Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Pós-doutora em Educação FE/UNICAMP, com Estágio Pós-doutoral na Facultad de Filosofia y Humanidades, Universidad Nacional de Córdoba, Argentina - Projeto CAPG-BA 060/12 CAPES . Atualmente é pesquisadora PQ2 do CNPq e Professora Associada da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA, onde exerce atividades de pesquisa e de docência na graduação e na Pós-graduação em Educação. É Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Educação/PPGE-UFOPA. É Editora Cientifica da Revista Exitus. Desde 2008 é Avaliadora Institucional e de Curso do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Desde 2010 é Coordenadora Adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil- HISTEDBR/UFOPA. É Vice coordenadora do Fórum de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste. É Vice presidente da Região Norte da Sociedade Brasileira de Educação Comparada/SBEC (2020-2022). Foi Diretora da ANPAE Seção PARÀ biênios (2011-2013; 2013-2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Política educacional, Gestão escolar e educacional. Possui obras publicadas em livros, periódicos e anais de eventos. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/9671465461954562 (28/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Educação. Av. Marechal Rondon Caranazal 68040070 - Santarém, PA - Brasil Telefone: (93) 21013647
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2019-Atual. A implementac?a?o da educac?a?o integral na Regia?o Metropolitana de Santare?m/PA: identificac?a?o e ana?lise das singularidades, com vistas ao aprimoramento do processo
      Descrição: A pesquisa objetiva analisar como a poli?tica nacional de educac?a?o integral esta? sendo implementada na Regia?o Metropolitana de Santare?m/PA (que compreende tre?s munici?pios), identificando os facilitadores e os entraves que interferem no desempenho dos programas em escolas pu?blicas da educac?a?o basica. Esta sendo utilizada a metodologia de estudos de implementac?a?o de programas sociais, com aplicac?a?o de questiona?rios as equipes gestoras e de professores sobre a ampliac?a?o de tempos, e dos espac?os, bem como sobre a relizac?a?o de atividades articuladas ao projeto poli?tico pedago?gico das escolas que aderiram a programas indutores de educac?a?o integral. Sera?o tambe?m buscadas informac?o?es junto as secretarias de educac?a?o (responsa?veis pelas redes municipais de Santare?m, Mojui e Belterra) e a 5a Unidade Regional de Ensino (responsa?vel pelas escolas da rede estadual). Como resultado esperado acreditamos oferecer contribuic?o?es para o aprimoramento do processo de implementac?a?o da educac?a?o integral, tendo em vista o cumprimento das metas estabelecidas nos planos educacionais de ampliar o numero de escolas em tempo integral. Por ser um estudo centrado em uma Regia?o Metropolitana almejamos tambe?m contribuir para a melhor compreensa?o e busca de soluc?o?es aos problemas educacionais que afetam conjuntamente aos munici?pios e, desta forma, oferecer subsi?dios para a elaborac?a?o/execuc?a?o/revisa?o de poli?ticas pu?blicas educacionais. Até o mês de abril de 2020 temos 8 subprojetos - mestrandos, doutorandos, trabalho de conclusão de curso e iniciação cientifica/Pibic -, vinculados ao projeto. Palavras-chave: Poli?tica educacional; Educac?a?o integral; Educac?a?o em tempo integral. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Maria Lília Imbiriba Sousa Colares - Coordenador / Elenise Pinto de Arruda - Integrante / Glaucilene Sebastiana Nogueira Lima - Integrante / Ledyane Lopes Barbosa - Integrante / Geni Santos de Sousa Galúcio - Integrante / Bruna Leticia Soares de Carvalho - Integrante / Juliana Vieira Jordão - Integrante / Willemes André Lopes Batista - Integrante / Esthefany Ingrid Costa da Silva - Integrante / Thaiana Netto Fonseca Baptista - Integrante / LUCAS DE VASCONCELOS SOARES - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 3
      Membro: Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares.
    2. 2014-2020. AS EXPERIENCIAS PEDAGOGICAS DAS POLITICAS DE EDUCACAO INTEGRAL NA AMAZONIA: REDE DE PESQUISA E FORMACAO ACADEMICA
      Descrição: O Projeto, ?As Experiências Pedagógicas das Políticas de Educação Integral na Amazônia: Rede de Pesquisa e Formação Acadêmica?, integra o Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD/CAPES) ? Edital nº 071/2013, com financiamento e com o envolvimento das seguintes Instituições de Ensino Superior: Universidade Estadual de Campinas ? UNICAMP, Universidade Federal de Rondônia ? UNIR e a Universidade Federal do Oeste do Pará ? UFOPA. Foi aprovado junto a Capes em Outubro de 2014, com recurso liberado para o primeiro ano em 16.09.2015, com término previsto, de execução do projeto, para 30.09.2020A pesquisa visa realizar o mapeamento das experiências pedagógicas em educação integral na região Amazônica, tendo por base os Estados de Rondônia, Pará e Amazonas, com o intuito de analisar, a partir deste, impactos dessas experiências educativas no processo de consolidação da educação integral nestes Estados quanto a implementação das metas previstas nos documentos oficias tais como o PNE e os PMEs, assim como identificar concepções e formas de viabilização da educação integral. Para o levantamento dos dados empíricos tem-se recorrido a ida a campo (escolas e/ou secretarias municipais de educação, realização de entrevistas, estudo de documentos, entre outros. Objetiva-se, mediante os resultados obtidos, que as Universidades parceiras contribuam com o desenvolvimento da educação e a melhoria da qualidade de ensino na Região Amazônica, possibilitando o subsidio de ações no campo das políticas públicas educacionais, em especial quanto a temática da educação integral, de modo a minimizar as disparidades regionais. Deste projeto mais amplo, na Ufopa, foram elaborados 10 subprojetos coordenados pelos docentes do PPGE Ufopa, descritos a seguir: 1. Experiências pedagógicas das políticas de educação integral nas escolas do campo na Amazônia Paraense (Solange Helena Ximenes-Rocha); 2. Educação STEM e Educação Integral (Jose Ricardo Sousa e Mafra); 3. Política de formação docente: concepções e experiências pedagógicas no currículo do curso de Pedagogia da UFOPA sobre Educação Integral (Maria de Fátima Matos de Souza); 4. Educação Integral em jornada de tempo integral na Educação Infantil: desafios e motivações (Sinara Almeida da Costa); 5. Políticas públicas para inclusão social e digital (Doriedson Alves de Almeida); 6. Educação integral e em tempo integral: estudos e experiências em processo nos municípios do Oeste do Pará (Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares); 7. A Educação Integral em Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro: Aproximações e distanciamentos com a Pedagogia Histórico Crítica de Dermeval Saviani (Anselmo Alencar Colares); 8. Diagnóstico do perfil de docentes em escolas de educação em tempo integral no Município de Santarém-PA: 2009-2016 (Edilan de Sant'Ana Quaresma). 9. Políticas de Educação Integral: experiências pedagógicas em escolas municipais de Santarém e Belterra ? PA (Jose Roberto Rus Perez) como professor visitante senior. 10. Desvelando os meandros da educação integral na Amazônia: do oficial ao instituído. (Tania Suley Azevedo Brasileiro). Dos subprojetos mencionados, no âmbito da Ufopa, decorreram planos de trabalho de iniciação cientifica, trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado, bem como artigos publicados em periódicos qualificados, livros, capítulos de livros publicações em anais de eventos nacionais e internacionais. Importante destacar que o programa atualiza pesquisas sobre o objeto do Projeto e atividades acadêmicas em Encontros de Pesquisadores, realizados sazonalmente e em rodízio, em cada uma das Universidades participantes. Entre 2015 e 2019 realizamos 6 encontros: 01 em Porto Velho na Unir/2016; 02 em Campinas, SP na Unicamp/2015 e 2019; e 02 em Santarém, PA na Ufopa/2016 e 2018, com a participação de docentes e discentes envolvidos na pesquisa, além das reuniões dos coordenadores. Na Ufopa qua. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Maria Lília Imbiriba Sousa Colares - Integrante / José Roberto Rus Perez - Integrante / Carmem Tereza Velanga - Integrante / antonio carlos maciel - Integrante / Newton Antonio Paciulli Bryan - Integrante / Anselmo Alencar Colares - Integrante / Luis Enrique Aguilar-Villaneuva - Integrante / Maria de Fátima Matos de Sousa - Integrante / Débora Cristina Jeffrey - Coordenador / Sinara Almeida da Costa - Integrante / Tania Suely Azevedo Brasileiro - Integrante / Solange Helena Ximenes Rocha - Integrante / DORIEDSON ALVES DE ALMEIDA - Integrante / JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA - Integrante / MARILSA MIRANDA DE SOUZA - Integrante / NAIR FERREIRA GURGEL DO AMARAL - Integrante / APARECIDA LUZIA ALZIRA ZUIM - Integrante / SUELY APARECIDA DO NASCIMENTO - Integrante / JOSE ROBERTO MONTES HELOANI - Integrante / THERESA MARIA DE FREITAS ADRIAO - Integrante / SELMA BORGHI VENCO - Integrante / PEDRO GANZELI - Integrante / Gerusa Vidal Ferreira - Integrante / Rosana Ramos de Souza - Integrante / Edilan Santana Quaresma - Integrante / Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis - Integrante. Número de produções C, T & A: 37
      Membro: Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares.
