Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Adriana Aparecida Dragone Silveira

Possui graduação em Pedagogia pela Unesp- Rio Claro (2000), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006) , doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010), estágio pós-doutoral (2019) em Teachers College, Columbia University. É professora associada da Universidade Federal do Paraná e do programa de pós-graduação. Co-fundadora e coordenadora do Laboratório de Dados Educacionais. Também é integrante da diretoria da Associação Nacional de Pesquisadores em Financiamento da Educação (Fineduca), diretora de projetos especiais da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae) e editora associada da revista Eeducação & Sociedade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: direito à educação, judicialização da educação, políticas de educação infantil e financiamento educacional. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/8297889011471333 (17/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Paraná, Departamento de Planejamento e Administração Escolar. Rua General Carneiro, 460 Centro 80060150 - Curitiba, PR - Brasil Telefone: (41) 33605380
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2021-Atual. Mapeamento da Formacao de Professores - MAPFOR BRASIL
      Descrição: Descrição: Nos últimos anos vem crescendo a iniciativa de coleta e sistematização de dados e indicadores educacionais por parte de diversas instituições com vistas a melhor compreender o fenômeno educacional. Nesse contexto, o projeto tem como objetivo desenvolver e disponibilizar uma plataforma online, de acesso gratuito, com indicadores do Brasil, estados, municípios, escolas/instituições de ensino superior sobre a formação docente da educação básica (graduação, pós-graduação, adequação da formação em relação à disciplina que ensina) e oferta de ensino superior em licenciatura (cursos, matrículas, situação dos estudantes). O projeto será desenvolvido no âmbito do Laboratório de Dados Educacionais. Entende-se que o mapeamento da formação docente que atua na educação básica e o levantamento da oferta de formação destacando, inclusive a situação dos estudantes nesses cursos (evadidos, trancados, concluintes), pode contribuir com o planejamento de redes de ensino e de instituições de educação superior e, consequentemente para a melhoria da política pública no que tange a formação docente, um dos pilares da garantia e efetivação do direito à educação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adriana Aparecida Dragone Silveira - Integrante / THIAGO ALVES - Integrante / Gabriela Schneider - Coordenador / Marcos Didonet Del Fabro - Integrante.
      Membro: Adriana Aparecida Dragone Silveira.
    2. 2019-Atual. Discussao sobre financiamento educacional nos Tribunais de Justica: um estudo comparado das experiencias do Brasil e dos EUA
      Descrição: Para garantia do direito à educação em condições de qualidade é imprescindível o investimento financeiro público adequado. Nas últimas décadas os Tribunais de Justiça vêm sendo utilizados para discutir a expansão e a garantia do direito à educação, tanto no Brasil como mais fortemente nos EUA. Todavia, o debate sobre a garantia dos direitos sociais nas Cortes de Justiça, quando envolve a atuação do Judiciário em políticas públicas ainda encontra resistência, principalmente quando a intervenção discute o financiamento deste direito. Portanto, o objetivo desta investigação é analisar, a partir de uma perspectiva comparada, como as demandas envolvendo financiamento educacional para a garantia de uma educação em condições de qualidade ou adequada, no contexto de restrição orçamentária, têm sido analisadas pelas Cortes de Justiça nos EUA e Brasil, aprofundando a análise em dois estudos de casos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . Integrantes: Adriana Aparecida Dragone Silveira - Coordenador / BARBARA CRISTINA HANAUER TAPOROSKY - Integrante / Soeli Terezinha Pereira - Integrante / ALINE DE BARROS VIDAL GONÇALVES - Integrante / Denize Cristina Kaminski Ferreira - Integrante / KÁTIA CRISTINA SOMMER SCHMIDT - Integrante / Dhaiene de Jesus dos Reis Bruno - Integrante / Geane de Oliveira Januário - Integrante / Joelma de Souza Arbigaus - Integrante / Bianca Cini da Silva - Integrante / Rafael Douglas Cavalheiro - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 16
      Membro: Adriana Aparecida Dragone Silveira.
