Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Jacqueline de Oliveira Moreira

Doutora em Psicologia Clinica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) com foco em estudos sobre o problema da alteridade na teoria freudiana. Realizou um estágio Pós-Doutoral na Faculdade Jesuíta de Teologia e Filosofia (2007), estudando o problema da subjetividade e alteridade em Lévinas. Mestre me filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e graduada em psicologia pela UFMG (1992). Atualmente é professora adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, integrando o corpo docente do mestrado e doutorado em Psicologia desta instituição (Conceito 5 CAPES). Tem experiência na área de Psicologia clinica, com ênfase na teoria freudiana. Trabalha com pesquisa buscando promover um diálogo entre os problemas psicossociais atuais e as teorias psicológicas, em especial a teoria freudiana, concentrando nos seguintes temas: modos de subjetivação e pós-modernidade, processos psicossociais, o problema da alteridade, sofrimento psíquico e pós-modernidade, violência e juventude e medidas socioeducativas. É membro do GT Psicanálise, Clínica e Politica. Membro do Coletivo Internacional Rede Amarrações - Psicanálise e Políticas com Juventudes e Membro do Coletivo Internacional RICA - RESEAU INTERNATIONAL DE RECHERCHE EN CRIMINOLOGIE ET ??PSYCHANALYSEl. Membmro do Fórum Permanente de Medidas Socioeducativas de Belo Horizonte. Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Psicanálise e Crítica Social ? Lapcris - PUC Minas. Atualmente trabalha em pesquisas e intervenções junto ao sistema de medidas socioeducativas de Belo Horizonte. Bolsista Produtividade PQ2 do Cnpq (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/3870587687897441 (21/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Faculdade de Psicologia da PUC Minas, Mestrado em Psicologia. Av. Dom José Gaspar Bairro Coração Eucaristico 32630-000 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 33194568 URL da Homepage: https://www.pucminas.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2020-Atual. Jovens cadeirantes por ferimento por arma de fogo: um estudo exploratorio
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacqueline de Oliveira Moreira - Coordenador / Juliana Morganti - Integrante / Bianca Ferreira Rodrigues - Integrante / Luciana Alves Drumond Almeida - Integrante.
      Membro: Jacqueline de Oliveira Moreira.
    2. 2019-Atual. O adolescente na internacao e suas apreensoes em relacao ao corpo, ao nome proprio e aos afetos: uma leitura a partir da psicanalise.
      Descrição: Nosso interesse, neste ponto da trajetória de pesquisa, é escutar testemunhos de adolescentes na internação, com o objetivo de decantar as suas relações com o corpo, nome próprio e os afetos suscitados na condição de acautelado. A escuta de cada adolescente, primeiramente, possibilita a construção e transmissão da história de um sujeito que se encontra em situação de vulnerabilidade, de outro lado, pode ensejar a percepção de pontos universais que aponte determinantes de vinculação e desvinculação com a criminalidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Jacqueline de Oliveira Moreira - Coordenador / Juliana Morganti - Integrante / Ana Carolina Dias Silva - Integrante / Mara Alice Avelar Saraiva Horta - Integrante / Bianca Ferreira Rodrigues - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 1
      Membro: Jacqueline de Oliveira Moreira.
    3. 2017-2020. CURSO DE VIDA E TRAJETORIA DELINQUENCIAL: UM ESTUDO EXPLORATORIO DOS EVENTOS E NARRATIVAS DE JOVENS EM SITUACAO DE VULNERABILIDADE
      Descrição: Investigar, a partir da transdisciplinaridade entre Sociologia, Psicanálise, Direito, Educação e Saúde, o curso de vida de jovens em vulnerabilidade, acolhidos pelo sistema socioeducativo, a fim de identificar eventos que expliquem a entrada, permanência e/ou não permanência, desistência e/ou não desistência, específicos da experiência adolescente com a delinquência.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . Integrantes: Jacqueline de Oliveira Moreira - Integrante / Cristiane de Freitas Cunha Grillo - Integrante / Marcelo Ricardo Pereira - Integrante / Andréa Máris Campos Guerra - Integrante / Braulio Figueiredo Alves da Silva - Coordenador / Frederico C. Marinho - Integrante / Camila Nicacio - Integrante. Financiador(es): Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinar - Cooperação. Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 2
      Membro: Jacqueline de Oliveira Moreira.