    3. 2014-2019. EDUCACAO INTEGRAL E EM TEMPO INTEGRAL: ESTUDOS E EXPERIENCIAS EM PROCESSO NOS MUNICIPIOS DO OESTE DO PARA
      Descrição: A pesquisa resulta de projeto concebido no Programa Nacional de Cooperação Acadêmica PROCAD/CAPES com as instituições UNICAMP/UNIR/UFOPA cujo objetivo central é analisar impactos das experiências pedagógicas das políticas de educação integral na Amazônia. Especificamente situa a educação de tempo integral no contexto brasileiro para compreender como, originalmente, se concebeu esse modelo de educação, que serviu de base e motivou as políticas públicas e a legislação vigente ao mesmo tempo em que buscamos apresentar sua implementação nos Municípios do Oeste Paraense.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (7) . Integrantes: Maria Lília Imbiriba Sousa Colares - Coordenador / Gerusa Vidal Ferreira - Integrante / Anniê da Silva Farias - Integrante / Diana Albuquerque dos Santos - Integrante / Adriana Oliveira dos Santos Siqueira - Integrante / Maria Sousa Aguia - Integrante / Tânia Castro Gomes - Integrante / gabriele Nayra Oliveira - Integrante / Edvania Maria Sousa - Integrante / Adriângela Silva de Castro - Integrante / Ledyane Lopes Barbosa - Integrante / Eli Conceição de Vasconcelos Tapajós Sousa - Integrante / Geni Santos de Sousa Galúcio - Integrante / Talline Luara Moreira Melo Oliveira - Integrante / Lilia Travassos de Sousa - Integrante / Nirlanda Figueiredo da Silva - Integrante / Bruna Leticia Soares de Carvalho - Integrante / Jose? Roberto Heloani - Integrante / Rosane Nogueira Rodrigues - Integrante / Heloíza Mônica de Almeida Pimentel - Integrante / Hosana Felix de Lima Leal - Integrante. Número de produções C, T & A: 62
      Membro: Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares.
    4. 2014-2016. As Politicas de Educacao Integral nos Municipios de Santarem e Belterra/PA
      Descrição: O presente projeto de pesquisa situa a educação em tempo integral no contexto brasileiro para compreender como, originalmente, se concebeu esse modelo de educação, que serviu de base e motivou as políticas públicas e a legislação vigente, ao mesmo tempo em que busca-se apresentar sua implementação nos Municípios de Santarém e Belterra/PA.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Maria Lília Imbiriba Sousa Colares - Coordenador / Anselmo Alencar Colares - Integrante. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares.
    5. 2013-2015. Formacao Docente: Historia, Memoria e Diversidade na Amazonia
      Descrição: A partir da pesquisa desenvolvida no Projeto aprovado pelo Edital MCT/CNPq n 14/2009, Universal Faixa B, sobre Formação Docente e Diversidade Cultural, nos cursos de pedagogia da Universidade Federal de Rondônia, o estudo agora tem como locus a Região Oeste do Pará, nos municípios de abrangência da UFOPA. Considerando que já existem vários trabalhos publicados sobre a educação na perspectiva histórica, nesta pesquisa busca-se responder ao seguinte problema: Como a diversidade amazônica foi e está sendo tratada? Os conhecimentos produzidos estão sendo incorporados na formação docente? Inicialmente, estamos realizando o levantamento da produção, para posterior sistematização e análise. Trata-se de uma atividade que congrega um coletivo de pesquisadores, docentes e discentes, inclusive com projetos específicos, mas que de alguma forma seus objetos incidem sobre a temática da formação docente, na perspectiva histórica e tendo a diversidade como um componente das análises.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (4) . Integrantes: Maria Lília Imbiriba Sousa Colares - Integrante / Solange Helena Ximenes-Rocha - Integrante / Mara Regina Martins Jacomeli - Integrante / Carlos José de Melo Moreira - Integrante / Andréa do Socorro Alves Medeiros - Integrante / Rayane Duarte Moreira - Integrante / Anselmo Alencar Colares - Coordenador / Zair Henrique Santos - Integrante / Bruna Monique Costa Alves - Integrante / gilberto cesar lopes rodrigues - Integrante / jose luiz sanfelice - Integrante / jose claudinei lombardi - Integrante / Aguinaldo Rodrigues Gomes - Integrante.
      Membro: Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares.
    6. 2011-2016. Aprendizagens na Formacao Continuada de Gestores Escolares.
      Descrição: A presente pesquisa busca identificar e analisar as mudanças que estão sendo processadas por gestores públicos que ingressaram no Curso de Especialização em Gestão Escolar, ofertado em parceria MEC/UFOPA. Todavia, entendemos que não basta oferecer o curso. Para alcançar esse objetivo, pretendemos, inicialmente, realizar um perfil diagnóstico dos gestores egressos do curso de especialização em gestão escolar considerando os seguintes aspectos: suas concepções de gestão, as dificuldades enfrentadas em sua atuação profissional, as alternativas encontradas para solucioná-las e os temas de interesse para elaboração dos projetos de intervenção a serem desenvolvidos na sala ambiente Projeto Vivencial, que consiste no trabalho final da referida especialização e, em seguida, apontar e examinar como, segundo os gestores, vêm se dando, no Oeste do Pará, as relações entre a política partidária, tanto local quanto regional, e a gestão da escola. O estudo será desenvolvido mediante a revisão da literatura que trata da gestão escolar no Brasil, o exame de questionários aplicados aos gestores das escolas públicas, em formação, entrevistas coletivas e o exame de documentos do Curso de Especialização a Distância em Gestão Escolar oferecido pelo Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em parceria com o Grupo de Estudos HISTEDBR/UFOPA, em sua linha de pesquisa Formação de Professores, Política e Gestão da Educação. O estudo surgiu da necessidade de conhecer melhor os dirigentes das instituições públicas de Educação Básica do Oeste do Pará em processo de formação continuada no ICED/UFOPA em 2011, suas concepções de gestão e o modo como percebem as relações da escola com o poder político local e regional bem como suas interferências na instituição escolar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Maria Lília Imbiriba Sousa Colares - Coordenador / Glaucilene Sebastiana Nogueira - Integrante. Número de produções C, T & A: 25
      Membro: Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares.
