Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Ronaldo Marcos de Lima Araujo

RONALDO MARCOS DE LIMA ARAUJO, Pedagogo, especialista em docência do ensino superior pela UFPA, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC-SP, Doutor em Educação pela UFMG, com Pós-Doutoramento no PPFH-UERJ. Atualmente é Professor Titular do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da UFPA atuando como professor da graduação e da pós-graduação ? mestrado e doutorado. Na UFPA coordena o GEPTE ? Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação. Mantem produção bibliográfica regular focando principalmente na área de Trabalho e Educação e, em particular, no ensino médio e na educação profissional. Tem experiência de orientação de dissertações/teses de mestrado e doutorado, trabalhos de Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso e monografias de cursos de especialização. Coordenou vários projetos de pesquisa com financiamento externo. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA em três gestões, o Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica e o EDUCANORTE ? Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia ? Doutorado, sendo eleito vice-coordenador do Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação, Coordenador do GT de Trabalho e Educação da ANPED, Diretor de Qualificação da Escola de Governo do Pará, Diretor de Ensino Médio e Educação Profissional da Secretaria de Educação do Pará, membro do Conselho Estadual de Educação, Diretor Geral do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da UFPA e membro da Comissão da Área de Educação junto a CAPES. Atualmente é Superintendente de Assistência Estudantil da UFPA. É associado da ANPED, da ANPAE e da SBPC. Bolsista Produtividade do CNPq. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/7901626430586502 (05/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Pará, NUCLEO DE ESTUDOS TRANSDISCIPLINARES EM EDUCACAO BASICA. Rua Augusto Corrêa, 01 Guamá 66075110 - Belém, PA - Brasil Telefone: (91) 32018918 URL da Homepage: https://www.ufpa.br/ce/ppged
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2021-Atual. A FORMACAO PROFISSIONAL POR ALTERNANCIA NO BRASIL E NA FRANCA: uma estrategia de integracao de tempos, de praticas e de espacos de formacao de trabalhadores
      Descrição: O tema do projeto é a Pedagogia da Alternância como estratégia de formação de trabalhadores. Concentra-se, em particular, nas estratégias de integração entre teoria e prática experimentadas em processos formativos que ocorrem parcialmente no ambiente escolar e parcialmente no ambiente de trabalho. Trata-se de um projeto de pesquisa integrada e as ações de pesquisa serão desenvolvidas simultaneamente em instituições selecionadas pela equipe da Universidade de Tours, na França, e da Universidade Federal do Pará, no Brasil, com foco nos processos de transmissão e de apropriação de conhecimentos e nas formas de articulação entre os aspectos práticos e teóricos do conhecimento, tendo o trabalho enquanto elemento integrador. Os resultados da pesquisa devem inspirar práticas de formação, reforçando o caráter integrador que a Pedagogia da Alternância já assumiu na França e que pode assumir no Brasil. Deve, ainda, promover práticas inovadoras de formação de trabalhadores e servir como estratégia de enfrentamento ao chamado apagão educacional brasileiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (8) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (12) . Integrantes: Ronaldo Marcos de Lima Araujo - Coordenador / DORIEDSON - Integrante / Benedita Alcidema Coelho S. Magalhães - Integrante / Luciane Teixeira da Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Ronaldo Marcos de Lima Araujo.
    2. 2018-2021. Ensino Medio Paraense: dualidade, diversidade e desigualdades
      Descrição: Tem foco no ensino médio, em particular aquele ofertado nas escolas da rede pública estadual do estado do Pará. Por meio de pesquisa documental e de campo, considerará a relação entre as suas diferentes formas de oferta, os seus indicadores educacionais e o perfil e as expectativas dos públicos juvenis atendidos. Problematizará a grande diversificação escolar brasileira, em particular a paraense, tendo como referência os conceitos de diferença, desigualdade e dualidade educacional, a partir dos quais as experiências serão consideradas. Identificará as diferentes formas de oferta do ensino médio identificando a diversidade de desenhos curriculares existentes e o perfil dos discentes da rede estadual de ensino do Pará. Considerará as interações produzidas com as diferentes juventudes que nela ingressam vistas a partir de indicadores oficiais de desempenho e das falas dos principais sujeitos do ensino médio, os alunos. Poderá acompanhar os impactos da Reforma do Ensino Médio implementada pela Lei n. 13.415/17, identificando o conteúdo da diversificação escolar que tende a produzir. (Chamada CNPq N º 12/2017 ? Bolsas de Produtividade em Pesquisa). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . Integrantes: Ronaldo Marcos de Lima Araujo - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 58 / Número de orientações: 7
      Membro: Ronaldo Marcos de Lima Araujo.
    3. 2018-Atual. Educacao Basica na Amazonia: pensamento educacional, politicas publicas e formacao de professores
      Descrição: O PROCAD/AMAZÔNIA intitulado Educação Básica na Amazônia: pensamento educacional, políticas públicas e formação de professores, ora apresentado pelo Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica ? PPEB, do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica ? NEB da Universidade Federal do Pará, , em cooperação com o Mestrado em Educação da Universidade Federal do Acre e com o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, assenta-se no contexto socioeducacional da Região Amazônica onde a educação básica, especificamente nos estados do Pará e do Acre, apresenta indicadores de alarmante insucesso e frágil oferta escolar, destacadamente, por contar altos indicadores de distorção idade-série, reprovação e abandono escolar. Com a intenção de articular-se aos objetivos da Capes, expressos no Edital Nº 21/2018 de, entre outros, ?Promover a consolidação dos PPGs nota 3 dos estados da Região Norte e do estado do Maranhão, de forma a estimular o aumento da nota dos cursos [...] Ampliar a formação de recursos humanos de alto nível e a produção cientí?co-acadêmica nos estados da Região Norte e Maranhão [...] Contribuir para o equilíbrio regional da pós-graduação brasileira?, associa-se aos Programas de Pós-Graduação em Educação das Universidade Federal do Paraná, já devidamente consolidado com a nota 5, e com o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre, com nota 3, cujas linhas de pesquisa coadunam-se com a proposta aqui apresentada, atendendo aos critérios estabelecidos no Edital. O projeto Educação Básica na Amazônia: pensamento educacional, políticas públicas e formação de professores está organizado em três eixos temáticos, estruturados em torno das áreas consolidadas pelos pesquisadores dos programas envolvidos e que devem abrigar um conjunto de subprojetos com foco na educação básica, sua concepção, formulação, execução, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas e práticas pedagógicas e o financiamento para esse nível de ensino.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ronaldo Marcos de Lima Araujo - Coordenador / Maria José Aviz do Rosário - Integrante / Ney Cristina Monteiro Oliveira - Integrante / Genylton Odilon Rego da Rocha - Integrante / Doriedson do Socorro Rodrigues - Integrante / Dinair Leal da Hora - Integrante / José Bittencourt da Silva - Integrante / GILMAR PEREIRA DA SILVA - Integrante / Fabrício Aarão Freire Carvalho - Integrante / MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA - Integrante / Monica Ribeiro da Silva - Integrante / Ednacelí Abreu Damasceno - Integrante / Amélia Maria Araújo Mesquita - Integrante / Clarice Nascimento de Melo - Integrante / Emina Marcia Nery dos Santos - Integrante / Raimundo Alberto Figueiredo Damasceno - Integrante / Geraldo Balduino Horn - Integrante / Andréa Caldas - Integrante / Andréa Barbosa Gouveia - Integrante / Rafael Marques Gonçalves - Integrante / Mark Clark Assen de Carvalho - Integrante / Pelegrino Santos Verçosa - Integrante / Lúcia de Fátima Melo - Integrante / Elizabeth Miranda de Lima - Integrante / Tânia Mara Rezende Machado - Integrante / Lenilda Rêgo de Albuquerque Faria - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Ronaldo Marcos de Lima Araujo.