    3. 2018-2020. O papel dos Tribunais de Justica nos EUA e no Brasil na promocao da igualdade de oportunidades educacionais
      Descrição: O cenário de discussão do direito à educação e do questionamento de políticas educacionais na esfera do sistema de justiça vem crescendo nas últimas duas décadas no Brasil e diversas pesquisas vêm mapeamento o conteúdo das decisões e estudando atuação das instituições do sistema de justiça neste contexto. Esses estudos têm analisado diversos litígios, individuais ou coletivos, que versam sobre diversos aspectos do direito à educação, desde aqueles referentes à inclusão de grupos ou indivíduos no sistema educacional, nos casos em que há escassez de vaga ou falta de transporte público, assim como o questionamento de desenho de determinadas políticas educacionais ou sua implementação. Os EUA têm um largo histórico de judicialização da educação, de litigação, tendo como marco os anos de 1950, com o caso histórico Brown V. Board of Education, que visava combater a segregação racial nas escolas e universidades. As cortes de justiça tornaram um importante lócus para tomada de decisão educacional. No cenário norte-americano destaca-se a discussão sobre critérios da oferta educacional e da equidade, em áreas como em áreas como desagregação, reforma no financiamento escolar, educação de estudantes com deficiências e limitada proficiência em Inglês. A partir deste contexto o projeto de pesquisa pretende investigar como a garantia de oportunidades educacionais tem sido tratada pelas cortes em ambos os países e como as decisões judiciais emitidas pelos Tribunais resultaram em alterações nas políticas educacionais, no período de 2009 a 2017. Desta forma busca-se a partir do estudo comparado do processo de judicialização da educação nos dois países, desenvolver a pesquisa sobre este tema, buscando compreender as interfaces e distanciamentos entre esses dois contextos no litígio judicial pela ampliação das oportunidades educacionais para todos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adriana Aparecida Dragone Silveira - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Adriana Aparecida Dragone Silveira.
    4. 2018-Atual. Efeitos do desenvolvimento institucional do Ministerio Publico na judicializacao das politicas publicas de educacao basica no Brasil
      Descrição: O projeto objetiva estudar a relação entre evolução institucional do MP, a judicialização da educação e a influência em políticas educacionais. Para tal, apresentaremos um diagnóstico do quadro de institucionalização de órgãos e funções especializados do MP no controle externo de políticas públicas de educação básica, analisaremos as proposições de agendas de judicialização da educação centralmente definidas, e, por fim, estudaremos o impacto do desenvolvimento institucional em órgãos específicos do MP.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adriana Aparecida Dragone Silveira - Integrante / Salomão Barros Ximenes - Coordenador / Vanessa Elias de Oliveira - Integrante. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Adriana Aparecida Dragone Silveira.
    5. 2016-Atual. Simulador de Custo-Aluno-Qualidade (SimCAQ): ferramenta para Planejamento de Sistemas Publicos de Educacao Basica em Condicoes de Qualidade
      Descrição: O objetivo da pesquisa é desenvolver parâmetros para o desenvolvimento e a disponibilização gratuita e na internet do Simulador de Custo-Aluno-Qualidade (SimCAQ) como ferramenta de suporte ao processo de elaboração/adequação e monitoramento/avaliação dos Planos Estaduais e Municipais de Educação visando a articulação das metas educacionais locais com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e a previsão do montante de recursos financeiros necessário para a oferta da educação básica em condições de qualidade no período dos planos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adriana Aparecida Dragone Silveira - Integrante / THIAGO ALVES - Coordenador. Financiador(es): Ministério da Educação - Cooperação. Número de produções C, T & A: 13
      Membro: Adriana Aparecida Dragone Silveira.
