Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Priscila Lena Farias

Priscila Lena Farias é Professora Associada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. É Livre-Docente pela FAU USP, Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, e Bacharel em Comunicação Visual (Desenho Industrial) pela Fundação Armando Alvares Penteado. É professora do Departamento de Projeto da FAUUSP e do Programa de Pós-graduação em Design da mesma instituição, onde coordena o LabVisual (Laboratório de Pesquisa em Design Visual). É editora do periódico científico InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação, e membro do corpo editorial de outras publicações da área de design, no Brasil e no exterior, tais como Journal of Design History, The Design Journal, e Information Design Journal. Atua como parecerista para várias entidades científicas, tais como FAPESP, CAPES e CNPq. Tem experiência na área de desenho industrial, com ênfase em programação visual, atuando principalmente nos seguintes temas: design gráfico, semiótica, tipografia, design de tipos, história do design e design da informação. [foto por Claudia Guimarães] (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/7204930940034076 (23/08/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo. Rua do Lago 876 Butantã 05508080 - SAO PAULO, SP - Brasil Telefone: (11) 30914544 Fax: (11) 30914546 URL da Homepage: https://www.fau.usp.br/docentes/priscila-lena-farias/
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Desenho Industrial
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2020-Atual. Memoria Grafica Paulistana: tipografia e cultura da impressao nos primordios da industrializacao brasileira
      Descrição: Tendo como pano de fundo os primórdios da industrialização no Brasil, o objetivo geral da pesquisa é investigar mais a fundo algumas questões levantadas por investigações anteriores dentro da linha "Memória Gráfica Paulistana", e assim ampliar o conhecimento a respeito da formação do campo do design gráfico e da cultura da impressão brasileira, tendo como foco o caso da cidade de São Paulo. Isso está sendo realizado através de estudos sistemáticos sobre empresas e profissionais ligados à prática da impressão na capital paulista no período, seus repertórios tipográficos, e os significados e valores associados a eles. Os procedimentos de pesquisa envolvem pesquisa bibliográfica e documental; a identificação, descrição e análise dos caracteres tipográficos utilizados pelos impressores paulistanos; e a alimentação de uma plataforma digital através da qual os dados obtidos poderão ser examinados, comparados e interpretados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Priscila Lena Farias - Coordenador / Fabio Mariano Cruz Pereira - Integrante / Jade Samara Piaia - Integrante / Matheus Rodrigues Borba - Integrante / Beatriz Isabelly da Cruz Almeida - Integrante / Heitor Moreira Massola - Integrante / Luiza Midori Yoshimura - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Pró-Reitoria de Graduação da USP - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 3
      Membro: Priscila Lena Farias.
    2. 2019-Atual. Estudos sobre a cultura ibero-americana do design visual no seculo XX: convergencias, contrastes e conflitos entre modernismos e tradicoes locais
      Descrição: Durante o século 20, o design se tornou um campo complexo, responsável pelo que o historiador do design Victor Margolin definiu como a configuração do mundo artificial. O estabelecimento de culturas de design --ou de conjuntos compartilhados de referências, significados e valores relacionados ao design-- passou por diferentes estágios em diferentes partes do mundo, afetando a percepção das idéias modernistas e das tradições locais. Este projeto de pesquisa visa a realização de uma série de investigações exploratórias sobre vários aspectos do design visual --um campo de atuação responsável pela configuração de elementos relevantes da cultura visual, material e impressa, como sistemas de identidade visual e sinalização, livros, revistas e tipografia. Através de uma série de estudos de caso, esperamos lançar luz sobre as relações entre modernismos e tradições locais que moldaram as culturas ibero-americanas do design visual, e que influenciaram e ainda influenciam o mundo do design.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Priscila Lena Farias - Coordenador / Marina Garone Gravier - Integrante / Verónica Devalle - Integrante / Marcos da Costa Braga - Integrante / Paulo Eduardo Moretto - Integrante / Oriol Moret - Integrante / Mónica Carabias Álvaro - Integrante / Mauricio Sánchez Menchero - Integrante. Financiador(es): Unión Iberoamericana de Universidades - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
      Membro: Priscila Lena Farias.