    4. 2018-Atual. Ocupacoes secundaristas no Brasil em 2015 e 2016: Formacao e auto-formacao das/dos ocupas como sujeitos politicos
      Descrição: A pesquisa tem como tema os sujeitos que participaram das ocupações de escolas públicas de Ensino Médio, em diversos estados do Brasil, de novembro de 2015 a dezembro de 2016. Em relação a esses sujeitos, que se autodenominaram durante a ação coletiva como ocupas, a pesquisa tem como objetivo geral compreender os impactos da sua participação nas ocupações ? tomada como um processo de formação política ? na sua re-constituição como sujeitos políticos, considerando dois fatores principais: a) a estrutura e a dinâmica das ocupações; b) as relações de cooperação e conflito entre ocupas e autoridades, gestão escolar, corpo docente e sociedade local (incluindo a mídia local). A formação de sujeitos políticos será concebida a partir da noção de subjetivação política, que compreende a construção das/dos adolescentes e jovens como sujeitos políticos como um processo complexo, criativo, tenso, relacional e sempre inconcluso, em que as/os adolescentes e jovens também são ativas/ativos e em parte se autoconstroem, tanto quanto se co-constroem em suas relações com adultos. A pesquisa busca compreender a efetividade e a generalidade daquilo que foi indicado pelo Seminário: Memorial das ocupações estudantis (coordenado pelo proponente desta pesquisa), a saber, o profundo impacto subjetivo causado nas/nos ocupas pelo processo de ocupação e pós-ocupação de suas escolas, que influenciou no seu processo de (auto)formação como sujeitos políticos. Entre os objetivos secundários, conhecer o impacto desse processo na trajetória escolar das/dos ocupas, analisar o ?mapa? das ocupações de escolas e IES (Instituição de Educação Superior) em 2015 e 2016 e caracterizar a estrutura e a dinâmica das ocupações secundaristas, incluindo suas relações com as ocupações de IES. A pesquisa justifica-se, entre outros motivos, por: a possibilidade de conhecer mais profundamente um processo social ? um conjunto de ações coletivas ? de grande abrangência, que envolveu quase todas as unidades federativas do país; a possibilidade de conhecer os impactos em médio prazo desse processo social ? considerando também o ?pós-desocupação? - nos sujeitos envolvidos diretamente nele, do ponto de vista da sua formação política e trajetória escolar. Como metodologia, a ênfase em dados qualitativos, mas considerando a diversidade de cenários das ocupações: revisão bibliográfica de trabalhos acadêmicos sobre o movimento das ocupações de 2015 e 2016; levantamento de dados já existentes, incluindo os da revisão bibliográfica e de entidades como a UNE (União Nacional dos Estudantes) e a UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), para um mapeamento das ocupações estudantis de 2015 e 2016; levantamento de ocupas para entrevistas, a partir de rede de contatos acadêmicos e políticos da equipe de pesquisa, no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará, Goiás e Pará; realização das entrevistas, de caráter semiestruturado, com estudantes que participaram ativamente das ocupações de escolas de ensino médio, para conhecer o impacto do movimento e do pós-desocupação em sua formação como sujeitos políticos; construção de textos de divulgação e/ou documentários com resultados parciais da pesquisa, para serem debatidos com atuais estudantes de ensino médio e jovens que foram ocupas; análise dos conteúdos desses debates, que poderão ser incorporados aos resultados construídos pela revisão bibliográfica, pelo mapeamento das ocupações e pelas entrevistas. Entre os resultados esperados, destacam-se: a construção de conhecimentos inovadores a respeito das ações coletivas e movimentos sociais, já que a ênfase é sobre os resultados em médio prazo, que intentam mergulhar nas subjetividades de adolescentes e jovens, acompanhando seu processo de autoconstituição como sujeitos políticos; a devolutiva de resultados da pesquisa também como ações de extensão. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (18) / Doutorado: (12) . Integrantes: Ronaldo Marcos de Lima Araujo - Integrante / Verena Cristina Monteiro Moraes - Integrante / Luís Antonio Groppo - Coordenador / André Sena Mariano - Integrante / Kimi Aparcida Tomikazi - Integrante / Ana Paula Corti - Integrante / Maria Carla Corrochano - Integrante / Adriana Alves Fernandes Costa - Integrante / Lívia de Cássia Godoi Morais - Integrante / Flávio Munhoz Sofiati - Integrante / Anita Helena Schelesener - Integrante / Simone Fátima Flach - Integrante / Rodrigo Manoel Dias da Silva - Integrante / Willian Simões - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
      Membro: Ronaldo Marcos de Lima Araujo.
    5. 2017-2020. EXPERIMENTACOES DE POLITICAS DE INOVACAO NA EDUCACAO BASICA NO ESTADO DO PARA
      Descrição: Toma-se aqui o foco nas políticas públicas federais que assumem como princípio a ideia de educação integral e que objetivam fomentar a qualidade da educação básica por meio das inovações educacionais, em particular a sua experimentação no estado do Pará, e em especial o Programa Ensino Médio Inovador e o Programa Escola de Tempo Integral. A questão que se levanta neste projeto é acerca da viabilidade, consistência e permanência no tempo (concepções e estratégias propostas) de tais políticas no Estado do Pará, haja vista as suas especificidades regionais (sociais, políticas, econômicas, ambientais etc.) e os objetivos estratégicos dos Programas no que concerne aos princípios da eficiência, eficácia e efetividade social. A investigação configurar-se-á como uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, com utilização de procedimentos de coleta de dados em unidades de ensino, do campo e da região metropolitana de Belém, e de pesquisa documental.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (4) . Integrantes: Ronaldo Marcos de Lima Araujo - Coordenador / Marise Nogueira Ramos - Integrante / Doriedson do Socorro Rodrigues - Integrante / José Bittencourt da Silva - Integrante / Ana Maria Raiol Costa - Integrante / Egídio Martins - Integrante / João Batista do Carmo Silva - Integrante / SUELEN TAVARES GODIM DE ASSIS - Integrante / Ney Cristina Monteiro de Oliveira - Integrante / Benedita Alcidema Coelho S. Magalhães - Integrante / IVANIZA OLIVEIRA SILVA - Integrante / JUCINEIDE PEREIRA RIBEIRO CERBINO - Integrante / GEAN FERREIRA DE NORONHA - Integrante / Alessandra Garcia Gomes - Integrante / Kariny de Cassia Ramos da Silva - Integrante / Raimundo Barbosa da SIlva Filho - Integrante / Anderson de Jesus Gomes Valente - Integrante / Carla Santos Cardoso - Integrante / Claudia Regina Bezerra de Carvalho - Integrante / Elisângela Castro Pinto - Integrante / Helio Vasconcelos França Goes - Integrante / Keila Simone dos Anjos - Integrante / Roseane Sousa Oliveira - Integrante / Larissa Monteiro de Carvalho - Integrante / Aline Gomes de Souza - Integrante / Sandy Caroline Seabra Coelho - Integrante / Maria Clara Soares Bulcão - Integrante / Cristiane Lopes de Sousa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 21 / Número de orientações: 4
      Membro: Ronaldo Marcos de Lima Araujo.
    6. 2015-2015. TRANSPORTE ESCOLAR FLUVIAL: as lanchas do Governo Federal no Para e Amazonas / Avaliacao da Qualidade das Lanchas Escolares do Governo Federal no Para e no Amazonas na visao dos sujeitos envolvidos
      Descrição: Avalia a qualidade do transporte escolar fluvial, por meio das lanchas escolares do Governo federal, e os possíveis impactos educacionais do uso destas embarcações em comunidades pesquisadas nos estados do Pará e Amazonas, visando retroalimentar o Programa Caminho da Escola.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ronaldo Marcos de Lima Araujo - Coordenador / Egídio Martins - Integrante / Verena Cristina Monteiro Moraes - Integrante / Luciane Teixeira da Silva - Integrante. Financiador(es): Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa do Pará - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Ronaldo Marcos de Lima Araujo.
    7. 2013-2018. Praticas Formativas da Juventude Trabalhadora no Ensino Medio Integrado
      Descrição: O projeto dá continuidade ao Laboratório em Rede de Políticas e Práticas de Formação do Trabalhador ? Laborar, financiado com recursos do PROCAD-CAPES, finalizado em 2012, que tinha as práticas pedagógicas contahegemônicas como foco. Por meio da presente proposta busca-se aprofundar os estudos em torno de práticas pedagógicas de formação dos jovens/trabalhadores, ampliando o reconhecimento de ações formativas que se constroem como projetos alternativos, buscando identificar os elementos que a potencializam como projeto pedagogicamente eficientes e politicamente engajados. Foca-se, em particular, nas escolas vinculadas ao ProEMI e naquelas que assumiram o desafio de construção do ensino médio integrado e tem-se como referência os indicadores do IDEB e as indicações teóricas articuladasà Pedagogia Histórico-Crítica. Tem como objetivo identificar e analisar práticas pedagógicas inovadoras e alternativas de formação dos trabalhadores. Articulando-se diretamente a este objetivo, pretende-se também analisar as concepções que os jovens matriculados no ensino médio têm sobre a escola em relação ao seu presente e seu futuro, enquanto trabalhadores. Espera-se também, ao longo da investigação usar o banco de dados do INEP. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (18) / Doutorado: (12) . Integrantes: Ronaldo Marcos de Lima Araujo - Coordenador / Gilmar Pereira da Silva - Integrante / Elinilze Guedes Theodoro - Integrante / Fernando Fidalgo - Integrante / Ramon de Oliveira - Integrante / Doriedson do Socorro Rodrigues - Integrante / Fernanda Silva de Almeida - Integrante / Barbara Lorena Campos Valois - Integrante / Lorena Teixeira da Silva - Integrante / Leide Ane dos Santos Lima - Integrante / Michelle Ferreira Coimbra - Integrante / Eloar Teixeira de Brito - Integrante / Pâmella Almeida Chagas - Integrante / ALINE CRISTINA GUERREIRO SIQUEIRA - Integrante / Ana Maria Raiol da Costa - Integrante / Verena Cristina Monteiro Moraes - Integrante / IVANIZA OLIVEIRA SILVA - Integrante / JUCINEIDE PEREIRA RIBEIRO CERBINO - Integrante / ROSIANE LOPES MONTEIRO - Integrante / GEAN FERREIRA DE NORONHA - Integrante / Maria das Graças Correia Gomes - Integrante / Sergio Rafacho - Integrante / João Vitor de Oliveira Senna - Integrante / Leilane Bezerra da Silva - Integrante / Lorena Rodrigues Abrantes - Integrante / Lucas de Souza do Espirito Santo - Integrante / Marina Batista Rodrigues de Souza - Integrante / Mauricio Sousa Matos - Integrante / Nathalie Rubia Pereira da Silva Menezes - Integrante / Alessandra Garcia Gomes - Integrante / Claudia Regina Bezerra Ferreira - Integrante / Frederico dos Remedios Correa - Integrante / Jaqueline do Nascimento Moreira Lopes - Integrante / Jeannette de Magalhães Moreira Lopes - Integrante / Miria Suellen Xavier Nascimento - Integrante / Kariny de Cassia Ramos da Silva - Integrante / Raimundo Barbosa da SIlva Filho - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 72
      Membro: Ronaldo Marcos de Lima Araujo.
