Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Marta Nornberg

Professora Associada do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Doutorado em Educação (2008), com a tese Palpitações indizíveis: o lugar do cuidado na formação de professores, e Mestrado em Educação (2002) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Imaculada Conceição (1997). É docente do curso de Pedagogia, na área de Teoria e Prática Pedagógica. Desde 2011, atua como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPEL). É coordenadora da Linha de Pesquisa Formação de professores, ensino, processos e práticas educativas. É pesquisadora do grupo de pesquisa Grupo de Estudos sobre Aquisição Linguagem Escrita (GEALE/CNPq). Coordenou projeto de pesquisa Formação de professores e melhoria dos índices de leitura e escrita no ciclo de alfabetização (Programa Obeduc/Capes, Edital 2012). Atualmente desenvolve o projeto Pensamento pedagógico e desenvolvimento profissional docente (Universal CNPq, Edital 2018) É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq- Pq2. Atuou como consultora em projeto de pesquisa coordenado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização (GEPALFA/CNPq da Universidade de Passo Fundo), desenvolvido em parceria com a UEL, UFMG, UERGS e UFPel (Financiamento Programa Pesquisador Gaúcho da FAPERGS). Integra a Rede Interinstitucional de Pesquisas de Formação e Práticas Docentes (RIPEFOR), que reúne pesquisadores vinculados a grupos de pesquisa da UFPEL, IFSUL-RS, UFSC, FURB, PUCPR, UNINTER, UEPG, desenvolvendo atividades de produção e investigação acadêmica. É pesquisadora do Projeto Interinstiitucional Alfabetização em rede: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia Covid-19 e da recepção da PNA pelos docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do E.F. Associada da ANPED membro e ad-hoc do GT 8 Formação de professores. É membro de comissão editorial e revisora de vários periódicos científicos. Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPEL (2013-2015) e integrou a comissão de avaliação quadrienal da Capes (2017). Tem experiência na área de Educação, realizando atividades de Pesquisa e Ensino com ênfase em Formação de Professores e Teoria e Prática Pedagógica. Orienta estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado em educação, desenvolvendo estudos sobre os seguintes temas: formação docente; prática de ensino; docência; anos iniciais, educação infantil e infância; educação e escola pública; ética do cuidado e instituições; planejamento e avaliação de processos educativos. E-mail: martanornberg0@gmail.com (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/7467574585513397 (13/05/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação. Rua Alberto Rosa, 154 Várzea do Porto 96101770 - Pelotas, RS - Brasil Telefone: (53) 32845533 Fax: (53) 32845541 URL da Homepage: https://www.fae.ufpel.edu.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2020-Atual. Alfabetizacao em Rede: uma investigacao sobre o ensino remoto da alfabetizacao na pandemia Covid-19 e da recepcao da PNA pelos docentes da Educacao Infantil e Anos Iniciais
      Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa desenvolvido por grupos de pesquisa e pesquisadores de 26 universidades públicas. O foco central é a política nacional de alfabetização (PNA) e, ao mesmo tempo, o ensino remoto da alfabetização durante a Pandemia Covid-19. Os dados são produzidos e analisados a partir de uma concepção ampla de alfabetização como um processo de apropriação da linguagem escrita por meio da inserção da criança no universo da cultura escrita, que fica a cargo de instituições escolares e não escolares. Para isso, desenvolve-se uma abordagem quanti-qualitativa de pesquisa educacional que busca articular resultados de um survey juntos às docentes com dados produzidos a partir de rodas de conversas com professoras selecionadas nos diferentes Estados do Brasil. As IES participantes são: UFSJR, UFPEL, UFRN, UFSA, UFSM, UFMS, FURG, UFM, UFPI, UFPA, UNIFAP, UFR, UFCAT, UFAPE, UFBA, UFRGS, UFC, UFAL, UFPB, UFS, UNIFESP, UFPE, UNEB, UEMG, URCA, UPE, UNIMONTES, UNIPAC. Na UFPEL, a coordenadora do projeto é a professora Gilceane Caetano Porto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Marta Nörnberg - Integrante / Gilceane Caetano Porto - Integrante / Mauro Augusto Burkert Del Pino - Integrante / FERNANDA ARNDT MESENBURG - Integrante / Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo - Coordenador / Eugênia Antunes Dias - Integrante / Simone Gonçalves da Silva - Integrante / João Carlos Roedel Hirdes - Integrante / João Henrique Figueredo de Oliveira - Integrante / Giovanna Allegretti - Integrante / Juliana Andrade Lund - Integrante / Giane Trovo Belmonte - Integrante / Manoela Soares Escouto - Integrante. Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Marta Nornberg.