    3. 2018-2019. Processos editoriais e inovacao 4.0: recuperando valor atraves da sinergia entre analogico e digital
      Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo atualizar o valor cultural e social, bem como econômico, dos produtos editoriais de baixa tiragem, em um contexto contemporâneo no qual o imediatismo da produção "de massa" incentivada pelas tecnologias de impressão digital, fez surgir, quase como contraponto natural, o interesse pela recuperação do fazer artesanal e manual. Uma atenção que há alguns anos tem levado à redescoberta de técnicas, ferramentas, maquinário para a composição com tipos móveis, papéis produzidos em séries limitadas, etc. Em suma, ao "renascimento" da impressão direta (ou 'letterpress'), que permite uma personalização dos produtos, e que é apreciada também pela qualidade material, estética e sensorial de seus componentes. Ao mesmo tempo, pretende-se colocar sob nova luz uma tradição do campo editorial que, na região do Veneto, possui histórias de feitos extraordinários, que remontam ao século XV, e incluem não apenas o trabalho de célebres impressores-editores pioneiros como Aldo Manuzio, mas também a configuração de "cadeias produtivas", como aquela do papel para impressão. Para trazer à tona o valor social e cultural das habilidades técnicas e empreendedoras do passado e para tornar mais acessível o conhecimento a elas relacionado --para fins acadêmicos, mas também comerciais e de empreendedorismo-- serão empregadas teorias, sistemas e tecnologias para armazenamento digital e valorização de arquivos. Isso permitirá, por um lado, a organização e conservação da memória, e, por outro, a disponibilização efetiva desses elementos patrimoniais, transformados em bases de dados digitais, aptos à transferência cultural e tecnológica para um público mais amplo. Nessa transformação, do analógico ao digital, baseia-se a possibilidade de propor novos modelos de organização de empresas e campos para o desenvolvimento de negócios. O projeto de pesquisa envolve, portanto, uma rede de atores que, de várias formas e com diferentes competências, optaram por uma estratégia de qualidade, e atua no fortalecimento da interdependência dos setores envolvidos. Visa um impacto nos arranjos profissionais que permitam conectar um conjunto de atores cujas habilidades específicas precisam ser apoiadas através da integração de diferentes saberes e perfis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Priscila Lena Farias - Integrante / Emanuela Bonini Lessing - Coordenador. Financiador(es): Regione del Veneto - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Priscila Lena Farias.
    4. 2017-2020. Memoria Grafica Paulistana: a formacao de um repertorio tipografico paulistano no seculo XIX
      Descrição: Dando continuidade às investigações sobre Memória Gráfica Paulistana iniciadas em 2014, este projeto tem como meta a reconstituição do repertório tipográfico de quatro oficinas identificadas como centrais para a formação de um certo gosto tipográfico paulistano no século XIX: a oficina tipográfica d'O Farol Paulistano (1827-c.1834), a Typographia Imparcial de Marques & Irmão (1854-c.1888), a Typographia Allemã (1863-c.1876), e a 'typografia a vapor' de Jorge Seckler (1873-c.1890).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Priscila Lena Farias - Coordenador / Laura Benseñor Lotufo - Integrante / Paulo André Chagas - Integrante / Fabio Mariano Cruz Pereira - Integrante / Alessandra Fudoli - Integrante / Clara Oliveira Gastelois - Integrante / Bianca Tavares Martins - Integrante / Vítor Martins Oliveira - Integrante / Brenna Gonçalves Oria - Integrante / Jade Samara Piaia - Integrante / Matheus Rodrigues Borba - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 27 / Número de orientações: 1
      Membro: Priscila Lena Farias.
    5. 2014-2018. Memoria Grafica Paulistana: desenvolvimento de base de dados sobre os primordios da impressao com tipos moveis na cidade de Sao Paulo
      Descrição: Este projeto tem como meta o desenvolvimento de nova versão para o site 'Tipografia Paulistana', através do qual a base de dados será disponibilizada ao público. O principal desafio a ser enfrentado é o de aprimorar os processos de coleta, tratamento e disponibilização de dados referentes a pesquisa sobre aspectos históricos da linguagem visual, em particular o registro, organização e o acesso de dados sobre impressão com tipos móveis. A solução dada a este problema deve apontar caminhos para a otimização de processos de organização e visualização de dados relacionados a técnicas de mapeamento de dados históricos georreferenciados, e de visualização de 'repertórios' ou coleções de tipos de impressores do passado, que interessarão a outros pesquisadores que lidam com história da tipografia e temas similares. https://labvisual.fau.usp.br/tipografiapaulistana/ . Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Priscila Lena Farias - Coordenador / Daniela Kutschat Hanns - Integrante / Fabio Mariano Cruz Pereira - Integrante / Laura Benseñor Lotufo - Integrante / Isabella Ribeiro Aragão - Integrante / Catherine Rachel Dixon - Integrante / Marcella Monaco Jyo - Integrante / Deu Rim Choi - Integrante / Paola Ramos Fernandes - Integrante / Heloísa Barbosa de Oliveira - Integrante / Roberta Akegawa Cunha - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 18
      Membro: Priscila Lena Farias.
    6. 2013-2017. Memoria Grafica Paulistana: a tipografia em Sao Paulo no seculo XIX e inicio do seculo XX
      Descrição: O objeto de estudo deste projeto são os caracteres tipográficos disponíveis para a diagramação e impressão com tipos móveis na cidade de São Paulo entre o século XIX e o início do século XX. O recorte temporal é delimitado pelos 100 anos que se seguem à data de lançamento daquele que é considerado o primeiro artefato impresso em oficina tipográfica na então província de São Paulo (o jornal O Farol Paulistano, 1827), e seu desfecho, portanto, coincide com o momento em que a impressão com tipos móveis passou a ser substituída pelo uso de máquinas de composição 'a quente', como os linotipos. Pretende-se, em um primeiro momento, identificar e mapear os principais usuários (oficinas tipográficas) e fornecedores (importadores, distribuidores, fabricantes) de tipos móveis na cidade de São Paulo neste período, para, em seguida, selecionar e descrever os modelos de letras mais utilizados, tendo em vista a compreensão da formação de um certo repertório ou 'gosto tipográfico' paulistano ao longo destes anos. Com isso, espera-se contribuir para uma melhor compreensão da linguagem gráfica paulistana do período, e para a ampliação do conhecimento acerca da atuação de fabricantes, distribuidores e usuários de tipos na capital paulista durante o século XIX.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Priscila Lena Farias - Coordenador / Isabella Ribeiro Aragão - Integrante / Janaina de Freitas Oliveira - Integrante / Marina Ayumi Onoda - Integrante. Financiador(es): (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 10
      Membro: Priscila Lena Farias.
