Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Francisco Paulo Jamil Almeida Marques

Professor e pesquisador da Universidade Federal do Paraná. Atua como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da UFPR. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Pesquisador Visitante (Estágio no Exterior Sênior) na School of Journalism da Michigan State University (Estados Unidos). Integrante do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD), financiado pela chamada INCT - MCTI/CNPq/CAPES/FAPs nº 16/2014. Orientador de teses, dissertações e monografias de especialização e graduação na área de Comunicação & Política. Líder dos Grupos de Pesquisa Comunicação, Política e Tecnologia (PONTE/UFPR) e Discurso, Comunicação e Democracia (DISCORD/UTFPR), ambos registrados no Diretório do CNPq. Pós-Doutor em Comunicação Social (2009) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor (2008) e Mestre (2004) em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Possui Graduação em Jornalismo (2001) pela Universidade Federal do Ceará. Foi Secretário-Executivo da COMPOLÍTICA (Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política - Mandato 2013-2015). Foi coordenador (2014-2016) e vice-coordenador (2012-2014) do GT Comunicação e Política COMPÓS. Coordena o projeto de pesquisa "Comunicação política e transparência digital no caso brasileiro: Um exame sobre os fatores multidimensionais a influenciarem a qualidade do controle público", financiado pela Chamada CNPq Nº 09/2020. Coordena, desde 2020, o projeto de pesquisa "Jornalismo editorial em perspectiva comparada: Cultura da opinião, critérios de editorialidade e a atuação política de jornais dos Estados Unidos e do Brasil". Coordenou diversos projetos financiados por agências de fomento. Realiza atividades como parecerista/consultor para CAPES, CNPq, FAPESP, FAPEMA, FACEPE, Plataforma SCIELO, EDUFBA e para mais de 60 periódicos nacionais e internacionais na área de Comunicação, Sociologia, Ciência Política e Interdisciplinar. Atua na área de Comunicação, Política e Tecnologia, examinando os seguintes temas: e-Transparência, Democracia Digital, Jornalismo Político, Teoria Democrática, Deliberação Pública, Participação Política e demais aspectos relacionados à Opinião Pública. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/5523350812734008 (26/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2 (***
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas. Rua General Carneiro 460, - 5º andar, sala 517 Centro 80060150 - Curitiba, PR - Brasil Telefone: (41) 33605065 URL da Homepage: https://www.ponte.ufpr.br/
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Comunicação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2021-Atual. COMUNICACAO POLITICA E TRANSPARENCIA DIGITAL NO CASO BRASILEIRO: UM EXAME SOBRE OS FATORES MULTIDIMENSIONAIS A INFLUENCIAREM A QUALIDADE DO CONTROLE PUBLICO
      Descrição: A etapa anterior do projeto de pesquisa dedicou-se ao estudo teórico, metodológico e aplicado de iniciativas de e-Transparência, tendo alcançado resultados pertinentes e que demandam o aprofundamento de um novo conjunto de reflexões vinculadas às práticas em Democracia Digital. O objetivo geral desta nova fase da investigação é aprofundar as reflexões concernentes à questão da oferta de ferramentas de transparência aos cidadãos através dos media digitais, bem como investigar seus efeitos políticos e, por último, averiguar os condicionantes que levam atores envolvidos na burocracia de Estado / governo a lançarem mão (ou a resistirem à utilização) de tais instrumentos. Por meio de pesquisa comparativa documental (normas publicadas por diferentes instâncias que integram a estrutura burocrática do Estado), bibliográfica (literatura atualizada sobre o estágio conceitual e experimental) e legislativa (arcabouço jurídico em vigor e propostas em tramitação no âmbito do Poder Legislativo) ? bem como da coleta de dados oriundos de diferentes experiências de e-Transparência (compreensão sobre desenho, concepção e abrangência das ferramentas); e da realização de entrevistas com parlamentares e autoridades gestoras ?, pretende-se coletar os dados imprescindíveis para a análise por meio de técnicas quantitativas e qualitativas. Com isso, será possível compreender os meios e modos de utilização dos recursos de comunicação política online, bem como colaborar (enquanto mecanismo de transferência de resultados) na melhoria das práticas democráticas por meio do fortalecimento do controle social da administração pública.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques - Coordenador / Edna Miola - Integrante / Camila Mont'Alverne - Integrante / Fellipe Herman - Integrante / Andressa Butture Kniess - Integrante / Paulo Ferracioli - Integrante / Jackeline Saori Teixeira - Integrante / Deivison Santos - Integrante / Giulia Sbaraini Fontes - Integrante / Naiza Comel - Integrante / Gisele Barão - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1
      Membro: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques.
    2. 2020-Atual. JORNALISMO EDITORIAL EM PERSPECTIVA COMPARADA: Cultura da opiniao, criterios de editorialidade e a atuacao politica de jornais dos Estados Unidos e do Brasil
      Descrição: Este projeto de pesquisa se dedica a compreender uma dimensão específica da atuação política do Jornalismo: os editoriais. O argumento de fundo da proposta sustenta que os editoriais constituem um dos elementos mais relevantes a revelar os meios e modos pelos quais se manifesta a atuação política das empresas jornalísticas. Não obstante, ainda são relativamente escassos os trabalhos voltados a examinar o teor dos editoriais ou mesmo os processos de construção da opinião institucional de empresas jornalísticas ? ao contrário do que ocorre por meio da literatura já consolidada na área de conteúdos informativos e rotinas produtivas noticiosas. Nesse sentido, três principais questões de pesquisa dão origem a três eixos de investigação a orientarem a proposta aqui delineada: 1) Quais são as principais rotinas de produção que influenciam a construção das opiniões editoriais? 2) Em que medida os critérios de editorialidade ? propostos em paralelo à noção de critérios de noticiabilidade ? são úteis para explicar as formas pelas quais as empresas jornalísticas expressam suas opiniões sobre assuntos de natureza pública? 3) Qual a importância do editorial enquanto elemento a evidenciar o papel político das empresas jornalísticas? Do ponto de vosta empírico, a intenção é comparar as rotinas de produção editorial, bem como os conteúdos dos textos editoriais jornalísticos. Cada eixo, ademais, conta com um conjunto próprio de estratégias e técnicas metodológicas, bem como se fundamenta no estudo de um corpus específico para cada abordagem. Argumenta-se que estudar essas três dimensões de forma complementar oferece a oportunidade de consolidar uma contribuição original à pesquisa na área de Teorias do Jornalismo e de Jornalismo Político ? ao mesmo tempo em que se contempla uma perspectiva multidisciplinar que envolve outras áreas das Humanidades, como a Ciência Política e a Economia Política da Comunicação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (5) . Integrantes: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques - Coordenador / Edna Miola - Integrante / Isabele Batista Mitozo - Integrante / Camila Mont'Alverne - Integrante / Fellipe Herman - Integrante / Andressa Butture Kniess - Integrante / Paulo Ferracioli - Integrante / Jackeline Saori Teixeira - Integrante / Deivison Santos - Integrante / Giulia Sbaraini Fontes - Integrante / Naiza Comel - Integrante / Gisele Barão - Integrante. Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 1
      Membro: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques.