    7. 2010-2012. Docencia e Diversidade Cultural na Amazonia: rede de pesquisa e formacao academica (UNIR-USP)
      Descrição: Intercâmbio acadêmico-científico entre a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), e a Universidade de São Paulo (USP), formulada com base no Edital Procad-NF nº 21/2009, cujo objetivo, em sintonia com o Plano Nacional de Pós-Graduação 2005-2010, propõe o apoio a projetos conjuntos de ensino e pesquisa, a mobilidade docente e discente e a fixação de pesquisadores doutores nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (10) . Integrantes: Maria Lília Imbiriba Sousa Colares - Integrante / Tania Suely Azevedo Brasileiro - Coordenador / Nair Ferreira Gurgel do Amaral - Integrante / antonio carlos maciel - Integrante / Maria Letícia Nascimento - Integrante / Anselmo Alencar Colares - Integrante.
      Membro: Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares.
    8. 2010-2012. Politicas Educacionais para a educacao basica em Santarem: Estudo na Secretaria Municipal de Educacao
      Descrição: Pretende-se, com esta pesquisa, realizar um estudo buscando informações estatísticas e documentais que permitam acompanhar e avaliar as ações realizadas pela Secretaria Municipal de Educação, em termos de melhoria dos índices educacionais no município de Santarém. O período abrangido pela pesquisa (2003/2010) deveu-se pelo marco da implementação de novas experiências no setor educacional e a aprovação da nova LDB 9394-96. Procurar-se-á verificar na Secretaria Municipal de Educação os objetivos e as diretrizes; recursos humanos e capacitação docente; educação no campo; principais programas e projetos educacionais; A pesquisa se configura como um importante passo para a compreensão da política educacional desenvolvida no âmbito municipal. O registro do que já foi feito, permitirá questionamentos e análises, à luz da teoria e de outras experiências bem sucedidas, possibilitando adaptações e inovações por parte de outros formuladores e executores de políticas educacionais. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Maria Lília Imbiriba Sousa Colares - Coordenador / Ilaíze Nascimento Lima - Integrante / Antonia - Integrante.
      Membro: Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Honra ao Mérito, em reconhecimento à qualidade e importância do seu trabalho, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica/ Turma 2014 - UFOPA.. 2016.
      Membro: Maria Lília Imbiriba Sousa Colares.
    2. Prêmio de Impacto Científico 2016 - Ciências Humanas, referente ao artigo científico intitulado - "Gestão democrática: trajetória e desafios atuais", publicado na Revista Histedbr On-line, Universidade Federal do Oeste do Pará.. 2016.
      Membro: Maria Lília Imbiriba Sousa Colares.
    3. Título de Conselheira Editorial Permanente, Editora CRV.. 2014.
      Membro: Maria Lília Imbiriba Sousa Colares.
    4. Preito de Gratidão, Universidade Federal do Oeste do Pará/Instituto de Ciências da Educação.. 2012.
      Membro: Maria Lília Imbiriba Sousa Colares.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (174)
    1. Aula Inaugural Turma PPGE 2021. 2021. (Outra).
    2. Conferência: Leituraescrita na educação infantil do IX Seminário do Lelit. 2021. (Outra).
    3. Freire em movimento no Oeste do Pará. 2021. (Outra).
    4. Mesa-redonda - Freire em Movimento no Oeste do Pará. 2021. (Outra).
    5. Minicurso Análise de políticas públicas de educação no processo de implementação: fundamentos e possibilidades de pesquisa. 2021. (Outra).
    6. Minicurso Uso de dados e indicadores para análise de políticas educacionais: a proposta do laboratório de dados educacionais. 2021. (Outra).
    7. PAULO FREIRE, 100!. 2021. (Outra).
    8. Roda de Conversa com o tema - Google documentos: maximizando as ferramentas digitais. 2021. (Outra).
    9. VII e VIII Seminário de Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - SEPEMO. 2021. (Seminário).
    10. V Simpósio Nacional de Pesquisas e Estudos em Filosofia e Educação. 2021. (Simpósio).
    11. "A História no Marxismo" - Grupos de Estudos e Pesquisas: HISTEDBR, LELIT, GEPES e GEPEI. 2020. (Outra).
    12. "II SEMINÁRIO INTEGRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA ? PGEDA". 2020. (Seminário).
    13. "Live: Quarta com Ciência do Histedbr-Ufopa. Tema - Relevância do conhecimento desde a perspectiva histórico-crítica". 2020. (Outra).
    14. "Live: Quarta com Ciência do Histedbr-Ufopa. Tema - Teorias Pedagógicas contra hegemônicas no Brasil". 2020. (Outra).
    15. "Live: Quarta com Ciência do Histedbr-Ufopa"."Relevância do conhecimento desde a perspectiva histórico-crítica". 2020. (Outra).
    16. "Quarta com Ciência do Histedbr-Ufopa - Tema: Ciência e educação na sociedade contemporânea desafios a partir da Pedagogia Histórico-Crítica". 2020. (Outra).
    17. 10 Anos do PARFOR no Coração da Amazônia. 2020. (Encontro).
    18. 2º ENCONTRO PEDAGÓGICO VIRTUAL DE MONITORIA CEANAMA. 2020. (Encontro).
    19. As políticas de gestão da educação no contexto Amazônico. 2020. (Outra).
    20. Ciclo de Debates - Organização da Sociedade em Defesa da Escola Pública. 2020. (Outra).
    21. Ciclo de Dia?logos "Pandemia e Universidade em Dia?logo Internacional". 2020. (Outra).
    22. Ciclo de Diálogos "Pandemia e Universidade em Diálogo Internacional";. 2020. (Outra).
    23. Como Avançar? Desafios teóricos e políticos da pedagogia histórico-crítica hoje. 2020. (Encontro).
    24. Conferência: A Escola Pós-Pandemia. 2020. (Outra).
    25. Conferência Leitura e Formação. 2020. (Outra).
    26. Debate Mudanças na Educação Superior em tempos de pandemia. 2020. (Outra).
    27. DOI & ORCID: Que bichos são esses?. 2020. (Outra).
    28. Educação como exercício do poder: crítica ao senso comum da educação. 2020. (Outra).
    29. Educação e realidade amazônica: biodiversidade e culturas. 2020. (Outra).
    30. Estudos da Mídia na contemporaneidade: as contribuições das linhas de pesquisa do PPgEM/UFRN. 2020. (Outra).
    31. IV Encontro de Estágio Supervisionado (on line). 2020. (Encontro).
    32. IV Seminário GEPALE- Conferência de Abertura. 2020. (Outra).
    33. IV Seminário GEPALE - Relato de pesquisadores/as: ações afirmativas. 2020. (Outra).
    34. IV Seminário GEPALE - Relato de pesquisadores/as: avaliação educacional. 2020. (Outra).
    35. IV Seminário Virtual Internacional. 2020. (Seminário).
    36. LIVE "A contribuição das pesquisas às políticas de educação". 2020. (Outra).
    37. LIVE "Politizando o digital: contribuições para a crítica das tecnologias educacionais". 2020. (Outra).
    38. Live Cultural. 2020. (Outra).
    39. Live para editores: reflexões sobre como melhorar o impacto de seu periódico. 2020. (Outra).
    40. Pedagogia Histórico-Crítica: Diálogos com Dermeval Saviani. 2020. (Encontro).
    41. Pedagogia Histórico Crítica e corporeidade: subsídios para uma abordagem pedagógica histórico-crítica da educação física. 2020. (Encontro).