      Descrição: Este projeto investiga a política nacional de alfabetização (PNA) e, ao mesmo tempo, o ensino remoto da alfabetização durante a Pandemia Covid-19. Tem por objetivo investigar discursos e práticas de alfabetização que são produzidas neste momento da pandemia e, a longo prazo, analisar os desdobramentos da atual política nacional de alfabetização, contribuindo, deste modo, para a redefinição das políticas de alfabetização.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo - Coordenador / ana caroline de almeida - Integrante / CLÁUDIA LEMOS VÓLVIO - Integrante / Clécio Buzen - Integrante / Magda Dezotti - Integrante / Debora Costa Maciel - Integrante / GABRIELA NOGUEIRA - Integrante. Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2
      Membro: Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo.
    2. 2019-Atual. Infancia e docencia na Educacao Infantil: espelhamentos e alteridade
      Descrição: O projeto de pesquisa Infância e docência na Educação Infantil: espelhamentos e alteridade centra o foco em imagens e autoimagens que professores e crianças constroem no ambiente da Educação infantil. A intenção é compreender as formas como crianças e professores de Educação Infantil interagem e produzem sentidos sobre a ação, mapeando quais tabus reverberam ou são desconstruídos por estes sujeitos. A problemática desta pesquisa pode ser expressa no seguinte sentido: quais imagens as crianças produzem de si mesmas, das outras crianças e de seus professores de Educação Infantil? Quais imagens os professores promovem sobre si mesmos e seu trabalho nas relações com as crianças? Estas questões nortearão a elaboração desta investigação, num mapeamento, na região sul do Rio Grande do Sul, de imagens construídas por crianças e professores em contextos de Educação Infantil e que dizem respeitos a seus processos formativos. Em diálogo com as crianças, as certezas, os valores, as emoções vêm à tona e podem ser pouco a pouco redimensionados, dissolvidos na simplicidade dos mecanismos que sustentam o adulto. Abrir-se para as diferenças e para rever-se no espelho das relações humanas é uma experiência que pode ser difícil para o adulto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Marta Nörnberg - Integrante / Rita de Cassia Medeiros - Integrante / Rogério Würdig - Integrante / Maiane Liana Hatschbach Ourique - Coordenador / Juliana Brandão Machado - Integrante / Lais Ribeiro Soler - Integrante / Alessandra Londero Almeida - Integrante / Daiane Lilge Vieira - Integrante / Juliana Lemes Ribeiro - Integrante / Renata Aires de Freitas - Integrante / Renan Cardozo Gomes da Silva - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Marta Nornberg.
    3. 2019-Atual. Pensamento pedagogico e desenvolvimento profissional docente
      Descrição: Este projeto de investigação dá continuidade a uma trajetória de pesquisa que vem sendo realizada nos últimos anos sobre o pensamento pedagógico das professoras dos anos iniciais, observando processos de desenvolvimento profissional. O intuito é o de responder a uma questão central: Quais racionalidades e vontades sustentam e organizam a prática pedagógica de professoras dos anos iniciais que participam de processos de formação acadêmico-profissional? Para realizar tal fim, buscamos, principalmente em sua documentação pedagógica (planejamentos, relatórios, diários e/ou registros reflexivos, textos, cadernetas de metacognição, livros da vida), pistas que revelem as razões ? de ordem teórica e/ou prática ? e os motivos ? de ordem cultural e/ou ética ? que professoras referem para justificar, planejar e desenvolver a prática educativa junto às crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Portanto, o objetivo geral de pesquisa é: analisar as racionalidades e vontades que sustentam e organizam a prática pedagógica de professoras dos anos iniciais, que participam de processos de formação acadêmico-profissional, sistematizando características explícitas e implícitas de seu pensamento pedagógico. Com esse intuito, este projeto desdobra-se em duas frentes de trabalho: i) estudo transversal da documentação pedagógica de professoras de anos iniciais, disponível no Banco de Textos de Professores (BTP) e no Acervo de Materiais Pedagógicos (AMP), elaborada em decorrência de participação em processos de formação acadêmico-profissional; ii) análise das estratégias de reflexão e escrita realizadas, caracterizando os processos de raciocínio e ação pedagógicos envolvidos e desenvolvidos. No contexto de formação e de exercício docente, processos de desenvolvimento profissional se articulam e se realizam, forjando uma determinada posição, própria da professora de anos iniciais, que envolve a intelectualidade (formação científico-cultural e teórico-prática) e a ética (a vontade, o querer, o agir). As possíveis respostas à questão central de pesquisa podem oferecer subsídios para a discussão de aspectos relativos aos processos de formação acadêmico-profissional de professoras que atuam com crianças da educação básica, bem como de melhoria e qualificação da prática pedagógica. Financiado com recursos do Edital MCTIC/CNPq Nº 28/2018 - Universal/Faixa B - De R$ 0,00 a R$ 60.000,00. Apoio financeiro e Bolsa de Iniciação Científica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . Integrantes: Marta Nörnberg - Coordenador / Edgar Kirchof - Integrante / Igor Daniel Martins Pereira - Integrante / Patrícia Pereira Cava - Integrante / Gilceane Caetano Porto - Integrante / Ana Ruth Moresco Miranda - Integrante / Silvia Nilceia Gonçalves - Integrante / Valeria Alessandra Coelho Islabão - Integrante / Arita Mendes Duarte - Integrante / Josiane Jarline Jäger - Integrante / Luiza Kerstner Souto - Integrante / Lissa Pachalski - Integrante / Simone Cartaxo - Integrante / Maiane Liana Hatschbach Ourique - Integrante / Letícia Pacheco dos Reis Westphal - Integrante / Júlio Emílio Diniz-Pereira - Integrante / Marcia Lorena Martinez - Integrante / Katlen Böhm Grando - Integrante / Débora Hartwig Wendler - Integrante / Mauricio Cardoso Dias - Integrante / Milena Venzke Kaadt - Integrante / Roseli de Fátima Rech Pilonetto - Integrante / Luciana Piccoli - Integrante / Shaiane Pizani Silveira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 24 / Número de orientações: 11
      Membro: Marta Nornberg.