    7. 2013-Atual. Paisagens Tipograficas: estudos avancados sobre letras no ambiente urbano
      Descrição: Este projeto tem como objetivo aprofundar e ampliar o escopo de investigações iniciadas em pesquisas anteriores, nas quais o objeto de estudo principal foram as epígrafes arquitetônicas paulistanas --assinaturas de arquitetos, engenheiros e construtores encontradas no centro histórico da cidade de São Paulo. Para isso, partimos da definição de 'paisagem tipográfica' enquanto o conjunto das inscrições verbo-visuais encontradas em centros urbanos, desde as mais oficiais e perenes até as mais espontâneas e efêmeras, independentemente de seu modo de produção (impressão, letreiramento ou caligrafia). Tais inscrições são, neste âmbito, entendidas como marcos e referências visuais da cidade e de sua história e memória, com implicações para o estabelecimento de identidades coletivas e sentido de lugar. O projeto visa aplicar os procedimentos, desenvolvidos para levantamento e análise da paisagem tipográfica da cidade de São Paulo, em outros recortes espaço-temporais, a fim de comparar os dados já obtidos com os de outros centros urbanos. Pretende-se chegar a conclusões gerais sobre a presença das letras em espaços urbanos, levando em conta, além da informação verbal contida nos textos, também as técnicas de obtenção das inscrições, suas características formais, e os significados atribuídos a elas por diferentes agentes. Entre os resultados esperados, estão a atualização do site 'Acervo Epigráfico Paulistano', a redação de artigos científicos, a supervisão de teses e dissertações, e a elaboração de livro sobre o tema. https://sites.google.com/usp.br/typescapes/home . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Priscila Lena Farias - Coordenador / Anna Paula Silva Gouveia - Integrante / José Roberto D'Elboux - Integrante / Eduardo Araújo de Ávila - Integrante / Camila Catarina da Silva Flores - Integrante / Giovanna Lejanoski da Costa - Integrante. Financiador(es): (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T & A: 17 / Número de orientações: 3
      Membro: Priscila Lena Farias.
    8. 2013-Atual. Cultura visual, identidade e memoria grafica
      Descrição: Estudos sobre o design, e, em particular o design visual e da comunicação, sob o ponto de vista da prática, da linguagem, e da cultura. Incluem-se neste espectro o design de tipos e o design com tipos, o design da informação, e investigações sobre a cultura da impressão e a cultura tipográfica enquanto aspectos da cultura visual.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (6) . Integrantes: Priscila Lena Farias - Coordenador / Luciano Cardinali - Integrante / Kollontai Cossich Diniz - Integrante / Maria Beatriz Ardinghi - Integrante / Didier Dominique Cerqueira Dias de Moraes - Integrante / Denize Roma de Barros Galvão - Integrante / Jessica Reveriego Strazzi - Integrante / Renata Crivelli Portella - Integrante / Aline Kaori Yoshimatsu - Integrante / Cecilia Christine Handaya - Integrante / Halyne Tiye Uchida Nakazawa - Integrante / Carla Fernanda Fontana - Integrante / Ana Lúcia Garcés - Integrante / Claudia Jurado Grisales - Integrante / Jonas Queiroga - Integrante / Paulo Eduardo Moretto - Integrante / João Alvaro Nogueira Nunes - Integrante / Marcel Pereira Pauluk - Integrante / Diego Manzini Maldonado - Integrante. Financiador(es): Fundação para a Pesquisa Ambiental - Bolsa / Pró-Reitoria de Graduação da USP - Bolsa / Secretaria de Educación Superior Ciencia y Tecnología - Bolsa. Número de produções C, T & A: 44 / Número de orientações: 3
      Membro: Priscila Lena Farias.
    9. 2011-2013. Memoria Grafica Paulistana: estudos exploratorios sobre tipografia e identidade
      Descrição: Quais são as principais características visuais apresentadas pelos artefatos tipográficos produzidos e veiculados na cidade de São Paulo? Este projeto tem como objetivo a compreensão da configuração da identidade visual da cidade de São Paulo através destes artefatos, partindo do pressuposto de que a resposta para esta questão pode indicar os atributos visuais que contribuem para a configuração do sentido de lugar ou espírito de lugar da metrópole. Entende-se que esta configuração se concretiza a partir das escolhas gráficas e tipográficas realizadas pelos habitantes da cidade ao longo do tempo, e veiculadas de forma pública através de formas e letras impressas, escritas, gravadas ou desenhadas. Através de um método que adapta a teoria fundamentada para estudos de cultura material e visual, aliado a elementos de análise derivados da semiótica Peirceana, espera-se obter, como resultados, um banco de dados com imagens e informações sobre memória gráfica paulistana, a formulação teorias e hipóteses acerca da tipografia e identidade paulistanas, e o desenvolvimento de família tipográfica digital baseada nos dados coletados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Priscila Lena Farias - Coordenador / Luciano Cardinali - Integrante / Isabella Aragão - Integrante / Evandro José de Almeida - Integrante / Kollontai Cossich Diniz - Integrante / Laura de Mello Alves Pires - Integrante / Janaina de Freitas Oliveira - Integrante / Maria Beatriz Ardinghi - Integrante / Didier Dominique Cerqueira Dias de Moraes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 38
      Membro: Priscila Lena Farias.
