Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Cynthia Greive Veiga

Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais com atividades docentes e de orientação na graduação e na pós graduação. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982), Licenciatura curta em Pedagogia (habilitação Administração e Supervisão da Escola de 1o grau) pelo Instituto de Educação de Minas Gerais (1984), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Realizou pós doutoramento no Programa de pós graduação em História da Universidade de São Paulo (2003) e no Programa de Pos Graduação em Educação da UNIFESP (2014-2015). Desenvolve pesquisas em História da Educação investigando principalmente os seguintes temas: processos escolarizadores, docência, educação da infância, relações interétnicas, de gênero e classe social na história da escola, disciplinas escolares; economia escolar. Efetua estudos teóricos e conceituais no campo da sociologia processual da abordagem do sociólogo Norbert Elias e no campo dos estudos pós colonial/ decolonialismo. Vice-coordenadora do GT-História da Educação - ANPEd (2015-2017). Membro Comitê Científico GT Historia da Educação- ANPED (2019-2021). Chefe do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação - Faculdade de Educação - UFMG (2018-2021). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq- nível 1C. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/5700231363310293 (14/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1C
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Departamento de Ciências Aplicadas a Educação. Av. Antonio Carlos 6627 Pampulha 31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (031) 34995326 Fax: (031) 34995326
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2019-Atual. Historia das desigualdades escolares: pobreza e desigualdade etnico-racial (Brasil, 1930-1971)
      Descrição: Nesse projeto, pretende-se dar continuidade ao projeto anterior, ?História das desigualdades escolares: tensões na igualdade de direitos (Brasil, 1889-1971)?, com maior enfoque no período entre 1930 a 1971, no estado de Minas Gerais. Pretende-se investigar, de que modo as políticas educacionais e os padrões pedagógicos e escolares, adotados nas décadas republicanas a serem estudadas, contribuíram para a produção das desigualdades escolares, levando-se em consideração que, o fracasso social da escola, também esteve no tratamento desigual das crianças de acordo com origens étnicas e de classe. Objetiva-se problematizar historicamente a articulação entre demanda por educação escolar, e a condição de pobreza e desigualdade racial das crianças, levando-se em consideração a sua implicação nos processos desiguais de inserção social. Se de modo coerente, a obrigatoriedade escolar se instituiu como indutora da homogeneidade social pela escolarização, paradoxalmente, na ausência de vias igualitárias de acesso e condição de frequência à escola, contribuiu para o acirramento das desigualdades sociais e políticas. Nessa pesquisa pretendo demonstrar como estas desigualdades se manifestaram nos diferenciados tipos de oferta escolar pública, censos escolares, nas legislações, orientações pedagógicas, literatura escolar, condições de estudo dos alunos e de trabalho dos professores. Essa é uma pesquisa histórica, portanto, pressupõe levantamento e seleção de documentos os mais diversos. As fontes documentais serão investigadas preferencialmente em arquivos, hemerotecas e bibliotecas, presenciais e on line. Pretende-se levantar: legislação escolar, estadual e nacional; censos populacionais e escolares; revistas pedagógicas; Revista Brasileira de Estatística; jornais, regulamentações do trabalho infantil e Código de Menores; literatura infantil; livros didáticos. Quanto a abordagem teórica e metodológica, nesta pesquisa serão priorizados estudos da história social, história política e história cultural, além de clássicos da sociologia e dialogo com historiadores da educação. Palavras chaves: história, desigualdade escolar, pobreza, desigualdade étnico-racial. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cynthia Greive Veiga - Coordenador.
      Membro: Cynthia Greive Veiga.
    2. 2018-2018. Divulgacao de modelos esteticos, educacionais e civilizacionais em revistas de cultura latino americanas (1890-1930): qual processo de internacionalizacao? Um estudo do acervo do Ibero Amerikanisches Institut (Berlim)
      Descrição: Investigação em "revista de cultura" latino americanas, do acervo do Ibero Amerikanisches Institut (IAI), sobre representações estéticas, de educação e civilizacionais de crianças negras, mestiças e pobres. Problematiza-se a internacionalização da produção de sua condição de inferioridade, no âmbito de difusão do eugenismo e consolidação dos processos de colonização do poder. Serão investigadas revistas de 10 países latino americanos, nas primeiras décadas do século XX.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cynthia Greive Veiga - Coordenador.
      Membro: Cynthia Greive Veiga.
    3. 2015-2019. Historia das desigualdades escolares: tensoes na igualdade de direitos ( Brasil, 1889-1971)
      Descrição: Investigação histórica relativa a organização da escola publica primaria e da formação docente nos anos de 1889 a 1971 (quando a lei 5692 altera a estrutura escolar) com objetivo de problematizar os elementos que indiquem para o processo de produção das desigualdades escolares.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cynthia Greive Veiga - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Cynthia Greive Veiga.