      Descrição: Partimos de um diálogo transdisciplinar entre a sociologia, a psicanálise, o direito, a educação e a saúde, especificamente em relação à teoria criminológica da desistência do crime, a partir da análise do curso de vida (Sampson e Laub, 1993; Thornberry e Krohn, 2001). Para esse fim, partiremos de duas principais matrizes teóricas aqui, resumidamente apresentadas, a saber, a teoria do curso de vida e a abordagem psicanalítica do crime. Na perspectiva sociológica, propõe-se a explicação dos fatores que influenciam o início, a persistência e a interrupção da atividade infracional ao longo do curso de vida dos indivíduos. Seus pressupostos centrais são: i) as mudanças com a idade na delinquência apresentam sequências e padrões estruturados; ii) a dependência do desenvolvimento da delinquência em relação ao desenvolvimento da trajetória biográfica e institucional dos indivíduos ao longo do seu curso de vida (p. ex. relativas à família, à escola, à fatores de risco, ao contato com a justiça criminal). Suas análises focam os fatores determinantes da entrada, da continuidade e da desistência da atividade infracional e permitem analisar as mudanças e as continuidades na atividade infracional ao longo do tempo, pois considera o ordenamento temporal e as mudanças nos fatores determinantes com a idade. No que se refere à psicanálise, encontramos uma teoria da adesão que filia os adolescentes à normatização do crime, ancorada em regras extrínsecas às da Lei Jurídica, mas que convivem com esta, numa lógica não contraditória, que inclui os códigos legislativos ao lado da ?lei de ferro? do crime (Lacan, 1973-74). Lacan fala de resoluções dialéticas na gênese do eu, reformulando-se através do atravessamento de diferentes complexos ? desmame, intrusão, édipo, puberdade e adolescência ? ?numa forma cada vez mais alienante para as pulsões que ali são frustradas e cada vez menos ideal para as que ali encontram sua normalização? (Lacan,1950/1998, p. 142). Assim, o encontro com o crime em uma dessas passagens, pode ser um condicionante forte para a entrada e permanência no crime.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Bráulio Figueiredo Alves da Silva - Coordenador / Frederico Couto Marinho - Integrante / Elenice Souza - Integrante / Lucas Caetano - Integrante / Andrea M Guerra - Integrante / Jacqueline de Oliveira Moreira - Integrante / Cristiane de Freitas Cunha Grillo - Integrante / Marcelo Ricardo Pereira - Integrante / Camila Nicacio - Integrante.
      Membro: Braulio Figueiredo Alves da Silva.
