Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Daniel de Mello Ferraz

Daniel Ferraz é pós-doutor na KU Leuven (Universidade Católica de Leuven, Bélgica, 2021), com pesquisa sobre filosofia da educação e filosofia da linguagem. É pós-doutor pela Universidade de São Paulo (2016), com pesquisa focalizada em educação em língua inglesa, estudos de gêneros e sexualidades. Possui Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (2012) focalizado na educação de língua inglesa e novas tecnologias. Parte da pesquisa de doutorado foi realizada na Universidade de Manitoba ? Canadá por meio do programa de doutorado sanduíche da CAPES. Possui Mestrado em Letras Inglês na área de Letramento Visual pela Universidade de São Paulo (2006) e Graduação em Letras-Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente, desenvolve pesquisas nas áreas dos letramentos, letramentos visuais, estudos de língua e cultura, filosofia da linguagem e filosofia da educação e tem publicado artigos, capítulos de livros e coletâneas nas áreas mencionadas.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em línguas estrangeiras modernas (língua inglesa), educação linguística e formação docente. É professor do Departamento de Letras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Universidade de São Paulo. É pesquisador bolsista de produtividade do CNPq. Coordena o Projeto Nacional de Letramentos (USP/DGP-CNPq) e o GEELLE - Grupo de Estudos sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras (USP/ DGP-CNPq). (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2020-Atual. Virtual International Collaboration on teacher Education: USP UMSL TAMUCC
      Descrição: Neste projeto, promovemos colaboração internacional entre docentes, estudantes de graduação e pós-graduação, bem como professores em formação continuada da comunidade externa em três contextos: Universidade de São Paulo, University of Missouri-St Louis (USA) e Texas AM University Corpus Christi (USA).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (40) / Mestrado acadêmico: (15) / Doutorado: (8) . Integrantes: Daniel de Mello Ferraz - Coordenador / MIRIAM LUCIA DOS SANTOS JORGE - Integrante / Mara Barbosa - Integrante. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Daniel de Mello Ferraz.
    2. 2019-Atual. GEELLE - GRUPO DE ESTUDOS SOBRE EDUCACAO LINGUISTICA EM LINGUAS ESTRANGEIRAS
      Descrição: O projeto de pesquisa investiga a educação linguística e a formação docente em línguas estrangeiras, com foco na língua inglesa, sob as perspectivas da educação crítica e dos letramentos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (1) . Integrantes: Daniel de Mello Ferraz - Coordenador / Walkyria MonteMór - Integrante / Lynn Mario Menezes de Souza - Integrante / Nara Takaki - Integrante / Andrea Machado de Almeida Mattos - Integrante / Ana Paula Martinez Duboc - Integrante / Souzana Mizan - Integrante / CLAUDIA ALEJANDRA SARMINETO MORENO - Integrante / JULIA DE FRANÇA LEME IZABELA - Integrante / LAIS DUARTE RAMOS - Integrante / KEROLYN TULLER SILVA - Integrante / AMANDA CAROLINE RODOVALHO MARQUES - Integrante / Luiza Araujo Cardeal da Costa - Integrante / Gabriela Hiroko Tomizuka - Integrante / MARINA EVANGELISTA - Integrante / Tamara de Farias Cervera - Integrante / JANAINA GONÇALVES - Integrante / Bianca Ferrari Andrade de Pádua - Integrante / MARIA CLÁUDIA ALVES DO NASCIMENTO - Integrante / FÁTIMA MONTEIRO - Integrante / SAVIO CÂMARA LEITE - Integrante / MARIANA DANTES MIGUEL - Integrante / Maria Cecília Soares de Paula Mendes - Integrante / Ana Carolina Da Silva Figueredo - Integrante / Otávio de Oliveira Silva - Integrante / Daniel de Souza Potenza - Integrante / Simone Yukie Kawashima - Integrante / Camila da Silva Vieira - Integrante / SILVIA LETÍCIA CUPERTINO DOS SANTOS - Integrante / Michely Gomes Avelar - Integrante. Número de produções C, T & A: 167 / Número de orientações: 7
      Membro: Daniel de Mello Ferraz.
    3. 2015-2017. Projeto de Pesquisa - Iniciacao Cientifica JUNIOR - FAPES UFES
      Descrição: Temos defendido que o ensino/aprendizagem as línguas estrangeiras (LE) deveria se revisitar se deseja lidar com uma sociedade que se transforma e se digitaliza a passos largos e rápidos (FERRAZ, 2010, 2012, 2014). Outrossim, as LE, especialmente as línguas inglesa e espanhola, têm assumido papel protagonista em praticamente todas as esferas sociais na sociedade contemporânea brasileira. Portanto, esta pesquisa se volta para a compreensão sobre quais os novos papéis que o ensino/aprendizagem de LE pode desempenhar, tendo como base as teorias da educação crítica. Busca-se responder aos seguintes problemas centrais: Como se encontra o ensino/aprendizagem de LE numa escola pública do município de Cachoeiro de Itapemirim no ES na visão de seus alunos e de seus alunos? Aprender uma LE significa realmente melhor inserção no Mercado de Trabalho? O que significa aprender Inglês e Espanhol em tempos de globalização? Os alunos aprendem Inglês/Espanhol na escola pública? No primeiro ano de pesquisa, focalizaremos, junto aos dez alunos de IC Júnior, as questões acima levantadas. No segundo ano, pretendemos expandi-la, desenvolvendo atividades que levem à conscientização da importância das LE na formação linguística, educacional, cultural e cidadã dos estudantes. Cremos que reverter o quadro negativo em que se encontram as LE, fazendo com que o processo de aprendizagem seja significativo para os alunos, seja um dos desafios aos educadores de línguas estrangeiras e deste projeto, como vêm apontando alguns documentos oficiais (OCEM, BRASIL, 2006).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Daniel de Mello Ferraz - Coordenador / ANGELA MARIA CALVI - Integrante / LORENA JOSE CORTELETTI - Integrante / ana luisa coan - Integrante. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Daniel de Mello Ferraz.