    6. 2015-2019. Efeitos da atuacao do sistema de justica no direito a educacao infantil: um estudo da judicializacao da politica educacional em tres estados brasileiros
      Descrição: No Brasil, nas últimas duas décadas, a positivação do direito à educação infantil vem se consolidando como um dever do Estado. Os municípios, entes federativos responsáveis diretos por este atendimento, são pressionados constantemente para a sua expansão, dado o baixo percentual de atendimento e desigualdade na oferta. Na Constituição Federal de 1988 o direito à educação é reconhecido como um direito de natureza social, portanto sua proteção vai além da tutela individual e sua concretização se realiza por meio de políticas públicas. Nesse contexto as ações coletivas são compreendidas como o mecanismo mais adequado para acionar o controle judicial envolvendo políticas públicas, tendo em vista que possui efeitos de maior abrangência e favorece a isonomia, sendo passível de concessão a todos que se encontram em uma mesma situação jurídica, ao contrário das ações individuais em que os resultados impactam apenas as partes envolvidas. O questionamento do direito à educação infantil no âmbito do judiciário favoreceu o processo de consolidação do direito educacional das crianças pequenas e esse processo, compreendido no contexto da judicialização da política educacional, gera impactos sobre as políticas governamentais, seja de maneira positiva ou negativa. Também produzem efeitos as medidas coletivas impulsionadas pelo Ministério Público, por meio, sobretudo, dos Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) que são acordados com os municípios. Assim, esta pesquisa tem por objetivo analisar os efeitos diretos e indiretos das medidas de exigibilidade coletiva do direito à educação infantil nas políticas educacionais em municípios dos estados do Paraná, São Paulo e Ceará, visando a ampliação do seu atendimento e consequente redução das desigualdades, observando de que maneira as Ações Civis Públicas e os TACs têm alterado a gestão e o planejamento municipal. Para a realização da pesquisa adotar-se-á uma abordagem qualitativa, com enfoque em estudos de casos, a partir da escolha de municípios que tiveram ações coletivas representativas sobre a exigibilidade da educação infantil junto ao sistema de justiça.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (7) . Integrantes: Adriana Aparecida Dragone Silveira - Coordenador / LUSIANE FERREIRA GONÇALVES - Integrante / Salomão Barros Ximenes - Integrante / EDINA PISCHARAKA ITCAK DIAS DA SILVA - Integrante / Soeli Terezinha Pereira - Integrante / MARINA FELDMAN - Integrante / Soeli Pereira - Integrante / Vanessa Elias de Oliveira - Integrante / Silvia Helena Vieira Cruz - Integrante / Nadja Furtado Bortolotti - Integrante / Barbara Cristina Haunauer Taporosky - Integrante / IZABELLA FREZA NEIVA DE MACEDO - Integrante / Rayane Vieira Rodrigues - Integrante / Mariana Pereira da Silva - Integrante / Janaina Ibiapina da Rocha - Integrante / Ísis Demarchi - Integrante / ALINE DE BARROS VIDAL GONÇALVES - Integrante / Denize Cristina Kaminski Ferreira - Integrante / KÁTIA CRISTINA SOMMER SCHMIDT - Integrante / fernanda vanzeli - Integrante / Marina Araújo Braz - Integrante / Bruno de Sousa Oliveira - Integrante. Financiador(es): UFPR/ Tesouro Nacional - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 32 / Número de orientações: 2
      Membro: Adriana Aparecida Dragone Silveira.
