Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Marilia Andrade Torales Campos

Professora Associada da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bolsista produtividade PQ2-CNPq. DOUTORA em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela-Espanha (2006). Realizou estágio de doutorado na Université de MONTRÉAL sob orientação do Prof. Maurice Tardif. Possui formação de PÓS-DOUTORADO (2008) no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA-FURG); PÓS-DOUTORADO (2007) no Grupo SEPA-Interea da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e PÓS-DOUTORADO na Universidade do Québec em Montreal (Montreal/Canadá)- UQAM (2017-2018). Possui GRADUAÇÃO em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1989), ESPECIALIZAÇAO em Supervisão Escolar (1994) e MESTRADO em Educação Ambiental (2001) pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade (Diretório de Grupos do CNPq). Diretora Científica da Coleção: Educação Ambiental - Fundamentos, Políticas, Pesquisa e Práticas da Editora Appris. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR (Nota 6) - Gestão 2019-2020. Professora-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação) da UFPR desde 2012. É pesquisadora associada do "centre de recherche en éducation et formation relatives à l'environnement et à l'écocitoyenneté" da Universidade do Quebéc em Montreal (Canadá). Membro da equipe Internacional do Projeto RESCLIMA, liderado pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). É membro do OBSERVATÓRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (ONEA) em Portugal, atuando na Comissão Científica do órgão. Membro da Rede Lusófona de Educação Ambiental. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Gestão 2013-2015). Foi vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Gestão 2016-2017). Coordenou a XI Reunião Científica Regional da ANPEd (24 a 27 de julho de 2016) e o XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental (17 a 19 de maio de 2017). Possui experiência em pesquisa e docência em universidades brasileiras e espanholas na área da Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, educação ambiental, formação/ação docente e práticas pedagógicas. Atuou durante 8 anos (1993-2001) como supervisora de estágios do curso de Magistério do Instituto de Educação Juvenal Muller (Rio Grande/RS). Atuou durante 14 anos (1987-2001) como professora dos Anos Iniciais da Educação Básica das redes públicas estadual e municipal no município de Rio Grande/RS. Prestou assessoria pedagógica aos Municípios de Tavira e Loulé (Algarve/Portugal) no ano de 2007. Coordenou o curso de Pós-Graduação em Educação Socioambiental no período 2008-2009 na Universidade Feevale. Atua como avaliadora de cursos superiores em modalidade presencial e EaD pelo INEP desde 2010 (PORTARIA Nº 1.137, DE 10/09/10). Autora de livros, artigos, capítulos de livros e resumos no campo da Educação Ambiental e das políticas de formação de professores. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/7576748068658968 (25/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Paraná, Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação. Rua XV de Novembro, 1299 Centro 80060000 - Curitiba, PR - Brasil Telefone: (41) 35356100 URL da Homepage: www.ufpr.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2020-2021. Subprojeto: Nucleo Regional de Curitiba - A educacao ambiental nas escolas da rede publica de ensino do Estado do Parana: uma analise de projetos escolares e praticas pedagogicas no Ensino Fundamental e Medio
      Descrição: Esta proposta inscreve-se no âmbito das pesquisas que tratam da Educação Ambiental no contexto das práticas escolares. Como objetivo principal, visa analisar as ações de sustentabilidade e de Educação Ambiental nas escolas estaduais do Paraná em três regionais de ensino: Curitiba, Toledo e Litoral. A região de Curitiba encontra-se com projeto em andamento e as demais regiões aguardam apoio para começar a coleta de dados. Assim, por meio da análise da realidade das escolas em relação a sustentabilidade ambiental se pretende compreender as perspectivas teóricas e metodológicas das ações educativo-ambientais realizadas em turmas de Ensino Médio e Fundamental de escolas públicas estaduais. Da mesma forma, se pretende descrever as práticas pedagógicas voltadas à temática ambiental elaboradas e/ou executadas pelos professores como resposta as demandas socioambientais contemporâneas. Portanto, a pesquisa aborda a temática da inserção da Educação Ambiental e da sustentabilidade nas escolas com base no uso de metodologias quantitativas e qualitativas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marilia Andrade Torales Campos - Coordenador / Vanessa Andreoli - Integrante / Solange Reigel Vieira - Integrante / VALÉRIA GHISLOTI IARED - Integrante / Fernanda Nadai - Integrante / Suellen Antunes - Integrante / Bianca de Morais Silva - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do Paraná - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 1
      Membro: Marilia Andrade Torales Campos.