    4. 2014-2019. Educacao Critica de Linguas Estrangeiras (GEEC - LE)
      Descrição: A Linguistica Aplicada, segundo o Routledge Handbook of Applied Linguistics (SIMPSON, 2011) vem se revisitando e apropriando teorias outras, como as teorias críticas de Freire (1996, 1999, 2000). A áreas dos Novos Letramentos (LANKSHEAR e KNOBEL, 2007, 2008) o do Letramento Visual (FERRAZ, 2010ª) similarmente dialogam com as teorias freireanas ao revisitar os processos de alfabetização/letramento, focalizando as dimensões operacionais, culturais e críticas do processo educacional. Esta pesquisa se volta para a compreensão sobre quais os novos papéis que o ensino de línguas estrangeiras podem desempenhar, tendo como base as teorias da educação crítica. Este projeto é relevante na medida em que fomenta a relação existente entre a universidade e a educação pública. Além disso, ressaltamos que o engajamento dos alunos da graduação e pós-graduação na pesquisa é fundamental para a produção de conhecimentos nesta universidade. Em relação às metodologias de pesquisa, sugerimos a utilização da pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, na qual os aluno-pesquisadores poderão coletar dados por meio de três eixos principais: 1. eixo etnográfico tradicional, com questionários e observações; 2. eixo etnográfico audiovisual, com depoimentos gravados pelos próprios alunos e professores 3. eixo multimodal, aplicando os princípios da etnografia virtual.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) . Integrantes: Daniel de Mello Ferraz - Coordenador / MARCIA DE OLIVEIRA ROCHA - Integrante / KARINA ANTONIA FADINI - Integrante / ANGELA MARIA CALVI - Integrante / CLAUDIA KWACHI FURLAN - Integrante / CAMILA OLIVEIRA FONSECA - Integrante / ANA LAURA SILVA DE CASTRO - Integrante / LORENA JOSE CORTELETTI - Integrante / LILIANE SALERA MALTA - Integrante / ISABELE VIANNA NOGAROL - Integrante / MARIANNA CARDOSO REIS MERLO - Integrante / ANA CAROLINA JUSTINIANO - Integrante / MACSON PONTES - Integrante / CLAUDIA JOTO KAWACHI-FURLAN - Integrante / ana luisa coan - Integrante / João Alves Leite Neto - Integrante / Livia Maria Pinheiro Duarte - Integrante / Nara Hiroko Takaki - Integrante / DANIELA FERREIRA MARQUES - Integrante / ELIANE GONÇALVES DA COSTA - Integrante / MÁRCIO CLÁUDIO DOS REIS - Integrante / PEDRO MORENO BARBOSA SANT ANNA - Integrante / RAFAELLA MACHADO DOS SANTOS - Integrante / THALITA CUNHA REZENDE MASSINI - Integrante / ZÁIRA BOMFANTE DOS SANTOS - Integrante / Amanda Simões de Souza - Integrante / Vagno Vales Lacerda - Integrante. Número de produções C, T & A: 136
      Membro: Daniel de Mello Ferraz.
    5. 2014-2018. Sexualidades e Educacao em lingua inglesa: homossexualidade e homofobia em questao
      Descrição: Esta pesquisa investiga como a educação de língua inglesa (ou a área de ensino/aprendizagem de língua inglesa) se posiciona em relação à sexualidade, à homossexualidade e à homofobia. Partimos da hipótese central de que esses temas, embora contemporaneamente presentes nas discussões educacionais em diversas outras áreas (por exemplo, na antropologia, psicologia e psiquiatria, ciências sociais, direito, literatura, entre outras), parecem ser pormenorizados pelas áreas correlatas ao ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras no país. Acreditamos que a relevância desta pesquisa se dá pelas contribuições que pode trazer à área da Linguística Aplicada Crítica e Educação de Língua Inglesa, tais como: novos olhares sobre a sexualidade nas aulas de inglês, formação de professores para atuação e discussão sobre a sexualidade nas aulas; problematizações filosófico-educacionais sobre o encontro mencionado. A metodologia de pesquisa se ancora nas premissas da pesquisa qualitativa de cunho etnográfico. Sobre os métodos de aplicação, os alunos-pesquisadores poderão realizar pesquisa por meio de três eixos principais: 1. eixo etnográfico tradicional, com entrevistas, questionários e observações das aulas; 2. eixo etnográfico audiovisual, com entrevistas ou depoimentos gravados pelos próprios alunos e professores por meio de câmeras digitais e celulares e/ou 3. eixo multimodal (etnografia multimodal), aplicando os princípios da etnografia virtual (blogs, websites), onde os dados podem ser alocados/postados de forma multimodal (texto, imagem fotográfica, vídeos) em formato de blogs.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Daniel de Mello Ferraz - Coordenador / Patrick Nobre - Integrante / Lucio Almeida Neres - Integrante / Paulo Victor Messa - Integrante / RAFAELLA MACHADO DOS SANTOS - Integrante. Número de produções C, T & A: 20
      Membro: Daniel de Mello Ferraz.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (16)
    1. Bolsa de Produtividade CNPq - PQ 2, CCNPq.. 2021.
      Membro: Daniel de Mello Ferraz.
    2. Bolsa de Internacionalização - AUCANI - Santander - USP - visita técnica, Universidade de São Paulo.. 2019.
      Membro: Daniel de Mello Ferraz.