    4. 2012-2016. CASADINHO/PROCAD/CNPQ: ENSINO SECUNDARIO NO SUL DE MATO GROSSO (SECULO XX)
      Descrição: Nos últimos anos o Observatório de Cultura Escolar(OCE), ligado ao Programa de Pós-graduação em Educação-CCHS/UFMS, tem desenvolvido estudos e pesquisas norteados por análises no campo da história da educação, que perseguem as relações entre uma história sociológica e uma sociologia histórica. Nessa direção nasce esta proposta de projeto conjunto de pesquisa com o GEPHE (Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da UFMG, centrada em temas como a história das instituições escolares, dos processos de escolarização, organização do trabalho didático e história-social do currículo, a partir das contribuições da cultura escolar e cultura material escolar. Diante disso, temos como objetivo analisar o processo de conformação do ensino secundário no sul de Mato Grosso, no século XX, de modo a revelar sua natureza histórica e as particularidades assumidas por este processo nesta região do país. Tal objetivo se desmembra a partir do inventário e da análise dos registros escritos, dos suportes, da iconografia, como documentos e fontes, que promovem a (re)escrita da história da educação. O período se delimita em virtude da extinção dos ginásios, por meio da Lei 5692/71 que transformou todos os estabelecimentos de ensino em Escolas de 1º e/ou 2º Graus. Nossa hipótese é que as alterações identificadas na história curricular do ensino secundário, embora obrigatórias pela legislação, não se realizaram em cada escola sem um intenso processo de negociação pelo qual é possível analisar sua história. Para confirmá-la ou refutá-la, aliamos ao paradigma indiciário as técnicas do estudo comparado, do estudo de fontes memorialísticas, na perspectiva da construção dos materiais e métodos dessa investigação. Para tanto, no período recortado, elegemos para investigações os seguintes eixos: suportes materiais, instrumentos de trabalho, arquivos escolares, memorialistas como fontes e estudo comparado. seguintes. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (15) / Doutorado: (8) . Integrantes: Cynthia Greive Veiga - Coordenador / Marcus Aurelio Taborda - Integrante / Meily Assbú Linhales - Integrante / Eurize Caldas Pessanha - Integrante / Silvia Helena Andrade de Brito - Integrante / Fabiany de Cássia Tavares Silva - Integrante / Jacira Helena do Valle Pereira - Integrante / Margarita Victoria Rodriguez - Integrante / Shirley Takeco Gobara - Integrante / Maria Cristina Soares de Gouvêa - Integrante.
      Membro: Cynthia Greive Veiga.
    5. 2011-2015. O processo escolarizador: escola e civilizacao no Brasil (seculos XIX e XX)
      Descrição: Investigação histórica da institucionalização da escola primária no Brasil, séculos XIX-XX, com ênfase no conceito de processos escolarizadores, a partir da sociologia de Norbert Elias, de modo a dar visibilidade as relações de interdependência entre os sujeitos formadores da escola como figuração social (professores, alunos, familiares, gestores). Investigar o processo escolarizador no Brasil no intento de compreender a produção socio-historica das relações entre escola e civilização. Discutir sobre os procedimentos históricos de organização da instrução elementar/escola primária rumo a produção da conduta civilizada dos alunos, professores, familiares, gestores, no âmbito das tensões presentes na estruturação da escola como espaço civilizador e formador de gerações, bem como as tensões das relações de gênero, classe social e etnia. Pesquisa de longa duração histórica, com investigação de documentos tais como legislação, impressos pedagógicos, jornais, materiais didáticos, literatura, além de documentos sob a guarda do Arquivo Publico Mineiro (APM) tais como, relatórios, exames, mapas de frequência de alunos, correspondências e ofícios diversos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Cynthia Greive Veiga - Coordenador / Eliane de Oliveira - Integrante / Tereza Maria Trindade da Silva - Integrante / Felipe Oswaldo Guimarães - Integrante / Solyane Silveira Lima - Integrante / Maria Zélia Maia de Souza - Integrante / Talita Barcelos Silva - Integrante / Selpa Pemba Tomas Buza - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Cynthia Greive Veiga.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (61)
    1. XIII Encontro Maranhense de Historia da Educação.Pensar a economia escolar. Desigualdades, subalternização e desafetos nas dinâmicas de organização da escola. 2021. (Encontro).
    2. Forum de Debates GHENO.Escola pública, processo civilizador, modernidade eurocentrica e exclusão socioracial: diálogos com Anibal Quijano e Norbert Elias. 2020. (Encontro).
    3. UNEGRO mineira 300 anos de Minas Gerais.A educação de jovens negros no seculo XIX - Minas Gerais. 2020. (Encontro).
    4. XVIII Simposio Internacional Procesos Civilizadores.Estética de la carencia, procesos civilizadores y opresión socio-racial: temas globales para una historia Latinoamericana. 2020. (Simpósio).