    4. 2018-2020. Interacoes discursivas em sala de aula: a producao do conhecimento escolar no cotidiano de escolas de Ensino Fundamental
      Descrição: O projeto situa-se entre os estudos sobre a produção do conhecimento na escola e sobre os aspectos culturais e psicológicos implicados nos processos de aprendizagem. A pergunta nucleadora da pesquisa é: que mecanismos pedagógicos, psicológicos e/ou culturais restringem, dificultam, impulsionam e/ou ampliam os processos de organização de sistemas de conceitos, que se materializam no curso das interações discursivas professor - estudante - objeto de conhecimento, em salas de aula do Ensino Fundamental de escolas públicas? O trabalho de campo realizar-se-á junto a classes de Ensino Fundamental - 4º e 5º e 6º ano - de escolas de rede pública, durante o segundo semestre de 2018 e 2019. Os dados produzidos mediante videogravação, entrevista semiestruturada, observação, identificação e análise de documentos e registro fotográfico de situações de produção individual e/ou coletiva serão analisados em conformidade com os princípios da análise microgenética (GÓES, 2000; VIGOTSKI, 2001). O projeto é coordenado pela professora Adriana Dickel, do GEPALFA, que terá o GESPE - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação (UPF), o GEPSA (UFMG), o GEALE (UFPel) e o Grupo de Pesquisa História e Ensino de História (UEL) como consultores. A pesquisa recebe auxílio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, Edital PG/2017. Atuo, à convite da equipe do GEPALFA, como Consultora Externa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (5) . Integrantes: Marta Nörnberg - Integrante / Adriana Dickel - Coordenador / Flávia Eloisa Caimi - Integrante / Maria de Fátima Cardoso Gomes - Integrante / Sandra Regina Ferreira de Oliveira - Integrante / Andreia Maria Cavaminami Lugle - Integrante / Adriana Bragagnolo - Integrante / Rosangela Hanel Dias - Integrante / Ivete Nunes Garcia - Integrante / Camila Comin Bortolini - Integrante / Silvia Maria Scartazzini - Integrante / Maria Augusta D?Arienzo - Integrante / Neusa Andreolla - Integrante / Francieli Sartori - Integrante / Mariele de Camargo - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Marta Nornberg.