    3. Bolsa - Visita técnica University of Western Cape - South Africa - USP Programa de Apoio da Novos doutores, Universidade de São Paulo - University of Western Cape.. 2019.
      Membro: Daniel de Mello Ferraz.
    4. Bolsa PUB - Programa Unificado de Bolsas - USP - Projeto Nacional de Letramentos: Núcleo São Paulo, Universidade de São Paulo.. 2019.
      Membro: Daniel de Mello Ferraz.
    5. 1o lugar em concurso para docente do ensino superior, Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.. 2017.
      Membro: Daniel de Mello Ferraz.
    6. Bolsa FAP Fundo de Apoio à Pesquisa (1o lugar em Letras), UFES PRPPG.. 2015.
      Membro: Daniel de Mello Ferraz.
    7. Bolsa FAPES Programa de Iniciação Científica Junior - Parceria com escola publica, FAPES.. 2015.
      Membro: Daniel de Mello Ferraz.
    8. Fomento CAPES - Auxílio a Evento Científico para o III CONEL - Congresso Nacional de Estudos Linguísticos, CAPES.. 2015.
      Membro: Daniel de Mello Ferraz.
    9. Fomento FAPES - Auxílio a Evento Científico para o III CONEL - Congresso Nacional de Estudos Linguísticos, FAPES.. 2015.
      Membro: Daniel de Mello Ferraz.
    10. Bolsa de Estudos/ Líder de Grupo - Londres, EFLGLobal.. 2014.
      Membro: Daniel de Mello Ferraz.
    11. Bolsa de Estudos de Curso de Formação Contínua para Professores de Língua Inglesa, Inglaterra, FATEC - Centro Paula Souza, Governo Estado São Paulo.. 2012.
      Membro: Daniel de Mello Ferraz.
    12. Bolsa de Estudos - Transnational Literacies Brasil Canadá, CGS - University of Manitoba... 2012.
      Membro: Daniel de Mello Ferraz.
    13. Bolsa Auxílio Financeiro para Evento Internacional - Nova Zelândia, Universidade de São Paulo.. 2011.
      Membro: Daniel de Mello Ferraz.
    14. Convite e Auxílio financeiro - Professor Visitante Austrália, Monash University.. 2011.
      Membro: Daniel de Mello Ferraz.
    15. TOEIC - Test of English for International Communication (960pts), ETS - English Testing System.. 2011.
      Membro: Daniel de Mello Ferraz.
    16. Estagio de doutorado sanduiche no Exterior - Univ. of Manitoba, Canada, CAPES.. 2010.
      Membro: Daniel de Mello Ferraz.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (137)
    1. Conversas Dahora. 2021. (Encontro).
    2. DELA Ciclo 1 Juliana Martinez e Walter Mignolo. 2021. (Seminário).
    3. I SEFOPLI - SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA. 2021. (Seminário).
    4. Projeto Nacional de Letramentos - 3o cilco 1o Ano. Coming up for air. 2021. (Congresso).
    5. Seminários do Núcleo de Estudos Críticos em Linguagem, Educação e Sociedade (NECLES): Letramentos, Desigualdade e Transnacionalismo. 2021. (Seminário).
    6. XII EPED - ENCONTRO DE PÓS-GRADUANDOS EM ESTUDOS DISCURSIVOS. Sessão 5. 2021. (Congresso).
    7. XII EPED - ENCONTRO DE PÓS-GRADUANDOS EM ESTUDOS DISCURSIVOS. É hora de revisitarmos as teorias e práticas de multimodalidade, multiletramentos e letramentos digitais no Brasil de 2021?. 2021. (Congresso).
    8. XIII SolinEnglish.Tough nuts to crack?: Post-structuralist philosophies of language.. 2021. (Seminário).
    9. XVII ENFOPLE - Encontro de Formação de Professoras/es de Línguas. 2021. (Congresso).
    10. 28o SIICUSP. Debatedor Mesa: As artes de traduzir IV. 2020. (Congresso).
    11. 28o SIICUSP. Debatedor Mesa: As artes de traduzir III. 2020. (Congresso).
    12. Applied Linguistics QA Session 4 - Multiliteracies and Second Language Practices. 2020. (Seminário).
    13. Applied Linguistics QA Session 5: Internationalization of Higher Education. 2020. (Seminário).
    14. Por uma Educação Onde Caibam Outras Educações - parte 2,. 2020. (Seminário).
    15. Por uma Educação Onde Caibam Outras Educações - parte 3 SaSaberes indígenas e indigenistas. 2020. (Seminário).
    16. Seminários do GELITTE UFAL - Multiletramentos e TDICs em tempos de pandemia. 2020. (Encontro).
    17. V EPOGELLI - Encontro de Pós-Graduandos de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês. 2020. (Encontro).
    18. V EPOGELLI - Encontro de Pós-Graduandos de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês.As áreas, teorias e temas do Projeto Nacional de Letramentos. 2020. (Encontro).
    19. V Redes digitais e Culturas Ativistas. LETRAMENTOS MADE IN BRAZIL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA OS CENÁRIOS EDUCACIONAIS E POLÍTICOS. 2020. (Congresso).
    20. 12o Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Globalização, internacionalização e educação linguística. 2019. (Congresso).
    21. 1o Ciclo de Palestras do GEELLE (agosto). 2019. (Encontro).
    22. 1o Ciclo de Palestras do GEELLE (setembro). 2019. (Encontro).
    23. 23 Congresso Brasileiro de Advocacia Pública: Diálogos Interdisciplinares Letras e Direito. Debatedor: Ecocriticism. 2019. (Congresso).
    24. 3o encontro do ECOPLI - Educação continuada para professores de língua ingelsa.Educação linguística: desafios e conquistas. 2019. (Encontro).