    10. 2010-2013. Memoria grafica brasileira: cultura visual e impressos efemeros
      Descrição: O papel histórico e social do design no Brasil é assunto pouco estudado e compreendido, apesar de sua importância para a constituição da paisagem construída, para as diversas experiências de interação por meio do comércio e da comunicação, e para a formação de identidades visuais que, por extensão, ajudam a delimitar a identidade coletiva. O presente projeto, derivado de projeto anterior intitulado ?Memória Gráfica Brasileira: estudos comparativos de manifestações gráficas nas cidades do Recife, Rio de Janeiro e São Paulo?, parte do pressuposto que o design precisa ser compreendido de modo integrado, como uma faceta do fenômeno maior da Cultura, no sentido antropológico desse termo. O projeto original foi desenvolvido em parceria com PUC-Rio e UFPE, no contexto do edital PROCAD da CAPES, entre 2008 e 2010. O objetivo principal do projeto em sua versão atual, aqui proposta, é identificar e analisar exemplos relevantes de manifestações gráficas que marquem a memória e a identidade da cidade de São Paulo, com especial atenção para os impressos efêmeros (cartazes, embalagens, revistas) produzidos nesta localidade entre os séculos XIX e XX.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Priscila Lena Farias - Coordenador / Patricia Souza Gatto - Integrante / Regina Cunha Wilke - Integrante / Fernanda Romero Moreira - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Priscila Lena Farias.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (10)
    1. Prêmio Tese Destaque USP - 9ª Edição, Menção Honrosa para 'Letras e letreiros: manifestações do art déco nos projetos arquitetônicos paulistanos (1925-1955)', Universidade de São Paulo.. 2020.
      Membro: Priscila Lena Farias.
    2. 33o Prêmio Design MCB, Trabalhos publicados, Primeiro Lugar: 'Dez ensaios sobre memória gráfica', Museu da Casa Brasileira... 2019.
      Membro: Priscila Lena Farias.
    3. 32o Prêmio Design MCB, Trabalhos escritos não publicados, Menção Honrosa: "Estudos sobre tipografia: letras, memória gráfica e paisagens tipográficas", Museu da Casa Brasileira.. 2018.
      Membro: Priscila Lena Farias.
    4. 32o Prêmio Design MCB, Trabalhos escritos não publicados, Menção Honrosa: "Letras e letreiros: manifestações do Art Déco nos projetos arquitetônicos paulistanos (1928-1954)" (doutorado de JR D'Elboux), Museu da Casa Brasileira.. 2018.
      Membro: Priscila Lena Farias.
    5. Melhor artigo apresentado no CIDI 2017 / 8º CONGIC: Memória Gráfica Paulistana: o repertório de tipos da oficina tipográfica de Jorge Seckler entre 1878 e 1884, SBDI - Sociedade Brasileira de Design da Informação.. 2017.
      Membro: Priscila Lena Farias.
    6. 30o Prêmio Design MCB, Trabalhos escritos não publicados, 1º lugar: "Tipos móveis de metal da Funtimod" (tese de doutorado de Isabella R. Aragão), Museu da Casa Brasileira.. 2016.
      Membro: Priscila Lena Farias.
    7. 30o Prêmio Design MCB, Trabalhos escritos não publicados, 2º lugar: "Glossário visual popular paulista" (dissertação de mestrado de Maria Beatriz Ardinghi), Museu da Casa Brasileira.. 2016.
      Membro: Priscila Lena Farias.
    8. Patrona dos Formandos do Curso de Design da FAU USP, FAU USP.. 2016.
      Membro: Priscila Lena Farias.
    9. Prêmio Tutoria Científico-Acadêmica, Pró-Reitoria de Graduação da USP.. 2013.
      Membro: Priscila Lena Farias.
    10. IDEA/Brasil - Prêmio Prata para a exposição FAU FORMA : DESIGNERS, IDEA ? International Design Excellence Awards.. 2012.
      Membro: Priscila Lena Farias.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (72)
    1. 4º SPDesign - Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design da FAU USP,.Mesas 'Processos e Linguagens: Examinando bibliografia e documentos'; e 'Teoria e História: Entrevistas com especialistas'. 2020. (Seminário).
    2. Design Heritage: Concepts, Contexts, Politics.Typography and Lettering as Design Heritage in Brazil. 2020. (Simpósio).
