Frederico Westphalen - RS.. 2014.
      Membro: Helena Copetti Callai.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (125)
    1. 1º Encontro Virtual do Dia do Geografo.O Geografo e o Ensino de Geografia em um Espaço- tempo de crises , ameaças e desafios. 2021. (Encontro).
    2. Aula Inaugural do 2º semestre do PPGEC.Potencilaidades em processos associativos e cooperativos: conhecientos, educação e aprendizagens. 2021. (Outra).
    3. Dialogos com o autor.A cidade como conceito e como conteudo. 2021. (Encontro).
    4. Disciplina de Processos Projetuais -Programa de pó graduação em Arquitetura e Urbanismomo.Metodologias Educacionais na realação com a arquitetura. 2021. (Encontro).
    5. Evento de inauguração do canal do DGC-UFRN no YouTube.A Geografia na conteporaneidade-desafios e perspectivas em tempos de crise. 2021. (Simpósio).
    6. I Ciclo de debates temáticos do GPSEG -Saberes na Educação Geográfica.Educaçao Geográfica: contextualizando os saberes e as competências para o ensino. 2021. (Outra).
    7. Implicancias de educar en ciencias desde y para el territorio latinoamericano.Epistemologias del Sur. 2021. (Outra).
    8. I Seminario Regional de Direito a Cidade, desigualdades e Inclusão Social: os descaminhos da igualdade.Cidade educadora e inclusiva: a busca pela concretizaçao dos direitos de cidadania. 2021. (Seminário).
    9. IV Jornadas do Mestrado em Ensino de Geografia.Ser Professor(a) de Geografia. 2021. (Outra).
    10. Mesa redonda: docência em geografia: formaçao e profissão/atuação o n.Docência em geografia: formação e profissão/atuação. 2021. (Encontro).
    11. Olhares Purais : perspectivas multidisciplinares ao ser cidadao.Cidade e cidadania. 2021. (Encontro).
    12. Os 25 anos do Grupo de pesquisa -EMGCS e a pesquisa em educaçao.A importancia da pesquisa e escrita como base na produção do conhecimento e dos Grupos de Pesquisa. 2021. (Seminário).
    13. Os 25 anos do Grupo de Pesquisa EMGCS e a pesquisa em educação .......o.Pesquisas sobre o ensino de geografia e a importancia do grupo de pequisa: memorias de pesquisadoras. 2021. (Seminário).
    14. Perspectivas e desafios nas pesquisas em Educação Geografica: Fundamentos teoricos para as pesquisas em ensiso de geografia.Grupo Ensino e metodologias em Geografia e Cincias Sociais. 2021. (Seminário).
    15. Seminário de Ciêcais e Epistemologia.La Geografia. 2021. (Seminário).
    16. VI Colóquio REDLADGEO Prácticas Espaciales y Educación Geográfica.Mesas de discussion. 2021. (Outra).
    17. V Jornada de Trabalho do LEPEG.Colaboração nas pesquisas sobre ensino de Geografia: desafios a uma participaçao integradora. 2021. (Outra).
    18. XXXI Simpósio Internacional de Didactica de las Ciencias Socilaes.Formação em valores para cidadania a partir da interculturalidade em uma escola de campo. 2021. (Simpósio).
    19. 2ª SEMANA ACADÊMICA INTERNACIONAL DO CURSO DE GEOGRAFIA - GEO/CPAN/UFMS.O ensino da Geografia na pandemia: nsino remoto,inclusão e exclusão?. 2020. (Outra).
    20. Ciclo de Debates Internacional: das salas de aula fisicas aos territorios digitais.Formação inicial de geografos: desafios e possibilidades face a emergencia sanitaria. 2020. (Outra).
    21. Formaçao Docente.Desafios e possibilidades para o ensino de geografia. 2020. (Outra).
    22. Lançamento de livros Academia Humanismos Cristiano.Territorio: um conceito e um conteúdo da geografia escolar. 2020. (Encontro).
    23. Salão do Conhecimento 2020.As contribuições do cinema para a conservação do patrimonio arquitetnico. 2020. (Outra).
    24. Segundas Geograficas.A contribuição da geografia para a formação cidadã: debates contemporâneos. 2020. (Outra).
    25. Seminario de metodologias de analise em geografia.Legislçao, Educação e Formação de professores. 2020. (Seminário).
    26. XI Simposio Nacional de Educaçao.A cidade e a escola como referência de acesso do poder público à família. 2020. (Simpósio).