    25. Centre of Globalization and Cultural Studies - Study Group.Autoethnography as a Methodological Alternative in Research and for Continued Teacher (Self)Education. 2019. (Encontro).
    26. Debate II - Literacies and Phonics with Prof. Dr. Bill Cope.Literacies and Phonics - Analysis of the new Decreto da Alfabetezação. 2019. (Encontro).
    27. Debate USP UNICAMP - Letramentos e Método Fônico.Uma análise d/Discursiva do Decreto 9.765/2019. 2019. (Encontro).
    28. IV Ciclo de Palestras do GEEC e GEDIM - Palestra de abril - Profa. Dra. Walkyria Monte Mór.A formação crítica de professores na área de línguas e linguagem: sobre conformidades, rupturas e resistência. 2019. (Encontro).
    29. IV Ciclo de Palestras do GEEC LE e GEDIM - Julho. 2019. (Encontro).
    30. IV Ciclo de Palestras do GEEC LE e GEDIM - Junho. 2019. (Encontro).
    31. IV Ciclo de Palestras do GEEC LE e GEDIM - Maio. 2019. (Encontro).
    32. IV Encontro do Projeto Nacional de Letramentos. Os estudos de letramentos e o contexto brasileiro: Walkyria Monte Mór - expandindo interpretações. 2019. (Congresso).
    33. Jornadas da APEESP - Associação dos Professores de Espanhol do estado de São Paluo.Religiões, homossexualidades e os discursos que circulam. 2019. (Encontro).
    34. Novos olhares para a pesquisa acadêmica: etnografia e autoetnografia. 2019. (Oficina).
    35. Palestras com Ana Christina Iddings e Kevin Leander. 2019. (Oficina).
    36. V CONEL - Congresso Nacional de Estudos Linguísticos. Os estudos de letramentos e educação linguísticas face a tempos neoconservadores e neoliberais. 2019. (Congresso).
    37. V CONEL - Congresso Nacional de Estudos Linguísticos. os estudos de letramentos e educação linguística face a tempos neoconservadores e neoliberais. 2019. (Congresso).
    38. 6th International Conference on Multicultural Discourses. Reading ourselves: placing critical literacies in contemporary language education. 2018. (Congresso).
    39. Aula Inaugural do PPGEL: PROTAGONISMO DA LINGUAGEM e MILITÂNCIA LINGUÍSTICA. 2018. (Encontro).
    40. Ecologia, Letras e Direito. 2018. (Encontro).
    41. I Ciclo de Palestras do PPGEL: O movimento multi-pluri-inter-trans e as atuais políticas neoconservadoras: repensando os rumos da pesquisa e educação. 2018. (Encontro).
    42. I FICLLA - Fórum Internacional de Cultura, Literatura e Linguística Aplicada. Confluências (e divergências) entre educação linguística/literária e os estudos de gêneros, raça e sexualidades. 2018. (Congresso).
    43. I FICLLA - Fórum Internacional sobre Cultura, Literatura e Linguística Aplicada. Novos paradigmas do visual: de mera ilustração à construção de sentidos. 2018. (Congresso).
    44. III Ciclo de Palestras do GEEC LE: Palestra de Novembro. 2018. (Encontro).
    45. III Ciclo de Palestras do GEEC LE Palestra de Agosto.Da Denúncia à Esperança: O Ensino de Língua Estrangeira e a Educação para a s Relações Etnicorraciais no Brasil. 2018. (Encontro).
    46. III Ciclo de Palestras do GEEC LE - Palestra de OUtubro. 2018. (Encontro).
    47. III Ciclo de Palestras do GEEC LE - Palestra de Setembro. 2018. (Encontro).
    48. III Encontro do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia.Apresentação do Núcleo de Universidade Federal do Espírito Santo. 2018. (Encontro).
    49. II Seminário Multiletramentos, Hipertexto e Ensino.Investigando jogos para explorar o contexto local na sala de aula em Língua Estrangeira. 2018. (Seminário).
    50. Palestra na graduação em Letras-Inglês.Semantics and language education. 2018. (Outra).
    51. Palestra na Graduação em Letras Inglês USP.ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE AS VIOLÊNCIAS CONTRA A MULHER NA MÍDIA HEGEMÔNICA,. 2018. (Encontro).
    52. VII CLAPFL - Congresso Latino Americano de Professores de Línguas. Multiletramentos: Epistemologias, ontologias ou metogologias? Ou tudo isso ao mesmo tempo:?. 2018. (Congresso).
    53. XVI Colóquio de Estudos Linguísticos.Formação de professores de línguas e estudos de gêneros e sexualidades. 2018. (Outra).
    54. 1a Semana do Inglês UNIFESP.Tópicos que incomodam: estudos de gênero e homossexualidades na formação de professores de línguas. 2017. (Encontro).
    55. 1o Seminário para Professores de Língua Inglesa.Transformações sociais e educação linguística: o que significava e o que significa ensinar línguas. 2017. (Seminário).
    56. 2° Encontro do Projeto Nacional de Letramentos - Ciclo 2: Linguagem, Educação, Cultura e Tecnologia ? Formação de Professores de Línguas em Contextos Plurais,.Letramentos Visuais em tempos midiáticos binários: articulações com a educação linguística. 2017. (Encontro).
    57. AILA. Multiliteracies: pedagogy, epistemology, or both?. 2017. (Congresso).
    58. GEEC LE I Ciclo de Palestras 1: Violências, violações e políticas na representação cinematográfica ( (COTRIM SILVA). 2017. (Encontro).
    59. GEEC LE I Ciclo de Palestras 2: SEXUALIDADE, DISSIDÊNCIA E CRÍTICA SEXUAL EM HENRY MILLER (BENFATTI). 2017. (Encontro).
