Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Cesar Augusto Piccinini

Doutor pela University of London (Inglaterra), com Pós-Doutorado na mesma Instituição; Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília; Psicólogo pela UFRGS. Professor Titular da UFRGS, atuando na Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado em Psicologia. Dedica-se à pesquisa sobre os aspectos subjetivos e comportamentais relacionados à interação pais-bebê/criança, com destaque para as relações familiares na infância, transição para a maternidade e paternidade e avaliação de intervenções precoces. As pesquisas e intervenções envolvem diferentes contextos de desenvolvimento infantil, tais como: prematuridade, depressão pós-parto, gravidez adolescente, malformação, doença crônica, HIV/Aids, problemas de comportamento, nascimento do segundo filho e ingresso na creche. Site: https://www.ufrgs.br/nudif; https://scholar.google.com.br/citations?user=opxAsoUAAAAJhl=pt-BR (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/7918207766379602 (30/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1A
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade. Rua Ramiro Barcelos 2600/111 Bom Fim 90035003 - Porto Alegre, RS - Brasil Telefone: (51) 33165246 Fax: (51) 33165473 URL da Homepage: www.ufrgs.br/nudif
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2017-Atual. Impacto de um programa de acompanhamento para educadoras de bercario visando a promocao da qualidade das interacoes educadora-bebe - ACEDUC
      Descrição: Atividades de cuidado básico ao bebê, como alimentação, higiene e sono, envolvem grande parte da rotina das educadoras que atuam no berçário, constituindo-se em importantes momentos de interação. Contudo, interações durante cuidados básicos costumam ser tratadas como secundárias para o desenvolvimento do bebê, e nem sempre tem sido abordadas em estudos da área. A abordagem pikleriana vem sendo indicada para o trabalho com bebês em contextos coletivos, por valorizar a qualidade da interação educadora-bebê, especialmente em momentos de cuidado básico, além de colocar tais interações como elemento central na rotina das instituições de Educação Infantil. Essa abordagem foi criada na década de 1940 pela pediatra húngara Emmi Pikler e, atualmente, é utilizada em formações na Educação Infantil, sobretudo no contexto internacional. Entretanto, no Brasil, estudos sobre a abordagem pikleriana são ainda incipientes, embora existam algumas evidências sobre sua relevância em creches. O objetivo do presente projeto é investigar o impacto do Programa de Acompanhamento de Educadoras de Berçário (PROACEB) na promoção da qualidade das interações educadora-bebê, durante cuidados básicos. Em particular, busca-se criar um espaço de sensibilização das educadoras aos princípios da abordagem pikleriana de cuidado e interação com bebês. Participarão do estudo 32 educadoras de oito salas de berçários de quatro Escolas Municipais de Educação Infantil de Porto Alegre e aproximadamente 42 bebês que estiverem frequentando o berçário. Será utilizado um delineamento de séries temporais para investigar o impacto do PROACEB na promoção da qualidade das interações educadora-bebê, durante cuidados básicos. Para tanto, o estudo envolverá uma fase de coleta de dados (Fase 1) antes da realização do PROACEB, para conhecer as práticas de cuidado e interação das educadoras com os bebês. Depois, durante a Fase 2, será implementado o PROACEB. Por fim, outra fase de coleta de dados (Fase 3) será realizada após o PROACEB, visando conhecer o impacto da intervenção nas práticas de cuidado e interação das educadoras com os bebês. A coleta de dados envolverá a aplicação de questionários e entrevistas com educadoras, bem como a observação das interações educadora-bebê, antes e após a intervenção. O PROACEB está organizado em três módulos, fundamentados nos princípios da abordagem pikleriana: (1) Atividade autônoma do bebê baseada em suas próprias iniciativas; (2) Organização do ambiente; e (3) As competências da educadora e o vínculo seguro com o bebê. Cada módulo é apresentado em dois encontros individuais (total de seis encontros), com duração de 90 minutos e periodicidade semanal. Os dados serão analisados qualitativamente e quantitativamente, conforme a sua natureza. O projeto tem tem o apoio do Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre - SMEDPA e foi contemplado pelo Edital Universal CNPQ.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Cesar Augusto Piccinini - Coordenador / Marilia Reginato Gabriel - Integrante / Rita de Cássia Sobreira Lopes - Integrante / Beatriz Schmidt - Integrante / Paula Neves Portugal - Integrante / Ana Paula Machado - Integrante / Cintia Pacheco e Maia - Integrante / Maria Elisa Maggioni Sassi - Integrante / Maitê Schneider - Integrante / Eduarda Berao - Integrante.
      Membro: Cesar Augusto Piccinini.