    8. 2013-2016. PRATICAS PEDAGOGICAS CONTRAHEGEMONICAS NO ENSINO MEDIO
      Descrição: O objetivo central deste projeto de pesquisa é investigar, sistematizar e analisar práticas pedagógicas escolares no ensino médio referenciadas em projetos contra-hegemônicos, implementadas por instituições, oficiais ou de organizações sociais, sediadas no Estado do Pará. Será desenvolvida uma pesquisa de campo, a qual será realizada por meio de entrevistas e observação participante, e as práticas pedagógicas serão consideradas a partir das categorias básicas da didática, fins educacionais, meios educacionais, conteúdos de ensino e organização do trabalho didático, à luz do materialismo-histórico. Espera-se que, ao final da pesquisa, sejam sistematizadas experiências pedagógicas, principalmente, mas também dificuldades, limites e possibilidades de organização do trabalho pedagógico organizado sob a perspectiva contra-hegemônica, identificada aqui com as pedagogias articuladas com as lutas dos trabalhadores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . Integrantes: Ronaldo Marcos de Lima Araujo - Coordenador / Maria Auxiliadora Maués de Lima Araujo - Integrante / Gilmar Pereira da Silva - Integrante / Elinilze Guedes Teodoro - Integrante / Doriedson do Socorro Rodrigues - Integrante / Ana Maria Raiol Costa - Integrante / Leide Ane dos Santos Lima - Integrante / Fernanda Silva de Almeida - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 38
      Membro: Ronaldo Marcos de Lima Araujo.
    9. 2011-2014. PRATICAS PEDAGOGICAS ALTERNATIVAS DE FORMACAO DOS TRABALHADORES REFERENCIADAS EM PROJETOS CONTRA-HEGEMONICOS
      Descrição: O objetivo central deste projeto de pesquisa é investigar, sistematizar e analisar práticas pedagógicas alternativas de formação dos trabalhadores referenciadas em projetos contra-hegemônicos, implementadas por instituições, escolares ou não, sediadas no Estado do Pará. Será desenvolvida uma pesquisa de campo, a qual será realizada por meio de entrevistas e observação participante, e as práticas pedagógicas serão consideradas a partir das categorias básicas da didática: fins educacionais, meios educacionais, conteúdos de ensino e organização do trabalho didático, à luz do materialismo-histórico. Espera-se que, ao final da pesquisa, sejam sistematizadas experiências exitosas, principalmente, mas também dificuldades, limites e possibilidades de organização do trabalho pedagógico organizado sob a perspectiva contra-hegemônica, identificada aqui com as pedagogias articuladas com as lutas dos trabalhadores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) . Integrantes: Ronaldo Marcos de Lima Araujo - Coordenador / Maria Auxiliadora Maués de Lima Araujo - Integrante / Gilmar Pereira da Silva - Integrante / Elinilze Guedes Teodoro - Integrante / Jaqueline do Nascimento Rodrigues - Integrante / Adriane Suely Rodrigues do Nascimento - Integrante / Doriedson do Socorro Rodrigues - Integrante / Ana Paula Vieira e Souza - Integrante / João Paulo da Conceição Alves - Integrante / Ana Maria Raiol Costa - Integrante / Fernanda do Nascimento de Almeida - Integrante / Camilla Raphaelle Nascimento de Oliveira - Integrante / Leide Ane dos Santos Lima - Integrante / GEAN FERREIRA DE NORONHA - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 55
      Membro: Ronaldo Marcos de Lima Araujo.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Orientador do trabalho Premiado como Destaque da Iniciação Cientifica na Área de Ciências Humanas e Sociais, letras e artes, Pró-Reitoria de Pesquisa e pós-graduação da UFPA.. 2016.
      Membro: Ronaldo Marcos de Lima Araujo.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (246)
    1. I Mostra de Projetos da Coordenação de Integração Estudantil da SAEST. Formação e Integração Estudantil Universitária: enfrentamentos e possibilidades no acompanhamento e apoio pedagógico aos alunos assistidos. 2021. (Exposição).
    2. Reflexões sobre o Trabalho Pedagógico na Rede Estadual de E Educação: a práxis e a formação continuada em questão.O Modo de Produção Capitalista e a forma de organização do trabalho pedagógico na escola. 2021. (Seminário).
    3. Semana de Geografia da UFPA 2021.O "novo" Ensino Médio. 2021. (Outra).
    4. VII SEMINÁRIO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO (Anpae)/REGIONAL NORTE.POLÍTICA EDUCACIONAL EM TEMPOS DE RESISTÊNCIA. 2021. (Seminário).
    5. "Pedagogia da Alternância na Educação Rural, no Ensino Médio Integrado, na Educação do/no Camp. A Pedagogia da Alternância em movimento e em disputa. 2020. (Exposição).
    6. Conferência Educação em Tempos de Pandemia.Educação em tempos de pandemia. 2020. (Outra).
    7. Formação de Professores do Ensino Médio.As Diretrizes Curriculares Nacionais do "Novo" Ensino Médio. 2020. (Oficina).
    8. II SEMINÁRIO INTEGRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA ? PGEDA.participação. 2020. (Seminário).
    9. Reforma do Ensino Médio.A Reforma do Ensino Médio. 2020. (Outra).
    10. Seminário sobre o Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia/Educanorte/PGEDA/2020. Pós-Graduação em Educação na Amazônia: a rede Educanorte em debate. 2020. (Exposição).
    11. "A Universidade e os Desafios da Formação Crítica e Social na Atual Conjuntura Educacional Brasileira"."A Universidade e os Desafios da Formação Crítica e Social na Atual Conjuntura Educacional Brasileira". 2019. (Outra).
    12. 2ª Reunião Ordinária do Pleno co FONAPRACE.2ª Reunião Ordinária do Pleno FONAPRACE. 2019. (Outra).
    13. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis.1 ª Reunião Ordinária do FONAPRACE. 2019. (Outra).
    14. I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA D DO PAFOR NORTE E NORDESTE- Educação, trabalho,e o futuro do cidadão em uma sociedade em crise..-Educação, trabalho,e o futuro do cidadão em uma sociedade em crise.. 2019. (Seminário).
    15. Observatório de Políticas de Assistência Estudantil.Observatório de Políticas de Assistência Estudantil. 2019. (Outra).
    16. Seminário de DIVERSIDADE na Universidade.A política de inclusão universitária: do acesso ao pertencimento.. 2019. (Seminário).
    17. V Colóquio Nacional e II Internacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: regressão social e resistência da classe trabalhadora.Articulações perigosas: Lei n. 13.415/2017, BNCC e Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio e para a Educação Profissional. 2019. (Simpósio).
    18. XIX Diálogos Científicos: "O desinvestimento do Estado brasileiro e sua repercussão na educação pública"."As perspectivas de reformas educacionais do governo Jair Messias Bolsonaro". 2019. (Outra).
    19. "as políticas educacionais e os tensionamentos no cenário educacional no Brasil e na Amazônia".mediador na conferencia de abertura intitulada "as políticas educacionais e os tensionamentos no cenário educacional no Brasil e na Amazônia". 2018. (Outra).
    20. 1° SEMINÁRIO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: COMO E POR QUÊ?.mesa redonda O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DA ATUAL LDB. 2018. (Seminário).
    21. 2ª Reunião cientifica regional norte - II ANPEd Norte - 2018. 2018. (Outra).
    22. II Integra: O currículo Integrado em debate no IFG.Palestra "Fundamentos e princípios do currículo integrado". 2018. (Outra).
    23. III seminário Ensino Médio Integrado.Palestra "Ensino integrado: dos principios às práticas integradoras". 2018. (Seminário).
    24. I Seminário de Pesquisa sobre Trabalho, Educação, BNCC e Infâncias Bragantinas.Conferencista n a Mesa de Trabalho Reforma do Ensino Médio e Base Nacional Comum Curricular. 2018. (Seminário).
    25. IV Intercâmbio Nacional dos Núcleos de Pesquisa em Trabalho e Educação: As categorias fundantes do materialismo histórico-dialético no século XXI,. 2018. (Outra).
    26. VIII Encontro acadêmico.Palestra "A Reforma do Ensino Médio e a Desprofissionalização Docente". 2018. (Encontro).
    27. VI SEMINÁRIO NORTE E VII ENCONTRO ESTADUAL DO PARÁ DA ANPAE: Gestão democrática, financiamento, direitos sociais e encolhimento do Estado brasileiro.. 2018. (Seminário).
    28. XI Seminário sobre Trabalho e Educação: Trabalho, Educação Básica e Desigualdade. 2018. (Seminário).
    29. FÓRUM DE GRADUAÇÃO DA UFPA.Palestrante da Mesa Redonda "Politicas Nacionais de Formação de Professores". 2017. (Outra).
    30. I Seminário de Iniciação Científica do Grupo de Estudos e Pesquisa Social- GEPES da Universidade do Estado do Pará.Educação no Século XXI E Os desafios da Iniciação Científica na Graduação e Pós-Graduação. 2017. (Seminário).