    27. XXI EANACED I SIEPEC.Educar para a formação cidadã: redes colaborativas e interações com o mundo da vida em escolas de arquitetura e urbanismo. 2020. (Seminário).
    28. XXI ENACED- I SIEPEC.Programa de Pós Graduação em educação nas Ciências e os desafios do mundo contemporâneo. 2020. (Seminário).
    29. 14º ENPEG-- Encontro Nacional de Pratica de Ensino em Geografia: Politicas, linguagens e trajetórias EgEOGRAFIA: pOLITOCAS, LINGUAGEM E TRAJETORIAS..Trajetórias do Ensino de Geografia no Brasil. 2019. (Encontro).
    30. 1 er Congreso Internacional sobre CIUDADANIA, ESPACIO PÚBLICO Y TERRITÓRIO. A criança vivendo a cidade: o arquiteto e o urbanista. 2019. (Congresso).
    31. 1 er Congreso Internacional sobre CIUDADANIA, ESPACIO PÚBLICO Y TERRITÓRIO. A criança vivendo a cidade: o arquiteto e o urbanista. 2019. (Congresso).
    32. Festa Internazionale della storia.La citá e sue storie. 2019. (Seminário).
    33. I Seminário Nacional de Ensino e pesquisa do Curso de Licenciatura em Geografia da UFPI.O sentido da Geografia na Escola Básica. 2019. (Seminário).
    34. IX Congreso Ibérico de Didáctica de la Geografia. A região missioneira e o ensino da Historia e da Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2019. (Congresso).
    35. IX Simpósio Internacional Memória e Patrimônio - Memórias Difíceis,.O ensino da história nos anos iniciais do ensino fundamental e o patrimônio das Missões. 2019. (Simpósio).
    36. Reunião Itinerante do NEPEG.O sentido da Geografia na Escola Básica. 2019. (Outra).
    37. VI SENAFE & II SEINFE.Experiencia de formação em valores em escola do campo. 2019. (Seminário).
    38. XIII ENANPEGE.Coordenação GT ENSINO. 2019. (Encontro).
    39. XXX SIMPOSIO INTERNACIONAL DE DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS SOCIALES.Cidade: conceito e conteúdo- aportes para a formação do professor numa perspectiva sociocrítica. 2019. (Simpósio).
    40. 1º Encuentro Internacional REDE- REDELEAU.Cidade e cidadania : um desafio de ser humano. 2018. (Encontro).
    41. Aula Inaugural Curso de Geografia- UFFS-Erechim.Educação Geográfica. 2018. (Outra).
    42. III ENCONTRO DE PRATICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA DA UFPE.A consciência pratica e o ensino de Geografia: lugares da pratica na formação docente- tensões e convergências. 2018. (Encontro).
    43. IV EREPEG- Encontro Regional de Pratica de Ensino em Geografia.Formação docente: teoria e pratica em Geografia. 2018. (Encontro).
    44. SINCOL.Pesquisa e internacionalização na educação. 2018. (Oficina).
    45. XIV SEUR.É possível elaborar uma narrativa sobre estudo da cidade para a educação na formação da cidadania?. 2018. (Seminário).
    46. XIX Encontro de Geografia da UESC- Velhas e novas praticas de reprodução do socio-espacial no mundo em crise.Politicas educacionais recentes no Brasil e seus impactos no ensino de Geografia. 2018. (Encontro).
    47. CGE Lisbon Simposium.The Formation of Geography Teacher for the Initial Years of Elementay Education. 2017. (Simpósio).
    48. Ciclo de Conferencias sobre Geografía y Debate Teórico Contemporáneo.Geografía Y ciudadanía. 2017. (Outra).
    49. ENANPEGE -Encontro Nacional da Associação de Pós- Graduação e Pesquisa em Geografia aduaão.Tensões e intensões professor de geografia-Livro Didático na Pratica de Ensino. 2017. (Encontro).
    50. ENANPEGE -Encontro Nacional da Associação de Pós- Graduação e Pesquisa em Geografia aduaão.O texto literário e os conceitos geográficos: contribuições na formação cidadã do aluno. 2017. (Encontro).
    51. ENANPEGE -Encontro Nacional da Associação de Pós- Graduação e Pesquisa em Geografia aduaão.Conjuntura e Educação no Barsil. 2017. (Encontro).
    52. I Encontro Regional de Educação: o local e o global na formação docente.A educação na dialética de uma razão global e de uma razão local. 2017. (Encontro).