    2. 2017-Atual. Inclusao de bebes e criancas com deficiencia na creche
      Descrição: A busca por creches como forma de cuidado infantil tem apresentado crescimento expressivo, em especial para os bebês no primeiro ano de vida (Andenaes, 2011; Belsky, 2003; Rossetti-Ferreira, Amorim & Oliveira, 2009). Considerada como a primeira etapa da educação básica, a educação infantil ainda não é acessível a todas as crianças, de modo que uma expansão no número de vagas em creches públicas configura-se como objetivo do governo federal até o ano de 2024 (MEC, 2010). Com isso, almeja-se atender 50% das crianças de 0 a 3 anos. Juntamente a essa expansão, observa-se a inclusão de bebês com deficiência tanto física, mental, intelectual ou sensorial (ONU, 2006), nas escolas de educação infantil, respeitando a política de inclusão que preconiza que toda a educação básica deve ser oferecida em escolas comuns de ensino (Brasil, 1996). Dessa forma, o presente estudo busca investigar as vivências dos pais e das educadoras sobre a inclusão de bebês com deficiência na creche e as contribuições de um programa de acompanhamento para educadoras de bebês com deficiência, a partir de conceitos da teoria de Winnicott (1965/1993). O projeto tem tem o apoio do Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre - SMED/PA e foi contemplado pelo Edital Universal CNPQ.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Cesar Augusto Piccinini - Integrante / Rita de Cássia Sobreira Lopes - Coordenador / Tatiele Jacques Bossi - Integrante / Amanda S. Sehn - Integrante / Abner Alves Borges Faria - Integrante.
      Membro: Cesar Augusto Piccinini.
    3. 2010-2016. Prematuridade e parentalidade: do nascimento aos 48 meses de vida da crianca, 2010-2016 - PREPAR
      Descrição: O nascimento prematuro se constitui, muitas vezes, em um evento estressante e potencialmente traumático para os pais e filhos. Estudos apontam para um aumento, a nível mundial, da prevalência de nascimentos prematuros, além de apontar para suas consequências para o desenvolvimento do bebê. Desta forma, o objetivo do presente projeto foi investigar longitudinalmente a experiência da parentalidade no contexto da prematuridade e o desenvolvimento do bebê nascido pré-termo, desde o seu nascimento até os 48 meses de vida da criança. Em particular, buscou-se compreender os aspectos subjetivos e comportamentais dos pais relacionados à qualidade da relação mães/pais-filho, bem como o próprio desenvolvimento da criança ao longo dos anos investigados. Além disso, com uma sub-amostra, investigou-se as contribuições de uma intervenção psicológica no contexto da prematuridade realizada durante a hospitalização do bebê. Trata-se de um estudo longitudinal que iniciou acompanhando 90 mães/pais e seus filhos nascidos pré-termo, e envolveu várias fases de coleta de dados: no 15º. dia após o parto, na pré-alta e no 3º. mês após a alta; e no 12º, 24º, 36º e 48º mes de vida da criança. Em cada uma das fases foram realizadas entrevistas com a mãe e com o pai do bebê, além de avaliações do desenvolvimento do bebê, através da aplicação de diversos instrumentos. O Projeto PREPAR, busca contribuir para a avaliação e prevenção no contexto da prematuridade, ampliando a investigação para além do período de hospitalização do bebê, englobando os quatro primeiros anos de vida da criança, que são considerados fundamentais para a sua constituição emocional, cognitiva, social.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) . Integrantes: Cesar Augusto Piccinini - Integrante / Viviane Oliveira - Integrante / Márcia Camaratta Anton - Integrante / Carolina Marocco Esteves - Integrante / Adriana Fleck - Integrante / Denise Steibel - Integrante / Rita de Cássia Sobreira Lopes - Coordenador / Lívia Caetano da Silva Leão - Integrante / Fernanda Borges de Medeiros - Integrante / Paula Nunes Mousquer - Integrante / Paula de Paula Fernandes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Cesar Augusto Piccinini.