    5. 2013-2020. Observatorio da Educacao: Pacto Nacional pela Alfabetizacao na Idade Certa: Formacao continuada de professores e melhoria dos indices de leitura e escrita no ciclo inicial de alfabetizacao (1o ao 3o ano do ensino fundamental)
      Descrição: A temática deste projeto é o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Formação continuada de professores e melhoria dos índices de leitura e escrita no ciclo inicial de alfabetização (1º ao 3º ano do ensino fundamental). Seu objetivo é de acompanhar o processo de formação continuada dos professores vinculados às ações previstas pelo PACTO, verificando o efeito dessa formação sobre os índices de leitura e escrita das crianças. Para seu desenvolvimento, três são os focos de análise: dados do Inep-Censo Escolar, do Inep-IDEB, da Provinha do Brasil e da Avaliação Universal (3º ano); produções escritas das crianças do ciclo de alfabetização; materiais de sistematização resultantes do processo de formação continuada realizado com os professores alfabetizadores, pela UFPel, de acordo com as ações do PACTO. A metodologia de organização das atividades de formação continuada e a análise do processo seguem os pressupostos da pesquisa-ação. Para a análise da base de dados do INEP (Censo Escolar, Avaliação Anual Universal dos alunos concluintes do 3º ano, Provinha Brasil) os pressupostos da análise qualitativa serão utilizados. Com o projeto, espera-se a qualificação dos professores alfabetizadores, ampliando estratégias de ensino e de intervenção pedagógica voltadas para a garantia dos processos de aprendizagem da escrita no ciclo de alfabetização. Bem como, espera-se a observação de melhorias nos índices relativos ao processo de aquisição da escrita, especialmente nas turmas em que foram coletadas as produções, comparados aos dados anteriores do Censo Escolar/IDEB. O Projeto foi financiado pelo programa OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO - CAPES, entre 2013-2017, recebendo apoio financeiro e bolsas de pós-graduação (4), graduação (6) e professores de educação básica (6). Prorrogado na UFPel até setembro de 2020 em razão de objetivos a serem cumpridos: defesas de Dissertações; publicações com resultados de pesquisa; finalização do processo de implantação do Sistema Vestígios, que reúne dois bancos: BTP (Banco de Textos de Professoras) e BATALE (Banco de Textos de Aquisição da Linguagem Escrita). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (19) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (7) . Integrantes: Marta Nörnberg - Coordenador / Edson Ponick - Integrante / Edgar Kirchof - Integrante / Patrícia Moura Pinho - Integrante / Igor Daniel Martins Pereira - Integrante / Patrícia Pereira Cava - Integrante / Gilceane Caetano Porto - Integrante / Ana Ruth Moresco Miranda - Integrante / Ana Paula Nobre da Cunha - Integrante / Gabriele Donicht - Integrante / Roseli PIlonetto - Integrante / Carolina Rocke da Costa - Integrante / Carmen Regina Gonçalves Ferreira - Integrante / Glediane Saldanha Goetzke da Rosa - Integrante / Juliana Mendes Oliveira - Integrante / Letícia Pacheco dos Reis - Integrante / Liliana Fraga dos Santos - Integrante / Silvia Nilceia Gonçalves - Integrante / Valeria Alessandra Coelho Islabão - Integrante / Aline Teixeira de Oliveira - Integrante / Ellem Rudijane Moraes de Borba - Integrante / Guilherme Guiraldelli - Integrante / Jessica Aline Leal da Rosa - Integrante / Raissa Cardoso Amaral - Integrante / Valeria Bach Pereira - Integrante / Lélia Negrini Diniz - Integrante / Natália Devantier de Oliveira - Integrante / Rosiani Teresinha Soares Machado - Integrante / Arita Mendes Duarte - Integrante / Josiane Jarline Jäger - Integrante / Luiza Kerstner Souto - Integrante / Lissa Pachalski - Integrante / Gabriela Schander Braga - Integrante / Maiane Liana Hatschbach Ourique - Integrante / Aline Barbosa Batista - Integrante / Gisele Ramos Lima - Integrante / Jeruza da Rosa da Rocha - Integrante / Bruno Soares Pires de Oliveira - Integrante / Heitor Augusto Grosskopf Almeida - Integrante / Joana Luisa Krupp - Integrante / Marília Muller dos Santos - Integrante / Nathália Gotardo Dutra - Integrante / Patrícia Moreno Ribeiro - Integrante / Renata Behling de Mello - Integrante / Alessandra Steilmann - Integrante / Marcia Lorena Martinez - Integrante / Katlen Böhm Grando - Integrante / Gabriella Vetromilla Martins - Integrante / Débora Hartwig Wendler - Integrante / Mauricio Cardoso Dias - Integrante / Milena Venzke Kaadt - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 81 / Número de orientações: 25
      Membro: Marta Nornberg.