    31. IV COLOQUIO NACIONAL E I INTERNACIONAL A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.Compôs a Mesa Redonda "Reforma do Ensino Médio: implicações para a educação profissional". 2017. (Outra).
    32. IV COLOQUIO NACIONAL E I INTERNACIONAL A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.Mediador da Mesa temática "Reforma do Ensino Médio: implicações para a Educação Profissional". 2017. (Outra).
    33. IV ENCONTRO DO PROJETO PRÁTICAS FORMATIVAS DA JUVENTUDE TRABALHADORA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO.A REFORMA DO ENSINO MÉDIO DO GOVERNO TEMER E A AMEAÇA Á EDUCAÇÃO BÁSICA, PUBLICA E GRATUITA. 2017. (Encontro).
    34. JUBRA- VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE A JUVENTUDE BRASILEIRA.COORDENADOR DO GRUPO DE TRABALHO "JUVENTUDES, TRABALHO E EDUCAÇÃO: politicas publicas, formação, qualificação profissional, pesquisa, protagonismo e experiencias juvenis". 2017. (Simpósio).
    35. Mesa Redonda "Juventude e Educação: conjecturas politico-educacionais e a juventude da periferia no Brasil".Palestrante da mesa redonda "Juventude e Educação: conjecturas politico-educacionais e a juventude da periferia no Brasil". 2017. (Outra).
    36. O Marxismo em Debate: Há lugar Para o Socialismo no século XXI.A filosofia Marxista: transformar é possível e necessário. 2017. (Seminário).
    37. Reunião do FORPREd- Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da ANPEd. 2017. (Outra).
    38. Reunião do FORPREd- Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da ANPEd. 2017. (Outra).
    39. REUNIÃO DO FORPREd- FÓRUM NACIONAL DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA ANPED. 2017. (Outra).
    40. RODA DE CONVERSA DIÁLOGOS SOBRE SABERES E PRÁTICAS PRODUTIVAS DA PESCA ARTESANAL NA AMAZÔNIA TOCANTINA.DIÁLOGOS SOBRE SABERES E PRÁTICAS PRODUTIVAS DA PESCA ARTESANAL NA AMAZÔNIA TOCANTINA. 2017. (Outra).
    41. Seminario "O sistema de avaliação da Pós-graduação brasileira: desafios para a qualidade na àrea de Educação no novo mmilênio". 2017. (Seminário).
    42. SEMINARIO ATUALIDADE MARXISTAS: PELOS 100 ANOS DA "REVOLUÇÃO BOLCHEVIQUE" E PELOS 151 ANOS DA PRIMEIRA PUBLICAÇÃO DE "O CAPITAL".Palestra e Paper. 2017. (Seminário).
    43. V COLOQUIO NACIONAL PESQUISA EM TRABALHO, EDUCAÇÃO E POLITICAS PUBLICAS.MESA REDONDA COM TEMA "REFORMA DO ENSINO MÉDIO: POLITICAS, CURRICULO E SOCIEDADE EM MOVIMENTO - A ESCOLA SEM PARTIDO" e LANÇAMENTO DO LIVRO "ESCOLA SEM PARTIDO". 2017. (Outra).
    44. VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.Coordenador do Grupo de Trabalho - GT: JUVENTUDES, TRABALHO E EDUCAÇÃO: políticas públicas, formação, qualificação profissional, pesquisa, protagonismo e experiências juvenis. 2017. (Simpósio).
    45. VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira. 2017. (Simpósio).
    46. VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.Parecerista no VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira. 2017. (Simpósio).
    47. VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE A JUVENTUDE BRASILEIRA.Coordenador do Grupo de trabalho "Juventudes, Trabalho e Educação: politicas públicas, formação, qualificação profissional, pesquisa, protagonismo e experiências juvenis". 2017. (Simpósio).
    48. XXVIII SIMPÓSIO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO: ESTADO, POLITICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO: TENSÕES E AGENDAS EM (DES)CONSTRUÇÃO.A REFORMA DO ENSINO MÉDIO DO GOVERNO TEMER E A AMEAÇA Á EDUCAÇÃO BÁSICA, PUBLICA E GRATUITA. 2017. (Simpósio).
    49. 1º Reunião Científica Regional Norte da Anped.Mesa redonda intitulada "Trabalho e educação no espaço amazônico". 2016. (Outra).
    50. 1º Reunião Científica Regional Norte da Anped.Coordenação da sessão de apresentação de trabalhos do GT "Trabalho e Educação". 2016. (Outra).
    51. 1º Reunião Científica Regional Norte da Anped.Coordenador da mesa redonda intitulada "Políticas de formação e trabalho docente e suas implicações na profissionalização dos professores". 2016. (Outra).
    52. 1º Reunião Científica Regional Norte da Anped.Coordenação do GT 09 - Trabalho e Educação. 2016. (Outra).
    53. Escola do trabalho GEPTE.Oficina "A educação Profissional Brasileira e Paraense: problemas e desafios". 2016. (Oficina).
    54. Escola do Trabalho - Laboratório de Práticas Pedagógicas Integradoras para o Ensino Médio e a Educação Profissional.A Educação Profissional Brasileira e Paraense: Problemas e Desafios. 2016. (Oficina).
    55. III Intercâmbio Nacional dos Núcleos de Pesquisa em Trabalho e Educação.A oferta do ensino médio público na rede estadual e federal no estado do Pará no ano de 2015. 2016. (Outra).
    56. III Intercâmbio Nacional dos Núcleos de Pesquisa em Trabalho e Educação.A qualidade do transporte escolar realizado por lanchas na amazônia a partir dos olhares dos sujeitos envolvidos. 2016. (Outra).
    57. III Intercâmbio Nacional dos Núcleos de Pesquisa em Trabalho e Educação.Coordenação da mesa redonda Interlocução do campo trabalho e educação com a teoria social marxiana e organização da classe trabalhadora. 2016. (Outra).
    58. III INTERCRITICA.Coordenou a mesa redonda "Interlocução do campo trabalho e educação com a teoria social marxiana e organização da classe trabalhadora. 2016. (Outra).
    59. II Simpósio do Curso de Licenciatura em Pedagogia.O curso de licenciatura em Pedagogia e a base nacional curricular comum. 2016. (Seminário).
    60. I Seminário Juventude e Ensino Médio: trabalho e educação na amazônia. 2016. (Seminário).
    61. I Seminário Juventude e Ensino Médio: trabalho e educação na amazônia.Mesa redonda "Juventude e políticas públicas". 2016. (Seminário).
    62. IV Semin´srio Nacional do Ensino Médio.Políticas para o Ensino Médio, juventudes e a realidade escolar. 2016. (Seminário).
    63. IV SEMINARIO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO E I ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO E INTERDISCIPLINARIDADE.Mesa "Politicas para o Ensino Médio, juventudes e a realidade escolar". 2016. (Seminário).
    64. ÍX DIALOGOS CIENTIFICOS: EM DEFESA PERMANENTE DA GESTÃO DEMOCRATICA DA EDUCAÇÃO PARAENSE".´Coordenou a conferência de abertura. 2016. (Outra).
    65. Oficina de normas e documentação (ABNT) - PPEB.Oficina de normais e documentação (ABNT). 2016. (Oficina).
    66. Oficina de tratamento e anàlise de microdados com o SPSS e o Excel. 2016. (Oficina).
    67. SEMINARIO DE INTEGRAÇÃO E PROCESSOS FORMATIVOS NA ESCOLA BASICA: ELEMENTOS PARA PRATICAS PEDAGOGICAS INOVADORAS.Palestra "Formação Pedagogica nas licenciaturas e processos de integração na escola basica". 2016. (Seminário).
    68. Seminário de Integração e Processos Formativos na Escola Básica: elementos para práticas pedagógicas inovadoras.Formação pedagógica nas licenciaturas e processos de integração na escola básica. 2016. (Seminário).
    69. Seminário Educação Básica: pesquisa e extensão em debate.A importância da pesquisa na educação básica. 2016. (Seminário).
    70. XIII Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA.A produção do conhecimento em educação na Amazônia. 2016. (Seminário).
    71. XIV Diálogos Científicos: em defesa permanente da gestão democrática da educação paraense.O planejamento e as políticas de democratização da gestão da educação. 2016. (Seminário).
    72. X Seminário Trabalho e Educação. 2016. (Seminário).
    73. X Seminário Trabalho e Educação.Formação Humana, classe trabalhadora em tempos de golpe dos direitos: organização e resistência. 2016. (Seminário).
    74. X Seminário Trabalho e Educação.Palestrante da Mesa: Juventude e Reforma do Ensino Médio. 2016. (Seminário).
    75. X Seminário Trabalho e Educação.Mesa de encerramento: 15 anos GEPTE. 2016. (Seminário).
    76. 37ª Reunião Anual da ANPED. 2015. (Congresso).
    77. 37ª Reunião Nacional da ANPED. ANÁLISES DE INDICADORES EDUCACIONAIS DO ENSINO MÉDIO NA AMAZÔNIA BRASILEIRA. 2015. (Congresso).
    78. Audiencia Publica sobre o Sistema Estadual de Educação.Expositor da audiencia publica. 2015. (Outra).
    79. Audiência Pública sobre o Sistema Estadual de Educação. 2015. (Outra).
    80. Audiência Pública sobre o Sistema Estadual de Educação.Sistema Estadual de Educação. 2015. (Outra).
    81. Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Escola de Tempo Integral/ UFPA.Educação Integral e Escola Unitária: reflexões sobre a formação do sujeito. 2015. (Outra).