      Descrição: A presente pesquisa é realizada em âmbito nacional, tendo como articulador a Rede Internacional Coletivo Amarrações e sendo liderada pelo Núcleo Psicanálise e Laço Social (PSILACS) em parceria com o Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP). Esta pesquisa já está sendo feita na cidade de Belo Horizonte, e se estenderá para Porto Alegre através do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura - Eixo 3 (Psicanálise, educação, adolescência e socioeducação). A pesquisa tem como público alvo os adolescentes reincidentes do sistema socioeducativo de Porto Alegre durante o ano de 2015. Busca-se, através desse trabalho, coletar informações sobre a trajetória desses jovens, o que auxilia na construção de política públicas voltadas a esta população. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa que acontecerá em duas etapas: a primeira etapa, exclusivamente quantitativa, se constitui pela análise dos dados coletados nos Planos Individuais de Atendimento (PIA) dos adolescentes reincidentes no sistema socioeducativo no ano de 2015, na cidade de Porto Alegre; a segunda etapa, quantitativa e qualitativa será realizada através de entrevistas memorialística com mais ou menos 10% dos adolescentes que tiveram seus PIAs analisados na etapa anterior ? importa dizer que ainda não temos uma data para iniciar a segunda etapa que será programada em função dos dados da primeira etapa. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Roselene Ricachenevsky Gurski - Coordenador / Claudia Maria Perrone - Integrante / Stéphanie Strzykalski - Integrante / Andréa Máris Campos Guerra - Integrante / Jacqueline de Oliveira Moreira - Integrante / Marcelo Pereira - Integrante / Bráulio Figueiredo Alves - Integrante / Sofia Lopes Piccinini - Integrante / Fernanda da Silva Von Porster - Integrante / Dieine Oliveira - Integrante / Maria Gabriela Sulzbach Adams - Integrante / Jaime Carlos Vidarte Gaspary - Integrante / Jader Levi da Silva de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Roselene Ricachenevsky Gurski.
    4. 2016-2019. Adolescencias e Leis
      Descrição: Projeto se refere a uma parceria internacional com França, Colômbia, Argentina e Brasil com o objetivo de analisar as relações de determinação subjetiva na interface entre psicopatologia psicanalítica e criminologia, em especial referente a adolescentes em conflito com a lei, consolidando rede de cooperação internacional. As linhas de investigação que estruturam a pesquisa são: 1) as especificidades das ?crises adolescentes? e suas soluções; 2) as particularidades das formas psicopatológicas próprias à adolescência, acentuando suas especificidades corporais; 3) a maneira através da qual as particularidades das estruturas sociais influem sobre os ?estilos de viver adolescente?; 4) as maneiras como as ?apostas psíquicas inconscientes? tomam forma nas situações específicas particulares desses adolescentes, 5) os diferentes modos de conclusão das ?apostas psíquicas inconscientes? e os tipos de intervenções que podem ser desenhados a partir daí, com vistas ao desligamento do crime.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacqueline de Oliveira Moreira - Integrante / Andrea Maris Campos Guerra - Coordenador / Oswaldo França Junior - Integrante / Alessandro Pereira dos Santos - Integrante / Ana Cristina Figueiredo - Integrante / Cristiane de Freitas Cunha Grillo - Integrante / mario ramirez elkin - Integrante / François Raymond Sauvagnat - Integrante / Juliana Morganti - Integrante / Jéssica Karoline da Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 2
      Membro: Jacqueline de Oliveira Moreira.
    5. 2016-2018. Impasses e perspectivas das intervencoes realizadas na semiliberdade junto aos adolescentes autores
      Descrição: Pretendemos investigar os impasses e as perspectivas das intervenções realizadas na semiliberdade junto aos adolescentes autores de ato infracional através da metodologia de conversação e construção de caso em equipe. Assim, esperamos compreender a rotina de trabalho na semiliberdade e refletir sobre seu impacto para o adolescente por meio do discurso da equipe e entender os impactos psíquicos da semiliberdade na rotina de trabalho dos técnicos. A metodologia deste projeto de pesquisa é inspirada no trabalho coordenado por Teixeira (2010) junto aos CAPS de Belo horizonte, assim a sustentação teórica desta pesquisa é a psicanálise. Nossa proposta é orientada pela lógica da singularidade do caso clínico, ou seja, defendemos a ideia da autoridade clínica do caso como dispositivo que produz as movimentações na equipe. Seguno Teixeira (2010) o próprio sujeito do caso se apresenta como vetor de orientação a ser utilizado nos trabalhos da equipe (TEIXEIRA, 2010, p. 24). O método desta pesquisa é eminentemente prático, baseado na discussão exaustivas dos casos (TEIXEIRA, 2010, p. 25). Neste sentido, seguimos o preceito freudiano de intervir ao mesmo que realizamos a pesquisa. Parece-nos interessante mencionar que, segundo Teixeira(2010), a construção dos casos possibilita o esvaziamento de saberes pré-estabelecidos que podem ser a fonte dos impasses e permite a circulação de saberes na medida em que escuta a posição dos diversos profissionais da equipe. Ainda é preciso considerar que um olhar exterior pode oferecer uma nova perspectiva sobre o caso. Na construção dos casos teremos toda a equipe da casa (diretor, psicólogo, assistente social, pedagogo, terapeuta ocupacional, advogada, agentes de segurança) e dois pesquisadores (o coordenador e um colaborador).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Jacqueline de Oliveira Moreira - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 1
      Membro: Jacqueline de Oliveira Moreira.