    2. 2017-2018. A EDUCACAO AMBIENTAL E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES - ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS DE FORMACAO REALIZADOS PELO CENTRO DE PESQUISA E FORMACAO AMBIENTAL E ECOCIDADANIA DA UNIVERSIDADE DE QUEBEC EM MONTREAL (CANADA)
      Descrição: Pesquisa de Pós-Doutorado na Universidade do Québec em Montreal (Canadá). Este projeto de pesquisa trata de uma proposta de análise qualitativa de processos de formação e desenvolvimento profissional de professores relacionados à Educação Ambiental. Para isto, toma como contexto empírico as experiências desenvolvidas pela Universidade do Quebéc em Montreal, mais especificamente pelo Centro de Pesquisa e Formação em Educação Ambiental. Este centro de formação e pesquisa caracteriza-se por buscar compreender a complexidade da ação formativa em relação às questões ambientais, procurando fomentar processos de aprendizagem, comunicação e ação a partir de uma identidade ecocidadã e do favorecimento ao exercício da democracia participativa. Esta análise visa construir uma proposta de formação de professores a ser desenvolvida no contexto brasileiro sob a perspectiva do desenvolvimento profissional dos professores e o fortalecimento de seu processo de autonomia no campo da Educação Ambiental. Nesta tessitura, o texto que segue apresenta os seguintes elementos: apresentação da pesquisa, objetivos, referencial teórico e a metodologia e resultados esperados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marilia Andrade Torales Campos - Coordenador / Lucie Sauvé - Integrante. Financiador(es): Université du Québec à Montréal - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Marilia Andrade Torales Campos.
    3. 2016-Atual. A educacao ambiental nas escolas da rede publica de ensino do Estado do Parana: uma analise de projetos escolares e praticas pedagogicas no Ensino Fundamental e Medio
      Descrição: Esta proposta inscreve-se no âmbito das pesquisas que tratam da Educação Ambiental no contexto das práticas escolares. Como objetivo principal, visa analisar os projetos de Educação Ambiental elaborados pelas escolas estaduais do Paraná e submetidos para participar das conferências infanto-juvenil de meio ambiente no ano de 2013 (Etapas: local, regional e nacional). Assim, por meio da análise de projetos escolares elaborados pelos professores de diferentes áreas de ensino, se pretende compreender as perspectivas teóricas e metodológicas das ações educativo-ambiental realizadas em turmas de Ensino Médio e Fundamental de escolas públicas estaduais. Da mesma forma, se pretende descrever as práticas pedagógicas voltadas à temática ambiental elaboradas e/ou executadas pelos professores como resposta as demandas socioambientais contemporâneas. Portanto, a pesquisa aborda a temática da inserção da Educação Ambiental nos currículos escolares desde a perspectiva proposta nos projetos escolares, com base no uso de recursos metodológicos quantitativos e qualitativos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marilia Andrade Torales Campos - Coordenador / Vanessa Andreoli - Integrante / Solange Reigel Vieira - Integrante / VALÉRIA GHISLOTI IARED - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do Paraná - Bolsa / Universidade Federal do Paraná - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 31 / Número de orientações: 4
      Membro: Marilia Andrade Torales Campos.
    4. 2013-2016. Projeto Resclima - relacao entre Ciencia e Cultura comum nas representacoes sociais de mudancas climaticas: aportes para a educacao e para a comunicacao de riscos das alteracoes climaticas
      Descrição: O projeto visa analisar as representações sociais de estudantes universitários sobre as mudanças climáticas e suas possíveis consequências.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marilia Andrade Torales Campos - Coordenador. Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: Marilia Andrade Torales Campos.