    3. 2018-2021. TRANSPARENCIA DIGITAL NO CASO DO ESTADO BRASILEIRO: TEORIA, METODOLOGIA E APLICACOES PRATICAS
      Descrição: A partir de descobertas já realizadas em projetos anteriores desenvolvidos sob responsabilidade do proponente, o objetivo da investigação aqui delineada é elaborar um reconhecimento acerca (a) das principais vertentes teóricas e (b) das iniciativas e aplicações práticas que caracterizam o fenômeno da comunicação online enquanto ferramenta e ambiente voltado ao aperfeiçoamento da transparência política. Uma vez que o estado da arte na área de Democracia Digital encontra-se em uma fase mais madura de estudos, se comparado ao que havia em meados dos anos 2000 (indo além do mero inventário de iniciativas e deslocando o foco para os efeitos dos media digitais sobre o processo de produção política e sobre o comportamento de agentes e instituições), é fundamental avançar na compreensão de agendas e princípios que ainda não foram devidamente explorados no caso brasileiro. Tal postura permite adotar uma abordagem teórico-metodológica que, ao investir em um panorama comparativo, pode se mostrar apta a mensurar, por exemplo, a influência de marcos regulatórios e da cultura política sobre projetos de e-Transparência. Uma vez que os estudos de caso aqui propostos (um conjunto de órgãos do Executivo, Legislativo e Judiciário, com atuação em âmbito municipal, estadual e federal) compreendem distintos poderes da República (com finalidades, estruturas e disposições distintas em desenvolver mecanismos de transparência digital), apresentam-se as seguintes hipóteses: H1) Existem padrões substancialmente díspares de adoção dos media digitais por parte de instituições do Estado no que se refere à e-Transparência; H2) A divulgação de tais informações se mostra desigual tanto por interesses políticos dos gestores, quanto por conta de elementos organizacionais-burocráticos típicos de cada instância; H3) No âmbito de cada órgão da administração, existe uma disputa entre agentes do campo político/representantes eleitos e técnicos/funcionários de carreira acerca do quanto deve ser revelado ao público (observando-se os limites legais, naturalmente); H4) O tamanho da população e o grau de desenvolvimento sócio-econômico estão associados ao gradiente de sofisticação dos recursos de e-Transparência em cada caso examinado; H5) A legislação se revela um elemento fundamental a constranger órgãos e agentes da administração pública a adotarem mecanismos de e-Transparência. Por meio de pesquisa documental (normas publicadas por diferentes instâncias que integram a estrutura burocrática do Estado), bibliográfica (literatura atualizada sobre o estágio conceitual e experimental) e legislativa (arcabouço jurídico em vigor e propostas em tramitação no âmbito do Poder Legislativo), bem como da coleta de dados oriundos de diferentes experiências de e-Transparência (compreensão sobre desenho, concepção e abrangência das ferramentas); da agregação de variáveis em bancos de dados do IPEA e do IBGE (informações sociopolíticas/demográficas/econômicas sobre cada localidade abrangida pela iniciativa de e-Transparência, a fim de cotejar as variáveis); da realização de entrevistas com parlamentares e autoridades gestoras, pretende-se coletar os dados necessário para análise por meio de técnicas quantitativas e qualitativas. Com isso, será possível compreender os meios e modos de utilização dos recursos de comunicação política online, bem como colaborar (enquanto mecanismo de transferência de resultados) na melhoria das práticas democráticas por meio do fortalecimento do controle social da administração pública.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . Integrantes: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques - Coordenador / Wilson da Silva Gomes - Integrante / Edna Miola - Integrante / Isabele Batista Mitozo - Integrante / Camila Mont'Alverne - Integrante / Paula Karini Amorim - Integrante / Pedro Henrique Moura Leite - Integrante / Ester Athanasio - Integrante / Mariane Nava - Integrante / André Schlindwein - Integrante / Fellipe Herman - Integrante / Andressa Butture Kniess - Integrante / Paulo Ferracioli - Integrante / Jackeline Saori Teixeira - Integrante / Michele Goulart Massuchin - Integrante / Maria Paula Almada - Integrante / Deivison Santos - Integrante / Giulia Sbaraini Fontes - Integrante / Pablo Silva Pimentel - Integrante / Naiza Comel - Integrante / Gisele Barão - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 89 / Número de orientações: 4
      Membro: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques.
    4. 2016-Atual. Instituto Nacional de Ciencia e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD)
      Descrição: Em virtude da intensa globalização das tecnologias empregadas em projetos de democracia digital e da disseminação mundial do interesse social, político e acadêmico na e-democracia, este INCT está planejado para se apoiar em uma muito consistente e já estabelecida rede internacional de pesquisadores renomados, que atuará, desde o começo, como força complementar à rede nacional que constitui a equipe do projeto. Teremos portanto, uma rede nacional abrangente de pesquisadores com formação e experiência comprovada na área, que será a equipe institucional do projeto, conectada de maneira intensa a uma rede internacional de pesquisadores e planejadores de projetos de e-democracia. Esta última rede atuará inicialmente como colaboradora, mas deverá, nos próximos anos, ser assimilada orgânica e institucionalmente à equipe do INCT-DD. Vale mencionar que todos os pesquisadores listados na rede internacional prestaram anuência pessoal, formal e escrita, ao proponente desta Proposta. Atente-se para o fato de que a equipe compreende recursos humanos associados a diferentes áreas do conhecimento, incluindo-se Comunicação, Ciência Política, Sociologia, Filosofia, Ciências da Informação, Administração, Computação e Engenharia Elétrica. O objetivo é contemplar a perspectiva interdisciplinar exigida por uma Proposta de tal porte, dedicada, dente outras tarefas, a compreender fenômenos conceituais e práticos e a desenvolver soluções na área de Democracia Digital. A equipe do projeto reúne praticamente todos os pesquisadores e grupos de pesquisa da área de democracia digital no Brasil, além de um grupo de pesquisa australiano e um bom número de destacados estudiosos de democracia digital mundo afora. A rede nacional é formada por pesquisadores de todas as cinco regiões brasileiras, com a participação de 19 instituições.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques - Integrante / Wilson da Silva Gomes - Coordenador / Ricardo Fabrino Mendonça - Integrante / André Luiz Martins Lemos - Integrante / Othon Jambeiro - Integrante / Maria Helena Weber - Integrante / André Sathler - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques.
    5. 2015-2019. O JORNALISMO COMO ESPELHO DO JORNALISMO: Que imagem politica a Imprensa Brasileira constroi de si?
      Descrição: Partindo-se do pressuposto de que o Jornalismo reivindica assumir a função de ?representante? do leitor, alimentando uma imagem positiva de si, interessa a esta pesquisa 1) compreender em que termos se dá a representação exercida pelo Jornalismo em nome do cidadão; 2) investigar a origem histórico-conceitual da legitimidade de profissionais e empresas do Jornalismo brasileiro; 3) examinar que imagem as empresas jornalísticas do país elaboram sobre si mesmas; 4) analisar como tal imagem é percebida e questionada pela audiência nos espaços dos próprios jornais. Do ponto de vista empírico, serão examinados materiais publicados nos jornais ?O Estado de S. Paulo? e ?Folha de S. Paulo?, dois dos principais quality papers brasileiros, atentando-se, especificamente, para conteúdos ligados à cobertura Política. Metodologicamente, recorre-se aos seguintes procedimentos: revisão de literatura aprofundada; análise documental (Mídia-Kit; cartas de princípios das empresas jornalísticas, manuais de redação); acompanhamento sistemático das publicações (editoriais, colunas, cartas do leitor, dentre outros conteúdos); entrevistas com editores in loco; Análise do Discurso em sua vertente francesa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . Integrantes: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques - Coordenador / Edna Miola - Integrante / Isabele Batista Mitozo - Integrante / Camila Mont'Alverne - Integrante / Ester Athanasio - Integrante / Mariane Nava - Integrante / Paulo Ferracioli - Integrante / Jackeline Saori Teixeira - Integrante / Deivison Santos - Integrante / Giulia Sbaraini Fontes - Integrante / Pablo Silva Pimentel - Integrante / Naiza Comel - Integrante / Gisele Barão - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 98 / Número de orientações: 1
      Membro: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques.