    3. HUB 2020.Potenciais contribuições dos meios digitais para o reconhecimento e proteção do patrimônio tipográfico. 2020. (Seminário).
    4. ICDHS 12 - 12th Conference of the International Committee for Design History and Design Studies. Cultural Roles of Design Practice. 2020. (Congresso).
    5. Anglo-Swiss Connections in an Expanded Field: Modernism in Typography and Graphic Design, 1950-80.From utopia to dystopia: modernist typography in Brazil 1950-1980. 2019. (Encontro).
    6. CIDI 2019 - 9° Congresso Internacional de Design da Informação. A linguagem gráfica das capas de coleções da Livraria José Olympio / Análise de uma coleção de antigos artefatos gráficos produzidos por oficinas tipográficas / O repertório de tipos da Typographia Imparcial de Marques & Irmão. 2019. (Congresso).
    7. Culturas visuales y diseño gráfico iberoamericano en el siglo XX: puntos de partida.Memoria gráfica brasileña: investigaciones acerca de la cultura del diseño visual brasileño en el siglo XX. 2019. (Seminário).
    8. DHS 2019: The Cost of Design. Typographic Transactions (mesa redonda). 2019. (Congresso).
    9. Iberoamerican visual design culture in the 20th century - Workshop 1 / Barcelona.Iberoamerican visual design culture in the 20th century. 2019. (Oficina).
    10. Le forme della tipografia: storie, processi e linguaggi.Tipografia Paulistana: mapping printers and visualizing typographic repertoires. 2019. (Seminário).
    11. Reflecting on Global Design History Practices.Reflecting on Global Design History Practices: a Latin American perspective. 2019. (Encontro).
    12. SABIC - Salón Binacional de Investigación-Creación. Tipografía, cultura visual y memoria gráfica. 2019. (Congresso).
    13. 6° Encuentro de Investigación en Diseño.Tipografía Vernacular en Latinoamérica. 2018. (Encontro).
    14. DHS 2018: Design and Displacement. Topics Displacement: Latin America (panel session). 2018. (Congresso).
    15. ICDHS 10th+1. Designing the early history of typography in Brazil, starting from printing in São Paulo. 2018. (Congresso).
    16. Intercom Sul 2018. Aproximações entre comunicação e design. 2018. (Congresso).
    17. It Wasn?t Written ? International Symposium on Designerly-ways of Historiography. 2018. (Simpósio).
    18. CIDI 2017 - 8º Congresso Internacional de Design da Informação. Visualização de dados sobre memória gráfica. 2017. (Congresso).
    19. DHS 2017: Making and Unmaking the Environment. Upcycling (seção técnica). 2017. (Congresso).
    20. Diseño en Sociedad 11. Diseñar letras, cuando todos las diseñan. 2017. (Congresso).
    21. Encontro de Pós-graduação em Design: Cenários e Perspectivas.Encontro de Pós-graduação em Design: Cenários e Perspectivas. 2017. (Encontro).
    22. II Seminário Imagem, Estética, Cognição.LabVisual - Laboratório de Pesquisa em Design Visual da FAU USP. 2017. (Simpósio).
    23. Reducing Boundaries.Reducing Boundaries. 2017. (Seminário).
    24. Reflexões sobre a graduação na FAU: reforma curricular, permanência estudantil e políticas de inclusão.Reformas curriculares: o novo Projeto Pedagógico do curso de Design da FAU USP. 2017. (Seminário).
    25. Visões sobre a tipografia.Memórias e paisagens tipográficas. 2017. (Encontro).
    26. 24o SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP."Memória Gráfica Paulistana" e "Revisão e Atualização de Catálogo Digital 'Tipos do LPG'". 2016. (Seminário).
    27. 25º Salón de Diseño Gráfico.Paisajes tipográficos, investigaciones en cartas y ciudades. 2016. (Encontro).
    28. 2º Congreso Internacional de Investigación en Diseño. Graphic Memory, Visual Culture and Design History / Typographic landscapes - investigations on letters and cities. 2016. (Congresso).
    29. Diatipo SP 2016.Paisagem tipográfica, tipografia arquitetônica paulistana, acervo epigráfico paulistano. 2016. (Encontro).
    30. ICDHS 2016 - 10th Conference of the International Commitee for Design History and Design Studies. Spatializing design history: considerations on the use of maps for studies on print culture. 2016. (Congresso).
    31. III Congreso de Historia Intelectual de América Latina.Memoria gráfica como estrategia para desvelar historias del diseño visual en Brasil. 2016. (Seminário).
    32. MICSUR - Mercado de Industrias Culturales del Sur. Demandantes y expertos / Diseño. 2016. (Feira).
    33. V CINCCI - Colóquio Internacional sobre o Comércio e a Cidade.Caminhos da Pesquisa em Comércio, Consumo e Cidade: The graphic image of the city. 2016. (Seminário).
    34. 14o Festival Internacional de la Imagen. Imágenes como letras, letras como imágenes. 2015. (Congresso).
    35. 5o Coloquio Doctoral en Diseño y Creación.Avaliação das propostas de doutorado apresentadas no 5o Coloquio Doctoral en Diseño y Creación. 2015. (Encontro).