      Descrição: No Brasil, nas últimas duas décadas, a positivação do direito à educação infantil vem se consolidando como um dever do Estado. Os municípios, entes federativos responsáveis diretos por este atendimento, são pressionados constantemente para a sua expansão, dado o baixo percentual de atendimento e desigualdade na oferta. Na Constituição Federal de 1988 o direito à educação é reconhecido como um direito de natureza social, portanto sua proteção vai além da tutela individual e sua concretização se realiza por meio de políticas públicas. Nesse contexto as ações coletivas são compreendidas como o mecanismo mais adequado para acionar o controle judicial envolvendo políticas públicas, tendo em vista que possui efeitos de maior abrangência e favorece a isonomia, sendo passível de concessão a todos que se encontram em uma mesma situação jurídica, ao contrário das ações individuais em que os resultados impactam apenas as partes envolvidas. O questionamento do direito à educação infantil no âmbito do judiciário favoreceu o processo de consolidação do direito educacional das crianças pequenas e esse processo, compreendido no contexto da judicialização da política educacional, gera impactos sobre as políticas governamentais, seja de maneira positiva ou negativa. Também produzem efeitos as medidas coletivas impulsionadas pelo Ministério Público, por meio, sobretudo, dos Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) que são acordados com os municípios. Assim, esta pesquisa tem por objetivo analisar os efeitos diretos e indiretos das medidas de exigibilidade coletiva do direito à educação infantil nas políticas educacionais em municípios dos estados do Paraná, São Paulo e Ceará, visando a ampliação do seu atendimento e consequente redução das desigualdades, observando de que maneira as Ações Civis Públicas e os TACs têm alterado a gestão e o planejamento municipal. Para a realização da pesquisa adotar-se-á uma abordagem qualitativa, com enfoque em estudos de casos, a partir da escolha de municípios que tiveram ações coletivas representativas sobre a exigibilidade da educação infantil junto ao sistema de justiça.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (7) . Integrantes: Vanessa Elias de Oliveira - Integrante / Salomão Barros Ximenes - Integrante / Adriana Dragone Silveira - Coordenador / Nadja Furtado Bortolotti - Integrante / Silvia Helena Vieira Cruz - Integrante / Rayane Vieira Rodrigues - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Vanessa Elias de Oliveira.
    7. 2015-2018. Efeitos da exigibilidade do direito a educacao infantil no estado do Parana: uma analise a luz do ciclo de vida de judicializacao das politicas publicas
      Descrição: No Brasil, nas últimas duas décadas a positivação do direito à educação infantil vem se consolidando como um dever do Estado. Os municípios, entes federativos responsáveis diretos por este atendimento, são pressionados constantemente para a sua expansão, dado o seu baixo percentual de atendimento e desigualdades na oferta. Na CF/88 o direito à educação é reconhecido como um direito de natureza social, portanto sua proteção vai além da tutela individual e sua concretização se realiza por meio de políticas públicas.Desta forma, a ação coletiva é o mecanismo mais adequado para acionar o controle judicial envolvendo políticas públicas, tendo em vista que possui efeitos de maior abrangência, favorecendo a isonomia, pois são passíveis de concessão a todos que se encontram naquela situação, ao contrário das ações individuais que seus resultados impactam apenas as partes envolvidas. O questionamento do direito à educação infantil no âmbito do judiciário favoreceu o processo de consolidação do direito educacional das crianças pequenas e este processo, compreendido no contexto da judicialização da política educacional, gera impactos sobre as políticas governamentais, podendo se dar de maneira positiva ou negativa. Desta forma, esta pesquisa tem por objetivo analisar os efeitos diretos e indiretos, a partir dos diversos "ciclos de vida da judicialização da política", das medidas de exigibilidade coletiva do direito à educação infantil nas políticas educacionais dos municípios paranaenses visando à ampliação do seu atendimento e consequente redução das desigualdades, observando de que maneira as Ações Civis Públicas e/ou Termos de Ajustamento de Conduta têm alterado a gestão e o planejamento municipal.Para a realização da pesquisa adotar-se-á uma abordagem qualitativa, com enfoque em estudos de casos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Adriana Aparecida Dragone Silveira - Coordenador / LUSIANE FERREIRA GONÇALVES - Integrante / EDINA PISCHARAKA ITCAK DIAS DA SILVA - Integrante / Josiane Betoni Fonseca - Integrante / BARBARA CRISTINA HANAUER TAPOROSKY - Integrante / Soeli Terezinha Pereira - Integrante / MARINA FELDMAN - Integrante / IZABELLA FREZA NEIVA DE MACEDO - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Adriana Aparecida Dragone Silveira.