    4. 2010-2016. Impacto da creche no desenvolvimento socioemocional e cognitivo infantil: Estudo longitudinal do sexto mes de vida do bebe ao final dos anos pre-escolares, 2010-2016 ? CRESCI
      Descrição: Esse projeto teve como objetivo analisar o impacto da creche no desenvolvimento socioemocional e cognitivo de crianças, desde seu sexto mês até o final dos anos pré-escolares. Mais especificamente, buscou comparar, ao longo desse período, o desenvolvimento de crianças que frequentaram ou não a creche, e relacioná-lo com a qualidade dos ambientes institucional e familiar. O projeto iniciou acompanhando 77 famílias, que tinham um bebê com até seis meses de vida, dos quais 29 estavam ingressando na a creche (Grupo Creche) e 48 eram cuidados prioritariamente pela mãe ou por outras cuidadoras, tais como babá (Grupo Não Creche). As famílias cujos bebês ingressaram na creche foram recrutadas em duas creches públicas federais e as demais famílias através da mídia ou por indicações. Além das famílias, o estudo também contou com a participação de 18 educadoras das duas creches. O projeto envolveu seis fases de coleta de dados: 6º, 12º, 18º, 24°, 36º e 48º mês de vida da criança. Ao longo deste período, o desenvolvimento das crianças foi avaliado e as mães e pais responderam entrevistas e questionários sobre a criança e o ambiente familiar. Foram também realizadas diversas filmagens da interação mãe-bebê e pai-bebê. A qualidade das creches também foi avaliada, e as educadoras preencheram questionários sobre sua percepção a respeito da adaptação da criança à creche e do seu desenvolvimento. O Projeto CRESCI foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ? UFRGS (Proc. nº 2010070) e pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (Proc. nº 100553).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (6) . Integrantes: Cesar Augusto Piccinini - Coordenador / Tânia Mara Sperb - Integrante / Patricia Alvarenga - Integrante / Gabriela Dal Forno Martins - Integrante / Marilia Reginato Gabriel - Integrante / Jonathan Richard Henry Tudge - Integrante / Rita de Cássia Sobreira Lopes - Integrante / Scheila Machado da Silveira Becker - Integrante / Rodrigo Gabbi Polli - Integrante / Marcela Bortolin - Integrante / Evandro Cherer - Integrante / Tatiele Jacques Bossi - Integrante / Beatriz Schmidt - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Cesar Augusto Piccinini.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (9)
    1. Prêmio CAPES de Tese - Edição 2019 (Área de Psicologia); orientanda Beatriz Schmidt, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.. 2019.
      Membro: Cesar Augusto Piccinini.
    2. Grande Prêmio CAPES de Tese Josué de Castro Edição 2019 (Grande Área: Humanidades), orientanda Beatriz Schmidt, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.. 2019.
      Membro: Cesar Augusto Piccinini.
    3. Homenagem do FENPB pela trajetória na Psicologia, Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira/FENPB, V CBP, São Paulo.. 2018.
      Membro: Cesar Augusto Piccinini.
    4. Painel Premiado na 47a. Reunião Anual da SBP, Sociedade Brasileira de Psicologia.. 2017.
      Membro: Cesar Augusto Piccinini.
    5. Destaque para orientanda Vitória Santos Arenhart, Salão de Iniciação Científica da UFRGS.. 2015.
      Membro: Cesar Augusto Piccinini.
    6. Destaque para estudo da Doutoranda Marcela Bortolini, PPG-Psicologia UFRGS.. 2014.
      Membro: Cesar Augusto Piccinini.
    7. Destaque para a orientanda Nemora Gomes Da Rocha, Salão de Iniciação Científica da UFRGS.. 2013.
      Membro: Cesar Augusto Piccinini.
    8. Destaque para orientanda Aline Sardin Padilla de Oliveira, Salão de Iniciação Científica da UFRGS.. 2012.
      Membro: Cesar Augusto Piccinini.
    9. Destaque para a orientanda Keli Regina Roman, Salão de Iniciação Científica da UFRGS.. 2012.
      Membro: Cesar Augusto Piccinini.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (5)
    1. XVII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico ANPEPP.Das Interações às Relações pai-mãe-bebê: Algumas propostas de análise. 2018. (Simpósio).
    2. XVI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico ANPEPP.Bebês na creche: conhecendo e acompanhando as interações educadora-bebê. 2016. (Simpósio).
    3. XV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico em Psicologia.Temas dos estudos e estratégias de coleta de dados do Núcleo de Infância e Família: 25 anos de pesquisas. 2014. (Simpósio).
    4. XIV Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia.Prematuridade e Parentalidade: Fatores biopsicossociais relacionados ao nascimento e desenvolvimento do bebê prematuro e o impacto de uma intervenção psicológica durante a hospitalização. 2012. (Simpósio).
    5. XIII Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia.Aspectos biopsicossociais da gravidez adolescente: Da gestação ao segundo ano de vida da criança. 2010. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. PICCININI, C.A.; LOPES, R. C. S. ; BOSSI, T. J. ; SEHN, A. S. ; Martins, G.F. ; Gabriel, M.R. ; Faria, A. A. B. ; Carvalho, C.. II Seminário do Núcleo de Infância e família ? NUDIF/UFRGS. 2019. Outro
    2. PICCININI, C. A.; LOPES, R. C. S. ; Martins, G.F. ; Becker, S.M.S. ; BOSSI, T. J. ; Gabriel, M.R. ; BORTOLIN, M. ; POLLI, R. G.. I Seminário do Núcleo de Infância e Família: Desafios para a promoção da qualidade na Educação Infantil. 2013. Outro
    3. LOPES, R. C. S. ; Loparic, Z. ; PICCININI, C. A.. V Colóquio Winnicott de Porto Alegre: Linguagem em Winnicott. 2012. Outro
    4. LOPES, R. C. S. ; Loparic, Z. ; PICCININI, C. A.. IV Colóquio Winnicott de Porto Alegre: Criatividade na vida e na arte. 2011. Outro
    5. LOPES, R. C. S. ; Loparic, Z. ; PICCININI, C. A.. III Colóquio Winnicott de Porto Alegre e I Colóquio Winnicott Internacional: Solidão essencial e dependência. 2010. Outro