    5. 2012-2015. Programa Mais Educacao: Impactos da Educacao Integral e Integrada (Analise Quantitativa)
      Descrição: Desenvolver um estudo quantitativo sobre as experiências e o o impacto do Programa Mais Educação como estratégia indutora das políticas de ampliação do tempo escolar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Marilia Andrade Torales Campos - Integrante / Veronica Branco - Coordenador. Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
      Membro: Marilia Andrade Torales Campos.
    6. 2012-2015. Programa Mais Educacao: Impactos da Educacao Integral e Integrada (Analise Qualitativa)
      Descrição: Desenvolver um estudo quantitativo sobre as experiências e o o impacto do Programa Mais Educação como estratégia indutora das políticas de ampliação do tempo escolar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marilia Andrade Torales Campos - Integrante / Veronica Branco - Coordenador / Claudia Madruga Cunha - Integrante / Sonia Maria Haracemiv - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Marilia Andrade Torales Campos.
    7. 2011-2013. A praxis da educacao ambiental como processo de decisao pedagogica: elementos estruturantes nas praticas pedagogicas dos docentes do Ensino Fundamental (Anos Iniciais)
      Descrição: Esta pesquisa inscreve-se no âmbito das pesquisas internacionais que se interessam pela temática educativo-ambiental, em especial aquelas que direcionam seu foco sobre a práxis dos docentes, considerando a relevância de seu pensamento e de sua ação para os processos de mudança socioambientais. Em essência, esta pesquisa busca compreender, por meio da análise dos depoimentos de professores que atuam no Ensino Fundamental (Anos Iniciais) da rede de ensino municipal do município de Curitiba, como eles estruturam sua práxis em relação à Educação Ambiental e que características apresentam sua ação e seu pensamento. Portanto, pretende abordar a temática da inserção da Educação Ambiental nos currículos escolares desde a perspectiva dos professores, com base no uso de recursos metodológicos qualitativos, e considerando os fatores sociais que interagem durante a vida profissional e pessoal de cada professor.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marilia Andrade Torales Campos - Coordenador / ALMERILIS OLIVEIRA RAMOS - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade Federal do Paraná - Bolsa.
      Membro: Marilia Andrade Torales Campos.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (50)
    1. EDUCERE - XV Congresso Nacional de Educação. O Ensino Religioso como potencial espaço curricular para a inserção da Educação Ambiental na escola. 2021. (Congresso).
    2. XII ENCONTRO E DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL - EDEA.Entre tempos pandêmicos e de crise societária, a Educação Ambiental e a Filosofia na escola são estratégias de esperanças para uma nova humanidade. 2021. (Encontro).
    3. XVI Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso (SEFOPER).A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO PARA TRATAR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2021. (Seminário).
    4. XXVII SEMANA DE GEOGRAFIA: Decolonialidade, Posicionalidade e Ensino Remoto.A Educação Ambiental no Contexto da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Bacacheri: Um Estudo de Caso com os Professores de Geografia. 2021. (Outra).
    5. CURSO DE TREINAMENTO PARA A PLATAFORMA STREAMYARD PARA A ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ON-LINE PARA DOCENTES (2020). 2020. (Outra).
    6. Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental - EDEA. 2020. (Encontro).
    7. XX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2020. (Encontro).
    8. V Congresso Internacional de Educação Ambiental dos países de Língua Portuguesa e Galiza. Estudos biográficos para compreender a práxis dos professores em Educação Ambiental. 2019. (Congresso).
    9. 6e Colloque international en éducation. ÉDUCATION RELATIVE À L?ENVIRONNEMENT: POLITIQUES, FONDEMENTS ET FORMATION DES ENSEIGNANT.E.S AU BRÉSIL ET AU QUÉBEC. 2018. (Congresso).
    10. 7e Sommet du numérique en éducation. 2018. (Congresso).
    11. Colloque Internacional Éducation à l?environnement auprès des adultes.La formation des enseignant.e.s en éducation relative à l?environnement au Brésil et au Québec ? L?exigence d?un engagement politico-pédagogique. 2018. (Outra).
