Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Celia Regina Vendramini

Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho e do grupo de pesquisa Migração e Educação. Foi coordenadora do GT Trabalho e Educação da ANPEd no período de 2015 a 2017. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC no período de 2010 a 2012 e, em 2020 (julho a outubro), como pró-tempore. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989), Mestrado (1992) e Doutorado (1997) em Educação pela Universidade Federal de São Carlos/SP, Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa (2005) e pela Cornell University (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, migração e escolarização; reprodução social e educação; movimentos sociais e educação; educação do campo. Pesquisadora Produtividade em Pesquisa do CNPq. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/7441375272877530 (15/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1C
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Estudos Especializados em Educação. Campus Universitário Trindade 88040900 - Florianópolis, SC - Brasil - Caixa-postal: 476 Telefone: (48) 37219245 Ramal: 4525 Fax: (48) 3318701 URL da Homepage: https://eed.ced.ufsc.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2021-Atual. A reproducao social de migrantes da Educacao de Jovens e Adultos
      Descrição: Considerando o expressivo número de migrantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos, uma modalidade que atende o público da classe trabalhadora, a pesquisa pretende analisar as dimensões da reprodução social de trabalhadores migrantes matriculados na EJA do município de Florianópolis/SC. A migração da classe trabalhadora é um fenômeno intrínseco aos processos de expropriação e exploração da sociedade moderna, o qual está associado com mecanismos internos e externos de expulsão dos estudantes da escola, ocultado no termo abandono escolar. O contexto atual de redução do trabalho vivo e aumento do desemprego, bem como das ocupações temporárias e precárias, provoca a maior mobilidade dos trabalhadores entre setores de produção e locais de trabalho. E também causa modificações nas condições de reprodução da vida, no que diz respeito à moradia, alimentação, educação, entre outros aspectos. A educação se constitui numa das dimensões da reprodução social, ou seja, da reprodução de uma força de trabalho instruída, disciplinada, produtiva, com qualidades competitivas, flexível e adaptável ao mercado de trabalho. Por meio do estudo sobre a historicidade, natureza e dimensões da reprodução social, no âmbito econômico, político, cultural e ambiental, pretende-se descrever as especificidades da reprodução social de migrantes, enquanto produção de uma força de trabalho diferenciada, bem como identificar os espaços educativos e de sociabilidade dos migrantes da Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa empírica contará com levantamento de dados sobre as migrações no município de Florianópolis, dados dos matriculados na EJA (local de nascimento, idade e sexo) e dados aprofundados (moradia, trabalho, renda e histórico escolar) dos matriculados nos Núcleos com maior concentração de migrantes, bem como realização de grupos focais e entrevistas com estudantes migrantes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Célia Regina Vendramini - Coordenador. Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Celia Regina Vendramini.
    2. 2020-Atual. Formacao de Pesquisadores em educacao: consolidando redes de cooperacao e pesquisa
      Descrição: O projeto apresentado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina atende a Chamada CNPq N. 25/2020 de apoio à pesquisa científica, tecnológica e de inovação. Ele tem como objetivo a capacitação de pesquisadores em nível de mestrado e doutorado na área da educação, mediante a experiência bem-sucedida do Programa em mais de três décadas de intensa produção intelectual e desenvolvimento de processos e produtos pedagógicos. Entre os desafios apresentados no projeto está o incremento dos processos de internacionalização, aproveitando o expressivo número de atividades de intercâmbio internacional realizadas por iniciativas de professores e grupos de pesquisa; o fortalecimento de relações mais estáveis e institucionalizadas com redes de ensino, construídas por esforços individuais ou de grupos de pesquisa; e o aprimoramento de nossa base de dados, com vistas ao desenvolvimento de um trabalho mais sistemático de acompanhamento dos egressos do Programa, de forma a melhor aferir os resultados da formação realizada e planejar prioridades.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) . Integrantes: Célia Regina Vendramini - Coordenador / Lucidio Bianchetti - Integrante / Eneida Oto Shiroma - Integrante / Alexandre Fernandes Vaz - Integrante / Luciana Pedrosa Marcassa - Integrante / Amurabi Oliveira - Integrante / Marcos Edgar Bassi - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Celia Regina Vendramini.