    82. Dialogos Cientificos sobre Gestão Democratica: PNE e a democratização da gestão: os desafios e perspectivas do Estado brasileiro diante da crise.Coordenador da Mesa Redonda "As tendencias das pesquisas em gestão de educação no Brasil frente à crise do capital". 2015. (Outra).
    83. Diálogos Científicos sobre Gestão Democrática: PNE e a democratização da gestão: os desafios e perspectivas do Estado brasileiro diante da crise.As tendências das pesquisas em gestão da educação no Brasil frente a crise do capital. 2015. (Seminário).
    84. Diálogos Científicos sobre Gestão Democrática: PNE e a democratização da gestão: os desafios e perspectivas do Estado brasileiro diante da crise.O que diz os indicadores educacionais sobre os municípios do Marajó. 2015. (Seminário).
    85. Escola do Trabalho - Laboratório de Práticas Pedagógicas Integradoras.?Análise Textual - Esquema para Leitura?. 2015. (Oficina).
    86. Escola do Trabalho - Laboratório de Práticas Pedagógicas Integradoras.Elaboração do Plano de Pesquisa. 2015. (Oficina).
    87. II ENCONTRO DO PROJETO PRÁTICAS FORMATIVAS DA JUVENTUDE TRABALHADORA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO.Ensino Médio Integrado, as perspectivas e desafios para sua implementação. 2015. (Encontro).
    88. II ENCONTRO DO PROJETO PRÁTICAS FORMATIVAS DA JUVENTUDE TRABALHADORA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. 2015. (Encontro).
    89. II ENCONTRO DO PROJETO PRÁTICAS FORMATIVAS DA JUVENTUDE TRABALHADORA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO.A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL COM BASE NO MODELO PEDAGÓGICO DE ALTERNÂNCIA. 2015. (Encontro).
    90. II ENCONTRO DO PROJETO PRÁTICAS FORMATIVAS DA JUVENTUDE TRABALHADORA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO.O ENSINO MÉDIO E A SUA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO. 2015. (Encontro).
    91. II ENCONTRO DO PROJETO PRÁTICAS FORMATIVAS DA JUVENTUDE TRABALHADORA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO.A DUALIDADE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA. 2015. (Encontro).
    92. II ENCONTRO DO PROJETO PRÁTICAS FORMATIVAS DA JUVENTUDE TRABALHADORA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO.QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO: COMPREENDENDO A QUESTÃO. 2015. (Encontro).
    93. II ENCONTRO DO PROJETO PRÁTICAS FORMATIVAS DA JUVENTUDE TRABALHADORA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO.Estratégias para articulação das ações do OBEDUC. 2015. (Encontro).
    94. II ENCONTRO DO PROJETO PRÁTICAS FORMATIVAS DA JUVENTUDE TRABALHADORA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO.O QUE DIZEM OS INDICADORES EDUCACIONAIS SOBRE O ENSINO MÉDIO PÚBLICO NO ESTADO DO PARÁ. 2015. (Encontro).
    95. III COLÓQUIO NACIONAL - A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PLANO DE EDUCAÇÃO (2014-2024).ENSINO MÉDIO INTEGRADO: o que se pensa, o que se fez e o que se faz. 2015. (Outra).
    96. III COLÓQUIO NACIONAL - A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PLANO DE EDUCAÇÃO (2014-2024). 2015. (Outra).
    97. I SEMINÁRIO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO.A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O DESFIO DE UMA EDUCAÇÃO INTEIRA. 2015. (Seminário).
    98. I Seminário de Educação Básica no Pará.Apresentação da proposta do PPGEB. 2015. (Seminário).
    99. Jornada Pedagogica Integrada na Escola Liceu de Artes e Oficios "Mestre Raimundo Cardoso".Palestra "Pedagogia de Projetos como estrategia de integração de saberes". 2015. (Outra).
    100. JORNADA PEDAGÓGICA INTEGRALIZADA.PEDAGOGIA DE PROJETOS COMO ESTRATÉGIA DE INTEGRAÇÃO DE SABERES. 2015. (Outra).
    101. The Third European Conference on Education. 2015. (Outra).
    102. The Third European Conference on Education.Dialogue, Problematization, Poloitical Commitment and Community Participation as the Main Elements of Integrated Pedagogical Actions of Rural Family Houses. 2015. (Outra).
    103. VII CICLO DE ESTUDOS EM POLITICAS EDUCACIONAIS.Palestra "Politicas educacionais na atual conjuntura: perspectivas e desafios". 2015. (Outra).
    104. VII CICLO DE ESTUDOS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS.POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA ATUAL CONJUTURA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS. 2015. (Outra).
    105. VIII Mostra de Videodocumentários Trabalho e Educação - 37ª Reunião Nacional da ANPED.Vídeo "Saberes da Juventude Amazônia". 2015. (Outra).
    106. V SEMINARIO DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA.Mesa Redonda "Formação dos jovens frente aos desafios da sociedade contemporânea". 2015. (Seminário).
    107. V Seminário de Educação Brasileira.Formação dos Jovens frente aos desafios da sociedade contemporânea: o Ensino Médio como estratégia de emancipação. 2015. (Seminário).
    108. V Seminário de Educação Brasileira. 2015. (Seminário).
    109. Aula Inaugural 2014 do Programa de Pós-Graduação em Educação. 2014. (Outra).
    110. Escola do Trabalho - Laboratórios de práticas pedagógicas integradoras.A Entrevista como Técnica de Coleta de dados. 2014. (Oficina).
    111. I ENCONTRO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: JUVENTUDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO.O PAPEL DO PEDAGOGO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRADA NO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARÁ - I. E. E. P.. 2014. (Encontro).
    112. I ENCONTRO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: JUVENTUDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO.PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: A CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS DO CURSO DE PEDAGOGIA. 2014. (Encontro).
    113. I ENCONTRO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: JUVENTUDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO.OS OBJETIVOS DE ENSINO DOS DOCENTES DA E. E. E. F. M. PRESIDENTE COSTA E SILVA. 2014. (Encontro).
    114. I ENCONTRO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: JUVENTUDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO.A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEADGÓGICO NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM BELÉM. 2014. (Encontro).
    115. I ENCONTRO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: JUVENTUDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO.PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) NO PARÁ: O CASO DA E. E. E. F. M. PRESIDENTE COSTA E SILVA. 2014. (Encontro).
    116. I ENCONTRO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: JUVENTUDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO.AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID- PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE. 2014. (Encontro).
    117. I ENCONTRO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: JUVENTUDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO.UMA ANÁLISE DOS INDICADORES EDUCACIONAIS: FLUXO ESCOLAR E DISTORÇÃO SÉRIE - IDADE NO ESTADO DO PARÁ NO ANO DE 2013. 2014. (Encontro).
    118. I ENCONTRO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: JUVENTUDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO.ENSINO MÉDIO INTEGRADO: O PLANEJAMENTO DOS PROFESSORES DA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MAGALHÃES BARATA - ETEMB. 2014. (Encontro).
    119. I ENCONTRO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: JUVENTUDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO.ENSINO MÉDIO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA EFETIVAÇÃO DE PRÁTICAS INTEGRADORAS A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR/JOVEM DE FUTURO (PROEMI/JF) NA ESCOLA E. E. F. M. PRESIDENTE COSTA E SILVA. 2014. (Encontro).
    120. I ENCONTRO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: JUVENTUDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO.ALGUMAS INFERÊNCIAS SOBRE OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NA CASA FAMILIAR RURAL DE GURUPÁ. 2014. (Encontro).
    121. I ENCONTRO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: JUVENTUDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO.PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PROEJA: UMA EXPERIÊNCIA DA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO MÉDIO INTEGRADO (EEEMP) PROF. FRANCISCO DA SILVA NUNES. 2014. (Encontro).
    122. I ENCONTRO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: JUVENTUDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO.O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA EEETEPA PROFESSOR ANÍSIO TEIXEIRA: A PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO SEGUNDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. 2014. (Encontro).
    123. I ENCONTRO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: JUVENTUDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO.A PESQUISA NA FORMAÇÃO DO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO PIBID. 2014. (Encontro).
    124. I ENCONTRO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: JUVENTUDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO.O PROEMI/JF COMO REFLEXO DA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. 2014. (Encontro).
    125. I ENCONTRO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: JUVENTUDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO.RELAÇÕES ENTRE ENSINO MÉDIO, ENSINO PROFISSIONAL E SOCIEDADE. 2014. (Encontro).
    126. I ENCONTRO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: JUVENTUDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO.A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE NAS ESCOLAS MAGALHÃES BARATA E NO IEEP. 2014. (Encontro).
    127. I ENCONTRO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: JUVENTUDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO.O CURRÍCULO DO EMI NA ESCOLA INTEGRADO: UMA DIMENSÃO NA CONSTRUÇÃO DO SABER. 2014. (Encontro).
    128. I ENCONTRO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA : JUVENTUDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO.Observatório da Educação/OBEDUC: uma ação integradora das pesquisas sobre práticas inovadoras no ensino médio e a juventude. 2014. (Encontro).
    129. I ENCONTRO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA : JUVENTUDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO.MAPEAMENTO DAS PESQUISAS DO GT 09 - TRABALHO E EDUCAÇÃO NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS. 2014. (Encontro).