    60. GEEC LE I Ciclo de Palestras 3: A construção das verdades no ensino de línguas no Brasil. 2017. (Encontro).
    61. GEEC LE I Ciclo de Palestras 4: Entre fios, pistas e rastros: os sentidos emaranhados da internacionalização da Educação Superior.. 2017. (Encontro).
    62. GEEC LE II Ciclo de Palestras: Cenas de letramento crítico em aulas de língua inglesa de escolas públicas do Tocantins. 2017. (Encontro).
    63. GEEC LE II Ciclo de Palestras: Novas epistemologias formando o cidadão crítico. 2017. (Encontro).
    64. GEEC LE II Ciclo de Palestras: O ?Discurso do Fracasso" do ensino de língua inglesa. 2017. (Encontro).
    65. I SENELCO - Seminário Nacional de Estudos Linguísticos do Centro Oeste.Ler-nos lendo: Os letramentos, letramentos críticos, multiletramentos e novos letramentos na educação linguística. 2017. (Seminário).
    66. IV CONEL Congresso Nacional de Estudos Linguísticos. Transformações sociais e educação linguística: as contribuições dos letramento digital e visual. 2017. (Congresso).
    67. JILAC Jornada Interacional de Linguística Aplicada Crítica. New media and language education: what happens we when bring multiinter-trans cultural perspectives to the fore?. 2017. (Congresso).
    68. JILAC Jornada Interacional de Linguística Aplicada Crítica. Educação crítica em língua inglesa e emoções de professores e alunos. 2017. (Congresso).
    69. Semana de Letras da UNIP.Transformações sociais e educação linguística: as contribuições do letramento visual. 2017. (Seminário).
    70. V Fórum de coordenadores de PPGs da CAPES - Sudeste. 2017. (Encontro).
    71. VII SIL. Violência contra a mulher no Brasil. 2017. (Congresso).
    72. XIII Colóquio em Estudos Linguísticos de mestrandos do PPGEL. 2017. (Encontro).
    73. XXVIII Encontro da APIES - Associação de Professores de Inglês do Espírito Santo.Transformações sociais e educação contemporânea: o que significava e o que significa ensinar línguas. 2017. (Encontro).
    74. Encontro do Grupo de Estudos sobre Educação Crítica. 2016. (Encontro).
    75. II Seminário do GEEC-LE Grupo de Estudos sobre Educação Crítica - Línguas Estrangeiras.O ?crítico? nos letramentos e na educação crítica de línguas. 2016. (Seminário).
    76. I Seminário de Multiletramentos, Hipermídia e Ensino.Os multiletramentos nas aulas de língua inglesa da EJA. 2016. (Seminário).
    77. I Seminário de Multiletramentos, Hipermídia e Ensino.O uso de celulares nas aulas de inglês. 2016. (Seminário).
    78. IV FOPEL. 2016. (Seminário).
    79. IV JELE - Jornada de Ensino de Línguas Estrangeiras.Tópicos que incomodam: Estudos de gênero, sexualidades e homossexualidades na formação de professores de línguas. 2016. (Seminário).
    80. Projeto Nacional de Letramentos-Ciclo 2: Linguagem, Educação, Cultura e Tecnologia Diretório do Grupo de Pesquisas - CNPq.Religiões, homossexualidades e as redes sociais: os discursos que circulam. 2016. (Seminário).
    81. VI CLAPFL - Congresso Latino-americano de Professores de Línguas. Novos letramentos, educação linguística e tecnológica: pesquisas locais. 2016. (Congresso).
    82. ICCAL - International Conference of Critical Applied Linguistics. Critical Applied Linguistics: problematizing the critical in local pedagogical practices. 2015. (Congresso).
    83. III Academic Week of Language Studies.Foreign Languages Teaching and Learning and / or Language Education: teaching English then and now. 2015. (Seminário).
    84. III CONEL - Congresso Nacional de Estudos Linguísticos. Letramentos Digitais e Visuais: a formação de professores de línguas estrangeiras. 2015. (Congresso).
    85. III CONEL - Congresso Nacional de Estudos Linguísticos. 2015. (Congresso).
    86. III Encontro do GEDIM Grupo de Estudos sobre o Discurso Midiático.Religiões, homossexualidades e as redes sociais: os discursos que circulam. 2015. (Encontro).
    87. III JELE Jornada /Congresso sobre Ensino de Línguas Estrangeiras. TEACHER EDUCATION, FOREIGN/ADDITIONAL LANGUAGES AND MULTILITERACIES: THEORIES AND LOCAL PRACTICES. 2015. (Congresso).
    88. III JELE Jornada de Ensino de Línguas Estrangeiras. O PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: O PAPEL DAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS,. 2015. (Congresso).
    89. III JELE - Jornada de Ensino de Línguas Estrangeiras.Multiliteracies and Critical Language Education. 2015. (Seminário).
    90. II Seminário Internacional Desfazendo Gênero.Comunicação. 2015. (Seminário).
    91. II Seminário Internacional Desfazendo Gênero.Neoliberalismo, cultura visual, educação de línguas e a 'aceitação' da homossexualidade. 2015. (Seminário).
    92. I Seminário de Estudos sobre Letramento Crítico e o Ensino de Língua Inglesa..Construindo cidadanias outras nas aulas de línguas estrangeiras: sexualidade, homossexualidade e homofobia em questão. 2015. (Seminário).
    93. I Seminário Internacional do Observatório de Tradução: arte, mídia e ensino. 2015. (Seminário).
    94. UFS - Letras - Semana de atualização.Homossexualidade, homofobia e educação de Línguas Estrangeiras: diálogos possíveis?. 2015. (Encontro).