    6. 2014-2016. Investigacao sobre o desenvolvimento da capacidade de se preocupar entre adolescentes autores de atos infracionais: uma leitura winnicottiana de jovens que respondem a medida de internacao
      Descrição: Bolsa de Pesquisador Mineiro O problema que nos intriga é o aumento do índice de homicídio cometido por jovens envolvidos com criminalidade violenta. Esses jovens não apresentam o sentimento de culpa em relação ao outro? Não desenvolveram a capacidade de se preocupar com o outro? Segundo Winnicott, a preocupação implica maior integração e crescimento e se relaciona de modo positivo com o senso de responsabilidade do individuo, especialmente no que concerne aos relacionamentos em que entram os impulsos instintivos (Winnicott, 1963, p. 70). Segundo Freud, nas crianças delinquentes, criadas sem amor, a tensão entre o ego e superego está ausente, e a totalidade de sua agressividade pode ser dirigida para fora. ... A frustração (...) que desencadeia a agressividade, e a experiência de ser amado, que volta a agressividade para dentro e a transfere para o superego(Freud, 1930, p. ). Estes jovens não têm essa experiência de ser amados? Assim, nosso objetivo é o de investigar as possibilidades e impasses do desenvolvimento da capacidade de se preocupar entre adolescente que cumprem a medida de internação, oferecendo novas perspectiva interpretativa para a relação entre sentimento de culpa, delinquência e ambiente.Este estudo se insere na linha de pesquisa qualitativa, que, de acordo com González Rey (2002) corresponde a uma opção epistemológica e não somente à distinção metodológica entre o quantitativo e ao qualitativo. Propomos realizar dois grupos focais com 05 adolescentes cada grupo. Os adolescentes participantes serão indicados pela instituição, uma vez que o critério para participação é serem adolescentes que estão envolvidos com a criminalidade e acautelados por esse motivo. Desse modo 10 adolescentes participarão no total dos encontros do grupo focal que terão uma duração de aproximadamente 60 minutos. O grupo focal será composto por um (01) mediador, 01 relator e 01 observador sendo este também operador de gravação. Temas:. E a análise de discurso será o instrumento de leitura.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Jacqueline de Oliveira Moreira - Coordenador / Juliana Marcondes Pedrosa de Souza - Integrante / Maria Aparecida Marques Vasconcelos - Integrante / Paula Melgaço da Rocha - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T & A: 25
      Membro: Jacqueline de Oliveira Moreira.
