Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo

Professora Titular da Universidade Federal de São João del-rei. Doutora em educação pela UFMG. Pós- doutorado pela University of London, King's College, (2009), pela Goldsmits University of London (2019), pela UFSCAR, 2019-2020). Líder do grupo de pesquisa Alfabetização, Linguaguem e Colonialidade. É pesquisadora da área alfabetização, letramento, internacionalização do ensino superior. Orientadora de mestrado e doutorado nos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFSJ e da UFPE. Coordena projetos que investigam práticas escolares de alfabetização no contexto da pandemia em áreas urbanas e no campo. Pesquisa letramento acadêmico em contextos de internacionalização da universidade. Foi vice-presidente da ABALF 2014-2017. Conselheira do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSJ - 2020-202. Membro da Câmara de Ciências Humanas e Educação da FAPEMIG. Bolsista produtividade do CNPq. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/6550649595912231 (08/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de São João Del-Rei, Departamento de EducaÇÃO. Praça Dom Helvécio Dom Bosco 36301160 - São João del Rei, MG - Brasil - Caixa-postal: 36302620 Telefone: (81) 3233702456
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2020-Atual. ALFABETIZACAO EM REDE: uma investigacao sobre o ensino remoto da alfabetizacao na pandemia Covid-19 e da recepcao da PNA pelos docentes da Educacao Infantil e Anos Iniciais do E.F.
      Descrição: Este projeto investiga a política nacional de alfabetização (PNA) e, ao mesmo tempo, o ensino remoto da alfabetização durante a Pandemia Covid-19. Tem por objetivo investigar discursos e práticas de alfabetização que são produzidas neste momento da pandemia e, a longo prazo, analisar os desdobramentos da atual política nacional de alfabetização, contribuindo, deste modo, para a redefinição das políticas de alfabetização.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo - Coordenador / ana caroline de almeida - Integrante / CLÁUDIA LEMOS VÓLVIO - Integrante / Clécio Buzen - Integrante / Magda Dezotti - Integrante / Debora Costa Maciel - Integrante / GABRIELA NOGUEIRA - Integrante. Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2
      Membro: Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo.
    2. 2017-Atual. Internacionalizacao da universidade e Letramento academico de estudantes estrangeiros
      Descrição: O projeto tem como objetivo geral conhecer as políticas de internacionalização da universidade e compreender as práticas de letramento acadêmico de estudantes estrangeiros no Brasil vinculados ao programa PEC-G do Ministério das Relações Exteriores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo - Coordenador / grazielly almeida - Integrante / PAULA APARECIDA DINIZ GOMIDES CASTRO SANTOS - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 1
      Membro: Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo.
    3. 2015-2018. EVENTOS E PRATICAS DE LETRAMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR: uma perspectiva etnografica
      Descrição: Este projeto esta? vinculado ao grupo de pesquisa GPEALE (Grupo de pesquisa em alfabetizac?a?o e letramento) por meio do qual temos desenvolvido e orientado pesquisas que abordam eventos e pra?ticas de leitura e escrita em turmas do ensino fundamental. Pretende pautar e ampliar a compreensa?o do conceito de pra?ticas e eventos de letramento em contextos escolares buscando uma perspectiva interdisciplinar nas interfaces entre educação, os novos estudos sobre letramento (NEL) e a teoria da enunciação de Bakhtin. Sao objetivos específicos: 1) Analisar os fundamentos e as implicac?o?es da utilizac?a?o de uma abordagem interdisciplinar sobre letramento construi?da nas interfaces entre educação, antropologia e a teoria da enunciação de Bakhtin. 2) Aprofundar numa proposta teo?rico-metodolo?gica para os estudos sobre letramento escolar baseada na perspectiva etnográfica apontada pelos NEL. 3. Contribuir teórica e metodologicamente para uma compreensão mais alargada da relação global/local, micro/macro na pesquisa em educação. 4) Discutir os conceitos de alfabetizac?a?o, letramento, pra?ticas de letramento, eventos de letramento e suas implicac?o?es para a pesquisa e o ensino da leitura e da escrita. Ém composto de 4 subprojetos:1. PRÁTICAS E EVENTOS DE LEITURA NUMA TURMA DE QUARTO ANO: UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA E ETNOGRÁFICA; 2.PRÁTICAS E EVENTOS DE LETRAMENTO: COMO SE CONFIGURA O ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL? UM ESTUDO ETNOGRÁFICO; 3. PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 4; PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇAO E LETRAMENTO NO 1 E 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo - Coordenador / ana caroline de almeida - Integrante / Maria Lucia Figueiredo - Integrante / Clécio Buzen - Integrante / Rayra Farias - Integrante / Magda Dezotti - Integrante / Érica Feijó - Integrante / Roseane Pereira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 21 / Número de orientações: 1
      Membro: Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo.