    6. PICCININI, C. A.. Comissão Organizadora do XXI Salão de Iniciação Científica. 2009. (Outro).. . 0.
    7. PICCININI, C. A.. Comissão Organizadora do XX Salão de Iniciação Científica. 2008. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (11)
    • Cesar Augusto Piccinini ⇔ Tonantzin Ribeiro Gonçalves (18.0)
      1. BELLOTTO, PAULA CRISTINA BARTH ; LOPEZ, LAURA CECÍLIA ; Piccinini, Cesar Augusto ; GONÇALVES, TONANTZIN RIBEIRO. Entre a mulher e a salvação do bebê: experiências de parto de mulheres com HIV. INTERFACE (BOTUCATU. IMPRESSO). v. 23, p. e180556, issn: 1807-5762, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Faria, Evelise Rigoni ; GONÇALVES, Tonantzin Ribeiro ; CARVALHO, Fernanda Torres de ; Piccinini, Cesar Augusto. Longitudinal assessment of coping and quality of life over 24 months post-partum in mothers living with HIV. JOURNAL OF HEALTH PSYCHOLOGY. v. 25, p. 135910531987743, issn: 1359-1053, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. GONÇALVES, TONANTZIN RIBEIRO ; Faria, Evelise Rigoni ; CARVALHO, FERNANDA TORRES DE ; Piccinini, Cesar Augusto ; SHOVELLER, JEAN ANNE. Behavioral interventions to promote condom use among women living with HIV: a systematic review update. Cadernos de Saúde Pública (Online). v. 33, p. e00202515, issn: 1678-4464, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. GONÇALVES, Tonantzin Ribeiro; Piccinini, Cesar Augusto. Contribuições de uma Intervenção Psicoeducativa para o Enfrentamento do HIV durante a Gestação. Psicologia: Teoria e Pesquisa (Brasília. Online). v. 31, p. 193-201, issn: 1806-3446, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. MARTINS, G. D. F. ; GONÇALVES, Tonantzin Ribeiro ; Marin, Angela Helena ; Piccinini, Cesar Augusto ; SPERB, Tânia Mara ; TUDGE, Jonathan. Social Class, Workplace Experience, and Child-Rearing Values of Mothers and Fathers in Southern Brazil. Journal of Cross-Cultural Psychology. v. 46, p. 996-1009, issn: 0022-0221, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. Faria, Evelise Rigoni ; GONÇALVES, Tonantzin Ribeiro ; CARVALHO, Fernanda Torres de ; LOPES, Rita de Cássia Sobreira ; PICCININI, César Augusto. Coping Strategies Among Brazilian Pregnant Women Living With HIV. Paidéia (USP. Ribeirao Preto. Impresso). v. 24, p. 67-74, issn: 0103-863X, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. GONÇALVES, Tonantzin Ribeiro; Faria, Evelise Rigoni ; CARVALHO, Fernanda Torres de ; LOPES, Rita de Cássia Sobreira ; SANTOS, B. R. ; RAMOS, M. C. ; Shoveller, Jean ; PICCININI, César Augusto. Condom use among pregnant women living with HIV in Southern Brazil. International Journal of Advances in Psychology. v. 2, p. 103-111, issn: 2169-4958, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. PICCININI, César Augusto ; SILVA, Milena da Rosa ; KESSLER, H. P. ; GONÇALVES, Tonantzin Ribeiro ; Faria, Evelise Rigoni ; CARVALHO, Fernanda Torres de. Intervenções psicológicas para crianças que vivem ou convivem com HIV/Aids. Psico-USF (Impresso). v. 18, p. 65-76, issn: 1413-8271, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. Faria, Evelise Rigoni ; GONÇALVES, Tonantzin Ribeiro ; CARVALHO, Fernanda Torres de ; LOPES, Rita de Cássia Sobreira ; Ruschel, P. ; PICCININI, César Augusto. Apego materno fetal em gestantes que vivem com HIV/Aids. Estudos de Psicologia (UFRN). v. 18, p. 231-239, issn: 1413-294X, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. GONÇALVES, Tonantzin Ribeiro; GUIMARAES, L. E. ; SILVA, Milena da Rosa ; LOPES, Rita de Cássia Sobreira ; PICCININI, César Augusto. Experiência da paternidade aos três meses do bebê. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso). v. 26, p. 599-608, issn: 0102-7972, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. Marin, Angela Helena ; Piccinini, Cesar Augusto ; Gonçalves, Tonantzin Ribeiro ; Tudge, Jonathan R. H.. Práticas educativas parentais, problemas de comportamento e competência social de crianças em idade pré-escolar. Estudos de Psicologia (UFRN). v. 17, p. 05-13, issn: 1413-294X, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. PICCININI, César Augusto ; SILVA, Milena da Rosa ; GONÇALVES, Tonantzin Ribeiro ; LOPES, Rita de Cássia Sobreira ; TUDGE, Jonathan. Envolvimento paterno aos três meses de vida do bebê. Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso). v. 28, p. 303-314, issn: 0102-3772, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. Gonçalves, Tonantzin Ribeiro; PAWLOWSKI, Josiane ; BANDEIRA, Denise Ruschel ; Piccinini, Cesar Augusto. Avaliação de apoio social em estudos brasileiros: aspectos conceituais e instrumentos. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso). v. 16, p. 1755-1769, issn: 1413-8123, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. CARVALHO, Fernanda Torres de ; GONÇALVES, Tonantzin Ribeiro ; Faria, Evelise Rigoni ; Shoveller, Jean ; RAMOS, M. C. ; PICCININI, César Augusto ; MEDEIROS, L. R.. Behavioral interventions to promote condom use among women living with HIV. Cochrane Database of Systematic Reviews (Online). v. 9, p. CD007844, issn: 1469-493X, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      15. MARTINI, T. A. D. ; PICCININI, César Augusto ; GONÇALVES, Tonantzin Ribeiro. Indicadores de sindrome de couvade em pais primíparos durante a gestação. Aletheia (ULBRA). v. 31, p. 121-136, issn: 1413-0394, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      16. GONÇALVES, Tonantzin Ribeiro; PICCININI, César Augusto. Constelação da maternidade no contexto do HIV/Aids. Em: Silvia Zornig & Regina Orth de Aragão. (Org.). Nascimento: Antes e Depois - Cuidados em Rede. 2ed.Curitiba. : Honoris Causa. 2010.p. 255-266.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      17. PICCININI, César Augusto ; GONÇALVES, Tonantzin Ribeiro ; CARVALHO, Fernanda Torres de ; Faria, Evelise Rigoni ; RAMOS, M. C. ; Shoveller, Jean ; MEDEIROS, L. R.. Intervenções comportamentais para promoção do uso de preservativo em mulheres vivendo com HIV/Aids. Em: Oficina de Monitoramento de Estudos em Avaliação de Tecnologia em Saúde; Avaliação de Tecnologias em Saúde: Seleção de estudos apoiados pelo DECIT, 2011, Rio de Janeiro. Avaliação de Tecnologias em Saúde: Seleção de estudos apoiados pelo DECIT. Brasília: Ministério da Saúde,, p. 76-76, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      18. Marin, Angela Helena ; GONÇALVES, Tonantzin Ribeiro ; PICCININI, César Augusto ; Tudge, Jonathan R. H.. Práticas educativas parentais e desenvolvimento social de crianças em idade pré-escolar. Em: 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso Iberoamericano de Psicologia, 2012, São Paulo. Anais da 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso Iberoamericano de Psicologia. Curitiba: Juruá, p. 266, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Cesar Augusto Piccinini ⇔ Giana Bitencourt Frizzo (16.0)
      1. SCHMIDT, BEATRIZ ; SCHOPPE-SULLIVAN, SARAH J. ; Frizzo, Giana B. ; Piccinini, Cesar A.. Coparenting across the transition to parenthood: Qualitative evidence from South-Brazilian families.. JOURNAL OF FAMILY PSYCHOLOGY. v. 35, p. 691-702, issn: 1939-1293, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. FRIZZO, G. B. ; SCHMIDT, B. ; Vargas, V. ; Piccinini, C. A.. Coparentalidade no Contexto de Depressão Pós-Parto: Um Estudo Qualitativo. PSICO-USF (IMPRESSO). v. 24, p. 85-96, issn: 1413-8271, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. SCHMIDT, BEATRIZ ; SCHOPPE-SULLIVAN, SARAH J. ; FRIZZO, GIANA B. ; Piccinini, Cesar A.. A Qualitative Multiple Case Study of the Division of Labor across the Transition to Parenthood in South-Brazilian Families. SEX ROLES. v. 2, p. 1573-2762, issn: 0360-0025, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. FRIZZO, GIANA BITENCOURT ; MARTINS, LETÍCIA WILKE FRANCO ; SILVA, EDUARDA XAVIER DE LIMA E ; Piccinini, Cesar Augusto ; DIEHL, ANGELA MARIA POLGATI. Maternidade Adolescente: A Matriz de Apoio e o Contexto de Depressão Pós-Parto. PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA (BRASÍLIA. ONLINE). v. 35, p. e3533, issn: 1806-3446, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. PICCININI, C. A. ; FRIZZO, G. B. ; Brys, I ; LOPES, R. C. S.. Parenthood in the context of maternal depression at the end of the infant´s first year of life. Estudos de Psicologia (PUCCAMP. Impresso). v. 31, p. 203-214, issn: 0103-166X, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. Frizzo, Giana B.; Vivian, Aline G. ; Piccinini, Cesar A. ; LOPES, Rita Sobreira. Crying as a Form of Parent-Infant Communication in the Context of Maternal Depression. Journal