    3. 2017-Atual. Migracao e escolarizacao: a realidade de jovens estudantes e trabalhadores
      Descrição: A pesquisa visa analisar a relação entre migração, trabalho e escolarização de jovens, na cidade de Florianópolis/SC, com diferentes percursos escolares: trabalhadores migrantes temporários que apresentam baixa escolarização e abandonaram os estudos, estudantes da Educação de Jovens e Adultos e estudantes do ensino médio. Pretendemos contribuir para o aporte teórico-metodológico das pesquisas sobre a migração no campo educacional; mapear o movimento migratório interno em direção à Florianópolis, no contexto de crescente desemprego e trabalho informal; analisar as condições de reprodução da vida dos migrantes e suas famílias; e investigar como a mobilidade dos trabalhadores e suas famílias afeta a escolarização. As categorias que orientam a análise são: migração (compreendida como expressão do processo de acumulação do capital que leva à sua expansão espacial e consequente mobilidade dos trabalhadores); trabalho (abordando a migração movida pelo trabalho ou pela ausência deste, associada às condições atuais de reprodução da classe trabalhadora por meio da sobrevivência informal); e escolarização (com foco em diferentes percursos escolares de jovens migrantes e trabalhadores, os quais não conseguem se constituir como estudantes em sentido pleno). Com base em pesquisa documental, grupos focais, entrevistas e observação, problematizaremos acerca das condições de vida, trabalho e escolarização de jovens migrantes, particularmente as dificuldades de conciliar estudo e trabalho.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Célia Regina Vendramini - Coordenador / Claudia Janet Cataño - Integrante / Janaina Goulart Oliveira de Queiroz - Integrante / Larissa Pereira - Integrante / Lyn Silva - Integrante / Giulia Valentina Giacomolli Gisler - Integrante / Eron Keoma Nascimento - Integrante / Marcos Antônio da Silva - Integrante / Amália Catharina Santos Cruz - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 29 / Número de orientações: 2
      Membro: Celia Regina Vendramini.
    4. 2014-2017. Escolarizacao de imigrantes rurais desenraizados e trabalhadores informais no espaco periurbano
      Descrição: A pesquisa teve como objetivo analisar a produção e reprodução da vida de trabalhadores migrantes na periferia de Florianópolis-SC, particularmente no que diz respeito à escolarização das crianças e jovens. Partimos das seguintes questões: Quem são os trabalhadores que produzem a cidade? Como reproduzem a vida nas franjas da cidade, ou no periurbano? Quais são as estratégias (individuais e coletivas) criadas pelos trabalhadores e suas famílias, vizinhos, amigos, para a sobrevivência no ?novo? lugar, em termos materiais e simbólicos? Como a mobilidade dos trabalhadores e suas famílias afeta a escolarização dos filhos? Qual a relação entre escolarização e exploração do trabalho de crianças e jovens? Os eixos de análise tiveram como base a reflexão sobre a migração diante do desemprego e do trabalho informal, sobre a reprodução da vida dos migrantes e suas famílias, com base em análise do local de trabalho e local de vida e, fundamentalmente, sobre a escolarização das crianças e jovens que acompanham o movimento dos pais. Para o desenvolvimento da pesquisa nos valemos de abordagem teórica e empírica. Em termos teóricos, definimos três categorias de estudo, com base em estudos clássicos e visando a atualização das mesmas: classe trabalhadora e luta de classes, migração e escolarização. A pesquisa empírica foi desenvolvida no território do Maciço do Morro da Cruz em Florianópolis/SC, o qual tem recebido um fluxo crescente de migrantes. Nosso ponto de partida foi o levantamento de dados em 11escolas públicas que atendem jovens do Maciço, visando localizar os alunos que não nasceram em Florianópolis, selecionando-os de acordo com o local de nascimento, tempo de permanência na mesma escola, número de escolas frequentadas, trabalho e moradia. Fizemos o aprofundamento em uma escola, com análise de documentos e realização de grupo focal. A pesquisa foi complementada com análise de documentos e dados estatísticos referentes ao fluxo de migrantes para a cidade de Florianópolis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Célia Regina Vendramini - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 1
      Membro: Celia Regina Vendramini.