    5. 39a Reunião Nacional ANPEd. "Estetica da falta": subalternidade, opressão sócio-racial e educação- algumas cenas. 2019. (Congresso).
    6. 41 International Standing Confrence for the History of Education. Institucionalización de la escuela publica brasileña: espacio de progreso, lugar de opresión socio racial (siglos XIX-XX). 2019. (Congresso).
    7. X Congresso Brasileiro de História da Educação. Democracia Liberal e a produção do analfabeto como ignorante (Brasil, primeiras décadas republicanas). 2019. (Congresso).
    8. International Standing Conference for the History of Education. Touchin bodies: utopia and dystopia inthe elaboration of the relation between natures and education (Brazil, first decades of the 20th century). 2018. (Congresso).
    9. 38a Reunião Nacional ANPED.Vice coordenadora do GT Historia da Educação. 2017. (Outra).
    10. 39o International Standing Conference for the History of Education. Do not touch! Social avoidance of black childre's bodies and the paradoxes of emancipation (Brazil first decades of the 20th century). 2017. (Congresso).
    11. Aula Magna PPGE- UDESC 10 anos.Norbert Elias e as relações entre sociologia e história da educação. 2017. (Outra).
    12. IX Congresso Brasileiro de Historia da Educação. Educação do povo como problema nacional no regional: organização da Secretaria de Educação e desigualdade escolar em Minas Gerais (1930-1934). 2017. (Congresso).
    13. 22 Encontro da ASPHE.Discriminação social e desigualdae escolar na historia politica da educação brasileira. 2016. (Encontro).
    14. 38 International Standing Conference for the History of Education. The civilization/decivilization of the body at school and the emotional, social and historical tensions present in this dynamic. 2016. (Congresso).
    15. IV SEminário Leituras e Fronteiras.Leituras de Fronteiras. 2016. (Seminário).
    16. VIII Seminario do Grupo Processos Civilizadores: Infãncia, educação e civilidadeses.Infãncia e Civilização. 2016. (Seminário).
    17. XII Congreso iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana. DIFERENTES CONDICIONES DE INFANCIA EN LA CONSTRUCCIÓN DE UNA NACIÓN DE DESIGUALDADES, BRASIL (1889-1927). 2016. (Congresso).
    18. XVI Simpósio Internacional Processos Civilizadores: Diálogos Interdisciplinares: politica, contextos e processos sociais.Educação, infância e processo civilizador. 2016. (Simpósio).
    19. Colóquio Historia da Educação, infância e cultura material: estudos produzidos por grupos de pesquisa UDESC, UFPR, UNICAMP.História da cultura material e desigualddaes da condição de infãncia. 2015. (Outra).
    20. Semana Ser Professor.Processo de profissionalização da docência. 2015. (Outra).
    21. VIII Congresso Brasileiro de Historia da Educação. A materialidade das escola nas primeiras décdas republicanas e desigualdades das condições de infância (Minas Gerais, 1906-1927). 2015. (Congresso).
    22. VIII Congresso Brasileiro de Historia da Educação. Escola republicana e condições de trabalho: proposições dos professores. 2015. (Congresso).
    23. XI Encontro de Pesquisa em Educação - FaE/ufmg.Concepções e praticas de educação no Brasil (séculos XVI-XX. 2015. (Encontro).
    24. Ciclo de sEminários: Infancia, familia e escolarização.Trabalho infantil e escola obrigatoria: questões para a historia da educação. 2014. (Seminário).
    25. Coloquio internacional: Educación y procesos civilizatorio: la aplicación de las tesis de norbert Elias en América Latina.Educación y proceso civilizador: contribuições de Norbert Elias para la educación. 2014. (Outra).
    26. IV Seminário da Linha de pesquisa de Historia da Educação.Trajetoria de Pesquisa em Historia da Educação. 2014. (Seminário).
    27. VII Encontro Maranhense de Historia da Educação.O que vale a vida de uma criança e o que fizemos com a descoberta da infância? Questões para uma história das desigualdades. 2014. (Encontro).
    28. VI Seminário do Grupo Processos Civilizadores.Infância e processo civilizador. 2014. (Simpósio).
    29. XI Congreso iberoamericano de historia de la educación latinoamericana. Proceso civilizador y procesos escolarizadores: tensiones en la constituición de la profesión docente (siglo XIX y inicio del siglo XX). 2014. (Congresso).
    30. XIV Encontro Humanistico.Entre o passado e o presente: a produção dos negros como grupo social inferior na historia da escola publica brasileira. 2014. (Encontro).
    31. XV Congreso Internacional Procesos Civilizatorios. Regulamentación del trabajo infantil y tensiones con la escolarización. 2014. (Congresso).