of Child and Family Studies. v. 22, p. 569-581, issn: 1062-1024, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. Brum, Evanisa Helena Maio de ; Frizzo, Giana Bitencourt ; GOMES, Aline Grill ; Silva, Milena da Rosa ; Souza, Daniela Delias de ; PICCININI, Cesar Augusto. Evolução dos modelos de pesquisa em psicoterapia. Estudos de Psicologia (PUCCAMP. Impresso). v. 29, p. 259-269, issn: 0103-166X, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. ALVARENGA, Patrícia ; PICCININI, Cesar Augusto ; LEVANDOWSKI, Daniela Caetano ; FRIZZO, Giana Bittencourt ; MARIN, A. H. ; LYRA, P. V. Questões éticas da pesquisa em Psicologia do Desenvolvimento. Psicologia: Ciência e Profissão (Impresso). v. 32, p. 856-871, issn: 1414-9893, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. FRIZZO, G. B.; PICCININI, Cesar Augusto ; PRADO, Luiz Carlos ; LINARES, J. L.. Aspectos relacionais da depressão: o conceito de 'honorável fachada' em dois casos clínicos. Psicologia Clínica (PUCRJ. Impresso). v. 23, p. 133-155, issn: 0103-5665, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. FRIZZO, G. B.; SILVA, I. M. ; PICCININI, Cesar Augusto ; LOPES, Rita Sobreira. Comunicação conjugal durante a transição para parentalidade no contexto de depressão pós-parto. Psicologia (Lisboa). v. 25, p. 39-60, issn: 0874-2049, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. PICCININI, C. A. ; Brum, Evanisa Helena Maio de ; GOMES, Aline Grill ; SILVA, Milena Rosa ; Souza, Daniela Delias de ; Lopes, Rita de Cássia Sobreira ; Frizzo, Giana B.. Brief Parent-Infant Psychotherapy in the context of postpartum depression. Em: XXXIV Interamerican Congress of Psychology, 2013, Brasília. Anais XXXIV Interamerican Congress of Psychology. Brasília: UNB, p. 471-471, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. Frizzo, Giana Bitencourt; ROHDE, W. C. ; Piccinini, Cesar A. ; LOPES, Rita Sobreira. Aceitação da gravidez em contexto de depressão pós-parto: análise qualitativa de sintomas depressivos em uma amostra clínica. Em: 42a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia/VIII Congresso Iberoamericano de Psicologia, 2012, São Paulo. Anais da 42a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia/VIII Congresso Iberoamericano de Psicologia, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. MULLER, T. L. ; Frizzo, Giana Bitencourt ; Diehl, A.P. ; PICCININI, Cesar Augusto. Perfil Sócio-demográfico e escolar de gestantes adolescentes. Em: 42a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia/ VIII Congresso Ibero-americano de Psicologia, 2012, São Paulo. Anais da 42a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia/ VIII Congresso Ibero-americano de Psicologia. São Paulo: SBP, p. 263, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. Frizzo, Giana Bitencourt; Piccinini, Cesar A. ; LOPES, Rita Sobreira ; Silva, Milena da Rosa ; Souza, Daniela Delias de ; GOMES, Aline Grill ; ALFAYA, C. A. S.. Parentalidade no contexto de depressão pós-parto. Em: 42a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia/ VIII Congresso Ibero-americano de Psicologia, 2012, São Paulo. Anais da 42a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      15. FRIZZO, G. B.; SILVA, I. M. ; PICCININI, Cesar Augusto ; LOPES, Rita Sobreira. Comunicação conjugal durante a transição para a parentalidade no contexto de depressão pós-parto. Em: I Congresso internacional do bebê, 2010, São Paulo. Anais do I Congresso Internacional sobre o bebê. Abebê: Abebê, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      16. FRIZZO, G. B.; Vivian, A. ; PICCININI, Cesar Augusto. O choro como forma de comunicação pais-bebê no contexto da depressão materna. Em: III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2010, São Paulo. Anais do III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Cesar Augusto Piccinini ⇔ Angela Helena Marin (13.0)