    36. ATypI 2015: Challenges. Mapping the early history of typography in Sao Paulo city; Funtimod: its significance as a Brazilian type foundry reconsidered. 2015. (Congresso).
    37. CIDI 2015 - 7o Congresso Internacional de Design da Informação. Epígrafes arquitetônicas paulistanas e londrinas: uma comparação sob a perspectiva do design da informação ; Letras toscanas no repertório tipográfico de Jorge Seckler (1883- 1895) ;. 2015. (Congresso).
    38. Diatipo 2015.Pesquisa & Educação. 2015. (Encontro).
    39. IDC 2015 - International Design Congress - Eeum: Design Connects. Design education and design studies at the University of São Paulo. 2015. (Congresso).
    40. Rumos da Pós-Graduação na FAU USP.A proposta de criação de um novo Programa de Pós-Graduação em Design. 2015. (Encontro).
    41. Seminário Internacional Diálogos Transdisciplinares: Arte e Pesquisa.Letra: paisagem e memória. 2015. (Seminário).
    42. Simpósio da Pós-Graduação da USP. 2015. (Simpósio).
    43. DiaTipo 2014.Debate: Mulheres na tipografia. 2014. (Encontro).
    44. ICDHS2014: 9th International Conference on Design History and Design Studies. On graphic memory as a strategy for design history. 2014. (Congresso).
    45. Nuevos Horizontes del Diseño: Simposio Internacional sobre Investigación e Innovación en el Diseño.Diseño y comunicación. 2014. (Simpósio).
    46. Seminário Internacional ?Design & Semiótica: linguagem, comunicação e cultura?.Semiótica e tipografia: apontamentos para um modelo de análise. 2014. (Seminário).
    47. 3a Jornada de Pesquisa em Design Visual.Investigações sobre tipografia, cultura e identidade (mesa-redonda). 2013. (Encontro).
    48. 5T - Gendered perspectives in design: Turkish and Global Context. Females, alcohol, and inebriating things: representations of women in cachaça labels. 2013. (Congresso).
    49. CIDI 2013- 6th Information Design International Conference. Apontamentos para uma história da fundição de tipos no Brasil do século 20: o caso da Funtimod / Um estudo sobre catálogos de tipos de fundidoras brasileiras dos séculos 19 e 20. 2013. (Congresso).
    50. Conferência SciELO 15 Anos. 2013. (Simpósio).
    51. Design History Society 2013 Annual Conference. Typography in Brazil in the 19th and early 20th century / Colonial and post-colonial histories of typography and printing culture in Latin America (panel). 2013. (Congresso).
    52. IV Semana de Estudo em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto.Tipografia e memória gráfica: estudos e tendências. 2013. (Encontro).
    53. São Paulo: cultura visual e sociabilidades.Memória gráfica brasileira: cultura visual e impressos efêmeros. 2013. (Seminário).
    54. Tipocracia 10: encontro internacional de tipografia.Painel: História da tipografia. 2013. (Encontro).
    55. V Workshop de Pesquisa Memória Gráfica Brasileira.A tipografia como elemento da memória gráfica brasileira. 2013. (Seminário).
    56. 10° PD Design ? Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. "Epígrafes arquitetônicas [...]", "Figuras de retórica [...]" e "Um estudo comparativo entre a catalogação de tipos móveis [...]". 2012. (Congresso).
    57. Congreso Internacional las Edades del Libro. About a J-shaped tilde: investigations on the status and form of the tilde in Portuguese grammar and typography. 2012. (Congresso).
    58. Design Research Society International Conference. Unraveling aspects of Brazilian design history through the study of 19th century almanacs and type specimens. 2012. (Congresso).
    59. IV Workshop de Pesquisa Memória Gráfica Brasileira.Memória Gráfica Paulistana: a tipografia em São Paulo no século 19. 2012. (Simpósio).
    60. Seminário Mindlin 2012 - Plantin & Craesbeeck - Um mundo sobre papel: livros, gravuras e mapas na era dos descobrimentos.O compasso e o girassol: influências flamencas na tipografia ibérica dos séculos XVI e XVII. 2012. (Seminário).
    61. Variations of a typographer. Tropical types: São Paulo city 19th century typographers. 2012. (Congresso).
    62. 5º Congresso Internacional de Design da Informação. Catálogos de tipos móveis: contribuições para a história (tipo)gráfica brasileira. 2011. (Congresso).
    63. Design Gráfico Contemporâneo em Debate: Encontro Internacional.Participação na mesa redonda 'Design Gráfico Contemporâneo' e coordenação do workshop "Exploring typography: texture and colour" com Catherine Dixon. 2011. (Simpósio).
    64. Design History Society Annual Conference 2011: Design Activism and Social Change. Sem futuro: the graphic language of São Paulo city punk; Borderline graphics: an analysis of Cinema Marginal posters. 2011. (Congresso).
    65. III Workshop Memória Gráfica Brasileira.Memória Gráfica Brasileira / Memória Gráfica Paulistana: pesquisas recentes. 2011. (Encontro).
    66. II Simpósio de Pesquisa e Pós-graduação em Design.Produção científica e Qualis para a área de design. 2011. (Simpósio).