    6. 2015-2018. COMUNICACAO E POLITICA NA ERA DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS: Fatores que influenciam as formas de uso da internet por parte dos congressistas Brasileiros
      Descrição: Um conjunto relevante de autores em Teoria Política aponta que o poder de elaborar, discutir, legislar e executar as políticas de Estado estaria demasiadamente concentrado nas mãos dos representantes políticos. Como remediar tal dificuldade sem abrir mão do princípio da representação? A saída parece se encontrar na proposição de reformas em certos aspectos da representação. Tomando tal panorama, o projeto busca discutir de que maneira os mass media contribuem no sentido amenizar algumas das questões mencionadas. Particularmente, são problematizados os modos pelos quais os media digitais e seus recursos tornam disponíveis novas ferramentas voltadas para a promoção de modificações nas práticas participativas. A primeira fase da pesquisa privilegiou a análise dos websites das lideranças parlamentares na Câmara dos Deputados. Desta vez, o corpus empírico selecionado - os perfis de deputados e senadores brasileiros no Twitter (com uma ampliação em relação ao projeto anteriormente coordenado pelo proponente: agora, os Senadores também fazer parte do estudo) - será objeto de investigação tendo em vista quatro objetivos: (1) diagnosticar as abordagens participativas presentes nestas iniciativas, (2) compreender as motivações e constrangimentos a influenciarem o oferecimento ou não de recursos participativos no referido microblog, (3) avaliar os possíveis efeitos resultantes do emprego destes artifícios e (4) promover um cruzamento do perfil individual de uso dos media digitais por parte de cada parlamentar com os traços mais gerais encontrados nas bancadas. Do ponto de vista metodológico, os perfis de Twitter serão examinados por meio de monitoramento ao longo de período pré-determinado (software de estatística "R" e análise de regressão); aplicação de tabela voltada para inventariar seguidos, seguidores e caráter discursivo das mensagens publicadas; elaboração de questionários e condução de entrevistas junto aos gestores das contas de Twitter, dentre outras estratégias.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . Integrantes: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques - Coordenador / Edna Miola - Integrante / Jakson Alves de Aquino - Integrante / Isabele Batista Mitozo - Integrante / André Schlindwein - Integrante / Fellipe Herman - Integrante / Andressa Butture Kniess - Integrante / Paulo Ferracioli - Integrante / Victor Hausen - Integrante / Jackeline Saori Teixeira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques.
    7. 2015-Atual. Dilemas da Comunicacao no ambito do Estado: conflitos entre a Propaganda e o Interesse Publico II
      Descrição: Este projeto de pesquisa investiga duas dimensões discursivas ligadas à Comunicação Pública de Estado. A primeira dessas dimensões encontra-se no âmbito normativo da democracia e atenta para as práticas que podem contribuir para (1) aproximar cidadãos e representantes e incentivar a participação social (com o uso de social media, e outras plataformas digitais); (2) melhorar os fluxos administrativos e a entrega de serviços aos cidadãos (especialmente por meio de práticas de governo eletrônico); e (3) aumentar a transparência e a prestação de contas dos governos (com a abertura e o acesso a bancos de dados, portais online de transparência, e propostas que facilitem o cumprimento das leis de acesso à informação). A segunda dimensão tem vínculo mais estreito com os discursos relacionados à conquista e à manutenção do poder ? e tomam forma nos esforços de construção de imagens e representações sociais favoráveis aos agentes e instituições políticas ? que, atualmente, dependem também das tecnologias da comunicação. Nesse segundo âmbito, enquadra-se, especificamente, a propaganda política. Tendo isso em vista, o objetivo da pesquisa é investigar, a partir das dimensões discursiva e tecnológica, as tensões existentes entre a comunicação estatal orientada pelo interesse público e a comunicação persuasiva, em suas mais diversas manifestações (a exemplo dos portais governamentais online, do uso de redes sociais digitais por parte do estado e de seus agentes, de iniciativas que promovem a participação, a transparência ou o provimento de serviços a partir de plataformas de comunicação mediada).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques - Integrante / Edna Miola - Coordenador / Deivison Santos - Integrante / Nayane Pantoja Cardoso - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques.
    8. 2014-2015. COMUNICACAO E POLITICA NA ERA DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS: Fatores que influenciam as formas de uso da internet por parte dos congressistas Brasileiros
      Descrição: IMPORTANTE: EM 2015, O PROJETO TEVE SUA INSTITUIÇÃO DE EXECUÇÃO ALTERADA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Um conjunto relevante de autores em Teoria Política aponta que o poder de elaborar, discutir, legislar e executar as políticas de Estado estaria demasiadamente concentrado nas mãos dos representantes políticos. Como remediar tal dificuldade sem abrir mão do princípio da representação? A saída parece se encontrar na proposição de reformas em certos aspectos da representação. Tomando tal panorama, o projeto busca discutir de que maneira os mass media contribuem no sentido amenizar algumas das questões mencionadas. Particularmente, são problematizados os modos pelos quais os media digitais e seus recursos tornam disponíveis novas ferramentas voltadas para a promoção de modificações nas práticas participativas. A primeira fase da pesquisa privilegiou a análise dos websites das lideranças parlamentares na Câmara dos Deputados. Desta vez, o corpus empírico selecionado - os perfis de deputados e senadores brasileiros no Twitter (com uma ampliação em relação ao projeto anteriormente coordenado pelo proponente: agora, os Senadores também fazer parte do estudo) - será objeto de investigação tendo em vista quatro objetivos: (1) diagnosticar as abordagens participativas presentes nestas iniciativas, (2) compreender as motivações e constrangimentos a influenciarem o oferecimento ou não de recursos participativos no referido microblog, (3) avaliar os possíveis efeitos resultantes do emprego destes artifícios e (4) promover um cruzamento do perfil individual de uso dos media digitais por parte de cada parlamentar com os traços mais gerais encontrados nas bancadas. Do ponto de vista metodológico, os perfis de Twitter serão examinados por meio de monitoramento ao longo de período pré-determinado (software de estatística "R" e análise de regressão); aplicação de tabela voltada para inventariar seguidos, seguidores e caráter discursivo das mensagens publicadas; elaboração de questionários e condução de entrevistas junto aos gestores das contas de Twitter, dentre outras estratégias.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques - Coordenador / Edna Miola - Integrante / Jakson Alves de Aquino - Integrante.
      Membro: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques.