    6. 2013-2016. Formacao continuada de professores: a pesquisa-acao colaborativa em contextos de praticas educativas inclusivas no municipio de Canoas-RS (2a. Fase)
      Descrição: Esta pesquisa dá continuidade ao trabalho realizado no período de 2010-2012 onde focalizou o campo da educação inclusiva, potencializando as práticas educativas desenvolvidas pelos profissionais da educação no contexto do Centro de Capacitação em Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA) da rede pública de ensino do município de Canoas. Para a segunda fase da pesquisa coloca-se como ênfase a preocupação demandada pelos professores no tratamento cotidiano das práticas inclusivas em sua ação docente, procurando aprofundar a compreensão sobre o lugar ocupado pelo CEIA no conjunto do trabalho de educação inclusiva na rede Municipal, assim como aprofundar a construção e consolidação de políticas educativa inclusivas. Busca-se desta maneira, contribuir para o aperfeiçoamento de propostas que valorizem as ações inclusivas colocadas em prática no trabalho do CEIA. Metodologicamente situa-se no âmbito das pesquisas que se ancoram na abordagem da pesquisa-ação colaborativa (Pimenta, Franco, Brandão, Kemmis e McTaggart, Lewin), com vistas à formação e transformação das práticas cotidianas, desencadeadas através de um processo de inserção em médio e longo prazo no ambiente de trabalho. Os pressupostos teóricos encontram na noção de professor reflexivo (Nóvoa, Zeichner) e de educação inclusiva (Mantoan) suporte para a realização da pesquisa-ação colaborativa. A proposta de continuidade do trabalho segue as etapas em movimento espiralado sugeridas na metodologia da pesquisa-ação preconizada por Kurt Lewin. Na primeira fase da pesquisa observa-se os seguintes aspectos: protagonismo do grupo de profissionais ao idealizarem a proposta de criação do centro de atendimento especializado; processos internos de discussão das práticas realizadas junto às crianças e adolescentes ganham maior dinamicidade no cotidiano dos processos de planejamento no centro e, finalmente, o CEIA parece reafirmar que, de fato, são os processos que apostam na relação e na construção do vínculo pedagógico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marta Nörnberg - Integrante / Gilberto Ferreira da Silva - Coordenador / Rejane Penna - Integrante / Natacha Scheffer - Integrante / Juliana Aquino Machado - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Marta Nornberg.
    7. 2012-2016. Praticas de Educacao e Cuidado em Escolas Infantis do Municipio de Pelotas ? RS: Um estudo das relacoes e culturas entre bebes, criancas bem pequenas e adultos
      Descrição: A problemática central da pesquisa é analisar as relações e culturas dos bebês e crianças bem pequenas, entre elas e com os adultos, identificando significados sobre educação, cuidado e infância que orientam as práticas produzidas para e com os bebês e crianças. Algumas questões norteadoras da investigação são: identificar quais são as práticas de educação e cuidado realizadas com bebês e crianças bem pequenas no interior das escolas infantis; perceber em que pressupostos se baseiam, que concepções de infância traduzem; analisar a organização dos ambientes e materiais e que ideias eles enunciam e analisar as manifestações das culturas infantis e do brincar entre os bebês e crianças bem pequenas. Pretendemos identificar como se organizam os movimentos de resistência dentro das escolas infantis e que mudanças são produzidas pelas crianças, professoras e auxiliares. Como existem poucas pesquisas voltadas aos bebês e crianças bem pequenas em nosso país, assim como as crianças das camadas populares vêm sendo atendidas em instituições comunitárias e públicas municipais, necessitamos de estudos que apontem possibilidades e práticas que valorizam as crianças como potentes, como também os adultos encarregados de seu cuidado e educação. Nosso diálogo principal se dará no campo da educação com as contribuições da pedagogia, sociologia da infância, antropologia da criança, filosofia, psicologia e artes. Caracterizamos a pesquisa como um estudo de inspiração etnográfica e os instrumentos metodológicos que utilizaremos são: observação participante com notas em diários de campo, filmagens do cotidiano dos berçários e dos maternais, entrevistas com as professoras e auxiliares, rodadas de conversas com as profissionais sobre as filmagens e identificação de questões emergentes para a elaboração das oficinas pedagógicas. Pretendemos selecionar uma instituição da rede municipal e uma instituição comunitária do município de Pelotas. Um aspecto central será o de querer e concordar em dis. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marta Nörnberg - Integrante / Patrícia Pereira Cava - Integrante / Ana Cristina Coll Delgado - Coordenador / Maria Cristina Madeira - Integrante / Francine Almeida Barbosa Porciúncula - Integrante / Francine de Vargas da Silva - Integrante / Roseli PIlonetto - Integrante / Lizandra Farias da Costa - Integrante. Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 2
      Membro: Marta Nornberg.
    8. 2011-2014. Aprendizagem compartilhada da acao docente: o que resulta e se constroi na interacao entre professoras daescola de anos iniciais e academicas em estagio curricular?