    95. VI Encontro Nacional de Formação de Professores de línguas.Letramentos e o mundo de hoje. 2015. (Seminário).
    96. X Colóquio de Estudos Linguísticos.Prática de leitura, produção de textos e análise linguística em aulas de Língua Portuguesa: possibilidades didáticas a partir do trabalho com o gênero carta do leitor.. 2015. (Seminário).
    97. X Colóquio de Estudos Linguísticos.A Promoção da Competência Leitora em Inglês por meio do Teatro Lido. 2015. (Seminário).
    98. XI CBLA Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. A linguística aplicada crítica em suas práticas localizadas. 2015. (Congresso).
    99. XI Colóquio de Estudos Linguísticos - PPGEL.A carta do leitor como estratégia argumentativa de manutenção ideológica. 2015. (Seminário).
    100. XI Colóquio de Estudos Linguísticos - PPGEL.Dificuldades de leitura e produção de textos acadêmicos que prejudicam a elaboração do TCC: análise de uma turma de pós-Proeja. 2015. (Seminário).
    101. XI Colóquio de Estudos Linguísticos - PPGEL.Changins Stories: um pátio multimodal para o ensino de inglês como língua estrangeira. 2015. (Seminário).
    102. 24th English Teaching Seminar.To transform or not to transform: what could I teach in/ learn from an English class?. 2014. (Seminário).
    103. 24th English Teaching Seminar.Visual Literacy: the interpretation of images in English classes. 2014. (Seminário).
    104. IV Congresso Internacional da ABRAPUI. Novos Letramentos e educação de línguas estrangeiras: problematizações e desafios. 2014. (Congresso).
    105. IV Congresso Internacional da ABRAPUI. Transculturalidade, Homossexualidade, Homofobia e Educação de LE: diálogos possíveis?. 2014. (Congresso).
    106. Semana de Atualização dos professores do Centro de Línguas - UFES.Educação crítica e as línguas estrangeiras: diálogo possível?. 2014. (Encontro).
    107. V Encontro Nacional de Coordenadores IsF - inglês.mesa redonda. 2014. (Encontro).
    108. V Seminar Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts.Sexualidade e Educação de Língua inglesa: homossexualismo e homofobia em questão. 2014. (Seminário).
    109. V Seminar Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts.Sexualidade e Educação de Língua inglesa: homossexualismo e homofobia em questão. 2014. (Seminário).
    110. XXIV Encontro de Professores de Inglês.New Literacies and English Language Education: dialogues and challenges. 2014. (Encontro).
    111. XXIV Encontro de Professores de Inglês.Tecnologia em Sala de Aula: As escolas regulares e os centro de idiomas. 2014. (Encontro).
    112. 1st Academic Week of English Studies.Critical Language Education: some perspectives. 2013. (Encontro).
    113. 21st Aplitins Seminar.VIsual Literacy: the interpretation of images in English classes. 2013. (Seminário).
    114. Seminário Departamento de Letras.Letramento Visual: a interpretação de imagens em sala de aula. 2013. (Seminário).
    115. XVI Encontro de Professores de Inglês.Meaning making through images: Visual Literacy in English classes. 2013. (Oficina).
    116. XVI Encontro de Professores de Inglês.Meaning making through images: Visual Literacy in English classes. 2013. (Encontro).
    117. XVI Encontro de Professores de Inglês.A hora e a vez dos professores de inglês na escola pública: o professor como criador de sentidos. 2013. (Encontro).
    118. Brazil Canada Knowledge Exchange Project.Brazil Canada Knowledge Exchange Project. 2012. (Seminário).
    119. Experimental Writing Across Borders. 2012. (Seminário).
    120. II Congresso Nacional de Línguas para Fins Específicos. ESP and Language Education: can they meet?. 2012. (Congresso).
    121. III Congresso Internacional da ABRAPUI. Educação de língua inglesa nas FATECS: teorias e práticas. 2012. (Congresso).
    122. IV Seminário Nacional Developing New Literacies in Cross Cultural Contexts Cu. 2012. (Seminário).
    123. Seminário de Letramentos Transnacionais Brasil-Canadá.Os novos letramentos e o ensino de língua inglesa em contextos de educação superior de tecnologia. 2012. (Seminário).
    124. III Seminário Nacional Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts.Novos Letramentos. 2011. (Seminário).
    125. I SEFELI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa. 2011. (Seminário).
    126. LED Language Education and Diversity. Language and Culture in the light of critical literacy and Multiliteracies in Brazilian Education. 2011. (Congresso).
    127. Monash University - Faculty of Education.New Literacies technologies and English language teaching in technical education. 2011. (Seminário).
    128. MONASH Univesrity - Faculty of Education.Brazilian Education and Foreign Languages teaching: facing contemporary challenges. 2011. (Seminário).