    7. 2014-2016. Relacionamentos amorosos de adolescentes e a internet
      Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo analisar como se estabelecem as relações amorosas dos adolescentes com o advento da internet. Também pretende investigar se a internet introduz novas formas de relacionamento afetivo entre adolescentes; compreender os motivos que os levam a buscarem parceiros amorosos na internet; e, analisar se a internet introduz uma nova forma de amar ou reproduz as já existentes. A adolescência pode ser definida como um tempo (psíquico e sociocultural da puberdade) e um trabalho (essencialmente psíquico de integração dos novos dados da puberdade na história do sujeito), em que o indivíduo vive suas primeiras experiências afetivo-sexuais, que participam na organização de sua vida e construção subjetiva. Atualmente, a liquefação dos laços sociais determina fluidez e superficialidade que afeta os relacionamentos humanos, desvalorizando os sentimentos e incentivando a experimentação sexual livre e descompromissada. Os adolescentes estão nesta lógica e usam a internet como base de experimentação de suas identidades, vivenciando novas formas de sociabilidade, incluindo a busca por relacionamentos afetivos. A presença da virtualidade introduz uma nova forma de presença, que tem efeitos sobre a subjetividade. A complexidade das relações entre o virtual e o real nos leva a interrogar a natureza dos relacionamentos que se constituem na realidade virtual, suas motivações, especificidades e efeitos sobre os sujeitos. Essa pesquisa se pautará pela metodologia qualitativa, organizando-se em quatro momentos de coleta de dados: pesquisa bibliográfica, análise de quatro páginas do Facebook sobre amor, questionário com 40 jovens de 18 anos que acessam estas páginas, entrevistas semiestruturadas presenciais com jovens de 14 a 18 anos de escolas particulares de Belo Horizonte. Acreditamos que estes sujeitos são mais permeáveis à busca de alternativas de relações amorosas. A análise dos dados será realizada a partir da análise de conteúdo e da análise de discurso. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Jacqueline de Oliveira Moreira - Integrante / Marcia Stengel - Coordenador / Nádia Laguárdia de Lima - Integrante. Financiador(es): Associação dos Servidores do CNPq - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Jacqueline de Oliveira Moreira.
      Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo analisar como se estabelecem as relações amorosas dos adolescentes com o advento da internet. Também pretende investigar se a internet introduz novas formas de relacionamento afetivo entre adolescentes; compreender os motivos que os levam a buscarem parceiros amorosos na internet; e, analisar se a internet introduz uma nova forma de amar ou reproduz as já existentes. A adolescência pode ser definida como um tempo (psíquico e sociocultural da puberdade) e um trabalho (essencialmente psíquico de integração dos novos dados da puberdade na história do sujeito), em que o indivíduo vive suas primeiras experiências afetivo-sexuais, que participam na organização de sua vida e construção subjetiva. Atualmente, a liquefação dos laços sociais determina fluidez e superficialidade que afeta os relacionamentos humanos, desvalorizando os sentimentos e incentivando a experimentação sexual livre e descompromissada. Os adolescentes estão nesta lógica e usam a internet como base de experimentação de suas identidades, vivenciando novas formas de sociabilidade, incluindo a busca por relacionamentos afetivos. A presença da virtualidade introduz uma nova forma de presença, que tem efeitos sobre a subjetividade. A complexidade das relações entre o virtual e o real nos leva a interrogar a natureza dos relacionamentos que se constituem na realidade virtual, suas motivações, especificidades e efeitos sobre os sujeitos. Essa pesquisa se pautará pela metodologia qualitativa, organizando-se em quatro momentos de coleta de dados: pesquisa bibliográfica, análise de quatro páginas do Facebook sobre amor, questionário com 40 jovens de 18 anos que acessam estas páginas, entrevistas semiestruturadas presenciais com jovens de 14 a 18 anos de escolas particulares de Belo Horizonte. Acreditamos que estes sujeitos são mais permeáveis à busca de alternativas de relações amorosas. A análise dos dados será realizada a partir da análise de conteúdo e da análise de discurso.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Márcia Stengel - Coordenador / Jacqueline de Oliveira Moreira - Integrante / Nádia Laguárdia de Lima - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 20
      Membro: Marcia Stengel.