    130. I ENCONTRO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: JUVENTUDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO. 2014. (Encontro).
    131. I FORMAÇÃO COM PROFESSORES, COORDENADORES PEDAGÓGICOS, GESTORES E ASSESSORES TÉCNICOS DA SEED DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR - PROEMI.A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA PERSPECTIVA DA INTERDISCIPLINARIDADE. 2014. (Outra).
    132. II ENCONTRO REGIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO.DIDÁTICAS E PRÁTICAS NA DIVERSIDADE CULTURAL. 2014. (Encontro).
    133. II INTERCÂMBIO NACIONAL DOS NÚCLEOS DE PESQUISA EM TRABALHO E EDUCAÇÃO. 2014. (Outra).
    134. II SEMNIÁRIO NACIONAL SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. 2014. (Seminário).
    135. INTERCÂMBIO NACIONAL DOS NÚCLEOS DE PESQUISA EM TRABALHO E EDUCAÇÃO.AS TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS EM TRABALHO E EDUCAÇÃO NO BRASIL À CRISE DO CAPITAL. 2014. (Outra).
    136. I SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS/UFPA-CAMETÁ.EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS NA CONTEMPORANEIDADE. 2014. (Seminário).
    137. Programa de pós- graduação em educação profissional.Análise Textual: Fivhamentos, Resumos e Resenhas. 2014. (Oficina).
    138. Semana de Planejamento Pedagógico do IFPA Campus Belém-PA.Práticas Formativas para Educação Profissional como foco na Integração Curricular. 2014. (Outra).
    139. SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO.PESQUISA EM EDUCAÇÃO: QUESTÕES METODOLÓGICAS. 2014. (Seminário).
    140. SIMPÓSIO INTERNACIONAL TRABALHO, RELAÇÕES DE TRABALHO, EDUCAÇÃO E IDENTIDADE. 2014. (Simpósio).
    141. VI SIMPÓSIO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS APLICADAS À ATIVIDADE MILITAR.A Pedagogia do ensino por competências. 2014. (Simpósio).
    142. V SITRE - SIMPÓSIO INTERNACIONAL TRABALHO, RELAÇÕES DE TRABALHO, EDUCAÇÃO E IDENTIDADE.O PROEJA E SEUA ASPECTOS EDUCACIONAIS: UM ESTUDO SOBRE O DOCUMENTO BASE. 2014. (Simpósio).
    143. V SITRE - SIMPÓSIO INTERNACIONAL TRABALHO, RELAÇÕES DE TRABALHO, EDUCAÇÃO E IDENTIDADE.A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PARÁ: INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. 2014. (Simpósio).
    144. XII SEMINÁRIO EDUCACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRICULO I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, CULTURA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2014. (Seminário).
    145. XII SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRICULO.IN/EXCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO: DIÁLOGOS CONCEITUAIS. 2014. (Seminário).
    146. XXII ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE. 2014. (Encontro).
    147. 11º SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO.UNIVERSIDADE E TRABALHO: NOTAS PARA UMA REFLEXÃO SOBRE A FUNÇÃO SOCIAL DA UNIVERSIDADE. 2013. (Seminário).
    148. 11º SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO.GT TRABALHO E EDUCAÇÃO. 2013. (Seminário).
    149. 11º SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO.A POLÍTICA EDUCACIONAL DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIOAL TÉCNICA: PRINCÍPIOS NORTEADORES NO DOCUMENTO BASE DO MEC. 2013. (Seminário).
    150. 11º SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO.POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO MÉDIO NO BRASIL: ENSINO MÉDIO INOVADOR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONTRA-HEGEMÔNICAS. 2013. (Seminário).
    151. 11º SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO.O PROGRAMA NACIONAL DE INCLUSÃO DE JOVENS/PROJOVEM URBANO NO CONTEXTO DA PÓS-GRADUAÇÃO. 2013. (Seminário).
    152. 11º Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currìculo.Pesquisa em Educação na Amazônia brasileira: temas, problemas, tendências e perspectivas no século XXI.. 2013. (Seminário).
    153. 36º Reunião Nacional da ANPEd.Práticas pedagógicas e ensino Integrado. 2013. (Outra).
    154. 65ª Reunião Anual da SBPC.A análise da Didática desenvolvida pelos professores da Escola Técnica Estadual Magalhães Barata (ETEMB): Reflexões do PIBID nos anos 2011 - 2012. 2013. (Outra).
    155. A Atualidade da Pedagogia Socialista de Pistrak. 2013. (Outra).
    156. Associação Nacional de pós-graduandos - Ciclo de Debates.Assimetrias: a distribuição desigual da pós-graduação no território brasileiro. 2013. (Encontro).
    157. Ciclo de debates "a ciência não esta de braços cruzados. E você?" Associação Nacional de Pós-Graduandos. 2013. (Encontro).
    158. I ENCONTRO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO - I I EDUTEC.Os desafios da integração entre a educação profissional e a educação básica na efetivação das práticas pedagógicas. 2013. (Encontro).
    159. II COLÓQUIO NACIONAL A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.Ensino Médio Integrado: da concepção às práticas integradoras. 2013. (Outra).
    160. II COLÓQUIO NACIONAL A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. 2013. (Outra).
    161. II FÓRUM DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DAS ESCOLAS TÉCNICAS DE ARTES VINCULADAS ÀS UNIVERSIDADES FEDERAIS.Educação Profissional e Tecnológica das Escolas Técnicas. 2013. (Outra).
    162. I Seminário sobre Educação Profissional Técnica de Nível Médio.Limites e Possibilidades de Organização Curricular para o Ensino Integrado. 2013. (Seminário).
    163. IV COLÓQUIO- A PESQUISA EM TRABALHO, EDUCAÇÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS.A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. 2013. (Outra).
    164. IV COLÓQUIO- A PESQUISA EM TRABALHO, EDUCAÇÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS.OPERACIONALIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO IFPA/CAMPUS CASTANHAL. 2013. (Outra).
    165. IV Colóquio - A pesquisa em trabalho, Educação e Politicas Educacionais..A juventude como temática de pesquisa. 2013. (Outra).
    166. Seminário Nacional sobre Formação Continuada de Professores do Ensino Médio. 2013. (Seminário).
    167. Simpósio sobre trabalho e educação na Amazônia.Ensino Médio no Brasil e na Amazônia. 2013. (Seminário).
    168. Simpósio sobre trabalho e educação na Amazônia.A formação dos trabalhadores na Amazônia: ações e reações para o desenvolvimento humano. 2013. (Simpósio).
    169. SIMPÓSIO SOBRE TRABALHO E EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA.OPERACIONALIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO IFPA/CAMPUS CASTANHAL. 2013. (Simpósio).
    170. SIMPÓSIO SOBRE TRABALHO E EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA.AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA CASA FAMILIAR RURAL DE GURUPÁ: UMA PROPOSTA DE ENSINO QUE BUSCA INTEGRAR CONHECIMENTOS NA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO HUMANÍSTICA. 2013. (Simpósio).
    171. SIMPÓSIO SOBRE TRABALHO E EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA.PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: PERCURSO HISTÓRICO E PERSPECTIVAS DE INTEGRAÇÃO. 2013. (Simpósio).
    172. SIMPÓSIO SOBRE TRABALHO E EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA.REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DO CAPITAL E MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO: ANÁLISES PRELIMINARES. 2013. (Simpósio).
    173. SIMPÓSIO SOBRE TRABALHO E EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA.TRABALHO INFANTIL DOMÉSTICO UM DISCURSO HISTÓRICO ARRAIGADO NA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUE PROMOVE APRENDIZADO. 2013. (Simpósio).
    174. SIMPÓSIO SOBRE TRABALHO E EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA.A PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESTADO DO PARÁ. 2013. (Simpósio).
    175. SIMPÓSIO SOBRE TRABALHO E EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA. 2013. (Simpósio).
    176. VI Jornada Internacional de Políticas Públicas - VI JOINPP. 2013. (Outra).
    177. VI Seminário Luso-Brasileiro - Educação, Trabalho e Movimentos sociais. 2013. (Outra).
    178. VI Seminário Luso-Brasileiro - Educação, Trabalho e Movimentos sociais.A Inserção da juventude amazônida no trabalho e na escola básica: questões de diversidade e classe das juventudes na Amazônia. 2013. (Outra).
    179. XXI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2013. (Seminário).
    180. XXI EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. ESTADO DA ARTE DA PESQUISA EM TRABALHO E EDUCAÇÃO NAS REGIÕES NORTE E NORDESTE - Trabalho encomendado do GT09. 2013. (Congresso).
    181. XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação. 2013. (Simpósio).
    182. XXVI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO.JUVENTUDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO: QUESTÕES DE DIVERSIDADE E CLASSE DAS JUVENTUDES NA AMAZÔNIA. 2013. (Simpósio).
    183. 1º Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação.Trabalho e educação para os que vivem do trabalho: conflitos conceituais e políticos. 2012. (Encontro).
    184. 35ª Reunião Anual da ANPEd.Minicurso Trabalho, práxis e a construção da identidade teórico-metodológica do GT Trabalho e Educação. 2012. (Outra).
    185. 35ª Reunião Anual da ANPEd.TRABALHO, SABERES SOCIAIS E IDENTIDADE: a experiência de pescadores artesanais no Estado do Pará. 2012. (Outra).