    5. 2014-2015. Estudio de la situacion de las politicas de formacion docente para educacion de jovenes y adultos y educacion rural en paises del Mercosul
      Descrição: Estudo da situação das políticas de formação docente para educação de jovens e adultos e educação rural nos países do Mercosul. Programa de Apoyo al Sector Educativo del Mercosur (PASEM). Financiado por :EuropeAid/134-602/M/ACT/R06. Participação dos seguintes países: Argentina (Córdoba, Villa Maria, Villa Dolores y Rio IV), Brasil (Alagoas e Florianópolis) Uruguay (Canelones); Paraguay (Asunción).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Célia Regina Vendramini - Integrante / Mauro Titton - Integrante / Adriana D'Agostini - Integrante / Patricia Torrigilia - Coordenador / Natacha Regina Janata - Integrante. Financiador(es): EuropeAid/134-602/M/ACT/R06 - Auxílio financeiro.
      Membro: Celia Regina Vendramini.
    6. 2013-2017. Juventude pobre e escolarizacao: relacoes com a escola e a cultura em territorios de precariedade
      Descrição: A presente pesquisa teve por objetivo investigar as relações que a juventude pobre estabelece com a escola considerando suas expectativas quanto ao término da educação escolar, os motivos que geram a evasão e a desescolarização, bem como seus engajamentos para além da escola. A preocupação central foi conhecer o que mantém a juventude na escola, bem como o que a distancia do processo de escolarização, buscando perscrutar os movimentos da/na sociedade civil que embalam o envolvimento dos jovens da classe trabalhadora empobrecida com organizações civis (ou mesmo criminosas), com o mercado de trabalho e com movimentos sociais e culturais. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório-descritiva, que se utilizou de questionários, entrevistas, grupos focais e observações diretas registradas em diários de campo. O recorte da pesquisa abarcou o conjunto de 11 escolas públicas que atendem aos jovens da periferia urbana de Florianópolis, especialmente aqueles que estão finalizando o Ensino Fundamental e os que persistem no curso do Ensino Médio, pertencentes aos territórios do maciço do Morro da Cruz. Evidenciou-se por meio da pesquisa os fatores que desmotivam os jovens a investir em seu processo de escolarização, bem como aqueles que os mobilizam a investir na escola ou em outros projetos de formação e organização da cultura. Os temas que articularam a pesquisa forma: escola, trabalho, cultura, juventude, território e organizações sociais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (5) . Integrantes: Célia Regina Vendramini - Integrante / Soraya Franzoni conde - Integrante / Adriana D'Agostini - Integrante / Luciana Pedrosa Marcassa - Coordenador / Sandra Luciana Dalmagro - Integrante / Elisete Della Giustina Dacoregio - Integrante. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Celia Regina Vendramini.
    7. 2012-2013. Territorio, trabalho e educacao: a simbiose entre campo e cidade na universalizacao do trabalho coletivo
      Descrição: Trata-se de pesquisa desenvolvida no estágio pós-doutoral no Departamento de Sociologia do Desenvolvimento da Cornell University. A pesquisa intitulada ?Território, trabalho e educação: a simbiose entre campo e cidade na universalização do trabalho coletivo?, teve como objetivo analisar os elementos em comum e as diferenças entre a produção da vida no campo e na cidade, bem como formas de organização coletiva e experiências educacionais, tendo como mediação a categoria território. O estudo resultou em dois artigos científicos, um sobre a relação campo e cidade na atualidade, e outro sobre as escolas rurais, além de outros produtos, como artigos e capítulo de livro encomendados e prefácio de livros.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . Integrantes: Célia Regina Vendramini - Coordenador / Wendy Wolford - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 11
      Membro: Celia Regina Vendramini.