    67. Popular Culture Association / American Culture Association Conference. Brazilian punk zines: the emergence of a shared visual culture. 2011. (Congresso).
    68. Semana de Atividades Programadas da Pós-graduação - Pesquisa em Arquitetura, Urbanismo e Design.Debatedora da mesa sobre pesquisa em design. 2011. (Seminário).
    69. SEMINÁRIO MINDLIN 2011: Frei Mariano Veloso e a Tipografia do Arco do Cego.Observações sobre o uso do til na oficina tipográfica do Arco do Cego. 2011. (Seminário).
    70. 7th Conference of the International Committee of Design History and Design Studies (ICDHS). From the streets to the screen: street signs as a source of inspiration for digital typefaces. 2010. (Congresso).
    71. ATypI 2010 Conference - The Word. Replicating architectonic epigraphs: capturing dimensional aspects of urban lettering. 2010. (Congresso).
    72. PD DESIGN 2010 - 9o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Design e pesquisa: critérios de avaliação - o caso do periódico científico InfoDesign. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (55)
    1. FLEURY, A. ; BERTOLDI, C. A. ; FARIAS, Priscila Lena. 4o SPDesign - Seminário de Pesquisa em Design. 2020. Outro
    2. FARIAS, P.L.. Membro do Comitê Científico do DDC?19 - Doctoral Design Conference.. 2019. (Congresso).. . 0.
    3. Farias, P. L.. Membro do Comitê Científico da Design History Society Annual Conference: The Cost of Design. 2019. (Congresso).. . 0.
    4. Farias, P. L.. Membro do Comitê Avaliador do 10o Encontro de Tipografia. 2019. (Congresso).. . 0.
    5. Farias, P. L.. Membro do Comitê Organizador do CIDI 2019. 2019. (Congresso).. . 0.
    6. VINALS, O. M. ; FARIAS, Priscila Lena. Organização do evento 'Iberoamerican visual design culture in the 20th century - Workshop 1 / Barcelona'. 2019. Outro
    7. FARIAS, Priscila Lena; GIMENO-MARTINEZ, J.. Coordenadora do eixo temático 'Cultural Roles of Design Practice', ICDHS 12 Zagreb 2020. 2019. Congresso
    8. FARIAS, P. L.. Membro do Comitê Científico da Design History Society Annual Conference: Design and Displacement. 2018. (Congresso).. . 0.
    9. FARIAS, P. L.. Membro do Comitê Científico do International Symposium on Electronic Art 2018. 2018. (Congresso).. . 0.
    10. FARIAS, P. L.. Membro do Comitê Científico do congresso internacional ICDHS 10th+1 BARCELONA 2018 (Assessora do Presidente do Comitê Científico). 2018. (Congresso).. . 0.
    11. Farias, P. L.. Membro do Comitê Científico do Foro Académico Internacional do XVII Festival Internacional de la Imagen. 2018. (Festival).. . 0.
    12. Farias, P. L.. Membro do Comitê Científico do evento Information+ Conference 2018. 2018. (Congresso).. . 0.
    13. Farias, P. L.. Membro do Comitê Avaliador do PD Design 2018. 2018. (Congresso).. . 0.
    14. Farias, P. L.. Membro do Comitê Científico do UD18 - 7o Encontro de Doutoramentos em Design. 2018. (Congresso).. . 0.
    15. Farias, P. L.. Membro do Comitê Avaliador do 26o SIICUSP. 2018. (Congresso).. . 0.
    16. FARIAS, P. L.. Parecerista do EAD12 - 12th European Academy of Design Conference. 2017. (Congresso).. . 0.
    17. FARIAS, P. L.. Membro do Comitê Científico do 4T 2017 - 12th International Design and Design History Symposium. 2017. (Congresso).. . 0.
    18. FARIAS, P. L.. Membro do Comitê Científico da Design History Society Annual Conference: making and unmaking the environment. 2017. (Congresso).. . 0.
    19. FARIAS, P. L.. Membro do Comitê Científico do 8º CIDI (coordenadora do Eixo Temático 'Teoria e História'). 2017. (Congresso).. . 0.
    20. FARIAS, P. L.. Membro do Comitê Científico (track chair) do ICDHS 2016. 2016. (Congresso).. . 0.
    21. FARIAS, P.L.. Membro do Comitê Científico do 4T 2016 - 11th International Design and Design History Symposium. 2016. (Congresso).. . 0.
    22. FARIAS, P. L.. Membro do Comitê Científico do evento Information+ Conference. 2016. (Congresso).. . 0.
    23. FARIAS, P. L.. Membro do Comitê Científico do PD Design 2016. 2016. (Congresso).. . 0.
    24. FARIAS, P. L.. Membro do Comitê Científico do 7º Encontro de Tipografia. 2016. (Congresso).. . 0.
    25. BEIGUELMAN, G. ; MAZZILLI, C. ; FARIAS, Priscila Lena ; BERTOLDI, C. A.. FAUFORMA : DESIGNERS 10 anos. 2016. Exposição
    26. FARIAS, Priscila. Membro do Comitê Científico do 7º CIDI (coordenadora do Eixo Temático 'Teoria e História'). 2015. (Congresso).. . 0.