    9. 2013-2014. Publicidade Digital e Promocao de Vendas no Varejo
      Descrição: Projeto contemplado na Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES Nº 43/2013 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas O projeto de pesquisa investiga o uso das redes sociais online como ferramenta de promoção de vendas de empresas de comércio eletrônico. Por meio de estratégias de etnografia virtual, pretende-se categorizar e analisar o conteúdo produzido por aqueles responsáveis pelas plataformas de comunicação; avaliar as interações promovidas entre os perfis e páginas nas redes e os demais usuários; compreender os objetivos que levam uma empresa a investir em tais estratégias de comunicação persuasiva; e, por fim, analisar as expectativas, as motivações e as avaliações do próprio público que interage com as empresas por meio das redes sociais digitais. Projeto associado ao Grupo de Pesquisa em Marketing - UFS. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques - Integrante / MIOLA, Edna - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques.
    10. 2012-2016. INTERNET, PARTICIPACAO E REPRESENTACAO POLITICA II: Um Estudo das formas de uso das redes sociais digitais pelos parlamentares brasileiros
      Descrição: A investigação delineada neste projeto representa uma nova fase da investigação que, em período anterior, investigou os websites de parlamentares do Legislativo Federal. De maneira particular, são problematizados, aqui, os modos pelos quais os media digitais (especificamente a Internet) tornam disponíveis novas ferramentas e recursos voltados para a promoção de modificações nas práticas participativas. Propõe-se examinar como estes novos mecanismos de comunicação vêm sendo efetivamente empregados por parte de um conjunto de agentes no intuito de favorecer a participação dos cidadãos em âmbito institucional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques - Coordenador / Edna Miola - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques.
    11. 2010-2012. INTERNET, PARTICIPACAO E REPRESENTACAO POLITICA: Um Estudo dos Mecanismos de Participacao Presentes nos Websites de Parlamentares Brasileiros
      Descrição: Resumo: A investigação delineada neste projeto parte do pressuposto de que há um problema fundamental a afetar a legitimidade de diversos regimes democráticos contemporâneos: o poder de elaborar, discutir, legislar e executar as políticas de Estado em âmbito institucional se encontra, de modo preponderante, nas mãos dos representantes políticos. No entanto, o fato é que a representação continua indispensável para uma consecução minimamente adequada da eficácia democrática. Restaria como saída, nesse cenário, a proposição de reformas em certos aspectos da representação política. Partindo de tal panorama, o projeto sugere que os mass media contam com a capacidade de oferecer uma contribuição especial no sentido amenizar algumas destas dificuldades. De maneira particular, são problematizados, aqui, os modos pelos quais os media digitais (especificamente a Internet) tornam disponíveis novas ferramentas e recursos voltados para a promoção de modificações nas práticas participativas. Propõe-se examinar como estes novos mecanismos de comunicação vêm sendo efetivamente empregados por parte de um conjunto de agentes no intuito de favorecer a participação dos cidadãos em âmbito institucional (o corpus empírico selecionado consiste dos websites pessoais dos deputados federais destacados como líderes e vice-líderes das cinco maiores bancadas existentes na Câmara dos Deputados). Do ponto de vista metodológico, os websites serão examinados por meio de visita e monitoramento ao longo de um período pré-determinado; aplicação de tabela voltada para inventariar os mecanismos de participação disponíveis; elaboração de questionários e condução de entrevistas junto aos gestores dos websites, dentre outras estratégias.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . Integrantes: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques - Coordenador / Edna Miola - Integrante / Jakson Alves de Aquino - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal do Ceará - Bolsa.
      Membro: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (17)
    1. Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível 2), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.. 2021.
      Membro: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques.
    2. Orientador de Tese de Doutorado Vencedora no Prêmio Compolítica (Camila Mont'Alverne), Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (COMPOLÍTICA).. 2021.
      Membro: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques.
    3. Orientador de Trabalho de Conclusão de Curso agraciado com o Prêmio Florestan Fernandes (Deivison Santos), Graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal do Paraná.. 2020.
      Membro: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques.
    4. Orientador de Trabalho de Conclusão de Curso agraciado com o Prêmio Florestan Fernandes (Pedro Leite), Graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal do Paraná.. 2019.
      Membro: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques.
    5. Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível 2), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.. 2018.
      Membro: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques.
    6. Orientador de trabalho de iniciação científica premiado em banca do Setor de Humanas - EVINCI / SIEPE (Jackeline Teixeira), Universidade Federal do Paraná.. 2018.
      Membro: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques.
    7. Orientador de Dissertação de Mestrado com Menção Honrosa no Prêmio Compolítica (Camila Mont'Alverne), Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (COMPOLÍTICA).. 2017.
      Membro: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques.
    8. Orientador de trabalho de iniciação científica premiado em banca do Setor de Humanas - EVINCI / SIEPE (Pedro Leite), Universidade Federal do Paraná.. 2017.
      Membro: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques.
    9. Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível 2), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.. 2015.
      Membro: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques.
    10. Apoio financeiro a Projeto de Pesquisa - Chamada CNPq/ MCTI Nº 25/2015 Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.. 2015.
      Membro: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques.
    11. Melhor trabalho da área Ciências Sociais Aplicadas I, no XXXIII Encontro de Iniciação Científica (orientador), Universidade Federal do Ceará.. 2014.
      Membro: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques.
    12. Indicado melhor paper do GT de Comunicação & Política da XXI COMPÓS, Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, COMPÓS, Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação.. 2012.
      Membro: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques.
    13. Apoio Financeiro a Projeto de Pesquisa - Edital MCTI/CNPq nº 14/2012 - Edital Universal., CNPq.. 2012.
      Membro: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques.
    14. Graduação com certificado "Magna Cum Laude", Universidade Federal do Ceará.. 2010.
      Membro: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques.
    15. Aprovação em Concurso Público Docente (Adjunto) (1º Lugar) - Ética, Teorias e Práticas Jornalísticas, Universidade Federal do Ceará.. 2010.
      Membro: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques.
    16. Apoio Financeiro a Projeto de Pesquisa - Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES nº 02/2010 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, CNPq.. 2010.
      Membro: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques.
    17. Apoio Financeiro a Projeto de Pesquisa - Edital 004/2010 (Universal) FAPEMA, Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão.. 2010.
      Membro: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (54)
    1. 45º Encontro Anual da ANPOCS.Comunicação e transparência online na administração local: O que os municípios têm feito para facilitar o controle público?. 2021. (Encontro).
    2. 71ª Conferência Anual da International Communication Association (ICA). Digital Democracy, Electronic Government, and the Digital Divide in Brazil. 2021. (Congresso).
    3. 71ª Conferência Anual da International Communication Association (ICA). Journalistic Authority and the Idea of "Fake News" in Newspaper Editorials: A Study on the Brazilian Case. 2021. (Congresso).
    4. Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Mestrado Profissional)."A pesquisa em Comunicação & Política no Brasil: Problemas e oportunidades". 2019. (Outra).
    5. I Seminário Avançado de Comunicação Política.A pesquisa sobre jornalismo editorial. 2019. (Seminário).
    6. XXVIII Encontro Anual da COMPÓS.ENTRE O INTERESSE PÚBLICO E AS POLÍTICAS DE IMAGEM: As campanhas contra o Aedes aegypti no site do Ministério da Saúde no Facebook. 2019. (Encontro).
    7. 16º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Escândalo político e jornalismo editorial: o caso dos áudios da JBS nos editoriais de Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. 2018. (Congresso).
    8. EVINCI UniBrasil.Desafios da Pesquisa em Comunicação e Política no Brasil. 2018. (Encontro).
    9. I Congresso do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital. Avaliando I?ndices de Transpare?ncia. 2018. (Congresso).