    8. 2011-2014. A educacao e a producao da vida no campo e na cidade: espacos de esperanca?
      Descrição: Na pesquisa objetivamos analisar experiências educativas desenvolvidas no contexto do campo e da cidade na atualidade, considerando seu potencial emancipador. Tendo como eixo teórico de pesquisa a categoria território, desenvolvemos pesquisa qualitativa junto a acampamentos e assentamentos do Movimento dos Sem Terra no Paraná e em São Paulo, bem como junto à periferia da cidade de Florianópolis, particularmente o Maciço do Morro da Cruz. A pesquisa desenvolvida teve como ponto de partida os limites observados nos estudos sobre o espaço rural e sobre o que vem sendo chamado de educação do campo. Tem predominado em muitos estudos brasileiros a análise dual da relação entre campo e cidade. Nesta direção, nos desafiamos a compreender mais profundamente o que caracteriza a vida no campo e nas cidades, em especial nas áreas periféricas. Concluímos que há uma diminuição ou desaparecimento das fronteiras entre campo e cidade, em função das mudanças na forma de ocupação do espaço: crescimento da população urbana no mundo e no Brasil; impossibilidade do pequeno produtor produzir sua vida exclusivamente da produção agrícola; produção da vida com base no trabalho coletivo e universal; modo de vida atual; consumo crescente de produtos industrializados. Campo e cidade tem sido palco de crescentes e graves problemas sociais que se referem às formas de ocupação do espaço, marcadas pela pobreza e por conflitos. Entendemos que há necessidade de projetar outra forma de ocupação do espaço, ou ?espaços de esperança?, nos termos de Harvey (2004). Bem como novas formas educativas/escolares que tenham como foco a formação humana, que possibilitem o desenvolvimento total, completo, em todos os sentidos, das potencialidades humanas: intelectuais, artísticas, estéticas, produtivas, corporais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (5) . Integrantes: Célia Regina Vendramini - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 32
      Membro: Celia Regina Vendramini.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (29)
      1. XIII ANPED SUL - Educação: direito de todos e condições para a democracia. MIGRAÇÃO E EDUCAÇÃO: REFERÊNCIAS PARA PESQUISA. 2021. (Congresso).
      2. 1º ENCONTRO SOBRE MEMÓRIA E DIREITOS HUMANOS: Violências de Estado no Passado e no Presente.Migração forçada: a violência por meio da expropriação e acumulação capitalista. 2019. (Seminário).
      3. Colóquio Internacional Marx e o Marxismo 2019 Marxismo sem tabus ? enfrentando opressões.As migrações diante dos processos históricos e atuais de expropriação. 2019. (Simpósio).
      4. II Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária.Educação e reforma agrária na conjuntura atual. 2019. (Seminário).
      5. I Semana de Educação do Campo CEUNES/UFES e I Seminário Nacional de Estudos em Educação do Campo.Existência e Resistência da Educação do Campo. 2019. (Seminário).
      6. 8 Conferência da Clacso. Migração: uma categoria em disputa?. 2018. (Congresso).
      7. Etapa Estadual do III ENE. 2018. (Seminário).
      8. II SEMINÁRIO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO E PESQUISA DO PPGEn.Trabalho, Educação e Reificação: Como fica a formação dos sujeitos do campo. 2018. (Seminário).
      9. X Congresso Alasru. Os processos migratórios e o espaço rural-urbano. 2018. (Congresso).
      10. 38 Reunião Anual da Anped. 2017. (Congresso).
      11. V Seminário Catarinense de Prevenção ao assédio Moral no Trabalho e I Congresso sobre Riscos Psicossociais e Saúde nas Organizações e no Trabalho Rs. Desafios sindicais na garantia dos direitos dos trabalhadores. 2017. (Congresso).