    32. XVII Congreso Internacional de AHILA (Associação de Historiadores europeus Latinoamericanistas. El lugar del niño es la escuela? Debates Internacionales sobre el trabajo y la realidad brasileña (1890-1944). 2014. (Congresso).
    33. 36a Reunião Anual da ANPed. Historia da profissão docente: o problema da autoridade (Brasil, séculos XVIII-XX). 2013. (Congresso).
    34. 7o Seminário Brasileiro de Historia da Historiografia.Historia cultural e psico-historia: a discussão historiográfica de Karl Lamprecht e Norbert Elias. 2013. (Seminário).
    35. III Jornada do NESFE.No controle das emoções: educação e processo civilizador. 2013. (Encontro).
    36. Palestras PUC.Historia da formação docente: possibilidades de pesquisa. 2013. (Encontro).
    37. Seminar Emancipation, Inclusion and Exclusion Past and Present Challengers.Challenges of the XXI century: social inclusion and exclusion. 2013. (Seminário).
    38. VII Congresso Brasileiro de História da Educação. História da Educação e processo civilizador na abordagem de Norbert Elias. 2013. (Congresso).
    39. VII Congresso de Pesquisa e Ensino de Historia da Educação em Minas Gerais. Escolas normais em Minas Gerais na primeira republica: a elaboração de um novo modelo de docência (1906-1927). 2013. (Congresso).
    40. VII Congresso de Pesquisa e Ensino de Historia da Educação em Minas Gerais. A demanda pela moralidade dos professoresa: tensões no processo de elaboração da profissão docente, Minas Gerais, séculos XVIII-XX. 2013. (Congresso).
    41. Educação e conhecimento.Norbert Elias: trajetória e conceitos. 2012. (Outra).
    42. I Simpósio Educação e Leitura.Processo civilizador, educação e leitura. 2012. (Simpósio).
    43. IX Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. O professor como simbolo de progresso da nação: Brasil, século XIX. 2012. (Congresso).
    44. IX Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. Lições da pedra: coerção e autocoerção na história da educação. 2012. (Congresso).
    45. Palestras UNIBH.A infância no processo civilizador. 2012. (Outra).
    46. Seminário Educação 2012.Historia da infãncia no Brasil. 2012. (Seminário).
    47. VII Seminário do Centro de Memória da Educação Física.Homo Gymnasticus: tensões no processo descivilização do corpo. 2012. (Seminário).
    48. XIV Simpósio internacional processos civilizadores.A civilização dos professores:emoções e poder no processo de institucionalização da profissão docente. 2012. (Simpósio).
    49. XXI Semana de iniciação cientifica.Queixas de comportamento e desempenho das professoras da escola primária em Minas Gerais (1890-1907). 2012. (Outra).
    50. 34a Anped.Sociologia e História da Educação: questões teóricas e conceituais para a investigação da psicogênese e sociogênese da docência. 2011. (Outra).
    51. Coloquio Conhecimento e Inclusão Social: diálogos com a educação.Lugar da escola na interrogação dos sujeitos: tensões sócio-histórico-psicológicas. 2011. (Outra).
    52. International Standing Conference for the History odf Education. Escuela, organización de la monarquia constitucional y educación del ciudadano. 2011. (Congresso).
    53. VI Congresso Brasileiro de História da Educação. História da educação social: um campo de investigação para a história da educação. 2011. (Congresso).
    54. VI Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. História da Educação em Minas Gerais: 10 anos de pesquisas e ensino. 2011. (Congresso).
    55. Aula Magna de comemoração de 50 anos de curso de Pedagogia.Dimensões históricas das relações de violência na escola: problematizando as tensões geracionais, raciais, de gênero e classe. 2010. (Outra).
    56. Aula Magna do Programa de Pós graduação em Educação da UCS.Dimensões históricas das relações de violência na escola: problematizando as tensões geracionais, raciais, de gênero e classe. 2010. (Outra).
    57. Aula Magna do Programa de Pós Graduação em Educação da UFGD.Norbert Elias e a pesquisa em Educação. 2010. (Outra).
    58. Pensar a Educação Pensar o Brasil.A qualidade da escola pública no Brasil: uma perspectiva histórica. 2010. (Outra).
    59. XIII Simposio Internacional de Procesos Civilizadores.´Debates Teoricos. 2010. (Simpósio).
    60. XIII Simposio Internacional Procesos Civilizadores.Debates Teóricos. 2010. (Simpósio).
    61. XIII Simposio Internacional Procesos Civilizadores.Cuetiones teoricas y conceptuales para la investigacion de la psicogénesis y sociogénesis de los procesos escolarizadores. 2010. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (1)
    1. VEIGA, Cynthia Greive. Educação e relações étnico-raciais. 2000. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:22:11