    186. 35º Reunião Anual da ANPEd. 2012. (Outra).
    187. A crise econômica Internacional e o Desenvolvimento Sustentável: Brasil e América Latina. 2012. (Outra).
    188. Ciclo de Conferências - A Crise Econômica Internacional e o " Desenvolvimento Sustentável": Brasil e América Latina. 2012. (Outra).
    189. II Fórum Mundial da Educação Profissional e Tecnológica.PERSPECTIVAS CURRICULARES NA EPT. 2012. (Encontro).
    190. III JORNADA PEDAGÓGICA TECNOLÓGICA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ESTADUAL DO PARÁ - IEEP.Avaliação da aprendizagem: ação docente com prática educativa. 2012. (Outra).
    191. I Seminário de Educação e Desenvolvimento Regional. 2012. (Seminário).
    192. I Seminário sobre Políticas de Educação Superior na Atualidade : desafios, movimentos históricos e rupturas. 2012. (Encontro).
    193. IV Diálogos Científicos e o I Seminário de Educação do Campo do CUNTINS/UFPA/CAMETÁ.EDUCAÇÃO DO CAMPO, TRABALHO E IDENTIDADE NA AMAZÔNIA TOCANTINA. 2012. (Seminário).
    194. I WORKSHOP DE AÇÕES INTEGRADAS DO GMOPEDI.O papel do programa de monitoria na formação do pedagogo. 2012. (Outra).
    195. Seminário Nacional do Ensino Médio Integral: construindo a Política de Ensino Médio para todos no Brasil. 2012. (Seminário).
    196. Seminários NEDDATE.Juventude, Trabalho e Educação: questões de diversidade e de classe. 2012. (Seminário).
    197. Seminários NEDDATE.Juventude, trabalho e educação: questões de diversidade e de classe. 2012. (Seminário).
    198. V Encontro de Educadores do Maranhão: pesquisas e experiências.Educação Brasileira na atualidade: tendências e perspectivas. 2012. (Encontro).
    199. V Encontro de Educadores do Maranhão ? Educação Brasileira na Atualidade: tendências e perspectivas.. 2012. (Encontro).
    200. VIII Seminário sobre Trabalho e Educação.A política educacional para o Maranhão: uma descrição das diretrizes e estratégias. 2012. (Seminário).
    201. VIII Seminário sobre Trabalho e Educação.Do discurso do menor abandonado como um fato do trabalho de crianças. 2012. (Seminário).
    202. VIII Seminário sobre Trabalho e Educação.As práticas de ensino na educação profissional: possibilidades, perspectivas e tensões. 2012. (Seminário).
    203. VIII Seminário sobre Trabalho e Educação.Operacionalização do ensino médio integrado: o que dizem as pesquisas do campo Trabalho e Educação. 2012. (Seminário).
    204. VII Seminário do Grupo THESE- Projetos Integrados de Pesquisas em Trabalho,História, Educação e Saúde.Transformações no cenário produtivo e no capitalismo: implicações nos processos de formação humana. 2012. (Seminário).
    205. VII Seminário do Grupo THESE- Projetos Integrados de Pesquisas em Trabalho, História, Educação e Saúde" A Historicidade do Desenvolvimento e da P pesquisa em Educação: desafios políticos e epistemilógicos.Precarização e trabalho Docente. 2012. (Seminário).
    206. 1º Encontro de Supervisores de Tutoria do Programa Telecentros.BR. 2011. (Encontro).
    207. 1º Encontro de Surpervisores de Tutoria. 2011. (Encontro).
    208. 2º Encontro de Supervisores de Tutoria do Programa Telecentros.BR. 2011. (Encontro).
    209. 34ª Reunião Anual da ANPED. 2011. (Outra).
    210. Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação. 2011. (Outra).
    211. I Encontro Regional de didática e prática de ensino - A didática na contemporaneidade: convergências e tensões no trabalho docente.A perspectiva da didática para um mundo em mudança: que escola, que ensino, que professor queremos?. 2011. (Encontro).
    212. I Fórum da Internet no Brasil. 2011. (Outra).
    213. I Fórum de Graduação do IFCH - Licenciatura: formação, identidade e profissionalização.Licenciatura e profissionalização no Estado do Pará. 2011. (Outra).
    214. III Colóquio - A pesquisa em Trabalho, Educação e Políticas Educacionais.Ensino Médio: desafios e tensões na integração à educação profissional. 2011. (Outra).
    215. III Semana Técnico-Científica e Sócio-Cultural.O ensino integrado no Estado do Pará. 2011. (Outra).
    216. I Seminário de estudos internos da coordenadoria de Ensino Médio.I Semináriode estudos internos da coordenadoria de ensino médio. 2011. (Seminário).
    217. IV Colóquio da Linha de Políticas Públicas Educacionais do PPGED/UFPA.O ensino médio e a educação profissional no contexto do FUNDEB. 2011. (Outra).
    218. Transformações no mundo do trabalho e a saúde mental dos trabalhadores (FUNDACENTRO).As novas exigências de qualificação profissional e o trabalhador. 2011. (Seminário).
    219. Transformações no mundo do trabalho e a saúde mental dos trabalhadores (FUNDACENTRO).A reestruturação produtiva e as tendências de adoecimento do trabalhador. 2011. (Seminário).
    220. VIII semana acadêmica do Campus X UEPA - Ciência, tecnologia e educação: formando profissionais para o século XXI.Formando profissionais para o século XXI. 2011. (Outra).
    221. VIII semana acadêmica do Campus X UEPA - Ciência, tecnologia e educação: formando profissionais para o século XXI.Formação de professores para a educação profissional e tecnológica e a necessária atitude docente integradora. 2011. (Outra).
    222. VII seminário sobre Trabalho e Educação: uma década de estudos e pesquisas sobre Trabalho e Educação.O trabalho, o Brasil, a Amazônia. 2011. (Seminário).
    223. VII seminário sobre Trabalho e Educação: uma década de estudos e pesquisas sobre Trabalho e Educação.O ensino médio no Estado do Maranhão pós LDB nº 9394/96: a reestruturação curricular por meio das ações implementadas pela SEDUC e suas implicações na prática pedagógica. 2011. (Seminário).
    224. VII seminário sobre Trabalho e Educação: uma década de estudos e pesquisas sobre Trabalho e Educação.Aproximações teóricas sobre o financiamento da educação profissional: um estudo do programa Brasil Profissionalizado em Belém-PA. 2011. (Seminário).
    225. VII seminário sobre Trabalho e Educação: uma década de estudos e pesquisas sobre Trabalho e Educação.A pedagogia da alternância como método de integração de saberes no PROEJA Quilombola no Instituto Federal do Pará Campus Castanhal (IFPA). 2011. (Seminário).
    226. VII seminário sobre Trabalho e Educação: uma década de estudos e pesquisas sobre Trabalho e Educação.A pedagogia das competências nas práticas pedagógicas das escolas estaduais de educação profissional no Estado do Pará. 2011. (Seminário).
    227. VII seminário sobre Trabalho e Educação: uma década de estudos e pesquisas sobre Trabalho e Educação.A pedagogia das competências nas práticas pedagógicas das escolas estaduais de educação profissional no Estado do Pará. 2011. (Seminário).
    228. VII SEMINÁRIO SOBRE TRABALHO E EDUCAÇÃO: uma década de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação na Amazônia/UFPA.O ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO MARANHÃO PÓS LDB Nº 9.394/96: a reestruturação curricular por meio das ações implementadas pela SEDUC e suas implicações na prática pedagógica.. 2011. (Seminário).
    229. X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo. 2011. (Seminário).
    230. X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo: tensões da educação na contemporaneidade e seus reflexos nas políticas educacionais e no currículo.Trabalho infantil doméstico a gênese do trabalho como princípio educativo subsumido ao fetichismo da mercadoria. 2011. (Seminário).
    231. X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo: tensões da educação na contemporaneidade e seus reflexos nas políticas educacionais e no currículo.As práticas pedagógicas referenciadas na pedagogia das competências nas escolas estaduais de educação profissional no Estado do Pará. 2011. (Seminário).
    232. X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo: tensões da educação na contemporaneidade e seus reflexos nas políticas educacionais e no currículo.Formação de trabalhadores, educação, hegemonia e contra-hegemonia. 2011. (Seminário).
    233. X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo: tensões da educação na contemporaneidade e seus reflexos nas políticas educacionais e no currículo.Aproximações teóricas sobre a inserção da noção de competências nas políticas educacionais brasileiras. 2011. (Seminário).
    234. X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo: tensões da educação na contemporaneidade e seus reflexos nas políticas educacionais e no currículo.Conferência de abertura. 2011. (Seminário).
    235. 1º Seminário presencial dos Polos d Rede nacional de Formação para Inclusão Digital do Programa Telecentros.BR. 2010. (Oficina).
    236. 33 Reunião Anual da Anped - Educação no Brasil: o balanço de uma década.Desafios da expansão da obrigatoriedade e da qualidade da educação básica no contexto do FUNDEB. 2010. (Encontro).
    237. 33 Reunião Anual da Anped - Educação no Brasil: o balanço de uma década.Reunião do FORPRED - Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação. 2010. (Outra).
    238. Colóquio - Produção do Conhecimento sobre Ensino Médio Integrado: dimensões epistemológicas e político-pedagógicas.Produção do Conhecimento sobre Ensino Médio Integrado: dimensões epistemológicas e político-pedagógicas. 2010. (Outra).