    8. 2013-2016. Investigacao sobre o desenvolvimento da capacidade de se preocupar entre adolescentes autores de atos infracionais: uma leitura winnicottiana de jovens que respondem a medida de internacao
      Descrição: OBJETO: O lugar do sentimento de culpa para o adolescente infrator no contexto do cumprimento da medida de internação, ou seja, possibilidades do desenvolvimento da capacidade de se preocupar com o outro a partir do cumprimento da medida. OBJETIVOS: OBJETIVO GERAL: Investigar as possibilidades e impasses do desenvolvimento da capacidade de se preocupar entre adolescente que cumprem a medida de internação, oferecendo novas perspectiva interpretativa para a relação entre sentimento de culpa, delinquência e ambiente. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1. Trabalhar o lugar do sentimento de culpa na teoria freudiana, apontado suas possibilidades e limites; 2. Estudar a psicanalise do sentimento de culpa em Winnicott com especial atenção para a ideia de desenvolvimento da capacidade de se preocupar; 3. Articular o desenvolvimento da capacidade de se preocupar com o campo da reflexão sobre o tema da alteridade; 4. Refletir sobre os impasses e possibilidades do desenvolvimento da capacidade de se preocupar nos jovens deliquentes; 5. Trabalhar as articulações possíveis entre tendências anti-sociais e delinquência. 6. Investigar as possíveis contribuições da medida de internação para a produção de um novo laço do adolescente com o campo da alteridade. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Jacqueline de Oliveira Moreira - Coordenador / Juliana Marcondes Pedrosa de Souza - Integrante / maria luisa de Vilhena Lana Peixoto - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 25
      Membro: Jacqueline de Oliveira Moreira.
    9. 2010-2012. Aposentadoria e Velhice bem-sucedida: Estudo de caso com professores universitarios da PUC Minas
      Descrição: Essa pesquisa tem por objetivo investigar as possíveis relações entre aposentadoria e velhice bem-sucedida. Pretendemos trabalhar com estudo de um caso buscando, assim, desvelar os conceitos e imaginários sobre a velhice dos professores universitários com mais de 60 anos que continuam trabalhando na PUC Minas. Esperamos com essa pesquisa buscar subsídios para compreender e definir Velhice bem-sucedida, revelar os significados da aposentadoria para os professores universitários, articular as concepções de velhice com o processo de aposentadoria e trabalhar as noções de velhice entre um grupo que é formador de opinião.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Jacqueline de Oliveira Moreira - Coordenador / rosana vieira figueiredo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Jacqueline de Oliveira Moreira.
    10. 2010-2011. Psicologia do Envelhecimento: estudo bibliografico
      Descrição: Estudo do desenvolvimento e perespectiva das pesquisas sobre o envelhecimento. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacqueline de Oliveira Moreira - Coordenador.
      Membro: Jacqueline de Oliveira Moreira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Prêmio Iniciação Científica: Melhor Trabalho na Aréa de Ciências Humanas - O testemunho em adolescentes em semiliberdade, CNPq _ PUC Minas.. 2016.
      Membro: Jacqueline de Oliveira Moreira.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (30)
    1. Desafios da socieducação em tempos de pandemia da Covid- 19.Desafios da socieducação em tempos de pandemia da Covid- 19. 2021. (Seminário).
    2. Rede Internacional de Pesquisa em Criminologia e Psicanálise (RICA) -Filiação e Transmissão na Atualidade.Vie, mort et transmission : considérations sur le jeune Samuel. 2021. (Encontro).
    3. 18° Simpósio de Pesquisa e Intercâmbios Científico da ANPEPP.GT - Psicanálise, Política e Clínica. 2020. (Simpósio).
    4. 2º Simpósio Internacional de Psicanálise - Violências ? Interfaces entre Psicanálise e Direito.Adolescências e Medidas Socioeducativas: Possíveis fazeres e olhares. 2020. (Simpósio).
    5. Congreso Virtual Sociedad Interamericana de Psicología ?Aportes de la psicología ante el Covid-19?. Um sujeito, uma política e o ato psicanalítico: uma reflexão sobre o enlace contingencial da ação do psicanalista em tempos de Covid-19. 2020. (Congresso).
    6. Fórum Permanente do Sistema de Atendimento Socioeducativo de Belo Horizonte - Lançamento de Livro.Acolhida na Socioeducação. 2020. (Outra).