    12. Eco-Espiritualité. 2018. (Seminário).
    13. Éducation relative à l?environnement : le système d?éducation et de formation des enseignant.e.s au Brésil.Éducation relative à l?environnement : le système d?éducation et de formation des enseignant.e.s au Brésil. 2018. (Seminário).
    14. III Seminário Curitiba de Educação Ambiental. 2018. (Seminário).
    15. IV Seminário Internacional Resclima e II Encontro da REAJA.La Educación Ambiental y el cambio climático. 2018. (Seminário).
    16. L'eco-espiritualité: une dimension de l'ecoformation. 2018. (Seminário).
    17. French Conversation - Level 3. 2017. (Outra).
    18. IX Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa. Educação Ambiental no sistema de ensino brasileiro. 2017. (Congresso).
    19. XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. 2017. (Congresso).
    20. XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental. 2017. (Encontro).
    21. AFIRSE - XXIII Colóquio da Associação de Estudos e Investigação em Educação.O papel do pedagogo e a formação continuada dos professores da EJA. 2016. (Outra).
    22. Conferência da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.Potencialiades do sistema educativo para a construção de sociedades sustentáveis. 2016. (Outra).
    23. XI Reunião Científica Regional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Gradução em Edcuação - Anped Sul. 2016. (Outra).
    24. III Congresso Internacional de Educação Ambiental nos países e comunidades de Língua Portuguesa. Os saberes tradicionais e o papel da escola: Repensando a Educação ambiental em Unidades de conservação brasileiras. 2015. (Congresso).
    25. Fórum Sul dos Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação. 2014. (Encontro).
    26. I Congresso de Educação, Ambiente e Desenvolvimento. 2014. (Congresso).
    27. I Forum Nacional de Mestrados Profissionais em Educação. 2014. (Outra).
    28. II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. O estágio como espaço híbrido na formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2014. (Congresso).
    29. Reunião do FORPRED - Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação. 2014. (Outra).
    30. Seminário Curitiba de Educação Ambiental: Pesquisa e Políticas Públicas em Debate. 2014. (Seminário).
    31. Seminário Internacional Resclima I.Políticas públicas de educação ambiental no contexto das mudanças climáticas: perspectivas de intervenção desde o sistema educativo. 2014. (Seminário).
    32. Simpósio de Políticas Públicas de Educação Ambiental para Sociedades Sustententáveis: Municípios, Escolas e Instituições de Educação Superior.Processos educativo-ambientais como base identitária das políticas públicas municipais: a experiência da primeira capital ecológica do Brasil. 2014. (Simpósio).
    33. 7th WORLD ENVIRONMENT EDUCATION CONGRESS (WEEC). Science and common knowledge: contributions to education and communication on climate change. 2013. (Congresso).
    34. Seminário Internacional "Educação, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas". 2013. (Seminário).
    35. SEPE 2013: XXV Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão e VII Semana da Pedagogia."A formação do Profissional da Educação". 2013. (Outra).
    36. VIII Encontro Nacional dos Mestrados Profissionais. 2013. (Encontro).
    37. VIII Congresso Internacional de Educação da Unisinos e III Congresso Internacional de Avaliação. Avaliando o Mestrado Profissional na Área da Educação: contextos, políticas e experiências acadêmico-institucionais. 2013. (Congresso).
    38. XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Processo de decisão pedagógica - a experiência como elemento problematizador da práxis docente. 2013. (Congresso).
    39. Encontro de Professores: Espaços Educadores Sustentáveis. 2012. (Encontro).
    40. II Jornada Ibero-Americana da ARIUSA. 2012. (Outra).
    41. II JORNADA IBERO-AMERICANA DA ARIUSA:Compromisso das Universidades com a Ambientalização e Sustentabilidade. 2012. (Outra).
    42. VII Forum Brasileiro de Educação Ambiental.A Práxis da Educação Ambiental nos Centros Municiapais de Educação Infantil de Curitiba, Paraná.. 2012. (Outra).