      Descrição: A pesquisa procura identificar e entender que aprendizados teórico-práticos e quais componentes didáticos se constituem a partir da interação decorrente da ação pedagógica que se estabelece entre a professora de Anos Iniciais e a acadêmica em estágio curricular. Visa resultados e produtos que permitam a qualificação da atuação docente em sala de aula (na Escola e na Universidade) e a construção de uma reflexão que subsidie a formação de professores, inicial e continuada. Estrutura-se a partir de dois campos empíricos: 1) as concepções e práticas de docência advindas da ação das professoras e das acadêmicas; 2) a produção científica sobre a formação para a docência, especialmente em seus aspectos didático-metodológicos. Os sujeitos da pesquisa são as acadêmicas em estágio curricular nos anos iniciais, do curso de licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal de Pelotas, e as professoras titulares/regentes de escolas da rede pública de ensino, que recebem e acompanham a estagiária em seu estágio curricular. Os resultados da pesquisa apontarão uma visão atualizada acerca das práticas pedagógicas direcionadas à formação de professores, especialmente aquelas que são feitas durante o estágio curricular. Igualmente fornecerá bases para a discussão de concepções teórico-metodológicas para a formação de professores. (Período de realização 2011-2013). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Marta Nörnberg - Coordenador / Gilberto Ferreira da Silva - Integrante / Igor Daniel Martins Pereira - Integrante / Katiane de Almeida Gonçalves - Integrante / Patrícia Pereira Cava - Integrante / Gilceane Caetano Porto - Integrante / Jeruza da Rosa Rocha - Integrante / Tamires Raquel Prestes - Integrante / Clarice Francisco Brauner - Integrante / Daiane Farias Pereira - Integrante / Aline Quandt Klug - Integrante / Carolina Rocke da Costa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2
      Membro: Marta Nornberg.
    9. 2011-2013. Componentes da acao docente de professores/as formadores/as e de academicos/as em estagio curricular
      Descrição: A pesquisa procura apontar e entender quais são os componentes que formam a ação docente do/a professor/a supervisor/a (da Instituição de Formação e da Escola) e do/a acadêmico/a em estágio curricular, visando resultados e produtos que permitam a qualificação da atuação docente em sala de aula e a construção de uma reflexão que subsidie a formação de professores. Estrutura-se a partir de dois campos empíricos: 1) as concepções e práticas de docência advindas da ação dos/as professores/as e dos/as acadêmicos/as; 2) a produção científica sobre a formação para a docência, especialmente aspectos didático-metodológicos. O campo da pesquisa são os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas e em Pedagogia, da Universidade Federal de Pelotas, instituição superior que atua com a formação de professores do município de Pelotas e região sul. Os resultados da pesquisa apontarão uma visão atualizada acerca das práticas pedagógicas direcionadas à formação de professores, especialmente aquelas que são feitas durante o estágio curricular. Igualmente fornecerá bases para a discussão de concepções teórico-metodológicas para a formação de professores.(Período de realização abril 2011-março 2013). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Marta Nörnberg - Coordenador / Igor Daniel Martins Pereira - Integrante / Monica Coswig Fischer - Integrante / Katiane de Almeida Gonçalves - Integrante / Patrícia Pereira Cava - Integrante / Francine de Vargas da Silva - Integrante / Clarice Francisco Brauner - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 3
      Membro: Marta Nornberg.
    10. 2010-2012. Pesquisa-acao colaborativa na formacao continuada de professores da Educacao de Jovens e Adultos
      Descrição: Esta pesquisa focaliza o campo da educação intercultural, potencializando a diversidade cultural no contexto do Centro de Capacitação em Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA) da rede pública de ensino do município de Canoas. Coloca como ênfase a preocupação demandada pelos professores no tratamento cotidiano da diversidade cultural em sua ação docente, procurando aprofundar a compreensão sobre os sentidos e significados atribuídos à diversidade cultural e como se processam as construções de alternativas para o trabalho pedagógico, com ênfase para as práticas realizadas na educação de jovens e Adultos. Busca-se desta maneira, contribuir para a construção de propostas que valorizem a diversidade cultural presente no contexto de atuação escolar. Metodologicamente situa-se no âmbito das pesquisas que se ancoram na abordagem da pesquisa-ação colaborativa (Pimenta, Franco, Brandão, Kemmis e McTaggart), com vistas à formação e transformação das práticas cotidianas, desencadeadas através de um processo de inserção em médio prazo no espaço escolar. Para tanto, toma como pressupostos teóricos preliminares a noção de professor reflexivo (Nóvoa, Zeichner) e de educação intercultural (Bartolomé Pina, Cabrera e Candau).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Marta Nörnberg - Integrante / Gilberto Ferreira da Silva - Coordenador / Rejane Penna - Integrante / Maria Rosa Fontebasso - Integrante / Natacha Scheffer - Integrante / Ana Margo Mantovani - Integrante / Luzia Oliveira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade La Salle - Canoas - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Marta Nornberg.