    42. Políticas de formação docente no contexto do Amazonas. 2020. (Outra).
    43. Privatização, financeirização e formação docente: novas induções legais. 2020. (Outra).
    44. Produtos tecnológicos com ênfase em inovação. 2020. (Outra).
    45. Quarta com Ciência do Histedbr-Ufopa, tema: O papel da escola e do professor na sociedade atual-uma reflexão crítica frente às pedagogias contemporâneas. 2020. (Encontro).
    46. Quarta com Ciência do Histedbr-Ufopa - Tema: ?Pressupostos gramscianos da pedagogia histórico-crítica. 2020. (Encontro).
    47. Quarta com Ciência do Histedbr-Ufopa- Tema: A pedagogia histórico-crítica na educação do campo. 2020. (Encontro).
    48. Quarta com Ciência do Histedbr-Ufopa - tema: Consciência social e ação política e ideológica. 2020. (Encontro).
    49. Quarta com Ciência do Histedbr-Ufopa - Tema: Da inspiração à formulação da pedagogia histórico-crítica: os três momentos da PHC que toda teoria verdadeiramente crítica deve conter. 2020. (Encontro).
    50. Quarta com Ciência do Histedbr-Ufopa-Tema: Supervisão educacional e transformação social. 2020. (Encontro).
    51. RECEPÇÃO DOS CALOUROS DO CURSO DE PEDAGOGIA 2020.Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR. 2020. (Outra).
    52. RECEPÇÃO DOS CALOUROS DO CURSO DE PEDAGOGIA 2020. 2020. (Outra).
    53. Semana Alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente - 2020. 2020. (Outra).
    54. Semana da Poesia: Ciência e Arte do HISTEDBR/UFOPA.Os estatutos do homem da autoria de Thiago de Mello. 2020. (Outra).
    55. WEBINAR ?Como e onde indexar periódicos de Educação?". 2020. (Outra).
    56. Webinar EmeRI: cie?ncia aberta para receber as revistas... de brac?os abertos. 2020. (Outra).
    57. Webinar EmeRI: ciência aberta para receber as revistas... de braços abertos,. 2020. (Outra).
    58. Webinário "O plano Estadual de Educação, o Novo Ensino Médio e as Tecnologias Educacionais em um contexto de pandemia". 2020. (Outra).
    59. Webinário Experiência vivida, experiência narrada: potencialidades da pesquisa-formação. 2020. (Outra).
    60. Webinário Vidas em pandemia: memórias, migrações e biografias. 2020. (Outra).
    61. Webinar SciELO Brasil: novos critérios de indexação. 2020. (Outra).
    62. Webinar ScienceDirect para a UFRN. 2020. (Outra).
    63. Webnário Vidas em pandemia: narrativas outras num mundo possível. 2020. (Outra).
    64. X ENFOCO - Encontro de Formação de Professores da Área de Ciências. 2020. (Encontro).
    65. XII Reunião do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação das Regiões Norte e Nordeste do Brasil (FEPAE-NNE). 2020. (Outra).
    66. XII Reunião do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação das Regiões Norte e Nordeste do Brasil (FEPAE-NNE).Mesa de discussão sobre - Autoavaliação de periódicos das regiões. 2020. (Outra).
    67. "II Encontro Regional do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR-UFOPA): Em Defesa da Escola Pública". 2019. (Encontro).
    68. "III Seminário de Dissertações em Andamento: Desenvolvimento de Pesquisas na Amazônia". 2019. (Seminário).
    69. "I Seminário de Integração entre Graduação e Pós-graduação da área de Educação da UFOPA: Trajetória em Construção". 2019. (Seminário).
    70. "Oficina: Edição de Vídeos para Fins Educacionais". 2019. (Oficina).
    71. "Oficina: Edição de Vídeos para Fins Educacionais".Edição de Vídeos para Fins Educacionais. 2019. (Oficina).
    72. "Seminário Histedbr-Ufopa 2019". 2019. (Seminário).
    73. Conferência "Planejamento Estratégico do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE/UFOPA". 2019. (Outra).
    74. Encontro do Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD). 2019. (Encontro).
    75. I CONEPED - Congresso Nacional de Editores de Periódicos em Educação ? FEPAE/ANPED. Minicurso - ?Como indexar periódicos da área de Educação: processo, visibilidade e orientações essenciais?. 2019. (Congresso).
    76. I CONEPED - Congresso Nacional de Editores de Periódicos em Educação ? FEPAE/ANPED. ?REVISTA EXITUS: diálogos e contribuições?. 2019. (Congresso).
    77. I CONEPED - Congresso Nacional de Editores de Periódicos em Educação ? FEPAE/ANPED. Minicurso - ?Pré-prints/ahead of print/Publicação contínua?. 2019. (Congresso).
    78. Minicurso - "Os desafios editoriais de constituir uma revista na área da Educação" - 39ª Reunião Nacional da ANPEd. 2019. (Congresso).
    79. Missão de Estudo e Pesquisa - Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD). 2019. (Encontro).
    80. Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd. 2019. (Outra).
    81. VI Jornada Acadêmica da Ufopa.V Seminário de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, VII Seminário de Iniciação Científica do Ensino Médio e III Salão de Extensão. 2019. (Seminário).
    82. XVII World Congress of Comparative Education Societies. 2019. (Congresso).
    83. "I Seminário Desafios e Possibilidades Didáticas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental". 2018. (Seminário).
    84. "Seminário de Dissertações em Andamento: Desenvolvimento de Pesquisas na Amazônia". 2018. (Seminário).
    85. Ciclo de Debates "200 anos de Marx" - Grupo de Estudos e Pesquisas ?História, Sociedade e Educação no Brasil? (HISTEDBR). 2018. (Outra).
    86. Debate "Poder e Democracia nas Universidades Públicas". 2018. (Outra).
    87. Encontro do Programa de Apoio Acade?mico (PROCAD/CAPES) UNICAMP/UNIR/UFOPA. 2018. (Encontro).
    88. Encontro do Programa de Apoio Acadêmico (PROCAD/Capes) ? Unicamp, Unir e Ufopa. 2018. (Encontro).
    89. Encontro do Programa de Apoio Acadêmico (PROCAD/CAPES) UNICAMP/UNIR/UFOPA.Mesa Redonda A contribuição do PROCAD UNICAMP/UNIR/UFOPA para o conhecimento sobre a educação integral no Brasil. 2018. (Outra).
    90. Encontro do Programa de Apoio Acadêmico (PROCAD/CAPES) UNICAMP/UNIR/UFOPA.Mesa Redonda Relatos de Pesquisa no âmbito do PROCAD UNICAMP/UNIR/UFOPA. 2018. (Outra).
    91. Mesa Redonda "O estágio atual da pesquisa em educação Integral no âmbito do PROCAD UNICAMP/UNIR/UFOPA". 2018. (Outra).
    92. Minicurso "Kahoot para Educadores: uma ferramenta interativa de avaliação on-line". 2018. (Outra).
    93. Minicurso "O Uso da Fotografia como Fonte Histórica". 2018. (Outra).
    94. 1 ANPED NORTE - Políticas públicas e formação humana: desafios para a educação na Panamazônia.Educação Integral no ensino médio em Santarém/PA: o Proemi como política indutora. 2017. (Seminário).