      1. GOMES, ALINE GRILL ; MARIN, ANGELA HELENA ; Piccinini, César Augusto ; LOPES, RITA DE CÁSSIA S.. Expectativas e sentimentos de gestantes solteiras em relação aos seus bebês. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 23, p. 399-411, issn: 1413-389X, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MARTINS, G. D. F. ; GONÇALVES, Tonantzin Ribeiro ; Marin, Angela Helena ; Piccinini, Cesar Augusto ; SPERB, Tânia Mara ; TUDGE, Jonathan. Social Class, Workplace Experience, and Child-Rearing Values of Mothers and Fathers in Southern Brazil. Journal of Cross-Cultural Psychology. v. 46, p. 996-1009, issn: 0022-0221, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. MARIN, A. H.; Martins, G. ; FREITAS, A. P ; Silva, I. M. ; LOPES, Rita de Cássia ; PICCININI, Cesar Augusto. Transmissão intergeracional de práticas educativas parentais: evidências empíricas. Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso). v. 29, p. 123-132, issn: 0102-3772, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. Marin, Angela Helena ; Piccinini, Cesar Augusto ; Gonçalves, Tonantzin Ribeiro ; Tudge, Jonathan R. H.. Práticas educativas parentais, problemas de comportamento e competência social de crianças em idade pré-escolar. Estudos de Psicologia (UFRN). v. 17, p. 05-13, issn: 1413-294X, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. ALVARENGA, Patrícia ; PICCININI, Cesar Augusto ; LEVANDOWSKI, Daniela Caetano ; FRIZZO, Giana Bittencourt ; MARIN, A. H. ; LYRA, P. V. Questões éticas da pesquisa em Psicologia do Desenvolvimento. Psicologia: Ciência e Profissão (Impresso). v. 32, p. 856-871, issn: 1414-9893, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. TUDGE, J. R. H. ; LOPES, R. S. C. ; PICCININI, C. A. ; SPERB, T. M. ; Chipenda-Dansokho, S. ; MARIN, A. H. ; VIVIAN, A. G. ; DE OLIVEIRA, D. S. ; FRIZZO, G. B. ; FREITAS, L. B. L.. Child-Rearing Values in Southern Brazil: Mutual Influences of Social Class and Parents' Perceptions of Their Children's Development. Journal of Family Issues. v. 34, p. 1379-1400, issn: 0192-513X, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. PICCININI, Cesar Augusto ; MARIN, A. H. ; Gomes, A. G. ; LOPES, Rita de Cássia Sobreira. A constituição da maternidade em gestantes solteiras. PSICO (PUCRS. IMPRESSO). v. 42, p. 246-254, issn: 0103-5371, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. MARIN, A. H. ; Piccinini, Cesar Augusto ; TUDGE, J. R. H.. Práticas educativas maternas e paternas aos 24 e aos 72 meses de vida da criança. Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso). v. 27, p. 419-427, issn: 0102-3772, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. Marin, A. H. ; Piccinini, Cesar Augusto ; TUDGE, J. R. H.. Estabilidade e mudança nas práticas educativas maternas e paternas ao longo dos anos pré-escolares da criança. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso). v. 24, p. 71-79, issn: 0102-7972, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. Augusto, Cesar ; Alvarenga, Patricia ; Helena Mari, Angela. Child-Rearing Practices of Brazilian Mothers and Fathers: Predictors and Impact on Child Development. Em: Maria Lucia Seidl de Moura. (Org.). Parenting in South American and African Contexts. 1ed.Rijeka, Croácia. : InTech. 2013.v. 1, p. 17-33.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. MARIN, A. H.; Gomes, A. G. ; LOPES, Rita de Cássia Sobreira ; PICCININI, Cesar Augusto. Diferentes perspectivas sobre a gestação: a constituição da maternidade em gestantes solteiras. Em: 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso Iberoamericano de Psicologia, 2012, São Paulo. Anais da 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso Iberoamericano de Psicologia. Curitiba: Juruá, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. Marin, Angela Helena ; GONÇALVES, Tonantzin Ribeiro ; PICCININI, César Augusto ; Tudge, Jonathan R. H.. Práticas educativas parentais e desenvolvimento social de crianças em idade pré-escolar. Em: 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso Iberoamericano de Psicologia, 2012, São Paulo. Anais da 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso Iberoamericano de Psicologia. Curitiba: Juruá, p. 266, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. Martins, G. ; MARIN, A. H. ; GONCALVES, T. R. ; SPERB, Tania ; LOPES, Rita de Cássia Sobreira ; PICCININI, Cesar Augusto ; TUDGE, Jonathan. Social class, work experience and parental values: evidences from Brazilian context. Em: International Society for the Study of Behavioral Development 2012 Biennial Meeting, 2012, Edmonton, Alberta. International Society for the Study of Behavioral Development Annais, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Cesar Augusto Piccinini ⇔ Patrícia Alvarenga (6.0)