    53. II ENJIE- Encontro nacional de jovens investigadores em educacao.Educação, nós e o texto literario. 2017. (Encontro).
    54. III Encontro em Ensino e Divulgação das Ciencias.Literatura e ensino de Fisica e Quimica. 2017. (Encontro).
    55. Jornada de Pesquisa.A obra o Continente I de Erico Verissimo e os conceitos geográficos: Contribuições na formação cidadã do aluno. 2017. (Outra).
    56. XIII ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA.Os conhecimentos da Geografia Escolar , suas linguagens e as representações espaciais. 2017. (Encontro).
    57. XVI Encuentro de Geógrafos de America Latina.Educação e Cidadania no Estudo de Geografia. 2017. (Encontro).
    58. 4 Coloquio Internacional -Investigadores en Didactica de la Geografia-.Ensino: o lugar do dialogo, no dialogo do lugar. 2016. (Outra).
    59. 4 Coloquio Internacional -Investigadores en Didactica de la Geografia-.Vidas secas: a paisagem na litertaura e na geografia. 2016. (Outra).
    60. 4 Coloquio Internacional -Investigadores en Didactica de la Geografia-.Identidade e pertencimento em escolas do campo: vivencias cotidianas na relação com o lugar. 2016. (Outra).
    61. III Coloquio Internacional de Politicas Educacionais e Formação de Professores.Internacionalização: experiencias, pesquisa e formação. 2016. (Outra).
    62. IIIEGUEAM- Encontro de Geogarfia Urbana e Ensino Inclusivo da Amazonia.Espaços de diálogos: reflexões sobre o ensino e a pratica de ensino em Geografia. 2016. (Encontro).
    63. IX Simposio Nacional de Educação.Internacionalização: experiencias, pesquisa e formação. 2016. (Simpósio).
    64. XXI SEMINARIO INTERINSTITUCIONAL DE ENSINO PESQUISA E EXTENSAO.Educaçao Libertaria: pressupostos e introducao no Brasil. 2016. (Seminário).
    65. Dodicesima EdizioneFesta Internazionale della storia-Il lungo camino delle libertá e dei diritti.A cidadania e a educação geográfica. 2015. (Outra).
    66. II SEMPGEO- Seminario do Programa de Pós Graduação em Geografia eoefai.Didática e Educação Geográfica. 2015. (Seminário).
    67. Salão do Conhecimento 2015. Uma nova forma de participação cidadã em talleres de arquitetura: caso do Bairro Santo Antonia. 2015. (Exposição).
    68. Seminario Internazionale.Il Lungo Cammino nella Scuola di Base- Brasile: della Libertá, dei Diritti, della Cittadinanza. 2015. (Seminário).
    69. VII Congreso Iberico de Didáctica de la Geografia. Ensinar Geografia com Literatura. 2015. (Congresso).
    70. XI Encontro Nacional da ANPEGE.As politicas de Estado e as ações no Ensino de Geografia. 2015. (Encontro).
    71. XVII Seminario Internacional de Educação do Marcosul; V Curso de Praticas Socio Culturais Interdisciplinares.Ensino Superior: Inovações acadêmicas e o compromisso dos Programas de Pos Graduação. 2015. (Seminário).
    72. XXVI Simposio Internacional de Didacticas de las Ciencias Sociales.La geografia en la construcción de la ciudadania: lo visible e invisible en el libro didactico. 2015. (Simpósio).
    73. XXXIV Encontro Estadual de Geografia do Rio Grande do Sul.Reforma do Ensino, ensino de Geografia e as grandes áreas do conhecimento. 2015. (Encontro).
    74. A geografia e a Educação geografica.A geografia escolar e a participação cidadã. 2014. (Seminário).
    75. Congresso Internacional Territórios, Comunidades educadoras e desenvolvimento sustentavel. A cidade como territorio na perspectiva da força do lugar. 2014. (Congresso).
    76. ENACED.Os processos de inclusão na escola , a participação da familia e da rede de apoio À escola. 2014. (Encontro).
    77. Encontro na UM de Ciencias de la Educación.A geografia na formação cidadã. 2014. (Outra).
    78. III Coloquio internacional de investigadores en didáctica de la geografia. estudo do lugar e o livro didatico. 2014. (Congresso).
