Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Maria Elisabeth Blanck Miguel

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1964), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1982) e Doutorado em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Atualmente é professora titular de História da Educação, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e coordenadora do grupo HISTEDBR, em Curitiba. Desenvolve trabalhos de co-orientações de tese e outras atividades junto ao Programa de Doutorado em Education, Étique et Carriérologie, da Université Catholique d'Angers (UCO/FR). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação brasileira, história da educação, educação paranaense, educação e formação de professores. É pesquisadora do CNPq, Pq 2. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/8090273140545543 (26/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Programa de Pós Graduação: Mestrado e Doutorado em Educação. Rua Imaculada Conceição, 1155 Prado Velho 81611970 - Curitiba, PR - Brasil Telefone: (41) 3301515 Ramal: 2486 Fax: (41) 3301370 URL da Homepage: https://www.pucpr.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2019-Atual. Formacao de Professores no Brasil e UNESCO:1946-1971
      Descrição: O projeto objetiva dar sequência ao projeto anterior sobre as relações entre a formação de professores no Brasil e as Recomendações da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), mediadas pelas legislações educacionais nacionais e estaduais, no período de 1946 a 1971. Considera que as Recomendações da UNESCO, a partir de 1946 e anteriormente, do BIE (Bureau International d?Éducation), criado a partir de 1929 e posteriormente integrado à UNESCO, influenciaram a legislação educacional brasileira, e sobretudo, a formação de professores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . Integrantes: Maria Elisabeth Blanck Miguel - Coordenador / Elisangela Zarpelon Aksenen - Integrante / Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Maria Elisabeth Blanck Miguel.
    2. 2016-Atual. Politicas Educacionais, Formacao de Professores e Educacao Escolar
      Descrição: A ida ao passado, em busca de fatos significativos em educação, busca recuperar aquilo que permanece clássico, que provou possuir valor, e que, dessa forma, merece ser identificado e preservado na formação dos professores. Esta expressão aqui é empregada no sentido que lhe é atribuído por Saviani. Este projeto tem parceria com o Programa Huelllas de la escuela. Legado de la História Educativa de la Ciudad de Buenos Aires. Aqui me parece de grande importância, em pedagogia, a noção de ?clássico?. O clássico não se confunde com o tradicional e também não se opõe, necessariamente, ao moderno e muito menos ao atual. O clássico é aquilo que se firmou como fundamental, como essencial (2003, p.14-15). A partir dos pressupostos enunciados, portanto, colocamos a seguinte questão norteadora da pesquisa: Qual a relação das políticas públicas de educação com a formação de professores e a instrução pública primária que se realizava nos grupos escolares de Curitiba, no período de 1946 a 1971? Este problema tem, como ideia condutora, a compreensão do modo como as políticas educacionais presentes na História da Educação brasileira, e particularmente a paranaense, conformaram-se, sistematizando determinadas propostas de escola e de formação de professores articuladas ao contexto nacional.Políticas Educacionais, Formação de Professores e Educação Escolar. Este projeto integra-se ao Museu da Escola (SEEPR), e a partir da 2021 interage com o Projeto Huellas de la Escuela de Buenos Aires, (Ministério da Educação da Argentina).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Maria Elisabeth Blanck Miguel - Coordenador / Alboni Marisa Dudeque Pianovski - Integrante / Isabela Maiara da Cruz Gabriel - Integrante / Eliane Konkel - Integrante / Gabriel Fernandes da Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Maria Elisabeth Blanck Miguel.
    3. 2015-2021. FORMACAO DE PROFESSORES E UNESCO
      Descrição: . 1. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E UNESCO O objeto da pesquisa concentra-se na fase republicana, fazendo-se premente estudar as novas relações que a educação nos estados brasileiros (e, no caso, o Paraná) desenvolveu no contexto da história e da política da educação e da formação de professores, com os países da América Latina e com organismos internacionais, sobretudo a UNESCO. Assim, a pesquisa pretende compreender o modo como se concretizaram as políticas de educação e de formação de professores e quais as inter-relações que se estabeleceram nesse processo com os demais países e com os organismos internacionais, particularmente com a UNESCO após 1946 até 1971. Considera que a UNESCO e o BIE (Bureau International d?Éducation-1929) posteriormente integrado à UNESCO, influenciaram as políticas educacionais no Brasil e sobretudo, em relação à formação de professores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . Integrantes: Maria Elisabeth Blanck Miguel - Coordenador / Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira - Integrante / Silvana Cassia Hoeller - Integrante / Isabela Maiara da Cruz Gabriel - Integrante / Thalita Vianna de Lima - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Elisabeth Blanck Miguel.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Moção de louvor e congratulações pelos 20 anos de Pós Graduação em Educação PUCPR, Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.. 2012.
      Membro: Maria Elisabeth Blanck Miguel.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (24)
    1. Bbliotecas escolares. Libros Históricos. 2021. (Encontro).
    2. 39ª Reunião Nacional ANPED. UNESCO e a educação rural brasileira: um estudo em Prudentópolis. 2019. (Congresso).