    27. FARIAS, P. L.; BEIGUELMAN, G. ; BRAGA, Marcos ; PADOVANO, B. ; FLEURY, A.. FAUFORMA : DESIGNERS 2015. 2015. Exposição
    28. FARIAS, Priscila L.. Membro do Comitê Científico do IHC 2015 - Brazilian Symposium on Human Factors in Computer Systems. 2015. (Congresso).. . 0.
    29. Farias, P. L.. Membro da Comissão Técnica e Científica do 6ET - 6o Encontro de Tipografia. 2015. (Congresso).. . 0.
    30. FARIAS, Priscila L.. Membro do Comitê Científico (track chair) do ICDHS 2014. 2014. (Congresso).. . 0.
    31. FARIAS, Priscila. Membro do Comitê Científico do 3o CIDAG - Conferência Internacional em Design e Artes Gráficas. 2014. (Congresso).. . 0.
    32. FARIAS, P. L.. Membro da Comissão avaliadora do 22º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP. 2014. (Congresso).. . 0.
    33. FARIAS, Priscila Lena. Membro do Comitê Científico do 6º CIDI | 5º InfoDesign Brasil (coordenadora do Eixo Temático 'Teoria e História'). 2013. (Congresso).. . 0.
    34. FARIAS, Priscila. Membro do Comitê Científico do DHS 2013 - Design History Society Annual Conference: Towards Global Histories of Design: Postcolonial Perspectives. 2013. (Congresso).. . 0.
    35. Farias, P. L.. Membro do Comitê Científico do IHC 2013 - Brazilian Symposium on Human Factors in Computer Systems. 2013. (Congresso).. . 0.
    36. FARIAS, P. L.. Membro da Comissão avaliadora do 21º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP. 2013. (Congresso).. . 0.
    37. HANNS, D. K. ; FARIAS, Priscila Lena ; STABILE, H.. 3a Jornada de Pesquisa em Design Visual. 2013. Congresso
    38. FARIAS, Priscila Lena. Presidente do Comitê Organizador do ICDHS 2012 - 8th Conference of the International Committee for Design History and Design Studies. 2012. (Congresso).. . 0.
    39. FARIAS, Priscila. Membro do Comitê Científico do PD Design 2012. 2012. (Congresso).. . 0.
    40. FARIAS, Priscila Lena. Membro do Comitê Científico do 2nd International Conference Art, Illustration and Visual Culture in Infant and Primary Education: Creative processes and childhood-oriented cultural discourses. 2012. (Congresso).. . 0.
    41. FARIAS, Priscila Lena. Membro do Comitê Científico do IHC+CLIHC 2011 - Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems + Latin American Conference on Human-Computer Interaction. 2011. (Congresso).. . 0.
    42. FARIAS, Priscila Lena. Membro do Comitê Científico do 5º Congresso Internacional de Design da Informação. 2011. (Congresso).. . 0.
    43. FARIAS, P. L.. Membro da Comissão Científica do SIPEX | Simpósio de Pesquisa e Extensão em Design. 2011. (Congresso).. . 0.
    44. FARIAS, P. L.. Membro do Comissão Científica do 7º Fórum de Pesquisa FAU-Mackenzie. 2011. (Outro).. . 0.
    45. FARIAS, P. L.; BRAGA, Marcos ; COSTA, C. R. Z. ; MAZZILLI, C.. FAUFORMA : DESIGNERS. 2011. Exposição
    46. FARIAS, Priscila Lena; COUTINHO, S. G. ; CARDOSO, R.. II Workshop Memória Gráfica Brasileira. 2010. Outro
    47. FARIAS, Priscila Lena. Membro do Comitê Científico, Comitê Organizador e Comitê Avaliador do PD Design 2010. 2010. (Congresso).. . 0.
    48. FARIAS, Priscila Lena. Presidente do Comitê Organizador do PD Design 2008 - 8o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. 2008. (Congresso).. . 0.
    49. FARIAS, Priscila. Presidente da Comissão Organizadora do 2o Congresso Internacional de Design da Informação / 1o InfoDesign Brasil - Congresso Brasileiro de Design da Informação / 2o Congic - Congresso Nacional de Iniciação Cientifica em Design da Informação. 2005. (Congresso).. . 0.
    50. FARIAS, Priscila Lena. Membro do Comitê Científico do 5º Congresso Internacional de Design da Informação. 2001. (Congresso).. . 0.
    51. FARIAS, Priscila. Visões do Futuro. 1998. (Exposição).. . 0.
    52. FARIAS, Priscila. IHC'98 - Iº Workshop sobre Fatores Humanos em SistemasComputacionais. 1998. (Congresso).. . 0.
    53. FARIAS, Priscila. Iº Seminário Avançado de Comunicação e Semiótica: Biossemiótica e Semiótica Cognitiva. 1998. (Congresso).. . 0.
    54. FARIAS, Priscila. Design/Internet - I Simpósio ADG Design Tecnologia. 1996. (Congresso).. . 0.
    55. FARIAS, Priscila. 2xBrasil. 1996. (Exposição).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:44