    7. SEMINÁRIO Nº 02/2020 - Semiliberdade Termo de Colaboração nº 1691000001/2019 Seminário Interno Título: POLITICAS PÚBLICAS DA INFÂNCIA E JUVENTUDE: PENSANDOS BOAS PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS.Adolescências no Socioeducativo. 2020. (Seminário).
    8. 13º Colóquio Internacional do LEPSI - Por que a Psicanálise na Universidade e na Educação Hoje?.Por que a Psicanálise na Universidade e na Educação Hoje? Políticas com Juventude. 2019. (Outra).
    9. Clínicas da Violência - modos de pensar, modos de operar. Clínicas da Violência - modos de pensar, modos de operar. 2019. (Congresso).
    10. II Encontro da Rede Coletivo Amarrações.Psicanálise e Políticas com Juventudes. 2019. (Encontro).
    11. I Seminário sobre Medidas Socioeducativas: um olhar sobre a adolescência.Adolescência e medidas socioeducativas: fazeres e olhares. 2019. (Seminário).
    12. Políticas Narrativas e Saúde em Contexto de Crueldade.Alteridade e Pesquisa: Narrar, Criar e Partilhar. 2019. (Encontro).
    13. IV Jornada do Grupo de Trabalho da ANPEPP - Psicanálise, política e clínica.Diálogos com os técnicos das medidas socioeducativas do Rio de Janeiro. 2016. (Simpósio).
    14. O adolescente e a cidade II: des Enlace.ADOLESENTE EM CONFLITO COM A LEI E A CIDADE. 2016. (Simpósio).
    15. Clínica Psicanalítica na Instituição.Psicanálise e Instituições socioeducativas: reflexões preliminares. 2015. (Seminário).
    16. Encontro Nacional do Programa de Proteção à criança e adolescente ameaçado de morte.Interdisciplinar e a efetivação da reinserção social no Programa de Proteção à criança e adolescente ameaçado de morte. 2015. (Seminário).
    17. 3º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMGmg. Multifaces da violência: realidade e enfrentamento - Violência de gênero e étnico-racial. 2014. (Congresso).
    18. Direito e Psicanalise: controvérsias contemporâneas II - o adolescente em foco.O Feminino e a adolescência. 2014. (Simpósio).
    19. VI Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XII Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental.Medidas sócioeducativas e intervenções clínicas. 2014. (Encontro).
    20. 8º Conpsi. ESCUTA PSICANALÍTICA NAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: O ENCONTRO ENTRE A ASSOCIAÇÃO LIVRE E O DIREITO AO SILÊNCIO. 2013. (Congresso).
    21. I Colóquio Internacional de Psicossociologia do trabalho. Trabalho na velhice: uma inscrição de saúde para professores universitários. 2012. (Congresso).
    22. III Colóquio Literatura e Psicanálise. Do fantástico ao realismo: o diabo como representande em o Madarim de Eça de Quiroz. 2012. (Congresso).
    23. V Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XI Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental 2012. Culpa e Responsabilização Subjetiva: enlaces da psicanálise com o direito no acompanhamento de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.. 2012. (Congresso).
    24. 7º Congresso Norte-NOrdeste. A psicanálise na saúde mental: demandas contemporâneas a partir da psicopatologia, da assistência social e das inscrições corporais. 2011. (Congresso).
    25. 7º Congresso Norte- Nordeste. VIOLÊNCIA EM TEMPOS SOMBRIOS. 2011. (Congresso).
    26. I Congresso Latinoamericano de psicanalise na universidade. CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ESTATUTO DO SUJEITO NO CUMPRIMENTO DA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA. 2011. (Congresso).
    27. Laço Social, Juventude e Criminalidade - Modos de Pensar, MOdos de Operar.Laço Socila, Juventude e Criminalidade. 2011. (Seminário).
    28. II Congresso Nacional de Psicanálise, Direito e Literatura. Do eu ao outro: reflexões sobre o lugar do outro para sujeitos enlaçados com a criminalidade. 2010. (Congresso).