    8. 2015-2017. A efetividade da politica educacional na garantia do direito a educacao da populacao em situacao de pobreza
      Descrição: Partindo do pressuposto que direito a renda e direito a educação são dimensões insubstituíveis de cidadania (TELLES, 1999) este projeto de pesquisa propõe investigar a efetividade da política educacional na garantia do direito à educação da população em situação de pobreza no Paraná. A efetividade é entendida como a capacidade de a política educacional construir inclusão escolar tanto de forma objetiva, em termos de acesso à vaga na escola, quanto, de forma subjetiva nas condições de frequência à escola que tem implicações na permanência e no progresso ao longo do percurso escolar (FIGUEIREDO e FIGUEIREDO, 1986). Para construir a análise o projeto tem dois grandes objetivos: 1) Identificar como estão distribuídos os estudantes beneficiários do Bolsa Família no Estado do Paraná e mapear quais são condições de oferta das escolas em que há grande incidência de estudantes beneficiários do programa. 2) Caracterizar e analisar que políticas educacionais locais (estaduais e municipais) e nacionais chegam aos alunos beneficiários do bolsa família, considerando as escolas que os estudantes frequentam em termos de condições de qualidade, condições estas compreendidas como condições materiais das escolas, de gestão e de trabalho dos professores. A partir destes dois grandes objetivos o problema de pesquisa pode ser assim dimensionado: Qual é a efetividade das políticas educacionais na garantia de condições de qualidade e do direito à permanência dos estudantes pobres nas escolas paranaenses? O período investigado é de 2010 a 2015 com duas estratégias metodológicas subsequentes: um tratamento quantitativo para investigação do primeiro objetivo, tendo como fontes o Banco de Dados do Sistema Presença (MEC),o Banco de Dados do Censo Escolar (INEP) e Microdados do Prova Brasil (INEP); um tratamento qualitativo considerando políticas em dois municípios específicos, definidos no estudo quantitativo, a análise da política educacional em curso no município será feita a partir da pesquisa documental.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Adriana Aparecida Dragone Silveira - Coordenador / Andréa Barbosa Gouveia - Integrante / Ana Lorena de Oliveira Bruel - Integrante / LUSIANE FERREIRA GONÇALVES - Integrante / THIAGO ALVES - Integrante / Marcos Alexandre dos Santos Ferraz - Integrante / Gabriela Schneider - Integrante / Marcos Quintanilha - Integrante / Andréa Polena - Integrante / Soeli Pereira - Integrante / Simony Rafaelli - Integrante. Financiador(es): Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: Adriana Aparecida Dragone Silveira.
    9. 2011-2015. Possibilidades e limites da judicializacao da educacao: analise do Sistema de Justica do Parana
      Descrição: A declaração do direito à educação na legislação brasileira pode ser considerada uma das mais avançadas, todavia ainda temos uma enorme distância entre a declaração da norma e sua plena garantia para todos. Nos últimos anos a ineficácia das leis tem sido contestada no Judiciário, tornando esta instituição em importante ?palco? para a resolução de conflitos sociais, com deslocamento das tradicionais arenas (Legislativo e Executivo) para o Judiciário. Desta forma, este projeto de pesquisa tem por objetivo averiguar e analisar a atuação do Ministério Público e Poder Judiciário com relação à educação no estado do Paraná, buscando compreender as possibilidades e os limites do processo de judicialização para a expansão do direito à educação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Adriana Aparecida Dragone Silveira - Coordenador / Hellen Martins Quadros - Integrante / KATHERINE FINN ZANDER - Integrante / LUSIANE FERREIRA GONÇALVES - Integrante / Daniele Graciane de Souza - Integrante / Edina Pischaraka Itacak Dias - Integrante / Josiane Betoni Fonseca Furman - Integrante / JAIR DOS SANTOS SILVA - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade Federal do Paraná - Outra. Número de produções C, T & A: 30
      Membro: Adriana Aparecida Dragone Silveira.