    4. 2013-2015. LETRAMENTO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: uma perspectiva etnografica
      Descrição: O objetivo central deste projeto é compreender o modo como os professores se apropriam de mudanças como essa que podem afetar e/ou alterar as práticas de ensino da leitura e da escrita em sala de aula.A perspectiva teórico-metodológica baseia-se na articulação entre a análise do discurso de inspiração bakhtiniana e a etnografia proposta proposta pelos New Literacy Studies (Street, 1993, Barton, 1999) no sentido de identificar os princípios que organizam as ações e disposições dos sujeitos na construção de suas práticas de letramento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo - Coordenador.
      Membro: Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo.
    5. 2010-2013. PRATICAS EM EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS, LETRAMENTO E ALTERNANCIAS EDUCATIVAS
      Descrição: O objetivo deste projeto é realizar uma pesquisa articulada em rede envolvendo 3 universidades: UFSJ, UFV e UEMG, no sentido de possibilitar o levantamento sistemático e a produção de dados e análises sobre as experiências de EJA presentes no meio rural em Minas Gerais, dando ênfase as dimensões das praticas educativas, dos processos de alfabetização e letramento e das dinâmicas pedagógicas construídas no interior dessas experiências.É importante ressaltar que, além de uma pesquisa em rede, construída na parceria entre as três universidades, a presente proposta também se articula com projetos de extensão realizados pelas instituições integrantes em parceria com os movimentos sociais e sindicais do campo, visando consolidar esforços coletivos com o objetivo de superar os desafios enfrentados nos processos de educação e de alfabetização de jovens e adultos que vão se construindo no campo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo - Coordenador / Vania Aparecida Costa - Integrante / Lourdes Helena Silva - Integrante / Gilvanice Musial - Integrante / Maria Jaqueline Gramont Araujo - Integrante / Bruna Sola - Integrante / Paulo Cesar Pinheiro - Integrante / Talita Simonato Santolin - Integrante / Aline Angelo - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (22)
      1. Between Cultural History and History of the Book ? Roger Chartier in conversation.. 2019. (Seminário).
      2. Focus on the Funk: Fanon, Hope and the Day After. 2019. (Seminário).
      3. Latin America Conference 2019. 2019. (Congresso).
      4. 13 ª reunião científica ANPED SUDESTE. Pós-Graduação: produção, produtivismo e internacionalização. 2018. (Congresso).
      5. Caminhos - Curriculo, Alfabetização e Formação de Professores(as).-Aproximações entre os Novos Estudos do Letramento e a concepção de alfabetização de Paulo Freire. 2018. (Seminário).
      6. II Ciclo de debates do GPEALE. Escolarização da literatura e formação docente: questões para o debate. 2018. (Congresso).
      7. 14º Simposio Interamericano de Etnografía y Educación.Ethnographic approaches to situated literacy practices in borderland spaces con la participación de. 2017. (Simpósio).
      8. Congresso Mundial de Linguística Aplicada. MULTIPLE LITERACY PRACTICES SITUATED IN DIVERSE SPACES AND PLACES: SOCIAL MOVEMENTS, CLASSROOMS, AND COMMUNITIES.. 2017. (Congresso).
      9. XII JOGO DO LIVRO E II SEMINÁRIO INTERNACIONAL LATINO-AMERICANO. ?CLUBE DE LEITURA NA ESCOLA: A MEDIAÇÃO DA LEITURA DE LIVROS LITERÁRIOS?. 2017. (Congresso).
      10. XII JOGO DO LIVRO E II SEMINÁRIO INTERNACIONAL LATINO-AMERICANO. contribuições da professora de biblioteca em uma proposta de formação de leitores. 2017. (Congresso).
      11. II Colóquio Paulo Freire.Andarilhagens freireanas: os caminhos da pesquisa em educação entre Minas e Pernambuco. 2016. (Simpósio).