    29. III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Alteridade em tempos modernos: desafio para o saber psicológico. 2010. (Congresso).
    30. XIII Encontro da ANPEPP.Dipositivos Clinicos em Saúde Mental. 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (16)
    1. MOREIRA, J. O.; SOUZA, J. M. P. ; OLIVEIRA, M. R.. Seminário - Desafios da socieducação em tempos de pandemia da Covid- 19. 2021. Outro
    2. MOREIRA, J. O.; GUERRA, A. M. C.. Vidas em (Dis)curso: Narrativas de trajetórias de adolescentes autores de ato infracional. 2019. Outro
    3. MOREIRA, J. O.; GUERRA, A. M. C. ; GRILLO, C. F. C. ; OLIVEIRA, M. R. ; PEREIRA, M. R.. Cenários da socioeducação: O que nos espera?. 2018. Outro
    4. GUERRA, A. M. C. ; MOREIRA, J. O.. Colóquio Internacional ?Adolescências e Leis?. 2018. Congresso
    5. OLIVEIRA, M. R. ; PEREIRA, M. R. ; MOREIRA, JACQUELINE DE OLIVEIRA. Conversas com a socioeducação: devolutiva do Livro a acolhida no sistema socioeducativo. 2018. Outro
    6. MOREIRA, J. O.; GUERRA. A. M. C. ; GRILLO, C. F. C. ; OLIVEIRA, M. R. ; PEREIRA, M. R.. 2º Simpósio - Conversando com a socioeducação - Sobre o Pia. 2017. Outro
    7. GUERRA, A. M. C. ; GRILLO, C. F. C. ; MOREIRA, JACQUELINE DE OLIVEIRA ; PEREIRA, M. R. ; OLIVEIRA, M. R.. 1º Simpósio - Desafios da Socioeducação: Responsabilização e integração social de adolescentes autores de atos infracionais. 2016. Congresso
    8. MOREIRA, J. O.; OLIVEIRA, R. T. ; JOSE, M. ; SOARES, J.. 25 anos do ECA: Refletindo sobre sujeitos, direitos e responsabilidades. 2015. Congresso
    9. MOREIRA, J. O.; SOUZA, J. M. P. ; ROCHA, P. M.. Impasses nas medidas socioeducativas III: conversando sobre a acolhida, os eixos e o desligamento. 2015. Congresso
    10. DRAWIN, C. R. ; MOREIRA, JACQUELINE DE OLIVEIRA ; PAIVA, M. A. ; VELIQ, F.. Os destinos da Religião na Contemporaneidade. Um diálogo com a psicanálise, a filosofia e as ciências da religião. 2015. Congresso
    11. MOREIRA, J. O.; GUERRA, A. M. C. ; SOUZA, J. M. P.. Impasses nas medidas socioeducativas II. 2014. Congresso
    12. MOREIRA, J. O.; GUERRA, A. M. C. ; SOUZA, J. M. P.. Simpósio: Impasses nas medidas socioeducativas: conversando sobre a justiça, o cotidiano do trabalho e o adolescente. 2013. Congresso
    13. FERRARI, I. F. ; MOREIRA, J. O.. I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICANÁLISE SOBRE VIOLÊNCIA E PROCESSOS SEGREGATÓRIOS: SUBJETIVIDADES E REALIDADE SOCIAL. 2012. Congresso
    14. MOREIRA, J. O.. I Forum de Gerontologia da PUC Minas: práticas e pesquisas atuais. 2010. (Outro).. . 0.
    15. MOREIRA, J. O.. A PRODUÇÃO EM PESQUISA NO MESTRADO DA PUC MINAS: processos de subjetivação na contemporaneidade. ? 2006-2008. 2008. (Outro).. . 0.
    16. MOREIRA, J. O.. I simpósio o homem e o método. 2001. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:43