    3. X Congresso Brasileiro de História da Educação. POLÍTICAS EDUCACIONAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO ESCOLAR. 2019. (Congresso).
    4. XIII CIHELA Congreso Iberoamericano de Hisoria de la Educacion. Apresentação oral. 2018. (Congresso).
    5. IXCongresso Brasileiro de História da Educação. Coordenação de um grupo de apresentações do Eixo Pólíticas e Instituições Educativas. 2017. (Congresso).
    6. XI COLUBHE. Os exames de admissão ao ginásio no estado do Paraná: as provas de Matemática em questão. 2016. (Congresso).
    7. X Seminário Nacional do HISTEDBR.particapação- GT: Curitiba. 2016. (Seminário).
    8. Jornada de História da Educação no Paraná.A trajetória da História da Educação no Programa de Pós Graduação em Educação da PUCPR-Ensino e Pesquisa. 2015. (Outra).
    9. VIII Congresso Brasileiro de História da Educação. Coordenação da Sessão de Comunicações. 2015. (Congresso).
    10. 36ª Reunião Nacional da ANPED. Discussão das questões pertinentes aos Programas de Pós Graduação em Educação (FORPRED). 2013. (Congresso).
    11. VII Congresso Brasileiro de História da Educação: Circuítos e Fronteiras da História da Educação no Brasil. O Conservatório Nacional de Canto Orfeônico como instituição modelo e a experiência no Paraná. 2013. (Congresso).
    12. 35.ª Reunião Anual da ANPED. Políticas para formação de professores no Brasil: Um estudo dos documentos da UNESCO (1945-1990). 2012. (Congresso).
    13. Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da ANPED FORPRED. 2012. (Encontro).
    14. IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul (ANPED SUL).Um estudo da cultura escolar presente nos exames de admissão ao ginásio com ênfase na isciplina de matemática. 2012. (Seminário).
    15. EDUCERE X Congresso nacional de educação e I SIRSSE: Seminário internacional de representações sociais, subjetividade e educação. Livros para a Escola Normal no Paraná: modelos e projetos sociais se viabilizam na escola. 2011. (Congresso).
    16. FORPRED - Forum de Coordenadoes dos Programas de Pós Graduação em Educação.Discutir temas inerentes à organizaçã, funcionamento e avaliação dos Programas de Pós Graduação em Educação. 2011. (Encontro).
    17. I Colóquio de pesquisa: Arquivos, instituições escolares e memória histórica.História, memória e instituições escolares no Paraná. 2011. (Simpósio).
    18. Reunião do Fórum Sul de Coordenadores da Pós Graduação da Região Sul. 2011. (Encontro).
    19. VI Congresso Brasileiro de História da Educação. As manifestações da Escola Nova no Paraná: política estadual de formação de professores. 2011. (Congresso).
    20. ANPED: O balanço de uma década.Participação no Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós Graduação em Educação. 2010. (Outra).
    21. ANPEDSUL 2010 Formação, Ética e Políticas: qual pesquisa? qual educação?. A formação do professor e o desenvolvimento social no Paraná: o problema da adaptação de modelos. 2010. (Congresso).
    22. VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Avaliação de trabalhos submetidos ao evento.. 2010. (Congresso).
    23. VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. 2010. (Congresso).
    24. VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Manuais de Livro Didático na Escola Normal de Curitiba 1870-1889. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (5)
    1. PELANDA, M. ; MIGUEL, MARIA ELISABETH BLANCK ; VIEIRA, Alboni Mariza Dudeque Pianovski. Encuentro Apertura 2021, del Programa "Huellas de la Escuela. Legado de la História Educativa de la Ciudad de Buenos Aires. 2021. Outro
    2. MIGUEL, M. E. B.; MESQUIDA, P. ; BONETI. L.W. ; FALABRETTI, E. S. ; Bergier, B. ; AKKARI, A.. Organização e coordenação do Seminário Avançado Problemas atuais da Educação. 2020. Outro
    3. BENCOSTA, M. L. ; MIGUEL, M. E. B. ; CUNHA, M. T. S. ; CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira ; SIMOES, R. H. ; CASTRO, C. R. ; PINTASSILGO, J. ; ALVES, L. A. M. ; MOGARRO, M. J. ; AZEVEDO, R.. X COLUBHE Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. 2014. Congresso
    4. MIGUEL, M. E. B.; ENS, R. T. ; BERHENS, Marilda Aparecida ; GISI, Maria Lourdes. EDUCERE X Congresso Nacional de Educação e I SIRSSE: Seminário internacional de representações sociais, subjetividade e educação. 2011. Congresso
    5. MIGUEL, M. E. B.. II Jornada do Histedbr ¨História, Sociedade e Educação no Brasil¨- A Produção em História da Educação na Região Sul do Brasil. 2002. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:45