      12. Pedagogia 2015 - Encuentro Internacional por la unidad de los educadores (14 edição). Jovens, trabalhadores, migrantes e também estudantes. 2015. (Congresso).
      13. 50 Anos do Golpe do Estado no Brasil.O golpe de 64, os jovens e o movimento estudantil. 2014. (Simpósio).
      14. Climate change in adaptation and mitigation: network that work. 2013. (Seminário).
      15. Food Sovereignty Conference - Food Sovereignty: a critical dialogue. 2013. (Simpósio).
      16. Join CUSLAR and NY-CISPES at Spanish for Activists Camp.Introduction to Brazil's Landless Workers' Movement. 2013. (Encontro).
      17. Rural Aging in 21st Century America. 2013. (Outra).
      18. Rural School Association Annual Conference - Rural Schools Working Together to Improve Educational Opportunities. 2013. (Simpósio).
      19. Seminar Cornell International Institute for Food, Agriculture and Development. 2013. (Seminário).
      20. Surplus Populations and the Management of Indigence: South Africa through an Indian Lens. 2013. (Seminário).
      21. The Contradictions of Capital (David Harvey). 2013. (Simpósio).
      22. The labor question of chinese capitalism en Africa. 2013. (Seminário).
      23. XXXI International Congress of the Latin American Studies Associatiotion. 2013. (Congresso).
      24. II Encontro de Estudos e Pesquisas em Questão Agrária e Educação do Campo no Maranhão.Universidade, questão agrária e movimentos sociais do campo: a Educação do Campo como formação humana. 2012. (Encontro).
      25. IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL.A produção do GT Trabalho e Educação e suas interlocuções com a Educação Básica: uma demanda (des)atendida?. 2012. (Seminário).
      26. 34 Reunião Anual da Anped. Trabalho, classes sociais e experiência histórica na obra de E. P. Thompson. 2011. (Congresso).
      27. II Seminário de Políticas Públicas e Educação; IV Seminário Regional de Educação do Campo; I Seminário de Educação do Campo; I Seminário das Licenciaturas em Educação do Campo.Educação do Campo e Formação de Educadores. 2011. (Seminário).
      28. 33 Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2010. (Congresso).
      29. II Workshop Formação e Produção Cinetífica e Tecnológia em Educação Profissional Integrada à EJA.Educação emancipatória: movimentos sociais e educação do campo. 2010. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (8)
      1. VENDRAMINI, CÉLIA REGINA; SILVA, Mariléia M. ; AVILA, A. B. ; D'AGOSTINI, Adriana ; TITTON, M.. Estapa Estadual do III ENE - Encontro Nacional de Educação. 2018. Outro
      2. VENDRAMINI, C. R.. Organização do GT Trabalho e Educação na reunião anual da Anped. 2017. (Congresso).. . 0.
      3. LIMA FILHO, D. L. ; VENDRAMINI, CÉLIA REGINA ; SILVA, Mariléia M. ; FERRETTI, C. J. ; GARCIA, N.M.D. ; AMORIM, M. L.. III Intercrítica - Intercâmbio Nacional dos Núcleos de Pesquisa em Trabalho e Educação. 2016. Congresso
      4. VENDRAMINI, C. R.. Coordenação do GT Trabalho e Educação do IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL. 2012. (Congresso).. . 0.
      5. TORRIGLIA, P. L. ; TUMOLO, P. S. ; SERRÃO ; VENDRAMINI, C. R.. V Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo. 2011. Congresso
      6. VENDRAMINI, C. R.. Seminário Trabalho, Movimentos Sociais e Educação e II Seminário Luso-Brasileiro Educação Popular e Movimentos Sociais. 2007. (Congresso).. . 0.
      7. VENDRAMINI, C. R.. Pedagogia: em busca de um compromisso com os movimentos sociais. 2003. (Outro).. . 0.
      8. VENDRAMINI, C. R.. Palestras: Escola e Territórios Educativos; Educação no Mundo Rural, com prof. Rui Canário da Universidade de Lisboa / Portugal. 2003. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:22:11