    95. Mesa Redonda Conjuntura político-econômico.Conjuntura político-econômico. 2017. (Outra).
    96. Oficina de técnica em pesquisa qualitativa: entrevista.Oficina de técnica em pesquisa. 2017. (Oficina).
    97. Roda de Conversa I do IX Encontro de Editores de Periódicos das Regiões Norte e Nordeste.Roda de Conversa. 2017. (Encontro).
    98. V Seminário de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, VII Seminário de Iniciação Científica do Ensino Médio e III Salão de Extensão.VI Jornada Acadêmica da Ufopa. 2017. (Seminário).
    99. XI Encontro de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste. 2017. (Encontro).
    100. XIV Jornada do HISTEDBR - Pedagogia Histórico-Critica, Educação e Revolução Russa.O ensino médio no Pará e as interfaces com a política de educação integral brasileira. 2017. (Outra).
    101. XXVIII Simpósio Braisleiro de Politica e Administracao da Educaçao.Coordenação Pedagógica: ações construídas ou ações prescritas?. 2017. (Simpósio).
    102. 1º Congresso Internacional de Educação Infantil da UNICAMP/ 1º Congresso de Creches Universitárias da América Latina e Caribe/UDUAL. Membro do Comitê Científico do 1º CONEINF/CONCUNI. 2016. (Congresso).
    103. Aula de Encerramento do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica/ Turma 2014.Conferência: Novas Aprendizagens pressupõem Novos desafios. 2016. (Outra).
    104. Curso Amostragem Estatística na Pesquisa em Educação. 2016. (Outra).
    105. Curso Marxismo e Educação. 2016. (Outra).
    106. Encontro de pesquisadores do PROCAD UNICAMP/UNIR/UFOPA. 2016. (Encontro).
    107. Encontro do Programa de Apoio Acade?mico (PROCAD/CAPES). 2016. (Encontro).
    108. II Encontro da Rede de Pesquisadores UNICAMP/UNIR/UFOPA. 2016. (Encontro).
    109. III Seminário de Teses (DINTER- UNICAMP/UFOPA).Comunicações orais - Linha: Políticas, Administração e Sistemas Educacionais. 2016. (Seminário).
    110. II Seminário do GEPALE: Do direito à educação: pressupostos políticos e perspectivas atuais.Educação, Gestão e Realidade Amazônica. 2016. (Seminário).
    111. Mesa Redonda: educação e realidade Amazônica.Educação e realidade Amazônica. 2016. (Outra).
    112. Mesa Redonda "Conselho Municipal de Educação: atribuições e desafios".Mesa Redonda "Conselho Municipal de Educação: atribuições e desafios". 2016. (Outra).
    113. Minicurso "A Análise de Conteúdo na Pesquisa em Educação: da teoria à prática". 2016. (Outra).
    114. Seminário de Pesquisa: aspectos teóricos metodológicos em Políticas Educacionais.Aspectos teóricos metodológicos em Políticas Educacionais. 2016. (Seminário).
    115. V Congresso Ibero-Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro de Políticas e Administração da Educação. A Gestão Escolar, o Projeto Político Pedagógico e as Novas Tecnologias. 2016. (Congresso).
    116. VIII Encontro de Editores de Periódicos da Área da Educação.Periódicos da Área da Educação. 2016. (Encontro).
    117. V Seminário de Pós-graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará.Educação Integral: análise do Programa Ensino Médio Inovador - PROEMI - em escolas estaduais do Município de Santarém - Pará no período de 2012 a 2014. 2016. (Seminário).
    118. X Seminário Nacional do HISTEDBR: 30 anos do HISTEDBR (1986-2016): contribuições para a história e historiografia da educação brasileira. 2016. (Seminário).
    119. X Seminário Nacional do HISTEDBR: 30 anos do HISTEDBR (1986-2016): contribuições para a história e historiografia da educação brasileira.FORMAÇÃO CONTINUADA PARA GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA REGIÃO OESTE DO PARÁ. 2016. (Seminário).
    120. Encontro do Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD). 2015. (Encontro).
    121. III Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação - FINEDUCA.Financiamento da Educação Básica: estudo em uma escola pública no Oeste Paraense. 2015. (Encontro).
    122. III Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo, V Jornada de Educação Especial no Campo e XIII Jornada do HISTEDBR. 2015. (Outra).
    123. III Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo, V Jornada de Educação Especial no Campo e XIII Jornada do HISTEDBR.O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR/ UFOPA COMO POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA. 2015. (Outra).
    124. II Simpósio Amazônico sobre Políticas em Educação.Sociedade, Estado e Educação: implicações para a gestão da escola. 2015. (Simpósio).
    125. II Simpósio Amazônico sobre Políticas Públicas em Educação.CONCEPÇÕES DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: ESTUDO COM COORDENADORES EDAGÓGICOS EM SANTARÉM/PA. 2015. (Simpósio).
    126. II Simpósio Amazônico sobre Políticas Públicas em Educação.Sociedade, Estado e Educação: implicações para a gestão da escola. 2015. (Simpósio).
    127. II Simpósio Amazônico sobre Políticas Públicas em Educação.Sociedade, Estado e Educação: implicações para a gestão da escola. 2015. (Simpósio).
    128. Intercâmbio 2015 do GT - 5 da ANPED - estado e Política Educacional: Metodologia de pesquisa no campo das políticas educacionais.Formação Continuada de professores: um desafio para o gestor escolar. 2015. (Outra).
    129. IX Congresso de Ciência e Tecnologia da Amazônia, XV Salão de Pesquisa e Iniciação Científica e II Salão de Extensão do CEULS/ULBRA.Educação Integral como Experiências Pedagógicas em Escolas Municipais de Santarém/PA. 2015. (Outra).
    130. IX Congresso de Ciência e Tecnologia da Amazônia, XV Salão de Pesquisa e Iniciação Científica e II Salão de Extensão do CEULS/ULBRA.FORMAÇÃO CONTINUADA DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS: ESTUDO COM EGRESSOS DA UFOPA. 2015. (Outra).
    131. IX Congresso de Ciência e Tecnologia da Amazônia, XV Salão de Pesquisa e Iniciação Científica e II Salão de Extensão do CEULS/ULBRA.Formação Continuada de Gestores Escolares. 2015. (Outra).
    132. Reunião do GEPALE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Ae Avaliação Educacional.Políticas Públicas em Educação: relato de experiência em cursos de formação continuada. 2015. (Outra).
    133. Reunião do GEPALE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Ae Avaliação Educacional. 2015. (Outra).
    134. VIII Seminário da ANPAE Centro-Oeste: O Plano Nacional de Educação e a Educação como direito.Coordenação Pedagógica: formação e concepções. 2015. (Seminário).
    135. VI Jornada Acadêmica da Universidade Federal do Oeste do Pará.Gestão escolar na perspectiva democrática: estudo a partir dos projetos de intervenção desenvolvidos em escolas públicas da região Oeste do Pará. 2015. (Outra).
    136. X Encontro Ibero-Americano de Educação (10º EIDE).Política Educacional e a escola na contemporaneidade. 2015. (Encontro).
    137. XXVII Simpósio de Política e Administração da Educação - Política, Avaliação e Gestão da Educação: novos governos, novas agendas?."PNE, Fóruns Estaduais de Educação: atuação dos fóruns e a Política Estadual de Educação". 2015. (Simpósio).
    138. XXVII Simpósio de Política e Administração da Educação - Política, Avaliação e Gestão da Educação: novos governos, novas agendas?.A Coordenação Pedagógica na Educação Básica no Contexto das Reformas Educacionais de 1990. 2015. (Simpósio).
    139. XXVII Simpósio de Política e Administração da Educação - Política, Avaliação e Gestão da Educação: novos governos, novas agendas?.Política e Gestão da Educação Básica. 2015. (Simpósio).