    11. 2010-2012. Pesquisa-acao colaborativa na formacao de professores em acao. Um estudo sobre a escrita e a autoria do professor sobre a sua atividade docente
      Descrição: Esta pesquisa focaliza o campo da formação continuada de professores, potencializando os processos formativos e de docência que são desenvolvidos no contexto do Centro de Capacitação em Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA) da rede pública de ensino do município de Canoas. Coloca como ênfase a preocupação demandada pelos professores no tratamento cotidiano da diversidade cultural em sua ação docente, procurando aprofundar a compreensão sobre os sentidos e significados atribuídos à diversidade cultural e como se processam as construções de alternativas para o trabalho pedagógico, com ênfase para as práticas de formação continuada ali realizadas. Busca-se desta maneira, contribuir para a construção de propostas que valorizem a diversidade cultural presente no contexto de atuação escolar. Metodologicamente situa-se no âmbito das pesquisas que se ancoram na abordagem da pesquisa-ação colaborativa (Pimenta, Franco, Brandão, Kemmis e McTaggart), com vistas à formação e transformação das práticas cotidianas, desencadeadas através de um processo de inserção em médio prazo no espaço escolar. Para tanto, toma como pressupostos teóricos preliminares a noção de professor reflexivo (Pimenta, Nóvoa, Zeichner) e de aprendizagem da docência (Mizukami, Warschauer). Este projeto está vinculado ao projeto de pesquisa intitulado Pesquisa-ação colaborativa na formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos, coordenado pelo professor Gilberto Ferreira da Silva, do Centro Universitário La Salle (UNILASALLE), que recebe financiamento do CNPQ, no valor de R$ 14.700,00.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Marta Nörnberg - Coordenador / Gilberto Ferreira da Silva - Integrante / Igor Daniel Martins Pereira - Integrante / Monica Coswig Fischer - Integrante. Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2
      Membro: Marta Nornberg.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (32)
      1. XX ENDIPE.Registro e formação docente: interlocuções entre práticas na educação básica e superior. 2020. (Encontro).
      2. 9º Encontro da Ripefor: A investigação sobre formação e práticas docentes na região Sul: avanços e perspectivas dos e para os grupos de pesquisa da RIPEFOR.GEALE: Projeto Obeduc-Pacto e Pensamento Pedagógico e Desenvolvimento Profissional Docente. 2019. (Encontro).
      3. Ciclo de Debates Educação Infantil FaE-UFPel.Mesa Temática: Práticas Pedagógicas na Educação Infantil. 2019. (Seminário).
      4. Encontro de Educação de Surdos.Política Nacional de Alfabetização: implicações na escolarização de alunos surdos. 2019. (Encontro).
      5. I Encontro do CEPE: Políticas Conservadoras na Educação Básica.Mesa redonda: Políticas conservadoras e formação docente. 2019. (Encontro).
      6. I SEMINÁRIO DE ESTUDOS INTERAÇÕES DISCURSIVAS EM SALA DE AULA: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR NO COTIDIANO DE ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL.SOBRE A RELAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA: DILEMAS CONVERGENTES, TRAJETÓRIAS OPOSTAS?. 2019. (Seminário).
      7. XIV EDUCERE ? Congresso Nacional de Educação. Mesa Redonda: Desenvolvimento estético no percurso formativo de professores e crianças. 2019. (Congresso).
      8. XXVI Semana de Educação II Semana Acadêmica da pedagogia EAD.Processo formativo de professores. 2019. (Encontro).
      9. BNCC e a Educação Básica.BNCC: Educação infantil e ensino fundamental. 2018. (Seminário).
      10. BNCC e a Educação Básica. 2018. (Seminário).
      11. Seminário Pesquisa e Práticas em Discussão II.Projeto de Pesquisa: Pensamento Pedagógico e Desenvolvimento Profissional Docente. 2018. (Seminário).
      12. Letramento literário no ciclo de alfabeitzação. 2016. (Outra).
      13. Seminário Internacional: Elogio da Escola. 2016. (Seminário).
      14. XI Reunião Científica Regional da Anped ? Sul.FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO AÇÃO HUMANA Reflexão e escrita sobre a prática pedagógica em contextos de ensino e pesquisa. 2016. (Outra).
      15. 3er Congresso Latinoamreciano de Filosofía de la Educación. Da (im)potência da linguagem como disposição ética para a relação entre humanos. 2015. (Congresso).
      16. A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA): limites e possibilidades para a qualificação da educação básica. 2015. (Outra).
      17. EDUCERE XII Congresso Nacional de Educação. A formação do professor alfabetizador. 2015. (Congresso).
      18. I Seminário Regional Sul do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.PNAIC-UFPel. Ações 2013-2014. 2014. (Seminário).
      19. I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação/ III Encontro de Sociologia da Educação. Ambiguidadese tensões na relação pedagógica entre crianças e adultos. 2013. (Congresso).
      20. IV Seminário Observatório da Educação - CAPES. 2013. (Seminário).
      21. VII Encontro Brasileiro Rede Estrado.Desafios da docência na Educação Infantil. 2013. (Encontro).
      22. 11ºEncontro sobre o Poder Escolar.Debatedora na Mesa Formação de Professores. 2012. (Encontro).