    129. Teaching English in Contemporary Times.Teaching English in Contemporary Times. 2011. (Seminário).
    130. XI ABECAN. New literacies and technologies in a teacher education context. 2011. (Congresso).
    131. XXVII JELI Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 2011. (Congresso).
    132. Congress 2010 of the Humanities and Social Sciences. 2010. (Congresso).
    133. II Seminar Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts. 2010. (Seminário).
    134. Prairie Perspectives on Indian Residential Schools: Truth and Reconciliation.. 2010. (Simpósio).
    135. PRHE 2010 - Pedagogical Research in Higher Education. 2010. (Congresso).
    136. The impact of Changes in European higher Education: challenges and Opportunities. 2010. (Seminário).
    137. V EPOG - Encontro de Pós-graduandos da FFLCH/USP. 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (50)
    1. FERRAZ, DANIEL DE MELLO; ELUF, C. S ; MATTOS, A. M. A. ; MARTINEZ, J. Z.. GEELLE 3o Ciclo de Palestras - Fev1 - Formação de e com professores de língaus em meio à (ainda) Pandemia - ELUF MATTOS MARTINEZ. 2021. Outro
    2. FERRAZ, DANIEL DE MELLO; WINDLE, J.. 3rd GEELLE Talks - February 2 - Queer theory, Education and Language Education - MIZZI WINDLE. 2021. Outro
    3. FERRAZ, DANIEL DE MELLO; FONSECA, L. Ç. ; UPHOFF, D. ; ALBUQUERQUE-COSTA, H.. GEELLE - 3o Ciclo de Paletras - Março1 - Internacionalização e Formação Docente: pesquisas, práticas e projetos nas áreas de alemão, francês e espanhol - UPOFF, ALBUQUERQUE-COSTA e FONSECA. 2021. Outro
    4. FERRAZ, DANIEL DE MELLO. GEELLE - 3o Ciclo de Paletras - Abril1 - Rodas de Conversas sobre Formação Docente em meio à Pandemia: contribuições do Espanhol - BATISTA, FANJUL e GREGOLIN. 2021. (Outro).. . 0.
    5. FERRAZ, DANIEL DE MELLO. 3rd GEELLE Talks - April2 - Decoloniality and Language Teacher Education - VERONELLI & DUBOC. 2021. (Outro).. . 0.
    6. FERRAZ, DANIEL DE MELLO. 3rd GEELLE Talks -May1 - Education in COVID times - MASSCHLEIN & MENEZES DE SOUZA. 2021. (Outro).. . 0.
    7. FERRAZ, DANIEL DE MELLO. GEELLE - 3o Ciclo de Paletras - Maio2- Autoetnografia e Formação Docente: espelhos, inovações, desnudando emoções - PARDO , FERRARI, ONO. 2021. (Outro).. . 0.
    8. FERRAZ, DANIEL DE MELLO. 3rd GEELLE Talks - May3- Literacies in Times of Pandemic - COPE, KALANTZIS AND MONTE MÓR. 2021. (Outro).. . 0.
    9. FERRAZ, DANIEL DE MELLO. GEELLE - 3o Ciclo de Paletras - Junho1- Educação Linguística e Formação Docente Antirracistas - NASCIMENTO, FERREIRA, WINDLE. 2021. (Outro).. . 0.
    10. FERRAZ, DANIEL DE MELLO. 3rd GEELLE Talks - June2- Images, visual literacies and race in teacher education - NDIMANDE and MIZAN. 2021. (Outro).. . 0.
    11. FERRAZ, DANIEL DE MELLO. GEELLE - 3o Ciclo de Palestras - Julho1 - Tradução e formação docente em diálogo (Esteves, Lima e dos Santos). 2021. (Outro).. . 0.
    12. FERRAZ, DANIEL DE MELLO. GEELLE - 3o Ciclo de Palestras - Agosto1 - Línguas e Literaturas na Formação Docente (Alencar e Carvalho)). 2021. (Outro).. . 0.
    13. FERRAZ, DANIEL DE MELLO. 3rd GEELLE Talks - August 2 - Critical Literacies as a global affair (PANDYA & MORA). 2021. (Outro).. . 0.
    14. FERRAZ, DANIEL DE MELLO. GEELLE 2o Ciclo de Palestas (1o encontro - Morgan e de Souza - Agosto). 2020. (Congresso).. . 0.
    15. FERRAZ, DANIEL DE MELLO; WINDLE, J. ; TAKAKI, N. H.. GEELLE - 2o ciclo de Palestras (2o Encontro - Windle e Takaki - Agosto). 2020. Congresso
    16. FERRAZ, DANIEL DE MELLO; ROJO, R. ; MAYRINK, M. F.. GEELLE 2o Ciclo de Palestas (3o encontro - Rojo e Mayrink - Setembro). 2020. Congresso
    17. FERRAZ, DANIEL DE MELLO; JORGE, M. L. S. ; BARBORA, M.. VIC - Virtual International Collaboration Brazil-USA - Meeting 1. 2020. Outro
    18. FERRAZ, DANIEL DE MELLO; JORGE, M. L. S. ; BARBORA, M.. VIC - Virtual International Collaboration Brazil-USA - Meeting 2 USP UMSL TAMUCC. 2020. Outro
    19. FERRAZ, DANIEL DE MELLO; MONTEMOR, W. ; VASCONCELOS, S. ; PUGLIA, D. ; CASS, T.. Seminário de escuta PPGELLI (1). 2020. Outro
    20. JORGE, M. L. S. ; BARBORA, M. ; FERRAZ, DANIEL. VIC - Virtual International Collaboration Brazil-USA - Meeting 3 USP UMSL TAMUCC. 2020. Outro
    21. FERRAZ, DANIEL; GATTOLIN, S. R. B. ; PESSOA, R. R.. GEELLE 2o Ciclo de Palestas (4o encontro - Pessoa e Gattolin - Outubro). 2020. Outro
    22. FERRAZ, DANIEL; JORDAO, C. M. ; JUCA, L. C. V. ; JORGE, M. L. S.. GEELLE 2o Ciclo de Palestas (5o encontro - Jordão, Jucá e Jorge - Novembro). 2020. Outro
    23. FERRAZ, D. M.; KAWACHI-FURLAN, C. J... IV Ciclo de Palestras do GEEC LE - Grupo de Estudos sobre Educação Crítica. 2019. Outro
    24. FERRAZ, D. M.. GEELLE - Grupo de Estudos sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras (Ciclo 1 2019-1). 2019. (Outro).. . 0.