    140. Conferência.O curso de especialização em gestão escolar: a experiencia do programa nacional escola de gestores da educação básica pública no Oeste do Pará. 2014. (Outra).
    141. Congresso Nacional de Professores e 12º Congresso Estadual sobre Formação de Educadores. CLASSES MULTISSERIADAS E FORMAÇÃO DOCENTE: um estudo sobre a formação docente de professores/as que atuam em classes multisseriadas no Município de Belterra-PA. 2014. (Congresso).
    142. I Encontro de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Norte. 2014. (Encontro).
    143. IV Congreso Internacional Nuevas Tendencias en la Formación Permanente del Profesorado La formación del profesorado en el marco de las políticas educativas de inclusión y de democratización. Problemas, prácticas y Desafíos.. Coordenação pedagógica: formação, concepções e práticas. 2014. (Congresso).
    144. IX Encontro Regional da ANPAE Sudeste e XIII Encontro Estadual da ANPAE - SP. 2014. (Encontro).
    145. IX Encontro Regional da ANPAE Sudeste e XIII Encontro Estadual da ANPAE-SP."FORMAÇÃO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS: INTEGRAÇÃO PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA". 2014. (Encontro).
    146. V Encontro Estadual de Política e Administração da Educação do Pará.Panorama da Educação Escolar em Belterra/PA no contexto das Políticas Educacionais: 1996-2013. 2014. (Encontro).
    147. V Encontro Estadual de Política e Administração da Educação do Pará.O Plano Nacional de Educação e os Fóruns Estaduais de Educação: "Principais Desafios". 2014. (Encontro).
    148. XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE. 2014. (Encontro).
    149. XXII Enconto de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste."POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO MEC E QUALIDADE DO ENSINO: UMA ANÁLISE SOBRE O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR) NO ESTADO DO PARÁ". 2014. (Encontro).
    150. XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2014. (Encontro).
    151. 36ª Reunião da ANPED. 2013. (Outra).
    152. Diálogos com a Pesquisa: As contibuições de Stephen Ball para a pesquisa educacional no contexto brasileiro: análises e reflexões. 2013. (Seminário).
    153. IV Seminário de Educação Brasileira. 2013. (Seminário).
    154. 35º Reunião Anual da ANPEd. 2012. (Outra).
    155. 5º Encontro Internacional de Educação Comparada.POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES TENDO POR PARÂMETRO AS AÇÕES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM SANTARÉM. 2012. (Encontro).
    156. Encontro Estadual de Política e Administração da Educação/PE. 2012. (Encontro).
    157. II simpósio gestão da educação, currículo e inovação pedagógica. 2012. (Simpósio).
    158. I Jornadas Latinoamericanas de estúdios epistemológicos em Política Educativa. 2012. (Outra).
    159. Intercâmbio do grupo de trabalho Relações público e privado na educação: Embates e desdobramentos para a democratização da educação..POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: AÇÕES DA SEMED PARA A QUALIFICAÇÃO DOCENTE. 2012. (Outra).
    160. Intercâmbio do grupo de trabalho Relações público e privado na educação: Embates e desdobramentos para a democratização da educação..Formação Continuada e gestão democratica: Desafios práticos para gestores do interior da Amazônia. 2012. (Outra).
    161. Intercâmbio do grupo de trabalho Relações público e privado na educação: Embates e desdobramentos para a democratização da educação.. 2012. (Outra).
    162. IV Seminário Regional de Política e Administração da Educação da Região Norte. 2012. (Encontro).
    163. IV Seminário Regional de Política e Administração da Educação e da Região Norte eIV encontro Estadual de Política e Administração da Educação do Pará.Gestão Democrática da Educação e Formação Continuada. 2012. (Encontro).
    164. IX SEMINARIO INTERNACIONAL DE LA RED ESTRADO.Práxis Docente y transformación social. 2012. (Seminário).
    165. IX Seminário nacional de Estudos e pesquisas História sociedade e educaçao no Brasil. 2012. (Seminário).
    166. Reunião do Fórum de Editores de Periódicos da Área da Educação. 2012. (Outra).
    167. Reunião Regional da SBPC.Gestores em Formação Continuada e as Aprendizagens para Enfrentar os Desafios do Cotidiano. 2012. (Outra).
    168. VII ENCONTRO REGIONAL DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO NORDESTE, te. 2012. (Seminário).
    169. VII ENCONTRO REGIONAL DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO NORDESTE, te,.Parceria familia e escola: Uma proposta para a gestão compartilhada. 2012. (Seminário).
    170. VIII Encontro Regional da ANPAE Sudeste e XII Encontro Estadual da ANPAE São Paulo.O PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES NA UFOPA: AVALIA ÇÃO NO PROCESSO COMO FATOR DE ÊXITO. 2012. (Encontro).
    171. 34ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2011. (Outra).
    172. X Seminario Nacional de Politicas Educacionais e Curriculo.FORMAÇÃO CONTINUADA E GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2011. (Seminário).
    173. XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.A Formação cotinuada como estratégia para a realização da gestão democrática. 2011. (Encontro).
    174. XXV Simpósio Brasileiro de Políticas e Administração da Educação e II Congresso Ibero-Americano de Poítica e lAdministração da Educação, sobre Póliticas e Gestão da Educação.Diversidade Cultural: Desafios educacionais no contexto amazônico. 2011. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (79)
    1. COLARES, M. L. I. S.; CARVALHO, B. L. S. ; FERREIRA, L. S. ; OLIVEIRA, T. L. M. M.. Roda de Conversa: Orcid e Google Scholar: caminhos para ampliar a visibilidade da pesquisa. 2021. Outro
    2. COLARES, M. L. I. S.; ALMEIDA, E. S. ; ARRUDA, E. P. ; SILVA, F. F. ; BARBOSA, L. L. ; SOARES, L. V. ; OLIVEIRA, T. L. M. M.. A elite do atraso: contribuições de Jesse Souza para a compreensão do Brasil contemporâneo. 2021. Outro
    3. COLARES, M. L. I. S.; CARVALHO, B. L. S. ; FERREIRA, L. S. ; AGUIAR, M. S. ; OLIVEIRA, T. L. M. M.. Roda de Conversa: Publicação científica e índice de citação. 2021. Outro
    4. COLARES, M. L. I. S.; CARVALHO, B. L. S.. Roda de conversa COVID-19: Aspectos Epidemiológicos e Pedagógicos. 2021. Outro
    5. COLARES, M. L. I. S.; SOARES, L. V. ; BARBOSA, L. L.. IV Seminário de Dissertações em Andamento. 2021. Outro
    6. COLARES, M. L. I. S.; CARVALHO, B. L. S.. Roda de Conversa com o tema - Google documentos: maximizando as ferramentas digitais. 2021. Outro
    7. COLARES, M. L. I. S.; CARVALHO, B. L. S.. Roda de Conversa com o tema: Ética na pesquisa: introdução à Plataforma Brasil. 2021. Outro
    8. COLARES, M. L. I. S.. 1ª Sessão Comemorativa da Programação de 10 anos da Revista Exitus. 2021. (Outro).. . 0.
    9. COLARES, M. L. I. S.; COLARES, A. A. ; ARRUDA, E. P. ; BARBOSA, L. L.. 3ª Sessão Comemorativa da Programação de 10 anos da Revista Exitus. 2021. Outro
    10. COLARES, M. L. I. S.; ARRUDA, E. P. ; BARBOSA, L. L.. 2ª Sessão Comemorativa da Programação de 10 anos da Revista Exitus. 2021. Outro
    11. COLARES, M. L. I. S.. Roda de Conversa - ÉTICA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 2021. (Outro).. . 0.