    10. VIII Congreso Latinoamericano de Opinión Pública. What do they check? A comparative study on factchecking practices in Brazil and United States. 2018. (Congresso).
    11. V Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo.A colaboração entre agentes internos e externos ao campo do Jornalismo na utilização da L.A.I.: o caso da Folha de S. Paulo. 2018. (Seminário).
    12. XXVII Encontro Anual da COMPÓS.Razão e emoção nas estratégias eleitorais: A campanha à Prefeitura de Curitiba em 2016 no Facebook. 2018. (Encontro).
    13. 41º Encontro Anual da ANPOCS.Pesquisa Paranaense de Mídia Parlamentar (PPMP): um estudo sobre os hábitos de uso dos media por parte dos deputados estaduais. 2017. (Encontro).
    14. 41º Encontro Anual da ANPOCS.Um estudo comparativo entre as agendas políticas dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo nas seções opinativa e informativa. 2017. (Encontro).
    15. 9º Congresso Latino-Americano de Ciência Política. O que significa ?Opinião Pública?? Um estudo sobre os diferentes sentidos do termo nos editoriais do jornal O Estado de S. Paulo. 2017. (Congresso).
    16. Painel ?Comunicação e Democracia: tensões e tramas contemporâneas?.Notas sobre a pesquisa em Comunicação e Política no Brasil. 2017. (Seminário).
    17. VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (COMPOLÍTICA). Por uma definição de comunicação pública: tipologias e experiências brasileiras. 2017. (Congresso).
    18. XI Semana Acadêmica de Ciências Sociais.Os media como atores políticos. 2017. (Encontro).
    19. XXVI Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS).O IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF NOS EDITORIAIS DE FOLHA E ESTADÃO: Um estudo quanti-qualitativo sobre o posicionamento político dos jornais. 2017. (Encontro).
    20. 40º Encontro Anual da ANPOCS.?CÂMARA DE PRIVILÉGIOS?: Enquadramentos do Congresso Nacional nos editoriais da Folha de S. Paulo. 2016. (Encontro).
    21. III Seminário de Pesquisadores do CEADD.A pauta do dia: Um estudo sobre o agendamento do Congresso Nacional brasileiro nos editoriais da Folha de S. Paulo e de O Estado de S. Paulo. 2016. (Seminário).
    22. Semana de Recepção aos Calouros - Curso de Ciências Sociais.Mercado de Trabalho em Ciências Sociais. 2016. (Encontro).
    23. Seminário Internacional "Comunicação e Participação Social na Esfera Pública em Tempos de Cidadão Digital".A influência da participação social na agenda política. 2016. (Seminário).
    24. XXV Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS).Coordenação do GT Comunicação e Política. 2016. (Encontro).
    25. VI Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (COMPOLÍTICA). Marketing eleitoral e imagem pública: Disputas entre Comunicação e Política no núcleo da campanha do PT à Prefeitura de Fortaleza. 2015. (Congresso).
    26. VI Seminário Nacional de Sociologia & Política.Wikipédia, democracia e eleições municipais. 2015. (Seminário).
    27. XXIV Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação.(atividade: Coordenação do GT Comunicação e Política). 2015. (Encontro).
    28. II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana (CONFIBERCOM). A OPINIÃO DA EMPRESA NO JORNALISMO BRASILEIRO: Um estudo sobre a função e a influência política dos editoriais. 2014. (Congresso).
    29. II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana (CONFIBERCOM). PUBLICIDADE E ESTRATÉGIAS PROMOCIONAIS NOS SITES DE REDES SOCIAIS: Irreverência, autenticidade e identificação no Twitter do Grupo Ponto Frio. 2014. (Congresso).
    30. XXIII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação.Internet e Transparência Política. 2014. (Encontro).
    31. 37º Encontro Anual da ANPOCS.Jornalismo político e imagem pública: Dilma Rousseff nos editoriais do jornal O Estado de S. Paulo. 2013. (Encontro).
    32. Colóquio Internacional ?Tecnologia e democracia: governança, ativismo e accountability.Participação e Deliberação na Internet. 2013. (Simpósio).
    33. Participação em Mesa do II Simpósio Internacional Brasil-Alemanha: Democracia na Era da Internet.Mídias Sociais, Transparência e Democracia. 2013. (Simpósio).
    34. Participação em Mesa Redonda no COMPOLÍTICA (Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política). Marketing Político e Novas Tecnologias nas Eleições de 2012. 2013. (Congresso).
    35. 36º Encontro Anual da ANPOCS (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais.Parlamentares, representação política e redes sociais online: Uma investigação sobre os perfis de uso do Twitter por parte dos deputados federais. 2012. (Encontro).
    36. II Seminário Latino-Americano Rádio e Educação.Comunicação e Políticas Públicas: Desafios Atuais. 2012. (Seminário).
    37. Participação em Mesa Redonda: Desafios da Democracia em Rede.Seminário Democracia Deliberativa e Mídias Digitais - Câmara Municipal de Fortaleza. 2012. (Seminário).
    38. Participação em Mesa Redonda: Mídia e Representação Política (Seminário Política, Mídia e Eleições).Representação Política e Comunicação Digital. 2012. (Seminário).
    39. Participação em Mesa Redonda: Pânico e Ampliação da Esfera Pública via Redes Sociais.Comunicação Digital e Esfera Pública. 2012. (Outra).
    40. Participação em Mesa Redonda: Semana da Inclusão Digital.Mesa Redonda sobre Inclusão Digital (Organizador: Shopping Benfica). 2012. (Encontro).
    41. Participação em Mesa Redonda: VIII Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP).Internet e Poder Local: O que dizer das campanhas municipais de 2012?. 2012. (Encontro).
    42. XXI Encontro Anual da COMPÓS, Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação.Democracia Online e o Problema da Exclusão Digital. 2012. (Encontro).
    43. 35º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS). Estratégias de comunicação política online: uma análise do perfil de José Serra no twitter. 2011. (Congresso).
    44. COMPOLÍTICA - IV Congresso Nacional da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Comunicação e Política. Política e tecnologias da comunicação. 2011. (Congresso).
    45. I CONFIBERCOM - I Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana. Onde está a melhor TV do mundo? Radiodifusão pública a serviço da cidadania. 2011. (Congresso).
    46. II Semana de Jornalismo - PETCOM/UFC.Jornalismo político: os bastidores do poder na cobertura jornalística. 2011. (Seminário).
    47. II Seminário de Pesquisa do Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia (LEPEM/UFC).Internet, Twitter e Eleições Presidenciais. 2011. (Seminário).
    48. International Conference Public Sphere Reconsidered. Online Campaigns, Political Participation and the Public Sphere: The Case of the Open Government Plan in the 2010 Brazilian Elections. 2011. (Congresso).
    49. VIII Semana de Humanidades UFC/UECE.Apresentação de 2 pôsteres como co-autor (com alunos do Grupo PONTE).. 2011. (Encontro).
    50. XX Encontro Anual da COMPÓS (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação).Election after Election: Rupturas e continuidades nos padrões mediáticos das campanhas políticas online. 2011. (Encontro).
    51. Mídia e Eleições na Alemanha e no Brasil: Comparando mass media e new media.Mídias sociais em campanhas eleitorais. 2010. (Simpósio).