    10. 2011-2014. Qualidade no ensino fundamental: uma leitura das condicoes de efetividade dos sistemas estaduais e municipais de ensino a partir de indicadores de financiamento, condicoes de oferta e resultados escolares.
      Descrição: Apresenta-se como um estudo sobre indicadores educacionais de qualidade no ensino fundamental. Volta-se ao campo delimitado em alguns dos eixos do Edital do Observatório da Educação 2010, em especial, à (I) discussão sobre a avaliação institucional (eixo B), observando aspectos que influenciam a qualidade educacional, como o perfil docente (formação, carreira, relação com a escola e com o trabalho, etc.), perfil discente, das condições materiais das escolas e das condições de gestão escolar; e (II) às questões afetas ao financiamento da educação e à democratização do acesso e permanência na escola, bem como nas condições de sucesso escolar (eixo C). O interesse desse projeto em discutir os indicadores educacionais cotejadamente à efetividade dos sistemas de ensino tem relação com a preocupação de disponibilizar instrumentos de acompanhamento e avaliação da educação (política, gestão e financiamento) às administrações públicas e, de outra parte, às universidades e sociedade civil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Adriana Aparecida Dragone Silveira - Integrante / Andréa Barbosa Gouveia - Coordenador / Ângelo Ricardo de Souza - Integrante / CAROLINE GOMES DAS NEVES - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: Adriana Aparecida Dragone Silveira.
    11. 2011-2012. Analise da utilizacao de parametros objetivos aplicados no processo de concretizacao de politicas publicas relacionadas a saude e a educacao a luz da jurisprudencia do STF. Pesquisa desenvolvida no Grupo de Pesquisa Direitos Politicos, economicos e s
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adriana Aparecida Dragone Silveira - Integrante / Clarice Seixas Duarte - Coordenador / Alessandra Gotti Bontempo - Integrante.
      Membro: Adriana Aparecida Dragone Silveira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Prêmio Tese Destaque USP na área de Ciências Humanas, Pró-reitoria de pós-graduação USP.. 2011.
      Membro: Adriana Aparecida Dragone Silveira.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (50)
    1. XXX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, comemorativo dos 60 anos da entidade (1961-2021).A ESPECIALIZAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBICO PARA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE OS ÓRGÃOS DE COORDENAÇÃO NOS ESTADOS. 2021. (Simpósio).
    2. 2020 AERA ANNUAL MEETING.The Role of Courts in Promoting Educational Reforms: New York and São Paulo Cases. 2020. (Encontro).
    3. VIII Encontro da Fineduca.Oficina: O custo da oferta educacional em condições de qualidade: a proposta do Simulador de Custo-Aluno Qualidade (SimCAQ). 2020. (Encontro).
    4. XII Seminário Regional Sudeste da Anpae e IV Seminário do Grupo de Pesquisa Federalismo e Políticas Educacionais. ?Educação na Pandemia: dilemas da democracia e o direito à educação.Políticas de gestão e avaliação na educação básica: desafios para a garantia do acesso, da permanência e da qualidade no contexto da pandemia. 2020. (Seminário).
    5. 39ª Reunião Anual da Anped. Uso de dados e indicadores para análise de políticas educacionais. 2019. (Congresso).
    6. Brazil Research Seminar. Institute of Latin American Studies.The Right to Education and the Questioning of Educational Policies by the Courts in Brazil. 2019. (Encontro).
    7. Comparative and International Education Society. Forms and dimensions of education privatization promoted by state governments in Brazil, between 2005 and 2015. 2019. (Congresso).
    8. LASA 2019. The debate over the right to education by the Courts of Justice in Brazil and the US for the expansion of educational opportunities for all. 2019. (Congresso).