      1. Alvarenga, Patricia; Dazzani, M. V. M. ; ALFAYA, C. A. S. ; LORDELO, E. R. ; PICCININI, C. A.. Predictors of Sensitivity in Mothers of 8-Month-Old Infants. Paidéia (USP. Ribeirao Preto. Impresso). v. 23, p. 311-320, issn: 0103-863X, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ALVARENGA, P.; Dazzani, M. V. M. ; ALFAYA, C. A. S. ; LORDELO, E. R. ; PICCININI, C. A.. Relações entre a saúde mental da gestante e o apego materno-fetal. Estudos de Psicologia (UFRN). v. 17, p. 477-484, issn: 1413-294X, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. ALVARENGA, Patrícia ; PICCININI, Cesar Augusto ; LEVANDOWSKI, Daniela Caetano ; FRIZZO, Giana Bittencourt ; MARIN, A. H. ; LYRA, P. V. Questões éticas da pesquisa em Psicologia do Desenvolvimento. Psicologia: Ciência e Profissão (Impresso). v. 32, p. 856-871, issn: 1414-9893, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. PICCININI, C. A. (Org.) ; ALVARENGA, P. (Org.). Maternidade e Paternidade: A parentalidade em diferentes contextos. São Paulo: Casa do Psicólogo. 1 ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012. v. 1, p. 416.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. Augusto, Cesar ; Alvarenga, Patricia ; Helena Mari, Angela. Child-Rearing Practices of Brazilian Mothers and Fathers: Predictors and Impact on Child Development. Em: Maria Lucia Seidl de Moura. (Org.). Parenting in South American and African Contexts. 1ed.Rijeka, Croácia. : InTech. 2013.v. 1, p. 17-33.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. Alvarenga, Patricia; CEREZO, M. A. ; PICCININI, C. A. ; WIESE, E. B.. Home intervention video feedback program for maternal sensitivity. Em: XXXIV Interamerican Congress of Psychology, 2013, Brasília. Anais do IX Congresso de Psicologia do Desenvolvimento. Brasília: UNB, v. 1, p. 468-469, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Cesar Augusto Piccinini ⇔ Maria Aparecida Crepaldi (2.0)
      1. Vieira, M.L. ; Bossardi, C.N. ; Beltrão, L. ; CREPALDI, M. A. ; Piccinini, C.A. ; BOLZE, S. D. A.. Paternidade no Brasil: revisão sistemática de artigos empíricos. Arquivos Brasileiros de Psicologia (Online). v. 66, p. 36-52, issn: 1809-5267, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Vieira, M.L. ; CREPALDI, MARIA APARECIDA ; Bossardi, C.N. ; Gomes, L.B. ; Bolze, S. ; Piccinini, C.A.. Paternity in the Brazilian Context. Em: Maria Lucia Seidl de Moura. (Org.). Parenting in South American and African Contexts. 1ed.Rijeka, Croácia. : In Tech. 2013.v. 1, p. 35-64.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Cesar Augusto Piccinini ⇔ Clarissa Marceli Trentini (1.0)
      1. Oliveira, S.C. ; Faria, Evelise Rigoni ; SARRIERA, J. C. ; PICCININI, C. A. ; Trentini, C.M.. Maternidade e trabalho: Uma revisão da literatura. Interamerican Journal of Psychology. v. 45, p. 271-280, issn: 0034-9690, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Cesar Augusto Piccinini ⇔ Célia Regina Vendramini (1.0)
      1. FARIAS, Priscila L.; CALVERA, A. ; BRAGA, Marcos ; SCHINCARIOL, Z.. Presentation. São Paulo. 2012. Prefácio, Pósfacio/Apresentação
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Cesar Augusto Piccinini ⇔ Nilma Lino Gomes (1.0)
      1. FARIAS, Priscila L.; CALVERA, A. ; BRAGA, Marcos ; SCHINCARIOL, Z.. Presentation. São Paulo. 2012. Prefácio, Pósfacio/Apresentação
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Cesar Augusto Piccinini ⇔ Carlos Eduardo Montaño Barreto (1.0)
      1. FARIAS, Priscila L.; CALVERA, A. ; BRAGA, Marcos ; SCHINCARIOL, Z.. Presentation. São Paulo. 2012. Prefácio, Pósfacio/Apresentação
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Cesar Augusto Piccinini ⇔ Priscila Lena Farias (1.0)
      1. FARIAS, Priscila L.; CALVERA, A. ; BRAGA, Marcos ; SCHINCARIOL, Z.. Presentation. São Paulo. 2012. Prefácio, Pósfacio/Apresentação
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Cesar Augusto Piccinini ⇔ Alicia Matijasevich Manitto (1.0)
      1. CRUZ, SUÉLEN HENRIQUES DA ; PICCININI, CESAR AUGUSTO ; MATIJASEVICH, ALÍCIA ; Santos, Iná S.. Problemas de comportamento e excesso de peso em pré-escolares do sul do Brasil. Jornal Brasileiro de Psiquiatria. v. 66, p. 29-37, issn: 0047-2085, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:22:32