    43. XIX Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental.EDUCAÇÃO AMBIENTAL E NOVAS PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2012. (Outra).
    44. XXIV SEPE - EDUCAÇÃO, PROCESSOS CULTURAIS E DIREITOS HUMANOS.A PRÁXIS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CURITIBA, PARANÁ. 2012. (Seminário).
    45. 3º Seminário Sustentabilidade na Universidade.Experiência no Programa Interuniversitário em Educação Ambiental - Espanha. 2011. (Seminário).
    46. II Coloquio de questões pedagógicas: avaliação institucional no curso de Pedagogia. 2011. (Outra).
    47. Oficina de Elaboração e Revisão de Itens do BNI - Banco Nacional de Itens. 2011. (Oficina).
    48. NAAEE 39th Annual Conference. Education & Institucional Managemente: Softening ruptures to strengthen action, environmental commitment. 2010. (Congresso).
    49. Seminário Nacional de Educação Integral - III Encontro dos Coordenadores do Programa Mais Educação. 2010. (Seminário).
    50. XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Educação Ambiental: os estudos biográficos como alternativa para compreensão da práxis docente. 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (20)
    1. PEDROSO, D. S. ; TORALES-CAMPOS, M.A.. Eixo de Educação Ambiental no Educere - Congresso Nacional de Educação. 2021. Congresso
    2. TORALES-CAMPOS, M.A.. Webinário internacional: La Formación en Educación Ambiental del profesorado en formación inicial: el caso del España. 2020. (Outro).. . 0.
    3. TORALES-CAMPOS, M.A.. Webinário internacional: Educação Ambiental - A mudança climática como desafio planetário. 2020. (Outro).. . 0.
    4. TORALES-CAMPOS, M.A.. Webinário: Hacer Educación ambiental en espacios de educación formal: abrazando desafíos, retos e incertezas. 2020. (Outro).. . 0.
    5. TORALES-CAMPOS, M.A.. III Seminário Curitiba de Educação Ambiental. 2018. (Outro).. . 0.
    6. TORALES, M. A.. XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental. 2017. (Outro).. . 0.
    7. TORALES, M. A.; TOZATO, M. O.. Ciclo de Palestras sobre Educação Ambiental. 2017. Outro
    8. TORALES, M. A.. I MOSTRA PARANAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2017. (Outro).. . 0.
    9. TORALES, M. A.; SILVA, M. R.. XI Reunião Científica Regional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - ANPEd Sul. 2016. Outro
    10. TORALES, M. A.. Colóquio de Pós-Graduação: Pesquisa e debates sobre questões contemporâneas da Educação Básica. 2015. (Outro).. . 0.
    11. TORALES, M. A.; TEIXEIRA, C. F. ; ROSA, M. A.. Seminário Curitiba de Educação Ambiental: pesquisa e políticas públicas em debate. 2014. Outro
    12. TORALES, M. A.. Seminário Internacional "Educação, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas". 2013. (Outro).. . 0.
    13. TORALES, M. A.; Zimer, T.. Colóquio de Questões Pedagógicas: a avaliação da aprendizagem no ensino superior. 2011. Outro
    14. TORALES, M. A.. VII Seminário de Pesquisa Qualitativa: fazendo metodologia. 2008. (Outro).. . 0.
    15. TORALES, M. A.. Congresso Nacional de Alfabetização e Educação Ambiental. 2008. (Congresso).. . 0.
    16. TORALES, M. A.. IV Seminário Compostela de Insvestigación en EducaciónAmbiental e para Sostenibilidade. 2008. (Outro).. . 0.
    17. TORALES, M. A.. I Congreso Internacional de Educación Ambiental dos Países Lusofonos e Galicia. 2007. (Congresso).. . 0.
    18. TORALES, M. A.. II Seminario Compostela de Investigadores en Educación Ambiental. 2006. (Outro).. . 0.
    19. TORALES, M. A.. 1º Fórum de Estudos sobre Supervisão Escolar. 2002. (Outro).. . 0.
    20. TORALES, M. A.. I Seminário Regional de Educação e Meio Ambiente. 1999. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:35