      23. Congresso Internacional de Educación Infantil. Brincando na rua. 2012. (Congresso).
      24. Congresso Internacional de Educación Infantil. Etnografando praças e brinquedos. 2012. (Congresso).
      25. IX ANPED Sul Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.GT Formação de Professores. 2012. (Seminário).
      26. IX ANPED Sul Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.Digam-me quem vocês são? Marcadores sociológicos e pedagógicos de acadêmicos/as em estágio curricular. 2012. (Seminário).
      27. 34ª Reunião Anual da ANPED.Pesquisa-ação colaborativa em processos de escrita e autoria de professores em ação. 2011. (Outra).
      28. VII Congresso Internacional de Educação - Profissão Docente: há futuro para este ofício?. Concepções e formas de aprendizagem da docência de acadêmicos em estágio curricular. 2011. (Congresso).
      29. 28º Congresso da Rede Sinodal. 2010. (Congresso).
      30. Encontro Nacional de Equipes Pedagógicas da RSE O que(m) move o currículo?. 2010. (Encontro).
      31. II Congresso Internacional Ciências, Tecnologías y Culturas. Diálogo entre las disciplinas del conocimiento hacia el futuro de América Latina y Caribe. Pro-vocando Diálogos Interculturais: uma reflexão sobre os Cadernos da Semana dos Povos Indígenas. 2010. (Congresso).
      32. III Seminário A Infância dura a vida inteira.Infância e Cultura. 2010. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (16)
      1. NÖRNBERG, M.. III SENPE - Seminário Nacional de Pesquisa em Educação. 2020. (Outro).. . 0.
      2. NÖRNBERG, M.; TOZETTO, S. S. ; HOBOLD, M. ; ROMANOWSKI, J. ; TOMIO, D. ; SCHLINDWEIN, L. M. ; MENDES, A. A. P. ; PRYJMA, M. F. ; CARTAXO, S. R. M. ; BARREIRO, C. B. ; RAUSCH, R. B.. 9 Encontro da RIPEFOR - Rede Interinstitucional de Pesquisas sobre Formação e Prática Docente. 2019. Outro
      3. NÖRNBERG, M.; MIRANDA, A. R. M.. Seminário Pesquisa e Práticas em Discussão II. 2018. Outro
      4. NÖRNBERG, M.; SOUTO, L. K. ; JAGER, J. J. ; PACHALSKI, L. ; MIRANDA, A. R. M. ; Porto, G. C. ; PONICK, Edson ; CAVA, P. P. ; BRAGA, G. S.. II Seminário Integrador Obeduc-Pacto/Capes: formação de professores, leitura e escrita no ciclo de alfabetização. 2017. Outro
      5. NÖRNBERG, M.. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2017. (Outro).. . 0.
      6. NÖRNBERG, M.. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2016. (Outro).. . 0.
      7. NÖRNBERG, M.. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Formação dos Orientadores de Estudo - Matemática. 2014. (Outro).. . 0.
      8. CUNHA, A. P. N. ; NÖRNBERG, M. ; ALVES, A. M. M.. II Seminário Estadual do PNAIC-UFPel. 2014. Outro
      9. NÖRNBERG, M.; PALUDO, C. ; NASCIMENTO, D. S.. Seminário Integrador dos Observatórios da Educação - Letramento e Numeramento na Educação Básica. 2014. Outro
      10. NÖRNBERG, M.; PALUDO, C. ; NASCIMENTO, D. S.. Letramento e Numeramento na Educação Básica. 2014. Outro
      11. NÖRNBERG, M.. II Encontro do CIC: Crianças, Infâncias e Culturas - Pesquisas com crianças. 2014. (Outro).. . 0.
      12. NÖRNBERG, M.. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Formação dos Orientadores de Estudo. 2013. (Outro).. . 0.
      13. MIRANDA, A. R. M. ; CUNHA, A. P. N. ; NÖRNBERG, M.. I Seminário Estadual do PNAIC-UFPel. 2013. Outro
      14. NÖRNBERG, M.. Curso de Extensão Formação de Professoras Alfabetizadoras: ampliando o olhar. 2013. (Outro).. . 0.
      15. DELGADO, A. C. C. ; WURDIG, R. C. ; NORNBERG, M. ; CAVA, P. ; PEREIRA, Vilmar Alves. I Encontro do CIC: Crianças, Infâncias e Culturas: Pesquisas e Práticas Pedagógicas em diálogo. 2012. Outro
      16. NÖRNBERG, M.; Medeiros, R. C. ; M. X. B. Figueiredo ; Würdig, R. ; Delgado, A. C. C. ; MEIRA, M. R.. IV Seminário A infância dura a vida inteira. 2011. Outro

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:36