    12. COLARES, M. L. I. S.. Mesa redonda - Educação e Realidade Amazônica. 2021. (Outro).. . 0.
    13. COLARES, M. L. I. S.. Roda de Conversa - Educação Superior Universitária na Argentina. 2021. (Outro).. . 0.
    14. COLARES, M. L. I. S.. Roda de Conversa: O centenário de Paulo Freire e o Ensino Superior. 2021. (Outro).. . 0.
    15. COLARES, M. L. I. S.; COLARES, A. A.. "Quarta com Ciência do Histedbr-Ufopa - Tema: Ciência e educação na sociedade contemporânea desafios a partir da Pedagogia Histórico-Crítica". 2020. Outro
    16. COLARES, M. L. I. S.; COLARES, A. A.. "Live: Quarta com Ciência do Histedbr-Ufopa. Tema - Relevância do conhecimento desde a perspectiva histórico-crítica". 2020. Outro
    17. COLARES, M. L. I. S.; COLARES, A. A.. "A História no Marxismo". 2020. Outro
    18. COLARES, M. L. I. S.; COLARES, A. A.. "II SEMINÁRIO INTEGRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA ? PGEDA". 2020. Outro
    19. COLARES, M. L. I. S.; MEDEIROS NETA, O. M.. WEBINAR "Como e onde indexar periódicos de Educação?". 2020. Outro
    20. COLARES, M. L. I. S.; SOARES, L. V. ; BARBOSA, L. L. ; CARVALHO, B. L. S.. Pedagogia Histórico-Crítica: Diálogos com Dermeval Saviani. 2020. Outro
    21. COLARES, M. L. I. S.; COLARES, A. A. ; CARVALHO, B. L. S. ; BARBOSA, L. L. ; SOARES, L. V. ; SILVA, W. L. G.. Conferência: A Escola Pós-Pandemia. 2020. Outro
    22. COLARES, M. L. I. S.; COLARES, A. A. ; CARVALHO, B. L. S. ; SOUSA, J. M. G. ; AMARANTE, K. C. ; BARBOSA, L. L. ; SOARES, L. V.. Quarta com Ciência do Histedbr-Ufopa-Tema: Supervisão educacional e transformação social. 2020. Outro
    23. COLARES, M. L. I. S.; COLARES, A. A. ; CARVALHO, B. L. S. ; SOUSA, J. M. G. ; BARBOSA, L. L. ; SOARES, L. V.. Pedagogia Histórico Crítica e corporeidade: subsídios para uma abordagem pedagógica histórico-crítica da educação física. 2020. Outro
    24. COLARES, A. A. ; COLARES, M. L. I. S. ; CARVALHO, B. L. S. ; SOUSA, J. M. G. ; AMARANTE, K. C. ; BARBOSA, L. L. ; SOARES, L. V.. Quarta com Ciência do Histedbr-Ufopa, tema: O papel da escola e do professor na sociedade atual-uma reflexão crítica frente às pedagogias contemporâneas. 2020. Outro
    25. COLARES, M. L. I. S.; COLARES, A. A. ; CARVALHO, B. L. S. ; SOUSA, J. M. G. ; AMARANTE, K. C. ; BARBOSA, L. L. ; SOARES, L. V.. Quarta com Ciência do Histedbr-Ufopa- Tema: A pedagogia histórico-crítica na educação do campo. 2020. Outro
    26. COLARES, M. L. I. S.; COLARES, A. A. ; CARVALHO, B. L. S. ; SOUSA, J. M. G. ; BARBOSA, L. L. ; SOARES, L. V.. Quarta com Ciência do Histedbr-Ufopa - Tema: Pós-Graduação, pedagogia e movimentos sociais na luta pela educação popular. 2020. Outro
    27. COLARES, M. L. I. S.; SOARES, L. V. ; BARBOSA, L. L. ; AMARANTE, K. C. ; RODRIGUES, G. C. L. ; COLARES, A. A.. Educação e realidade amazônica: biodiversidade e culturas. 2020. Outro
    28. COLARES, M. L. I. S.; COLARES, A. A. ; AMARANTE, K. C. ; BARBOSA, L. L. ; SOARES, L. V.. Privatização, financeirização e formação docente: novas induções legais. 2020. Outro
    29. COLARES, M. L. I. S.; COLARES, A. A. ; CARVALHO, B. L. S. ; SOARES, L. V.. Semana da Poesia: Ciência e Arte do HISTEDBR/UFOPA. 2020. Outro
    30. COLARES, M. L. I. S.; COLARES, A. A. ; CARVALHO, B. L. S. ; SOUSA, J. M. G. ; BARBOSA, L. L. ; SOARES, L. V. ; OLIVEIRA, T. L. M. M.. Quarta com Ciência do Histedbr-Ufopa - tema: Consciência social e ação política e ideológica. 2020. Outro
    31. COLARES, M. L. I. S.; COLARES, A. A. ; CARVALHO, B. L. S. ; SOUSA, J. M. G. ; BARBOSA, L. L. ; SOARES, L. V. ; OLIVEIRA, T. L. M. M.. Como Avançar? Desafios teóricos e políticos da pedagogia histórico-crítica hoje. 2020. Outro
    32. COLARES, M. L. I. S.; CARVALHO, B. L. S. ; SOUSA, J. M. G. ; BARBOSA, L. L. ; SOARES, L. V. ; OLIVEIRA, T. L. M. M. ; SILVA, W. L. G.. Quarta com Ciência do Histedbr-Ufopa - Tema: Da inspiração à formulação da pedagogia histórico-crítica: os três momentos da PHC que toda teoria verdadeiramente crítica deve conter. 2020. Outro
    33. COLARES, M. L. I. S.; CARVALHO, B. L. S. ; SOUSA, J. M. G. ; BARBOSA, L. L. ; SOARES, L. V. ; OLIVEIRA, T. L. M. M. ; AMARANTE, K. C.. Quarta com Ciência do Histedbr-Ufopa - Tema: ?Pressupostos gramscianos da pedagogia histórico-crítica. 2020. Outro
    34. COLARES, M. L. I. S.; CARVALHO, B. L. S. ; SOUSA, J. M. G. ; AMARANTE, K. C. ; BARBOSA, L. L. ; SOARES, L. V. ; OLIVEIRA, T. L. M. M.. Quarta com Ciência do Histedbr-Ufopa - Tema: A contribuição da revolução russa para a educação e a pedagogia histórico-crítica na atualidade. 2020. Outro
    35. COLARES, M. L. I. S.; CARVALHO, B. L. S. ; SOUSA, J. M. G. ; AMARANTE, K. C. ; BARBOSA, L. L. ; SOARES, L. V. ; OLIVEIRA, T. L. M. M. ; SILVA, W. L. G.. Quarta com Ciência do Histedbr-Ufopa - Tema: A defesa da escola pública na perspectiva histórico-crítica em tempos de suicídio democrático. 2020. Outro
    36. COLARES, M. L. I. S.; CARVALHO, B. L. S. ; SOUSA, J. M. G. ; AMARANTE, K. C. ; BARBOSA, L. L. ; SOARES, L. V. ; OLIVEIRA, T. L. M. M. ; SILVA, W. L. G.. Quarta com Ciência do Histedbr-Ufopa - Tema: A política de educação profissional e tecnológica pós-LDB diante da atual crise brasileira. 2020. Outro
    37. COLARES, M. L. I. S.; COLARES, A. A. ; CARVALHO, B. L. S. ; BARBOSA, L. L. ; SOARES, L. V. ; OLIVEIRA, T. L. M. M. ; SOUSA, F. M. L.. Quarta com Ciência do Histedbr-Ufopa - Tema: Faculdade de Educação, pedagogia e pósgraduação na luta pela educação pública. 2020. Outro
    38. COLARES, M. L. I. S.; COLARES, A. A. ; CARVALHO, B. L. S. ; BARBOSA, L. L. ; SOARES, L. V. ; OLIVEIRA, T. L. M. M. ; SOUSA, F. M. L.. Quarta com Ciência do Histedbr-Ufopa - tema: Desafios da educação na atualidade. 2020. Outro
    39. COLARES, M. L. I. S.; COLARES, A. A. ; CARVALHO, B. L. S. ; BARBOSA, L. L. ; SOARES, L. V. ; OLIVEIRA, T. L. M. M. ; SOUSA, F. M. L.. Live "Aqui tem vida inteligente com você e para você: retrospectiva das ações de 2020". 2020. Outro
    40. COLARES, M. L. I. S.; SOARES, L. V. ; BARBOSA, L. L.. Live: Quarta com Ciência do Histedbr-Ufopa. Tema - Teorias Pedagógicas contra hegemônicas no Brasil. 2020. Outro
    41. COLARES, M. L. I. S.; SOARES, LUCAS DE VASCONCELOS ; BARBOSA, L. L.. Live: Quarta com Ciência do Histedbr-Ufopa - Tema: Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Escolar. 2020. Outro
    42. COLARES, M. L. I. S.; BARBOSA, L. L.. Recepção dos calouros do curso de pedagogia 2020. 2020. Outro
    43. COLARES, M. L. I. S.. XII Reunião do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação das Regiões Norte e Nordeste do Brasil (FEPAE-NNE). 2020. (Outro).. . 0.