    25. FERRAZ, D. M.; MONTEMOR, W. ; SOUZA, L. M. M.. Projeto Nacional de Letramento. 2019. Congresso
    26. FERRAZ, D. M.; KAWACHI-FURLAN, C. J.. ; TOMAZI, M. M.. IV Ciclo de palestras do GEEC e GEDIM - palestra de abril Prof.Dra. Walkyria Monte Mór. 2019. Outro
    27. FERRAZ, D. M.; MONTEMOR, W. ; SOUZA, L. M. M. ; DUBOC, A. P. M. ; ROJO, R.. Debate USP UNICAMP - Letramentos e Método Fônico. 2019. Outro
    28. FERRAZ, D. M.; KAWACHI-FURLAN, C. J.. ; DUBOC, A. P. M.. IV Ciclo de Palestras do GEEC LE e GEDIM - Palestra Profa. Ana Paula Duboc. 2019. Outro
    29. MATTOS, A. M. A. ; FERRAZ, D. M. ; KAWACHI-FURLAN, C. J.. ; TOMAZI, M. M.. IV Ciclo de Palestras do GEEC LE e GEDIM - palestra de julho. 2019. Outro
    30. MONTEMOR, W. ; SOUZA, L. M. M. ; DUBOC, A. P. M. ; FERRAZ, D. M.. Palestras com Ana Christina Iddings e Kevin Leander. 2019. Outro
    31. FERRAZ, D. M.. GEELLE - 1o Ciclo de Palestras - Agosto. 2019. (Outro).. . 0.
    32. COPE, B. ; DUBOC, A. P. M. ; MONTEMOR, W. ; SOUZA, L. M. M. ; FERRAZ, D. M.. Debate II - Literacies and Phonics with Prof. Dr. Bil Cope. 2019. Outro
    33. FERRAZ, D. M.. GEELLE 1o Cilco de palestras (setembro). 2019. (Outro).. . 0.
    34. FERRAZ, D. M.; BIONDO, F. ; KAWACHI-FURLAN, C. J... GEELLE - 1o Ciclo de Palestras (outubro). 2019. Outro
    35. FERRAZ, D. M.; KAWACHI, G ; SILVA, A. A. C. ; VERRANGIA, C.. Palestras sobre Língua, Cultura e Discurso - Graduação Letras Inglês. 2019. Outro
    36. FERRAZ, D. M.; MONTEMOR, W. ; DUBOC, A. P. M. ; SOUZA, L. M. M.. Debate III - Literacies and Phonics with Prof. Dr. Brian Morgan. 2019. Outro
    37. FERRAZ, D. M.. GEELLE - 1o Ciclo de Palestras (Novembro). 2019. (Outro).. . 0.
    38. FERRAZ, D. M.. I Ciclo de Palestras do PPGEL- UFES. 2018. (Outro).. . 0.
    39. FERRAZ, D. M.; MASSINI, T. C. R.. Curso de Formação com Professores de Inglês da escola pública - GEEC LE. 2018. Outro
    40. FERRAZ, D. M.; KAWACHI-FURLAN, C. J... III Ciclo de Palestras do GEEC LE - Grupo de Estudos sobre Educação Crítica em Línguas Estrangeiras. 2018. Outro
    41. FERRAZ, D. M.; KAWACHI-FURLAN, C. J... III Ciclo de Palestras do GEEC LE - Palestra Repensando o ensino comunicativo e o letramento crítico (Andrea Mattos - UFMG). 2018. Outro
    42. FERRAZ, D. M.; KAWACHI-FURLAN, C. J... I Ciclo de Palestras do GEEC LE - Grupo de Estudos sobre Educação Crítica. 2017. Outro
    43. FERRAZ, D. M.; KAWACHI-FURLAN, C. J.. ; ALENCAR, E. B. A. ; FIOROT, L. F. O. ; FORTES, L. ; MATTOS, A. M. A.. II Ciclo de Palestras do GEEC LE - Grupo de Estudos sobre Educação Crítica em Línguas Estrangeiras. 2017. Congresso
    44. MONTEMOR, W. ; SOUZA, L. M. M. ; FIOROT, L. F. O. ; FORTES, L. ; FERRAZ, D. M.. 5th International Conference on Multicultural Discourses. 2016. Congresso
    45. FERRAZ, D. M.; ZANETTI, M. K ; MALTA, L. S. ; FONSECA, C. O. ; FONSECA, E. M. ; MERLO, M. C. R. ; SANTOS, D. F. ; CORTELETTI, L. J. ; COAN A L ; MOZER I ; REZENDE T ; FADINI, K. A.. II Seminário do GEEC - Grupo de Estudos sobre Educação Crítica Línguas Estrangeiras. 2016. Congresso
    46. FERRAZ, D. M.; VIDON, L. N ; TOMAZI, M. M. ; ROCHA, L. H. P.. III CONEL - Congresso Nacional de Estudos Linguísticos. 2015. Congresso
    47. FERRAZ, D. M.. I Seminário do GEEC-LE - Grupo de Estudos sobre Educação Crítica - Línguas Estrangeiras. 2015. (Congresso).. . 0.
    48. FERRAZ, D. M.. III JELE Jornada de Ensino de Línguas Estrangeiras. 2015. (Congresso).. . 0.
    49. MONTEMOR, W. ; SOUZA, L. M. M. ; FERRAZ, D. M.. IV Seminário Nacional Developing New Literacies in Cross Cultural Contexts. 2012. Congresso
    50. MONTEMOR, W. ; SOUZA, L. M. M. ; FERRAZ, D. M. ; DUBOC, A. P.. III Encontro Nacional Developing New Literacies in Cross Cultural Events - Projeto Nacional de Formação de professores de inglês. 2011. Congresso

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:43