    239. Fórum Pedagógico da Faculdade Ideal.Metodologia do Ensino Superior. 2010. (Encontro).
    240. II Colóquio - A Pesquisa em Trabalho, Educação e Políticas Educacionais.Os metabolismos do capital e suas repercussões na formação dos trabalhadores. 2010. (Outra).
    241. II Colóquio - A Pesquisa em Trabalho, Educação e Políticas Educacionais.As políticas públicas de qualificação profissional e a precarização do trabalho. 2010. (Outra).
    242. Seminário do ensino médio integrado à educação profissional: princípios e pressupostos.Práticas formativas para profissionais do EMIEP com foco na integração curricular. 2010. (Seminário).
    243. Seminário do ensino médio integrado à educação profissional: princípios e pressupostos.Possibilidades de integração curricular. 2010. (Seminário).
    244. Seminário do ensino médio integrado à educação profissional: princípios e pressupostos.O ensino médio integrado como um projeto político frente à sociedade atual. 2010. (Seminário).
    245. Workshop - O Ensin Médio Integrado no Pará.Práticas Formativas em Educação Profissional no Pará. 2010. (Outra).
    246. XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Formação de professores para a educação profissional e tecnológica. 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (29)
    1. ARAÚJO, RONALDO MARCOS LIMA; GORKI, Pedro ; ANDRADE, Beto ; ARAUJO, Heleno ; LIMA, Francisco Willams Campos. Live "O parecer do CNE sobre Reorganização dos Calendários Escolares e a EAD no período de Pandemia da Covid-19". 2020. Outro
    2. ARAÚJO, RONALDO MARCOS DE LIMA. Coordenador na Sessão de trabalho - II ANPEd Norte 2018. 2018. (Outro).. . 0.
    3. ARAÚJO, RONALDO MARCOS DE LIMA. XI Seminário sobre Trabalho e Educação: Trabalho, Educação Básica e Desigualdade. 2018. (Outro).. . 0.
    4. OLIVEIRA, N. C. M. ; ARAUJO, RONALDO MARCOS DE LIMA. V Seminário Norte da ANPAE e VI Encontro Estadual do Pará. 2016. Outro
    5. ARAUJO, RONALDO MARCOS DE LIMA. SEMINÁRIO: O ENSINO MÉDIO SOB ATAQUE! MUDANÇAS IMPOSTA PELA MEDIDA PROVISÓRIA 746/ 2016. 2016. (Outro).. . 0.
    6. ARAUJO, RONALDO MARCOS DE LIMA. X Seminário Trabalho e Educação. 2016. (Outro).. . 0.
    7. ARAUJO, RONALDO MARCOS DE LIMA; DAMASCENO, A. ; LIMA, I.. Audiência Pública sobre o Sistema Estadual de Educação. 2015. Outro
    8. ARAUJO, RONALDO MARCOS DE LIMA; VALOIS, B. L. C. ; NORONHA, G. F.. I ENCONTRO NACIONAL DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: JUVENTUDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO. 2014. Outro
    9. ARAUJO, RONALDO MARCOS DE LIMA; RUMMERT, S. ; CEA, G. S.. II INTERCÂMBIO NACIONAL DOS NÚCLEOS DE PESQUISA EM TRABALHO E EDUCAÇÃO - INTERCRÍTICA. 2014. Outro
    10. ARAUJO, R. M. L.. VIII Seminário sobre Trabalho e Educação do GEPTE. 2012. (Outro).. . 0.
    11. ARAUJO, R. M. L.; Marlúcia Meneses Paiva ; Elizeu Clementino de Souza. XX EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - Educação, Cultura e Diversidades. 2011. Congresso
    12. CUNHA, Daisy Moreira ; FIDALGO, Fernando Selmar ; SOUZA JUNIOR, H. P. ; PEDROSA. José Geraldo ; OLIVEIRA, M. A. M. ; SOUZA, D.D.L. ; ARAUJO, R. M. L. ; OLIVEIRA, Ramon de ; SOUZA JUNIOR, Justino de. VI Simpósio Internacional sobre Trabalho e Educação. 2011. Outro
    13. ARAUJO, R. M. L.. SEMINÁRIO: VII Seminário Sobre Trabalho e Educação- Uma Década de Estudo e Pesquisa na Amazônia.. 2011. (Outro).. . 0.
    14. ARAUJO, R. M. L.; TEODORO, Elinilze Guedes. Workshop - O Ensino Médio Integrado no Pará. 2010. Outro
    15. ARAUJO, R. M. L.; CANALI, H. H. B.. Mini-Curso: O trabalho como princípio educativo e a pesquisa em trabalho e educação. 2010. Outro
    16. ARAUJO, R. M. L.. I Colóquio - A pesquisa em Trabalho, Educação e Políticas Educacionais. 2009. (Outro).. . 0.
    17. ARAUJO, R. M. L.. Coordenação de seção de comunicações orais do XX Seminário de Iniciação Cientifica. 2009. (Exposição).. . 0.
    18. ARAUJO, R. M. L.. Fórum de Ensino Médio. 2008. (Outro).. . 0.
    19. ARAUJO, R. M. L.. Fórum Estadual de Educação Profissional. 2008. (Outro).. . 0.
    20. ARAUJO, R. M. L.. IV Seminário sobre Trabalho e Educação. 2008. (Outro).. . 0.
    21. ARAUJO, R. M. L.. II Seminário Estadual do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. 2008. (Outro).. . 0.
    22. ARAUJO, R. M. L.. 31ª Reunião Anual da ANPEd - Coordenador do GT 09. 2008. (Outro).. . 0.
    23. ARAUJO, R. M. L.. Seminário Desafio da cosntrução do Ensino Médio Integrado no Estado do Pará - Diretrizes para um programa de ação. 2008. (Outro).. . 0.
    24. ARAUJO, R. M. L.. Seminário Nacional de Avaliação do PQI - Programa de Qualificação Institucional da CAPES-MEC. 2006. (Outro).. . 0.
    25. ARAUJO, R. M. L.. XVII - EPENN - Encontro de Pesquisa educacional do Norte Nordeste. 2005. (Congresso).. . 0.
    26. ARAUJO, R. M. L.. Coordenador do XVII EPENN - Encontro de Pesquisa educacional do Norte e Nordeste. 2005. (Congresso).. . 0.
    27. ARAUJO, R. M. L.. II Simpósio sobre Trabalho e Educação do NETE. 2004. (Congresso).. . 0.
    28. ARAUJO, R. M. L.. Coordenador geral do III Seminário de Políticas Educacionais e Currículo. 2003. (Congresso).. . 0.
    29. ARAUJO, R. M. L.. Coordenador geral do I Seminário Internacional sobre Política Educacional e Currículo. 2002. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (9)
    • Ronaldo Marcos de Lima Araujo ⇔ Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira (2.0)
      1. LUNARDI-MENDES, GEOVANA MENDONÇA; CIGale, marcelo ; Santos, Gilberto. Educação em Tempos de Pandemia. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
      2. CATTONI DE OLIVEIRA, Marcelo Andrade. Saúde em tempos de Pandemia. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Ronaldo Marcos de Lima Araujo ⇔ Juremir Machado da Silva (1.0)
      1. LUNARDI-MENDES, GEOVANA MENDONÇA; CIGale, marcelo ; Santos, Gilberto. Educação em Tempos de Pandemia. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Ronaldo Marcos de Lima Araujo ⇔ Geovana Mendonça Lunardi Mendes (1.0)
      1. LUNARDI-MENDES, GEOVANA MENDONÇA; CIGale, marcelo ; Santos, Gilberto. Educação em Tempos de Pandemia. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Ronaldo Marcos de Lima Araujo ⇔ Maria Isabel Barros Bellini (1.0)
      1. BELLINI, M. I. B.; EIDT, L. B.. Relatório Final de Pesquisa/CNPq. 2013. Relatório de pesquisa
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    • Ronaldo Marcos de Lima Araujo ⇔ Kamila Lockmann (1.0)
      1. LUNARDI-MENDES, GEOVANA MENDONÇA; CIGale, marcelo ; Santos, Gilberto. Educação em Tempos de Pandemia. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Ronaldo Marcos de Lima Araujo ⇔ Maurílio Castro de Matos (1.0)
      1. CATTONI DE OLIVEIRA, Marcelo Andrade. Saúde em tempos de Pandemia. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Ronaldo Marcos de Lima Araujo ⇔ Paulo Cesar Rodrigues Carrano (1.0)
      1. CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues. JUVENTUDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO: Questões de diversidade e classe da Juventude na Amazônia. 2012. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Ronaldo Marcos de Lima Araujo ⇔ Luís Antonio Groppo (1.0)
      1. GROPPO, LUÍS ANTONIO ; ARAUJO, RONALDO MARCOS DE LIMA ; MORAES, VERENA CRISTINA MONTEIRO. O The student occupations movement in Pará, Brazil in 2016. REVISTA TEMPOS E ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO (ONLINE). v. 14, p. e14509-16, issn: 2358-1425, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Ronaldo Marcos de Lima Araujo ⇔ Peter Schröder (1.0)
      1. ARAÚJO, RONALDO MARCOS LIMA. Prefácio. Palmas. 2020. Prefácio, Pósfacio/Prefácio
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:16