    9. VII Encontro Fineduca.Oficina: O custo da oferta educacional em condições de qualidade e o orçamento municipal: a proposta do Simulador de Custo-Aluno Qualidade (SimCAQ). 2019. (Encontro).
    10. X Reunião da ABAVE.Oficina: O Custo da Oferta Educacional em Condições de Qualidade: a proposta do Simulador de Custo-Aluno Qualidade (SimCAQ). 2019. (Encontro).
    11. 38ª Reunião Nacional da ANPEd. O DIREITO À CRECHE DAS CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE POBREZA: O CASO DO BRASIL CARINHOSO. 2017. (Congresso).
    12. 38ª Reunião Nacional da ANPEd. 2017. (Congresso).
    13. IX Reunião da Abave - PNE e a Avaliação. 2017. (Encontro).
    14. Minicurso "Introdução à Avaliação Sistêmica de Programas". 2017. (Oficina).
    15. Programa Nacional Educação, Pobreza e Desigualdade Social.A efetividade da política educacional na garantia do direito à educação da população em situação de pobreza. 2017. (Seminário).
    16. Seminário Estadual Educação, Pobreza e Desigualdade Social.Pesquisas no âmbito do Programa Nacional Educação, Pobreza e Desigualdade Social. 2017. (Seminário).
    17. V Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação.O Brasil Carinhoso nos estados do Nordeste: uma ação supletiva da Uniao para a expansão do atendimento em creche. 2017. (Encontro).
    18. XXVIII Simpósio de Política e Administração da Educação: Estado, políticas e gestão da educação: tensões e agendas em (des)construção.Baixa Frequência nas Escolas: uma análise a partir dos estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família. 2017. (Simpósio).
    19. III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança - Travessias e Travesssuras nos Estudos da Criança.Inclusão de crianças de 0 a 3 anos de famílias em situação de extrema pobreza em creche por meio da Ação do Brasil Carinhoso - Ceará - Brasil. 2016. (Simpósio).
    20. III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança - Travessias e Travesssuras nos Estudos da Criança.A obrigatoriedade da pré-escola no Brasil e as possíveis implicações para a ampliação do atendimento em creche. 2016. (Simpósio).
    21. IV Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - Plano Nacional de e as interfaces estadual e municipal: política e gestão educacional.Qualidade da educação, acesso e permanência e sucesso escolar. 2016. (Seminário).
    22. V Congresso Ibero_Americano de Política e Administração da Educação; VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. GARANTIA DO DIREITO AO ACESSO À EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO E DA GESTÃO PÚBLICAEM CAMPO LARGO/PR. 2016. (Congresso).
    23. V Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação VII Congresso Luso_Brasileiro de Política e Administração da Educação. Garantia do direito ao acesso à educação infantil: uma análise da atuação do Ministério Público e da gestão pública em Campo Largo/PR. 2016. (Congresso).
    24. Educação e conflito: trabalho docente e agenda sindical.Lutas ao redor da lei do piso. 2015. (Seminário).
    25. III Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação - FINEDUCA.A ação Brasil Carinhoso como estratégia na expansão da oferta e redução da desigualdade educacional na creche. 2015. (Encontro).
    26. V Seminário de Educação Brasileira. 2015. (Seminário).
    27. XXVII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão: Desafios contemporâneos para a educação: rumos a partir do PNNE.Gestão e Financiamento da Educação nos Municípios Brasileiros: tensões entre o público e privado a partir do PNE. 2015. (Seminário).
    28. XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação s.A atuação do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Proteção à Educação do Ministério Público do Paraná. 2015. (Simpósio).
    29. II Jornadas Latinoamericanas de Estudios Epistemológicos en Política Educativa. 2014. (Outra).
    30. II Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança:desafios éticos e metodológicos.Proteção do direito à educação infantil por meio da atuação do Ministério Público do estado do Paraná. 2014. (Simpósio).