    52. Semana da Comunicação - UFC.PALESTRA MINISTRADa: Internet e Eleições 2010: Limites e Potencialidades para o Aperfeiçoamento da Democracia. 2010. (Encontro).
    53. Semana da Comunicação - UFC.Coordenação do GT de Novas Tecnologias - Apresentação de Trabalhos Científicos de Alunos. 2010. (Encontro).
    54. Seminário Jornalismo e Democracia na Era Digital.Jornalismo e Democracia na Era Digital: Questões Regionais. 2010. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. MASSUCHIN, M. G. ; MARQUES, F. P. J. A.. ENPECOM 2020 ? Encontro de Pesquisa em Comunicação. 2020. Congresso
    2. MARQUES, F. P. J. A.; MIOLA, Edna ; Alunos. Organizador do workshop e-Transparência. 2017. Outro
    3. AZEVEDO, A. ; QUADROS, C. ; MARQUES, F. P. J. A.. Colaboração na Organização do 9º Encontro de Pesquisa em Comunicação (ENPECOM / PPGCOM / UFPR). 2017. Congresso
    4. ITUASSU FILHO, A. C. A. ; ALDÉ, A. ; MARQUES, F. P. J. A. ; MIGUEL, L. F.. VI Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (COMPOLÍTICA). 2015. Congresso
    5. MARQUES, F. P. J. A.; RIOS, J. R. A. C.. Conferência de Rosental Calmon Alves - "Revolução Digital e o Novo Ecossistema da Mídia". 2011. Outro
    6. ATAÍDE, J.M. ; MARQUES, F. P. J. A. ; Docentes. Integrante da Comissão Organizadora do 8º Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR). 2010. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (29)
    • Francisco Paulo Jamil Almeida Marques ⇔ Rafael Cardoso Sampaio (11.0)
      1. SAMPAIO, R. C.; MAIA, R. C. M. ; MARQUES, F. P. J. A.. Participation and Deliberation on the Internet: A case study on Digital Participatory Budgeting in Belo Horizonte. Journal of Community Informatics. v. 7, p. 1-22, issn: 1712-4441, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MARQUES, F. P. J. A. ; SAMPAIO, R. C.. Internet e eleições 2010 no Brasil: Rupturas e continuidades nos padrões mediáticos das campanhas políticas online. Galáxia (São Paulo. Online). v. 11, p. 208-221, issn: 1519-311X, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. SAMPAIO, R. C.; MAIA, R. C. M. ; MARQUES, F. P. J. A.. Deliberações Ampliadas ou Restritas: Perspectivas de Integração. COMUNICAÇÃO & SOCIEDADE (ONLINE). v. 32, p. 203-229, issn: 2175-7755, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. SAMPAIO, R. C.; MAIA, R. C. M. ; MARQUES, F. P. J. A.. Participação e deliberação na internet: Um estudo de caso do Orçamento Participativo Digital de Belo Horizonte. Opinião Pública (UNICAMP. Impresso). v. 16, p. 446-477, issn: 0104-6276, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. MARQUES, F. P. J. A. (Org.) ; SAMPAIO, R. C. (Org.) ; AGGIO, C.O. (Org.). Do clique à urna: internet, redes sociais e eleições no Brasil. 1 ed. Salvador: Edufba, 2013. v. 1, p. 370.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. MARQUES, F. P. J. A. ; SAMPAIO, R. C.. Internet e Eleições 2010 no Brasil: Rupturas e continuidades nos padrões mediáticos das campanhas políticas online. Em: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques; Rafael Cardoso Sampaio; Camilo Aggio. (Org.). Do clique à urna: internet, redes sociais e eleições no Brasil.. 1ed.Salvador. : Edufba. 2013.v. 1, p. 83-102.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. AGGIO, C.O. ; MARQUES, F. P. J. A. ; SAMPAIO, R. C.. Campanhas Online, Participação Política e Esfera Pública: O Caso do Plano de Governo Colaborativo nas Eleições Brasileiras de 2010. Em: CORREIA; João Carlos ; MAIA, Rousiley Celi Moreira.. (Org.). Public Sphere Reconsidered: Theories and Practices. Covilhã. : Livros LabCom. 2011.v. 1, p. 3-21.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. MARQUES, F. P. J. A. ; SAMPAIO, R. C.. ELECTION AFTER ELECTION: Rupturas e continuidades nos padrões mediáticos das campanhas políticas online. Em: XX Encontro Anual da COMPÓS (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação), p. 1-17, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. SAMPAIO, R. C.; MARQUES, F. P. J. A. ; MAIA, R. C. M.. Deliberações ampliadas ou restritas - Perspectivas de integração. Em: III Seminário Políticas Públicas e Cidadania, p. 1-12, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. AGGIO, C.O. ; MARQUES, F. P. J. A. ; SAMPAIO, R. C.. Online Campaigns, Political Participation and the Public Sphere: The Case of the Open Government Plan in the 2010 Brazilian Elections. 2011. Apresentação de Trabalho/Congresso
      11. MARQUES, F. P. J. A. ; SAMPAIO, R. C.. ELECTION AFTER ELECTION: Rupturas e continuidades nos padrões mediáticos das campanhas políticas online. 2011. Apresentação de Trabalho/Congresso

    • Francisco Paulo Jamil Almeida Marques ⇔ Igor Pinto Sacramento (5.0)
      1. MARQUES, F. P. J. A. Elaboração de parecer para a Revista Brasileira de História da Mídia - Texto 1. 2020.
        [ busca Google | busca Bing ]
      2. MARQUES, F. P. J. A. Elaboração de Parecer para a Revista Estudos em Jornalismo e Mídia (EJM) - Texto 1. 2017.
        [ busca Google | busca Bing ]
      3. MARQUES, F. P. J. A. Elaboração de Parecer para a Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación (Revista da ALAIC) - Texto 1. 2016.
        [ busca Google | busca Bing ]