    79. La storia: il faro dellúmanitá. The civic education and the study of place(city /town). 2014. (Congresso).
    80. Politicas publicas para a educação basica no Chile. O curriculo de geografia. 2014. (Exposição).
    81. VIICBG- CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOGRAFOS. O que sustenta a analise espacial pelo viés geográfico no ensino?. 2014. (Congresso).
    82. VII Forum NEPEG de formação de professores de geografia.Temas e conteudos no ensino de geografia. 2014. (Outra).
    83. XIII Coloquio Internacional de Geocrítica- El control del espacio y los espacios de control.Educar para la formación ciudadana na escuela. 2014. (Outra).
    84. 12º ENPEG- Encontro Nacional de Praticas de Ensino.Ensino de Geografia nos Anos IIniciais: formação e saberes docentes. 2013. (Encontro).
    85. 31ª Semana de geografia. Geografia , ensino e pesquisa escolar: desafios e possibilidades docentes na produção do conhecimento geografico. 2013. (Exposição).
    86. 8° Encontro de Pos graduação em geografia da UNIR. Geografia , ensino e pesquisa escolar: desafios e possibilidades docentes na produção do conhecimento geografico. 2013. (Exposição).
    87. A educação geografica no Brasil. Os desafios do presente.A geografia no Brasil e a formação do profissional. 2013. (Seminário).
    88. Estudo comparado das concepções de cidade- urbano-lugar.As linhas de pesquisa no Grupo de Pesquisa de. 2013. (Seminário).
    89. Estudo comparado das concepções de cidade- urbano-lugar.Aportes teóricos e metodológicos da pesquisa em geografia. 2013. (Seminário).
    90. Estudos comparados das cidades Latino- Americana.A pesquisa sobre cidade e cidadania. 2013. (Seminário).
    91. Jornada de Tabajo en la UPN- Exposiciones.Didáctica de la Geografia. 2013. (Encontro).
    92. Jornada de trabajo con el Grupo Geopaideia.Proyetos de la Red LADGEO. 2013. (Encontro).
    93. Jornada de Trabajo con el grupo GEOPAIDEIA.Projetos de la Red LADGEO. 2013. (Outra).
    94. Jornada de Trabajo en la Maestria en Estudios Sociales de la UPN.El espacio como construcción social. 2013. (Outra).
    95. Master Oficial de For, de Profesorado en Enseñanza Secundari Obligatoria y Bachil.Los conceptos de espacio y tiempo en la investigacióneducativa. 2013. (Outra).
    96. Salão do conhecimento.Cidadania e educação. 2013. (Outra).
    97. Semana Acadêmica do DCEEng.As possibilidades de continuação de estudos na UNIJUI: Mestrados e Doutorados. 2013. (Outra).
    98. Seminário : A educação geográfica no Brasil. Os desafios do presente.A educação geográfica no Brasil. 2013. (Seminário).
    99. Seminário de Formação Continuada de Docentes da UNIJUI. 2013. (Seminário).
    100. VI Congresso Ibérico de Didática da Geografia. O estudo do lugar e da cidade nos anos iniciais do ensino fundamental- A cidade , um laboratório para a educação geografica. 2013. (Congresso).
    101. VI Seminário do Pos graduação em Geografia.Trajetórias geograficas. 2013. (Seminário).
    102. IIColoquio internacional de investigadores en Didáctica de la Geografia.Grupo Ensino e metodologia em geografia e Ciências sociais. 2012. (Simpósio).
    103. XXIII Simposio Internacional didáctica de las cencias sociales.La fuerza del lugar como requisito para la particiación ciudadana. 2012. (Simpósio).
    104. XXIII Simposio Internacional didáctica de las cencias sociales.Experiencias de enseñanza de la participación ciudadana. 2012. (Simpósio).
    105. XXXIIFERIA INTERNACIONAL DEL LIBRO DE SANTIAGO.apresentação do livro Didática da geografia-aportes teóricos e metodológicos. 2012. (Outra).
    106. 34ª Reunião Anual da ANPED. SITUAÇÃO DO CURSO. 2011. (Congresso).
    107. Encontro Nacional da Associação de Pos graduação e pesquisa em geografia.Geografia: projetos de formação escolar para sociedades diversificadas. 2011. (Encontro).
    108. Encontro Nacional da Associação de Pos graduação e pesquisa em geografia.O ensino de geografia. 2011. (Encontro).
    109. II Seminario Regional : perspectivas e atualidade do ensino de geografia, historia e sociologia.As ciencias sociais e as ciencias sociais na educação basica. 2011. (Seminário).