      12. II seminário de pesquisa - livro didático de língua portuguesa.Perspectiva histórica e livro didático de portugues. 2016. (Seminário).
      13. IV Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática (IV SELEM),.Letramentos na escola: o trabalho com projetos e o ensino da Matemática. 2016. (Seminário).
      14. CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO. Políticas de leitura, literatura e letramento. 2015. (Congresso).
      15. EPENN (Encontro de Pesquisa Norte e Nordeste).Panorama da alfabetização no Norte e Nordeste. 2014. (Encontro).
      16. IV Coloquio Internacional Letramento e Cultura Escrita.School literacy as a space of tensions. 2012. (Outra).
      17. MOBILITY LANGUAGE LITERACY. SCHOOL LITERACY AS A SPACE OF TENSIONS: A CASE STUDY OF A BRAZILIAN PRIMARY SCHOOL. 2011. (Congresso).
      18. Pedagogia 2011 - Encuentro por la unidad de los educadores. Evaluacion oficial de la alfabetizacion en Brasil: indicadores de los impactos en la pratica docente. 2011. (Congresso).
      19. XI Semana de Historia da UFSJ.Educação e politicas públicas. 2011. (Outra).
      20. XI Semana de Historia da UFSJ.Politica Educacional e Docente no Brasil. 2011. (Outra).
      21. ENDIPE (Encontro Nacional de Didatica e Pratica de Ensino). CONTRIBUIÇÕES DE BAKHTIN E DOS NOVOS ESTUDOS SOBRE LETRAMENTO PARA A ANÁLISE DE PRATICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. 2010. (Congresso).
      22. III Coloquio Internacional Letramento e Cultura Escrita.Políticas linguísticas e ensino de línguas em contextos de comunidades com especificidades culturais e identitárias. 2010. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (14)
      1. BUNZEN JUNIOR, C. S. ; Almeida, Grazielly ; Rocha, Lucas ; PEREIRA, R. ; ALMEIDA, A. C. ; Farias, Rayra ; MACEDO, MARIA DO SOCORRO ALENCAR NUNES. III Ciclo de debates do GPEALE - Insurgências na pandemia. 2020. Congresso
      2. MACEDO, M. SOCORRO. A. N.. II ciclo de debates do gpeale: literatura na escola. 2018. (Congresso).. . 0.
      3. MACEDO, M. SOCORRO. A. N.. III Congresso Brasileiro de Alfabetização. 2017. (Congresso).. . 0.
      4. MACEDO, M. SOCORRO. A. N.. II Congresso Brasileiro de Alfabetização. 2015. (Congresso).. . 0.
      5. MACEDO, M. SOCORRO. A. N.. VI Seminário de Eduçacão e Linguagem do CEEL. 2014. (Congresso).. . 0.
      6. MACEDO, M. SOCORRO. A. N.. Voz Poética - Sarau do Centro de Educação da UFPE. 2014. (Outro).. . 0.
      7. MACEDO, M. SOCORRO. A. N.. IV ENCONTRO DE INTERNUCLEOS DO OBSERVATORIO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2013. (Outro).. . 0.
      8. MACEDO, M. SOCORRO. A. N.. I CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO. 2013. (Congresso).. . 0.
      9. MACEDO, M. SOCORRO. A. N.. II SCHIELE. 2013. (Congresso).. . 0.
      10. Carvalho, G. T. ; MACEDO, M. SOCORRO. A. N. ; Marinho, Marildes ; FRADE, I. C. ; GERKEN, C. H. ; CASTANHEIRA, M. L.. III Coloquio INternacional Letramento e Cultura Escrita. 2010. Congresso
      11. MACEDO, M. SOCORRO. A. N.. 21 Inverno Cultural da UFSJ. 2008. (Festival).. . 0.
      12. MACEDO, M. SOCORRO. A. N.. Seminário de pesquisa do Mestrado em Educação da UFSJ. 2008. (Outro).. . 0.
      13. MACEDO, M. SOCORRO. A. N.. 20 Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei. 2007. (Festival).. . 0.
      14. MACEDO, M. SOCORRO. A. N.. I Congresso de Alfabetização da Rede Municipal de Belo Horizonte: alfabetização, letramento e diversidade cultural. 2004. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:35