      4. MARQUES, F. P. J. A. Elaboração de Parecer para a Revista Brazilian Journalism Research - Texto 1. 2015.
        [ busca Google | busca Bing ]
      5. MARQUES, F. P. J. A. Elaboração de parecer para a Revista Brazilian Journalism Research (BJR) - Texto 1. 2013.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Francisco Paulo Jamil Almeida Marques ⇔ Sergio Pereira Leite (2.0)
      1. CAPRARA, Andrea; LIMA, José Wellington de Oliveira ; PEIXOTO, Ana Carolina Rocha. Introdução. Em: Andrea Caprara, José Wellington de Oliveira, Ana Carolina Rocha Peixoto. (Org.). ECOSSAÚDE, UMA ABORDAGEM ECO-BIO-SOCIAL: PERCURSOS CONVERGENTES NO CONTROLE DO DENGUE. 1ed.Fortaleza. : Editora da UFMG. 2013.v. 1, p. 23-38.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. FELDMAN-BIANCO, B.; RIVERA SANCHEZ, Liliana ; Stefoni, Carolina ; VILLA, M. I.. Introducción. Em: B. Feldman-Bianco, L. Rivera-Sanchez, C. Stefoni, M.I. Villa Martinez. (Org.). La construcción soical del sujeto migrante en América Latina: Prácticas, Representaciones y Categorías. 1ed.Quito. : Editora PUCMINAS. 2011.v. 01, p. 11-16.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Francisco Paulo Jamil Almeida Marques ⇔ André Luiz Martins Lemos (2.0)
      1. LEMOS, A. ; MARQUES, F. P. J. A.. A. O Plano Nacional de Banda Larga Brasileiro: um estudo de seus limites e efeitos sociais e políticos. E-COMPÓS (BRASÍLIA). v. 15, p. 1/26-26/26, issn: 1808-2599, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Lemos, André ; Marques, Francisco Paulo Jamil Almeida. A Critical Analysis of the Limitations and Effects of the Brazilian National Broadband Plan. Em: Abdelaal, Abdelnasser. (Org.). Social and Economic Effects of Community Wireless Networks and Infrastructures. 1ed.Hershey, PA. : IGI Global. 2013.v. 1, p. 255-274.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Francisco Paulo Jamil Almeida Marques ⇔ Bela Feldman-Bianco (2.0)
      1. CAPRARA, Andrea; LIMA, José Wellington de Oliveira ; PEIXOTO, Ana Carolina Rocha. Introdução. Em: Andrea Caprara, José Wellington de Oliveira, Ana Carolina Rocha Peixoto. (Org.). ECOSSAÚDE, UMA ABORDAGEM ECO-BIO-SOCIAL: PERCURSOS CONVERGENTES NO CONTROLE DO DENGUE. 1ed.Fortaleza. : Editora da UFMG. 2013.v. 1, p. 23-38.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. FELDMAN-BIANCO, B.; RIVERA SANCHEZ, Liliana ; Stefoni, Carolina ; VILLA, M. I.. Introducción. Em: B. Feldman-Bianco, L. Rivera-Sanchez, C. Stefoni, M.I. Villa Martinez. (Org.). La construcción soical del sujeto migrante en América Latina: Prácticas, Representaciones y Categorías. 1ed.Quito. : Editora PUCMINAS. 2011.v. 01, p. 11-16.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Francisco Paulo Jamil Almeida Marques ⇔ Angela Cristina Salgueiro Marques (2.0)
      1. MARQUES, F. P. J. A. Elaboração de parecer para a Revista Brazilian Journalism Research (BJR) - Texto 1. 2019.
        [ busca Google | busca Bing ]
      2. MARQUES, F. P. J. A. Elaboração de parecer para a revista Estudos em Comunicação / Communication Studies - Texto 1. 2018.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Francisco Paulo Jamil Almeida Marques ⇔ Emerson Franchini (1.0)
      1. KRUSS, GLENDA ; Lee, Keun ; Suzigan, Wilson ; Albuquerque, Eduardo. Introduction. Em: Emilio Peluso Neder Meyer; Maria Fernanda Salcedo Repolês; Paulo Roberto Barbosa Ramos. (Org.). Teoria Constitucional: XXIV Congresso Nacional do CONPEDI. 1ed.Florianópolis. : Springer International Publishing. 2015.v. 01, p. 13-22.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Francisco Paulo Jamil Almeida Marques ⇔ Marcelo José Lopes de Souza (1.0)
      1. FELDMAN-BIANCO, B.; RIVERA SANCHEZ, Liliana ; Stefoni, Carolina ; VILLA, M. I.. Introducción. Em: B. Feldman-Bianco, L. Rivera-Sanchez, C. Stefoni, M.I. Villa Martinez. (Org.). La construcción soical del sujeto migrante en América Latina: Prácticas, Representaciones y Categorías. 1ed.Quito. : Editora PUCMINAS. 2011.v. 01, p. 11-16.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Francisco Paulo Jamil Almeida Marques ⇔ Anete Abramowicz (1.0)
      1. KRUSS, GLENDA ; Lee, Keun ; Suzigan, Wilson ; Albuquerque, Eduardo. Introduction. Em: Emilio Peluso Neder Meyer; Maria Fernanda Salcedo Repolês; Paulo Roberto Barbosa Ramos. (Org.). Teoria Constitucional: XXIV Congresso Nacional do CONPEDI. 1ed.Florianópolis. : Springer International Publishing. 2015.v. 01, p. 13-22.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Francisco Paulo Jamil Almeida Marques ⇔ Antonio Carlos Rodrigues de Amorim (1.0)
      1. MARQUES, F. P. J. A. Elaboração de Parecer para a Revista Comunicação & Sociedade (UMESP) - Texto 1. 2017.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Francisco Paulo Jamil Almeida Marques ⇔ Maria Cecilia de Magalhães Mollica (1.0)
      1. KRUSS, GLENDA ; Lee, Keun ; Suzigan, Wilson ; Albuquerque, Eduardo. Introduction. Em: Emilio Peluso Neder Meyer; Maria Fernanda Salcedo Repolês; Paulo Roberto Barbosa Ramos. (Org.). Teoria Constitucional: XXIV Congresso Nacional do CONPEDI. 1ed.Florianópolis. : Springer International Publishing. 2015.v. 01, p. 13-22.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Francisco Paulo Jamil Almeida Marques ⇔ Eduardo Amaral Haddad (1.0)
      1. FELDMAN-BIANCO, B.; RIVERA SANCHEZ, Liliana ; Stefoni, Carolina ; VILLA, M. I.. Introducción. Em: B. Feldman-Bianco, L. Rivera-Sanchez, C. Stefoni, M.I. Villa Martinez. (Org.). La construcción soical del sujeto migrante en América Latina: Prácticas, Representaciones y Categorías. 1ed.Quito. : Editora PUCMINAS. 2011.v. 01, p. 11-16.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Francisco Paulo Jamil Almeida Marques ⇔ Andrea Moura Bernardes (1.0)
      1. KRUSS, GLENDA ; Lee, Keun ; Suzigan, Wilson ; Albuquerque, Eduardo. Introduction. Em: Emilio Peluso Neder Meyer; Maria Fernanda Salcedo Repolês; Paulo Roberto Barbosa Ramos. (Org.). Teoria Constitucional: XXIV Congresso Nacional do CONPEDI. 1ed.Florianópolis. : Springer International Publishing. 2015.v. 01, p. 13-22.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Francisco Paulo Jamil Almeida Marques ⇔ Marcus Granato (1.0)
      1. KRUSS, GLENDA ; Lee, Keun ; Suzigan, Wilson ; Albuquerque, Eduardo. Introduction. Em: Emilio Peluso Neder Meyer; Maria Fernanda Salcedo Repolês; Paulo Roberto Barbosa Ramos. (Org.). Teoria Constitucional: XXIV Congresso Nacional do CONPEDI. 1ed.Florianópolis. : Springer International Publishing. 2015.v. 01, p. 13-22.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Francisco Paulo Jamil Almeida Marques ⇔ Denise Maria Cogo (1.0)