    31. IV Seminário Internacional de Pesquisa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GREPPE). 2014. (Seminário).
    32. Seminário "Atuação do Ministério Público para garantia do direito à educação.Judicialização da educação: limites e possibilidades. 2014. (Seminário).
    33. X Anped Sul.PERFIL DAS DECISÕES DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ SOBRE O CORTE ETÁRIO PARA INGRESSO NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. (Encontro).
    34. 36º Reunião Nacional - 2013 - da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. 2013. (Outra).
    35. XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação.Produção acadêmica nacional sobre qualidade no ensino fundamental: mapeamento da concepção e seus indicadores. 2013. (Simpósio).
    36. 35ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2012. (Outra).
    37. Relações público e privado na educação: embates e desdobramentos para democratização da educação. 2012. (Outra).
    38. Seminário de Pesquisa "Trabalho docente na educação básica no Brasil". 2012. (Seminário).
    39. Seminário Internacional: Educação e Avaliação em Contextos da Educação Infnatil. 2012. (Seminário).
    40. 34ª Reunião Anual da Associação de Pós-graduação e pesquisa em Educação.Atuação do Tribunal de Justiça de São Paulo com relação ao direito de crianças e adolescentes à educação. 2011. (Outra).
    41. III Seminário Internacional de Gestão Educacional "Organização do Trabalho na Escola e Reformas Educativas". 2011. (Seminário).
    42. I Simpósio de Políticas Públicas em Educação / IV Seminário de Financiamento da Educação Básica. 2011. (Simpósio).
    43. Seminário de Pesquisa "Sistemas apostilados de ensino e municípios paulistas: o avanço do setor privado sobre a política educacional local". 2011. (Seminário).
    44. Seminário Direito à educação e acesso à justiça.Análise da atuação do Tribunal de Justiça de São Paulo nos casos relacionados ao direito à educação. 2011. (Seminário).
    45. XVIII Simpósio Rio-clarense de Educação. 2011. (Simpósio).
    46. XXV Simpósio Brasileiro II Congresso Ibero-americano de Política e Administração da Educação. Judicialização da educação para a efetivação do direito à educação básica. 2011. (Congresso).
    47. Federalismo e Políticas educacionais na efetivação do direito à educação no Brasil.A garantia do direito à educação básica e os desafios de natureza orçamentária: discussão sobre a teoria da reserva do possível. 2010. (Outra).
    48. Seminário de Pesquisa "Abordagens teórico metodológicas em pesquisas qualitativas no campo da educação". 2010. (Seminário).
    49. Seminário de Pesquisa "Sistema de ensino e organização do trabalho na escola: aproximações teóricas". 2010. (Seminário).
    50. VI Congresso Ibero-brasileiro e VI Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. Proteção judicial do direito à educação: debates sobre demanda por acesso à educação básica no estado de São Paulo. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. SILVEIRA, ADRIANA DRAGONE; FARENZENA, N.. VIII Encontro da Fineduca. 2020. Outro
    2. SOUZA, A. R. ; SILVEIRA, A. A. D. ; GOUVEIA, A. B.. III Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - Regional Sul. 2014. Outro
    3. GOUVEIA, A. B. ; SOUZA, A. R. ; SILVEIRA, A. A. D.. II Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação - FINEDUCA. 2014. Outro
    4. ADRIAO, T. ; GARCIA, T. O. G. ; BORGHI, R. F. ; SILVEIRA, A. A. D. ; BERTAGNA, R. H.. IV Seminário Internacional de Pesquisa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GREPPE). 2014. Outro
    5. SILVEIRA, A. A. D.. Seminário "Atuação do Ministério Público para a garantia do direito à educação". 2014. (Outro).. . 0.
    6. MAINARDES, J. ; SOUZA, A. R. ; SILVEIRA, A. A. D.. II Jornada Latioamericanas de Estudios Epistemológicos en Política Educativa. 2014. Outro

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:32