    44. COLARES, M. L. I. S.; COLARES, A. A.. "III Seminário de Dissertações em Andamento: Desenvolvimento de Pesquisas na Amazônia". 2019. Outro
    45. COLARES, M. L. I. S.; COLARES, A. A.. "II Encontro Regional do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR-UFOPA): Em Defesa da Escola Pública". 2019. Outro
    46. COLARES, M. L. I. S.; COLARES, A. A.. Minicurso "Contação de histórias infantis: técnicas e instrumentos". 2019. Outro
    47. COLARES, M. L. I. S.; COLARES, A. A.. "I Seminário de Integração entre Graduação e Pós-graduação da área de Educação da UFOPA: Trajetória em Construção". 2019. Outro
    48. COLARES, M. L. I. S.. "II Encontro Sobre o Ajuste Curricular do PPC do Curso de Licenciatura em Pedagogia". 2019. (Outro).. . 0.
    49. COLARES, M. L. I. S.. "Percepções Externas do Curso de Pedagogia da UFOPA". 2019. (Outro).. . 0.
    50. COLARES, M. L. I. S.. "CONFERÊNCIA: PESQUISA EM EDUCAÇÃO". 2019. (Outro).. . 0.
    51. COLARES, M. L. I. S.. "Oficina: Edição de Vídeos para Fins Educacionais". 2019. (Outro).. . 0.
    52. COLARES, M. L. I. S.; COLARES, A. A.. "Seminário Histedbr-Ufopa 2019". 2019. Outro
    53. COLARES, M. L. I. S.. IV Salão de Orientação Profissional da Universidade Federal do Oeste do Pará ? UFOPA. 2018. (Outro).. . 0.
    54. COLARES, M. L. I. S.; COLARES, A. A.. Debate "Poder e Democracia nas Universidades Públicas". 2018. Outro
    55. COLARES, M. L. I. S.. "Seminário de Dissertações em Andamento: Desenvolvimento de Pesquisas na Amazônia". 2018. (Outro).. . 0.
    56. COLARES, M. L. I. S.; COLARES, A. A.. Minicurso "O Uso da Fotografia como Fonte Histórica". 2018. Outro
    57. COLARES, M. L. I. S.. Minicurso "Kahoot para Educadores: uma ferramenta interativa de avaliação on-line". 2018. (Outro).. . 0.
    58. COLARES, M. L. I. S.. "I Seminário Desafios e Possibilidades Didáticas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental". 2018. (Outro).. . 0.
    59. COLARES, M. L. I. S.; COLARES, A. A.. I Encontro do Programa de Apoio Acadêmico (PROCAD/CAPES) UNICAMP/UNIR/UFOPA. 2018. Outro
    60. COLARES, M. L. I. S.; PRIANTE, P. T.. Curso Marxismo e Educação. 2016. Outro
    61. COLARES, M. L. I. S.; PRIANTE, P. T.. Curso Amostragem Estatística na Pesquisa em Educação. 2016. Outro
    62. COLARES, M. L. I. S.. II Encontro da Rede de Pesquisadores UNICAMP/UNIR/UFOPA do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD/CAPES). 2016. (Outro).. . 0.
    63. COLARES, M. L. I. S.. III Seminário de Teses (DINTER UNICAMP/UFOPA. 2016. (Outro).. . 0.
    64. COLARES, M. L. I. S.. Lançamento do Livro "Escola de Tempo Integral: registros, análise e perspectiva em Santarém/PA". 2015. (Outro).. . 0.
    65. COLARES, M. L. I. S.. Lançamento do Livro "Gestão Democrática e Projeto Político Pedagógico - UFOPA". 2015. (Outro).. . 0.
    66. COLARES, M. L. I. S.; COLARES, A. A. ; Jacomeli, Mara Regina Martins ; DUARTE, D. P.. II Seminário de Teses "Políticas, práticas docentes e história da educação". 2014. Outro
    67. COLARES, M. L. I. S.. Seminário de Pesquisa, Docência e Gestão Escolar do Programa de Educação ICED/UFOPA. 2014. (Outro).. . 0.
    68. COLARES, M. L. I. S.. V Encontro Estadual de Política e Administração da Educação do Pará. 2014. (Outro).. . 0.
    69. COLARES, M. L. I. S.; Colares, Anselmo Alencar. I Seminário Temático do DINTER em educação. 2012. Outro
    70. COLARES, M. L. I. S.. IV Seminário Regional de Política e Administração da Educação e da Região Norte e IV Encontro Estadual de Política e Administração da Educação no Pará. 2012. (Outro).. . 0.
    71. COLARES, M. L. I. S.. Encontro Marcado em educação. 2006. (Outro).. . 0.
    72. COLARES, M. L. I. S.. 2º Colóquio Temático em Educação: Avaliação: Um olhar crítico sobre a prática. 2004. (Outro).. . 0.
    73. COLARES, M. L. I. S.. 3º Colóquio Temático em Educação: Fundamentos e aplicaçaões das idéias de Piaget. 2004. (Outro).. . 0.
    74. COLARES, M. L. I. S.. I Seminário de Trabalhos interdisciplinares em Andamento e XVII Encerramento de Estágio Supervisionado. 2004. (Outro).. . 0.
    75. COLARES, M. L. I. S.. Educação e Cidadania: ainda um desafio do século XXI. 2002. (Outro).. . 0.
    76. COLARES, M. L. I. S.. Financiamento da Educação básica no Brasil. 2002. (Outro).. . 0.
    77. COLARES, M. L. I. S.. O teatro de José de Anchieta: Arte e Pedagogia no Brasil colônia. 2002. (Outro).. . 0.
    78. COLARES, M. L. I. S.. III Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional. 2000. (Outro).. . 0.
    79. COLARES, M. L. I. S.. Desafios da qualificação profissional no estado de São Paulo: avaliação da política. 1999. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:43