      1. DE OLIVEIRA, THAIANE MOREIRA ; MARQUES, FRANCISCO PAULO JAMIL ; VELOSO LEÃO, AUGUSTO ; DE ALBUQUERQUE, AFONSO ; PRADO, JOSÉ LUIZ AIDAR ; GROHMANN, RAFAEL ; CLINIO, ANNE ; COGO, DENISE ; GUAZINA, LIZIANE SOARES. Towards an Inclusive Agenda of Open Science for Communication Research: A Latin American approach. Journal of Communication. v. 71, p. 1-20, issn: 1460-2466, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Francisco Paulo Jamil Almeida Marques ⇔ Suzana Pasternak (1.0)
      1. KRUSS, GLENDA ; Lee, Keun ; Suzigan, Wilson ; Albuquerque, Eduardo. Introduction. Em: Emilio Peluso Neder Meyer; Maria Fernanda Salcedo Repolês; Paulo Roberto Barbosa Ramos. (Org.). Teoria Constitucional: XXIV Congresso Nacional do CONPEDI. 1ed.Florianópolis. : Springer International Publishing. 2015.v. 01, p. 13-22.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Francisco Paulo Jamil Almeida Marques ⇔ Wilson da Silva Gomes (1.0)
      1. MAIA, R. C. M. (Org.) ; GOMES, W.S. (Org.) ; MARQUES, F. P. J. A. (Org.). Internet e Participação Política no Brasil. 1 ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2011. p. 294.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Francisco Paulo Jamil Almeida Marques ⇔ Luciana Dias de Lima (1.0)
      1. Lima, Luciana Dias de. Elaboração de parecer para a Revista Brasileira de Ciências Sociais (RBCS) - Texto 1. 2020.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Francisco Paulo Jamil Almeida Marques ⇔ Carmen Silvia de Moraes Rial (1.0)
      1. KRUSS, GLENDA ; Lee, Keun ; Suzigan, Wilson ; Albuquerque, Eduardo. Introduction. Em: Emilio Peluso Neder Meyer; Maria Fernanda Salcedo Repolês; Paulo Roberto Barbosa Ramos. (Org.). Teoria Constitucional: XXIV Congresso Nacional do CONPEDI. 1ed.Florianópolis. : Springer International Publishing. 2015.v. 01, p. 13-22.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Francisco Paulo Jamil Almeida Marques ⇔ Célia Maria Magalhães (1.0)
      1. CAPRARA, Andrea; LIMA, José Wellington de Oliveira ; PEIXOTO, Ana Carolina Rocha. Introdução. Em: Andrea Caprara, José Wellington de Oliveira, Ana Carolina Rocha Peixoto. (Org.). ECOSSAÚDE, UMA ABORDAGEM ECO-BIO-SOCIAL: PERCURSOS CONVERGENTES NO CONTROLE DO DENGUE. 1ed.Fortaleza. : Editora da UFMG. 2013.v. 1, p. 23-38.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Francisco Paulo Jamil Almeida Marques ⇔ Eduardo da Motta e Albuquerque (1.0)
      1. KRUSS, GLENDA ; Lee, Keun ; Suzigan, Wilson ; Albuquerque, Eduardo. Introduction. Em: Emilio Peluso Neder Meyer; Maria Fernanda Salcedo Repolês; Paulo Roberto Barbosa Ramos. (Org.). Teoria Constitucional: XXIV Congresso Nacional do CONPEDI. 1ed.Florianópolis. : Springer International Publishing. 2015.v. 01, p. 13-22.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Francisco Paulo Jamil Almeida Marques ⇔ Junior Ruiz Garcia (1.0)
      1. FELDMAN-BIANCO, B.; RIVERA SANCHEZ, Liliana ; Stefoni, Carolina ; VILLA, M. I.. Introducción. Em: B. Feldman-Bianco, L. Rivera-Sanchez, C. Stefoni, M.I. Villa Martinez. (Org.). La construcción soical del sujeto migrante en América Latina: Prácticas, Representaciones y Categorías. 1ed.Quito. : Editora PUCMINAS. 2011.v. 01, p. 11-16.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Francisco Paulo Jamil Almeida Marques ⇔ Gabriela Spanghero Lotta (1.0)
      1. KRUSS, GLENDA ; Lee, Keun ; Suzigan, Wilson ; Albuquerque, Eduardo. Introduction. Em: Emilio Peluso Neder Meyer; Maria Fernanda Salcedo Repolês; Paulo Roberto Barbosa Ramos. (Org.). Teoria Constitucional: XXIV Congresso Nacional do CONPEDI. 1ed.Florianópolis. : Springer International Publishing. 2015.v. 01, p. 13-22.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Francisco Paulo Jamil Almeida Marques ⇔ Emílio Peluso Neder Meyer (1.0)
      1. KRUSS, GLENDA ; Lee, Keun ; Suzigan, Wilson ; Albuquerque, Eduardo. Introduction. Em: Emilio Peluso Neder Meyer; Maria Fernanda Salcedo Repolês; Paulo Roberto Barbosa Ramos. (Org.). Teoria Constitucional: XXIV Congresso Nacional do CONPEDI. 1ed.Florianópolis. : Springer International Publishing. 2015.v. 01, p. 13-22.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Francisco Paulo Jamil Almeida Marques ⇔ Breno Marques Bringel (1.0)
      1. KRUSS, GLENDA ; Lee, Keun ; Suzigan, Wilson ; Albuquerque, Eduardo. Introduction. Em: Emilio Peluso Neder Meyer; Maria Fernanda Salcedo Repolês; Paulo Roberto Barbosa Ramos. (Org.). Teoria Constitucional: XXIV Congresso Nacional do CONPEDI. 1ed.Florianópolis. : Springer International Publishing. 2015.v. 01, p. 13-22.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Francisco Paulo Jamil Almeida Marques ⇔ Márcia Stengel (1.0)
      1. FELDMAN-BIANCO, B.; RIVERA SANCHEZ, Liliana ; Stefoni, Carolina ; VILLA, M. I.. Introducción. Em: B. Feldman-Bianco, L. Rivera-Sanchez, C. Stefoni, M.I. Villa Martinez. (Org.). La construcción soical del sujeto migrante en América Latina: Prácticas, Representaciones y Categorías. 1ed.Quito. : Editora PUCMINAS. 2011.v. 01, p. 11-16.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Francisco Paulo Jamil Almeida Marques ⇔ Patricia Guarnieri (1.0)
      1. KRUSS, GLENDA ; Lee, Keun ; Suzigan, Wilson ; Albuquerque, Eduardo. Introduction. Em: Emilio Peluso Neder Meyer; Maria Fernanda Salcedo Repolês; Paulo Roberto Barbosa Ramos. (Org.). Teoria Constitucional: XXIV Congresso Nacional do CONPEDI. 1ed.Florianópolis. : Springer International Publishing. 2015.v. 01, p. 13-22.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Francisco Paulo Jamil Almeida Marques ⇔ Thaiane Moreira de Oliveira (1.0)
      1. DE OLIVEIRA, THAIANE MOREIRA ; MARQUES, FRANCISCO PAULO JAMIL ; VELOSO LEÃO, AUGUSTO ; DE ALBUQUERQUE, AFONSO ; PRADO, JOSÉ LUIZ AIDAR ; GROHMANN, RAFAEL ; CLINIO, ANNE ; COGO, DENISE ; GUAZINA, LIZIANE SOARES. Towards an Inclusive Agenda of Open Science for Communication Research: A Latin American approach. Journal of Communication. v. 71, p. 1-20, issn: 1460-2466, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Francisco Paulo Jamil Almeida Marques ⇔ Andrea Caprara (1.0)
      1. CAPRARA, Andrea; LIMA, José Wellington de Oliveira ; PEIXOTO, Ana Carolina Rocha. Introdução. Em: Andrea Caprara, José Wellington de Oliveira, Ana Carolina Rocha Peixoto. (Org.). ECOSSAÚDE, UMA ABORDAGEM ECO-BIO-SOCIAL: PERCURSOS CONVERGENTES NO CONTROLE DO DENGUE. 1ed.Fortaleza. : Editora da UFMG. 2013.v. 1, p. 23-38.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:40