    110. Reunião Anual da ANPED. 2011. (Outra).
    111. Salão do Conhecimento.O estado da arte da pesquisa em ensino de geografia no estado do RS. 2011. (Outra).
    112. Salão do Conhecimento.A pesquisa do e no ensino das ciencias sociais: a geografia. 2011. (Outra).
    113. SINEL- II Seminario Internacional de estudos literarios (III SENAEL e III SELIRS).Literatura e Espaço como aliados no ensino. 2011. (Seminário).
    114. XI Encontro Nacional de Praticas de Ensino de Geografia.Escalas de analise. 2011. (Encontro).
    115. XIII EGAL.O conhecimento geografico e a formação do professor de geografia. 2011. (Encontro).
    116. Colóquio Internacional de investigadores em Didatica da Geografia.Coordenação da apresentação dos grupos de pesquisa. 2010. (Outra).
    117. Colóquio internacional de investigadores em Didatica da Geografia-REDLADGEO.Didatica e Educação Geografica. 2010. (Outra).
    118. Colóquio internacional de investigadores em Didatica da Geografia-REDLADGEO.Ensino de Geografia e Ciencias Sociais. 2010. (Outra).
    119. Dias academicos da geografia.O ensino de geografia no Chile, Espanha, Polonia. 2010. (Outra).
    120. III Semináro do estágio supervisionado em Geografia.Desafios e perspectivas na formação inicial de professores em Geografia. 2010. (Seminário).
    121. I Seminário Nacional de Ensino e pesquisa do Curso de Licenciatura em Geografia da UFPI.O sentido da Geografia na Escola Básica. 2010. (Seminário).
    122. Seminário das Metrópoles.Ensino de cidade. 2010. (Seminário).
    123. XV ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.A Educação Geográfica na formação docente: convergências e tensões. 2010. (Simpósio).
    124. XXI Simpósio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales.Didáctica y Geografía: La investigación cualitativa en la didáctica de la geografía. 2010. (Simpósio).
    125. XXI Simpósio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales. 2010. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (11)
    1. CALLAI, Helena Copetti; SILVA, S. P. ; RADUNS, C.. Seminário Temático e Aula Inaugural Programa de Pós Graduação em Educação nas Ciências. 2021. Outro
    2. CALLAI, Helena Copetti; DEON, A. R. ; TOSO, C. E. I.. Os 25 anos do Grupo de Pesquisa EMGEOCS e a pesquisa em educaçao. 2021. Congresso
    3. CALLAI, Helena Copetti; CAVALCANTI, L. S. ; CASTELLAR, S. M. VANZELLA ; ASCENCAO, V. R. ; PEREIRA, C. M. R. B.. Perspectivas e Desafios nas pesquisas da Educaçao Geografica. 2021. Congresso
    4. MARTINAZZO, C. J. ; CALLAI, Helena Copetti ; LUFT, H. M.. XVII ENACED. 2014. Outro
    5. LUFT, H. M. ; MARTINAZZO, C. J. ; CALLAI, Helena Copetti ; CUNEGATTI, C. M. S.. ENACED- Enc0ntro Nacional de Educação e Ciclo de Estudos da Pedagogia. 2013. Outro
    6. CALLAI, Helena Copetti. 12º encontro nacional de pratic de ensino em geografia. 2013. (Congresso).. . 0.
    7. RODRIGUEZ ; CALLAI, Helena Copetti ; PALACIOS ; CAVALCANTI, L. S. ; GARRIDO PEREIRA, Marcelo E ; LACHE ; CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. II Coloquio internacional de pesquisadores em Didatica da geografia- REDLADGEO. 2012. Congresso
    8. CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella ; CAVALCANTI, L. S. ; CALLAI, Helena Copetti. Colóquio Internacional de Pesquisadores em Didática da Geografia - REDLAGEO. 2010. Outro
    9. CAVALCANTI, L. S. ; SAMPAIO, A. A. M. ; PINHEIRO, A. C. ; CALLAI, Helena Copetti ; TONINI, I. M. ; STRAFORINI, R. ; CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella ; LOPES, J. J. M.. 11º Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia. 2010. Outro
    10. CALLAI, Helena Copetti. Seminario de Avaliação PAIUNG-UNIJUI-INEP-CPA. 2007. (Outro).. . 0.
    11. CALLAI, Helena Copetti. II Seminário CPA: auto-avaliação em debate. 2006. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:22:56